SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE URBANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE URBANO"

Transcrição

1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AO GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO DE TRANSPORTE URBANO Edilene de Fátima Vetorato 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Fatec, Botucatu, SP, Brasil. edilenefv@hotmail.com 2 Fatec, Botucatu, SP, Brasil. cesar@fatecbt.edu.br 1 INTRODUÇÃO A tecnologia de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem por objetivo analisar e difundir informações sobre áreas da Terra, coletando e armazenando dados, e os exibindo de maneira mais intuitiva aos usuários, por meio de imagens, informações e pontos georreferenciados em mapas. A tecnologia SIG agrega conhecimento de diferentes áreas do conhecimento, que usam a geolocalização como base de pesquisa e estudo, e possui como princípio a identificação da localização geográfica de um objeto (MARTIN, 1996). Dessa maneira, os SIGs podem ser identificados como sistemas compostos de hardwares, softwares, dados e pessoas que tem o objetivo de coletar dados, armazenar, analisar e propagar informações sobre áreas da Terra (CHISMAN, 1997). Para fazer a representação de elementos geográficos em um SIG é necessário que estejam definidos dois dados importantes: o dado espacial e o dado não espacial. O dado espacial providencia a referência de localização para o dado não espacial. Por exemplo: coordenadas (x/y) de localização de latitude/longitude, são atributos utilizados para determinar a referência de um local (MIRANDA, 2010). O dado não espacial representa a informação sobre algum objeto e/ou evento que se deseja destacar no SIG. Existem vários meios de se definir a localização de um objeto, usando meios como Triangulação GPRS (General Packet Radio Service - Serviço de Rádio de Pacote Geral), GeoLocalização por IP (Internet Protocol - Protocolo de Internet) e o GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global). Uma ferramenta que permite definir a localização de um ponto qualquer na Terra, a partir de um mapa, é o Google Maps API (Aplication Programming Interface - Interface de Programação de Aplicativos). Basicamente, essa ferramenta retorna uma interface gráfica integrada às informações georreferenciadas em mapas, possibilitando a geração de mapas temáticos. Os mapas temáticos permitem visualizar uma região de interesse e uma ilustração dos dados não espaciais, que pertencem à essa região.

2 Os SIGs são ferramentas que são aplicadas à um grande número de aplicações, de diversas áreas. De maneira geral, um SIG pode ser considerado uma ferramenta generalista e, por essa razão, pode ser aplicada à diversas áreas de estudo. Contudo, existem o grupo de SIGs que são conhecidos como SIG especialista, pois é um sistema de informação geográfica criada para uma única finalidade específica. Uma das áreas na qual o SIG pode ser bastante importante é a área de transporte urbano. Existe um grande número de informações dessa área que podem ser geolocalizadas e, com isso, são melhor compreendidas quando vinculadas aos mapas temáticos. O SIG como ferramenta de apoio ao gerenciamento do transporte urbano pode ser tanto um SIG generalista como especialista. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um SIG especialista para tratar informações sobre o transporte público urbano e, assim, servir como ferramenta de apoio ao gerenciamento dessas informações. O SIG especialista desenvolvido é um sistema web (sua utilização é realizada via internet). A partir de sua implantação e uso pelo poder público, inserindo informações relativas ao transporte urbano, esse SIG também poderá servir como base de consulta dos cidadãos. Para isso, esse SIG fornece funcionalidades para dois grupos de interesse: o poder público (município) e os cidadãos (munícipes). Ao poder público será possível gerenciar um grande número de informações sobre o transporte, tanto de maneira analítico como por meio de mapas temáticos. Aos munícipes será permitido consultar informações sobre o transporte urbano, como localização de radares, áreas de estacionamento, entre outras, por meio de mapas temáticos. 2 MATERIAIS E MÉTODOS O desenvolvimento do sistema iniciou com a definição das informações sobre transporte público que deveriam ser gerenciadas, como radares, áreas escolares, entre outras. Essas informações foram detalhadas e organizadas para que pudesse ser criado um modelo de base de dados. Esse modelo foi gerado usando a ferramenta MySQL WorkBench, que disponibiliza uma interface visual para definição dos dados que devem ser utilizados na implementação do sistema (ORACLE, 2012). A partir do modelo de dados foram geradas a base de dados e as tabelas necessárias para armazenar as informações do SIG. O gerenciamento dessa base de dados é realizada pelo sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) MySQL.

3 Para o desenvolvimento do sistema foi utilizada a linguagem JAVA, que é uma linguagem orientada à objetos e possui uma série de recursos para o desenvolvimento de sistemas web, como o Servlet e JSP. Os Servlets e os JSPs funcionam de maneira similar, processando requisições via web e entregando páginas HTML como resposta à essas requisições. Enquanto os Servlets são implementados puramente em JAVA, os JSPs são scripts embutidos em páginas HTML (TEMPLE, 2004). Além disso, foi utilizado o framework do JAVA chamado Hibernate, que permite que a base de dados desenvolvida seja manipulada como uma base de dados orientada à objetos. O desenvolvimento do sistema utilizou o padrão conhecido como MVC (Model View Controller - Modelagem, Controle e Visualização), com o objetivo de melhorar o processo de desenvolvimento, separando a codificação do programa da formatação do layout de apresentação. Nesse modelo foram usados Servlet, JavaBeans e páginas JSP, onde os Servlets fazem o controle das requisições, os JavaBeans fazem a implementação da lógica da aplicação, e as páginas JSP fazem a apresentação do conteúdo final para a visualização (TEMPLE, 2004). Para gerar os mapas temáticos necessários foi utilizado o Google Maps API. Esse recurso possibilita manipular uma série de mapas georreferenciados, além de oferecer um grande número de funcionalidades para recuperação de informações geográficas e apresentação de informações (dados ou imagens) (GOOGLE MAPS API, 2013). Utilizando essas funcionalidades integradas aos JSPs no sistema JAVA web, foi possível fazer a geração dos mapas temáticos necessários para o sistema. 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES O modelo de dados foi definido com a criação de três estruturas básicas: Fixo, Móvel, Região. Todas elas representam algum tipo de objeto que pode ser caracterizado no transporte urbano. Cada estrutura possui um conjunto de informações específicas, porém todas elas podem ser geolocalizadas (pela latitude e longitude). O Fixo representa informações como radar fixo e semáforo. O Móvel representa informações como radar móvel. E a região representa informações como áreas escolares e bolsões de estacionamento. Essas informações podem ser diretamente manipuladas no sistema pelo administrador, e ser consultada por qualquer pessoa que acesse o sistema web. A página inicial do SIG (ilustrada na Fig. 1), possui acesso direto às informações de parquímetros, radares, áreas escolares, bolsões de estacionamento e semáforos, a partir de um menu do lado esquerdo. Esse menu acessa os mapas temáticos

4 que são gerados no momento em que o usuário acessa o link. A funcionalidade de cadastrar pontos (novas informações) do menu superior é de acesso exclusivo do administrador do sistema, e precisa passar por uma prévia validação de usuário e senha. Figura 1. Ilustração da página inicial do SIG desenvolvido. O acesso sendo realizado pelo administrador possibilita que o usuário realize inserções de dados, incluindo novos parquímetros, radares, entre outros. Para isso o administrador deve realizar a autenticação de senha, escolher a opção de cadastrar pontos, e escolher o tipo de informação que irá cadastrar: Fixo, Móvel ou Região. Optando por um desses tipos será exibido um formulário para que o usuário entre com as informações específicas necessárias. Para o cadastro de um novo ponto fixo (ilustrado pela Fig. 2) é necessário informar a posição geográfica, o tipo, a descrição, a localização descritiva e um ponto de referência. Após preencher todos os dados e salvar, a informação sobre esse novo ponto já poderá ser consultado. Como exemplo foi cadastrado um ponto fixo representando um parquímetro. Acessando a página de exibição dos parquímetros (ilustrado pela Fig. 3), a partir do link parquímetros do menu do lado esquerdo, é possível verificar a localização ilustrada do parquímetro.

5 Figura 2. Ilustração da tela de cadastro de ponto Fixo. Figura 3. Ilustração do posicionamento do parquímetro cadastrado no sistema. O administrador do sistema pode visualizar as informações cadastradas tanto por meio dos mapas temáticos como analiticamente. No modo analítico é possível visualizar por meio de tabelas as principais informações de cada tipo de ponto cadastrado no sistema.

6 4 CONCLUSÕES O SIG especialista desenvolvido nesse trabalho facilidade a visualização geográfica das informações do transporte público urbano. O sistema gera de maneira simples uma série de mapas temáticos, que mostram elementos ou conceitos particulares, por meio de consultas específicas, relacionadas aos locais com parquímetros, radares móveis e fixos, semáforos, áreas escolares e bolsões. A partir desses mapas, o poder público pode gerenciar essas informações de maneira simples e rápida, e também oferecer aos cidadãos uma maneira rápida e fácil de acessar informações relevantes para o seu dia-a-dia. 5 REFERÊNCIAS CHISMAN, N. R. Exploring geographic information systems. New York: J. Wiley, p. GOOGLE MAPS API, Google Maps JavaScript API v3, Disponível em: < Acesso em: 02 mai MARTIN, D. Geographic information systems: socioeconomic applications. 2 nd ed. London, UK: Routledge, p. MIRANDA, J.I. Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas. 2ª. ed. Brasília: Embrapa, p. ORACLE, MySQL Workbench 5.2, Disponível em: < Acesso em: 30 ago TEMPLE, A. et al. Programação Web com JSP, Servlets e J2EE p.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA Julio Cesar do Carmo Junior 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Informática para Gestão, Faculdade de Tecnologia, Botucatu, SP, Brasil. E-mail:

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 1, Roger Cristhian Gomes 2 1 FATEC, Botucatu, SP, Brasil. E-mail cesar@fatecbt.edu.br

Leia mais

Guia DigiAtlas. Sobre o projeto:

Guia DigiAtlas. Sobre o projeto: Equipe do Projeto: Matheus Costa da Silva, Lucas Faloni Ferreira, Érica Hasui, Clibson Alves dos Santos, Flávio Nunes Ramos, Rogério Grasseto Teixeira da Cunha, Paulo Alexandre Bressan, Gabriel Gerber

Leia mais

Desenvolvedor Android: Avançado. Plano de Estudo

Desenvolvedor Android: Avançado. Plano de Estudo Desenvolvedor Android: Avançado Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android fornece as ferramentas necessárias para projetar e implementar aplicativos para dispositivos Android, com base

Leia mais

APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM

APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM APP WORK - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE HORÁRIO PONTO E GEOLOCALIZAÇÃO 1 APP WORK - POINT AND GEOLOCALIZATION SCHEME MANAGEMENT SYSTEM Rafael Marisco Bertei 2, Vinícius Maciel 3, Josué Toebe 4 1 Projeto

Leia mais

- Manual tocou.com - Emissoras

- Manual tocou.com - Emissoras - Manual tocou.com - Emissoras Este manual se destina às emissoras de rádio que utilizam ou desejam utilizar o tocou.com. 2009 SUMÁRIO Apresentação... 2 Tipos de contas de usuários do tocou.com... 3 Requisitos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA GERENCIAMENTO DE IMAGENS DE TÁBUAS DE CONÍFERAS

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA GERENCIAMENTO DE IMAGENS DE TÁBUAS DE CONÍFERAS DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA GERENCIAMENTO DE IMAGENS DE TÁBUAS DE CONÍFERAS Roger Cristhian Gomes 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2, Adriano Wagner Ballarin 3 1 UNESP Faculdade de Ciências

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

- Manual tocou.com - Anunciantes

- Manual tocou.com - Anunciantes - Manual tocou.com - Anunciantes Este manual se destina aos anunciantes que utilizam ou desejam utilizar o tocou.com. 2009 SUMÁRIO Apresentação... 2 Tipos de contas de usuários do tocou.com... 3 Requisitos

Leia mais

Histórico de alterações

Histórico de alterações Documento de requisitos v1.0 Nome do projeto : Viagem Mais Segura Histórico de alterações Data Versão Descrição Autor 12/09/2015 1.0 Versão inicial do documento AVC 1. Descrição do sistema O sistema Viagem

Leia mais

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O A P L I C A Ç Õ E S M O N O L Í T I C A S Na época dos computares independentes um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma única

Leia mais

3 Software C&L Introdução

3 Software C&L Introdução Software C&L 25 3 Software C&L Este capítulo apresenta a versão anterior do software Cenários & Léxicos (C&L), que passou por um processo de re-engenharia durante este trabalho. Ao longo do capítulo descreveremos

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR Comércio e Soluções em TI contato@redenetsolucoes.com.br Fone: (83) 9 9972-7223 Sumário 1.

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU Pietro Pinton Rosa 1, Vinicius Spernega Fioravante 2, Marcus Vinicius Contes Calca 3, Gustavo

Leia mais

Sistema de Informação e Coordenação - SIC

Sistema de Informação e Coordenação - SIC Sistema de Informação e Coordenação - SIC Tópicos 1- Sistema de Informação e Coordenação - SIC 2- Modelo 3- Tecnologias Usadas 4- Projeto Estrutura 5- Fluxo de Atividades 1- Sistema de Informação e Coordenação

Leia mais

FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID

FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID Roteiro Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento Conclusões Introdução Plataformas

Leia mais

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE

PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO Nº 006/2016 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 002/IGAM/2012 09/2017 1 PLATAFORMA SIGA RIO DAS VELHAS MANUAL DO CÓDIGO FONTE ATO CONVOCATÓRIO

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO

Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO 5.3.3.4 Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO 101 5.3.4 Definição das Classes - Módulo Pedagógico 5.3.4.1 Classe GrupoCurso A classe GrupoCurso

Leia mais

Desenvolvimento Web II

Desenvolvimento Web II Desenvolvimento Web II Framework Laravel 5 Controller / Model / Migration / Seeder (Menu Principal SETA) Gil Eduardo de Andrade Configuração Banco de Dados No framework Laravel as informações de configuração

Leia mais

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS

SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS SIGERIS SISTEMA DE GESTÃO DE REDES DE INFRAESTRUTURAS PREDIAIS 1 SIGERIS - SYSTEM OF MANAGEMENT OF PREDIAL INFRASTRUCTURE NETWORKS Rafael Marisco Bertei 2, Héber Martins Oliveira 3, Josué Toebe 4 1 Projeto

Leia mais

Desenvolvimento Web TCC Turma A-1

Desenvolvimento Web TCC Turma A-1 Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Conteúdo Model-View-Controller (MVC) Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.2/tcc-00.226

Leia mais

Utilizando o Framework SubMacro no Desenvolvimento de Aplicações Java para Internet. Kleber Taffarel Novembro de 2008

Utilizando o Framework SubMacro no Desenvolvimento de Aplicações Java para Internet. Kleber Taffarel Novembro de 2008 Utilizando o Framework SubMacro no Desenvolvimento de Aplicações Java para Internet Kleber Taffarel Novembro de 2008 klebertaffarel@yahoo.com.br Palestrante Especialista em Engenharia de Websites pela

Leia mais

M V C P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

M V C P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O M V C P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O A P L I C A Ç Õ E S M O N O L Í T I C A S Na época dos computares independentes um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma única máquina. Este

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.8

Manual do Usuário. Versão 1.8 Manual do Usuário Versão 1.8 Sumário Introdução... 2 Capítulo 1 Login... 2 Capítulo 2 Dashboard... 3 Visão Geral... 3 Menu de Funcionalidades... 4 Alteração de Idioma... 5 Download do Agente Desktop...

Leia mais

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema Manual do Usuário Apêndices 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário 1.1.1 Acessando o Sistema A aplicação está disponível e pode ser acessada pelo endereço www2.bcc.unifalmg.edu.br/ahp. A tela inicial da aplicação

Leia mais

Documento de Projeto de Software

Documento de Projeto de Software Documento de Projeto de Software Histórico de revisões do Documento Versão Data Autor Descrição (XX.YY) (DD/MMM/YYYY) 1.0 25/05/2018 Pablo e Vanessa Criação do documento Documento de Especificação de Requisitos

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

4 IMPLEMENTAÇÃO E APLICAÇÕES DO PROGRAMA DE COMPUTADOR

4 IMPLEMENTAÇÃO E APLICAÇÕES DO PROGRAMA DE COMPUTADOR 4 IMPLEMENTAÇÃO E APLICAÇÕES DO PROGRAMA DE COMPUTADOR 4.1 INTRODUÇÃO O programa desenvolvido segundo as metodologias descritas nesse trabalho, implementa a técnica de traçado de raios por Força Bruta.

Leia mais

JAVA PARA WEB E EJB APLICAÇÕES WEB, SERVIDORES DE APLICAÇÃO, CONTAINERS WEB

JAVA PARA WEB E EJB APLICAÇÕES WEB, SERVIDORES DE APLICAÇÃO, CONTAINERS WEB JAVA PARA WEB E EJB APLICAÇÕES WEB, SERVIDORES DE APLICAÇÃO, CONTAINERS WEB INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB COM JAVA Tópicos Aplicações, componentes e containers web Aplicações web Modelo de aplicações

Leia mais

Sistema colaborativo para monitoramento de focos de Aedes aegypti

Sistema colaborativo para monitoramento de focos de Aedes aegypti Sistema colaborativo para monitoramento de focos de Aedes aegypti Thiago Amorim Orientador: André Backes Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 1 de dezembro de 2016 Thiago A., André

Leia mais

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4149 - Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades do Dreamweaver CS5...23 1.2. Área de Trabalho...23 1.2.1. Tela de Boas-vindas...24 1.2.2.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos que

Leia mais

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód.4149 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Capítulo 2 - Site do Dreamweaver 1.1. Novidades do Dreamweaver

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB. Lista de Exercícios AV2-01. Luiz Leão

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB. Lista de Exercícios AV2-01. Luiz Leão DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Sobre as características da programação orientada a objetos, explique o encapsulamento. Questão 01 - Resposta

Leia mais

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS SUPERINTENDÊNCIA DE NAVEGAÇÃO INTERIOR Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

GERADOR DE INTERFACES GRÁFICAS PARA IOS GABRIEL SEBASTIAN RAMIREZ JOYCE MARTINS

GERADOR DE INTERFACES GRÁFICAS PARA IOS GABRIEL SEBASTIAN RAMIREZ JOYCE MARTINS GERADOR DE INTERFACES GRÁFICAS PARA IOS GABRIEL SEBASTIAN RAMIREZ JOYCE MARTINS Introdução Objetivos Fundamentação teórica Especificação Implementação Operacionalidade Resultados e discussão Conclusão

Leia mais

Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi

Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi O que é Geotecnologia? Base vetorial: ponto, linha e polígono Atividade I Apresentação: Google Earth > Ferramentas Atividade II Atividade III Atividade IV Agenda

Leia mais

Funcionalidades Principais

Funcionalidades Principais Funcionalidades Principais O VW Ponto possui possibilidade de customizações, atendendo em 100% a demanda de cada cliente, onde cada cliente consegue suprir todas as suas necessidades Apresentado no modelo

Leia mais

Módulo II Arquitetura em Camadas

Módulo II Arquitetura em Camadas Módulo II Arquitetura em Camadas Prof. Ismael H F Santos April 08 Prof. Ismael H. F. Santos - ismael@tecgraf.puc-rio.br 1 Ementa Arquitetura de camadas de Software Arquiteturas em Camadas Padrões para

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

PROTÓTIPO DE UMA FERRAMENTA DE MARKETING PARA SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICO UTILIZANDO A API DO INSTAGRAM

PROTÓTIPO DE UMA FERRAMENTA DE MARKETING PARA SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICO UTILIZANDO A API DO INSTAGRAM PROTÓTIPO DE UMA FERRAMENTA DE MARKETING PARA SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICO UTILIZANDO A API DO INSTAGRAM CABRAL, F. D. S.¹; OLIVEIRA, F. L.²; SOUSA, L. R. R.³ ¹Acadêmico do curso de Sistemas de Informação no

Leia mais

Arquitetura em Camadas

Arquitetura em Camadas Arquitetura em Camadas 1 Introdução Em aplicações OO de médio e grande porte, diversos aspectos devem ser considerados: Apresentação Lógica da aplicação Lógica do negócio Persistência de Objetos Camada

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos

Leia mais

FS-FESP/Manual do Usuário. Manual do Usuário Fábrica de Software FESP

FS-FESP/Manual do Usuário. Manual do Usuário Fábrica de Software FESP /Manual do Usuário Manual do Usuário Fábrica de Software FESP Fábrica Software FESP Rua José Getúlio, 78/90. Liberdade. São Paulo SP negocios@unimeds.com.br ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO DO SISTEMA...

Leia mais

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Definição de Banco de Dados De uma forma genérica, um banco de dados é definido como uma coleção de dados relacionados. Os dados são

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Apresentação do Sistema

Apresentação do Sistema Apresentação do Sistema O AUTODOC é um software para web que colabora com a Gestão da e compreende os seguintes módulos: - Controle da Gestão e Distribuição de Documentos - Controle de Não-Conformidade

Leia mais

Banco de Dados Geográficos

Banco de Dados Geográficos Banco de Dados Geográficos Valéria Gonçalves Soares Professora DIMAp/UFRN Conteúdo Bancos de Dados Geográficos 1. Conceitos e Definições Características Gerais 2. Modelos de Dados Geográficos Modelos de

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO Aos vinte dias do mês de dezembro de dois mil e dezoito, às nove horas, na sede do CM Granpal, localizado na avenida das Indústrias, quatrocentos e sessenta e nove,

Leia mais

1 - Inicializando o Sistema Página Inicial Tempo Real Guia Dados do veículo Guia de Alertas Operações...

1 - Inicializando o Sistema Página Inicial Tempo Real Guia Dados do veículo Guia de Alertas Operações... Índice 1 - Inicializando o Sistema... 4 2 - Página Inicial Tempo Real... 4 2.1 Guia Dados do veículo... 6 2.2 Guia de Alertas... 6 2.3 Operações... 7 2.4 Cadastrando uma operação... 8 2.5 Acesso ao menu

Leia mais

Noções básicas de SIG com QGIS

Noções básicas de SIG com QGIS Noções básicas de SIG com QGIS XXIII ENCONTRO ANIPES Alexandre Silva dos Santos Patrícia Alves Noções básicas de SIG com QGIS 1. Introdução ao QGIS 2. Sistema de Referências Cartográficas (SRC) 3. Inicialização

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de

Introdução ao Desenvolvimento de Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações Web com JSF e PrimeFaces Marcelo Vinícius Cysneiros Aragão ICC Inatel Competence Center marcelovca90@inatel.br Santa Rita do Sapucaí, 15 de março de 2016 Conteúdo

Leia mais

COLETA E CAPTURA DE TRAJETÓRIAS ATRAVÉS DE APLICAÇÕES GENÉRICAS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

COLETA E CAPTURA DE TRAJETÓRIAS ATRAVÉS DE APLICAÇÕES GENÉRICAS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COLETA E CAPTURA DE TRAJETÓRIAS ATRAVÉS DE APLICAÇÕES GENÉRICAS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Jean Holderbaum 1* ; Marilia Ribeiro da Silva 1* ; Vanessa Rolim 1* ; Fernando José Braz 2 ; Eduardo da Silva 2

Leia mais

SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR

SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica

Leia mais

AUTOR(ES): ALLEF ANDERSON DA SILVA, RICARDO TAVARES RIBEIRO DE MENDONÇA, WILLIAN MULIA MIRANDA

AUTOR(ES): ALLEF ANDERSON DA SILVA, RICARDO TAVARES RIBEIRO DE MENDONÇA, WILLIAN MULIA MIRANDA 16 TÍTULO: SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO DE ROTAS PARA ÔNIBUS (BUSME) CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE FRANCA AUTOR(ES): ALLEF ANDERSON DA

Leia mais

COLOSSUS DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA CASE PARA APOIO A CRIAÇÃO DE SISTEMAS WEB UTILIZANDO FRAMEWORKS PHP COMO MODELO E BANCO DE DADOS MYSQL RESUMO

COLOSSUS DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA CASE PARA APOIO A CRIAÇÃO DE SISTEMAS WEB UTILIZANDO FRAMEWORKS PHP COMO MODELO E BANCO DE DADOS MYSQL RESUMO DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA CASE PARA APOIO A CRIAÇÃO DE SISTEMAS WEB UTILIZANDO FRAMEWORKS PHP COMO MODELO E BANCO DE DADOS MYSQL Saulo Fernandes Antonio da Costa 1 Natasha Sophie Pereira 2 RESUMO Este

Leia mais

Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5232 - Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 1.1. Novidades do Dreamweaver CS6... 23 1.2. Área de Trabalho... 24 1.2.1. Tela de Boas-vindas...

Leia mais

O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES

O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES 25/04/2016 Daniel Picon dpicon@sc.usp.br 1 INTRODUÇÃO REDE DE COMPUTADORES E INTERNET O que acontece quando tentamos acessar um site da internet? Computadores se comunicam

Leia mais

Manual para utilização do sistema Supravizio

Manual para utilização do sistema Supravizio Manual para utilização do sistema Supravizio MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SUPRAVIZIO 1 Índice Introdução... 3 Planejamento... 4 Como acessar o sistema... 5 Recuperar a senha... 6 Trocar a senha...

Leia mais

SAESP. Funcionalidade: Situação Atípica. Perfil ESCOLA Perfil Diretoria Perfil CENUT Perfil CEPAE

SAESP. Funcionalidade: Situação Atípica. Perfil ESCOLA Perfil Diretoria Perfil CENUT Perfil CEPAE SAESP Funcionalidade: Situação Atípica Perfil ESCOLA Perfil Diretoria Perfil CENUT Perfil CEPAE Tela para Cadastro de Situação Atípica Acessar o Link >http://portalnet.educacao.sp.gov.br/login.aspx Selecionar

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

Vitrine de Projetos Sociais: aplicação colaborativa baseada em React Native e Firebase

Vitrine de Projetos Sociais: aplicação colaborativa baseada em React Native e Firebase Vitrine de Projetos Sociais: aplicação colaborativa baseada em React Native e Firebase 1 Abstract. This article demonstrates the ability of the JavaScript language to build mobile applications. Introducing

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

2 Versão 1: Funcionalidade Básica e Interface Web

2 Versão 1: Funcionalidade Básica e Interface Web Técnicas de Projeto e Implementação de Sistemas II Descrição do Projeto da Disciplina 1 Introdução O projeto da disciplina consiste na implementação de um sistema de busca de tarifas de passagens aéreas.

Leia mais

6 IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE REFERÊNCIA

6 IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE REFERÊNCIA 101 6 IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE REFERÊNCIA O Modelo de Referência para Transferência e Estocagem de Alto Desempenho objetiva agrupar e difundir o conjunto de boas práticas recomendáveis para este setor.

Leia mais

5 Detalhamento da arquitetura para OnOCs

5 Detalhamento da arquitetura para OnOCs Detalhamento da arquitetura para OnOCs 95 5 Detalhamento da arquitetura para OnOCs 5.1 Motivação A arquitetura para OnOCs descrita no capítulo anterior foi introduzida para facilitar e agilizar o desenvolvimento

Leia mais

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas Um Sistema para o Gerenciamento de Documentos e Processos das Coordenações de Curso Nome dos autores: Francisco Glaubos Nunes Clímaco 1 ; Marcelo Leineker Costaor 2 1 Aluno do Curso de Ciência da Computação;

Leia mais

GERADOR DE CÓDIGO HTML BASEADO EM DICIONÁRIO DE DADOS UTILIZANDO BANCO DE DADOS. Acadêmico :Luis Fernando Coelho Orientador: Jomi Fred Hübner

GERADOR DE CÓDIGO HTML BASEADO EM DICIONÁRIO DE DADOS UTILIZANDO BANCO DE DADOS. Acadêmico :Luis Fernando Coelho Orientador: Jomi Fred Hübner GERADOR DE CÓDIGO HTML BASEADO EM DICIONÁRIO DE DADOS UTILIZANDO BANCO DE DADOS Acadêmico :Luis Fernando Coelho Orientador: Jomi Fred Hübner Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

Procedimento para Adequações às Mudanças Tecnológicas do Módulo Autorizador v4

Procedimento para Adequações às Mudanças Tecnológicas do Módulo Autorizador v4 Procedimento para Adequações às Mudanças Tecnológicas do Módulo Autorizador v4 Página 1 Índice Introdução... 3 Novo Portal da Farmácia... 4 Padronização do Cupom Vinculado... 5 Módulo de segurança... 6

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE CLASSIFICADOS PARA A CIDADE DE PAU DOS FERROS/RN

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE CLASSIFICADOS PARA A CIDADE DE PAU DOS FERROS/RN DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE CLASSIFICADOS PARA A CIDADE DE PAU DOS FERROS/RN Pedro Avelino Ferreira Nogueira (1); Sávio Rennan Menêzes Melo (2) ; Herlan Assis Pereira da Silva (3); Bruna Gabriella Carvalho

Leia mais

Tutorial: Como Configurar Nota Fiscal Eletrônica - NFe

Tutorial: Como Configurar Nota Fiscal Eletrônica - NFe Tutorial: Como Configurar Nota Fiscal Eletrônica - NFe O processo de configuração da função de Nota Fiscal Eletrônica consiste no cadastro dos parâmetros de cálculo dos impostos e ainda da natureza da

Leia mais

Professor: Rogério Benedito de Andrade. Formação:

Professor: Rogério Benedito de Andrade. Formação: Professor: Rogério Benedito de Andrade Formação: Licenciatura em Informática (Fatec) Especialização em Educação (Univap) Bacharel em Computação (Univap) Objetivos: Implementar evento onmapclick Adicionar

Leia mais

Geolocalização. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo

Geolocalização. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

Modelagem de Dados e Funcional Portal XPRecife

Modelagem de Dados e Funcional Portal XPRecife Effektiv Solutions Modelagem de Dados e Funcional Portal XPRecife Versão Especificação dos Requisitos Data Versão: 30/ 05 / 05 Especificacao Requisitos.doc Nome Allan Rodrigo dos Santos Araújo José

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CONSULTAS... 5 DESPACHOS PENDENTES DE AUTENTICAÇÃO... 5 PROCESSO DETALHADO... 6 PROCESSOS POR DOCUMENTO... 8 PROCESSOS POR INTERESSADO...

Leia mais

SOFTWARE DE CADASTRO MOBILIÁRIO, IMOBILIÁRIO E LOGRADOUROS

SOFTWARE DE CADASTRO MOBILIÁRIO, IMOBILIÁRIO E LOGRADOUROS SOFTWARE DE CADASTRO MOBILIÁRIO, IMOBILIÁRIO E LOGRADOUROS O software de cadastro mobiliário, imobiliário e logradouros permite armazenar os dados dos imóveis e vias em um banco de dados geográfico e disponibiliza

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Sistema Online de Gerenciamento Condominial Paço Linea Residence

MANUAL DO USUÁRIO Sistema Online de Gerenciamento Condominial Paço Linea Residence MANUAL DO USUÁRIO Sistema Online de Gerenciamento Condominial Paço Linea Residence. 1 LISTA DE FIGURAS Figura 1 Tela Módulo Sistema... 7 Figura 2 Tela Módulo Sistema Logado... 7 Figura 3 Tela Cadastro

Leia mais

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress /Oracle

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress /Oracle Município de Nascimento para Pessoa Física Produto : Gestão de Planos (TOTVS11) / HVP - Venda de Planos / 12.1.5 Chamado : TRAIIE Data da publicação : 09/04/15 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Progress

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I Trabalho Final Anual TFA

GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I Trabalho Final Anual TFA GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I Trabalho Final Anual TFA Introdução O TFA tem por objetivo avaliar todo o conhecimento adquirido pelo aluno ao longo das disciplinas

Leia mais

Um Sistema Colaborativo de Apoio à Construção de Roteiros de Viagem

Um Sistema Colaborativo de Apoio à Construção de Roteiros de Viagem Um Sistema Colaborativo de Apoio à Construção de Roteiros de Viagem Daniel Ramos, Fellipe Ferrão, Rosa Maria Costa, Maria Clicia S. de Castro Departamento de Informática e Ciência da Computação Universidade

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DISSERTATIVAS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DISSERTATIVAS EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DISSERTATIVAS 1. Explique a(s) diferença(s) entre design pattern e framework. 2. Analisar o arquivo de configurações (web.xml) abaixo identificando quais suas

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 1.0 Cuiabá MT 2010 1 Sumário Usuários do SISCOFRE... 3

Leia mais

Descritivo SMI Sistema Manutenção Industrial

Descritivo SMI Sistema Manutenção Industrial Descritivo SMI Sistema Manutenção Industrial Plataforma Lm_web 1516 Disponibilidade 100% via web (internet), a partir de instalação em nuvem, ou instalação local em rede (Intranet) versão SG 1.0.0 Composição

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri FERRAMENTA VISUAL PARA GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri ROTEIRO Introdução Objetivos Motivação Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

Escopo/Orçamento do Projeto. Sistema de Gestão para vendas de Móveis

Escopo/Orçamento do Projeto. Sistema de Gestão para vendas de Móveis Escopo/Orçamento do Projeto Sistema de Gestão para vendas de Móveis Para: Jorge Lorca Data: 05/08/2017 Sumário 1. Escopo/Requisitos de Alto nível 2. Tecnologia 3. Resumo do cronograma 4. Orçamento São

Leia mais

Manual de Utilização PrintScout

Manual de Utilização PrintScout Manual de Utilização PrintScout Sumário 1. Login... 3 2. Tela Home... 4 3. Meus Locais... 5 3.1 Editar Local... 6 3.2 Adicionar Equipamento... 7 3.3 Alterar Dados de um Equipamento... 7 3.4 Excluir um

Leia mais

Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília.

Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília. SER - 300 - INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Laboratório 1 Modelagem da Base de dados Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília. Professor(es) coordenador(es): Dr. Antonio

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APRESENTAÇÃO... 3 3. TIPOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO... 3 3.1 PROGRAMA... 3 3.2 PROJETO... 3 3.3 CURSO... 3 3.4 EVENTO... 3 4. FASES DE VALIDAÇÃO

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO CENTRO DE PRÁTICAS CLÍNICAS E CIRÚRGICAS DO IFC CAMPUS ARAQUARI

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO CENTRO DE PRÁTICAS CLÍNICAS E CIRÚRGICAS DO IFC CAMPUS ARAQUARI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO CENTRO DE PRÁTICAS CLÍNICAS E CIRÚRGICAS DO IFC CAMPUS ARAQUARI Gueretz, Fernando Stasiak 1 ; Mariano, Fernando 1 ; Mota, Joice Seleme 1 Instituto Federal de Educação Ciência

Leia mais

Relaciona Multibanco 1.0

Relaciona Multibanco 1.0 Relaciona Multibanco 1.0 Manual de Procedimentos Responsável: Departamento: Página 1 de 24 ÍNDICE 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 1.1. O que é o Sistema Relaciona Multibanco... 3 1.2. Requisitos mínimos...

Leia mais

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET.

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Este breve manual de procedimento tem como objetivo auxiliar o Pró-Reitor no cadastro de tutores para um grupo PET seja por meio de convite ou vinculação.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO: PLATAFORMA WEB SISTEMA PLANTIO DIRETO / ÍNDICE DE QUALIDADE PARTICIPATIVO (IQP)

MANUAL DO USUÁRIO: PLATAFORMA WEB SISTEMA PLANTIO DIRETO / ÍNDICE DE QUALIDADE PARTICIPATIVO (IQP) MANUAL DO USUÁRIO: PLATAFORMA WEB SISTEMA PLANTIO DIRETO / ÍNDICE DE QUALIDADE PARTICIPATIVO (IQP) Elaborado por: Cássio Alexandre Rolan Wandscheer (CIH/FPTI) Versão 2 Maio/2015 Página 2 Sumário 1 ÍNDICE

Leia mais