RELATÓRIOS DE SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES, VEREADORES, EQUIPE DE COMISSÃO E LIDERANÇAS DO BAIRRO ILMO COVRE SOBRE A COLETA SELETIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIOS DE SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES, VEREADORES, EQUIPE DE COMISSÃO E LIDERANÇAS DO BAIRRO ILMO COVRE SOBRE A COLETA SELETIVA"

Transcrição

1 RELATÓRIOS DE SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES, VEREADORES, EQUIPE DE COMISSÃO E LIDERANÇAS DO BAIRRO ILMO COVRE SOBRE A COLETA SELETIVA Partindo deste princípio, estão sendo realizados momentos de orientação e disseminação de ideias, com planejamento para a orientação da população Porta a Porta, outra ação que consideramos fundamental, foi a palestra de Sensibilização dos Moradores do Bairro Ilmo Covre na qual envolvendo o público, Comissão da Coleta Seletiva, Vereadores, Lideranças e Moradores, objetivando o sucesso do Programa de Coleta Seletiva. DATA: 12/11/14 HORÁRIO: 18:30 às 20h30min. LOCAL: Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) No dia doze de novembro no corrente ano, a partir das dezoito horas e trinta minutos, foi realizado o momento de informação e orientação das lideranças e moradores do Bairro Ilmo Covre, principais e importantes agentes desse Programa de Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do município de Boa Esperança ES. Estiveram participando: Comissão da Coleta Seletiva, Vereadores, representantes das Secretarias de Administração, Obras, Meio Ambiente, Educação, Saúde e Moradores do Bairro Ilmo Covre. A ação foi realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Boa Esperança (SEMEC), sob a coordenação dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que cumprimentaram a todos e falaram da importância da realização deste trabalho de orientação e mobilização de todos em prol do meio ambiente.

2 Foi apresentado aos presentes pelo Especialista em Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Solimar Marcos Bolsanelo os assuntos e as metas, pautadas na Lei nº /2010, da Política Nacional dos Resíduos Sólidos PNRS, cujo objetivo é promover a conscientização dos munícipes para a necessidade da mudança de hábitos, incentivando a redução, a reutilização e a reciclagem do lixo com a implantação do Programa de Coleta Seletiva Porta a Porta, combinada com Pontos de Entrega Voluntaria. Os técnicos relataram que a Coleta Seletiva será implantada inicialmente no Bairro Ilmo Covre, por ser um bairro menor e facilitar a execução das ações, e em seguida será expandido ao Centro da Cidade, onde há a maior concentração dos comércios e os funcionários são residentes dos diversos bairros da cidade fato que também agrega maior divulgação e colaboração. Posteriormente todos os demais Bairros serão contemplados com o Projeto. A equipe que coordenou os trabalhos apresentou suscintamente, o que é a Coleta Seletiva, os objetivos da implantação da mesma no município, os benefícios sociais, ambientais e econômicos, as formas de disposição dos resíduos sólidos, e enfim, como deve ser realizada a prática da Coleta Seletiva pela população para que haja sucesso neste trabalho. Em seguida, a Bióloga Rosilene de Oliveira Souza Bis procedeu alguns esclarecimentos com demonstrações de resíduos Secos (recicláveis), com orientação sobre como realizar a limpeza desses materiais em casa, e também quanto aos tipos de resíduos considerados Recicláveis e da importância que esses materiais têm para a Associação de Catadores, e os Não-Recicláveis (Rejeitos), que não possuem valor econômico e por isso estão sendo destinados ao aterro controlado do município, até que haja possibilidade de se destinar ao aterro sanitário regional.

3 Houve a apresentação do panfleto que foi confeccionado para a ação educativa Porta a Porta e todos foram informados sobre os Pontos de Entrega Voluntária PEVs, que serão instalados inicialmente no Bairro Ilmo Covre. Na metodologia de trabalho foram utilizados recursos tecnológicos como data show e notebook para visualização de slides e vídeos informativos/educativos. O grupo apreciou a palestra, expondo algumas colocações sobre o funcionamento da coleta habitual de lixo nos bairros, relatando alguns problemas quanta a coleta dia a dia. Neste contexto, os moradores participantes apresentaram-se dispostos a colaborar população para o sucesso do Programa de Coleta Seletiva. Após receberem as orientações, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através de seus coordenadores, agradeceu a participação de todos e relatou a importância da participação das famílias, e moradores na execução do programa de Coleta Seletiva.

4 RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES, VEREADORES, REPRESENTANTES DO BAIRRO ILMO COVRE. Foto 01: Apresentação e Boas Vindas aos moradores e lideranças pelo - Secretário de Meio Ambiente: José Maria Rafalski. Foto 2: Apresentação do Projeto Coleta Seletiva Técnico: Solimar Marcos Bolsanelo.

5 Foto 03: Participantes da Palestra de Sensibilização para a Coleta Seletiva. Foto 4: Momento de Esclarecimento dos Tipos e Classificação dos Resíduos Sólidos Para Coleta Seletiva no Bairro Imo Covre Bióloga: Rosilene de Oliveira Souza Bis.

6 Foto 05: Momento de debates, Informações e Opiniões para aplicação do projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Bairro Ilmo Covre.

7 RELATÓRIO DA PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO E MORADORES DO BAIRRO ILMO COVRE. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA realizou nos dias 17, 18 e 19 do 11/2014 (dezessete, dezoito e dezenove de novembro de dois mil e quatorze), sensibilização com os moradores do bairro Ilmo Covre, através de orientações sobre como fazer e a importância de realizar a coleta seletiva. Destacando-se a relevância da participação social no cumprimento desta meta com vista à democratização da gestão pública, propiciando o aprimoramento contínuo das políticas e serviços públicos oferecidos à população. A participação social implica na busca de propósito, leva ao conhecimento dos moradores as proposta do poder publico, sem deixar de observar o interesse da coletividade. Na questão da MOBILIZAÇÃO URBANA CAMPANHA DE COLETA SELETIVA, buscou esclarecer sobre as formas de Separação dos Resíduos, a utilização de panfletos contendo todas as informações sobre o que é Lixo Seco e Lixo Úmido, informando também o dia da coleta no bairro. Utilizamos o recurso de mídia volante contendo as mesmas informações do panfleto buscando levar a informação a todos os moradores do bairro. Contamos com a participação da Secretaria de Saúde que disponibilizou os agentes de saúde e endemias, estavam presentes membros da comissão de coleta seletiva e servidores da Secretaria de Ação Social. O bairro foi divido em 02 setores de trabalho, sendo dois grupos de trabalho grupo 01 e grupo 02, conforme croqui no relatório em anexo. As equipes formadas com os profissionais ficaram responsáveis em realizar a campanha em todas as ruas do bairro. Durante abordagem ao morador buscamos utilizar linguagem simples e objetiva com postura de respeito cidadão, de modo geral tivemos uma boa receptividade por parte dos moradores que já tinham previamente sendo informados pela divulgação feita pelo carro de som. As visitas foram momentos utilizados pelos moradores para esclarecimento de duvida quanto à forma de separação dos resíduo e horário da coleta.

8 Como previsto, foram instalados os Pontos de Entrega Voluntária PEV, em locais estratégicos, proporcionando ao morador mais uma opção de disposição provisória dos materiais recicláveis até a realização da coleta. Durante a primeira coleta realizada no 19/11/2014 já pudemos observar que boa parte da população utilizou os PEV de forma correta depositando apenas lixo seco nas lixeiras (Conforme relatório fotográfico das ações em anexo), porém o trabalho de Educação Ambiental junto aos moradores deverá ser processual, de forma continuo, pois, em monitoramento identificamos que em alguns pontos de Entrega Voluntário foram depositados resíduos úmidos.

9 MAPEAMENTO DAS ÁREAS PARA PANFLETAGEM DA CAMPANHA DA COLETA SELETIVA DIA 17 E 18 DE NOVEMBRO DE 2014 CROQUI GRUPO 01 CROQUI GRUPO 02

10 RELATÓRIO FOTOGRÁFICO CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO ILMO COVRE, ENVOLVENDO AGENTES DE ENDEMIAS NO DIA 17/11/2014 GRUPO 01 Foto 01: Panfletagem Porta a Porta da Coleta Seletiva no Bairro Ilmo Covre. Foto 02: Panfletagem Porta a Porta da Coleta Seletiva no Bairro Ilmo Covre.

11 Foto 03: Panfletagem Porta a Porta da Coleta Seletiva no Bairro Ilmo Covre. Foto 04: Caminhada Porta a Porta Panfletagem da Coleta Seletiva no Bairro Ilmo Covre.

12 Foto 05: Equipe Técnica SEMMA e Agentes de Endemias para a Panfletagem da Coleta Seletiva no Bairro Ilmo Covre.

13 RELATÓRIO FOTOGRÁFICO CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO ILMO COVRE, ENVOLVENDO AGENTES DE SAÚDE DIA 18/11/2014 GRUPO 02. Foto 01: Organização do Grupo para a panfletagem da Coleta Seletiva no Bairro Ilmo Covre Foto 02: Momento com a Moradora na Campanha da Coleta Seletiva.

14 Foto 03: Equipe Técnica e Agente de Saúde envolvido na Campanha.

15 ELATÓRIO FOTOGRÁFICO INSTALAÇÃO DOS PEV,S DIA 18/11/2014 PARA A COLETA SELETIVA A SER INICIADA DIA 19/11/2014 Foto 1: Organização do Grupo para a panfletagem da Coleta Seletiva no Bairro Ilmo Covre

16 Foto 02: PEV na Rua para a Coleta Seletiva no Bairro Ilmo Covre. Foto 03: PEV na Rua para a Coleta Seletiva no Bairro Ilmo Covre. Foto 04: PEV na Rua para a Coleta Seletiva no Bairro Ilmo Covre.

17 RELATÓRIO FOTOGRÁFICO PRIMEIRO DIA DA COLETA SELETIVA QUARTA FEIRA DIA 19/11/2014 AS 8: HS e MÍDIA VOLANTE. Foto 01: Caminhão da Coleta Seletiva Passando na Rua e Carro de Mídia Volante.

