e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica
|
|
- Maria das Dores Alves Azambuja
- 6 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Página1 e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa
2 Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal de Serviço eletrônica NFS-e? Safeweb e-nota NFS-e Acesso e-nota NFS-e Cadastros Nota Fiscal Configurações Relatórios... 26
3 Página3 1. O que é NFS-e? Nota Fiscal de Serviço eletrônica NFS-e: documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o objetivo de concretizar o que gera o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), através da prestação de serviço de forma eletrônica, do contribuinte municipal. XML: Arquivo propriamente dito da NFS-e. RPS: Recibo Provisório de Serviço. É a representação gráfica do XML.
4 Página4 2. Safeweb e-nota NFS-e O enota NFS-e é um sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica, totalmente desenvolvido pela Safeweb. Foi criado com o objetivo de gerenciar os Recibos Provisórios de Serviço (RPS) do contribuinte, que são gerados previamente com as informações do prestador, do tomador e do serviço. Além disso, este sistema permite que o contribuinte envie seus recibos para a Prefeitura do seu município, gerando notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e). O acesso é através da web, sua base de dados é criptografada e mantida na Safeweb. Através do Certificado Digital do emitente, os dados ficam acessíveis somente à empresa. Mantendo a exigência de autenticação forte no acesso ao sistema. Neste manual mostraremos o passo a passo acesso do prestador do serviço, no Safeweb e-nota NFS-e, até a transmissão da nota. Antes de começar, certifique-se de que o seu Certificado Digital ao sistema Safeweb e-nota NFS-e esteja devidamente instalado e conectado ao computador, seja ele armazenado em Cartão ou em Token. Todos os softwares e manuais são encontrados no site da Safeweb:
5 Página5 3. Acesso e-nota NFS-e Para entrar no ambiente de emissão de NFS-e, siga os passos indicados abaixo. Abra o navegador padrão e digite o site da Safeweb na barra de endereços: Em seguida, selecione o atalho identificado pela nuvem e clique em Portal e-nota. Selecione o Certificado Digital da empresa emissora e digite a senha. Ao abrir, aparecerá o Portal e-nota, onde o usuário tem acesso às soluções para emissão de documentos fiscais eletrônicos disponibilizadas pela Safeweb, além de um link de acesso ao seu histórico financeiro.
6 Página6 A emissão da segunda via do seu boleto deve ser retirada no "Histórico Financeiro". O histórico financeiro é o local em que você encontra a sua lista de boletos pagos, e os que estão em abertos. É também, onde pode ser retirada a segunda via da sua nota fiscal. Está localizado dentro do Portal enota. Abaixo, imagem que ilustra o acesso ao ambiente: Ao clicar, você será direcionado diretamente para uma nova tela. Para imprimir a segunda via do boleto, clique na imagem da impressora, localizada no canto superior direito da tela, como mostra a figura acima. O novo boleto será gerado automaticamente, com uma prorrogação de cinco dias, para a nova data de vencimento. O juro será recorrente até a data que ocorreu a emissão do boleto prorrogado.
7 Página7 E ainda, na outra extremidade da tela, você encontra a opção Visualizar NFS-e, ou seja, o arquivo eletrônico (XML) correspondente à prestação do serviço da Safeweb para a sua empresa. Clique em Voltar para retornar ao Portal e-nota. Observe que cada módulo é ilustrado por uma pasta, identificando os sistemas.
8 Página8 Pastas na cor azul são os sistemas contratados pela empresa. Clique na que identifica o e-nota NFS-e. Então acesse o ambiente Safeweb Virtual. Lá, você encontra material, como tutoriais e manuais que podem contribuir no entendimento do funcionamento dos sistemas Safeweb.
9 Página9 Agora estamos no e-nota NFS-e. Esta é a tela principal do sistema. Não se esqueça de ler os quadros coloridos da página sempre que acessar, pois são informações importantes para o emissor da nota sobre o sistema. Com a página aberta, clique em Home e verifique se as informações contidas nos campos Usuário e Emitente condizem com as do cadastro do seu certificado digital. Para alterar o modo do ambiente de emissão, Versão de Testes (sem valor fiscal) ou Versão de Produção (com valor jurídico), entre em contato com o suporte da Safeweb pelo telefone: (51) ou pelo e solicite.
10 Página10 4. Cadastros O sistema dispõe de algumas vantagens interessantes e importantes no processo de emissão da NFS-e, como é o caso dos cadastros. A principal funcionalidade é auxiliar o usuário no preenchimento da nota. Posicione o mouse em Cadastros e clique no desejado. Prestador: Ao clicar nesta opção de cadastro pela primeira vez, os campos estarão todos em branco. Para inserir os dados da empresa, clique no botão Editar, no canto inferior direito da página. Comece informando o CNPJ e clicando em Consultar na SEFAZ. O sistema busca automaticamente e completa os campos que tiver retorno. Não se esqueça de indicar o Regime Tributário da empresa emitente. Outro campo muito importante que não pode ser esquecido é o Incentivo Fiscal. Este deve ser informado se ocorre ou não, com a empresa emitente. Confirme se os dados estão corretos e se os campos obrigatórios foram preenchidos. Este cadastro é feito uma única vez e o sistema mantém salvo. Salvo quando houver novas alterações.
11 Para finalizar clique em Salvar. Página11
12 Página12 Clientes: Ao abrir estas opções visualize a tela contendo os cadastros até então. Para localizar alguma informação, preencha um dos campos do Filtro de Pesquisa e clique em Pesquisar. Observe que a visualização deste exemplo corresponde a 15 clientes por página. Lupa: Visualizar os dados do cadastro. Lápis: Editar dados no cadastro selecionado. Lixeira: Excluir um cadastro por vez. Para mais de uma exclusão, marque no checkbox e clique no botão excluir. Botão Importar: Este botão possibilita que o usuário importe dados de um cliente referenciado em uma nota fiscal eletrônica e que deseja cadastrar. Selecione as notas e o sistema filtrará os dados correspondentes.
13 Página13 Botão Novo: Incluir um novo cadastro. Também é possível fazer o cadastro a partir do botão Consultar na SEFAZ, que carrega as informações do estado do emitente. Quando for de outro, identifique o estado e o país da consulta informe o número do documento e consulte. Ao preencher o CNPJ e clicar no botão de consulta, os campos serão preenchidos automaticamente, conforme os dados cadastrados na SEFAZ. Esta consulta não funciona para Pessoa Física, desta forma, os campos devem ser preenchidos manualmente. Para finalizar clique em Salvar.
14 Página14 5. Nota Fiscal No menu de navegação, este item é a opção para emissão e administração das Notas Fiscais do sistema. Para acessar, posicione o mouse no local correspondente e clique. Emitir Nova NFS-e: Aqui se dá o começo do processo de preenchimento da nota fiscal de serviço eletrônica. Em um primeiro momento, é onde também começam os dados do RPS. Siga as telas como aparecem.
15 Página15 Observe que as primeiras informações sobre o RPS são atualizadas automaticamente, como a data da emissão e a situação. Tomador do(s) Serviço(s): Insira nesta aba os dados do beneficiário do recibo em questão. Com os dados do cliente salvos no cadastro, ao digitar os números do documento, os campos são preenchidos automaticamente. Selecione o cliente e clique no botão Buscar Cadastro. Sem cadastro, necessariamente deve preencher manualmente, pelo menos, os campos em negrito. E se desejar que este cliente que está sendo incluído na nota faça parte do banco de cadastro, marque a opção Cadastrar cliente automaticamente.
16 Página16 Identificação do(s) Serviço(s): Aqui devemos descrever o serviço que está sendo prestado. Vejamos os campos desta tela: Discriminação - campo alfanumérico no qual se deve informar o serviço prestado. É de preenchimento descritivo, ou seja, precisa discriminar a natureza da nota a ser emitida. CNAE - o prestador do serviço deve informar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, relativa à atividade principal. Ao inserir o sistema sugere as opções para seleção.
17 Página17 Item da Lista de Serviço - determina a alíquota do ISS de acordo com a legislação vigente na Prefeitura. Natureza da operação tributação municipal do emitente. Indique ainda os campos ISS Retido, UF e Município.
18 Página18 Valores: Preencha o item obrigatório: Valor do Serviço, que é o valor bruto total da prestação do serviço. Campos em cinza (Base de Cálculo, Valor Líquido e ISS) são calculados e preenchidos automaticamente pelo sistema. Alguns campos podem estar preenchidos, conforme indicação de tributos do serviço. Clique em Calcular. Intermediário do(s) Serviço(s): Identificação de um mediador do serviço, nos casos em que ocorrer. Não é obrigatório informar dados, se não houver um intermediário. Para os casos em que houver indique o Tipo de Documento, se CNPJ ou CPF. Inscrição Municipal - informar o número da inscrição municipal do intermediário do serviço. Razão Social - informar a razão social do intermediário do serviço.
19 Página19 civil. Construção Civil: Identificação da obra para os casos de serviços na área da construção Código da Obra - informar o número da matrícula CEI da obra. Código ART - informar o número da ART da obra. (Anotação de Responsabilidade Técnica). Cobrança: Identifica a forma de pagamento da nota e cria duplicatas. Opção utilizada apenas para controle interno da empresa, pois os dados aqui lançados não aparecem no RPS e não são enviados à Prefeitura.
20 Página20 Salvar: Este botão salva a nota e a mantém no sistema. Seu status passará para Digitação, o que permite a edição de informações. Em seguida, o próximo botão ficará habilitado. Observe que ao salvar o número do RPS é gerado automaticamente após os dados da nota serem salvos. Transmitir: A transmissão é o processo de envio do documento eletrônico para a Prefeitura correspondente. Aguarde alguns instantes até receber resposta da transmissão. Ao receber a mensagem abaixo, significa que a nota foi recebida e está em Processamento pela Prefeitura.
21 Página21 Imprimir RPS: Este botão possibilita a visualização do Recibo Provisório do Serviço que representa graficamente a NFS-e. O RPS é gerado no formato PDF, ou seja, para ser visualizado é necessário ter instalado o programa da leitura de arquivos com este formato, como o Adobe Reader. Cancelar NFS-e: Este botão possibilita cancelar uma nota já autorizada. Informe o motivo para o cancelamento. Exportar XML: O exportar realiza o download das notas autorizadas e canceladas, para uma pasta no computador ou dispositivo móvel. Também podem ser enviadas ao Contador, por exemplo. Ao clicar, indique o local onde o arquivo será salvo. Para abrir a NFS-e acesse a pasta onde o arquivo foi salvo. VOLTAR Retorna para a tela Gerenciar NFS-e.
22 Página22 Ao completar a transmissão da NFS-e, vejamos a próxima opção do menu Nota Fiscal Gerenciar NFS-e: Retornando ao menu Nota Fiscal, temos o gerenciamento das NFS-es, que permite que o usuário gerencie todos os XMLs emitidos e/ou gerados no sistema. As notas são organizadas conforme a ordem em que são lançadas no sistema. A primeira opção no gerenciamento é o filtro de pesquisa. Pesquise pelo status do RPS, Tomador, Números, dentre outras formas. Note que estamos visualizando o gerenciador com 15 NFS-es por página. Esta opção pode ser de visualização de até 1000 itens. Há outras funcionalidades para as notas: copiar, visualizar, editar e excluir. Copiar: copia todos os dados da NFS-e atual e cria uma nova, mantendo os mesmos dados da anterior.
23 Página23 Visualizar: permite a visualização dos dados da NFS-e. Editar: edição dos dados da nota. Excluir: exclusão da NFS-e selecionada. Ainda no gerenciador, note que o estado atual da NFS-e está diretamente relacionado às funcionalidades de edição ou exclusão. É possível ainda ter acesso direto ao RPS e ao arquivo XML, sem precisar abrir a nota. Estão posicionadas ao lado de cada situação. Vejamos agora a coluna Situação. É extremamente importante entender o significado de cada uma delas, para interpretá-las no momento em que ocorrerem. excluída. Digitação: a nota foi criada, validada e salva no sistema, podendo ainda ser editada ou Processamento: a nota foi transmitida à Prefeitura, porém ainda não obteve retorno. Nesse caso, clique no botão Consultar Situação e aguarde se o status altera para Autorizada. Autorizada: transmitida e autorizada pela Prefeitura, o que permite a prestação do serviço. É possível imprimir o RPS e exportar o arquivo digital (XML) da nota fiscal. As notas não podem mais ser alteradas, somente canceladas dentro do prazo legal estipulado por cada Prefeitura. Cancelada: empresa emitente cancela, no próprio sistema, o uso da nota por determinado motivo. O prazo para esta ação segue legislação de cada Prefeitura. Problema: esta situação indica que ocorreu algum problema na transmissão, porém a nota pode ser retransmitida, e não pode ser editada.
24 Página24 Vejamos os botões disponíveis na parte de baixo da tela do gerenciador: NOVO emitir uma nova NFS-e. CONSULTAR SITUAÇÃO consulta se há um novo status para a(s) nota(s) selecionada(s) no checkbox. É utilizado nos casos de situação de NFS-e em Processamento. TRANSMITIR RPS envia para a Prefeitura a(s) nota(s) selecionada(s) no checkbox. É utilizado nos casos de situação de NFS-e Validada. EXPORTAR RPS permite backup das notas selecionadas no checkbox para o computador. VOLTAR Retorna para a tela home do sistema e-nota NFS-e.
25 Página25 6. Configurações O sistema pode ser configurado para manter atualizadas outras informações relevantes. Na barra de menu, clique em Configurações. Cadastros Automáticos: Indique nesta aba, se desejar que o cadastro de clientes seja guardado automaticamente no momento da emissão da nota. Dados em Cache: Nesta aba o sistema monitora o armazenamento dos dados no computador. O botão aumentar armazenamento, define um espaço maior.
26 Página26 7. Relatórios O e-nota NFS-e permite que o usuário gere relatórios de notas por período. Para acessar, na tela inicial, vá em Relatórios : Relatório de NFS-e por data de Emissão: Neste relatório será possível visualizar informações de NFS-es conforme indicação. Informe o período no campo Data de Emissão, para gerar o relatório. Selecione a situação, clicando no checkbox. Clique em Imprimir para salvar uma cópia da relação das situações impressas no computador.
27 Página27 Chegamos ao final deste manual. Clique no link Voltar para o Portal e você estará retornando ao Portal e-nota, onde terá acesso aos demais módulos da Safeweb.
28 Página28 e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário
e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica
Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 05
e-nota E Módulo de Entrega da Nota
Página1 e-nota E Módulo de Entrega da Nota Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E... 05 4. Gerenciamento
e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica
Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é NF-e?... 04 3. O que é CT-e?... 05
e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico
Página1 e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é MDF-e?... 03 2. Safeweb e-nota MDF-e... 04 3. Acesso e-nota
e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica
Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08
Conhecimento de Transporte
Página1 Conhecimento de Transporte No menu de navegação, este item é a opção para emissão e administração dos Conhecimentos de Transporte do sistema. Para acessar, posicione o mouse no local correspondente
e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico
Página1 e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E...
e-nota NF-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal eletrônica
Página1 e-nota NF-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal eletrônica NF-e?... 03 2. Safeweb
Manual de Acesso e Utilização ao Safeweb enota NFSe
Manual de Acesso e Utilização ao Safeweb enota NFSe Safeweb enota NFSe Sistema de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário - Versão 1.0.0 1. Sobre O enota NFSe é um sistema de emissão de Nota
Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço
Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2
Manual da Nota Fiscal Eletrônica
Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------
14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer?
Manual do Sistema SUMÁRIO 1 O que é o sistema GEFISCO? 2 - Como acessar o sistema GEFISCO? 3 - Como criar um login e uma senha? 4 - Esqueci minha senha, e agora? 5 - Como acessar o Livro Fiscal? 6 - Como
Cadastros. Cadastro do Emitente
Página1 Cadastros O sistema dispõe de algumas vantagens interessantes e importantes no processo de emissão da NF-e, como é o caso dos cadastros. A principal funcionalidade é auxiliar o usuário no preenchimento
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Apresentação Este sistema faz parte do Portal NFS Digital e tem o intuito de ser utilizado por emissores de Nota Fiscal de Serviços
e-nota NF-e (Nota Fiscal eletrônica)
Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Sistema e-nota Safeweb Este manual (versão reduzida) apresenta informações específicas sobre o acesso ao Sistema Safeweb e-nota NF-e.
Manual do Visualizador NF e KEY BEST
Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................
Nota Salvador - NFS-e Acesso ao Sistema - Pessoa Física
Nota Salvador - NFS-e Acesso ao Sistema - Pessoa Física Versão 1.0 Nota Salvador NFS-e Versão do Manual: 1.0 pág. 2 Manual do Sistema Nota Salvador NFS-e Acesso ao Sistema para Pessoa Física ÍNDICE 1.
Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota
EBM ASSESSORIA E CONSULTORIA EM INFORMÁTICA LTDA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota PRESTADOR / CONTADOR Versão 2.0 Índice 1. Acessar o sistema 2. Notas Eletrônicas 2.1. Emitir
Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER
1 Manual de Instruções Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER Sumário Apresentação:... 2 Exigência para funcionalidade do software:... 3 Instalação:... 4 Utilização... 5 Menu NFE/CTE XML... 7 XML
Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual
Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5
Secretaria Municipal de Fazenda Diretoria de Receitas Divisão de Tributos. Manual do Site Acesso Geral MONTE CARMELO
Secretaria Municipal de Fazenda Diretoria de Receitas Divisão de Tributos Manual do Site Acesso Geral MONTE CARMELO ÍNDICE Siat Online - Considerações Gerais Consulta Débito de IPTU Emitir Guias de ITPU
Escritório Virtual Administrativo
1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório
Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS
Manual prático Pág. 2 - EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Pág. 8 - ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA Pág. 9 - VERIFICAR REGISTRO DE RPS Pág. 11 - TRANSMISSÃO
Sistema de Prestação de Contas Siprec
Sistema de Prestação de Contas Siprec Manual de Utilização Perfil Beneficiário Versão 1.3.4 Agosto de 2013 1 SUMÁRIO Manual do Usuário... 3 1. Objetivo do manual... 3 2. Sobre o sistema... 3 3. Quem deve
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)
Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Página
SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA
1 Manual prático Pág. 2 Pág. 4 Pág. 9 Pág. 11 SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA DECLARAÇÃO DE NOTA FISCAL RECEBIDA GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS IMPOSTO
Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Hábil Empresarial 2014 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Hábil Empresarial NFS-e Índice Cap. I Introdução 1 1 O que
Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.
Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento do Imposto sobre
Sistema de Eventos - Usuário
2013 Sistema de Eventos - Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 06/06/2013 Sumário 1- Sistema de eventos... 3 1.1 Eventos... 3 1.2 Eventos que participo... 4 1.3 Trabalhos...
GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:
GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar
ISSQN MANUAL DE. UTILIZAÇÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NFe) 1ª edição
ISSQN MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NFe) 1ª edição 1 O QUE É A NOTA FISCAL ELETRÔNICA NFe? São notas fiscais de serviços emitidas através de um microcomputador conectado a Internet através
MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA
MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA 1 Índice DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais,
Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço
VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAXÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAXÁ Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão ARAXÁ MINAS GERAIS 2010 Manual do Sistema de Arrecadação Tributária SIAT Online e Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e ÍNDICE
Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.
Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários
NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012)
NFE Nota Fiscal eletrônica Versão 2.0 (07/2012) Sumário INTRODUÇÃO... 2 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA... 3 2º VIA DE SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS...
ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E
ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando
VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.
VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do
Copyright 2004/2015 - VLC
Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Perguntas Frequentes Versão 8.1 Atualizado em 26/08/2015 Copyright 2004/2015 - VLC As informações contidas neste caderno de Perguntas e Respostas são de propriedade da
Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel
Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se
Passos básicos para utilização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-E)
Conteúdo Solicitação de Autorização...2 Numeração da NF-E...3 Emissão de NF-E...3 Pesquisa de NF-E emitida...5 Cancelamento de NF-E emitida...5 Carta de Correção...6 Envio de Arquivo de RPS...6 Número
Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas
Tutorial de Notas Fiscais Eletrônicas Geração e transmissão de NF-e Após preencher os dados da nota fiscal, se não houver alguma informação faltando, o sistema sugere a geração do arquivo texto necessário
E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município
E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema
Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.
1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
1 NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA ANO 2012 2 Sumário 1 Nota Fiscal de Serviços eletrônica - NFS-e... 3 1.1 Considerações Iniciais... 3 1.2 Legislação... 3 1.3 Definição...
Nota Fiscal de Serviço eletrônica NFSe. Manual de acesso e utilização do sistema
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO Nota Fiscal de Serviço eletrônica NFSe Manual de acesso e utilização do sistema Versão: 1.0.30 Maio/2011 SUMÁRIO 1. TELA INICIAL... 3 2. CADASTRO DO PRESTADOR... 4
Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174
Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão
Portal do Documento Eletrônico Seguro
Página1 s-doc Portal do Documento Eletrônico Seguro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é s-doc... 03 2. Instalação Plugin Assinatura... 04 3. Instalação Silverlight...
e-nota NF-e (Nota Fiscal eletrônica)
Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Sistema e-nota Safeweb Este manual (versão completa) apresenta as informações do Sistema Safeweb e-nota NF-e. O que é preciso para acessar
Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166
Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares
Como funciona? SUMÁRIO
SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...
Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador
Contador 2 1 Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique na opção Contador
Portal Contador Parceiro
Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...
Manual de Utilização do Sistema
Manual de Utilização do Sistema 2013 Nota Control Nota Cuiabana Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II Apresentação 1 Menu Home 2 Menu Cadastro 3 Menu Já sou cadastrado 4 Menu
MA018. Revisão C de 16/09/2014. 1 de 13
MA018 Revisão C de 16/09/2014 FL 1 de 13 MA018 Manual de instalação NFSe Revisão C de 16/09/2014 Responsável: FL Instalação e configuração da Nota Fiscal de Serviço eletrônica Para a emissão de notas fiscais
Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR
GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O PRONAVTECH... 4 Primeiro Acesso... 5 Demais Acessos... 6 Esqueci Minha Senha... 7 Esqueci o usuário principal... 7 ÁREA DE TRABALHO DO PRONAVTECH...
MONTE CARMELO MINAS GERAIS
MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica
Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet
Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...
NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1
1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas
Manual de Acesso a NF-e
Manual de Acesso a NF-e Acesso ao Sistema para Pessoa Jurídica. 1.0 Acesso ao Sistema....1 2.0 Cadastro...2 3.0 Configuração do Perfil...8 4.0 Solicitação de Emissão de NF-e....12 5.0 Emissão de NF-e...14
Treinamento Módulo Contas a Pagar
Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla
GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE
GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,
SISTEMA PATRIMÔNIO WEB
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais
PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento
Sistema Tributário On-line Recadastramento Introdução O PROGAM Programa de Governança Municipal desenvolveu o Sistema Tributário on-line com objetivo de aperfeiçoar a administração tributária no tocante
Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet
www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...
ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012
ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:
Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br
Loja Virtual Aquisição de Créditos Eletrônicos 1 lojavirtual@sptrans.com.br O que é a Loja Virtual Ferramenta que possibilita a aquisição de créditos eletrônicos diretamente pelo site da SPTrans. 2 Quem
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇO AVULSA NFS-eA
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇO AVULSA NFS-eA 130519 Conteúdo Funcionamento... 3 Solicitar Habilitação para emissão de NFS-eA... 3 Acesso ao sistema... 4 Emissão de NFS-eA... 5 Copiar e
Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação
Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução Este manual tem como objetivo apresentar a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) que será utilizado pelos contribuintes
Copyright 2004/2014 - VLC
Escrituração Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2014 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas
ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos
ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito
Introdução... 2. Contratando o produto Link2NFe... 2. Assistente de configuração de emissor... 3. Configurações Avançadas do Emissor...
0 Conteúdo Introdução... 2 Contratando o produto Link2NFe.... 2 Assistente de configuração de emissor.... 3 Configurações Avançadas do Emissor... 5 Conhecendo o Gerenciador de Recursos da Link2business....
e-nota NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita
Página1 e-nota NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica Versão Gratuita Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é NFC-e?... 03 2. Safeweb enota NFC-e... 04 3. Credenciamento
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE Versão 2 Atualizado em 03/05/2012 Página 1 de 77 ÍNDICE 1 - O QUE É O GCD... 3 2 - COMO EXECUTAR O GCD GERENCIADOR DE... 4 2.3 - COMO CONFIGURAR O PROXY DO GCD...
MANUAL DO ISS ONLINE
MANUAL DO ISS ONLINE Empresas Internas / Externas Índice 1 - Regularização Cadastral... 3 2 - Login... 5 3 - Acessos ao Sistema... 7 4 - Solicitações de AIDF e AIDF-e... 10 5 - Emissão de Notas Fiscais
MANUAL DE INSTRUÇÕES. Sistema Nota Fiscal Eletrônica. Sil Tecnologia LTDA
Sistema Nota Fiscal Eletrônica Sil Tecnologia LTDA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 4 1. CONHECENDO OS COMANDOS DO SISTEMA 5 1.1 Tela Inicial do Sistema 5 1.2 Navegador de registros 6 1.3 Filtro de Registros 6 2. TELA
Índice Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. 1.0 Prestadores 1.1 Acessar Sistema 1.2 Cadastro 1.3 Consulta
Índice Nota Fiscal Eletrônica de Serviços 1.0 Prestadores 1.1 Acessar Sistema 1.2 Cadastro 1.3 Consulta 2.0 - Contadores 2.1 Acessar Sistema 2.2 Cadastro 2.3 Liberação 3.0 - Tomadores 3.1 Consulta RPS
Serviço de Informações Municipais Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. Manual de Operação Versão 2.0
Manual de Operação Versão 2.0 Índice de Operações 1. Apresentação...2 2. Solicitação de Uso da NFS-e...3 3. Consultar Andamento da Solicitação de Uso...5 4. Emitindo a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica...5
1. Reordenação da aba Fiscal 1. 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2. 3. Parametrização de NCM 4
CADASTROS FISCAIS 1. Reordenação da aba Fiscal 1 2. Consulta simplificada de itens vendidos por NCM, CFOP e Alíquotas 2 3. Parametrização de NCM 4 4. Faturamento de pedidos entregues no endereço do revendedor
Atualize o Sistema FLYSYS com a última versão disponibilizada. **Após realizar a atualização, o sistema pode ser liberado para uso.
NFE - Integração com a NF-e - FLYSYS Introdução Manual de instrução para instalação da integração do Sistema FLYSYS com a NF-e. Agilizando o processo operacional de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas,
Manual do Sistema ISS.net Online
Manual do Sistema Sistema de Gestão de ISSQN Índice 3 Índice Analítico Parte I Introdução 4 Parte II Página Inicial 4 1 Nota Eletrônica... 5 Verificar a autenticidade... de Nota Eletrônica 5 Consultar
Manual Sistema Curumim. Índice
Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de
SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA PED MANUAL INTERNET
SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA MANUAL INTERNET ÍNDICE Sistema Integrado de Administração da Receita 1 INTRODUÇÃO GERAL... 4 2 INTRODUÇÃO AO... 4 2.1 OBJETIVOS... 4 2.2 BENEFÍCIOS... 4 2.3
WebEDI - Tumelero Manual de Utilização
WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus
Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas
Manual de Registro de Saída Procedimentos e Especificações Técnicas Versão 1.0 Dezembro 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGISTRO DE SAÍDA - SIARE... 3 2.1 SEGURANÇA... 4 2.2
Resumo das funcionalidades
Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status
Manual Xerox capture EMBRATEL
Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir
MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS
MANUAL FUNCIONAL SOBRE NFS-e MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS SUMÁRIO SUMÁRIO...2 1. APRESENTAÇÃO...4 1 2. ACESSO AO APLICATIVO...5 3. GERAÇÃO DE NFS-e...6 3.1. Preenchimento dos dados para emissão da NFS-e...6
Indice. O que é NFSe?... 5
DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas
MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e
MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e INICIANDO O SISTEMA Ao iniciar o sistema, selecione a empresa e clique no botão iniciar. CADASTRO DE CLIENTES O sistema utiliza um cadastro
TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL
TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL
DIF-e - MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CONTRIBUINTE
Página 1 de REVISÃO DATA VERSÃO DO HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES SISTEMA 00 1.0 Emissão inicial. Página 2 de Sumário 1. Introdução... 4 2. Modelo Conceitual... 4 3. Programa Cliente... 5 3.1 Telas de Configuração...
V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas
2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa
Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo
Versão 3.0 CARBON SYSTEM Manual do Software Controla Tudo Manual do Controla Tudo SOFTWARE PARA CONTROLE DE PONTO VIA IMPRESSÃO DIGITAL OU DÍGITOS Manual do Controla Tudo Versão 3.0 Carbon System Rua Coronel
BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO
BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA CARTILHA E TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA SUMÁRIO
NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA CARTILHA E TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA SUMÁRIO 1. NFS-e 1.1 Considerações Iniciais 1.2 Definição 1.3 Regras de uso 1.3.1 Quem está obrigado a emitir a NFS-e?
PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas