Escola de Engenharia de São Carlos - USP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola de Engenharia de São Carlos - USP"

Transcrição

1 Escola de Engenharia de São Carlos - USP Programa de Pós-Graduação em Geotecnia NORMAS INTERNAS VIGENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS USP. MESTRADO E DOUTORADO Estas normas estão em acordo com o Regimento Geral da USP, Regimento de Pós Graduação, e com as normas da CPG EESC. Todas as resoluções foram aceitas e aprovadas pelos orientadores do programa nas diversas reuniões do CD do Departamento de Geotecnia. Além destas normas internas, todo aluno (mestrado e doutorado) do programa deve atender todas as exigências da USP e da EESC e os termos de compromissos que venham assumir durante o curso: I MESTRADO I.1 Da Seleção Os alunos serão selecionados a partir dos critérios divulgados em edital publicado no site do programa de pós-graduação em Geotecnia. O edital também será publicado no diário oficial do Estado. I.2 Das Disciplinas Os alunos selecionados para cursar o mestrado devem fazer matricula no primeiro semestre em um conjunto de 3 disciplinas fundamentais (Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas) e 1 disciplina complementar. No segundo semestre, o aluno deve matricular-se em um conjunto de 4 disciplinas, obedecendo às proposições do orientador. No final do segundo semestre, o aluno deverá matricular-se na disciplina de Seminários Gerais, cujas tarefas englobam: a) apresentar ao orientador e coordenador da pós-graduação texto contemplando a revisão bibliográfica pertinente ao projeto de dissertação. semestre. b) Fazer apresentação oral na primeira semana letiva do terceiro

2 Participação no programa PAE (programa de aperfeiçoamento de ensino) O programa PAE é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e envolve a realização de uma disciplina de preparação pedagógica (Seminários Gerais) e a participação em atividades didáticas em disciplinas de Graduação, sob a supervisão de um docente. Apesar deste programa ser direcionado preferencialmente aos alunos de doutorado, os alunos de mestrado também podem participar. Mais informações podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação I.3 Do Projeto de Pesquisa No final do primeiro mês após o ingresso, o aluno deverá submeter à Coordenação do Programa um texto de 1 pagina com o titulo, resumo e objetivos do trabalho a ser desenvolvido. Até o 5o mês após o ingresso (julho para ingressantes no primeiro semestre e dezembro para ingressantes no segundo semestre), o aluno deverá encaminhar à Coordenação do Programa o seu projeto de pesquisa completo, com detalhamento do cronograma e das atividades. Este documento será considerado na avaliação do desempenho acadêmico do aluno pelo programa. Fazer uma apresentação oral para uma comissão de professores do programa expondo o projeto de pesquisa na primeira semana letiva do semestre subseqüente ao de ingresso (primeira semana letiva de agosto ou de março, dependendo da data de ingresso). I.4 Da Bolsa O aluno selecionado poderá ser contemplado com uma bolsa de estudos, concedida por uma das instituições financiadoras. O aluno deve atender todas as exigências constantes do contrato celebrado entre as partes e assinado por época da aceitação da bolsa. O não atendimento de uma única exigência será motivo de cancelamento da bolsa. Neste caso, a Coordenação do Programa enviará à instituição responsável pela concessão da bolsa a documentação para que a mesma tome as medidas cabíveis, constantes dos contratos, dos termos de compromisso e similares. Ao final de todos os semestres os alunos serão avaliados no sentido de manutenção da bolsa de estudo.

3 Ao final do primeiro semestre, o aluno será avaliado tendo como base o seu rendimento nas disciplinas fundamentais (Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas), e no cronograma de atividades. Ao final do segundo semestre, o aluno será avaliado tendo como base os conceitos obtidos nas 4 disciplinas do segundo. O rendimento mínimo exigido para renovação da bolsa no primeiro e segundo semestre do curso será atingir índice de aproveitamento igual ou superior a 3, considerando o conceito A = 4, B = 3, C = 2 e o R = 0, observando os itens contratuais constantes das bolsas da CAPES (Termo de Compromisso item II comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante as normas definidas pela entidade promotora do curso VER TAMBÉM FORMULÁRIO DE CANCELAMENTO); e do CNPq (IS 018/2005). Todos os pós-graduandos devem apresentar um relatório semestral das atividades desenvolvidas no programa. O relatório deve vir com um parecer do orientador sobre o cumprimento das etapas previstas no cronograma proposto no plano de atividades e/ou projeto de pesquisa. Este relatório é condição fundamental para a avaliação do desempenho do aluno e também para a manutenção de sua bolsa. Fica fixada a data de 15 de janeiro e 15 de agosto, respectivamente para a entrega dos relatórios relativos ao segundo e primeiro semestres. No inicio do quarto semestre (primeira semana letiva do mês de agosto ou de março em função do início) o aluno deverá entregar um relatório detalhado contendo Revisão Bibliográfica, metodologia e Resultados (modelo FAPESP) contendo o desenvolvimento da dissertação (boneco da dissertação até o final do terceiro semestre contendo os resultados da pesquisa). Este relatório será avaliado pelo programa, e caso não seja aprovado implicará na perda da bolsa de estudo. I.5 Da Língua Estrangeira O aluno deve obter aprovação em exame de língua inglesa conforme as regras estabelecidas nas normas do programa de pós-graduação em Geotecnia. O aluno deverá comprovar aprovação no exame de inglês impreterivelmente até o prazo máximo de um ano após a data de sua primeira matrícula no curso. Alunos estrangeiros, além do exame de inglês, deverão comprovar proficiência em língua portuguesa. I.6 - Do exame de Qualificação O exame de qualificação não é mais exigido para os alunos de mestrado.

4 I.7 Entrega da Dissertação Para efetuar o depósito da dissertação o aluno deverá entregar cópia de um artigo enviado preferencialmente para uma Revista Nacional A (de acordo com a classificação QUALIS CAPES), e se adequadamente justificado pelo orientador para uma Revista B (de acordo com a classificação QUALIS CAPES), ou artigo aceito para congresso ou simpósio internacional ou nacional, com a respectiva carta de confirmação de recebimento do artigo pelos editores. (Não serão considerados encontros científicos de caráter regional ou local). II DOUTORADO II.1 Da Seleção Os alunos serão selecionados a partir dos critérios divulgados em edital publicado no site do programa de pós-graduação em Geotecnia. O edital também será publicado no diário oficial do Estado. II.2 Das Disciplinas Todos os alunos de doutorado devem fazer matrícula na disciplina SGS-5901 Didática e Oratória no Ensino Superior, que deverá ser cursada após o aluno ter realizado a revisão bibliográfica de sua tese. Além da apresentação da revisão em seminários programados na disciplina, o aluno deverá entregar a coordenação do Programa uma cópia impressa do texto contendo a revisão bibliográfica realizada. As demais disciplinas, necessárias para totalizar os créditos do programa de doutorado, deverão ser escolhidas de acordo com a definição dos respectivos orientadores. Participação no programa PAE (programa de aperfeiçoamento de ensino) O programa PAE é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e é obrigatório para os alunos bolsistas da CAPES. Este programa envolve a realização de uma disciplina de preparação pedagógica (SGS-5901) e a participação em atividades didáticas em disciplinas de Graduação, sob a supervisão de um docente. Apesar de não ser obrigatório para os demais, qualquer aluno de doutorado pode participar. Mais informações podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria de Pós- Graduação:

5 II.3 Do Projeto de Pesquisa O projeto de pesquisa apresentado no processo seletivo de ingresso no programa de pós-graduação será considerado como o projeto oficial do aluno para o desenvolvimento de sua pesquisa. Este documento será considerado na avaliação do desempenho acadêmico do aluno pelo programa. Caso considere ser necessário fazer modificações e ou adaptações no projeto original, o aluno deverá apresentar o projeto corrigido à coordenação, com anuência do seu orientador, até o 50 mês após o seu ingresso na pós-graduação. II.4 Da Bolsa O aluno selecionado poderá ser contemplado com uma bolsa de estudos, concedida por uma das instituições financiadoras. O aluno deve atender todas as exigências constantes do contrato celebrado entre as partes e assinado por época da aceitação da bolsa. O não atendimento de uma única exigência será motivo de cancelamento da bolsa. Neste caso, a Coordenação do Programa enviará à instituição responsável pela concessão da bolsa a documentação para que a mesma tome as medidas cabíveis, constantes dos contratos, dos termos de compromisso e similares. Ao final de todos os semestres os alunos serão avaliados no sentido de manutenção da bolsa de estudo. O rendimento mínimo exigido em disciplinas para a renovação da bolsa no primeiro e segundo semestre do curso será atingir índice de aproveitamento igual ou superior a 3, considerando o conceito A = 4, B = 3, C = 2 e o R = 0, observando os itens contratuais constantes das bolsas da CAPES (Termo de Compromisso item II comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante as normas definidas pela entidade promotora do curso VER TAMBÉM FORMULÁRIO DE CANCELAMENTO); e do CNPq (IS 018/2005). Todos os pós-graduandos devem apresentar um relatório semestral das atividades desenvolvidas no programa. O relatório deve vir com um parecer do orientador sobre o cumprimento das etapas previstas no cronograma proposto no plano de atividades e/ou projeto de pesquisa. Este relatório é condição fundamental para a avaliação do desempenho do aluno e também para a manutenção de sua bolsa. Fica fixada a data de 15 de janeiro e 15 de agosto, respectivamente para a entrega dos relatórios relativos ao segundo e primeiro semestres.

6 II.5 Da Língua Estrangeira O aluno deve obter aprovação em exame de língua inglesa conforme as regras estabelecidas nas normas do programa de pós-graduação em Geotecnia. O aluno deverá comprovar aprovação no exame de inglês impreterivelmente até o prazo máximo de um ano após a data de sua primeira matrícula no curso. Alunos estrangeiros, além do exame de inglês, deverão comprovar proficiência em língua portuguesa no máximo até a data da realização do exame de qualificação. II.6 - Do exame de Qualificação O prazo máximo para a realização do exame de qualificação é de 30 meses (verificar regras nas normas do programa de Geotecnia). Para a realização do Exame, o aluno deverá elaborar uma monografia sucinta, no mínimo vinte (20) e no máximo quarenta (40) páginas, sobre sua área de investigação, abordando os seguintes tópicos: - proposta de pesquisa e objetivos do trabalho de doutorado; - a base teórica que fundamenta o trabalho; - resultados preliminares e - proposta de continuidade do trabalho, visando demonstrar as perspectivas de finalização da tese dentro prazo estabelecido. II.7 Entrega da Tese Para efetuar o depósito da tese o aluno deverá entregar cópia de um artigo enviado preferencialmente para uma Revista Internacional A (de acordo com a classificação QUALIS CAPES), e se adequadamente justificado pelo orientador para uma Revista Internacional B (de acordo com a classificação QUALIS CAPES), ou Revista Nacional A (de acordo com a classificação QUALIS CAPES). Deverá ser comprovado a aceitação do artigo ou apresentar carta do editor atestando o recebimento do artigo para análise na revista.

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente, 2 docentes credenciados no programa e

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador e 2 docentes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NO

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS E REGIMENTO

PÓS-GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS E REGIMENTO PÓS-GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS E REGIMENTO Programas de pós-graduação: 10 programas - Engenharia Hidráulica e Saneamento - Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - Engenharia Elétrica - Engenharia

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017 NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS - CAPES/CNPq Todos os pedidos de concessão de bolsas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NO

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP - 1 - NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) é constituída pelo Coordenador, pelo suplente

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP 1 NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS E REGIMENTO

PÓS-GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS E REGIMENTO PÓS-GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS E REGIMENTO Programas de pós-graduação: 10 programas - Engenharia Hidráulica e Saneamento - Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - Engenharia Elétrica - Engenharia

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP será constituída por 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes que sejam orientadores credenciados

Leia mais

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA 1) Os candidatos aprovados no exame de seleção deverão efetuar matrícula conforme instruções e calendário vigentes na Instituição. O aluno deverá renovar a matrícula a cada semestre

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA

MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA MANUAL DO ALUNO 1. MATRÍCULA 1.1. Os candidatos aprovados no exame de seleção deverão efetuar matrícula conforme instruções e calendário vigentes na Instituição. O aluno deverá renovar a matrícula a cada

Leia mais

Fisiopatologia Experimental Normas Específicas

Fisiopatologia Experimental Normas Específicas Fisiopatologia Experimental Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Fisiopatologia Experimental será constituída

Leia mais

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO 1. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação

Leia mais

CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em Ciências em Gastroenterologia será constituída pelo Coordenador

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO MESTRADO NO PROGRAMA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA COPPE/UFRJ

REGULAMENTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO MESTRADO NO PROGRAMA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA COPPE/UFRJ REGULAMENTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO MESTRADO NO PROGRAMA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA COPPE/UFRJ I INSCRIÇÃO E SELEÇÃO I.1. Poderão se inscrever para o processo seletivo de ingresso no Curso de Mestrado do Programa

Leia mais

1. APÊNDICE A Normas do Programa

1. APÊNDICE A Normas do Programa 1. APÊNDICE A Normas do Programa I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) II. Critérios de Seleção III. Prazos IV. Créditos Mínimos V. Língua Estrangeira VI. Disciplinas VII. Cancelamento

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA Estabelece o regime didático para o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS DA CCP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS DA CCP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS DA CCP I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Aprova criação da Comissão de Bolsas e critérios de concessão e manutenção de bolsas O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS SELEÇÃO DE BOLSAS DO DESTINADA AOS ALUNOS MATRICULADOS NO CURSO DE DOUTORADO EM LETRAS 1. OBJETO DO EDITAL O presente Edital torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de concessão

Leia mais

NORMAS DA CPG E CCP E OUTRAS INFORMAÇÕES

NORMAS DA CPG E CCP E OUTRAS INFORMAÇÕES Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia EESC - FMRP - IQSC / USP NORMAS DA CPG E CCP E OUTRAS INFORMAÇÕES DEFINIÇÃO DE CPG E CCP CPG Comissão de Pós-Graduação CCP Comissão Coordenadora de

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP 1 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI TÍTULO I DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - Este Regulamento complementa

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM),

Leia mais

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA

MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA MANUAL DO ALUNO MATRÍCULA 1) Os candidatos aprovados no exame de seleção deverão efetuar matrícula conforme instruções e calendário vigentes na Instituição. O aluno deverá renovar a matrícula a cada semestre

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA 1 foto 3x4 Formulários de Inscrição/Matrícula (abaixo) Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento Cópia do RG Cópia do CPF Cópia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS EDITAL IEB N 004/2018

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS EDITAL IEB N 004/2018 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS EDITAL IEB N 004/2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE 1º SEMESTRE DE 2018 Estarão abertas de 02/05/2018

Leia mais

RESOLUÇÃO* Nº 001/2015, DO COLEGIADO DO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

RESOLUÇÃO* Nº 001/2015, DO COLEGIADO DO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Sta. Mônica, Bl.G

Leia mais

GUIA PARA ALUNOS INGRESSANTES

GUIA PARA ALUNOS INGRESSANTES Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Comissão Coordenadora do Programa GUIA PARA ALUNOS INGRESSANTES 2016 Prezados Discentes, Bem vindos ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação!

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ORIENTADOR A definição de orientador durante o processo seletivo é feita em função da afinidade de tema de pesquisa entre orientador e orientando,

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE TÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - O Curso de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (PG-CST) do INPE tem como objetivo a formação de

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA -

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DE DOUTORADO

REGULAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DE DOUTORADO PEMM/COPPE/UFRJ 2012 REGULAMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DE DOUTORADO Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PEMM Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Leia mais

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos;

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos; Instrução Normativa nº 01/2012 Dispõe sobre a proficiência em idioma estrangeiro para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular)

Leia mais

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Regulamento Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá R E SO LUÇ Ã O Nº 01 6 /2 012 - P G A Dispõe sobre critérios de classificação de candidatos à bolsa de estudos e de concessão de cotas disponibilizadas pelos órgãos financiadores e revoga a resolução nº

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL SANTANDER PRPG/2013 1. DISPOSIÇÕES GERAIS A Universidade de São Paulo (USP) tem primado pela excelência de seu Programa de Mobilidade Estudantil,

Leia mais

Normas do programa de Epidemiologia Experimental Aplicada Zoonoses. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

Normas do programa de Epidemiologia Experimental Aplicada Zoonoses. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Normas do programa de Epidemiologia Experimental Aplicada Zoonoses I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Epidemiologia Experimental Aplicada

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE FARMACOLOGIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE FARMACOLOGIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE FARMACOLOGIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador, 1 docente credenciado no programa e seus

Leia mais

Guia de Pós-Graduação Psico

Guia de Pós-Graduação Psico Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia Comissão de Pós-Graduação IX Encontro de Alunos Ingressantes nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia 2015 1 Prezados Discentes, É com grande satisfação

Leia mais

EDITAL N.º 001/ DA COTA INSTITUCIONAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MPEJA) MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL N.º 001/ DA COTA INSTITUCIONAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MPEJA) MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL N.º 001/2017 O COORDENADOR DO (MPEJA), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP NORMAS INTERNAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP NORMAS INTERNAS 1. PRAZOS PARA TITULAÇÃO E PARA A REALIZAÇÃO DOS EXAMES DE QUALIFICAÇÃO internas vigentes sobre os prazos para titulação e para a realização do Exame de Qualificação ao Mestrado e ao Doutorado. As normas

Leia mais

MANUAL PRÁTICO PPGBAA

MANUAL PRÁTICO PPGBAA MANUAL PRÁTICO PPGBAA BELÉM 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA APLICADA À AGROPECUÁRIA AUTORES DESSE

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA

REGIMENTO DO PROGRAMA REGIMENTO DO PROGRAMA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1º - A (UFAM) manterá no (IComp) o, com os Cursos de Mestrado em Informática e Doutorado em Informática, doravante denominado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2016

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2016 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2016 NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS - CAPES/CNPq Todos os pedidos de concessão de bolsas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB RESOLUÇÃO Nº 05/2015 - PPGCAMB Estabelece o regime didático para o Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Ciências Ambientais PPGCAMB. O Colegiado

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA Resolução UNESP nº 09 de 08/03/2013 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Veterinária, Cursos: Mestrado Acadêmico e

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - (PGCS), vinculado à Escola de Humanidades (EH) da Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA CCP A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Matemática do

Leia mais

RESOLUÇÃO 001/PPGEP/2016, de 01/02/2016. O presente documento tem por finalidade propor critérios para a alocação,

RESOLUÇÃO 001/PPGEP/2016, de 01/02/2016. O presente documento tem por finalidade propor critérios para a alocação, RESOLUÇÃO 001/PPGEP/2016, de 01/02/2016 O presente documento tem por finalidade propor critérios para a alocação, manutenção, renovação e término de concessão de bolsas de mestrado e doutorado, do Programa

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PPGCAMB RESOLUÇÃO Nº 05/2015 - PPGCAMB Estabelece o regime didático para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais PPGCAMB. O Colegiado

Leia mais

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), vinculado

Leia mais

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/Demanda Social

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/Demanda Social CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/Demanda Social Objetivo: Especificar critérios internos do PPGPSI/UFPR para a concessão, avaliação e renovação de bolsas CAPES/Demanda Social.

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (PPGMCS), vinculado

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA) Resolução UNESP nº 55 de 13 de junho de 2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola),

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Odontologia,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva MANUAL DE ORIENTAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva MANUAL DE ORIENTAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva Área de Concentração: Medicina Preventiva Faculdade de Medicina / USP Departamento de Medicina Preventiva Secretaria de Pós-Graduação Av. Dr. Arnaldo, 455-2º

Leia mais

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM), vinculado

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado-

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA -Mestrado e Doutorado- URCA UEPB MANUAL DO PPGEtno Recife, 2016 1 O que é o PPGEtno? O Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação

Leia mais

Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento

Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 - A CCP será

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO Mestrado & Doutorado 2017 2 INSTRUÇÕES BÁSICAS Este guia destina-se a fornecer

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº01/2014

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº01/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº01/2014 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA E AS DISCIPLINAS NA MODALIDADE DE ATUALIZAÇÃO EM CIÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) Resolução UNESP nº 49 de 05 de setembro 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal), Cursos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA GUIA DO ALUNO Mestrado & Doutorado 2019 2 INSTRUÇÕES BÁSICAS Este guia destina-se a fornecer

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação Universidade de São Paulo I. Composição da Comissão Coordenadora

Leia mais

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, DOS OBJETIVOS E PRAZOS

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, DOS OBJETIVOS E PRAZOS RESOLUÇÃO CEPE Nº 033/2008 Ementa: Aprova o Regimento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Pernambuco. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, no uso das atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Decanato de Ensino de Graduação Programa de Bolsas REUNI de Assistência ao Ensino - UnB

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Decanato de Ensino de Graduação Programa de Bolsas REUNI de Assistência ao Ensino - UnB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Decanato de Ensino de Graduação Programa de Bolsas REUNI de Assistência ao Ensino - UnB EDITAL 05/2012 BOLSAS REUNI DE MESTRADO E DOUTORADO O Comitê Gestor do Programa de Bolsas

Leia mais

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de 20-12-2001 O Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado e Doutorado, da Faculdade de Ciências e Letras, reger-se-á

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 008/2013, DE 12 DE MARÇO DE 2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 008/2013, DE 12 DE MARÇO DE 2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 008/2013, DE 12 DE MARÇO DE 2013 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL-MG A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC EDITAL PROPEC No. 06, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre o Primeiro Processo de Seleção de Bolsistas de 2018 para o Programa de Pós- Graduação

Leia mais

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Teologia, vinculado à Faculdade de Teologia

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Escola de Humanidades Programa de Pós-Graduação em História Regulamento Capítulo I Da Atribuição

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO, RENOVAÇÃO, CANCELAMENTO E EXTENSÃO DE BOLSAS/TAXAS PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO, RENOVAÇÃO, CANCELAMENTO E EXTENSÃO DE BOLSAS/TAXAS PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU REGULAMENTO PARA CONCESSÃO, RENOVAÇÃO, CANCELAMENTO E EXTENSÃO DE BOLSAS/TAXAS PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (Em conformidade com a Portaria CAPES n. 181, de 18 de dezembro de 2012 e

Leia mais

Regulamento. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral

Regulamento. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Regulamento Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica (Geronbio), vinculado ao Instituto

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-004/2017

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-004/2017 INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE 2017 Av. Trabalhador são-carlense, 400 / 13566-590 EDITAL ATAc/IFSC-004/2017 A Presidência da Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA 1. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de em Engenharia Mecânica é constituída

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS SELEÇÃO DE BOLSAS DO DESTINADA AOS ALUNOS MATRICULADOS NO CURSO DE MESTRADO EM LETRAS 1. OBJETO DO EDITAL O presente Edital torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de concessão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPESP INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS - ICEAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL PROFLETRAS /USP NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) constitui-se

Leia mais

AULA INAUGURAL P²CEM FIQUE POR DENTRO DAS NORMAS!!!

AULA INAUGURAL P²CEM FIQUE POR DENTRO DAS NORMAS!!! AULA INAUGURAL P²CEM 2017-1 FIQUE POR DENTRO DAS NORMAS!!! 1 Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais P²CEM Coordenação: Prof. Dr. Luís Eduardo Almeida Prof. Dr. Eduardo Kirinus Tentardini

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PRÓ REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 002/2011 1. DISPOSIÇÕES GERAIS A Universidade de São Paulo (USP) tem primado pela excelência de seu Programa de Mobilidade Estudantil, que

Leia mais

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de 15-7-2011 2011,, alterada pela Resolução Unesp-52 de 02-06 06-2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição,

Leia mais