Autoavaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE 2013 Funcionários

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Autoavaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE 2013 Funcionários"

Transcrição

1 Autoavaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE Funcionários Foram analisadas as respostas dos funcionários técnico-administrativos da FACENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo um total de funcionários amostrados no primeiro semestre e no segundo semestre. O instrumento de coleta dos dados (anexo) foi dividido em questões referentes aos aspectos da profissão avaliados (Quadro I). As respostas foram expressas em valores inteiros de a e são mostradas como média dos valores atribuídos. Quadro I Autoavaliação do Desempenho Sistêmico Funcionários - Habilidade Técnica. Relacionamento Coordenador do setor/funcionário. Motivação. Assiduidade. Pontualidade. Responsabilidade. Relacionamento com os demais funcionários da instituição. As questões sobre pontualidade, assiduidade e responsabilidade as médias foram as mais altas nos dois semestres (Figura ), indicando que os próprios funcionários estão muito satisfeitos com seu desempenho, enquanto que as questões referentes à habilidade técnica e motivação (questões e ) apresentam médias mais baixas que as outras nos dois períodos avaliados. Isso talvez indique a necessidade de algum treinamento para aumentar a capacidade de desenvolver as habilidades. Além disso, o relacionamento com os outros funcionários recebeu avaliação mais baixa, talvez indicando um descontentamento no setor de trabalho.

2 Autoavaliação funcionários técnico-administrativos Figura Média dos valores atribuídos às respostas das questões presentes na Autoavaliação Sistêmica dos funcionários do curso de Medicina da FAMENE,. Avaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE Funcionários

3 Foram analisadas as respostas dos funcionários da FAMENE no período letivo e a um questionário estruturado, perfazendo um total de funcionários amostrados no primeiro semestre e no segundo semestre. O instrumento de coleta dos dados (anexo) foi dividido em questões referentes aos setores da instituição avaliados (Quadro I). As respostas foram expressas em valores inteiros de a e são mostradas em média dos valores atribuídos. Quadro I Avaliação do Desempenho Sistêmico Institucional Funcionários - - Nível de relacionamento entre a Direção do Curso e os funcionários. - Eficiência da Direção no atendimento às solicitações/sugestões dos funcionários. - Nível de relacionamento entre a Coordenação do Curso e os funcionários. - Eficiência da Coordenação no atendimento às solicitações/sugestões dos funcionários. - Eficiência da Secretaria no atendimento às solicitações e relacionamento com funcionários. - Eficiência da Biblioteca no atendimento às solicitações e quanto à atualização do acervo. - Eficiência da Tesouraria na atividade de cobrança, no relacionamento com os funcionários e no atendimento às solicitações. - Conformidade de sala de aula (conforto térmico, limpeza, etc). - Área de lazer (variedade dos lanches, eficiência no atendimento, etc). Banheiros (limpeza, odor, etc). - Biblioteca (horário, acervo, instalações, funcionalidade). - Laboratório (instalações, acesso, adequação, utilização). - Acesso e Segurança (comodidade, disponibilidade, facilidade). - Conservação (estado das salas, biblioteca, equipamentos de laboratório). Os valores médios de todas as relações e setores avaliados apresentam valores médios acima de, refletindo a eficiência e a boa relação com esses setores (Figura ). Com relação à infraestrutura, apenas a área de lazer, os banheiros e o acesso e segurança, principalmente o acesso apresentam valores médios abaixo de, e os aspectos de conformidade das salas de aula, a biblioteca, os laboratórios e a conservação geral mostram valores médios próximos ao máximo no ano de, enfatizando a qualidade na infraestrutura da instituição (Figura ).

4 Avaliação da eficiência e relação entre os setores da instituição Figura Média dos valores atribuídos às respostas das questões presentes na Avaliação Institucional dos funcionários referentes à gestão, no curso de Medicina da FAMENE,. Avaliação dos aspectos de infraestrutura da instituição Figura Média dos valores atribuídos às respostas das questões da Avaliação Institucional dos funcionários sobre à infraestrutura, no curso de Medicina da FAMENE,. Autoavaliação do Desempenho Docente da FAMENE -

5 Foram analisadas as respostas dos professores da FAMENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo um total de professores amostrados no primeiro semestre e amostrados no segundo. O instrumento de coleta dos dados (anexo) foi dividido em questões referentes ao desenvolvimento das atividades acadêmicas (Quadro ). As respostas foram expressas em valores numéricos de a e são mostradas em percentual da frequência de respostas. Quadro I Autoavaliação do Desempenho Docente - - Domínio e conhecimento dos assuntos; capacidade para argumentar com aprofundamento os temas; respostas satisfatórias às questões levantadas. - Ordem e clareza nas exposições; tratamento dos assuntos dentro de uma sequência lógica; capacidade de controlar intervenções e evitar desvios. - Criação de clima interpessoal favorável à aprendizagem. - Desenvolvimento das aulas de maneira ativa, atraindo a atenção da classe e incentivando a intervenção e a participação. - Não falta às aulas ou falta pouquíssimo. - Começo e término das aulas no horário previsto. - Demonstra ter preparado os assuntos de modo a apresentá-los com lógica, ordem, fluência e exemplos. - Realiza integração entre o conteúdo ministrado e outras disciplinas. Deixa claro a importância e o papel da disciplina para o curso. Na questão houve uma pequena melhora no percentual de respostas com valor entre os dois períodos letivos do ano avaliado (Figura ). Resultado semelhante aconteceu com a questão sobre a clareza das explicações em aula. O percentual da nota máxima aumentou (Figura ), indicando uma melhoria nesse aspecto, segundo os professores. A questão sobre o relacionamento entre professor e alunos na sala de aula, também mostra um pequeno aumento percentual no valor máximo de um período para o outro, semelhante as outras questões (Figura ).