18 Foto 02: Realização da Coleta Porta a Porta pelos Servidores da SEMMA e Sec. De Obras. Foto 03: Monitoramento, Vistoria dos PEV,s pela Equipe SEMMA. Foto 04: Coleta nos PEV,s pela Equipe SEMMA.

19 Foto 05: Monitoramento, Vistoria dos PEV,s pela Equipe SEMMA. CONCLUSÃO Chegado ao final deste relatório, temos convicção que é nossa ambição levar ao conhecimento da população que é a parte central de projeto os desafios que vamos enfrentar durante esse processo, tendo ciência dos problemas que vamos enfrenta para alcançar os objetivos contidos neste projeto. Por fim devemos sempre acolher as solicitações e recomendações feitas pelos cidadãos. Estamos conscientes que atingimos os objetivos iniciais das propostas, apesar das muitas dificuldades e desafios existentes dentro do programa. Considerando as respostas recebidas (feed back) nos momentos realizados e tendo em conta que para alcançar resultados positivos em longo prazo temos muito trabalho a fazer. Para que possamos atender o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos que enfoca sempre o controle social, estruturas e metodologias que garantam à sociedade o acesso às informações e participação em eventos e na formulação e execução das políticas públicas relacionadas aos resíduos sólidos.

20 Organização - Equipe Técnica SEMMA 2014:

Assim, seguem os relatórios dos momentos realizados: SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Assim, seguem os relatórios dos momentos realizados: SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE RELATÓRIOS DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL/PROGRAMA DA COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS RSUs DO MUNICÍPIO DE BOA ESPERANÇA ES A Prefeitura Municipal de Boa

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DOS PEV,S NO BAIRRO ILMO COVRE

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DOS PEV,S NO BAIRRO ILMO COVRE RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DOS PEV,S NO BAIRRO ILMO COVRE No dia 25 de Novembro de 2014, as 9 horas e 30 minutos, estivemos In loco nós da Equipe Técnica da SEMMA 2014 Solimar Marcos Bolsanelo, Elder Chagas

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DOS PEV,S NO BAIRRO ILMO COVRE

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DOS PEV,S NO BAIRRO ILMO COVRE RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DOS PEV,S NO BAIRRO ILMO COVRE No dia 16 de Dezembro de 2014, as 9 horas e 30 minutos, estivemos In loco nós da Equipe Técnica da SEMMA 2014 Solimar Marcos Bolsanelo, Elder Chagas

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS Conceição da Barra - ES, Julho de 2013 TÍTULO Programa de Educação Ambiental com Ênfase em Resíduos Sólidos INTRODUÇÃO A geração e destinação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROJETO DE AMPLIAÇÃO DE PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA (PEV) NO MUNICÍPIO DE MONTANHA -ES Montanha ES Abril/2015 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PGIRSU

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE PGIRSU Prefeitura Municipal Consórcio: de Uruguaiana PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DE URUGUAIANA PGIRSU A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS LEI Nº 12.305/2010 Marco histórico

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO E DESCRITIVO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO E DESCRITIVO RELATÓRIO FOTOGRÁFICO E DESCRITIVO AÇÕES COMPROBATÓRIAS DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PERÍODO DE 2011/ 2014 2011 13/06/2011 13/06/2011 SEMANA DE MEIO AMBIENTE, EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS

Leia mais

COLETA SELETIVA NA ESCOLA SULIVAN SILVESTRE DE OLIVEIRA: DA TEORIA À PRÁTICA

COLETA SELETIVA NA ESCOLA SULIVAN SILVESTRE DE OLIVEIRA: DA TEORIA À PRÁTICA RESUMO EXPANDIDO COLETA SELETIVA NA ESCOLA SULIVAN SILVESTRE DE OLIVEIRA: DA TEORIA À PRÁTICA LUCIMARA DE OLIVEIRA CALVIS¹ AIRTON AREDES ² MARIA ELISA VILAMAIOR³ ¹Bolsista PIBID, acadêmica em Geografia

Leia mais

Mostra de Projetos Lixo que vale

Mostra de Projetos Lixo que vale Mostra de Projetos 2011 Lixo que vale Mostra Local de: Umuarama Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal de Umuarama

Leia mais

Troca Ecológica Premiada.

Troca Ecológica Premiada. Campanha de Educação Ambiental NÃO JOGUE LIXO RECICLÁVEL FORA AGORA ELE VALE PRÊMIOS Troca Ecológica Premiada. O projeto Troca Ecológica, que tem por finalidade a participação da comunidade no processo

Leia mais

Implantação de Medidas Emergenciais para cessar os danos ambientais pela disposição inadequada de resíduos sólidos nos municípios

Implantação de Medidas Emergenciais para cessar os danos ambientais pela disposição inadequada de resíduos sólidos nos municípios Implantação de Medidas Emergenciais para cessar os danos ambientais pela disposição inadequada de resíduos sólidos nos municípios Ituiutaba Centralina Canápolis Araporã Gurinhatã Monte Alegre de Minas

Leia mais

Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios

Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios Coleta seletiva em condomínios nada mais é do que a coleta dos resíduos depois da separação prévia pelos apartamentos (ou casas) de

Leia mais

Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental. Larissa Vilaça de Sousa IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO POVOADO DE APARIÇÃO.

Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental. Larissa Vilaça de Sousa IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO POVOADO DE APARIÇÃO. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Larissa Vilaça de Sousa IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO POVOADO DE APARIÇÃO Pará de Minas MG 2015 1 Larissa Vilaça de Sousa IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO POVOADO

Leia mais

C O M O I M P L A N T A R U M P R O J E T O D E S E L E T I V A E M E M P R E S A S E C O N D O M Í N I O S

C O M O I M P L A N T A R U M P R O J E T O D E S E L E T I V A E M E M P R E S A S E C O N D O M Í N I O S C O M O I M P L A N T A R U M P R O J E T O D E COLETA S E L E T I V A E M E M P R E S A S E C O N D O M Í N I O S A Política Nacional de Resíduos Sólidos tornou a coleta seletiva uma obrigatoriedade nos

Leia mais

SUSTENTABILIDADE APLICADA

SUSTENTABILIDADE APLICADA SUSTENTABILIDADE APLICADA América do Norte 2002 Florham Park, Wyandotte, Beachwood Europa 1998 Ludwigshafen América Latina 2005 São Paulo Ásia-Pacífico 2012 Hong Kong Matéria-Prima Químicos de base

Leia mais

Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos

Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Carta Compromisso Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Publicado em: 16/09/2004 O Programa Coleta Seletiva Solidária foi criado a partir do compromisso público da atual Prefeita em ato de campanha eleitoral

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS EM ESCOLA PÚBLICA POLI USP RECICLA

PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS EM ESCOLA PÚBLICA POLI USP RECICLA PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS EM ESCOLA PÚBLICA POLI USP RECICLA Welson G. Barbosa Jr 1 Pedro Paulo Consul Kassardjian 2 RESUMO Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sistematização de ações

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PEA), POLITICA E GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PEA), POLITICA E GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PEA), POLITICA E GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS Montanha ES Abril / 2014 0 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...2

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRAÇU Relatório Mensal Simplificado de Andamento das Atividades Desenvolvidas PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Relatório V PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRAÇU Relatório Mensal

Leia mais

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU Leandro Tadeu da Silva 1, José Benedito Leandro 2 1 Graduando em Tecnologia em Logística pela Fatec

Leia mais

Resíduos Sólidos Urbanos

Resíduos Sólidos Urbanos PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Resíduos Sólidos Urbanos João Ismael Ortulane Nardoto Secretario de Meio Ambiente Geração de Resíduos Abril, 2009 10.532,91 toneladas de resíduos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR RESUMO Um dos grandes problemas da atualidade é o lixo. Promover na escola da rede pública

Leia mais

MINISTERIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

MINISTERIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ATA DO DIA 26.05 REFERENTE À PRIMEIRA REUNIÃO ANO 2015 DE ACOMPANHAMENTO DOS TCAS 01 E 02 DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOS MUNICÍPIOS DE BOA ESPERANÇA E VILA PAVÃO No dia 26 dias do mês de maio de 2015, às 12 horas,

Leia mais

Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik

Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik Autores: Profª Fabiane Habowski Caroline Jaroczewski Cristieli Jarochesqui Co-autores: Profª Eliani Warpechowski Taís Dzindzik EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO: COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA, UM GRANDE

Leia mais

Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental CNPJ /

Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental CNPJ / MEMÓRIA DA REUNIÃO DO GRUPO DE RESÍDUOS URBANOS DO PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CHAPECÓ Data: 14 de agosto de 2014 Local: Sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Chapecó

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Projeto Coleta Seletiva Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta desejada: Descrição das Metas desejadas

Leia mais

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos)

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos) 3.1 Instituir programa de coleta seletiva no município. 3.2 Realizar campanhas de sensibilização e educação socioambiental da população acerca da temática dos resíduos sólidos, quanto a importância da

Leia mais

Bióloga pelo Instituto Isabela Hendrix. Assessora de Educação e Extensão Ambiental da

Bióloga pelo Instituto Isabela Hendrix. Assessora de Educação e Extensão Ambiental da 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina III-086 JOGANDO E APRENDENDO SOBRE O LIXO José Cláudio Junqueira Ribeiro(1) Engenheiro

Leia mais

REFERENCIA NACIONAL.

REFERENCIA NACIONAL. REFERENCIA NACIONAL. LOCALIZAÇÃO Município: Crateús CE. Semiárido Nordestino Bioma Caatinga. Localizado a 380 km de Fortaleza. Área: 2.985,41 km 2. IDH: 0,675 (IBEG 2000). População: 72 386 habitantes

Leia mais

COMO VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL. 16 de junho de 2015

COMO VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL. 16 de junho de 2015 COMO VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL 16 de junho de 2015 O lixo que sai caro... Matéria divulgada na revista EXAME (jun.15) Três pontos... 1 2 3 É necessário uniformizar

Leia mais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia Condomínios Residenciais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia Condomínios Residenciais Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia Condomínios Residenciais www.ecolmeia.org.br 1 A, fundada em 2006, é formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas

Leia mais

Realização: Instituto Venture e Ecos da Sardenha

Realização: Instituto Venture e Ecos da Sardenha o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos Realização: Instituto Venture e Ecos da Sardenha Curitiba PR 12 a 14 de junho de 2017 8o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos III Intercâmbio de práticas e

Leia mais

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus UnisulVirtual

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus UnisulVirtual Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus UnisulVirtual Unidade de aprendizagem: Gestão e Tratamento de Resíduos Curso: Gestão Pública Professor: Jairo Afonso Henkes, M. Sc. Nome do estudante:

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio Estado do Espírito Santo

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio Estado do Espírito Santo ATA DE REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE AFONSO CLÁUDIO E DIVULGAÇÃO DO MUTIRAÕ DE LIMPEZA DE QUINTAIS E TERRENOS, REALIZADA COM OS MORADORES DOS BAIRROS SÃO

Leia mais

Anexo As atas das reuniões comunitárias;

Anexo As atas das reuniões comunitárias; Anexo 7.02 - As atas das reuniões comunitárias; Ata da Reunião Comunitária n o 1 para a Coleta de Contribuições ao Plano Municipal de Saneamento Básico de Tijucas - 15/09/2015 Local: Salão Paroquial da

Leia mais

Relatório da Audiência Pública de Validação das Possibilidades de Gestão Associada do PMGIRS

Relatório da Audiência Pública de Validação das Possibilidades de Gestão Associada do PMGIRS Relatório da Audiência Pública de Validação das Possibilidades de Gestão Associada do PMGIRS SERRA ALTA - SC Junho de 2014 1 SUMÁRIO 1. Identificação 3 2. Objetivo da Atividade 3 3. Relato da atividade

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO: MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA: INFORMAR PARA CONSCIENTIZAR A MULHER

TÍTULO DO PROJETO: MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA: INFORMAR PARA CONSCIENTIZAR A MULHER ESTADO DO MARANHÃO PODER JUDICIÁRIO 2ª VARA ESPECIAL DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EFAMILIAR CONTRA A MULHER TERMO JUDICIÁRIO DE SÃO LUÍS INSCRIÇÃO DE PROJETO NA CAMPANHA DA MAGISTRATURA E DA MULHER MAGISTRADA.

Leia mais

DESAFIOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

DESAFIOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS MINISTÉRIO PARA A COORDENAÇÃO DA ACÇÃO AMBIENTAL DIRECÇÃO NACIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL DESAFIOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Apresentado por: Julia Ussy Félix Maputo, Fevereiro de 2014 SEQUÊNCIA

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA O PLANO DE SANEAMENTO RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍOIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA GOIÁS Respostas aos Questionamentos e Sugestões Nome: Lara

Leia mais

FILIADAS ESTADUAIS ABAD

FILIADAS ESTADUAIS ABAD FILIADAS ESTADUAIS ABAD CADEIA DE ABASTECIMENTO NACIONAL Quem é o cliente do atacado distribuidor Ranking ABAD Ranking ABAD 2013 base 20122013 base 2012 CONSUMIDOR Política Atacadistas Nacional de Cooperativas

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Março, Abril e Maio e julho de 2016 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manu Stucchi Atividades

Leia mais

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa PEGADA ECOLÓGICA Pegada Ecológica (também denominada de pegada carbônica ) é definida, portanto, como área de território ecologicamente produtivo (cultivos, pastos, florestas ou ecossistemas aquáticos)

Leia mais

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE MORADORES DE CONDOMÍNIOS VERTICAIS E SUA PARTICIPAÇÃO NOS PROCESSOS DE COLETA SELETIVA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB, BRASIL

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE MORADORES DE CONDOMÍNIOS VERTICAIS E SUA PARTICIPAÇÃO NOS PROCESSOS DE COLETA SELETIVA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB, BRASIL PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE MORADORES DE CONDOMÍNIOS VERTICAIS E SUA PARTICIPAÇÃO NOS PROCESSOS DE COLETA SELETIVA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB, BRASIL Antônio Cavalcante Pereira (*), Vera Lúcia Meira de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: Prefeitura Municipal de Laje 1 Terça-feira Ano VI Nº 1450 Prefeitura Municipal de Laje publica: Lei Nº 458, de 26 de Junho de 2018 - Fica instituído o Programa Cidade Sustentável Lixo Zero e a coleta Seletiva

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Agosto, Setembro e Outubro de 2015 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manu Stucchi Atividades

Leia mais

APROPRIAÇÃO DE RECEITAS INDIRETAS POR UMA UNIDADE DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM

APROPRIAÇÃO DE RECEITAS INDIRETAS POR UMA UNIDADE DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM APROPRIAÇÃO DE RECEITAS INDIRETAS POR UMA UNIDADE DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM Fernando R. da Matta Baptista Irene T. Rabello Laignier Vitória, 2005 Introdução JUSTIFICATIVA DO TRABALHO A contabilidade das

Leia mais

Prefeitura do Recife - EMLURB

Prefeitura do Recife - EMLURB Prefeitura do Recife - EMLURB Gerência de Coleta Seletiva/ EMLURB - Recife Agenda: A Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ações da Prefeitura Objetivos Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010 Três pontos

Leia mais

gestão de resíduos? Vamos falar sobre

gestão de resíduos? Vamos falar sobre Vamos falar sobre gestão de resíduos? A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando rápido para a extinção de alguns recursos naturais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED COORDENAÇÃO: GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE Locais: PRÉDIO

Leia mais

GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. Mineia Venturini Menezes 1 Altemar Amaral Rocha 2 INTRODUÇÃO

GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. Mineia Venturini Menezes 1 Altemar Amaral Rocha 2 INTRODUÇÃO GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA Mineia Venturini Menezes 1 Altemar Amaral Rocha 2 INTRODUÇÃO Um dos grandes desafios da sociedade atual está em gerir adequadamente

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Maio a Junho de 2015 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manuelita Stucchi Atividades

Leia mais

O LIXO URBANO NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO

O LIXO URBANO NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO O LIXO URBANO NA ESCOLA E EM SEU ENTORNO 1. Identificação NOME DA ESCOLA: E. E. ERNESTO SOLON BORGES. Local: Bandeirantes-MS Turmas(S): 6ºB / 8ºB / 9º A Número de alunos: 28 Professores envolvidos: - Margarete

Leia mais

Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil da PNRS: a RECICLAGEM POPULAR como solução

Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil da PNRS: a RECICLAGEM POPULAR como solução Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil da PNRS: a RECICLAGEM POPULAR como solução Enga. Jacqueline Rutkowski, D.Sc Instituto SUSTENTAR Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária Diretora Executiva

Leia mais

UVS Koleta Ambiental SA Dificuldades do Mercado e Soluções 2017

UVS Koleta Ambiental SA Dificuldades do Mercado e Soluções 2017 Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública UVS Koleta Ambiental SA Dificuldades do Mercado e Soluções 2017 M.Sc. Rozana Côrte-Real A Evolução da Limpeza Pública 14 de setembro de 2017

Leia mais

Avanços e desafios da gestão de resíduos sólidos em Porto Alegre. André Carús Diretor-Geral Departamento Municipal de Limpeza Urbana

Avanços e desafios da gestão de resíduos sólidos em Porto Alegre. André Carús Diretor-Geral Departamento Municipal de Limpeza Urbana Avanços e desafios da gestão de resíduos sólidos em Porto Alegre André Carús Diretor-Geral Departamento Municipal de Limpeza Urbana Serviços Executados pelo DMLU (contratos e execução própria) Coleta regular

Leia mais

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB Maria Victória de Sousa; Joevelly Vitória Alves da Silva; Cinthia Saska Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

ITAÚNA. Emancipação: 16 de setembro de 1901.

ITAÚNA. Emancipação: 16 de setembro de 1901. ITAÚNA Emancipação: 16 de setembro de 1901. Localização: Centro-Oeste Mineiro. Distância da capital: 76 km População: 90.084 mil habitantes (Fonte: IBGE) Área: 500 km² Vista parcial de Itaúna Vista parcial

Leia mais

RELATÓRIO DE GRAVIMETRIA CONDOMÍNIO VERDE

RELATÓRIO DE GRAVIMETRIA CONDOMÍNIO VERDE RELATÓRIO DE GRAVIMETRIA CONDOMÍNIO VERDE Março de 2019 Autora : Cristiane Pereira de Brito William Sousa Santos Nubia Rodrigues da Silva INTRODUÇÃO Este relatório contém todos os dados do contrato de

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA P R O J E T O

FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA P R O J E T O FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA P R O J E T O 2007 1 SUMÁRIO 1. IDENTIFICAÇÃO:...3 2. OBJETIVOS:...4 3. JUSTIFICATIVA:...5 4. ATIVIDADES:...7 5. CRONOGRAMA DE AÇÃO:...8 6. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS...9

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional de Resíduos Sólidos Em 2010, após 20 anos de tramitação no Congresso Nacional, o Presidente Lula sanciona a Lei 12.305, marco importante para a mudança de patamar da gestão de resíduos sólidos no Brasil. Lei 1.242 de 02/07/2008

Leia mais

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 32ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR OSMAR POPPE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECO CASA VIVENDO PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE, SEMEANDO

Leia mais

Gestão Socioambiental na Administração Pública de Minas Gerais Programa AmbientAÇÃO

Gestão Socioambiental na Administração Pública de Minas Gerais Programa AmbientAÇÃO Gestão Socioambiental na Administração Pública de Minas Gerais Programa AmbientAÇÃO Mirian Cristina Dias Baggio 2016 Programa AmbientAÇÃO O QUE É O AMBIENTAÇÃO? É um programa de comunicação e educação

Leia mais

MEMÓRIA DE EVENTO - CARAÍVA Leitura Social do Diagnóstico em Oficina do PMSBP

MEMÓRIA DE EVENTO - CARAÍVA Leitura Social do Diagnóstico em Oficina do PMSBP Parte integrante do processo de Mobilização Social para Elaboração do Plano de Saneamento Básico Abastecimento de água Esgotamento sanitário Drenagem e manejo de águas pluviais urbanas Limpeza urbana e

Leia mais

Roteiro da Aula: Resíduos sólidos

Roteiro da Aula: Resíduos sólidos Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio Disciplina: Gestão Ambiental Docente: Joana Paixão Roteiro da Aula: Resíduos sólidos Leitura do texto: o lixo do meu vizinho Apresentação de Vídeos

Leia mais

Análise SWOT. Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais

Análise SWOT. Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Análise SWOT Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Implantação de associação de catadores, melhorando a coleta seletiva. Disponibilização de quantidade maior de lixeiras na cidade. Geração de empregos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO NEIVA PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE JOÃO NEIVA JOÃO NEIVA ES 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO NEIVA PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE JOÃO NEIVA JOÃO NEIVA ES 2014 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO NEIVA PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE JOÃO NEIVA JOÃO NEIVA ES 2014 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO 3 2 INTRODUÇÃO 4 4 JUSTIFICATIVA 5 5 OBJETIVOS 7 6 DIRETRIZES 8 7

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI 12.305 / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Cenário brasileiro de resíduos sólidos Aumento da: População nas cidades 50% mundial 85% Brasil (IBGE, 2010).

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS AVALIAÇÃO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DA CIDADE DE PARAISÓPOLIS - MINAS GERAIS Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos Flávio Henrique Cortez Silva 1 Ana Paula Trindade de Souza² Marcelo Antônio

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO BAIRRO PLANALTO UNIVERSITÁRIO DE QUIXADÁ CE COM A DESTINAÇÃO DO SEU LIXO RECICLÁVEL

IDENTIFICAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO BAIRRO PLANALTO UNIVERSITÁRIO DE QUIXADÁ CE COM A DESTINAÇÃO DO SEU LIXO RECICLÁVEL IDENTIFICAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO BAIRRO PLANALTO UNIVERSITÁRIO DE QUIXADÁ CE COM A DESTINAÇÃO DO SEU LIXO RECICLÁVEL Gilson de Oliveira Claudino (1), Pollyana Maria Pimentel Monte (2)

Leia mais

Projeto Acondicionamento Correto de Resíduos Sólidos

Projeto Acondicionamento Correto de Resíduos Sólidos 1 Projeto Acondicionamento Correto de Resíduos Sólidos 2 SUMÁRIO Introdução... 03 Contextualização...05 Justificativa...09 Objetivos...10 Público Alvo...12 Parcerias...13 Metodologia...14 Cronograma Executivo...15

Leia mais

Educação ambiental. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE. Seminário

Educação ambiental. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE. Seminário Educação ambiental Seminário Qual o nosso desafio? Como utilizar a Educação Ambiental para a conscientização, respeitando valores e diferenças entre as pessoas. Educação Ambiental: pensar GLOBAL e agir

Leia mais

INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA

INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA TÍTULO: COLETA SELETIVA: UMA ALTERNATIVA DE PRESERVAÇÃO PARA O MEIO AMBIENTE AUTORES: Ana Virgínia R. de A. Guimarães, Itamara Farias Leite E-mail: erana@uol.com.br INSTITUIÇÃO: UFPB ÁREA TEMÁTICA: Meio

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOORETAMA PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE NA POLITICA E GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU)

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOORETAMA PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE NA POLITICA E GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) PREFEITURA MUNICIPAL DE SOORETAMA PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE NA POLITICA E GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) SOORETAMA, ES 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 CONTEXTUALIZAÇÃO...5

Leia mais

Pesquisa Ciclosoft Radiografando a Coleta Seletiva

Pesquisa Ciclosoft Radiografando a Coleta Seletiva Pesquisa Ciclosoft 2018 Radiografando a Coleta Seletiva 1 24 anos de pesquisa Desde 1994 o Cempre reúne informações sobre os programas de coleta seletiva desenvolvidos por prefeituras, apresentando dados

Leia mais

Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I

Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I Atendimento a condicionante (dez) da LO GCA/SL/Nº 342/2012/CLASSE I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA DE ÓLEO DE COZINHA E FÁBRICA DE SABÃO FEVEREIRO, 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COLETA DE

Leia mais

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS APRESENTAÇÃO Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS PROGRAMA Nº 07/2014 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI

Leia mais

Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Plano Nacional de Resíduos Sólidos Plano Nacional de Resíduos Sólidos Proposta do Plano, aprovada pelo Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos após a incorporação das contribuições apresentadas nas Audiências Regionais

Leia mais

III A PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA POR POSTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)

III A PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA POR POSTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES) III-043 - A PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA POR POSTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES) Elizabeth R. Halfeld da Costa (1) Engenheira Civil pela Escola de Engenharia

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2012

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2012 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

Mostra de Projetos 2011 RECICLA TIBAGI

Mostra de Projetos 2011 RECICLA TIBAGI Mostra de Projetos 2011 RECICLA TIBAGI Mostra Local de: PONTA GROSSA Categoria do projeto: I - PROJETOS EM IMPLANTAÇÃO Nome da Instituição/Empresa: PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI Cidade: TIBAGI Contato:

Leia mais

2. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações. Como está o combate à Dengue no seu município?

2. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações. Como está o combate à Dengue no seu município? BAHIA Período: de 22 a 27/04/2009 HISTÓRIAS GESTORES 1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações Nome completo do parceiro: Maria de Fátima da Purificação Pinto da Silva Cidade: Antônio Cardoso

Leia mais

Seminário Consórcios Públicos

Seminário Consórcios Públicos Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Instituto das Águas do Paraná Seminário Consórcios Públicos ABES PR outubro/2011 1 Lei Federal nº 12.305/2010 AGUASPARANÁ LOGÍSTICA REVERSA (Acordos

Leia mais

A RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA

A RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA A RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA FERNANDES 1, Angelica; INGRYD 1, Suênia; LIMA 1, Tamires; SILVA 1, Cleidiane; SOUZA 1, Thais; LIMA 2, Micheline; MELO

Leia mais

PROJETO DE GEOGRAFIA

PROJETO DE GEOGRAFIA PROJETO DE GEOGRAFIA 1.1 Titulo do Projeto: Escola Limpa é Escola Legal e Reciclar é Fundamental 1.2 Nome da escola: Escola Estadual Jorge Amado 1.3 Professor (Coordenador (a) do projeto: Silvia Maria

Leia mais

II SEMINÁRIO NACIONAL ROTAS TECNOLÓGICAS PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM A RECICLAGEM POPULAR

II SEMINÁRIO NACIONAL ROTAS TECNOLÓGICAS PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM A RECICLAGEM POPULAR II SEMINÁRIO NACIONAL ROTAS TECNOLÓGICAS PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM A RECICLAGEM POPULAR DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ROTA TECNOLÓGICA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NOS MUNICÍPIOS DA

Leia mais

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CHAPECÓ

MEMÓRIA DA REUNIÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CHAPECÓ MEMÓRIA DA REUNIÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CHAPECÓ Data: 28/05/2014 Local: Auditório da UNOESC Horário: das 13:30 às 17:00 horas Pauta: 1 Boas- vindas; 2 - Panorama sobre

Leia mais

LIXO UNIVERSITÁRIO E AS FORMAS DE RECICLAGEM: ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO

LIXO UNIVERSITÁRIO E AS FORMAS DE RECICLAGEM: ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO LIXO UNIVERSITÁRIO E AS FORMAS DE RECICLAGEM: ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO Juliana do Nascimento Gomides 1 (PQ), Ismael Custodio Pereira Borges 2 * (IC), Regina Maria da Cruz 2 (IC), Renata Ferreira

Leia mais

RELATORIO DE COLETA SELETIVA

RELATORIO DE COLETA SELETIVA RELATORIO DE COLETA SELETIVA ABRIL E MAIO DE 2017 - FLUMINENSE FOOTBALL CLUB A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/10, prevê técnicas e metodologias específicas

Leia mais

PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES Tema: Logística Reversa Lei 12.305/10 Local: CEIER - Centro Estadual Integrado de Educação Rural. Data do Evento: 08/10/2014 Horário: 19:00h às

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Curitiba Tem 317 anos Possui cerca de 1.851.215 hab. Área - 432,17 km2 VISTA AÉREA DE CURITIBA ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE

Leia mais

Coleta Seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito.

Coleta Seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito. 1. Definição Coleta Seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito. Para se adaptar à Coleta Seletiva, é essencial que o material

Leia mais

CONGRESSO MUNDIAL - ISWA 2005

CONGRESSO MUNDIAL - ISWA 2005 CONGRESSO MUNDIAL - ISWA 2005 A APLICAÇÃO DE INDICADORES NO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (ESTUDO DE CASO) Buenos Aires 2005 Jacqueline Bringhenti Wanda

Leia mais

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO

PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO Humberto Minéu IFTM/Câmpus Ituiutaba Doutorando em Geografia/UFU hmineu@gmail.com Ituiutaba, 08 de maio de 2014. EMMAV CAIC 2 Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

Leia mais

Gestão Integrada de Saneamento Ambiental

Gestão Integrada de Saneamento Ambiental Um modelo inovador de gestão integrada O Semasa Autarquia Municipal criada em 1.969 a partir da estrutura do antigo DAE Departamento de Água e Esgoto de Santo André ÁGUA E ESGOTO DRENAGEM GESTÃO AMBIENTAL

Leia mais

URUSSANGA - SC JUNHO DE página 1 de 21

URUSSANGA - SC JUNHO DE página 1 de 21 CIRSURES - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA REGIÃO SUL RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE URUSSANGA - SC JUNHO DE 2015 página 1 de 21 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Resíduos e suas transformações

Resíduos e suas transformações Resíduos e suas transformações Aula 6 Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer a legislação de resíduos adotada no Brasil e sua influência na sociedade 2 Saber

Leia mais

LEI nº 587 de 30 de julho de 2018

LEI nº 587 de 30 de julho de 2018 LEI nº 587 de 30 de julho de 2018 Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico no Município de Uruçuca e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUÇUCA, ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Câmara

Leia mais