f ÅâÄtwÉ g àâäéá wx VÜ w àé `öüv t cxä áátü PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "f ÅâÄtwÉ g àâäéá wx VÜ w àé `öüv t cxä áátü PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO I"

Transcrição

1 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO I Qual a conseqüência imediata do aceite dado pelo sacado? 02- Em qual local deve ser dado o aceite? 03- É necessária aposição de data no aceita? Há alguma vantagem em datá-lo? 04- É possível proibir a apresentação da letra para aceite? Há alguma conseqüência nessa hipótese? 05- Como se prova a falta de aceite no título? 06- O que é aceite qualificado? 07- Explique o aceite por intervenção? 08- O que endosso? Quais as suas diferenças em relação a cessão? 09- Quais são as espécies de endosso? 10- Explique o endosso mandato e sua circulação posterior. 11- Explique o endosso caução. E sua circulação posterior. 12- Qual é a responsabilidade do endossante e do endossatário, no endosso pleno, caução e mandato. 13- Explique o endosso póstumo. 14- É válido o endosso parcial? 15- O novo Código Civil alterou a sistemática do endosso, na LUG? 16- O que é aval? Quem pode dá-lo? 17- Quem são os protagonistas em uma relação em que é dado o aval? 18- Há diferença entre aval e fiança? Se positivo, quais? 19- Qual é a responsabilidade de quem dá o aval? 20- Há obrigação de se obter a autorização para dação do aval de alguém casado? 21- O aval pode sofrer restrições contratuais? 22- Explique o aval antecipado. 23- É válido o aval parcial? 24- Quais os efeitos jurídicos de um aval posterior ao vencimento? 25- Diferencie aval simultâneo de aval sucessivo. 26- Quais são os direitos dos avalistas?

2 RESPOSTAS Através do aceite o sacado se vincula ao pagamento da letra de cambio e se torna o seu devedor principal, ou seja, aceite produz uma obrigação direta e principal para o aceitante. 02- Pode ser dado em qualquer local do título, mas sendo no anverso pode constituir-se de simples assinatura. 03- Não, exceto na letra de cambio a certo termo de vista, pois o prazo de vencimento começa a contar da data do aceite. A data é importante também para se aferir a capacidade civil daqueles que fazem parte da relação cambial. 04- É possível, pela cláusula não aceitável o sacador proíbe a apresentação da letra de cambio ao sacado antes do dia do vencimento. Salvo na letra de cambio com vencimento a certo termo de vista ou com domicílio diferente do sacado. No primeiro caso há proibição prevalece porque o vencimento do título só começa a contar da aceitação e no segundo porque o sacado poderia ser surpreendido com a necessidade de realização de um pagamento em domicílio que até então desconhecia. Há conseqüência da cláusula não aceitável é preservar os coobrigados contra a antecipação do vencimento, que poderia ocorrer da eventual recusa do aceite. 05- Pelo protesto cambial. 06- Também chamado de aceite modificativo ou limitativo, é quando o aceitante delimita a ordem, não a aceitando integralmente. O aceitante pode não concordar com a data do vencimento, com o lugar do pagamento, com o valor a ser pago ou com espécie de moeda. O aceitante se obriga no limite do aceite prestado. O portador do título pode ou não aceitar o aceite qualificado, promovendo desde já o protesto, a ação de execução contra os outros obrigados nas condições originais do título, exceto no caso do aceitante que só se obriga nos limites do aceite por ele dado. 07- O ato de uma pessoa, obrigada ou não a aceitar o título, dá o aceite para evitar o efeito do protesto por falta de aceite e honrar o nome de alguém já obrigado no título. O aceitante por intervenção age como interveniente e deve indicar a pessoa cujo nome quer honrar. 08- Endosso do latim indorsum que significa nas costas. É ato cambiário unilateral, eventual e sucessivo, que tem como objetivo transferir o título e o direito nele mencionado, se for pleno, passando o endossante, em razão de sua assinatura da sua assinatura no título, a obrigado indireto, também responsável pelo pagamento do título 1. 1 Definição professor Luiz Emygdio: ato cambiário abstrato e formal correspondente a uma declaração unilateral de vontade, eventual, sucessiva, lançada no título de crédito ainda que do mesmo não conste a cláusula 'à ordem', pela qual o seu

3 Diferenças de endosso em relação à cessão: 3 Endosso Ato unilateral Ato formal (escrito) Direito autônomo 2 (emergente do título) Deve ser puro e simples (qualquer condição considera-se não escrita) Deve ser sempre integral 3 Responde pela solvência do devedor (em regra). O endossatário somente por opor exceção diretamente contra o endossante que lhe transferiu o crédito. Cessão Ato bilateral Pode revestir-se de qualquer forma. Direito derivado (o cedente transfere o seu próprio direito) Pode ser condicionada Pode ser parcial Responde pela existência do crédito (em regra). O devedor pode opor exceção tanto contra o cessionário quanto contra o cedente, a partir do memento que tomar conhecimento da cessão. Endosso é ato unilateral de declaração de vontade, obrigatoriamente efetuado de forma escrita, que confere direitos autônomos (pelo princípio da autonomia, a nulidade de um endosso não afeta os posteriores); o endossatário somente pode opor exceção diretamente contra o endossante que lhe transferiu o título de crédito. Cessão de crédito é contrato bilateral, que não exige forma específica para ser considerado válido; ocorrendo nulidade de uma cessão de crédito, todas as demais serão também atingidas; o devedor pode opor exceção tanto contra o cessionário quanto contra o cedente, a partir do momento em que tomar conhecimento da cessão. 09- Espécies de endosso: endosso pleno: preto ou nominativo, branco ou ao portador; endosso mandato; endosso-caução; endosso póstumo ou tardio e endosso parcial. 10- O endossante indica o endossatário como seu procurador, outorgando ao mandatário todos os poderes para cobrança e recebimento do título. O endossante é o mandante e o endossatário é o mandatário. Ao endossatário não se transmite a propriedade do título e nem os direitos dele emergentes, por isso, para ajuizar qualquer ação com base no título a ele endossado, o endossatário deverá fazê-lo em nome do endossante (mandante) e não no seu próprio nome, pois é parte ilegítima para figurar como sujeito da relação processual. Qualquer endosso posterior ao endosso mandato, ainda que sem as expressões que lhe são próprias, v.g., pague-se por procuração, valor a cobrar, etc. serão considerados endosso a título de procuração. O mandato que resulta de um endosso procuração não se extingue por morte ou sobrevinda incapacidade legal do subscritor, denominado endossante, transfere a outra pessoa, designada endossatário, que pode ou não ser identificado pelo endossante, os direitos emergentes do título, sendo, em regra, o endossante responsável não pelo aceite como também pelo seu pagamento". 2 Exceto endosso póstumo. 3 Endosso parcial é considerado ineficaz e não nulo, pois, não interrompe a série de endossos, caso exista.

4 mandante (art. 15, LUG, 3ª a ). Por uma atecnia de tradução considerou-se que sobrevinda morte ou incapacidade do mandatário não se extinguiria o endosso procuração, por obvio, sobrevindo morte do mandatário não há como este cumprir o mandato (a não ser que o faça do além). 11- O endosso caução também chamado de pignoratício ou endosso garantia, o título é transferido ao endossatário apenas como garantia de alguma outra obrigação, além da posse o endossatário recebe todos os poderes para cobrança, recebimento do valor do título e para garantia do crédito do endossatário. Ao endossatário do endosso caução não se transmite a propriedade do título e nem os direitos dele emergentes. Formalizase o endosso pelo acréscimo de uma das expressões: valor em caução, valor em penhor, valor em garantia ou qualquer outra expressão equivalente. O título pode ser endossado a terceiro, para a cobrança de seu valor, mas qualquer endosso posterior ao endosso caução feito pelo possuidor do título só vale como endosso a título de procuração (art. 19 da LUG). 12- Endosso pleno: o endossante torna-se obrigado indireto, sendo responsável pela aceitação e pelo adimplemento do título, salvo cláusula em contrário 4 (exceto se for o sacador); o endossatário, como credor, deve de apresentar o título para pagamento na data do seu vencimento. Sendo o endossatário credor, não tem responsabilidade, mas, o direito de exigir o pagamento do título na data e condições aprazadas. Só haverá responsabilidade do endossatário se este realizar novo endosso, passando então a qualidade de endossante, com todas as responsabilidades arroladas ut supra. Endosso caução: o endossante garante tanto a aceitação como o pagamento do título e pode proibir um novo endosso; o endossatário não tem responsabilidade alguma 5. Endosso mandato: o endossante torna-se obrigado indireto, sendo responsável pela aceitação e pelo adimplemento do título, salvo cláusula em contrário (exceto se for o sacador); o endossatário não tem responsabilidade alguma. Não há sequer relação jurídica entre ele e o devedor do título. 13- Endosso póstumo é o endosso que ocorre após do vencimento do título. Vencido o título não pode ele mais circular por endosso. Assim sendo, se o endosso é dado após o vencimento, mas antes do protesto, ou, antes findar-se o prazo para fazer o protesto, o seu efeito é o mesmo do endosso anterior. Se dado após tal período o seu efeito de uma cessão ordinária de crédito e o direito do endossatário não é autônomo, mas derivado do direito do endossante. 4 4 LUG art Os coobrigados não poderão invocar em face desse endossatário as defesas que teriam contra o endossante. Não são a ele oponíveis as exceções de natureza pessoal, a menos que o devedor prove a má-fé do mesmo.

5 14- O endosso em que o endossante procura transmitir apenas parte da importância mencionada no título é considerado nulo (art LUG). Mas se considerássemos nulo haveria uma quebra na cadeia de endossos. Assim sendo, o endosso parcial não é considerado nulo, mas cláusula não escrita, podendo o possuidor exigir a totalidade da soma cambial de todos os coobrigados, inclusive do signatário daquele endosso parcial. Essa restrição é regida pelo decreto 2044/08 art. 44, in verbis: Art. 44. Para efeitos cambiais, são consideradas não escritas: IV. A cláusula excludente ou restritiva da responsabilidade e qualquer outra beneficiando o devedor ou o credor, além dos limites fixados por essa lei. 2º. Não é letra de câmbio o título em que o emitente exclui ou restringe a sua responsabilidade cambial. 15- Embora o CC/2002 no artigo 910 e ss trate de endosso, não derroga a LUG, pois esta é convenção internacional e prevalece sobre aquele (Código Civil). 16- Aval é a garantia pessoal de pagamento, de que a obrigação constante do título de crédito será paga por um terceiro ou por um dos signatários, prestada mediante simples assinatura do avalista no anverso do próprio título ou em folha anexa. Pode ser dado por terceiro ou mesmo por um dos signatários da letra O avalista (aquele que dá o aval) e o avalizado (aquele que recebe o aval). 18- Aval fiança Garantia cambiária Garantia civil Deve ser dada no próprio título em ou em Dado em contrato ou outro documento. folha anexa a este Obrigação autônoma Obrig. acessória e beneficio de ordem Unilateral Bilateral Garantia pessoal e fidejussória Garantia pessoal e fidejussória O aval é autônomo em relação à obrigação avalizada, mas estará sempre vinculado a um título de crédito, ao passo que a fiança é obrigação acessória, portanto, totalmente dependente do contrato principal; se for nulo o principal, nula será a fiança, não havendo ligações ou vínculos com aquela. Desse modo, se a obrigação do avalizado, por qualquer razão, não puder ser exigida pelo credor, isto não prejudicará os seus direitos em relação ao avalista. Já, se a obrigação afiançada é inexigível, a causa da inexigibilidade macula igualmente a fiança, que, sendo acessória, tem a sorte da principal.

6 O benefício de ordem é a exoneração da responsabilidade do prestador da 6 garantia suplementar em razão da prova da solvência do devedor garantido. O avalista, mesmo que o avalizado tenha bens suficientes ao integral cumprimento da obrigação cambiária, deve honrar o título junto ao credor, se acionado, e, depois, cobrá-lo em regresso. O fiador, ao contrário, poderá indicar bens do afiançado, situados no mesmo Município, livres, desembaraçados e suficientes à solução da dívida, e, com isto, liberar-se da obrigação assumida. 19- O avalista é responsável pela obrigação da mesma maneira que é o avalizado. É responsável, ainda que nula, inexistente ou ineficaz a obrigação garantida, desde que o vício não seja de forma. 20- O Diferentemente da fiança, no aval não se exige a assinatura do cônjuge, que, entretanto, se não assinar, pode excluir sua meação. Mas, é preciso o consentimento do outro cônjuge para que este (aval) se efetive, na impossibilidade do cônjuge dar o aval (ou quando o denegue sem motivo justo) o juiz poderá supri-lo. Assim, o aval dado sem a autorização do cônjuge não será nulo, mas poderá ser anulado (CC/2002 art. 1647, III) se o outro cônjuge não tiver se beneficiado direta ou indiretamente do aval. 21- Contratos de sociedade podem estabelecer restrições aos poderes de seus administradores, impedindo-os de prestar aval e outras garantias. Mas estas restrições podem valer entre os sócios, mas nunca em relação a terceiro de boa-fé, mesmo quando esta restrição conste de registro na Junta Comercial. Assim, sendo o aval prestado em títulos decorrentes de assuntos de interesse social, nenhuma dúvida haverá sobre a validade de tal aval, apesar da proibição. Havendo prejuízo para a sociedade em decorrência do aval prestado contra disposições contratuais, o sócio ou administrador responderá perante a sociedade e os demais sócios. 22- É o aval que a pessoa dá a outra que ainda não se obrigou no título, só prevalece se for feito formalmente. Se o avalizado não assinar o título o aval perde o valor, mas imperará mesmo que depois da assinatura esta seja considerada nula em virtude de incapacidade posterior do avalista ou que haja algum vício na declaração cambial, v.g., assinatura falsa. O aval antecipado dado ao sacado só preponderará se houver aceite. 23- É válido somente no caso de aceite parcial. Consiste na garantia de somente uma parte do valor do título, dada pelo avalista. 24- Para uma corrente o aval dado após o vencimento gera efeitos de fiança (cessão civil). Para o professor Wille como não há norma que regule o aval posterior, este produz os mesmos efeitos cambiais daquele prestado antes do vencimento, visto que, a intenção do agente era prestar aval e não fiança, é dizer, a cambial é suscetível de ser avalizada

7 mesmo após o vencimento. A lei de duplicatas (Lei 5474/68) em seu artigo 12, parágrafo único dispõe que: O aval dado posteriormente ao vencimento do título produzirá os mesmos efeitos que o prestado anteriormente àquela ocorrência. 25- Aval simultâneo consiste na assinatura de vários avalistas garantido um único avalizado. Aval sucessivo consiste em um avalista avalizando outro avalista (aval de aval). Segundo Súmula 189 do STF avais em branco e superpostos consideram-se simultâneos e não sucessivos. 26- Se o avalista o paga o título, fica sub-rogado nos direitos emergentes do título contra a pessoa a quem se equiparou pelo aval e contra os obrigados para com tal pessoa. Sendo os avalistas simultâneos opera-se a solidariedade comum, ou seja, o avalista que pagou só pode receber dos outros avalistas do mesmo grau a quota parte respectiva. Quando o aval é sucessivo a responsabilidade dos avalistas é a cambial, cobrando tudo o que pagou. 7 Referências Bibliográficas Primorosas aulas do Professor Felipe Falcone Direito Comercial Curso de Direito 2006 Universidade de Itaúna. COELHO, Fabio Ulhôa. Curso de Direito Comercial. São Paulo: ed. Saraiva, 2004, vol 1. COSTA, Wille Duarte da. Títulos de Crédito. Belo Horizonte: ec. Del Rey, 2006, vol 1. Sites consultados

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü 1 QUESTÕES SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO II 1. Como se opera a circulação das letras de câmbio? R.: Após o aceite do sacado, o beneficiário teria de, em tese, aguardar a data do vencimento para receber

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Títulos de Crédito Aula 31 20/11/2015 Endosso: Utilidade: Títulos de Crédito são em regra nominais à ordem; Indicam

Leia mais

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 Conceito Segundo Cesare Vivante: documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado. 2 Princípios Cartularidade Literalidade Autonomia

Leia mais

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial ATOS CAMBIÁRIOS ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial PROTESTO ato extrajudicial pelo qual o credor prova a falta de aceite

Leia mais

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO ATOS COMUNS PAGAMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ACEITE ENDOSSO AVAL VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 Noção de Crédito VENDA A PRAZO:

Leia mais

Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil

Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil Teoria Geral dos Títulos de Crédito Aula 6 Os títulos de crédito no Código Civil Uniformização do direito cambiário (conveções de Genebra) Direito uniforme princípios gerais Unificação cooperação internacional

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO TÍTULOS DE CRÉDITO Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (65) 99352-9229 CONCEITO: forma de transmissão dos

Leia mais

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com -

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com - Curso de Legislação Societária TÍTULOS DE CRÉDITO Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC- ND Título de crédito documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO TÍTULOS DE CRÉDITO Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (65) 99352-9229 CONCEITO: forma de transmissão dos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Títulos Prof. Cláudio Alves As operações com títulos de crédito vieram facilitar a ocorrência de operações comerciais. Pode-se dizer que houve um enorme avanço nas

Leia mais

Letra de Câmbio. Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de Decreto nº , de 25 de janeiro de Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Letra de Câmbio. Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de Decreto nº , de 25 de janeiro de Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Letra de Câmbio Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de 1.908 Decreto nº 57.663, de 25 de janeiro de 1966 Histórico A letra de câmbio surgiu na Itália, nas corporações de mercadores e nos mercados e feiras

Leia mais

Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento de três situações jurídicas distintas:

Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento de três situações jurídicas distintas: Direito Empresarial II 6º Semestre CURSO: DIREITO LETRA DE CÂMBIO HISTÓRICO DA LETRA DE CÂMBIO A Letra de Câmbio é uma ordem de pagamento. Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: Endosso (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: Endosso (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35 ENDOSSO é a maneira tradicional pelo qual os títulos de crédito

Leia mais

Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio

Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio Estudo n.º 1. 1) Classifique crédito quanto a sua utilização. 2) Porque podemos dizer que título

Leia mais

NOTA PROMISSÓRIA 11.1 NOÇÃO

NOTA PROMISSÓRIA 11.1 NOÇÃO 11 NOTA 11.1 NOÇÃO Enquanto a letra de câmbio é uma ordem de pagamento, porque através dela o signatário (sacador) do título requisita a uma pessoa (sacado) o pagamento de uma soma, a nota promissória

Leia mais

Aula 06. ATOS CAMBIÁRIOS (cont.)

Aula 06. ATOS CAMBIÁRIOS (cont.) Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Aval (cont.). Títulos em espécie: Letra de câmbio (08/09/15) Professora: Carolina Lima Monitora: Márcia Beatriz Aula 06 Aval: ATOS CAMBIÁRIOS (cont.) Recapitulando:

Leia mais

Direito Empresarial

Direito Empresarial www.uniestudos.com.br Direito Empresarial Helder Goes Professor de Direito Empresarial do Universo de Estudos Advogado e Consultor Jurídico Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes Especialista

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 3. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 3. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 3 Profª. Estefânia Rossignoli - Um dos elementos para se ter um título de crédito é a confiança. Isto porque o credor confia que irá

Leia mais

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

Direito aplicado à logística

Direito aplicado à logística 6.4 LETRA DE CÂMBIO 6.4.1 Caracterização Eis um modelo de letra de câmbio: Regulada pela Lei nº 57.663/66 e parcialmente pelo Decreto nº 2.044/08 (Lei Uniforme), é uma ordem de pagamento à vista ou a prazo

Leia mais

Aula de 16/03/15. a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio).

Aula de 16/03/15. a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio). Aula de 16/03/15 14. DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE CONTRATUAL - Espécies: a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio). Todas as duas hipóteses podem ocorrer de forma judicial ou extrajudicial.

Leia mais

LETRA DE CÂMBIO. Armindo de Castro Júnior

LETRA DE CÂMBIO. Armindo de Castro Júnior Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Facebook: Armindo Castro Homepage: www.armindo.com.br Celular/WhattsApp: (65) 99352-9229 HISTÓRICO Período Italiano Idade Média Câmbio Trajectício

Leia mais

Conceito. Características literalidade é válido somente por aquilo que nele estiver. Princípios

Conceito. Características literalidade é válido somente por aquilo que nele estiver. Princípios Conceito documento formal com força executiva, representativo de dívi líqui e certa, sem qualquer dúvi, cuja circulação está desvincula do negócio que deu origem ao título. Características literalide é

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas Instituições de Direito Público e Privado Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas 1. Títulos de Crédito Conceito e Generalidades Título de Crédito é um documento necessário para o exercício do direito

Leia mais

DIREITO COMERCIAL ESQUEMAS DAS AULAS CAPÍTULO III PARTE I CAPÍTULO III - TÍTULOS DE CRÉDITO III

DIREITO COMERCIAL ESQUEMAS DAS AULAS CAPÍTULO III PARTE I CAPÍTULO III - TÍTULOS DE CRÉDITO III Docente: Pedro Dias Venâncio Gabinete: 3 Grupo: Direito Endereço electrónico: pvenancio@ipca.pt PARTE I CAPÍTULO III III - TÍTULOS DE CRÉDITO 1.Conceito, função e características 2. Letra de câmbio 3.

Leia mais

DIREITO COMERCIAL II. Professor LUIZ GONZAGA MODESTO DE PAULA DIREITO COMERCIAL II TÍTULOS DE CRÉDITO

DIREITO COMERCIAL II. Professor LUIZ GONZAGA MODESTO DE PAULA DIREITO COMERCIAL II TÍTULOS DE CRÉDITO 1 DIREITO COMERCIAL II Professor LUIZ GONZAGA MODESTO DE PAULA modesto@pucsp.br 2 TÍTULOS DE CRÉDITO 3 P R O G R A M A 4 AULA 1 CONCEITO DE CRÉDITO CONCEITO TRADICIONAL DE TÍTULO DE CRÉDITO NOVO CONCEITO

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1 DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1 Título de crédito É o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produzindo efeitos quando preenchidos

Leia mais

Aula 05. ATOS CAMBIÁRIOS (cont.)

Aula 05. ATOS CAMBIÁRIOS (cont.) Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Atos Cambiários em espécie: endosso, aval, protesto (01/09/15) Professora: Carolina Lima Monitora: Márcia Beatriz Aula 05 Atos em espécie ATOS CAMBIÁRIOS

Leia mais

Teoria Geral dos Títulos de Crédito

Teoria Geral dos Títulos de Crédito DIREITO COMERCIAL 14 Teoria Geral dos Títulos de Crédito Introdução Noções Gerais Noções Iniciais: Uma obrigação em dinheiro, pode ser representada por um documento que lhe dê crédito. O crédito importa

Leia mais

Saque, Aceite, Endosso, Aval, Fiança e Pagamento

Saque, Aceite, Endosso, Aval, Fiança e Pagamento Saque, Aceite, Endosso, Aval, Fiança e Pagamento SAQUE Trata-se de ato cambiário a partir do qual um título de crédito é emitido quando o sacador o assina para ser submetido ao sacado, se chama assinatura,

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 1 Profª. Estefânia Rossignoli - Os títulos de crédito, para atenderem aos seus objetivos, possuem institutos que lhe são próprios e

Leia mais

O CÓDIGO CIVIL E OS TÍTULOS DE CRÉDITO

O CÓDIGO CIVIL E OS TÍTULOS DE CRÉDITO O CÓDIGO CIVIL E OS TÍTULOS DE CRÉDITO Código Civil: Art. 903. Salvo disposição diversa em lei especial, regem-se os títulos de crédito pelo disposto neste Código. (confusão estabelecida) As divergências

Leia mais

Amas as leis, entretanto, regulamentam a letra de câmbio, fazendo extensão para a norta promissória.

Amas as leis, entretanto, regulamentam a letra de câmbio, fazendo extensão para a norta promissória. Letra de Câmbio Conceito A letra de câmbio é o protótipo dos títulos de crédito, o primeiro a ser criado, tendo derivado dela todos os demais. Modernamente, não é um título muito popular, mas elitista,

Leia mais

Títulos de Crédito: Aval. Resumo: 1) Introdução: 2) Conceitos:

Títulos de Crédito: Aval. Resumo: 1) Introdução: 2) Conceitos: Títulos de Crédito: Aval Resumo: Ao celebrar um negócio jurídico de compra e venda ou de concessão de crédito, o credor normalmente procura se resguardar da eventual inadimplência do devedor. Nesses e

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 13. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 13. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 13 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Aula 03 ATOS CAMBIÁRIOS 1

Aula 03 ATOS CAMBIÁRIOS 1 Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Atos Cambiários: Noções Gerais. Prazos (25/08/15) Professora: Carolina Lima Monitora: Márcia Beatriz Aula 03 ATOS CAMBIÁRIOS 1 Para explicar a sistemática

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO. Freitas Bastos Editora (81) S731t

TÍTULOS DE CRÉDITO. Freitas Bastos Editora (81) S731t CARLOS GUSTAVO DE SOUZA Advogado Militante no Direito Comercial e Tributário; Especialista em Direito Processual Civil - Centro Universitário - UNI-FMU - SP; Mestrando em Direito Empresarial e Tributação

Leia mais

Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória. José Rodrigo Dorneles Vieira

Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória. José Rodrigo Dorneles Vieira Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br Cesare Vivante: Documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado.

Leia mais

2) Com relação às sociedades personificadas e não personificadas, assinale a

2) Com relação às sociedades personificadas e não personificadas, assinale a SIMULADO - MARATONA 1) Assinale a alternativa INCORRETA : a) a empresa tem natureza jurídica de sujeito de direito; b) a empresa é a atividade econômica organizada para a produção; ou circulação de bens

Leia mais

DIREITO NA ACTIVIDADE BANCÁRIA ( )

DIREITO NA ACTIVIDADE BANCÁRIA ( ) DIREITO NA ACTIVIDADE BANCÁRIA (9.06.2009) Este teste é constituído por três partes: - a primeira parte formada por 10 perguntas de escolha múltipla, valendo cada resposta certa 0,5 valores; - a segunda

Leia mais

CONCEITO O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE)

CONCEITO O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE) O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE) CARACTERÍSTICAS CARTULARIDADE a necessidade de exibição LITERALIDADE vale pelo

Leia mais

Títulos de Crédito Direito Empresarial

Títulos de Crédito Direito Empresarial RESUMO Títulos de Crédito Direito Empresarial 1 Índice Título de Crédito... 4 Conceito... 4 Definição Clássica de Vivante:... 4 Princípios... 4 Princípio da Cartularidade... 4 Princípio da Literalidade:...

Leia mais

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado);

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado); Resumo Aula-tema 04: Títulos de crédito Título de crédito é um documento necessário ao exercício de direito literal e autônomo nele contido. Trata-se de conceito inspirado na clássica concepção do italiano

Leia mais

Apresentação para pagamento da letra à vista sem designação de prazo (art. 21 do

Apresentação para pagamento da letra à vista sem designação de prazo (art. 21 do PRINCIPAIS PRAZOS NOS DECRETOS N os 2.044, DE 31-12-1908 (Lei da Letra de Câmbio e da Nota Promissória) E 57.663, DE 24-1-1966 (Lei Uniforme em Matéria de Letras de Câmbio e Notas Promissórias) Ação por

Leia mais

IF cxüzâçàtá x exáñéáàtá g àâäéá wx VÜ w àé `öüv t cxä áátü TOMO III 63 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO

IF cxüzâçàtá x exáñéáàtá g àâäéá wx VÜ w àé `öüv t cxä áátü TOMO III 63 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO III 63 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO 1 1. Defina: a) crédito b) Título de crédito 2. Quais são os elementos do crédito? Disserte sobre eles. 3. Qual a principal função do crédito?