6 Questão Domínio e conhecimento dos assuntos % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Docente do curso de Medicina da FAMENE, e. Questão Ordem e clareza nas exposições % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Docente do curso de Medicina da FAMENE, e.

7 Questão Criação de clima interpessoal favorável à aprendizagem % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Docente do curso de Medicina da FAMENE, e. Na avaliação sobre o desenvolvimento das aulas de maneira ativa, os professores se mostram satisfeitos, com mais de % deles se considerando com nota máxima (Figura ). No item assiduidade os professores também consideraram sua atuação muito boa, com mais de % da amostra se autoavaliando com a nota máxima (Figura ). Questão Desenvolvimento das aulas de maneira ativa % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Docente do curso de Medicina da FAMENE, e.

8 Questão Não falta às aulas ou falta pouquíssimo % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Docente do curso de Medicina da FAMENE, e. Questão Começo e término das aulas no horário previsto % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Docente do curso de Medicina da FAMENE, e. Nas respostas a questão diminuiu um pouco a pontualidade, nos conceitos no segundo período do ano e na questão nos dois períodos (Figura ), os docentes consideraram ter preparado os assuntos de modo a apresentá-los com lógica e fluência.

9 Questão Demonstra ter preparado os assuntos % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Docente do curso de Medicina da FAMENE, e. Questão Relacionamento com os demais docentes da instituição % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Docente do curso de Medicina da FAMENE, e. No último aspecto abordado no questionário (Figura ) observa-se que % da amostra considera que tem um bom relacionamento com os outros docentes da instituição, isso pode facilitar a integração entre os conteúdos ministrados nos outros módulos. Avaliação do Desempenho Sistêmico Institucional da FAMENE Corpo Docente

10 Foram analisadas as respostas dos professores da FAMENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo um total de professores amostrados no primeiro período e no segundo período. O instrumento de coleta dos dados (anexo) foi dividido em questões referentes aos setores da instituição avaliados (Quadro I). As respostas foram expressas em valores inteiros de a e são mostradas em percentual de frequência de respostas. Quadro I Avaliação do Desempenho Sistêmico Institucional Professores - - Nível de relacionamento entre a Direção do Curso e os Professores. - Eficiência da Direção no atendimento às solicitações/sugestões dos Professores. - Nível de relacionamento entre a Coordenação do Curso e os Professores. - Eficiência da Coordenação no atendimento às solicitações/sugestões dos Professores. - Eficiência da Secretaria no atendimento às solicitações e relacionamento com Professores. - Eficiência da Biblioteca no atendimento às solicitações e quanto à atualização do acervo. - Eficiência da Tesouraria na atividade de cobrança, no relacionamento com os Professores e no atendimento às solicitações. - Conformidade de sala de aula (conforto térmico, limpeza, etc). - Área de lazer (variedade dos lanches, eficiência no atendimento, etc). Banheiros (limpeza, odor, etc). - Biblioteca (horário, acervo, instalações, funcionalidade). - Laboratório (instalações, acesso, adequação, utilização). - Acesso e Segurança (comodidade, disponibilidade, facilidade). - Conservação geral (estado das salas, biblioteca, equipamentos de laboratório). Nas questões sobre a relação e a eficiência de alguns setores da instituição como: Coordenação; Direção; Secretaria; Biblioteca e Tesouraria, podemos observar que a maioria dos professores, atribuem notas entre e, mostrando que eles estão satisfeitos com esses setores avaliados (Figuras a ). Podemos verificar que os aspectos avaliados, na maioria das vezes, aumentaram seus resultados do período para, indicando o compromisso da instituição, igualmente aos anos anteriores, na melhoria do atendimento e das relações com todos os atores da comunidade acadêmica.

11 Questão Relacionamento Direção/Professores,%,%,%,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Eficiência da Direção,%,%,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,.

12 ,%,%,%,%,% Questão Relacionamento Coordenação/Professores,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Eficiência da Coordenação,%,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,.

13 Questão Eficiência da Secretaria,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Eficiência da Biblioteca,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,.

14 Questão Eficiência da Tesouraria,%,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Conformidade da sala de aula,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,.

15 Com relação aos questões referentes aos aspectos de infraestrutura como: sala de aula; área de lazer; biblioteca e laboratórios, os resultados mostram grande satisfação e nos aspectos de infraestrutura dos banheiros, área de lazer e acesso, mostram resultados com valores atribuidos um pouco mais baixos (Figuras, e ). Questão Área de Lazer,%,%,%,%,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Condições dos Banheiros,%,%,%,%,%,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,.

16 Questão Serviços da Biblioteca,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Condições dos Laboratórios,%,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,.

17 Questão Acesso e Segurança,%,%,%,%,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Conservação Geral,%,%,%,%,%,% % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Professores do curso de Medicina da FAMENE,. Autoavaliação do Desempenho Discente da FAMENE -

18 Foram analisadas as respostas dos alunos da FAMENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo um total de alunos amostrados no primeiro semestre e amostrados no segundo, aproximadamente % do total de alunos no ano. O instrumento de coleta dos dados (anexo) foi dividido em questões referentes ao desenvolvimento das atividades acadêmicas (Quadro ). As respostas foram expressas em valores numéricos de a e são mostradas em percentual da frequência de respostas. Quadro I Autoavaliação do Desempenho Discente - - Conhecimento anterior para acompanhar a disciplina. - Grau de motivação com relação à disciplina. - Grau de dificuldade na disciplina. - Meu desempenho na disciplina. - Dedicação aos estudos e atividades da disciplina ( horas/semana em estudos ou atividades extra-classe). - O conteúdo da disciplina ministrado é relevante para a minha formação. - Faz uso do material didático tanto intra quanto extraclasse. - Bibliografia indicada e utilizada. - Participação nos procedimentos de avaliação de aprendizagem. Procedimentos de avaliação da aprendizagem. - Participação em sala de aula. - Dedicação aos estudos. - Aproveitamento dos estudos. - Responsabilidade nos estudos. - Assiduidade e pontualidade. - Estratégias de aprendizagem. Na avaliação dos resultados de todas as questões referentes à autoavaliação dos alunos, podemos perceber que os percentuais das respostas seguem o mesmo padrão entre os semestres e. Nas primeiras quatro questões as notas mais altas têm um percentual um pouco menor do que as outras, onde é investigada qual a motivação, a dificuldade e o desempenho nas disciplinas (Figuras a ).

19 Questão Conhecimento anterior para acompanhar a disciplina % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Grau de motivação com relação à disciplina % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,.

20 Questão Grau de dificuldade na disciplina % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,. Na avaliação sobre a dedicação que eles tem ao estudo, o percentual de notas alta é elevado nos dois períodos (Figura ), bem como a utilização do material didático (Figura ). Assim como a maioria também afirma que participa em sala de aula e nos procedimentos de avaliação e ainda se dedicam ao estudo (Figuras a ). Questão Meu desempenho na disciplina % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,.

21 Questão Dedicação aos estudos e atividades da disciplina % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,. Questão O conteúdo da disciplina ministrado é relevante % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,.

22 Questão Faz uso do material didático % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Bibliografia indicada e utilizada % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,.

23 Questão Participação nos procedimentos de avaliação % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Participação em sala de aula % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,.

24 Questão Dedicação ao estudo % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE, Questão Aproveitamento % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,.

25 Questão Responsabilidade % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Pontualidade e assiduidade % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,.

26 Questão Estratégias de aprendizagem % % % % % % Figura à questão, presente na Autoavaliação do Desempenho Discente do curso de Medicina da FAMENE,. A pontualidade, responsabilidade e o aproveitamento obtiveram resultados muito bons (Figuras, e ). Os alunos consideram estar satisfeitos com o seu desempenho, fazendo muito bom uso de varias estratégias didáticas (Figura ) para aprimorar seu estudo e nível de conhecimento das disciplinas. Avaliação do Desempenho Docente pelos Alunos da FAMENE -

27 Foram analisadas as respostas dos alunos da FAMENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo um total de alunos amostrados no primeiro semestre e amostrados no segundo. O instrumento de coleta dos dados (anexo) foi dividido em questões referentes ao desenvolvimento das atividades acadêmicas (Quadro ). As respostas foram expressas em valores numéricos de a e são mostradas em percentual da frequência de respostas. Quadro I Avaliação do Desempenho Docente pelos Alunos - - Domínio e conhecimento dos assuntos; capacidade para argumentar com aprofundamento os temas; respostas satisfatórias às questões levantadas. - Ordem e clareza nas exposições; tratamento dos assuntos dentro de uma sequência lógica; capacidade de controlar intervenções e evitar desvios. - Criação de clima interpessoal favorável à aprendizagem. - Desenvolvimento das aulas de maneira ativa, atraindo a atenção da classe e incentivando a intervenção e a participação. - Não falta às aulas ou falta pouquíssimo. - Começo e término das aulas no horário previsto. - Demonstra ter preparado os assuntos de modo a apresentá-los com lógica, ordem, fluência e exemplos. - Realiza integração entre o conteúdo ministrado e outras disciplinas. Deixa claro a importância e o papel da disciplina para o curso. Na avaliação dos resultados de todas as questões referentes à avaliação dos docentes pelos alunos, podemos perceber que os percentuais das respostas seguem o mesmo padrão entre os aspectos e entre os semestres e. De modo geral todos os aspectos avaliados tiveram um aumento, mesmo que discreto nos percentuais dos valores mais altos, notas e (Figuras a ). Isso indica uma melhoria real na qualidade dos professores. A maioria das respostas apresentadas aqui é concordante com a autoavaliação dos professores.

28 Questão Domínio e conhecimento dos assuntos % % % % % % Figura a questão, presente na Avaliação do Desempenho Docente pelo aluno do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Ordem e clareza nas exposições % % % % % % Figura a questão, presente na Avaliação do Desempenho Docente pelo aluno do curso de Medicina da FAMENE,.

29 Questão Clima interpessoal favorável à aprendizagem % % % % % % Figura a questão, presente na Avaliação do Desempenho Docente pelo aluno do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Desenvolvimento das aulas de maneira ativa % % % % % % Figura a questão, presente na Avaliação do Desempenho Docente pelo aluno do curso de Medicina da FAMENE,.

30 Questão Não falta às aulas ou falta pouquíssimo % % % % % % Figura a questão, presente na Avaliação do Desempenho Docente pelo aluno do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Começo e término das aulas no horário previsto % % % % % % Figura a questão, presente na Avaliação do Desempenho Docente pelo aluno do curso de Medicina da FAMENE,.

31 Questão Demonstra ter preparado os assuntos % % % % % % Figura a questão, presente na Avaliação do Desempenho Docente pelo aluno do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Relacionamento com as demais disciplinas e conteúdos % % % % % % Figura a questão, presente na Avaliação do Desempenho Docente pelo aluno do curso de Medicina da FAMENE,. No último aspecto abordado no questionário (Figuras ) observa-se que um grande percentual da amostra total considera que os professores realizaram adequadamente a integração entre o conteúdo programático com as outras disciplinas. Avaliação do Desempenho Sistêmico da FAMENE ALUNOS

32 Foram analisadas as respostas dos alunos da FAMENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo um total de alunos amostrados no primeiro semestre e no segundo semestre, entre os períodos (P a P). O instrumento de coleta dos dados (anexo) foi dividido em questões referentes aos setores da instituição avaliados (Quadro I). As respostas foram expressas em valores inteiros de a e são mostradas em percentual de frequência de respostas. Quadro I Avaliação do Desempenho Sistêmico Institucional Alunos - - Nível de relacionamento entre a Direção do Curso e os Alunos. - Eficiência da Direção no atendimento às solicitações/sugestões dos Alunos. - Nível de relacionamento entre a Coordenação do Curso e os Alunos. - Eficiência da Coordenação no atendimento às solicitações/sugestões dos Alunos. - Eficiência da Secretaria no atendimento às solicitações e relacionamento com Alunos. - Eficiência da Biblioteca no atendimento às solicitações e quanto à atualização do acervo. - Eficiência da Tesouraria na atividade de cobrança, no relacionamento com os Alunos e no atendimento às solicitações. - Cumprimento das atividades didáticas. - Cumprimento dos programas da disciplina. - Contribuição aos conhecimentos dos alunos. - Conhecimento e acesso às atividades de pesquisa e de extensão. - Sistema de Avaliação. - Eficiência dos recursos didáticos. - Conformidades de sala de aula (conforto térmico, limpeza, etc). - Área de lazer (variedade dos lanches, eficiência no atendimento, etc). Banheiros (limpeza, odor, etc). - Biblioteca (horário, acervo, instalações, funcionalidade). - Laboratório (instalações, acesso, adequação, utilização). - Acesso e Segurança (comodidade, disponibilidade, facilidade). - Conservação geral (estado das salas, biblioteca, equipamentos de laboratório). Nas questões sobre a relação e a eficiência de alguns setores da instituição como: Coordenação; Direção; Secretaria; Biblioteca e Tesouraria, observarmos que a maior parte dos Alunos entrevistados, atribuem notas entre e, mostrando que estes setores são considerados satisfatórios para eles (Figuras a ).

33 Questão Relacionamento Direção/Alunos % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Eficiência da Direção % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,.

34 Questão Relacionamento Coordenação/Alunos % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Eficiência da Coordenação % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,.

35 Questão Eficiência da Secretaria % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Eficiência da Biblioteca % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,.

36 Questão Eficiência da Tesouraria % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Cumprimento das atividades didáticas % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Os aspectos didático-pedagógicos apresentam resultados semelhantes aos resultados já comentados sobre os setores institucionais, onde os percentuais de respostas com valores altos são os mais frequentes, com frequência média acima de % (Figuras a ). O acesso e conhecimento as atividades de Pesquisa e Extensão

37 mostra valores um pouco mais baixos (Figura ), o mesmo ocorre com o sistema de avaliação refletida nos resultados da questão (Figura ). Questão Cumprimento do programa da disciplina % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Contribuição dos conhecimentos obtidos no semestre % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,.

38 Questão Conhecimentos e acesso às atividades de Pesquisa e Extensão % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Pertinência do sistema de avaliação % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,.

39 Questão Eficiência dos recursos utilizados em sala de aula % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Conformidade de sala de aula % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,.

40 Questão Área de lazer % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Condição dos Banheiros % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,.

41 Questão Biblioteca % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Questão Laboratórios % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,.

42 Questão Acesso e segurança % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,. Com relação aos questões referentes aos aspectos de infraestrutura como: Sala de aula; Área de lazer; Banheiros; Biblioteca; Laboratórios; o Acesso e Segurança (Figuras a ), os resultados mostram satisfatoriedade nos equipamentos didáticos como sala de aula e laboratórios, além da conservação geral. Nos aspectos sobre as condições dos banheiros, a área de lazer e acesso e segurança que demostram um grau moderado de satisfação, ligeiramente abaixo dos resultados encontrados nos outros aspectos. Questão Conservação geral % % % % % % Figura à questão presente na Avaliação Sistêmica Institucional dos Alunos do curso de Medicina da FAMENE,.

Auto-Avaliação do Desempenho Docente da FACENE

Auto-Avaliação do Desempenho Docente da FACENE Auto-Avaliação do Desempenho Docente da FACENE - 2011 Foram analisadas as respostas dos professores da FACENE no período letivo 2011.1 e 2011.2, a um questionário estruturado, perfazendo um total de 80

Leia mais

Auto-Avaliação do Desempenho Discente da FACENE- 2011

Auto-Avaliação do Desempenho Discente da FACENE- 2011 Auto-Avaliação do Desempenho Discente da FACENE- 2011 Foram analisadas as respostas dos alunos da FACENE no período letivo 2011.1 e 2011.2, a um questionário estruturado, perfazendo um total de 358 alunos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2009.1 CORPO DOCENTE 2009.1 Auto-avaliação docente - 2009.1 Pontualidade no início e término das aulas 14,29% 28,57% Compatibilidade

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Relatório Geral das Disciplinas

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Relatório Geral das Disciplinas AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Relatório Geral das Disciplinas FIPEL 1 semestre 2010 Comissão Própria de Avaliação - CPA 1 Coordenação de Avaliação Institucional - COGEAV Equipe Técnica / Elaboração do Relatório

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL MÓDULO B 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS 2014

AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS 2014 AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS 2014 Instrumento para avaliação do curso de graduação em Ciências Econômicas por parte dos docentes que nele ministraram alguma disciplina durante o ano letivo

Leia mais

3. Formação Acadêmica. 4. Quais motivos levaram você a escolher as Faculdades INTA como local de trabalho? Mestrado (em andamento): 40 %

3. Formação Acadêmica. 4. Quais motivos levaram você a escolher as Faculdades INTA como local de trabalho? Mestrado (em andamento): 40 % 3. Formação Acadêmica Doutorado (Concluído): 40 % Mestrado (em andamento): 40 % Doutorado (em andamento): 0 % Mestrado (Concluído): 20 % 4. Quais motivos levaram você a escolher as Faculdades INTA como

Leia mais

Avaliação do Curso de Engenharia Civil da UTFPR Campus Apucarana por seus Discentes.

