Tema/Tópico Propósito principal de ensino Objetivos gerais Números e operações Números naturais Números racionais não negativos Números inteiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tema/Tópico Propósito principal de ensino Objetivos gerais Números e operações Números naturais Números racionais não negativos Números inteiros"

Transcrição

1 Secretaria Regional da Educação e Formação Direção Regional da Educação e Formação Escola Básica 2 Gaspar Frutuoso Departamento de Matemática e Ciências Naturais Planificação a médio prazo da Área Curricular de Matemática 6º Ano Ano Letivo 2011/2012 Tema/Tópico Propósito principal de ensino Objetivos gerais Números e operações Números naturais Números racionais não negativos Números inteiros Desenvolver nos alunos o sentido de número, a compreensão dos números e das operações, e a capacidade de cálculo mental e escrito, bem como a de utilizar estes conhecimentos e capacidades para resolver problemas em contextos diversos. Compreender e ser capazes de usar propriedades dos números inteiros e racionais; Compreender e ser capazes de operar com números racionais e de usar as propriedades das operações no cálculo; Ser capazes de apreciar a ordem de grandeza de números e compreender os efeitos das operações sobre os números; Desenvolver a capacidade de estimação, de cálculo aproximado e de avaliação da razoabilidade de um resultado; Desenvolver destrezas de cálculo numérico mental e escrito; Ser capazes de resolver problemas, raciocinar e comunicar em contextos numéricos. Geometria e Medida Perímetros Áreas Volumes Desenvolver nos alunos o sentido espacial, com ênfase na visualização e na compreensão das propriedades de figuras no plano e no espaço, a compreensão de grandezas geométricas e respetivos processos de medida, bem como a utilização destes conhecimentos e capacidades na resolução de problemas em contextos diversos. Compreender propriedades das figuras geométricas no plano e no espaço; Desenvolver a visualização e o raciocínio geométrico e ser capaz de o usar; Ser capaz de analisar padrões geométricos e desenvolver o conceito de simetria; Ser capaz de resolver problemas, comunicar e raciocinar matematicamente em situações que envolvam contextos geométricos.

2 Tema/Tópico Propósito principal de ensino Objetivos gerais Álgebra Relações e regularidades - Expressões numéricas e propriedades das operações; - Sequências e regularidades; - Proporcionalidade direta. Organização e Tratamento de Dados Representação e interpretação de dados Desenvolver nos alunos o pensamento algébrico, bem como a sua capacidade de representar simbolicamente situações matemáticas e de resolver problemas em contextos diversos. Desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e de produzir informação estatística, bem como de a utilizar para resolver problemas e tomar decisões informadas e argumentadas. Os alunos devem ser capazes de explorar, investigar regularidades; Compreender a noção de proporcionalidade direta e usar o raciocínio proporcional; Ser capazes de resolver problemas, raciocinar e comunicar recorrendo a representações simbólicas. Explorar, analisar, interpretar e utilizar informação de natureza estatística; Selecionar e usar métodos estatísticos apropriados para recolher, organizar e representar dados; Planear e realizar estudos que envolvam procedimentos estatísticos, interpretar os resultados obtidos e formular conjeturas a partir deles, utilizando linguagem estatística. Capacidades Transversais Propósito principal de ensino Desenvolver nos alunos as capacidades de resolução de problemas, de raciocínio e de comunicação matemáticos e de as usar na construção, consolidação e mobilização dos conhecimentos matemáticos. Objetivos gerais Resolver problemas em contextos matemáticos e não matemáticos, adaptando, concebendo e pondo em prática estratégias variadas e discutindo as soluções encontradas e os processos utilizados, Raciocinar matematicamente, formulando e testando conjeturas e generalizações, e desenvolvendo e avaliando argumentos matemáticos relativos a resultados, processos e ideias matemáticas; Comunicar oralmente e por escrito, recorrendo à linguagem natural e à linguagem matemática, interpretando, expressando e discutindo resultados, processos e ideias matemáticas.

3 Secretaria Regional da Educação e Formação Direção Regional da Educação e Formação Escola Básica 2 Gaspar Frutuoso Departamento de Matemática e Ciências Naturais Planificação a médio prazo da Área Curricular de Matemática 6º Ano Ano Letivo 2011/2012 Tópicos 5ºano 4- Números racionais não negativos (revisão) 5- Representação e interpretação de dados 6- Perímetros 7- Áreas 6ºano 1- Volumes 2- Números naturais 3- Números racionais não negativos 4- Reflexão, rotação e translação Capacidades transversais Comunicação matemática Raciocínio matemático Metas de aprendizagem Interpreta informação matemática: interpreta informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas. Representa ideias matemáticas: representa informação e ideias matemáticas de diversas formas, recorrendo a vários tipos de representações (pictórica, gráfica e simbólica) incluindo o recurso a tabelas e esquemas. Exprime ideias matemáticas: traduz relações de linguagem natural para linguagem matemática e viceversa; exprime ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando a notação, simbologia e vocabulário próprios. Discute ideias matemáticas: apresenta e discute resultados, processos e ideias matemáticos, oralmente e por escrito. Justifica e argumenta afirmações matemáticas: explica e justifica os processos matemáticos, resultados e ideias matemáticas, recorrendo a exemplos e contraexemplos e à análise exaustiva de dados; argumenta processos matemáticos recorrendo a exemplos e contraexemplos. Formula e testa conjeturas: analisa situações e formula conjeturas e generalizações (Por exemplo, na exploração de regularidades); testa conjeturas fazendo Competências-chave do CREB a) Competência em línguas: a partir de atividades que fomentem a utilização da linguagem natural, promover diversos tipos de comunicação nas interações em contexto formal de aprendizagem, bem como a elaboração de textos e/ou relatórios, de modo a proporcionar ao aluno a interpretação e a comunicação de descobertas e ideias matemáticas. b) Competência matemática: com base em diversos tipos de tarefas que estabeleçam conexões em diferentes contextos e estimulem o raciocínio e a comunicação, explorar regularidades, elaborar estratégias de resolução, formular e testar conjeturas, bem como generalizações, de modo a construir, consolidar e mobilizar conhecimentos e desenvolver atitudes positivas face à Matemática. c) Competência científica e tecnológica: através da utilização de materiais e recursos diversificados, modelar situações do quotidiano, aplicar conteúdos e processos matemáticos e promover a integração de diversos saberes, de forma a estimular a observação e o questionamento da realidade.

4 5- Representação e interpretação de dados 6- Relações e regularidades 7- Números inteiros Resolução de problemas deduções informais (Por exemplo, através de um contraexemplo). Compreende o problema: identifica os dados, as condições e o objetivo do problema; identifica problemas com informação irrelevante, dados insuficientes ou sem solução. Concebe estratégias de resolução de problemas: concebe estratégias diversificadas de resolução de problemas, tais como: a) partir do fim para o princípio; b) tentativa e erro; c) criação de um problema equivalente; d) simplificação de um problema; e) identificação de regularidades; f) utilização de casos mais simples ou particulares. Aplica estratégias de resolução de problemas e avalia a adequação dos resultados obtidos: põe em prática estratégias de resolução de problemas; utiliza apropriadamente esquemas, estratégias informais e calculadora na resolução de problemas; utiliza as TIC na resolução de problemas; verifica a adequação dos resultados obtidos aos objetivos e contexto do problema. Justifica as estratégias de resolução de problemas: explica as estratégias adotadas e os processos utilizados; justifica a adequação das estratégias adotadas e dos processos utilizados; averigua da possibilidade de abordagens diversificadas para a resolução de um problema. Formula problemas a partir de situações matemáticas e não matemáticas: formula problemas a partir de situações matemáticas e não matemáticas, apresentadas em linguagem verbal, pictórica ou simbólica matemática. d) Competência cultural e artística: por via do desenvolvimento de projetos de investigação ou de estudo, apreciar os aspetos estéticos e as estruturas abstratas presentes em situações da natureza, culturais e artísticas, de forma a compreender a matemática como elemento da cultura humana. e) Competência digital: a partir de tarefas que utilizem recursos digitais diversos, enriquecer explorações e investigações, visualizar ideias matemáticas, assim como promover a sua utilização crítica, de modo a contribuir para uma melhor compreensão de noções e procedimentos matemáticos. f) Competência físico-motora: com base em tarefas diversificadas, promover o desenvolvimento do sentido espacial, a fim de proporcionar ao aluno a tomada de consciência de si, dos outros e do meio. g) Competência de autonomia e gestão da aprendizagem: com base nas tarefas propostas ao aluno promover o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, do espírito crítico, da iniciativa e da capacidade de persistência, de modo a conduzilo à otimização da organização e gestão da sua aprendizagem. h) Competência social e de cidadania: tendo por base a atividade do aúno, fomentar a perceção e a consideração de diferentes pontos de vista, de modo a consciencializá-lo para o respeito por normas, regras e critérios de atuação em vários contextos e para a resolução conjunta de problemas.

