Fármacos classificados na categoria X (xis) do FDA são contraindicados. Afirmativa correta. São fármacos de alto risco para o feto.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fármacos classificados na categoria X (xis) do FDA são contraindicados. Afirmativa correta. São fármacos de alto risco para o feto."

Transcrição

1 1. Assinale a afirmativa incorreta: O uso de ieca para tratamento da hipertensão na gestante não apresenta riscos ao feto. Afirmativa incorreta. Os ieca são fármacos desaconselhados no tratamento da hipertensão em gestantes. O uso de fármacos nos primeiros 3 meses de gestação deve, sempre que possível, ser evitado. O período mais crítico na utilização de fármacos pela gestante ocorre nos primeiros 3 meses de gravidez. Fármacos classificados na categoria X (xis) do FDA são contraindicados na gestação. São fármacos de alto risco para o feto. O principal mecanismo de transferência placentária de fármacos se dá por transporte passivo. Este é o principal mecanismo de transferência de fármacos da gestante para o feto. A via de passagem de substâncias através da placenta é sempre nos dois sentidos: gestante feto e feto gestante.

2 2. Assinale a afirmativa incorreta: A área de superfície da placenta não varia durante a gestação, portanto não ocorre variação na passagem de fármacos durante a gestação. Afirmativa incorreta. A área de superfície da placenta aumenta durante a gestação aumentando a possibilidade de fármacos serem transferidos para seu interior atingindo o feto. Apenas a fração livre do fármaco (não ligada a proteínas plasmáticas) é capaz de atravessar a placenta por transporte passivo. A placenta possui enzimas capazes de metabolizar fármacos. A placenta possui vários sistemas enzimáticos que podem metabolizar fármacos. A metildopa é o fármaco de primeira escolha para tratamento da hipertensão gestacional. A hidralazina é o fármaco de escolha para tratamento das emergências na pré-eclampsia.

3 3. Assinale a questão correta: A suplementação com ácido fólico nas gestantes é sempre recomendada. O ácido fólico é essencial para o desenvolvimento fetal. No tratamento das convulsões em gestantes a monoterapia ou a politerapia com anticonvulsivantes apresentam iguais riscos para o feto. Afirmativa incorreta. Sempre a politerapia apresenta maiores riscos. A depressão nas gestantes nunca deve ser tratada com medicamentos, pois pode prejudicar o desenvolvimento fetal. Afirmativa incorreta. A paciente deprimida deve ser tratada, mesmo durante a gestação. O metotrexato pode ser utilizado em pacientes durante a gestação. Afirmativa incorreta. O metotrexato pode levar ao aborto ou anormalidades no feto, devendo ser evitado desde 3 meses antes de ocorrer a gravidez. As tetraciclinas podem ser utilizadas no final da gestação. Afirmativa incorreta. As tetraciclinas podem prejudicar a formação óssea do feto.

4 4. Assinale a afirmativa correta: Mulheres que amamentam devem, via de regra, utilizar seus medicamentos logo após as mamadas. Desta forma o medicamento poderá na mamada seguinte já ter sido eliminado do organismo, especialmente se tiverem uma meia vida curta. O pka dos fármacos não é um fator importante na passagem dos mesmos do plasma materno para o leite. Afirmativa incorreta. O transporte de fármacos do plasma materno para o leite é passivo e, portanto, depende do seu pka. Uma forma de diminuir a exposição dos lactentes é administrar a nutriz fármacos de t½ (meia vida) longa. Afirmativa incorreta. O objetivo é justamente ao contrário, administrar fármacos de t½ curta para serem eliminados do organismo da nutriz entre as mamadas. Fármacos recém-licenciados são os mais seguros para utilização em grávidas e gestantes. Afirmativa incorreta. Neste caso ainda pouco se sabe da segurança destes fármacos. Em média a quantidade de fármaco geralmente disponível ao lactente é de 50% da dose administrada na mãe. Afirmativa incorreta. Este valor vai depender das propriedades físico-químicas do fármaco e de outros fatores ambientais.

5 5. Assinale a afirmativa incorreta quanto aos princípios gerais para utilização de medicamentos durante a amamentação: Administrar o fármaco a nutriz durante a amamentação. Afirmativa incorreta. O fármaco deve sempre que possível ser administrado após a amamentação. Utilizar na nutriz, sempre que possível, a via tópica. Por esta via ocorre muito pouca absorção do fármaco. Evitar que a amamentação ocorra durante o pico de concentração plasmática do fármaco na nutriz. Evitar o uso de fármacos de meia vida longa São os que demoram mais tempo para serem eliminados do organismo da nutriz. Evitar o uso de fármacos que apresentem metabólitos também farmacologicamente ativos. Estes metabólitos podem atingir o lactente.

6 6. Assinale a afirmativa correta: A administração de altas doses de acetaminofeno às gestantes pode provocar dificuldades respiratórias no neonato. O acetaminofeno não atravessa a placenta quando administrado em doses terapêuticas para as gestantes. Afirmativa incorreta. O acetaminofeno atravessa a placenta mesmo em doses terapêuticas. A partir do terceiro mês de gestação os antiinflamatórios não estereoidais (AINEs) podem ser administrados às gestantes sem risco para o feto. Afirmativa incorreta. Os AINEs podem provocar alterações nos processos de coagulação sanguínea e insuficiência renal no neonato. O acetaminofeno não é secretado no leite, portanto pode ser utilizado pelas nutrizes. Afirmativa incorreta. O acetoaminofeno é secretado no leite sendo desaconselhado sua utilização em nutrizes. O antihipertensivo labetolol é classificado como fármacos de risco X em gestantes. Afirmativa incorreta. O labetolol é classificado como fármaco de risco C em gestantes.

7 7. Assinale a afirmativa correta: A maioria dos fármacos tem peso molecular inferior a 500 Daltons, o que não limita a passagem pela placenta. Fármacos com peso molecular entre 500 e Daltons não são capazes de atravessar a barreira placentária. Afirmativa incorreta. Ainda são capazes de atravessar a placenta e atingir o feto. Nenhum tipo de insulina quando administrada a gestantes é capaz de atravessar a placenta e atingir o feto. Afirmativa incorreta. Atualmente acredita-se que algumas formas de insulina quando administradas a gestante são capazes de atravessar a placenta. O processo de transporte ativo de fármacos não ocorre na membrana placentária. Afirmativa incorreta. Existem fármacos que são transportados desta forma para a placenta. O processo de eliminação de fármacos através da filtração glomerular diminui durante a gestação. Afirmativa incorreta. Este processo aumenta durante a gestação.

8 8. Assinale a afirmativa correta: O fármaco de escolha no tratamento das crises hipertensivas gestacionais é a metildopa. A metildopa é o fármaco de escolha nas crises hipertensivas de gestantes. A piridoxina (vitamina B6) e a difenidramina são fármacos que não podem ser utilizados para tratamento do enjoo decorrente da gestação. Afirmativa incorreta. Estes fármacos são considerados seguros e podem ser utilizados na gestação. A ondansetrona apresenta risco D ao feto e não deve ser utilizada durante a gestação. Afirmativa incorreta. A ondansetrona apresenta risco B e pode ser utilizada em caso de vômitos durante a gestação. Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ieca) são indicados durante a gestação. Afirmativa incorreta. Não são indicados pois são tóxicos para o feto. Inúmeros efeitos teratogênicos já foram observados em humanos quando da utilização de anti-depressivos triciclicos por gestantes. Afirmativa incorreta. Não foram observados efeitos teratogênicos até o momento.

9 9. Assinale a afirmativa incorreta: O aumento do volume hídrico nas gestantes pode levar a um aumento no volume de distribuição aparente (Vd) de fármacos provocando um aumento no seu pico de concentração plasmática (Cmax). Afirmativa incorreta. O aumento do Vd do fármaco provoca uma diminuição no seu pico de concentração plasmática (Cmax). O aumento do volume hídrico que ocorre durante a gestão sugere a necessidade de um aumento na dose de fármacos hidrossolúveis, como por exemplo os aminoglicosídeos. A diminuição na concentração plasmática de albumina durante a gestação facilita a passagem de fármacos para o feto.assim, fármacos que apresentam alta ligação a proteínas plasmáticas terão maior facilidade em passar para o feto. O aumento da concentração de estrógenos e progesterona pode alterar a concentração de enzimas do citocromo P450 (CYP 450) interferindo na concentração plasmática de fármacos na gestante. O aumento da eliminação renal de fármacos durante a gestação sugere aumento na dose de fármacos eliminados in natura pelos rins para manutenção de níveis séricos esperados.

10 10. Assinale a afirmativa incorreta. Fármacos que são ácidos fracos tendem a ter uma menor concentração no plasma do que no leite materno. Afirmativa incorreta. Fármacos que são ácidos fracos tendem a apresentar uma maior concentração no plasma do que no leite. O pka de um fármaco é um importante parâmetro para avaliação em nutrizes da sua concentração no leite materno. Fármacos que são ácidos fracos tendem a ter uma maior concentração no plasma do que no leite materno. Fármacos que são ácidos fracos tendem a apresentar uma maior concentração no plasma do que no leite. Fármacos que são bases fracas tendem a ter uma maior concentração no leite do que no plasma materno. Fármacos que são bases fracas tendem a ter maior concentração no leite do que no plasma. A relação entre as concentrações do fármaco no leite e no plasma (L/P) não é o único parâmetro a ser avaliado quanto a segurança de um fármaco prescrito para nutrizes. Outros parâmetros como dosagem, grau de toxicidade, biodisponibilidade, volume de leite consumido, etc., devem ser também considerados.

1. Assinale a afirmativa incorreta:

1. Assinale a afirmativa incorreta: 1. Assinale a afirmativa incorreta: As doses de medicamentos a serem administrados a pacientes pediátricos, podem ser calculadas pela extrapolação da dose para o adulto. Afirmativa incorreta. A dose a

Leia mais

Farmacoterapia aplicada em grupos alvo. Profa. Fernanda Datti

Farmacoterapia aplicada em grupos alvo. Profa. Fernanda Datti armacoterapia aplicada em grupos alvo Profa. ernanda Datti atores associados com variação na resposta farmacológica Idade Gravidez Doença Idade Recém-nascidos: menos de 1 mês Bebês: 1 mês a 1 ano. Crianças:

Leia mais

Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração

Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração DROGA ORGANISMO Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração FARMACOCINÉTICA Absorção Distribuição Biotransformação Eliminação FARMACODINÂMICA Local de ação Mecanismo

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Farmacologia Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Dr. Paulo Roberto 1 FARMACOCINÉTICA PROCESSOS

Leia mais

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia.

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia fernandabrito@vm.uff.br DISTRIBUIÇÃO DE FÁRMACOS Sítio-Alvo Reservatórios V. Oral V. sublingual V. Subcutânea V. Intramuscular Inalatória Intravenosa Forma

Leia mais

CLORIDRATO DE ONDANSETRONA dih 2 O

CLORIDRATO DE ONDANSETRONA dih 2 O CLORIDRATO DE ONDANSETRONA dih 2 O Classificação: Antiemético Fórmula Estrutural da ondansetrona: O N N N H 3 C CH 3 Fórmula Molecular: C 18 H 19 N 3 O.HCl.2H 2 O Peso Molecular: 365.85 g/ mol DCB: 09418

Leia mais

Objetivos. Farmacocinética. Farmacocinética. Princípios Farmacocinéticos

Objetivos. Farmacocinética. Farmacocinética. Princípios Farmacocinéticos Objetivos Princípios Farmacocinéticos Marcos Moreira Absorção, distribuição, metabolismo e excreção de fármacos. Metabolismo de primeira passagem. Meia-vida plasmática. Concentração no estado de equilíbrio.

Leia mais

Cálculos. Área de superfície corporal (BSA): Dose com base na área de superfície corporal: Dose aproximada = BSA (m 2 ) x dose adulta normal 1,73 m 2

Cálculos. Área de superfície corporal (BSA): Dose com base na área de superfície corporal: Dose aproximada = BSA (m 2 ) x dose adulta normal 1,73 m 2 Cálculos Área de superfície corporal (BSA): Dose com base na área de superfície corporal: Dose aproximada = BSA (m 2 ) x dose adulta normal 1,73 m 2 Cálculos Exemplo: Nancy Smith é uma paciente de 7 anos

Leia mais

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS 1 Tem a finalidade de tornar a droga que foi absorvida e distribuída em substâncias mais solúveis para que assim possam ser BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS facilmente eliminadas pelos rins. Se não houvesse

Leia mais

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS 1 Tem a finalidade de tornar a droga que foi absorvida e distribuída em substâncias mais solúveis para que assim possam ser BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS facilmente eliminadas pelos rins. Se não houvesse

Leia mais

TOXICOCINÉTICA TOXICOCINÉTICA TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA

TOXICOCINÉTICA TOXICOCINÉTICA TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA TOXICOLOGIA - Profa. Verônica Rodrigues FARMACÊUTICA INDUSTRIAL - UFRJ MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - UFRJ EX-DOCENTE - UNIPLI EX-PERITA LEGISTA - TOXICOLOGISTA - PCERJ PESQUISADORA EM PROPRIEDADE

Leia mais

TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA. Profa. Verônica Rodrigues

TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA. Profa. Verônica Rodrigues TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA Profa. Verônica Rodrigues FARMACÊUTICA INDUSTRIAL - UFRJ MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - UFRJ EX-DOCENTE - UNIPLI EX-PERITA LEGISTA - TOXICOLOGISTA - PCERJ PESQUISADORA EM

Leia mais

Alterações Farmacocinéticas e Farmacodinâmicas em Populações Específicas. Profª Bruna Kogici Mohammed Hateem

Alterações Farmacocinéticas e Farmacodinâmicas em Populações Específicas. Profª Bruna Kogici Mohammed Hateem Alterações Farmacocinéticas e Farmacodinâmicas em Populações Específicas Profª Bruna Kogici Mohammed Hateem Pediatria Definições de faixas etárias em pediatria Tempo médio de gestação 37 a 42 semanas Prematuro

Leia mais

Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Farmacocinética Aplicada a Clínica. Parâmetros Farmacocinéticos

Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Farmacocinética Aplicada a Clínica. Parâmetros Farmacocinéticos Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Farmacocinética Aplicada a Clínica Parâmetros Farmacocinéticos Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior Farmacêutico Clínico-Industrial Doutor

Leia mais

Avaliação/Fluxo Inicial Doença Cardiovascular e Diabetes na Atenção Básica

Avaliação/Fluxo Inicial Doença Cardiovascular e Diabetes na Atenção Básica Avaliação/Fluxo Inicial Doença Cardiovascular e Diabetes na Atenção Básica 1 Proposta de Avaliação do Risco Cardiovascular na Atenção Básica Propõe-se a utilização da tabela de Framingham, para estratificação

Leia mais

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética Absorção AULA 1 1 Roteiro da aula Definição de farmacocinética Processos farmacocinéticos Aplicações da farmacocinética Fatores que alteram os processos farmacocinéticos Ambientais, etários e genéticos

Leia mais

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Fisioterapia - 2º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Administração Absorção Fármaco na circulação sistêmica Distribuído Biotransformado Excretado Farmacocinética : O que o organismo faz

Leia mais

Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica Farmacocinética dos fármacos antiepilépticos... 35

Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica Farmacocinética dos fármacos antiepilépticos... 35 Índice Parte 1 - Bases para a terapêutica com fármacos antiepilépticos Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica... 19 Classificação das Crises Epilépticas (1981)... 20 Classificação

Leia mais

FARMACOCINÉTICA. Prof. Glesley Vito Lima Lemos

FARMACOCINÉTICA. Prof. Glesley Vito Lima Lemos FARMACOCINÉTICA Prof. Glesley Vito Lima Lemos (glesleyvito@hotmail.com) RESPOSTA TERAPÊUTICA Fase Farmacêutica MEDICAMENTO Liberação do princípio ativo da formulação Interação Fármaco Sítio alvo Fase Farmacodinâmica

Leia mais

Processo pelo qual os fármacos abandonam, de forma reversível, a circulação sistêmica e se distribuem para os Líquidos Intersticial e Intracelular.

Processo pelo qual os fármacos abandonam, de forma reversível, a circulação sistêmica e se distribuem para os Líquidos Intersticial e Intracelular. 1 Processo pelo qual os fármacos abandonam, de forma reversível, a circulação sistêmica e se distribuem para os Líquidos Intersticial e Intracelular. 2 corrente sanguínea Não é esperado a ligação, por

Leia mais

Tratamento da tuberculose. Interações medicamentosas

Tratamento da tuberculose. Interações medicamentosas Tratamento da tuberculose Interações medicamentosas Apresentaremos um resumo suscinto sobre as possíveis interações medicamentosas de cada fármaco utilizado no esquema básico de tratamento da tuberculose,

Leia mais

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA FASES DA FARMACOCINÉTICA A farmacocinética pode ser separada em cinco fases essenciais: Professor: Moisés Wesley M. Pereira FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM 1.

Leia mais

NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO. Vilma Fernandes Carvalho

NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO. Vilma Fernandes Carvalho NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO FASE DA GESTAÇÃO Riscos como hipertensão, obesidade, intolerância, à glicose e doença cardiovascular (Baker, 1995). Peso em kg 3,4-3,9 Feto 3,4 Reserva de gordura e proteína 1,8 Sangue

Leia mais

PLASMA. Excreção (rim, fezes, etc) Absorção: do sítio de administração até a circulação sistêmica. Armazenamento em tecido (ex gordura)

PLASMA. Excreção (rim, fezes, etc) Absorção: do sítio de administração até a circulação sistêmica. Armazenamento em tecido (ex gordura) Administração da subst. (oral, parenteral, etc) Absorção: do sítio de administração até a circulação sistêmica PLASMA Armazenamento em tecido (ex gordura) Substância ligada Substância livre Sítio de ação

Leia mais

FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL. Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira

FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL. Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira FARMACOLOGIA Estuda as substâncias que interagem com sistemas vivos por meio de processos químicos, ligando-se a moléculas reguladoras

Leia mais

O QUE É A FARMACOCINÉTICA?

O QUE É A FARMACOCINÉTICA? FARMACOCINÉTICA O QUE É A FARMACOCINÉTICA? É a área da farmacologia que estuda o destino dos fármacos no organismo, que vai desde a administração até a sua eliminação. A FARMACOCINÉTICA ABRANGE 4 PROCESSOS:

Leia mais

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição PIROXICAM Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético Descrição Piroxicam é um anti-inflamatório não esteroide (AINE), indicado para uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória

Leia mais

domingo, 10 de abril de 2011 FARMACOCINÉTICA

domingo, 10 de abril de 2011 FARMACOCINÉTICA FARMACOCINÉTICA FARMACOCINÉTICA Estuda o caminho percorrido pelo medicamento no organismo, desde a sua administração até a sua eliminação. Pode ser definida como o estudo quantitativo dos processos de

Leia mais

Turma Nutrição - 4º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Nutrição - 4º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Nutrição - 4º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Administração Absorção Fármaco na circulação sistêmica Distribuído Biotransformado Excretado Farmacocinética : O que o organismo faz sobre

Leia mais

20/10/2011 Vi V as: re r spira r t a ó t ri r a dige g st s i t va v dérm r i m ca c 2

20/10/2011 Vi V as: re r spira r t a ó t ri r a dige g st s i t va v dérm r i m ca c 2 Tema: Absorção Distribuição e armazenamento Metabolismo / Biotransformação Excreção 1 Vias: respiratória digestiva dérmica 2 Fatores que influenciam a absorção Relacionados agentes tóxicos: 1. Lipossolubilidade

Leia mais

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia.

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia fernandabrito@vm.uff.br Pharmakon FARMACOLOGIA Logos Ciência que estuda a ação dos compostos biologicamente ativos no organismos e areação do organismo a estes

Leia mais

Características farmacocinéticas dos aminoglicosídeos

Características farmacocinéticas dos aminoglicosídeos AMINOGLICOSÍDEOS Estreptomicina 1944 Natural Neomicina 1949 Canamicina 1957 Gentamicina 1963 Tobramicina 1967 Amicacina 1972 Semi-sintético Netilmicina 1975 Características farmacocinéticas dos aminoglicosídeos

Leia mais

Hidroclorotiazida. Diurético - tiazídico.

Hidroclorotiazida. Diurético - tiazídico. Hidroclorotiazida Diurético - tiazídico Índice 1. Definição 2. Indicação 3. Posologia 4. Contraindicação 5. Interação medicamentosa 1. Definição A Hidroclorotiazida age diretamente sobre os rins atuando

Leia mais

André Montillo

André Montillo André Montillo www.montillo.com.br Farmacologia Definição: É a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos. O sucesso terapêutico do tratamento de doenças

Leia mais

DISTÚRBIOS HIPERTENSIVOS NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso

DISTÚRBIOS HIPERTENSIVOS NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso CASO CLÍNICO Gestante de 41 anos em sua segunda gestação com 34 semanas dá entrada na maternidade referindo cefaleia, peso nas pernas, turvação visual e dor epigástrica. Apresenta face, mãos e MMII edemaciados.

Leia mais

Cada ml de Piridoxina Labesfal, 150 mg/ml, Solução injectável, contém 150 mg de cloridrato de piridoxina como substância activa.

Cada ml de Piridoxina Labesfal, 150 mg/ml, Solução injectável, contém 150 mg de cloridrato de piridoxina como substância activa. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 12 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RIMADYL Bovinos 50 mg/ml solução injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância(s) ativa(s): Carprofeno

Leia mais

Doseamento de Salicilatos na urina ou no plasma

Doseamento de Salicilatos na urina ou no plasma SALICILATOS Trabalho n.º 7 Doseamento de Salicilatos na urina ou no plasma O ácido acetilsalicílico (AAS) é uma substância activa utilizada como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e inibidor da

Leia mais

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina FEXODANE Cloridrato de fexofenadina Apresentações 120 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 180 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 60 mg: caixas contendo 10 ou 20 cápsulas. Comprimidos

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

02/03/2012. Rodrigo Borges, M.Sc. Absorção Distribuição Metabolização ou biotransformação Excreção

02/03/2012. Rodrigo Borges, M.Sc. Absorção Distribuição Metabolização ou biotransformação Excreção Rodrigo Borges, M.Sc 2012 Movimento dos fármacos no organismo O que o organismo faz sobre a droga É o estudo da velocidade com que os fármacos atingem o sítio de ação e são eliminados do organismo, bem

Leia mais

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATORIO - CORAÇÃO, - VASOS SANGUINEOS - SANGUE 1 DROGAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - ANTIARRÍTMICOS - VASODILATADORES - CARDIOTÔNICOS - ANTI-HIPERTENSIVOS

Leia mais

Alterações na Farmacocinética e Farmacodinâmica do Idoso

Alterações na Farmacocinética e Farmacodinâmica do Idoso Alterações na e Farmacodinâmica do Idoso Dr. Mauricio de Miranda Ventura Diretor Técnico do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira Definição de São

Leia mais

BULA PACIENTE SULFATO DE MAGNÉSIO 50% HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETAVEL 500MG/ML

BULA PACIENTE SULFATO DE MAGNÉSIO 50% HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETAVEL 500MG/ML BULA PACIENTE SULFATO DE MAGNÉSIO 50% HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETAVEL 500MG/ML Sulfato de magnésio 50% sulfato de magnésio heptaidratado IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO sulfato de magnésio FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Folantine. (ácido fólico)

Folantine. (ácido fólico) Folantine (ácido fólico) TKS Farmacêutica Ltda Comprimidos Simples 5 MG Folantine ácido fólico APRESENTAÇÕES Comprimidos em embalagens com 30 ou 1005 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rimadyl Bovinos 50 mg/ml solução injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância(s)

Leia mais

ÁCIDO FÓLICO. Suplemento Natural Antianêmico. Introdução

ÁCIDO FÓLICO. Suplemento Natural Antianêmico. Introdução ÁCIDO FÓLICO Suplemento Natural Antianêmico Introdução O Ácido Fólico, folacina ou ácido pteroil-l-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao

Leia mais

Seminário de Farmacologia Absorção. Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista

Seminário de Farmacologia Absorção. Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista Seminário de Farmacologia Absorção Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista Dose da droga administrada ABSORÇÃO Concentração da droga na circulação sistêmica AÇÃO DA DROGA Droga

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Diclofenac Bluepharma, 10 mg/g, gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de gel contém 10 mg de diclofenac de sódio equivalente

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2016 Sociedade de Anestesiologia do Distrito Federal 3ª ETAPA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2016 Sociedade de Anestesiologia do Distrito Federal 3ª ETAPA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2016 Sociedade de Anestesiologia do Distrito Federal 3ª ETAPA PROGRAMA - ME 1 (2/8/2016) PONTO 10 - Fisiologia do Sistema Respiratório I 10.1. Funções respiratórias e não

Leia mais

Mikaelle Paiva dos Santos FAMED-UFC LAGG-CE

Mikaelle Paiva dos Santos FAMED-UFC LAGG-CE Mikaelle Paiva dos Santos FAMED-UFC LAGG-CE 2012.2 Introdução Aumento da frequência de doenças crônicas com a idade Idosos estão particularmente expostos aos efeitos colaterais de medicamentos A idade

Leia mais

1ª PERGUNTA: Qual o objeevo do uso de substâncias químicas biologicamente aevas em seres humanos? 2ª PERGUNTA:

1ª PERGUNTA: Qual o objeevo do uso de substâncias químicas biologicamente aevas em seres humanos? 2ª PERGUNTA: Riscos associados ao uso de fármacos e/ou exposição a substâncias tóxicas: implicações de doenças hepá=cas e renais e enfoque em crianças, gestantes, lactantes e idosos Farmacologia aplicada à Enfermagem

Leia mais

Daraprim pirimetamina. FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Embalagens contendo 100 comprimidos. USO ADULTO E PEDIÁTRICO VIA ORAL

Daraprim pirimetamina. FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Embalagens contendo 100 comprimidos. USO ADULTO E PEDIÁTRICO VIA ORAL Daraprim pirimetamina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Embalagens contendo 100 comprimidos. USO ADULTO E PEDIÁTRICO VIA ORAL COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: pirimetamina... 25 mg; excipientes q.s.p...

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA. Profa. Elisabeth Maróstica

Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA. Profa. Elisabeth Maróstica Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA Profa. Elisabeth Maróstica I. INTRODUÇÃO Farmacocinética Corpo Fármaco Farmacodinâmica

Leia mais

IMIPRAMINA HCL. Antidepressivo Tricíclico

IMIPRAMINA HCL. Antidepressivo Tricíclico IMIPRAMINA HCL Antidepressivo Tricíclico Descrição Trata-se de um pó branco a bege claro inodoro e cristalino. Livremente solúvel em água e em álcool solúvel em acetona insolúvel em éter e em benzeno.

Leia mais

Interacções medicamentosas

Interacções medicamentosas Interacções medicamentosas INTERACÇÕES MEDICAMENTOSAS PODEM SER: Desejadas Aumento da eficácia / efectividade Aumento da segurança Não desejadas Diminuição da eficácia / efectividade Menor segurança Podem

Leia mais

CLOROQUINA DIFOSFATO

CLOROQUINA DIFOSFATO CLOROQUINA DIFOSFATO Antimalárico INTRODUÇÃO A cloroquina é uma 4-aminoquinolina com rápida atividade esquizonticida para todas as espécies de Plasmodium e gametocida para P. vivax, P. malariae e P. ovale,

Leia mais

ARTROSIL. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Cápsula dura de liberação prolongada 160 mg Cápsula dura de liberação prolongada 320 mg

ARTROSIL. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Cápsula dura de liberação prolongada 160 mg Cápsula dura de liberação prolongada 320 mg ARTROSIL Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. 160 mg 320 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ARTROSIL (lisinato de cetoprofeno) APRESENTAÇÕES

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ROMEFEN 1% solução injectável para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rimadyl 50 mg comprimidos mastigáveis para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância

Leia mais

FARMACOCINÉTICA CLÍNICA

FARMACOCINÉTICA CLÍNICA FARMACOCINÉTICA CLÍNICA Profa. Dra. Viviani milan vivimilan@uninove.br Farmacocinética Definida como o estudo qualitativo e quantitativo dos processos de: Absorção Distribuição Metabolização Excreção 1

Leia mais

Sessão Televoter Hipertensão

Sessão Televoter Hipertensão 2013 27 de Abril Sábado Sessão Televoter Hipertensão António Pedro Machado Carlos Rabaçal Joana Bordalo Hipertensão na gravidez Evolução da PA durante a gravidez em 6000 mulheres entre os 25 e os 34 anos

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AFLUZIN 50 mg/ml solução injectável para bovinos, suínos e equinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Material exclusivo para pacientes.

Material exclusivo para pacientes. Material exclusivo para pacientes. O que você deve saber sobre o risco de malformações fetais e ações mandatórias para prevenção de gravidez durante o tratamento com Roacutan (isotretinoína) 1 2 Volta

Leia mais

GLICONATO DE CÁLCIO. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 100 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A.

GLICONATO DE CÁLCIO. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 100 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A. GLICONATO DE CÁLCIO Solução Injetável 100 mg/ml MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 gliconato de cálcio APRESENTAÇÃO Solução injetável contendo 100 mg de gliconato de cálcio + 5,023 mg de sacarato de cálcio

Leia mais

19/01/2011. Bases Farmacológicas. Agenda. Agenda. Curso de Formação Jan, Marcio Toledo FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA

19/01/2011. Bases Farmacológicas. Agenda. Agenda. Curso de Formação Jan, Marcio Toledo FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA Bases Farmacológicas Marcio Toledo Curso de Formação Jan, 2011 Agenda FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA 2 Agenda FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA 3 1 Farmacologia

Leia mais

DIACEREINA. Anti-inflamatório

DIACEREINA. Anti-inflamatório DIACEREINA Anti-inflamatório Descrição A Diacereína é um derivado da antraquinona que inibe a síntese da interleucina 1, a síntese de proteases e a produção de radicais livres de oxigênio, todos implicados

Leia mais

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Algumas mulheres podem ter problemas durante a gravidez, e reconhecer os sinais que indicam perigo na gravidez para procurar

Leia mais

BLOPRESS candesartana cilexetila

BLOPRESS candesartana cilexetila BLOPRESS candesartana cilexetila MODELO DE BULA Forma farmacêutica e apresentações BLOPRESS (candesartana cilexetila) Comprimidos 8 mg: embalagem com 30 comprimidos. BLOPRESS (candesartana cilexetila)

Leia mais

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas FOLHETO INFORMATIVO LEIA ATENTAMENTE ESTE FOLHETO ANTES DE TOMAR O MEDICAMENTO. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FARMACOCINÉTICA. Prof.ª Leticia Pedroso

FARMACOCINÉTICA. Prof.ª Leticia Pedroso FARMACOCINÉTICA Prof.ª Leticia Pedroso Farmacocinética É o estudo que destina o fármaco no organism. Vai desde a administração até a sua eliminação. Abrange: Absorção Distribuição Biotransformação Excreção.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 20 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Finadyne 50 mg/ml solução injetável para bovinos, equinos e suinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Farmacologia I, Aulas Práticas

Farmacologia I, Aulas Práticas Farmacologia I, Aulas Práticas Aula 4 TÉCNICAS ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIAS DE EXCREÇÃO DE MEDICAMENTOS Conhecimentos a adquirir: Conhecer as vias de eliminação de fármacos, sabendo adaptar a dose.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Dermimade Cloranfenicol 20 mg/g Pomada Cloranfenicol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

Medicamentos na gestação e na lactação. Celene Maria Longo da Silva

Medicamentos na gestação e na lactação. Celene Maria Longo da Silva Medicamentos na gestação e na lactação Celene Maria Longo da Silva Introdução Alguns medicamentos e drogas, quando ingeridos no ciclo gravídico-puerperal, podem provocar efeitos deletérios tanto a gestante

Leia mais

BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE SULFATO DE MAGNÉSIO 50% HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETAVEL 500MG/ML

BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE SULFATO DE MAGNÉSIO 50% HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETAVEL 500MG/ML BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE SULFATO DE MAGNÉSIO 50% HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETAVEL 500MG/ML Sulfato de magnésio 50% sulfato de magnésio heptaidratado IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO sulfato de magnésio FORMA

Leia mais

OBSTETRÍCIA PARTE 1 D H E G E DIABETES GESTACIONAL

OBSTETRÍCIA PARTE 1 D H E G E DIABETES GESTACIONAL OBSTETRÍCIA PARTE 1 D H E G E DIABETES GESTACIONAL DEFINIÇÕES DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GRAVIDEZ PRÉ-ECLÂMPSIA: HAS E PROTEINÚRIA APÓS 20 SEMANAS DE GESTAÇÃO PA 140/90 PROTEINÚRIA 300 mg/24 hhs

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Busansil, Comprimidos, 10 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

APROVADO EM 18-02-2008 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Dagravit 8 Associação Solução oral

APROVADO EM 18-02-2008 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Dagravit 8 Associação Solução oral RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Dagravit 8 Associação Solução oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 ml = 30 gotas Um mililitro de solução oral contém: Ácido ascórbico

Leia mais

Trexacont (ácido tranexâmico)

Trexacont (ácido tranexâmico) Trexacont (ácido tranexâmico) LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. comprimido 250 mg I- IDENTIFICAÇÃO Trexacont (ácido tranexâmico) APRESENTAÇÕES 250 mg - Embalagens com 12 e 24 comprimidos. USO

Leia mais

Alívio da inflamação e da dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães.

Alívio da inflamação e da dor em doenças músculo-esqueléticas agudas e crónicas em cães. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metacam 1 mg comprimidos para mastigar para cães Metacam 2,5 mg comprimidos para mastigar para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Um comprimido para mastigar

Leia mais

Cada ml de solução injectável contém 50 mg de Cloroquina difosfato. - Tratamento de malária (infecções moderadas e complicadas).

Cada ml de solução injectável contém 50 mg de Cloroquina difosfato. - Tratamento de malária (infecções moderadas e complicadas). FOLHETO INFORMATIVO CLOROQUINA LABESFAL 50 mg/ml Solução Injectável Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas,

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 10 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Solacyl 1000 mg/g, pó para solução oral para bovinos e suínos. 2 COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO TOLFEDINE CS 40 mg/ml, Solução injectável para bovinos e suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento ou bebida. Medicamentos são administrados, concomitantemente,

Leia mais

Aciclovir Mepha 200 mg comprimidos Aciclovir Mepha 400 mg comprimidos Aciclovir Mepha 800 mg comprimidos

Aciclovir Mepha 200 mg comprimidos Aciclovir Mepha 400 mg comprimidos Aciclovir Mepha 800 mg comprimidos Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Última revisão do texto em Março de 2015 Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO NELIO 2,5 mg COMPRIMIDOS PARA GATOS 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS AULA 1. Renata Loretti Ribeiro Ana Gabriela Trujilho Cancian Enfermeira

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS AULA 1. Renata Loretti Ribeiro Ana Gabriela Trujilho Cancian Enfermeira ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS AULA 1 Renata Loretti Ribeiro Ana Gabriela Trujilho Cancian Enfermeira INTRODUÇÃO É uma das maiores responsabilidades atribuídas ao profissional de enfermagem. Qualquer erro,

Leia mais

NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO 2,5 mg/20 mg para cães 5 mg/40 mg para cães 10 mg/80 mg para cães COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância activa: Cada comprimido mastigável contém: Cloridrato

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nelio 5 mg comprimidos para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância

Leia mais

Pharmacokinetic properties in drug discovery. Prof. Dr. Andrei Leitão

Pharmacokinetic properties in drug discovery. Prof. Dr. Andrei Leitão Pharmacokinetic properties in drug discovery Prof. Dr. Andrei Leitão A farmacocinética Farmacocinética Farmacodinâmica ADME A: absorção D: distribuição M: metabolismo E: excreção 2 A janela terapêutica

Leia mais

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO BANACEP vet 20 mg comprimidos revestidos para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido divisível contém:

Leia mais

Cada grama de Quinodermil As Pomada contém 30 mg de Clioquinol e 30 mg de Ácido salicílico como substâncias activas.

Cada grama de Quinodermil As Pomada contém 30 mg de Clioquinol e 30 mg de Ácido salicílico como substâncias activas. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Quinodermil As 30 mg/g + 30 mg/g Pomada 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de Quinodermil As Pomada contém 30 mg

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lidocaína Solufarma 10 mg/ml Solução injectável Lidocaína Solufarma 20 mg/ml Solução injectável Lidocaína Solufarma 50 mg/ml Solução injectável Lidocaína,

Leia mais

Projecto de Folheto Informativo

Projecto de Folheto Informativo Projecto de Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico

Leia mais

Biofarmácia. Farmacotécnica

Biofarmácia. Farmacotécnica Biofarmácia Prof. Luis Antonio Paludetti Agradecimentos especiais aos Professores Robson M. Gama e André Rolim Babii pela criação de parte das transparências desta apresentação 1/26 Farmacotécnica Disciplina

Leia mais

Fágico. (bromoprida)

Fágico. (bromoprida) Fágico (bromoprida) Bula para paciente Solução 4 mg/ml Fágico (bromoprida) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO REFERÊNCIA Solução FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: Solução contendo 4 mg/ml

Leia mais

FARMACOLOGIA CLÍNICA

FARMACOLOGIA CLÍNICA FARMACOLOGIA CLÍNICA Objetivos da aula Variabilidade de resposta ao medicamento; Princípios de monitoração da concentração terapêutica; Ajustes do regime terapêutico em condições especiais; Farmacologia

Leia mais

Artrosil. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsula de liberação prolongada 160 mg 320 mg

Artrosil. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsula de liberação prolongada 160 mg 320 mg Artrosil Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsula de liberação prolongada 160 mg 320 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ARTROSIL (lisinato

Leia mais

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO SODIUM SALICYL 80% WSP, pó para solução oral para bovinos (vitelos) e suínos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais