Memória. Introdução. Unidades de medida de capacidade Tipos:
|
|
- Paula Belo Carvalhal
- 6 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Memória
2 Memória Introdução Motivação para ser um Sub-sistema Operações Representação da informação Princípios da organização da memória Hierarquia da memória Critérios de comparação entre memórias Unidades de medida de capacidade Tipos: Registradores; Cache; Principal; Secundária.
3 Introdução Memória: Componente do sistema de computação cuja função é armazenar os dados e informações manipulados pelo sistema. Apresenta-se no sistema de computação como um sub-sistema do mesmo visto que devido a diversos fatores não existe na prática somente um tipo de memória nos computadores atuais.
4 Introdução Fatores que levam a diversificação dos tipos de memória em um computador: 1.Aumento crescente da velocidade de processamento da CPU (UCP). 2.Necessidade crescente de espaço de armazenamento.
5 Introdução CPU x Memória Se houvesse somente um tipo de memória a CPU permaneceria muito tempo ociosa. Ciclo de instrução da CPU: Aproximadamente 5ns; Ciclo de memória: Aproximadamente 60ns; Com essa configuração uma operação de transferência de dados da Memória para a CPU. Manteria a CPU 55ns ociosa.
6 Introdução CPU x Memória 8 7,5 7 6,5 6 5,5 5 4,5 4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0, Velocidade CPU Velocidade da Memória Capacidade de Armazenamento da Memória
7 Introdução tipos de memória Para tentar equilibrar essas necessidades a memória em um computador é construída como um sub-sistema de diferentes tipos de memória que ou beneficiam a velocidade de acesso ou a capacidade de armazenamento. Tipos de memória: Registradores; Cache; Principal; Secundária;
8 Introdução operações A memória permite que duas operações sejam executadas sobre a informação armazenada: Leitura: Recuperação (Cópia) de um valor já armazenado. Escrita: Armazenamento de uma informação (operação destrutiva). A memória nunca está vazia! Nós a consideramos vazia quando a informação armazenada não é relevante ou quando a origem dessa informação nos é desconhecida. Porém sempre há algum valor registrado na memória (mesmo que nulo (0)).
9 Introdução- Representação da informação O elemento básico para armazenamento é o bit Bit: um digito binário que só pode assumir dois valores 0 ou 1; O modo de identificação dos bit's em uma memória pode variar sendo: Ausência ou presença de sinal elétrico. Ausência ou presença de Campos magnéticos; Ausência ou presença de pontos de luz;
10 Introdução- Representação da informação O computador só possui meios para representar números binários. Com base nisso: Como é possível que representemos símbolos como por exemplo,números? ou os caracteres do alfabeto? [a-z] totalizando 26 símbolos distintos;
11 Introdução- Representação da informação Formando grupos de bits que são manipulados pelo computador (com base nas instruções de um programa) como entidades atômicas. E definindo mapeamentos entre os valores binários e os símbolos que deseja-se representar na memória. No exemplo de representação dos 26 símbolos do alfabeto a formação de grupos de 5 bits como elementos únicos garantiria a associação de cada símbolo à um número binário distinto de 5 dígitos. Qual o problema com essa representação?
12 Introdução- Representação da informação Existe a possibilidade de representar na memórias valores que o programa não esteja preparado à manipular. o que se não for previsto pode leva-lo a apresentar um comportamento inesperado.
13 Introdução- Princípios da organização da memória A partir da manipulação não de bit's individuais mas de grupos de bit's surge o conceito de célula de memória. A memória é assim organizada como um grande conjunto de células. Obs: Em geral o termo célula é referente a unidade elementar da memória principal o mesmo conceito recebe outras designações nos outros tipos de memórias existentes. ( bloco, setor, cluster e etc).
14 Introdução- Princípios da organização da memória Localização da informação: Cada célula da memória está associada a um endereço. O endereço a identifica dentre as outras células existentes na memória. O endereço consiste de um numero inteiro sem sinal.
15 Introdução- Princípios da organização da memória Representação de uma memória de N células N-1
16 Introdução- Hierarquia da memória Tempo de Acesso 1ns a 2ns 3ns a 10ns 30ns a 90ns 5ms a 20ms 10s a 3m Registrador Cache Memória Principal Disco Rígido L1 L2 Fita Magnética Proces -sador Placa mãe Gabine te Extern o Custo $ Capacidade
17 Introdução- Hierarquia da memória Parâmetros de comparação para o estabelecimento da hierarquia das memórias: Tempo de Acesso: refere-se a quanto tempo a memória leva para colocar uma informação no barramento de dados quando solicitado. Dependente da tecnologia utilizada na construção da memória. Independente da distância física entre a ultima informação requisitada e a seguinte nas memórias RAM'S e ROM'S. O que não é verdade para memórias de acesso seqüencial como por exemplo, discos e CD-ROM's.
18 Introdução- Hierarquia da memória Ciclo de memória: Período de tempo entre a realização de duas operações sucessivas de acesso a memória. Capacidade: Quantidade de informação que a memória pode armazenar. Em geral, é medido em bytes ou em suas variações: Gigabyte (Gbyte ou Mb); Megabyte (Mbyte ou Mb); Kilobyte (Kbyte ou Kb).
19 Unidades de medida de capacidade da memória Byte: agrupamento de 8 bit's ( um número binário de 8 dígitos); Em geral é a quantidade de bit's que pode ser armazenado em uma única célula de memória, Porém a quantidade de bit's que formam uma célula pode variar de acordo com o computador analisado. Prefixos: 1Kbyte =2¹ bytes =1024bytes; 1Mbyte=2¹ Kbytes=2² bytes=(1024x1024)bytes; 1Gbyte=2¹ Mbytes=2³ bytes= (1024x1024x1024)bytes
20 Unidades de medida de capacidade da memória
21 Introdução- Hierarquia da memória Volatilidade: Capacidade de manter a informação armazenada na ausência de alimentação elétrica. Tecnologia de fabricação: Memórias baseadas em semi-condutores: dispositivos fabricados como circuitos eletrônicos Exemplo: Registradores; Memórias de meio magnético: dispositivos que armazenam a informação com base em campos eletromagnéticos. Exemplo: Memória Secundária (discos rígidos, fitas); Memórias de meio óptico: dispositivos que utilizam feixes ópticos para armazenar o valor do bit(s) em sua superfície. Exemplo: CD-ROM's;
22 Introdução- Hierarquia da memória Temporáriedade: Grandeza que indica quanto tempo uma informação permanece armazenada na memória. Custo: Valor monetário definido em função dos outros fatores. Para ser analisado corretamente o custo de uma memória é analisado em relação ao custo de um byte indiviual. Exemplo: Um disco rígido de 1GB é vendido a $100; Enquanto um registrador de um byte pode ser comercializado com o preço de $10; Apesar de aparentemente o disco ser mais caro quando verificamos seu preço por byte constatamos que 1 byte custa aprox. $0,09 contra os $10 do byte do registrador
23 Registradores
24 Tipos de memória - Registradores Registradores: São o destino final do conteúdo das outras memórias no subsistema de memória. É a memória responsável pelo armazenamento das instruções na iminência de serem executadas pela CPU assim como os possíveis operandos e resultados dessa instrução. São internos ao processador;
25 Tipos de memória - Registradores Características Tempo de aceso e ciclo de memória: não se aplicam. Por serem internos a CPU, os registradores sempre possuirão o menor tempo de acesso e ciclo de memória de todo o sub-sistema de memória(algo em torno de 1 a 5 ns). Capacidade: Pequena de maneira geral, uma palavra do sistema de computação. (algo em torno de 8 a 64 bits). Volatilidade: Registradores são um exemplo de memória voltátil e portanto necessitam de alimentação elétrica para manter os valores armazenados.
26 Tipos de memória - Registradores Tecnologia de Fabricação: Registradores são memórias de semi-condutores sendo fabricados com a mesma tecnologia que os demais circuitos da CPU. Temporariedade: Os registradores são memórias auxiliares internas a CPU e por isso tendem a armazenar a informação por pouco tempo (geralmente um ciclo de instrução). Custo: devido a sua tecnologia de fabricação ser mais avançada os registradores são o tipo de memória com o maior custo.
27 Memória Cache
28 Tipos de memória - Memória Cache Memória Cache: Memórias desenvolvidas com o objetivo de minimizar o gargalo existente na transferência de informações entre a memória principal e a CPU. Tenta minimizar o número de acessos diretos da CPU à memória principal. Quando não existia um ciclo de instrução estava sempre atrelado a execução de um ciclo de memória.
29 Tipos de memória - Memória Cache Podem se localizar no sistema de computação em até dois níveis: L1 : Cache's internas ao processador; L2: Cache's externas ao processador ( presentes na placa-mãe); Características: Tempo de acesso e ciclo de memória: variando de 3 a 10 ns; Capacidade: variável em torno de 64Kb e 1024Kb; Volatilidade: por serem construídas como circuitos eletrônicos necessitam, como os registradores de alimentação para manter as informações armazenadas.
30 Tipos de memória - Memória Cache Tecnologia de fabricação: circuitos eletrônicos de alta velocidade. Geralmente memórias estáticas construídas com base na tecnologia SRAM. Temporariedade: pequeno tempo de permanência das informações. (em geral o tempo de execução de um programa). Custo: alto. Situado entre o custo dos registradores e da memória principal. A localização da memória cache (níveis L1 e L2) também influencia no seu custo.
31 Memória Principal
32 Tipos de memória - Memória Principal Memória principal: A Memória básica de um computador. Armazena os programas em execução (processos) e seus dados. Proposta de arquitetura de von Newman: Máquina de programa armazenado.
33 Tipos de memória - Memória Principal Características: Tempo de acesso Ciclo de memória: entre 7 e 15 ns. Capacidade: atualmente na ordem de Gbytes; Volatilidade: É uma memória volátil. Tecnologia de fabricação: em sua maioria DRAM; Temporariedade: variável porém certamente maior do que a temporariedade da memória cache. Custo: Baixo
34 Memória Secundária
35 Tipos de memória - Memória Secundária Memória secundária: Tem como objetivo garantir um armazenamento permanente dos dados e programas do usuário. Pode ser constituída por diferentes tipos de dispositivos, alguns diretamente ligados ao sistema para acesso imediato(discos rígidos) e outros que podem ser conectados sob demanda.
36 Tipos de memória - Memória Secundária Características: Tempo de acesso: muito maior do os outros tipos de memórias discutidos algo na ordem de milisegundos (5 a 20). Dispositivos de acesso seqüencial: tempo de acesso ainda maior Capacidade de armazenamento: atualmente na ordem de mais de 100 GB. Volatilidade e temporariedade: São dispositivos não voláteis, isto é a informação armazenada persiste mesmo na ausência de alimentação elétrica. Tecnologia de fabricação: Altamente variável podendo ser: eletro-mecâncica, eletro-magnéticas, Feixes ópticos entre outras.
37 Memória Principal - Detalhes
38 Memória Principal Organização Operações Leitura Escrita Tipos de Memória Principal RAM's Variações Tecnológicas ROM's Variações Tecnológicas
39 Organização e operações
40 Organização da MP Organização de uma memória de 8 células de M bits Palavra: grupo de bits utilizado pela CPU como entidade atômica. End 000 End 001 End 010 End 011 End 100 End 101 End 110 End 111 Célula de M bits
41 Operações da MP RDM: Registrador de Dados de Memória; REM: Registrador de Endereços de memória; UC: Unidade de controle; BD: Barramento de dados; BE: Barramento de Endereços; BC: Barramento de controle; CPU RDM REM UC BD BE Controlador MP BC
42 Leitura
43 Leitura 1.REM recebe o endereço da célula desejada para a operação. CPU RDM REM UC A seguir o endereço é enviado para a memória pelo barramento de endereços. BD BE BC Controlador MP
44 Leitura A únidade de controle envia o para memória o sinal de leitura pelo barramento de controle. O endereço recebido na memoria é decodificado. CPU RDM REM UC BD BE BC Controlador MP
45 Leitura O conteúdo da célula selecionada é enviado de volta a cpu pelo barramento de dados. CPU RDM REM UC BD BE BC Controlador MP
46 Leitura O RDM recebe do barramento de dados o conteúdo da célula selecionada na operação. CPU RDM REM UC BD BE BC Controlador MP
47 Leitura Considerações: A realização desses 4 passos gasta um tempo de acesso à memória. Não há garantia que a MP esteja apta a realizar outra operação em seguida. Essa característica depende do tipo de RAM utilizada. SRAM's permitem que outra operação possa ser realizada após a operação DRAM's não
48 Escrita
49 Escrita 1.REM recebe o endereço da célula desejada para a operação. CPU RDM REM UC A seguir o endereço é enviado para a memória pelo barramento de endereços. BD BE BC Controlador MP
50 Escrita RDM recebe de outro registrador o valor que deseja-se armazenar na MP. CPU RDM REM UC BD BE BC Controlador MP
51 Escrita A únidade de controle envia o para memória o sinal de leitura pelo barramento de controle. O endereço recebido na memoria é decodificado. CPU RDM REM UC BD BE BC Controlador MP
52 Escrita O conteúdo do RDM é enviado à MP pelo barramento de dados. E então o conteúdo do RDM é armazenado na MP CPU RDM REM UC BD BE BC Controlador MP
53 Leitura O RDM recebe do barramento de dados o conteúdo da célula selecionada na operação. CPU RDM REM UC BD BE BC Controlador MP
54 Escrita Considerações: A realização desses 4 passos gasta um tempo de acesso à memória. Não há garantia que a MP esteja apta a realizar outra operação em seguida. A Escrita é uma operação destrutiva. O valor armazenado anteriormente na célula é perdido.
55 Tipos de memória principal
56 Tipos de memória principal RAM ( Random Access Memory) : Memória de acesso Randômico. O tempo de acesso para qualquer uma das células é igual. Qualquer célula pode ser acessada independente de acessos anteriores.
57 Variações tecnológicas das RAM's SRAM (Static RAM): Acesso rápido e custo elevado normalmente utilizadas para a construção de memórias cache; DRAM (Dynamic RAM) utilizado genericamente na construção da MP. Vem sofrendo variações tecnológicas por parte dos fabricantes de hardware. A princípio as RAM's permitem que ambas as operações de memória sejam realizadas sobre suas células. Porem existe um tipo especial de RAM que permite somente a leitura dos valores nela armazenados. São as memórias ROM
58 Variações tecnológicas das RAM's RAM SRAM DRAM FPMDRAM EDODRAM SDRAM RDRAM ROM ROM PROM EPROM EEPROM
59 ROM's ROM's (Read Only Memory) Memórias RAM's, que não permitem que a operação de escrita seja realizada em suas células. Não são voláteis, isto é a informação armazenada neste tipo de memória persiste armazenada mesmo na ausência de corrente elétrica. São utilizadas, principalmente para permitir a carga do sistema de computação. Aplicações: BIOS (Basic Input Output System) Microprogramas (firmware)
60 Tipos de Memória ROM ROM ( pura ) Os valores que armazena foram inseridos durante o processo de fabricação do chip. Construída a partir de uma matriz que é então duplicada em diversos outros chips. Barata se fabricado visando a implementação de uma grande quantidade de chips a partir da matriz. Problemas Intolerante a erros: Caso ocorra algum erro de programação a nível de bits a matriz será perdida. O custo de fabricação é baixo caso varias unidades sejam construídas a partir da matriz.
61 Tipos de Memória ROM PROM (Programable ROM) O Chip de uma PROM é produzido sem que exista informações armazenadas. O usuário então, de posse de equipamentos adequados é capaz de realizar somente uma a gravação de valores em suas células. Em comparação as ROM's puras são mais atraentes pois possuem um custo individual por chip mais barato do que o delas (análogo a gravação de Cd's com gravadores domésticos)
62 ROM's que podem ser alteradas por processos especiais EEPROM (Erasable PROM) ROM que pode ter o conteúdo de suas células alterado quando iluminada com luz ultra-violeta. EEPROM(Eletronic EPROM) ou EAROM (Electrically Alterable ROM) Onde a CPU pode controlar, em condições especiais a alteração dos valores armazenados em suas células. alterações podem ser efetuadas a nível de bytes. Flash ROMs Similares a EEPROM, Porem com velocidade de alteração mais rápida e incapaz de realizar alterações a nível de bytes (todo seu conteudo deve ser alterado)
Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal. Memória principal
Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2 Componente de um sistema
Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação
Colegiado de Engenharia de Computação Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação Aulas 10 (semestre 2011.2) Prof. Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto, M.Sc. rosalvo.oliveira@univasf.edu.br 2 Hardware
for Information Interchange.
6 Memória: 6.1 Representação de Memória: Toda a informação com a qual um sistema computacional trabalha está, em algum nível, armazenada em um sistema de memória, guardando os dados em caráter temporário
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
ARQUITETURA DE COMPUTADORES Aula 04: Subsistemas de Memória SUBSISTEMAS DE MEMÓRIA Tipos de memória: de semicondutores (ROM, PROM, EPROM, EEPROM, Flash, RAM); magnéticas (discos e fitas) e... óticas( CD
ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio
ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio Memórias Memória: é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são, foram ou serão manipuladas pelo sistema. Em outras
Introdução. Hardware (Parte II) Informações Adicionais. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação
Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte II) Informações Adicionais Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br
armazenamento (escrita ou gravação (write)) recuperação (leitura (read))
Memória Em um sistema de computação temos a UCP se comunicando com a memória e os dispositivos de E/S. Podemos fazer um paralelo do acesso à memória com um carteiro entregando cartas ou um acesso à biblioteca.
Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática
Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Hardware X Software Memória do Computador Hardware X Software Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada
Memórias Prof. Galvez Gonçalves
Arquitetura e Organização de Computadores 1 s Prof. Galvez Gonçalves Objetivo: Compreender os tipos de memória e como elas são acionadas nos sistemas computacionais modernos. INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores
R S Q 0 0 1 0 1 0 1 0 0 1 1 0 Tabela 17 - Tabela verdade NOR
19 Aula 4 Flip-Flop Flip-flops são circuitos que possuem a característica de manter os bits de saída independente de energia, podem ser considerados os princípios das memórias. Um dos circuitos sequenciais
Memória principal; Unidade de Controle U C P. Unidade Lógica e Aritmética
Tecnologia da Administração Computador: origem, funcionamento e componentes básicos Parte II Sumário Introdução Origem Funcionamento Componentes Básicos Referências Sistema Binário O computador identifica
Introdução a Organização de Computadores Aula 4
1 Subsistemas de Memória 4.1 Introdução A memória é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são (ou serão) manipuladas por esse sistema, para que as informações
Introdução. Hardware (Parte II) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu.
Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte II) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br Carga
Organização Básica de Computadores. Memória. Memória. Memória. Memória. Memória Parte I. Computador eletrônico digital. Sistema composto por
Ciência da Computação Arq. e Org. de Computadores Parte I Organização Básica de Computadores Computador eletrônico digital Sistema composto por processador memória dispositivos de entrada e saída interligados.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO INFORMÁTICA BÁSICA AULA 03. Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 25/06/2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 03 Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 25/06/2014 Unidades de armazenamento
MEMÓRIAS. Sistemas Digitais II Prof. Marcelo Wendling Set/10
MEMÓRIAS Sistemas Digitais II Prof. Marcelo Wendling Set/10 1 Definição São blocos que armazenam informações codificadas digitalmente números, letras, caracteres quaisquer, comandos de operações, endereços
Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU Unidade Central de Processamento)
Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU Unidade Central de Processamento) Tempo de acesso: maior que o tempo de acesso da cache, 50 a 70 ns; Capacidade: bem maior que a cache;
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
Entendendo o Computador Componentes do Computador COMPONENTES DO COMPUTADOR Tabela ASCII A sigla ASCII deriva de American Standard Code for Information Interchange, ou seja, Código no Padrão Americano
Operações na Memória Principal: Leitura (read ou retrieve) não destrutiva Escrita (write ou Record) destrutiva (o conteúdo anterior se perde)
Tópico 05 SUBSISTEMA DE MEMÓRIA Introdução: Estudar aspectos referentes ao subsistema de meória, os tipos de memória, as operações básicas, a tecnologia e assuntos relacionados a controle de erros e arquitetura
AULA 1. Informática Básica. Gustavo Leitão. gustavo.leitao@ifrn.edu.br. Disciplina: Professor: Email:
AULA 1 Disciplina: Informática Básica Professor: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Estudo de caso Empresa do ramo de seguros Presidência RH Financeiro Vendas e Marketing TI CRM Riscos Introdução
Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos
Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados
Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Memória
Infra-Estrutura de Hardware Conceitos Básicos Memória Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Bits de Memória Ordem de Bytes Conceitos Básicos Memória Secundária Códigos de Correção
Informática Aplicada à Química. Hardware - armazenamento
Informática Aplicada à Química Hardware - armazenamento Armazenamento de Dados e a CPU Dois tipos de armazenamento: Armazenamento primário (memória): Armazena dados temporariamente. A CPU referencia-o
Organização de Computadores Prof. Alex Vidigal Bastos
Organização de Computadores Prof. Alex Vidigal Bastos Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU unidade central de processamento) O subsistema de memória é constituído de
Capítulo 12) Dispositivos de Memória
Capítulo 12) Dispositivos de Memória Terminologia / Velocidade / Preço Tipos de memória / Leitura / Escrita Capacidade Procedimentos de Leitura e Escrita ROM / FLASH / RAM / SRAM / DRAM 12.1) Terminologia
MEMÓRIA. A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:
Aula 11 Arquitetura de Computadores - 20/10/2008 Universidade do Contestado UnC/Mafra Sistemas de Informação Prof. Carlos Guerber MEMÓRIA Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador
O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware
1 2 Revisão de Hardware 2.1 Hardware O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 2.1.1 Processador O Processador
Visão geral do sistema de armazenamento e hierarquia de memória
Visão geral do sistema de armazenamento e hierarquia de memória Conhecer os dispositivos de armazenamento por meio do conceito e dos tipos de memórias utilizadas no computador. Subsistemas de memória Memória
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação
Conceitos e Gerenciamento de Memória
Conceitos e Gerenciamento de Memória Introdução à Ciência da Computação Professor Rodrigo Mafort O que é memória? Dispositivos que permitem armazenar dados temporariamente ou definitivamente. A unidade
MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2
MEMÓRIA CONCEITO Bit- 0 1 Essência de um sistema chamado BIESTÁVEL Ex: Lâmpada 0 apagada 1 acesa 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 A que se destina a memória: Armazenamento das instruções
Circuitos de Memória: Tipos e Funcionamento. Fabrício Noveletto
Circuitos de Memória: Tipos e Funcionamento Fabrício Noveletto Memória de semicondutores São dispositivos capazes de armazenar informações digitais. A menor unidade de informação que pode ser armazenada
O Hardware Dentro da Unidade do Sistema
Memória RAM Random Access Memory Memória de Acesso Aleatório Armazena: programas em execução dados dos programas em execução alguns programas do sistema operacional O objetivo é tornar mais rápido o acesso
Informática Aplicada
Informática Aplicada Conceitos Aula 2 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2013 Esquema Geral do Computador HARDWARE; SOFTWARE. Prof. Walteno Martins Parreira
Organização e Arquitetura de computadores
Organização e Arquitetura de computadores Prof. Wilfredo Blanco Figuerola Curso Superior de: Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas Redes Introdução Programas são armazenados aqui Controlador
ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866
6.7 Operações com as Memórias: Já sabemos, conforme anteriormente citado, que é possível realizar duas operações em uma memória: Escrita (write) armazenar informações na memória; Leitura (read) recuperar
Portas lógicas e circuitos digitais. Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007
Portas lógicas e circuitos digitais Sistemas da Computação Prof. Rossano Pablo Pinto, Msc. rossano at gmail com 2 semestre 2007 Tópicos Portas Circuito somador Circuito subtrator flip-flops (registradores)
UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional
Arquitetura: Conjunto de elementos que perfazem um todo; estrutura, natureza, organização. Houaiss (internet) Bit- Binary Digit - Número que pode representar apenas dois valores: 0 e 1 (desligado e ligado).
Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores 1
Computadores Computadores 1 Introdução Componentes: Processador; UC; Registradores; ALU s, FPU s, etc. Memória (Sistema de armazenamento de informações; Dispositivo de entrada e saída. Computadores 2 Introdução
ROM e RAM. Memórias 23/11/2015
ROM e RAM Memórias Prof. Fabrício Alessi Steinmacher. Para que o processador possa executar suas tarefas, ele busca na memória todas as informações necessárias ao processamento. Nos computadores as memórias
Sistemas Numéricos bit / Byte BIT BYTE. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA
BIT BYTE 1 BIT / BYTE Toda informação introduzida em um computador precisa ser entendida pela máquina para que possa ser corretamente interpretada e processada. O computador armazena e movimenta as informações
Fundamentos em Informática
Fundamentos em Informática 04 Organização de Computadores nov/2011 Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento Processador (ou microprocessador) responsável pelo tratamento
MODULO II - HARDWARE
MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0
Prof. Esp. Lucas Cruz
Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário
Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto
Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 2.1 CONCEITO DE BIT O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre dois estados: 0
Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr
Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Conceitos básicos de informática O que é informática? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos
Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B
1 2 MODULO II - HARDWARE AULA 01 OBiteoByte Byte 3 Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. 4 Aplicações: Byte 1
Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto
Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 3.1 EXECUÇÃO DAS INSTRUÇÕES A UCP tem duas seções: Unidade de Controle Unidade Lógica e Aritmética Um programa se caracteriza por: uma série de instruções
Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Introdução à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Estrutura básica de um sistema informático Componentes de um sistema informático O interior de um PC A placa principal ou motherboard O
3. Arquitetura Básica do Computador
3. Arquitetura Básica do Computador 3.1. Modelo de Von Neumann Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim dobrando sucessivamente,
Visão Geral da Arquitetura de Computadores. Prof. Elthon Scariel Dias
Visão Geral da Arquitetura de Computadores Prof. Elthon Scariel Dias O que é Arquitetura de Computadores? Há várias definições para o termo arquitetura de computadores : É a estrutura e comportamento de
Capítulo 2 (Livro Texto*) - Notas de Aula - Parte II
Capítulo 2 (Livro Texto*) - Notas de Aula - Parte II 1. Organização de um Computador : Computador: formado por 3 módulos distintos: UCP (UAL e UC) Memória (memória principal ou memória RAM)
Memórias. O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s)
Memórias O que são Memórias de Semicondutores? São componentes capazes de armazenar informações Binárias (0s e 1s) Essas informações são guardadas eletricamente em células individuais. Chamamos cada elemento
DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA
DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA INTRODUÇÃO Um sistema digital é capaz de armazenar facilmente uma grande quantidade de informação por períodos de tempo curtos ou longos, sendo esta a sua principal vantagem sobre
Conjunto organizado de informações da mesma natureza, agrupadas numa unidade independente de processamento informático
Sistema Operativo Definição de ficheiro: Conjunto organizado de informações da mesma natureza, agrupadas numa unidade independente de processamento informático Características dos ficheiros: Ocupam uma
Introdução a Ciência da Computação Conceitos Básicos de Sistema PROFESSORA CINTIA CAETANO
Introdução a Ciência da Computação Conceitos Básicos de Sistema PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução A informática é uma área que atualmente vem evoluindo muito rapidamente. A cada dia se torna mais importante
Componentes de um computador típico
Componentes de um computador típico Assim como em um videocassete, no qual é necessário ter o aparelho de vídeo e uma fita contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada
Curso Técnico de Nível Médio
Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade
CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA
CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física)
Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída
Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída Profª. Esp. Milena Resende - milenaresende@fimes.edu.br Introdução O uso apropriado da tecnologia pode garantir
PROCESSAMENTO DE DADOS
PROCESSAMENTO DE DADOS Aula 1 - Hardware Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari 2 3 HARDWARE Todos os dispositivos físicos que constituem
Computador. Algumas definições
Algumas definições Os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente (1982). Calculador electrónico usado na investigação espacial e actualmente já noutros campos da
Arquitetura de Von Neumann e os Computadores Modernos
Arquitetura de Von Neumann e os Computadores Modernos Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 5 Flávia Maristela (flaviamsn@ifba.edu.br) Arquitetura de Von Neumann e as máquinas modernas Onde
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 10 Índice 1. A Organização do Computador - Continuação...3 1.1. Memória Primária - II... 3 1.1.1. Memória cache... 3 1.2. Memória Secundária... 3 1.2.1. Hierarquias de
Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET
Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Hardware de Computadores Questionário II 1. A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache o
HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira
HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e
Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica.
Técnica - Conjunto de processos que constituem uma arte ou um ofício. Aplicação prática do conhecimento científico. Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte,
Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB
Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha
Memória primária Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara. Carga Horária: 60h
Memória primária Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara Carga Horária: 60h Sumário Bits Endereços de memória Ordenação de bytes Códigos de correção de erro Memória cachê Empacotamento e tipos de memória
Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica.
TIC Conceitos Básicos Técnica - Conjunto de processos que constituem uma arte ou um ofício. Aplicação prática do conhecimento científico. Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos
SISTEMAS INFORMÁTICOS
SISTEMAS INFORMÁTICOS Nesta apresentação, aprenderá a distinguir Hardware de software, identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções. Hardware e Software Estrutura de
Componentes de um Sistema de Computador
Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte
05/04/2013. Para efetuar medidas é necessário fazer uma padronização, escolhendo unidades para cada grandeza.
Sistemas Internacional de Unidades Já imaginou se quando você fosse comprar uma fonte, importada, e ela viesse com as todas as especificações expressas em unidades que você nem fazia idéia que existiam?
Arquitectura dos processadores
Arquitectura dos processadores Outra arquitectura foi desenvolvida pela Motorola para os Apple Macintosh.(incompativel com o PC - IBM). Passaram a existir duas arquitecturas de processadores: CISC (Complex
Infra-Estrutura de Hardware
Infra-Estrutura de Hardware P r o f. W i l t o n O. F e r r e i r a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l R u r a l d e P e r n a m b u c o U F R P E 1 º S e m e s t r e / 2 0 1 2 Conteúdo da aula Hardware
Tais operações podem utilizar um (operações unárias) ou dois (operações binárias) valores.
Tais operações podem utilizar um (operações unárias) ou dois (operações binárias) valores. 7.3.1.2 Registradores: São pequenas unidades de memória, implementadas na CPU, com as seguintes características:
Escola Secundária de Emídio Navarro
Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas das Tecnologias
Arquitetura de Computadores. Professor: Vilson Heck Junior (Material: Prof. Douglas Juliani)
Arquitetura de Computadores Professor: Vilson Heck Junior (Material: Prof. Douglas Juliani) Agenda Conceitos importantes Hierarquia de memória Tipos de memória Características Memórias visão geral ARMAZENAR
Problema: Solução: Vantagens da estruturação em Níveis: Introdução INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Introdução
INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE COMPUTADORES Curso Técnico de Informática Eduardo Amaral Introdução Computador: Máquina programável, de propósito geral, que processa informação. Programa: Seqüência de instruções
Estrutura de um Computador
SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura de um Computador Aula 7 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira MODELO DE VON NEUMANN PRINCÍPIOS A arquitetura de um computador consiste de
1. CAPÍTULO COMPUTADORES
1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes
Aula 01 Introdução à Informática. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br
Aula 01 Introdução à Informática Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br Agenda da Aula Introdução à Informática; Dados x Informação; O Computador (Hardware); Unidades de medida.
Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP
Microinformática Introdução ao hardware Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Informática Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo:
Sistemas Computacionais II Professor Frederico Sauer
Sistemas Computacionais II Professor Frederico Sauer Livro-texto: Introdução à Organização de Computadores 4ª edição Mário A. Monteiro Livros Técnicos e Científicos Editora. Atenção: Este material não
Binária. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Bit. Introdução à Informática
Informação Introdução à Os dispositivos que num computador permitem armazenar informação devem ser capazes de: Receber informação Conservar informação Restituir informação Mas que tipo de informação? Binária
Prof. Sandrina Correia
Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador
Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.
Informática Aulas: 01 e 02/12 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO
Unidade Central de Processamento (CPU) Processador. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01
Unidade Central de Processamento (CPU) Processador Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Componentes de um Computador (1) Computador Eletrônico Digital É um sistema composto por: Memória Principal
INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing
INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): Eng.º Vitor M. N. Fernandes Contacto: vmnf@yahoo.com Aula 2 Sumário Conceitos Básicos de Informática (1) A Informática
Estrutura de um Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP
Estrutura de um Computador Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP Hardware e Software HARDWARE: Objetos Físicos que compões o computador Circuitos Integrados, placas, cabos, memórias, dispositivos
Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 03 Conceitos de Hardware e Software parte 01. Cursos de Computação
Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 03 Conceitos de Hardware e Software parte 01 Referência: MACHADO, F.B. ; MAIA, L.P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4.ed.
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Todos direitos reservados. Proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo mecânico, eletrônico, reprográfico, etc., sem a autorização, por escrito, do(s) autor(es) e da editora. LÓGICA DE
Componentes de um Computador: Modelo Von Neumann
Componentes de um Computador: Modelo Von Neumann Modelo de Von Neumann O nome refere-se ao matemático John Von Neumann que foi considerado o criador dos computadores da forma que são projetados até hoje.
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100
ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866
7 Unidade Central de Processamento (UCP): O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento e de controle, durante a execução de um
Figura 1 - Memória 1. OBJETIVO. Conhecer os principais tipos de memórias entendendo suas funcionalidades e características.
MEMÓRIA Memória Principal BIOS Cache BIOS ROOM Cache Externo HD DVD DRIVE DE DISQUETE DE 3 1/2 1/2 DISQUETE DE 3 DISQUETE DE 5 1/4 Figura 1 - Memória MP 1. OBJETIVO Conhecer os principais tipos de memórias
Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann
Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,
Arquitetura Genérica
Arquitetura Genérica Antes de tudo, vamos revisar o Modelo Simplificado do Funcionamento de um Computador. Modelo Simplificado do Funcionamento de um Computador O funcionamento de um computador pode ser
Organização de Computadores Hardware
Organização de Computadores Hardware Professor Marcus Vinícius Midena Ramos Colegiado de Engenharia de Computação (74)3614.1936 marcus.ramos@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~marcus.ramos Computador Ferramenta