DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP PLANO DE CURSO Curso: Estilos Femininos e Imagem Pessoal Código DN: 5 Atualizado em: 29/01/2014 Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design Segmento: Moda Área: Imagem Pessoal Categoria: Cultura de Moda Característica da Ação: Ação de Educação Profissional Modalidade de Educação Profissional: Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores Tipo de Curso: Programa Sociocultural Tipo de Ensino: Ensino à Distância Carga Horária: 20 horas Número Máximo de Vagas por Turma: Ilimitado REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar: Idade mínima: 16 anos completos. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental em andamento ou concluído. Para o curso a distância: Ter conhecimentos em navegação na internet. Estrutura para as aulas: Ter acesso a computador com internet banda larga e configuração mínima: Windows XP: 1.2 GHz Intel Pentium IV ou superior; Memória RAM: 1 GB, e obrigatoriamente um válido. LISTA DE DOCUMENTOS Para cursos ofertados pela Rede EAD não há envio de documentos. JUSTIFICATIVA DO CURSO A busca de aprimoramento do estilo pessoal tem sido tendência no mundo atual. As mulheres, normalmente, se preocupam com o que vestem e, diariamente, pensam em como combinar acessórios, roupas, sapatos e em ter um estilo próprio. Seja para sentir-se bem consigo mesma, para impressionar ou valorizar o tipo físico, a dúvida sempre está lá: mas com que roupa eu vou? Este curso contribuirá para um entendimento da mulher tanto de seu tipo físico como de seu estilo pessoal. OBJETIVO Aprimorar o desenvolvimento de uma imagem pessoal personalizada, com respeito ao biótipo, aspectos pessoais, sociais e psicológicos, explorando e selecionando recursos visuais, como proporções, cores e formas, para valorizar e destacar o visual como uma unidade estética.

2 ORGANIZAÇÃO DO CURSO/CH 1. Estilos Femininos e Imagem Pessoal 20h INDICADORES Seleciona recursos visuais, como proporções, cores e formas para valorizar e destacar o visual. Desenvolve imagem pessoal personalizada valorizando a credibilidade, com respeito ao biótipo e aspectos pessoais, sociais e psicológicos. ELEMENTOS A imagem na vida pessoal e profissional: - Comunicação verbal e não verbal e seus impactos na imagem pessoal - Credibilidade visual e códigos sociais Características físicas e a imagem pessoal: - Biótipos - Formatos de rosto Estilo pessoal e personalidade: - Natural esportiva - Clássica - Refinada - Romântica - Sensual - Criativa artística - Moderna - Urbana dramática Coordenação de peças: - Combinação de Cores - Combinação de Estampas - Coordenação e escolha adequada de Acessórios Atenção na coordenação de peças e combinações Criatividade na composição de cores PROJETO INTEGRADOR (OPCIONAL) Neste curso não haverá desenvolvimento de projeto integrador.

3 ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DO CURSO Os elementos apresentados devem ser desenvolvidos por meio de situações diversificadas, no caso de cursos EAD fazendo uso de diferentes recursos tecnológicos, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Os textos e atividades devem ter como base os elementos do curso coerentes com a ação deste profissional e já elencados nos indicadores. Sugere-se trabalhar primeiramente a importância da imagem pessoal, considerando a comunicação verbal e não verbal da imagem. Neste assunto, sugere-se investir em situações cotidianas em que o aluno tenha que escolher de acordo com o contexto apresentado. A credibilidade visual deve ser trabalhada de modo que o aluno consiga visualizar os impactos em seu meio social e profissional. No indicador Seleciona recursos visuais, como proporções, cores e formas para valorizar e destacar o visual sugere-se que o aluno desenvolva atividades em que possa determinar biótipo a partir do tipo físico de cada pessoa e proporção corporal. Ainda neste indicador sugere-se trabalhar a escolha de acessórios de acordo com seus tipos e efeitos e a criação de ilusão óptica conforme análise do formato de rosto, proporção e cores, indica-se também que neste indicado o aluno indique que consegue utilizar a paleta de cores para criar o visual como unidade estética, considerando a temperatura e contrastes de pele, olhos e cabelo. O segundo indicador Desenvolve imagem pessoal personalizada valorizando a credibilidade, com respeito ao biótipo e aspectos pessoais, sociais e psicológicos, neste indicador sugere-se que aluno aplique os conhecimento já aprendidos e avaliados no indicador anterior para compor looks considerando a importância da imagem e estilo na vida pessoal e profissional, indica-se ainda que o aluno realize atividades em que possa reconhecer como o estilo e imagem pessoal influenciam na credibilidade visual e códigos sociais. Neste indicador sugere-se que o aluno tenha a oportunidade de desenvolver imagem pessoal personalizada aliada a análise do contexto com maior complexidade, para que possa fazer as melhores escolhas e alcance o objetivo do curso. CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO A avaliação será por participação nas atividades que serão elaboradas com base nos indicadores. Não haverá menção pelos indicadores, mas a aprovação será no atendimento mínimo da frequência. INFRAESTRUTURA Para cursos EAD Computador com acesso a internet Deve-se manter sempre atualizada a versão do navegador, principalmente se for Internet Explorer. Informar ao aluno que para atualizá-lo, deverá acessar o site: Caso o aluno não visualize o curso e as animações de forma correta, orientá-lo para que atualize também o plug-in Flash Player com a última versão lançada. Para atualizar o Flash Player, o aluno deverá acessar o site: MATERIAIS DE CONSUMO POR TURMA / LISTA BÁSICA Para cursos EAD não há.

