CONHEÇA AS NOVAS REGRAS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONHEÇA AS NOVAS REGRAS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS"

Transcrição

1 CONHEÇA AS NOVAS REGRAS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 DE

2

3 Novas regras das Eleições Municipais de 2016 Conheça as novas regras das Eleições Municipais de 2016 A Lei nº /2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das eleições deste ano ao introduzir mudanças nas Leis n 9.504/1997 (Lei das Eleições), nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Além de mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, está proibido o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas. Na prática, isso significa que as campanhas eleitorais deste ano serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Antes da aprovação da reforma, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido pela inconstitucionalidade das doações de empresas a partidos e candidatos. Outra mudança promovida pela Lei nº /2015 corresponde à alteração no prazo de filiação partidária. Quem quiser disputar as eleições em 2016 precisa filiar-se a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que será realizado no dia 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito. Nas eleições deste ano, os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, mas desde que não haja pedido explícito de voto. A nova regra está prevista na Reforma Eleitoral 2015, que também permite que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa. A data de realização das convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações também mudou. Agora, as convenções devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto de O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição. Outra alteração diz respeito ao prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios, o que deve ocorrer até às 19h do dia 15 de agosto de A regra anterior estipulava que esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.

4 Novas regras das Eleições Municipais de 2016 A reforma também reduziu o tempo da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. Assim, a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma. Do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente. No caso de haver aliança entre legendas nas eleições majoritárias será considerada a soma dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação. Em se tratando de coligações para as eleições proporcionais, o tempo de propaganda será o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos. Por fim, a nova redação do caput do artigo 46 da Lei nº 9.504/1997, introduzida pela reforma eleitoral deste ano, passou a assegurar a participação em debates de candidatos dos partidos com representação superior a nove deputados federais e facultada a dos demais. A regra já vale para as eleições Municipais 2016

5 Novas regras das Eleições Municipais de 2016 Confira as principais mudanças nas Regras Eleitorais

6 Novas regras das Eleições Municipais de 2016 Eleições municipais de 2016 serão diferentes Você já deve ter ouvido por aí que as eleições municipais serão diferentes em Grande parte das regras que vão regular a corrida pelas prefeituras e às câmaras pelo Brasil foi alterada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Do financiamento das campanhas aos prazos para as candidaturas e a propagandas dos candidatos, muita coisa passou pela reforma. As novidades não mudam o jogo só para os partidos e para os políticos, mas também para o eleitor. E para não se perder entre o que pode e o que não pode mais, a Força Sindical SP te ajuda a entender as principais mudanças. Regras que vão regular a corrida pelos cargos foram alteradas pelo TSE Filiação partidária Quem quiser entrar na disputa precisa filiar-se a um partido político até 2 de abril, ou seja, seis meses antes das eleições, que serão em 2 de outubro. A regra está menos rigorosa, já que antes exigia a filiação com, pelo menos, um ano antes do pleito. Análise: A mudança altera a chamada janela e beneficia os candidatos, que podem agora mudar de legenda correndo menos risco de perderem um eventual mandato por infidelidade partidária.

7 Financiamento de campanha As empresas estão proibidas de repassar dinheiro para partidos e candidatos. Segundo o TSE, na prática, isso significa que as campanhas eleitorais deste ano serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Haverá também teto máximo de gastos, fixado com base nas últimas eleições Análise: Com menos dinheiro para bancar marqueteiros e materiais de divulgação, os candidatos deverão voltar à moda antiga para convencer o eleitor, como o bom e velho corpo a corpo. Por outro lado, as proibições e limitações podem funcionar como um perigoso incentivo para o caixa 2. Novas regras das Eleições Municipais de 2016 Bonecos e cavaletes Terror de pedestres, ciclistas, motoristas e de qualquer um que não suporta a poluição visual, os bonecos e os cavaletes em vias públicas estão proibidos nestas eleições. Os candidatos podem levar para às ruas mesas para distribuição de material e exibir bandeiras, desde que não atrapalhe o ir e vir da população Análise: Muita da sujeira eleitoral que emporcalha as ruas não deverá ser vista. Por outro lado, candidatos novatos ou menos populares terão dificuldades para fixar a sua imagem e seu número na cabeça do eleitor, o que favorece quem já está no poder.

8 Novas regras das Eleições Municipais de 2016 Propaganda antecipada Os políticos poderão se apresentar como précandidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada, desde que não peçam votos de modo explícito. Os candidatos também podem expor opiniões pessoais em redes sociais e em eventos com cobertura da imprensa. Análise: Oferece oportunidade para que os candidatos se apresentem, mas abre brecha para que políticos façam uma espécie de précampanha, que também fica de fora das regras de financiamento. Prazo das campanhas A duração das campanhas eleitorais, antes de 90 dias, foi cortada pela metade e terá agora 45 dias. Os trabalhos começam oficialmente em 16 de agosto.

9 Propaganda gratuita em rádio e TV Menos tempo de campanha, menos tempo de propaganda. O período no rádio e na TV caiu de 45 para 35 dias. Os dois blocos diários, antes de 30 minutos, serão agora de 10. As inserções na programação poderão ter 30 ou 60 segundos. Novas regras das Eleições Municipais de 2016 Análise: Tudo aquilo que funciona mais lento durante a campanha, como alguns serviços públicos e votações no Legislativo, terão menos tempo para a morosidade. Por outro lado, o prazo mais curto vai exigir objetividade dos candidatos. Mas isso pode não significar uma discussão política mais profunda, apenas mais intensa. Nos debates de rádio e TV, só poderão participar candidatos cujo partido tem representação superior a nove deputados o que vai dificultar a vida dos nanicos. Propaganda em carros Só com adesivos comuns de até 50 cm x 40 cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro. Envelopamentos estão proibidos.

10 Confira o calendário das eleições: 4 de maio Último dia para eleitor requerer inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou solicitar mudança para seção eleitoral especial (em caso de deficiência. Novas regras das Eleições Municipais de de julho Último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida que tenha solicitado transferência para seção eleitoral especial comunicar ao juiz, por escrito, suas restrições e necessidades para que a Justiça Eleitoral providencie meios e recursos para facilitar-lhe o exercício do voto. 5 de julho Data a partir da qual os candidatos poderão fazer propagandas intrapartidárias, com vistas à indicação de seu nome pela legenda. O uso de rádio, televisão e outdoor para esse fim é proibido. 20 de julho Início das convenções entre os partidos para definição de seus candidatos a prefeito, viceprefeito e vereador. O prazo das convenções termina em 5 de agosto. As candidaturas dos nomes escolhidos poderão ser registradas até o dia 15 de agosto. 16 de agosto Começa oficialmente a campanha eleitoral. A partir desta data, candidatos podem fazer comícios, participar de caminhadas, carreatas, distribuir material gráfico e fazer propaganda na internet. 26 de agosto Começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. 17 de setembro A partir desta data, nenhum candidato poderá ser preso, salvo em flagrante de delito. 27 de setembro A partir desta data, nenhum eleitor poderá ser preso, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal por crime sem fiança ou por desrespeito a salvo-conduto. 29 de setembro Término da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. 30 de setembro Fim do prazo para exibição de propaganda eleitoral paga em jornais e na internet. 2 de outubro Primeiro turno das eleições 30 de outubro Segundo turno das eleições.

11

12

Eleições 2016: datas e regras

Eleições 2016: datas e regras 2 Eleições 2016: datas e regras O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão em todo o país prefeitos e vereadores, será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo

Leia mais

Calendário Geral - Cronologia Principais datas das eleições 2018

Calendário Geral - Cronologia Principais datas das eleições 2018 Calendário Geral - Cronologia Principais datas das eleições 2018 31 de agosto 9 setembro 13 setembro 15 setembro 29 setembro Primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita através do rádio e televisão.

Leia mais

2012/ Ao presidente do partido e ao juiz eleitoral

2012/ Ao presidente do partido e ao juiz eleitoral 2012/2014 2016 20/07 a 05/08 Data das Convenções Partidárias 10/06 a 30/06 (Art. 8º da Lei nº. 9.504/97 e 93, 2º da Lei 4.737/65) Prazo de filiação partidária Comunicação de desfiliação partidária Janela

Leia mais

Campanha Política 2016

Campanha Política 2016 Campanha Política 2016 Calendário Geral CRONOLOGIA - Principais datas das eleições municipais de 2016 Calendário Evento 2 de abril Prazo para o candidato estar filiado a um partido. 5 de julho 20 de jullho

Leia mais

REFLEXOS DA REFORMA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE 2016

REFLEXOS DA REFORMA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE 2016 REFLEXOS DA REFORMA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE 2016 Dr. Felipe Ferreira Lima Diretor do Instituto Egídio Ferreira Lima 1. Introdução: O debate sobre a Reforma Política no Brasil 2. Registro de Candidatura

Leia mais

Eleição de 2018 será para: presidente governadores senadores deputados federais estaduais e distritais.

Eleição de 2018 será para: presidente governadores senadores deputados federais estaduais e distritais. Eleição de 2018 será para: presidente governadores senadores deputados federais estaduais e distritais. Primeiro turno acontece no dia 7 de outubro; segundo turno será em 28 de outubro. Vetos Além de

Leia mais

Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014. Data das Convenções Partidárias. 10/06 a 30/06.

Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014. Data das Convenções Partidárias. 10/06 a 30/06. Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014 2016 Data das Convenções Partidárias 10/06 a 30/06 20/07 a 05/08 (Art. 8º da Lei nº. 9.504/97 e 93, 2º da Lei 4.737/65) 1

Leia mais

NOVAS REGRAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016

NOVAS REGRAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 NOVAS REGRAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 ALEXANDRE LUIS MENDONÇA ROLLO Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais Advogado Especialista em Direito Eleitoral Conselheiro Estadual da OAB/SP a.rollo@uol.com.br

Leia mais

ELEIÇÕES 2016 COM ÊNFASE NA MINIRREFORMA ELEITORAL

ELEIÇÕES 2016 COM ÊNFASE NA MINIRREFORMA ELEITORAL ELEIÇÕES 2016 COM ÊNFASE NA MINIRREFORMA ELEITORAL Em outubro (02/10) os brasileiros voltam às urnas, dessa vez para votar em Prefeitos e Vereadores. Esta será a primeira eleição depois da minirreforma

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 1. PRAZOS ELEITORAIS PARA OS PARTIDOS: 1.1 ESCOLHA DOS CANDIDATOS: 20.07.2016 a 05.08.2016 (Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput); 1.2 REGISTRO DE CANDIDATURA:

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Reforma Eleitoral (Lei n.º /15) Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Reforma Eleitoral (Lei n.º /15) Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Reforma Eleitoral (Lei n.º 13.165/15) Prof. Roberto Moreira de Almeida LEIS ALTERADAS A Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015 promoveu diversas modificações nas seguintes leis em matéria

Leia mais

Eleições 2010: calendário eleitoral, com prazos de desincompatibilização

Eleições 2010: calendário eleitoral, com prazos de desincompatibilização Eleições 2010: calendário eleitoral, com prazos de desincompatibilização Dirigentes sindicais e servidores que pretendem disputar as eleições de 2010 devem ficar atentos às datas e prazos de desincompatibilização.

Leia mais

Trabalhista REGRAS ELEITORAIS. Calendário Comparativos Pré-Campanha Campanha

Trabalhista REGRAS ELEITORAIS. Calendário Comparativos Pré-Campanha Campanha Trabalhista REGRAS ELEITORAIS Calendário Comparativos Pré-Campanha Campanha ELEIÇÕES 2018 ELEIÇÕES 2018 Caros Companheiros e Companheiras, No dia 7 de outubro deste ano teremos a realização das eleições

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Propaganda Propaganda Partidária Propaganda Eleitoral Era regulamentada pela Lei 9.096/95 Lei 9.504/97

Leia mais

Prazos para a corrida eleitoral em Roraima

Prazos para a corrida eleitoral em Roraima Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras March 2, Prazos para a corrida eleitoral em Roraima Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras This work is licensed under a Creative

Leia mais

CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÕES 2018

CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÕES 2018 CALENDÁRIO ELEITORAL ELEIÇÕES 2018 RESOLUÇÃO Nº 23.555 do Tribunal Superior Eleitoral JUNHO 30 de junho Data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e televisão transmitir programa apresentado

Leia mais

PROPAGANDA ELEITORAL. ARTHUR ROLLO

PROPAGANDA ELEITORAL. ARTHUR ROLLO PROPAGANDA ELEITORAL ARTHUR ROLLO arthur@albertorollo.com.br NA PRÉ-CAMPANHA PODE Dizer que é précandidato; Pedir apoio político; Divulgar ações políticas passadas e futuras. NA PRÉ-CAMPANHA panfletos;

Leia mais

CALENDÁRIO DA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA PREFEITO E VICE-PREFEITO DE MIRASSOL D OESTE - ANEXO DA RESOLUÇÃO nº 2076/2017 NOVEMBRO 2016

CALENDÁRIO DA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA PREFEITO E VICE-PREFEITO DE MIRASSOL D OESTE - ANEXO DA RESOLUÇÃO nº 2076/2017 NOVEMBRO 2016 CALENDÁRIO DA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA PREFEITO E VICE-PREFEITO DE MIRASSOL D OESTE - ANEXO DA RESOLUÇÃO nº 2076/2017 NOVEMBRO 2016 19 novembro sábado (1 ano antes) 1. Data limite para todos os partidos

Leia mais

Guia rápido de permissões e proibições pertinentes à propaganda eleitoral

Guia rápido de permissões e proibições pertinentes à propaganda eleitoral Secretaria Judiciária Coordenadoria de Gestão da Informação Guia rápido de permissões e proibições pertinentes à propaganda eleitoral Tipo Regra Referência legislativa Sancionamento em caso de violação

Leia mais

DIREITO ELEITORAL CAMPANHA ELEITORAL, PRINCÍPIOS E VISÃO SIMPLIFICADA DOS PROCEDIMENTOS

DIREITO ELEITORAL CAMPANHA ELEITORAL, PRINCÍPIOS E VISÃO SIMPLIFICADA DOS PROCEDIMENTOS DIREITO ELEITORAL CAMPANHA ELEITORAL, PRINCÍPIOS E VISÃO SIMPLIFICADA DOS PROCEDIMENTOS 1) REFORMA POLÍTICA LEI 13.165/2015 Redução do tempo de propaganda ; Influência da proibição de financiamento de

Leia mais

REGRAS ELEITORAIS PRÉ-CANDIDATO

REGRAS ELEITORAIS PRÉ-CANDIDATO REGRAS ELEITORAIS 2018 PRÉ-CANDIDATO No próximo sete de outubro teremos as eleições para os mandatos dos Deputados, dois terços do Senado, Governadores e Presidente da República. A norma eleitoral divide

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

Reforma Política aprovada vai tornar eleições mais democráticas e baratas

Reforma Política aprovada vai tornar eleições mais democráticas e baratas Reforma Política aprovada vai tornar eleições mais democráticas e baratas A pós 11 meses de intenso debate, o Congresso Nacional aprovou nesta semana uma Reforma Política que promove mudanças significativas

Leia mais

Exercícios de Direito Eleitoral. Analista

Exercícios de Direito Eleitoral. Analista Exercícios de Direito Eleitoral Analista 16. Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Alumínio SP Prova: Procurador Jurídico É proibido ao agente público a) nos três meses que antecedem a eleição e

Leia mais

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira

DIREITO ELEITORAL João Paulo Oliveira SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 23 1.1. Da soberania popular... 23 1.2. Direitos políticos... 23 1.2.1. Do voto... 26 1.2.1.1. Características do voto... 26 1.3. Direito Eleitoral...

Leia mais

Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política

Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política Brasília 2015 Sumário Introdução... 03 Tempo Televisivo e Propaganda Partidária...04 Período Eleitoral...06 Doações, Prestação de Contas

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Convenção Partidária. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Convenção Partidária. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Convenção Partidária Prof. Karina Jaques Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 2ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 2ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 2ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Lei das Eleições (Lei 9.504/97) Disposições Gerais As eleições ocorrem

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

1. Registro de Candidatura

1. Registro de Candidatura Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 11 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 11 1. Registro de Candidatura O registro de candidatura é o instrumento pelo qual

Leia mais

Sumário. 1 Um pouco de história 1.1 Justiça Eleitoral: surgimento e evolução 1.2 O período do regime militar 1.3 A redemocratização do país

Sumário. 1 Um pouco de história 1.1 Justiça Eleitoral: surgimento e evolução 1.2 O período do regime militar 1.3 A redemocratização do país Sumário 1 Um pouco de história 1.1 Justiça Eleitoral: surgimento e evolução 1.2 O período do regime militar 1.3 A redemocratização do país 2 A Justiça Eleitoral na Constituição de 1988 2.1 O papel contramajoritário

Leia mais

Cooperativismo e as Eleições 2018

Cooperativismo e as Eleições 2018 Cooperativismo e as Eleições 2018 Fabíola Nader Motta Relações Institucionais da OCB 18 de julho de 2018 Contexto atual Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília...

Leia mais

GTE DM PT RIBEIRÃO PRETO NORMAS PRÉ-CAMPANHA 2016

GTE DM PT RIBEIRÃO PRETO NORMAS PRÉ-CAMPANHA 2016 GTE DM PT RIBEIRÃO PRETO NORMAS PRÉ-CAMPANHA 2016 REFORMA ELEITORAL: O que muda para as Eleições de 2016 Alterações trazidas pela Lei nº 12.891/2013 e pela Lei nº 13.165/2015 (apresentação AO DIRETÓRIO

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Eleições Lei 9.504/97 Disposições Gerais e Coligações. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Eleições Lei 9.504/97 Disposições Gerais e Coligações. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Eleições Lei 9.504/97 Disposições Gerais e Coligações Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Lei das Eleições (Lei 9.504/97) Disposições Gerais Disposições Gerais Lei das Eleições (Lei 9.504/97)

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL Denilson Mariano de Brito. REVISORA Marisa Batista Alvarenga Webler. CAPA/EDITORAÇÃO/DIAGRAMAÇÃO: Adriano Ferreira de Mendonça

PRODUÇÃO INTELECTUAL Denilson Mariano de Brito. REVISORA Marisa Batista Alvarenga Webler. CAPA/EDITORAÇÃO/DIAGRAMAÇÃO: Adriano Ferreira de Mendonça 2015 Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte. Disponível também em: http//www.tre-to.jus.br ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA

Leia mais

forçada Dois vereadores se candidataram como vice-prefeitos: Ripposati (da chapa do prefeito Paulo Piau) e Samir Cecílio (da dobradinha com Lerin).

forçada Dois vereadores se candidataram como vice-prefeitos: Ripposati (da chapa do prefeito Paulo Piau) e Samir Cecílio (da dobradinha com Lerin). Câmara terá forçada renovação Dos 14 vereadores atuais, pelo menos cinco não vão se candidatar a reeleição, o que leva, obrigatoriamente, a uma renovação de mais de um terço das cadeiras. O número pode

Leia mais

Como ser candidata? MULHERES NA POLÍTICA. COORDENAÇÃO: Hildete Pereira de Melo Lucilene Morandi Ruth Helena Dweck

Como ser candidata? MULHERES NA POLÍTICA. COORDENAÇÃO: Hildete Pereira de Melo Lucilene Morandi Ruth Helena Dweck Como ser candidata? Universidade Federal Fluminense UFF Faculdade de Economia Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da UFF Email: cpgess@vm.uff.br

Leia mais

Resumo das propostas de reforma política

Resumo das propostas de reforma política Resumo das propostas de reforma política A proposta de votação da reforma política está consolidada em dois conjuntos agrupados: o primeiro, que depende de emenda constitucional e que trata de dois pontos

Leia mais

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 DIAGNÓSTICO Comissão Especial de fevereiro a maio de 2015 Relator: Marcelo Castro (PMDB-PI) -Foram realizados Seminários em assembleias

Leia mais

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril Samir Oliveira Co nfira abaixo as principais propostas contidas no relatório sobre a reforma política que poderá ir a votação nos

Leia mais

PROPAGANDA E PUBLICIDADE NAS ELEIÇÕES DE As mudanças impostas pela nova legislação. Dr. Cássio Medeiros de Oliveira Advogado OAB/SC 10.

PROPAGANDA E PUBLICIDADE NAS ELEIÇÕES DE As mudanças impostas pela nova legislação. Dr. Cássio Medeiros de Oliveira Advogado OAB/SC 10. PROPAGANDA E PUBLICIDADE NAS ELEIÇÕES DE 2016 As mudanças impostas pela nova legislação. Dr. Cássio Medeiros de Oliveira Advogado OAB/SC 10.839 PROGRAMAÇÃO Direito Eleitoral conceito e princípios Propaganda

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau

CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. Victor Barau CURSO FORMAÇÃO CIDADÃ DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Victor Barau 1- O Conceito da palavra Democracia Democracia demos = povo, e kratos = autoridade Origem Conceito Moderno: Revoluções Francesa e Americana.

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos. Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos. Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Partidos Políticos Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Prof. Karina Jaques Coligação é o nome que se dá à união de dois ou mais partidos que apresentam conjuntamente seus

Leia mais

Jaime Barreiros Neto REFORMA ELEITORAL. Comentários à Lei , de 29 de setembro de 2015

Jaime Barreiros Neto REFORMA ELEITORAL. Comentários à Lei , de 29 de setembro de 2015 Jaime Barreiros Neto REFORMA ELEITORAL Comentários à Lei 13.165, de 29 de setembro de 2015 Barreiros Neto-Reforma Eleitoral-1ed.indb 3 30/05/2016 09:16:57 Capítulo 2 A LEI 13.165/2015 E AS REGRAS RELATIVAS

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Rádio e TV Restrita ao horário gratuito, vedada propaganda paga Deve

Leia mais

DOS PARTIDOS POLÍTICOS LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA

DOS PARTIDOS POLÍTICOS LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA O partido político, pessoa jurídica de direito privado, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender

Leia mais

ELEIÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS PROPAGANDA ELEITORAL

ELEIÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS PROPAGANDA ELEITORAL A reforma eleitoral foi realizada por meio da Lei 13.165 de 29 de setembro de 2015 e alterou substancialmente as regras do processo eleitoral, modificando outras TRÊS Leis Federais que tratam sobre: ELEIÇÕES

Leia mais

CARTILHA ELEITORAL 1º TURNO

CARTILHA ELEITORAL 1º TURNO CARTILHA ELEITORAL CARTILHA ELEITORAL CARTILHA ELEITORAL Essa cartilha foi feita pelo MDB Mulher para que candidatas aos cargos de deputada federal e estadual, senadora e governadora possam conhecer as

Leia mais

Cooperativismo e as Eleições 2018

Cooperativismo e as Eleições 2018 Cooperativismo e as Eleições 2018 Fabíola Nader Motta Relações Institucionais da OCB 18 de julho de 2018 Contexto atual Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília...

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Alteração Constitucional Fim das coligações. Cláusula de desempenho. Fidelidade partidária. Federação de partidos. CF, art. 17 e 17-A Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Reforma Política

Leia mais

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS CURSO DE DIREITO Prof. A CF/88 prevê dois sistemas para a escolha dos representantes que, em nome do titular da soberania, o povo, exercerão o poder: Sistema Majoritário a) Presidência da República b)

Leia mais

GUIA DAS CONVENÇÕES DAS ELEIÇÕES 2016

GUIA DAS CONVENÇÕES DAS ELEIÇÕES 2016 GUIA DAS CONVENÇÕES DAS ELEIÇÕES 2016 Modelos de EDITAL DE CONVOCAÇÃO CÉDULA DE VOTAÇÃO ATA DA CONVENÇÃO PALAVRA DO PRESIDENTE Prezados filiados do PSD Pará, O PSD está cada vez mais forte e unido em todo

Leia mais

Eleições municipais Reforma eleitoral Principais mudanças Dr. JOSÉ ANTONIO ROSA

Eleições municipais Reforma eleitoral Principais mudanças Dr. JOSÉ ANTONIO ROSA Eleições municipais 2016 Reforma eleitoral Principais mudanças Dr. JOSÉ ANTONIO ROSA OBJETIVOS DA REFORMA A reforma eleitoral Lei. N.º 13.165/2015, alterou substancialmente a Lei 9.504/97- Lei Eleitoral,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 3ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 3ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 3ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Reforma Política PEC 36/16 Aprovada no Senado Encaminhada para a

Leia mais

Principais alterações promovidas pela Lei aprovada no Congresso Nacional e que espera a sanção da Presidencia da República.

Principais alterações promovidas pela Lei aprovada no Congresso Nacional e que espera a sanção da Presidencia da República. Principais alterações promovidas pela Lei aprovada no Congresso Nacional e que espera a sanção da Presidencia da República. Observação: como podemos perceber as mudanças propostas são justamente pra não

Leia mais

Lei /2015: As Regras para a propaganda eleitoral 2016.

Lei /2015: As Regras para a propaganda eleitoral 2016. Lei 13.165/2015: As Regras para a propaganda eleitoral 2016. Calendário eleições 2016. Agosto: -05: último dia para realizações de convenções partidárias. -15: Último dia para os partidos e coligações

Leia mais

Secretaria Judiciária TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESPÍRITO SANTO

Secretaria Judiciária TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESPÍRITO SANTO Secretaria Judiciária TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESPÍRITO SANTO ADESIVOS EM CARROS No para-brisa traseiro de veículo (até a dimensão total), adesivos microperfurados; Em outros locais do carro, adesivos

Leia mais

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. Ocorrerá a veiculação apenas nos Municípios em que houver

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA Democracia: conceito e história

Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA Democracia: conceito e história Sumário CAPÍTULO 1 - DEMOCRACIA 1.1. Democracia: conceito e história 1.2. Atributos da democracia: soberania popular, legitimação do poder pela expressão livre da maioria, pluralismo, proteção de minorias,

Leia mais

Pesquisa de Opinião Eleitoral Reforma Política Abril e Maio de 2009

Pesquisa de Opinião Eleitoral Reforma Política Abril e Maio de 2009 P1. A reforma política voltou à pauta do Congresso. Sobre a regra de transição, na opinião do (a) senhor (a), as mudanças nas legislações eleitoral e partidária: Devem vigorar de imediato, valendo para

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

ELEIÇÕES 2018 ATENÇÃO: Material elaborado pela equipe jurídica da Rede Sustentabilidade composta pela Dra. Orientações gerais para véspera

ELEIÇÕES 2018 ATENÇÃO: Material elaborado pela equipe jurídica da Rede Sustentabilidade composta pela Dra. Orientações gerais para véspera ELEIÇÕES 2018 ATENÇÃO: Material elaborado pela equipe jurídica da Rede Sustentabilidade composta pela Dra. Orientações gerais para véspera Cristiane Britto, Dr. Gustavo Simões e Dra. Carla Rodrigues. Direitos

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte II. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte II. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte II Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Bens de uso comum Art. 37. Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público,

Leia mais

Ofício nº 1028 (SF) Brasília, em 27 de setembro de 2017.

Ofício nº 1028 (SF) Brasília, em 27 de setembro de 2017. Ofício nº 1028 (SF) Brasília, em 27 de setembro de 2017. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Projeto de Lei do Senado à revisão. Senhor Primeiro-Secretário,

Leia mais

ELEIÇÕES 2016 O QUE VOCÊ PRECISAR SABER

ELEIÇÕES 2016 O QUE VOCÊ PRECISAR SABER ADVOCACIA & CONSULTORIA EVILSON BRAZ Rua Rodrigues de Aquino, n.º 267, 9º Andar/Sala 903 Edf. Asplan, Centro, João Pessoa/PB - (083) 98761-0375/99989-6277/3021-8444 E-mail: evilsonbraz@ig.com.br / Site:

Leia mais

Direitos Eleitoral - Parte 1

Direitos Eleitoral - Parte 1 Direitos Eleitoral - Parte 1 Com base no Código Eleitoral- Lei 4737/65, Lei n. 9.096/95, Lei 13165/2015, entre outras fontes do direito eleitoral e em questões de provas anteriores do Qconcursos.com. 1.

Leia mais

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Reforma as instituições político-eleitorais, alterando os arts. 14, 17, 57 e 61 da Constituição Federal, e cria regras temporárias para vigorar no período de transição para o novo modelo, acrescentando

Leia mais

Resumo das principais alterações promovidas pelas Leis nº e , de 6 de outubro de 2017, bem como seus impactos nas eleições de 2018.

Resumo das principais alterações promovidas pelas Leis nº e , de 6 de outubro de 2017, bem como seus impactos nas eleições de 2018. Resumo das principais alterações promovidas pelas Leis nº 13.487 e 13.488, de 6 de outubro de 2017, bem como seus impactos nas eleições de 2018. Diogo Mendonça Cruvinel Secretário de Gestão da Informação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Partidos Políticos Partidos Políticos Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Fidelidade partidária: a CF/88 coloca a filiação a partido político como uma das condições de elegibilidade os

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA O PERÍODO DE CAMPANHA

ORIENTAÇÃO PARA O PERÍODO DE CAMPANHA ORIENTAÇÃO PARA O PERÍODO DE CAMPANHA PROPAGANDA ELEITORAL DATA DA ELEIÇÃO: 07 de outubro INÍCIO DA PROPAGANDA ELEITORAL: 16 de agosto CARROS DE SOM 1. Posso utilizar de carros de som e minitrios (potência

Leia mais

Calendário Eleitoral 2018 Principais Datas

Calendário Eleitoral 2018 Principais Datas Maio Abril Março Janeiro Calendário Eleitoral 2018 Principais Datas 2018 Objeto 01/01/2018 Registro de pesquisa de opinião pública Programas Sociais (Entidades dos candidados)» Torna-se obrigatório o registro

Leia mais

CURSO PARA PRÉ-CANDIDATOS LEGISLAÇÃO ELEITORAL 2016

CURSO PARA PRÉ-CANDIDATOS LEGISLAÇÃO ELEITORAL 2016 CURSO PARA PRÉ-CANDIDATOS LEGISLAÇÃO ELEITORAL 2016 ESCOLHA E REGISTRO DE CANDIDATOS PSDB Municipal realiza as Convenções de 20/07 a 05/08 PSDB Municipal ou a Coligação deve registrar seus candidatos na

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Filiação LOPP, arts. 16 a 22-A Filiação partidária Apenas os que

Leia mais

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... Sumário CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia como condição basilar para a existência do Direito Eleitoral...

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Parte 3. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Parte 3. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Parte 3 Prof. Karina Jaques Lei 9504/97 - Propaganda Eleitoral no Rádio e na Televisão Propaganda Eleitoral Art. 47. As emissoras de rádio e de televisão e os canais

Leia mais

REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de

REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de partidos, aplicável a partir das eleições de 2022 (aqueles

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos Direitos Políticos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Direitos políticos positivos: normas que possibilitam a participação do cidadão na vida pública (inclusive o

Leia mais

ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA FONTES DO DIREITO ELEITORAL INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 27

ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA FONTES DO DIREITO ELEITORAL INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 27 DIREITO ELEITORAL 5ª Edição ÍNDICE 1. CLASSIFICAÇÃO E AUTONOMIA... 19 2. FONTES DO DIREITO ELEITORAL... 21 3. INTERPRETAÇÃO DO DIREITO ELEITORAL... 27 4. PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 31 1. Princípio

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011 Altera a Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965, (Código Eleitoral), e a Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997, para instituir o sistema eleitoral

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Parte 2. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Parte 2. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Parte 2 Prof. Karina Jaques Art. 40. O uso, na propaganda eleitoral, de símbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo,

Leia mais

Aula 06. Partidos Políticos

Aula 06. Partidos Políticos Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 06 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 06 Partidos Políticos vejamos: 1. Conceito e Natureza Jurídica O conceito de partidos

Leia mais

Secretaria Judiciária. Tribunal Regional Eleitoral/ES

Secretaria Judiciária. Tribunal Regional Eleitoral/ES Secretaria Judiciária Tribunal Regional Eleitoral/ES Adesivo plástico em: Automóveis Caminhões Bicicletas Motocicletas Adesivo microperfurado: No para-brisa traseiro de veículo (até a dimensão total) Em

Leia mais

PROPAGANDA ELEITORAL

PROPAGANDA ELEITORAL - Propaganda: propagação de princípios e teorias tendo em foco a comunicação ideológica. - Propaganda eleitoral: toda a ação destinada ao convencimento do eleitor para angariar votos. Está regulamentada

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO ELEITORAL E PARTIDÁRIO Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

LOURIVAL SEREJO DIREITO ELEITORAL ATUALIZADO. Lei nº /2015 Código de Processo Civil Jurisprudência eleitoral

LOURIVAL SEREJO DIREITO ELEITORAL ATUALIZADO. Lei nº /2015 Código de Processo Civil Jurisprudência eleitoral LOURIVAL SEREJO DIREITO ELEITORAL ATUALIZADO Lei nº 13.165/2015 Código de Processo Civil Jurisprudência eleitoral Belo Horizonte 2016 3 Sumário INTRODUÇÃO... 15 I DIREITO ELEITORAL... 17 1 O Direito Eleitoral

Leia mais

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... Sumário CAPÍTULO 1 DIREITO ELEITORAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1. Conceito, objeto e objetivos do Direito Eleitoral... 21 2. A democracia como condição basilar para a existência do Direito Eleitoral...

Leia mais

Pesquisa e Propaganda Eleitoral

Pesquisa e Propaganda Eleitoral Pesquisa e Propaganda Eleitoral PESQUISAS E TESTES PRÉ-ELEITORAIS Duas regras básicas: a) para conhecimento pessoal ou uso interno, pode ser feita de forma livre e informal; b) para divulgação por meio

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Diplomação dos Eleitos. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Diplomação dos Eleitos. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Serão eleitos os candidatos a Presidente da República e a Governador de Estado e do Distrito Federal, aqueles que obtiverem a maioria de votos, não

Leia mais

Relator: Deputado Ronaldo Caiado

Relator: Deputado Ronaldo Caiado Sugestão de Projeto de Lei sobre a proibição de coligações partidárias nas eleições proporcionais, federações partidárias, listas preordenadas pelos partidos nas eleições proporcionais e financiamento

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Partidos Políticos Partidos Políticos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Modelos de organização partidária: - Unipartidarismo: o sistema permite a existência legal de apenas um partido.

Leia mais

CAPÍTULO II DAS NORMAS PARA A ESCOLHA DE CANDIDATOS E FORMAÇÃO DE COLIGAÇÕES EM NÍVEL MUNICIPAL

CAPÍTULO II DAS NORMAS PARA A ESCOLHA DE CANDIDATOS E FORMAÇÃO DE COLIGAÇÕES EM NÍVEL MUNICIPAL Resolução CEN-PSDB n 003/2016 A COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL do PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - PSDB, no uso da competência que lhe confere o art. 65 c/c o art. 61 do Estatuto, e na forma do que

Leia mais

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega Atualidades Projeto de Reforma Política A Comissão Especial da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (15/08/2017) a votação das emendas da parte da reforma política que necessita de alterações

Leia mais

REGISTRO DE CANDIDATURA. Eduardo Rangel

REGISTRO DE CANDIDATURA. Eduardo Rangel REGISTRO DE CANDIDATURA Eduardo Rangel 1 Conceito: É a fase inicial do chamado microprocesso eleitoral na qual um partido político ou coligação requer, junto a Justiça Eleitoral, a inscrição de seus candidatos

Leia mais

REFORMA ELEITORAL LEI n.º /15

REFORMA ELEITORAL LEI n.º /15 REFORMA ELEITORAL LEI n.º 13.165/15 Lei n.º 13.165/15, de 29 de setembro de 2015, altera dispositivos da Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/97), da Lei dos Partidos Políticos (Lei n.º 9.096/95) e do Código

Leia mais

Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda Profª. Cláudia Holder

Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda Profª. Cláudia Holder UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda Profª. Cláudia Holder Propaganda Eleitoral Teoria Lei nº 9.504/97

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO

SUBSTITUTIVO ADOTADO Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 282-A, de 2016, do Senado Federal, que "altera a Constituição Federal para vedar as coligações nas eleições proporcionais,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CEESP 01/2018. Considerando o teor dos artigos 1º, 1º da Resolução n /2017, do Tribunal Superior Eleitoral, que

INSTRUÇÃO NORMATIVA CEESP 01/2018. Considerando o teor dos artigos 1º, 1º da Resolução n /2017, do Tribunal Superior Eleitoral, que INSTRUÇÃO NORMATIVA CEESP 01/2018 Estabelece as diretrizes gerais e disciplina as regras de campanha das prévias partidárias para o cargo de Governador Considerando o disposto nos artigos 36, 1º e 36 A,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Partidos Políticos Recursos do Fundo Partidário e Propaganda Gratuita no Rádio e na TV. Cláusula de Barreira. Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Propaganda gratuita no rádio e TV

Leia mais