A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico."

Transcrição

1

2 www. exsto.com.br

3 A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos, softwares e serviços entram na vida das pessoas, criando novas necessidades e questões, que geram mais equipamentos, softwares e serviços. O profissional envolvido com essas tecnologias deve estar em constante processo de atualização e aprendizado para acompanhar um universo que se transforma a cada instante. Em um ambiente dinâmico e competitivo, ele tem que compreender e dominar tecnologias que são como magia para a maioria das pessoas. Instalada em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, uma região reconhecida pela constante evolução tecnológica e de grande sucesso empreendedor, a EXSTO TECNOLOGIA foi fundada em 11/06/2001, para atender as necessidades de kits didáticos voltados para o ramo da educação tecnológica focada no desenvolvimento de soluções que possam agregar maior qualidade no ensino de novas tecnologias nas área de eletrônica, automação, microcontroladores, telecomunicações entre outras, em instituições nacionais e internacionais. Soluções didáticas de qualidade e alta tecnologia; Atendimento efetivo através do Centro de Atendimento ao Cliente; Assistência técnica especializada; Um moderno Centro de Capacitação de Clientes; Portal de conteúdo exclusivo para clientes, Acompanhamento da satisfação de seus clientes através de Pós-Vendas.

4 Atualmente as indústrias se preocupam cada vez mais com a eficiência energética de suas unidades, pois além de proporcionar reduções consideráveis de consumo, ainda garante que elas estejam dentro das leis vigentes e não tenham problemas com as distribuidoras de energia. Visando colocar o estudante em contato com os temas e práticas cruciais sobre qualidade de energia e eficiência energética, foi cariado o Banco de Ensaios em Demanda e Fator de Potência (XE503 para 127/220Vac e XE504 para 220/380Vac. O kit de Demanda e Fator de Potência é composto de cargas, medidores e controladores industriais trifásicos, o que permite verificar os temas estudados em condições reais. Para armazenar esses componentes reais ele é construído em uma bancada de perfilado de alumínio e um painel industrial em aço, atendendo todos os requisitos de segurança estabelecidos pelas normas NR-10 e NR-12: os circuitos de comandos são em extrabaixa tensão, as partes girantes ou aquecidas são protegidas do contato do usuário, dispositivos de proteção contra curto-circuito e choque estão presentes. Essa bancada pode ser movida para maior flexibilidade do ambiente de aula pois possui rodas emborrachadas com trava. O Sistema é composto de medidores e controladores, cargas, bancos de capacitores e circuitos de chaveamento. ALIMENTAÇÃO TRIFÁSICA MEDIDORES/ CONTROLADORES CARGAS INTERFACE COM CLP MODBUS COMANDOS NO PAINEL BANCO DE CAPACITORES Um medidor de energia industrial permite o estudo de parametrização e das principais medidas utilizadas pelas concessionárias de energia bem como o estudo de conceitos ligados a tarifação. O controlador de demanda tem a função de, a partir dos dados de consumo do medidor de energia, calcular o consumo de energia. Com essa informação ele estima o consumo a cada intervalo de integração e pode atuar sobre as cargas, desligando-as, de forma a garantir que os limites estabelecidos não sejam ultrapassados (o que numa situação real implicaria em multas).

5 O medidor e controlador de fator de potência faz várias medidas que incluem tensão, corrente, potência ativa, reativa e aparente, fator de potência e distorção harmônica. A partir dessas medidas o controlador atua sobre o banco de capacitores, incluindo ou retirando capacitância ao circuito para fazer um controle dinâmico de fator de potência. Os controladores de demanda e fator de potência possuem interface de comunicação ModBus, através da qual é possível enviar medidas para um computador e realizar parametrização. A parametrização também é feita diretamente nos controladores, que contam com botões e display para esse fim. De fato, o estudo das medidas e parametrização dos controladores está presente em grande parte das práticas desse kit. Há ainda um amperímetro que permite medir a corrente de cada fase do banco de capacitores. Um ponto de medida de tensão e corrente permite a conexão de um osciloscópio para a análise das formas de onda de corrente e tensão. O XE503/504 possui como característica exclusiva permitir que as cargas e bancos de capacitores sejam controlados pelo kit de CLP XC134 ou qualquer outro CLP com interface mestre ModBus. Assim, além dos algoritmos próprios dos controladores aos alunos podem desenvolver suas próprias estratégias de controle. A conexão é feita por bornes de 2 mm presentes no painel frontal do kit. O kit é acompanhado de dois softwares. O Transcon, fornecido pelo fabricante dos controladores, permite a parametrização e visualização de valores instantâneos. O XS500 desenvolvido pela Exsto Tecnologia possui uma abordagem mais didática, permitindo a visualização das medidas instantâneas mas também através de gráficos. Esses dados capturados podem ser depois exportados. Também permite a parametrizar os controladores, exportar e importar parametrizações.

6 As cargas presentes no kit representam os tipos comumente encontradas na indústria. Há três motores trifásicos acionados independentemente, sedo que um deles pode ser controlado também por um inversor de frequência (o que muda totalmente suas características de fator de potência); um conjunto de cargas resistivas podem ser acionados em 8 passos de potência diferente. Lâmpadas fluorecentes, que representam uma típica carga de perfil capacitivo, completa o conjunto de cargas do kit. Adicionalmente, uma saída trifásica em bornes banana permite o kit seja ligado a cargas externas, expandindo as possibilidades de experimentação para outros equipamentos presentes na escola. As cargas são controladas por chaves no painel, pelo controlador de demanda e pela interface para CLP e seu estado é indicado por sinaleiros no painel. O kit possui 5 bancos de capacitores de diferentes valores que possibilitam diversas combinações para correção de fator de potência. Os bancos de capacitores possuem circuitos de descarga rápida para maior segurança. A comutação dos bancos é feita por contatores especiais para esse fim e controlada pelo controlador de fator de potência ou pela interface de CLP. Possui também um simulador que pode gerar mais de 12 defeitos pré-programado, sendo possível ativar de desativas cada um deles individualmente. Sua comunicação e parametrização é via rede local Ethernet. Para programá-lo é necessário inserir uma senha de acesso, isto garante que somente o professor tenha acesso às configurações do simulador de defeitos. O simulador de defeitos é de grande valor didático, pois permite o treinamento em medidas e reparos para atividades de manutenção.

