7 formas de monitorar veículos de comunicação. O clipping nas assessorias de imprensa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7 formas de monitorar veículos de comunicação. O clipping nas assessorias de imprensa"

Transcrição

1 7 formas de monitorar veículos de comunicação O clipping nas assessorias de imprensa

2 Introdução Sites de busca online O Google Alerts Espaço de pesquisa nos sites da mídia Leitura de veículos impressos Buscas em veículos impressos no formato digital Clipadoras Ferramentas de monitoramento de notícias Conclusão... 11

3 Introdução O monitoramento de notícias, ou clipping, é uma das formas de mensurar o trabalho das assessorias de imprensa, identificar o que a opinião pública pensa sobre o cliente e definir os rumos estratégicos e metas a serem alcançadas na área de comunicação. É, na verdade, uma ferramenta para ajudar as decisões institucionais, tanto dos clientes quanto das próprias assessorias de imprensa. O clipping pode ser feito de diferentes formas e depende do orçamento destinado ao serviço e a equipe disponível dentro das agências e departamentos de comunicação. O monitoramento pode ocorrer de diversas formas, com o uso de tecnologias avançadas de sistemas de busca e recuperação de informação. Listamos, neste ebook, 7 formas, gratuitas e pagas, do assessor de imprensa fazer um clipping de qualidade para entregar aos seus clientes. Boa leitura!

4 1. Sites de busca online Quem, hoje, não pesquisa informações em sites de busca online, especialmente o Google? O site tem até um espaço próprio para a seleção de notícias: o Google News, que também serve como uma fonte gratuita de clipagem. Além do Google, o Bing e outros sites similares ajudam no monitoramento de notícias. Por isso, os sites de busca online devem ser usados mais para complementar o trabalho de clipagem e melhorar a abrangência de informações do que como o único recurso de monitoramento de notícias. Os buscadores online dão ao assessor uma gama de informações e notícias do cliente e concorrentes. Porém, muitas informações não são de tanta relevância. Por mais que o assessor de imprensa coloque a palavra-chave entre aspas ou procure a informação apenas por títulos das publicações (digitando intitle: e depois o termo desejado), os buscadores apresentam diversos furos nas pesquisas. Muitos portais e blogs apenas redirecionam links para outro veículo, por exemplo. Além disso, os buscadores não encontram notícias em jornais impressos disponibilizados online, veículos de extrema importância para clientes e assessores de imprensa, já que emplacar em jornais regionais e nacionais é fundamental para muitas estratégias de comunicação. E como deixar esse espectro de notícias de fora do clipping? Simplesmente, não dá.

5 2. O Google Alerts O Google Alerts é uma forma de monitorar notícias na internet. A ferramenta envia notificações automaticamente para o cadastrado quando encontra novos resultados sobre o assunto, como o nome da empresa do seu assessorado. Você pode escolher fontes como notícias, blogs e vídeos, e a região da publicação, por exemplo. Isso refina um pouco o monitoramento, e diminui o tempo que seria gasto procurando informações no Google, mas, assim como nos sites de busca online, exclui os veículos impressos e pode mostrar vários resultados que não causam nenhum resultado para o cliente de assessoria de imprensa.

6 3. Espaço de pesquisa nos sites da mídia Muitas vezes o assessor de imprensa envia um release para apenas um veículo de imprensa. Monitorar a notícia para saber se ela foi publicada ou não, nesse caso, seria mais fácil. Apenas entrar no site do jornal ou portal e buscar, na própria ferramenta de pesquisa da plataforma, o termo ligado ao tema do release. E o melhor disso, é de graça. Essa seria uma estratégia adequada para casos como esse, quando você mantém um relacionamento direto com o jornalista de determinada empresa de comunicação. Mas a divulgação para diversos canais diferentes de notícias, o mailing geral, ainda é uma estratégia muito adotada pelos assessores de imprensa. Aí, entrar em cada site e monitorar todos os veículos para os quais você enviou o release fica praticamente impossível e significa uma perda de tempo. Diversos portais já restringem o acesso às informações por meio de paywall, como o Valor Econômico, Diário Catarinense, Zero Hora, Folha de São Paulo, Estadão e outros. Então, apenas para entrar e clipar, o assessor de imprensa precisaria pagar as assinaturas dos veículos que limitam a leitura. O dinheiro gasto com isso, poderia ser usado para terceirizar o serviço ou melhorar o clipping, por meio de uma ferramenta especializada no monitoramento de notícias.

7 4. Leitura de veículos impressos A leitura e o recorte dos jornais impressos ainda é uma forma de monitoramento de notícias. Atualmente ele não é muito usado por uma questão de tempo e dinheiro. As assessorias de imprensa precisariam contratar uma equipe de profissionais apenas para fazer a leitura e recortes das informações dos clientes, o que resultaria em um alto custo, entre profissionais e assinaturas de jornais de todo o país. Este é um modelo ultrapassado para os parâmetros e pela velocidade de informação adotada nos dias de hoje. Essa forma de monitoramento é mais usada quando o assessor de imprensa sabe que determinado jornal ou revista publicou algo sobre o seu cliente, para ter um registro material. Com essa informação, o clipping manual seria válido.

8 5. Buscas em veículos impressos no formato digital Similar à leitura dos veículos impressos, essa forma de monitoramento de notícias é limitada. Os assessores de imprensa precisam sempre estar antenados sobre os acontecimentos e informações que possam impactar seus clientes. A leitura online de jornais importantes ainda é feita pelos profissionais da comunicação. Muitas assessorias de imprensa assinam veículos estratégicos para as ações da assessoria. Mas ler todos os jornais online também requer muito tempo e dinheiro para assinaturas. Assim como todas as outras formas de monitoramento, serve mais para complementar as buscas do que para centralizar todo o serviço de clipping.

9 6. Clipadoras As clipadoras, sem sombra de dúvidas, são uma das formas de monitoramento de notícias mais completas. E não são novas, não. O método de clipagem é adotado desde o século XIX, por iniciativa do empresário parisiense Henry Romeike, que viu no ramo artístico uma oportunidade de ganhar dinheiro. O francês oferecia recortes das críticas artísticas publicadas nos jornais a atores e atrizes por um preço mais econômico do que se eles comprassem o jornal. Porém, o serviço oferecido não é barato e muitas falhas ainda ocorrem. As clipadoras pesquisam, normalmente, com as mesmas palavras-chave, mas nem sempre elas são as mesmas. E cobram pela quantidade de clientes atendidos pela assessoria de imprensa. Outra desvantagem nesse método é a quantidade pequena de conteúdos impressos, que são, muitas vezes, regionalizados e não nacionais. No Brasil, os registros mostram que a primeira clipadora foi o Lux Jornal Clipping de Jornais de Revistas, no Rio de Janeiro, em De lá pra cá, elas só ganharam mais força com o auxílio da tecnologia. As clipadoras oferecem um serviço especializado de clipagem. Profissionais direcionados apenas para esse fim pesquisam em diversas fontes impressas e online e enviam os conteúdos que fazem referência aos clientes da assessoria de imprensa diretamente para as agências. Isso facilita o trabalho dos assessores de imprensa, que podem centrar o trabalho nas ações de comunicação.

10 7. Ferramentas de monitoramento de notícias As clipadoras utilizam softwares de monitoramento de notícias para acompanhar as referências dos clientes da assessoria de imprensa na mídia. Por que não interiorizar o processo dentro das próprias agências de comunicação? Claro que as ferramentas de clipagem apresentam um custo de aquisição e requerem alguma pessoa da equipe da assessoria de imprensa para operacionalizar o software. Porém, colocando na ponta do lápis, o custo da ferramenta pode ser muito menor que o das clipadoras. O NewsStream, por exemplo, oferece um modelo de preço para toda a agência de comunicação e não pela quantidade de clientes atendidos na assessoria de imprensa. A cobrança é feita pela quantidade de buscas, não pelo número de palavras-chave usadas. A ferramenta de monitoramento de notícias automatiza o processo de busca e indexação e o profissional da assessoria de comunicação passa a escolher as palavras-chave, temas e clientes que serão monitorados, o que diminui a falha nas pesquisas. A interface oferecida pela Knewin ainda conta com um escopo maior de conteúdos impressos, nacionais e até internacionais.

11 Conclusão Seja qual for a forma adotada na sua agência de comunicação para monitorar notícias, vale a pena analisar as vantagens e desvantagens de cada método e calcular o que cabe melhor no orçamento. As informações estão disponíveis 24h por dia, 365 dias do ano. E você, que trabalha em uma assessoria de imprensa, precisa estar atento a tudo que pode impactar de alguma forma o seu cliente! Esperamos que o ebook tenha ajudado te ajudado a encontrar a melhor forma de fazer o clipping e melhorar o serviço oferecido pela sua agência. Além desse ebook, temos vários posts sobre a gestão e o trabalho nas agências de comunicação publicados no nosso blog. Acesse, acompanhe e cadastre o seu para receber os nossos próximos materiais!

12 Blog do Assessor de Imprensa Uma iniciativa Knewin

HISTÓRICO DAS REVISÕES

HISTÓRICO DAS REVISÕES Página 1 de 7 HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO DATA DESCRIÇÃO 00 06/02/2015 Emissão inicial 1. OBJETIVO Criar uma sistemática de produção e disseminação de notícias institucionais para os diversos públicos

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ASSESSORIA DE IMPRENSA O QUE É, PARA ONDE VAI E QUAL SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA O QUE É ASSESSORIA DE IMPRENSA? CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DA MARCA CRISE EDITORIAL E NOVO MOMENTO DA IMPRENSA

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA DIGITAL:

ASSESSORIA DE IMPRENSA DIGITAL: ASSESSORIA DE IMPRENSA DIGITAL: O consumidor virou mídia Ingresso: janeiro 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Assessoria de imprensa digital: o consumidor virou mídia Com a consolidação

Leia mais

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue na etapa Envio da Solução. Nesta etapa todos os itens

Leia mais

características que todo site deve ter para alcançar o sucesso.

características que todo site deve ter para alcançar o sucesso. 7 características que todo site deve ter para alcançar o sucesso. Visual organizado e objetivo 1 Seus clientes pesquisam imóveis na internet porque procuram por praticidade. Um site organizado é lei para

Leia mais

Site. Com apenas 1 ano de existência, já conseguimos números bastante expressivos, sendo alguns deles:

Site. Com apenas 1 ano de existência, já conseguimos números bastante expressivos, sendo alguns deles: Press Release 2017 Apresentação O Home Studio Brasil é um portal de informações dedicado aos músicos e entusiastas que estão começando com seus home studios e também aos que já estão há um certo tempo

Leia mais

[EBOOK] Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa

[EBOOK] Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa [EBOOK] Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa INTRODUÇÃO...3 1. ANTES DO PLANEJAMENTO: 4 PASSOS QUE DEVEM SER SEGUIDOS...4 2. PLANEJAMENTO PERSONALIZADO PARA CADA CLIENTE...6 3. DICAS PARA

Leia mais

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR 1 ASSESSORIA DE IMPRENSA / RP INTERNACIONAL São Paulo, 17 de maio de 2010 Local: Sheraton WTC São Paulo / SP 2 PONTOS-CHAVE DE DISCUSSÃO Para que serve

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA DIGITAL: O consumidor virou mídia. Ingresso julho Informações: (51)

ASSESSORIA DE IMPRENSA DIGITAL: O consumidor virou mídia. Ingresso julho Informações: (51) ASSESSORIA DE IMPRENSA DIGITAL: O consumidor virou mídia Ingresso julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Assessoria de imprensa digital: o consumidor virou mídia Com a consolidação

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE

REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE 2013 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO... 3 CAPÍTULO II DO CARGO DE ASSESSOR E SUAS ATRIBUIÇÕES...

Leia mais

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio

Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio IDEALIZA DIGITAL Marketing Digital Estratégias Básicas Para Qualquer Negócio AGÊNCIA IDEALIZA DIGITAL Consultoria em marketing digital e vendas online agenciaidealizadigital.com MARKETING DIGITAL E S T

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL. Marketing digital PARA VOCÊ MAIS MARKETING PARA EMPRESAS MAIS VENDAS

PROPOSTA COMERCIAL. Marketing digital PARA VOCÊ MAIS MARKETING PARA EMPRESAS MAIS VENDAS PROPOSTA COMERCIAL Marketing digital 2017 PARA EMPRESAS MAIS VENDAS PARA CLIENTES MAIS COMPRAS PARA VOCÊ MAIS MARKETING www.onwebstudio.com.br contato@onwebstudio.com.br VENDA MAIS COM MARKETING Marketing

Leia mais

CONQUISTAR NOVOS CLIENTES NA INTERNET

CONQUISTAR NOVOS CLIENTES NA INTERNET Software de Gestão Empresarial Online https://dinngol.com DINNGOL 1 Olá, tudo bem? Se você é um pequeno empresário em busca de métodos e alternativas para conquistar novos clientes para sua empresa na

Leia mais

PROJETO SOCIAL E CULTURAL

PROJETO SOCIAL E CULTURAL PROJETO SOCIAL «E CULTURAL» CONHEÇA MINHA MÚSICA Plataforma Cultural de divulgação de novos artistas, músicas ou bandas Projeto Aprovado Pronac nº 140.147 O Projeto: - Novos Artistas, músicas e Bandas

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais

Jornal.

Jornal. O piniãao Goiáas ~ ~ ~ Jornal www.opiniaogoias.com.br MídiaKit 2019 Mídia Kit Jornal Opinião Goiás 01 O brasileiro cada vez mais conectado No Brasil, 66% da população se conecta à internet e gasta em média

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

Curso Google Adwords e Marketing Digital. Carga horária: 16h

Curso Google Adwords e Marketing Digital. Carga horária: 16h Curso Google Adwords e Marketing Digital Carga horária: 16h Quem Somos A Internet Innovation é a primeira empresa a oferecer uma grade completa de cursos especializados em Comércio Eletrônico e Marketing

Leia mais

MEDIA KIT Proposta para patrocínio e publicidade no site

MEDIA KIT Proposta para patrocínio e publicidade no site Apresentação MEDIA KIT Somos o Convidar.Net, Um sistema de gestão para eventos, convites e anúncios na web. Uma rede social para festas e eventos, pessoais ou profissionais, com diversas facilidades e

Leia mais

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final para o Desafio

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final para o Desafio RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final para o Desafio SENAI de Projetos Integradores. Todos os itens deste documento

Leia mais

Agência Digital. Quem somos FOCO EM PERFORMANCE

Agência Digital. Quem somos FOCO EM PERFORMANCE Agência Digital FOCO EM PERFORMANCE 92% das empresas que investiram em marketing digital tiveram retorno positivo. Você é uma delas? Nós automatizamos processos de marketing de conteúdo para aumentar o

Leia mais

Porque devo criar conteúdo para meu site?

Porque devo criar conteúdo para meu site? Porque devo criar conteúdo para meu site? Você já deve ter reparado a infinidade de sites presentes na internet. Reparando isso, talvez você se pergunte: qual a vantagem de investir tanto em manter um

Leia mais

(49) (49)

(49) (49) Afiliados Empresa Serviços Programa de Afiliados Por que ser Afiliado Fazer parte do programa de Afiliados da TwoWeb é a sua chance de trabalhar divulgando excelentes produtos digitais de diversos nichos

Leia mais

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer!

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O BLOG APRESENTAÇÃO: Bem-vindo a era da interatividade e do marketing de conteúdo. Só na internet você pode expor sua marca

Leia mais

Plano Agência Presença

Plano Agência Presença Plano Agência Presença Resumo Toda empresa precisa de competências específicas para executar suas atividades e entregar produtos e serviços com valor agregado a seus clientes. No marketing isso não é diferente,

Leia mais

TREINAMENTO CRIAR UM NEGÓCIO ONLINE

TREINAMENTO CRIAR UM NEGÓCIO ONLINE OLÁ, SOU VILMAR GWIAZDECKI EMPREENDEDOR DIGITAL E NESSE EBOK VOU TE DAR 9 IDEIAS PARA GANHAR DINHEIRO COM A INTERNET EM 2018 Se o assunto ganhar dinheiro com a Internet interessa a você, a melhor dica

Leia mais

5 Maneiras Top Para Ganhar Dinheiro com Marketing Digital

5 Maneiras Top Para Ganhar Dinheiro com Marketing Digital 5 Maneiras Top Para Ganhar Dinheiro com Marketing Digital Introdução Este ebook foi criado com intenção de ajudar todos que estão iniciando no marketing digital, é 100% gratuito e não pode ser vendido

Leia mais

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7 Temas: Jornalismo O Jornalismoé a área da Comunicação Social que lida com a descoberta, a produção e a divulgação de notícias, isto é, o relato de acontecimentos

Leia mais

Como ganhar dinheiro com o Google Alerta!

Como ganhar dinheiro com o Google Alerta! Como ganhar dinheiro com o Google Alerta! Uma das maiores dificuldades da nossa geração é conviver com as multi-funcionalidades do mundo moderno e principalmente com a genérica falta de tempo que assola

Leia mais

Seminário Pais&Filhos. Mês: 02-09/05

Seminário Pais&Filhos. Mês: 02-09/05 Cliente: Seminário Pais&Filhos Mês: 02-09/05 Ações praticadas: 20.04.16 = Elaboração de novo texto e enviado para aprovação. 20.04.16 Recebimento de imagens e contatos de novos patrocinadores do evento

Leia mais

Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz.

Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz. Conquiste mais clientes na Internet com essa estratégia, simples e eficaz. Sistema Integrado de Gestão ERP online Olá, tudo bem? Se você está em busca de métodos e alternativas para conquistar novos clientes

Leia mais

Plano de Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação e Marketing Plano de Comunicação e Marketing A boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma organização Introdução A comunicação é o primeiro passo para a construção de uma relação interpessoal e, por consequência,

Leia mais

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart Sumário 5 passos para você fazer a primeira venda no hotmart... 3 1º passo: Escolha o produto... 4 2º passo: Faça um canal no youtube... 5 3º passo: Crie um blog... 7 4º passo: Construa sua lista de e-mails...

Leia mais

VAGAS DE ESTÁGIO. Gestão de Dados e Ferramentas. Gestão de Projetos. Comunicação

VAGAS DE ESTÁGIO. Gestão de Dados e Ferramentas. Gestão de Projetos. Comunicação VAGAS DE ESTÁGIO Gestão de Dados e Ferramentas Gestão de Projetos Comunicação Olá! O Social Good Brasil (SGB), organização social referência mundial em inovação social, procura por três pessoas incríveis

Leia mais

Como Vender mais na Internet sem Ter Blog?

Como Vender mais na Internet sem Ter Blog? Como Vender mais na Internet sem Ter Blog? Parabéns por você ter escolhido aprender um novo método de vendas online direcionado para os produtos digitais que o Hotmart disponibiliza no seu site. Caso você

Leia mais

CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO

CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO 1 CHECKLIST PARA PLANEJAMENTO DE CURSOS ONLINE CHECKLIST Nº 01 - CONTEÚDO 2 Sumário Essa checklist fornece um roteiro para o planejamento e desenvolvimento de um curso online de alta qualidade. A intenção

Leia mais

Relatório de mídia Julho a Dezembro de 2016

Relatório de mídia Julho a Dezembro de 2016 Relatório de mídia Julho a Dezembro de 2016 Contexto brasileiro Demissões em massa no meio jornalístico Eleições municipais Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016 Avaliação qualitativa O segundo semestre

Leia mais

Diante da concorrência, da postura exigente dos clientes atuais e do mercado acirrado e dinâmico, tornou-se obsoleto discutir a necessidade dos

Diante da concorrência, da postura exigente dos clientes atuais e do mercado acirrado e dinâmico, tornou-se obsoleto discutir a necessidade dos Diante da concorrência, da postura exigente dos clientes atuais e do mercado acirrado e dinâmico, tornou-se obsoleto discutir a necessidade dos profissionais médicos e das empresas de saúde praticarem

Leia mais

METODOLOGIA DE TRABALHO

METODOLOGIA DE TRABALHO PLANO INTERMEDIÁRIO Escopo ASSESSORIA DE IMPRENSA 2 artigos por mês; 2 releases por mês; Notas de agendas. MARKETING JURÍDICO 1 Newsletter por mês; Até quatro Alerts por mês; Atualização do site com os

Leia mais

EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico

EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico EBOOK: Montando seu negócio online de afiliado Orgânico Mostrando o passo a passo para montar uma estrutura de negócio online de sucesso. Autor: Daniel Souza Como montar uma estrutura funcional voltada

Leia mais

Venda de Publicidade Fred

Venda de Publicidade Fred Venda de Publicidade Fred Pacheco Equipes comercias e comercialização Como vender o meu inventário? Conhecer bem o seu inventário é muito importante para: - planejar as estratégias comerciais do veículo

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Soluções para análise de crédito de grandes empresas

Soluções para análise de crédito de grandes empresas Soluções para análise de crédito de grandes empresas Inteligência que ajuda a eliminar os riscos e mostrar as oportunidades reais para sua empresa crescer. Crédito é uma ótima solução para o crescimento

Leia mais

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANOROMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Objetivo: apresentar trabalhos realizados pela Assessoria de Comunicação da ANAFE Meta: Colher orientações para elaboração do Plano

Leia mais

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing?

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing? O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA Agência de Marketing? Pelas nossas pesquisas e nossa expertise, o que todo cliente quer é obter SUCESSO nas VENDAS dos seus produtos e/ou serviços. Nos tempos atuais, com tanta

Leia mais

Quer Aprender A Vender Todos Os Dias Com Técnicas de Mini Sites? Acesse Aqui:

Quer Aprender A Vender Todos Os Dias Com Técnicas de Mini Sites? Acesse Aqui: Quer Aprender A Vender Todos Os Dias Com Técnicas de Mini Sites? Acesse Aqui: http://claudiobuenoweb.omb10.com/minisite 11 FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE Olá, tudo bem? Meu nome

Leia mais

Mídia Kit Digital 2017

Mídia Kit Digital 2017 Mídia Kit Digital 2017 Visão Geral Adoramos todos os esportes e somos apaixonados pelo mundo da bola. A VE trabalha todos os dias para deixar todos os leitores como o maior número de informações do seu

Leia mais

COMO O MARKETING PODE AJUDAR NA GESTÃO ESCOLAR?

COMO O MARKETING PODE AJUDAR NA GESTÃO ESCOLAR? COMO O MARKETING PODE AJUDAR NA GESTÃO ESCOLAR? O Marketing é uma ótima ferramenta para as empresas em geral e as instituições de ensino não são exceção. Uma parte dos investimentos deve ser direcionada

Leia mais

Divulgação Massiva De Qualidade

Divulgação Massiva De Qualidade Divulgação Massiva De Qualidade IDEIAS TESTADAS E APROVADAS PARA ALCANÇAR MAIS PESSOAS (SEM FAZER SPAM) Você tem um blog, site negócio online, ou empresa e gostaria de conhecer um modelo testado e aprovado

Leia mais

Media Kit Publicidade. Válido até 31/12/2011

Media Kit Publicidade. Válido até 31/12/2011 Media Kit Publicidade Válido até 31/12/2011 Portal Mecânica Online http://www.mecanicaonline.com.br Principal referência quando o assunto é mecânica na internet, o Portal Mecânica Online oferece informações

Leia mais

Edital de Seleção Simplificada nº 03/2016 para a Bolsa de Desenvolvimento Profissional

Edital de Seleção Simplificada nº 03/2016 para a Bolsa de Desenvolvimento Profissional Edital de Seleção Simplificada nº 03/2016 para a Bolsa de Desenvolvimento Profissional O Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) torna público aos estudantes dos cursos de

Leia mais

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político.

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. 30 JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. Jornalistas especializados em conteúdo noticioso para impresso, online,

Leia mais

35% dos micro e pequenos empresários utilizam ferramentas de tecnologia para aumentar as vendas, mostra SPC Brasil

35% dos micro e pequenos empresários utilizam ferramentas de tecnologia para aumentar as vendas, mostra SPC Brasil 35% dos micro e pequenos empresários utilizam ferramentas de tecnologia para aumentar as vendas, mostra SPC Brasil Custos e contratação de funcionários capacitados são principais desafios para implementação

Leia mais

POSSUI ACESSO A INTERNET.

POSSUI ACESSO A INTERNET. 75% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA POSSUI ACESSO A INTERNET. 150 milhões de clientes em todo Brasil A SUA PROCURA Principais Serviços Nossa satisfação é ver nosso cliente surpreendido com a qualidade dos nossos

Leia mais

Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline.

Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline. Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline. Ao criar um plano de comunicação é importante identificar os melhores meios/canais

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE POLÍTICA DE PRIVACIDADE A presente Política de Privacidade tem por finalidade reafirmar o compromisso que o Programa Seven Points, empresa inscrita no CNPJ 19.867.904/0001-47, com sede em São Paulo SP

Leia mais

Semana da divulgação. Dia D Digital. Comitês Regionais e Setoriais

Semana da divulgação. Dia D Digital. Comitês Regionais e Setoriais Semana da divulgação + Dia D Digital Comitês Regionais e Setoriais O que é? Nosso grande momento! Esta semana dará início as divulgações do mais esperado evento do PGQP, considerado o principal na área

Leia mais

Programa de Relacionamento _ 2018 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção

Programa de Relacionamento _ 2018 PATROCÍNIO. Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Programa de PATROCÍNIO Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção 2 Programa de Em 2018 a ANEPAC comemora 22 anos de trabalho voltado para a representatividade e fortalecimento

Leia mais

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer?

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? Você já teve uma grande ideia, agora pode contar conosco para

Leia mais

FAÇA COMO AS INDÚSTRIAS CATARINENSES:

FAÇA COMO AS INDÚSTRIAS CATARINENSES: FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA FAÇA COMO AS INDÚSTRIAS CATARINENSES: AUMENTE SUA COMPETITIVIDADE COM A FIESC. QUANTO MAIOR A COMPETITIVIDADE, MAIS NEGÓCIOS SUA EMPRESA FAZ. A FIESC

Leia mais

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital.

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Aprenda primeiro e coloque em prática. Índice: Introdução O que é preciso para se tornar um empreendedor digital. Quais os passos que é preciso seguir

Leia mais

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo Curso de Mídias Pagas Online Plano de Estudo Descrição Esta certificação permite ao aluno projetar e implementar estratégias pagas em diferentes plataformas e mídias digitais, como os Anúncios do Facebook

Leia mais

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Anna Nogueira? Formação multidisciplinar Bióloga (São Camilo) Especializada em cultura da marca e marketing de serviços (ESPM) Criatividade e Inovação

Leia mais

Programa de parceiros

Programa de parceiros Programa de parceiros Ofereça o céu aos seus clientes! Suas câmeras online e mais SEGURANÇA, SEGURANÇA e SEGURANÇA! Garanta ao seu cliente a máxima segurança evitando perder as imagens em caso de roubo,

Leia mais

Programa de Parceiros

Programa de Parceiros Programa de Parceiros O que é? o O nosso programa de Parceiros é muito fácil de participar, não requer nenhum conhecimento técnico e nenhum investimento financeiro. Isso mesmo, você não tem nada a perder,

Leia mais

2 Passos para Ganhar dinheiro com o Google Exatamente isso que você leu no texto acima! É possível ganhar dinheiro online utilizando uma ferramenta

2 Passos para Ganhar dinheiro com o Google Exatamente isso que você leu no texto acima! É possível ganhar dinheiro online utilizando uma ferramenta Teste 2 Passos para Ganhar dinheiro com o Google Exatamente isso que você leu no texto acima! É possível ganhar dinheiro online utilizando uma ferramenta chamada google adsense. Se você ainda não conhece

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Programa de Afiliados

Programa de Afiliados Programa de Afiliados O que é? o O nosso programa de Afiliados é muito fácil de participar, não requer nenhum conhecimento técnico e nenhum investimento financeiro. Isso mesmo, você não tem nada a perder,

Leia mais

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET ÍNDICE A Escada de Sucesso Presença Google Meu Negócio Blog Redes Sociais E-mail Marketing Marketplace Atendimento Comunicação Vendas Inovação 2 3 4 5 6 7 8 10 14

Leia mais

4 DICAS PARA ATRAIR NOVOS CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO NA INTERNET. Software de Gestão Empresarial Online https://dinngol.

4 DICAS PARA ATRAIR NOVOS CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO NA INTERNET. Software de Gestão Empresarial Online https://dinngol. Software de Gestão Empresarial Online https://dinngol.com DINNGOL 1 Olá, tudo bem? Se você é um pequeno empresário e está em busca de métodos e alternativas para conquistar novos clientes para sua empresa

Leia mais

Treinamento IMPULSIONE A SUA RECUPERAÇÃO DE DÍVIDAS

Treinamento IMPULSIONE A SUA RECUPERAÇÃO DE DÍVIDAS Treinamento IMPULSIONE A SUA RECUPERAÇÃO DE DÍVIDAS AGENDA 1 A importância da cobrança 2 Cenário econômico & Desafios para 2017 3 Soluções de cobrança AGENDA 1 A importância da cobrança A IMPORTÂNCIA DA

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

CLUBE DE BENEFÍCIOS ANAFECARD GUIA DO USUÁRIO

CLUBE DE BENEFÍCIOS ANAFECARD GUIA DO USUÁRIO CLUBE DE BENEFÍCIOS ANAFECARD GUIA DO USUÁRIO ÍNDICE 1 - Sua tela de login 2 - Área do Cliente 3 - Tela Convênios 4 - Tela Turismo 5 - Tela Carros 6 - Tela Medicamento 7 - Tela Promoções 8 - Tela Crédito

Leia mais

Michele da Costa. Jornalista profissional com pós-graduação. Campinas, SP

Michele da Costa. Jornalista profissional com pós-graduação. Campinas, SP Michele da Costa Jornalista profissional com pós-graduação Campinas, SP Jornalista profissional, com experiências em reportagem, edição, assessoria de comunicação/ imprensa, produção de conteúdo e gestão

Leia mais

ferramentas do Google para aumentar a lucratividade dos seus negócios

ferramentas do Google para aumentar a lucratividade dos seus negócios 5 ferramentas do Google para aumentar a lucratividade dos seus negócios Hans Misfeldt Hans Misfeldt é jornalista e empreendedor, criador do blog Tutube com mais de 180 mil visitantes/ano e fundador da

Leia mais

Media Kit - Publicidade

Media Kit - Publicidade Media Kit - Publicidade ANO Portal Mecânica Online http://www.mecanicaonline.com.br Principal referência quando o assunto é mecânica na internet, o Portal Mecânica Online oferece informações relacionadas

Leia mais

6 Idéias de Negócio para Internet

6 Idéias de Negócio para Internet 6 Idéias de Negócio para Internet 1. Consultoria Empresarial Se você já atua no ramo de consultoria empresarial, ou possui experiência nos negócios suficiente para oferecer técnicas voltadas para solução

Leia mais

Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1. Perguntas e Respostas:

Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1. Perguntas e Respostas: Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1 Recentemente eu realizei uma pesquisa com a minha lista e perguntei o seguinte: Se você pudesse fazer qualquer pergunta para um especialista

Leia mais

Renda Extra na Internet Criando a Sua Renda e Criando o Seu Futuro Sem Chefe

Renda Extra na Internet Criando a Sua Renda e Criando o Seu Futuro Sem Chefe Renda Extra na Internet Criando a Sua Renda e Criando o Seu Futuro Sem Chefe Sobre o ebook Este livro foi criado com o objetivo de dar orientação sobre como trabalhar pela internet, e de indicar o começo

Leia mais

GoogleDocs. Potencializando o uso de questionários online em pesquisas científicas.

GoogleDocs. Potencializando o uso de questionários online em pesquisas científicas. GoogleDocs Potencializando o uso de questionários online em pesquisas científicas. Sumário - Apresentar o conceito de computação nas nuvens; - Apresentar o ambiente do Google Docs; - Apresentar a interface

Leia mais

Marketing digital para indústria. Gustavo Damschi Elo Ideias

Marketing digital para indústria. Gustavo Damschi Elo Ideias Marketing digital para indústria Gustavo Damschi Elo Ideias O que marketing digital? São ações de comunicação na internet ou em outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar

Leia mais

CONSULTORIA INBOUND MARKETING Conexão Agência Digital TDA Corretora de Seguros

CONSULTORIA INBOUND MARKETING Conexão Agência Digital TDA Corretora de Seguros CONSULTORIA INBOUND MARKETING Conexão Agência Digital TDA Corretora de Seguros CONEXÃO AGÊNCIA DIGITAL olá! A Conexão Agência Digital é uma empresa especializada em Construção de Estratégias de Marketing

Leia mais

140 milhões de pessoas na internet 53,4 bilhões em º maior mercado 70% das empresas

140 milhões de pessoas na internet 53,4 bilhões em º maior mercado 70% das empresas O BRASIL ESTÁ ONLINE Mais de 140 milhões de pessoas na internet O faturamento do e-commerce foi de 53,4 bilhões em 2016 4º maior mercado da internet mundial Mas 70% das empresas ainda não possuem site

Leia mais

Mídia. Kit. ruralbook MARKETING PARA O AGRO. Negócios & Marke ng Rural

Mídia. Kit. ruralbook MARKETING PARA O AGRO. Negócios & Marke ng Rural Kit MARKETING PARA O AGRO ruralbook Negócios & Marke ng Rural 2019 Mídia ruralbook desde 2012 Apresenta a realidade do produtor rural e do agronegócio brasileiro com novos conceitos, ideias inovadoras

Leia mais

NSC JORNAIS MÍDIA KIT

NSC JORNAIS MÍDIA KIT NSC JORNAIS MÍDIA KIT AGOSTO 2018 Conheça um pouco mais sobre a relevância e credibilidade dos jornais VOCÊ SABIA? O JORNAL É CONFIÁVEL... 63% das pessoas afirmam que os anúncios em jornais têm mais credibilidade

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala.

Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala. Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala. Marketing Digital Como Funciona? São ações de comunicação, que as empresas e produtores, podem se utilizar

Leia mais

RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO. Conheça o ondemand da Lionbridge

RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO. Conheça o ondemand da Lionbridge RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO Conheça o ondemand da Lionbridge Todas as empresas usam serviços de tradução Não é apenas a sua organização, a maioria das empresas enfrenta a crescente

Leia mais

Gere leads com sua estratégia de marketing de conteúdo

Gere leads com sua estratégia de marketing de conteúdo Gere leads com sua estratégia de marketing de conteúdo Muito além de curtidas, compartilhamentos ou visitas, o marketing de conteúdo precisa ser um apoio importante na geração de leads juntamente com uma

Leia mais

10 Formas de usar Google que só

10 Formas de usar Google que só 10 Formas de usar Google que só 4% dos internautas conhecem Na Era das tecnologias digitais e da Internet, basicamente toda e qualquer informação pode ser obtida em instante, usando o Google. Em minutos,

Leia mais

acionista.com.br Eu sou e você? Juntos, construímos seu futuro.

acionista.com.br Eu sou e você? Juntos, construímos seu futuro. acionista.com.br Eu sou e você? Juntos, construímos seu futuro. Uma plataforma a serviço dos principais players do mercado, com informações relevantes do mercado financeiro brasileiro. Histórico Acionista.com.br

Leia mais

Eder Pires da Fonseca. CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS

Eder Pires da Fonseca. CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS Eder Pires da Fonseca CEO da Penze Diretor de Eventos da Abradi-ISP BEM-VINDOS Marketing digital para negócios locais O impacto na comunicação entre marcas e pessoas Mas afinal de contas, o que é um CEO?

Leia mais

5 Componentes chaves para melhorar a credibilidade da sua marca

5 Componentes chaves para melhorar a credibilidade da sua marca 5 Componentes chaves para melhorar a credibilidade da sua marca Fortaleça sua marca para conquistar e fidelizar novos clientes Por: Cheryl Baldwin Consultora de Marketing Digital da WSI Fortaleça sua marca

Leia mais

CLUBE DE BENEFÍCIOS SINDIRECEITA GUIA DO USUÁRIO

CLUBE DE BENEFÍCIOS SINDIRECEITA GUIA DO USUÁRIO CLUBE DE BENEFÍCIOS SINDIRECEITA GUIA DO USUÁRIO ÍNDICE 1 - Sua tela de login 03 2 - Tela Convênios 07 3 - Tela turismo 15 4 - Tela Carros 21 5 - Tela Medicamento 26 6 - Tela Promoções 28 7 - Área do Cliente

Leia mais

Mídia kit. 1

Mídia kit.  1 Mídia kit www.cosmeticchain.com 1 Destaque sua empresa no primeiro SISTEMA 360º DE COMUNICAÇÃO do país voltado para as inovações e tecnologias de toda cadeia produtiva do setor cosmético: o SISTEMA COSMETIC

Leia mais

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online OLÁ! SEJA BEM VINDO (A) Meu nome é Rosangela Fabrício, autora do blog GANHAR DINHEIRO com MARKETING DIGITAL. Um projeto que tem por objetivo ajudar o maior número de pessoas a ingressar nesse mercado digital,

Leia mais