CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS /METAS CURRICULARES. Expressão e Educação Físico Motoras GINÁSTICA
|
|
- Luiz Eduardo Casado Álvares
- 4 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 AGRUPAM EN TO DE CLARA DE RESEN DE Escola EB1 João de Deus COD Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Expressões e Educação Físico-Motora, Musical, Dramática e Plástica do 4.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível do desempenho nas seguintes áreas de aprendizagem: CONTEÚDOS Expressão e Educação Físico Motoras GINÁSTICA Realizar Acções motoras básicas Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas da resistência geral, da velocidade de reação simples e complexa, de execução das acções motoras básicas e de deslocamento, da flexibilidade, do controlo da postura, do equilíbrio dinâmico em situação de voo, de aceleração e de apoio instável e ou limitado, do controlo de orientação espacial, do ritmos e da agilidade. Participar com empenho no perfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de actividades, procurando realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade. Realizar acções motoras básicas com aparelhos portáteis, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, conjugando as qualidades da acção própria ao efeito pretendido pela movimentação do aparelho. Realizar acções motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, coordenando a sua acção para aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação. Realizar habilidades gímnicas básicas em esquemas ou sequências no solo e em aparelhos, encadeando e ou combinando as acções com fluidez e harmonia de movimentos. Participar com empenho no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de actividades, procurando realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade. Eleva o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas: Resistência Geral; Velocidade de Reacção simples e complexa de Execução de acções motoras básicas, e de Deslocamento; Flexibilidade; Controlo de postura; Equilíbrio dinâmico em situações de «voo», de aceleração e de apoio instável e ou limitado; Controlo da orientação espacial; Ritmo; Agilidade. Coopera com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação com os colegas e o professor. Realiza ações motoras básicas: com aparelhos portáteis (bolas, arcos, cordas); e deslocamento. Jogos Conhece regras de jogos e outras actividades desportivas. Pratica jogos/exercícios diversos. Empenha-se na melhoria das capacidades.
2
3 JOGOS CONTEÚDOS ACTIVIDADES RÍTMICAS EXPRESSIVAS (DANÇA) Cooperar com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação com os colegas e professor. Participar em jogos ajustando a sua iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação às oportunidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas a acções técnico-tácticas fundamentais, com oportunidade e correcção de movimentos. Combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou tems combinados com os colegas e professor, de acordo com a estrutura rítmica e melodia de composições musicais. Participa em jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação, às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas e acções técnico-tácticas fundamentais, com oportunidade e correcção de movimentos. Eleva o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas: Resistência Geral; Velocidade de Reacção simples e complexa de Execução de acções motoras básicas, e de Deslocamento; Flexibilidade; Controlo de postura; Equilíbrio dinâmico em situações de «voo», de aceleração e de apoio instávele ou limitado; Controlo da orientação espacial; Ritmo; Agilidade. Coopera com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação com os colegas e o professor. Participa com empenho no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de atividades, procurando realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade.
4 Expressão e Educação Musical e Dramática Sons e ritmos Canções, lengalengas e rimas Movimentos Compreensão de jogos de comunicação verbal/não verbal Cantar as suas músicas e as dos outros, utilizando diversas técnicas vocais simples. Tocar músicas. Apresentar publicamente peças musicais utilizando instrumentos e técnicas interpretativas simples. Seleccionar e organizar diferentes tipos de materiais sonoros para se expressar. Explorar ideias sonoras e musicais partindo de determinados estímulos e temáticas. Inventar, criar e registar pequenas composições e acompanhamentos simples com aumento progressivo de segurança, imaginação e controlo. Explorar e responder aos elementos básicos da música. Identificar e explorar a qualidade dos sons, Diz rimas e lengalengas. Canta. Faz diferentes batimentos. Tenta identificar sons da natureza e reproduzi-los. Cria novos instrumentos. Produz variados sons vocais. Cria novos instrumentos com materiais diversos. Identifica sons da natureza e com eles compõe uma canção. Faz experimentação, desenvolvimento e criação musical. Identificar auditivamente mudanças rítmicas, melódicas e harmónicas Utilizar vocabulário e simbologias simples e apropriadas para descrever e comparar diferentes tipos e sons e peças musicais de diferentes estilos e géneros Reconhecer a música como parte do quotidiano e as diferentes funções que ela desempenha. Identificar diferentes culturas musicais e os contextos onde se inserem
