CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS /METAS CURRICULARES. Expressão e Educação Físico Motoras GINÁSTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONHECIMENTOS CAPACIDADES OBJETIVOS /METAS CURRICULARES. Expressão e Educação Físico Motoras GINÁSTICA"

Transcrição

1 AGRUPAM EN TO DE CLARA DE RESEN DE Escola EB1 João de Deus COD Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Expressões e Educação Físico-Motora, Musical, Dramática e Plástica do 4.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível do desempenho nas seguintes áreas de aprendizagem: CONTEÚDOS Expressão e Educação Físico Motoras GINÁSTICA Realizar Acções motoras básicas Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas da resistência geral, da velocidade de reação simples e complexa, de execução das acções motoras básicas e de deslocamento, da flexibilidade, do controlo da postura, do equilíbrio dinâmico em situação de voo, de aceleração e de apoio instável e ou limitado, do controlo de orientação espacial, do ritmos e da agilidade. Participar com empenho no perfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de actividades, procurando realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade. Realizar acções motoras básicas com aparelhos portáteis, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, conjugando as qualidades da acção própria ao efeito pretendido pela movimentação do aparelho. Realizar acções motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, coordenando a sua acção para aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação. Realizar habilidades gímnicas básicas em esquemas ou sequências no solo e em aparelhos, encadeando e ou combinando as acções com fluidez e harmonia de movimentos. Participar com empenho no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de actividades, procurando realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade. Eleva o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas: Resistência Geral; Velocidade de Reacção simples e complexa de Execução de acções motoras básicas, e de Deslocamento; Flexibilidade; Controlo de postura; Equilíbrio dinâmico em situações de «voo», de aceleração e de apoio instável e ou limitado; Controlo da orientação espacial; Ritmo; Agilidade. Coopera com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação com os colegas e o professor. Realiza ações motoras básicas: com aparelhos portáteis (bolas, arcos, cordas); e deslocamento. Jogos Conhece regras de jogos e outras actividades desportivas. Pratica jogos/exercícios diversos. Empenha-se na melhoria das capacidades.

2

3 JOGOS CONTEÚDOS ACTIVIDADES RÍTMICAS EXPRESSIVAS (DANÇA) Cooperar com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação com os colegas e professor. Participar em jogos ajustando a sua iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação às oportunidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas a acções técnico-tácticas fundamentais, com oportunidade e correcção de movimentos. Combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou tems combinados com os colegas e professor, de acordo com a estrutura rítmica e melodia de composições musicais. Participa em jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação, às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas e acções técnico-tácticas fundamentais, com oportunidade e correcção de movimentos. Eleva o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas: Resistência Geral; Velocidade de Reacção simples e complexa de Execução de acções motoras básicas, e de Deslocamento; Flexibilidade; Controlo de postura; Equilíbrio dinâmico em situações de «voo», de aceleração e de apoio instávele ou limitado; Controlo da orientação espacial; Ritmo; Agilidade. Coopera com os companheiros nos jogos e exercícios, compreendendo e aplicando as regras combinadas na turma, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação com os colegas e o professor. Participa com empenho no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de atividades, procurando realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade.

4 Expressão e Educação Musical e Dramática Sons e ritmos Canções, lengalengas e rimas Movimentos Compreensão de jogos de comunicação verbal/não verbal Cantar as suas músicas e as dos outros, utilizando diversas técnicas vocais simples. Tocar músicas. Apresentar publicamente peças musicais utilizando instrumentos e técnicas interpretativas simples. Seleccionar e organizar diferentes tipos de materiais sonoros para se expressar. Explorar ideias sonoras e musicais partindo de determinados estímulos e temáticas. Inventar, criar e registar pequenas composições e acompanhamentos simples com aumento progressivo de segurança, imaginação e controlo. Explorar e responder aos elementos básicos da música. Identificar e explorar a qualidade dos sons, Diz rimas e lengalengas. Canta. Faz diferentes batimentos. Tenta identificar sons da natureza e reproduzi-los. Cria novos instrumentos. Produz variados sons vocais. Cria novos instrumentos com materiais diversos. Identifica sons da natureza e com eles compõe uma canção. Faz experimentação, desenvolvimento e criação musical. Identificar auditivamente mudanças rítmicas, melódicas e harmónicas Utilizar vocabulário e simbologias simples e apropriadas para descrever e comparar diferentes tipos e sons e peças musicais de diferentes estilos e géneros Reconhecer a música como parte do quotidiano e as diferentes funções que ela desempenha. Identificar diferentes culturas musicais e os contextos onde se inserem

