Administração de Sistemas de Informação. - Fundamentos - Prof. Robson Almeida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração de Sistemas de Informação. - Fundamentos - Prof. Robson Almeida"

Transcrição

1 Administração de Sistemas de Informação - Fundamentos - Prof. Robson Almeida

2 ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS INFORMAÇÃO

3 4 funções gerenciais o processo administrativo PLANEJAMENTO Início da gerência. É o processo de estabelecer objetivos e o curso de ação apropriado para atingi-los ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Estabelece a infraestrutura e os recursos necessários para possibilitar a implementação do planejamento. definir as atividades a executar, agrupá-las em cargos, etc. Implantação daquilo que foi planejado e organizado. Envolve o uso da influência para ativar e motivar as pessoas a alcançar os objetivos organizacionais. Acompanhamento, monitoração e avaliação do desempenho organizacional para verificar se as ações estão acontecendo de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido. (Chiavenato, 2008)

4 Administração Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos

5 (Chiavenato, 2008)

6 O papel do processo administrativo (Chiavenato, 2004)

7 ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS INFORMAÇÃO

8 Sistema Conjunto de elementos que interagem para a realização de um série de objetivos de modo organizado e coordenado. Ex.: automóvel (objetivo: transportar passageiros e carga - subsistemas: motor, caixa de marchas, suspensão); computador (armazenar e processar dados subsistemas: teclado, vídeo, CPU,...)

9 Modelo Geral de um SI

10 Atividades Básicas Entrada (input) envolve a captação ou coleta de fontes de dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo (formulários, registros, edição); Processamento conversão da entrada bruta em forma mais útil e apropriada (dados classificados, analisados, manipulados através de cálculos, comparações...)

11 Atividade Básicas Saída (output) transferência da informação as pessoas ou atividades que a usarão (gráficos ou relatórios); Realimentação (feedback) é a saída que retorna aos membros adequados da organização para ajudá-los a refinar ou corrigir os dados de entrada ou ao processamento.

12 Atividade Básicas Controle envolve o monitoramento e avaliação do feedback para determinar se o sistema esta se dirigindo para a realização de sua meta

13 Sistema Metas/obj etivo. Atividades básicas Entradas Processamento Saídas Bicicletas com maior qualidade Armação, componentes, suprimentos. Solda, pintura, montagem Bicicletas acabadas Fabricante Universidade Aquisição de Conhecimento Estudantes, professores, administradores livros, equipamentos Ensino, pesquisa... Estudantes cultos, pesquisa significativa, serviços à comunidade Serviço de Saúde com alta qualidade Médicos, enfermeiras, pacientes, equipamentos Diagnóstico, cirurgia, medicamentos, exames Pacientes saudáveis, serviços a comunidade Serviço Saúde Exemplos de Sistemas

14 Sistemas: tipos Macro ou microscópicos / Biológicos / Mecânicos / Sociais / Ecológicos / Naturais ou artificiais. Denominador comum - Complexidade - Interação entre partes componentes - Existência de um comportamento - Existência de uma finalidade

15 Sistemas: tipos Sistemas abertos: Funcionam dentro de relações de entrada/saídas (causa e efeito) desconhecidas e indeterminadas e mantêm intercâmbio intenso, complexo e indeterminado com o meio ambiente. Infinidade de entradas e saídas indeterminadas e desconhecidas, causando complexidade e dificuldade de mapeá-los. Entradas e saídas sujeitas à probabilidade e não à certeza. Exemplos: organismos vivo, o ser humano, empresas, organizações sociais, etc.

16 Sistemas: tipos Sistemas fechados: Funcionam dentro de relações predeterminadas de entrada/saídas (causa e efeito). Determinadas entradas produzem determinadas saídas. Ex.: máquinas e equipamentos um certo volume de entradas de matérias-primas produz uma saída de produtos acabados. Todos o mecanismos tecnológicos (como computador, máquinas, motor, etc). Existem poucas entradas e poucas saídas, que são bem conhecidas e determinadas.

17 Sistemas: tipos Sistemas estáveis (não adaptáveis): Sofrem pouca influência do ambiente no qual estão inseridos; Mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma no sistema. Ex.: Empresa que produz brinquedos de blocos de madeira pode ser bastante estável, desde que a fonte de matéria prima e as preferências do consumidor tenham se mantido.

18 Sistemas: tipos Sistemas dinâmicos (adaptáveis): Sofrem constantes modificações devido às mudanças ocorridas no ambiente em que estão inseridos; Flexibilidade. Ex.: Fábrica de computadores/equipamentos eletrônicos (mudanças de tecnologia forçam o desenvolvimento de novos produtos)

19 Sistemas: tipos Sistemas permanentes: Existem por muito tempo (anos); Ex. Empresas grandes, universidades Sistemas temporários: Existem por pouco tempo (meses); Ex. Grupos de pesquisa, projetos, etc.

20 ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS INFORMAÇÃO

21 Informação Afinal de contas, o que é informação?

22 Informação Informação (latin informare = dar forma ) Conjunto de dados aos quais seres humanos deram forma para torná-los significativos e úteis. Dado dotado de relevância. Ex.: quantidade de empréstimos por dia, total de periódicos assinados, etc.

23 Informação A partir do momento em que dados são transformados em informações, decisões podem ser tomadas.

24 Informação A informação precisa ser: Clara-> apresentar o fato com clareza, não o mascarando entre fatos acessórios; Precisa-> deve ter alto padrão de precisão e nunca apresentar termos como por volta de... cerca de... mais ou menos... ; ela precisa não conter erros; Rápida-> chegar ao ponto de decisão em tempo hábil para que gere efeito na referida decisão; Dirigida-> a quem tenha necessidade dela e que irá decidir com base nessa informação.

25 Informação Atributos (VALENTIN, 2002): matéria prima da qual se extrai o conhecimento; aquilo que é permutado com o mundo exterior e não apenas recebido passivamente; algo que reduz a incerteza de determinada situação.

26 Conhecimento Informação internalizada e agregada a outros itens de informação Tipos de Conhecimento: Explícito: conjunto de informações registradas em algum suporte; Tácito: acúmulo do saber prático sobre determinado assunto Estratégico: Tácito + Explícito

27 Dado, Informação, Conhecimento Dados, Informação e Conhecimento Dados Informação Conhecimento Simples observações sobre o estado do mundo Dados dotados de relevância e propósito Informação valiosa da mente humana Inclui reflexão, síntese, contexto Facilmente estruturado Facilmente obtido por máquinas Freqüentemente quantificado Facilmente transferível Requer unidade de análise Exige consenso em relação ao significado Exige necessariamente a mediação humana De difícil estruturação De difícil captura em máquinas Freqüentemente tácito De difícil transferência FONTE: Davenport, Prusak (1998)

28 Ciclo informacional 1. Produção 7. Avaliação 6. Disseminação 2. Registro INFORMAÇÃO 5. Reprodução 3. Organização 4. Recuperação

29 É informação?

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

40 Sistemas de informação (SI) Embora hoje maior parte dos SI façam uso de TI, SI são utilizados há muito tempo

41 Sistema de Informação É um conjunto de partes coordenadas, que buscam prover a empresa com informações, com o objetivo de melhorar a tomada de decisões. É um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. (O Brien, 2001).

42 Sistemas de informação (SI) SI utilizados por seres humanos são sistemas ABERTOS, pois: A provisão e o uso de SI não são isoladas do resto do mundo e são pesadamente influenciados por seus contextos social, educacional, tecnológico, econômico e cultural. São complexos: diversidade de elementos e relações envolvidas.

43 Sistemas de informação É uma organização de pessoas, materiais e máquinas que servem para facilitar a transferência de informação de uma pessoa para outra. Sua função é social: ajudar a comunicação humana (Vickery, 1973). Conjunto de processos de coleta, processamento, armazenamento, recuperação e disseminação da informação que tem como objetivo principal a organização de informação para posterior consulta e recuperação pelos usuários.

44 Componentes de um sistemas de informação

45 Componentes de um SI (O Brien, 2001).

46 Produtos e recursos dos sistemas de informação PESSOAS > Especialistas: analistas de sistemas, desenvolvedores, operadores. > Usuários finais: qualquer um que use o sistema de informação. HARDWARE > Máquinas: computadores, monitores, impressoras, drives de discos, scanners, etc. > Meios de armazenamento: DVDs, CDs, HDs, cartões, etc. SOFTWARE > Programas de operação do sistema, planilhas eletrônicas, processadores de texto, etc. > Procedimentos: regras de entrada de dados, correção de erros, etc. RECURSOS DE DADOS/INFORMAÇÃO > Registros e perfis de usuários, textos, planilhas, arquivos de áudio, imagens, etc. RECURSOS DE REDES > Meios de comunicação, processadores de comunicação, programa de controle e acesso a rede. PRODUTOS DE INFORMAÇÃO > Relatórios, mensagens, resultados de buscas, etc.

47 tecnologia dados e Inform. procedimentos pessoas Sistemas de Informação

48 A organização como sistema SISTEMA SOCIAL Pessoas, grupos, sentimentos e emoções, etc. SISTEMA TECNOLÓGICO Máquinas, equipamentos, conhecimentos SISTEMA ESTRUTURAL Autoridade, hierarquia, normas, regulamentos

49 Benefícios que as empresas procuram obter com o uso dos SI vantagens competitivas, melhores serviços, menos erros, maior precisão, produtos de melhor qualidade, aperfeiçoamento, melhor eficiência, maior produtividade, maiores oportunidades, administração mais eficiente, automatização de tarefas rotineiras, custos reduzidos, maior e melhor controle sobre as operações, melhores tomadas de decisões.

50 Tecnologia da Informação (TI) É o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. o conjunto de recursos que desempenha uma ou mais tarefas de processamento das informações do SI, tal como coletar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular e exibir dados. Que TI estão presentes hoje nas empresas? BD compartilhados; Redes de Comunicação; Ferramentas de Apoio à Decisão; Notebooks e Comunicação sem Fio; fibra ótica; comunicação por satélite; centrais telefônicas inteligentes.

51 Tecnologia da Informação O principal benefício que a TI traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. A tecnologia aperfeiçoa ou adiciona eficiência a uma tarefa. A tecnologia é um facilitador, um componente, ela não cria diretamente a satisfação. A TI é um componente dos SI!

52 Questões básicas sobre os SIs???

53 O que você precisa saber para ajudar a gerenciar o hardware, o software, os dados e os recursos de rede de sua organização para que esta alcance o sucesso estratégico?

54 Qual a razão do sucesso ou fracasso dos projetos dos Sistemas de Informação?

55 Cinco Razões Maiores para o Sucesso Cinco Razões Maiores para o Fracasso Envolvimento do Usuário Apoio da Administração Executiva Declaração Clara de Requisitos Planejamento Adequado Expectativas Realistas Falta de Contribuição do Usuário Requisitos e Especificações Incompletos Mudanças de Requisitos e Especificações Falta de Apoio Executivo Incompetência Tecnológica

56

57

58

59

60

61

Princípios de Sistemas de Informação. Dado, informação e conhecimento

Princípios de Sistemas de Informação. Dado, informação e conhecimento Princípios de Sistemas de Informação Dado, informação e conhecimento Sociedade pós-industrial Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse); Saber como fazer

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral dos Sistemas Prof. Luiz Matos Estes slides são concedidos sob uma Licença Creative

Leia mais

Sistema Informação Conceitos. Prof. Kênia Arruda

Sistema Informação Conceitos. Prof. Kênia Arruda Sistema Informação Conceitos Prof. Kênia Arruda Evolução da sociedade x informação x tecnologia Como foi a evolução? Como as organizações são atualmente? Alguma empresa, hoje, atua sem sistema de informação?

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação

Introdução aos Sistemas de Informação Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Introdução aos Sistemas de Informação DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial Sociedade agrícola Sociedade

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br ONDAS DO MÚSCULO ONDAS DO CÉREBRO CURVA DA INFORMAÇÃO 1º ONDA Agricultura

Leia mais

Conceitos Básicos de SI

Conceitos Básicos de SI SSC0530-Introdução a Sistemas de Informação Conceitos Básicos de SI Simone do R. S. Souza ICMC/USP 1 Conceitos Sistemas Informação Sistemas de Informação 2 Dado e Informação 3 Conceitos dado -> informação

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de dados; EMENTA

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação. Visão Sistêmica. Conceitos, componentes, tipos, subsistemas,

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação. Visão Sistêmica. Conceitos, componentes, tipos, subsistemas, Visão Sistêmica Conceitos, componentes, tipos, subsistemas, 1 Conceito de Sistemas Um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com o mesmo determinado

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Alan Santos

Arquitetura de Computadores. Alan Santos Arquitetura de Computadores Alan Santos 1 Arquitetura de Computadores Carga Horária: 60h 2 Estudar; O que podemos fazer com o computador? Ouvir músicas; Assistir vídeos; Acessar a Internet; Ver e editar

Leia mais

O que é Tecnologia da Informação?

O que é Tecnologia da Informação? O que é Tecnologia da Informação? Tecnologia da Informação ou TI é o conjunto de recursos tecnológicos destinados ao armazenamento, ao processamento e à transmissão de informações. É constituída por: hardware

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação 2 1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação A importância dos Sistemas de Informação Entender a administração e o uso responsável e eficaz dos sistemas de informação

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

Prof. Claudio SIBC, TI e SGBD PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Prof. Claudio SIBC, TI e SGBD PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Claudio SIBC, TI e SGBD PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Revisão Dado é diferente de é diferente de conhecimento Sistemas podem ser: Simples e Complexos; Abertos e Fechados; Estáveis e Dinâmicos;

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 1 - Conceitos de Sistemas de Informação, Teoria de Sistemas e Tecnologia da Informação 1.1. Introdução 1.1.1. Conceituação de sistema, Sistema de Informação

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014 Administração de Sistemas de Informação Prof. Péricles José Pires - fev/2014 1 TEORIA DOS SISTEMAS Teoria Autor Principais idéias Gestalt Cibernética Teoria Geral dos Sistemas Wertheimer Wiener Von Bertalanffy

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Agenda Definições Classificação dos sistemas Componentes Objetivos gerais e empresariais Dimensões Organização Abordagem de resolução de problemas Definição - SI Conjunto

Leia mais

Onde estão os sistemas de informação?

Onde estão os sistemas de informação? Aula 02 1 Onde estão os sistemas de informação? Fazem parte do nosso cotidiano (sistema bancário, sistema de telefonia, etc.) Mas, o que é um sistema de informação? O que garante que um sistema possa ser

Leia mais

Fundamentos de sistemas de Informação

Fundamentos de sistemas de Informação DSC/CCT/UFCG Fundamentos de sistemas de Informação Sistemas de Informação computadorizados- CBIS Prof Luis Eduardo 2 Introdução à CBIS O que é Computação? O que é Informática? 3 O que é Informática? INFOR

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre os sistemas de nível gerencial para os sistemas de nível estratégico? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 Páginas 10 à 17 1 DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 JÁ COMENTADO AGORA VAMOS AOS DETALHES

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre dado e informação? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre dado e informação? O dado é um conjunto de símbolos

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1. Dados, informações e conhecimento 1.2. Transação 1.3. Sistemas de Informação 1.4. Tecnologia da Informação 1.5. A importância

Leia mais

Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação:

Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação: Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação: Um sistema de informação (SI) é uma combinação de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI)

1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) 1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) 1 Objetivos: Explicar a importância dos sistemas de informação para as empresas. Estudar os componentes e os papéis dos sistemas de informação. Saber os principais

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre dado e informação? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre dado e informação? O dado é um conjunto de símbolos

Leia mais

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I Prof. Me. Elvis Pontes Unidade I TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Tecnologia da informação O que é Tecnologia da Informação (TI)? Organizações empresariais e TI; A organização como um sistema Segundo O Brien

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação. Prof. Mauricio Pitangueira

Introdução aos Sistemas de Informação. Prof. Mauricio Pitangueira Introdução aos Sistemas de Informação Prof. Mauricio Pitangueira maupit@ig.com.br Conceitos iniciais: Dados Coleção de fatos que não possuem nenhuma associatividade. (Pressman,1995) São um conjunto de

Leia mais

Sistemas de Informação. Organizações. Estudo de caso. *

Sistemas de Informação. Organizações. Estudo de caso. * Sistemas de Informação Organizações Estudo de caso * www.dcce.ibilce.unesp.br/~ines/cursos/extensao/aula2.ppt Nu Skin: Estudo de caso Nu Skin: produtos para cuidar da pele livres de aditivos 1980: Promoção

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL UNIDADE I Conceitos Básicos. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL UNIDADE I Conceitos Básicos. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1. Dado, Informação e Conhecimento 1.2. Sociedade na era da Informação e do Conhecimento 1.3. Tipos de Conhecimento 1.4. Desafios

Leia mais

Sistemas de Informação e Carreira em SI Simone S. Souza

Sistemas de Informação e Carreira em SI Simone S. Souza Sistemas de Informação e Carreira em SI Simone S. Souza SSC120 Sistemas de Informação ICMC/USP São Carlos 2017 Conceitos Sistemas Dado e Informação Conhecimento Sistemas de Informação O que é um Sistema?

Leia mais

Informação, dados e conhecimento

Informação, dados e conhecimento Informação, dados e conhecimento Por que utilizar Sistemas de Informação? Informação como Insumo Básico para as Naturezas informacionais Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação.

Leia mais

SI04 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES II

SI04 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES II 1 2 Conhecer os componentes e recursos de um sistema de informação, bem como as atividades de um sistema de informação. 3 1 Componentes e recursos de um sistema de informação Ao definirmos sistema de informação

Leia mais

Fundamentos em Sistemas de Informação Professor: Wyllian 1

Fundamentos em Sistemas de Informação Professor: Wyllian 1 Fundamentos Fundamentos Fundamentos em em em Sistemas Sistemas Sistemas ão 1 de de de Informação Informa Informação Professor: Wyllian Dado vs. Informação Dados - são os fatos em sua forma primitiva, ex.

Leia mais

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMÃÇÃO GERAM CONHECIMENTO DADOS São considerados fatos em sua forma primária,

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2) Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Conceitos de Hardware e Software Referências: Arquitetura de Sistemas Operacionais. F. B. Machado, L. P. Maia. Editora

Leia mais

Notas de Aula com Conceitos de Sistema Áquila Fernanda Lugli APOO 3º Ano 1º Sem./2011 UNIBAN. APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA

Notas de Aula com Conceitos de Sistema Áquila Fernanda Lugli APOO 3º Ano 1º Sem./2011 UNIBAN. APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA O que é um Sistema? Quantas vezes já nos referimos, ou ouvimos a palavra sistema: O sistema telefônico ficou mudo O sistema de coleta de lixo está

Leia mais

Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário e complexo

Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário e complexo Sistemas de Informações Gerenciais A Empresa e os Sistemas de Informação Conceito de Sistemas Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO MANUAL X AUTOMATIZADA EM VENDAS AUTÔNOMAS NO VAREJO

ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO MANUAL X AUTOMATIZADA EM VENDAS AUTÔNOMAS NO VAREJO UFMA - Universidade Federal do Maranhão Centro de Ciências Sociais Curso de Administração ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO MANUAL X AUTOMATIZADA EM VENDAS AUTÔNOMAS NO VAREJO SÉRGIO RICARDO ABREU

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução à Administração Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br Resposta à natureza complexa das organizações e à incerteza dos ambientes Causalidade mecânica Causalidade probabilística Administração:

Leia mais

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Sistema de Computação Um sistema é definido como um conjunto de partes coordenadas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO. Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ICMC/USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO. Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ICMC/USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ICMC/USP 1. Semestre de 2016 2 DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO 3 Dado Platão (428-348 a.c.) definiu

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÃO DA DISCIPLINA Cultura da informação Informação estratégica Conceito ampliado de informação estratégica Sistema de Informações

Leia mais

Componentes dos Sistemas da Informação

Componentes dos Sistemas da Informação Componentes dos Sistemas da Informação 1) RECURSOS HUMANOS: Os recursos humanos incluem as pessoas, que são necessárias para a operação de todos os sistemas de informação. Os recursos humanos abrangem:

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Conteúdo: Planejamento Estratégico. Processo Administrativo Planejamento; Organização; Direção;

Leia mais

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONHECIMENTO

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONHECIMENTO QUALIDADE DA INFORMAÇÃO Qualidade da informação (QI) tornou-se um ponto crítico em empresas e em pesquisas da área de Sistemas de Informação. A falta de qualidade nas informações pode impactar severamente

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 É o sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da corporação. auxilia a direção da corporação

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Gerência de Redes Áreas Carlos Gustavo Araújo da Rocha. Gerência de Redes

Gerência de Redes Áreas Carlos Gustavo Araújo da Rocha. Gerência de Redes Áreas Carlos Gustavo Araújo da Rocha - Áreas Relembrando... Redes de computadores evoluem cada vez mais para um ambiente complexo, com diversas entidades de hardware e software envolvidas no seu funcionamento

Leia mais

ETAPA: PRÉ-GED PROCESSO DOCUMENTAL E INFOMACIONAL 16

ETAPA: PRÉ-GED PROCESSO DOCUMENTAL E INFOMACIONAL 16 ETAPA: PRÉ-GED PROCESSO DOCUMENTAL E INFOMACIONAL 16 Apresentar: Etapas e Fases na Implantação de Projetos de GED. Estudos de caso em Gestão de Projetos de GED. Ganhos na implantação de um Projeto de GED

Leia mais

A era da informação. período Meio organizacional civilização Economia AC a DC ESCRITA FEUDAL AGRÍCOLA

A era da informação. período Meio organizacional civilização Economia AC a DC ESCRITA FEUDAL AGRÍCOLA A era da informação período Meio organizacional civilização Economia 1.000.000 AC a 10.000 AC PALAVRA TRIBAL CAÇA 10.000 AC a 1.500 DC ESCRITA FEUDAL AGRÍCOLA 1.500 DC a 1990 DC IMPRESSO NACIONAL INDUSTRIAL

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Aula 02

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Aula 02 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 02 SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse); Saber como fazer (habilidade, técnica); Saber o que e porque

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação

Introdução aos Sistemas de Informação Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Introdução aos Sistemas de Informação DISCIPLINA: Fundamentos de SI Sociedade agrícola Sociedade industrial

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Segurança e Controle em Sistemas de Informação. Profa. Ellen Francine ICMC-USP

Segurança e Controle em Sistemas de Informação. Profa. Ellen Francine ICMC-USP Segurança e Controle em Sistemas de Informação Profa. Ellen Francine ICMC-USP 11/09: nem tudo está sob controle Com o ataque contra o World Trade Center e Pentágono, todo transporte aéreo e terrestre foi

Leia mais

Conceitos de sistemas de informação

Conceitos de sistemas de informação Sistemas de Informação Conceitos de sistemas de informação O que veremos? Examinaremos alguns dos conceitos básicos em sistemas de informação e introduziremos outros tópicos que irão lhe propiciar uma

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 548 Sistemas de Informações Contábeis Prof. Dr. César Augusto Biancolino

Leia mais

Sistema Computacional

Sistema Computacional Algoritmos e Lógica de Programação Conceitos Básicos Abstração Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br O que é um? Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, i.e.

Leia mais

GESTÃO TECNOLOGIA E SISTEMAS INFORMAÇÃO Elaborado por Prof.Mestra Rosimeire Ayres

GESTÃO TECNOLOGIA E SISTEMAS INFORMAÇÃO Elaborado por Prof.Mestra Rosimeire Ayres GESTÃO TECNOLOGIA E SISTEMAS INFORMAÇÃO Elaborado por Prof.Mestra Rosimeire Ayres ATIVIDADES e FUNÇÕES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Um sistema (às vezes chamado sistema dinâmico) possui três componentes

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS PETRÓPOLIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2- CLASSIFICAÇÃO E TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO VERSÃO: 0.1 - OUTUBRO DE 2016 BASEADO

Leia mais

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios ASI - Administração de Sistemas de Informação Sistemas de Informações e Processos Decisórios Aula 1 Conceitos Fundamentais de Sistemas Sistemas de Informações Gerenciais Introdução à Tecnologia da Informação

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestre em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified

Leia mais

1ª Parte Fundamentos dos

1ª Parte Fundamentos dos Sistemas de Informação António Lencastre Godinho agodinho@mail.islagaia.pt 939 381 789 James António A. Lencastre O Brien e Godinho, George M. ISLA-Gaia, Marakas, 2007 Administração de SI, 2007. 1-1 António

Leia mais

Tendências em Sistemas de Informação

Tendências em Sistemas de Informação Prof. Glauco Ruiz Tendências em Sistemas de Informação Os papéis atribuídos à função dos SI têm sido significativamente ampliados no curso dos anos. De 1950 a 1960 Processamento de Dados Sistemas de processamento

Leia mais

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603)

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603) Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Disciplina Gestão da

Leia mais

AULA 01: APRESENTAÇÃO

AULA 01: APRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 01: APRESENTAÇÃO Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAIS OS OBJETIVOS DESSA DISCIPLINA?

Leia mais

Aula 6 Estudo de Viabilidade

Aula 6 Estudo de Viabilidade Aula 6 Estudo de Viabilidade O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de custo/benefício Alternativas de comparação Atividade Estudo de Viabilidade Projetos

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Introdução à Informática O COMPUTADOR

Introdução à Informática O COMPUTADOR Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Introdução à Informática O COMPUTADOR DISCIPLINA: Fundamentos em Informática O COMPUTADOR Quantas atividades

Leia mais

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 5, 6. 1 Magda Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação 7ºAno 1.º Período Aula 5, 6 1 - Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.3 Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático. informático

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

C X 0 C x 0,5 D x 0,5 =

C X 0 C x 0,5 D x 0,5 = Classificação: Valores *UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR* Dep. de Gestão e Economia Exame de 1.ª Chamada de Gestão da Informação e do Conhecimento Ano lectivo 2005-2006 Licenciatura em: Data: 2006-02-08

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Apresentação do Professor Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para o Ensino Superior

Leia mais

Tecnologia de Informação em SI s Hardware

Tecnologia de Informação em SI s Hardware Tecnologia de Informação em SI s Prof. Dr. Mauricio Pitangueira INF 404 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Brien, 2012 Infraestrutura de TI: hardware Componentes da infraestrutura de TI Introdução - O Ambiente Competitivo

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Revisando... O Prontuário Eletrônico é... um repositório onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo estão armazenadas,

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Amplia a abrangência de controle da alta administração. Permite monitorar as atividades com mais eficiência

LISTA DE EXERCÍCIOS. Amplia a abrangência de controle da alta administração. Permite monitorar as atividades com mais eficiência 1. Análise para tomada de Decisão Analisa, compara e destaca tendências Maior clareza e percepção dos dados Acelera o processo de tomada de decisão Melhora o desempenho administrativo Amplia a abrangência

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 01 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

UD 1: CONCEITOS SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UD 1: CONCEITOS SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 UD 1: CONCEITOS SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Os sistemas de informação (SI) utilizam hardware, software, redes de telecomunicações, técnicas de administração de dados computadorizadas e outras formas

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta aula Fases do Processo. Ciclo de vida do processo. Processo Unificado Orientado por Casos de Uso, surgiu para realizar o

Leia mais

Sistemas de Informação Conceitos Iniciais (livro Princípios de Sistemas de Informação, Ralph Stair, cap.1)

Sistemas de Informação Conceitos Iniciais (livro Princípios de Sistemas de Informação, Ralph Stair, cap.1) Sistemas de Informação Conceitos Iniciais (livro Princípios de Sistemas de Informação, Ralph Stair, cap.1) Dado, Informação, Conhecimento Dado - fatos em sua forma primária; simples observações sobre o

Leia mais

UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE MBA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA : MODELAGEM E GESTÃO DE PROCESSOS TÓPICO: - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PROFESSOR: Dr. Ruben H. Gutierrez (D.Sc.) rubenhg@uol.com.br

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E CONCEITOS BÁSICOS

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E CONCEITOS BÁSICOS APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E CONCEITOS BÁSICOS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Objetivo Geral Conhecer os Fundamentos da Computação Conhecer as metodologias para

Leia mais