4 Para cursos EAD não há. MATERIAL DO ALUNO BIBLIOGRAFIA BÁSICA AGUIAR, Titta. Personal Stylist: guia para consultores de imagem. São Paulo; Ed.Senac São Paulo, FARINA, Modesto.Psicodinâmica das cores em comunicação. 2ª edição. Edgard Blucher, FRANCINI, Christina. Segredos de estilo: um manual para você se vestir melhor e ficar sempre bem. 2. ed. São Paulo: Alegro, HALLAWELL, Philip. Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza. Editora Senac São Paulo. MATARAZZO, Claudia. Visual, uma questão pessoal. São Paulo, Melhoramentos, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR STEVENSON, NJ. Cronologia da Moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen. Editora Zahar. Rio de janeiro, SELLING, Charlotte. MODA: o século dos estilistas. Editora Konemann, Portugal. FISCHER-MIRKIN. O código de vestir: os significados ocultos das roupas femininas. Rio de Janeiro, Rocco, PERFIL DO PESSOAL TÉCNICO Para cursos EAD indica-se a contratação de autores com formação e/ou que atuem na área. PERFIL DE ORIENTADOR A tutoria deste curso será reativa, e seu perfil deve atender ao objetivo do curso. CERTIFICADO Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Aperfeiçoamento: Estilos Femininos e Imagem Pessoal, com carga horária de 20 horas.

5

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP PLANO DE CURSO Curso: Acessibilidade em Serviços e Equipamentos Turísticos Código DN: 20 Atualizado em: 25/02/2014 Eixo Tecnológico:

Leia mais

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP PLANO DE CURSO Curso: Planejamento e Organização de Eventos Sociais Código DN: 25 Atualizado em: 01/04/2014 Eixo Tecnológico:

Leia mais

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP PLANO DE CURSO Curso: Treinamento e Desenvolvimento Código DN: - Atualizado em: 25/02/2014 Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP PLANO DE CURSO Curso: Boas Práticas em Saúde e Segurança no Trabalho Código DN: 2 Atualizado em: 28/03/2014 Eixo Tecnológico:

Leia mais

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP 1. Identificação do Curso Título do Curso: Legislação Trabalhista Tipo de Curso: Aperfeiçoamento Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Título do Curso: Como construir um plano de Comunicação Digital. Número Máximo de Vagas: 35 no presencial Ilimitado no EaD

Título do Curso: Como construir um plano de Comunicação Digital. Número Máximo de Vagas: 35 no presencial Ilimitado no EaD DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP 1. Identificação do Curso Título do Curso: Como construir um plano de Comunicação Digital Tipo de Curso: Aperfeiçoamento Eixo

Leia mais

Título do Curso: Posicionamento. Como sua marca deve se comportar no mercado. Número Máximo de Vagas: 30 vagas no presencial ilimitado no EAD.

Título do Curso: Posicionamento. Como sua marca deve se comportar no mercado. Número Máximo de Vagas: 30 vagas no presencial ilimitado no EAD. DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP 1. Identificação do Curso Título do Curso: Posicionamento. Como sua marca deve se comportar no mercado Tipo de Curso: Aperfeiçoamento

Leia mais

Conforme Súmula de Documentos vigente na data de abertura da turma Senac/SC

Conforme Súmula de Documentos vigente na data de abertura da turma Senac/SC DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP 1. Identificação do Curso Título do Curso: Comunicação Empresarial Tipo de Curso: Programa Sociocultural Eixo Tecnológico: Produção

Leia mais

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP 1. Identificação do Curso Título do Curso: Marketing nas Redes Sociais Tipo de Curso: Aperfeiçoamento Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP. Título do Curso: Tomada de Decisão no Ambiente Organizacional

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP. Título do Curso: Tomada de Decisão no Ambiente Organizacional DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP 1. Identificação do Curso Título do Curso: Tomada de Decisão no Ambiente Organizacional Tipo de Curso: Aperfeiçoamento Eixo

Leia mais

Título do Curso: Promoção e Negociação Internacional com foco na Exportação. Número Máximo de Vagas: 35 no presencial e ilimitado no EAD.

Título do Curso: Promoção e Negociação Internacional com foco na Exportação. Número Máximo de Vagas: 35 no presencial e ilimitado no EAD. DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP 1. Identificação do Curso Título do Curso: Promoção e Negociação Internacional com foco na Exportação Tipo de Curso: Aperfeiçoamento

Leia mais

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP

DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP 1. Identificação do Curso Título do Curso: Gestão de E-commerce Tipo de Curso: Aperfeiçoamento Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PLANO DE CURSO Curso: Camareira:Técnicas de limpeza e arrumação Eixo Tecnológico: Hospitalidade e Lazer Área: Turismo e Hospitalidade Segmento: Hospedagem Categoria: Turismo e Hospitalidade Característica

Leia mais

Tema Principal. Detalhes do E-Book

Tema Principal. Detalhes do E-Book CONSULTORIA DE ESTILO ONLINE EXPRESS Detalhes do E-Book NOME Viva em Harmonia com seu Estilo Pessoal. AUTORA Marcela Lemos PUBLICADO EM www.vesttilo.com.br Tema Principal A importância de entender sobre

Leia mais

Título do Curso: Etiqueta à mesa

Título do Curso: Etiqueta à mesa DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP 1. Identificação do Curso Título do Curso: Etiqueta à mesa Tipo de Curso: Aperfeiçoamento Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade

Leia mais

PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data de 12/11/2016.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Visagismo e Maquiagem Código: --- Pré-requisito: --- Período

Leia mais

Especialização em atendimento à Plus size

Especialização em atendimento à Plus size Especialização em atendimento à Plus size O trabalho de um profissional de moda, seja um consultor, assistente, stylist, fotografo, blog ou lojista, consiste em identificar e adequar as necessidades pessoais

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início do

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início

Leia mais

SAIBA TUDO SOBRE A CONSULTORIA DE IMAGEM

SAIBA TUDO SOBRE A CONSULTORIA DE IMAGEM SAIBA TUDO SOBRE A CONSULTORIA DE IMAGEM INTRO DUÇÃO São necessários apenas 10 segundos para que uma pessoa formule uma primeira impressão sobre alguém. E todos nós fazemos isso, mesmo que de maneira involuntária.

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROELETRÔNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROELETRÔNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROELETRÔNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

CURSO TÉCNICO 1SEM17

CURSO TÉCNICO 1SEM17 CURSO TÉCNICO 1SEM17 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO TÉCNICO MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CURSO REDES DE COMPUTADORES ESCOLA SENAI ANTÔNIO SOUZA NOSCHESE 1. Da Modalidade EAD Os Cursos Técnicos

Leia mais

CURSO TÉCNICO 2º SEM17

CURSO TÉCNICO 2º SEM17 CURSO TÉCNICO 2º SEM17 EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO CURSO TÉCNICO MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CURSO TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA ESCOLA SENAI HESSEL HORÁCIO CHERKASSKY 1. Da Modalidade EAD

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM REDES DE COMPUTADORES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM REDES DE COMPUTADORES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM REDES DE COMPUTADORES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até

Leia mais

EDITAL Nº1/2018 CURSOS TÉCNICOS E QUALIFICAÇÃO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDITAL Nº1/2018 CURSOS TÉCNICOS E QUALIFICAÇÃO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº1/2018 CURSOS TÉCNICOS E QUALIFICAÇÃO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO DISTRITO FEDERAL DEPARTAMENTO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL SENAI/DF, torna público este

Leia mais

3.2. Taxa Deverá ser paga uma taxa de inscrição no valor de R$ 55, Curso e Vagas - Oferta no Polo de Apoio Presencial de Caxias do Sul

3.2. Taxa Deverá ser paga uma taxa de inscrição no valor de R$ 55, Curso e Vagas - Oferta no Polo de Apoio Presencial de Caxias do Sul EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EaD, PARA TITULARES DE DIPLOMA DE BACHAREL OU TECNÓLOGO, NO POLO DE APOIO PRESENCIAL DE CAXIAS DO SUL 1. Abertura A Pró-Reitoria Acadêmica

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

3. EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

3. EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima

Leia mais

PROGRAMA INSTRUMENTAL

PROGRAMA INSTRUMENTAL DEPARTAMENTO REGIONAL DE SANTA CATARINA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DEP PROGRAMA INSTRUMENTAL PLANO DE CURSO Curso: Língua Portuguesa Código DN: 1 Atualizado em 12/02/2014 Eixo Tecnológico: Desenvolvimento

Leia mais

3.2. Taxa Deverá ser paga uma taxa de inscrição no valor de R$ 55, Curso e Vagas - Oferta no Polo de Apoio Presencial de Caxias do Sul

3.2. Taxa Deverá ser paga uma taxa de inscrição no valor de R$ 55, Curso e Vagas - Oferta no Polo de Apoio Presencial de Caxias do Sul EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EaD, PARA TITULARES DE DIPLOMA DE BACHAREL OU TECNÓLOGO, NO POLO DE APOIO PRESENCIAL DE CAXIAS DO SUL 1. Abertura A Pró-Reitoria Acadêmica

Leia mais

PERSONAL STYLIST. Ingresso Julho Informações: (51)

PERSONAL STYLIST. Ingresso Julho Informações: (51) PERSONAL STYLIST Ingresso Julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Personal Stylist A imagem é nosso cartão de visitas para o mundo. Roupas, penteado, postura, gestos, asseamento,

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início do

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM LOGÍSTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM LOGÍSTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM LOGÍSTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início do

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até

Leia mais

CURSO TÉCNICO 2º SEM 18

CURSO TÉCNICO 2º SEM 18 CURSO TÉCNICO 2º SEM 18 EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO CURSO TÉCNICO MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESCOLA SENAI GERALDO ALCKMIN 1. Da Modalidade EAD Os Cursos

Leia mais

INFORMATIVO DE DIVULGAÇÃO - CBGT

INFORMATIVO DE DIVULGAÇÃO - CBGT 1. APRESENTAÇÃO O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresenta o Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT), da Academia Brasileira de Treinadores, edição 2017, sob a organização do Instituto Olímpico

Leia mais

Os alunos contarão com tutoria e monitoria especializada para atender suas necessidades instrucionais durante todo o transcorrer do curso.

Os alunos contarão com tutoria e monitoria especializada para atender suas necessidades instrucionais durante todo o transcorrer do curso. CURSO TÉCNICO 2º semestre de 2019 EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO CURSO TÉCNICO MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA ESCOLA SENAI ANTÔNIO SOUZA NOSCHESE 1. Da Modalidade EAD

Leia mais

CURSO TÉCNICO 2ºSEM18

CURSO TÉCNICO 2ºSEM18 CURSO TÉCNICO 2ºSEM18 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO TÉCNICO MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CURSO: Alimentos ESCOLA SENAI Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini 1. Da Modalidade EAD Os cursos

Leia mais

PERSONAL & PROFESSIONAL COACH Método Augusto Cury

PERSONAL & PROFESSIONAL COACH Método Augusto Cury PERSONAL & PROFESSIONAL COACH Método Augusto Cury CARGA HORÁRIA: 180 (cento e oitenta) horas TIPO DE CURSO: Presencial de 120 (cento e vinte) horas (QUALIDADE DE VIDA: GESTÃO DO ESTRESSE E DA ANSIEDADE;

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2018

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2018 PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2018 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO 1. Título: Designer de sobrancelhas e visagismo Área temática: Desenvolvimento Econômico 2. Responsável pelo Projeto: ( x ) Discente

Leia mais

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO EM CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO EM CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA O Diretor Regional do SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional do Amazonas, Rogério Azevedo Pereira, no uso de suas atribuições regimentais, torna público o edital para

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº

Leia mais

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos:

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: PRIMEIRO ACESSO Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: 1 - Acesse o endereço ucsonline.senior.com.br utilizando um navegador web. 2 - Informe seu

Leia mais

PERSONAL STYLING. Ingresso: janeiro Informações: (51)

PERSONAL STYLING. Ingresso: janeiro Informações: (51) PERSONAL STYLING Ingresso: janeiro 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Personal Styling A imagem é nosso cartão de visitas para o mundo. Roupas, penteado, postura, gestos, asseamento,

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início do

Leia mais

INFORMATIVO 1ª e 2ª EDIÇÃO 2018

INFORMATIVO 1ª e 2ª EDIÇÃO 2018 1. Apresentação O Curso Fundamentos da Administração Esportiva (FAE) é uma das iniciativas dos Programas da Solidariedade Olímpica (SOI) do Comitê Olímpico Internacional (COI), para o desenvolvimento administrativo

Leia mais

PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data de 26/11/2016. 1.2 Estar cursando,

Leia mais

CURSO TÉCNICO 2º SEMESTRE 2018

CURSO TÉCNICO 2º SEMESTRE 2018 CURSO TÉCNICO 2º SEMESTRE 2018 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO TÉCNICO MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ( EAD ) CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA ESCOLA SENAI GASPAR RICARDO JÚNIOR 1. Da Modalidade EAD Os

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início do curso.

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início do

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início do

Leia mais

STYLING PESSOAL: O uso das cores na prática para valorizar sua Imagem. Ingresso Julho Informações: (51)

STYLING PESSOAL: O uso das cores na prática para valorizar sua Imagem. Ingresso Julho Informações: (51) STYLING PESSOAL: O uso das cores na prática para valorizar sua Imagem Ingresso Julho 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias STYLING PESSOAL: O uso das cores na prática para valorizar

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do curso Gestão da Inovação 2. Objetivo Compreender como gerar inovação nos negócios e na vida profissional por meio

Leia mais

Roteiro de Certificação Participante de Liquidação(PL)

Roteiro de Certificação Participante de Liquidação(PL) 7/4/2010 SINCAD SISTEMA INTEGRADO DE CADASTRO BM&F BOVESPA Roteiro de Certificação Participante de Liquidação(PL) Versão: 1.0.1 Última modificação: 20/06/2013 Contato CTC Centro de Testes e Certificação

Leia mais

Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB

Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB Instruções para aprovação e funcionamento de Cursos Lato Sensu PRODUÇÃO: CAAPG/PRPG/UFPB Resolução nº 56/1996 do Consepe: Elaboração de um Projeto de Curso Trâmites administrativos aprovação, respectivamente,

Leia mais

Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Prévia)

Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Prévia) Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Prévia) TAUANE PAULA GEHM Psicóloga, mestre e doutoranda Colaboradora do Educa Psico SELEÇÃO DAS QUESTÕES CRITÉRIOS: - Edital atual. - Prova anterior da

Leia mais

EDITAL Nº 7, 23 de Maio de 2017.

EDITAL Nº 7, 23 de Maio de 2017. EDITAL Nº 7, 23 de Maio de 2017. PROCESSO DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS GRATUITOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO ANO LETIVO DE 2017 NO PROGRAMA SENAC GRATUIDADE PSG O SERVIÇO NACIONAL

Leia mais

INFORMAÇÕES GLOBAIS CURSOS EAD

INFORMAÇÕES GLOBAIS CURSOS EAD INFORMAÇÕES GLOBAIS CURSOS EAD Requisitos durante a realização do curso Tecnologia O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) estará disponível em tempo integral e poderá ser utilizado no horário de melhor

Leia mais

Marilia Mello Pisani

Marilia Mello Pisani Curso: Criação de s Coordenadora Marilia Mello Pisani Autores Aline Izida Camila Nastari Clara Guimarães Érica Jorge Elisabete Paiva Julyana Pereira SImas Leo Rea Lé Marilia Mello Pisani Helber Marcondes

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância EAD Conforme o Decreto 9.057/2017, de 25 de maio de 2017, considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual

Leia mais

Sistema de Avaliação ANEC Simulado Tirando de Letra Projeto 2014

Sistema de Avaliação ANEC Simulado Tirando de Letra Projeto 2014 Sistema de Avaliação ANEC Simulado Tirando de Letra Projeto 2014 Projeto de avaliação ANEC 5 ANOS de programa 150 mil alunos avaliados por ano Total de 750 mil alunos avaliados até o ano passado. PISA

Leia mais

GUIA DO CURSISTA. Apresentação

GUIA DO CURSISTA. Apresentação GUIA DO CURSISTA Apresentação Cara (o) Cursista, Seja bem-vinda (o) a mais um curso de extensão Novas Tecnologias e Metodologias na Educação (NTME), elaborado pela equipe Núcleo de Tecnologias Educacionais

Leia mais

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 19/02/2016)

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 19/02/2016) Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico Compatibilidade de Navegadores Versões de navegadores Web homologadas pelo fabricante para utilização do Portal: Sistema Operacional Internet Explorer Mozilla Firefox

Leia mais

Tutorial de Navegação

Tutorial de Navegação Tutorial de Navegação Prezado participante, Este tutorial pretende ensiná-lo a navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) deste curso e a ter acesso aos conteúdos e aos espaços de comunicação

Leia mais

Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância

Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância 1 Processo Seletivo Inscrições até ( % de desconto nas parcelas do curso) Para garantir os % de desconto nas parcelas do curso, será necessário concluir

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROTÉCNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROTÉCNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROTÉCNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS 2017 1. Justificativa: No cumprimento de sua missão, o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG organizou

Leia mais

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO BELEZA

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO BELEZA PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO BELEZA Senac Rondônia APRESENTAÇÃO A concepção educacional do Senac visa atender à missão de "Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens,

Leia mais

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle 14 de agosto a 15 de outubro de 2006 Objetivo Geral Os participantes terão uma visão

Leia mais

GUIA DO CURSISTA. Apresentação

GUIA DO CURSISTA. Apresentação GUIA DO CURSISTA Apresentação Cara (o) Cursista, Seja bem-vinda (o) a mais um curso de extensão Novas Tecnologias e Metodologias na Educação (NTME), elaborado pela equipe Núcleo de Tecnologias Educacionais

Leia mais

PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início do curso, de acordo

Leia mais

Regulamento do Curso. Português Jurídico. Regulamento do Curso

Regulamento do Curso. Português Jurídico. Regulamento do Curso Regulamento do Curso Português Jurídico Regulamento do Curso 1 2 Português Jurídico Sumário 1 APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO CURSO... 5 1.1 APRESENTAÇÃO DO CURSO... 5 1.2 OBJETIVOS... 5 1.3 MODALIDADE...

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Guia de Acesso ao Ambiente de Aprendizagem para Formação dos Professores na Modalidade a Distância Professor, durante o período do curso

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando uma Matrícula em um Treinamento

Leia mais

OS 5 ERROS FATAIS... que você pode estar cometendo ao escolher as cores das suas roupas de trabalho

OS 5 ERROS FATAIS... que você pode estar cometendo ao escolher as cores das suas roupas de trabalho OS 5 ERROS FATAIS... que você pode estar cometendo ao escolher as cores das suas roupas de trabalho 1 USAR CORES EM CONFLITO COM O NEGÓCIO QUE VOCÊ TRABALHA Evite se destacar pela cor errada! Nos ambientes

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 1. Título do Curso Técnicas e Tendências do Marketing 4.0 2. Objetivo Capacitar os participantes a compreender a evolução do

Leia mais

FORMAÇÃO EM COACHING EMOCIONAL - MÉTODO AUGUSTO CURY

FORMAÇÃO EM COACHING EMOCIONAL - MÉTODO AUGUSTO CURY FORMAÇÃO EM COACHING EMOCIONAL - MÉTODO AUGUSTO CURY CARGA HORÁRIA: 120 (cento e vinte) horas TIPO DE CURSO: Presencial de 60 (sessenta) horas; Intermediado por tecnologia (EAD) de 60 (sessenta) horas.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais