A importância da Contabilidade para os negócios das empresas. Carlos Alberto Baptistão Vice-Presidente financeiro do Sescon SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A importância da Contabilidade para os negócios das empresas. Carlos Alberto Baptistão Vice-Presidente financeiro do Sescon SP"

Transcrição

1 A importância da Contabilidade para os negócios das empresas Carlos Alberto Baptistão Vice-Presidente financeiro do Sescon SP

2 AGENDA: Inicio do empreendimento; Vida da Empresa; Momentos importantes ou Encerramento.

3 O BRASIL É UM PAÍS EMPREENDEDOR A cada 10 adultos, 4 pessoas em média, são empreendedores; Quando comparado a países que compõem o Brics, o Brasil é a nação com a maior taxa de empreendedorismo; Dos empreendedores brasileiros, 46,7% são mulheres e 53,3% homens; Fonte - Monitor Global do Empreendedorismo (GEM), 2015, organizado pela Babson College, EUA

4 ALTA TAXA DE MORTALIDADE EMPRESARIAL No ano de 2012, foram abertas 1,6 milhões de empresas no Brasil. Estima-se que quase empresas foram encerradas antes que completassem dois anos de existência. Fonte: Sebrae.

5 CRONOGRAMA DA MORTALIDADE DE EMPRESAS DE DOIS ANOS, POR SETOR

6 CRONOGRAMA DA MORTALIDADE DE EMPRESAS DE DOIS ANOS, POR PORTE

7 PRINCIPAIS CAUSAS DA MORTALIDADE AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO PRÉVIO O planejamento de custos e investimentos não é realizado de maneira ordenada. AUSÊNCIA DO COMPORTAMENTO DE EMPREENDEDOR Não possuem as características empreendedoras (conhecimentos, habilidades e atitudes) PROBLEMAS DE ORDEM FINANCEIRA Não possui capital de giro suficiente

8 PRINCIPAIS CAUSAS DA MORTALIDADE DEFICIÊNCIA NA GESTÃO ADMINISTRATIVA E CONTÁBIL A tomada de decisão não é embasada em fatos financeiros e contábeis FALTA DE INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO Não possuem informações suficientes que embasem a tomada de decisão de forma correta, ocorrendo ineficiência nos investimentos e despesas realizadas.

9 O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Nós pessoas físicas a todo instante tomamos decisões desde as mais simples àquelas mais complexas. Para as empresas não é diferente, os gestores estão diariamente tomando decisões. Todas estas decisões necessitam de informações para uma melhor análise das alternativas.

10 CONTABILIDADE - DESDE O PRINCÍPIO: Processo de Abertura do negócio: Escolha do tipo de empresa; Escolha da opção tributária; Registros, regularização, licenças.

11 CONTABILIDADE - DESDE O PRINCÍPIO: Primeiras operações: Apoio para aquisição de Certificado Digital; Cadastros eletrônicos; Emissão das primeiras NFs.

12 Durante a operação Balanço Patrimonial BENS E DIREITOS CAPITAL DE TERCEIROS CAPITAL PRÓPRIO

13 DURANTE A OPERAÇÃO Demonstração do Resultado do Exercício DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO RECEITA OPERACIONAL BRUTA (-) IMPOSTOS (=) RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (-) CUSTO Mão de Obra Matéria Prima Encargos (=) LUCRO BRUTO (-) DESPESAS OPERACIONAIS Despesas com Vendas Despesas Administrativas Despesas Gerais (-) RESULTADO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL (-) DESPESAS E RECEITAS FINANCEIRAS Despesas Financeiras Receitas Financeiras (=) LAIR LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA (-) IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL (=) LUCRO LÍQUIDO DO PERÍODO

14 DURANTE A OPERAÇÃO Formação do Patrimônio Controle dos Bens: Valor de aquisição; Data de aquisição; Depreciação do bem; Verificação dos bens, sejam físicos ou não mediante saldos contábeis.

15 DURANTE A OPERAÇÃO Acompanhamento do Bens, Direitos, Deveres e Lucratividade Listagens completas de credores e devedores da empresa; Demonstração do impacto por meio da partida dobrada.

16 DURANTE A OPERAÇÃO Cálculo de Custos Custeio por Absorção; Custo Variável; Método ABC (Custo por Atividade).

17 EM CADA EXERCÍCIO Apuração dos Lucros Lucro Contábil x Resultado Financeiro; Base para distribuição.

18 DURANTE A OPERAÇÃO Controle de Créditos Tributários Saldo Negativo; Crédito de Luz Elétrica (PIS, COFINS ou ICMS na Industria); Crédito de IPI na compra de Atacadista; Informe de Rendimento para Retenções.

19 CONCORRÊNCIAS E LICITAÇÕES: Controle de Documentos e regularidade Documentos contábeis obrigatórios; Emissão de Declarações; Comprovação da Saúde financeira.

20 EM CADA EXERCÍCIO Obrigações Perante o Fisco: Obrigatoriedade da Contabilidade; ECD/ECF e demais obrigações acessórias obrigatórias.

21 DURANTE A OPERAÇÃO Controle do Fluxo de Caixa Orientações Financeiras (Fluxo de Caixa e Capital de Giro); Além de demonstrar se a empresa possui caixa para honrar seus compromissos, ajuda a avaliar os prazos de pagamento e recebimento, pois às vezes as empresas conseguem gerar caixa, mas não têm fôlego e capital de giro para aguentar um processo de investimento e operacional juntos.

22 Durante a operação Planejamento Tributário REAL PRESUMIDO SIMPLES Base na apuração contábil Base na Presunção do Lucro (32%, 16%, 8% ou 1,6%) Fixo por faixa de Faturamento Normalmente PIS e COFINS não cumulativo Normalmente PIS e COFINS Cumulativo Dentro da alíquota Muitas Obrigações Muitas Obrigações Poucas Obrigações Nem sempre é o mais barato.

23 DURANTE A OPERAÇÃO SEGURANÇA PARA: Segregação PF e PJ; Documento Hábil para distribuição de lucros; Credibilidade junto a terceiros; Auxílios nos controles internos; Segurança para relacionamentos comerciais; Segurança para acesso a crédito.

24 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA A TOMADA DE DECISÃO A contabilidade é instrumento que por excelência pode auxiliar os gestores no processo de decisão, vez que ela: Registra, Resume, Verifica e Interpreta os dados de natureza econômica e financeira que refletem as atividades das organizações. Ela permite: avaliar o comportamento das organizações, grau de acerto e desacerto das decisões, comparar resultados de mais de um período ou organizações, identificar tendências, etc.

25 CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA COMPETITIVA A contabilidade empresarial possibilita (dentre outras coisas): Construção de indicadores de desempenho (índices econômicos e financeiros); Auxilia e contribui na execução do planejamento estratégico das organizações (tendências, sazonalidades, dados históricos, etc);

26 CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA COMPETITIVA A contabilidade empresarial possibilita (dentre outras coisas): Fortalecimento dos controles internos (contabilidade integrada com todos os departamentos da entidade); - possibilita identificação de desfalques temporários. Auxilia no planejamento tributário das empresas; Possibilita a formação do preço de venda do produto - estabelecimento de Markup (controla os custos).

27 CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA COMPETITIVA A contabilidade empresarial possibilita (dentre outras coisas): Medir o reflexo das ações gerenciais tomadas ao longo do tempo; Possibilita criar, avaliar e monitorar o orçamento da empresa.

28 CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA COMPETITIVA A contabilidade empresarial possibilita (dentre outras coisas): Compliance Empresas cuja contabilidade é usada como ferramenta de decisão estratégica e gerencial conseguem avaliar os riscos fiscais, tributários e aplicações de novas leis, de forma a anteceder os efeitos e se precaver. Podem ainda realizar auditorias internas e independentes para melhorar seus controles ou iniciar um processo de formação de uma área de compliance cuja finalidade é melhorar a qualidade das informações e evitar fraudes na empresa, criar, avaliar e monitorar o orçamento da empresa.

29 Instrumento de Gestão Contabilidade e Planejamento Tributário Benefícios Financeiros Benefícios Jurídicos Lucros em valor superior a presunção podem distribuir com isenção do IR na Jurídica e Física Pagar menos Imposto dentro da Legalidade (Elisão Fiscal) Prova a favor da Empresa (Livro Diário, Balanços, etc.) Falência / Recuperação Perícias Judiciais Transações Sistema Financeiro Protege a empresa e sócios perante a legislação, fiscalização e terceiros

30 ATRIBUTOS INDISPENSÁVEIS A CONTABILIDADE Confiável É o atributo que faz com que o usuário aceite a informação e a utilize como base para tomada de decisões; Tempestiva As informações devem chegar ao conhecimento do usuário em tempo hábil; Compreensível As informações devem ser expostas de forma mais compreensível possível ao usuário;

31 ATRIBUTOS INDISPENSÁVEIS A CONTABILIDADE Comparativa Permite o conhecimento da evolução entre determinada informação ao longo do tempo numa mesma entidade; Apropriada Possui nível de detalhamento e formato adequado.

32 Durante a operação Balanço Patrimonial BENS E DIREITOS CAPITAL DE TERCEIROS CAPITAL PRÓPRIO

33 DURANTE A OPERAÇÃO Variação das Receitas e Despesas

34 DURANTE A OPERAÇÃO Passado Segurança nas fiscalizações Hoje / Futuro Repressiva Isolado Auditar Passado Estabelecimento Conferência Manual Poucas Fontes Amostragem Provas em papel Fiscalização em loco Generalista Preventiva Integrado Acompanhar o presente e projetar o futuro Empresa Auditoria Eletrônica Múltiplas Fontes 100% Operações Provas eletrônicas Fiscalização à distância Especialista Fonte: RFB e SEFAZ-RN

35 DISSOLUÇÃO Controle Fiscal e Patrimonial Demonstrações essenciais para avaliação das quotas; Demonstrações essenciais para apuração de haveres.

36 ENCERRAMENTO Controle Fiscal e Patrimonial Elemento essencial para comprovações e restituições aos sócios;

37 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

38 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Cuidar do Capital de Giro Necessário a sua empresa; Preparar, acompanhar e respeitar o Fluxo de caixa da empresa; Planejamento e controle financeiro; Desvinculação dos gastos pessoais dos sócios da pessoa jurídica; Despesas de sócios e definição de pró labore e Retirada de lucros.

39 A CONTABILIDADE É OBRIGATÓRIA PARA TODAS AS EMPRESAS!!!

40 Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem clareza dos seus números, suas atitudes e seus resultados. É uma empresa sem transparência na sua atuação, com total descrédito para o público com o qual ela se relaciona.

41

42 Obrigado e Sucesso! Carlos Alberto Baptistão Vice-Presidente financeiro do Sescon SP

Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição]

Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição] Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição] CAPÍTULO I. Introdução ao Curso de Contabilidade Introdução ao Curso de Contabilidade 1. Contabilidade. 2. Contabiliza.se o quê. 3. O

Leia mais

EIRELI SOCIEDADE EMPRESÁRIA

EIRELI SOCIEDADE EMPRESÁRIA MEI PESSOA FÍSICA RESP. ILIMITADA INDIVIDUAL EI PESSOA FÍSICA RESP. ILIMITADA ATIVIDADE EMPRESÁRIA EIRELI PESSOA JURÍDICA Art. RESP LIMITADA COLETIVA SOCIEDADE EMPRESÁRIA PESSOA JURÍDICA Art. 44 RESP LIMITADA

Leia mais

CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS

CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS CONTABILIDADE DE GRUPOS DE EMPRESAS Avaliação de Ativos de Longo Prazo Equivalência Patrimonial - 3 Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial Lucros Não Realizados em Operações Intercias PROF. MARCIO

Leia mais

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano 2016 Sobre a Prova A prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha. A pontuação atribuída será de 1,5 (um e meio) ponto para cada questão,

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão Empresa em Tempo Real Soluções em Software para Gestão Sistema de Gestão Empresarial Integrado Segmento Serviço e Comércio Infra-estrutura para alta performance ConsistGEM - Usuários Finais em Clientes

Leia mais

Sumário. Introdução. Patrimônio

Sumário. Introdução. Patrimônio Sumário Sumário Introdução 2 Objeto 3 Finalidade ou objetivo 4 Pessoas interessadas nas informações contábeis 5 Funções 6 Identificação dos aspectos patrimoniais 7 Campo de aplicação 8 Áreas ou ramos 9

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Empresas industriais e de serviços Aracruz, 12 de maio de 2017 O Estado apresenta-se como uma instituição política e juridicamente organizada que tem por finalidade a satisfação

Leia mais

Documentos necessários Se sua empresa é cliente do BB: Entre em contato com sua agência de relacionamento.

Documentos necessários Se sua empresa é cliente do BB: Entre em contato com sua agência de relacionamento. BANCO DO BRASIL Corporate Produtos e Serviços Crédito FCO Empresarial Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste Para você que deseja investir na região Centro-Oeste, o Banco do Brasil disponibiliza

Leia mais

Desoneração Tributária de Negócios: eficiência na redução de custos. Edelcio Smargiassi

Desoneração Tributária de Negócios: eficiência na redução de custos. Edelcio Smargiassi Desoneração Tributária de Negócios: eficiência na redução de custos Edelcio Smargiassi edelciosmargiassi@gmail.com 1 - A evolução da fiscalização Tributária Antes (década de 80) Conferencia manual Repressiva

Leia mais

Reunião 9. O Plano Financeiro

Reunião 9. O Plano Financeiro Reunião 9 O Plano Financeiro Pauta O que é um plano financeiro? Como construir um plano financeiro? Plano Financeiro Investimento inicial Projeções Demonstrativo de Resultados Fluxo de Caixa Análise financeira

Leia mais

PEPC 2018 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO:

PEPC 2018 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 LUCRO REAL PRESUMIDO E SIMPLES NACIONAL 2017 PE-01263 08h 8 8 8 8 0 0 SPED CONTABIL 2017 - COM NOVO TERMO DE SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. Conceito... 17 2. Técnicas contábeis... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

O layout do arquivo da DIME-SC é composto por vários registros, veja abaixo quais os registros gerados pelo Sispetro:

O layout do arquivo da DIME-SC é composto por vários registros, veja abaixo quais os registros gerados pelo Sispetro: Registros DIME-SC O layout do arquivo da DIME-SC é composto por vários registros, veja abaixo quais os registros gerados pelo Sispetro: Tipo Descrição Quadro Sispetro Observações 20 Dados do contabilista

Leia mais

Funções contábeis: Técnicas contábeis: Campo de aplicação: Classificação geral: Áreas de atuação da contabilidade:

Funções contábeis: Técnicas contábeis: Campo de aplicação: Classificação geral: Áreas de atuação da contabilidade: Síntese Contábil Contabilidade: Contabilidade é a ciência que se ocupa do registro, por meio de técnicas próprias, dos atos e fatos da administração das entidades econômicofinanceiras, que possam ser

Leia mais

Slide 1. Contabilidade

Slide 1. Contabilidade Slide 1 Contabilidade Conceitos Básicos OBJETIVO Slide 2 Controlar o Patrimonio Controlar o Resultado Baseada em fatos reais Critérios justos e importantes para uma Decisão Existe desde 1494 Luca Pacioli

Leia mais

Exercício 1 Reservas de Lucros

Exercício 1 Reservas de Lucros Exercício 1 s de Lucros Baseado na DRE ao lado e no saldo atual das contas do PL, faça a contabilização da destinação do lucro do exercício conforme os seguintes critérios: Legal: 5% do lucro líquido,

Leia mais

Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização

Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização Disciplina: Orçamento Empresarial Contextualização A complexidade do ambiente onde as empresas atuam requer a adoção de estratégias e ferramentas adequadas para lidar com os constantes desafios e com a

Leia mais

Quarta do Conhecimento

Quarta do Conhecimento Quarta do Conhecimento Compliance Tributário e Plano de Fiscalização da RFB Marcia Ramos Estimativa para o total de lançamentos de ofício R$ 155,4 bilhões Fiscalização 2016 Crédito tributário constituído

Leia mais

Auditoria de Impostos e Contribuições IRPJ - CSLL - PIS/PASEP COFINS ICMS IPI - ISS SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A

Auditoria de Impostos e Contribuições IRPJ - CSLL - PIS/PASEP COFINS ICMS IPI - ISS SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO Advogado, contador e consultor tributário e societário. Doutor e mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). É professor e palestrante em cursos

Leia mais

Palestra. Apresentação das Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas (CPC 03 e 09) Outubro Elaborado por:

Palestra. Apresentação das Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas (CPC 03 e 09) Outubro Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA

Leia mais

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria Série Executiva Finanças, Controladoria e Auditoria SÉRIE EXECUTIVA FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof.

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais

OS IMPACTOS DOS REGIMES TRIBUTÁRIOS SOBRE O RESULTADO DOS EXERCÍCIOS

OS IMPACTOS DOS REGIMES TRIBUTÁRIOS SOBRE O RESULTADO DOS EXERCÍCIOS OS IMPACTOS DOS REGIMES TRIBUTÁRIOS SOBRE O RESULTADO DOS EXERCÍCIOS Edilson Cardoso de SOUZA 1 RESUMO: O presente artigo discorre sobre os impactos causados pelos regimes tributários sobre os resultados

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

A contabilidade como prova: a favor ou contra o contribuinte. Carla Sanson Mestre e Doutoranda e Contadora

A contabilidade como prova: a favor ou contra o contribuinte. Carla Sanson Mestre e Doutoranda e Contadora A contabilidade como prova: a favor ou contra o contribuinte Carla Sanson Mestre e Doutoranda e Contadora CONTABILIDADE CONTABILIDADE COMO SISTEMA DE INFORMAÇÕES A Contabilidade é, objetivamente, um sistema

Leia mais

CPC 09 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

CPC 09 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO CPC 09 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO A DVA tem como objetivo informar a riqueza gerada pela entidade e a forma com tal riqueza foi distribuída para seus participantes. Componente importante do Balanço

Leia mais

ACSBRASIL CONTABILIDADE

ACSBRASIL CONTABILIDADE ACSBRASIL CONTABILIDADE QUEM SOMOS A ACSBRASIL Contabilidade notabiliza-se na prestação de serviços de contabilidade, incorporando profissionalismo e dinâmica à experiência adquirida desde sua fundação,

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA E AVALIAÇÃO PATRIMONIAL COMÉRCIO E TRANSPORTE SM CNPJ /

DEMONSTRAÇÃO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA E AVALIAÇÃO PATRIMONIAL COMÉRCIO E TRANSPORTE SM CNPJ / DEMONSTRAÇÃO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA E AVALIAÇÃO PATRIMONIAL COMÉRCIO E TRANSPORTE SM CNPJ 92.544.097/0001-11 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ANÁLISE DOS MEIOS DE RECUPERAÇÃO PROPOSTOS... 3 3.

Leia mais

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações.

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações. S 1º Período Contabilidade I Conceituação da Contabilidade. O patrimônio. Demonstrativos Contábeis. Regime de Contabilidade. Apuração de Resultados. Método das partidas dobradas. Livros Contábeis e apuração

Leia mais

Sistema Fiscal. Integração via Chave de Acesso XML. Menu

Sistema Fiscal. Integração via Chave de Acesso XML. Menu Soluções Sistema Fiscal Integração via Chave de Acesso XML Sistema Fiscal Importação de XML em Lote Sistema Fiscal Integração via Portal XML-e Sistema Fiscal Mapa de Apuração / Fechamento Tratamento por

Leia mais

Quanto a empresa possui de ativo total para cada R$1,00 de dívida Ativo Circulante + Ativo Realizável a Longo Prazo Liquidez Geral

Quanto a empresa possui de ativo total para cada R$1,00 de dívida Ativo Circulante + Ativo Realizável a Longo Prazo Liquidez Geral diferença de R$230.411, para menor. Devido a estas alterações houve alteração na conta de ajustes de exercícios anteriores constante no PL e esclarecimento serão solicitados para a Recuperanda. Patrimônio

Leia mais

ENTENDENDO A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL (ECD)

ENTENDENDO A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL (ECD) ENTENDENDO A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL (ECD) Olá! Introdução Seja bem-vindo(a) ao nosso ebook Entendendo a escrituração Contábil Digital (ECD)! A Escrituração Contábil Digital está entre as obrigações

Leia mais

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... Sumário Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 15 1. CONCEITO... 15 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 15 2.1. Escrituração... 16 2.2. Demonstrações contábeis... 16 2.3. Análise de balanços... 16 2.4.

Leia mais

22/08/2014. A Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração dos Fluxos de Caixa. Demonstração do Resultado do Exercício DRE

22/08/2014. A Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração dos Fluxos de Caixa. Demonstração do Resultado do Exercício DRE A Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração dos Fluxos de Caixa Profa. Ma. Juliana Leite Kirchner Demonstração do Resultado do Exercício DRE - A cada exercício social, a Empresa deve apurar

Leia mais

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas 2018/09/15 21:06 1/9 Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Elenco de Contas 1 ATIVO 1.1 ATIVO CIRCULANTE 1.1.1

Leia mais

SUMÁRIO. PARTE GERAL Noções Fundamentais da Legislação Tributária e Empresarial

SUMÁRIO. PARTE GERAL Noções Fundamentais da Legislação Tributária e Empresarial SUMÁRIO PARTE GERAL Noções Fundamentais da Legislação Tributária e Empresarial 1 Introdução ao Estudo da Legislação Tributária, 15 1.1 Fontes do Direito, 15 1.2 Fontes Principais do Direito, 16 1.2.1 Lei,

Leia mais

ESCOLA DE NEGÓCIOS E GESTÃO

ESCOLA DE NEGÓCIOS E GESTÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL A decisão de oferecer um curso de Gestão Financeira Empresarial se deve a demanda estimada na região, buscando atender às expectativas de formação profissional. Atualmente,

Leia mais

Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa

Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa Encontro Jurídico Tributário Estratégias para reduzir custos fiscais Estaduais e Federais de sua empresa Novembro / 2016 Qual é o caminho para reduzir a carga tributária de sua empresa? Planejamento e

Leia mais

Pede-se: Efetuar os lançamentos no livro diário e no livro razão, encerrando as contas de resultado.

Pede-se: Efetuar os lançamentos no livro diário e no livro razão, encerrando as contas de resultado. CONTABILIDADE BÁSICA I 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIDADE IV VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 1) A seguir estão mencionadas as transações da Empresa Petrópolis Ltda., organizada em 1º de dezembro de 2015: 01

Leia mais

COOPERTEL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007 E DE 2006 E O PARECER DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

COOPERTEL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007 E DE 2006 E O PARECER DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COOPERTEL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007 E DE 2006 E O PARECER DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Fevereiro de 2008 TELEFÔNICA - COOPERTEL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007

Leia mais

CONCEITO. É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Profa.

CONCEITO. É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Profa. PLANO DE CONTAS CONCEITO É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Ou seja, É um elenco de todas as contas que se prevê sejam necessárias

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO UNI/RN

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO UNI/RN 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade do UNI/RN 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade do UNI/RN é uma realização do Curso de Ciências Contábeis. 2. Características: A Olimpíada Interna

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES DISCURSIVAS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES DISCURSIVAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO 37 O estudante deverá: a) Elaborar corretamente os balanços, ajustando os dados (valor 3,0 pontos) ATIVO 2.004 2.005 PASSIVO + PL 2.004 2.005 Circulante

Leia mais

Geovane Camilo dos Santos

Geovane Camilo dos Santos Exercício de Fixação 1 Questão 1: (Auditor Fiscal da Receita Estadual SEFAZ-RJ, 2014): Determinada empresa comercial apresentava as seguintes informações referentes ao primeiro semestre de 2013: Sabe-se

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 (Valores expressos em reais)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 (Valores expressos em reais) BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 ATIVO Explicativa n o 31/12/2011 31/12/2010 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO Explicativa n o 31/12/2011 31/12/2010 CIRCULANTE CIRCULANTE Disponibilidades

Leia mais

Pessoa Jurídica - Tamanho

Pessoa Jurídica - Tamanho Pessoa Jurídica - Tamanho 0MEI Microempreendedor individual; 0Microempresa; 0Empresa de Pequeno Porte; MEI Microempreendedor individual 0Foi criado visando a legalização de atividades informais por partes

Leia mais

Ação de Extensão. 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO. Núcleo de Negócios. Faculdade de Ciências Contábeis

Ação de Extensão. 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO. Núcleo de Negócios. Faculdade de Ciências Contábeis Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO Núcleo de Negócios Faculdade de Ciências Contábeis 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO é uma realização da Faculdade

Leia mais

Consultoria, Contabilidade e Gestão Empresarial

Consultoria, Contabilidade e Gestão Empresarial Consultoria, Contabilidade e Gestão Empresarial Empresa especializada em assessoramento empresarial, consultoria contábil, mapeamento de processos internos com matriz de risco, análises financeiras e contábeis

Leia mais

Sumário PARTE I RELATÓRIOS CONTÁBEIS, 1

Sumário PARTE I RELATÓRIOS CONTÁBEIS, 1 Sumário Prefácio à Décima Segunda Edição, VII Prefácio à Nona Edição, IX Prefácio à Primeira Edição, XI Sugestões ao Professor, XV PARTE I RELATÓRIOS CONTÁBEIS, 1 1 CONTABILIDADE, 3 Conceito, 4 Aplicação

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. CONCEITO... 17 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Prefácio à 6ª Edição, xix. Prefácio à 5ª Edição, xxi. Prefácio à 4ª Edição, xxiii. Prefácio à 3ª Edição, xxv

Sumário. Apresentação, xv. Prefácio à 6ª Edição, xix. Prefácio à 5ª Edição, xxi. Prefácio à 4ª Edição, xxiii. Prefácio à 3ª Edição, xxv Sumário Apresentação, xv Prefácio à 6ª Edição, xix Prefácio à 5ª Edição, xxi Prefácio à 4ª Edição, xxiii Prefácio à 3ª Edição, xxv Prefácio à 2ª Edição, xxvii Prefácio à 1ª Edição, xxix Agradecimentos,

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Plano de Negócios Análise Financeira e Econômica.

Empreendedorismo. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Plano de Negócios Análise Financeira e Econômica. Empreendedorismo Plano de Negócios Análise Financeira e Econômica Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agenda Investimento total Demonstrativo de resultados Análise da viabilidade do negócio

Leia mais

Ponto IX - AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Ponto IX - AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Ponto IX - AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 1. BALANÇO PATRIMONIAL 2. DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PL 3. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 4. DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 5. DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

Leia mais

Sumário. Parte II Mensuração do desempenho gerencial 31. Parte I Gestão 1. Gestão rural no século XXI 3

Sumário. Parte II Mensuração do desempenho gerencial 31. Parte I Gestão 1. Gestão rural no século XXI 3 Parte I Gestão 1 CAPÍTULO 1 Gestão rural no século XXI 3 Estrutura do estabelecimento agropecuário 4 Novas tecnologias 7 A era da informação 8 Controle de ativos 9 Recursos humanos 10 Produção para atender

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 (Valores expressos em reais)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 (Valores expressos em reais) BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 ATIVO NE 31/12/2013 31/12/2012 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO NE 31/12/2013 31/12/2012 CIRCULANTE CIRCULANTE Disponibilidades 4 85.142.911 86.881.544

Leia mais

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Correção Exercícios de Fixação 2- Utilizando os dados apresentados pela Cia ABC no exemplo, na data de 20X0, considere que

Leia mais

ECF DO INÍCIO AO FIM: O PASSO A PASSO PARA VOCÊ AUDITAR A ECF COM AS FERRAMENTAS DA

ECF DO INÍCIO AO FIM: O PASSO A PASSO PARA VOCÊ AUDITAR A ECF COM AS FERRAMENTAS DA ECF DO INÍCIO AO FIM: O PASSO A PASSO PARA VOCÊ AUDITAR A ECF COM AS FERRAMENTAS DA Índice Introdução Quais arquivos você deve separar Como realizar a auditoria O que geramos de resultado para você e-atendimento

Leia mais

1ª Série. 6ECO093 ECONOMIA Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia aplicada a Economia Brasileira. O processo de Globalização Econômica.

1ª Série. 6ECO093 ECONOMIA Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia aplicada a Economia Brasileira. O processo de Globalização Econômica. 1ª Série 6ADM067 ADMINISTRAÇÃO Fundamentos da administração. A empresa como um sistema. As funções administrativas: planejamento, organização, direção e contro le. Sub-sistemas empresariais. Estruturas

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas

Leia mais

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão

Empresa em Tempo Real. Soluções em Software para Gestão Empresa em Tempo Real Soluções em Software para Gestão Sistema de Gestão Empresarial Integrado Segmento Serviço e Comércio Infra-estrutura para alta performance ConsistGEM - Usuários Finais em Clientes

Leia mais

Contabilidade CRISE. Planejamento Financeiro 25/08/2016. Escreve, oficializa É a ciência que registra os

Contabilidade CRISE. Planejamento Financeiro 25/08/2016. Escreve, oficializa É a ciência que registra os CRISE Contabilidade Escreve, oficializa É a ciência que registra os Possuem denominador financeiro comum acontecimentos verificados no patrimônio de uma entidade Conjunto de bens direitos e obrigações

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PARANÁ EFMP

COLÉGIO ESTADUAL PARANÁ EFMP COLÉGIO ESTADUAL PARANÁ EFMP Prof. Adm. Ademir Antonio Saravalli Alunos (as): LOANDA/PR 2009 1. SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 - Descrição do Projeto Lucratividade: Rentabilidade: Prazo de Retorno: Ponto de Equilíbrio:

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA II

GESTÃO FINANCEIRA II GESTÃO FINANCEIRA II GESTÃO FINANCEIRA II Encontro II dia 15/05 Prof. Geraldo Figueiredo Filho 2019 GESTÃO FINANCEIRA II Encontro II dia 15/05 Roteiro: 1. CUSTEIO DAS ATIVIDADES - TERMINOLOGIA E CLASSIFICAÇÕES

Leia mais

EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade

EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade Prof. Jerônimo Antunes A é uma das peças que compõe as Demonstrações Contábeis; Objetivo: apresentar a formação do lucro ou prejuízo auferido em um determinado período

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Balancete Contábil Prof. Cláudio Alves O Balancete de Verificação, também conhecido deste modo, é um demonstrativo não obrigatório, elaborado apenas para auxiliar

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO VISÃO ESTRATÉGICA O que é Planejamento Tributário? O conceito administrativo da palavra planejamento pode ser entendido como: Processo organizacional de criação de um plano, utilizando

Leia mais

REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS -IMPAIRMENT-

REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS -IMPAIRMENT- REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS -IMPAIRMENT- (Cap 6 CPC 01) EAC-106 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Prof. Renê Coppe Pimentel Renê Coppe Pg. 1 VALOR RECUPERÁVEL (REALIZÁVEL) Tradicionalmente, a maioria

Leia mais

1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO

1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO 1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO Maria Alzirene Mota de Brito Empresária da Contabilidade (92) 99981-9878 / 99116-6622 TÓPICOS PARA ABORDAGEM 1) QUAIS TRIBUTOS

Leia mais

Indice de Questoes. Raciocínio Lógico-quantitativo / Raciocínio matemático / Números e grandezas proporcionais; regra de três simples e composta: 16

Indice de Questoes. Raciocínio Lógico-quantitativo / Raciocínio matemático / Números e grandezas proporcionais; regra de três simples e composta: 16 Indice de Questoes Língua Portuguesa / Compreensão Textual: 1 Língua Portuguesa / Pontuação: 2 Língua Portuguesa / Ortografia: 3 Língua Portuguesa / Semântica: 4 Língua Portuguesa / Morfologia: 5 Língua

Leia mais

1) INDICADORES PARA ANÁLISE DO DVA- DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 1

1) INDICADORES PARA ANÁLISE DO DVA- DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 1 1) INDICADORES PARA ANÁLISE DO DVA- DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 1 De acordo com a NBC T 3.7 - do Conselho Federal de Contabilidade, a DVA Demonstração de valor Adicionado é conceituada como: A demonstração

Leia mais

Aula 3 Imposto de Renda Pessoa Jurídica CSLL Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Prof. Dr. Érico Hack

Aula 3 Imposto de Renda Pessoa Jurídica CSLL Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Prof. Dr. Érico Hack Aula 3 Imposto de Renda Pessoa Jurídica CSLL Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Prof. Dr. Érico Hack IR Pessoa Jurídica Pessoa Física equiparada à pessoa jurídica (Empresas individuais) Empresário

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis Balancete de Verificação. Prof. Claudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis Balancete de Verificação. Prof. Claudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balancete de Verificação Prof. Claudio Alves O Balancete de Verificação, ou simplesmente Balancete, é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Sumário Prefácio, xiii 1 Apuração do Custo da Produção dos Bens e Serviços: Aspectos Introdutórios, 1 1.1 Evolução dos sistemas de apuração dos custos, 1 1.2 Empresas industriais, 3 1.3 Principais usuários

Leia mais

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora:

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora: CONCEITO DE CONTABILIDADE O que vamos ver a seguir nos mostra que com o conhecimento do ciclo de vida da empresa, conseguimos tomar decisões que consistem em conduzi-la ao sucesso. Portanto, há duas preocupações

Leia mais

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ CONTEÚDOS CURRICULARES: Conteúdos curriculares: ementas das disciplinas/componentes curriculares considerando a adequação dos conteúdos à carga horária (em horas/ créditos), a adequação da bibliografia

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE A atual legislação estabelece a sequencia de apresentação dos vários elementos da demonstração do resultado para efeitos de publicação. Uma estrutura baseada

Leia mais

Boletim Mensal Abril/2016

Boletim Mensal Abril/2016 Boletim Mensal Abril/2016 FAÇA SUA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA COM SEGURANÇA PRAZO: DE: 01 DE MARÇO ATÉ: 29 DE ABRIL AGENDE SEU HORÁRIO COM OS ESPECIALISTAS DA SCHMÖKEL CONTATO: (51) 3597-3546 3038-3546

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara X DESAFIO CULTURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- 2017 Questões de Contabilidade Internacional Prof. Oscar Scherer QUESTÃO 01 Uma Sociedade Empresária, no seu Balanço Patrimonial em 1º.1.2016, possui

Leia mais

x Contabilidade Rural Crepaldi

x Contabilidade Rural Crepaldi Sumário Prefácio à 8 a edição, xix Prefácio à 7 a edição, xxi Prefácio à 6 a edição, xxiii Prefácio à 4 a edição, xxv Prefácio à 3 a edição, xxvii Prefácio à 2 a edição, xxix Prefácio à 1 a edição, xxxi

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) estipula a Demonstração do Resultado do Exercício.

Leia mais

AUDITORIA TRIBUTÁRIA Testes para subavaliação e testes para superavaliação. Demonstrações Contábeis Sujeitas a Auditoria. Auditoria no Ativo

AUDITORIA TRIBUTÁRIA Testes para subavaliação e testes para superavaliação. Demonstrações Contábeis Sujeitas a Auditoria. Auditoria no Ativo AUDITORIA TRIBUTÁRIA Testes para subavaliação e testes para superavaliação. Demonstrações Contábeis Sujeitas a Auditoria. Auditoria no Ativo Circulante: Recomposição contábil do fluxo de Caixa da empresa.

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ LOJAS AMERICANAS SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ LOJAS AMERICANAS SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 6 Demonstração do Fluxo de Caixa 7 Demonstração das Mutações

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 Oficina Objetivos Apresentar o conceito de custos, despesas, investimentos e a distinção entre gastos fixos e variáveis; Organizar e

Leia mais

Auditoria Contábil. Mapeamento e Apontamento na Matriz de Riscos e Oportunidades

Auditoria Contábil. Mapeamento e Apontamento na Matriz de Riscos e Oportunidades Auditoria Contábil Mapeamento e Apontamento na Matriz de Riscos e Oportunidades Financeiro A auditoria desta área tem como objetivo geral verificar se os controles financeiros adotados pela empresa são

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA JUROS SOBRE CAPITAL próprio

CONTABILIDADE AVANÇADA JUROS SOBRE CAPITAL próprio CONTABILIDADE AVANÇADA JUROS SOBRE CAPITAL próprio Pergunta 1 Determinada Empresa apresentou os seguintes saldos: Capital social integralizado 2.000.000 Reservas de capital 240.000 Lucros acumulados 200.000

Leia mais

VP Consultoria, solução definitiva para a gestão da sua empresa.

VP Consultoria, solução definitiva para a gestão da sua empresa. VP Consultoria, solução definitiva para a gestão da sua empresa. GESTÃO CONTÁBIL Atuamos na terceirização da gestão contábil das empresas, oferecendo aos nossos clientes considerável ganho na organização,

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ LOJAS AMERICANAS SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ LOJAS AMERICANAS SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 6 Demonstração do Fluxo de Caixa 7 Demonstração das Mutações

Leia mais

Controle interno como ferramenta essencial para a gestão administrativa e fiscal. Por Marcelo Melo

Controle interno como ferramenta essencial para a gestão administrativa e fiscal. Por Marcelo Melo Slide 1 Controle interno como ferramenta essencial para a gestão administrativa e fiscal Por Marcelo Melo Slide 2 Agenda 1. Surgimento de uma empresa 2. Necessidades de controles internos 3. Base confiável

Leia mais

JUNHO DE Documento assinado digitalmente, conforme MP nº /2001, Lei nº /2006, resolução do Projudi, do TJPR/OE

JUNHO DE Documento assinado digitalmente, conforme MP nº /2001, Lei nº /2006, resolução do Projudi, do TJPR/OE JUNHO DE 2017 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES OPP INDÚSTRIA TEXTIL LTDA PERÍODO DE 01 DE JUNHO ATÉ 30 DE JUNHO DE 2017 ÍNDICE DO RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES SUMÁRIO EXECUTIVO... 3 CONSIDERAÇÕES INICIAIS...

Leia mais

Fernando Versignassi Cirurgião dentista pela UNIP-SP / Especialista em saúde pública Experiência profissional APCD Central, Santa Casa SP,

Fernando Versignassi Cirurgião dentista pela UNIP-SP / Especialista em saúde pública Experiência profissional APCD Central, Santa Casa SP, Fernando Versignassi Cirurgião dentista pela UNIP-SP / 2001 - Especialista em saúde pública Experiência profissional APCD Central, Santa Casa SP, SPDM, Hospital Albert Einstein Palestrante Programa Integração

Leia mais

COMO ABRIR UMA EMPRESA

COMO ABRIR UMA EMPRESA COMO ABRIR UMA EMPRESA Introdução Ideia do negócio Tipos de sociedades Regimes tributários Formalização da empresa Custos da abertura de uma empresa A importância da contratação de uma assessoria contábil

Leia mais

Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANEJAMENTO FINANCEIRO E O SEU NEGÓCIO Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE AGENDA O que é planejamento financeiro? Qual a importância e quais são os benefícios e resultados

Leia mais

Curso Fluxo de Caixa Realizado

Curso Fluxo de Caixa Realizado Curso Fluxo de Caixa Realizado C o nta d o r S a l é z i o D a g o s t i m s a l e z i o @ d a g o st i m. c o m. b r 1 DEMONSTRAÇÕES DOS FLUXOS DE CAIXA A Demonstração dos Fluxos de Caixa tornou-se obrigatória

Leia mais