2 PASSO: Depois de acessados um dos endereços acima, clique em Serviços Eletrônicos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2 PASSO: Depois de acessados um dos endereços acima, clique em Serviços Eletrônicos."

Transcrição

1 GUIA PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DE INVENTÁRIO 1 PASSO: Acesse o sistema ITCMD: 1) Clique no link ITCMD existente no Posto Fiscal Eletrônico, cujo endereço eletrônico é ou 2) Clique em: 2 PASSO: Depois de acessados um dos endereços acima, clique em Serviços Eletrônicos. Nota: Os campos Categoria, Usuário e Senha não precisam ser preenchidos. 3 PASSO: Seguir o menu: ITCMD > Transmissão Causa Mortis > Arrolamento, clicando em Inventário. Com esse procedimento, o sistema exibirá inicialmente algumas informações relativas à documentação que o usuário deve ter em mãos para o preenchimento dos dados da declaração. Clique no botão Continuar.

2 4 PASSO: Preenchimento da senha e data do óbito Senha: senha de quatro caracteres, criada pelo usuário, que será usada sempre que for necessário acessar a declaração (a senha não é do usuário, mas está vinculada ao número da declaração); Data do ÓBITO: Data da morte do falecido; opcional; poderá ser usado no futuro para recuperação de senha, em caso de esquecimento. Depois de clicar em Continuar, o sistema fornecerá o número da declaração, também chamado de Número do Protocolo. Caso o usuário não conclua o preenchimento dos formulários, o sistema armazena os dados já informados, podendo o usuário acessar a declaração já iniciada em outra ocasião, mediante o fornecimento do Número do Protocolo e da senha. O mesmo ocorre se o usuário já confirmou a declaração e necessite acessá-la novamente. Veja maiores detalhes no título OUTRAS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA ITCMD, no final desse guia. Anote o número da declaração (protocolo) e clique em Continuar. 5 PASSO: Preenchimento dos dados do Inventariante Para abrir este formulário, clique na aba Inventariante.

3 Neste formulário, os dados a serem preenchidos são: Nome: nome completo do inventariante; CPF: preencha com CPF válido (11 dígitos). CPFs genéricos, tais como: , , ,..., não são permitidos; RG: número da identidade do inventariante; Endereço: no preenchimento do endereço, note que os campos Cidade e Estado não estão ativos para a digitação. Deve-se, então, preencher o campo CEP e clicar em Buscar. Desse modo, os campos Logradouro, Bairro Cidade e Estado serão preenchidos automaticamente. Os campos Número e Complemento devem ser digitados. Telefone: de preenchimento opcional. Nota 1: Caso o sistema não localize o CEP digitado, todos os campos do endereço serão liberados para digitação. Nota 2: Se o inventariante residir no exterior, clique na opção exterior, liberando, assim, todos os campos para preenchimento. Nota 3: Esta tela não possui o botão Salvar. Os dados informados neste formulário serão salvos automaticamente ao passar para a próxima aba. Nota 4. Caso o inventariante não possua CPF colocar: Nota 5. Como o inventário é judicial, o inventariante deve ser o mesmo designado pelo Juiz. 6 PASSO: Preenchimento dos dados do Procurador Para abrir este formulário, clique na aba Procurador. Nota: Nas declarações de Causa Mortis, o preenchimento deste formulário é opcional na hipótese de a Declaração ser assinada pelo inventariante.

4 Neste formulário, os dados a serem preenchidos são: Nome: nome completo do procurador; CPF: preencha com CPF válido (11 dígitos). CPFs genéricos, tais como: , , ,..., não são permitidos; RG/N OAB: número do RG ou da OAB do procurador; Endereço: no preenchimento do endereço, note que os campos Cidade e Estado não estão ativos para a digitação. Deve-se, então, preencher o campo CEP e clicar em Buscar. Desse modo, os campos Logradouro, Bairro Cidade e Estado serão preenchidos automaticamente. Os campos Número e Complemento devem ser digitados. Telefone: de preenchimento opcional. Nota 1: Caso o sistema não localize o CEP digitado, todos os campos do endereço serão liberados para digitação. Nota 2: Se o inventariante residir no exterior, clique na opção exterior, liberando, assim, todos os campos para preenchimento. Nota 3: Esta tela não possui o botão Salvar. Os dados informados neste formulário serão salvos automaticamente ao passar para a próxima aba. 7 PASSO: Preenchimento dos dados do Processo Para abrir este formulário, clique na aba Processo.

5 Neste formulário, os dados a serem preenchidos são: Número: número do processo que tramita da Justiça; Vara: vara do processo (civil, da família); N da Vara: deve ser preenchido com numeração cardinal; Foro: Foro da Comarca onde tramita o processo; Estado: unidade federativa onde tramita o processo; Comarca: município onde tramita o processo; do inventariante ou procurador (opcional); Data do óbito: já digitada no início da declaração; Protocolização da Petição Inicial: data em que foi dada entrada do processo na Justiça; Intimação do Despacho Judicial para Pagamento (se conhecida): este campo deve preenchido caso o juiz do processo tenha despachado, autorizando o pagamento sem juros e multa. Nota 1: Há um prazo para protocolização da petição inicial, conforme tabela abaixo: DATA DA PROTOCOLIZAÇÃO Menor ou igual a 60 dias entre a data do óbito e a da protocolização Maior que 60 dias e menor ou igual a 180 dias entre a data do óbito e a da protocolização Maior que 180 dias entre a data do óbito e a da protocolização MULTA Não há 10% do valor do imposto 20% do valor do imposto Nota 1: Esta tela não possui o botão Salvar. Os dados informados neste formulário serão salvos automaticamente ao passar para a próxima aba. Nota 2: Caso haja despacho judicial, autorizando o deferimento do prazo de pagamento, o contribuinte terá 30 dias da data do despacho para recolher o imposto sem juros e multa. Nota 3: O despacho judicial, determinando a dilação de prazo para recolhimento do imposto sem juros e multa, na hipótese de que o débito não tenha sido recolhido no prazo de 180 dias, não abrange a penalidade pelo atraso na protocolização da petição inicial.

6 8 PASSO Preenchimento dos dados do falecido (a) Para abrir este formulário, clique na aba De Cujus. Neste formulário, os dados a serem preenchidos são: Nome: nome completo do falecido ( de cujus ); CPF: preencha com CPF válido (11 dígitos). CPFs genéricos, tais como: , , ,..., não são permitidos; RG: número da identidade do falecido (a); Endereço: no preenchimento do endereço, note que os campos Cidade e Estado não estão ativos para a digitação. Deve-se, então, preencher o campo CEP e clicar em Buscar. Desse modo, os campos Logradouro, Bairro Cidade e Estado serão preenchidos automaticamente. Os campos Número e Complemento devem ser digitados. Telefone: de preenchimento opcional. Sexo: masculino ou feminino; Data de nascimento: do de cujus no formato dd/mm/aaaa; Estado civil: estado civil do de cujus ; Nota 1: Caso o sistema não localize o CEP digitado, todos os campos do endereço serão liberados para digitação. Nota 2: Se o inventariante residir no exterior, clique na opção exterior, liberando, assim, todos os campos para preenchimento. Nota 3: Esta tela não possui o botão Salvar. Os dados informados neste formulário serão salvos automaticamente ao passar para a próxima aba. 9 PASSO : Preenchimento dos dados dos bens isentos Para abrir este formulário, clique na aba B. Isentos. Clicando na aba B. Isentos, abre-se a tela abaixo, na qual o usuário deve clicar em Selecione... para o sistema mostrar as opções de isenção previstas na legislação.

