COMUNICADO SMP 002/02. Ref.: Trata da disponibilização de registro de operações compromissadas e da alteração no modelo de operações de caução.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMUNICADO SMP 002/02. Ref.: Trata da disponibilização de registro de operações compromissadas e da alteração no modelo de operações de caução."

Transcrição

1 COMUNICADO SMP 002/02 Aos Participantes do Sistema de Moedas de Privatização - SECURITIZAR Ref.: Trata da disponibilização de registro de operações compromissadas e da alteração no modelo de operações de caução. A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos CETIP, tendo em vista o disposto na Resolução e na Circular 3.066, do Banco Central do Brasil BACEN, de 21/12/1999 e 18/10/2001, respectivamente, comunica que a partir de 04/02/2002 estará permitindo o lançamento de operações compromissadas, e também disponibilizando um novo modelo para operações de caução, cujas regras estão descritas abaixo. a) Operações Compromissadas a.1) Poderão ser utilizados como lastro em operações compromissadas os Títulos da Dívida Agrária TDA e os Créditos Securitizados com cláusula de negociabilidade. a.2) Poderão atuar na qualidade de vendedores com compromisso de recompra, os bancos comerciais, múltiplos, de investimento, de desenvolvimento, as sociedades corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários e as sociedades de crédito, financiamento e investimento, devidamente habilitados à prática deste tipo de operação junto ao BACEN; a.3) Poderão atuar na qualidade de compradores com compromisso de revenda, todos os participantes habilitados no Sistema, inclusive as contas de cliente tipo 2. As operações envolvendo as contas de cliente tipo 1, somente poderão ser realizadas quando o interveniente vendedor for o participante titular desta conta; a.4) Poderão atuar como intermediários em operações compromissadas, independentemente de habilitação, as instituições citadas no item a, que adquiram os títulos objeto da intermediação de instituições habilitadas à prática destas operações. Os compromissos deverão ser pactuados com as mesmas condições tipo, emissor, vencimento, quantidade e base de remuneração e celebrados no mesmo dia, com a mesma data de liquidação futura, com registros simultâneos nesta Central. Deve ser observada, ainda, a obrigatoriedade de que o valor financeiro das recompras seja inferior ao das revendas;

2 a.5) Os códigos identificadores das operações são: Comunicado SMP Nº 002/02 fls /154 operação compromissada com rentabilidade prefixada/estorno no dia. 4055/155 antecipação de compromisso/estorno no dia. 4057/157 operação compromissada com rentabilidade pósfixada/estorno no dia. 4058/158 lançamento de P.U. (preço unitário) de retorno da operação cód. 057/estorno no dia; 057. Para operações de intermediação não poderá ser utilizado o código de operação a.6) Para todas as operações, deverão ser observados os prazos mínimos previstos na legislação em vigor. a.7) É responsabilidade de cada participante a verificação do atendimento às disposições de habilitação para prática de operações compromissadas junto ao Órgão Competente, bem como, manter seu cadastro atualizado com esta informação, junto a esta Central. a.8) Foram desenvolvidas telas de consultas contendo agenda de retorno das operações compromissadas: - 1C Operações Compromissadas prefixadas; - 1D Operações Compromissadas pósfixadas. a.9) Na data de vencimento da operação compromissada com rentabilidade pósfixada (cód. 057), os participantes intervenientes deverão obrigatoriamente informar o P.U. da operação de retorno até o fechamento do Sistema. A falta de informação deste P.U. acarretará no retorno automático da compromissada pelo P.U. utilizado na operação inicial correspondente. a.10) Os valores referentes aos eventos de ativos que estejam servindo de lastro neste tipo de operação, serão creditados para o participante que tenha assumido o compromisso de recompra destes, ou seja o titular original do ativo. b) Operações de Caução b.1) Serão passíveis de caução, todos os títulos registrados no Sistema, sendo que no caso de Créditos Securitizados somente os que contenham clausula de negociabilidade.

3 Comunicado SMP Nº 002/02 fls.03 b.2) Poderão ser titulares de conta Caução todas as instituições participantes e pessoas jurídicas não financeiras, com conta individualizada no Sistema, vedada, entretanto, a titularidade desta conta, por parte dos Fundos de Investimento. b.3) A conta Caução, tipo 60, poderá receber transferências originárias das contas próprias, de qualquer natureza, exceto quando relativas a Fundos, bem como das contas de clientes, tipo 1 e 2. b.4) As operações de caução e seu retorno serão identificadas, em telas e relatórios, pelos códigos: Caução : 4013 Retorno: 4003 Nestas operações não será possível informar P.U., uma vez que não geram sensibilização financeira. b.5) Será mantida a identificação atual da conta Caução tipo 60, vinculada ao código do participante credenciado, não sendo permitidas emissões de títulos diretamente para este tipo de conta. b.6) Da mesma forma, os titulares de conta Caução não poderão solicitar a retirada de títulos recebidos em caução. b.7) O retorno dos títulos caucionados para a posição do titular caucionante deixará de ter execução automática pelo Sistema. Assim sendo, quando do registro da operação de caução, as partes não mais informarão a data de seu término. O lançamento de retorno da caução poderá a qualquer tempo, ser comandada a exclusivo critério do caucionário, não sendo permitido o lançamento por parte do caucionante. O retorno somente poderá ser efetuado pela quantidade total de ativos da operação original. b.8) Quando do lançamento da operação de caução, as partes deverão indicar a quem serão atribuídos os créditos referentes aos títulos dados em caução na ocorrência de eventos de juros, se ao caucionante ou ao caucionário.

4 Comunicado SMP Nº 002/02 fls.04 Os eventos de resgate, bem como os que acarretem em alteração do principal, tais como, atualização monetária e amortização, terão seus créditos efetuados necessariamente na conta do caucionário. b.9) A tela MOP 1G foi alterada de forma a contemplar o campo Dir, que conterá a informação digitada no campo Direitos p/caucionante (S/N), quando do registro da caução, na tela MOP11. Foram excluídos os campos C/V e Qtde e o campo Data foi alterado para Ret.. Este campo informa a data de retorno automático das cauções antigas, sendo visualizado como 00/00/0000 para as cauções registradas neste novo modelo. b.10) No caso das cauções registradas anteriormente a 04/02/2002, o campo Dir permanecerá em branco, e os créditos dos eventos serão efetuados: Eventos de Juros e/ou Amortização Data de retorno da caução posterior à data do evento: Resultado financeiro dos eventos será creditado na conta de caução, onde tais ativos estiverem alocados. Data de retorno da caução coincidente com a data do evento: Retorno do ativo objeto da caução para a conta do titular do ativo (caucionante) e resultado financeiro dos eventos creditados na conta caucionante. Eventos de Resgate (com ou sem juros) Data de retorno da caução coincidente com a data do evento: Retorno do ativo objeto da caução para a conta do titular deste ativo (caucionante) e resultado financeiro dos eventos creditados na conta caucionante. Por tratar-se de evento de resgate, será dada a baixa do ativo, deixando este de compor a posição de ativos da conta do caucionante. Data de retorno da caução posterior à data do evento: Disponível exclusivamente para cauções com base judicial, sendo o resultado financeiro dos eventos creditados na conta de caução, onde tais ativos estiverem alocados. Por tratar-se de evento de resgate, será dada a baixa do ativo, deixando este de compor a posição de ativos da conta de caução e automaticamente cancelada a operação de retorno da caução.