Leia mais

DIREITO COMERCIAL II TÍTULOS DE CRÉDITO: literal e autônomo nele mencionado.(vivante) CRÉDITO = alargamento da troca.

DIREITO COMERCIAL II TÍTULOS DE CRÉDITO: literal e autônomo nele mencionado.(vivante) CRÉDITO = alargamento da troca. TÍTULOS DE CRÉDITO: CRÉDITO = alargamento da troca. Venda a prazo Empréstimo Documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado.(vivante) joao@joaopereira.com.br TÍTULO

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 2. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 2. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Parte 2 Profª. Estefânia Rossignoli - Questão importante é sobre a responsabilidade decorrente do endosso. - A Lei Uniforme de Genebra, no seu art. 15, diz que o

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 5. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 5. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 5 Profª. Estefânia Rossignoli - Para que se possam exercer os direitos inerentes ao título de crédito, será preciso que se comprove

Leia mais

UNIDADE 3 DECLARAÇÕES CAMBIÁRIAS

UNIDADE 3 DECLARAÇÕES CAMBIÁRIAS UNIDADE 3 DECLARAÇÕES CAMBIÁRIAS Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1

DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1 DIREITO EMPRESARIAL CADU WITTER TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE 1 Título de crédito É o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produzindo efeitos quando preenchidos

Leia mais

UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO

UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

Súmulas - STF e STJ Direito Empresarial

Súmulas - STF e STJ Direito Empresarial 1 CONTRATOS BANCÁRIOS Súmula 530 STJ: Nos contratos bancários, na impossibilidade de comprovar a taxa de juros efetivamente contratada por ausência de pactuação ou pela falta de juntada do instrumento

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XIII Letra de Câmbio e Cheque

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XIII Letra de Câmbio e Cheque Instituições de Direito Público e Privado Parte XIII Letra de Câmbio e Cheque 1. Letra de Câmbio Conceito e Generalidades Letra de Câmbio A Letra de Câmbio é uma ordem de pagamento, sacada por um credor

Leia mais

DUPLICATA MERCANTIL. Partes: Com efeito, se alguém efetua a venda a prazo, pode emitir uma duplicata O vendedor será o adquirente. Natureza Jurídica:

DUPLICATA MERCANTIL. Partes: Com efeito, se alguém efetua a venda a prazo, pode emitir uma duplicata O vendedor será o adquirente. Natureza Jurídica: DUPLICATA MERCANTIL A DUPLICATA MERCANTIL É TITULO DE CRÉDITO CRIADO PELO DIREITO BRASILEIRO. A emissão da duplicata foi disciplina pela Lei 5474/68 O termo duplicata não pode ser interpretado ao Pé da

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1 Profª. Estefânia Rossignoli - São quatro os principais títulos existentes: letra de câmbio, nota promissória, duplicata e cheque. - É o

Leia mais

156 Curso de Direito Comercial, Rubens Requião, página 350, Saraiva, 1988.

156 Curso de Direito Comercial, Rubens Requião, página 350, Saraiva, 1988. AVAL SISTEMA DE GARANTIA CAMBIAL Amilcar Douglas Packer advogado e professor de Direito Comercial no CESUMAR RESUMO: O artigo busca dar uma cisão prática do aval como sistema de garantia cambial. ABSTRACT:

Leia mais

AULA DE TÍTULOS DE CRÉDITO OAB 1º FASE. Profª. Rebeca Eckstein

AULA DE TÍTULOS DE CRÉDITO OAB 1º FASE. Profª. Rebeca Eckstein AULA DE TÍTULOS DE CRÉDITO OAB 1º FASE Profª. Rebeca Eckstein rebecaeckstein@gmail.com http://www.facebook.com/rebecaeckstein LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Legislação Especial: Letra de Câmbio e Nota promissória

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04 DATA 05/07/2016 DISCIPLINA Empresarial PROFESSOR José Humberto Souto Júnior MONITOR Thaís da Mata AULA 04 - Títulos de Crédito (Cheque, Duplicata

Leia mais

Celso Duarte de MEDEIROS Júnior 1 Claudete Martins dos SANTOS 2 João Aparecido de FREITA 3 ENDOSSO PRÓPRIO EM LETRA DE CÂMBIO

Celso Duarte de MEDEIROS Júnior 1 Claudete Martins dos SANTOS 2 João Aparecido de FREITA 3 ENDOSSO PRÓPRIO EM LETRA DE CÂMBIO ENDOSSO PRÓPRIO EM LETRA DE CÂMBIO Celso Duarte de MEDEIROS Júnior 1 Claudete Martins dos SANTOS 2 João Aparecido de FREITA 3 ENDOSSO PRÓPRIO EM LETRA DE CÂMBIO Este trabalho procura dar uma noção geral

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA CONTRATO DE FIANÇA Disposições gerais: artigos 818 a 826 do CC Efeitos da fiança: artigos 827 a 836 do CC Extinção da fiança: artigos 837 a 839 do CC 1. Conceito Fiança ou caução fidejussória é a promessa

Leia mais

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações Introdução Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações As obrigações são relações compostas por conteúdo e sujeitos. Dentro delas é possível que se faça a alteração do objeto, que acontece

Leia mais

Curso Resultado. Decreto 2.044, de 31 de dezembro de Define a letra de câmbio e a nota promissória e regula as Operações Cambiais.

Curso Resultado. Decreto 2.044, de 31 de dezembro de Define a letra de câmbio e a nota promissória e regula as Operações Cambiais. Decreto 2.044, de 31 de dezembro de 1908 Define a letra de câmbio e a nota promissória e regula as Operações Cambiais. TITULO I - DA LETRA DE CÂMBIO CAPITULO I - DO SAQUE Art. 1º A letra de câmbio é uma

Leia mais

PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 ASPECTOS CONCEITUAIS 1 Crédito 2 Título 3 Outros títulos 4 Cambiaridade 5 Emissão e seus efeitos 5.1 Princípio da incorporação 6 Obrigações representáveis

Leia mais

LETRA DE CÂMBIO 10.1 ORIGEM

LETRA DE CÂMBIO 10.1 ORIGEM 10 LETRA DE CÂMBIO 10.1 ORIGEM A letra de câmbio, praticamente, começou a se formar na Itália, no século XIV. Para não transportar dinheiro de uma cidade para outra, estando uma pessoa sujeita à emboscada

Leia mais

Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 ASPECTOS CONCEITUAIS 1 Crédito 2 Título 3 Outros títulos 4 Cambiaridade 5 Emissão e seus efeitos 5.1 Princípio da incorporação 6

Leia mais

LEI UNIFORME RELATIVA ÀS LETRAS E LIVRANÇAS. DL , de 30 de Abril de 1936 (Actualizado Artº 48º (Juros) até ) Título I - Das letras

LEI UNIFORME RELATIVA ÀS LETRAS E LIVRANÇAS. DL , de 30 de Abril de 1936 (Actualizado Artº 48º (Juros) até ) Título I - Das letras LEI UNIFORME RELATIVA ÀS LETRAS E LIVRANÇAS DL 26 556, de 30 de Abril de 1936 (Actualizado Artº 48º (Juros) até 2003-03-27) Título I - Das letras Capítulo I - Emissão e forma da letra Artigo 1.º A letra

Leia mais

Cheque administrativo ou cheque bancário ou cheque tesouraria (art.9º, III)

Cheque administrativo ou cheque bancário ou cheque tesouraria (art.9º, III) 1 Títulos de Crédito Sala 207 UNIP Títulos de Crédito VIII 29 de outubro Modalidades de Cheque Cheque visado (art.7º) - é o cheque em que o banco sacado a pedido do emitente ou do portador legitimado,

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

Capítulo I O CRÉDITO E A ECONOMIA

Capítulo I O CRÉDITO E A ECONOMIA SUMÁRIO Capítulo I O CRÉDITO E A ECONOMIA I. Noção geral... 1 1. Conceito econômico de crédito... 1 2. Origem etimológica... 2 3. Elementos do crédito (confiança e tempo)... 2 II. Importância do crédito

Leia mais

INFORMATIVO MENSAL I JUNHO 2015

INFORMATIVO MENSAL I JUNHO 2015 INFORMATIVO MENSAL I JUNHO 2015 I CÍVIL I TRIBUTÁRIO I TRABALHISTA I NOTÍCIAS I CÍVIL CUIDADOS COM AVAL E FIANÇA O aval é uma garantia autônoma, um contrato informal, que se dá em títulos de crédito, o

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM

DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM Prof. Ma Marina Zava de Faria FACE: Marina Zava INSTA: Marina Zava Periscope:@marinazava E-mail: profmarinazava@hotmail.com DIREITO EMPRESARIAL PREPARATÓRIO XXII EXAME DE ORDEM 1.1 Legislação Aplicável

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONTRATO DE FIANÇA CONTRATO DE FIANÇA Disposições gerais: artigos 818 a 826 do CC Efeitos da fiança: artigos 827 a 836 do CC Extinção da fiança: artigos 837 a 839 do CC 1. Conceito Fiança ou caução fidejussória é a promessa

Leia mais

Letras e livranças. Características: Literalidade Circulabilidade Incorporação ou legitimação Autonomia

Letras e livranças. Características: Literalidade Circulabilidade Incorporação ou legitimação Autonomia Índice Letras e livranças... 3 Intervenientes na letra:... 4 Requisitos da letra... 5 Formas de transmissão da letra... 5 Aceite e aval... 6 O aval pode revestir duas formas:... 6 Livrança... 8 Existem

Leia mais

Aula 07. LETRA DE CÂMBIO (cont.) A letra de câmbio tem as seguintes espécies de vencimento (data para pagamento):

Aula 07. LETRA DE CÂMBIO (cont.) A letra de câmbio tem as seguintes espécies de vencimento (data para pagamento): Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Letra de Câmbio: vencimento. Nota Promissória: sujeitos e vencimento (15/09/15) Professora: Carolina Lima Monitora: Márcia Beatriz Aula 07 LETRA DE CÂMBIO

Leia mais

Há mais de 13 classificações, mas só estudaremos as 4 principais utilizadas pela doutrina. Quais sejam:

Há mais de 13 classificações, mas só estudaremos as 4 principais utilizadas pela doutrina. Quais sejam: Classificação Há mais de 13 classificações, mas só estudaremos as 4 principais utilizadas pela doutrina. Quais sejam: a) Quanto a forma de transferência ou circulação; b) Quanto ao modelo; c) Quanto à

Leia mais

Sumário PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

Sumário PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 ASPECTOS CONCEITUAIS... 3 1 Crédito... 3 2 Título... 4 3 Outros títulos... 5 4 Cambiaridade... 7 5 Emissão e seus efeitos... 9 5.1 Princípio da incorporação...

Leia mais

DECRETO Nº 2.044, DE 31 DE DEZEMBRO DE Define a letra de câmbio e a nota promissória e regula as Operações Cambiais.

DECRETO Nº 2.044, DE 31 DE DEZEMBRO DE Define a letra de câmbio e a nota promissória e regula as Operações Cambiais. DECRETO Nº 2.044, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1908. Define a letra de câmbio e a nota promissória e regula as Operações Cambiais. O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil: Faço saber que o Congresso

Leia mais

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO Título de crédito é o documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado. Art. 887. O título de crédito, documento necessário ao exercício

Leia mais

CURSO ON-LINE DIREITO COMERCIAL RECEITA FEDERAL PROFESSOR: YURI MACHADO

CURSO ON-LINE DIREITO COMERCIAL RECEITA FEDERAL PROFESSOR: YURI MACHADO Olá amigos! Chegamos à quinta e última aula do nosso curso de direito comercial para a receita federal. Seguindo o esquema até aqui adotado, nesta aula trataremos dos temas incluídos no item 7: Nota promissória.

Leia mais

5. ENDOSSO: TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DO TÍTULO DE CRÉDITO CONCEITO EFEITOS DO ENDOSSO MODALIDADES DE ENDOSSO...

5. ENDOSSO: TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DO TÍTULO DE CRÉDITO CONCEITO EFEITOS DO ENDOSSO MODALIDADES DE ENDOSSO... EMPRESARIAL II TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO... 7 1. NOÇÕES GERAIS DE TÍTULOS DE CRÉDITOS... 7 1.1. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL... 7 1.2. CONCEITO DE TÍTULOS DE CRÉDITO... 7 2. PRINCÍPIOS DOS TÍTULOS DE

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL III

DIREITO EMPRESARIAL III DIREITO EMPRESARIAL III PROF. EDUARDO GOULART PEREIRA Aluísio Andrade monitor: alusio320@gmail.com UNIDADE I TÍTULOS DE CRÉDITO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS CAMBIÁRIOS CRÉDITO Importância Título de crédito

Leia mais

DATA 06/09/2016 DISCIPLINA

DATA 06/09/2016 DISCIPLINA CURSO Carreiras Jurídicas 2016.2 DATA 06/09/2016 DISCIPLINA Direito Empresarial PROFESSOR Vinícius Gontijo MONITOR Priscila Agnes Maffia Lopes AULA 02 Ementa: 1) Teoria dos títulos de crédito... 2 1.6)

Leia mais

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia DIREITO CIVIL Aula 11 Obrigações II Prof. Wander Garcia 5. Transmissão das obrigações (alteração subjetiva) 5.1. Cessão de crédito 5.1.1. Conceito: transferência da posição de credor - cedente: credor

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Finanças Direito empresarial

Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Finanças Direito empresarial 6. TÍTULOS DE CRÉDITO 6.1 Caracterização Para Vivante, título de crédito é o documento necessário ao exercício de um direito literal e autônomo nele mencionado. O Código Civil de 2002 o definiu no artigo

Leia mais

SOS OAB Direito Empresarial Paulo Ellery Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

SOS OAB Direito Empresarial Paulo Ellery Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SOS OAB Direito Empresarial Paulo Ellery 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. VII EXAME OAB QUESTÃO 49 Questão 49 QUESTÃO Com relação ao instituto do aval, é correto

Leia mais

OUTROS DOCUMENTOS COMERCIAIS

OUTROS DOCUMENTOS COMERCIAIS A livrança É um título de crédito pelo qual o seu signatário (subscritor) se compromete a pagar ao seu credor beneficiário - ou à ordem deste uma determinada importância, numa certa data. A livrança são

Leia mais

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda DUPLICATA Lei n. 5.474/68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda Estrutura Clássica SACADOR SACADO Emitido pelo credor ou

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

Aula 04. ATOS CAMBIÁRIOS (cont.)

Aula 04. ATOS CAMBIÁRIOS (cont.) Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Prazos. Atos Cambiários em espécie. Endosso (01/09/15) Professora: Carolina Lima Monitora: Márcia Beatriz Aula 04 ATOS CAMBIÁRIOS (cont.) Prazos No caso

Leia mais

Cheque Aulas 22 a 24

Cheque Aulas 22 a 24 Cheque Aulas 22 a 24 1. NORMATIZAÇÃO: Lei 7.357/85 que absorveu as regras contidas na Lei Uniforme sobre Cheques. Resoluções do Banco Central do Brasil, tomadas por deliberação do Conselho Monetário Nacional,

Leia mais

1/20. JusNet 1/1930. (DG N.º 73, Série I, 29 Março 1934) Entrada em vigor: 8 Setembro 1934 Texto em versão original

1/20. JusNet 1/1930. (DG N.º 73, Série I, 29 Março 1934) Entrada em vigor: 8 Setembro 1934 Texto em versão original 1/20 Lei Uniforme relativa às letras e livranças, estabelecida pela Convenção assinada em Genebra, em 7 de Junho de 1930, aprovada em Portugal pelo Decreto-Lei n.º 23721, de 29 de Março de 1934, e ratificada

Leia mais

Documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado (Vivante).

Documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado (Vivante). 1 TÍTULOS DE CRÉDITO CONCEITO: Documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado (Vivante). Art. 887. O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito

Leia mais

Lei uniforme relativa a Letras e Livranças

Lei uniforme relativa a Letras e Livranças Lei uniforme relativa a Letras e Livranças www.odireitodigital.com Lei uniforme relativa a Letras e Livranças Estabelecida pela Convenção internacional assinada em Genebra em 7 de Junho de 1930, aprovada

Leia mais

Os Títulos de Crédito I

Os Títulos de Crédito I DIREITO COMERCIAL 15 Os Títulos de Crédito I A Letra de Câmbio Noções Gerais Noções Iniciais: A letra de câmbio é uma ordem de pagamento que alguém dirige a outrem para pagar a terceiro, importa numa relação

Leia mais

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes. om.br

Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes.   om.br Direito Empresarial EXTENSIVO Professora: Priscilla Menezes www.masterjuris.c om.br Art. 1º, Lei n. 9.492/97. Protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação

Leia mais