5 EDUCAÇÃO DRAMÁTICA JOGOS DE EXPLORAÇÃO DO CORPO E DA VOZ. Movimenta-se livremente Orienta-se e desloca-se no espaço com várias intencionalidades Compreende jogos de comunicação verbal/não verbal Cria/produz personagens/histórias nos jogos Jogos de exploração do espaço Linguagem não verbal Jogos dramáticos Relacionar-se e comunicar com os outros. Explorar diferentes formas e atitudes corporais. Explorar maneiras pessoais de desenvolver o movimento. Explorar diferentes tipos de emissão sonora. Aliar gestos e movimentos ao som. Reconhecer e reproduzir sonoridades. Explorar, individual e colectivamente, diferentes níveis e direcções no espaço. Utilizar, recriar e adaptar o espaço circundante. Orientar-se no espaço através de referências visuais, auditivas e tácteis. Utilizar e transformar o objecto, através da imaginação. Movimenta-se de forma livre e pessoal: sozinho e aos pares. Explora o movimento global e os movimentos segmentares do corpo Explora as diferentes possibilidades expressivas, imaginando-se com outras características corporais: diferentes atitudes corporais, diferentes ritmos corporais, diferentes formas, diferentes factores de movimento (firme/suave; súbito/sustentado; directo/flexível; controlado/livre). Experimenta maneiras diferentes de produzir sons. Alia a emissão sonora a gestos/movimentos. Explora o espaço circundante. Adapta a diferentes espaços os movimentos e a voz. Orienta-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis. Desloca-se em coordenação com um par. Explora as qualidades físicas dos objetos. Explora as relações possíveis do corpo com os objetos. Desloca-se com o apoio de um objeto: individualmente e em coordenação com um par. Explora as transformações de objetos imaginando-os com outras características e utilizando-os em ações. Utiliza espontaneamente atitudes, gestos, movimentos. Reage espontaneamente, por gestos/movimentos a sons, palavras, ilustrações, atitudes, gestos. Reproduz movimentos: máscaras, fantoches. Inventa e utiliza máscaras, fantoches, marionetas. Improvisa individualmente atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estímulos (sonoros, verbais, objeto real ou imaginado, tema). Explorar o uso de máscaras, fantoches e marionetas. Mimar atitudes, gestos e acções. Realizar improvisações e dramatizações a partir de histórias ou situações simples.

6 Linguagem verbal Linguagem gestual Participar na criação oral de histórias. Observar, escutar e apreciar o desempenho dos outros Participa em jogos de associação de palavras por afinidade sonora e afinidade semântica. Experimenta diferentes maneiras de dizer um texto: lendo, recitando. Conhecer e vivenciar os elementos da dança Inventa novas linguagens sonoras ou onomatopaicas. Improvisa palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos, constituindo sequências de acções situações recriadas ou imaginadas, a partir de objectos, um local, uma acção, personagen, um tema. Inventa, constrói e utiliza adereços e cenários.