7 O material didático fornecido com os kits da Exsto utiliza uma metodologia exclusiva de aulas teórico-práticas, que visa conduzir o estudante por todas as etapas de um processo de aprendizagem significativo focado no desenvolvimento de competências. As aulas são compostas de atividades didáticas como discussões, montagens, experiências, cálculos e projetos. Este material é organizado em um Guia do Estudante, que é uma série de aulas excencialmente práticas, organizadas em temas, que permitem explorar todos os recursos do kit didático e um Guia do Instrutor que traz orientação ao professor de como organizar as aulas para criar seu curso, os pré-requisitos de cada tema, respostas das atividades propostas e uma orientação geral sobre a metodologia. Tema A Fator de potência Competência: Compreender os conceitos de potência e fator de potência Interpretar representações gráficas Estabelecer ligação entre os tipos de potência e comportamentos de tensão e corrente Analisar propriedades e aplicações das ferramentas, instrumentos e equipamentos utilizados em instalações elétricas. A.1Conceitos gerais de potência elétrica, demanda e consumo A.2 Cargas indutivas, capacitivas e resistivas A.3 Potência Ativa, Reativa e Aparente A.4 Triângulo de potência e Fator de potência Tema B Correção de Fator de Potência Competências: Analisar propriedades e aplicações de dispositivos utilizados em instalações elétricas Interpretar medidas de fator de potência e propor soluções Especificar, instalar e parametrizar dispositivos para controle de fator de potência. B.1 O Controlador SmartCap 485 B.2 Correção manual do fator de potência B.3 Parametrização do SmartCap485 para correção automática B.4 Parametrização por software e projeto de sistema Tema C Demanda e Tarifação Competências: Compreender os conceitos de demanda e tarificação elétricas Dimensionar plantas industriais visando eficiência energética Criar estratégias para melhor aproveitamento de demanda contratada e redução de custos. Especificar, instalar e parametrizar dispositivos para controle de demanda.

8 C.1 O que é demanda C.2 Projeto de Demanda C.3 Tarifação de Energia C.4 Cálculos e otimização de tarifas de energia Tema D Controle de demanda e Correção de fator de potência por CLP Competências: Conhecer e implementar algoritmos de controle automático de fator de potência Conhecer e implementar algoritmos de controle de demanda Aplicação de CLP em controle de sistemas elétricos. Interação de CLP com medidores através de comunicação ModBus D.1 O protocolo ModBus D.2 Medidas com CLP D.3 Algoritmos de controle de fator potência D.4 Algoritmos de controle de demanda D.5 Práticas em linguagem Ladder D.6 Práticas em blocos de função

9 01 Cabo de comunicação óptica ELO2113; 01 Cabo conversor USB/RS485; Licenças dos sooftwares Transcon e Xs500; cabos banana 2mm: 12 cabos azuis 100cm 1 cabo vermelho 100cm 1 cabo preto 100cm Liberação de acesso ao EXSTO ACADEMY, contendo as seguintes documentações: o Manual de utilização e manutenção do kit; o Apostila Teórica; o Caderno de Experiências; o Exemplos, manuais, apostila e softwares. É oferecido um treinamento operacional, com carga horária de 4 horas, sendo estas 4 horas uma vídeo conferência a qual demonstra as funcionalidades e recursos do banco de ensaios e exemplifica a utilização do material didático, tornando o usuário apto operá-lo e o restante das horas são atividades propostas pré e pós treinamento que aumenta significativamente a compreensão do conteúdo abordado. Também são realizadas algumas demonstrações de funcionamento. Carga horária: 4 horas Ementa 1.Instalação e utilização 2.Cuidados com manuseio 3.Características e recursos do produto 4.Material Didático e Documentações 5.Demonstração de experiências 6.Práticas A c a d e m y Portal de Treinamentos da Exsto Clique aqui e conheça!

10 O SA2100 é um medidor de qualidade de energia ideal para trabalhar em conjunto como os kits de Demanda e Fator de Potência. O principal desafio de atividades práticas com medidores de qualidade de energia é criar condições de medida na prática que permitam explorar as funcionalidades do medidor. Os kits de demanda e fator de potência são ideias para criar e controlar essas condições do sistema elétrico. O SA2100 é um equipamento portátil que tem como principais características: Categoria de segurança CAT III 1000V / CAT IV 600V Conforme o padrões de medidas de qualidade de energia IEC (2008) S class, EN50160 (2007) Fácil operação para captura de problemas de qualidade de energia Informarções apresentadas em display: medidas, gráfico de vetores ou barras, formas de ondas, lista de enventos. Cartão de memória de 8G para armazenamento de medidas de longa duração. Interface USB Interface LAN Medida direta de tensão com ponta de prova, medida indireta de corrente por garra amperimétrica, 4 pares de cabos e garras (3 fases + neutro) Principais modos de operação e medidas: Osciloscópio (Vrms, Irms, Vcursor, Icursor, Hz) Tensão/Corrente/Frequência (Vrms, Vpk, Vcf, Irms, Ipk, Icf, Hz) Dips e Swells Harmônicas (1 a 50a, harmônicas de tensão, THD de tensão, harmônicas de corrente, THD de corrente) Potência e energia(w, VA, VAR, Fator de potência, Irms, Vrms, kwh, kvah, kvarh) Flicker Desbalanceamento Transientes Correntes de partida Monitoramento de sistemas (diversos parâmetros medidos simultaneamente e armazenados) (para mais informações consulte o manual do SA100)