5 EDUCAÇÃO DRAMÁTICA JOGOS DE EXPLORAÇÃO DO CORPO E DA VOZ. Movimenta-se livremente Orienta-se e desloca-se no espaço com várias intencionalidades Compreende jogos de comunicação verbal/não verbal Cria/produz personagens/histórias nos jogos Jogos de exploração do espaço Linguagem não verbal Jogos dramáticos Relacionar-se e comunicar com os outros. Explorar diferentes formas e atitudes corporais. Explorar maneiras pessoais de desenvolver o movimento. Explorar diferentes tipos de emissão sonora. Aliar gestos e movimentos ao som. Reconhecer e reproduzir sonoridades. Explorar, individual e colectivamente, diferentes níveis e direcções no espaço. Utilizar, recriar e adaptar o espaço circundante. Orientar-se no espaço através de referências visuais, auditivas e tácteis. Utilizar e transformar o objecto, através da imaginação. Movimenta-se de forma livre e pessoal: sozinho e aos pares. Explora o movimento global e os movimentos segmentares do corpo Explora as diferentes possibilidades expressivas, imaginando-se com outras características corporais: diferentes atitudes corporais, diferentes ritmos corporais, diferentes formas, diferentes factores de movimento (firme/suave; súbito/sustentado; directo/flexível; controlado/livre). Experimenta maneiras diferentes de produzir sons. Alia a emissão sonora a gestos/movimentos. Explora o espaço circundante. Adapta a diferentes espaços os movimentos e a voz. Orienta-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis. Desloca-se em coordenação com um par. Explora as qualidades físicas dos objetos. Explora as relações possíveis do corpo com os objetos. Desloca-se com o apoio de um objeto: individualmente e em coordenação com um par. Explora as transformações de objetos imaginando-os com outras características e utilizando-os em ações. Utiliza espontaneamente atitudes, gestos, movimentos. Reage espontaneamente, por gestos/movimentos a sons, palavras, ilustrações, atitudes, gestos. Reproduz movimentos: máscaras, fantoches. Inventa e utiliza máscaras, fantoches, marionetas. Improvisa individualmente atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estímulos (sonoros, verbais, objeto real ou imaginado, tema). Explorar o uso de máscaras, fantoches e marionetas. Mimar atitudes, gestos e acções. Realizar improvisações e dramatizações a partir de histórias ou situações simples.
6 Linguagem verbal Linguagem gestual Participar na criação oral de histórias. Observar, escutar e apreciar o desempenho dos outros Participa em jogos de associação de palavras por afinidade sonora e afinidade semântica. Experimenta diferentes maneiras de dizer um texto: lendo, recitando. Conhecer e vivenciar os elementos da dança Inventa novas linguagens sonoras ou onomatopaicas. Improvisa palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos, constituindo sequências de acções situações recriadas ou imaginadas, a partir de objectos, um local, uma acção, personagen, um tema. Inventa, constrói e utiliza adereços e cenários.
7 Expressão e Educação Plástica modelagem, construções, desenho, pintura, recorte, colagem, dobragem, para se expressar livremente ou para cumprir finalidades diversas. Utiliza instrumentos como: agrafador, furador, tesoura Experimentar a leitura de formas visuais em diversos contextos pintura, escultura, fotografia, cartaz, banda desenhada, televisão, vídeo, cinema e internet. Ilustrar visualmente temas e situações. Explorar a relação imagem - texto na construção de narrativas visuais. Identificar e utilizar códigos visuais e sistemas de sinais. Explora e tira partido da resistência e plasticidade: terra, areia barro, massa de cores, pasta de madeira, pasta de papel. Modela. Esculpe em barras de sabão, em cortiça, em cascas de árvore macias. Liga/cola elementos para uma construção. Ata/agrafa/prega elementos para uma construção. Desmonta e monta objetos. Inventa novos objetos utilizando materiais ou objetos recuperados. Faz construções a partir de representação no plano (aldeias, maquetas). Adapta e recria espaços utilizando materiais ou objectos de grandes dimensões (cabanas, casas de bonecas, ). Modelagem e escultura Construções Desenho de expressão livre. Desenha utilizando diferentes suportes. Explora as possibilidades técnicas de dedos, paus, giz, lápis de cor, lápis de grafite, carvão, lápis de cera, feltros, tintas, pincéis,, utilizando suportes de: diferentes tamanhos, diferentes espessuras, diferentes texturas, diferentes cores. Ilustra de forma pessoal. Inventa sequências de imagens com ou sem palavras. Cria frisos de cores preenchendo quadrículas. Desenha plantas e mapas. Contorna objectos, formas, pessoas. Utiliza livremente a régua, o esquadro e o compasso. Pinta livremente. Explora as possibilidades técnicas de diferentes materiais. Faz experiências de mistura de cores.
8 Exploração de técnicas diversas de expressão Recorte, Colagem, Dobragem Impressão Cartazes Reconhecer processos de representação gráfica convencional. Identificar e experimentar diferentes modos de representar a figura humana. Reconhecer diferentes formas de representação do espaço. Organizar formalmente espaços bidimensionais e tridimensionais Utilizar conhecimentos sobre a compreensão e representação do espaço nas suas produções. Identificar os elementos integrantes da expressão visual linha, textura e cor. Compreender e utilizar intencionalmente a estrutura das formas através da interpretação dos seus elementos. Relacionar as formas com os factores condicionantes físicos, funcionais e expressivos da Matéria. Compreender a natureza da cor e a sua relação com a luz, aplicando os conhecimentos nas suas experimentações plásticas. Explora as possibilidades de diferentes materiais. Faz composições usando diferentes materiais. Fazr dobragens. Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície (destacando figuras e pondo-as de pé, abrindo portas ). Estampa elementos naturais. Faz monotipias. Faz estampagem de água e tinta oleosa. Imprime com carimbos (feitos em vegetais, cortiça, ). Utiliza diferentes materiais: tecidos, tiras de pano, lãs, botões, cordas, elementos naturais. Utiliza a máquina fotográfica para a recolha de imagens. Constrói sequências de imagens. Faz composições com fim comunicativo (usando a imagem, a palavra, recortando e colando elementos, desenhando e escrevendo, imprimindo e estampando).
PLANIFICAÇÕES 4º Ano
2016-2017 PLANIFICAÇÕES 4º Ano Setembro 2016 0 PORTUGUÊS Dia da alimentação Magusto - Apresentação de livros; - Apresentação de livros; 1 MATEMÁTICA - Números naturais; - Números racionais não negativos.
CURRÍCULOS 2015/2016
CURRÍCULOS 2015/2016 Ensino Regular Departamento: 1º Ciclo Disciplina: Expressões Artísticas e Físico-Motora Ano de Escolaridade: 4º Ano 1.º Período Aulas Previstas: 63 DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA
Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo -
Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo - EXPRESSÃO PLÁSTICA BLOCO 1 DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES MODELAGEM E ESCULTURA Explorar e tirar partido da resistência
Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide. Planificação Anual Expressões Artísticas 3.º ano
Expressão Plástica BLOCO 1 DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES Modelagem e escultura 1. Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade: terra, areia barro massa de cores 1º P 2º P 3ºP
CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014
1ºCiclo 4º ano Unidade temática / Conteúdos Objetivos específicos Critérios de EDUCAÇÃO MUSICAL Jogos de exploração Voz Corpo Dizer rimas e lengalengas Entoar rimas e lengalengas Cantar canções Reproduzir
DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar
2.º ANO DE ESCOLARIDADE EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA Domínio/ Metas a atingir Subdomínio JOGOS DE EXPLORAÇÃO Corpo: 1. Movimentar- se de forma livre e pessoal: sozinho/aos pares; 2. Explorar as atitudes
Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora
Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Bloco/Conteúdos N.º de aulas Expressão Físico- Motora Ginástica - Realização de habilidades gímnicas básicas em
PLANIFICAÇÃO DE SETEMBRO/ OUTUBRO
PLANIFICAÇÃO DE SETEMBRO/ OUTUBRO / - Utilizar várias técnicas: colagem, recorte impressão, - Ligar e colar elementos para uma construção. de exploração do corpo de exploração da voz / Cartazes - Movimentar-se
Critérios de Avaliação
Disciplina: Português Período: 1º Testes 15% Fichas de Trabalho 15% Trabalhos de grupo/ pares 5% Trabalhos individuais Criatividade/Imaginação -------------------------------------- Domínio de técnicas
3º ANO DE ESCOLARIDADE
Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho
Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015
Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015 Área Temas/Conteúdos Competências Objetivos Avaliação EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA À Descoberta e organização
CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA
CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades
Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA - CANTANHEDE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DO 1.º CEB - ATIVIDADES LÚDICO-EXPRESSIVAS - EXPRESSÃO MUSICAL Planificação Anual 1 e 2º Anos 2015/2016 Blocos
DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Expressões Artísticas e Físico Motoras 1.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Expressões Artísticas e Físico Motoras 1.º ano 2015/2016 Expressão
Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas
Departamento Curricular/Ciclo: 1º Ciclo Área Curricular: Expressões Artísticas e Físico-motoras Ano de escolaridade: 1º ano Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida
CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO
CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO - 1ºAno e 2ºAno de escolaridade Domínios Competências Avaliação Sabe escutar para reproduzir pequenas mensagens e para
Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas
Departamento Curricular: 1º ciclo Ano de escolaridade: 3º ano Área Curricular: Expressões Artísticas e Físico-motoras Ano letivo:2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala de
CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO
CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA 1ºAno e 2ºAno de escolaridade Domínios Competências Sabe escutar para reproduzir pequenas mensagens
Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017
Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas
PLANIFICAÇÃO ANUAL
PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Expressão e Educação Plástica Ano de Escolaridade: 2º ano Mês: setembro/outubro COMUNICAÇÃO VISUAL ELEMENTOS DA FORMA
PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo
Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Escola Básica e Secundária de Refojos de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo Língua
PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Expressões 4.ºano
PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Expressões 4.ºano EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA-MOTORA Domínio/ Subdomínio GINÁSTICA JOGOS ATIVIDADES RÍTMICAS Metas a atingir Habilidades gímnicas básicas: 1. Executar a cambalhota
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período
PROGRAMÁTICOS / Planificação anual 1º Ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral; Entoação e ritmo; Campo semântico, campo lexical; Instruções, indicações; Informação
Nota: As competências seguem em anexo e serão articuladas com os conteúdos nas planificações mensais
Nota: As competências seguem em anexo e serão articuladas com os conteúdos nas planificações mensais 1 Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo EB1/JI de Área: Língua Portuguesa Planificação do 1º
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período
PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral Expressão oral Leitura Escrita Conhecimento explícito da língua Plano fonológico e
PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO
Expressão Dramática Experimentação Criação Fruição Análise Pesquisa O Corpo e a Voz: Jogos dramáticos Jogos de exploração de espaço Orientação no espaço Explorar as diferentes possibilidades do corpo e
Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia
Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico 2 Formação Pessoal e Social- Convivência Democrática/ Cidadania 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico
Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas
Departamento Curricular/Ciclo: 1ºCiclo Disciplina: Expressões Artísticas e Físico-motoras Ano de escolaridade: 2ºano Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala de
Planificação Trimestral de Expressões/ Áreas Curriculares Não Disciplinares
Planificação Trimestral de Expressões/ Áreas Curriculares Não Disciplinares 4.º ano Ano letivo 2011/2012-1º período Áreas Blocos/ Temas Competências / Níveis de desempenho Conteúdos Atividades/ Recursos
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO
CRITÉRIOS GERAIS DE DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva; Escutar discursos para aprender e construir conhecimentos; Utilizar técnicas para registar e reter a informação.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL PRINCÍPIOS ORIENTADORES A prática do canto constitui a base da expressão e educação musical no 1. o ciclo. É uma actividade de síntese na qual se vivem momentos de profunda
A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )
Área: Expressões Artísticas ANO: 1º ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 1 0 CICLO DOMÍNIO SUBDOMÍNIO METAS COMPETÊNCIAS Dramática Teatro da Capacida e Dramática e Criação/ Fruição
PROGRAMA AEC s Atividades Lúdico Expressivas 2015/2016
PROGRAMA AEC s Atividades Lúdico Expressivas 2015/2016 1º, 2º e 3º anos de escolaridade I-INTRODUÇÃO Segundo o Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho, as atividades lúdico-expressivas integram uma ou mais
Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano
Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano (Carga horária: Português
DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código
CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Português - Intervenção e participação adequadas - Capacidade discursiva oral - Utilização de vocabulário adequado ao contexto comunicativo
Janeiro. Março/Abril
Outubro Jogos de exploração da voz Planificação Anual Expressão e Educação Musical 1.º ano 1º Período 2º Período 3º Período Dizer e entoar rimas e lengalengas Experimentar sons vocais (todos os que a criança
Desempenho mínimo esperado (S 1º, 2º e 3º anos)
Critérios Específicos por ano e por disciplina curricular 1.º Ciclo Critérios de Avaliação 1.º, 2.º, 3.º e 4.º Anos de escolaridade Elementos a avaliar Insuficiente (4º ano) Desempenho mínimo esperado
ESCOLA BÁSICA DE AGUADA DE CIMA
ESCOLA BÁSICA DE AGUADA DE CIMA PLANIFICAÇÃO MÉDIO / LONGO PRAZO ANO LECTIVO: 2011/2012 ANO DE ESCOLARIDADE: 4º ano Gestão letiva 1º PERÍODO setembro/ outubro setembro/outubro ESCOLA BÁSICA Nº 1 DE AGUADA
Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho
PLANO CURRICULAR PORTUGUÊS Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e
PLANIFICAÇÕES 1º Ano
2016-2017 PLANIFICAÇÕES 1º Ano Setembro 2016 0 PORTUGUÊS 1º Período Conteúdos COMPREENSÃO ORAL - Entoação e ritmo - Campo semântico, campo lexical - Instruções e indicações - Informação essencial e acessória
ESCOLA BÁSICA AGUADA DE CIMA PLANIFICAÇÃO MÉDIO / LONGO PRAZO
ESCOLA BÁSICA AGUADA DE CIMA PLANIFICAÇÃO MÉDIO / LONGO PRAZO ANO LECTIVO: 2011/2012 ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ano Gestão lectiva 1º PERÍODO Setembro / Outubro Setembro Outubro Língua Portuguesa ESCOLA BÁSICA
Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano
Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária:
DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código Ano Letivo 2016/2017
Português - Intervenção e participação adequadas - Capacidade discursiva - Utilização de vocabulário adequado ao contexto comunicativo - Identificação do essencial num discurso - Leitura fluente de textos
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
AGRUPAMENO DE ESCOLAS MARIM DE FREIAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE RABALHO ANUAL ESUDO DO MEIO* 2º Ano de escolaridade Blocos de aprendizagens Objetivos de ação / Conteúdos Meses s o n
3º ANO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS de AVALIAÇÃO
3º ANO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS de AVALIAÇÃO Ano Letivo 2016-17 PORTUGUÊS DOMÍNIO APRENDIZAGENS MENÇÃO ORALIDADE - Apresenta dificuldades em escutar, para aprender e construir conhecimentos. - Produz um discurso
Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios
Português Ano Departamento de Ciclo 2012/2013 - Realização de fichas de trabalho - Trabalhos individuais - Envolvimento em trabalho de grupo - Testes escritos Desempenhos / Critérios Exprime-se com clareza
Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017
Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima
Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Planificação Anual Atividade Física e Desportiva Ano Letivo 2015 /2016 Enquadramento
Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Planificação Anual Atividade Física e Desportiva Ano Letivo 2015 /2016 Enquadramento Durante a realização da atividade física, a criança ao efetuar diferentes
Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo)
Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo) Domínio: Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação Subdomínio: Interpretação e Comunicação Meta Final 1) O aluno canta a solo e em grupo,
DISCIPLINA: Expressões- Expressão e Educação Físico Motora / Expressão Plástica / Expressão Dramática / Expressão Musical/ Educação para a Cidadania
ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo
AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo
AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo 1º CICLO EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL 3º E 4º ANOS TEMAS/DOMÍNIOS
COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA
COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO HOSPITAL
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO HOSPITAL I NFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA CICLO 1.º CICLO DISCIPLINA EXPRESSÕES ARTÍSTICAS CÓDIGO 23 ANO DE ESCOLARIDADE 4.º TIPO DE PROVA ESCRITA DURAÇÃO
Informação - Prova de Equivalência à Frequência
Informação - Prova de Equivalência à Frequência Prova de Equivalência à Frequência de Expressões Artísticas e Físico Motoras Código: 23 Ano de escolaridade: 4.º ano (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho
Área Blocos Conteúdos Objetivos/Atividades Avaliação Expressão Educação Dramática
Expressão Dramática e BLOCO 1 JOGOS DE EXPLORAÇÃO CORPO VOZ Movimentar-se de forma livre e pessoal: sozinho, aos pares Explorar as atitudes de: imobilidade-mobilidade, contração-descontração, tensão-relaxamento