7 Expressão e Educação Plástica modelagem, construções, desenho, pintura, recorte, colagem, dobragem, para se expressar livremente ou para cumprir finalidades diversas. Utiliza instrumentos como: agrafador, furador, tesoura Experimentar a leitura de formas visuais em diversos contextos pintura, escultura, fotografia, cartaz, banda desenhada, televisão, vídeo, cinema e internet. Ilustrar visualmente temas e situações. Explorar a relação imagem - texto na construção de narrativas visuais. Identificar e utilizar códigos visuais e sistemas de sinais. Explora e tira partido da resistência e plasticidade: terra, areia barro, massa de cores, pasta de madeira, pasta de papel. Modela. Esculpe em barras de sabão, em cortiça, em cascas de árvore macias. Liga/cola elementos para uma construção. Ata/agrafa/prega elementos para uma construção. Desmonta e monta objetos. Inventa novos objetos utilizando materiais ou objetos recuperados. Faz construções a partir de representação no plano (aldeias, maquetas). Adapta e recria espaços utilizando materiais ou objectos de grandes dimensões (cabanas, casas de bonecas, ). Modelagem e escultura Construções Desenho de expressão livre. Desenha utilizando diferentes suportes. Explora as possibilidades técnicas de dedos, paus, giz, lápis de cor, lápis de grafite, carvão, lápis de cera, feltros, tintas, pincéis,, utilizando suportes de: diferentes tamanhos, diferentes espessuras, diferentes texturas, diferentes cores. Ilustra de forma pessoal. Inventa sequências de imagens com ou sem palavras. Cria frisos de cores preenchendo quadrículas. Desenha plantas e mapas. Contorna objectos, formas, pessoas. Utiliza livremente a régua, o esquadro e o compasso. Pinta livremente. Explora as possibilidades técnicas de diferentes materiais. Faz experiências de mistura de cores.

8 Exploração de técnicas diversas de expressão Recorte, Colagem, Dobragem Impressão Cartazes Reconhecer processos de representação gráfica convencional. Identificar e experimentar diferentes modos de representar a figura humana. Reconhecer diferentes formas de representação do espaço. Organizar formalmente espaços bidimensionais e tridimensionais Utilizar conhecimentos sobre a compreensão e representação do espaço nas suas produções. Identificar os elementos integrantes da expressão visual linha, textura e cor. Compreender e utilizar intencionalmente a estrutura das formas através da interpretação dos seus elementos. Relacionar as formas com os factores condicionantes físicos, funcionais e expressivos da Matéria. Compreender a natureza da cor e a sua relação com a luz, aplicando os conhecimentos nas suas experimentações plásticas. Explora as possibilidades de diferentes materiais. Faz composições usando diferentes materiais. Fazr dobragens. Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície (destacando figuras e pondo-as de pé, abrindo portas ). Estampa elementos naturais. Faz monotipias. Faz estampagem de água e tinta oleosa. Imprime com carimbos (feitos em vegetais, cortiça, ). Utiliza diferentes materiais: tecidos, tiras de pano, lãs, botões, cordas, elementos naturais. Utiliza a máquina fotográfica para a recolha de imagens. Constrói sequências de imagens. Faz composições com fim comunicativo (usando a imagem, a palavra, recortando e colando elementos, desenhando e escrevendo, imprimindo e estampando).

PLANIFICAÇÕES 4º Ano

PLANIFICAÇÕES 4º Ano 2016-2017 PLANIFICAÇÕES 4º Ano Setembro 2016 0 PORTUGUÊS Dia da alimentação Magusto - Apresentação de livros; - Apresentação de livros; 1 MATEMÁTICA - Números naturais; - Números racionais não negativos.

Leia mais

CURRÍCULOS 2015/2016

CURRÍCULOS 2015/2016 CURRÍCULOS 2015/2016 Ensino Regular Departamento: 1º Ciclo Disciplina: Expressões Artísticas e Físico-Motora Ano de Escolaridade: 4º Ano 1.º Período Aulas Previstas: 63 DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA

Leia mais

Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo -

Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo - Plano Curricular Expressão Plástica Expressão Dramática - 1º Ciclo - EXPRESSÃO PLÁSTICA BLOCO 1 DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES MODELAGEM E ESCULTURA Explorar e tirar partido da resistência

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide. Planificação Anual Expressões Artísticas 3.º ano

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide. Planificação Anual Expressões Artísticas 3.º ano Expressão Plástica BLOCO 1 DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES Modelagem e escultura 1. Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade: terra, areia barro massa de cores 1º P 2º P 3ºP

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1ºCiclo 4º ano Unidade temática / Conteúdos Objetivos específicos Critérios de EDUCAÇÃO MUSICAL Jogos de exploração Voz Corpo Dizer rimas e lengalengas Entoar rimas e lengalengas Cantar canções Reproduzir

Leia mais

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar 2.º ANO DE ESCOLARIDADE EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA Domínio/ Metas a atingir Subdomínio JOGOS DE EXPLORAÇÃO Corpo: 1. Movimentar- se de forma livre e pessoal: sozinho/aos pares; 2. Explorar as atitudes

Leia mais

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Bloco/Conteúdos N.º de aulas Expressão Físico- Motora Ginástica - Realização de habilidades gímnicas básicas em

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE SETEMBRO/ OUTUBRO

PLANIFICAÇÃO DE SETEMBRO/ OUTUBRO PLANIFICAÇÃO DE SETEMBRO/ OUTUBRO / - Utilizar várias técnicas: colagem, recorte impressão, - Ligar e colar elementos para uma construção. de exploração do corpo de exploração da voz / Cartazes - Movimentar-se

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Disciplina: Português Período: 1º Testes 15% Fichas de Trabalho 15% Trabalhos de grupo/ pares 5% Trabalhos individuais Criatividade/Imaginação -------------------------------------- Domínio de técnicas

Leia mais

3º ANO DE ESCOLARIDADE

3º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual das Expressões Ano letivo de 2014/2015 Área Temas/Conteúdos Competências Objetivos Avaliação EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA À Descoberta e organização

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação

Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA - CANTANHEDE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DO 1.º CEB - ATIVIDADES LÚDICO-EXPRESSIVAS - EXPRESSÃO MUSICAL Planificação Anual 1 e 2º Anos 2015/2016 Blocos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Expressões Artísticas e Físico Motoras 1.

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Expressões Artísticas e Físico Motoras 1. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Expressões Artísticas e Físico Motoras 1.º ano 2015/2016 Expressão

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1º Ciclo Área Curricular: Expressões Artísticas e Físico-motoras Ano de escolaridade: 1º ano Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida

Leia mais

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO - 1ºAno e 2ºAno de escolaridade Domínios Competências Avaliação Sabe escutar para reproduzir pequenas mensagens e para

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular: 1º ciclo Ano de escolaridade: 3º ano Área Curricular: Expressões Artísticas e Físico-motoras Ano letivo:2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala de

Leia mais

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO

CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA 1ºAno e 2ºAno de escolaridade Domínios Competências Sabe escutar para reproduzir pequenas mensagens

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Expressão e Educação Plástica Ano de Escolaridade: 2º ano Mês: setembro/outubro COMUNICAÇÃO VISUAL ELEMENTOS DA FORMA

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo

PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Escola Básica e Secundária de Refojos de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 PLANO DE ATIVIDADES CURRICULARES 2º Período Ano: 3º Turma: 1º Ciclo Língua

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Expressões 4.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Expressões 4.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Expressões 4.ºano EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA-MOTORA Domínio/ Subdomínio GINÁSTICA JOGOS ATIVIDADES RÍTMICAS Metas a atingir Habilidades gímnicas básicas: 1. Executar a cambalhota

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS / Planificação anual. 1º Ano de escolaridade. 1º Período PROGRAMÁTICOS / Planificação anual 1º Ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral; Entoação e ritmo; Campo semântico, campo lexical; Instruções, indicações; Informação

Leia mais

Nota: As competências seguem em anexo e serão articuladas com os conteúdos nas planificações mensais

Nota: As competências seguem em anexo e serão articuladas com os conteúdos nas planificações mensais Nota: As competências seguem em anexo e serão articuladas com os conteúdos nas planificações mensais 1 Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo EB1/JI de Área: Língua Portuguesa Planificação do 1º

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral Expressão oral Leitura Escrita Conhecimento explícito da língua Plano fonológico e

Leia mais

PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO

PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO Expressão Dramática Experimentação Criação Fruição Análise Pesquisa O Corpo e a Voz: Jogos dramáticos Jogos de exploração de espaço Orientação no espaço Explorar as diferentes possibilidades do corpo e

Leia mais

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico 2 Formação Pessoal e Social- Convivência Democrática/ Cidadania 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1ºCiclo Disciplina: Expressões Artísticas e Físico-motoras Ano de escolaridade: 2ºano Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala de

Leia mais

Planificação Trimestral de Expressões/ Áreas Curriculares Não Disciplinares

Planificação Trimestral de Expressões/ Áreas Curriculares Não Disciplinares Planificação Trimestral de Expressões/ Áreas Curriculares Não Disciplinares 4.º ano Ano letivo 2011/2012-1º período Áreas Blocos/ Temas Competências / Níveis de desempenho Conteúdos Atividades/ Recursos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE DE PORTUGUÊS DO 1.º CICLO ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva; Escutar discursos para aprender e construir conhecimentos; Utilizar técnicas para registar e reter a informação.

Leia mais

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL PRINCÍPIOS ORIENTADORES A prática do canto constitui a base da expressão e educação musical no 1. o ciclo. É uma actividade de síntese na qual se vivem momentos de profunda

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) Área: Expressões Artísticas ANO: 1º ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L - 1 0 CICLO DOMÍNIO SUBDOMÍNIO METAS COMPETÊNCIAS Dramática Teatro da Capacida e Dramática e Criação/ Fruição

Leia mais

PROGRAMA AEC s Atividades Lúdico Expressivas 2015/2016

PROGRAMA AEC s Atividades Lúdico Expressivas 2015/2016 PROGRAMA AEC s Atividades Lúdico Expressivas 2015/2016 1º, 2º e 3º anos de escolaridade I-INTRODUÇÃO Segundo o Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho, as atividades lúdico-expressivas integram uma ou mais

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 3.º período 9 11 10 10 11 Síntese da Planificação da Área de Português - 2º Ano (Carga horária: Português

Leia mais

DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código

DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Português - Intervenção e participação adequadas - Capacidade discursiva oral - Utilização de vocabulário adequado ao contexto comunicativo

Leia mais

Janeiro. Março/Abril

Janeiro. Março/Abril Outubro Jogos de exploração da voz Planificação Anual Expressão e Educação Musical 1.º ano 1º Período 2º Período 3º Período Dizer e entoar rimas e lengalengas Experimentar sons vocais (todos os que a criança

Leia mais

Desempenho mínimo esperado (S 1º, 2º e 3º anos)

Desempenho mínimo esperado (S 1º, 2º e 3º anos) Critérios Específicos por ano e por disciplina curricular 1.º Ciclo Critérios de Avaliação 1.º, 2.º, 3.º e 4.º Anos de escolaridade Elementos a avaliar Insuficiente (4º ano) Desempenho mínimo esperado

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE AGUADA DE CIMA

ESCOLA BÁSICA DE AGUADA DE CIMA ESCOLA BÁSICA DE AGUADA DE CIMA PLANIFICAÇÃO MÉDIO / LONGO PRAZO ANO LECTIVO: 2011/2012 ANO DE ESCOLARIDADE: 4º ano Gestão letiva 1º PERÍODO setembro/ outubro setembro/outubro ESCOLA BÁSICA Nº 1 DE AGUADA

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes PLANO CURRICULAR 3º Ano PORTUGUÊS Descritores de desempenho PLANO CURRICULAR PORTUGUÊS Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e

Leia mais

PLANIFICAÇÕES 1º Ano

PLANIFICAÇÕES 1º Ano 2016-2017 PLANIFICAÇÕES 1º Ano Setembro 2016 0 PORTUGUÊS 1º Período Conteúdos COMPREENSÃO ORAL - Entoação e ritmo - Campo semântico, campo lexical - Instruções e indicações - Informação essencial e acessória

Leia mais

ESCOLA BÁSICA AGUADA DE CIMA PLANIFICAÇÃO MÉDIO / LONGO PRAZO

ESCOLA BÁSICA AGUADA DE CIMA PLANIFICAÇÃO MÉDIO / LONGO PRAZO ESCOLA BÁSICA AGUADA DE CIMA PLANIFICAÇÃO MÉDIO / LONGO PRAZO ANO LECTIVO: 2011/2012 ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ano Gestão lectiva 1º PERÍODO Setembro / Outubro Setembro Outubro Língua Portuguesa ESCOLA BÁSICA

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Língua Portuguesa 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária:

Leia mais

DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código Ano Letivo 2016/2017

DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código Ano Letivo 2016/2017 Português - Intervenção e participação adequadas - Capacidade discursiva - Utilização de vocabulário adequado ao contexto comunicativo - Identificação do essencial num discurso - Leitura fluente de textos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENO DE ESCOLAS MARIM DE FREIAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE RABALHO ANUAL ESUDO DO MEIO* 2º Ano de escolaridade Blocos de aprendizagens Objetivos de ação / Conteúdos Meses s o n

Leia mais

3º ANO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS de AVALIAÇÃO

3º ANO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS de AVALIAÇÃO 3º ANO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS de AVALIAÇÃO Ano Letivo 2016-17 PORTUGUÊS DOMÍNIO APRENDIZAGENS MENÇÃO ORALIDADE - Apresenta dificuldades em escutar, para aprender e construir conhecimentos. - Produz um discurso

Leia mais

Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios

Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios Português Ano Departamento de Ciclo 2012/2013 - Realização de fichas de trabalho - Trabalhos individuais - Envolvimento em trabalho de grupo - Testes escritos Desempenhos / Critérios Exprime-se com clareza

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Planificação Anual Atividade Física e Desportiva Ano Letivo 2015 /2016 Enquadramento

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Planificação Anual Atividade Física e Desportiva Ano Letivo 2015 /2016 Enquadramento Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Planificação Anual Atividade Física e Desportiva Ano Letivo 2015 /2016 Enquadramento Durante a realização da atividade física, a criança ao efetuar diferentes

Leia mais

Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo)

Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo) Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo) Domínio: Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação Subdomínio: Interpretação e Comunicação Meta Final 1) O aluno canta a solo e em grupo,

Leia mais

DISCIPLINA: Expressões- Expressão e Educação Físico Motora / Expressão Plástica / Expressão Dramática / Expressão Musical/ Educação para a Cidadania

DISCIPLINA: Expressões- Expressão e Educação Físico Motora / Expressão Plástica / Expressão Dramática / Expressão Musical/ Educação para a Cidadania ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo 1º CICLO EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL 3º E 4º ANOS TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO HOSPITAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO HOSPITAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO HOSPITAL I NFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA CICLO 1.º CICLO DISCIPLINA EXPRESSÕES ARTÍSTICAS CÓDIGO 23 ANO DE ESCOLARIDADE 4.º TIPO DE PROVA ESCRITA DURAÇÃO

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Informação - Prova de Equivalência à Frequência Prova de Equivalência à Frequência de Expressões Artísticas e Físico Motoras Código: 23 Ano de escolaridade: 4.º ano (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho

Leia mais

Área Blocos Conteúdos Objetivos/Atividades Avaliação Expressão Educação Dramática

Área Blocos Conteúdos Objetivos/Atividades Avaliação Expressão Educação Dramática Expressão Dramática e BLOCO 1 JOGOS DE EXPLORAÇÃO CORPO VOZ Movimentar-se de forma livre e pessoal: sozinho, aos pares Explorar as atitudes de: imobilidade-mobilidade, contração-descontração, tensão-relaxamento

Leia mais

Oralidade. Leitura e escrita

Oralidade. Leitura e escrita 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO DEPARTAMENTO DO PRIMEIRO CICLO Planificação Anual da disciplina de PORTUGUÊS 1º ano Manuais adotados: ALFA / Nova CAIXINHA DE PALAVRAS Ano Letivo de 2015/2016

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano Disciplina de Educação Musical METAS DE APRENDIZAGEM Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 2º ANO

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA \ ÀREAS BLOCOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Compreensão oral Expressão oral Leitura Expressão escrita Conhecimento explícito Sabe escutar correctamente discursos de pequena extensão. Compreende

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA CONSELHO DE DOCENTES DO 3º ANO Direção Regional de Educação do Centro

