DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA"

Transcrição

1 DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA VINÍCIUS ADRIANO DE FREITAS S: vinicius.freitas@unifamma.edu.br viniadriano@hotmail.com

2

3 OS ESPAÇOS DISCURSIVOS NA ESCOLA (BRASIL, 2015, p. 76)

4 (BRASIL, 2015, p. 22)

5 (BRASIL, 2015, p. 34)

6

7 PLANO DE CURSO PALESTRA 1. APRESENTAÇÃO DE SLIDES. 1. ESTRATÉGIAS 2. EXPOSIÇÃO VERBAL. 3. EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS. 4. ATIVIDADES PRÁTICAS.

8 PLANO DE CURSO PALESTRA 1. COMPREENDER ESPECIFICIDADES DA APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA. 2. OBJETIVOS 2. INSTRUMENTALIZAR OS PARTICIPANTES PARA ELABORAR INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS VOLTADAS À INTERAÇÃO ENTRE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA.

9 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

10 1. FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO 2. ALFABETIZAR LETRANDO: ATIVIDADES COM PANFLETOS (PROPAGANDA) 3. ALFABETIZAÇÃO: A QUESTÃO DOS MÉTODOS 4. ABERTURA DA AULA: ROTINA

11 5. INTERVENÇÕES NA APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA 6. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 7. PRÁTICA DE ENSINO E OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO 8. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS PEQUENAS 9. FACETAS: LINGUÍSTICA, INTERATIVA E SOCIOCULTURAL

12 10. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO 11. O LIVRO DIDÁTICO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO 12. LITERATURA INFANTIL: A VELHINHA QUE DAVA NOME ÀS COISAS 13. LITERATURA INFANTIL: A OPERAÇÃO DO TIO ONOFRE: UMA HISTÓRIA POLICIAL 14. LITERATURA INFANTIL: MARCELO, MARMELO, MARTELO

13 15. PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA E INTERVENÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO 16. ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA EM TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 17. REFERÊNCIAS

14 1. FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

15 Formação acadêmica GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA UEM 2009 HABILITAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL UEM ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA UEM GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UEM MESTRADO EM EDUCAÇÃO UEM Atuação profissional ESTAGIÁRIO REDE MUNICIPAL DE ENSINO (CIANORTE) 2010 PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ (CIANORTE) TÉCNICO ADMINISTRATIVO UEM (MARINGÁ) 2012 ATUAL PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (CIANORTE) 2016 ATUAL DOCENTE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO UNIFAMMA (MARINGÁ) 2017 ATUAL INSTITUTO DIMENSÃO PÓS-GRADUAÇÃO (MARINGÁ)

16 2. ALFABETIZAR LETRANDO: ATIVIDADES COM PANFLETOS (PROPAGANDA)

17

18 (BRASIL, 2015, p. 7)

19 [...] (BRASIL, 2015, p. 7)

20 COMO SE ENSINA X COMO SE APRENDE

21

22 ALFABETIZAÇÃO E LINGUÍSTICA

23

24 ENSINO EXPLÍCITO X ENSINO CONSTRUTIVISTA

25 1 VÍDEO Alfabetização e Letramento h?v=k5nfxwghlq8&t=115s

26

27 (CARVALHO, 2005, p. 17) Alfabetização e letramento a partir do texto Ao apresentar novos textos, há muitos aspectos a ressaltar, independentemente da idade e da situação social dos alunos: - A quem se destina o texto? - Onde foi encontrado? - Há um autor conhecido ou não?

28 (CARVALHO, 2005, p. 17) - Foi produzido para informar, divertir, fazer propaganda de um serviço ou produto ou o quê? - O texto está escrito à mão, impresso ou digitalizado? - Que tipo de letras aparecem: maiúsculas, minúsculas; em negrito, em itálico? - Há figuras, fotos, ilustrações? O que se pode ler nessas imagens? - Há letras e números ou apenas letras?

29 Alfabetização e letramento a partir do texto a) Exploração do título e formulação de hipóteses sobre o tema geral e os significados prováveis do texto. b) Leitura natural do texto completo (feita em voz alta pelo professor). c) Troca de ideias com a turma sobre o que compreenderam da leitura. Busca de relações entre o texto e os conhecimentos e experiências dos alunos.

30 d) Identificação do gênero do texto. e) Leitura didática feita pelo professor, que aponta as palavras uma a uma. A turma acompanha e repete. f) Observação de aspectos formais da escrita como sistema de representação: direção (da esquerda para a direita), limites gráficos das frases (onde começam e onde terminam), número de frases, uso de maiúsculas e minúsculas, pontuação, espaços entre as palavras.

31 g) Repetição da leitura do texto, ora pela turma toda, ora por um único aluno. (CARVALHO, 2005, p )

32 Alfabetização e letramento a partir do texto Do ponto de vista da compreensão do mecanismo da leitura, o ideal é que o aluno, praticando essas atividades, seja capaz de relacionar as unidades sonoras com as unidades gráficas, isto é, saber que cada palavra dita por ele corresponde uma palavra no papel (CARVALHO, 2005, p. 43)

33 22/08/2017

34 21/08/2017

35 21 e 22 08/2017

36 22/08/2017

37

38

39

40

41

42

43 16/11/2017

44

45 2 Vídeo Alfaletrar - Alfabetização e Letramento: o texto como eixo principal h?v=2gc0kb0ehcu

46

47 (BRASIL, 2015, p. 14)

48

49 JOGO 1: BINGO DOS SONS INICIAIS JOGO 2: CAÇA-RIMAS JOGO 3: DADO SONORO JOGO 4: TRINCA MÁGICA JOGO 5: BATALHA DE PALAVRAS JOGO 6: MAIS UMA JOGO 7: TROCA LETRAS JOGO 8: BINGO DA LETRA INICIAL JOGO 9: PALAVRA DENTRO DE PALAVRA JOGO 10: QUEM ESCREVE SOU EU

50 05/05/2017

51 3. ALFABETIZAÇÃO: A QUESTÃO DOS MÉTODOS

52

53 [...]. Parte-se do pressuposto de que a questão dos métodos de ensino da língua escrita tem sua origem na tendência histórica, que chega à atualidade, de equivocadamente fragmentar o processo: os métodos ou focalizam uma só faceta, ou sequenciam as facetas, como se devessem ser desenvolvidas separadamente, e uma após a outra (SOARES, 2016, p. 35)

54 Consequentemente, neste livro se reconhece, e se defende, como resposta à questão dos métodos, que, em sua dimensão pedagógica, isto é, em sua prática em contextos de ensino, a aprendizagem inicial da língua escrita, embora entendida e tratada como fenômeno multifacetado, deve ser desenvolvida em sua inteireza, como um todo, porque essa é a natureza real dos atos de ler e de escrever, em que a complexa interação entre as práticas sociais da língua escrita e aquele que lê ou escreve pressupõe o exercício simultâneo de muitas e diferenciadas competências. É o que se tem denominado alfabetizar letrando. (SOARES, 2016, p. 35)

55 Para cada ano do Ciclo de Alfabetização OBJETO DE CONHECIMENTO ENSINO APRENDIZAGEM

56 Por outro lado, embora as facetas do processo de aprendizagem inicial da língua escrita devam ser desenvolvidas simultaneamente, cada uma delas demanda ações pedagógicas diferenciadas, definidas por princípios e teorias específicos em que cada uma delas se fundamenta (SOARES, 2016, p. 35)

57 Assim, neste livro também se reconhece, e se defende, que a resposta à questão dos métodos requer que se considere não só a aprendizagem da língua escrita como um todo, mas também a especificidade de cada uma de suas facetas, as diferentes implicações metodológicas que decorrem dos princípios e teorias que esclarecem cada uma. Assim, afirma-se que a resposta à questão dos métodos é plural: há respostas, não uma resposta, e a questão não se resolve com um método, mas com múltiplos métodos (ou procedimentos, [...]), diferenciados segundo a faceta que cada um busca desenvolver métodos de alfabetização, métodos de letramento. (SOARES, 2016, p. 35)

58 DO SINGULAR AO PLURAL: A APRENDIZAGEM INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA VINÍCIUS ADRIANO DE FREITAS

59 APRENDIZAGEM INICIAL DA LÍNGUA ESCRITA ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO aquisição de uma tecnologia: o sistema alfabético e ortográfico Desenvolvimento de habilidades de uso da tecnologia da escrita (Projeto ALFALETRAR Lagoa Santa-MG)

60 1. Consciência fonológica e alfabeto 2. Consciência fonêmica e ortografia 3. Linguagem oral 4. Tecnologia da escrita 5. Escrita de palavras 6. Produção de textos 7. Leitura de palavras 8. Leitura oral de textos 9. Leitura silenciosa de textos 10. Compreensão de textos 11. Vocabulário 12. Reflexão sobre a língua (Projeto ALFALETRAR Lagoa Santa-MG)

61 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTINUIDADE E INTEGRAÇÃO COMPONENTES Mat. Inf.I Inf.II 1º 2º 3º 4º 5º Consciência fonológica e alfabeto Consciência fonêmica ortografia Linguagem oral Tecnologia da escrita Escrita de palavras Produção de textos Leitura de palavras Leitura oral de textos Leitura silenciosa de textos Compreensão de textos Vocabulário Reflexão sobre a língua (Projeto ALFALETRAR Lagoa Santa-MG)

62 Uma reflexão sobre a questão dos métodos de alfabetização evidencia que as causas de que métodos tenham sido, e continuem sendo, uma questão é que cada um deles privilegia determinada função, determinada faceta, determinados pressupostos teóricos, ignorando ou marginalizando os demais. Toma-se uma parte do objeto como se fosse o todo, o que lembra a conhecida história dos cegos e o elefante: (SOARES, 2016, p. 32)

63 Seis homens cegos tentam descobrir como é um elefante. O primeiro toca a barriga do animal, e afirma que ele é como uma parede; o segundo toca a presa, e discorda: um elefante é como uma lança; o terceiro toca a tromba, e declara que o animal é como uma serpente; o quarto toca a perna, e contesta: não, um elefante é como uma árvore; o quinto toca a orelha, e defende que ele é como um leque; finalmente o sexto toca o rabo, e assegura que o elefante é como uma corda. Conclusão: cada cego está certo em parte, mas todos estão errados... (SEXE apud SOARES, 2016, p. 32)

64 OS CEGOS E O ELEFANTE É um leque... É uma parede... É uma serpente... É uma lança É uma corda... É uma árvore... (Projeto ALFALETRAR Lagoa Santa-MG)

65 CADA CEGO ESTÁ CERTO EM PARTE, MAS TODOS ESTÃO ERRADOS É uma serpente... É uma lança É uma corda... É uma árvore... (Projeto ALFALETRAR Lagoa Santa-MG)

66 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Marcha/organização Capacidade priorizada Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou

67 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Alfabeto (Grafema) Relação do nome da letra com o som Marcha/organização Sintético Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

68 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Fônico Alfabeto (Grafema) Relação do nome da letra com o som Marcha/organização Sintético Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

69 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Fônico Alfabeto (Grafema) Fonemas (Sons) Relação do nome da letra com o som Relação direta da fala com a escrita Marcha/organização Sintético Sintético Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

70 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Fônico Silábico Alfabeto (Grafema) Fonemas (Sons) Relação do nome da letra com o som Relação direta da fala com a escrita Marcha/organização Sintético Sintético Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

71 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Fônico Alfabeto (Grafema) Fonemas (Sons) Relação do nome da letra com o som Relação direta da fala com a escrita Silábico Sílaba A sílaba é uma unidade mínima de segmentação da fala Marcha/organização Sintético Sintético Sintético Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

72 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Fônico Alfabeto (Grafema) Fonemas (Sons) Relação do nome da letra com o som Relação direta da fala com a escrita Silábico Sílaba A sílaba é uma unidade mínima de segmentação da fala Palavração Marcha/organização Sintético Sintético Sintético Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

73 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Fônico Alfabeto (Grafema) Fonemas (Sons) Relação do nome da letra com o som Relação direta da fala com a escrita Silábico Sílaba A sílaba é uma unidade mínima de segmentação da fala Palavração Palavra Parte-se da palavra que tem significado Marcha/organização Sintético Sintético Sintético Analítico Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Compreensão/ Sentido/ reconhecimento global Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

74 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Fônico Alfabeto (Grafema) Fonemas (Sons) Relação do nome da letra com o som Relação direta da fala com a escrita Silábico Sílaba A sílaba é uma unidade mínima de segmentação da fala Palavração Palavra Parte-se da palavra que tem significado Sentenciação Marcha/organização Sintético Sintético Sintético Analítico Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Compreensão/ Sentido/ reconhecimento global Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

75 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Fônico Alfabeto (Grafema) Fonemas (Sons) Relação do nome da letra com o som Relação direta da fala com a escrita Silábico Sílaba A sílaba é uma unidade mínima de segmentação da fala Palavração Palavra Parte-se da palavra que tem significado Sentenciação Frase Parte-se da frase que tem significado Marcha/organização Sintético Sintético Sintético Analítico Analítico Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Compreensão/ Sentido/ reconhecimento global Compreensão/ sentido/ reconhecimento global Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

76 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Fônico Alfabeto (Grafema) Fonemas (Sons) Relação do nome da letra com o som Relação direta da fala com a escrita Silábico Sílaba A sílaba é uma unidade mínima de segmentação da fala Marcha/organização Sintético Sintético Sintético Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Palavração Palavra Parte-se da palavra que tem significado Sentenciação Frase Parte-se da frase que tem significado Global de contos ou de historietas Analítico Analítico Compreensão/ Sentido/ reconhecimento global Compreensão/ sentido/ reconhecimento global Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

77 Método Unidade/base Princípio que prioriza Alfabético Fônico Alfabeto (Grafema) Fonemas (Sons) Relação do nome da letra com o som Relação direta da fala com a escrita Silábico Sílaba A sílaba é uma unidade mínima de segmentação da fala Marcha/organização Sintético Sintético Sintético Capacidade priorizada Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Decodificação/ análise fonológica Natureza da intervenção pedagógica que se consolidou Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Palavração Palavra Parte-se da palavra que tem significado Sentenciação Frase Parte-se da frase que tem significado Global de contos ou de historietas Texto A unidade da língua é o texto Analítico Analítico Analítico Compreensão/ Sentido/ reconhecimento global Compreensão/ sentido/ reconhecimento global Compreensão/ sentido/ reconhecimento global Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo Foco: Controle/ Sequência/ Diretivismo

78 Método Unidade Princípio que prioriza Método natural ou de imersão Natureza da intervenção pedagógica Organização pedagógica possível

79 Método Unidade Princípio que prioriza Método natural ou de imersão Texto em uso social A aprendizagem da escrita ocorre em interação com situações de letramento Natureza da intervenção pedagógica O professor ou os colegas informam, quando se faz necessário ou quando o aprendiz demanda, e não numa sequência predeterminada Organização pedagógica possível No contexto de um projeto ou de uma situação de leitura/escrita autêntica (FRADE, 2005, p )

80 [...] em lugar de método de alfabetização, alfabetização com método [...] (SOARES, 2016, p. 35)

81 Faceta Metodologia Método Habilidade priorizada Enfoque Linguística Métodos sintéticos Métodos analíticos Interativa Métodos de letramento Alfabético soletração Silábico Fônico ou Priorizam a audição Ensino de leitura Palavração Priorizam a visão Ensino de leitura Sentenciação Global Produção escrita Interpretação textual escrita Produção oral Interpretação textual oral Escrita inventada Gêneros textuais Sociocultural Dialogismo Função social da escrita Eventos de letramento textual Priorizam a Desenvolvimento convivência do da oralidade, aprendiz com práticas ensino da leitura, sociais de leitura e de da escrita e da escrita compreensão textual textual em práticas discursivas Práticas discursivas de leitura e de escrita Desenvolvimento do discurso

82 Faceta Metodologia Método Habilidade priorizada Alfabético Enfoque Linguística Métodos sintéticos Silábico Fônico Priorizam a audição Ensino de leitura

83

84 Faceta Metodologia Método Habilidade priorizada Enfoque Palavração Linguística Métodos analíticos Sentenciação Global Priorizam a visão Ensino de leitura

85

86

87

88

89 3 VÍDEO APRENDIZAGEM INICIAL DA LÍNGUA ESCRITA: TRÊS DESENVOLVIMENTOS 1) PSICOGENÉTICO; 2) CONHECIMENTO DAS LETRAS; 3) CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.

90

91

92

93 Explanação das múltiplas facetas que envolvem o processo de aquisição da leitura e da escrita (SOARES, 2016, p. 349)

94

95 (BRASIL, 2015, p. 47)

96 [...], a aprendizagem inicial da língua escrita, embora entendida e tratada como fenômeno multifacetado, deve ser desenvolvida em sua inteireza, como um todo, porque essa é a natureza real dos atos de ler e de escrever, em que a complexa interação entre as práticas sociais da língua escrita e aquele que lê ou escreve pressupõe o exercício simultâneo de muitas e diferenciadas competências. [...]. (SOARES, 2016, p. 35)

97 4. ABERTURA DA AULA: ROTINA

98 ABERTURA DA AULA

99 ABERTURA DA AULA (GAUTHIER [et. al], 2014, p. 191)

100 ABERTURA DA AULA 1) Cumprimentar os alunos: boa tarde. 2) Leitura do alfabeto. 3) Análise do calendário. 4) Leitura de palavras e textos. 5) Leitura dos numerais.

O que nós gestores temos com isto?

O que nós gestores temos com isto? O que nós gestores temos com isto? PRESSUPOSTO DE GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS Art. 1º Fica instituído o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pelo qual o Ministério da Educação (MEC) e as

Leia mais

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO Prof. Tiago S. de Oliveira Faculdade Polis das Artes psicoptiago@gmail.com www.faculdadepolis.com.br www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com Como você foi alfabetizado?

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

Métodos de Alfabetização

Métodos de Alfabetização Aulas 12 e 13/04 Métodos de Alfabetização Conceito de método Os métodos tradicionais de alfabetização Métodos de marcha sintética Métodos de marcha analítica Método Global Métodos mistos ou analítico-sintéticos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano1 Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano1 Ano letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano1 Ano letivo 2016/2017 Oralidade Unidade Didáctica Calendarização Conteúdos Programáticos 1º Período Compreensão do Oral

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Alfabetização e Letramento Código da Disciplina: EDU328 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Caderno de Educação Especial O que devemos considerar no processo de Alfabetização? Criança Ouvinte Criança Surda Faz uso das propriedades fonológicas

Leia mais

Conceito de método. Os métodos tradicionais de alfabetização. Métodos de marcha sintética. Métodos de marcha analítica.

Conceito de método. Os métodos tradicionais de alfabetização. Métodos de marcha sintética. Métodos de marcha analítica. Conceito de método Os métodos tradicionais de alfabetização Métodos de marcha sintética Métodos de marcha analítica Método Global Métodos mistos ou analítico-sintéticos Caminho para atingir um fim Ação

Leia mais

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Língua Portuguesa do 1ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016-2017 PORTUGUÊS - 1 º ANO Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho Oralidade Interação discursiva Compreensão e expressão 1. Respeitar regras da interação

Leia mais

LER E ESCREVER SÃO COISAS DE CRIANÇAS?

LER E ESCREVER SÃO COISAS DE CRIANÇAS? LER E ESCREVER SÃO COISAS DE CRIANÇAS? II Encontro Orientadores de Estudo PNAIC A criança no ciclo de alfabetização Mônica Correia Baptista monicacb.ufmg@gmail.com Professora Departamento de Administração

Leia mais

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE Andrieli Petrouski Guardacheski Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein,

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS

PROGRAMA DE CONTEÚDOS C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

TÍTULO: UTILIZAÇÃO CRIATIVA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

TÍTULO: UTILIZAÇÃO CRIATIVA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TÍTULO: UTILIZAÇÃO CRIATIVA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo Domínios Ponderação (80%) Operacionalização/Indicadores Instrumentos de avaliação Oralidade

Leia mais

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB )

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) GT 4 LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) Juliana Maria Soares dos Santos (PPGFP UEPB)¹

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Ana Paula do Amaral Tibúrcio UFSJ

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Ana Paula do Amaral Tibúrcio UFSJ ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Ana Paula do Amaral Tibúrcio UFSJ Introdução Na história da educação de nosso país uma das questões sempre presente neste cenário

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: FORMAS E POSSIBILIDADES DE USO

LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: FORMAS E POSSIBILIDADES DE USO LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: FORMAS E POSSIBILIDADES DE USO Definição Podemos definir o livro didático como um material impresso, intencionalmente produzido para ser utilizado em um processo de ensino

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. METAS CURRICULARES 1º ANO Português ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO: DA HISTÓRIA DOS MÉTODOS AO TEXTO

ALFABETIZAÇÃO: DA HISTÓRIA DOS MÉTODOS AO TEXTO ALFABETIZAÇÃO: DA HISTÓRIA DOS MÉTODOS AO TEXTO CRUZ, Eliane Travensoli Parise - UEPG Resumo A pesquisa de cunho bibliográfica tem por objetivo apresentar um breve resgate histórico sobre a alfabetização

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS 2as feiras 18h10-21h40 04

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS 2as feiras 18h10-21h40 04 PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2013/01 CURSO: Pedagogia séries iniciais FASE: 7ª fase DISCIPLINA: Conteúdos e Metodologias do Ensino TURNO: noturno de Linguagem

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: teorias e práticas. Magda Soares 2014

ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: teorias e práticas. Magda Soares 2014 ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: teorias e práticas Magda Soares 2014 1 Conjunto de opiniões e ideias sobre um tema TEORIA Conjunto coerente de proposições, baseadas em evidências, sobre um tema 2 ALFABETIZAÇÃO?

Leia mais

Conceptualizando Alfabetização e Letramento

Conceptualizando Alfabetização e Letramento Curso: Alfabetização e letramento na educação bilíngue SINPRO-SP, fev a abr/2012 Conceptualizando Alfabetização e Letramento Selma de Assis Moura O que é alfabetizar? (segundo o dicionário) Ensinar a Ler.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA COMO PROCESSO COGNITIVO

A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA COMO PROCESSO COGNITIVO A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA COMO PROCESSO COGNITIVO SILVIA FERNANDES DE OLIVEIRA 1 INTRODUÇÃO Este projeto pretende enfocar a especificidade da construção do sistema da escrita como processo cognitivo.

Leia mais

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO COMO ESCREVER, COMO LER? Duas situações: - Escreva a palavra Coxinha, - É igual à palavra pastel? Fga. Dra. Marisa S. Viana Jesus Fono.marisaviana@gmail.com -

Leia mais

Desafiar a turma com jogos de alfabetização

Desafiar a turma com jogos de alfabetização Desafiar a turma com jogos de alfabetização O jogo é uma atividade que desafia e mobiliza diferente saberes, pensamentos e emoções. O objetivo primeiro do jogador é acertar para ganhar o jogo e, além disso,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA SMED- 2015 COMO INTERVIR EM CADA UMA DAS HIPÓTESES HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA: Criação

Leia mais

Diferentes abordagens de alfabetização

Diferentes abordagens de alfabetização ALFABETIZAÇÃO Diferentes abordagens de alfabetização MODELO 1 (MÉTODO FONÉTICO OU DIRETO) Identificar oralmente os fonemas da língua (sons). Corresponder o fonema ao grafema: mostrar a letra e a pronuncia

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Português Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro/outubro Domínio/ Objetivos / Descritores Oralidade Compreensão do

Leia mais

Índice. Grupo Módulo 4

Índice. Grupo Módulo 4 GRUPO 5.4 MÓDULO 4 Índice 1. Níveis Conceituais Linguísticos...3 2. Nível 1 Pré-Silábico...3 3. Nível 2 Intermediário I...4 4. Nível 3 Silábico...5 5. Nível 4 Intermediário II ou Silábico-Alfabético...5

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Regras e papéis da interação oral Formas de tratamento e princípios de cortesia Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial e acessória Reconto Tema e assunto 1

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Letramento Matemático. Formação inicial de professores.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Letramento Matemático. Formação inicial de professores. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE FUTUROS PROFESSORES Resumo Jéssica da Costa Ricordi 1 - UFPR Neila Tonin Agranionih 2 UFPR O artigo objetiva apresentar e analisar concepções de acadêmicos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano2 Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano2 Ano letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano2 Ano letivo 2016/2017 Unidade Didáctica Calendarização Conteúdos Programáticos Português 1º Período Compreensão do Oral

Leia mais

Dificuldades de aprendizagem Zuleika de Felice Murrie

Dificuldades de aprendizagem Zuleika de Felice Murrie Dificuldades de aprendizagem Zuleika de Felice Murrie Apresentação utilizada como material de apoio no evento Orientação Técnica sobre a recuperação paralela realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017 Nº de aulas/horas previstas: 1º período: 104h 2º período: 104h 3º período: 80h Nº de dias previstos: 1º período: 63 dias 2º período:

Leia mais

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 ANO LETIVO 2017 / 2018 1º Ciclo Planificação Anual Disciplina: Português Ano de Escolaridade: 2º ano 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 Domínios METAS ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS Nº DE AULAS PREVISTAS

Leia mais

COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS NO APRENDIZADO DA LEITURA

COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS NO APRENDIZADO DA LEITURA COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS NO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA PELA CRIANÇA No tema anterior, Aquisição da linguagem oral e da linguagem escrita pela criança, enfatizamos a idéia de que a criança ao chegar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016 PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016 2ª etapa: 16/05 a 31/08 2º Ano A/B Ensino Fundamental Educadoras: Flávia/Márcia 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Leitura e interpretação

Leia mais

Apresentação do método sintético

Apresentação do método sintético Maria Cristina Pereira Cotta e Angela Maria Rodrigues Marques Galvão O tempo passa e, em Educação, continuam as dúvidas quanto à escolha do método ideal para alfabetizar. Para acertar nessa escolha, a

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO: PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DA LEITURA E ESCRITA NA CRIANÇA

ALFABETIZAÇÃO: PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DA LEITURA E ESCRITA NA CRIANÇA ALFABETIZAÇÃO: PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DA LEITURA E ESCRITA NA CRIANÇA Ana Paula Martins de Sousa 1 Adrielle Alves Pereira Vilela 2 Jorge Luiz Tolentino de Almeida 3 Yasmin de Jesus Araújo 4 Irondina de

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo 2015 2016 1º PERÍODO CONTEÚDOS - COMPREENSÃO DO ORAL manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais mobilizar conhecimentos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano PORTUGUÊS 1.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ Subdomínio ORALIDADE LEITURA E ESCRITA Metas a atingir Meses do Ano S O N D J F M A M J Respeitar regras da interação

Leia mais

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Esta linha de pesquisa objetiva o exame dos processos de construção do conhecimento docente do professor de línguas, com ênfase no papel da linguagem

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Mairiporã Etec: Mairiporã Código: 27 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO.

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. RESUMO Magnólia Angelí Santos de Almeida 1 O presente trabalho discorre sobre os resultados de

Leia mais

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Por que essa é uma questão importante? Os resultados

Leia mais

DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Luciana Andrade Rodrigues Professor das Faculdades COC

DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Luciana Andrade Rodrigues Professor das Faculdades COC DEFICIÊNCIA AUDITIVA Luciana Andrade Rodrigues Professor das Faculdades COC CONTEUDO - Conceitos; - Filosofias de Comunicação; - Atendimentos Educacionais especializados; - Surdez e L2; - Legislação. OBJETIVOS

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

Jogos de Alfabetização

Jogos de Alfabetização Jogos de Alfabetização Sistematização: Leila Nascimento Baseado em: LEAL, T. F; ALBUQUERQUE, E. B. C. de e LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?).

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA RESUMO O estudo focaliza a formação inicial do professor para atuar como alfabetizador nos anos iniciais do ensino fundamental.

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo

Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo Departamento de Pré-Escolar/1.ºciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO-1.º CICLO ANO LETIVO 2015 / 2016 Disciplina: Português 1.º Ano Introdução: A avaliação incide sobre as aprendizagens e capacidades definidas

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA -

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - EIXO ESTRUTURANTE: Leitura HABILIDADE H1. Ler palavras com estrutura silábica canônica H2. Ler palavras com estrutura silábica

Leia mais

Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios

Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios Português Ano Departamento de Ciclo 2012/2013 - Realização de fichas de trabalho - Trabalhos individuais - Envolvimento em trabalho de grupo - Testes escritos Desempenhos / Critérios Exprime-se com clareza

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

Aprender a ler: Dos sons às letras. Fernanda Leopoldina P. Viana Universidade do Minho

Aprender a ler: Dos sons às letras. Fernanda Leopoldina P. Viana Universidade do Minho Aprender a ler: Dos sons às letras Fernanda Leopoldina P. Viana Universidade do Minho fviana@iec.uminho.pt Leitura: PÁ-TÓ (para PATO) PAU (para RUA) RUA ( para RIO) J: Não gosto de ler, gosto mais de escrever

Leia mais

Professor (a): Odete De Bona Giacomelli. JOGO: Palavra Chave

Professor (a): Odete De Bona Giacomelli. JOGO: Palavra Chave Professor (a): Odete De Bona Giacomelli JOGO: Palavra Chave Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística)

Leia mais

OS PRINCIPAIS ERROS APRESENTADOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OS PRINCIPAIS ERROS APRESENTADOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OS PRINCIPAIS ERROS APRESENTADOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Márcia Beatriz Barros Caminha Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí E-mail: marciabeatrizb@hotmail.com

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Domínio da ortografia oficial... 21 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da estrutura morfossintática

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 2.º ano DOMÍNIOS CRITÉRIOS INDICADORES/PERFIL DE APRENDIZAGENS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 2.º ano DOMÍNIOS CRITÉRIOS INDICADORES/PERFIL DE APRENDIZAGENS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952) Português CRITÉRIOS - 2.º ano 6 AL / ATITUDINAL língua portuguesa Respeita regras da interação discursiva. Escuta discursos breves para aprender e construir

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria CETEC - 774, de 24/09/2015 (atualizado 2º semestre/2016) Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Instrumentos de Comunicação oral Observação direta

Leia mais

Inventário de habilidades escolares. Comunicação Oral

Inventário de habilidades escolares. Comunicação Oral Inventário de habilidades escolares Nome Idade Tempo na Escola Razões para a Indicação Grupo Aprendizagens Consolidadas (Currículo Escolar) Habilidades Realiza sem necessidade de suporte Realiza com ajuda

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA FORMAÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2017 Oralidade O1 ANUAL 168 dias letivos Interação discursiva Princípio de cortesia (metas 1.1 e 1.2) Resposta, pergunta, pedido (metas 4.1 e 4.2) Compreensão e expressão Articulação, entoação e ritmo (metas

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 2º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Português Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2º

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Domínios Oralidade Compreensão do Oral Respeitar regras da interação discursiva.

Leia mais

A DECODIFICAÇÃO DA LEITURA E O PROCESSO DE COMPREENSÃO DO TEXTO

A DECODIFICAÇÃO DA LEITURA E O PROCESSO DE COMPREENSÃO DO TEXTO A DECODIFICAÇÃO DA LEITURA E O PROCESSO DE COMPREENSÃO DO TEXTO Maria de Fátima de Souza Aquino Universidade Estadual da Paraíba fatimaaquinouepb@yahoo.com.br RESUMO A leitura é uma atividade complexa

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Português

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Português 1.º Período Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Português Oralidade Compreensão do Oral Respeitar regras da interação discursiva. Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial

Leia mais

Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo. Ano letivo 2016/17. Domínios Indicadores VALOR

Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo. Ano letivo 2016/17. Domínios Indicadores VALOR Critérios de Avaliação Departamento do 1º Ciclo Ano letivo 2016/17 Os critérios de avaliação constituem referenciais comuns, no Agrupamento, sendo operacionalizados pelos professores da turma 1. Áreas

Leia mais

JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Aline Rafaela Lima e Silva UFPE alyne_rafaella@yahoo.com.br Ana Catarina dos

Leia mais

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO Professora Luciene Juliano Simões UFRGS Participação na Reunião Técnica de Abril de 2012, durante o lançamento da OLPEF para a região sul, em Curitiba

Leia mais

ANO LETIVO 2016/ Planificação Anual/Trimestral/Mensal 1ºANO

ANO LETIVO 2016/ Planificação Anual/Trimestral/Mensal 1ºANO ANO LETIVO 2016/ 2017 Planificação Anual/Trimestral/Mensal 1ºANO Português 1ºPERÍODO NOTA: As planificações foram elaboradas de acordo com o Programa do Ensino Básico de 2015, de acordo com as Metas Curriculares.

Leia mais

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO SUPORTE NO LETRAMENTO Virginia Maria Chaves Alves 1, Luci Fagundes Oliveira 2, Sergio Domingues 3.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO SUPORTE NO LETRAMENTO Virginia Maria Chaves Alves 1, Luci Fagundes Oliveira 2, Sergio Domingues 3. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO SUPORTE NO LETRAMENTO Virginia Maria Chaves Alves 1, Luci Fagundes Oliveira 2, Sergio Domingues 3 Resumo: Uma classe de 14 alunos, com idade variando entre cinco e seis anos,

Leia mais

A REINVENÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA

A REINVENÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA RESENHA / REVIEW 415 http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698120322 MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012. A REINVENÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DO SISTEMA DE

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Objeto de estudo A linguagem como espaço de interação. A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Língua Portuguesa 1º

Leia mais

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, PRINCÍPIO ALFABÉTICO E GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS: FERRAMENTAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, PRINCÍPIO ALFABÉTICO E GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS: FERRAMENTAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, PRINCÍPIO ALFABÉTICO E GÊNEROS TEXTUAIS VARIADOS: FERRAMENTAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA Ana Paula Rigatti Scherer 1 Introdução Consciência fonológica e aquisição da

Leia mais

UNIDADE 1 (até meados de outubro)

UNIDADE 1 (até meados de outubro) Domínios Oralidade Leitura e Escrita Compreensão do Oral Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial e acessória Tema e assunto Reconto Expressão Oral Articulação, entoação Vocabulário

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 153000 DGEstE/DSRN Ano Letivo 2016/ 2017 1ºano Plano Curricular 1ºciclo Área: MATEMÁTICA UNIDADE 1 geometria e medida Localização e orientação no espaço

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1 PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Respeitar regras da interação discursiva. Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Respeitar o princípio de cortesia. Escutar discursos

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2016/ 17 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO DOMÍNIO: ORALIDADE (O1) Interação discursiva - Princípio

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h Pedagogia 1º Semestre Biologia Educacional EDC602/ 60h Ementa: Identificar os processos biológicos fundamentais diretamente relacionados à situação ensino-aprendizagem. Análise dos fatores genéticos e

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º CICLO PORTUGUÊS 1º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias Todas as crianças passam por níveis de hipóteses conceituais de escrita até atingirem a alfabetização: Uns alunos são mais rápidos que outros para se alfabetizarem;

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1 semestre Núcleo de estudos interdisciplinares I 45h Ementa: Estuda os procedimentos envolvidos na realização de uma pesquisa cientifica. Desenvolve habilidade de produção de fichamento,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EDUCAÇÃO DE SURDOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EDUCAÇÃO DE SURDOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EDUCAÇÃO DE SURDOS Unidade Promotora: Faculdade de Educação Unidade Parceira:

Leia mais