5 Comunicado SMP Nº 002/02 fls.05 b.11) O participante caucionário, na qualidade de credor pignoratício, poderá efetuar a negociação dos títulos recebidos em caução, se assim permitir o respectivo contrato com o participante caucionante. As condições porventura dispostas no referido instrumento são de inteira e exclusiva responsabilidade das partes, que ficam cientes de que a CETIP não tem conhecimento do teor dos contratos firmados entre elas. b.12) Para registro de venda de títulos, nas condições contidas no item anterior, será necessária, além dos dados da operação de venda propriamente dita, a digitação dos dados identificadores da operação de caução, geradora da posição negociada, pelo caucionário e pelo comprador. Para tanto, a tela MOP11 foi alterada de forma a contemplar os campos N.op.orig - número da operação de caução e Data op.orig - Data do registro da operação de caução, que poderão ser consultados na tela MOP1G. O lançamento desta operação significa, para todos os efeitos, a execução da caução, pelo participante caucionário. Após a atualização do registro de venda de títulos caucionados, o participante caucionário não mais poderá efetuar a operação de retorno da caução ao titular caucionante, independente de eventual existência de quantidade suficiente de títulos, com características idênticas, em sua posição de custódia própria. Ao identificar registro de negócios com títulos caucionados, o sistema automaticamente anula os registros de caução correspondentes. b.13) Não será permitido o registro, por parte do participante caucionário, de venda de posições parciais de títulos dados em caução, bem como que a instituição compradora destes títulos pertença ao seu próprio grupo econômico. Também para este tipo de operação será exigido que pelo menos uma das partes seja membro de mercado, conforme regulamento de operações. b.14) A partir da implantação desta nova modalidade de caução, não poderão mais ser registradas no sistema as operações de caução baseadas no modelo atual. b.15) O registro de operações de caução, a partir da entrada em vigor deste Comunicado, expressa a plena e total ciência e concordância aos procedimentos aqui contidos. Para tanto, será necessário o envio a CETIP de carta de solicitação de abertura de conta tipo 60, cujo modelo segue em anexo. b.16) Na hipótese da não observância do disposto no item precedente, por participantes já possuidores de conta tipo 60, a CETIP procederá ao bloqueio da referida conta, impedindo o registro de cauções nesta nova modalidade. Entretanto, será possível o registro das operações de antecipação, citadas no item 18, abaixo.

6 Comunicado SMP Nº 002/02 fls.06 b.17) As operações já registradas anteriormente a esta data e, portanto baseadas nas regras dispostas na Carta- Circular Nº 104, de 07/10/1992 E COMUNICADO SMP N.º 001/01, de 09/02/2001, terão curso normal até o seu vencimento. Para a adequação ao novo modelo, os ativos caucionados serão transferidos da posição de repasse para a própria do caucionário, conta 60, e não mais constarão da posição do caucionante, sendo, portanto excluídos de sua posição de recompra. Quando do vencimento da caução, os ativos retornarão, automaticamente, para a posição própria do caucionante. b.18) As operações de caução atualmente registradas no sistema poderão, a critério das partes, serem antecipadas e novamente registradas, desde que em conformidade com os critérios desta nova modalidade operacional. A antecipação somente poderá ser efetuada pela quantidade total de ativos da operação original. b.19) As operações de caução e de retorno são passíveis de cancelamento/estorno, desde que efetuado no próprio dia do lançamento da operação original. 2. Este Comunicado substitui, nos procedimentos aqui contidos, a Carta Circular N.º 104, de 07/10/1992, no tocante ao Securitizar e o Comunicado SMP N.º 001/01, de 09/02/ Para registro destas operações deverão ser utilizadas as telas/doc s específicos, existentes no Sistema. Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de Anexos:9/10 Paulo Roberto Mendonça Superintendente Geral

7 Anexo do Comunicado SMP Nº 002/02 fls.01 Lançamento de operação compromissada Operação compromissada prefixada, identificada pelo código 054 e pósfixada, identificada pelo código 057. Efetuado por duplo comando, pelo vendedor e pelo comprador. O preenchimento da tela deverá ser idêntico, à exceção dos campos participante e contraparte e situação, que para o vendedor poderá ser (1 ), venda de títulos próprios, ou (0), venda de títulos de terceiros, e para o comprador, (2).

8 Anexo do Comunicado SMP Nº 002/02 fls.02 Lançamento de antecipação de compromisso Efetuado por duplo comando entre o participante vendedor e comprador. Somente poderá ser realizado a partir de D+1 do lançamento da operação compromissada original. O preenchimento da tela deverá ser idêntico, à exceção do campo participante.

9 Anexo do Comunicado SMP Nº 002/02 fls.03 Lançamento de PU (preço unitário) de retorno de operação compromissada pósfixada (057). Efetuado por duplo comando, pelo vendedor e pelo comprador. O preenchimento da tela deverá ser idêntico, à exceção do campo participante.

10 Anexo do Comunicado SMP Nº 002/02 fls.04 Lançamento da operação de caução Efetuado através de duplo comando pelos participantes caucionante e caucionário,conta tipo 60. O preenchimento da tela deverá ser idêntico, à exceção dos campos participante e contraparte e situação, que para o caucionante deverá ser 1 e para o caucionário 2.

11 Anexo do Comunicado SMP Nº 002/02 fls.05 Lançamento de retorno de caução Efetuado exclusivamente pelo participante caucionário, conta tipo 60. Somente poderá ser realizado a partir de D+1 do lançamento da caução.

12 Anexo do Comunicado SMP Nº 002/02 fls.06 Lançamento de execução de caução operação de venda definitiva Efetuado por duplo comando entre o participante caucionário e o participante comprador. Somente poderá ser realizado a partir de D+1 do lançamento da caução. O preenchimento da tela deverá ser idêntico, à exceção dos campos participante e contraparte e situação, que para o caucionário deverá ser 1 e para o participante comprador, 2.

13 Anexo do Comunicado SMP Nº 002/02 fls.07 Lançamento de antecipação de caução Permitido apenas para cauções registradas anteriormente a data de implantação deste novo modelo. Efetuado através de duplo comando pelos participantes caucionante e caucionário,conta tipo 60. O preenchimento da tela deve ser idêntico, com exceção do campo participante.

14 Anexo do Comunicado SMP Nº 002/02 fls.08 *** SISTEMA MOEDAS DE PRIVATIZAÇÃO *** MOP 16 REGISTRO DE NEGÓCIO DO PARTICIPANTE Tipo de registro 1 - Negócio 2 - Cancelamento 3 - Antecipação 4- Lançamento de P.U. / Ret. Caução Comprador/Recomprador Vendedor/Revendedor Número da operação Situação Ativo Quantidade P.U. Data do compromisso Quantidade a antecipar P.U. da antecipação / P.U. do compromisso Número da operação original Data da operação original Direitos p/ Caucionante (S/N) DATA/CARIMBO/ASSINATURA

15 Anexo do Comunicado SMP Nº 002/02 fls.09 Descrição dos Campos MOP 16 Comprador/Recomprador - Código CETIP do participante comprador/recomprador. Vendedor/Revendedor - Código CETIP do participante vendedor/revendedor. Número da Operação - Número atribuído a operação, informado com até 04 dígitos. Situação - Situação: 0- Revenda de títulos de terceiros; 1- Venda de posição própria; 2- Compra. Ativo - Código do ativo que está sendo negociado c/ até 10 (dez) caracteres. Quantidade - Quantidade do ativo que está sendo negociado, expressa em números inteiros. P.U. - Preço Unitário do ativo, informado com até 10(dez) inteiros e 6(seis) casas decimais. Preencher quando negócio, antecipação de compromisso e lançamento de PU. No lançamento de PU e de antecipação de compromisso, informar o PU de ida da operação compromissada. Data do Compromisso - Dia, mês e ano do vencimento do compromisso, no formato DDMMAAAA. Quantidade a antecipar - Quantidade a ser antecipada, expressa em nº inteiros. P.U. da antecipação / - Preço unitário do ativo, quando da volta do compromisso, P.U. do compromisso informado com até 10 inteiros e 06 casas decimais. Número da Operação Original Data da Operação Original - Número da operação a ser cancelada, a ser antecipada e da operação compromissada para a qual será efetuado o lançamento de PU. Número da Operação de caução a ser utilizado quando operação de venda definitiva pela conta caução. - Dia, mês e ano da operação original. Formato: DDMMAAAA Direitos p/ Caucionante - Campo de uso exclusivo para operação de caução, (S/N) preencher S (sim) ou N (não). Data/Carimbo/Assinatura - Data, Carimbo e Assinatura da instituição.

16 Anexo do Comunicado SMP Nº 002/02 fls.10 MINUTA (EM PAPEL TIMBRADO DA INSTITUIÇÃO) SOLICITAÇÃO PARA ABERTURA DE CONTA DO TIP0 60 (CAUÇÃO) Local/data: Ao Superintendente Geral da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos CETIP Avenida República do Chile nº º andar Centro Rio de Janeiro - RJ Senhor Superintendente, Com vistas ao credenciamento como titular de conta do tipo 60 (caução), manifestamos nossa adesão às normas previstas para a sua utilização, declarando, expressamente, que estamos cientes e de acordo com as condições dispostas nos documentos abaixo: Comunicado SMP nº 002/02, de 18/01/2002 que trata do Sistema de Moedas de privatização SMP; Carta-Circular nº 170, de 04/7/97, que trata dos Sistemas Nacional de Debêntures SND, de Letras Hipotecárias SLH e de Notas Promissórias NOTA; Comunicado SNA nº 009/01, de 09/7/2001 que trata do Sistema Nacional de Ativos SNA. O presente credenciamento e conseqüente declaração têm total validade e efeito em todos os Sistemas dessa Central em que são processadas operações envolvendo a referida conta e nos quais estamos habilitados. Outrossim, afirmamos que todas as autorizações contidas em nossos expedientes destinados a abertura/credenciamento de contas nos Sistemas operacionalizados pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos - CETIP passam, também, a ser aplicáveis diante de qualquer fato que signifique descumprimento de normas regulamentares em movimentações de contas do tipo 60 (caução). Atenciosamente,

CARTA CIRCULAR N.º 170

CARTA CIRCULAR N.º 170 CARTA CIRCULAR N.º 170 Aos Participantes dos Sistema Nacional de Debêntures SND, Sistema de Letras Hipotecárias SLH e Sistema de Notas Promissórias Nota. A Central de Custódia e de Liquidação Financeira

Leia mais

CARTA CIRCULAR N.º 328

CARTA CIRCULAR N.º 328 CARTA CIRCULAR N.º 328 Aos Participantes do Sistema de Moedas de Privatização Securitizar - MOP Sistema Nacional de Ativos SNA Sistema de Cotas de Fundos SCF Sistema de Registro e de Liquidação Financeira

Leia mais

Versão: 14/11/2005 Atualizado em: 15/02/2012

Versão: 14/11/2005 Atualizado em: 15/02/2012 Versão: 14/11/2005 Atualizado em: 15/02/2012 Índice Introdução... 2 Menu de Funções (Menu 00)... 3 Menu de Negociação (Menu 10)... 4 Registro de negócio (Função MOP 11)... 5 Retorno de Caução (Função

Leia mais

COMUNICADO SMP N.º 005/96

COMUNICADO SMP N.º 005/96 COMUNICADO SMP N.º 005/96 Aos Participantes do Sistema de Moedas de Privatização Securitizar A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos CETIP, comunica que, atendendo a solicitação de

Leia mais

Versão: 27/05/2010 Atualizado em: 15/02/2012

Versão: 27/05/2010 Atualizado em: 15/02/2012 Versão: 27/05/2010 Atualizado em: 15/02/2012 Índice Introdução... 5 Menu de Funções (Menu 00)... 6 Menu de Negociação (Menu 10)... 7 Registro de Negócio/Caução (Função SND 11)... 8 Operações Disponíveis

Leia mais

CARTA CIRCULAR Nº 472. Ref.: Trata da inclusão de código ISIN nos ativos registrados na CETIP.

CARTA CIRCULAR Nº 472. Ref.: Trata da inclusão de código ISIN nos ativos registrados na CETIP. CARTA CIRCULAR Nº 472 Aos Participantes dos Sistema de Cotas de Fundo SCF Sistema de Moedas de Privatização Securitizar MOP Sistema de Notas Promissórias NOTA Sistema de Registro e de Liquidação Financeira

Leia mais

COMUNICADO SNA Nº 004/98

COMUNICADO SNA Nº 004/98 COMUNICADO SNA Nº 004/98 Aos Participantes do Sistema Nacional de Ativos - SNA A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos - CETIP comunica que estará, a partir do dia 05/05/98, aceitando

Leia mais

Layout em Implementação. Lançamento de Operações Fundos 21

Layout em Implementação. Lançamento de Operações Fundos 21 Layout em Implementação Lançamento de Operações Fundos 21 Atualizado em: 27/08/2018 Comunicados: 014/2018 - VPC Homologação: - Versão: nov/2018 1 Índice 1 Atualizações... 3 2 Enviar Arquivos... 4 2.1 Lançamento

Leia mais

Resolução CMN BACEN nº de DOU

Resolução CMN BACEN nº de DOU Resolução CMN BACEN nº 3.339 de 26.01.2006 DOU 30.01.2006 Altera e consolida as normas que disciplinam as operações compromissadas envolvendo títulos de renda fixa. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma

Leia mais

Comunicado CETIP n 057/07 22 de maio de Assunto: Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM.

Comunicado CETIP n 057/07 22 de maio de Assunto: Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM. Comunicado CETIP n 057/07 22 de maio de 2007 Assunto: Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM. O Superintendente Geral da CETIP CÂMARA DE CUSTÓDIA E LIQUIDAÇÃO,

Leia mais

Versão: 30/08/2010 Atualizado em: 15/02/2012

Versão: 30/08/2010 Atualizado em: 15/02/2012 Versão: 30/08/2010 Atualizado em: 15/02/2012 Índice Introdução... 3 Menu de Funções (Menu 00)... 4 Menu de Negociação (SNA 10)... 5 Registro de negócio (Função SNA 11)... 6 Retorno de Caução (SNA11 -

Leia mais

Manual de Normas CRI de Distribuição Pública e CRA de Distribuição Pública

Manual de Normas CRI de Distribuição Pública e CRA de Distribuição Pública CRI de Distribuição Pública e Versão: 27/07/2015 Documento Público 2 / 16 MANUAL DE NORMAS CRI DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA E CRA DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES

Leia mais

Comunicado CETIP n 037/06 17 de março de Assunto: Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM.

Comunicado CETIP n 037/06 17 de março de Assunto: Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM. Comunicado CETIP n 037/06 17 de março de 2006 Assunto: Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM. A CETIP Câmara de Custódia e Liquidação, tendo em vista o contido

Leia mais

Versão: 30/11/2009 Atualizado em: 15/02/2012

Versão: 30/11/2009 Atualizado em: 15/02/2012 Versão: 30/11/2009 Atualizado em: 15/02/2012 Índice Introdução... 3 Menu de Funções (Menu 00)... 4 Menu de Negociação (Menu 10)... 5 Registro de Negócio de Participante (SND 11)... 6 Operações Disponíveis

Leia mais

CARTA CIRCULAR N.º 254. Ref. Trata da abertura de conta individualizada para investidor estrangeiro.

CARTA CIRCULAR N.º 254. Ref. Trata da abertura de conta individualizada para investidor estrangeiro. CARTA CIRCULAR N.º 254 Aos Participantes de Todos os Sistemas Ref. Trata da abertura de conta individualizada para investidor estrangeiro. A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos CETIP,

Leia mais

Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A.

Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A. Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A. O BANCO DO BRASIL S.A., sociedade de economia mista, com sede em Brasília, Distrito Federal, SAUN - Quadra 5 - Lote B

Leia mais

COMUNICADO SEL N.º 189

COMUNICADO SEL N.º 189 Aos Participantes do Sistema Eletrônico de Leilão SEL Ref.: Trata do 29º Leilão de CDP/INSS COMUNICADO SEL N.º 189 A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos - CETIP - comunica que, no

Leia mais

2. A partir desta data, estará disponível o acesso às telas SEL 21 e 22, que conterão as características e condições gerais do referido leilão.

2. A partir desta data, estará disponível o acesso às telas SEL 21 e 22, que conterão as características e condições gerais do referido leilão. COMUNICADO SEL N.º 016 Aos Participantes do Sistema Eletrônico de Leilão SEL A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos - CETIP - comunica que, no dia 18/11/1998 estará realizando, através

Leia mais

Manual de Normas. Gestão de Garantias. Versão: 02/06/2014 Documento Público

Manual de Normas. Gestão de Garantias. Versão: 02/06/2014 Documento Público Versão: 02/06/2014 Documento Público 2 / 14 MANUAL DE NORMAS GESTÃO DE GARANTIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO II DA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE GESTÃO DE GARANTIAS 4 CAPÍTULO III DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

Introdução... 4 Códigos dos ativos... 5 Menu de Funções (Menu 00)... 5 Menu de Comandos de Operações (Menu 10)... 7

Introdução... 4 Códigos dos ativos... 5 Menu de Funções (Menu 00)... 5 Menu de Comandos de Operações (Menu 10)... 7 Versão: 23/07/2009 1 Índice Introdução... 4 Códigos dos ativos... 5 Menu de Funções (Menu 00)... 5 Menu de Comandos de Operações (Menu 10)... 7 DOC11 Comando de Registro Inicial.... 8 Registro sem Financeiro

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 418. Ref.: Trata da disponibilização de registro de operações de Intermediação no mercado secundário.

CARTA-CIRCULAR Nº 418. Ref.: Trata da disponibilização de registro de operações de Intermediação no mercado secundário. CARTA-CIRCULAR Nº 418 Aos s dos Sistemas Nacional Debêntures SND Notas Promissórias NOTA Nacional Ativos -SNA Ref.: Trata da disponibilização registro operações Intermediação no mercado secundário. A Central

Leia mais

Versão: 05/12/2011 Atualizado em: 06/08/2013

Versão: 05/12/2011 Atualizado em: 06/08/2013 Versão: 05/12/2011 Atualizado em: 06/08/2013 i Fundos Conteúdo Introdução... 1 Conhecendo o Produto... 2 Ações dos Botões das Telas... 3 Registros... 5 Registro de Ativo... 6 Liberação de Ativo... 16 Operações...

Leia mais

Manual de Normas Cotas de Fundo de Investimento

Manual de Normas Cotas de Fundo de Investimento Versão: 27/07/2015 Documento Público 2/12 MANUAL DE NORMAS COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DA CONTRATAÇÃO DE ADMINISTRADOR DE CUSTÓDIA E DE DIGITADOR POR ADMINISTRADOR

Leia mais

O F Í C I O C I R C U LA R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos

O F Í C I O C I R C U LA R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos 11 de novembro de 2005 O F Í C I O C I R C U LA R Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos Ref.: SISBEX Implantação da Fase 2 da Clearing de Ativos Novos Contratos para o Mercado

Leia mais

Layout em Implementação. Bloqueio Judicial

Layout em Implementação. Bloqueio Judicial Layout em Implementação Bloqueio Judicial Atualizado em: 15/08/2018 Comunicados: 009/2018-VPC, 010/2018-VPC e 013/2018- VPC Homologação: - Versão: ago/2018 Índice 1 Atualizações... 2 2 Receber Arquivos...

