PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL"

Transcrição

1 Código: PCP-01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Contas a Pagar Data Elaboração: 10/05/2013 Revisão: 22/11/2016 R02 Elaborado por: Neide Facury Coord. Contas a Pagar Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord. de Auditoria Interna Aprovado por: Alejandro Araya Diretor de Administrativo e Financeiro PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL 1. INTRODUÇÃO O Procedimento de Contas a Pagar Fornecedor Nacional tem por objetivo estabelecer as normas para o processo de pagamento a fornecedores nacionais e colaboradores através do sistema SAP, considerando tanto a geração automática, quanto a manual, caso necessário. 2. ESCOPO Pagamento a fornecedores nacionais e a colaboradores. 3. CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se a todo pagamento à fornecedores, originado por um pedido de compra aprovado através do sistema SAP conforme grade de aprovação, tanto para a compra de bens como para a contratação de serviços. 4. DEFINIÇÕES DOC: Documento de Ordem de Crédito TED: Transferência Eletrônica Disponível 5. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA N/A 6. PROCEDIMENTOS Os pagamentos de Folha de Pagamento, impostos, comissões e adiantamentos devem ser conferidos e liberados pelo Departamento de Contas a Pagar através do sistema SAP considerando seus respectivos vencimentos.

2 Identificação: PCP-01 Revisão 02 Acesso livre Página 2 de 6 Os pagamentos de Notas Fiscais, Frete-Logístico, Frete-Fiscal, RDV s e caxinha não serão conferidos pelo Departamento de Contas a Pagar, uma vez que o Diretoria e Gerencia responsável já aprovou o pagamento Processo de Liberação de Pagamento Os pagamentos devem ser efetuados através de arquivo eletrônico, e suas modalidades são: Transferência bancária; DOC; TED e Boletos Bancários (exceção) Pagamento de Notas Fiscais Todos os pagamentos realizados através de Nota Fiscal têm a sua entrada automática no sistema SAP por meio do XML Prazo de Lançamento de Nota Fiscal para Pagamento Os pagamentos a serem efetuados devem respeitar o seguinte prazo de lançamento para o Financeiro: Toda as Notas Fiscais deverão estar lançadas com no mínimo 3 dias que antecedem as datas de pagamento da empresa, sempre às quartas-feiras. Importante: Para que os pagamentos ocorram na data, os valores deverão estar provisionados no fluxo de caixa Pagamentos Relacionados ao RH (Folha de Pagamento, sindicato, SESI, etc.) Os lançamentos de valores referentes à Folha de Pagamento são criados pelo Departamento de Recursos através de interface e agrupados por um montante total por filial para cada data de vencimento. Estes valores devem ser baixados através de um borderô pelo Financeiro e enviado através de arquivo eletrônico para o banco, a fim de efetivar o pagamento pelo departamento de Recursos Humanos. Os demais lançamentos referentes ao RH devem ser criados no sistema SAP, através da interface que fica sob a responsabilidade do departamento de Recursos Humanos, e que são pagos pelo Financeiro apenas pela visualização em tela, exceto guias rescisórias, FGTS, DARF, GPS, boletos de sindicatos e SESI (salário educação).

3 Identificação: PCP-01 Revisão 02 Acesso livre Página 3 de Prazo de Recebimento/Lançamentos de Folha de Pagamento e Documentos Relacionados ao RH para Pagamento Os pagamentos a serem efetuados devem respeitar o seguinte prazo de lançamento no sistema SAP: Todos os pagamentos relacionados ao RH deverão ser lançados no sistema SAP com no mínimo 3 dias úteis anteriores a seu vencimento, para que o pagamento ocorra na data. Todos os pagamentos relacionados ao RH com entrada de NF pelo departamento Fiscal deverão seguir o fluxo de prazo do item Frete Os lançamentos dos valores serão realizados automaticamente por meio do XML após associação. Após o registro dos conhecimentos no sistema SAP, o Financeiro libera o pagamento conforme seus vencimentos. Os fretes serão pagos conforme suas condições de pagamentos, considerando às quartas-feiras Reembolso de Despesa de Viagem RDV Vide Política de RDV Prazo de Recebimento de RDV Vide Política de RDV Pagamento de Comissão de Representantes Os lançamentos devem ser efetuados através do departamento Fiscal e o pagamento liberado pelo Financeiro. Os pagamentos serão realizados no dia 15 de cada mês, conforme contrato. Caso a Nota Fiscal não seja lançada dentro do prazo estabelecido, o pagamento ocorrerá no primeiro dia útil ao lançamento Adiantamento As solicitações de adiantamentos devem ser efetuadas através do sistema SAP, e aprovadas eletronicamente pela Diretoria Administrativa Financeira. Os pagamentos serão efetuados apenas pela visualização do valor, não sendo necessário o documento físico. É de responsabilidade do departamento Financeiro dar baixa ao valor do adiantamento no momento da entrada da nota fiscal O respectivo pedido de compra deve estar no SAP aprovado antes da realização da Solicitação de adiantamento e o seu valor limita-se no máximo a 30% do valor total do pedido. Documentos necessários para compra de ativo fixo:

4 Identificação: PCP-01 Revisão 02 Acesso livre Página 4 de 6 API aprovada; Contrato de fornecimento aprovado e revisado pelo Departamento Jurídico; Cláusula contratual suportando o adiantamento; e Fiança bancária para os adiantamentos de valores acima de USD Documento necessário para compra de matéria prima: Fiança bancária para os adiantamentos de valores acima de USD Os lançamentos devem ser efetuados com pelo menos 3 dias úteis de antecedência, e deverão estar provisionados no fluxo de caixa. Os pagamentos serão realizados às quartas-feiras ou a critério da área Financeira avaliar exceções. As liberações dos pagamentos são realizadas pelo Financeiro apenas pela visualização do lançamento no SAP sem a necessidade do documento físico Pagamento com Cheque O pagamento com cheque será realizado apenas para saques e reembolsos de caixas de filiais ou no caso de algum processo jurídico que necessite o pagamento através de cheque. Estes devem ser assinados pelos aprovadores autorizados, de acordo com Procuração Vigente Reembolso de Caixas Filiais Vide PCI- 04 Procedimento de Caixinha Prazo de Recebimento de Reembolso de Caixas Filiais Vide PCI- 04 Procedimento de Caixinha Para todos os tipos de pagamentos Todo pagamento deverá ser em nome do fornecedor registrado no sistema SAP. Não é permitido efetuar pagamento em nome de terceiro. 6.2 Geração da Proposta de Pagamento É de responsabilidade de Contas a Pagar processar a proposta de pagamento via transação F110. É informado à Tesouraria o valor a pagar em cada Banco. A Tesouraria possui a responsabilidade de rodar o ciclo de pagamento.

5 Identificação: PCP-01 Revisão 02 Acesso livre Página 5 de Aprovação de Arquivo Eletrônico A aprovação dos arquivos de pagamentos enviados aos Bancos fica sob a responsabilidade dos aprovadores autorizados. 6.4 Pagamento de Tributos Os lançamentos dos tributos e impostos são efetuados pelos departamentos de Contabilidade, Fiscal e RH, e enviados ao Financeiro para pagamento através de guias de recolhimentos ou arquivos txt; Estes lançamentos são conferidos e liberados no sistema SAP considerando os seus respectivos vencimentos. Após as liberações e conferências dos pagamentos, o departamento de Contas a Pagar gera a proposta de pagamento e envia via à Tesouraria seguindo os parâmetros necessários para a geração do ciclo de pagamento, considerando assim os fornecedores correspondentes e seus respectivos vencimentos. Estes pagamentos são gerados no sistema SAP através de borderô. Para alguns impostos e tributos o departamento de Contas a Pagar recebe dos departamentos responsáveis os arquivos eletrônicos para o envio aos bancos. Os lançamentos para pagamentos de impostos que não foram possíveis a geração do arquivo eletrônico pelos responsáveis são inseridos manualmente no sistema do Banco pelo departamento de Contas a Pagar. 6.5 Retorno de Pagamento Os arquivos de retornos de pagamentos são recepcionados pela busca automática de arquivos e baixados no sistema SAP. Os arquivos de consistências são baixados apenas para verificar se os pagamentos foram agendados. Caso algum pagamento seja rejeitado pelo banco no momento da baixa da consistência, o sistema SAP reabre a partida automaticamente, permitindo a correção na partida e o reenvio ao Banco. 6.6 Pagamentos Rejeitados Os pagamentos rejeitados pelo banco através de TEDs são devolvidos na conta corrente da CMPC e a Tesouraria identifica para o Contas a Pagar através de um print com os dados do fornecedor para que seja regularizado e reenviado ao Banco para o devido pagamento. 7 RESPONSABILIDADES E ALÇADAS 7.1 Financeiro É de responsabilidade do departamento Financeiro, realizar o pagamento de todas as faturas ou títulos de acordo com o Procedimento e seguindo os prazos pré-estabelecidos.

6 Identificação: PCP-01 Revisão 02 Acesso livre Página 6 de Áreas Clientes É de responsabilidade das áreas clientes realizar o envio dos documentos a serem pagos ou realizar o lançamento no sistema SAP de acordo com o prazo estabelecido pelo Financeiro. 8 LEGENDA N/A 9 EXCEÇÕES N/A 10 VIGÊNCIA Esse procedimento passa a vigorar a partir da data de sua publicação ou da data de sua última revisão. O mesmo deve ser revisado em até 02 anos ou caso haja alguma alteração no processo.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL 0/05/203 PCP-0 Coord.. INTRODUÇÃO O Procedimento de Fornecedor Nacional tem por objetivo estabelecer as normas para o processo de pagamento a fornecedores nacionais e colaboradores através do sistema SAP,

Leia mais

Pagamentos a Fornecedores, Prestadores e Colaboradores. Sumário

Pagamentos a Fornecedores, Prestadores e Colaboradores. Sumário Sumário 1. Objetivo 02 2. Premissa 3. Cronograma de pagamentos 02 02 3.1. Datas para pagamento 03 4. Condições para realização de pagamento 04 5. Emissão da Autorização de fornecimento AF 05 6. Formas

Leia mais

NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR

NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR 1. Do Objetivo: Determinar os procedimentos necessários para efetuar os pagamentos a fornecedores, prestadores de serviços, etc., na Globalweb Corp. 2. Do Uso: Este documento

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE ADMISSÃO, ALTERAÇÕES CADASTRAIS E DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE ADMISSÃO, ALTERAÇÕES CADASTRAIS E DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS Data Elaboração: 15/06/2016 Código: PTI-02 Elaborado por: Julio Cezar Nicolosi Gerente TI Área Responsável: Tecnologia da Informação Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord. de Auditoria

Leia mais

Bradesco Celular. Transferências. Pagamentos. Produto Horário Limite Diário. Transação Horário Limite Diário ,00

Bradesco Celular. Transferências. Pagamentos. Produto Horário Limite Diário. Transação Horário Limite Diário ,00 HORÁRIOS E LIMITES DOS SERVIÇOS NOS CANAIS DE ATENDIMENTO Clique no nome do canal de atendimento e confira: Internet Fone Fácil Autoatendimento Bradesco Celular Transferências Bradesco Celular Ir para

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE GESTÃO - TESOURARIA

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE GESTÃO - TESOURARIA Código: PTE-01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Tesouraria Data Elaboração: 11/03/2015 Revisão: - Elaborado por: Cintia Machado Coordenadora Tesouraria Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord. de

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA VERSÃO: 1

POLÍTICA CORPORATIVA VERSÃO: 1 1. Objetivos Apresentar os critérios e procedimentos para prestação de contas pelo uso de recursos financeiros da empresa. 2. Abrangência Todos os colaboradores da força de vendas. 3. Definições Recursos

Leia mais

HORÁRIOS E LIMITES DOS SERVIÇOS NOS CANAIS DE ATENDIMENTO. Clique no nome do canal de atendimento e confira:

HORÁRIOS E LIMITES DOS SERVIÇOS NOS CANAIS DE ATENDIMENTO. Clique no nome do canal de atendimento e confira: HORÁRIOS E LIMITES DOS SERVIÇOS NOS CANAIS DE ATENDIMENTO Clique no nome do canal de atendimento e confira: Internet Fone Fácil Autoatendimento Bradesco Celular Bradesco Celular Ir para o início Transferências

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE VENDAS DIVISÃO CONSUMO VERBAS COMERCIAIS

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE VENDAS DIVISÃO CONSUMO VERBAS COMERCIAIS Código: PVC-01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Comercial Consumo Data Elaboração: 22/01/2013 Revisão: 30/11/2016 - R03 Elaborado por: Renata Rodrigues Supervisora Adm. Vendas Revisado por: Gabriele

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO MANUAL DE PROCEDIMENTOS Data Elaboração: 23/04/2013 Código: PRH-04 Elaborado por: Maria Helena Durao Chefe Adm. Pessoal Área Responsável: Recursos Humanos Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord. de Auditoria

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE COBRANÇA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE COBRANÇA Código: PCR-02 MANUAL DE PROCEDIMENTOS Área Responsável: Crédito e Cobrança Data Elaboração: 18/02/2013 Revisão: 27/04/2016 R2 Elaborado por: Fernanda Firmado Coord. Crédito e Cobrança Revisado por: Gabriele

Leia mais

POLÍTICAS INTERNAS POLÍTICA DE TELEFONIA

POLÍTICAS INTERNAS POLÍTICA DE TELEFONIA Código: PTI-01 POLÍTICAS INTERNAS Área Responsável: Tecnologia da Informação Data Elaboração: 02/02/2015 Revisão: 20/04/2017 Elaborado por: Julio Cezar Nicolosi Gerente TI Revisado por: Gabriele G. Heilig

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE CRÉDITO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE CRÉDITO Código: PCP-01 MANUAL DE PROCEDIMENTOS Elaborado por: Roberta M.V. Ferreira Gerente Financeiro Área Responsável: Crédito e Cobrança Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord. de Auditoria Interna POLÍTICA

Leia mais

2 ª Reunião Subgrupo Financeiro. Contas a Pagar

2 ª Reunião Subgrupo Financeiro. Contas a Pagar 2 ª Reunião Subgrupo Financeiro Contas a Pagar 06 de Junho de 2017 1 Empresas participantes 2 Processamento de pagamentos A volumetria de pagamentos processados varia entre 5,5mil e 240 mil. Qual o volume

Leia mais

MÓDULOS DO SISTEMA. Módulo Base Cadastros Básicos (Clientes, Fornecedores, Produtos etc.)

MÓDULOS DO SISTEMA. Módulo Base Cadastros Básicos (Clientes, Fornecedores, Produtos etc.) MÓDULOS DO SISTEMA Atualizado em setembro de 2018 Sistema Odin ERP O Sistema Odin é desenvolvido em Delphi e utiliza Oracle como banco de dados, tanto na sua versão comercial, quanto na versão XE (sem

Leia mais

Cartilha de adiantamento e reembolso de despesas. Código treinamento: SOL03 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Dez/2016 Classificação: Restrita

Cartilha de adiantamento e reembolso de despesas. Código treinamento: SOL03 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Dez/2016 Classificação: Restrita Cartilha de adiantamento e reembolso de despesas Código treinamento: SOL03 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Dez/2016 Classificação: Restrita Respeitar os horários.! Estar atento. Adotar postura

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE GESTÃO DE IMOBILIZADO (ATIVO FIXO)

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE GESTÃO DE IMOBILIZADO (ATIVO FIXO) Código: PGI - 01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Ativo fixo Data de Elaboração: 21/01/2013 Revisão: 16/11/2016 R02 Elaborado por: Silas de Arruda Camara Gerente de Controladoria Revisado por:

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. 1. OBJETIVO Normatizar os processos e rotinas diárias dos funcionários responsáveis pelo caixa.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. 1. OBJETIVO Normatizar os processos e rotinas diárias dos funcionários responsáveis pelo caixa. 1 1. OBJETIVO Normatizar os processos e rotinas diárias dos funcionários responsáveis pelo caixa. 2 ABERTURA DE CAIXA O funcionário responsável pelo caixa deverá todos os dias quando da abertura do caixa

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO E CADASTRO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO E CADASTRO DE FORNECEDORES Código: PCO-02 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Suprimentos Data Elaboração: 17/01/2013 Revisão: 20/01/16 - R03 Elaborado por: Gilson Cesar Gerente de Suprimentos Revisado por: Reinaldo Santos

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO

REGULAMENTO FINANCEIRO REGULAMENTO FINANCEIRO O IBGH INSTITUTO BRASILEIRO DE HOSPITALAR, Organização Social, qualificado pelo Decreto Nº 1580, DOE N 6437 de 10.05.2017, no exercício de suas atribuições e competências estatutárias,

Leia mais

Principais novidades da versão

Principais novidades da versão Principais novidades da versão 1. Lançamento de contas a pagar Disponibilizado no lançamento de contas a pagar, o campo para incluir o identificador do FGTS. 1- Para realizar o lançamento do identificador

Leia mais

TABELA - BENEFÍCIOS. CONTA DEPOSITÁRIA - PRODUTO EXCLUSIVO ASSOCIADOS ANFAC Abertura da conta por Cliente - Cedente

TABELA - BENEFÍCIOS. CONTA DEPOSITÁRIA - PRODUTO EXCLUSIVO ASSOCIADOS ANFAC Abertura da conta por Cliente - Cedente CONVENIO ANFAC/BRADESCO TABELA - BENEFÍCIOS ASSOCIADO ANFAC TARIFA DO BANCO ECONOMIA DO ASSOCIADO COBRANÇA - REGISTRO DE TÍTULOS Banco D+1 Cobrança COM Registro R$ 2,81 R$ 11,00 R$ 8,91 Empresa Cobrança

Leia mais

Gestão Financeira (Tesouraria)

Gestão Financeira (Tesouraria) Soluções Gestão Financeira (Tesouraria) Contas a Receber - Cobrança Registro de contrato de prestação de serviços com condições de cobrança; Controle de reajuste contratuais com periodicidade, índices

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE COMPRAS DE BENS E SERVIÇOS

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE COMPRAS DE BENS E SERVIÇOS Código: PCO-01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Suprimentos Data Elaboração: 30/07/2011 Revisão: 01/09/17 R04 Elaborado por: Gilson Cesar Gerente Suprimentos Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord.

Leia mais

Controle de Financiamentos. Sumário

Controle de Financiamentos. Sumário Fernanda Klein Both 02/04/2013 008.011.0035 B13 1/8 Controle de Financiamentos Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastros... 2 2.1. Instituições Financeiras... 2 2.2. Conta Corrente... 2 2.3. Linhas de Crédito...

Leia mais

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária 1 Conceito Ao realizar uma compra com um fornecedor e gerar um registro no Contas a Pagar, no momento do pagamento é possível enviá-lo ao banco via arquivo

Leia mais

LinxMaq: ADMI_11_6. Acesso ao Sistema

LinxMaq: ADMI_11_6. Acesso ao Sistema Acesso ao Sistema O SISDIA Evolution é um sistema Web. Isso significa que ele não precisa de instalação local na máquina dos usuários. O acesso é feito através do navegador Firefox 4.0 ou superior. Para

Leia mais

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 3 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 3 3. Dados financeiros de cliente / fornecedor (1177)...

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE VIAGEM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE VIAGEM 03/02/205 PGR-0. INTRODUÇÃO A Política de Viagem tem por objetivo estabelecer normas e procedimentos relacionados a viagens a serviço da empresa. 2. ESCOPO Viagens a serviço da empresa. 3. CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE VENDAS COMODATO DE DISPENSER

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE VENDAS COMODATO DE DISPENSER Código: PVI - 03 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Comercial - Professional Data de Elaboração: 22/03/2013 Revisão: 22/11/2016 R02 Elaborado por: Fernando Librandi Gerente Adm. Vendas - DI Revisado

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Informação PROJETO INTEGRAÇÃO INTRANET/FINANCIERO E CONTABILIDADE

Departamento de Tecnologia da Informação PROJETO INTEGRAÇÃO INTRANET/FINANCIERO E CONTABILIDADE Departamento de Tecnologia da Informação PROJETO INTEGRAÇÃO INTRANET/FINANCIERO E CONTABILIDADE Este documento tem como objetivo detalhar tecnicamente a integração de dados da atual intranet para o sistema

Leia mais

<<Portal Toyota>> <<MANUAL DE INSTRUÇÕES>> Manual de Instruções Portal Financeiro

<<Portal Toyota>> <<MANUAL DE INSTRUÇÕES>> Manual de Instruções Portal Financeiro Manual de Instruções Portal Financeiro 1 Sobre este Manual... 3 Pré - requisitos... 3 Como Acessar... 3 1. ID - Identificação... 4 2. Usuário... 4 3. Senha...

Leia mais

Serviços Integrados: Segmentos de mercado. Cobrança Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico

Serviços Integrados: Segmentos de mercado. Cobrança Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico Serviços Integrados: Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico Segmentos de mercado Desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados de acordo com o modelo de negócios de cada

Leia mais

Contas a Pagar. Rotinas Financeiras YOUR LOGO

Contas a Pagar. Rotinas Financeiras YOUR LOGO Contas a Pagar Rotinas Financeiras YOUR LOGO Contas a Pagar Tipos de Pagamentos 1 2 Nota Fiscal Fatura Nota Fiscal Selecione a empresa e o ambiente compras Clique em atualizações, movimentos e documento

Leia mais

Novartis Requisition-to-Pay Onboarding Package

Novartis Requisition-to-Pay Onboarding Package Novartis Requisition-to-Pay Onboarding Package - Temos o prazer de recebê-lo como nosso novo parceiro no grupo Novartis (Novartis, Sandoz e Alcon). Esta carta destina-se a ajudá-lo a compreender as nossas

Leia mais

G U I A D E A C E S S O A O P O R T A L C O N E C T A E A O P R O T H E U S 1 2

G U I A D E A C E S S O A O P O R T A L C O N E C T A E A O P R O T H E U S 1 2 G U I A D E A C E S S O A O P O R T A L C O N E C T A E A O P R O T H E U S 1 2 FORMAS DE ACESSO Com a entrada em operação do sistema Protheus 12 para os processos de Cadastro, Suprimentos e Financeiro,

Leia mais

MANUAL CARTÃO BB PESQUISA/CAPES. Sumário

MANUAL CARTÃO BB PESQUISA/CAPES. Sumário Sumário Introdução...2 1 Quem pode utilizar o Cartão BB Pesquisa/CAPES...2 2 Descrição...2 3 Adesão...2 4 Anuidade...2 5 Utilização...2 6 - Limite financeiro de utilização do cartão...3 7 - Limite de prazo

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO PLANEJAMENTO PL 02 MEDIÇÕES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: MEDIÇÕES REVISADO E

Leia mais

ATUAÇÃO NACIONAL E NA AMÉRICA LATINA

ATUAÇÃO NACIONAL E NA AMÉRICA LATINA SOBRE A EMPRESA 3 ATUAÇÃO NACIONAL E NA AMÉRICA LATINA Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul PORTFÓLIO MOBILIDADE SOLUÇÕES SOLUÇÕES SAP Solução para integrar e automatizar os processos de contas a pagar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE EVENTOS E TATERSAL Matriz de responsabilidades

ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE EVENTOS E TATERSAL Matriz de responsabilidades ACZ001-051109-Book Processos.ppt - 24 ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE EVENTOS E TATERSAL Comercial Gerente do Centro De Eventos e do Tatersal Equipe do Centro de Eventos e do Tatersal Elaboração do contrato

Leia mais

POLÍTICAS INTERNAS POLÍTICA DE TREINAMENTO

POLÍTICAS INTERNAS POLÍTICA DE TREINAMENTO Código: PRH-07 POLÍTICAS INTERNAS Área Responsável: Recursos Humanos Data Elaboração: 21/08/2013 Revisão: 30/06/2016 R2 Elaborado por: Valéria Móvio (Gerente de Desenvolvimento Organizacional) Revisado

Leia mais

Política de Compras e Contratação de Serviços

Política de Compras e Contratação de Serviços Política de Compras e Contratação de Serviços Versão 1.0 Elaborada em dezembro de 2017 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DIRETRIZES... 3 3. ABRANGÊNCIA... 3 4. ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 4.1 Processo de Compra

Leia mais

Impresso em 26/08/ :08:40 (Sem título)

Impresso em 26/08/ :08:40 (Sem título) Aprovado ' Elaborado por Natalia Gomes/BRA/VERITAS em 09/12/2013 Verificado por Leonardo Correia em 09/12/2013 Aprovado por Jose Cunha/BRA/VERITAS em 10/12/2013 ÁREA TRG Tipo Instrução Administrativa Número

Leia mais

Índice I. OBJETIVO... 2 II. ABRANGÊNCIA... 2 III. DEFINIÇÕES... 2 IV. RESPONSABILIDADES... 2 V. POLÍTICA... 3

Índice I. OBJETIVO... 2 II. ABRANGÊNCIA... 2 III. DEFINIÇÕES... 2 IV. RESPONSABILIDADES... 2 V. POLÍTICA... 3 Camil Alimentos S/A Política de Suprimentos Ref.: SUP-N-001/13 Revisão: 03 Emissão: 02/06/2016 Qtd. pág.: 7 Elaborado: Allan Wziontek Revisado: João Stefaneli e Sandro M. Façanha Aprovado: José Rubens

Leia mais

FIN. 10 CONTAS A RECEBER

FIN. 10 CONTAS A RECEBER 1 de 12 msgq CONTAS A RECEBER MACROPROCESSO FINANCEIRO PROCESSO CONTAS A RECEBER CONTAS A RECEBER 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 4.1 DEFINIÇÃO

Leia mais

Consulta status de Pagamento. Código treinamento: FIN16 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Jan/2018 Classificação: Restrita: SOL04

Consulta status de Pagamento. Código treinamento: FIN16 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Jan/2018 Classificação: Restrita: SOL04 Consulta status de Pagamento Código treinamento: FIN16 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Jan/2018 Classificação: Restrita: SOL04 Respeitar os horários.! Estar atento. Adotar postura participativa.

Leia mais

PAGA1100 Geração Arquivo de Transmissão - Contas a Pagar Escritural

PAGA1100 Geração Arquivo de Transmissão - Contas a Pagar Escritural Arquivo: PAGA1100 - Página: 1/5 PAGA1100 Geração Arquivo de Transmissão - Contas a Pagar Escritural O programa gera um arquivo texto para transmissão eletrônica dos Pagamentos dos Títulos a um determinado

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL , recebimentos e retiradas de mercadorias 1 1 OBJETIVO Normatizar os processos de vendas, recebimentos e retirada de mercadorias das Comerciais Agromen e padroniza-los com base no modelo utilizado nas

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Revisão: 00 Pag.: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para movimentação e fechamento diário de caixa do Laboratório IHEF, que assegurem a organização financeira e sustentabilidade da empresa.

Leia mais

Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes

Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes ANDIFES ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR Manual de Procedimentos para Compras e Contratação de Serviços da Andifes SÚMÁRIO 1. OBJETIVO 4 2. APLICAÇÃO 4 3.

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO DE COMPRAS PRODUTOS E SERVIÇOS

MANUAL DE PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO DE COMPRAS PRODUTOS E SERVIÇOS Área Suprimentos 1. INTRODUÇÃO O Procedimento de Compras produtos ou serviços tem por objetivo estabelecer as normas para o processo de compras de produtos ou serviços através do sistema TOTVS, sejam eles

Leia mais

3ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Pagamentos

3ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Pagamentos 3ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Pagamentos TOTVS S/A 26/08/2014 Agenda 1. Alocação de pessoas e volumetria 2. Grau de terceirização 3. Aprovações e Datas 4. Sistemas utilizados 5. Principais desafios

Leia mais

A solicitação de compra precisa constar especificações técnicas claras, objetivas e precisas.

A solicitação de compra precisa constar especificações técnicas claras, objetivas e precisas. 12.25 Apresentação Considerando o número de dúvidas e questionamentos encaminhados ao Escritório Nacional pelas equipes dos Clusters, iniciamos uma série de instrutivos periódicos com o intuito de ser

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE GESTÃO DOS PROJETOS DE INVESTIMENTOS

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE GESTÃO DOS PROJETOS DE INVESTIMENTOS PROCEDIMENTOS INTERNOS Data de Elaboração: 31/1/216 Código: PGP - 1 Elaborado por: Silas de Arruda Camara Gerente de Controladoria Área Responsável: Controladoria Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord.

Leia mais

Lançamentos Protocolados

Lançamentos Protocolados Lançamentos Protocolados Procedimento para Utilizar os Lançamentos Protocolados Quando é gerado um protocolo de entrada com tipos de documentos parametrizados para gerar prélançamentos contábeis, estes

Leia mais

RECE7000 Emissão de recibos de Adiantamentos. RECE7000 Emissão de Recibos de Adiantamentos 1 / 12

RECE7000 Emissão de recibos de Adiantamentos. RECE7000 Emissão de Recibos de Adiantamentos 1 / 12 RECE7000 Emissão de recibos de Adiantamentos 1 / 12 Ao fechar um negócio, o cliente pode adiantar uma parte do pagamento combinado, mesmo antes da emissão da NF correspondente. O registro do recebimento

Leia mais

Política de Troca e Devoluções

Política de Troca e Devoluções Política de Troca e Devoluções A Via Praiana deseja sua total satisfação ao realizar suas compras! Assim, temos uma Política de Troca e Devolução que respeita às suas necessidades e é baseada no Código

Leia mais

Tutorial. Sistema de Gestão de Parcerias

Tutorial. Sistema de Gestão de Parcerias Tutorial Sistema de Gestão de Parcerias Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil SUMÁRIO 1. EFETUANDO O CADASTRO NO SISTEMA... 3 2. ACESSANDO O SGP... 5 3. ACESSANDO O MÓDULO 2 EXECUÇÃO...

Leia mais

VEIC Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco

VEIC Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco VEIC0409 - Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco Este programa estorna a contabilização de parcelas recebidas oriundas da venda de veículos e Outras Vendas ( VEIC0407 ). A localização da parcela a ser

Leia mais

Política de Pagamentos

Política de Pagamentos Razão de ser: Objectivos: Esta política visa implementar metodologias coerentes e convergentes relativas a pagamentos e descontos financeiros, com vista ao cumprimento de responsabilidades e garantindo

Leia mais

METODOLOGIA DE TRABALHO

METODOLOGIA DE TRABALHO PLANO INTERMEDIÁRIO Escopo ASSESSORIA DE IMPRENSA 2 artigos por mês; 2 releases por mês; Notas de agendas. MARKETING JURÍDICO 1 Newsletter por mês; Até quatro Alerts por mês; Atualização do site com os

Leia mais

Para mais informações, verifique o manual Tela para De/Para de ICMS CST nas Devoluções/Retorno.

Para mais informações, verifique o manual Tela para De/Para de ICMS CST nas Devoluções/Retorno. Release 3.133 Resumo das alterações Gerais Livros Fiscais ERP-29782 SPED Fiscal SPED Fiscal - Geração dos Registros D510 e D590 1. De acordo com o entendimento do departamento fiscal da Ti9 a geração dos

Leia mais

Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred

Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4

Leia mais

Módulo Industrial. 1. Produção

Módulo Industrial. 1. Produção Módulo Industrial 1. Produção Engenharia de Produto Permite roteiros de fabricação com tempos e múltiplas opções por operação (Processos). Aceita códigos de produtos estruturados com identificação de grades

Leia mais

Itens seguem discriminados em listagem anexa a presente IT. c) Exemplo de requisição de materiais Via almoxarifado:

Itens seguem discriminados em listagem anexa a presente IT. c) Exemplo de requisição de materiais Via almoxarifado: 1. OBJETIVO Conceito: Receber para guarda e proteção os materiais adquiridos pela empresa; entregar os materiais mediante requisições autorizadas aos usuários da empresa; manter atualizados os registros

Leia mais

DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Financeiro Projeto PLUG

DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Financeiro Projeto PLUG DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Financeiro Projeto PLUG DÚVIDAS MÓDULO FINANCEIRO 1. O cadastro dos fornecedores deverá ser preenchido em todos os módulos? O cadastro de fornecedores deverá ser preenchido

Leia mais

PROCEDIMENTO. Desenvolver uma sistemática para Demissões e Desligamentos espontâneos.

PROCEDIMENTO. Desenvolver uma sistemática para Demissões e Desligamentos espontâneos. -03 1 de 5 1- OBJETIVO Desenvolver uma sistemática para Demissões e s espontâneos. 2- CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se a todos os gestores da Transportadora Sulista. 3- GLOSSÁRIO 3.1- PARECER DE DEMISSÃO E-mail

Leia mais

GUIA DO MÓDULO CHEQUES

GUIA DO MÓDULO CHEQUES Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/8 GUIA DO MÓDULO CHEQUES Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Lançamento de Cheques (4001)... 2 3. Contas para contabilização (4021)... 2 4. Depósito (4007)... 3

Leia mais

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior.

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior. Guia de consulta rápida TELA INICIAR. Módulo Vendas - Tela de atendimento (PDV), Calcula preços e emite propostas comerciais, Manutenção de orçamentos e ordens de serviços, Agenda de contatos, Cadastro

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL 1 1 OBJETIVO Normatizar os processos de compras, recebimento de mercadorias e pagamentos que ocorrem nas lojas da Comercial Agromen e padroniza-los com base no modelo utilizado nas outras empresas do grupo.

Leia mais

3. APLICABILIDADE A todos os colaboradores registrados nas empresas: CESARI, CESLOG, CEFERTIL, CENAVE, DEPOTCE, RAIZ DA SERRA e TERLOC.

3. APLICABILIDADE A todos os colaboradores registrados nas empresas: CESARI, CESLOG, CEFERTIL, CENAVE, DEPOTCE, RAIZ DA SERRA e TERLOC. 1. OBJETIVO Definir premissas a serem utilizadas quando da rescisão do contrato de trabalho dos colaboradores da CESARI, CESLOG, CEFERTIL, CENAVE, DEPOTCE, RAIZ DA SERRA e TERLOC. 2. DOCUMENTO DE REFERÊNCIA

Leia mais

APRESENTAÇÃO SISTEMAS BEM-VINDO A APRESENTAÇÃO DO SISTEMA PROSIS: AFFINCO

APRESENTAÇÃO SISTEMAS BEM-VINDO A APRESENTAÇÃO DO SISTEMA PROSIS: AFFINCO BEM-VINDO A APRESENTAÇÃO DO SISTEMA PROSIS: AFFINCO - - - - SPED s - Clique sobre os botões do lateral para acessar a página que desejar - Informações completas do produto e sua movimentação; - Possibilidade

Leia mais

LAYOUT DE ARQUIVOS PAGAMENTOS

LAYOUT DE ARQUIVOS PAGAMENTOS LAYOUT DE ARQUIVOS PAGAMENTOS FORNECEDORES - TRIBUTOS - CONCESSIONARIAS PADRÃO FEBRABAN CNAB240 Banco MUFG Brasil S.A. 2018 Prezado Cliente, Nós do Banco MUFG Brasil S.A., estamos lhe entregando o Layout

Leia mais

POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC

POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC POLÍTICA DE COMPRAS e PAGAMENTO DE GASTOS DO SICOOB CREDIAUC Aprovado em 28 de Janeiro de 2014 Atualizado em 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 30 de Julho de 2015 Atualizado em 30 de outubro de 2015

Leia mais

Como trabalhar com o módulo contas a receber?

Como trabalhar com o módulo contas a receber? Como trabalhar com o módulo contas a receber? O módulo Contas a Receber é usado para controlar tudo relacionado ao recebimento de títulos. Dentre as principais formas de recebimento temos dinheiro, cheques,

Leia mais

Detalhamento dos lançamentos do Caixa

Detalhamento dos lançamentos do Caixa PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1603.0028 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) Lojas/PDV MÓDULO/MENU Bancos/Caixa/PDV Versão do Documento Nº 2.0 Data da Revisão 12/05/2016

Leia mais

GESTÃO CORPORATIVA PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO USO DO SISTEMA SAPIENS CONTAS A PAGAR

GESTÃO CORPORATIVA PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO USO DO SISTEMA SAPIENS CONTAS A PAGAR Página 1 de 27 ÍNDICE Assunto Página 1 - OBJETIVO 3 2 - APLICAÇÃO 3 2.1 Autorização de Usuário 3 3 TABELAS E CADASTROS ESPECÍFICOS DO PROCESSO DE CONTAS A PAGAR 3.1 Tipos de Título 4 3.2 - Cadastro de

Leia mais

Políticas de Compras Sistema de Gestão da Qualidade

Políticas de Compras Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE Esta política visa estabelecer as normas para as compras de equipamentos de tecnologia, telefonia, software e hardware, brindes, eventos, material promocional, propaganda ou

Leia mais

ÍNDICE. Revisado por: Aprovado por: Elaborado por: Gerente do Setor Financeiro. Núcleo de Contas a Pagar

ÍNDICE. Revisado por: Aprovado por: Elaborado por: Gerente do Setor Financeiro. Núcleo de Contas a Pagar Setor: Financeiro Pág. 1 de 10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA / NÍVEL DE DISTRIBUIÇÃO... 2 3. SIGLAS UTILIZADAS... 2 4. GLOSSÁRIO / CONCEITOS... 2 5. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA... 3 6. DIRETRIZES

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo Menu Rápido do sistema Bluesoft ERP. O que é Tesouraria Menu Rápido? Tesouraria

Leia mais

Pagamento Antecipado Fundo Fixo e Integração entre Módulos

Pagamento Antecipado Fundo Fixo e Integração entre Módulos Pagamento Antecipado Fundo Fixo e Integração entre Módulos Código treinamento: FIN11 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Jan/2018 Classificação: Restrita Hora da chamada Respeitar os horários.! Estar

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

PORTAL B2B FUNCIONAL

PORTAL B2B FUNCIONAL PORTAL B2B FUNCIONAL RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Receber

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Receber ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Receber O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a receber

Leia mais

1º passo) Acesse o Portal Estrela Guia no caminho: Menu Completo > Consulta > Status do contrato.

1º passo) Acesse o Portal Estrela Guia no caminho: Menu Completo > Consulta > Status do contrato. 1. Como consultar o Status do Contrato 1º passo) Acesse o Portal Estrela Guia no caminho: Menu Completo > Consulta > Status do contrato. 2º passo) Inserir os dados para a pesquisa, podendo utilizar número

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Módulo Financeiro) 1 Tela Principal: Esta é a tela principal do módulo financeiro, aqui trabalhamos com: Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle de cheques recebidos, vendas

Leia mais

RODONAVES TRANSPORTES E ENCOMENDAS LTDA. PROCEDIMENTO. TÍTULO: FATURAMENTO Folha 1/5

RODONAVES TRANSPORTES E ENCOMENDAS LTDA. PROCEDIMENTO. TÍTULO: FATURAMENTO Folha 1/5 TÍTULO: FATURAMENTO Folha 1/5 1. CAMPO DE APLICAÇÃO E OBJETIVOS 1.1 É aplicado na área de Faturamento Matriz, Comercial e Unidades. 1.2 OBJETIVOS Gerar e disponibilizar as faturas e os respectivos boletos

Leia mais

TOTVS - Microsiga Protheus Financeiro

TOTVS - Microsiga Protheus Financeiro 16/08/2011 Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 4 1.1 Novas Funcionalidades... 4 2 Produto Padrão... 5 2.1 Fluxo de Caixa por Natureza Financeira... 5 2.2 Base Diferenciada para Impostos... 6 2.3

Leia mais

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO Ref. - Assunto Página: 1 / 8 de Publicação: : Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e Financeiro Aprovação Alessandro Millan Diretor

Leia mais

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha.

Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações automáticas do sistema. Só poderão ser alterados, quando existir opção de escolha. JANELA: RECEBIMENTO DA FATURA O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Alterar o lançamento do recebimento Alterar tipo de recebimento da fatura Cancelar recebimentos Definir formas de troco Definir

Leia mais

Ordem Bancária Municipal Layout de Arquivo

Ordem Bancária Municipal Layout de Arquivo Layout de Arquivo Banestes S.A. - Banco do Estado do Espírito Santo GECOD - Gerência de Contas de Depósito SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Autorização (Processamento)... 4 3. Arquivo Remessa... 4 4. Arquivo

Leia mais

Geração Notas Fiscais Eletrônicas de Locação Cidade de Porto Alegre - Sami ERP ++

Geração Notas Fiscais Eletrônicas de Locação Cidade de Porto Alegre - Sami ERP ++ Geração Notas Fiscais Eletrônicas de Locação Cidade de Porto Alegre - Sami ERP ++ Antes de iniciar a geração dos arquivos de RPS, certifique-se de que já foram efetuados os procedimentos para geração de

Leia mais

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte no cadastro do empregado 1 CADASTRO

Leia mais