Estudo dos Adjetivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo dos Adjetivos"

Transcrição

1 Estudo dos Adjetivos Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Os adjetivos no texto: 1) O adjetivo pode ser distanciado do substantivo sem que se altere a sua classe gramatical, alterando-se apenas a sua função sintática. Exemplos: O menino doente voltou para casa. Subst. Adjet. O menino voltou para casa doente. subst. Adjet. 2) O adjetivo pode tornar-se um substantivo com a presença do artigo. ( Substantivação) Exemplos: O homem velho foi atropelado. subst. adjet. O velho foi atropelado. subst. Dependendo do contexto, uma mesma palavra pode ser adjetivo ou substantivo. Seja paciente no trânsito para não ser paciente no hospital. 3) A posição do adjetivo em relação ao substantivo pode ocasionar variação de sentido. Exemplos: Um novo médico foi contratado. Um médico novo foi contratado.

2 O fantástico recebeu denúncia de falso médico que atendia no centro de São Paulo. Todos os pacientes afirmam que Ricardo é um médico falso. Pedro é um velho amigo. Pedro é um amigo velho. Aída é uma grande ópera, ou pelo menos uma ópera grande: tem quatro atos e sete cenas. Adjetivo antes de vários substantivos [Ela tem] ótimas pronúncia, entonação e divisão das sílabas. [Ela é] melhor do que a Ivete. O comentário feito acerca da cantora Claudia Leite exemplifica a frequente confusão que se observa hora de fazer concordar um adjetivo com vários substantivos. A tendência é aplicar um princípio supostamente lógico e pluralizar o adjetivo. Não é isso, porém, o que recomenda o registro culto da língua. Para bem compreender a questão, devemos, em primeiro lugar, observar a posição do adjetivo em relação à sequência de substantivos que ele caracteriza. Se estiver anteposto, como na frase em epígrafe, concordará com o elemento mais próximo. Assim: Ótima pronúncia, entonação e divisão das sílabas. Caso estivesse posposto à sequência, haveria duas possibilidades de concordância. Assim: pronúncia, entonação e divisão ótimas ou pronúncia, entonação e divisão ótima. Esta última hoje é menos frequente talvez porque, à primeira vista, pode dar a entender que o adjetivo se refere apenas ao último elemento. As duas construções, entretanto, são corretas.

3 Como se vê, é o adjetivo anteposto à sequência que concorda necessariamente com o elemento mais próximo. Exceção a essa regra ocorre quando o adjetivo em questão qualifica dois ou mais nomes próprios. Nesse caso, mesmo anteposto, deverá flexionarse no plural. Assim: os célebres Machado e Alencar. Classificação do adjetivo: 1) Uniforme 2) Biforme 3) Primitivo 4) Derivado 5) Simples 6) Composto 7) Pátrio 8) Adjetivo explicativo: É o adjetivo que denota qualidade essencial ao ser, qualidade inerente, ou seja, qualidade que não pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, todo homem é mortal, todo fogo é quente, todo leite é branco, então mortal, quente e branco são adjetivos explicativos concernentemente a homem, fogo e leite. 9) Adjetivo restritivo: É o adjetivo que denota qualidade adicionada ao ser, ou seja, qualidade que pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, nem todo homem é inteligente, nem todo fogo é alto, nem todo leite é enriquecido, então inteligente, alto e enriquecido são adjetivos restritivos concernentemente a homem, fogo e leite.

4 LOCUÇÃO ADJETIVA É o agrupamento de duas ou mais palavras que, ao modificar substantivou ou pronome substantivo, exerce o papel próprio de adjetivo. Em geral, a locução adjetiva resulta do encontro de preposição e substantivo (como em teor de açúcar, dor de estômago), ou preposição e advérbio (como em cardápio de hoje, pneus de trás). É necessário critério! Há muitos adjetivos que mantêm certa correspondência de significado com locuções adjetivas, e vice-versa. No entanto, isso não significa que a substituição da locução pelo adjetivo seja sempre possível. Tampouco o contrário é sempre admissível. Colar de marfim é uma expressão cotidiana; seria pouco recomendável passar a dizer colar ebúrneo ou ebóreo, pois esses adjetivos têm uso restrito à linguagem literária. Contrato leonino é uma expressão usada na linguagem jurídica; é muito pouco provável que os advogados passem a dizer contrato de leão. Em outros casos, a substituição é perfeitamente possível, transformando a equivalência entre adjetivos e locuções adjetivas em mais uma ferramenta para o aprimoramento dos textos, pois oferece possibilidades de variação vocabular. Por exemplo: A população das cidades tem aumentado. A falta de planejamento urbano faz com que isso se torne um imenso problema.

5 FLEXÃO DOS ADJETIVOS O adjetivo varia em gênero, número e grau. Gênero dos Adjetivos Os adjetivos concordam com o substantivo a que se referem (masculino e femininino). Classificam-se em: 1) Biformes - têm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. Por exemplo: ativo e ativa, mau e má, judeu e judia. Se o adjetivo é composto e biforme, ele flexiona no feminino somente o último elemento. Por exemplo: o moço norte-americano, a moça norte-americana. Exceção: surdo-mudo e surda-muda. 2) Uniformes - têm uma só forma tanto para o masculino como para o feminino. Por exemplo: homem feliz e mulher feliz. Se o adjetivo é composto e uniforme, fica invariável no feminino. Por exemplo: conflito político-social e desavença político-social.

6 Número dos Adjetivos Plural dos adjetivos simples Os adjetivos simples flexionam-se no plural de acordo com as regras estabelecidas para a flexão numérica dos substantivos simples. Por exemplo: mau e maus, feliz e felizes, ruim e ruins, boa e boas Caso o adjetivo seja uma palavra que também exerça função de substantivo, ficará invariável, ou seja, se a palavra que estiver qualificando um elemento for, originalmente, um substantivo, ela manterá sua forma primitiva. Exemplo: a palavra cinza é originalmente um substantivo, porém, se estiver qualificando um elemento, funcionará como adjetivo. Ficará, então invariável. Logo: camisas cinza, ternos cinza. Veja outros exemplos: Motos vinho (mas: motos verdes), Paredes musgo (mas: paredes brancas). Comícios monstro (mas: comícios grandiosos). Adjetivo Composto Adjetivo composto é aquele formado por dois ou mais elementos. Normalmente, esses elementos são ligados por hífen. Apenas o último elemento concorda com o substantivo a que se refere; os demais ficam na forma masculina, singular. Caso um dos elementos que formam o adjetivo composto seja um substantivo adjetivado, todo o adjetivo composto ficará invariável. Por exemplo: a palavra rosa é originalmente um substantivo, porém, se estiver qualificando um elemento, funcionará como adjetivo. Caso se ligue a outra palavra por hífen, formará um

7 adjetivo composto; como é um substantivo adjetivado, o adjetivo composto inteiro ficará invariável. Por exemplo: Camisas rosa-claro. Ternos rosa-claro. Olhos verdeclaros. Calças azul-escuras e camisas verde-mar. Telhados marrom-café e paredes verde-claras. Obs.: Azul-marinho, azul-celeste, ultravioleta e qualquer adjetivo composto iniciado por cor-de-... são sempre invariáveis. - O adjetivo composto surdo-mudo tem os dois elementos flexionados. Graus do Adjetivo: Comparativo: Compara uma qualidade entre dois elementos ou duas qualidades de um mesmo elemento. São três os comparativos: de superioridade: Para alguns alunos, Português é mais fácil que Química. de igualdade: Para alguns alunos, Português é tão fácil quanto Química. de inferioridade: Para alguns alunos, Português é menos fácil que Química. Os adjetivos bom, mau, grande e pequeno têm formas sintéticas (melhor, pior, maior e menor), porém, em comparações feitas entre duas qualidades de um mesmo elemento, devem-se usar as formas analíticas mais bom, mais mau, mais grande e mais pequeno. Por exemplo:

8 Pedro é maior do que Paulo. Pois está-se fazendo a comparação entre dois elementos. Pedro é mais grande que pequeno. Pois está-se fazendo a comparação entre duas qualidades de um mesmo elemento. Edmundo foi condenado, mas tenho certeza de que ele é mais bom do que mau. Joaquim é mais bom do que esperto. Superlativo: Engrandece a qualidade de um elemento. São dois os superlativos de um adjetivo: Superlativo absoluto: o adjetivo é modificado por um advérbio: Carla é muito inteligente. Superlativo sintético: quando há o acréscimo de um sufixo (- íssimo, -érrimo, -ílimo): Carla é inteligentíssima. Superlativos absolutos sintéticos eruditos: Alguns adjetivos no grau superlativo absoluto sintético apresentam a primitiva forma latina, daí serem chamados de eruditos. Por exemplo, o adjetivo magro possui dois superlativos absolutos sintéticos: o normal, magríssimo, e o erudito macérrimo. Há ainda a forma magérrimo. Eis uma pequena lista de superlativos absolutos sintéticos: benéfico = beneficentíssimo bom = boníssimo ou ótimo célebre = celebérrimo comum = comuníssimo cruel = crudelíssimo difícil = dificílimo doce = dulcíssimo fácil = facílimo fiel = fidelíssimo

9 frágil = fragílimo frio = friíssimo ou frigidíssimo humilde = humílimo jovem = juveníssimo livre = libérrimo magnífico = magnificentíssimo magro = macérrimo, magérrimo ou magríssimo manso = mansuetíssimo mau = péssimo nobre = nobilíssimo pequeno = mínimo pobre = paupérrimo ou pobríssimo preguiçoso = pigérrimo próspero = prospérrimo sábio = sapientíssimos sagrado = sacratíssimo Superlativo relativo: de superioridade: Enaltece a qualidade do substantivo como "o mais" dentre todos os outros: Carla é a mais inteligente; de inferioridade: Enaltece a qualidade do substantivo como "o menos" dentre todos os outros: Carla é a menos inteligente.

ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira

ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira ADJETIVO É a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e concorda com o substantivo. Morfossintaxe: O adjetivo exerce sempre funções sintáticas

Leia mais

ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira

ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira Classificação do Adjetivo Explicativo: exprime qualidades inerentes ao substantivo a que se refere, ou seja, características próprias do ser. O calor escaldante

Leia mais

ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira

ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira Classificação do Adjetivo Explicativo: exprime qualidades inerentes ao substantivo a que se refere, ou seja, características próprias do ser. O calor escaldante

Leia mais

ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira

ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira Classificação do Adjetivo Explicativo: exprime qualidades inerentes ao substantivo a que se refere, ou seja, características próprias do ser. O calor escaldante

Leia mais

Língua. Portuguesa. Adjetivo

Língua. Portuguesa. Adjetivo Língua Portuguesa Adjetivo Adjetivo Adjetivos são palavras que caracterizam um ser (substantivo ou pronome), conferindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. Homem bom. Ele é bom. Adjetivo

Leia mais

ADJETIVO COMPOSTO: Formado por mais de um radical. Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário.

ADJETIVO COMPOSTO: Formado por mais de um radical. Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário. Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar

Leia mais

ADJETIVO. Profa. Luana Lemos

ADJETIVO. Profa. Luana Lemos ADJETIVO Profa. Luana Lemos Aprendendo adjetivo A professora pergunta a classe o que é adjetivo, e ninguém responde. A professora decide mostrar um exemplo e pede para que todos prestem atenção. - atenção,

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes ADJETIVO É a classe gramatical variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo. Homem- bom Pessoa- doente Mulher- honesta Dia- chuvoso Carro- sujo Classificação

Leia mais

Prof. MSc. William Alves

Prof. MSc. William Alves Prof. MSc. William Alves Palavra que indica qualidade ou propriedade dos seres; é essencialmente modificador de substantivo. EXEMPLO: As excelentes perguntas dos alunos deixaram o professor satisfeito.

Leia mais

PROMILITARES 13/08/2018 PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier FLEXÃO DO ADJETIVO

PROMILITARES 13/08/2018 PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier FLEXÃO DO ADJETIVO PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÃO DO ADJETIVO Flexões dos adjetivos Como regra geral, os adjetivos variam em gênero, número e grau. Variação de gênero Os adjetivos concordam com o gênero dos substantivos

Leia mais

OS GRAUS DOS ADJETIVOS. Os adjetivos qualificativos, além de admitirem variação em número e género, admitem também variação em grau:

OS GRAUS DOS ADJETIVOS. Os adjetivos qualificativos, além de admitirem variação em número e género, admitem também variação em grau: OS GRAUS DOS ADJETIVOS Os adjetivos qualificativos, além de admitirem variação em número e género, admitem também variação em grau: gato gordo/ gatos gordos gato gordo/ gata gorda O gato é gordo/ O gato

Leia mais

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE- C.D.S. Adjetivo. 2º Bimestre. Profª: Caliana Medeiros. Caicó/ RN

COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE- C.D.S. Adjetivo. 2º Bimestre. Profª: Caliana Medeiros. Caicó/ RN COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE- C.D.S Adjetivo 2º Bimestre Profª: Caliana Medeiros. Caicó/ RN O QUE ADJETIVO? É a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves ADJETIVO Ayrton Senna foi um excelente piloto. A moça do quadro é belíssima. O pitbull é um cão bravo. Excelente, belíssima e bravo estão expressando qualidades e características dos seres. Essas palavras

Leia mais

2- Adjetivo: (Qualidade ao substantivo)

2- Adjetivo: (Qualidade ao substantivo) 2- Adjetivo: (Qualidade ao substantivo) Locução Adjetiva: (Expressão que equivale a um adjetivo) Ex.: homens com aptidão homens aptos. Obs.: Os adjetivos que se formam a partir de locuções adjetivas são

Leia mais

CURSO PRF 2017 LÍNGUA PORTUGUESA AULA 06 GRAMÁTICA. diferencialensino.com.br

CURSO PRF 2017 LÍNGUA PORTUGUESA AULA 06 GRAMÁTICA. diferencialensino.com.br AULA 06 GRAMÁTICA 1 PROFESSOR MÁRCIO TADEU Material elaborado com a colaboração dos professores Jerferson Filho, Márcio Tadeu e Paola 2 Aula 06 Adjetivo e Artigo 6.1 - Adjetivo Adjetivo é a palavra que

Leia mais

AULA 7 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS III

AULA 7 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS III AULA 7 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS III MINISTÉRIO DA FAZENDA SUBSTANTIVO Substantivo provém da mesma família de substância, substancial, ou seja, algo necessário, fundamental. Sendo assim, os substantivos

Leia mais

Adjetivos PROFESSORA CAMILLA

Adjetivos PROFESSORA CAMILLA Adjetivos PROFESSORA CAMILLA Conceituando Os adjetivos são palavras que atribuem características (qualidades, estados, aparência) aos seres. Nas frases, funcionam como especificadores do substantivo (do

Leia mais

O PAPEL DOS ADJETIVOS

O PAPEL DOS ADJETIVOS LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA O PAPEL DOS ADJETIVOS Prof.º Paulo Scardua ADJETIVOS: INTRODUÇÃO Adjetivos são palavras que qualificam, caracterizam ou especificam substantivos. De maneira geral, essas duas

Leia mais

Adjetivo. O adjetivo é a nossa impressão sobre quase tudo Palavra Cantada

Adjetivo. O adjetivo é a nossa impressão sobre quase tudo Palavra Cantada Adjetivo O adjetivo é a nossa impressão sobre quase tudo Palavra Cantada Definição: Adjetivo é a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado,

Leia mais

O jovem brasileiro tornou-se participativo. O brasileiro jovem enfrenta dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

O jovem brasileiro tornou-se participativo. O brasileiro jovem enfrenta dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. ADJETIVO Possui estreita relação com o substantivo. CARACTERIZA O SUBSTANTIVO, atribuindo qualidades (ou defeitos) e modos de ser, ou indicando-lhe o aspecto ou estado. O jovem brasileiro tornou-se participativo.

Leia mais

Grau dos ADJETIVOS. Profa. Tamires Maio de 2016

Grau dos ADJETIVOS. Profa. Tamires Maio de 2016 Grau dos ADJETIVOS Profa. Tamires Maio de 2016 Há outros modos de alterar a forma dos adjetivos Por isso um adjetivo pode ser utilizado: no grau normal: alto, esperto, bonito; no grau comparativo: ou seja,

Leia mais

Adjetivos. COMPOSTOS azul-claro, político-social, afrobrasileiro. DERIVADOS escadas rolantes, árvores frutíferas.

Adjetivos. COMPOSTOS azul-claro, político-social, afrobrasileiro. DERIVADOS escadas rolantes, árvores frutíferas. Classes Gramaticais Adjetivos SIMPLES grande, belo, manso, leal. COMPOSTOS azul-claro, político-social, afrobrasileiro. PRIMITIVOS bom, humano, fácil. DERIVADOS escadas rolantes, árvores frutíferas. Gêneros

Leia mais

Ex: claro, triste, grande, vermelho. - derivados: são formados a partir de outros radicais. Ex: infeliz, azulado.

Ex: claro, triste, grande, vermelho. - derivados: são formados a partir de outros radicais. Ex: infeliz, azulado. Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o. Os adjetivos podem ser classificados em: - primitivos: radicais que por si mesmos apontam qualidades. Ex: claro,

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª. Fernanda Machado Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes de palavras: Substantivo Adjetivo Artigo

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos ADVÉRBIOS Profa. Luana Lemos DEFINIÇÃO Do ponto de vista sintático: vem associado a verbo, adjetivo ou ao próprio advérbio; Do ponto de vista mórfico: é invariável; Do ponto de vista semântico denota circunstância

Leia mais

EDMCB - Língua Portuguesa - 8º ano /2012- Profs Mª do Céu V. e Fernanda F.

EDMCB - Língua Portuguesa - 8º ano /2012- Profs Mª do Céu V. e Fernanda F. QUAL DELES NÃO É UM ADJETIVO? A a Uniforme ou biforme? (género) Forte Criativo Crente Comilão Feliz alegre Sensível Simpático Bom Sonhador Estudioso Fácil Uniforme ou biforme? (género) Uniforme Forte Crente

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves ADVÉRBIO Ele bebeu muito. Adv. Intensidade Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER. A banda chegou hoje. tempo. Nessa outra frase o advérbio hoje acrescenta ao verbo

Leia mais

RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS. Prof. Paola C. Buvolini Freitas

RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS. Prof. Paola C. Buvolini Freitas RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS Prof. Paola C. Buvolini Freitas Entre sujeito e verbo (por isso o nome VERBAL). 1. Sujeito no plural verbo no plural; Ex: Os publicitários apresentaram o novo projeto. 2. Sujeito

Leia mais

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.

Leia mais

Adjetivo. Por que não usamos o meu celular? Telefones celulares não devem ser usados em aula.

Adjetivo. Por que não usamos o meu celular? Telefones celulares não devem ser usados em aula. Nome: Nº: Turma: Português 2º ano Adjetivo Mérope Abr/09 Adjetivo Por que não usamos o meu celular? Telefones celulares não devem ser usados em aula. Se o substantivo é definido pelas gramáticas como a

Leia mais

Gramática Morfologia CLASSES DE PALAVRAS. Vídeo aula 1 de Gramática Professora Carolina

Gramática Morfologia CLASSES DE PALAVRAS. Vídeo aula 1 de Gramática Professora Carolina Gramática Morfologia CLASSES DE PALAVRAS Vídeo aula 1 de Gramática Professora Carolina CLASSES DE PALAVRAS Toda vez que nós abrimos a boca para expressar pensamentos, opiniões, ideias, estamos usando os

Leia mais

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Regra Geral o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Ex.: Aqueles dois jornais (subst.)

Leia mais

ANEXO 16: FORÇADOS A EMIGRAR

ANEXO 16: FORÇADOS A EMIGRAR ANEXO 16: FORÇADOS A EMIGRAR 147 ANEXO 17: QUADRO-RESUMO DOS GRAUS DOS ADJETIVOS QUADRO-RESUMO DOS GRAUS DOS ADJETIVOS GRAU NORMAL: A Ana é forte. COMPARATIVO de superioridade MAIS ADJ (DO) QUE: A Ana

Leia mais

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br Professor Jailton www.professorjailton.com.br Adjetivo Definição É a palavra variável que caracteriza o substantivo ou qualquer palavra com valor de substantivo, indicandolhe atributo, propriedade, estado,

Leia mais

AULAS 3 E 4 - ADJETIVO

AULAS 3 E 4 - ADJETIVO AULAS 3 E 4 - ADJETIVO O ADJETIVO CLASSE QUE DELIMITA, QUALIFICA OU CARACTERIZA O SUBSTANTIVO, REVELANDO A OPINIÃO, A SUBJETIVIDADE DO NARRADOR. A LOCUÇÃO ADJETIVA EXPRESSÃO FORMADA DE PREPOSIÇÃO + SUBSTANTIVO

Leia mais

1. No texto «Adjectivite» segue o exemplo e assinala o género de cada adjectivo e procura os nomes a que eles se referem.

1. No texto «Adjectivite» segue o exemplo e assinala o género de cada adjectivo e procura os nomes a que eles se referem. SOLUÇÕES 1. No texto «Adjectivite» segue o exemplo e assinala o género de cada adjectivo e procura os nomes a que eles se referem. Género do adjectivo «Adjectivite» Masculino Feminino Nome a que se refere

Leia mais

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira.

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios de tempo: quando? agora, ainda, amanhã, antes, antigamente, cedo, dantes,

Leia mais

Aula 8 Adjetivo e numeral. Professor Guga Valente

Aula 8 Adjetivo e numeral. Professor Guga Valente Aula 8 Adjetivo e numeral Professor Guga Valente Todas as palavras vistas no mosaico anterior são ADJETIVOS. Essa classe de palavra é responsável por atribuir alguma característica ao substantivo ao qual

Leia mais

Adjectivos. Flexão de género dos adjectivos. Regra geral: bonito bonita

Adjectivos. Flexão de género dos adjectivos. Regra geral: bonito bonita Adjectivos Flexão de género dos adjectivos Regra geral: -o -a: bonito bonita 1 Terminação -ão -ês, -or, -u -dor, -tor Casos particulares Feminino exemplos -ã alemão alemã -ona chorão chorona -oa beirão

Leia mais

CLASSES DE PALAVRAS. Concreto Ex.: mesa, lâmpada, fada, Argentina. X Abstrato Ex.: amor, angústia, felicidade.

CLASSES DE PALAVRAS. Concreto Ex.: mesa, lâmpada, fada, Argentina. X Abstrato Ex.: amor, angústia, felicidade. CLASSES DE PALAVRAS SUBSTANTIVO Próprio: refere-se a um determinado ser da espécie. Ex.: Rodolfo, Argentina, Facebook. X Comum: nomeia todos os seres e coisas. Ex.: mesa, cadeira, menino, mulher. Concreto

Leia mais

O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau.

O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau. s O substantivo faz parte da classe de palavras variáveis da língua portuguesa. Isso quer dizer que pode apresentar flexões de gênero, número e grau. A definição de substantivo é: a palavra que dá nome

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número.

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número. CONCORDÂNCIA NOMINAL Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número. 1- substantivo + substantivo + adjetivo HOMEM E MULHER GORDOS PÃO E CARNE BOVINA Adjetivo posposto

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas.

PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas. PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO NÃO LIGADOS POR HÍFEN. Girassóis, pontapés, mandachuvas. II) FLEXIONAM-SE OS DOIS ELEMENTOS NO CASO DE: substantivo + substantivo

Leia mais

Classes de palavras: o adjetivo

Classes de palavras: o adjetivo Classes de palavras: o adjetivo O adjetivo pertence a uma classe aberta de palavras e, geralmente, acompanha o nome. Quais são as subclasses do adjetivo? qualificativo numeral relacional O adjetivo qualificativo

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Sintaxe V

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Sintaxe V LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Sintaxe V CONCORDÂNCIA NOMINAL Consiste no estudo de relações entre adjetivo e substantivo, pronome e substantivo, artigo e substantivo, numeral e substantivo.

Leia mais

Palavras Variáveis e Flexões

Palavras Variáveis e Flexões CLASSES DE PALAVRAS As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição,conjunção, interjeição e advérbio. Essas categorias são divididas

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem.

Leia mais

OS GRAUS DOS ADJETIVOS

OS GRAUS DOS ADJETIVOS Escola Secundária de Manuel Teixeira Gomes - Portimão - 2010/2011 Dep. de Línguas Românicas e Clássicas Docente: Luís Pinto Salema e-mail: luis_salema@docentes.esmtg.pt Latim I e II Curso Científico-Humanístico

Leia mais

Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage

Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal 1 Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:

Leia mais

SUBSTANTIVO. Profa. Luana Lemos

SUBSTANTIVO. Profa. Luana Lemos SUBSTANTIVO Profa. Luana Lemos CONCEITO Dá-se o nome de SUBSTANTIVO a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos e outros. Em relação à formação das palavras podem ser simples,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 6º Profª.: Fabiana Almeida T.: EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE 1- Leia com atenção e em seguida faça o que se pede: De que lugar do mundo vem o sorvete? Essa delícia gelada

Leia mais

Prefeitura da Estância Turística de Itu do Estado de São Paulo ITU-SP. Auxiliar de Monitor da Educação Básica. Concurso Público CPPETI 001/2018

Prefeitura da Estância Turística de Itu do Estado de São Paulo ITU-SP. Auxiliar de Monitor da Educação Básica. Concurso Público CPPETI 001/2018 Prefeitura da Estância Turística de Itu do Estado de São Paulo ITU-SP Auxiliar de Monitor da Educação Básica Concurso Público CPPETI 001/2018 FV018-2018 DADOS DA OBRA Título da obra: Prefeitura da Estância

Leia mais

Estudo dos Adjetivos

Estudo dos Adjetivos Estudo dos Adjetivos 1 Conceito qualidades defeitos modos de ser aspecto estado O jovem brasileiro tornou se participativo O brasileiro jovem enfrenta dificuldades para ingressar no mercado de trabalho

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 11 Sintaxe IV CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo coletivo,

Leia mais

Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes

Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:

Leia mais

SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal. Profa. Ivanilda Bastos

SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal. Profa. Ivanilda Bastos SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Concordância Verbal e Nominal Profa. Ivanilda Bastos nivelamento.portugues@univille.br Observe: As crianças estão animadas. Crianças animadas. No primeiro exemplo, o verbo estar

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira ADVÉRBIOS Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo,

Leia mais

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente

Leia mais

CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana

CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L Prof. Jorge Viana Observe: (A) As crianças prendem a sacola no espaldar da cama. suj. na 3ª pes. pl. verbo na 3ª pes. pl. (B) Crianças órfãs são minoria nos orfanatos.

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.

REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Vamos estudar os principais casos de concordância nominal

Leia mais

PORTUGUÊS CLASSES DE PALAVRAS PART 01

PORTUGUÊS CLASSES DE PALAVRAS PART 01 PORTUGUÊS CLASSES DE PALAVRAS PART 01 1- Substantivo (nomeia seres) Classificação: 1- Concreto (Tudo que existe até na imaginação): Brasil, bruxa,... calor,... 2- Abstrato (Todas as sensações ou sentimentos):

Leia mais

Concordância Nominal e Verbal. Observe o texto abaixo

Concordância Nominal e Verbal. Observe o texto abaixo Concordância Nominal e Verbal UNISALESIANO Profª. Drª. Adriana Guarizo Observe o texto abaixo Se na casa de ferreiro o espeto for depau, tudo bem, a gente protege os dois. O verbo protege está conjugado

Leia mais

Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente:

Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente: Page 1 of 5 Concordância Nominal 1. Substantivo + Substantivo... + Adjetivo Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente: para o plural,

Leia mais

Cuiabá, de de REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA.

Cuiabá, de de REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA. Cuiabá, de de 2016. REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA. 1- Observe os exemplos e continue o exercício: caderno caderninho anel anelzinho a) colcha b) pacote c) faca d) pescoço e) régua f) lago g) lâmpada h)

Leia mais

Morfossintaxe: forma e função

Morfossintaxe: forma e função O Substantivo Substantivo são palavras que designam seres visíveis ou não -, ações, estados, sentimentos, desejos, idéias. Morfossintaxe: forma e função Falar é uma atividade tão habitual e natural, que

Leia mais

Português - Adjetivos: grau superlativo. 2. Das palavras seguintes, rodeia as que pertencem à classe dos adjetivos.

Português - Adjetivos: grau superlativo. 2. Das palavras seguintes, rodeia as que pertencem à classe dos adjetivos. B1 1. O que são adjetivos? 2. Das palavras seguintes, rodeia as que pertencem à classe dos adjetivos. fantástico colaborativo luz rir alegria risonho luzidio alegre colaboração luminosidade B1R 1. Adjetivos

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Judiciário Nº DATA 14/06/2016 DISCIPLINA Português - Gramática PROFESSOR Ricardo Erse MONITOR Paula Moura AULA 01/07 Ementa 1 Concordância... 2 a) Concordância nominal:...

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO A concordância nominal ocupa-se da relação entre nomes. Baseia-se na relação entre um SUBSTANTIVO (ou pronome, ou

Leia mais

Concordância verbal e nominal

Concordância verbal e nominal Concordância verbal e nominal Eudenise de Albuquerque Limeira Concordância verbal A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 19 Concordância verbal I

Bárbara da Silva. Português. Aula 19 Concordância verbal I Bárbara da Silva Português Aula 19 Concordância verbal I Concordância verbal Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. a) Sujeito Simples Regra Geral O sujeito sendo simples, com

Leia mais

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves 1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Quando bate uma saudade Vem quando bate uma saudade Triste, carregado de emoção Ou aflito quando um beijo já não arde

Leia mais

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois

Leia mais

Classes de palavras. Profª. Lenise Colégio Objetivo

Classes de palavras. Profª. Lenise Colégio Objetivo Classes de palavras Profª. Lenise Colégio Objetivo Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser ana palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo,

Leia mais

Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: b- Índice de indeterminação do sujeito:

Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: b- Índice de indeterminação do sujeito: Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: o verbo ( transitivo direto) concordará com o sujeito passivo. Ex.: Vende-se carro./ Vendem-se carros. b- Índice de indeterminação do sujeito:

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 22 Concordância verbal IV

Bárbara da Silva. Português. Aula 22 Concordância verbal IV Bárbara da Silva Português Aula 22 Concordância verbal IV Outros Casos 1) O Verbo e a Palavra "SE" Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal:

Leia mais

GRAU DOS ADJETIVOS Para expressar as variações de intensidade, o adjetivo apresenta-se em dois graus: comparativo e superlativo.

GRAU DOS ADJETIVOS Para expressar as variações de intensidade, o adjetivo apresenta-se em dois graus: comparativo e superlativo. GRAU DOS ADJETIVOS Para expressar as variações de intensidade, o adjetivo apresenta-se em dois graus: comparativo e superlativo. 1. Grau comparativo O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira Concordância do adjetivo 1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES II DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO EXERCÍCIO COMPLEMENTAR 1. Leia o texto abaixo

Leia mais

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA...

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... Sumário PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... 3 1.1. Fonema...3 1.2. Classificação dos fonemas...4 1.3. Encontros vocálicos...5 1.4. Encontros consonantais...5 1.5. Dígrafos...6 1.6. Dífono...7 1.7.

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2019

CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL! Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos e pronomes Classificação de palavras quanto ao número de sílabas e quanto à

Leia mais

CAPÍTULO 01. Língua Portuguesa

CAPÍTULO 01. Língua Portuguesa CAPÍTULO 01 Níveis de Análise da Língua Vamos começar o nosso estudo fazendo uma distinção entre quatro níveis de análise da, afinal, você não pode ficar inventando moda na hora de estudar e confundir-se

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo

Leia mais

Os advérbios de intensidade modificam adjetivos e outros advérbios.

Os advérbios de intensidade modificam adjetivos e outros advérbios. São palavras que indicam as circunstâncias em que os fatos ou ações representeados pelo verbo referente acontecem. Os advérbios de intensidade modificam adjetivos e outros advérbios. Indicam tempo, modo,

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

Português O GLOBO

Português O GLOBO Português Judiciário e o combate à violência (ADAPTADO) (WALTER NUNES DA SILVA JÚNIOR, O GLOBO, 27/10/2007) A morosidade do Judiciário, que está diretamente associada ao sentimento de impunidade, se reaviva

Leia mais

PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão

PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Profª Ms. Marina Miotto Negrão Introdução O ser humano compreendeu que a comunicação é essencial para a vida e, para que ela ocorra de forma completa,

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo 1 de 17 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) É bom, é proibido, é permitido, é necessário...:se o substantivo não vier determinado, o adjetivo fica invariável. Ex.: Entrada é proibido.

Leia mais

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos 9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos indivíduos são controlados por um sistema de televisão.

Leia mais

A gente não quer só alimento. Queremos amor e paz [silepse de número - o verbo querer ficou no plural, e seu sujeito oculto (A gente) é singular]

A gente não quer só alimento. Queremos amor e paz [silepse de número - o verbo querer ficou no plural, e seu sujeito oculto (A gente) é singular] m) Silepse - É a concordância que se faz com a ideia, e não com a palavra expressa. É também chamada de concordância ideológica. Há três tipos de silepse: de gênero (a concordância se faz com a ideia feminina

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DE ALGUMAS CLASSES GRAMATICAIS EMPREGO DO ARTIGO I emprega-se o artigo definido em: a) nomes próprios geográficos. A Argentina O Rio de Janeiro as Canárias Observação: Alguns nomes próprios geográficos

Leia mais

ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS

ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS Leia este poema de Carlos Drummond de Andrade: Orion 1) O eu lírico do texto, isto é, a pessoa que fala no poema, caracteriza a primeira namorada com um adjetivo. b) Qual é o

Leia mais

1. Leia esta fábula. No texto, há palavras que se referem às personagens, caracterizando-as. a) Qual palavra caracteriza o galo?

1. Leia esta fábula. No texto, há palavras que se referem às personagens, caracterizando-as. a) Qual palavra caracteriza o galo? 1. Leia esta fábula. No texto, há palavras que se referem às personagens, caracterizando-as. a) Qual palavra caracteriza o galo? b) Quais palavras caracterizam a raposa? c) E quais palavras caracterizam

Leia mais