Leia mais

Comunicado CETIP n 082/07 23 de julho de 2007

Comunicado CETIP n 082/07 23 de julho de 2007 Comunicado CETIP n 082/07 23 de julho de 2007 Assunto: 2ª Etapa de Oferta pública de NTN-B - Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM. O Superintendente Geral da

Leia mais

Atualização: 16/10/17 Comunicados : 008/2017 DN Homologação: - Versão: Jan/18

Atualização: 16/10/17 Comunicados : 008/2017 DN Homologação: - Versão: Jan/18 Atualização: 16/10/17 Comunicados : 008/2017 DN Homologação: - Versão: Jan/18 Índice 1 Atualizações... 3 2 Enviar Arquivos... 4 2.1.1 Lançamento de Operações... 4 2 1 Atualizações Atualizado em Referência

Leia mais

SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro

SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL Especificações para Registro 02/10/2017 SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES... 3 2 OBJETO DE REGISTRO... 5 3 DADOS DA OPERAÇÃO... 5 4 LIQUIDAÇÃO... 7 5 TRANSFERÊNCIA DE POSIÇÃO...

Leia mais

Layout em Implementação. Bloqueio Judicial

Layout em Implementação. Bloqueio Judicial Layout em Implementação Bloqueio Judicial Atualizado em: 20/06/2018 Comunicados: 009/2018-VPC e 010/2018-VPC Homologação: - Versão: ago/2018 Índice 1 Atualizações... 2 2 Receber Arquivos... 3 2.1.1 DBLOQUEIOJUDICIAL

Leia mais

Comunicado CETIP n 019/08 28 de janeiro de 2008

Comunicado CETIP n 019/08 28 de janeiro de 2008 Comunicado CETIP n 019/08 28 de janeiro de 2008 Assunto: 2ª Etapa de Oferta Pública de NTN-B - Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM. O Superintendente Geral

Leia mais

Manual de Normas Letra Financeira

Manual de Normas Letra Financeira Versão: 27/07/2015 Documento Público 2 / 10 MANUAL DE NORMAS LETRA FINANCEIRA SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES 4 Seção I Do Registrador de 4 Seção II Das atribuições do Emissor

Leia mais

Comunicado CETIP n 087/07 06 de agosto de 2007

Comunicado CETIP n 087/07 06 de agosto de 2007 Comunicado CETIP n 087/07 06 de agosto de 2007 Assunto:2ª Etapa de Oferta pública de NTN-B - Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM. O Superintendente Geral da

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DE LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO LCA E DE CERTIFICADO DE DIREITO CREDITÓRIO DO AGRONEGÓCIO DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA CDCA DE

MANUAL DE NORMAS DE LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO LCA E DE CERTIFICADO DE DIREITO CREDITÓRIO DO AGRONEGÓCIO DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA CDCA DE MANUAL DE NORMAS DE LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO LCA E DE CERTIFICADO DE DIREITO CREDITÓRIO DO AGRONEGÓCIO DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA CDCA DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA VERSÃO 20/08/2018 1 MANUAL DE NORMAS LETRA

Leia mais

Comunicado CETIP n 41/05 26 de Abril de Assunto:Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM.

Comunicado CETIP n 41/05 26 de Abril de Assunto:Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM. Comunicado CETIP n 41/05 26 de Abril de 2005 Assunto:Leilão de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional SIM. A CETIP Câmara de Custódia e Liquidação, tendo em vista o contido

Leia mais

COMUNICADO SCPR N.º 001/01. Ref.: Trata do registro de CPR s baseadas nos indicadores ESALQ e BMF

COMUNICADO SCPR N.º 001/01. Ref.: Trata do registro de CPR s baseadas nos indicadores ESALQ e BMF COMUNICADO SCPR N.º 001/01 Aos Participantes do Sistema de Cédula de Produto Rural - SCPR Ref.: Trata do registro de CPR s baseadas nos indicadores ESALQ e BMF A Central de Custódia e de Liquidação Financeira

Leia mais

COMUNICADO SPR N.º 007/94

COMUNICADO SPR N.º 007/94 COMUNICADO SPR N.º 007/94 Aos Participantes do Sistema de Proteção Contra Riscos Financeiros SPR A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos CETIP, comunica que, a partir do dia 22.09.94,

Leia mais

Manual de Normas. Instrumento Elegível para Compor Patrimônio de Referência. Versão: 28/04/2014 Documento Público

Manual de Normas. Instrumento Elegível para Compor Patrimônio de Referência. Versão: 28/04/2014 Documento Público Versão: 28/04/2014 Documento Público MANUAL DE NORMAS INSTRUMENTO ELEGÍVEL PARA COMPOR PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA ÍNDICE 2/9 CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES 4 Seção I Do Registrador

Leia mais

Header Seq. Campo Formato Posição Conteúdo Descrição 01 Tipo IF X(05) 1 5 CCB,CCCB,CCE,CCI,CDB, Tipo do Instrumento

Header Seq. Campo Formato Posição Conteúdo Descrição 01 Tipo IF X(05) 1 5 CCB,CCCB,CCE,CCI,CDB, Tipo do Instrumento Versão: 11/09/2017 Atualização: 19/10/2017 Títulos e Valores Mobiliários Nome do Arquivo Tamanho do Registro: 523 caracteres. 4.1.37 Lançamento de Operações Descrição: Esse layout é referente ao lançamento

Leia mais

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - TÍTULOS REGISTRADOS NO SELIC MMG-SELIC

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - TÍTULOS REGISTRADOS NO SELIC MMG-SELIC MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - TÍTULOS REGISTRADOS NO SELIC VERSÃO: 06/09/2011 2 / 13 MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS TÍTULOS REGISTRADOS NO SELIC ÍNDICE CAPÍTULO

Leia mais

CARTA CIRCULAR Nº 310. Ref.: Sistema de Pagamentos Brasileiro

CARTA CIRCULAR Nº 310. Ref.: Sistema de Pagamentos Brasileiro CARTA CIRCULAR Nº 310 Aos Participantes da CETIP Ref.: Sistema de Pagamentos Brasileiro A CETIP Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos, tendo em vista a reestruturação do Sistema de

Leia mais

Manual de Normas. Cédula de Produto Rural. Versão: 24/07/2017 Documento Público

Manual de Normas. Cédula de Produto Rural. Versão: 24/07/2017 Documento Público Versão: 24/07/2017 Documento Público 2 / 11 MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE PRODUTO RURAL SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES 3 Seção I Do Registrador de CPR 4 Subseção I Das naturezas

Leia mais

Manual de Normas Contrato Mercantil

Manual de Normas Contrato Mercantil Versão: 23/11/2015 Documento Público 2 / 8 MANUAL DE NORMAS CONTRATO MERCANTIL SÚMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS PELA CETIP 4 CAPÍTULO III DOS PARTICIPANTES 4

Leia mais

Atualizações da Versão Introdução... 7 Conhecendo o Produto... 8 Ações dos Botões das Telas... 9

Atualizações da Versão Introdução... 7 Conhecendo o Produto... 8 Ações dos Botões das Telas... 9 Fundos21 Conteúdo Atualizações da Versão... 4 Introdução... 7 Conhecendo o Produto... 8 Ações dos Botões das Telas... 9 Cadastro > Ativo... 11 Registro de Ativo... 12 Liberação de Ativo... 20 Atualização

Leia mais

Nº dos leilões Data de Registro das Ofertas Liquidação Financeira /02/ /02/2004

Nº dos leilões Data de Registro das Ofertas Liquidação Financeira /02/ /02/2004 Comunicado CETIP n 05/04 11 de Fevereiro de 2004 Assunto: SIM Divulgação de leilão de Oferta de compra de Créditos Securitizados, Certificados Financeiros do Tesouro - Séries A e E (CFT-A e CFT-E), Letras

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO

MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO VERSÃO 20/08/2018 MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO

MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO VERSÃO 20/08/2018 MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DISTRIBUIÇÃO

MANUAL DE NORMAS DISTRIBUIÇÃO MANUAL DE NORMAS DISTRIBUIÇÃO VERSÃO: 28/02/2011 2/7 MANUAL DE NORMAS DE DISTRIBUIÇÃO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 5 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - LCI DE EMISSÃO DO BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A.

REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - LCI DE EMISSÃO DO BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A. REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - LCI DE EMISSÃO DO BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A. O Banco do Estado de Sergipe S/A, sociedade anônima de economia mista, com sede na Rua Olímpio de Souza Campos

Leia mais

COMUNICADO SIM N.º 021/02

COMUNICADO SIM N.º 021/02 COMUNICADO SIM N.º 021/02 Aos Participantes do Sistema Integrado de Mercados SIM Ref.: Trata da realização de Oferta de compra de Créditos Securitizados, Certificados Financeiros do Tesouro - Séries A,

Leia mais

Atualizações da Versão Introdução aos Contratos de Netting... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos botões das telas... 6

Atualizações da Versão Introdução aos Contratos de Netting... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos botões das telas... 6 Versão: 03/12/2007 Atualizado em: 22/06/2016 Conteúdo Atualizações da Versão... 3 Introdução aos... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos botões das telas... 6 Lançamentos... 7 Incluir um novo Contrato...

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos

O F Í C I O C I R C U L A R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos 04 de dezembro de 2006 135/2006-DG O F Í C I O C I R C U L A R Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos Ref: SISBEX Introdução do Contrato de Operações Compromissadas Genéricas

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R

O F Í C I O C I R C U L A R 15 de maio de 2018 018/2018-VOP O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da B3 Segmento Cetip UTVM Ref.: Oferta Pública de NTN-B Leilões de Compra de Títulos pela STN Módulo Leilão STN Plataforma

Leia mais

Manual de Normas CCB, CCCB, CCE E NCE

Manual de Normas CCB, CCCB, CCE E NCE CCB, CCCB, CCE E NCE Versão: 21/08/2015 Documento Público 2 / 11 MANUAL DE NORMAS CCB, CCCB, CCE E NCE SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO... 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES... 3 Seção I Do Registrador de CCB,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE PRODUTO RURAL

MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE PRODUTO RURAL MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE PRODUTO RURAL VERSÃO: 09/11/2010 2 / 12 MINUTA MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE PRODUTO RURAL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO

Leia mais

Comunicado CETIP n 11/04 25 de fevereiro de 2004

Comunicado CETIP n 11/04 25 de fevereiro de 2004 Comunicado CETIP n 11/04 25 de fevereiro de 2004 Assunto: Leilão de Oferta de compra de títulos pela Secretaria do Tesouro Nacional - SIM Sistema Integrado de Mercados. A CETIP Central de Custódia e de

Leia mais

Atualizações da Versão Introdução... 5 Conhecendo o Produto... 6 Ações dos Botões das Telas... 7

Atualizações da Versão Introdução... 5 Conhecendo o Produto... 6 Ações dos Botões das Telas... 7 Fundos21 Conteúdo Atualizações da Versão... 4 Introdução... 5 Conhecendo o Produto... 6 Ações dos Botões das Telas... 7 Cadastro > Ativo... 9 Registro de Ativo... 10 Liberação de Ativo... 23 Atualização

Leia mais

C O M U N I C A D O E X T E R N O

C O M U N I C A D O E X T E R N O 22 de agosto de 2017 081/2017-DO C O M U N I C A D O E X T E R N O Participantes dos Mercados da B3 Segmento Cetip UTVM Ref.: Oferta Pública de NTN-B Leilões de Compra de Títulos pela STN Módulo Leilão

Leia mais

1 CETIP21 - Layout de Arquivos Títulos e Valores Mobiliários

1 CETIP21 - Layout de Arquivos Títulos e Valores Mobiliários Índice 1 CETIP21 - Layout de Arquivos...2 1.1 Títulos e Valores Mobiliários... 2 1.1.1 Lançamento de Operações... 2 1.1.2 Lançamento de Operações de Compra/Venda Compromissadas Pósfixadas... 9 1.1.3 Atualização

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DEBÊNTURE

MANUAL DE NORMAS DEBÊNTURE MANUAL DE NORMAS DEBÊNTURE VERSÃO: 01/7/2008 2 / 18 MANUAL DE NORMAS DEBÊNTURE ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 4 CAPÍTULO TERCEIRO DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS

Leia mais

Versão: 22/12/2008 Atualizado em: 15/02/2012

Versão: 22/12/2008 Atualizado em: 15/02/2012 Versão: 22/12/2008 Atualizado em: 15/02/2012 Cetip S.A. Mercados Organizados 1 Índice Introdução... 3 Menu de Funções (Menu 00)... 4 Menu de Distribuição de Ativos (Menu 10)... 5 Registro de Distribuição

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CCR CÉDULA DE CRÉDITO RURAL

MANUAL DE NORMAS CCR CÉDULA DE CRÉDITO RURAL MANUAL DE NORMAS CCR CÉDULA DE CRÉDITO RURAL VERSÃO: 01/7/2008 2 / 12 MANUAL DE NORMAS CCR CÉDULA DE CRÉDITO RURAL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO

Leia mais

COMUNICADO SNA N.º 002/92

COMUNICADO SNA N.º 002/92 COMUNICADO SNA N.º 002/92 Aos Participantes do Sistema Nacional de Ativos SNA A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos CETIP, com base nas disposições da Circular n.º 1.978, de 26.06.91,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO

MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO VERSÃO: 01/7/2008 2/8 MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 5 CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CDA E WA

MANUAL DE NORMAS CDA E WA MANUAL DE NORMAS CDA E WA VERSÃO: 01/7/2008 2 / 11 MANUAL DE NORMAS CDA CERTIFICADO DE DEPÓSITO AGROPECUÁRIO E WA WARRANT AGROPECUÁRIO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES

Leia mais

CARTA CIRCULAR N.º 010

CARTA CIRCULAR N.º 010 Às Instituições Participantes CARTA CIRCULAR N.º 010 Levamos ao conhecimento das instituições participantes do Sistema de Registro e de Liquidação Financeira de Títulos que, nos termos da Circular n.º

Leia mais

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP MMG-CETIP

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP MMG-CETIP MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP VERSÃO: 06/09/2011 MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP MMG - CETIP ÍNDICE 06/09/2011

Leia mais

CARTA CIRCULAR N.º 257. Ref.: trata dos procedimentos para abertura de conta individualizada por empresas vinculadas à SUSEP.

CARTA CIRCULAR N.º 257. Ref.: trata dos procedimentos para abertura de conta individualizada por empresas vinculadas à SUSEP. CARTA CIRCULAR N.º 257 Às Sociedades Seguradoras, Sociedades de Capitalização e as Entidades Abertas de Previdência Privada Ref.: trata dos procedimentos para abertura de conta individualizada por empresas

Leia mais

Anexo I ao Ofício Circular 140/2005-DG

Anexo I ao Ofício Circular 140/2005-DG Anexo I ao Ofício Circular 140/2005-DG Contrato-Padrão de Compra e Venda Cumulada com Operação Relativa a Compromisso de Revenda e Recompra com Foco em Lastro Específico e Livre Movimentação dos Títulos

Leia mais

MANUAL DE NORMAS LF LETRA FINANCEIRA OBJETO DE NEGOCIAÇÃO PRIVADA

MANUAL DE NORMAS LF LETRA FINANCEIRA OBJETO DE NEGOCIAÇÃO PRIVADA MANUAL DE NORMAS LF LETRA FINANCEIRA OBJETO DE NEGOCIAÇÃO PRIVADA VERSÃO: 16/03/2012 2/10 MANUAL DE NORMAS LF LETRA FINANCEIRA OBJETO DE NEGOCIAÇÃO PRIVADA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO

Leia mais

Versão: 19/09/2011 Atualizado em: 26/04/2012

Versão: 19/09/2011 Atualizado em: 26/04/2012 Versão: 19/09/2011 Atualizado em: 26/04/2012 Posição Financeira Conteúdo Introdução a Posição Financeira... 5 Conhecendo o Produto... 6 Ações dos botões das telas... 9 Cetip... 10 Banco Liquidante... 11

Leia mais

Subscrição Anterior à Integralização

Subscrição Anterior à Integralização Subscrição Anterior à Integralização Atualizado em: 27/02/2018 Comunicado: 010/2017 DN e 004-2018-VPC Homologação: jan/2018 Versão: mai/2018 Índice 1 Atualização... 3 2 Enviar Arquivos... 4 2.1.1 Operação

Leia mais

Conteúdo. Posição Financeira

Conteúdo. Posição Financeira Versão: 29/05/2017 Atualizado em: 15/08/2017 Conteúdo Atualização da Versão... 3 Introdução a Posição Financeira... 5 Conhecendo o Produto... 6 Ações dos botões das telas... 9 Cetip > Consultas... 10 Banco

Leia mais

MANUAL DE NORMAS LCA, CDCA E CRA

MANUAL DE NORMAS LCA, CDCA E CRA MANUAL DE NORMAS LCA, CDCA E CRA VERSÃO: 01/7/2008 2 / 10 MANUAL DE NORMAS LCA - LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO, CDCA CERTIFICADO DE DIREITOS CREDITÓRIOS DO AGRONEGÓCIO E CRA - CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS

Leia mais

Manual de Normas de CIA de Distribuição Pública

Manual de Normas de CIA de Distribuição Pública de Versão: 05/05/2016 Documento Público 2 / 7 MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DO OBJETIVO Artigo 1 O presente é instituído pela Cetip S.A. Mercados

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL

MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL VERSÃO: 01/7/2008 2 / 12 MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES

Leia mais

Manual de Normas Letra de Crédito do Agronegócio LCA e de Certificado de Direito Creditório do Agronegócio CDCA

Manual de Normas Letra de Crédito do Agronegócio LCA e de Certificado de Direito Creditório do Agronegócio CDCA Manual de Normas Agronegócio LCA e Direito Creditório do Versão: 24/07/2017 Documento Público MANUAL DE NORMAS LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO LCA E DE CERTIFICADO DE DIREITO CREDITÓRIO DO AGRONEGÓCIO

Leia mais

Índice 1 Atualizações Enviar Arquivos Receber Arquivos... 18

Índice 1 Atualizações Enviar Arquivos Receber Arquivos... 18 Índice 1 Atualizações... 3 2 Enviar Arquivos... 4 2.1 Registro de CDB/CDBS/CDBV/DI/DII/DIM/DIR/DIRG/DIRP/DIRR/DIRC/DPGE/LC/ LF/LFS/LFSC/LFSN/LFV/RDB... 4 3 Receber Arquivos... 18 3.1 DRESUMOEMIS CDB...

Leia mais

Manual de Operações. Títulos Públicos - Cetip21

Manual de Operações. Títulos Públicos - Cetip21 Manual de Operações Títulos Públicos - Cetip21 Versão: 27/07/2015 Atualização: 09/09/2015 Conteúdo Atualizações da Versão... 3 Introdução... 4 Conhecendo os Produtos... 5 Ações dos botões das telas...

Leia mais

O F Í C I O C I R C U LA R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos

O F Í C I O C I R C U LA R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos 13 de maio de 2004 062/2004-DG O F Í C I O C I R C U LA R Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos Ref.: SISBEX Contratos para o Mercado de Títulos Públicos. Prezados Senhores,

Leia mais

PCO RTC TRANSFERÊNCIA DE POSIÇÃO - Guia do Participante

PCO RTC TRANSFERÊNCIA DE POSIÇÃO - Guia do Participante PCO RTC TRANSFERÊNCIA DE POSIÇÃO - Guia do PCO Continuidade Operacional [Data de Publicação] INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 4 2 REGRAS APLICÁVEIS... 4 3 PLANO DE COMUNICAÇÃO... 4 4 PROCEDIMENTOS

Leia mais

Índice. 1 Atualizações Enviar Arquivos Lançamento de Operações COE... 4

Índice. 1 Atualizações Enviar Arquivos Lançamento de Operações COE... 4 Índice 1 Atualizações... 3 2 Enviar Arquivos... 4 2.1 Lançamento de Operações COE... 4 2 1 Atualizações Atualizado em Referência Atualização 16/10/2015 - Postergação da versão conforme comunicado 094/15.