Avaliação do Curso de Engenharia Civil da UTFPR Campus Apucarana por seus Discentes. Avaliação do Curso de Engenharia Civil da UTFPR Campus Apucarana por seus Discentes. AVALIAÇÃO DISCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL O processo de autoavaliação do Curso de Engenharia Civil constitui-se

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA SUPERINTENDENTE ACADÊMICA

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE DE MONITORES EM DISCIPLINA QUESTIONÁRIO DO(A) ALUNO(A) DISCIPLINA: CURSO: MONITOR(A): PERÍODO DE REFERÊNCIA: INSTRUÇÃO Prezado(a)

Leia mais

DADOS SOBRE DOCENTES.

DADOS SOBRE DOCENTES. . DADOS SOBRE DOCENTES. Legenda utilizada: AR- Arquitetura EP- Engenharia de Produção GA- Gestão Ambiental RH- Recursos Humanos GH- Gestão Hospitalar RD- Radiologia SS- Serviço Social BI- Biomedicina EC-

Leia mais

ORIENTAÇÕES AVALIAÇÃO DA EQUIPE PRONATEC

ORIENTAÇÕES AVALIAÇÃO DA EQUIPE PRONATEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO- PRONATEC

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2015 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2015 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2015 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2015 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

Condições gerais da Biblioteca de Dianópolis

Condições gerais da Biblioteca de Dianópolis CÂMPUS DIANÓPOLIS UNITINS SUDESTE A avaliação interna da Unitins destacou como principais problemas identificados pelos discentes, docentes e técnicos administrativos, nas instalações físicas da universidade:

Leia mais

Relatório de autoavaliação do Instituto Superior de Educação e Trabalho ISET

Relatório de autoavaliação do Instituto Superior de Educação e Trabalho ISET Relatório de autoavaliação do Instituto Superior de Educação e Trabalho ISET No âmbito do processo de autoavaliação procurámos captar as opiniões de alunos e estudantes. Foi assim solicitado a estudantes

Leia mais

Pós-graduação EAD. Avaliação de Curso, Infraestrutura e Atendimento. (2º semestre de 2014)

Pós-graduação EAD. Avaliação de Curso, Infraestrutura e Atendimento. (2º semestre de 2014) Pós-graduação EAD Avaliação de Curso, Infraestrutura e Atendimento (2º semestre de 2014) Fevereiro/2015 FICHA TÉCNICA Período de aplicação Durante os meses de novembro e dezembro. Formato On-line, por

Leia mais

ENADE Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE MOSSORÓ

ENADE Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE MOSSORÓ ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE MOSSORÓ O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO

Leia mais

ANEXO III DA RESOLUÇÃO O65/CONSAD/08 FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DISCENTE

ANEXO III DA RESOLUÇÃO O65/CONSAD/08 FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DISCENTE ANEXO III DA RESOLUÇÃO O65/CONSAD/08 FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DISCENTE DISCIPLINA: PROFESSOR: 1- MODELO ATUAL 1. O relacionamento professor-aluno pode ser considerado: 2. A presença do professora as aulas

Leia mais

Avaliação Institucional Docentes

Avaliação Institucional Docentes Avaliação Institucional Docentes A avaliação é um processo fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, a Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Leia mais

Oficina de Formação A Utilização do Microsoft Excel na Atividade Docente (Data de início: 29/06/ Data de fim: 30/06/2015)

Oficina de Formação A Utilização do Microsoft Excel na Atividade Docente (Data de início: 29/06/ Data de fim: 30/06/2015) Oficina de Formação A Utilização do Microsoft Excel na Atividade Docente (Data de início: 29/06/2015 - Data de fim: 30/06/2015) I - Autoavaliação (formandos) A- Motivação para a Frequência da Ação 1- Identifique,

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERAL DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERAL DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERAL DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS - 2014/1 e 2014/2 - Comissão Própria de Avaliação Leonora Maria da Silva Prata Coordenadora Professores Manoel Francisco

Leia mais

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX RELATÓRIO AVALIAÇÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA PERÍODO 2015 TABELA 1 Adesão de docentes e discentes na avaliação 2015

Leia mais

Serra do Saber. Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Serra do Saber. Formação Pedagógica Inicial de Formadores Formação Pedagógica Inicial de Formadores Fundamentação Este curso apresenta de uma forma clara e recorrendo a uma metodologia teórico-prática, os conhecimentos necessários para a formação de formadores

Leia mais

BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO?

BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO? BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO? A Comissão própria de Avaliação (CPA) tem por objetivo coordenar e articular o processo interno de avaliação da Instituição,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRPDI Orientação Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, elaborado para um período de 5

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NAI ANO LETIVO DE 2009

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO NAI ANO LETIVO DE 2009 UNIVERSIDADE DANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL É preciso avaliar para mudar RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ANO LETIVO DE 2009 PERÍODO FEVEREIRO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC : Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Estância Turística de Tupã - SP Eixo Tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional: : Técnica

Leia mais

Questionário Grau de Satisfação dos Docentes 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário

Questionário Grau de Satisfação dos Docentes 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário 93 Questionário Grau de Satisfação dos Docentes 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário Pretende-se, com este questionário, fazer o levantamento de alguns aspetos que o GAP considera relevantes para

Leia mais

Avaliação do Curso de Engenharia Civil da UTFPR Campus Apucarana por seus Docentes.

Avaliação do Curso de Engenharia Civil da UTFPR Campus Apucarana por seus Docentes. Avaliação do Curso de Engenharia Civil da UTFPR Campus Apucarana por seus Docentes. AVALIAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL O processo de autoavaliação do Curso de Engenharia Civil constitui-se

Leia mais

Data: / / Instituição:Início da viagem técnica H Término da viagem técnica: H Responsável (eis) pela recepção na instituição (nome(s) e cargo(s))

Data: / / Instituição:Início da viagem técnica H Término da viagem técnica: H Responsável (eis) pela recepção na instituição (nome(s) e cargo(s)) RELATÓRIO DE VIAGEM TÉCNICA Este relatório deverá ser entregue ao coordenador (a) de estágio até 10 dias após a Visita Técnica. Nome do estagiário (a): Turma: Identificação do(s) professor(es) Nome(s):

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Anexo I da Resolução 02/2010 - ICED PROVA ESCRITA MATÉRIA: CANDIDATO(A): AVALIADOR(A): VALORAÇÃO PONTUAÇÃO ATRIBUIDOS 01. Inclui os elementos fundamentais (introdução, desenvolvimento

Leia mais

Relatório da Avaliação de Reação. Curso Gestão Integrada de Recursos

Relatório da Avaliação de Reação. Curso Gestão Integrada de Recursos Relatório da Avaliação de Reação Curso Gestão Integrada de Recursos Brasília-DF, 28 a 30 de junho de 2005 Relatório da Avaliação de Reação Curso Gestão Integrada de Recursos (atividade desenvolvida no

Leia mais

Relatório da Palestra: Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho

Relatório da Palestra: Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Relatório da Palestra: Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho Goiânia Maio de 2016 1. Descrição geral da atividade A, da Assembleia Legislativa do

Leia mais

O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti

O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti 1 http://www.bahianoticias.com.br O QUE É O ENADE? 2 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Integra o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA ANEXO III

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA ANEXO III SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA ANEXO III Fichas de Avaliação das Provas: Escrita, Didática e/ou Prática e de Títulos Porto Velho -RO SERVIÇO PÚBLICO

Leia mais

REVISÃO DO PERFIL DOS PROGRAMAS - atribuição de nota. (Efetuada na reunião de coordenadores na UFSC/Florianópolis nos dias: 06 e 07 março de 2003)

REVISÃO DO PERFIL DOS PROGRAMAS - atribuição de nota. (Efetuada na reunião de coordenadores na UFSC/Florianópolis nos dias: 06 e 07 março de 2003) REVISÃO DO PERFIL DOS PROGRAMAS - atribuição de nota (Efetuada na reunião de coordenadores na UFSC/Florianópolis nos dias: 06 e 07 março de 2003) A seguir estão definidos os critérios para avaliação e

Leia mais

BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA BOLETIM DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA NÚMERO 3 OUTUBRO 2011 CPA O QUE É ISSO? A Comissão própria de Avaliação (CPA) tem por objetivo coordenar e articular o processo interno de avaliação da Instituição,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

ANO LETIVO 2016/2017 PROFISSIONAIS

ANO LETIVO 2016/2017 PROFISSIONAIS ANO LETIVO 2016/2017 PROFISSIONAIS Departamento: Línguas Românicas Grupo Disciplinar: 350 Disciplina: ESPANHOL Módulo: 1 a 6 Ano: 1º, 2º, 3º Curso: Ensino Profissional- componente sociocultural Objeto

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses.

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO 3.1.1.1. Organização Didático-Pedagógica (3) (4) (5) previsão de alunos por turma em disciplina teórica de, no máximo, 80. relação aluno por docente,

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Garantias Penais Processuais da Cidadania

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Garantias Penais Processuais da Cidadania Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 215/217 1º semestre de 215 Garantias Penais Processuais da Cidadania 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS COORDENAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MANUAL DE MONITORIA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS COORDENAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MANUAL DE MONITORIA MANUAL DE MONITORIA A Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade FACEL acredita na importância do processo de monitoria para o desenvolvimento dos acadêmicos, desta forma estabeleceu uma normatização

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Ensino Básico 2º Ciclo CIÊNCIAS NATURAIS Peso na Avaliação Final Testes de avaliação e/ou outros trabalhos escritos; Aquisição de conhecimentos; Domínio da Língua Portuguesa ao nível da expressão oral

Leia mais

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA CALOUSTE GULBENKIAN DE BRAGA PLANO DE MELHORIA 2014 / 2016 ÍNDICE Introdução 3 Resultados da Avaliação Externa 4 Ações a contemplar no Plano de Melhoria 5 Conclusão 7 2 Introdução

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016/2017 A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 1 INTRODUÇÃO Enquadramento Normativo Avaliar o processo e os efeitos, implica

Leia mais

JUDÔ - (Certificado ISO 9001/2008)

JUDÔ - (Certificado ISO 9001/2008) JUDÔ - (Certificado ISO 9001/2008) Objetivos: Promover e desenvolver a prática do judô, contribuindo para a formação integral da criança, proporcionando-lhe melhor qualidade de vida. No tatame, o aluno

Leia mais

PROVA ESCRITA ESTUDO DE CASO

PROVA ESCRITA ESTUDO DE CASO PROVA ESCRITA ESTUDO DE CASO CESPE CEBRASPE TRERS Aplicação: 2015 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os

Leia mais

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Operador Informático 2012/2013

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Operador Informático 2012/2013 Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Operador Informático Língua Portuguesa 2012/2013 ATITUDES Formação para a cidadania. Apresentação dos materiais necessários, cumprimento de tarefas propostas, assiduidade,

Leia mais

FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA FSST AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 CORUMBÁ MS 2013

FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA FSST AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 CORUMBÁ MS 2013 1 FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA FSST AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 CORUMBÁ MS 2013 2 SUMÁRIO 1. FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA FSST... 03 2. A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA / 2011... 04 2.1

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional

Relatório de Autoavaliação Institucional Relatório de Autoavaliação Institucional Ano base 11-1 Serra Setembro de 11 Direção Prof. Maria Angela Loyola de Oliveira Coordenações Sistemas de Informação: André Ribeiro da Silva Administração: Márcio

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO POLÍCIA MILITAR CENTRO DE CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR COSTA VERDE.

ESTADO DE MATO GROSSO POLÍCIA MILITAR CENTRO DE CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR COSTA VERDE. PLANO DE ENSINO ESTADO DE MATO GROSSO POLÍCIA MILITAR CENTRO DE CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR COSTA VERDE. GRUPO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS CURSO CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL CPD 024, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL CPD 024, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL CPD 024, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2013 A Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Universidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM RECURSOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça/SP Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Engenharia Ambiental - Campus EAD INDICADOR Curso* Campus EAD* ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Direito Comercial e Empresarial Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio

Leia mais

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS Dispõe sobre a oferta de atividades de Monitoria no curso de graduação da Faculdade Processus e dá outras providências.

Leia mais

OIRegulamento para Reserva de Salas

OIRegulamento para Reserva de Salas OIRegulamento para Reserva de Salas 1. Informações Gerais 1.1. O uso da infra estrutura das salas tem por objetivo atender prioritariamente as atividades de ensino, seguidas da pesquisa, extensão e administrativas

Leia mais

CPA-UFPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CPA-UFPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ 1 CPA-UFPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PLANO DE TRABALHO julho 2010/março 2011 JULHO/2010 Requisição, junto às instâncias superiores, da legitimação e participação da

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PLANO DE TURMA

ORIENTAÇÕES PARA O PLANO DE TURMA ORIENTAÇÕES PARA O PLANO DE TURMA A melhoria da eficácia da resposta educativa decorre de uma articulação coerente entre: Projeto Educativo Currículo Plano de Turma Assim, o Plano de Turma, assume a forma

Leia mais

NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO DISCENTE - NAD

NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO DISCENTE - NAD FACULDADE DE TECNOLOGICA SENAI ÍTALO BOLOGNA - FATECIB NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO DISCENTE - NAD (APOIO AO DISCENTE E DOCENTE) Goiânia, Maio de 2010. EQUIPE DE ELABORAÇÃO: Elizete Lucilana Soares Liliane

Leia mais

Auto-avaliação 1.º Semestre Ano Lectivo 2010/2011

Auto-avaliação 1.º Semestre Ano Lectivo 2010/2011 O presente relatório é o resultado do processo de auto-avaliação realizado no 1.º semestre do ano lectivo 2010/2011. Os dados foram obtidos através das respostas dos alunos aos questionários de auto-avaliação,

Leia mais

Parágrafo único - As atividades desenvolvidas no Laboratório de Investigação

Parágrafo único - As atividades desenvolvidas no Laboratório de Investigação REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO DOS DESVIOS DA APRENDIZAGEM (LIDA) CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º - O Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA), da Faculdade

Leia mais

Resolução n 225, de 21 de junho R E S O L V E: Art. 1º - Alterar a redação do parágrafo 2º artigo 12 do Regimento Geral da Universidade:

Resolução n 225, de 21 de junho R E S O L V E: Art. 1º - Alterar a redação do parágrafo 2º artigo 12 do Regimento Geral da Universidade: Resolução n 225, de 21 de junho 2016. Aprova emendas ao Regimento Geral da Universidade, cria setores e dá outras providências. O Conselho Universitário CONSUNI, da Universidade do Planalto Catarinense

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico

Leia mais

Resultados da Pesquisa do Programa Internacional

Resultados da Pesquisa do Programa Internacional Resultados da Pesquisa do Programa Internacional Ano Acadêmico de / Conclusões Finais O resultado geral da pesquisa foi muito favorável, com apenas algumas áreas de melhoria. Porém, a equipe de liderança

Leia mais

PLANO DE CURSO RESUMIDO

PLANO DE CURSO RESUMIDO PLANO DE CURSO RESUMIDO CURSO Assistente de planejamento e controle de produção CBO 7842-05 CÓD.SGE 013.861 MODALIDADE Qualificação Profissional Básica ÁREA TECNOLÓGICA Gestão CARGA HORÁRIA 180 horas ITINERÁRIO

Leia mais

Psicologia da Educação Curso de Professores do Ensino Básico 1º Ciclo 2º Ano

Psicologia da Educação Curso de Professores do Ensino Básico 1º Ciclo 2º Ano Psicologia da Educação Curso de Professores do Ensino Básico 1º Ciclo 2º Ano Ano lectivo 2007/2008 Copyright, 2008 José Farinha, Prof. Adjunto Sumário da aula de hoje: Apresentação: Da equipa pedagógica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Qualificação:

Leia mais

Auto avaliação dos Estudantes de Graduação

Auto avaliação dos Estudantes de Graduação Auto avaliação dos Estudantes de Graduação Ano: 2009 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS UFG / CAC Subdividimos os questionário em tópicos: Didática e Obrigações dos Professores perguntas 1 a 12; Monitoria

Leia mais

CURSO DE ANÁLISE DE RECURSOS DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSOLIDADO

CURSO DE ANÁLISE DE RECURSOS DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSOLIDADO CURSO DE ANÁLISE DE RECURSOS DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSOLIDADO NATAL/RN Realização: 15 a 17 de junho de 2009. RELATÓRIO CONSOLIDADO Página 1 de 6 11/8/2009 1. Dados gerais Município

Leia mais

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO Capítulo I Princípios gerais: Art. 1º De acordo com o Projeto Pedagógico do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Redentor, os estágios supervisionados fazem

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

I A Importância da Formação de Professores de Sociologia para a Educação Básica.

I A Importância da Formação de Professores de Sociologia para a Educação Básica. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E INTEGRAÇÃO SOCIAL DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PROFESSOR: ROGERIO MENDES DE

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO 1 POLÍTICA DE SELEÇÃO 1.1 Objetivos Permitir o crescimento racional e equilibrado do acervo de acordo com cada curso; Identificar os elementos adequados à formação

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR 1.OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 1. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. GFUC previsto

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR 1.OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 1. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. GFUC previsto Curso Comunicação e relações Públicas Ano letivo 2015-16 Unidade Curricular Psicossociologia das Organizações ECTS 5 Regime Obrigatório Ano 2º Semestre 2º sem. Horas de trabalho globais Docente (s) Isabel

Leia mais

Normas Institucionais 1 REGULAMENTO E POLÍTICA DE USO DO ATELIÊ DO OBJETO. Eng. Umberto Palma FACULDADES OSWALDO CRUZ FAITER

Normas Institucionais 1 REGULAMENTO E POLÍTICA DE USO DO ATELIÊ DO OBJETO. Eng. Umberto Palma FACULDADES OSWALDO CRUZ FAITER 1 REGULAMENTO E POLÍTICA DE USO DO ATELIÊ DO OBJETO Eng. Umberto Palma FACULDADES OSWALDO CRUZ FAITER Faculdades Integradas Interamericanas FACULDADE DE DESENHO INDUSTRIAL DESIGN São Paulo / 2014 2 REGULAMENTO

Leia mais

CPA. Comissão Própria de Avaliação

CPA. Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA O espelho da instituição A Avaliação reflete os sentidos, sentimentos e percepções. A consciência é requisito básico para garantir a veracidade do diagnóstico. CPA

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO

Leia mais

1 EMENTA 2 OBJETIVOS DO COMPONENTE CURRICULAR 3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Cálculo e Raios e comprimentos Plano cartesiano Análise de gráficos

1 EMENTA 2 OBJETIVOS DO COMPONENTE CURRICULAR 3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Cálculo e Raios e comprimentos Plano cartesiano Análise de gráficos PLANO DE ENSINO Disciplina Fundamentos de Matemática Código Docente Daniela Macêdo Damaceno Pinheiro Semestre I/2013.1 Carga horária 80h 1 EMENTA Frações Produtos notáveis Funções, equações e inequações

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. OBJETIVOS GERAIS: Caracterizar o Direito Civil em seus elementos básicos, modalidades, atos, inter-relações e implicações.

PROGRAMA DE DISCIPLINA. OBJETIVOS GERAIS: Caracterizar o Direito Civil em seus elementos básicos, modalidades, atos, inter-relações e implicações. PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO CIVIL I Código da Disciplina: JUR 326 Curso: DIREITO Semestre de Oferta da Disciplina: 2º Faculdade Responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Elza Cristina Giostri elza@sociesc.org.br PROGRAMA Apresentação Diagnóstico de conhecimento e necessidades Conceito Geral Elaboração do relatório

Leia mais

Questionário aos Professores. Apresentação dos dados. Equipa de autoavaliação

Questionário aos Professores. Apresentação dos dados. Equipa de autoavaliação Questionário aos Professores Apresentação dos dados Equipa de autoavaliação Inquérito dos Professores Informação de enquadramento: Responderam ao inquérito 47 professores com idades compreendidas entre

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça / SP EIXO Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio

Leia mais

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação 25 de maio de 2016 EIXO 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e avaliação Fragilidades Melhorar as reuniões da CPA e reestruturar

Leia mais

ANÁLISE DE PRÉ-PROJETO

ANÁLISE DE PRÉ-PROJETO BAREMA 01 ANÁLISE DE PRÉ-PROJETO ITENS DE AVALIAÇÃO Pontuação Máxima 1. Tema e Relevância do Projeto Pertinência com a proposta do curso 01 Originalidade 01 2. Delimitação do Problema Abordagem clara do

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Plano de ensino. 2) Objetivos Promover a leitura e interpretação de artigos científicos com rigor acadêmico.

Plano de ensino. 2) Objetivos Promover a leitura e interpretação de artigos científicos com rigor acadêmico. Plano de ensino 1) Identificação Curso Nutrição Disciplina Leitura e Interpretação de Artigos Científicos na Área da Saúde Carga horária 34h Semestre letivo 01/2012 Professor Franceliane Jobim Benedetti

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior em Administração FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

A- INSTITUIÇÃO DE ENSINO

A- INSTITUIÇÃO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE FISIOTERAPIA FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 050/2014. Anexo 2 Atribuições dos Cargos

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 050/2014. Anexo 2 Atribuições dos Cargos SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 050/2014 Anexo 2 Atribuições dos Cargos AGENTE DE APOIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL Acompanhar, auxiliar e orientar os alunos nas Atividades de Vida

Leia mais

Alunos, professores, demais profissionais da educação e de outras áreas interessadas nos temas.

Alunos, professores, demais profissionais da educação e de outras áreas interessadas nos temas. A Educação Especial é definida pela LDBEN 9394/96 como modalidade de educação escolar que permeia todas as etapas e níveis do ensino. As escolas especiais assumem um papel importante, no sentido de apoiar

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA FLORESTAL (TCC EF) I. DEFINIÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, todo aluno do Curso de Engenharia Florestal deverá, obrigatoriamente,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS LABORATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ CAPÍTULO I

REGIMENTO INTERNO DOS LABORATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ CAPÍTULO I REGIMENTO INTERNO DOS LABORATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA Este regimento estabelece as normas de organização e funcionamento dos Laboratórios do Curso de Engenharia Florestal da Universidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

PROGRAMA VIVÊNCIA PROFISSIONAL : REGULAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL / ESTÁGIO. Escola SENAI Anchieta

PROGRAMA VIVÊNCIA PROFISSIONAL : REGULAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL / ESTÁGIO. Escola SENAI Anchieta PROGRAMA VIVÊNCIA PROFISSIONAL : REGULAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL / ESTÁGIO Escola SENAI Anchieta Sumário Página 01 Prática Profissional / Estágio 03 02 Da carga horária da Prática Profissional / Estágio

Leia mais