Oralidade. Leitura e escrita
1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO DEPARTAMENTO DO PRIMEIRO CICLO Planificação Anual da disciplina de PORTUGUÊS 1º ano Manuais adotados: ALFA / Nova CAIXINHA DE PALAVRAS Ano Letivo de 2015/2016
PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano
PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano Disciplina de Educação Musical METAS DE APRENDIZAGEM Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 2º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA \ ÀREAS BLOCOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Compreensão oral Expressão oral Leitura Expressão escrita Conhecimento explícito Sabe escutar correctamente discursos de pequena extensão. Compreende
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA CONSELHO DE DOCENTES DO 3º ANO Direção Regional de Educação do Centro
ESTUDO DO MEIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA CONSELHO DE DOCENTES DO 3º ANO Direção Regional de Educação do Centro PLANIFICAÇÃO MENSAL - NOVEMBRO/DEZEMBRO Ano Letivo 2011/2012 À descoberta de si mesmo:
Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA PRINCÍPIOS ORIENTADORES A manipulação e experiência com os materiais, com as formas e com as cores permite que, a partir de descobertas sensoriais, as crianças desenvolvam
PLANIFICAÇÃO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE PLANIFICAÇÃO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA Ano letivo 2015/2016 Página 1 Plano Anual de AEC - Expressão Plástica Ano Letivo 2015/2016 Introdução: A manipulação
ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE
ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE 1º Ciclo do Ensino Básico 4º Ano de escolaridade Turma Ano lectivo 2010/2011 ÁREAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS A LECCIONAR AO LONGO DO ANO
Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015
Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015 Técnica responsável: Marina Rita O presente projeto visa desenvolver atividades de expressão plástica com um grupo de 31 clientes da resposta
ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO
ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS DE ESCOLARIDADE ÁREA FÍSICAS DESPORTIVAS AVALIAÇÃO MATÉRIAS 1 - Exploração da Natureza Descoberta do meio ambiente, através da sua exploração. 2
CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO
Compreensão CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Níveis de Desempenho 1º Ano 2016/2017 PORTUGUÊS Domínio Oralidade Escuta com muita atenção e interesse. Compreende a informação explícita e implícita.
Expressões Artísticas 2017
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Expressões Artísticas 2017 Prova 23 I 2017 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO
DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO ATINGIR NO FINAL DE CICLO O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2016/2017 Metas Conceitos Conteúdos Objetivos Avaliação
ESCOLA E.B. FERNANDO CALDEIRA. Ano letivo de Currículo da Disciplina de Educação Musical 6º Ano I UNIDADE
Ano letivo de 2012-2013 Objetivos Currículo da Disciplina de Educação Musical 6º Ano I UNIDADE Interpretação e comunicação: - Preparar, apresentar e avaliar peças musicais diferenciadas, atendendo à diversidade
ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES
Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;
Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016)
Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de
CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos
CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,
01 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;
COLÉGIO TERESIANO DE BRAGA PLANIFICAÇÃO ANUAL - EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA COMPETÊNCIAS GERAIS 01 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )
P R O G R A M A Ç Ã O C U R R I C U L A R DO 6 0 A N O COMPETÊNCIAS GERAIS ORG. APRENDIZAGEM COMP. ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM -Mobilizar saberes culturais, científicos e
PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO
DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO ATINGIR NO FINAL DE CICLO O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades
Perícia e Manipulação
Área: Expressão e Educação Física COMPETÊNCIAS Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas da resistência geral, da velocidade de reacção simples e complexa, de execução das acções
Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES Ano letivo 2015/2016 3.º Ano Descoberta e organização progressiva de volumes Modelagem
PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015
PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar
Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros
Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio
CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1.º Ciclo PORTUGUÊS
PORTUGUÊS Oralidade Leitura e escrita Iniciação à Educação Literária Gramática - Fichas de avaliação 50% - Outros: fichas de trabalho (trabalho individual, trabalhos de grupo, trabalhos de pesquisa, ditados,
Projecto das Actividades de Expressão Musical e Dramática
Secretaria Regional da Educação Direcção Regional de Educação Gabinete Coordenador de Educação Artística Projecto das Actividades de Expressão Musical e Dramática ANO LECTIVO 2011/2012 Escola Básica da
Currículo da Oferta de Escola Música
Departamento de Expressões Currículo da Oferta de Escola Música Competências Específicas As competências específicas a desenvolver na disciplina de Música são aqui apresentadas em torno de quatro grandes
Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros
Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio
4º ANO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS de AVALIAÇÃO
4º ANO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS de AVALIAÇÃO PORTUGUÊS DOMÍNIO APRENDIZAGENS MENÇÃO ORALIDADE - Sabe escutar, com dificuldade, para reproduzir o essencial de uma mensagem; - Tem dificuldade em reter o essencial
OBJECTIVOS: A respiração Lenta, rápida, profunda, sonora contracção/descontracção; tensão/relaxamento EXPLORAR. O corpo no espaço individual:
OBJECTIVOS: Desenvolver as acuidades auditivas, visuais, tácteis e motora Estimular o sentido da fruição do espaço e tempo Promover o desenvolvimento rítmico e auditivo Promover a comunicação motora, sonora,
Planificação Anual 3º ano
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA GRACIOSA Planificação Anual 3º ano Expressões e Cidadania Página1 Desenho de expressão livre Desenhar no chão do recreio; Desenhar no quadro da sala; Planificação Anual de
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2016/2017
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2015/2016
AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL:
EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens. As vivências e os pensamentos musicais dos alunos
COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA
COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo
Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades. Metas de Aprendizagem
Ano Letivo - 2012/201 Conteúdos Objetivos Curriculares Metas de Aprendizagem Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades Avaliação Calendarização Dinâmica Forma Ficheiro 1 Reconhece diferentes timbres,
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA CONSELHO DE DOCENTES DO 3º ANO Direção Regional de Educação do Centro
ESTUDO DO MEIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA CONSELHO DE DOCENTES DO 3º ANO Direção Regional de Educação do Centro PLANIFICAÇÃO MENSAL - SETEMBRO/OUTUBRO Ano Letivo 2011/2012 À descoberta de si mesmo:
Critérios de Avaliação
Agrupamento de Escolas de Campo Maior Critérios de Avaliação 3º Ano Ano Lectivo 2010/2011 Língua Portuguesa Compreensão e Expressão Oral Expressa-se oralmente com clareza e autonomia Transpõe enunciados
Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA
Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Departamento de Expressões e 1.º Ciclo CRITÉRIOS AVALIAÇÃO Critérios de Avaliação Documento
Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
e Comunicação Formação Pessoal e Social Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Nome: Idade: 4 anos Sala: Educação pré-escolar Ano letivo / 1º período Assiduidade Presenças: Faltas: Sabe o seu nome e idade.
Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo
Ano de escolaridade: 1ºAno Língua Portuguesa Diálogos Jogos de identificação (palavra/imagem) Completar frases e palavras Escrita e leitura de vogais e consoantes Ditongos orais e nasais Memorização de
Desenho livre. Materiais e meios para o desenho. Desenho com tema dado. Ilustrações
3 a CLASSE 461 462 3ª Classe Desenho Usar a imagem para comunicar; Desenvolver a sua expressividade própria; Apreciar os efeitos produzidos pelos materiais riscadores nas diferentes superfícies; Aproveitar
AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico
ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017 AEC Atividade Física e Desportiva Orientações pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico A proposta de trabalho que se segue resulta de uma adaptação
ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5
p.1/5 SÓCIO-AFECTIVA 1. Dinâmica do Grupo 2. Dinâmica Individual 0. Aprofundar a dinâmica do Grupo Reconhecimento da nova realidade do Grupo. Comunicação com o outro e com o Grupo. Argumentação e negociação