Leia mais

MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE INSTRUMENTO FINANCEIRO DERIVATIVO VINCULADO AO CUSTO DA DÍVIDA ORIGINALMENTE CONTRATADA EM

MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE INSTRUMENTO FINANCEIRO DERIVATIVO VINCULADO AO CUSTO DA DÍVIDA ORIGINALMENTE CONTRATADA EM MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE INSTRUMENTO FINANCEIRO DERIVATIVO VINCULADO AO CUSTO DA DÍVIDA ORIGINALMENTE CONTRATADA EM EMPRÉSTIMO ENTRE RESIDENTE OU DOMICILIADO NO PAÍS E RESIDENTE

Leia mais

Layout em Implementação

Layout em Implementação Layout em Implementação DPOSICAOCUSTODIA Atualizado em: 25/03/2019 Comunicados: 007/2019 - VPC Homologação: - Versão: Abr/19 Índice 1 Atualizações... 3 2 Enviar Arquivo... 4 2.1.1 DPOSICAOCUSTODIA... 4

Leia mais

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA VERSÃO: 23/05/2011 2/10 MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 6 CAPÍTULO

Leia mais

Comunicado CETIP n 016/09 03 de março de 2009

Comunicado CETIP n 016/09 03 de março de 2009 Comunicado CETIP n 016/09 03 de março de 2009 Assunto: 2ª Etapa de Oferta Pública de NTN-B Leilão(ões) de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional Módulo Leilão STN Plataforma

Leia mais

2ª Edição este documento cancela, substitui e altera o emitido em 30 de abril de 2015.

2ª Edição este documento cancela, substitui e altera o emitido em 30 de abril de 2015. 1. INTRODUÇÃO: O objetivo deste manual é orientar os profissionais da BRL TRUST DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIPARIOS S.A. ( BRL ) quanto aos seus procedimentos de distribuição de valores mobiliários,

Leia mais

1 Atualizações. Acerto do formato do campo cotação para fixing sequência 46. Atualizado em. 25/10/2016 Capa Inclusão da data conforme o comunicado.

1 Atualizações. Acerto do formato do campo cotação para fixing sequência 46. Atualizado em. 25/10/2016 Capa Inclusão da data conforme o comunicado. Índice 1 Atualizações... 3 2 Enviar Arquivos... 4 2.1 Registro de Contrato do Participante... 4 3 Receber Arquivos... 10 3.1 DPOSICAO (AAAAMMDDPO.TER)... 10 3.2 DMOVIMENTO (AAAAMMDDPO.TER)... 17 1 Atualizações

Leia mais

MANUAL DE NORMAS OBRIGAÇÃO

MANUAL DE NORMAS OBRIGAÇÃO MANUAL DE NORMAS OBRIGAÇÃO VERSÃO: 28/02/2011 2 / 14 MANUAL DE NORMAS OBRIGAÇÃO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS

Leia mais

MANUAL DE NORMAS NOTA COMERCIAL

MANUAL DE NORMAS NOTA COMERCIAL MANUAL DE NORMAS NOTA COMERCIAL VERSÃO: 28/02/2011 2 / 14 MANUAL DE NORMAS NOTA COMERCIAL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Ref.: Disponibilização de Emissão de Letra Imobiliária Garantida (LIG).

O F Í C I O C I R C U L A R. Ref.: Disponibilização de Emissão de Letra Imobiliária Garantida (LIG). 16 de outubro de 2018 053/2018-PRE O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da B3 Segmento Cetip UTVM Ref.: Disponibilização de Emissão de Letra Imobiliária Garantida (LIG). A B3 informa

Leia mais

Índice 1 Atualizações Enviar Arquivos Receber Arquivos... 18

Índice 1 Atualizações Enviar Arquivos Receber Arquivos... 18 Índice 1 Atualizações... 3 2 Enviar Arquivos... 4 2.1 Registro de CDB/CDBS/CDBV/DI/DII/DIM/DIR/DIRG/ DIRP/DIRR/DIRC/DPGE/LC/LF/LFS/LFSC/LFSN/LFV/RDB... 4 3 Receber Arquivos... 18 3.1 DCARACTPART-LF/LFS/LFV/LFSC/LFSN...

Leia mais

Atualizações da Versão Introdução à Estratégia de Renda Fixa... 4 Conhecendo o produto... 5 Ações dos botões das telas... 6

Atualizações da Versão Introdução à Estratégia de Renda Fixa... 4 Conhecendo o produto... 5 Ações dos botões das telas... 6 Versão: 13/04/2009 Atualizado em: 22/06/2016 Estratégia de Renda Fixa Conteúdo Atualizações da Versão... 3 Introdução à Estratégia de Renda Fixa... 4 Conhecendo o produto... 5 Ações dos botões das telas...

Leia mais

MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO REALIZADA COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO EXTERIOR OU EM BOLSA ESTRANGEIRA

MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO REALIZADA COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO EXTERIOR OU EM BOLSA ESTRANGEIRA MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO REALIZADA COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO EXTERIOR OU EM BOLSA ESTRANGEIRA VERSÃO: 01/11/2010 2/6 MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE

Leia mais

Renda Fixa Pública Definitivas Compromissadas Empréstimo de Títulos Termo de Leilão

Renda Fixa Pública Definitivas Compromissadas Empréstimo de Títulos Termo de Leilão de Leilão Renda Fixa Pública Definitivas Compromissadas Empréstimo de Títulos Termo de Leilão Este folheto abrange as seguintes operações com títulos públicos na BM&FBOVESPA: Definitivas Compromissadas

Leia mais

Índice 1 Atualizações Enviar Arquivos... 4

Índice 1 Atualizações Enviar Arquivos... 4 Índice 1 Atualizações... 3 2 Enviar Arquivos... 4 2.1 Registro de Contrato do Participante... 4 2.2 ANTECIPACAOTER Antecipação TER... 10 2.3 TAXACAMBIOTER Taxa de Câmbio para Avaliação TER... 12 2 1 Atualizações

Leia mais

CARTA CIRCULAR N.º 011

CARTA CIRCULAR N.º 011 Aos Participantes do Sistema de Registro e de Liquidação Financeira de Títulos CARTA CIRCULAR N.º 011 De acordo com o item IV da Resolução n.º 1.155, de 23.07.86, do Banco Central do Brasil, a alíquota

Leia mais

Disposições Gerais Disponibilidades no Exterior... 2

Disposições Gerais Disponibilidades no Exterior... 2 Índice do Título CAPÍTULO NÚMERO Disposições Gerais... 1 Disponibilidades no Exterior... 2 Investimentos Brasileiros no Exterior... 3 Investimento Direto - 1 Investimento em Portfólio - 2 (NR) Hedge...

Leia mais