11 14 É oferecido um treinamento em tecnologia com o objetivo da capacitar os instrutores nos temas utilizados no kit. Neste treinamento, além das questões abordadas no treinamento operacional quanto a uso do equipamentos, são apresentados fundamentos teóricos e realizadas aplicações práticas capacitando os instrutores nos conteúdos e equipamentos relativos ao kit didático de Demanda e Fator de Potência. O treinamento tem carga horária total de 40 horas, sendo 16 horas a distância através de nosso portal Exsto Academy e 24 horas de hands-on presencial realizando práticas com o kit. Carga horária: 40 horas (16 Atividades EAD + 24 hands-on presencial) EMENTA 1. Treinamento operacional 1.1 Instalação e utilização 1.2 Cuidados no manuseio 1.3 Características e Recursos 1.4 Material didático e documentação 2. Fator de Potência 2.1 Fundamentos 2.2 Medidas de fator de potência 2.3 Parametrização do controlador 2.4 Práticas e controle de fator de potência 3. Demanda e Tarifação 3.1 Fundamentos de tarificação 3.2 Entendendo e otimizando a tarifa de energia 3.3 Parametrização do controlador de potência 3.4 Práticas de controle de demanda 4. Softwares de leitura e parametrização

12 COMERCIAL: (0xx35) CENTRO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: (0xx35) Horário de Atendimento: De segunda a sexta das 07:00 às 17:00 CENTRO DE CAPACITAÇÃO DE CLIENTE: ccc@exsto.com.br (0xx35) ENDEREÇO: Rua: Dr. José Pinto Vilela, Nº 555 Centro - Santa Rita do Sapucaí Minas Gerais Brasil

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. www. exsto.com.br A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. www. exsto.com.br A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia

Leia mais

NERGIA RENOVÁVEL. XR301 - Banco de Ensaios em Energia Solar Fotovoltaica. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

NERGIA RENOVÁVEL. XR301 - Banco de Ensaios em Energia Solar Fotovoltaica. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica NERGIA RENOVÁVEL XR301 - Banco de Ensaios em Energia Solar Fotovoltaica Soluções EXSTO em Educação Tecnológica ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

Soluções EXSTO em Educação Tecnológica X C201 BANCO DE ENSAIOS PARA SENSORES INDUSTRIAIS Soluções EXSTO em Educação Tecnológica A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. www. exsto.com.br A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. 5 6 8 9 10 A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos

Leia mais

NERGIA RENOVÁVEL. XR501 - Banco de Ensaios em Geração de energia por Turbina de Pelton. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

NERGIA RENOVÁVEL. XR501 - Banco de Ensaios em Geração de energia por Turbina de Pelton. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica NERGIA RENOVÁVEL XR501 - Banco de Ensaios em Geração de energia por Turbina de Pelton Soluções EXSTO em Educação Tecnológica ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

Os avanços da tecnologia e redução dos custos tornam cada vez mais comum a utilização de sistemas de controle eletrônico de motores.

Os avanços da tecnologia e redução dos custos tornam cada vez mais comum a utilização de sistemas de controle eletrônico de motores. Os avanços da tecnologia e redução dos custos tornam cada vez mais comum a utilização de sistemas de controle eletrônico de motores. Há grande demanda dessas soluções pois segundo pesquisas, o Brasil ainda

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. www. exsto.com.br A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia

Leia mais

Focada no desenvolvimento de soluções que possam agregar maior qualidade no ensino de novas tecnologias em instituições nacionais e internacionais.

Focada no desenvolvimento de soluções que possam agregar maior qualidade no ensino de novas tecnologias em instituições nacionais e internacionais. Instalada em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, região reconhecida pela constante evolução tecnológica e de grande sucesso empreendedor, a EXSTO TECNOLOGIA, foi fundada em Junho de 2001 para

Leia mais

Os motores elétricos são amplamente utilizados na indústria devido a sua versatilidade para atuar em diversas aplicações. Por conta de sua construção

Os motores elétricos são amplamente utilizados na indústria devido a sua versatilidade para atuar em diversas aplicações. Por conta de sua construção Os motores elétricos são amplamente utilizados na indústria devido a sua versatilidade para atuar em diversas aplicações. Por conta de sua construção simples, custo e princípios de funcionamento, os motores

Leia mais

Bancada Didática para Controlador de Demanda e Fator de Potência - XE 501 -

Bancada Didática para Controlador de Demanda e Fator de Potência - XE 501 - T e c n o l o g i a Bancada Didática para Controlador de Demanda e Fator de Potência - XE 501 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Bancada Didática para

Leia mais

XC143 BANCO DE ENSAIOS EM CLP SIEMENS (S7-1200) automação

XC143 BANCO DE ENSAIOS EM CLP SIEMENS (S7-1200) automação XC143 BANCO DE ENSAIOS EM CLP SIEMENS (S7-1200) automação O material didático fornecido com os kits da Exsto utiliza uma metodologia exclusiva de aulas teórico-práticas, que visa conduzir o estudante por

Leia mais

Conta com uma unidade de conservação Lubrifil, para utilização do ar comprimido e aumento da vida útil dos componentes pneumáticos.

Conta com uma unidade de conservação Lubrifil, para utilização do ar comprimido e aumento da vida útil dos componentes pneumáticos. Na área de Automação Industrial, um dos segmentos mais utilizados até hoje é sem dúvida o da Pneumática, pois esta possui características de velocidade e força para a realização de tarefas utilizando o

Leia mais

Ajuste Temperatura de Segurança. Sensor Tipo Boia. Controlador de. Painel Principal. Temperatura. Fonte. Potenciômetros. Fonte de Alimentação

Ajuste Temperatura de Segurança. Sensor Tipo Boia. Controlador de. Painel Principal. Temperatura. Fonte. Potenciômetros. Fonte de Alimentação Em qualquer processo industrial, as condições de operação estão sujeitas às variações ao longo do tempo. O nível de líquido em um tanque, a pressão em um vaso, a vazão de um fluido; todas estas condições

Leia mais

Conjunto Lubrifil. Esteira Transportadora. Cilindros Pneumáticos. Sensor. Sensor. Motor CC. Módulo Sinaleiro. Módulo Chave e Botões.