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA CONSELHO DE DOCENTES DO 3º ANO Direção Regional de Educação do Centro ESTUDO DO MEIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA CONSELHO DE DOCENTES DO 3º ANO Direção Regional de Educação do Centro PLANIFICAÇÃO MENSAL - NOVEMBRO/DEZEMBRO Ano Letivo 2011/2012 À descoberta de si mesmo:

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA PRINCÍPIOS ORIENTADORES A manipulação e experiência com os materiais, com as formas e com as cores permite que, a partir de descobertas sensoriais, as crianças desenvolvam

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE PLANIFICAÇÃO ANUAL - AEC DE EXPRESSÃO PLÁSTICA Ano letivo 2015/2016 Página 1 Plano Anual de AEC - Expressão Plástica Ano Letivo 2015/2016 Introdução: A manipulação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE 1º Ciclo do Ensino Básico 4º Ano de escolaridade Turma Ano lectivo 2010/2011 ÁREAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS A LECCIONAR AO LONGO DO ANO

Leia mais

Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015

Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015 Plano de Intervenção Expressão Plástica Ano de execução: 2015 Técnica responsável: Marina Rita O presente projeto visa desenvolver atividades de expressão plástica com um grupo de 31 clientes da resposta

Leia mais

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS DE ESCOLARIDADE ÁREA FÍSICAS DESPORTIVAS AVALIAÇÃO MATÉRIAS 1 - Exploração da Natureza Descoberta do meio ambiente, através da sua exploração. 2

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Compreensão CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Níveis de Desempenho 1º Ano 2016/2017 PORTUGUÊS Domínio Oralidade Escuta com muita atenção e interesse. Compreende a informação explícita e implícita.

Leia mais

Expressões Artísticas 2017

Expressões Artísticas 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Expressões Artísticas 2017 Prova 23 I 2017 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO ATINGIR NO FINAL DE CICLO O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2016/2017 Metas Conceitos Conteúdos Objetivos Avaliação

Leia mais

ESCOLA E.B. FERNANDO CALDEIRA. Ano letivo de Currículo da Disciplina de Educação Musical 6º Ano I UNIDADE

ESCOLA E.B. FERNANDO CALDEIRA. Ano letivo de Currículo da Disciplina de Educação Musical 6º Ano I UNIDADE Ano letivo de 2012-2013 Objetivos Currículo da Disciplina de Educação Musical 6º Ano I UNIDADE Interpretação e comunicação: - Preparar, apresentar e avaliar peças musicais diferenciadas, atendendo à diversidade

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016)

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016) Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

01 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

01 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano; COLÉGIO TERESIANO DE BRAGA PLANIFICAÇÃO ANUAL - EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA COMPETÊNCIAS GERAIS 01 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) P R O G R A M A Ç Ã O C U R R I C U L A R DO 6 0 A N O COMPETÊNCIAS GERAIS ORG. APRENDIZAGEM COMP. ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM -Mobilizar saberes culturais, científicos e

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO ATINGIR NO FINAL DE CICLO O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

Perícia e Manipulação

Perícia e Manipulação Área: Expressão e Educação Física COMPETÊNCIAS Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas da resistência geral, da velocidade de reacção simples e complexa, de execução das acções

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016 EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES Ano letivo 2015/2016 3.º Ano Descoberta e organização progressiva de volumes Modelagem

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros

Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1.º Ciclo PORTUGUÊS

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1.º Ciclo PORTUGUÊS PORTUGUÊS Oralidade Leitura e escrita Iniciação à Educação Literária Gramática - Fichas de avaliação 50% - Outros: fichas de trabalho (trabalho individual, trabalhos de grupo, trabalhos de pesquisa, ditados,

Leia mais

Projecto das Actividades de Expressão Musical e Dramática

Projecto das Actividades de Expressão Musical e Dramática Secretaria Regional da Educação Direcção Regional de Educação Gabinete Coordenador de Educação Artística Projecto das Actividades de Expressão Musical e Dramática ANO LECTIVO 2011/2012 Escola Básica da

Leia mais

Currículo da Oferta de Escola Música

Currículo da Oferta de Escola Música Departamento de Expressões Currículo da Oferta de Escola Música Competências Específicas As competências específicas a desenvolver na disciplina de Música são aqui apresentadas em torno de quatro grandes

Leia mais

Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros

Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio

Leia mais

4º ANO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS de AVALIAÇÃO

4º ANO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS de AVALIAÇÃO 4º ANO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS de AVALIAÇÃO PORTUGUÊS DOMÍNIO APRENDIZAGENS MENÇÃO ORALIDADE - Sabe escutar, com dificuldade, para reproduzir o essencial de uma mensagem; - Tem dificuldade em reter o essencial

Leia mais

OBJECTIVOS: A respiração Lenta, rápida, profunda, sonora contracção/descontracção; tensão/relaxamento EXPLORAR. O corpo no espaço individual:

OBJECTIVOS: A respiração Lenta, rápida, profunda, sonora contracção/descontracção; tensão/relaxamento EXPLORAR. O corpo no espaço individual: OBJECTIVOS: Desenvolver as acuidades auditivas, visuais, tácteis e motora Estimular o sentido da fruição do espaço e tempo Promover o desenvolvimento rítmico e auditivo Promover a comunicação motora, sonora,

Leia mais

Planificação Anual 3º ano

Planificação Anual 3º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA GRACIOSA Planificação Anual 3º ano Expressões e Cidadania Página1 Desenho de expressão livre Desenhar no chão do recreio; Desenhar no quadro da sala; Planificação Anual de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2016/2017

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2015/2016

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL:

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL: EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens. As vivências e os pensamentos musicais dos alunos

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades. Metas de Aprendizagem

Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades. Metas de Aprendizagem Ano Letivo - 2012/201 Conteúdos Objetivos Curriculares Metas de Aprendizagem Sugestões Metodológicas: Estratégias/Atividades Avaliação Calendarização Dinâmica Forma Ficheiro 1 Reconhece diferentes timbres,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA CONSELHO DE DOCENTES DO 3º ANO Direção Regional de Educação do Centro

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA CONSELHO DE DOCENTES DO 3º ANO Direção Regional de Educação do Centro ESTUDO DO MEIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA CONSELHO DE DOCENTES DO 3º ANO Direção Regional de Educação do Centro PLANIFICAÇÃO MENSAL - SETEMBRO/OUTUBRO Ano Letivo 2011/2012 À descoberta de si mesmo:

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Agrupamento de Escolas de Campo Maior Critérios de Avaliação 3º Ano Ano Lectivo 2010/2011 Língua Portuguesa Compreensão e Expressão Oral Expressa-se oralmente com clareza e autonomia Transpõe enunciados

Leia mais

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Departamento de Expressões e 1.º Ciclo CRITÉRIOS AVALIAÇÃO Critérios de Avaliação Documento

Leia mais

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS e Comunicação Formação Pessoal e Social Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Nome: Idade: 4 anos Sala: Educação pré-escolar Ano letivo / 1º período Assiduidade Presenças: Faltas: Sabe o seu nome e idade.

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo Ano de escolaridade: 1ºAno Língua Portuguesa Diálogos Jogos de identificação (palavra/imagem) Completar frases e palavras Escrita e leitura de vogais e consoantes Ditongos orais e nasais Memorização de

Leia mais

Desenho livre. Materiais e meios para o desenho. Desenho com tema dado. Ilustrações

Desenho livre. Materiais e meios para o desenho. Desenho com tema dado. Ilustrações 3 a CLASSE 461 462 3ª Classe Desenho Usar a imagem para comunicar; Desenvolver a sua expressividade própria; Apreciar os efeitos produzidos pelos materiais riscadores nas diferentes superfícies; Aproveitar

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017 AEC Atividade Física e Desportiva Orientações pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico A proposta de trabalho que se segue resulta de uma adaptação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM PLANIFICAÇAO DE OFICINA DE TEATRO ANO: 8º Ano ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5 p.1/5 SÓCIO-AFECTIVA 1. Dinâmica do Grupo 2. Dinâmica Individual 0. Aprofundar a dinâmica do Grupo Reconhecimento da nova realidade do Grupo. Comunicação com o outro e com o Grupo. Argumentação e negociação

Leia mais