Discussão e Julgamento da causa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Discussão e Julgamento da causa"

Transcrição

1 Discussão e Julgamento da causa Hermínia Oliveira Susana Silveira VI Colóquio de Direito do Trabalho Supremo Tribunal de Justiça

2 O ARTIGO 72.º DO CÓDIGO DE PROCESSO DO TRABALHO O JUIZ DA 1.ª INSTÂNCIA O artigo 72.º, n.ºs 1 e 4, emanação do princípio da oficiosidade, consagra um poder-dever do juiz justificado pela natureza pública dos interesses que a lei adjectiva laboral procura acautelar com vista a uma melhor realização da justiça e da harmonia sociais. Distingue-se do disposto no art. 27.º, al. b), quanto ao momento do seu exercício e quanto ao seu âmbito. Os poderes inquisitórios consignados no art. 72.º estão sujeitos a limitações: os factos só poderão fundar a decisão se não implicarem uma nova causa de pedir, nem a alteração ou ampliação da causa de pedir iniciais.

3 «Artigo 72.º (Discussão e julgamento da matéria de facto) 1 - Se no decurso da produção da prova surgirem factos que, embora não articulados, o tribunal considere relevantes para a boa decisão da causa, deve ampliar a base instrutória ou, não a havendo, tomá-los em consideração na decisão da matéria de facto, desde que sobre eles tenha incidido discussão». 2 ( ) 3 ( ) 4 Findos os debates, pode ainda o tribunal ampliar a matéria de facto, desde que tenha sido articulada, resulte da discussão e seja relevante para a boa decisão da causa». Em comum, têm os dois números do preceito os factos a atender: podem ser factos essenciais, instrumentais, complementares ou concretizadores, desde que relevantes para a apreciação do objecto do litígio.

4 A DIVERSIDADE: O MOMENTO, A FORMA, A AMPLITUDE E O EXERCÍCIO DOS PODERES-DEVERES CONTIDOS NOS N.º 1 E 4, DO ARTIGO 72.º O poder-dever contido no n.º 1 é, necessariamente, exercido em sede de audiência de discussão e julgamento; O poder-dever contido no n.º 4 é exercido pelo juiz no momento em que consigna os factos (provados e não provados); A aquisição de factos pelo n.º 1 pressupõe a ampliação da base instrutória quando a haja ou a comunicação expressa pelo juiz no sentido de que oportunamente os irá tomar em consideração na decisão da matéria de facto; A aquisição de factos pelo n.º 4 pressupõe a ampliação da matéria de facto numa fase em que a mesma é já objecto de apreciação por parte do Juiz;

5 O exercício do poder-dever do n.º 1 abrange factos não articulados; O exercício do poder-dever do n.º 4, reporta-se, sempre, a factos já articulados das partes. O poder-dever do n.º 1 é de uso exclusivo pela 1.ª instância; O poder-dever do n.º 4 é susceptível de ser usado, também, pela 2.ª instância.

6 OS REQUISITOS DO USO DOS PODERES-DEVERES CONTIDOS NOS N.º 1 E 4, DO ARTIGO 72.º No n.º 1, impõe-se que o juiz amplie a base instrutória ou comunique, expressamente, às partes que os factos que estão a chegar ao seu conhecimento no desenrolar da produção da prova, porque relevantes, vão ser atendidos aquando da fixação da matéria de facto; Só com esta comunicação é cumprido, cabalmente, o princípio do contraditório, evitando-se que a decisão proferida venha a ser impugnada por constituir surpresa para as partes; No n.º 4, o contraditório terá sido já cumprido, no âmbito da recíproca resposta das partes aos articulados que apresentam, ou da prova produzida em sede de audiência de discussão e julgamento.

7 O poder-dever previsto no art. 72.º, n.º 1, mostra-se estruturado em ordem à sua utilização pelo juiz da causa. Omitindo o juiz o seu uso, nada obsta a que a parte o impulsione, requerendo, ela própria, a ampliação da matéria de facto. No nosso ver, o uso deste poder-dever, seja por iniciativa do juiz seja a impulso da parte, não deverá ser exercido nos casos em que a parte, expressamente notificada para o efeito, tenha já incumprido ou cumprido deficientemente o dever de aperfeiçoar o seu articulado.

8 O NÃO USO DOS PODERES CONTIDOS NO ART. 72.º, N.º 1 E 4 CONSEQUÊNCIAS - O não uso, pelo juiz, do poder-dever constante do n.º 1 do art. 72.º é susceptível de gerar nulidade, assim recortada: Trata-se de uma nulidade processual e não de uma nulidade da sentença; Tem que ser arguida, pela parte interessada, na própria audiência (art. 199.º, n.º 1, do Código de Processo Civil); Não sendo arguida, considera-se sanada. - O não uso, pelo juiz, do poder-dever constante do n.º 4 do art. 72.º só poderá ser suscitado no âmbito do recurso da sentença.

9 A AMPLIAÇÃO DE FACTOS E A OMISSÃO DO CONTRADITÓRIO Se o juiz, no uso do poder dever contido no art. 72.º, n.º 1, amplia a matéria de facto mas omite o cumprimento do princípio do contraditório ou, em caso paralelo, serve-se de factos, na fundamentação de direito, que apenas constam da fundamentação de facto, viola o princípio do contraditório. Esta violação gera nulidade da sentença que tem, necessariamente, de ser arguida em sede de recurso que dela venha a ser interposto.

10 O uso, pelo juiz, do poder-dever contido no n.º 4 do art. 72.º só assume relevância material nas situações que exista base instrutória (ou, agora, selecção dos temas da prova) pois só nelas se verifica uma ampliação «expressa» da base instrutória ou dos temas da prova. Nos demais casos, a resposta à matéria de facto constitui o primeiro momento de definição material dos factos relevantes e articulados pelas partes pelo que o juiz acabará por se pronunciar acerca de todos eles. Ou seja, consignará todos os factos que, tendo sido alegados e relevando para a boa decisão da causa, foram objecto de discussão e prova em sede de julgamento. Releve-se, ainda, a possibilidade de o juiz ordenar a reabertura da audiência a fim de inquirir testemunhas ou ordenar as diligências que tiver por necessárias, sempre que entenda não estar suficientemente esclarecido relativamente a determinados pontos da matéria de facto (art. 607.º, n.º 1, do Código de Processo Civil).

11 Uso dos poderes-deveres contidos no artigo 72.º, n.º 1 e 4, pelo Tribunal da Relação Os poderes de conhecimento de facto pelo Tribunal da Relação estão condensados no artigo 662.º, do Código de Processo Civil, não contendo, nesta sede, o Código de Processo do Trabalho, qualquer especificidade ou especialidade no domínio do julgamento de facto em 2.ª instância. Mesmo os poderes, de uso oficioso, atribuídos à Relação, elencados nas várias alíneas do n.º 2 do art. 662.º, circunscrevem-se, sempre, à matéria de facto já definida pela 1.ª instância ou à sindicância sobre os meios de prova que a sustentam.

12 Uso dos poderes-deveres contidos no artigo 72.º, n.º 1, pelo Tribunal da Relação Por sua iniciativa, o Tribunal da Relação não pode usar dos poderes consentidos pelo art. 72.º, n.º 1, ainda que se aperceba, no decurso da audição do registo da prova produzida em sede de audiência de discussão e julgamento, de factos novos, relevantes e discutidos pelas partes. Constatado o incumprimento desse poder-dever pelo Juiz a quo, ao Tribunal da Relação apenas assiste a possibilidade de, havendo recurso do despacho que tenha indeferido a arguição atempada da nulidade processual pela parte, ordenar o reenvio dos autos à 1.ª instância, a fim de que seja aquele preceito cumprido. Não tendo sido arguida a nulidade perante o juiz de 1.ª instância, considera-se a mesma sanada e os factos ainda que relevantes e discutidos em sede de audiência de discussão e julgamento não poderão ser atendidos para a decisão do litígio.

13 Uso dos poderes-deveres contidos no artigo 72.º, n.º 4, pelo Tribunal da Relação O exercício, pelo Tribunal da Relação, dos poderes ínsitos no n.º 4 do art. 72.º estará dependente do âmbito do recurso que venha a ser interposto. Se o juiz omitir pronúncia sobre factos articulados, discutidos e relevantes para a boa decisão da causa, e a parte, no recurso que venha a interpor da matéria de facto, requeira ao Tribunal da Relação que sobre eles se pronuncie, poderá este Tribunal emitir pronúncia, acrescentando-os se for caso disso; Se o juiz omitir pronúncia sobre factos articulados, discutidos e relevantes para a boa decisão da causa e a parte nada diga no recurso que venha a interpor, o Tribunal da Relação a eles não poderá atender, porquanto não foi impugnada a matéria de facto, nesse concreto âmbito. Neste caso, entendendo a Relação que faltam factos relevante e tenham sido alegado nos autos, nos termos do disposto na al. c) do n.º 2 do art. 662.º NCPC, deve reenviar o processo ao Tribunal de 1.ª instância a fim de ser ampliada a matéria de facto.

14 O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA O STJ tem, por regra, funções de estrita aplicação do direito aos factos, tal-qual vêm fixados pelas instâncias. Excepcionalmente, pode o STJ intervir no apuramento da matéria de facto casos expressamente referidos no art. 674.º, n.º 3 e 682.º, n.º 3 do NCPC, sendo que, mesmo neste âmbito, apenas pode decidir, directamente, nos casos em que verifique que na apreciação das provas e na fixação dos factos materiais da causa tenha existido ofensa de uma disposição expressa de lei que exija certa espécie de prova para a existência do facto ou que fixe a força de determinado meio de prova (podendo eliminá-los ou acrescentá-los). Nos restantes casos ampliação da matéria de facto ou supressão de contradições também o STJ tem de reenviar o processo para as instâncias. Fora do âmbito destas excepções legais, o STJ não pode sindicar a matéria de facto, tanto mais que as decisões que nesse domínio forem tomadas pela Relação no uso dos poderes contidos no art. 662.º são insusceptíveis de ser objecto de recurso de revista.

15 Aquisição da matéria de facto no Processo Laboral Comum Por regra, os factos necessários e pressupostos para apreciação do litígio são alegados pelas partes nos respectivos articulados. Quando o Tribunal entende que os factos alegados são insuficientes para apreciação dos pedidos formulados, pode e deve, convidar as partes a carrear para os autos a matéria de facto pertinente. Podendo fazê-lo: Na audiência de partes Em despacho próprio para aperfeiçoamento Na audiência prévia Na audiência de julgamento (logo no início ou no decurso da mesma) Após a audiência de julgamento

16 Artigo 72.º, n.º 1 Os factos não são alegados pelas partes mas são trazidos no âmbito da produção da prova Não se contêm nos limites da causa de pedir e do pedido Contêm-se nos limites da causa de pedir e do pedido Não podem ser atendidos pelo Tribunal (Nem se deve permitir a sua discussão) Podem, e devem, ser atendidos pelo Tribunal

17 O Tribunal deve atender aos factos Atende-os e cumpre o contraditório. Atende-os e não cumpre o contraditório. Não atende aos factos. As partes pronunciam- se e produzem prova para a sua demonstração; o juiz incluí-os na matéria de facto para proferir decisão de Direito. Verifica-se a nulidade da sentença por se fundamentar em factos sobre os quais não incidiu contraditório. Há uma omissão do dever de cumprir o disposto do n.º 1 do art. 72.º CPT, gerador de nulidade processual. A parte não concorda, recorre da sentença nos termos gerais, verificados que sejam os pressupostos legais para o efeito. A parte tem de recorrer e arguir a nulidade da sentença, nos termos gerais. A parte tem que arguir a nulidade no próprio acto (nulidade processual sanável). Como o juiz não atendeu aos factos, não os considerou na sentença, não se gera a nulidade desta.

18 O Art. 72.º, n.º 1 e os Poderes da Relação O poder-dever constante do art. 72.º, n.º 1, não é susceptível de, directamente, ser exercido pelo Tribunal da Relação Se a 1.ª instância adita factos O Juiz da 1.ª Instância Se o Juiz da 1.ª Instância novos e não cumpre o contraditório adita os factos e cumpre não inclui os factos o contraditório A parte tem que arguir a nulidade Como os factos não constam da sentença, por violação do princípio O Tribunal da Relação, da sentença, a Relação não os do contraditório, devendo o Tribunal da havendo recurso da matéria pode conhecer. Mesmo que, Relação ordenar a baixa dos autos à 1.ª de facto, reaprecia os factos perante ela, seja arguida, Instância a fim de que aquele princípio nos moldes normais a nulidade processual já se seja observado encontrará sanada. Não poderá ordenar a baixa dos autos para apreciação desses factos porque não alegados.

19 O Art. 72.º, n.º 4 e os Poderes da Relação O poder-dever constante do art. 72.º, n.º 4, é susceptível de, diretamente, ser exercido pelo Tribunal da Relação. Se a 1.ª Instância não se pronunciou em relação a factos articulados e sobre os quais incidiu discussão, a Relação, desde que haja impugnação pelas partes, pode adquiri-los para os autos, no âmbito da apreciação dessa impugnação.

20 Poderá a Relação suprir a falta de exercício do poder-dever do art. 72º, n.º1? O disposto no art. 712º do CPC, e no atual art. 662º, n.º 2 do NCPC, não é susceptível de aplicação em relação a factos novos que poderiam ser adquiridos pelos mecanismos do art. 72º, n.º 1 porquanto aqui se tratam de factos que não foram alegados pelas partes. A Relação só pode reapreciar a matéria de facto adquirida nos autos e o procedimento realizado pelo juiz para os adquirir. O poder de ampliação da matéria de facto atribuído à Relação tem de se reportar apenas aos factos articulados pelas partes

21 Conclusão A possibilidade de aquisição, conformação e delimitação dos factos novos trazidos ao conhecimento do Tribunal no âmbito da audiência e discussão de julgamento consubstancia-se no poder-dever único estabelecido no n.º 1 do art. 72.º do CPT, traduzindo o paradigma e a excelência, no âmbito da decisão da matéria de facto, dos poderes exclusivamente atribuídos ao juiz da 1.ª Instância. Este poder-dever visa satisfazer o princípio da verdade material e o seu exercício impõe um equilíbrio, balanceado, dos princípios do dispositivo e do inquisitório, sempre com observância do contraditório.

DISCUSSÃO E JULGAMENTO DA CAUSA

DISCUSSÃO E JULGAMENTO DA CAUSA DISCUSSÃO E JULGAMENTO DA CAUSA PODERES DO JUIZ I. Introdução. Razões de Ordem O presente texto teve a missão de servir de guião à intervenção no VI Colóquio do Direito do Trabalho, realizado no dia 22

Leia mais

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário 1. São duas as questões suscitadas pelo Demandado: - uma que respeita a competência do relator para a decisão tomada e a eventual nulidade

Leia mais

Colóquio sobre Direito do Trabalho

Colóquio sobre Direito do Trabalho Supremo Tribunal de Justiça Colóquio sobre Direito do Trabalho Processo Laboral - Julgamento da matéria de facto (1) Quando no início do estágio de Pré-afectação, o, então, Director de Estágios da Zona

Leia mais

Acórdão Estradas de Portugal, Matéria de Facto e Realização da Justiça. Anabela Russo 31 de Janeiro de 2018

Acórdão Estradas de Portugal, Matéria de Facto e Realização da Justiça. Anabela Russo 31 de Janeiro de 2018 Acórdão Estradas de Portugal, Matéria de Facto e Realização da Justiça Anabela Russo 31 de Janeiro de 2018 Índice I. Breve resumo do objecto do processo e da decisão em 1ª instância II. Delimitação do

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0433/08 Data do Acordão: 09-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL INQUIRIÇÃO

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROGRAMA

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROGRAMA ORDEM DOS ADVOGADOS COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PRÁTICA PROCESSUAL PENAL PROGRAMA I DO INÍCIO DO PROCESSO (o crime e sua natureza) 1 - Crimes públicos, semi-públicos e particulares; 1.1 - Queixa,

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0357/08 Data do Acordão: 06-11-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE REVISÃO DO ACTO TRIBUTÁRIO REVISÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0142/09 Data do Acordão: 03-06-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL EXTEMPORANEIDADE

Leia mais

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 B) CLASSIFICAÇÃO DAS ACÇÕES 31 1. Classificação das acções quanto ao objecto 31 1.1. Acção

Leia mais

Reapreciação e Renovação da Prova na 2ªInstância. Março 2016

Reapreciação e Renovação da Prova na 2ªInstância. Março 2016 Reapreciação e Renovação da Prova na 2ªInstância Março 2016 Decreto-Lei nº 39/95, de 15 de Fevereiro Introduziu a possibilidade de registo da prova produzida em audiência de julgamento. Reforço dos poderes

Leia mais

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Artigo 86. o Publicidade do processo e segredo de justiça 1. O processo penal é, sob pena de nulidade, público a partir

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0187/11 Data do Acordão: 25-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL NULIDADE

Leia mais

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... ÍNDICE Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição... 15 1.ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 17 CAPÍTULO I O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO: GENERALI- DADES...

Leia mais

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL 25ª Sessão DA REFORMA DOS RECURSOS EM PROCESSO CIVIL Carla de Sousa Advogada 1º Curso de Estágio 2011 1 Enquadramento legal DL nº 303/2007 de 24 de Agosto Rectificado pela: Declaração

Leia mais

STJ tloz. BluaW!d DlnBd. O!J~t!SJaA!Un atua:loll. ope80apv. VNI03W'lV

STJ tloz. BluaW!d DlnBd. O!J~t!SJaA!Un atua:loll. ope80apv. VNI03W'lV VNI03W'lV W ope80apv O!J~t!SJaA!Un atua:loll BluaW!d DlnBd tloz STJ00100320 PROCESSO CIVIL DECLARATIVO AUTOR Paulo Pimenta EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76-80 3000-167 Coimbra

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0270/18.8BEPRT-S1 Data do Acordão: 06-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO APENSAÇÃO PORTAGEM Sumário: Acórdão

Leia mais

Tribunal de Contas. Sumário

Tribunal de Contas. Sumário Acórdão 6/2008-3ª Secção (vd. Acórdão nº 2/2006 3ª S de 30 de Janeiro, Acórdão nº 5/2007 3ª S de 21 de Novembro, Acórdão nº 4/2008 3ª S e Acórdão nº 6/2008 de 15 de Julho) Sumário 1. Só ocorre omissão

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0250/09 Data do Acordão: 20-05-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0895/13 Data do Acordão: 25-09-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: DULCE NETO Descritores: OMISSÃO DE PRONÚNCIA Sumário: Nº Convencional:

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho

UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho O Artigo 45.º sofre alterações (exercício de clarificação): - pressuposto material da norma: que a pretensão do autor seja fundada

Leia mais

Acórdão nº 01/CC/2011. I Relatório

Acórdão nº 01/CC/2011. I Relatório Acórdão nº 01/CC/2011 de 01 de Abril Processo nº 4/CC/2010 Acórdão os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório O Procurador Geral da República, usando da faculdade que lhe é conferida

Leia mais

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça - 2013 DOS RECURSOS PRINCÍPIOS GERAIS: É PERMITIDO RECORRER DOS ACÓRDÃOS, DAS SENTENÇAS E DOS DESPACHOS CUJA IRRECORRIBILIDADE

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 140/11.0YRGMR I - RELATÓRIO Vem o presente incidente na sequência de dois despachos judiciais, transitados em julgado, proferidos pelo Sr. Juiz actual titular do Tribunal Judicial de Caminha e pela

Leia mais

Tópicos de correção. Responda de forma suscita, mas fundamentada, às seguintes questões (as questões são independentes entre si):

Tópicos de correção. Responda de forma suscita, mas fundamentada, às seguintes questões (as questões são independentes entre si): Exame de Direito Processual Civil II (Noite) Época Normal Regência: Professor Doutor José Luís Ramos 05.06.2018 Duração: 2h Tópicos de correção I Adérito está apaixonado por uma fantástica herdade nos

Leia mais

Acórdão nº 6 /CC/2017. de 12 de Outubro. Relatório

Acórdão nº 6 /CC/2017. de 12 de Outubro. Relatório Acórdão nº 6 /CC/2017 de 12 de Outubro Processo nº 09/CC/2017 (Fiscalização concreta da constitucionalidade) Acordam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório A Meritíssima Juíza Profissional

Leia mais

Título Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça

Título Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral Direção-Geral da Administração da da Justiça - 2013 da Justiça DOS ASSISTENTES (artigo 68.º e segs): O assistente é um colaborador do Ministério Público com vista à investigação dos factos

Leia mais

Acordam, em conferência, os juízes que constituem a Secção de Contencioso Tributário do Tribunal Central Administrativo Sul:

Acordam, em conferência, os juízes que constituem a Secção de Contencioso Tributário do Tribunal Central Administrativo Sul: Acórdãos TCAS Acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul Processo: 08131/14 Secção: CT- 2º JUÍZO Data do Acordão: 24-09-2015 Relator: CRISTINA FLORA Descritores: IMPUGNAÇÃO DA DECISÃO ARBITRAL, PRINCÍPIO

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 155/11.9YRGMR I - RELATÓRIO Vem o presente incidente na sequência de dois despachos judiciais, transitados em julgado, proferidos pelo Sr. Juiz actual titular do Juízo de Execução de Guimarães pelo

Leia mais

Prática Processual Civil. Programa

Prática Processual Civil. Programa ORDEM DOS ADVOGADOS COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I - A CONSULTA JURÍDICA 1.1 - A consulta ao cliente 1.2 - Tentativa de resolução amigável 1.3 - A gestão do

Leia mais

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento n.º 94/2006 OA (2ª Série), de 25 de Maio de 2006 / ORDEM DOS ADVOGADOS. Conselho Geral. - Regulamento de dispensa de segredo profissional. Diário

Leia mais

Acórdão nº 3/CC/2017 de 25 de Julho. Relatório. Acordam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional:

Acórdão nº 3/CC/2017 de 25 de Julho. Relatório. Acordam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: Acórdão nº 3/CC/2017 de 25 de Julho Processo nº 4/CC/2017 Fiscalização concreta de constitucionalidade I Relatório Acordam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: A Meritíssima Juíza do Tribunal

Leia mais

COLÓQUIO ANUAL SOBRE DIREITO DO TRABALHO. SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 19 de Setembro de 2007

COLÓQUIO ANUAL SOBRE DIREITO DO TRABALHO. SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 19 de Setembro de 2007 COLÓQUIO ANUAL SOBRE DIREITO DO TRABALHO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 19 de Setembro de 2007 PODERES DO JUIZ NA DISCUSSÃO E JULGAMENTO DA MATÉRIA DE FACTO Prosseguindo o processo laboral o apuramento da

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0386/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FONSECA CARVALHO Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17632 Nº do

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo cordão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01140/16 Data do Acordão: 25-10-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário:

Leia mais

Exame de Prática Processual Penal

Exame de Prática Processual Penal Exame de Prática Processual Penal I No dia 20/02/06 António foi surpreendido na sua caixa do correio com uma notificação do Tribunal ali colocada nesse dia que, recebendo a acusação que contra si era deduzida

Leia mais

Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É

Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É Pº C.P. 34/2010 SJC-CT É obrigatória a constituição de advogado no recurso de apelação interposto pelo presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo

Leia mais

Acordam, em conferência, nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acordam, em conferência, nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: 1 de 5 26-03-2018, 18:05 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0303/17 Data do Acordão: 14-03-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Nº Convencional:

Leia mais

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL Ex.~(j Senhor(a) Av de Berna, 19 1050 037 LISBOA 2.~ Secção Autos de Traslado n. 366 a/li Extraídos dos Autos de Recurso n. 366/li Vindos do Tribunal da Relação de Lisboa (Proc. n. 350/0B.STYLSB.L1, 3asec)

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0834/10 Data do Acordão: 07-12-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE CONTRA-ORDENAÇÃO DEDUÇÃO ACUSAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01583/15 Data do Acordão: 15 02 2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO FUNDAMENTOS OPOSIÇÃO ERRO NA FORMA DE PROCESSO CONVOLAÇÃO Sumário:

Leia mais

Deliberação nº 1 /CC/2018. de 14 de Setembro. Relatório

Deliberação nº 1 /CC/2018. de 14 de Setembro. Relatório Deliberação nº 1 /CC/2018 de 14 de Setembro Processo nº 14/CC/2018 Deliberam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório André Joaquim Magibire, na qualidade de mandatário do Partido

Leia mais

A NECESSÁRIA REFORMA DO PROCESSO CIVIL DECLARATIVO

A NECESSÁRIA REFORMA DO PROCESSO CIVIL DECLARATIVO A NECESSÁRIA REFORMA DO PROCESSO CIVIL DECLARATIVO Quando se fala na reforma do processo civil português, há que ter presente que, além da intervenção legislativa, nada será possível se não acontecer também

Leia mais

Unificação das formas de processo tramitação da ação administrativa. Dinamene de Freitas Assistente da FDUL

Unificação das formas de processo tramitação da ação administrativa. Dinamene de Freitas Assistente da FDUL Unificação das formas de processo tramitação da ação administrativa Dinamene de Freitas Assistente da FDUL Tópicos da apresentação Alguns aspetos da tramitação da ação administrativa (AA) na aproximação

Leia mais

Acordam, em conferência, na 3" Secção Criminal do Tribunal da Relação de Lisboa

Acordam, em conferência, na 3 Secção Criminal do Tribunal da Relação de Lisboa Telef: 213222900 Fax: 213479845 Mail: lisboa.tr@lribunais.org.pt Processo n 350/08.8TYLSB.L3 Acordam, em conferência, na Criminal do Tribunal da Relação de Lisboa 1 - Após ter sido notificada do acórdão

Leia mais

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0613/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo NULIDADE PRAZO DE ARGUIÇÃO

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Nulidades Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal NULIDADES CÓDIGO DE PROCESSO PENAL TÍTULO I Das Nulidades Art. 563. Nenhum ato será

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0551/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo LEI APLICÁVEL RELAÇÃO

Leia mais

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013 OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL S Plano de apresentação S I. INTRODUÇÃO S II. RECURSO ORDINÁRIO DE INCONSTITUCIONALIDADE S III. RECURSO EXTRAORDINÁRIO S IV. REGIME COMPARADO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0133/09 Data do Acordão: 08-07-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA IMPUGNAÇÃO JUDICIAL INCOMPETÊNCIA

Leia mais

PAPEL DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NA ORIENTA- ÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA: PROCEDIMENTOS DE UNIFOR- MIZAÇÃO BREVES NOTAS

PAPEL DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NA ORIENTA- ÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA: PROCEDIMENTOS DE UNIFOR- MIZAÇÃO BREVES NOTAS PAPEL DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NA ORIENTA- ÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA: PROCEDIMENTOS DE UNIFOR- MIZAÇÃO BREVES NOTAS 1. Estrutura judiciária - Tribunais Judiciais (1) Supremo Tribunal de Justiça (com

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

ÍNDICE. prefácio da 10ª edição 7 prefácio da 1ª edição 9 abreviaturas 11

ÍNDICE. prefácio da 10ª edição 7 prefácio da 1ª edição 9 abreviaturas 11 ÍNDICE prefácio da 10ª edição 7 prefácio da 1ª edição 9 abreviaturas 11 PRINCÍPIOS 1. Princípio da oficialidade 13 2. Princípio da legalidade 14 3. Princípio da acusação 16 4. Princípio do inquisitório

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0483/13 Data do Acordão: 13-11-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL PROCEDIMENTO DE

Leia mais

Exmo. Senhor Juiz de Instrução

Exmo. Senhor Juiz de Instrução Serviços do Ministério Público de [ ] Processo N.º [ ] Exmo. Senhor Juiz de Instrução [ ], Queixosa e Ofendida nos autos acima referenciados, estando em tempo, e sendo sua intenção apresentar requerimento

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 64/03.5TBCBT-C.G1 F. veio reclamar do despacho do Sr. Juiz do Tribunal Judicial de Celorico de Basto, datado de 24.03.2011, que não lhe admitiu o recurso por si interposto, por falta de fundamento

Leia mais

ACÓRDÃO Nº 08 /2015 3ª Secção-PL. Acordam os Juízes do Tribunal de Contas em Plenário da 3ª Secção I - RELATÓRIO

ACÓRDÃO Nº 08 /2015 3ª Secção-PL. Acordam os Juízes do Tribunal de Contas em Plenário da 3ª Secção I - RELATÓRIO Transitado em julgado em 09/03/2015 ACÓRDÃO Nº 08 /2015 3ª Secção-PL Proc. nº 5 ROM SRA/2014 Proc. de Multa nº 1/2014-M-SRATC Acordam os Juízes do Tribunal de Contas em Plenário da 3ª Secção I - RELATÓRIO

Leia mais

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL PENAL. Proposta de programa a desenvolver em sumários:

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL PENAL. Proposta de programa a desenvolver em sumários: CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL SUMÁRIOS DE PRÁTICA PROCESSUAL PENAL Proposta de programa a desenvolver em sumários: I Do inicio do processo o crime e sua natureza. - Crimes públicos, semi-públicos e particulares;

Leia mais

e foi escrito no âmbito da discussão do projeto respetivo pelo ali adjunto, António João Latas.

e foi escrito no âmbito da discussão do projeto respetivo pelo ali adjunto, António João Latas. O AFJ 4/2016 e a determinação da pena nos casos em que foi revogada a sentença absolutória proferida pelo tribunal recorrido, que não apurou e fixou factos relativos à vida pessoal e personalidade do arguido

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO II - ACTOS PROCESSUAIS DAS PARTES

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO II - ACTOS PROCESSUAIS DAS PARTES Prática Processual Civil I FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO Modalidades do acesso ao direito e à justiça. O conceito de insuficiência económica. Revogação

Leia mais

Supremo Tribunal Administrativo:

Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 0125/10 Data do Acordão: 05-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXECUÇÃO FISCAL OPOSIÇÃO CITAÇÃO

Leia mais

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010. Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional:

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010. Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional: ., REPúBLICA DE ANGOLA Processo n 149/2009 TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. 116/2010 (Recurso Extraordinário de Inconstitucionalidade) Acordam em Conferência, no plenário do Tribunal Constitucional:

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 20/2013-3ª S-PL - 10Julho R.O. nº 02-JC/2013 (P. nº 03-JC/2010)

ACÓRDÃO N.º 20/2013-3ª S-PL - 10Julho R.O. nº 02-JC/2013 (P. nº 03-JC/2010) Transitado em julgado ACÓRDÃO N.º 20/2013-3ª S-PL - 10Julho R.O. nº 02-JC/2013 (P. nº 03-JC/2010) Descritores: Despacho do Tribunal Constitucional que decide que a prescrição do procedimento por responsabilidades

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01375/13 Data do Acordão: 09-10-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES IVA REQUERIMENTO

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA VI Colóquio do Supremo Tribunal de Justiça sobre Direito do Trabalho Lisboa, 22 de Outubro de 2014 Sessão de Encerramento INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA SECÇÃO SOCIAL, JUIZ CONSELHEIRO MANUEL PINTO HESPANHOL

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale NULIDADES (continuação) Existem vários graus de vícios processuais: Irregularidade Nulidade Relativa Nulidade Absoluta Inexistência irregularidade: vício que não traz

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Normas relevantes em matérias de comunicação social. Artigo 86.º Publicidade do processo e segredo de justiça

CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Normas relevantes em matérias de comunicação social. Artigo 86.º Publicidade do processo e segredo de justiça CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Normas relevantes em matérias de comunicação social Artigo 86.º Publicidade do processo e segredo de justiça 1 - O processo penal é, sob pena de nulidade, público, ressalvadas

Leia mais

Acórdão n.º 5/CC/2016. de 13 de Setembro

Acórdão n.º 5/CC/2016. de 13 de Setembro Acórdão n.º 5/CC/2016 de 13 de Setembro Processo n.º 4/CC/2016 Fiscalização concreta de constitucionalidade Acordam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório A Secção Criminal do Tribunal

Leia mais

ECLI:PT:STJ:2010: PBBRR.S2.FD

ECLI:PT:STJ:2010: PBBRR.S2.FD ECLI:PT:STJ:2010:586.05.3PBBRR.S2.FD http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:stj:2010:586.05.3pbbrr.s2.fd Relator Nº do Documento Oliveira Mendes Apenso Data do Acordão 23/11/2010 Data de decisão

Leia mais

Processo C-321/99 P. Associação dos Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e o. contra Comissão das Comunidades Europeias

Processo C-321/99 P. Associação dos Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e o. contra Comissão das Comunidades Europeias Processo C-321/99 P Associação dos Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e o. contra Comissão das Comunidades Europeias «Recurso de decisão do Tribunal de Primeira Instância Auxílios de Estado Política

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0343/12 Data do Acordão: 16-01-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: DULCE NETO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo NULIDADE DECISÃO FALTA DE FUNDAMENTAÇÃO

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO Questões de Prática Processual Penal

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Nulidades dos Atos Processuais Tatiana Leite Guerra Dominoni* NOÇÕES GERAIS Art. 794 da CLT: Nos processos sujeitos à apreciação da Justiça do Trabalho só haverá nulidade quando

Leia mais

Acórdão nº 5 /CC/2017 de 10 de Outubro. Acordam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório

Acórdão nº 5 /CC/2017 de 10 de Outubro. Acordam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório Acórdão nº 5 /CC/2017 de 10 de Outubro Processo n.º 05/CC/2017 Fiscalização Concreta de Constitucionalidade Acordam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório O Tribunal Administrativo

Leia mais

Tribunal de Contas Gabinete do Juiz Conselheiro

Tribunal de Contas Gabinete do Juiz Conselheiro Declaração de voto O recorrente formula dois pedidos, sendo um a título principal o pedido de condenação do demandado -, outro a título subsidiário a repetição do julgamento para ampliação da matéria de

Leia mais

Direito Processo Penal

Direito Processo Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processo Penal Nulidades 11ª fase Período 2007-2016 1) VUNESP - JE TJRJ - 2011 Assinale a alternativa correta. a) No processo penal, a falta de resposta à acusação

Leia mais

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0533/17 Data do Acordão: 22-11-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: NOTIFICAÇÃO FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO

Leia mais

Processo: 143/12.8TAETZ Instrução N/Referência: ACTA DE AUDIÊNCIA DE DEBATE INSTRUTÓRIO

Processo: 143/12.8TAETZ Instrução N/Referência: ACTA DE AUDIÊNCIA DE DEBATE INSTRUTÓRIO Processo: 143/12.8TAETZ Instrução N/Referência: 625472 ACTA DE AUDIÊNCIA DE DEBATE INSTRUTÓRIO Data: 14-11-2013 Hora: 09:30 Juíza de Direito: Dra. Ana Mafalda Sequinho dos Santos Procuradora-Adjunta: Dra.

Leia mais

Acórdão nº 7 /CC/2016. de 13 de Dezembro

Acórdão nº 7 /CC/2016. de 13 de Dezembro Acórdão nº 7 /CC/2016 de 13 de Dezembro Processo nº 05/CC/2016 (Fiscalização concreta da constitucionalidade) Acordam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório A Meritíssima Juíza

Leia mais

Descritores doença profissional; requerimento; junta médica; incapacidade; caixa nacional de pensões;

Descritores doença profissional; requerimento; junta médica; incapacidade; caixa nacional de pensões; ECLI:PT:TRE:2003:2348.03.3 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2003:2348.03.3 Relator Nº do Documento Apenso Data do Acordão 18/11/2003 Data de decisão sumária Votação unanimidade Tribunal

Leia mais

Direito Processual Civil II Exame de 1.ª Época 3.º ano Turma da noite Regência: Professor Doutor José Luís Ramos 7 de junho de minutos

Direito Processual Civil II Exame de 1.ª Época 3.º ano Turma da noite Regência: Professor Doutor José Luís Ramos 7 de junho de minutos Direito Processual Civil II Exame de 1.ª Época 3.º ano Turma da noite Regência: Professor Doutor José Luís Ramos 7 de junho de 2016 120 minutos Abel e Bernardete são casados no regime de comunhão de bens

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2013

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2013 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2013 Paulo Pimenta 5 de Setembro de 2013 Etapas por que passou a reforma do processo civil - 1ª Comissão (Dezembro 2009 / Novembro 2010) - 2ª Comissão (Setembro 2011 / Dezembro

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Acordam em conferência no Supremo Tribunal de Justiça:

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Acordam em conferência no Supremo Tribunal de Justiça: Proc. n. 213/12.2TELSB-F.L1.S1-5 Acordam em conferência no Supremo Tribunal de Justiça: 1. Relatório Em separado dos autos de processo de inquérito n. 213/12.2TELSB, veio o Ex.mo Magistrado do M. P. junto

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0413/11 Data do Acordão: 12-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 1 SECÇÃO PAIS BORGES RECURSO DE REVISTA EXCEPCIONAL PRESSUPOSTOS

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS TEXTO FINAL DOS PROJECTOS DE LEI n.ºs 38/XI/1.ª (PCP) ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, VISANDO A DEFESA DA INVESTIGAÇÃO E A EFICÁCIA DO COMBATE AO CRIME 173/XI/1.ª (CDS-PP) ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DE PROCESSO

Leia mais

Processo n.º 429/2015 Data do acórdão:

Processo n.º 429/2015 Data do acórdão: Processo n.º 429/2015 Data do acórdão: 2015-5-28 (Autos em recurso penal) Assuntos: prática de novo crime no período de pena suspensa corrupção activa art.º 54.º, n.º 1, alínea b), do Código Penal revogação

Leia mais

Data do documento 21 de fevereiro de 2019

Data do documento 21 de fevereiro de 2019 TRIBUNAL DA RELAÇÃO DO PORTO CÍVEL Acórdão Processo 464/17.3T8ESP-A.P1 Data do documento 21 de fevereiro de 2019 Relator Madeira Pinto DESCRITORES Audiência de julgamento > Alteração do rol de testemunhas

Leia mais

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO)

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO) Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 20 RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE Art. 893 da CLT: trata

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0196/09 Data do Acordão: 25-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXTEMPORANEIDADE RECLAMAÇÃO DE

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 54/12.7YRGMR I - RELATÓRIO Vem o presente incidente na sequência de dois despachos judiciais proferidos pela Sr. Juiz actual titular da 1ª Vara de Competência Mista de Guimarães e pela Srª Juiz que,

Leia mais

Tribunal da Relação de Lisboa, Acórdão de 21 Nov. 2013, Processo 304/11. Texto

Tribunal da Relação de Lisboa, Acórdão de 21 Nov. 2013, Processo 304/11. Texto 1/16 Tribunal da Relação de Lisboa, Acórdão de 21 Nov. 2013, Processo 304/11 Relator: MARIA GUILHERMINA FREITAS. Processo: 304/11 JusNet 5869/2013 Texto Acordam, em conferência, na 9.ª Secção Criminal

Leia mais

Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães. Acórdãos TRG

Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães. Acórdãos TRG Acórdãos TRG Processo: 1387/11.5TBBCL-B.G1 Relator: MARIA LUÍSA RAMOS Descritores: COMPETÊNCIA MATERIAL CONVENÇÃO ARBITRAL TRIBUNAL COMUM TRIBUNAL ARBITRAL Nº do Documento: RG Data do Acordão: 03/08/2012

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL RECURSOS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS RECURSOS... 4 Regra Geral dos Recursos... 5 2. APELAÇÃO...9 3. AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO INTERNO...11 Agravo Interno...13

Leia mais

Poderes do Juiz na discussão e julgamento da matéria de facto 1

Poderes do Juiz na discussão e julgamento da matéria de facto 1 Poderes do Juiz na discussão e julgamento da matéria de facto 1 1. Uma primeira palavra de saudação ao moderador desta sessão, Exmº Senhor Juiz Conselheiro Vasques Dinis e aos restantes intervenientes,

Leia mais

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção),

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção), CHARTRY DESPACHO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (Quinta Secção) 1 de Março de 2011 * No processo C-457/09, que tem por objecto um pedido de decisão prejudicial nos termos do artigo 234. o CE, apresentado pelo

Leia mais

1 de :12

1 de :12 1 de 5 14-11-2016 11:12 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0749/15 Data do Acordão: 26-10-2016 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FRANCISCO ROTHES Descritores: IMPOSTO MUNICIPAL

Leia mais

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça - 2013 DO ARGUIDO (artigo 57.º CPP) Assume a qualidade de arguido todo aquele contra quem for deduzida acusação ou requerida

Leia mais