Organizadores: Daiane Cristina Faust, Isabel Cristina Dalmoro, Márcia Luísa Tomazzoni e Mateus Rocha da Silva.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organizadores: Daiane Cristina Faust, Isabel Cristina Dalmoro, Márcia Luísa Tomazzoni e Mateus Rocha da Silva."

Transcrição

1 DECISÃO E RESPONSABILIDADE (II) Isabel Cristina Dalmoro Organizadores: Daiane Cristina Faust, Isabel Cristina Dalmoro, Márcia Luísa Tomazzoni e Mateus Rocha da Silva. 1. Duração: 01hora e 30 minutos. 2. Recurso didático: apresentação em Power Point. 3. Justificativa: a liberdade é um tema de interesse dos adolescentes. Em nossa sociedade os valores sócio-políticos e jurídicos pressupõem a liberdade na hora de responsabilizar as pessoas por seus atos. Contudo, dado que a ciência contemporânea em geral pressupõe o determinismo, é relevante investigar se a atribuição de liberdade aos seres humanos é legítima, de que maneira ela deve ser entendida e se deve ser aplicada a todos os casos. 4. Objetivos: discutir os problemas acerca das teorias do Libertarismo, Determinismo e Compatibilismo, aprimorando a capacidade de argumentação dos alunos no que diz respeito à temática liberdade e responsabilidade. 5. Desenvolvimento 5.1 Apresentação do tema Decisão e Responsabilidade, introduzindo o problema do livre-arbítrio: Por que você está aqui nesta sala? a) Porque quis. b) Porque alguém disse para fazer isso. Não importa qual tenha sido a sua resposta. Nos dois casos, não se pode negar que o querer (desejo, vontade) está presente. Mas, pode-se dizer que você agiu assim por livre arbítrio? 5.2 Debate com os alunos sobre as respostas às questões do quadro acima, procurando identificar afirmações consonantes com as teorias do Libertarismo e do Determinismo. Alguns alunos afirmarão que somos livres, que sempre agimos por livre escolha (A). Outros, dirão que não estão presentes em sala de aula porque escolheram, isto é, alguém ou algo determinou que fosse assim; da mesma forma, outras ações ocorrem independentemente de nosso desejo/vontade (B). 5.3 Apresentação do Libertarismo, mostrando como é possível sustentar a afirmação da resposta (A): Nem todo evento tem uma causa que o determine. Sabemos que às vezes nossas ações são livres.

2 Ações humanas livres não podem ter uma causa que as determine. Então, será correto afirmar que a ação humana não precisa ter uma causa que a determine. Assim, você estará autorizado a dizer que agiu livremente. 5.4 Apresentação do Determinismo, mostrando como é possível sustentar a afirmação da resposta (B): Para todo evento há uma causa que o determina. Ações humanas são eventos. Então, será possível afirmar que as ações humanas são causalmente determinadas. Considerando também que: Ações humanas só são livres se não tem uma causa que as determine. Concluiremos que as ações humanas não são livres. Portanto, você não agiu livremente ao entrar nesta sala. 5.5 Apresentação das teorias do Libertarismo e do Determinismo, buscando mostrar que, apesar de ambas parecerem bem justificadas, são incompatíveis. A teoria do Libertarismo diz que há ações livres. Tal afirmação parece bem justificada. Mas a teoria do Determinismo diz o oposto, ou seja, que não há ação livre. Só que essa afirmação também parece bem justificada! 5.6 Divisão dos alunos em dois grupos para a defesa das posições sustentadas pelo Libertarismo e pelo Determinismo. Sugestão: cada grupo pode escolher um relator e um orador para representá-lo no debate. 5.7 Debate entre os grupos conduzido pelo professor. Neste ponto, conforme o tempo disponível para debate, pode-se oferecer aos grupos direito à réplica para cada afirmação do grupo opositor. 5.8 Após o debate conduzir um fechamento, procurando evidenciar que ambas as posições sustentadas enfrentam problemas: Libertarismo: Teoria da agência: quem age é o Eu real ;

3 Dualismo (mente-corpo); Causa inicial (não-causada); Consequências: se nada determina as ações, incluindo nossas experiências, preferências e conhecimento (entre outros fatores), como podemos atribuí-las aos agentes? O Libertarismo torna o processo de decisão obscuro, uma vez que a introdução do dualismo e de uma teoria da agência onde o Eu real - que é posto como explicação para a ação livre de uma rede causal - apenas recoloca o problema sobre a questão da responsabilidade. Como explicar o efeito da agência de um eu desligado causalmente da realidade física sobre um sistema físico, o corpo humano? O Libertarismo esbarra no forte contra-argumento que afirma que um sistema físico é um sistema fechado. Isto é, um fenômeno físico só pode ser causado por outro também físico. Determinismo: A liberdade é ilusão; Não há autonomia; Não há arrependimento; Não há responsabilidade. Consequências: se todas as ações são causalmente determinadas (incluindo nossas experiências, preferências e conhecimento, entre outros fatores), já não temos o problema de atribuição destas aos agentes, mas como podemos responsabilizá-los? O Determinismo recoloca o problema sobre a questão da responsabilidade, pois, uma vez que estamos determinados a agir de um determinado modo, por que nos culparmos ou sentirmos remorso por coisas que fazemos, e, ainda, como podemos culpar ou punir alguém por ter feito algo ruim, se este já estava determinado a agir desta forma? Como explicar a sensação que temos de livre escolha ao escolhermos, por exemplo, o que vamos comer, ou que caminho vamos tomar; como falar de autonomia liberdade de pensamento e de ação -, se o mundo é tal que todos estão a agir de modo causalmente determinado. 5.9 Apresentação da tese do Compatibilismo como possível solução para o dilema entre Determinismo e Libertarismo: Todo evento tem uma causa que o determina. Ações humanas são eventos.

4 Então admitiremos que: Ações humanas são causalmente determinadas. Considerando ainda que: Sabemos que às vezes nossas ações são livres. Concluiremos que: As ações livres são causalmente determinadas. Explicação: o Compatibilismo afirma que o Determinismo não exclui a possibilidade de sermos livres, na verdade, apresenta uma nova concepção de liberdade na ação. Esta concepção está intimamente relacionada à distinção entre atos cujas causas imediatas são estados psicológicos do agente e atos cujas causas imediatas são estados de coisas externas ao agente. O primeiro caso caracteriza a ação livre e deve observar as seguintes condições do agente ao realizá-la: Não ser restringido fisicamente; Não ser coagido na sua vontade; Não ser limitado na sua racionalidade. Conclusão: Embora sejamos determinados pelas nossas experiências, preferências e conhecimentos (entre outros fatores), é possível uma concepção de liberdade nos termos estabelecidos pelo Compatibilismo e, consequentemente, a imputação da responsabilidade moral aos agentes. 6. Anexo: 6.1 Trecho extraído do texto Compatibilismo, de W. T. Stace Como vemos a responsabilidade moral não é apenas consistente com o determinismo; exige-o. (...) Se as ações e as volições humanas fossem incausadas, seria inútil punir ou recompensar, ou fazer qualquer outra coisa para corrigir o comportamento errado das pessoas, uma vez que nada as influenciaria. A responsabilidade moral pura e simplesmente desapareceria. Se realmente os seres humanos não fossem determinados, as suas ações seriam completamente imprevisíveis e caprichosas, e, por isso, seriam irresponsáveis. Isto é, em si mesmo, um argumento forte contra a perspectiva comum dos filósofos de que o livre-arbítrio significa ser indeterminado por causas. Fonte:

5 6.2 Defesa das posições sustentadas pelos alunos do grupo do Determinismo e do grupo do Libertarismo (atividade: 5.7) Grupo I Determinismo Relatora: Júlia / Orador: Max Quais são as possíveis causas da determinação? Somos determinados pelas nossas necessidades fisiológicas, como fome, sede, sono, etc. O conhecimento e as experiências adquiridas ao longo de nossas vidas são transmitidos através do meio, dos nossos pais, professores e demais pessoas de nossa convivência, portanto são determinados por eles. Fatores externos naturais como o clima, por exemplo, determinam a roupa que vamos vestir em dada situação. Todas as nossas ações, assim como todos os eventos no mundo são resultado de determinações. Mesmo quando pensamos estar fazendo uma escolha livre, essa liberdade é mera aparência. Se estiver doente, por exemplo, aparentemente poderei escolher livremente se tomo ou não um remédio, mas na verdade minha escolha será determinada pela minha doença, ou seja, mesmo não querendo tomar um remédio, posso acabar tomando-o para aliviar as dores causadas pela doença. Pergunta para o grupo opositor: - Se somos completamente livres, como se explica a existência de leis que determinam o comportamento das pessoas em sociedade? Grupo II Libertarismo Relatora: Andressa / Oradora: Andressa Quais são as possíveis causas da liberdade? Quando quero usar uma roupa, mas tal lugar não permite que se use esse tipo de vestimenta, ainda sim posso vesti-la, pois é a minha vontade que determina a minha ação. Se não quero trabalhar, nem mesmo a pobreza ou a fome vão me obrigar a isso. Pergunta para o grupo opositor: - Se formos completamente determinados, então não há diferença entre homens e máquinas, quer dizer que não agimos de acordo com a nossa vontade e sim fazemos apenas aquilo para o qual somos programados. É isso que ocorre de fato? Como vocês se sentem diante de tal constatação?

O problema do livre-arbítrio

O problema do livre-arbítrio O problema do livre-arbítrio Cláudio Costa O problema do livre-arbítrio, um dos mais antigos e intratáveis da filosofia, começa com uma certa inadequação terminológica. A expressão portuguesa "livre-arbítrio",

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL - 2015 Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia 7º Ano Filósofos Clássicos. A filosofia clássica. Sócrates de Atenas: o poder das perguntas

Leia mais

CONHECIMENTO, CETICISMO E CIÊNCIA. Organizadores: Artur Bezzi Günther, Eduardo Antonielo de Avila e Maria Eugênia Zanchet Bordignon.

CONHECIMENTO, CETICISMO E CIÊNCIA. Organizadores: Artur Bezzi Günther, Eduardo Antonielo de Avila e Maria Eugênia Zanchet Bordignon. CONHECIMENTO, CETICISMO E CIÊNCIA Artur Bezzi Gunther Organizadores: Artur Bezzi Günther, Eduardo Antonielo de Avila e Maria Eugênia Zanchet Bordignon. 1. Duração: 02 horas e 15 minutos. 2. Recursos didáticos:

Leia mais

DETERMINISMO E LIBERDADE

DETERMINISMO E LIBERDADE DETERMINISMO E LIBERDADE NA AÇÃO HUMANA O livre - arbítrio O LIVRE - ARBÍTRIO No agir humano, o agente é um ser racional, livre e responsável. Ele pode: Deliberar, decidir e agir considerando-se responsável

Leia mais

Ética deontológica (do dever) de I. Kant. Influências

Ética deontológica (do dever) de I. Kant. Influências Ética deontológica (do dever) de I. Kant Influências Ética Kantiana Influências Iluminismo* Séc. XVII/XVIII ( 1650-1790) Revolução francesa Séc. XVIII (1789) Pietismo** Séc. XVII Física Newtoniana Sec.

Leia mais

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes PROVA GLOBAL DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 10º ANO ANO LECTIVO 2001/2002

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes PROVA GLOBAL DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 10º ANO ANO LECTIVO 2001/2002 Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes PROVA GLOBAL DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 10º ANO ANO LECTIVO 2001/2002 Grupo I 1. Afirmar que a autonomia é uma das características da filosofia significa que A. A

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/2.ª Fase 7 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/2.ª Fase 7 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO. BOLSISTA: José Luiz Giombelli Mariani SUPERVISOR: André Luiz Reolon

QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO. BOLSISTA: José Luiz Giombelli Mariani SUPERVISOR: André Luiz Reolon QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO BOLSISTA: José Luiz Giombelli Mariani SUPERVISOR: André Luiz Reolon 03 2010 Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta,

Leia mais

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA Mais uma vez a UFPR oferece aos alunos uma prova exigente e bem elaborada, com perguntas formuladas com esmero e citações muito pertinentes. A prova de filosofia da UFPR

Leia mais

Prova Escrita de Filosofia

Prova Escrita de Filosofia EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/0, de de julho Prova 74/Época Especial Critérios de Classificação Páginas 06 Prova 74/E. Especial

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 3 - Deus usa a sua adversidade para curar o caráter de outras pessoas

Leia mais

O Poder da Sua Mente!

O Poder da Sua Mente! O Poder da Sua Mente! Se você acredita que pode, então você pode. Se você acredita que não pode, você está certa. Mary Kay Ash Quem sou eu? Juliana David Yamazaki Diretora Sênior de Vendas Independente

Leia mais

Assinala a única opção correta Éticos Estéticos Religiosos Lógicos Úteis Vitais X X X X X X X

Assinala a única opção correta Éticos Estéticos Religiosos Lógicos Úteis Vitais X X X X X X X O pão é um alimento sagrado. Há harmonia e elegância na arquitetura da antiguidade Todos os seres humanos nascem livre s e iguais A beleza dos lugares religiosos é inigualável Todos os espaços religiosos

Leia mais

O COMPATIBILISMO EM KADRI VIHVELIN Vinícius Cezar Bianchi 1

O COMPATIBILISMO EM KADRI VIHVELIN Vinícius Cezar Bianchi 1 O COMPATIBILISMO EM KADRI VIHVELIN Vinícius Cezar Bianchi 1 Resumo: O texto a ser apresentado diz respeito a uma abordagem contemporânea do problema da vontade livre, realizada pelo filósofo Peter Van

Leia mais

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza?

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? O princípio básico da soberania popular, segundo Rousseau, é: a) o poder absoluto b) o poder do suserano c) a vontade de todos

Leia mais

Tomada de Decisão - Ética: Aula 10

Tomada de Decisão - Ética: Aula 10 Tomada de Decisão - Ética: Aula 10 Objetivo Relacionar a função de tomada de decisão empresarial do administrador com a ética. Entender como a concentração nos fatos e nas evidências ajudam as decisões

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Maria da Conceição Muniz Ribeiro O cidadão é um ator na construção da sociedade, é uma pessoa revestida de plenos direitos civis, politicos e sociais, e a pessoa tem a obrigação de trabalhar pela proteção

Leia mais

FILOSOFIA 11º ano O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

FILOSOFIA 11º ano O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FILOSOFIA 11º ano O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Governo da República Portuguesa Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva 1.1 Estrutura do ato de conhecer 1.2 Análise

Leia mais

Clifford Williams - Notas introdutórias

Clifford Williams - Notas introdutórias Livre-arbítrio e determinismo - Clifford Williams - Trinity International University Personagens: Lázaro: defensor do livre arbítrio; Daniel: defensor do determinismo; Carolina: defensora do compatibilismo.

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 6 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Livre-arbítrio e determinismo

Livre-arbítrio e determinismo Escola Secundária de Caldas das Taipas Disciplina: Filosofia Ano: 10º Ano letivo: 2012/2013 Livre-arbítrio e determinismo Clifford Williams Trinity International University Personagens: Lázaro: defensor

Leia mais

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepção Inatista Eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais para o desenvolvimento. As capacidades, a personalidade,

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Mini Curso Parte I As Forças que controlam a sua vida Página 2 de 6 Como te falei, essa é a primeira etapa do mini-curso Superando

Leia mais

HABILIDADES DE PENSAMENTO PRESENTES NO ENSINO/APRENDIZAGEM E NA AVALIAÇÃO

HABILIDADES DE PENSAMENTO PRESENTES NO ENSINO/APRENDIZAGEM E NA AVALIAÇÃO HABILIDADES DE PENSAMENTO PRESENTES NO ENSINO/APRENDIZAGEM E NA AVALIAÇÃO Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha - UNISINOS Oficina de formação Tema: Avaliação da aprendizagem: qualidade de instrumentos de

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

Bullying. Psiquilíbrios

Bullying. Psiquilíbrios Psiquilíbrios Bullying Cada vez mais conhecido entre crianças e adultos, o bullying é um fenómeno que merece especial atenção. Muitos alunos já estiveram envolvidos em incidentes de bullying, quer como

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO MÓDULO 7

GESTÃO DO CONHECIMENTO MÓDULO 7 GESTÃO DO CONHECIMENTO MÓDULO 7 Índice 1. O conhecimento...3 2. Tipos de conhecimento...4 3. Atividades...5 4. Exercício para reflexão:...5 2 1. O CONHECIMENTO A palavra conhecimento deriva do latim cognoscere,

Leia mais

André Filipe dos Santos Coelho

André Filipe dos Santos Coelho 1 Em que consistem os processos conativos? A conação, os processos conativos, ligam-se, por sua vez, à dimensão do fazer, das maneiras como regulamos os nossos comportamentos e acções. Esta procura compreender

Leia mais

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. O Método Científico (ou Como investigar a Natureza?

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. O Método Científico (ou Como investigar a Natureza? FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica O Método Científico (ou Como investigar a Natureza? ) 17/08/2007 Aristóteles (384 a 322 AC) Falemos a respeito dela... Contudo...

Leia mais

Psicologia do Trabalho Aplicada. Psicólogo Julio Turbay

Psicologia do Trabalho Aplicada. Psicólogo Julio Turbay Psicologia do Trabalho Aplicada Psicólogo Julio Turbay julio@comportamento.com.br CONHECENDO OS PARTICIPANTES 1. Nome 2. Empresa 3. Função 4. Expectativa Que regras vamos estabelecer para este evento?

Leia mais

Objetividade e diálogo de culturas. A professora M. Clara Gomes

Objetividade e diálogo de culturas. A professora M. Clara Gomes Objetividade e diálogo de culturas A professora M. Clara Gomes A questão dos critérios valorativos levanta o problema da natureza dos juízos morais. O Subjetivismo moral é teoria que defende que os juízos

Leia mais

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

Introdução à Ética, Moral e Virtude

Introdução à Ética, Moral e Virtude Introdução à Ética, Moral e Virtude 1 Ano do Ensino Médio -3 Trimestre Professor: Me. Phil. Fabio Goulart fabiogt@filosofiahoje.com http://www.filosofiahoje.com/- http:// youtube.com/filosofiahoje https://www.facebook.com/filosofiahoje

Leia mais

Roteiro 16. Livre-arbítrio. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas

Roteiro 16. Livre-arbítrio. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 16 Livre-arbítrio FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Correlacionar o conceito de livre-arbítrio ao de ética, moral, vontade,

Leia mais

Motivação e entusiasmo. Está na hora de aprender como usar o seu TURBO!

Motivação e entusiasmo. Está na hora de aprender como usar o seu TURBO! Motivação e entusiasmo Está na hora de aprender como usar o seu TURBO! Quem sou eu O que me motivou a entrar em Mary Kay? Amana Zanella Diretora de Vendas Independente Área Nacional Lorenza Lacerda Entusiasmo...

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO

CURSO DE QUALIFICAÇÃO CURSO DE QUALIFICAÇÃO CULTOS Segunda as 19:30h Encontro Jovem Terça as 20h Culto Sexta ás 20h Culto Domingo ás 08:30h EBD Domingo as 19h Culto de Adoração Participe de um de nossos cultos Objetivos Qualificar

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 9 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Ficha de filosofia. A necessidade de fundamentação da moral Análise comparativa de duas perspectivas filosóficas. Fundamento e critérios da moralidade

Ficha de filosofia. A necessidade de fundamentação da moral Análise comparativa de duas perspectivas filosóficas. Fundamento e critérios da moralidade Ficha de filosofia A necessidade de fundamentação da moral Análise comparativa de duas perspectivas filosóficas Fundamento e critérios da moralidade Ética deontológica Ética consequencialista Respeito

Leia mais

Psicologia da Educação

Psicologia da Educação Psicologia da Educação Motivação na Sala de Aula MOTIVAÇÃO E LEI DO EFEITO O MOTIVO E AS SUAS COMPONENTES TIPOS DE MOTIVOS MOTIVAÇÃO E CONFLITO MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO O PAPEL DO PROFESSOR Copyright,

Leia mais

MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano

MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano MOTIVAÇÃO HUMANA Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano Por que as pessoas se comportam de certos modos? Qual a empresa que não quer ter em seus quadros pessoas altamente motivadas e

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale...

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale... Fichas de Português Bloco V Estruturas Gramaticais Números cardinais ; 101 a 1 000 000 000. Количественные числительные... Numerale cardinale... Preposição + pronomes pessoais. Пpeдлoг + мecтoимeниe. Prepoziţii

Leia mais

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO DEPARTAMENTO DE DIREITO ANTROPOLOGIA GERAL E JURIDICA.

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO DEPARTAMENTO DE DIREITO ANTROPOLOGIA GERAL E JURIDICA. FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO DEPARTAMENTO DE DIREITO ANTROPOLOGIA GERAL E JURIDICA. GILIARDE EDER PEREIRA RENAN CESAR MASCARI DOUGLAS RIBEIRO NASCIMENTO MONTEIRO EDER NUNES DA SILVA WALLACE MATIELLO

Leia mais

Caminhando Com as Estrelas

Caminhando Com as Estrelas Caminhando Com as Estrelas Espiritualidade que Liberta Com Alessandra França e Jaqueline Salles Caminhando Com as Estrelas Espiritualidade que Liberta Aula 7 Com Jaqueline Salles Temas: Limpando-se para

Leia mais

A Acção e os Valores

A Acção e os Valores Módulo II A Acção Humana e os Valores Vimos no módulo anterior que a Filosofia se apresenta como reflexão crítica sobre o homem enquanto inserido num complexo tecido de relações com o mundo (natural e

Leia mais

Dissertação: Introdução. Aula 04 de Produção de Texto Professora Carolina Ferreira Leite

Dissertação: Introdução. Aula 04 de Produção de Texto Professora Carolina Ferreira Leite Dissertação: Introdução Aula 04 de Produção de Texto Professora Carolina Ferreira Leite Dissertação: Introdução Nunca se esqueça que quando um integrante da banca de corretores pega a sua redação, ele

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Responsabilidade objetiva do Estado Elaine Rodrigues de Paula Reis A responsabilidade do Poder Público não existirá ou será atenuada quanto a conduta da Administração Pública não

Leia mais

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor Ética e Moral Conceito de Moral Normas Morais e normas jurídicas Conceito de Ética Macroética e Ética aplicada Vídeo: Direitos e responsabilidades Teoria Exercícios Conceito de Moral A palavra Moral deriva

Leia mais

Indiscernibilidade de Idênticos. Atitudes Proposicionais e indiscernibilidade de idênticos

Indiscernibilidade de Idênticos. Atitudes Proposicionais e indiscernibilidade de idênticos Indiscernibilidade de Idênticos Atitudes Proposicionais e indiscernibilidade de Consideremos agora o caso das atitudes proposicionais, das construções epistémicas e psicológicas, e perguntemo-nos se é

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 2- Pais, criem seus filhos Texto Bíblico: PROVÉRBIOS 22.6 Objetivos

Leia mais

SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES.

SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES. SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES Augusto Comte 1798-1 857 Lei dos três estados: 1ª) Explicação dos fenômenos através de forças comparáveis aos homens. 2ª) Invocação de entidades abstratas (natureza). 3ª)

Leia mais

II SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS

II SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E L A V R A S Departamento de Ciências Humanas - DCH LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS II SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS Tema O ensino de Língua

Leia mais

Escrito por Ivan L. Seibel Ter, 19 de Fevereiro de :00 - Última atualização Qui, 25 de Fevereiro de :22

Escrito por Ivan L. Seibel Ter, 19 de Fevereiro de :00 - Última atualização Qui, 25 de Fevereiro de :22 {lang: 'pt-br'} Blog descontinuado, leia o artigo atualizado no link abaixo: www.ivanseibel.com.br Como havia comentado no post anterior, vou falar hoje um pouco sobre negociação, usando como base de argumentação

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO: BREVE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO UTILITARISTA DE JOHN STUART MILL

MATERIAL DIDÁTICO: BREVE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO UTILITARISTA DE JOHN STUART MILL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA PESQUISA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA PROFA. ELISETE M. TOMAZETTI MATERIAL DIDÁTICO: BREVE INTRODUÇÃO

Leia mais

µsíntese manhosa de PC

µsíntese manhosa de PC µsíntese manhosa de PC Diogo Sousa (aka orium) 29 de Dezembro de 2009 1 Disclaimer Se algo estiver errado avisem, mas se chumbarem no exame porque o que aqui está não está correcto, i couldn t care less.

Leia mais

física como sua N1. Em geral, 1. Muito boa 3. Regular 4. Ruim (siga N2) N2. 1. De vez em quando (siga N3) 5. Diariamente 1. Não limitam 2.

física como sua N1. Em geral, 1. Muito boa 3. Regular 4. Ruim (siga N2) N2. 1. De vez em quando (siga N3) 5. Diariamente 1. Não limitam 2. Módulo N Percepção do estado de saúde As perguntas deste módulo são sobre sua saúde em geral, tanto sobre sua saúde s física como sua saúde mental. N1. Em geral, como o(a) sr(a) avalia a sua saúde? 1.

Leia mais

ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS

ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS CONTATO PROF. SERGIO A CENTA. DISCIPLINA; ECONOMIA. MICROECONOMIA. MACRO ECONOMIA. Endereço email prof.centa@gmail.com ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS O primeiro deles é o conceito de economia; segundo Tebechirani,

Leia mais

Prova Qualis. Orientações Gerais:

Prova Qualis. Orientações Gerais: Prova Qualis Orientações Gerais: Horário; Duração da prova: 2h30; Composição: questões objetivas e discursivas; Conteúdo: as provas abrangem conteúdos de formação geral e específicos; Orientações. Oficina:

Leia mais

Dedico este livreto a:

Dedico este livreto a: Dedico este livreto a: Todos os meus alunos; Sócios, assistentes, e pacientes da ABOS, Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba; Sócios da Società Culturale Italiana; Grupo de assistência à crianças

Leia mais

A natureza do povo do reino

A natureza do povo do reino A natureza do povo do reino Aqui está a descrição da natureza de um vencedor, alguém que está debaixo do domínio e do governo do Rei; Os nove aspectos da natureza dos filhos do reino são acompanhados da

Leia mais

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Questão nº 1 - Resposta B Justificativa: O amante do mito é de certo modo também um filósofo, uma vez que o mito se compõe de maravilhas

Leia mais

COMO NÃO SER UM LÍDER DE SUCESSO

COMO NÃO SER UM LÍDER DE SUCESSO COMO NÃO SER UM LÍDER DE SUCESSO Fernando Gasparetto Título Original em Português: Como não ser um líder de Sucesso 2012 de Fernando Gasparetto Todos os direitos desta edição reservados ao autor. É PROIBIDA

Leia mais

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen 1 Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / felipe@monergismo.com GERAL Razão: capacidade intelectual ou mental do homem. Pressuposição: uma suposição elementar,

Leia mais

Obviamente não poderíamos ter um número negativo de livros. Também não poderíamos imaginar alguém falando: Tenho 3,4231 livros na minha estante.

Obviamente não poderíamos ter um número negativo de livros. Também não poderíamos imaginar alguém falando: Tenho 3,4231 livros na minha estante. Conjunto dos Números Naturais A noção de um número natural surge com a pura contagem de objetos. Ao contar, por exemplo, os livros de uma estante, temos como resultado um número do tipo: N = {0,1,2,3 }

Leia mais

COLÉGIO REFFERENCIAL Absolutamente diferente

COLÉGIO REFFERENCIAL Absolutamente diferente COLÉGIO REFFERENCIAL Absolutamente diferente Aluno (a) Professor (a) RONEY ENSINO MÉDIO 1º ano SOCIOLOGIA CONTÉUDO COMTE DURKHEIM 1. A sociedade do século XIX era marcada por novas formas de produção material

Leia mais

RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER

RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER RESENHA A HISTÓRIA DAS IDÉIAS NA PERSPECTIVA DE QUENTIN SKINNER Vander Schulz Nöthling 1 SKINNER, Quentin. Meaning and Understand in the History of Ideas, in: Visions of Politics, Vol. 1, Cambridge: Cambridge

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

Professor Roberson Calegaro

Professor Roberson Calegaro L I B E R D A D E L I B Ousadia E R D A D E Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Negativamente: a ausência de submissão; isto é, qualifica a ideia de que

Leia mais

Triplique suas vendas e seus inícios!!!!

Triplique suas vendas e seus inícios!!!! Triplique suas vendas e seus inícios!!!! Lembretes ( Campanha Maio) Inicie 2 consultores no seu time até o dia 19 de Maio com 200 pontos e você também ativo com 200 pontos e ganhe ( 1 Fragrância e 1 Relógio);

Leia mais

Ética profissional e Técnicas de Guiamento

Ética profissional e Técnicas de Guiamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Ética profissional e Técnicas de Guiamento Maria Helena Alemany

Leia mais

Direito empresarial e. trabalhista. Profa. Dra. Silvia bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani 1

Direito empresarial e. trabalhista. Profa. Dra. Silvia bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani 1 Direito empresarial e Profa. Dra. Silvia bertani trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani 1 Profa. Dra. Silvia Bertani 2 Direito empresarial e trabalhista O que vamos estudar? Empresa empresário estabelecimento

Leia mais

O texto e suas relações com a história. Aula 02 Produção de Texto Professora Carolina Ferreira Leite

O texto e suas relações com a história. Aula 02 Produção de Texto Professora Carolina Ferreira Leite Aula 02 Produção de Texto Professora Carolina Ferreira Leite Todos conhecem as aventuras do Super-homem. Ele não é um terráqueo, mas chegou à Terra, ainda criança, numa nave espacial, vindo de Crípton,

Leia mais

i dos pais O jovem adulto

i dos pais O jovem adulto i dos pais O jovem adulto O desenvolvimento humano é um processo de mudanças emocionais, comportamentais, cognitivas, físicas e psíquicas. Através do processo, cada ser humano desenvolve atitudes e comportamentos

Leia mais

ROTEIRO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM - RIVED- CURSO DE FILOSOFIA Título: Por que devo ser justo? Tela#1 (opção!)

ROTEIRO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM - RIVED- CURSO DE FILOSOFIA Título: Por que devo ser justo? Tela#1 (opção!) ROTEIRO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM - RIVED- CURSO DE FILOSOFIA 30.10.2007 Título: Por que devo ser justo? Título da animação: [1] Por que devo ser justo? [2] Fui educado assim. Para não ser punido. Porque

Leia mais

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do prazo de entrega e sem travar na frente do seu computador

Leia mais

A noção agostiniana de Tempo. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes

A noção agostiniana de Tempo. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes A noção agostiniana de Tempo. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes Tempo como sucessão... A ideia de tempo surge a partir da distinção entre passado presente e futuro.

Leia mais

Grupo de estudos Anthony Robbins

Grupo de estudos Anthony Robbins Grupo de estudos Anthony Robbins Coaching e PNL caps 5 cont 17/12/2013 Como o cérebro efetua uma neuroassociação: Em qualquer momento em que você experimenta quantidades significativas de dor ou prazer,

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

Título. Negociação e treinamento para advogados: como maximizar resultados e definir estratégias para audiências. Ricardo Munarski Jobim

Título. Negociação e treinamento para advogados: como maximizar resultados e definir estratégias para audiências. Ricardo Munarski Jobim Título Negociação e treinamento para advogados: como maximizar resultados e definir estratégias para audiências Ricardo Munarski Jobim Introdução - Abrindo a mente para ver a partir de outros ângulos /

Leia mais

A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais Paul J. DiMaggio; Walter W.

A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais Paul J. DiMaggio; Walter W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais Paul J. DiMaggio; Walter W. Powell Apresentação por Gislaine Aparecida Gomes da Silva Mestranda

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 04 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

Foto Publicitária Puc 1

Foto Publicitária Puc 1 Foto Publicitária Puc 1 Gabriela de Almeida FELICIO 2 Angélica FRANKENBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC RESUMO A fotografia publicitária é

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - (SEED) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - (SEED) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - (SEED) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CADERNO DE PRODUÇÃO

Leia mais

Deficiência Mental: Contribuições de uma perspectiva de justiça centrada nos funcionamentos.

Deficiência Mental: Contribuições de uma perspectiva de justiça centrada nos funcionamentos. Deficiência Mental: Contribuições de uma perspectiva de justiça centrada nos funcionamentos. Alexandre da Silva Costa Estudo que faz uma análise acerca das contribuições da perspectiva de justiça baseada

Leia mais

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 27 de outubro de 2015) No caso específico da disciplina de FILOSOFIA, do 10º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível do

Leia mais

Discurso de Patrono na Formatura 2016/10. Prezadas autoridades, colegas, funcionários, familiares, amigos, queridos formandos, boa noite!

Discurso de Patrono na Formatura 2016/10. Prezadas autoridades, colegas, funcionários, familiares, amigos, queridos formandos, boa noite! Discurso de Patrono na Formatura 2016/10 Prezadas autoridades, colegas, funcionários, familiares, amigos, queridos formandos, boa noite! Nesse momento, muitos de vocês encerram uma fase longa e importante

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Influências espirituais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo. Título: Influências espirituais Plano de Aula 30 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 1º Ciclo Educadora: Andréa, Erenilton Dia: 23/11/2015 Título: Influências espirituais Horário: 20

Leia mais

Preparo de aula - Professor. Andrew Graham

Preparo de aula - Professor. Andrew Graham Preparo de aula - Professor Andrew Graham Sumário Cap. 03 Como ensinar com estudos de caso Cap. 04 Preparo para ensino através de casos Cap. 05 Escrever ou pesquisar um caso 03 Como ensinar com estudos

Leia mais

Linguagem e Ideologia

Linguagem e Ideologia Linguagem e Ideologia Isabela Cristina dos Santos Basaia Graduanda Normal Superior FUPAC E-mail: isabelabasaia@hotmail.com Fone: (32)3372-4059 Data da recepção: 19/08/2009 Data da aprovação: 31/08/2011

Leia mais

Matemática e a Didática da Autonomia Tratamento da Informação. Sala 13 Matemática EM Integral E. E. PROF. ANTÔNIO ALVES CRUZ

Matemática e a Didática da Autonomia Tratamento da Informação. Sala 13 Matemática EM Integral E. E. PROF. ANTÔNIO ALVES CRUZ l Matemática e a Didática da Autonomia Tratamento da Informação Sala 13 Matemática EM Integral E. E. PROF. ANTÔNIO ALVES CRUZ Professor Apresentador: Narahan Dib Fracalanza Realização: Justificativa A

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

Versão A. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta

Versão A. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta Versão A Grupo I (10 x 3 = 30 Assinala a alternativa correta 1.A filosofia não é uma ciência: a) Porque a filosofia consiste na procura do conhecimento factual. b) Porque os problemas e métodos da filosofia

Leia mais

Fé antropológica. Não é possível uma vida sem sentido

Fé antropológica. Não é possível uma vida sem sentido Fé antropológica Não é possível uma vida sem sentido O que vimos na última aula? Nunca estamos satisfeitos: somos insaciáveis No nível do afeto No nível do conhecimento Revendo a última aula Quando estamos

Leia mais

Aula 4 Cultura e Sociedade

Aula 4 Cultura e Sociedade Sociologia e Antropologia em Administraçã ção Aula 4 Cultura e Sociedade Profa. Ms. Daniela Cartoni Leitura para a aula DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas: Alinea, 2008. PLT 254 Capítulo 2 CONCEITO

Leia mais

Resolução da Questão 1 (Texto Definitivo)

Resolução da Questão 1 (Texto Definitivo) Questão Redija em texto dissertativo acerca do seguinte tema. A ALMA E A CIDADE EM PLATÃO Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: teoria política de Platão em A República

Leia mais

Dicas Crie um estilo pessoal

Dicas Crie um estilo pessoal Introdução Esse mini ebook foi feito especialmente para você que deseja conquistar lindas mulheres. Nas próximas páginas será compartilhado dicas práticas para que você conquiste mulheres de forma mais

Leia mais

FILOSOFIA E SOCIEDADE: O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA

FILOSOFIA E SOCIEDADE: O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA FILOSOFIA E SOCIEDADE: O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA FILOSOFIA E SOCIEDADE: O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA O ser humano ao longo de sua existência foi construindo um sistema de relação com os demais

Leia mais