TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina"

Transcrição

1 O Concurso - Último concurso - Características da banca - Objeto de estudo da disciplina

2 EDITAL TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas. Produto, Preço, Praça; Promoção. Vantagem competitiva. Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. Manejo de Carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica.

3 EDITAL Noções de Marketing de Relacionamento. Interação entre vendedor e cliente. Qualidade no atendimento a clientes. Satisfação e retenção de clientes. Valor percebido pelo cliente

4 Marketing O que é Marketing? É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. AMA,2005)

5 Marketing O que é Marketing? É um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com criação, oferta livre e negociação de produtos e serviços de valor com outros. (Kotler e Keller,2006)

6 AMBIENTE EM MARKETING Macroambiente Microambiente

7 MACROAMBIENTE Características: Variáveis incontroláveis. Forças Políticas/legais Leis, Governo, Grupos de Interesse Comum (Conselhos, Associações, Sindicatos, etc).

8 MACROAMBIENTE Forças Econômicas Ex.: Renda familiar e per capita, Custo de vida, Inflação, etc.

9 MACROAMBIENTE Forças Sociais Fatores ligados a demografia ; perfil de consumo Forças Tecnológicas Internet, Celular, Sistemas de Informação, E-commerce, Redes Sociais.

10 MACROAMBIENTE Forças Ambientais Legislação Ambiental ; Escassez de determinadas matérias-primas Forças Culturais Conjunto de valores, idéias, simbolos,normas, crenças, etc.

11 MACROAMBIENTE PESTAC

12 Exercicios 1)O macroambiente mercadológico é subdividido em campos que facilitem a análise e entendimento do mercado em geral e seu público alvo. Dentre as subdivisões, podemos mencionar: a) Macroambiente e microambiente b) Político, econômico e social c) CRM, publicidade e propaganda d) Não existem tais divisões no macroambiente e) Marketing direto e indireto

13 Microambiente Variáveis controláveis. Composto de Marketing ou Mix de Marketing 4P s do Marketing

14 Microambiente 4 p s do marketing 1)PRODUTO considerado o mais importante Físico ou serviço

15 MICROAMBIENTE PRODUTO A mais importante variável dentro do mix. Por produtos entenda-se: serviços, personalidades, lugares, organizações, etc. O que você compra na realidade?

16 MACROAMBIENTE Características: Variáveis incontroláveis. Forças Políticas/legais Leis, Governo, Grupos de Interesse Comum (Conselhos, Associações, Sindicatos, etc).

17 Microambiente 2) PREÇO Muitas decisões de compras são feitas com base nos preços dos produtos. A maioria dos consumidores possuem desejos e necessidades ilimitadas, porém recursos limitados O cliente/ consumidor só comprará algum produto ou serviço se o preço justificar o nível de satisfação de sua compra.

18 Microambiente Decisões internas (custo, posicionamento) Lei de oferta e procura. Influências do macroambiente

19 Microambiente - PREÇO - VALOR

20 EXERCÍCIOS 1)Em relação ao microambiente de marketing, NÃO podemos afirmar: a)refere-se ao também chamado mix de marketing ou 4 p s. b)busca uma análise dos denominados fatores controláveis c)estuda: produto, preço, praça e promoção d)estudo de todas as variáveis incontroláveis do mercado.

21 Exercicios e)estuda o público alvo da organização e a melhor forma de atingi-lo, através de variáveis pré-determinadas.

22 Exercícios 2) Em relação ao mix de marketing, podemos afirmar: a)estuda as variáveis fora de controle da organização b)estuda as variáveis controláveis e incontroláveis da organização c)estuda apenas a formação de preço de produtos ou serviços

23 Exercícios d)estuda apenas formação de preços e o melhor localização para comercialização do produto ou serviço. da empresa e)estuda do chamado 4p s do marketing: preço, produto,praça, promoção.

24 Microambiente Variáveis controláveis. Composto de Marketing ou Mix de Marketing 4P s do Marketing

25 Microambiente 3)PRAÇA Através do sistema de distribuição o markerting proporciona utilidade de lugar e de tempo. O fabricantes ele os distribuidores de tal modo que possam vender seus produtos nos locais certos e também no tempo certo. Assim, um fabricante localizado em São Paulo proporcionará utilidade de lugar a um comprador de Porto Alegre colocando seus produtos à venda em lojas daquela cidade.

26 Microambiente Um casaco de couro vendido na mesma cidade, à disposição dos compradores quando realmente necessitarem, proporciona utilidade de tempo. (Las Casas)

27 Microambiente 3) PRAÇA Melhor Produto, melhor preço. Onde? Acessibilidade Conveniência - Adequação ao produto/ público

28 MACROAMBIENTE Forças Econômicas Ex.: Renda familiar e per capita, Custo de vida, Inflação, etc.

29 Microambiente 3)PRAÇA CANAL DE DISTRIBUIÇÃO Vantagens / Desvantagens: Multiplicador de contatos/oportunidades Redução de Custos (estoque, pessoal, etc) Compromisso de Longo Prazo Perda de relacionamento com o consumidor Enfraquecimento da Marca Qualidade da Prestação de Serviço

30 Microambiente Tipos de Canal de Distribuição -Varejo -Atacado *Marketing Digital

31 Microambiente 4) PROMOÇÃO A Promoção nada mais é que a forma de comunicação a ser adotada para alertar o público-alvo sobre o lançamento do novo conceito. (Eder Polizei)

32 Microambiente 4) Promoção Vendas Propaganda / Publicidade Relações Públicas Promoção de Vendas (divulgação) Marketing Direto Eventos Digital

33 Microambiente 4) Promoção - A importância do PLANEJAMENTO -Caixa/ Verba -A melhor opção CUSTO/BENEFÍCIO -Controles

34 Exercícios 1)Sobre a variável PRAÇA, podemos afirmar: a) Não influencia diretamente no negócio b) Tem influência direta no negócio, entre ouras coisas, através de localização, manutenção e relacionamento com o público-alvo. c)refere-se ao local onde as ações da organização quanto ao público acontecerão. d)busca as melhores formas de divulgar o produto ou serviço da empresa.

35 Exercícios 2) Acerca da variável promoção, podemos afirmar: a)trata-se do estudo do perfil do consumidor b)estuda o relacionamento entre a empresa e o cliente c)estuda as melhores formas de divulgar seu produto ou serviço ao publico alvo. d)estuda a melhor localização para seu negócio e)estuda as variáveis incontroláveis da organizaçao.

36 Marketing de Relacionamento É a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles. Kotler

37 Marketing de Relacionamento Mercado cada vez mais competitivo Manutenção de clientes e a influência nos custos

38 Marketing de Relacionamento Sistemas de informação que apontam cada vez mais dados Influência nos mix de marketing.

39 Marketing de Relacionamento - Software específicos e adaptações - Foco sempre na manutenção do cliente

40 Exercícios 1) 1a - A satisfação é definida como a avaliação objetiva, com respeito a um bem ou serviço, contemplando ou não as necessidades e expectativas do cliente, PORQUE 2a - a satisfação é influenciada pelas contrapartidas emocionais dos clientes, pelas causas percebidas para o resultado alcançado com o bem ou serviço e por suas percepções de ganho ou preço justo.

41 Exercícios É correto afirmar que a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. b) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. e) as duas afirmações são falsas.

42 Exercícios 3) O Marketing surge quando necessidades e desejos satisfazem as pessoas por meio da troca. I. Mercado Grupo de consumidores com necessidades homogêneas, onde a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. II. Rede de Marketing Sistema derivado das vendas diretas, onde os produtos e serviços chegam aos consumidores sem intermediários.

43 Exercícios III. Segmento Conjunto de consumidores de produtos ou serviços oferecidos por determinada empresa. IV. CRM (Customer relationship Management) Meio abrangente de gerenciar o relacionamento com clientes.

44 Exercícios V. Marketing de Relacionamento Desenvolvimento de relações entre empresas e consumidores institucionais. Estão corretos apenas os itens a) I e II, apenas. b) III e IV, apenas. c) I, II, III e IV. d) III, IV e V. e) II, IV e V.

45 .

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

Jonas Barbosa Leite Filho

Jonas Barbosa Leite Filho Jonas Barbosa Leite Filho Funcionário Banco do Brasil 33 anos Cargos ocupados: Escriturário; Supervisor Consultor Auditor Gerente de Agência Formação Acadêmica: Administração de empresas; Pós Graduação

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO PARA ALGUNS ESTUDIOSOS MARKETING SIGNIFICA: - Churchill e Paul J. Peter (2000, p. 04) definem marketing como um processo pelo qual se planeja e efetua

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

Marketing, Consumo, Estado e Sociedade

Marketing, Consumo, Estado e Sociedade Marketing, Consumo, Estado e Sociedade Conceito de Marketing...um processo pelo qual se planeja e efetua a concepção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços que estimulam

Leia mais

1. O atendimento bancário pode ser classificado como

1. O atendimento bancário pode ser classificado como Marketing Rebecca Guimarães 1. O atendimento bancário pode ser classificado como um tipo específico de SERVIÇO. Como tal, apresenta uma série de características que posicionam esse produto nessa categoria.

Leia mais

RAIO-X Direito do Consumidor Banco do Brasil. (Provas: 2011, 2013 e 2015)

RAIO-X Direito do Consumidor Banco do Brasil. (Provas: 2011, 2013 e 2015) RAIO-X Direito do Consumidor Banco do Brasil. (Provas: 20, 203 e 205) Obs. : Normalmente a matéria de Direito do Consumidor é pedida juntamente com o item técnicas de venda, da seguinte maneira: Código

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas

Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas Professora Elaine Barros ATENDIMENTO focado em vendas 1. 2. 3. 4. Marketing em empresas de serviços; Satisfação e retenção de clientes; Valor percebido

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

Disciplina: Administração de Marketing. Contextualização

Disciplina: Administração de Marketing. Contextualização Disciplina: Administração de Marketing Contextualização Ementa Objetivos gerais O marketing está presente em todos os lugares e na vida de todas as pessoas que representem os papéis de vendedores ou compradores.

Leia mais

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção de trabalhos acadêmicos na área de Marketing. Compreender

Leia mais

Marketing Básico. Profª Rosicler Bettarelli Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1

Marketing Básico. Profª Rosicler Bettarelli Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1 2013 Marketing Básico Profª Rosicler Bettarelli Robettar@yahoo.com.br Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1 Origem da palavra: Marketing s.m. (pal. ingl.) Economia. Estudo das

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA Curso: Administração Professor: Denilton Macário de Paula Disciplina: Administração Mercadológica I PLANO DE ENSINO Período: 4º C/D/E Ano/Semestre: 2008/2 Carga Horária:

Leia mais

Conteúdo Único Por: Marcopolo Marinho

Conteúdo Único Por: Marcopolo Marinho Conteúdo Único Por: Marcopolo Marinho Aula 02 Terias da Administração Aula 02 e 03 Mkt: FACULDADE DOS GUARARAPES ATIVIDADES DISCENTES EFETIVAS Aula 01 Teorias da Administração (Relembrando) Entregar no

Leia mais

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos Marketing Básico Capítulo IV Os Canais de Distribuição dos Produtos Canais de Distribuição X Movimentação Física dos Produtos Qualidade e prazo não são atributos suficientes para garantir a venda de um

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO

CONTROLE DE CONTEÚDO BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO CONTROLE DE CONTEÚDO BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO 1 Acentuação. Ortografia oficial. PORTUGUÊS 2 Construção frasal. Emprego de conectores. Pontuação. 3 Período composto por subordinação. 4 Concordância

Leia mais

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Márcio Borges Lacerda Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção

Leia mais

Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon

Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA Prof. Ms. Marcelo Zambon Objetivos gerais Preparar o discente para entender e utilizar o marketing no cotidiano da organização. Capacitar para o desenvolvimento de novos

Leia mais

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA:

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: 25.10.2018 REVISÃO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS Origem do Marketing marketing envolve a identificação

Leia mais

ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING

ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING A HISTÓRIA DO MARKETING MARKETING? Conceitos de marketing Definição Social Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e

Leia mais

VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO

VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO VAREJO E ATACADO Decisões do Canal de Marketing CONCEITO DE VAREJO Unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais

Leia mais

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES CLIENTE A definição do negócio deve partir de fora para dentro e do ponto de vista do cliente e não do produto/serviço que você pretende oferecer. mercado consumidor

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

Fundamentos de Gestão

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Gestão Marketing LCI FEUP/FLUP 2009/10 Rui Padrão Conceito de Marketing MARKET ING 1 Conceito de Marketing O marketing é o conjunto dos métodos e dos meios de que uma organização dispõe

Leia mais

sumário 1 Marketing ConCeitos BásiCos, 1 2 Criando Valor Para o Cliente, 29

sumário 1 Marketing ConCeitos BásiCos, 1 2 Criando Valor Para o Cliente, 29 Sumário 1 Marketing Conceitos Básicos, 1 Introdução, 2 Conceitos, 2 O que é marketing, 3 Era da produção, 8 Era das vendas, 8 Era do marketing, 9 Problemas ligados à administração de marketing, 10 Períodos

Leia mais

Sumário PORTUGUÊS MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO DICAS BIBLIOGRAFIA QUESTÕES

Sumário PORTUGUÊS MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO DICAS BIBLIOGRAFIA QUESTÕES Sumário PORTUGUÊS... 15 Duda Nogueira TABELA DE INCIDÊNCIA DE QUESTÕES... 15 APRESENTAÇÃO... 17 1. ACENTUAÇÃO... 17 2. ORTOGRAFIA... 18 3. SEMÂNTICA... 20 4. PRONOME... 22 5. VERBO... 27 6. ANÁLISE SINTÁTICA...

Leia mais

MBA Gestão de Mercados

MBA Gestão de Mercados MBA Gestão de Mercados segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira 1º bim Empreendedorismo e Gestão de Startups Marketing de Relacionamento (CRM) Gestão de Key Account Management Criatividade e

Leia mais

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf Fundamentos do Marketing Prof. Ms. Marilia G. Graf Vários Conceitos Marketing e o processo social e gerencial pelo qual o indivíduo ou grupo de pessoas obtém aquilo que necessitam ou desejam através da

Leia mais

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).

Leia mais

Capítulo 3. Ambiente interno: recursos da empresa, missão organizacional e objetivos

Capítulo 3. Ambiente interno: recursos da empresa, missão organizacional e objetivos Capítulo 3 Ambiente interno: recursos da empresa, missão organizacional e objetivos Quem define um problema, já o resolveu pela metade Julian Huxley ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AMBIENTE INTERNO

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

Teste de Proficiência

Teste de Proficiência Teste de Proficiência Curso: Tecnólogo em Marketing Turma: Marketing Nome: Data: 23/11/2017 RECOMENDAÇÕES 1. A resolução do teste deve ser a CANETA AZUL ou PRETA; 2. O teste é INDIVIDUAL e SEM CONSULTA;

Leia mais

EDITAL CAIXA ECONOMICA FEDERAL ATENDIMENTO

EDITAL CAIXA ECONOMICA FEDERAL ATENDIMENTO EDITAL CAIXA ECONOMICA FEDERAL ATENDIMENTO Resoluções CMN/Bacen nº 3.694/2009 (dispõe sobre a prevenção de riscos na contratação de operações e na prestação de serviços por parte de instituições financeiras)

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO ATENDIMENTO

ÍNDICE CAPÍTULO ATENDIMENTO CAPÍTULO 01... 6 Marketing... 6 Conceitos...6 Os 7 P s de Marketing...6 Marketing de Relacionamento...7 Marketing de Serviços...7 Marketing Direto...10 Qualidade no Atendimento...11 ATENDIMENTO 5 ATULIDADES

Leia mais

Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18

Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18 Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18 1º semestre / 2018 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Composto de Marketing Produto Produto Produto Produto Produto Produto MARCA / NOME / LOGO Produto COR /

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: --

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: -- DEPARTAMENTO: Tecnologia Industrial DISCIPLINA: Administração de Marketing SIGLA: 7MRK003 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: -- CURSO: Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica PRÉ-REQUISITOS:

Leia mais

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente 1 O que é Marketing? Um processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa APRESENTAÇÕES. Quem é você? Onde trabalha? Quais suas expectativas em relação à disciplina? ESCLARECIMENTOS INICIAIS. Contrato de convivência. Avaliações,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof. M. Sc. João Artur Izzo PRINCIPAIS CONCEITOS RELACIONADOS AO MARKETING O senso comum nos leva a crer que marketing significa vendas e propaganda, mas isso é um engano.

Leia mais

Marketing. Marketing = Vendas. Marketing é o que dá dinheiro pra empresa. Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais

Marketing. Marketing = Vendas. Marketing é o que dá dinheiro pra empresa. Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais O que é marketing? Marketing Marketing = Vendas Marketing é o que dá dinheiro pra empresa Marketing é a manipulação que a empresa faz para vender mais Marketing Marketing = Vendas Marketing é o que dá

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA 1 INTRODUÇÃO

A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA 1 INTRODUÇÃO 7 a 9 de Outubro de 2015, São Paulo, A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA Keila Rodrigues de Moura 1 Carla Aparecida da Silva Bento

Leia mais

Mapa Funcional Comércio Página 24

Mapa Funcional Comércio Página 24 FICHA DE OCUPAÇÃO EIXO: GESTÃO E NEGÓCIOS SEGMENTO: COMÉRCIO OCUPAÇÃO: VENDEDOR CBOs associadas: 5211-10 Vendedor de Comércio Varejista e 5211-05 Vendedor de Comércio Atacadista SUBORDINAÇÃO: Gerente e

Leia mais

Marketing digital para indústria. Gustavo Damschi Elo Ideias

Marketing digital para indústria. Gustavo Damschi Elo Ideias Marketing digital para indústria Gustavo Damschi Elo Ideias O que marketing digital? São ações de comunicação na internet ou em outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar

Leia mais

Programa prático de marketing para

Programa prático de marketing para Programa prático de marketing para FARMÁCIAS PROGRAMA PRÁTICO DE MARKETING PARA FARMÁCIAS Sumário 01. Introdução...09 02. Algumas definições de marketing...11 03. Toda a equipe é responsável pelo marketing...14

Leia mais

MICRO AMBIENTE CONCORRENTE A. Administração Mercadológica I. Forças tecnológicas. Forças naturais. Empresa

MICRO AMBIENTE CONCORRENTE A. Administração Mercadológica I. Forças tecnológicas. Forças naturais. Empresa de Marketing Parte 02 Micro e Macro Os profissionais precisam praticar a administração de relacionamento de parceria. Eles devem trabalhar em estreito contato com parceiros de outros departamentos da empresa

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta.

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. Todo Profissional de Marketing necessita de Pesquisas de

Leia mais

Oportunidade de Negócio: CAPACITAÇÃO EM TURISMO

Oportunidade de Negócio: CAPACITAÇÃO EM TURISMO Oportunidade de Negócio: CAPACITAÇÃO EM TURISMO Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Prestação de Serviços Capacitação de mão de obra - Turismo DESCRIÇÃO: Capacitação de mão de obra

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V Prof.: Renato Vieira DEFINIÇÕES CLIENTES Mercado é um conjunto de compradores reais e potenciais (clientes) de um produto. Esses compradores compartilham um desejo ou uma

Leia mais

PPEPP Politécnico do Porto. Breve análise de alguns conceitos DEFINIÇÕES CELEBRES

PPEPP Politécnico do Porto. Breve análise de alguns conceitos DEFINIÇÕES CELEBRES DEFINIÇÕES CELEBRES Breve análise de alguns conceitos " é um processo de gestão que consiste na identificação, antecipação e satisfação de desejos e necessidades dos clientes. A operação marketing de um

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

TÉCNICO EM FARMÁCIA TURMA

TÉCNICO EM FARMÁCIA TURMA TÉCNICO EM FARMÁCIA TURMA 2018-2019 MATÉRIA: PROMOÇÃO E VENDAS DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS MARKETING E SEUS CONCEITOS AULA 01 CLEBER GALVÃO FRANÇA O QUE MARKETING NÃO É... Remédio contra crises Bicho de

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profº MSc. Rosemarly Candil Fundamentos e Mercado MARKETING MARKETING PROPAGANDA MARKETING e MERCADOLOGIA Marketing é um processo que tem por objetivo a construção

Leia mais

GESTÃO DE MERCADOS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING Introdução. Prof. Me. Dennys Eduardo Rossetto

GESTÃO DE MERCADOS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING Introdução. Prof. Me. Dennys Eduardo Rossetto GESTÃO DE MERCADOS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING Introdução Prof. Me. Dennys Eduardo Rossetto Objetivos da Aula 1. Fundamentos do marketing : Histórico. Conceitos fundamentais: desejos, demanda, troca, transações

Leia mais

Conceitos & Raízes do Marketing

Conceitos & Raízes do Marketing Conceitos & Raízes do Marketing A Cultura de desenvolver o desejo ao público/sujeito MARKETING Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo a identificação e a satisfação das necessidades

Leia mais

Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração

Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu em Marketing está

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1- EMENTA Os novos desafios do mercado decorrentes da globalização e das mudanças tecnológicas; o desenvolvimento do conceito de e seus objetivos; ambiente de ; mercado-alvo; sistema de informações de

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. Manejo. Manejo de carteira de pessoa física. - Administração dos clientes / Controle da carteira

TÉCNICAS DE VENDAS. Manejo. Manejo de carteira de pessoa física. - Administração dos clientes / Controle da carteira Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física - Administração dos clientes / Controle da carteira Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física e Jurídica - Fundamental

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Sistemas de informação que têm por finalidade facilitar as relações da organização com seus clientes atuais e

Leia mais

Gestão de Produto. Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante

Gestão de Produto. Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Gestão de Marketing Gestão de Produto Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão de Produto Nesta unidade, trabalharemos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão do texto... 3 Ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação gráfica...15 Tempos e modos verbais... 27 Colocação e emprego dos pronomes... 37 Coordenação e

Leia mais

Oportunidade de Negócio: LAPIDAÇÃO DE PEDRAS

Oportunidade de Negócio: LAPIDAÇÃO DE PEDRAS Oportunidade de Negócio: LAPIDAÇÃO DE PEDRAS Maio/2007 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO FICHA BÁSICA SEGMENTO: Gemas e Jóias DESCRIÇÃO: Lapidação de pedras de modo geral PÚBLICO ALVO: Joalherias e ourivesarias,

Leia mais

25/3/2009. Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Marketing

25/3/2009. Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Marketing Marketing RH Finanças Materiais Produção Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Marketing Origens necessidade dos industriais em administrar a nova realidade oriunda da Revolução Industrial, que causou uma

Leia mais

Reunião 8. O Plano de Marketing

Reunião 8. O Plano de Marketing Reunião 8 O Plano de Marketing Pauta O que é Marketing? O que é um plano de marketing? Como construir um plano de marketing? Marketing O marketing é o processo que busca identificar, quantificar e satisfazer

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade I MIX DE MARKETING

Profª. Daniela Menezes. Unidade I MIX DE MARKETING Profª. Daniela Menezes Unidade I MIX DE MARKETING O que é marketing? Marketing em nosso cotidiano: Fonte:http://www.colgate.com.br/PDP/ MundodaCrianca/BR/Images/dicas/11.jpg Fonte:http://www.oraldent.com.br/hporaldent/upload/

Leia mais

em 2019 dicas para vender mais GUIA DA FARMÁCIA

em 2019 dicas para vender mais GUIA DA FARMÁCIA 10 dicas para em 2019 vender mais A expectativa é de que a mudança de governo e a aprovação de reformas impulsionem a economia brasileira; o varejo precisa estar preparado para aproveitar o bom momento

Leia mais

01/06/2010. Marketing Ampliado. Administração de Varejo. tipos de varejo. 1) Níveis de serviços que oferece. 2) Variedade de linhas de produtos

01/06/2010. Marketing Ampliado. Administração de Varejo. tipos de varejo. 1) Níveis de serviços que oferece. 2) Variedade de linhas de produtos Marketing Ampliado Profa. Adriana existe um tempo para melhorar, para se preparar e planejar; igualmente existe um tempo para partir para a ação Amyr Klynk Comece a ser agora o que você será daqui em diante.

Leia mais

Mapa Funcional Comércio Página 40

Mapa Funcional Comércio Página 40 FICHA DE OCUPAÇÃO EIXO: GESTÃO E NEGÓCIOS SEGMENTO: COMÉRCIO OCUPAÇÃO: REPRESENTANTE COMERCIAL CBO: 3547-05 Representante comercial autônomo SUBORDINAÇÃO: Supervisor ou Gerente de vendas NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO:

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira AEDB Gestão de Negócios Internacionais 4º Bimestre Prof. Walfredo Ferreira Trabalho para a avaliação do 4º bimestre 1) Valor: até 10,0 pontos - parte escrita até 5,0 pontos e apresentação oral até 5,0

Leia mais

Administração Mercadológica I

Administração Mercadológica I Ambiente de Marketing Parte 01 O Marketing facilita a produção e o consumo DISCREPÂNCIAS DE QUANTIDADE: Os produtores preferem fabricar e vender em grandes quantidades. Os consumidores preferem comprar

Leia mais

Andréia Batista Carolina Graciela Lorenseti Juliana Camargo Lucas Schultz

Andréia Batista Carolina Graciela Lorenseti Juliana Camargo Lucas Schultz Andréia Batista Carolina Graciela Lorenseti Juliana Camargo Lucas Schultz RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar plano de comunicação integrada referente ao posicionamento de marca de nova empresa

Leia mais

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2 1 Prof a. Tathyane Chaves 2 é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoções e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas

Leia mais

Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon

Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA Prof. Ms. Marcelo Zambon Um pouco mais sobre a comunicação de marketing A comunicação com o mercado está cada vez mais: difícil; concorrida; criativa; segmentada... Mais

Leia mais

Capítulo 3. O Ambiente de Marketing

Capítulo 3. O Ambiente de Marketing Capítulo 3 O Ambiente de Marketing 1 Ambiente de Marketing Ambiente de marketing é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade de administração de marketing e desenvolver

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII 1 MARKETING: UMA INTRODUÇÃO, 1 1 Por que estudar marketing, 1 2 O que é marketing, 2 2.1 Análise de um caso prático: H2OH, 3 2.2 Composto de marketing, 4 2.3 iphone Apple, 4 2.4

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

S A R A Z I M M E R M A N N

S A R A Z I M M E R M A N N Sara Martins Vieira Zimmermann NUSP 10119237 ESALQ USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ADM4012 Tópicos Especiais em Agronegócios e Organizações Aula 03 Professor Hermes Moretti Ribeiro da

Leia mais

MBA em GESTÃO DE MARKETING

MBA em GESTÃO DE MARKETING MBA em GESTÃO DE MARKETING 1) OBJETIVO O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão mercadológica de produtos e serviços e desenvolver competências necessárias para planejar, gerenciar,

Leia mais

AGENDA DESEMPENHO FINANCEIRO NOSSO NEGÓCIO VANTAGENS COMPETITIVAS OPORTUNIDADES

AGENDA DESEMPENHO FINANCEIRO NOSSO NEGÓCIO VANTAGENS COMPETITIVAS OPORTUNIDADES Dezembro de 2015 1 DISCLAIMER Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira

Leia mais

Pós-Graduação TRADE MARKETING

Pós-Graduação TRADE MARKETING Pós-Graduação TRADE MARKETING 1ª turma em Santa Catarina Ingresso Março de 2018 Informações: Educação Executiva ESPM-SUL incompany-rs@espm.br Fone: (51) 3218-1380 ESPM - Florianópolis Lucas Silva lucas.silva@espm.br

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? Exercício 01 Resposta Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? É todo

Leia mais

Marketing Verde e Responsabilidade Social. Aula 3. Tópicos que Serão Abordados. Contextualização. Instrumentalização

Marketing Verde e Responsabilidade Social. Aula 3. Tópicos que Serão Abordados. Contextualização. Instrumentalização Marketing Verde e Responsabilidade Social Aula 3 Prof. Me. Achiles B. Ferreira Junior 1 o Contextualização Apresentação dos tópicos a serem abordados, atualidades 2 o Instrumentalização Conceitos principais

Leia mais

Calendário/Metodologia

Calendário/Metodologia Disciplina: GEVR Gestão Estratégica de Vendas e Relacionamentos Professor: Suzuki rafaelminamisuzuki@gmail.com Calendário/Metodologia Avaliações (*datas prováveis): 1ª avaliação 6 de abril 30 pontos 2ª

Leia mais

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 O plano de marketing busca orientar o processo decisório de mercado de uma empresa. Deve identificar as oportunidades

Leia mais

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE PLANO DE MARKETING NOME DA EMPRESA / SEGMENTO AMERICANA 2016 FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing

Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing Prof. Fábio Campos Nos anos 50 e 60 surgem os teóricos e teorizadores Jerome McCarthy criou os 4Ps no final dos anos 50, quando o marketing ainda era centrado no produto

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Varejo Multicanal: Integrando a loja física e a loja virtual Roseli Morena Porto Agenda A evolução: integrando tijolos e mouse Definição de Varejo Multicanal

Leia mais

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental Marketing Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de Marketing Análise ambiental Bibliografia : Princípios de Marketing KOTLER e ARMSTRONG; Marketing Criando valor para o cliente CHURCHILL JR e PETER;

Leia mais

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão da Qualidade Aula 02 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Gestão da Qualidade Aula 02 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Gestão da Qualidade Aula 02 Prof. Ms. Claudemir Claudino Alves Qualidade AMBIENTE ORGANIZACIONAL AMBIENTE ORGANIZACIONAL Qualidade Mercados definido como o conjunto de agentes

Leia mais

MBA EM MARKETING PARA COOPERATIVAS

MBA EM MARKETING PARA COOPERATIVAS MBA EM MARKETING PARA COOPERATIVAS Cliente MBA EM MARKETING PARA COOPERATIVAS In Company 1. Objetivo geral O MBA em Marketing para Cooperativas é um curso focado em marketing no agronegócio que aborda

Leia mais

Estudo do Ambiente Mercadológico

Estudo do Ambiente Mercadológico Gestão de Marketing Estudo do Ambiente Mercadológico Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Estudo do Ambiente

Leia mais

Planejamento Estratégico Análise: Externa, Variáveis Ambientais. Unidade 05 Material Complementar

Planejamento Estratégico Análise: Externa, Variáveis Ambientais. Unidade 05 Material Complementar O Ambiente Organizacional O ambiente organizacional é composto de fatores ou elementos externos e internos que lhe influencia, o funcionamento. Tipos de Ambiente Basicamente, há três subambientes que compõem

Leia mais

Administração Mercadológica I

Administração Mercadológica I ADMINISTRAÇÃO Administração Mercadológica I Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ APLICADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova: Administrador(a)

Leia mais