Conjunto Lubrifil. Esteira Transportadora. Cilindros Pneumáticos. Sensor. Sensor. Motor CC. Módulo Sinaleiro. Módulo Chave e Botões. A evolução tecnológica, baseada na eletrônica fez com que a Automação Industrial dentro dos processos de manufatura atingisse o patamar de tecnologia estratégica em todos os sistemas de gestão. Empresas

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS principais

CARACTERÍSTICAS principais Os sensores tornaram-se peças fundamentais à Automação Industrial. Sensores e transdutores destacam-se como importantes componentes que fazem a interface de um sistema automatizado com o ambiente externo.

Leia mais

XC232 - BANCO DE ENSAIOS PARA CONTROLE DE NÍVEL, VAZÃO E TEMPERATURA

XC232 - BANCO DE ENSAIOS PARA CONTROLE DE NÍVEL, VAZÃO E TEMPERATURA XC232 - BANCO DE ENSAIOS PARA CONTROLE DE NÍVEL, VAZÃO E TEMPERATURA ilustrativa Imagem meramente ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DESCRIÇÃO CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS ESTRUTURA - Em perfil

Leia mais

XE320 - BANCO DE ENSAIOS EM COMANDOS ELÉTRICOS. eletrotécnica

XE320 - BANCO DE ENSAIOS EM COMANDOS ELÉTRICOS. eletrotécnica XE320 - BANCO DE ENSAIOS EM COMANDOS ELÉTRICOS eletrotécnica CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DESCRIÇÃO C A R A C T E R Í S T I C A S M E C Â N I C A S ESTRUTURA - Cavalete em perfil de alumínio 40X40 anodizado

Leia mais

XC612 - BANCO DE ENSAIOS MODULAR PARA INVERSOR DE FREQUÊNCIA COM REDE

XC612 - BANCO DE ENSAIOS MODULAR PARA INVERSOR DE FREQUÊNCIA COM REDE XC612 - BANCO DE ENSAIOS MODULAR PARA INVERSOR DE FREQUÊNCIA COM REDE AUTOMAÇÃO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DESCRIÇÃO CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS ESTRUTURA - Em perfil de alumínio anodizado com acabamento em

Leia mais

Bancada de Porteiro Eletrônico - XI 301 -

Bancada de Porteiro Eletrônico - XI 301 - T e c n o l o g i a Bancada de Porteiro Eletrônico - XI 301 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. AUTOMAÇÃO PREDIAL Bancada de Porteiro Eletrônico - XI

Leia mais

Ajuste Temperatura de Segurança. Sensor Tipo Boia. Controlador de. Painel Principal. Temperatura. Fonte. Potenciômetros. Fonte de Alimentação

Ajuste Temperatura de Segurança. Sensor Tipo Boia. Controlador de. Painel Principal. Temperatura. Fonte. Potenciômetros. Fonte de Alimentação Em qualquer processo industrial, as condições de operação estão sujeitas às variações ao longo do tempo. O nível de líquido em um tanque, a pressão em um vaso, a vazão de um fluido; todas estas condições

Leia mais

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONJUNTO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E IHM Características Gerais Composto por hardware, software e sistema de aprendizagem tecnológica de sistemas automatizados

Leia mais

Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA T e c n o l o g i a Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA AUTOMAÇÃO E CONTROLE Controlador Lógico Programável DESCRIÇÃO XC118 - CLP SIEMENS S7-1200 O equipamento central do todo sistema de

Leia mais

ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 7 OPCIONAIS 8 CONTATO 9

ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 7 OPCIONAIS 8 CONTATO 9 ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 7 OPCIONAIS 8 CONTATO 9 voltar ao índice EXSTO TECNOLOGIA 3 Instalada em Santa Rita do Sapucaí,

Leia mais

X C B A N C O D E E N S A I O S

X C B A N C O D E E N S A I O S LINHAS X C1 2 2 - B A N C O D E E N S A I O S P A R A C L P S I E M E N S ( S 7-1 2 0 0 ) O kit foi concebido para permitir o desenvolvimento de competências em múltiplos aspectos da automação industrial.

Leia mais

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Faculdade SENAI Rio Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Laboratório de Eletrônica Possui kits didáticos de Eletrônica Analógica e Digital e diversos equipamentos tais como: osciloscópios

Leia mais

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão 1 1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão OBJETIVO: 1. Conhecer os componentes físicos do sistema de supervisão da bancada de bombas do laboratório de Eficiência Energética. DATA: /

Leia mais

Medidor PowerLogic ION 7350 Especificações técnicas

Medidor PowerLogic ION 7350 Especificações técnicas Medidor PowerLogic ION 7350 Especificações técnicas Montagem de sobrepor para painéis DIN 92 x 92 mm Vista Frontal Vista Lateral Painel frontal Mostrador LCD de fácil leitura com iluminação LED brilhante

Leia mais

E M B R A S U L. embrasul.com.br. Analisador de Energia RE4080

E M B R A S U L. embrasul.com.br. Analisador de Energia RE4080 Analisador de Energia RE4080 RE4080 Re4080 Uso ao tempo (IP65); Estudo do fluxo de carga; Fator de Potência; Consumo e demanda; Curvas de carga em transformadores; Curvas de carga em motores. 1. Apresentação

Leia mais

E M B R A S U L. embrasul.com.br. Analisador de Energia RE4001

E M B R A S U L. embrasul.com.br. Analisador de Energia RE4001 Analisador de Energia RE4001 RE4001 Estudo do fluxo de carga; Fator de Potência; Consumo e demanda; Curvas de carga em transformadores; Curvas de carga em motores. RE4001 1. Apresentação O RE4001 possui

Leia mais

E M B R A S U L. embrasul.com.br. Controlador de Demanda GDE4000

E M B R A S U L. embrasul.com.br. Controlador de Demanda GDE4000 Controlador de Demanda Funções avançadas de controle de demanda e fator de potência; Seleção de cargas por prioridade e por potências; Flexibilidade na programação de demandas sazonais; Simulação de fatura

Leia mais

Medidor PowerLogic ION 7330 Especificações técnicas

Medidor PowerLogic ION 7330 Especificações técnicas Medidor PowerLogic ION 7330 Especificações técnicas Montagem de sobrepor para painéis DIN 92 x 92 mm Vista Frontal Vista Lateral Painel frontal Mostrador LCD de fácil leitura com iluminação LED brilhante

Leia mais

Medidor PowerLogic ION 7300 Especificações técnicas

Medidor PowerLogic ION 7300 Especificações técnicas Medidor PowerLogic ION 7300 Especificações técnicas Montagem de sobrepor para painéis DIN 92 x 92 mm Vista Frontal Vista Lateral Painel frontal Mostrador LCD de fácil leitura com iluminação LED brilhante

Leia mais

ELO4550Q Analisador de Qualidade de Energia Portátil

ELO4550Q Analisador de Qualidade de Energia Portátil Muito mais que medição comparativa, uma Inovação em verificação da Qualidade de Energia por um medidor portátil. O Analisador de Qualidade de Energia ELO4550Q é um medidor portátil apropriado para medições

Leia mais

i. Funções aritméticas: adição e subtração.

i. Funções aritméticas: adição e subtração. A. Controlador de demanda e fator de potência 1. Disposições gerais a. Todos os parâmetros de configuração necessários pelo Sistema de Monitoramento de Energia (SME) devem ser gravados em memória não-volátil

Leia mais

Especificações Técnicas. Fonte de Alimentação CA Programável Modelo 9801

Especificações Técnicas. Fonte de Alimentação CA Programável Modelo 9801 Especificações Técnicas Fonte de Alimentação CA Programável O modelo 9801 da B&K Precision é tanto uma fonte de alimentação CA programável, como também um instrumento de medições, tudo em um gabinete compacto

Leia mais

Multimedidor de Grandezas Elétricas e Harmônicas com Ethernet

Multimedidor de Grandezas Elétricas e Harmônicas com Ethernet CCK 7550S Multimedidor de Grandezas Elétricas e Harmônicas com Ethernet Medidor de energia multifunção com memórias de uso exclusivo (massa de medição e eventos para qualidade de energia), classe 0,2%

Leia mais

APRESENTAÇÃO A Empresa 3

APRESENTAÇÃO A Empresa 3 Janeiro/207 Índice APRESENTAÇÃO A Empresa 3 KITS DIDÁTICOS Visão Geral 4 Maletas Didáticas de Automação Industrial 6 Maleta Didática de Eletropneumática 9 Maleta Didática de Comandos Elétricos Maleta Didática

Leia mais

CURSO ENCARREGADO DE ELÉTRICA

CURSO ENCARREGADO DE ELÉTRICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA BAHIA Simões Filho-Ba CURSO ENCARREGADO DE ELÉTRICA 1. CARACTERÍSTICAS DO CURSO Nível: Capacitação de nível técnico Nome: Encarregado de Elétrica Carga horária:

Leia mais

CCK 7550S. Multimedidor de Grandezas Elétricas e Harmônicas com Ethernet

CCK 7550S. Multimedidor de Grandezas Elétricas e Harmônicas com Ethernet CCK 7550S Multimedidor de Grandezas Elétricas e Harmônicas com Ethernet CCK Automação - Catálogo WEB - CÓD.CATWEB - Rev.1 - CCK 7550S - 2 DESCRIÇÃO Medidor de energia multifunção com memórias de uso exclusivo

Leia mais

ARES 7023 Medidor Eletrônico de Energia Elétrica

ARES 7023 Medidor Eletrônico de Energia Elétrica ARES 7023 Medidor Eletrônico de Energia Elétrica Descrição O medidor ARES 7023 auxilia as concessionárias de energia a obter informações referentes ao consumo de energia elétrica de seus clientes. Projetado

Leia mais

MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ENERGIA

MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ENERGIA MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ENERGIA Joaquim Eloir Rocha 1 Os processos industriais estão cada vez mais sensíveis a pequenas perturbações que ocorrem freqüentemente nos sistemas elétricos. O

Leia mais

CONJUNTO DIDÁTICO PARA ESTUDO EM CLP (IEC )

CONJUNTO DIDÁTICO PARA ESTUDO EM CLP (IEC ) CONJUNTO DIDÁTICO PARA ESTUDO EM CLP (IEC 61131-3) FINAME: 3117197 MODELO: EE0005/EE00357 APRESENTAÇÃO A linha de Bancadas Didáticas, foi desenvolvida com alta tecnologia, visando às necessidades das Escolas

Leia mais

CCK 7550SF. Multimedidor de Grandezas Elétricas com Controle por Frequência

CCK 7550SF. Multimedidor de Grandezas Elétricas com Controle por Frequência CCK 7550SF Multimedidor de Grandezas Elétricas com Controle por Frequência DESCRIÇÃO CCK Automação - Catálogo - CCK 7550SF - 2 Equipamento preparado para o controle de demanda onde, para atendimento ao

Leia mais

O ANALISADOR DE ENERGIA CCK 7550S para medições itinerantes é baseado no medidor CCK7550S com as seguintes características técnicas:

O ANALISADOR DE ENERGIA CCK 7550S para medições itinerantes é baseado no medidor CCK7550S com as seguintes características técnicas: Analisador CCK7550S Analisador de Energia O ANALISADOR DE ENERGIA CCK 7550S para medições itinerantes é baseado no medidor CCK7550S com as seguintes características técnicas: Medição de energia e qualidade

Leia mais

BANCADA DE ELETRICIDADE INDUSTRIAL

BANCADA DE ELETRICIDADE INDUSTRIAL BANCADA DE ELETRICIDADE INDUSTRIAL DESCRIÇÃO A estação de trabalho deve apresenta estrutura composta por perfis de alumínio anodizado, aço carbono e painéis de partículas de média densidade (MDP), tampo

Leia mais

Analisador de Energia RE6001 ANALISADOR DE ENERGIA. Prog

Analisador de Energia RE6001 ANALISADOR DE ENERGIA. Prog EMBRASUL Analisador de Energia RE6001 EMBRASUL ANALISADOR DE ENERGIA EMBRASUL RE6001 Prog Amplo display gráfico; Fácil instalação e operação; Configurado por módulos opcionais; Excelente faixa de medição;

Leia mais

Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ELETROTÉCNICA

Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ELETROTÉCNICA T e c n o l o g i a Descubra as soluções EXSTO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ELETROTÉCNICA A EXSTO Tecnologia Instalada em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, região reconhecida pela constante evolução

Leia mais

ANALISADOR DE ENERGIA MODELO: ET-5062

ANALISADOR DE ENERGIA MODELO: ET-5062 ANALISADOR DE ENERGIA MODELO: CARACTERÍSTICAS Visualização em Tempo Real Parâmetros Gerais da Rede Tensão, Corrente, Frequência, Potências, Energia, Cos Φ, Flicker, Picos de Tensão e Transientes, Assimetria,

Leia mais

E M B R A S U L. embrasul.com.br. Analisador de Energia RE7040 RE7040

E M B R A S U L. embrasul.com.br. Analisador de Energia RE7040 RE7040 Analisador de Energia Para instalação em porta de painel; Atende PRODIST módulo 8 da ANEEL; Flicker, Harmônicas e outros eventos; Integração com o software de gestão de energia Power4000; Fácil instalação

Leia mais

Transdutor Digital MKM-02

Transdutor Digital MKM-02 [1] Introdução O Transdutor é um instrumento digital microprocessado, para instalação em fundo de painel, que permite a medição de parâmetros elétricos em sistema de corrente alternada (CA). É um instrumento

Leia mais

E M B R A S U L. embrasul.com.br. Analisador de Energia RE7040 RE7040

E M B R A S U L. embrasul.com.br. Analisador de Energia RE7040 RE7040 Analisador de Energia Para instalação em porta de painel; Atende PRODIST módulo 8 da ANEEL; Flicker, Harmônicas e outros eventos; Integração com o software de gestão de energia Power4000; Fácil instalação

Leia mais

Analisador CCK7550S. Analisador de Energia

Analisador CCK7550S. Analisador de Energia Analisador CCK7550S Analisador de Energia CCK Automação - Catálogo WEB - CÓD.CATWEB - Rev.1 - Analisador CCK7550S - 2 DESCRIÇÃO O ANALISADOR DE ENERGIA CCK 7550S para medições itinerantes é baseado no

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

ARES 7021 ARES 7031 Medidor Eletrônico de Energia Elétrica

ARES 7021 ARES 7031 Medidor Eletrônico de Energia Elétrica Descrição ARES 7021 ARES 7031 Medidor Eletrônico de Energia Elétrica O medidor ARES 7021 / 7031 auxilia as concessionárias de energia a obter informações referentes ao consumo de energia elétrica de seus

Leia mais

Medidor PowerLogic ION 7650 Especificações técnicas

Medidor PowerLogic ION 7650 Especificações técnicas Medidor PowerLogic ION 7650 Especificações técnicas Montagem de sobrepor em painéis DIN 186 x 186 mm Vista Frontal Vista Lateral Painel frontal Amplo display LCD ¼ VGA (320 x 240 pixeis, 87 x 112 mm) de

Leia mais

KPF-12. Controlador de Fator de Potência. [1] Introdução. [4] Grandezas medidas. [2] Princípio de funcionamento. [5] Precisão

KPF-12. Controlador de Fator de Potência. [1] Introdução. [4] Grandezas medidas. [2] Princípio de funcionamento. [5] Precisão [1] Introdução Controladores de fator de potência são instrumentos utilizados para medição e compensação de potência reativa em instalações elétricas. O fator de potência, definido pela razão entre potência

Leia mais

1. A partir do menu de configuração use os botões e para selecionar a opção saída pulso.

1. A partir do menu de configuração use os botões e para selecionar a opção saída pulso. 4.8 Saída de Pulso Esta opção permite você configurar a saída de pulso. A saída pode ser configurada para uma quantidade definida de pulso da energia ativa ou reativa. Use esta seção para definir a saída

Leia mais

Superintendência Comercial de Distribuição

Superintendência Comercial de Distribuição Superintendência Comercial de Distribuição DEPARTAMENTO DE MEDIÇÃO E PERDAS ETC 6.18 SISTEMA TRIFÁSICO PARA ENSAIOS, EM CAMPO, DE MEDIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA Abril/2015 CÓPIA NÃO CONTROLADA Verificar

Leia mais

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico.

A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. A Exsto Tecnologia atua no mercado educacional, desenvolvendo kits didáticos para o ensino tecnológico. Em um mundo digital, a tecnologia evolui de forma rápida e constante. A cada dia novos equipamentos,

Leia mais

ANALISADOR DE GRANDEZAS ELÉTRICAS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ANALISADOR DE GRANDEZAS ELÉTRICAS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA FOLHA: 1/5 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ETI - DD-SPSE 005/2015 GOIÂNIA DEZEMBRO/2015 FOLHA: 2/5 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ETI - DD-SPSE 005/2015 Elaborado por: Bruno César Maioli Aniceto DD-DPCS Mat.: 12003-0 Carlos

Leia mais

[1] Introdução. [2] Princípio de funcionamento. [3] Aplicações. [4] Grandezas medidas. [5] Precisão. [7] Condições ambientais relevantes

[1] Introdução. [2] Princípio de funcionamento. [3] Aplicações. [4] Grandezas medidas. [5] Precisão. [7] Condições ambientais relevantes [1] Introdução O Medidor de Energia e Transdutor Digital de Grandezas Elétricas Mult- K 120 é um instrumento digital microprocessado, para instalação em fundo de painel, que permite a medição de até 44

Leia mais

SISTEMA PARA ESTUDO E TREINAMENTO NO ACIONAMENTO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS COM INVERSOR DE FREQUÊNCIA E AQUISIÇÃO DE DADOS

SISTEMA PARA ESTUDO E TREINAMENTO NO ACIONAMENTO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS COM INVERSOR DE FREQUÊNCIA E AQUISIÇÃO DE DADOS DLB MAQCA 1893 SISTEMA PARA ESTUDO E TREINAMENTO NO ACIONAMENTO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS COM INVERSOR DE FREQUÊNCIA E AQUISIÇÃO DE DADOS Este conjunto didático de equipamentos foi idealizado para possibilitar

Leia mais

1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO. Aplica-se ao Departamento de Gestão Técnica Comercial, fabricantes e fornecedores da empresa. 3.

1. FINALIDADE 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO. Aplica-se ao Departamento de Gestão Técnica Comercial, fabricantes e fornecedores da empresa. 3. MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0016 MEDIDOR ELETRÔNICO MULTIFUNÇÃO PARA MEDIÇÃO INDIRETA PARA CLIENTES DO GRUPO B 1/9 1. FINALIDADE Estabelecer

Leia mais

RELATÓRIO DE ENGENHARIA. xxx QUALIDADE E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA SETEMBRO 2018

RELATÓRIO DE ENGENHARIA. xxx QUALIDADE E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA SETEMBRO 2018 RELATÓRIO DE ENGENHARIA xxx QUALIDADE E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA SETEMBRO 2018 Página 1 de 34 ÍNDICE 1.0 CLIENTE 4 2.0 OBJETIVO 4 3.0 PERÍODO DE AVALIAÇÃO 4 4.0 REPRESENTANTE DA EMPRESA 4 5.0 RESPONSÁVEL

Leia mais

Analisador de Energia RE7000

Analisador de Energia RE7000 EMBRASUL Analisador de Energia EMBRASUL E ANALISADOR DE ENERGIA Atende integralmente o módulo 8 do PRODIST da ANNEEL; Flicker, Harmônicas e outros distúrbios; Acesso remoto via 3G e WiFi; Amplo display

Leia mais

Analisador de Energia RE7000 ANALISADOR DE ENERGIA

Analisador de Energia RE7000 ANALISADOR DE ENERGIA EMBRASUL Analisador de Energia EMBRASUL E ANALISADOR DE ENERGIA Atende PRODIST módulo 8 da ANEEL; Flicker, Harmônicas e outros eventos; Acesso remoto via 3G e WiFi; Amplo display gráfico; Fácil instalação

Leia mais

Multimedidor MKM-G. [1] Introdução. [2] Princípio de funcionamento. [6] Características Elétricas. [3] Aplicações. [4] Grandezas medidas.

Multimedidor MKM-G. [1] Introdução. [2] Princípio de funcionamento. [6] Características Elétricas. [3] Aplicações. [4] Grandezas medidas. [1] Introdução O Multimedidor MKM-G é um instrumento digital microprocessado, para instalação em porta de painel, que permite a monitoração dos parâmetros básicos de um GMG (grupo moto gerador). Pode ser

Leia mais

Motors Automation Energy Coatings. Bancada Didática - BDMW

Motors Automation Energy Coatings. Bancada Didática - BDMW Motors Automation Enery Coatins Bancada Didática - BDMW Bancada Didática WEG A linha de bancada didática WEG, além de moderna, está mais completa, modular e flexível. Foi criada com o objetivo de auxiliar

Leia mais

Transdutor Digital MKM-01

Transdutor Digital MKM-01 [1] Introdução O Transdutor é um instrumento digital microprocessado, para instalação em fundo de painel, que permite a medição de até 33 parâmetros elétricos em sistema de corrente alternada (CA). Para

Leia mais

Carga-Horária: 90h (120h/a) Prof.: Dennys Alves-

Carga-Horária: 90h (120h/a) Prof.: Dennys Alves- Carga-Horária: 90h (120h/a) Prof.: Dennys Alves- http://docente.ifrn.edu.br/dennysalves Ementa Eletricidade como apoio ao exercício profissional do técnico em informática. Técnico de Nível Médio Integrado

Leia mais

Analisador Portátil de Energia MRG 508 MRG 508. Analisador Portátil de Energia

Analisador Portátil de Energia MRG 508 MRG 508. Analisador Portátil de Energia MRG 508 Vemos frequentemente componentes e equipamentos que falham nas redes elétricas, acredita-se, muitas vezes, que o motivo por trás disso são os efeitos de feedback das fiações elétricas. Somente

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA REGISTRADORES DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA REGISTRADORES DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET-DOTA-009/2017 REGISTRADORES DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS... 3 2.1 Medição mínima dos seguintes parâmetros... 4 2.2 Outros

Leia mais

SISTEMA FLEXÍVEL DE TREINAMENTO EM LINHAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADAS (8 ESTAÇÕES)

SISTEMA FLEXÍVEL DE TREINAMENTO EM LINHAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADAS (8 ESTAÇÕES) SISTEMA FLEXÍVEL DE TREINAMENTO EM LINHAS DE PRODUÇÃO AUTOMATIZADAS (8 ESTAÇÕES) MODELO: EE0034 DESCRIÇÃO: Este dispositivo é constituído por múltiplas estações de trabalho que podem ser utilizadas de

Leia mais

CVM-A1500. Analisador de redes com qualidade de fornecimento. Qualidade em todos os sentidos. Medição e Controlo

CVM-A1500. Analisador de redes com qualidade de fornecimento. Qualidade em todos os sentidos. Medição e Controlo Medição e Controlo CVM-A1500 Analisador de redes com qualidade de fornecimento Qualidade em todos os sentidos Tecnologia para a eficiência energética Qualidade da sua rede, dê uma vista de olhos O CVM-A1500

Leia mais

Observação:. Peças 1,00

Observação:. Peças 1,00 Processo..: 23117.001353/2017-71 Registro: 271 / 2017 Data da Emissão: 21/08/2017 Objeto Resumido: CONSUMO: MEDIDOR DE ENERGIA MÚLTIPLAS FUNÇÕES Modalidade de Julgamento: Menor Preço Data e Hora da Abertura:

Leia mais

Fernando ROCHA ABB Brasil Marketing Control 2015 Relé Inteligente UMC100.3 Produtividade e Eficiência para o seu Processo

Fernando ROCHA ABB Brasil Marketing Control 2015 Relé Inteligente UMC100.3 Produtividade e Eficiência para o seu Processo Fernando ROCHA ABB Brasil Marketing Control 2015 Relé Inteligente UMC100.3 Produtividade e Eficiência para o seu Processo Introdução do UMC100.3...produtos adequados para cada aplicação ABB oferece soluções

Leia mais

Quadro de Organização Curricular

Quadro de Organização Curricular Lei Federal n o 9394/96 Resoluções CNE/CEB nº 6/12 e 3/08, alterada pela Resolução CNE/CEB nº4/12 LEGISLAÇÃO Quadro de Organização Curricular UNIDADES CURRICULARES SEMESTRES CARGA HORÁRIA TOTAL 1 º 2 º

Leia mais

Analisador de Energia RE7080

Analisador de Energia RE7080 Analisador de Energia RE7080 Uso ao tempo (IP65); Atende PRODIST módulo 8 da ANEEL; Flicker, Harmônicas e outros eventos; Acesso remoto via 3G e WiFi; Amplo display gráfico; Fácil instalação e operação;

Leia mais

Multimedidor de Grandezas Elétricas MD4040

Multimedidor de Grandezas Elétricas MD4040 Multimedidor de Grandezas Elétricas MD4040 E M B R A S U L Grandezas Medidas: V, A, kwh, kvarh, kvarih, kvarch, FP, demanda ativa total, demanda reativa total, potência ativa, reativa e aparente; Rateio

Leia mais

MMW e PFW Multimedidor de Grandezas Elétricas e Controlador Automático do Fator de Potência

MMW e PFW Multimedidor de Grandezas Elétricas e Controlador Automático do Fator de Potência MMW e PFW Multimedidor de Grandezas Elétricas e Controlador Automático do Fator de Potência Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas MMW - Multimedidor de Grandezas Elétricas COFIABILIDADE

Leia mais

Soluções de Medição Integrada

Soluções de Medição Integrada Soluções de Medição Integrada Medição de Energia Elétrica Automação Predial e Industrial Serviços de Medição e Monitoramento Integração de Sistemas de Monitoramento MEDIDORES DE ENERGIA SERVIÇOS DE MEDIÇÃO

Leia mais

Analisador de Energia RE6000

Analisador de Energia RE6000 EMBRASUL Analisador de Energia RE6000 EMBRASUL EMBRASUL RE6000 Excelente custo/benefício; Composição por módulos; H Harmônicas até a 50ª ordem; T Transientes; N Medição da corrente de neutro; Fácil instalação;

Leia mais

AFQm. Filtro ativo multifunções. AFQm. Porque a qualidade importa

AFQm. Filtro ativo multifunções. AFQm. Porque a qualidade importa Porque a qualidade importa Abril 2019 Filtros ativos multifunções As novas tecnologias trazem novos benefícios, mas também novos problemas. Maior número de cargas Maior poluição através das linhas elétricas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Gerenciamento. Multimedidor de Grandezas Elétricas. Self Control

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Gerenciamento. Multimedidor de Grandezas Elétricas. Self Control MANUAL DO USUÁRIO Software de Gerenciamento Multimedidor de Grandezas Elétricas Self Control ÍNDICE 1.0 INTRODUÇÃO 4 1.1 Aplicações 4 2.0 CARACTERÍSTICAS 4 2.1 Compatibilidade 4 3.0 INSTALAÇÃO 4 4.0 INICIALIZAÇÃO

Leia mais

KIT DIDÁTICO DE ELETROTÉCNICA

KIT DIDÁTICO DE ELETROTÉCNICA KIT DIDÁTICO DE ELETROTÉCNICA MODELO: EE0204.EE0003 DESCRIÇÃO O Kit de Eletrotécnica (EE0003) é composto de módulos de placas individuais e removíveis para montagem na Bancada Principal (EE0204), contendo

Leia mais

Protocolos de Comunicação

Protocolos de Comunicação Protocolos de Comunicação São disponibilizados diversos protocolos de comunicação que garantem a integração em várias configurações do sistema. A configuração habitual inclui IEC 60870-5-104 (TCP/IP) para

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas PFW01. Controlador Automático do Fator de Potência

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas PFW01. Controlador Automático do Fator de Potência Motores Automação Eneria Transmissão & Distribuição Tintas PFW01 Controlador Automático do Fator de Potência www.we.net Controlador Automático do Fator de Potência O PFW01 é um controlador automático de

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 6 2 FREQUENCÍMETRO O frequencímetro permite verificar a frequência gerada por um

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 320h

Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 320h Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica CÂMPUS CRICIÚMA MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h Matemática Básica 64h - Eletricidade 64h - Medidas Elétricas I 32h - Desenho Técnico

Leia mais

Multimedidor Mult-K [1] Introdução Mult-K Foto ilustrativa [2] Princípio de funcionamento [5] Precisão Mult-K

Multimedidor Mult-K [1] Introdução Mult-K Foto ilustrativa [2] Princípio de funcionamento [5] Precisão Mult-K [1] Introdução O Multimedidor Mult-K é um instrumento digital microprocessado, para instalação em porta de painel, que permite a medição de até 44 parâmetros elétricos em sistema de corrente alternada

Leia mais

ANALISADOR DE TENSÃO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ANALISADOR DE TENSÃO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA FOLHA: 1/5 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ETI - DD-SPSE 004/2015 GOIÂNIA DEZEMBRO/2015 FOLHA: 2/5 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ETI - DD-SPSE 004/2015 Elaborado por: Bruno César Maioli Aniceto DD-DPCS Mat.:12003-0 Carlos

Leia mais