5 Secretaria Regional da Educação e Formação Direção Regional da Educação e Formação Escola Básica 2 Gaspar Frutuoso Departamento de Matemática e Ciências Naturais Planificação a médio prazo da Área Curricular de Matemática 6º Ano Ano Letivo 2011/ Números racionais não negativos Noção e representação de número racional (revisão) Comparação e ordenação (revisão) Operações: adição e subtração (revisão) Percentagem 1º Período Números e operações Tópicos Metas de aprendizagem Objetivos específicos Sugestões metodológicas Recursos 5ºano Compreende a noção de número É importante que o professor esteja racional não negativo: atento aos obstáculos com que os alunos Identifica as várias representações de se deparam quando iniciam o trabalho um número racional não negativo. com números racionais. Pretende-se que Identifica frações em contextos os alunos desenvolvam uma diversos com os significados de compreensão e uso de um número quociente, relação parte-todo, razão, racional como quociente, parte-todo, medida e operador. medida, razão e operador, de modo a Usa números racionais não negativos tornarem-se competentes na utilização de em contextos diversos. frações, numerais decimais e Identifica e dá exemplos de frações percentagens. equivalentes a uma dada fração. É importante que os alunos saibam que Identifica e dá exemplos de uma fração os números racionais podem ser na sua forma irredutível. representados de várias maneiras e que Interpreta uma percentagem como um 1 compreendam, por exemplo, que ; número de partes em Representa e compara números racionais não negativos: Relaciona as várias representações do mesmo número racional não negativo e usa-as na explicitação de raciocínios e justificação de processos. Localiza e posiciona na reta numérica, Compreender e usar um número racional como quociente, relação partetodo, razão, medida e operador. Comparar e ordenar números racionais representados de diferentes formas. Localizar e posicionar na reta numérica um número racional não negativo representado nas suas diferentes formas. Representar sob a forma de fração um número racional não negativo dado por uma dízima finita. Identificar e dar exemplos de frações equivalentes a uma dada fração e escrever uma 50%; 0,5 são apenas representações equivalentes. Os alunos devem ganhar destreza na conversão de frações em numerais decimais e percentagens e vice-versa, bem como na ordenação, comparação e cálculo com números racionais utilizando diferentes estratégias. Materiais simples do quotidiano (folhas de papel, berlindes, lápis de cor, relógio, círculos ou barras divididas em partes iguais) Material Cuisenaire Tangram Calculadora Computador: Folha de Cálculo Manual Apoio ao Aluno Fichas de

6 números racionais não negativos. Compara e ordena números racionais não negativos representados nas suas diferentes formas, explicando e justificando os processos utilizados. Opera com números racionais não negativos e usa as propriedades das operações: Estima o resultado de operações com números racionais não negativos. Usa a noção de percentagem na resolução de problemas. Interpreta e resolve problemas usando a adição e subtração de frações. Usa de forma flexível as representações dos números racionais não negativos, na resolução de problemas explicando e justificando os processos utilizados. fração na sua forma irredutível. Adicionar e subtrair números racionais não negativos representados em diferentes formas. Compreender a noção de percentagem e relacionar diferentes formas de representar uma percentagem. Traduzir uma fração por uma percentagem e interpretá-la como o número de partes em 100. Calcular e usar percentagens. Resolver problemas que envolvam números racionais não negativos. Ver outras sugestões metodológicas nos subtópicos no Manual do Professor. Trabalho Fichas Formativas Fichas de Remediação Portefólio do aluno Apoio Digital Avaliação: contínua; diagnóstica; formativa; autoavaliação dos alunos; a avaliação deve fornecer informações úteis quer para professores quer para alunos; sumativa. Tempo: 6 blocos de Representação e interpretação de dados Frequência absoluta. Tabelas Gráficos de barras Pictogramas Diagramas de Venn e de Carroll Diagrama de Analisa e interpreta informação de natureza estatística: Interpreta dados em situações de vida real. Identifica acontecimentos aleatórios e usa os termos impossível, possível, certo, provável, igualmente provável e improvável para os caracterizar. Interpreta tabelas de frequências absolutas e relativas, gráficos de barras, Organização e tratamento de dados Construir e interpretar tabelas de frequências absolutas e relativas, gráficos de barras, circulares, de linha e diagramas de caule-e -folhas. Compreender e determinar a média aritmética de um conjunto de dados e O estudo deste assunto é indispensável ao mundo em que vivemos. No dia a dia somos confrontados em jornais, revistas, televisão, com informação em tabelas e gráficos. Este tópico proporciona a realização de atividades interdisciplinares em trabalho de grupo. A iniciação a este tópico deve fazer-se com atividades ligadas a interesses dos alunos. Estes devem adquirir métodos e processos Jornais Revistas Calculadora Computador: Folha de Cálculo Internet Régua Manual Apoio ao Aluno

7 pontos Diagrama de caule-e-folhas Gráficos de linhas Frequência relativa. Tabelas Média aritmética Situações aleatórias diagramas de caule-e-folha, gráficos circulares e gráficos de linhas. Distingue dados de natureza qualitativa e de natureza quantitativa, discreta e contínua. Interpreta os resultados que decorrem da organização e representação de dados, e formula conjeturas a partir desses dados. Recolhe e organiza dados estatísticos escolhendo um método apropriado: Seleciona uma forma de recolha de dados e põe-na em prática. Formula questões suscetíveis de tratamento estatístico. Constrói tabelas de frequências absolutas e relativas, gráficos de barras, diagramas de caule-e-folha e gráficos de linhas. Recolhe e organiza dados de natureza diversa. Classifica dados em categorias ou classes. Constrói e interpreta gráficos circulares. indicar a adequação da sua utilização, num dado contexto. Compreender e determinar os extremos e a amplitude de um conjunto de dados. Interpretar os resultados que decorrem da organização e representação de dados, e formular conjeturas a partir desses resultados. Utilizar informação estatística para resolver problemas e tomar decisões. de recolha, organização e representação de dados estatísticos. A construção de gráficos circulares será trabalhada no 6. ano. No entanto podem ser interpretados gráficos circulares. Devemos desenvolver nos alunos a destreza na representação de dados, através de tabelas, gráficos e diagramas. Ao trabalhar a moda, média, extremos e amplitude deve ser discutida a questão de a média ser muito influenciada por valores extremos, transmitindo por vezes uma ideia enganadora na interpretação de algumas situações. Pôr os alunos a pensar e a dar exemplos de experiências sujeitas ao acaso e de acontecimentos certos, impossíveis, prováveis. Ver sugestões metodológicas por subtópico no manual do professor. Apoio Digital Usa informação estatística para resolver problemas e tomar decisões argumentadas: Resolve problemas usando informação organizada em tabelas e gráficos. Determina e usa a média aritmética de um conjunto de dados e usa-a para resolver problemas. Determina os extremos e amplitude de

8 um conjunto de dados e usa-os para resolver problemas. Usa recursos tecnológicos para representar, tratar e apresentar a informação recolhida. Avaliação: diagnóstica; de pequenos projetos desenvolvidos pelos alunos no âmbito da Estatística; ficha formativa. Tempo: 7 blocos de Perímetros Polígonos regulares e irregulares Círculo Compreende grandezas geométricas e respetivos processos de medida: Calcula o perímetro de um polígono e de um círculo. Resolve problemas utilizando as propriedades das figuras geométricas no plano: Resolve problemas envolvendo propriedades dos triângulos e do círculo. Resolve problemas envolvendo a determinação de perímetros de polígonos regulares e irregulares. Resolve problemas utilizando propriedades dos polígonos regulares e irregulares. Resolve problemas que envolvam o cálculo do perímetro do círculo, usando um valor aproximado de π. Resolve problemas que envolvam estimativas de perímetros. Geometria Determinar o perímetro de polígonos regulares e irregulares. Determinar um valor aproximado de π. Resolver problemas envolvendo perímetros de polígonos e do círculo. Pode ser proposta aos alunos uma atividade no exterior da sala de aula: os alunos munidos de instrumentos de mediação adequados vão calcular perímetros de canteiros, do campo de jogos Antes de calcular devem estimar. Pôr a questão da determinação do perímetro do mostrador circular de um relógio. Estimar primeiro. Concluir experimentalmente que para qualquer círculo é constante o quociente de P por d e se designa por π. Mostrar que π não é número racional. Determinar valores exatos e aproximados de perímetros de círculos. Avaliação: Contínua; diagnóstica; formativa; observação direta da atividade dos alunos na realização das experiências propostas. Tempo: 4 blocos de Áreas Equivalência de Identifica e utiliza as propriedades das figuras geométricas no plano: Compreender a noção de equivalência de figuras Usar o tangram por exemplo, para introduzir a noção de equivalência de Régua, esquadro e compasso Fio Papel quadriculado de 1 cm Objetos cilíndricos Fita métrica Calculadora Programa Geogebra Manual Apoio ao Aluno Apoio Digital Tangram Pentaminós

9 figuras planas Unidades de área Área do quadrado e do retângulo Área do triângulo e do círculo Identifica figuras equivalentes no plano e distingue figuras equivalentes de figuras congruentes, justificando as opções tomadas. Compreende grandezas geométricas e respetivos processos de medida: Calcula a área de um quadrado e de um retângulo. Calcula a área de um triângulo e de um círculo. Determina valores aproximados da área de um círculo desenhado em papel quadriculado. Resolve problemas utilizando as propriedades das figuras geométricas no plano: Resolve problemas envolvendo propriedades dos triângulos e do círculo. Resolve problemas utilizando propriedades dos polígonos regulares e irregulares. Resolve problemas que envolvam o cálculo da área do círculo, usando um valor aproximado de π. Resolve problemas que envolvam áreas do triângulo e do círculo, bem como a decomposição e composição de outras figuras planas. Resolve problemas que envolvam estimativas de áreas e perímetros. planas e distinguir figuras equivalentes de figuras congruentes. Relacionar a fórmula da área do triângulo com a do retângulo. Calcular a área de figuras planas simples, decomponíveis em retângulos e em triângulos ou por meio de estimativas. Determinar valores aproximados da área de um círculo desenhado em papel quadriculado. Resolver problemas que envolvam áreas do triângulo e do círculo, bem como a decomposição e composição de outras figuras planas. Avaliação: Contínua; diagnóstica; formativa; observação sistemática da atividade do aluno; sumativa. Tempo: 7 blocos de 90 figuras planas e deduzir que figuras planas equivalentes têm a mesma área. Recordar congruência de figuras planas. Recordar unidades de área. Manipular retângulos desenhados em papel quadriculado para descobrir que a área do triângulo com a mesma base e a mesma altura do retângulo é metade da área desse retângulo. Ensinar os alunos a traçar as três alturas num triângulo. Propor aos alunos a determinação de áreas de figuras planas por decomposição em figuras conhecidas. Pedir aos alunos que desenhem em papel quadriculado figuras não congruentes com o mesmo perímetro e que determinem a área de cada uma. Pedir aos alunos que desenhem figuras não congruentes com a mesma área e que determinem o seu perímetro. Estimar a área de um círculo desenhado em papel quadriculado e deduzir a fórmula da área do círculo. Calcular valores exatos e aproximados de áreas de círculos. Papel quadriculado de 1 cm Régua, esquadro e compasso Computador: Folha de Cálculo; Geogebra Apoio Digital Manual Apoio ao Aluno Fichas Formativas e de Remediação Portefólio do aluno

10 6ºano 2º Período 1- Volumes Sólidos equivalentes. Volume Medição de volumes Unidades de medida de volumes Volume do paralelepípedo retângulo e do cubo Volume do cilindro de revolução Compreende grandezas geométricas e respetivos processos de medida: Utiliza e relaciona as unidades de volume e de capacidade do SI. Determina o volume do cubo, do paralelepípedo e do cilindro. Resolve problemas que envolvam volumes de cubos, paralelepípedos e cilindros em contextos diversos. Compreender a noção de volume. Reconhecer sólidos equivalentes. Reconhecer que a medida do volume depende da unidade escolhida. Utilizar unidades de volume. Relacionar unidades de volume com unidades de capacidade do Sistema Internacional (SI). Calcular volumes de paralelepípedos retângulos, cubos e cilindros de revolução. Resolver problemas ligados à vida real que envolvam volumes de paralelepípedos, cubos e cilindros de revolução, utilizando ou não a calculadora. Devem ser propostas atividades concretas que ajudem os alunos a consolidar a noção de volume, bem como a de sólidos equivalentes. As noções de congruência e de equivalência devem ser trabalhadas. Construções feitas com cubos congruentes e a escolha de diferentes unidades de volume servem para os alunos perceberem que a medida do volume depende da unidade escolhida. Sendo necessário que os alunos concretizem algumas das unidades de volume do sistema métrico, sugere-se a construção de cubos com 1 dm e com 1 cm de aresta. O cubo com 1 dm de aresta pode ser utilizado para a verificação da equivalência entre o dm 3 e o litro. Devem ser propostas tarefas que conduzam os alunos à descoberta das fórmulas dos volumes do paralelepípedo retângulo, do cubo e do cilindro de revolução. É importante proporcionar aos alunos trabalho experimental. Sendo assim, estes devem explorar as planificações das superfícies de paralelepípedos retângulos, cubos e cilindros de revolução, construindo, em seguida, esses sólidos e calculando os seus volumes. Sugere-se igualmente o estudo de embalagens do dia a dia, comparando os volumes dessas embalagens. Manual Apoio ao Aluno: Saber fazer e fichas Cubos congruentes Recipientes graduados Cartolinas, tesoura e fitacola Material de desenho Embalagens com forma de paralelepípedo e cilindro Os Meus Materiais (planificações) Computador: folha de cálculo Livro de fichas (avaliação e remediação)

11 Resolver problemas da vida real. Avaliação: Diagnóstica; contínua; formativa; trabalhos individuais (ou de grupo); leitura e interpretação dos objetivos deste capítulo com os alunos ficha formativa 1 do Manual (pp.28-29); autoavaliação dos alunos. Tempo: 7 blocos de Números naturais Potências de base e expoente naturais Multiplicação e divisão de potências com a mesma base. Regras operatórias Multiplicação e divisão de potências com o mesmo expoente. Regras operatórias Propriedades das operações. Regras operatórias Opera com números naturais e usa as propriedades das operações: Interpreta e resolve problemas envolvendo a multiplicação e divisão de potências de base e expoente naturais usando regras operatórias. Determina um valor aproximado de um número e estima a resposta a problemas envolvendo números naturais. Calcula o valor de uma potência de base e expoente naturais. Seleciona estratégias de cálculo mental ou escrito, adequadas à resolução de um dado problema. Interpreta e resolve problemas usando a multiplicação e divisão de números naturais. Opera com números naturais e utiliza propriedades das quatro operações no cálculo mental. Números e operações Interpretar uma potência de expoente natural como um produto de fatores iguais. Identificar e dar exemplos de quadrados e de cubos de um número e de potências de base 10. Calcular potências de um número natural. Determinar o produto e o quociente de potências com a mesma base. Determinar o produto e o quociente de potências com o mesmo expoente. Usar expressões numéricas para representar situações concretas/reais. Compreender o significado dos parênteses e a prioridade das operações numa expressão numérica. Resolver problemas que envolvam as propriedades das operações. A realização da Ficha Diagnóstica e a exploração do tópico Potências de base e expoente naturais (Manual, pp.36-37) permitem a revisão de conceitos já estudados no 5.º ano sobre potências. Organizados em pares e na posse da calculadora para realizar as tarefas propostas do Manual, os alunos devem conjeturar sobre as regras que permitam calcular o produto e o quociente de potências com a mesma base ou com o mesmo expoente. O professor, recorrendo a outros exemplos, deve conduzir à generalização dessas regras. Promover raciocínios reversíveis do tipo: 6 7 = 6 4 x = :2 12 Quanto às propriedades das operações e regras operatórias, é importante referir e recordar as propriedades das operações que facilitam os cálculos, bem como as prioridades das operações no cálculo assuntos já estudados no 5º ano. Devem ser exploradas situações passíveis de serem representadas por expressões numéricas e devem ser efetuados os respetivos cálculos. A tradução de linguagem simbólica para linguagem natural e vice-versa, deve ser praticada. O treino de cálculo mental em situações Manual Apoio ao Aluno: Saber fazer e fichas Calculadora Computador Material de desenho Os Meus Materiais (papel quadriculado) Livro de fichas (avaliação e remediação)

12 que envolvam, por exemplo, a propriedade distributiva não deve ser descurado: 1150x8+1150x2 = 1150x10 = Usar as potências para trabalhar regularidades com potências (ver secções do Manual: Problemas Resolvidos (pp. 44), Problemas para Resolver (pp. 45) e Investiga (pp. 47)). Avaliação: Diagnóstica; contínua; formativa; trabalhos individuais (ou de grupo); leitura e interpretação dos objetivos deste capítulo com os alunos ficha formativa 1 do Manual (pp.50-51); autoavaliação dos alunos. Tempo: 6 blocos de Números racionais não negativos Recordar os números racionar não negativos Valores aproximados Adição e subtração de números racionais não negativos. Propriedades da adição Multiplicação de números racionais não negativos Propriedades da multiplicação Potências de expoente natural e base racional não negativa Opera com números racionais não negativos e usa as propriedades das operações: Interpreta e resolve problemas envolvendo a multiplicação e divisão de potências de base e expoente naturais usando regras operatórias. Determina um valor aproximado de um número e estima a resposta a problemas envolvendo números racionais não negativos. Calcula o valor de uma potência de base racional e expoente natural. Seleciona estratégias de cálculo mental ou escrito, adequadas à resolução de um dado problema. Interpreta e resolve problemas usando a multiplicação e divisão de frações. Compreende o efeito de multiplicar e dividir um número racional não negativo por um número menor do que 1. Opera com números racionais não negativos e utiliza propriedades das Compreender e usar um número racional não negativo como quociente, relação partetodo, razão, medida e operador. Comparar e ordenar números racionais representados de diferentes formas. Escrever frações equivalentes. Escrever, se possível, uma fração decimal equivalente a outra dada. Representar, sob a forma de fração, um número racional não negativo dado por uma dízima finita. Determinar o valor aproximado de um número. Adicionar e subtrair Este tópico deve ser iniciado com a realização da Ficha de Diagnóstico, de modo a rever assuntos estudados no 5ºano até à adição e subtração, inclusive. A necessidade de trabalhar com valores aproximados pode surgir de problemas concretos como, por exemplo: Determinar o lado de um triângulo equilátero cujo perímetro é 5 m. Explorar a aproximação às unidades e às décimas por defeito e poe excesso podendo utilizar-se a reta numérica. Partindo das propriedades da adição de números naturais, pedir aos alunos que averiguem se essas propriedades se verificam para a adição de números racionais não negativos. Fazer a generalização dessas propriedades e utilizá-las para facilitar cálculos. Pretendese que os alunos desenvolvam destreza de cálculo mental e escrito. Partir de situações concretas, como, por exemplo, Recorda um terço da metade de uma folha. Que fração da folha cortaste? e Manual Apoio ao Aluno: Saber fazer e fichas Calculadora Computador Folhas de papel, tesoura, lápis de cor, material de desenho Dados de jogar Livro de fichas (avaliação e remediação)

13 Inverso de um número racional positivo Divisão de números racionais não negativos Operações combinadas quatro operações no cálculo mental. Identifica o inverso de um número. números racionais não negativos representados de diferentes formas. Utilizar estratégias de cálculo mental e escrito na adição de números racionais não negativos usando as propriedades. Multiplicar números racionais não negativos representados de diferentes formas. Compreender o efeito de multiplicar um número racional não negativo por um número maior do que zero e menor do que 1. Estimar produtos. Compreender as propriedades da multiplicação de números racionais não negativos e utilizá-las para facilitar o cálculo mental e escrito. Resolver problemas que envolvam operações com números racionais não negativos. Calcular potências de expoente natural e base racional não negativo, representadas nas suas mostrar que 1 3 x , e que, assim, se realizou uma multiplicação. Com exemplos deste tipo e outros, os alunos devem descobrir a regra para multiplicar números representados por frações. Recordar o produto de números racionais não negativos representados por decimais (1º ciclo). A estimativa de produtos e a discussão do valor de um produto de um número racional não negativo por outro maior do que zero e menor que 1 deve ser realizada nesta altura. Fazer conexões com a Geometria, por exemplo, no cálculo de áreas e perímetros de figuras planas. As propriedades da multiplicação com números naturais devem ser recordadas de modo a verificar-se que estas se mantêm nos números racionais não negativos. Problemas do dia a dia que envolvam cálculos com números racionais não negativos representados de diferentes formas, devem ser propostos. O cálculo de áreas de quadrados e volumes de cubos deve ser aproveitado para trabalhar respetivamente quadrados e cubos de números representados por frações e por dízimas. Sugere-se que se explore bem a diferença entre, por exemplo: (5/3) 2, 5 2 /3 e 5/3 2

14 diferentes formas. Compreender a noção de inverso de um número racional positivo. Determinar o inverso de um número racional positivo. Dividir números racionais não negativos, representados de diversas formas. Compreender o efeito de dividir um número racional não negativo por um número maior do que zero e menor do que 1. Estimar quocientes. Compreender o significado dos parênteses e a prioridade das operações numa expressão numérica. Usar expressões numéricas para representar situações. Resolver problemas. (0,1 + 0,5) 2 e 0, ,5 2 O uso das propriedades das operações deve ser explorado no cálculo de expressões do tipo: 8x10 4 x0,1x10 A tarefa proposta no Manual (p. 70) para determinar o inverso de um número racional positivo deve ser realizada. Mostrar que zero não tem inverso. A noção de inverso também para facilitar cálculos do tipo: x x x 1x Situações concretas para explorar a divisão devem ser propostas, por exemplo: Quantos terços de folha há em duas folhas iguais? As respostas dos alunos devem ser exploradas, registando em linguagem 1 simbólica 2: 6 e comparando com 3 2x3=6. Outras situações análogas devem ser sugeridas, de modo que os alunos cheguem à regra da divisão de números racionais não negativos. Recordar o vocabulário da divisão. Numa divisão em que o divisor é um número maior do que zero e menor do que 1, o que se pode dizer do quociente comparado com o dividendo? Exemplos do seguinte tipo devem ser fornecidos: 1 e 10>5 5: 10 2

15 1 0,5: 2 e 2>0,5 4 A tradução de problemas por expressões numéricas que envolvam as operações estudadas e o cálculo do valor dessas expressões, recordando o uso de parênteses e a prioridade das operações,, deve também ser efetuado. Problemas do dia a dia, que envolvam os conteúdos deste capítulo, devem ser resolvidos. Os alunos devem criar enunciados de problemas dadas as respetivas expressões numéricas. Avaliação: Diagnóstica; contínua; formativa; trabalhos individuais (ou de grupo); leitura e interpretação dos objetivos deste capítulo com os alunos Ficha formativa 1 do manual (pp.86-87); autoavaliação dos alunos. Tempo: 11 blocos de Reflexão, rotação e translação Transformações geométricas Reflexão Rotação Translação Composição de isometrias Simetria de reflexão ou axial Simetria de rotação ou rotacional Construção de frisos Construção de Compreende as noções e propriedades da reflexão, translação e rotação: Identifica o transformado de uma dada figura através de uma isometria (reflexão, rotação, translação ou reflexão deslizante) e justifica. Constrói o transformado de uma figura, a partir de uma isometria ou de uma composição de isometrias. Usa a visualização e o raciocínio geométrico na identificação de isometrias: Desenha padrões geométricos que envolvam simetrias. Constrói frisos e rosáceas que envolvam um ou dois tipos de Geometria Identificar, predizer e descrever a isometria em causa dada a figura geométrica e o transformado. Construir o transformado de uma figura a partir de uma isometria ou de uma composição de isometrias. Compreender as noções de simetria axial e rotacional e identificar as simetrias de uma figura. Completar, desenhar e explorar padrões geométricos que Após a realização da Ficha de Diagnóstico em que se recordam conceitos de paralelismo e perpendicularidade de retas e segmentos de reta, de congruência de figuras planas, de ângulos e amplitudes, e de classificação de polígonos -, pretende-se que os alunos, de uma forma intuitiva, identifiquem os movimentos que implicam rodar, deslizar e refletir. O vocabulário imagem ou transformado, e objeto ou original, deve ser introduzido, alertando para a congruência entre original e imagem. O estudo de cada transformação geométrica deve ser iniciado com a construção de imagens, caraterizando a transformação e referindo as suas Manual Apoio ao Aluno: Saber fazer e fichas Os meus materiais (acetato, papel quadriculado, figuras ampliadas) Espelhos Material de desenho Computador (internet e

16 rosáceas Arte e Matemática simetrias, identificando e justificando as simetrias em causa. Identifica as simetrias em figuras (polígonos, círculos, rosáceas, frisos). envolvam simetrias. Identificar as simetrias de frisos e rosáceas. Construir frisos e rosáceas. propriedades, sempre que possível. Na reflexão deve ser utilizado o espelho, na rotação o acetato, ou papel vegetal, na translação o papel quadriculado e o acetato, ou papel vegetal. A sistematização do estudo destas transformações deve evidenciar que se conservam as distâncias entre pontos e a amplitude dos ângulos são isometrias. Espera-se que nesta fase os alunos estejam mais aptos para compreender a congruência de figuras que não têm de estar na mesma posição, mas que se relacionam entre si através de isometrias. A continuação do estudo deste capítulo deve explorar os casos em que o transformado de uma figura de obtém através da composição de duas isometrias trabalhar a reflexão deslizante. Por dobragens, ou com o espelho, sugerese a exploração da simetria axial, em particular, nos polígonos regulares. Deve mostrar-se que a bissetriz de um ângulo é uma semirreta contida no eixo de simetria do ângulo. Ensinar a traçar a bissetriz. Relacionar a classificação de triângulos com o número de eixos de simetria que possuem (ver 5º ano). Partindo de uma figura que admita simetria rotacional e utilizando acetato, ou papel vegetal, na cópia dessa figura, deve perguntar-se aos alunos quantas vezes a imagem coincide com a figura original numa volta completa. A simetria rotacional em polígonos programa de Geometria Dinâmica) Desenhos de Escher Livro de fichas (avaliação e remediação)

17 regulares deve também ser trabalhada e pode constituir uma boa oportunidade para explorar o tema Arte e Matemática, implicando a observação e construção de frisos e rosáceas. A colaboração do professor de Educação Visual e Tecnológica é aconselhável no desenvolvimento de projetos de interdisciplinaridade. Avaliação: Diagnóstica; contínua; formativa; trabalhos individuais (ou de grupo); leitura e interpretação dos objetivos deste capítulo com os alunos Ficha formativa 1 do manual (pp ); autoavaliação dos alunos. Tempo: 9 blocos de Representação e interpretação de dados Formulação de questões Natureza dos dados Gráficos circulares Extremos e amplitude Analisa e interpreta informação de natureza estatística: Interpreta dados em situações de vida real. Identifica acontecimentos aleatórios e usa os termos impossível, possível, certo, provável, igualmente provável e improvável para os caracterizar. Interpreta tabelas de frequências absolutas e relativas, gráficos de barras, diagramas de caule-e-folha, gráficos circulares e gráficos de linhas. Distingue dados de natureza qualitativa e de natureza quantitativa, discreta e contínua. Interpreta os resultados que decorrem da organização e representação de dados, e formula conjeturas a partir desses dados. Recolhe e organiza dados estatísticos escolhendo um método apropriado: Organização e tratamento de dados Formular questões suscetíveis de tratamento estatístico. Identificar dados a recolher e a forma de os obter. Distinguir dados de natureza qualitativa de dados de natureza quantitativa, discretos e contínuos. Construir e interpretar gráficos circulares. Compreender e determinar extremos e amplitude de um conjunto de dados. Utilizar informação estatística para resolver problemas. Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor recolhe informação sobre as aprendizagens dos alunos realizadas no 5º ano, relativas a esta temática: gráficos, tabelas de frequência, diagramas, moda e média. A partir, por exemplo, do tema: Ocupação do tempo fora da escola, deve pedir-se aos alunos que formulem questões, recolham e organizem os dados e, por fim, tirem conclusões. O professor deve sintetizar as principais fases de um estudo estatístico e aproveitar para classificar os dados mediante exemplos. Partindo de um gráfico de barras, os alunos devem construir um gráfico circular: primeiro, de uma forma intuitiva e, depois, de uma forma rigorosa, usando material de desenho. Sugere-se ainda a utilização da folha de cálculo como alternativa à construção manual de gráficos circulares. Manual Apoio ao Aluno: Saber fazer e fichas Jornais e revistas Material de desenho Tesoura e fitacola Calculadora Computador (internet e folha de cálculo) Livro de fichas (avaliação e remediação)

18 Seleciona uma forma de recolha de dados e põe-na em prática. Formula questões suscetíveis de tratamento estatístico. Constrói tabelas de frequências absolutas e relativas, gráficos de barras, diagramas de caule-e-folha e gráficos de linhas. Recolhe e organiza dados de natureza diversa. Classifica dados em categorias ou classes. Constrói e interpreta gráficos circulares. Usa informação estatística para resolver problemas e tomar decisões argumentadas: Resolve problemas usando informação organizada em tabelas e gráficos. Determina e usa a média aritmética de um conjunto de dados e usa-a para resolver problemas. Determina os extremos e amplitude de um conjunto de dados e usa-os para resolver problemas. Usa recursos tecnológicos para representar, tratar e apresentar a informação recolhida. A recolha de gráficos e diagramas em jornais e revistas para interpretação na sala de aula não deve ser descurada. Recorrendo a exemplos, os conceitos de extremos e amplitude devem ser abordados e os conceitos de moda e média aritmética devem ser revistos. Uma chamada de atenção deve ser feita quando se pretende efetuar o cálculo da média aritmética com dados simples e com dados agrupados. Na tentativa de despertar nos alunos o seu sentido crítico, informá-los que muitos gráficos que surgem, por vezes, em jornais ou em publicidade, estão incorretos. Avaliação: Diagnóstica; contínua; formativa; trabalhos individuais (ou de grupo); leitura e interpretação dos objetivos deste capítulo com os alunos Ficha formativa 1 do manual (p ); autoavaliação dos alunos. Tempo: 5 blocos de 90 3º Período Álgebra 6- Relações e Usa expressões numéricas em Compreender o Com a realização da Ficha de Diagnóstico, Manual

19 regularidades Expressões numéricas e propriedades das operações Sequências e regularidades Razão Proporção Propriedade fundamental das proporções Proporcionalidade direta Escalas e percentagens contextos diversos: Resolve expressões numéricas usando o significado dos parênteses e a prioridade das operações. Usa expressões numéricas para representar uma dada situação e dá exemplos de situações que possam ser representadas por uma expressão numérica. Usa igualdades e desigualdades para expressar relações matemáticas. Explora e investiga regularidades: Determina termos de ordens variadas de uma sequência, sendo conhecida a sua lei de formação e justifica os processos utilizados. Usa as relações entre os termos de uma sequência para indicar uma lei de formação, utilizando a linguagem natural e simbólica para justificar processos. Representa utilizando alguns símbolos as relações descritas em linguagem natural e reciprocamente. Interpreta diferentes representações de uma relação e relaciona-as. Compreende a noção de proporcionalidade direta: Identifica os conceitos de razão, proporção e constante de proporcionalidade em situações de proporcionalidade direta. Distingue situações em que existe significado dos parênteses e as prioridades das operações numa expressão numérica. Usar expressões numéricas para representar situações e dar exemplos que possam ser representados por uma expressão numérica. Expressar relações matemáticas através de igualdades e desigualdades. Identificar e dar exemplos de sequências e regularidades numéricas e não numéricas. Determinar o termo seguinte ou o anterior a um dado termo e ampliar uma sequência numérica, conhecida a sua lei de formação. Analisar as relações entre os termos de uma sequência e indicar uma lei de formação utilizando linguagem natural e simbólica. Interpretar diferentes representações de uma relação. o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos operações e propriedades. Deve trabalhar-se o cálculo do valor de expressões numéricas, propriedades das operações e tradução de linguagem natural para simbólica, e vice-versa, de modo a consolidar os conhecimentos já adquiridos sobre este assunto. As sequências são um tema transversal ao Programa e, muito provavelmente, foram trabalhadas em tópicos anteriores. Agora, o seu estudo é ampliado. Sugere-se que, por exemplo, sejam realizadas construções com material Cuisenaire, de modo que os alunos descubram regularidades em sequências geométricas. O vocabulário próprio do tema, como ordem, termo e lei de formação não deve ser descurado. Recorrendo a casos simples a lei de formação deve ser trabalhada em linguagem natural e simbólica. Nesta abordagem à Álgebra, espera-se que sejam trabalhadas sequências, em que as leis de formação sejam do tipo: 2xn, n+1, n 2, com n IN. Recordar o conceito de razão, a partir de exemplos do dia a dia, e mostrar que a razão se utiliza para comparar grandezas. Recordar uma percentagem como uma razão de consequente 100. Partindo, por exemplo, de uma sequência de retângulos, composta por duas cores, ou Apoio ao Aluno: Saber fazer e fichas Material Cuisenaire Moedas ou botões Papel quadriculado Material de desenho e lápis de cor Calculadora Livro de fichas (avaliação e remediação)

20 proporcionalidade direta de situações em que não existe e justifica os processos utilizados. Usa o raciocínio proporcional na resolução de problemas: Utiliza proporções e a sua propriedade fundamental para resolver problemas. Usa o raciocínio proporcional em situações representadas sob a forma de texto, tabelas ou gráficos. Relaciona diferentes representações de situações de proporcionalidade direta (texto, tabelas, gráficos). Resolve e formula problemas envolvendo situações de proporcionalidade direta (usando por exemplo escalas). Representar simbolicamente relações descritas em linguagem natural e vice-versa. Compreender o conceito de razão e proporção. Utilizar proporções para modelar situações e fazer previsões. Verificar a propriedade fundamental das proporções. Compreender o conceito de proporcionalidade direta e de constante de proporcionalidade. Resolver problemas envolvendo situações de proporcionalidade direta. Distinguir situações em que existe proporcionalidade direta de situações em que não existe proporcionalidade direta. Usar escalas e percentagens como situações de proporcionalidade direta. de uma receita de culinária, os alunos devem modelar uma situação e chegar a uma igualdade entre duas razões proporção. O vocabulário relativo às proporções deve ser introduzido e a exploração de exemplos deve proporcionar aos alunos a verificação da propriedade fundamental das proporções. A proporcionalidade direta é introduzida a partir da tarefa onde é proposta a ampliação de um puzzle dado em papel quadriculado (p. 40). Segue-se o preenchimento de uma tabela com as medidas dos lados das peças dos dois puzzles e a descoberta pelos alunos da constante de proporcionalidade direta. Sugere-se a exploração de exemplos e contraexemplos de situações de proporcionalidade direta. Escalas e percentagens constituem bons exemplos de proporcionalidade direta. Sempre que possível, não perder a oportunidade para aplicar todos estes conceitos em situações reais e na resolução de problemas. Avaliação: Diagnóstica; contínua; formativa; trabalhos individuais (ou de grupo); leitura e interpretação dos objetivos deste capítulo com os alunos Ficha formativa 1 do manual (pp.56-57); autoavaliação dos alunos. Tempo: 10 blocos de Números inteiros Compreende a noção de número inteiro: Números e operações Identificar grandezas que variam em sentidos Com a realização da Ficha de Diagnóstico, pretende-se fazer uma revisão sobre as Manual

21 Noção de número inteiro Representação na reta numérica. Valor absoluto e simétrico de um número inteiro Comparação e ordenação Adição de números inteiros Subtração de números inteiros Identifica e dá exemplos de números inteiros. Identifica grandezas que variam em sentidos opostos e utiliza números inteiros para representar as suas medidas. Identifica e dá exemplos de valor absoluto e de simétrico de um número. Representa e compara números inteiros: Localiza e posiciona números inteiros na reta numérica. Compara e ordena números inteiros na reta numérica. Opera com números inteiros: Interpreta e resolve problemas usando a adição e subtração de números inteiros. opostos e utilizar números inteiros para representar as suas medidas. Localizar e posicionar números inteiros, positivos e negativos, na reta numérica. Compreender as noções de valor absoluto e de simétrico de um número inteiro. Comparar e ordenar números inteiros. Adicionar números inteiros. Subtrair números inteiros. aprendizagens dos alunos realizadas no 5º ano, aquando o estudo do capítulo Números naturais (primos, múltiplos, divisores, divisibilidade, potências, propriedades das operações e regras). Antes de se iniciar o estudo do conjunto, deve-se recordar os conjuntos IN e Q 0+. Partindo de uma situação do quotidiano, deve-se familiarizar os alunos com os números inteiros negativos, inteiros positivos e o zero. Seguidamente, deve-se passar à representação na reta numérica e aproveitar para introduzir a noção de valor absoluto e simétrico de um número inteiro. A reta numérica deve ser utilizada para trabalhar a ordenação e comparação de números inteiros. Partindo de um jogo do tipo ganhar (+) e perder (-), introduzir as regras da adição de números inteiros (p. 70). A reta numérica também é uma boa ferramenta na abordagem da adição de números inteiros. A partir do cálculo de uma parcela desconhecida numa soma de duas parcelas, chegar ao cálculo da diferença de dois números inteiros. Recordar o vocabulário da operação subtração. A possibilidade da subtração no conjunto dos números inteiros deve ser discutida. Apoio ao Aluno: Saber fazer e fichas Régua graduada Dados de jogar Livro de fichas (avaliação e remediação) Avaliação: Diagnóstica; contínua; formativa; trabalhos individuais (ou de grupo); leitura e interpretação dos objetivos deste capítulo com os alunos Ficha formativa 1 do manual (p.84-85); autoavaliação dos alunos. Tempo: 5 blocos de 90 Nota: O número de blocos restantes, por período, devem ser reservados aos "Problemas para Resolver", "Tarefas Finais", "Fichas formativas", "Fichas de verificação de aprendizagem" e "Cinco minutos de Cálculo Mental".

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA 5º ano 2012/2013 UNIDADE: Números e Operações 1 - NÚMEROS NATURAIS OBJECTIVOS GERAIS: - Compreender e ser capaz de usar propriedades dos números inteiros

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 5.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LETIVO 2012/2013 Planificação Global 5º Ano 2012-2013 1/7 NÚMEROS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR UNIDADE TEMÁTICA MATEMÁTICA 5º ANO DISTRIBUIÇÃO ANUAL DAS UNIDADES TEMÁTICAS/ TEMPOS LETIVOS (AULAS DE 45 )

PLANIFICAÇÃO POR UNIDADE TEMÁTICA MATEMÁTICA 5º ANO DISTRIBUIÇÃO ANUAL DAS UNIDADES TEMÁTICAS/ TEMPOS LETIVOS (AULAS DE 45 ) Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches PLANIFICAÇÃO POR UNIDADE TEMÁTICA MATEMÁTICA 5º ANO DISTRIBUIÇÃO ANUAL DAS UNIDADES TEMÁTICAS/ TEMPOS LETIVOS

Leia mais

MATEMÁTICA - 5.º Ano

MATEMÁTICA - 5.º Ano Salesianos de Mogofores - 2015/2016 MATEMÁTICA - 5.º Ano Ana Soares ( amariasoares@gmail.com ) Catarina Coimbra ( catarinacoimbra@mail.ru ) Rota de aprendizage m por Projetos NÚMEROS NATURAIS Desenvolver

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA (ao longo do ano)

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA (ao longo do ano) PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA (ao longo do ano) DOMÍNIOS Subdomínios / Conteúdos programáticos Metas / Descritores de desempenho Números e operações Números naturais Números racionais não negativos Compreender

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 2º ciclo PCA - 6º ano Planificação Anual 2013-2014 MATEMÁTICA METAS CURRICULARES

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 D. AFONSO III. Planificação da disciplina de Matemática - CEF - 2º Ano Ano letivo de 2014/2015

ESCOLA E.B. 2,3 D. AFONSO III. Planificação da disciplina de Matemática - CEF - 2º Ano Ano letivo de 2014/2015 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Planificação da disciplina de Matemática - CEF - 2º Ano Ano letivo de 2014/2015 COMPETÊNCIAS OBJECTIVOS CONCEITOS METEDOLOGIAS /SITUAÇÕES DE APREDIZAGEM AULAS PREVISTAS Módulo 11

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Números e Operações Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Ler e representar

Leia mais

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 6ºANO CONTEÚDOS-1º TRIMESTRE Números naturais; Diferença entre número e algarismos; Posição relativa do algarismo dentro do número; Leitura do número; Sucessor e antecessor;

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE. MATEMÁTICA 7º ano

PLANEJAMENTO ANUAL DE. MATEMÁTICA 7º ano COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 7º ano PROFESSORAS: SANDRA MARA

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA CLARA DE RESENDE

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA CLARA DE RESENDE 1. NÚMEROS NATURAIS ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA CLARA DE RESENDE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS (Aprovados em Conselho Pedagógico a 21 de Outubro de 2014) No caso específico da disciplina de Matemática,

Leia mais

Planificação de Matemática -6ºAno

Planificação de Matemática -6ºAno DGEstE - Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo Agrupamento de Escolas de Moura código n.º 135471 Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) código n.º 342294 Planificação

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo Tema/Subtema Conteúdos Metas Nº de Aulas Previstas Org.Trat.Dados / Planeamento Estatístico Especificação do problema Recolha de dados População

Leia mais

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA PLANIFICAÇÃO ANUAL

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA PLANIFICAÇÃO ANUAL DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA PLANIFICAÇÃO ANUAL Professor: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Matemática Ano: 6 Turma: A Ano lectivo: 2011/2012 Objectivos

Leia mais

CONTEÚDOS METAS / DESCRITORES RECURSOS

CONTEÚDOS METAS / DESCRITORES RECURSOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática 6º Ano Ano Letivo 2015/2016

Leia mais

Num cilindro as bases são círculos. O perímetro do círculo é igual ao comprimento da circunferência que limita o círculo.

Num cilindro as bases são círculos. O perímetro do círculo é igual ao comprimento da circunferência que limita o círculo. 1. Círculos e cilindros 1.1. Planificação da superfície de um cilindro Num cilindro as bases são círculos. O perímetro do círculo é igual ao comprimento da circunferência que limita o círculo. A planificação

Leia mais

Matriz Curricular de Matemática 6º ao 9º ano 6º ano 6º Ano Conteúdo Sistemas de Numeração Sistema de numeração Egípcio Sistema de numeração Romano Sistema de numeração Indo-arábico 1º Trimestre Conjunto

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PREFEITO WILLIAMS DE SOUZA ARRUDA PROFESSOR: PEDRO ROMÃO BATISTA COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA PLANOS DE CURSO PARA 6º E 7º ANOS Campina Grande, 2011 -

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR UNIDADE TEMÁTICA MATEMÁTICA 6.º ANO 2015/2016

PLANIFICAÇÃO POR UNIDADE TEMÁTICA MATEMÁTICA 6.º ANO 2015/2016 Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches PLANIFICAÇÃO POR UNIDADE TEMÁTICA MATEMÁTICA 6.º ANO 2015/2016 Tema 1: Números naturais. Potências de expoente

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 6 ano Levar os estudantes a reconhecerem, em situações cotidianas, as diferentes funções, os diferentes significados e as representações dos números, operações, medidas

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 8.º ANO DE MATEMÁTICA 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de relacionar números racionais e dízimas, completar a reta numérica e ordenar números

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B. Ano Letivo: 2013/2014. 1. Introdução / Finalidades. Metas de aprendizagem

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B. Ano Letivo: 2013/2014. 1. Introdução / Finalidades. Metas de aprendizagem DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B Ano Letivo: 203/204. Introdução / Finalidades A disciplina de Matemática tem como finalidade desenvolver: A estruturação do pensamento A apreensão e

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular: 1º ciclo Ano de escolaridade: 3º ano Área Curricular: MATEMÁTICA Ano letivo:2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala de aula, da escola e da comunidade

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2014/2015-3ºCICLO. AVALIAÇÃO DO ALUNO MATEMÁTICA 2º/3º ciclos AVALIAÇÃO

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2014/2015-3ºCICLO. AVALIAÇÃO DO ALUNO MATEMÁTICA 2º/3º ciclos AVALIAÇÃO Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 201/2015-3ºCICLO OBJETO A AVALIAR

Leia mais

A classificação final da prova será calculada de acordo com os seguintes critérios:

A classificação final da prova será calculada de acordo com os seguintes critérios: ANEXO II Estrutura e Referenciais da Prova de Ingresso Curso Técnico Superior Profissional em Climatização e Refrigeração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu 1. Introdução Relativamente

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2015/2016 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Números e Operações Números naturais Contar

Leia mais

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate 1 As sequências de atividades Vamos relembrar, Como lemos os números racionais?, Como escrevemos os números racionais?, As partes das tiras de papel, Comparando e ordenando números racionais na forma decimal

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 10º Ano Planificação 2014/2015 Índice Finalidades... 2 Objectivos e competências

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 5ª. SÉRIE, 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 5ª. SÉRIE, 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 5ª. SÉRIE, 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º BIMESTRE 1-Estrutura do ensino de numeração decimal; agrupamento e contagens; valor posicional; operações básicas; operações inversas;

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 1º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Domínios Números e Operações Números naturais Contar até cinco Correspondências

Leia mais

UM MÓDULO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FÓRMULAS DE ÁREA DOS PRINCIPAIS POLÍGONOS CONVEXOS

UM MÓDULO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FÓRMULAS DE ÁREA DOS PRINCIPAIS POLÍGONOS CONVEXOS UM MÓDULO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FÓRMULAS DE ÁREA DOS PRINCIPAIS POLÍGONOS CONVEXOS Cristiane Fernandes de Souza, Ms. UFRN cristianesouza.fernandes@bol.com.br Introdução O estudo

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 6º ANO "... A minha contribuição

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Ciências Experimentais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Ciências Experimentais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática A 10º ano Ano Letivo 2015/2016 TEMA

Leia mais

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico - 3º Ciclo

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico - 3º Ciclo Proposta de cadeia de tarefas para o 8.º ano - 3.º ciclo Isometrias Autores: Professores das turmas piloto do 8.º ano de escolaridade Ano Lectivo 2009/2010 Outubro de 2010 Isometrias Página 1 Índice Introdução

Leia mais

CAPÍTULO 1- OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS Indicadores de aprendizagem Verifica se sabes: Identificar o conjunto dos números inteiros.

CAPÍTULO 1- OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS Indicadores de aprendizagem Verifica se sabes: Identificar o conjunto dos números inteiros. CAPÍTULO 1- OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS Identificar o conjunto dos números inteiros. Representar na recta numérica os números inteiros. Indicar o valor absoluto e o simétrico de um número. Comparar

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Os Conteúdos Programáticos estão enunciados segundo o programa em vigor e as Metas Curriculares definidas pelo ministério da Educação e Ciência.* 1º Período 26/28 aulas previstas

Leia mais

Programas Referenciais do 1º ciclo do Ensino Recorrente. Programa Referencial de MATEMÁTICA INTRODUÇÃO

Programas Referenciais do 1º ciclo do Ensino Recorrente. Programa Referencial de MATEMÁTICA INTRODUÇÃO Programa Referencial de MATEMÁTICA INTRODUÇÃO 1. Finalidades A Matemática intervém, em quase todas as actividades humanas do quotidiano, quer como instrumento para resolução de situações problemáticas,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Planificação Anual /Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500. Planificação Anual /Critérios de avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática A 10º ano 2014/2015 Início Fim

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo. Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2015/16 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo. Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2015/16 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Critérios de Avaliação Ano Letivo 2015/16 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Números e Operações Números naturais Utilizar corretamente os numerais ordinais

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos Agrupamento de Escolas José Maria dos antos Critérios de Avaliação 4. º Ano Língua Portuguesa 2011/12 Capacidade de compreensão Interpreta Responde Reconta Questiona Revela dificuldades na interpretação.

Leia mais

Domínio Subdomínio Conteúdos Metas

Domínio Subdomínio Conteúdos Metas Escola Básica e Secundária da Graciosa Planificação Anual de Matemática de 1º ano Ano letivo 2014/2015 Períodos Domínio Subdomínio Conteúdos Metas Situar-se e situar objetos no espaço - Relações de posição

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente os numerais ordinais até centésimo. Contar até um milhão Estender as regras

Leia mais

VERSÃO DE TRABALHO. Prova Final de Matemática. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 62/2.ª Fase. Critérios de Classificação.

VERSÃO DE TRABALHO. Prova Final de Matemática. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 62/2.ª Fase. Critérios de Classificação. Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 62/2.ª Fase Critérios de Classificação 9 Páginas 2015 Prova 62/2.ª F. CC Página 1/ 9 CRITÉRIOS GERAIS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 1º CICLO - 2º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MENSAL DE JANEIRO DOMÍNIOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) MATERIAIS/ RECURSOS ORALIDADE

Leia mais

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação PORTUGUÊS Domínios em Domínios/Competências Fatores de ponderação Instrumentos de Domínio Cognitivo Compreensão oral 20% Registos e grelhas de observação

Leia mais

2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 3.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES

2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 3.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Disciplina: PORTUGUÊS Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO - Ano

Leia mais

Responsáveis: Fernando Celso Villar Marinho e Rita Maria Cardoso Meirelles DOMINÓ DAS FRAÇÕES COM O USO DO TANGRAM

Responsáveis: Fernando Celso Villar Marinho e Rita Maria Cardoso Meirelles DOMINÓ DAS FRAÇÕES COM O USO DO TANGRAM FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RJ SUCESSO ESCOLAR SUPORTE DIDÁTICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA REORIENTAÇÃO CURRICULAR Matemática Pólo Rio de Janeiro Responsáveis:

Leia mais

MATEMÁTICA Abril 2015

MATEMÁTICA Abril 2015 152547 - Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes 342592 - Escola E.B. 2,3 D. António Ferreira Gomes INFORMAÇÃO - PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA MATEMÁTICA Abril 2015 3.º Ciclo do Ensino Básico

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES ESCOLA BÁSICA LUÍS DE STTAU MONTEIRO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE LOURES AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DOMÍNIOS / CRITÉRIOS 3º Ciclo DISCIPLINA COGNITIVO / OPERATIVO E INSTRUMENTAL CONHECIMENTOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de MACS 10º ano Ano Letivo 2014/2015

Leia mais

Escola Superior de Educação de Coimbra ESEC Formação Contínua Matemática p/ Profs do 1ºCEB I

Escola Superior de Educação de Coimbra ESEC Formação Contínua Matemática p/ Profs do 1ºCEB I Ano Lectivo: 2007/2008 s da turma Teórico-Prática [TP1]: Aula: 1 Data: 2007-10-08 Hora de Início: 16:00 Duração: 3h Apresentação individual Preechimento de ficha do formando Apresentação do Programa de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 2º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO. Critérios de Avaliação. 2º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES MAGALHÃES 1º CICLO Critérios de Avaliação 2º Ano Atitudes e Valores Conhecimentos e Capacidades Disciplina: PORTUGUÊS Domínio Parâmetros de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

Currículo da Disciplina de Matemática - 7º ano. Funções, Sequências e Sucessões (FSS) Organização e Tratamento de Dados (OTD)

Currículo da Disciplina de Matemática - 7º ano. Funções, Sequências e Sucessões (FSS) Organização e Tratamento de Dados (OTD) Domínios de conteúdos: Números e Operações (NO) Geometria e Medida (GM) Funções, Sequências e Sucessões (FSS) Álgebra (ALG) Organização e Tratamento de Dados (OTD) Domínio NO7 9 GM7 33 Números racionais

Leia mais

Critérios de Avaliação. 3º Ano. Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães 1º Ciclo

Critérios de Avaliação. 3º Ano. Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães 1º Ciclo Critérios de Avaliação 3º Ano 1º Ciclo Disciplina: PORTUGUÊS Domínio Parâmetros de Avaliação Instrumentos de avaliação Ponderação Oralidade Assimilar e expressar as ideias essenciais e as intenções de

Leia mais

TAREFA UMA QUESTÃO DE EMERGÊNCIA

TAREFA UMA QUESTÃO DE EMERGÊNCIA TAREFA UMA QUESTÃO DE EMERGÊNCIA De modo a facilitar o transporte de doentes para os Hospital de S. Teotónio (Viseu), construiram-se dois heliportes, um em Gumirães e outro em Vil de Moinhos. Do Hospital

Leia mais

b : nas representações gráficas de funções do tipo

b : nas representações gráficas de funções do tipo do as suas escolhas a partir daí. Nesta situação, tendem a identificar as assímptotas verticais, as assímptotas horizontais e a associar as representações analítica e gráfica que têm estas características

Leia mais

ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM?

ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? As Áreas de Conteúdo são áreas em que se manifesta o desenvolvimento humano ao longo da vida e são comuns a todos os graus de ensino. Na educação pré-escolar

Leia mais

Organização e tratamento d. e dados

Organização e tratamento d. e dados Organização e tratamento d e dados Proposta de cadeia de tarefas para o 7.º ano - 3.º ciclo Equações Setembro de 2009 Equações Página 1 Índice Introdução Proposta de planificação Tarefas 1A Balanças 1B

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

QUESTÕES PARA O 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA O 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA O 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÃO 01 1 Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Leia mais

Explorações de alunos

Explorações de alunos A partir dos exemplos sugeridos e explorados pelos alunos pretende-se que possam conjecturar que, dadas duas funções reais de variável real f e g, o domínio da função quociente pode ser dado por: f f g

Leia mais

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO 0. Introdução Por método numérico entende-se um método para calcular a solução de um problema realizando apenas uma sequência finita de operações aritméticas. A obtenção

Leia mais

Número de aulas previstas 206

Número de aulas previstas 206 Período 2º Unidade didática Nº DE TEMPOS PREVISTOS Apresentação. 1 Atividades de diagnóstico 2 Números e operações (NO5) ( não negativos) 20 1- Efetuar operações com números racionais não negativos Geometria

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: : SÃO CARLOS Área de conhecimento:ciencias DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: : MATEMATICA

Leia mais

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA EDITAL 2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Português e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação de textos; exploração

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de TIC Módulos 1,2,3-10.ºD CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA Ano Letivo 2015-2016 Manual adotado:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO CRITÉRIOS DE AVALIACÃO Educação Visual 5º Ano Educação Visual 6º Ano Educação Tecnológica 5º Ano Educação Tecnológica 6º Ano ANO ESCOLAR 2015 / 2016 Ano letivo de 2015 / 2016 INTRODUÇÃO Sendo a avaliação

Leia mais

Conhecer melhor os números

Conhecer melhor os números A partir do Currículo Nacional de Matemática do 7º ano de escolaridade desenvolvem-se actividades com recurso ao computador utilizando essencialmente Excel e Geogebra Conhecer melhor os números Esta unidade

Leia mais

Proporcionalidade Directa e Inversa

Proporcionalidade Directa e Inversa Proporcionalidade Directa e Inversa Ensino da Matemática I Mestrado no Ensino da Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Helena

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EUGÉNIO DOS SANTOS. Conteúdos Curriculares 4ºano. 1º Período. Português Matemática Estudo do Meio

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EUGÉNIO DOS SANTOS. Conteúdos Curriculares 4ºano. 1º Período. Português Matemática Estudo do Meio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EUGÉNIO DOS SANTOS Conteúdos Curriculares 4ºano 1º Período Português Matemática Estudo do Meio COMPREENSÃO ORAL E ESCRITA Comunicar progressivamente e com correção; Ler e interpretar

Leia mais

A Turma da Tabuada 3

A Turma da Tabuada 3 A Turma da Tabuada 3 Resumo Aprender brincando e brincando para aprender melhor. É dessa forma que a turma da tabuada nos levará a mais uma grande aventura pelo mundo do espaço e das formas. Na primeira

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIA DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: MATEMÁTICA I SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:.

Leia mais

Prova Final de Matemática

Prova Final de Matemática PROVA FINAL DO 2.º CICLO do Ensino BÁSICO Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de janeiro Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Prova 62/1.ª Chamada Critérios de Classificação 8 Páginas 2012 COTAÇÕES

Leia mais

M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS

M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS O conteúdo programático de Matemática dos processos seletivos da UFU tem como objetivo identificar a habilidade do estudante em resolver problemas, fazer conexões

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: :CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular:

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo)

Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo) Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo) Objeto de avaliação Itens/Parâmetros Instrumentos Ponderação Conteúdos da Testes

Leia mais

ÍNDICE DOS CONCEITOS, RELAÇÕES E OPERAÇÕES NAS ATIVIDADES E JOGOS DO LIVRO 2 O ANO

ÍNDICE DOS CONCEITOS, RELAÇÕES E OPERAÇÕES NAS ATIVIDADES E JOGOS DO LIVRO 2 O ANO ÍNDICE DOS CONCEITOS, RELAÇÕES E OPERAÇÕES NAS ATIVIDADES E JOGOS DO LIVRO 2 O ANO Páginas 1. A ORGANIZAÇÃO E O TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES 1.1- Através de gráficos... 2, 9, 20, 65, 116 1.2- Através de tabelas...

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 da RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) 10º ANO

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 da RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) 10º ANO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 da RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) 10º ANO ANO LETIVO DE 2015/2016 PROFESSORES: Inácio Véstia

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 550 INFORMÁTICA Planificação Anual /Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 550 INFORMÁTICA Planificação Anual /Critérios de avaliação DOMÍNIOS (Unidades) UNIDADE 1 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO Introdução Conteúdos Objetivos Estratégias/ recursos Conceitos fundamentais Teste e controlo de erros em algoritmia Estruturas de controlo Arrays

Leia mais

Curso de especialização em Educação Matemática. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP)

Curso de especialização em Educação Matemática. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) Curso de especialização em Educação Matemática. Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) 1. Apresentação/Público Alvo Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu é destinado especialmente a alunos graduados

Leia mais

Sequência de Tarefas

Sequência de Tarefas Escola Superior de Educação de Coimbra Sequência de Tarefas Tópico: Organização e tratamento de dados Objectivos: Recolher dados a partir da criatividade e organização mental do aluno; Classificar dados

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA PLANO DE ENSINO

COORDENAÇÃO DE ENSINO EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA PLANO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA 1 - IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO CURSO: Técnico Subsequente em Agricultura DISCIPLINA/ COMPONENTE CURRICULAR: Matemática Aplicada a Agricultura ANO/ CARGA

Leia mais

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Proposta de sequência de tarefas para o 8.º ano - 3.º ciclo Autores: Professores das turmas piloto do 8º ano 3º ciclo de escolaridade Ano Lectivo 2009 / 2010 Novembro de 2010 Novo

Leia mais

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE

BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE BRINCANDO COM GRÁFICOS E MEDINDO A SORTE Elizabeth Pastor Garnier SEE/RJ Pedro Carlos Pereira - FAETEC Projeto Fundão IM/UFRJ Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a introdução do tópico Tratamento

Leia mais

Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares

Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares Departamento da Educação Pré Escolar Avaliação na educação pré-escolar -Competências -Critérios gerais de avaliação Ano letivo 2013-2014 1 INTRODUÇÃO Para

Leia mais

O JOGO E A APRENDIZAGEM

O JOGO E A APRENDIZAGEM O JOGO E A APRENDIZAGEM O JOGO E A APRENDIZAGEM Enquanto brinca, a criança amplia a sua capacidade corporal, sua consciência do outro, a percepção de si mesmo como um ser social e a percepção do espaço

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um

Leia mais

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos...

Sumário. Volta às aulas. Vamos recordar?... 7 1. Grandezas e medidas: tempo e dinheiro... 59. Números... 10. Regiões planas e seus contornos... Sumário Volta às aulas. Vamos recordar?... Números... 0 Um pouco da história dos números... Como os números são usados?... 2 Números e estatística... 4 Números e possibilidades... 5 Números e probabilidade...

Leia mais

ENSINO BÁSICO 2.º CICLO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM VOLUME II

ENSINO BÁSICO 2.º CICLO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM VOLUME II 1 ENSINO BÁSICO 2.º CICLO PROGRAMA DE MATEMÁTICA PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM VOLUME II 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO PLANO DE ORGANIZAÇÃO E SEQUÊNCIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO AMGE - Auxiliar de Manutenção e Gestão de Espaços CRITÉRIOS DE Ano Lectivo 2014/15 Coordenador do Curso: José Pedro Moutinho Critérios de Avaliação (14-15) VOCACIONAL C AMGE -

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

CALEIDOSCÓPIOS DIÉDRICOS

CALEIDOSCÓPIOS DIÉDRICOS CALEIDOSCÓPIOS DIÉDRICOS SIMETRIAS NO PLANO Introdução O conceito de simetria de figuras planas representadas em obras de arquitetura, de arte, de decoração e em numerosos exemplos naturais, intuitivamente

Leia mais

FICHA N.º1:Isometrias: Reflexão, rotação e translação ISOMETRIAS

FICHA N.º1:Isometrias: Reflexão, rotação e translação ISOMETRIAS FICHA N.º1:Isometrias: Reflexão, rotação e translação Matemática 8º Ano Aluno: Data: / /2013 Nº Ano/Turma: 8º ISOMETRIAS Uma ISOMETRIA (iso = igual, metria = medição) é uma transformação geométrica que

Leia mais

As múltiplas linguagens da fração

As múltiplas linguagens da fração As múltiplas linguagens da fração EMEF anexa ao Educandário Dom Duarte Sala 2-2ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Carolina Silveira Leite Realização: Foco Aprendizagem significativa dos números racionais:

Leia mais

Área Enriquecimento Curricular INFORMÁTICA

Área Enriquecimento Curricular INFORMÁTICA Área Enriquecimento Curricular INFORMÁTICA A escolha das actividades aqui sugeridas foi feita ten em consideração o material disponibiliza pela Espalha Ideias para cada grupo turma. Contu, poderão existir

Leia mais

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática Pedagogia Profa. Luciana Miyuki Sado Utsumi Comunicação matemática e resolução de problemas PCNs, RCNEI e a resolução de problemas Consideram aspectos fundamentais, como: As preocupações acerca do ensino

Leia mais