7 Em seguida, clique em Selecione... para escolher um dos 6 dispositivos legais que ampara a isenção. Clicando sobre a justificativa de isenção mais adequada ao caso, o sistema vai exibir a tela abaixo para selecionar o tipo de bem objeto da isenção. Nota: Para cada modalidade de isenção selecionada, somente alguns tipos de bens ficam disponíveis para escolha. Depois de clicar no bem selecionado (tela anterior), o sistema exibirá o formulário para preenchimento dos dados do bem a ser informado como isento.

8 Neste formulário, os dados a serem preenchidos são: Bem ou direito: esse campo já vem preenchido, uma vez que o bem já fora selecionado na tela anterior; Descrição: campo destinado à digitação da descrição do bem; Valor: valor do bem, em reais; Percentual transmitido: neste campo deve ser digitado o percentual do bem a ser transmitido aos herdeiros. Seguem alguns exemplos de percentual transmitido: Se houver meação: 50%; Se não houver meação (ver quadro de regime de bens, abaixo): 100%; Se não houver meação, mas o bem pertencia ao falecido junto com 3 irmãos: 25%; Se houver meação, mas o bem pertencia ao falecido junto com 3 irmãos: 12,5%; O falecido era viúvo e o bem já fora inventariado no falecimento do outro cônjuge: 50%. Nota 1: O valor desse campo deve ser expresso com três casas decimais. Exemplo: 50% deve ser preenchido com 50,000. Nota 2: Dependendo do tipo de bem, outros campos de preenchimento podem aparecer. Nota 3: A determinação da meação depende do regime de bens adotado no casamento, a saber: Quadro do regime bens entre os cônjuges a) Regime de Comunhão Universal: a meação corresponde à metade de todos os bens móveis e imóveis, adquiridos antes e depois do casamento. Excluem-se da comunhão, os bens arrolados no art do Código Civil. b) Regime de Comunhão Parcial: a meação corresponde à metade de todos os bens adquiridos durante a constância do casamento a título oneroso, ou decorrente de fato eventual (loteria, apostas etc.). Os bens que compõem e os que são excluídos da meação estão enumerados nos artigos e do Código Civil, respectivamente.

9 c) Regime de Participação Final nos Aquestos: a meação é determinada levando-se em consideração os bens adquiridos pelo casal, a título oneroso, na constância do casamento. Na apuração do montante dos aquestos, excluir-se- á da soma dos patrimônios próprios: (i) os bens adquiridos antes do casamento e os sub-rogados em seu lugar; (ii) os bens recebidos por herança, legado ou doação. Presume-se, até prova em contrário, que os bens móveis foram adquiridos durante a vigência do casamento. d) Regime de Separação de Bens: não existe meação. Cada cônjuge conserva, com exclusividade, o domínio, a posse e a administração de seus bens presentes e futuros. e) Regime de Separação Obrigatória de Bens: a meação é determinada levando-se em consideração os bens adquiridos pelo casal, a título oneroso, na constância do casamento (Súmula 377); f) União Estável: a meação é determinada aplicando-se a regra do regime parcial de bens. Note-se que, nesse caso, é necessária a homologação judicial ou extrajudicial da união estável. Para cadastrar o bem isento, cujos dados foram digitados, clique no botão Incluir. Repita os passos anteriores para inserir na declaração os demais bens isentos. Observe na parte inferior da tela que o bem incluído passa a fazer parte da lista de bens cadastrados como isentos. Ao contrário dos formulários vistos até aqui, ao tentar mudar de aba sem que o bem tenha sido incluído, o sistema não salva automaticamente os dados digitados. Neste caso, a pergunta abaixo é mostrada: Clicando em: Salvar, o sistema salva os dados digitados e muda de aba. Equivale, portanto, ao clique no botão Incluir ; Sair sem salvar, o sistema muda de aba, não salvando os dados digitados. Os dados digitados até então serão perdidos; Cancelar, o sistema não muda de aba, permanecendo na mesma tela. Hipóteses de isenção previstas no Art. 6 da Lei n /2000, alterada pela Lei n /2001. I Transmissão causa mortis :

10 a) Patrimônio total do espólio, cujo valor não ultrapassar UFESPs. Esta isenção aplica-se somente aos óbitos ocorridos entre 01/01/2001 a 31/12/2001; b) Imóvel cujo valor não ultrapassar UFESPs, desde que seja o único transmitido. Enquadra-se nesta isenção terreno que possuir duas edificações devidamente averbadas em matrícula única, sendo o valor total inferior a UFESPs. Exemplo: casa geminada com uma matrícula. c) Imóvel de residência do beneficiário (herdeiro), urbano ou rural, cujo valor não ultrapassar UFESPs e desde que atendidas cumulativamente três condições, a saber: o valor do imóvel não ultrapasse UFESPs. Este limite refere-se ao valor integral do imóvel na data da sucessão, e não à parte transmitida; os familiares beneficiados residam no imóvel na data da sucessão. Na hipótese de nem todos os herdeiros residirem, os beneficiários da isenção serão somente aqueles que residiam no imóvel na data do óbito; os familiares beneficiados não tenham outro imóvel ou detenham a parte ideal anteriormente à abertura da sucessão. Juntar declaração de cada beneficiário de que atende às condições legais de isenção, ou seja, de que reside no imóvel objeto da isenção e de que não possui outro imóvel; Obs. 1: A isenção não deixa de ser aplicada pelo fato de estarem sendo transmitidos no inventário ou arrolamento outros imóveis que não satisfaçam essas condições. Obs. 2: Na hipótese de existir mais de um imóvel que atenda essas três condições, a isenção aplicar-se- á somente a um imóvel de escolha do inventariante. d) Ferramenta e equipamento agrícola de uso manual, roupas, aparelho de uso doméstico e demais bens móveis de pequeno valor que guarneçam os imóveis referidos anteriormente, cujo valor total não ultrapassar UFESPs; e) Depósitos bancários e aplicações financeiras, cujo valor total não ultrapassar UFESPs. Este limite abrange o conjunto dos saldos bancários, da poupança e das demais aplicações financeiras deixadas pelo falecido, apurado na data do óbito; f) Quantia devida pelo empregador ao empregado, por Institutos de Seguro Social e Previdência, oficiais ou privados, verbas e prestações de caráter alimentar decorrentes de decisão judicial em processo próprio e o montante de contas individuais do FGTS e do Fundo de Participações PIS-PASEP, não recebido em vida pelo respectivo titular; g) Extinção do usufruto, quando o nu-proprietário tiver sido o instituidor. Se o imposto não foi recolhido integralmente na ocasião da doação com reserva de usufruto, será exigido o recolhimento da parcela restante (1/3) quando do doador original e usufrutuário ou da renúncia ao usufruto. II Transmissão por doação: a) Valor da doação não deve ultrapassar UFESPs. Se o valor da doação for superior a esse limite, o recolhimento do imposto deverá ser sobre o valor total, e não apenas sobre a parcela excedente. Ocorrendo sucessivas doações entre o mesmo doador e donatário, dentro do mesmo ano civil, sendo a soma de todas as doações superior ao valor do limite da isenção, o imposto será exigido pelo total. Veja na questão 11 cálculo exemplificativo de doações sucessivas; b) Bem imóvel para construção de moradia vinculada a programa de habitação popular;

11 c) Bem imóvel doado por particular para o Poder Público; d) Transmissões causa mortis e doações a entidades sem fins lucrativos, cujos objetivos sociais sejam vinculados à promoção dos direitos humanos, da cultura ou à preservação do meio ambiente, observado o seguinte: o reconhecimento dessa condição deverá ser feito, de forma cumulativa, pela Secretaria da Fazenda e, conforme a natureza da entidade, pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, pela Secretaria da Cultura ou pela Secretaria do Meio ambiente, de acordo com disciplina a ser estabelecida pelo Poder Executivo; deverão ser observados os requisitos do artigo 14 do Código Tributário Nacional e os demais previstos na legislação tributária. 10 PASSO: Preenchimento dos dados dos bens tributados Neste formulário devem ser cadastrados todos os bens que NÃO se enquadram nas hipóteses de isenção do art. 6 da Lei n /2000. Para abrir este formulário, clique na aba B. Tributados. Clicando, a seguir, no botão Selecione..., o sistema exibirá uma relação de bens disponíveis para escolha. Clicando no bem selecionado, o sistema disponibilizará a tela seguinte para preenchimento dos dados do bem escolhido.

12 Neste formulário, os dados a serem preenchidos são: Bem ou direito: esse campo já vem preenchido, uma vez que o bem já fora selecionado na tela anterior; Dados: são informações sobre o bem declarado, no caso de veículos: PLACA, RENAVAM etc; Percentual Transmitido: neste campo deve ser digitado o percentual do bem a ser transmitido aos herdeiros. Aplicam-se as mesmas observações feitas no preenchimento do formulário de bem isento. Preenchidos todos os dados do formulário, clique em Incluir. Observe na parte inferior da tela seguinte que o bem passa a fazer parte da lista de bens cadastrados como tributados. Nota 1: O valor desse campo deve ser expresso com três casas decimais. Exemplo: o percentual 50% deve ser preenchido com 50,000. Nota 2: Dependendo do tipo de bem, outros campos de preenchimento podem aparecer. Por exemplo, se for veículo, o sistema abrirá campos para digitar o RENAVAM, PLACA etc. Nota 3: A determinação da meação depende do regime de bens adotado no casamento. Vide nota 3 do Passo 9. Repita os passos anteriores para inserir na declaração os demais bens tributados.

13 Observação: Verifique que, ao tentar mudar de aba sem que o bem tenha sido incluído, o sistema não salva automaticamente os dados digitados. Neste caso, a pergunta abaixo é exibida: Clicando em: Salvar, o sistema salva os dados digitados e muda de aba. Equivale, portanto, ao clique no botão Incluir ; Sair sem salvar, o sistema muda de aba, não salvando os dados digitados. Os dados digitados até então serão perdidos; Cancelar, o sistema não muda de aba, permanecendo na mesma tela. Depois de incluídos todos os bens tributados, o sistema exibirá uma Lista de Bens cadastrados na parte inferior da tela, conforme indica a tela abaixo. CONSULTA, ALTERAÇÃO E EXCLUSÃO DE BENS Depois de incluído o bem, é possível abrir o formulário correspondente para simples consulta, para promover alteração de dados ou mesmo excluir o bem já cadastrado. Observe que no rodapé da tela anterior há uma lista dos bens já cadastrados. 1) Consulta dos dados de um bem da lista: Clique sobre o número do item correspondente ao bem a ser consultado. O sistema exibirá o formulário com todos os campos preenchidos para aquele bem. Observe que esses campos não estão ativos para fazer qualquer alteração. Para voltar à tela de cadastro dos bens, clique no botão Retornar.

14 2) Alteração dos dados de um bem da lista: Clique sobre o ícone de um lápis na coluna Ação da lista. Caso a alteração seja de bem cadastrado como bem isento, a coluna que contém o ícone lápis chama-se Opções. Lista de bens tributados Lista de bens isentos O sistema exibirá o formulário com todos os campos preenchidos, mas agora esses campos estão disponíveis para as alterações necessárias. Para alterar os dados do bem, digitar as informações no campo próprio e clique em Alterar. Para sair sem alterar os dados do bem, clique em Cancelar.

15 3) Exclusão de um bem da lista: Clique sobre o ícone de um X vermelho na coluna Ação da lista. Caso a exclusão seja de um bem isento, a coluna será Opções. Na tela apresentada, os campos já estão preenchidos, porém não estão ativos para alteração. Para excluir o bem, clique em Excluir. Para desistir da exclusão do bem, clique em Cancelar. IMPORTANTE: Depois de confirmada a declaração não será mais possível alterar ou excluir qualquer informação cadastrada na declaração. Para corrigir qualquer dado da declaração será necessário fazer a Retificação da Declaração, cujo procedimento será detalhado no tópico OUTRAS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA ITCMD.

16 11 PASSO: Preenchimento dos dados dos herdeiros Neste formulário devem ser cadastrados todos os herdeiros (necessários e por testamento). Os herdeiros são pessoas físicas ou jurídicas que receberão os bens e direitos transmitidos pelo falecido, e serão os contribuintes do ITCMD. Para abrir este formulário, clique na aba Herdeiros. Neste formulário, os dados a serem preenchidos são: Nome: nome completo do(a) herdeiro(a); CPF: preencha com CPF válido (11 dígitos). CPFs genéricos, tais como: , , ,..., não são permitidos; RG: número da identidade do(a) herdeiro(a); Endereço: no preenchimento do endereço, note que os campos Cidade e Estado não estão ativos para a digitação. Deve-se, então, preencher o campo CEP e clicar em Buscar. Desse modo, os campos Logradouro, Bairro Cidade e Estado serão preenchidos automaticamente. Os campos Número e Complemento devem ser digitados. Percentual Atribuído por Lei: Deve ser informado o percentual dos bens transmitidos que caberá a cada herdeiro, segundo o que determina o Código Civil, e não o estabelecido no plano de partilha, sob pena de o excesso configurar-se doação. Este percentual deve ser cadastrado com 3 casas decimais (exemplo: 33,333), de tal forma que a soma deste campo para todos os herdeiros seja exatamente 100,000%. Em caso de dízima periódica, fazer o arredondamento na terceira casa decimal (exemplo: 33,333; 33,333; 33,334). Telefone: opcional. Nota 1: Caso o sistema não localize o CEP digitado, todos os campos do endereço serão liberados para digitação. Nota 2: Se o inventariante residir no exterior, clicar na opção exterior, liberando, assim, todos os campos para preenchimento. Nota 3: Cabe lembrar que na existência de legatários, devendo estes serem cadastrados antes dos herdeiros, o sistema calcula automaticamente esse percentual, de tal forma que os percentuais dos herdeiros e legatários devem totalizar 100,000%.

17 Nota 4: Observe que à medida que os percentuais vão sendo atribuídos aos herdeiros, o sistema calcula automaticamente, no campo Percentual Atribuído por Lei, o percentual máximo restante a ser distribuído entre herdeiros ainda não cadastrados. Exemplo: Vamos supor que haja 8 herdeiros; portanto, caberia a cada um deles o percentual de 12,5%. Se o referido campo indicasse (máximo: 25%), significa que 6 herdeiros já foram cadastrados, sendo distribuído 75% dos bens (6 x 12,5% = 75%), restando, portanto, 25% para distribuir, ou seja, 12,5% para cada um dos 2 herdeiros ainda não cadastrados. Nota 5: O sistema ITCMD somente confirmará a declaração quando o valor deste campo for igual a 0,000%, isto é, a soma dos percentuais cadastrados for exatamente igual a 100,000%. Caso o percentual do próximo herdeiro a ser cadastrado, na soma, ultrapasse 100%, o sistema emitirá a seguinte mensagem: Percentual informado maior que o máximo permitido. Preenchidos todos os dados do formulário, clique em Incluir. A cada herdeiro que for incluído, ele aparece numa lista na parte inferior da tela. A tela seguinte indica que todos os herdeiros foram cadastrados. Na tela abaixo, observe que ao lado do campo Percentual Atribuído por Lei há uma informação, indicando o percentual que resta para dividir entre os herdeiros ainda não cadastrados. Por exemplo, vamos supor que haja 8 herdeiros; portanto, caberia a cada um o percentual de 12,5%. Se o referido campo indicasse (máximo: 25%), significa que 6 herdeiros já foram cadastrados, sendo distribuído 75% dos bens (6 x 12,5% = 75%), restando, portanto, 25% para distribuir, ou seja, 12,5% para cada um dos 2 herdeiros ainda não cadastrados. O sistema ITCMD somente confirmará a declaração quando o valor deste campo for igual a 0,000%, isto é, a soma dos percentuais cadastrados for exatamente igual a 100,000%. Caso o percentual do próximo herdeiro a ser cadastrado, na soma, ultrapasse 100%, o sistema emitirá a seguinte mensagem: Percentual informado maior que o máximo permitido.

18 Preenchidos todos os dados do formulário, clique em Incluir. A cada herdeiro que for incluído, ele aparece numa lista na parte inferior da tela. CONSULTA, ALTERAÇÃO E EXCLUSÃO DE HERDEIROS Semelhantemente ao que ocorre com os bens, é possível acessar os dados dos herdeiros para simples consulta, para promover alteração de dados ou mesmo excluir o herdeiro já cadastrado. Observe que no rodapé da tela anterior há uma lista dos herdeiros já cadastrados. 1) Consulta dos dados de um herdeiro da lista: Clique sobre o nome do herdeiro objeto da consulta. O sistema exibirá o formulário com todos os campos preenchidos daquele herdeiro. Observe que esses campos não estão ativos para fazer qualquer alteração. Para voltar à tela de cadastro dos herdeiros, clique no botão Retornar. 2) Alteração dos dados de um herdeiro da lista: Clique sobre o ícone de um lápis na coluna Ação da lista. O sistema exibirá o formulário com todos os campos preenchidos daquele herdeiro, mas agora esses campos estão disponíveis para as alterações necessárias. Para alterar os dados do herdeiro, digitar as informações no campo próprio e clique em Alterar. Para sair sem alterar os dados do herdeiro, clique em Cancelar. 3) Exclusão de um herdeiro da lista: Clique sobre o ícone de um X vermelho na coluna Ação da lista. Na tela apresentada, os campos já estão preenchidos, porém não estão ativos para alteração.

19 Para excluir o herdeiro, clique em Excluir. Para desistir da exclusão do herdeiro, clique em Cancelar. 12 PASSO: Preenchimento dos dados dos legatários Legatários são pessoas ou instituições que, por disposição testamentária, receberão objetos individualizados ou certa quantia em dinheiro e serão contribuintes do ITCMD em relação ao legado. Além dos dados cadastrais, deve-se informar o valor dos bens transmitidos que cada legatário receberá. Note que, diferentemente do formulário dos herdeiros em que é informado o percentual transmitido, no formulário do legatário é informado o valor do bem ou direito em reais a ser transmitido. Nota: Na hipótese da existência de legatários, é conveniente preencher o formulário Legatários antes do formulário Herdeiros, pois, conforme explicação mais adiante, o sistema ITCMD calcula automaticamente o percentual transmitido de cada herdeiro, com base no valor informado para o legatário. Neste formulário, os dados a serem preenchidos são: Nome: nome completo do(a) legatário(a); CPF: preencha com CPF válido (11 dígitos). CPFs genéricos, tais como: , , ,..., não são permitidos; RG: número da identidade do(a) legatário(a);

20 Endereço: no preenchimento do endereço, note que os campos Cidade e Estado não estão ativos para a digitação. Deve-se, então, preencher o campo CEP e clicar em Buscar. Desse modo, os campos Logradouro, Bairro Cidade e Estado serão preenchidos automaticamente. Os campos Número e Complemento devem ser digitados; Nota 1: Caso o sistema não localize o CEP digitado, todos os campos do endereço serão liberados para digitação. Nota 2: Se o inventariante residir no exterior, clique na opção exterior, liberando, assim, todos os campos para preenchimento. Valor do Bem ou Direito a ser Transmitido: Devem ser informados os valores dos bens em reais que serão recebidos pelo legatário; Telefone: opcional. Para cadastrar o legatário, cujos dados foram digitados, clique no botão Incluir. Repita os passos anteriores para inserir na declaração os demais legatários, se houver. Nota 3: À medida que um legatário é incluído no cadastro, ele é relacionado numa lista no rodapé da tela; Nota 4: Um legatário pode também ser herdeiro na mesma declaração. É o caso, por exemplo, em que o pai faleceu, deixando um testamento no qual um de seus filhos legítimos receberia como legado um relógio de ouro pertencente ao falecido. Nessa hipótese, esse aquinhoado filho deverá ser relacionado no formulário dos Herdeiros, com uma percentagem de bens e, ainda, no formulário Legados, com o valor em reais correspondente ao relógio; Nota 5: Embora no formulário Legados o valor do bem a ser transferido ao legatário seja informado em reais, o sistema ITCMD transforma automaticamente esse valor em percentagem do total de bens transmitidos na declaração, somando esse percentual às percentagens atribuídas aos herdeiros. Dessa forma, a soma dos percentuais atribuídos por lei aos herdeiros e dos percentuais dos legatários calculados pelo sistema deve totalizar exatamente 100,000%. Exemplo: O total de bens deixados pelo falecido totaliza R$ ,00. Vamos supor que o de cujus deixou viúva-meeira e quatro filhos. Deixou também testamento, legando a um sobrinho um veículo no valor de R$ ,00. Temos, então, a meação no valor de R$ ,00 e a herança a ser transmitida no valor de R$ ,00. O sistema, então, transforma o valor do legado em percentagem do total dos bens transmitidos que, nesse exemplo, corresponde a 10% (10% de R$ ,00 = R$ ,00), restando, assim, 90% do total a ser repartido com quatro herdeiros. Portanto, no formulário Legatários, o valor do bem é R$ ,00 e no formulário Herdeiros, deve ser informado, para cada filho, no campo Percentual Atribuído por lei, o percentual de 22,5%. CONSULTA, ALTERAÇÃO E EXCLUSÃO DE LEGATÁRIOS O procedimento é semelhante ao dos herdeiros visto anteriormente. 13 PASSO: Verificação de pendências da declaração Após o preenchimento de todos os formulários da declaração, o usuário deverá clicar na aba Confirmação para verificar possíveis pendências existentes e que estão impedindo que a declaração seja confirmada.

21 O sistema ITCMD analisa as informações contidas nos formulários e, havendo algum dado obrigatório não preenchido, ou se houver dados errados ou inconsistentes, o sistema exibirá todas as pendências. Além de exibir as pendências, o sistema disponibilizará as abas de todos os formulários, devendo o usuário clicar nas abas que contém os campos que apresentaram problemas, preenchendo a informação faltante ou, se for o caso, corrigi-la. Saneadas todas as pendências, o usuário deverá clicar novamente no botão Confirmar. Desse modo, o sistema exibirá um resumo com todos os dados da declaração, parcialmente mostrados na tela abaixo. Nesse momento, o usuário tem mais uma oportunidade para conferir a exatidão dos dados digitados na declaração e, considerando que as informações estão corretas, poderá clicar no botão Confirmar esta Declaração, localizado no rodapé desta página, como mostrado abaixo.

22 Após a confirmação da Declaração de Inventário, o sistema exibirá a tela de emissão de documentos. 14 PASSO: Emissão dos documentos pelo sistema ITCMD Clicando nos links Imprimir Declaração, Imprimir Demonstrativo, o sistema emite os seguintes documentos: Declaração de Arrolamento Esse documento contém, entre outras, as informações relativas ao de cujus, inventariante, procurador, herdeiros e bens. Demonstrativo de Cálculos Esse documento contém a base de cálculo, a alíquota, juros, multa e os descontos para cada um dos herdeiros informados na declaração, com valores em Reais. Nota 1: A Declaração de Arrolamento, datada e assinada pelo inventariante ou procurador, juntamente com o Demonstrativo de Cálculos devem ser entregue em um dos locais indicados na legislação. Nota 2: Neste estágio da declaração de inventário o sistema não exibe a opção Imprimir GARE, pois no rito de inventário, primeiro deve ocorrer a homologação da partilha na Justiça, para depois serem emitidas as GAREs-ITCMD. Nota 3: Ao emitir o Demonstrativo de Cálculos, este documento apresentará os valores em UFESPs, em não em reais, pois não se sabe ainda quando e quanto será pago, pois os cálculos de juros e multa dependerão da data de homologação da partilha e da decisão do juiz de conceder o benefício de pagamento os acréscimos legais em 30 dias.

23 Nota: Na tela de emissão de documentos não será exibida a opção Imprimir Gare, tendo em vista que no rito de inventário as GAREs do ITCMD devem ser emitidas depois da homologação da partilha na Justiça. 15 PASSO: Emissão de GARE para pagamento Com a homologação da partilha pelo juiz, na hipótese de haver apuração de imposto a pagar, o contribuinte deverá emitir as GAREs, mediante acesso ao endereço e clicar no menu Serviços Eletrônicos > ITCMD > Outros > Emitir GARE para Inventário. Em seguida, a tela abaixo será apresentada, o usuário deverá digitar o número da declaração e a senha, clicando depois em Continuar. O sistema exibirá a tela abaixo, com os dados do processo, a data do óbito e a data da protocolização inicial. O usuário deverá digitar a data da Homologação dos Cálculos, clicando depois em Próximo. Nota: A data a ser preenchida neste campo é a data em que o juiz homologar a partilha.

24 Caso já tenha decorrido 180 dias ou mais da data do óbito, o sistema pergunta se existe despacho judicial autorizando a dilação de prazo para recolhimento do imposto. Se a resposta for SIM, haverá duas possibilidades: a) Se ainda não decorreram 30 dias da data da homologação dos cálculos, o imposto devido será calculado sem cobrança de juros e multa; b) Se já decorreram mais de 30 dias da data da homologação dos cálculos, o sistema calculará o imposto, com atualização dos juros e multa desde a data do óbito. Caso a resposta seja NÃO, o sistema também vai fazer a atualização de juros e multa a partir da data do óbito. Selecionada uma das respostas, o sistema exibirá um resumo dos dados da declaração, agora com os valores em reais. Clicando em Confirmação, o sistema mostrará as opções de emissão de documentos, conforme tela abaixo. Clicando no link Imprimir Gare, o sistema exibirá a tela abaixo, permitindo a impressão das GAREs por contribuinte, que é o documento para recolhimento do imposto junto à rede bancária.

25 Nota 1: Após a impressão das GAREs, o interessado deve dirigir-se à rede bancária para recolhimento do imposto, juntando depois esse documento ao processo judicial. Nota 2: As GAREs-ITCMD somente serão válidas quando emitidas pelo sistema, não sendo aceitas as GAREs adquiridas em papelaria e nem as preenchidas utilizando sistema automatizado. OUTRAS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA ITCMD Além do preenchimento da declaração para Transmissão Causa Mortis e Transmissão Inter Vivos, o sistema ITCMD apresenta também as seguintes opções no menu: Retificar Declaração do ITCMD Emitir GARE para Inventário Emitir 2ª via de documentos do ITCMD Acessar Declaração já iniciada ACESSAR DECLARAÇÃO JÁ INICIADA No sistema, a declaração de ITCMD pode encontrar-se em uma das seguintes situações: Declaração iniciada O usuário iniciou o preenchimento da declaração, mas ainda não a confirmou, ainda que todos os formulários tenham sido preenchidos. Nesta situação, o número da declaração (protocolo) é gerado pelo sistema, podendo o usuário alterar ou excluir qualquer dado informado na declaração. Mesmo que o usuário encerre a sessão, ele poderá retornar em outro momento para acessar essa declaração. Declaração Confirmada A declaração foi preenchida e confirmada pelo usuário. Neste status não é mais possível alterar ou excluir qualquer dado da declaração. Caso seja necessária alguma alteração antes de apresentá-la no Cartório ou no Posto Fiscal, o usuário deve retificar a declaração, procedimento a ser analisado mais adiante. Somente na situação de confirmada é que o sistema permite emitir os relatórios da declaração. Para acessar qualquer tipo de declaração de ITCMD já iniciada e não confirmada, o usuário deverá acessar o sistema ITCMD, seguindo os passos 1 e 2 no início deste guia. Em seguida, clicar no menu Serviços Eletrônicos>ITCMD>Outros>Acessar Declaração já iniciada. Na tela que se abre, insira o número da declaração e a senha, clicando depois em Continuar.

26 Ao clicar em Continuar, o sistema abrirá as abas dos formulários para que o usuário complete as informações mínimas necessárias que permitam a confirmação da declaração. Completada as informações, clique no botão Confirmar. Nota: Se a declaração já fora concluída, o sistema emite a mensagem: Declaração já confirmada. EMITIR GARE PARA INVENTÁRIO Essa funcionalidade é específica para emissão de GARE-ITCMD na Transmissão Causa Mortis no rito de INVENTÁRIO. Veja o procedimento completo no PASSO 15 deste Guia. EMITIR 2ª VIA DE DOCUMENTOS DO ITCMD Essa funcionalidade permite emitir a GARE-ITCMD, a qualquer momento, desde que a declaração já se encontre confirmada ou, no caso de declaração de inventário, quando já houve a segunda confirmação ao tempo em que se emitiu a GARE para inventário. Para emitir a 2ª via de documentos de uma declaração já confirmada, o usuário deverá acessar o sistema ITCMD, seguindo os passos 1 e 2 no início deste guia. Em seguida, clicar no menu Serviços Eletrônicos>ITCMD>Outros> Emitir 2ª Via de Docs do ITCMD. Ao clicar no menu Emitir 2ª Via de Docs do ITCMD, o sistema exibirá a tela de emissão de documentos, permitindo, então, imprimir todos os relatórios da declaração. Nota: Sempre que essa funcionalidade for acionada, o sistema liberará a GARE-ITCMD com valores atualizados até data em que está sendo emitida. Essa funcionalidade serve para GARES não pagas.

27 RETIFICAR DECLARAÇÃO DO ITCMD Essa funcionalidade permite corrigir ou alterar dados de uma declaração já confirmada. Para retificar uma declaração já confirmada, o usuário deverá acessar o sistema ITCMD, seguindo os passos 1 e 2 no início deste guia. Em seguida, clicar no menu Serviços Eletrônicos>ITCMD>Outros> Retificar Declaração do ITCMD. Na tela que se abre, digite o número da declaração a ser retificada e a senha correspondente, clicando, a seguir, em Continuar. O sistema exibirá, então, o novo número de Protocolo que deverá ser usado juntamente com a senha inicialmente cadastrada para acesso à declaração retificadora. Nota 1: A cada nova declaração retificadora o sistema fornecerá um novo número de protocolo. A senha poderá permanecer sempre a mesma ou ser alterada, a critério do usuário. Nota 2: Depois da retificação, declaração retificada não estará mais disponível para o usuário. Ao clicar em Continuar, o sistema mostrará a tela abaixo, sugerindo a alteração da senha cadastrada inicialmente. Clique em Não caso deseje manter a senha inicial.

28 A seguir, clicando em Continuar, o sistema mostrará as abas de todos os formulários da declaração, devendo o usuário selecionar, através dessas abas, as telas nas quais se deseja fazer a alteração. Após promover as alterações necessárias no conteúdo dos formulários, o usuário deverá clicar novamente no botão Confirmar. Desse modo, o sistema exibirá um resumo com todos os dados da declaração, parcialmente mostrados na tela abaixo. Nesse momento, o usuário tem mais uma oportunidade para conferir a exatidão dos dados digitados na declaração e, considerando que as informações estão corretas, poderá clicar no botão Confirmar esta Declaração, localizado no rodapé desta página, como mostrado abaixo.

29 Após a confirmação da Declaração, o sistema exibirá a tela de emissão de documentos, cuja descrição encontra-se no Passo 14 deste guia. LEGISLAÇÃO DO ITCMD Legislação instituidora e regulamentadora da cobrança do ITCMD no Estado de São Paulo: Lei n /00, alterada pela Lei n /01; Decreto n /02; Portaria CAT n 15/03, alterada pela Portaria CAT n 29/11. FIM

2 PASSO: Depois de acessados um dos endereços acima, clique em Serviços Eletrônicos.

2 PASSO: Depois de acessados um dos endereços acima, clique em Serviços Eletrônicos. PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO TRANSMISSÃO POR ESCRITURA PÚBLICA 1 PASSO: Acesse o sistema ITCMD: 1) Clique no link ITCMD existente no Posto Fiscal Eletrônico, cujo endereço eletrônico é http://pfe.fazenda.sp.gov.br/

Leia mais

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO MANUAL ITCMD - DOAÇÃO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 3 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

MANUAL ITCMD - INVENTÁRIO

MANUAL ITCMD - INVENTÁRIO MANUAL ITCMD - INVENTÁRIO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 2 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

2 PASSO: Depois de acessado um dos endereços acima, clicar em Serviços Eletrônicos.

2 PASSO: Depois de acessado um dos endereços acima, clicar em Serviços Eletrônicos. GUIA PARA PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO TRANSMISSÃO POR DOAÇÃO 1 PASSO: Acesse o sistema ITCMD: 1) Clique no link ITCMD existente no Posto Fiscal Eletrônico, cujo endereço eletrônico é http://pfe.fazenda.sp.gov.br/

Leia mais

2 PASSO: Depois de acessados um dos endereços acima, clique em Serviços Eletrônicos.

2 PASSO: Depois de acessados um dos endereços acima, clique em Serviços Eletrônicos. GUIA DE PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DE ARROLAMENTO 1 PASSO: Acesse o sistema ITCMD: 1) Clique no link ITCMD existente no Posto Fiscal Eletrônico, cujo endereço eletrônico é http://pfe.fazenda.sp.gov.br/

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA

ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA ITCMD Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens ou Direitos MANUAL DO USUÁRIO 2012 O ITCMD tem como fato gerador a transmissão de bens e direitos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04

para outro) 23 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 1 2 ÍNDICE ERP 1- Cadastro de Produtos (Implantação no Almoxarifado) 04 2- Notas de Compra (Incluindo Quantidades no Almoxarifado) 07 2.1 - Notas complementares 12 2.2 - Desmembramento de bens 13 3- Requisições

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS 2 SUMÁRIO SEÇÃO 1 - FLUXO DAS VARAS QUE NÃO POSSUEM CENTRAL DE MANDADOS... 03 1. CUMPRIMENTOS (PERFIS DE ANALISTA E TÉCNICO

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO VIA FÁCIL BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

MANUAL DO USUÁRIO VIA FÁCIL BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS Serviço de Segurança contra Incêndio MANUAL DO USUÁRIO versão atualizada em novembro de

Leia mais

Declaração via Internet - SIARE

Declaração via Internet - SIARE Falando com a Fazenda ITCD Como Fazer Declaração via Internet - SIARE EVAINE F. S. PAIVA POÇOS DE CALDAS - 2013 LEANDRO VERÍSSIMO AFBH-1-2014 Atualização: LEONARDO MORAIS AFBH-1-2014 Novembro / 2014 Objetivo

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...

Leia mais

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes)

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Page 1 of 30 Impressao Oficial de justiça De PJe - Manual imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Tabela de conteúdo 1 Manual do Oficial de Justiça

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

Assim que o usuário entrar nesta ferramenta do sistema a seguinte tela será exibida:

Assim que o usuário entrar nesta ferramenta do sistema a seguinte tela será exibida: O que é o TDMax Web Commerce? O TDMax Web Commerce é uma ferramenta complementar no sistemas de Bilhetagem Eletrônica, tem como principal objetivo proporcionar maior conforto as empresas compradoras de

Leia mais

Herança Extrajudicial

Herança Extrajudicial Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Herança Extrajudicial 2016 V. 2.0 2 Sumário 1. ITD-HEP... 5 2. ACESSO AO SISTEMA ITD-HEP... 6 3. CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO... 8 4. INCLUIR DECLARAÇÃO...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA

SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA 1 Manual prático Pág. 2 Pág. 4 Pág. 9 Pág. 11 SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA DECLARAÇÃO DE NOTA FISCAL RECEBIDA GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS IMPOSTO

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador Contador 2 1 Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique na opção Contador

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO PARÁ Secretaria de Informática MANUAL. Sistema de Depósito Judicial

PODER JUDICIÁRIO DO PARÁ Secretaria de Informática MANUAL. Sistema de Depósito Judicial PODER JUDICIÁRIO DO PARÁ Secretaria de Informática MANUAL Sistema de Depósito Judicial Sistema desenvolvido pela Secretária de Informática- TJE/PA Belém/PA Agosto de 2012 SUMÁRIO: 1- Apresentação... 3

Leia mais

ITBI. Manual do Usuário. ITBI - Transmissão de Bens Imóveis

ITBI. Manual do Usuário. ITBI - Transmissão de Bens Imóveis ITBI Transmissão de Bens Imóveis Manual do Usuário 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS MANUAL DO PRESTADOR DE SERVIÇOS DE SADT ELETIVO (FASCÍCULO DO SADT ELETIVO) VERSÃO I - 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO CONTRIBUINTE SISTEMA RICORD

MANUAL DO CONTRIBUINTE SISTEMA RICORD MANUAL DO CONTRIBUINTE SISTEMA RICORD Procedimentos do Importador para Reconhecimento de Recolhimentos - Importações por Conta e Ordem Decreto 56.045/10 Versão 14/10/2010 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

REMOÇÃO 2015 Versão 10/04/2015

REMOÇÃO 2015 Versão 10/04/2015 Versão 10/04/2015 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 ACESSANDO O SISTEMA... 04 CONSULTA DE VAGAS... 06 CRIAR SOLICITAÇÃO PARA REMOÇÃO 2015... 09 PREENCHENDO A COMARCA/FORO... 10 ALTERANDO A SOLICITAÇÃO CADASTRADA...

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PESSOA JURÍDICA SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato (Representante Legada da

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa 1) Introdução O sistema de Guia de Pagamento de Multa foi desenvolvido para simplificar e facilitar a emissão das guias para o pagamento das multas, aplicadas

Leia mais

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES.

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Portaria

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 2-26/11/2010

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 2-26/11/2010 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - SICONV Prestação de Contas - Convenente

Leia mais

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros

Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Guia do usuário para utilização do sistema WCRC3 Central de Informações do Registro Civil da Arpen SP Gravação e envio dos registros Página 1 de 12 1 Introdução 2 Procedimentos e padronização dos dados

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Passo a passo de consolidação da modalidade Pagamento à Vista com utilização de Prejuízo Fiscal ou de Base de Cálculo Negativa da CSLL

Passo a passo de consolidação da modalidade Pagamento à Vista com utilização de Prejuízo Fiscal ou de Base de Cálculo Negativa da CSLL SUMÁRIO Data, local e prazo para consolidação de modalidade para Pagamento à Vista com 03 Acessar sítio da RFB ou PGFN para efetuar consolidação 03 Confessar débitos não previdenciários 07 Excluir débitos

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 1-12/07/2010

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 1-12/07/2010 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - SICONV Prestação de Contas - Convenente

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA Coordenadoria da Administração Tributária Diretoria Executiva da Administração Tributária Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte Manual

Leia mais

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro 1.2. Informações gerais 1.3. Tabela Ação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

Lei do Imposto. Dezembro

Lei do Imposto. Dezembro Lei do Imposto Dezembro 2014 Guia para adaptação do sistema Wingas à Lei do Imposto 2.741/2012. Compatível com as versões 1.8.5 e posteriores. Atualizado em: 16/12/2014. 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2 1.1 OBJETIVOS

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do Sebrae/SC em www.sebrae-sc.com.br, clique em Soluções deste Estado e depois clique em Seja consultor e/ou instrutor.

Leia mais

Sistema ITCMD Web. Manual de Orientações. Inventário Judicial

Sistema ITCMD Web. Manual de Orientações. Inventário Judicial Sistema ITCMD Web Dezembro/2010 1-14 Apresentação O presente Manual tem por objetivo descrever, passo-a-passo, o cadastramento de uma declaração de ITCMD relativa à transmissão causa mortis formalizada

Leia mais

Guia de Primeiros Passos - CONFIGURAÇÕES

Guia de Primeiros Passos - CONFIGURAÇÕES Guia de Primeiros Passos - CONFIGURAÇÕES Este documento tem o objetivo principal de iniciar você de forma rápida e simples no sistema.aprog., configurando as funcionalidades à sua realidade. A série Primeiros

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO SERVIDOR 1ºGRAU MÓDULO 3 Sumário 1 Cadastros Básicos3 11 Documento3 111 Modelo3 112 Tipo6 12 Pessoa10 121 Conciliador10

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVAS REGRAS PARA ESCOLHA DE BENEFICIÁRIOS 1 - O que é Beneficiário Indicado? Qualquer pessoa física indicada pelo Participante conforme definido no regulamento do Plano. 2 - O que

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros O que é o SISAUT/FC? MANUAL DO USUÁRIO O SISAUT/FC é o sistema por meio do qual são feitos os requerimentos para as autorizações

Leia mais

Manual Regime Especial 1

Manual Regime Especial 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros

SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros SISAUT/FC Sistema de Controle de Transporte Fretado Contínuo de Passageiros O que é o SISAUT/FC? MANUAL DO USUÁRIO O SISAUT/FC é o sistema por meio do qual são feitos os requerimentos para as autorizações

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS MANUAL DO PRESTADOR DE SERVIÇOS CONSULTÓRIOS/CLÍNICAS CREDENCIADAS PARA ATENDIMENTO ELETIVO (FASCÍCULO DO ATENDIMENTO ELETIVO) VERSÃO I - 2013 Instituto

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web V2

Manual de Utilização Autorizador Web V2 Manual de Utilização Autorizador Web V2 OBJETIVO Esse manual tem como objetivo o auxílio no uso do Autorizador de Guias Web V2 do Padre Albino Saúde. Ele serve para base de consulta de como efetuar todos

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo: Produção Institucional Guia de

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

Roteiro de orientações para uso do Contas Online

Roteiro de orientações para uso do Contas Online FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE Roteiro para registro de Prestação de Contas PNAE/2013 no SiGPC Contas Online Atualização: Agosto de 2013 Roteiro de orientações para uso do Contas Online

Leia mais

GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079)

GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079) GERENCIAMENTO DE NF-e (VEND0079) 1. IDENTIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES NA TELA.... 2 2. FUNCIONALIDADES.... 3 2.1 EMISSÕES DE NOTAS... 3 2.2 DESTINATÁRIO DE NF-E... 4 2.3 ENVIAR NOTA POR E-MAIL... 7 2.4 VISUALIZAÇÃO...

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO... 06 4 PROTOCOLO PENDENTE... 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 10 7 RELATÓRIOS, OFÍCIOS E ETIQUETAS...

Leia mais

Clique aqui para começar. Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS

Clique aqui para começar. Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS Clique aqui para começar Cartilha do Empregador Doméstico para emissão da GRF Guia de Recolhimento do FGTS Informações adicionais Você poderá navegar livremente na cartilha utilizando os botões localizados

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE Versão 1.0 Belém PA - Maio 2014 Sumário 1. Introdução...

Leia mais

Manual do Usuário - Processo Certificado de Registro Pessoa Física Manual Operacional Certificado de Registro Pessoa Física CRPF

Manual do Usuário - Processo Certificado de Registro Pessoa Física Manual Operacional Certificado de Registro Pessoa Física CRPF Manual Operacional Certificado CRPF Abril Curitiba - PR 1 Sumário 1 OBJETIVO 6 2 ACESSO INICIAL PARA TODOS OS USUÁRIOS (CAC S) 7 2.1 REALIZANDO O PRIMEIRO CADASTRO. 8 2.1.1 CPF 8 2.1.2 TAPE 8 2.1.3 CÓDIGO

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI 130325 SUMÁRIO SAATRI (Serviço de Auto Atendimento Tributário)... 3 ECONÔMICO... 4 Acesso ao Sistema... 4 Emissão de Certidão Negativa... 5 Verificar Autenticidade

Leia mais

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR ORIENTAÇÕES GERAIS - EMPRESAS DE TRANSPORTE A partir de 1º de outubro de 2013 entrou em vigor a Resolução da METROPLAN nº 083, de 24 de maio de 2013, estabelecendo

Leia mais

Acesso ao sistema. Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema.

Acesso ao sistema. Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema. PENHORA ONLINE Acesso ao sistema Diretores de Cartórios Os cartórios judiciais e seus respectivos diretores serão previamente cadastrados no sistema. Os diretores serão os administradores do sistema e

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

CARTILHA DO MEDIADOR

CARTILHA DO MEDIADOR CARTILHA DO MEDIADOR SISTEMA PARA ELABORAÇÃO E SOLICITAÇÃO DE REGISTRO DE INSTRUMENTOS COLETIVOS INSTRUÇÕES INICIAIS - INTERNET a) O Sistema Mediador está disponível na Internet, no endereço eletrônico

Leia mais

PERMUTA DE IMÓVEIS CONCEITO

PERMUTA DE IMÓVEIS CONCEITO PERMUTA DE IMÓVEIS CONCEITO Considera-se permuta toda e qualquer operação que tenha por objeto a troca de uma ou mais unidades imobiliárias, prontas ou a construir, por outra ou outras unidades imobiliárias,

Leia mais

Portal do Magistrado Guia Rápido Atualização Cadastral e Inclusão de IRPF

Portal do Magistrado Guia Rápido Atualização Cadastral e Inclusão de IRPF Acesso ao Portal do Magistrado Como entrar no Portal do Magistrado: ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.portaldomagistrado.tjsp.jus.br/ptlpdb/ Conecte seu Certificado Digital ao computador e informe sua Senha de

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão 1.0 23/07/2009 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como

Leia mais

Manual do Usuário. Pré-Cadastro de Participantes. 08.11.2004 Versão 1.1

Manual do Usuário. Pré-Cadastro de Participantes. 08.11.2004 Versão 1.1 Manual do Usuário Pré-Cadastro de Participantes 08.11.2004 Versão 1.1 Índice 1. Introdução ao Pré-Cadastro...3 1.1. Pré-Cadastro de pessoa Física...3 1.1.1. Termo...3 1.1.2. Dados de identificação...4

Leia mais

MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES

MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES Clientes No cadastro de clientes, insira as informações obtidas sobre todas as pessoas físicas ou jurídicas que compraram seguro através da corretora ou ainda

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO Para realizar a inscrição o candidato deve: 1º - Ler o Edital disponível no site do SEBRAE; Passo a passo: Acesse o site: http://www.sebrae.com.br/ Clique naseção SobreoSEBRAE Nabarraesquerdadapágina,cliquenoitem

Leia mais

Módulo Consulta de Contribuinte Internet

Módulo Consulta de Contribuinte Internet SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA Módulo Consulta de Contribuinte Internet ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO CONSULTA DE CONTRIBUINTE... 3 2.1 SEGURANÇA... 3 2.2 BOTÕES...

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Módulo Consulta de Contribuinte Internet

Módulo Consulta de Contribuinte Internet SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA Módulo Consulta de Contribuinte Internet ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO CONSULTA DE CONTRIBUINTE... 3 2.1 SEGURANÇA... 3 2.2 BOTÕES...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB MÓDULO COMERCIAL 2 ÍNDICE REGISTRO DE EXPORTAÇÃO RE 04 REGISTRO DE VENDA RV 16 REGISTRO DE CRÉDITO RC 24 3 REGISTRO DE EXPORTAÇÃO - RE 4 INCLUSÃO DE RE Na tela de inclusão de Registro

Leia mais

ITCMD para AFR/SP PARTE 2

ITCMD para AFR/SP PARTE 2 "Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu. William Shakespeare ITCMD para AFR/SP PARTE 2 D) Das Isenções As isenções estão previstas no art. 6º da Lei 10705/2000

Leia mais

Prefeitura Municipal De Campo Novo

Prefeitura Municipal De Campo Novo Prefeitura Municipal De Campo Novo Manual Contribuinte Nota Fiscal Eletrônica Fly-eNota 1 Fly-Enota Abaixo observamos a tela inicial ao Contribuinte/Contador da emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Após

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais