EFD - REINF. 2 - A REINF inclui também o Imposto de Renda Retido na Fonte IRRF e o PIS PASEP, COFINS E CSLL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EFD - REINF. 2 - A REINF inclui também o Imposto de Renda Retido na Fonte IRRF e o PIS PASEP, COFINS E CSLL."

Transcrição

1 EFD - REINF 1 - Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais EFD REINF. É o mais novo módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). 2 - A REINF inclui também o Imposto de Renda Retido na Fonte IRRF e o PIS PASEP, COFINS E CSLL. 3 - Este módulo do SPED em versão beta terá a função de complementar o e-social. 4 - O e-social vai obter informações fiscais, previdenciárias, trabalhistas e do FGTS de pessoas físicas. A EFD REINF tratará das pessoas jurídicas. 5 - A liberação antecipada do leiaute EFD REINF, ajuda as empresas para adaptação de seus sistemas à nova obrigação. 6 - O formato da EFD REINF será em XML e será enviada através da WEB service, idêntico ao do e-social. 7 - A nova escrituração substituirá as informações da EFD- Contribuições, a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte- DIRF, Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais DCTF. 8 - Inclui também a Contribuição Previdenciária Patronal e produtos comercializados pelo produtor rural.

2 9 - Detalhamento de Contribuição Previdenciária Patronal e rendimentos recebidos de entidades esportivas. 10- Estão sujeitas também à REINF as empresas que recolhem a Previdência Social sobre a Receita Bruta. 11- O leiaute divulgado pela Receita Federal contém: 9 tabelas, 24 regras, 15 eventos e 587 campos.

3 Previdência Social 11% não integra a REINF e sim será enviada para GEFIP 1 - A partir de 1999, em virtude da Lei 9711/1998, as empresas contratantes deverão reter 11% para a Previdência Social, sobre serviços mediante cessão de mão de obra ou empreitada de empresas contratadas. 2 - Cessão de mão de obra é a colocação a disposição da empresa contratante de trabalhadores que realizam serviços contínuos, inclusive por meio de serviço temporário. 3 - Empreitada serviços ou obras contratados com realização de tarefas com ou sem fornecimento de material e equipamentos, nas dependências da contratante, de terceiros ou na própria contratada. 4 - O desconto de 11% é regra geral. Para as entidades que optaram pelo regime de desoneração (sobre a receita bruta), a retenção de 3,5% - Lei 12546/ Estamos aguardando informações sobre essa alíquota, pois foram criadas alíquotas diferentes para algumas empresas: 2% e 4,5%. 6 - Serviços Sujeitos a Retenção 01 Limpeza, conservação ou zeladora 02 Vigilância ou segurança 03 Construção civil 04 Serviços de natureza rural 05 - Digitação 06 - Preparação de dados para processamento 07 - Acabamento

4 08 - Embalagem 09 Acondicionamento 10 - Cobrança 11 - Coleta ou reciclagem de lixo ou de resíduos 12 - Copa 13 - Hotelaria 14 - Corte ou ligação de serviços públicos 15 Distribuição 16 - Treinamento e ensino 17 - Entrega de contas e de documentos 18 - Ligação de medidores 19 - Leitura de medidores 20 - Manutenção de instalações, de máquinas ou de equipamentos 21 - Montagem 22 - Operação de máquinas, de equipamentos e de veículos 23 - Operação de pedágio ou de terminal de transporte 24 - Operação de transporte de passageiros 25 - Portaria, recepção ou ascensorista 26 - Recepção, triagem ou movimentação de materiais 27 - Promoção de vendas ou de eventos 28 Secretaria e expediente 29 - Saúde 30 - Telefonia ou telemarketing 31 - Trabalho temporário na forma da Lei nº , de 31 de março de Condições Especiais a) Retenção de alíquotas adicionais quando os serviços forem prestados em condições especiais. b) São atividades especiais quando prejudicam a integridade física dos trabalhadores cedidos pela prestadora de serviços.

5 c) Aposentadoria especial pelos serviços em condições especiais, após 15, 20 ou 25 anos. d) Alíguotas adicionais sobre o valor dos serviços de trabalhadores em condições especiais: 4% aposentadoria especial em 15 anos 11% + 4% = 15% 3% aposentadoria especial em 20 anos 11% + 3% = 14% 2% aposentadoria especial em 25 anos 11% = 2% = 13% 8 - A contratante de serviços deverá apresentar o PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário dos Trabalhadores expostos a agentes nocivos com base das informações do contratante ou do exame do local da prestação dos serviços. 9 - Para o INSS a retenção será considerada como competência a data da emissão da nota fiscal, da fatura ou o recibo de prestação de serviços O recolhimento é feito até o dia 20 do mês subsequente da data da impressão da nota fiscal, antecipando-se para o primeiro dia útil quando não houver expediente bancário. O código de recolhimento é o Quando há fornecimento de material estabelecido em contrato e discriminado na Nota Fiscal, a base de cálculo será sobre os serviços prestados Quando o material utilizado não constar do contrato, mas discriminado na Nota Fiscal, a base de cálculo corresponderá, no mínimo a: a) 50% do valor bruto da Nota Fiscal.

6 b) 30% do valor bruto da Nota Fiscal para os serviços de transporte de passageiros, cujo combustível e manutenção dos veículos estejam por conta da contratada. c) 65% no caso de limpeza hospitalar e 80% quando se referir as demais limpezas. d) Utilização de equipamento próprio para a execução dos serviços contratados, não previsto no contrato, o cálculo será de 50% do valor bruto da Nota Fiscal As empresas Optantes Pelo Simples Nacional, que prestam serviços de cessão de mão de obra ou empreitada de limpeza, vigilância, conservação e construção civil, estão sujeitas à retenção dos 11%. Nos serviços de conservação há isenção de alguns serviços, conforme Ato Declaratório da Receita Federal, nº 8 de 2013: Os serviços de pintura predial, instalação, manutenção e reparação hidráulica, elétrica, sanitária, de gás, de sistemas contra incêndio, de elevadores, de escadas e esteiras rolantes exercidos por microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) optante pelo Simples Nacional As demais empresas prestadoras de serviço do Simples Nacional, não estão sujeitas à retenção dos 11% O valor dos 11% dos serviços contidos na Nota Fiscal quando for inferior a R$ 10,00 (dez reais), ficará dispensado de retenção e recolhimento. 16- Haverá dispensa de recolhimento, quando a contratada for profissional liberal e não possuir empregados e o serviço for prestado

7 pelo titular ou sócio e o seu faturamento do mês anterior for igual ou inferior a duas vezes o limite máximo do salário de contribuição, cumulativamente. Apresentar declaração assinada com as explicações. 17- Não haverá o desconto dos 11% quando a empreitada for total, aplicando-se neste caso o instituto da solidariedade; Haverá dispensa do desconto quando a empreitada é realizada nas dependências da contratada. 18- As empresas que recolhem o INSS com a alíquota de 3,5% sobre a receita bruta (CPRB), conforme Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil, nº 1436/2013, não estão sujeitas ao desconto de 11% para o INSS e sim 3,5% sobre o valor de cada nota fiscal dos serviços prestados. Deverá apresentar o Anexo III exigido pela IN 1436 Caso não apresente o Anexo o desconto será de 11%.

8 EFD REINF IRRF 1 - Imposto de Renda na Fonte retido de Pessoas Jurídicas IRRF. A fonte pagadora é responsável pelo desconto e recolhimento do IRRF. Artigo 717 do Decreto nº 3000 de 26/3/1999 Regulamento do Imposto de Renda. Não retendo o IRRF a fonte pagadora torna-se obrigada ao recolhimento do imposto. 2 - O fato gerador do Imposto de Renda na Fonte acontece no pagamento ou no crédito, o que acontecer primeiro, no serviço prestado por pessoa jurídica a outra pessoa jurídica. 3 - Pagamento acontece quando a empresa paga em dinheiro ou cheque e ainda quando efetua um depósito a favor do credor. Crédito acontece quando o setor contábil da fonte pagadora registra o valor à disposição do credor. Exemplo: Serviço prestado no dia 4 de janeiro de Pagamento no dia 10 de fevereiro de O crédito aconteceu primeiro, 4 de janeiro. Portanto, o fato gerador é o crédito.

9 Obs. No caso de adiantamento antes do serviço executado, não há o desconto do IRRF. 4 - A alíquota do IRRF entre pessoas jurídicas varia entre 1% e 1,5%, de acordo com o serviço prestado. O desconto recai sobre o valor da prestação dos serviços, sem nenhuma dedução. 5 - A alíquota de 1% recai sobre os serviços prestados por pessoas jurídicas de: a) serviços de limpeza b) conservação de imóveis, exceto reforma ou obra assemelhada. c) segurança e vigilância d) serviço e conservação preventiva em sistema de ar-condicionado central 6 - A retenção do IRRF será considerada antecipação do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. 7 - O IRRF deverá ser recolhido até o último dia útil do 2º decêndio do mês subsequente ao mês da ocorrência do fato gerador. 8 - O recolhimento deve ser feito através do DARF de forma centralizada pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica. O código para o recolhimento é Para cada período de apuração podemos usar apenas um DARF por código de recolhimento. Não é necessário fazer um DARF para cada recolhimento. Há essa permissão, mas não somos favoráveis ao seu procedimento.

10 10 - É dispensada a retenção do imposto quando o seu valor for inferior a R$ 10,00 (dez reais); 11 - Serviços Sujeitos ao IRRF 1,5% 1 - administração de bens ou negócios em geral (exceto consórcios ou fundos mútuos para aquisição de bens); 2 - advocacia; 3 - análise clínica laboratorial; 4 - análises técnicas; 5 - arquitetura; 6 - assessoria e consultoria técnica (exceto o serviços de assistência prestada a terceiros e concernente a ramo de indústria ou comércio explorado pelo prestador de serviço); 7 - assistência social; 8 - auditoria; 9 - avaliação e perícia; 10 - biologia e biomedicina; 11 - cálculo em geral; 12 - consultoria; 13 - contabilidade; 14 - desenho técnico; 15 - economia; 16 - elaboração de projetos; 17 - engenharia (com exceção dos serviços de construção de estradas, pontes, prédios e obras assemelhadas veja comentário no tópico isenção adiante); 18 - ensino e treinamento; 19 - estatística; 21 - fonoaudiologia; 22 - geologia; 23 - leilão; 24-medicina (com exceção dos serviços de medicina prestada por ambulatório, banco de sangue, casa de saúde, casa de recuperação ou repouso sob orientação médica, hospital e pronto-socorro veja comentário no tópico isenção adiante); 25 - nutricionismo e dietética; 26 - odontologia; 27 - organização de feiras de amostras, congressos, seminários, simpósios e congêneres; 28 - pesquisa em geral; 29 - planejamento; 30 - programação; 31 - prótese; 32 - psicologia e psicanálise; 33 - química; 34 - radiologia e radioterapia; 35 - relações públicas; 36 - serviços de despachante; 37 - terapêutica ocupacional; 38- tradução ou interpretação comercial; 39 - urbanismo; 40 - veterinária.

11 20 - fisioterapia; 12 - Outros serviços sujeitos à alíquota de 1,5%: a) cessão de uso de softwares elaborado especialmente para um determinado usuário. b) há retenção para software criado e customizado quando há atualização do sistema, manutenção, suporte e consultoria. c) comissão e corretagens. d) administração de contas a pagar e a receber. e) os serviços de informática de treinamento e consultoria. f) Serviços de informática de assistência técnica, processamento de informações e transações eletrônicas a) os serviços prestados por pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional estão dispensados da retenção do imposto de renda. Os documentos fiscais emitidos por elas deverão constar: Documento Emitido por ME ou Empresa de Pequeno Porte EPP optante pelos Simples Nacional. b) não há desconto se software adquirido já estiver pronto, sem parametrização e customização. c) serviços prestados por entidades imunes e isentas. d) serviços de engenharia: de construção de estradas, pontes, prédios e obras semelhantes, de fiscalização de obras em geral, de administração de obras, de elaboração de projetos. e) serviços de medicina prestados por hospitais f) operadoras de planos de saúde. g) serviços de montagem de equipamentos elétricos, telefonia e eletrônicos.

12 h) serviços de reparo e consertos de aparelhos e equipamentos domésticos ou industriais. i) Serviços de propaganda e publicidade. Observação Nos serviços de vendas de passagens, excursões ou viagens e administração de cartão de crédito; a própria pessoa jurídica prestadora dos serviços fará o recolhimento do imposto retido na fonte Qualquer multa ou outros valores pagos por pessoa jurídica a outra pessoa jurídica, mesmo a título de indenização em virtude de rescisão de contrato estará sujeita a retenção de 15% do IRRF. A pessoa jurídica que efetuar o pagamento é responsável pela retenção e recolhimento. 15- Quando a fonte pagadora não efetuar o desconto do IRRF de qualquer dos casos explanados, deverá assumir o ônus do recolhimento, cabendo o reajustamento do rendimento, sobre o qual haverá o desconto do imposto. O reajustamento deverá ser feito pela seguinte fórmula: RR = RP 1 T 100 RR = rendimento reajustado RP = rendimento pago T = alíquota art 64 IN RFB nº 1500/2014 Exemplo:

13 Serviço prestado por pessoa jurídica no valor de R$ 8.000,00. Não foi descontado o IRRF. Empresa vai assumir o ônus. RR = R$ 8.000,00 1,5 = R$ 8.000,00 = ,015 R$ 8.000,00 = R$ 8.121,83 0,985 1,5% x R$ 8.121,83 = R$ 121,83 1,5% x R$ 8.000,00 = R$ 120,00 Observação: a falta do desconto no corpo da nota fiscal da empresa prestadora dos serviços, não desobriga a fonte pagadora a efetuar o desconto e o seu recolhimento.

14 REINF CSRF PIS COFINS CSLL (Lei /22/6/ Fato gerador é o pagamento do serviço prestado por uma pessoa jurídica a outra pessoa jurídica. Quando uma nota fiscal é emitida em um mês e o pagamento no mês seguinte, a data do pagamento corresponderá ao fato gerador. As retenções são feitas mesmo no caso de antecipação. 2 - O valor da retenção será de 4,65% sobre o valor bruto do serviço prestado. Os 4,65% representam a soma dos seguintes percentuais: PIS/PASEP 0,65% Cofins 3% CSLL 1% 4,65% 3 - O código de recolhimento é o Quando a pessoa jurídica estiver isenta de uma ou mais das contribuições, deverá informar na nota fiscal ou outro documento.

15 Neste caso o recolhimento será feito em código separado da contribuição ou contribuições a serem recolhidas: a) CSLL 5987 b) Cofins 5960 c) PIS/PASEP O prazo para o recolhimento do valor descontado, é até o último dia útil do segundo decêndio do mês subsequente do mês em que foi efetuado o pagamento do serviço prestado; 5 - É dispensada a retenção do valor inferior a R$ 10,00 (dez reais); 6 - No R-2070 da EFD-REINF registramos os descontos do IRRF de pessoas jurídicas e PIS, COFINS e CSLL. 7 - Estão sujeitas ao PIS, COFINS e CSLL as pessoas jurídicas prestadoras dos seguintes serviços: IN RFB nº 459 art 1º limpeza locação de mão-de-obra conservação assessoria creditícia e mercadológica manutenção gestão de crédito segurança seleção e riscos vigilância administração de contas a pagar e a receber transportes de valores e remuneração de serviços profissionais, artigo 647 do RIR/1999: 1) administração de bens ou negócios em geral (exceto consórcios ou fundos mútuos para aquisição de bens); 2) advocacia; 3) análise clínica e laboratorial; 4) análises técnicas; 5) arquitetura;

16 6) assessoria e consultoria técnica (exceto o serviço de assistência técnica prestado a terceiros e concernente a ramo de indústria ou comércio explorado pelo prestador de serviço); 7) assistência social; 8) auditoria; 9) avaliação e perícia; 10) biologia e biomedicina; 11) cálculo em geral; 12) consultoria; 13) contabilidade; 14) desenho técnico; 15) economia; 16) elaboração de projetos; 17) engenharia (exceto construção de estradas, pontes, prédios e obras assemelhadas); 18) ensino e treinamento; 19) estatística; 20) fisioterapia. 21) fonoaudiologia; 22) geologia; 23) leilão; 24) medicina (exceto a prestada por ambulatório, banco de sangue, casa de saúde casa de recuperação ou repouso sob orientação médica, hospital e pronto-socorro; 25) nutricionismo e dietética; 26) odontologia; 27) organização de feiras de amostras, congressos, seminários, simpósios e congêneres; 28) pesquisa em geral; 29) planejamento; 30) programação; 31) prótese; 32) psicologia e psicanálise;

17 33) química; 34) radiologia e radioterapia; 35) relações públicas; 36) serviço de despachante; 37) terapêutica ocupacional; 38) tradução ou interpretação comercial; 39) urbanismo; 40) veterinária 8 - Não estão sujeitos às contribuições do PIS, COFINS e CSLL: a) pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional b) microempreendedor Individual - MEI c) cooperativas, relativamente à CSLL d) empresas estrangeiras de transporte de valores. e) comissão, corretagem, representação comercial e mediação na realização de negócios civis e comerciais. f) reformas de edificações, quando há mudança na estrutura. As pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional deverão quando prestarem serviços apresentar declaração, conforme determina o Anexo I da Instrução Normativa da SRF, nº 459, de 18 de outubro de Da Instrução Normativa SRF nº 459, 18 de outubro de 2004 DECLARAÇÃO Ilmo. Sr. (pessoa jurídica pagadora) (Nome da empresa), com sede (endereço completo), inscrita no CNPJ sob o nº... DECLARA à (nome da pessoa jurídica pagadora), para fins de não incidência na fonte da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), e da Contribuição para o PIS/Pasep, a

18 que se refere o art. 30 da Lei nº , de 29 de dezembro de 2003, que é regularmente inscrita no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional, de que trata o art. 12 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de Para esse efeito, a declarante informa que: I - preenche os seguintes requisitos: a) conserva em boa ordem, pelo prazo de cinco anos, contado da data da emissão, os documentos que comprovam a origem de suas receitas e a efetivação de suas despesas, bem assim a realização de quaisquer outros atos ou operações que venham a modificar sua situação patrimonial; b) cumpre as obrigações acessórias a que está sujeita, em conformidade com a legislação pertinente; II - o signatário é representante legal desta empresa, assumindo o compromisso de informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil e à pessoa jurídica pagadora, imediatamente, eventual desenquadramento da presente situação e está ciente de que a falsidade na prestação destas informações, sem prejuízo do disposto no art. 32 da Lei nº 9.430, de 1996, o sujeitará, juntamente com as demais pessoas que para ela concorrem, às penalidades previstas na legislação criminal e tributária, relativas à falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal) e ao crime contra a ordem tributária (art. 1º da Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990). Local e data... Assinatura do Responsável

19 Eventos da EFD-REINF R-1000 Informações do Contribuinte R-1010 Tabela de Processos Administrativos/Judiciais R Retenção Contribuição Previdenciária Tomadores de Serviços R Retenção Contribuição Previdenciária/Prestadores de Serviços R-2030 Recursos Recebidos p/ Associação Desportiva R-2040 Recursos Repassados p/ Associação Desportiva R-2050 Comercialização da Produção por Produtor Rural PJ/Agroindústria R-2060 Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta R-2070 Retenção na Fonte IR CSLL, Cofins, PIS/PASEP Pagamentos diversos R-2098 Reabertura dos Eventos Periódicos R Fechamento dos Eventos Periódicos R-3010 Receita de Espetáculo Desportivo

20 R-4000 Solicitação de Totalização de Bases e Contribuições R-5001 Informações das Bases dos Tributos Consolidados por Contribuintes R-9000 Exclusão de Eventos

REINF. JORGE FONSECA FILHO Contador

REINF. JORGE FONSECA FILHO Contador REINF JORGE FONSECA FILHO Contador jorge@savere.com.br www.savere.com.br EFD - REINF 1 - Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída EFD REINF. É

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Universidade Estadual do Centro-Oeste INFORMATIVO Nº 02/2016-DICON Assunto: IRRF Imposto de Renda Retido na Fonte Fato Gerador Em se tratando de retenção de IRRF o fato gerador, que ocasiona a retenção são AS IMPORTÂNCIAS E/OU RENDIMENTOS

Leia mais

Retenções de Impostos na Fonte Lucro Presumido

Retenções de Impostos na Fonte Lucro Presumido Retenções de Impostos na Fonte Lucro Presumido Rosângela Gomes da Silva Governador Valadares-MG 2018 Lucro Presumido O Lucro Presumido é uma forma simplifica de tributação que usa como base de cálculo

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 ANO XXVII - 2016 3ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 TRIBUTOS FEDERAIS IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA X PESSOA JURÍDICA... Pág.

Leia mais

Palestrantes. Marlon José Dognini. Valmir Hammes

Palestrantes. Marlon José Dognini. Valmir Hammes EFD-Reinf 08/2017 Palestrantes Valmir Hammes Com formação e experiência na área contábil fiscal de diversas empresas, hoje é responsável pelo compliance nas soluções da Senior. Marlon José Dognini Analista

Leia mais

Edição Número 2 de 05/01/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 381, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003

Edição Número 2 de 05/01/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 381, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003 Edição Número 2 de 05/01/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 381, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003 Dispõe sobre a retenção de tributos e contribuições nos pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas que menciona a outras

Leia mais

Visando a correta emissão das notas de serviço e seus respectivos impostos, seguem as seguintes instruções:

Visando a correta emissão das notas de serviço e seus respectivos impostos, seguem as seguintes instruções: Circular 006/2011 Instruções para emissão de NF-em da PMJ com retenção de impostos Visando a correta emissão das notas de serviço e seus respectivos impostos, seguem as seguintes instruções: Preenchimento

Leia mais

Comprovante de Retenção 4,65%

Comprovante de Retenção 4,65% Comprovante de Retenção 4,65% Ilmo. Sr. (pessoa jurídica pagadora) DECLARAÇÃO (Nome da empresa), com sede (endereço completo), inscrita no CNPJ sob o nº... DECLARA à (nome da pessoa jurídica pagadora),

Leia mais

RETENÇÕES TRIBUTÁRIAS E PREVIDENCIÁRIAS

RETENÇÕES TRIBUTÁRIAS E PREVIDENCIÁRIAS IBEF-RIO - TREINAMENTO RETENÇÕES TRIBUTÁRIAS E PREVIDENCIÁRIAS P R O G R A M A Módulo 01 - Retenções Tributárias 1º Módulo - Contribuições sociais (CSLL, PIS, COFINS) Serviços sujeitos a retenção: Definição

Leia mais

CONTABILIDADE BREVE COMENTARIO SOBRE RETENSÃO DE IMPOSTOS

CONTABILIDADE BREVE COMENTARIO SOBRE RETENSÃO DE IMPOSTOS CONTABILIDADE BREVE COMENTARIO SOBRE RETENSÃO DE IMPOSTOS Assuntos Propostos Documentos Fiscais Modelos de Documentos Fiscais Retenção de Impostos Tipos de Impostos INSS IRRF COFINS/PIS/CSLL ISSQN Documentos

Leia mais

Quem está obrigado a transmitir a EFD-Reinf? A transmissão da EFD-Reinf é obrigatória para as seguintes organizações:

Quem está obrigado a transmitir a EFD-Reinf? A transmissão da EFD-Reinf é obrigatória para as seguintes organizações: EFD-REINF A Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD-Reinf) é o mais recente módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e está

Leia mais

Inclui as informações sobre as contribuições previdenciárias substitutivas e as retenções sobre a prestação de serviço

Inclui as informações sobre as contribuições previdenciárias substitutivas e as retenções sobre a prestação de serviço A EFD-Reinf é resultado de um desmembramento do esocial, onde foram retiradas as informações que não estavam relacionadas diretamente à remuneração pelo trabalho. Inclui as informações sobre as contribuições

Leia mais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Palestrante: Ricardo Nogueira R.Nogueira Consultoria e Treinamento

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Palestrante: Ricardo Nogueira R.Nogueira Consultoria e Treinamento Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Palestrante: Ricardo Nogueira O que é? Instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1.701/2017, tratase de uma nova obrigação tributária

Leia mais

Retenções de Contribuções Sociais (PIS/COFINS/CSLL) Ter, 07 de Julho de :10 - Última atualização Ter, 07 de Julho de :22

Retenções de Contribuções Sociais (PIS/COFINS/CSLL) Ter, 07 de Julho de :10 - Última atualização Ter, 07 de Julho de :22 Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 03/07/2009 Sumário: 1 - Introdução 2 - Responsabilidade pela Retenção das Contribuições Sociais 3 - Serviços Sujeitos à Retenção das Contribuições Sociais

Leia mais

RECOLHIMENTO FORA DO PRAZO

RECOLHIMENTO FORA DO PRAZO Prazo de recolhimento das contribuições Até o dia 20 do mês seguinte ao da competência, ou até o dia útil imediatamente anterior se não houver expediente bancário naquele dia. [...] e) A contribuição de

Leia mais

Onde são informadas atualmente?

Onde são informadas atualmente? EFD-Reinf O que é EFD-Reinf? Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (CPRB). A EFD-Reinf abarca todas as retenções do contribuinte sem relação

Leia mais

Abreviaturas Notas da 2ª Edição Notas da 3ª Edição Notas da 4ª Edição Notas da 5ª Edição Introdução...

Abreviaturas Notas da 2ª Edição Notas da 3ª Edição Notas da 4ª Edição Notas da 5ª Edição Introdução... S GESTÃO TRIBUTÁRIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS 5ª EDIÇÃO 11 SUMÁRIO Abreviaturas... 19 Notas da 2ª Edição... 21 Notas da 3ª Edição... 23 Notas da 4ª Edição... 25 Notas da 5ª Edição... 27 Introdução... 29

Leia mais

I O QUE É A RETENÇÃO NA FONTE? I.1 Responsabilidade tributária II SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOAS JURÍDICAS

I O QUE É A RETENÇÃO NA FONTE? I.1 Responsabilidade tributária II SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOAS JURÍDICAS SUMÁRIO I O QUE É A RETENÇÃO NA FONTE? I.1 Responsabilidade tributária... 25 II SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOAS JURÍDICAS II.1 IRRF Serviços prestados por pessoas jurídicas... 31 II.1.1 Hipóteses de incidência...

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Orientações Consultoria de Segmentos EFD-REINF Conceito da obrigação

Orientações Consultoria de Segmentos Orientações Consultoria de Segmentos EFD-REINF Conceito da obrigação 25/05/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Instrução Normativa 1701 de 2017... 3 3.2 Descrição Simplificada dos Eventos... 5 3.3 Sequencia

Leia mais

Bem-vindos! Leonel Siqueira Gerente de Inteligência Tributária. Roberto Caetano Gerente de Desenvolvimento. Cadeia de valor tributário fiscal

Bem-vindos! Leonel Siqueira Gerente de Inteligência Tributária. Roberto Caetano Gerente de Desenvolvimento. Cadeia de valor tributário fiscal Cadeia de valor tributário fiscal Bem-vindos! Conteúdo legal Gestão de obrigações e auditoria Leonel Siqueira Gerente de Inteligência Tributária Roberto Caetano Gerente de Desenvolvimento 3 Sobre a SYNCHRO

Leia mais

EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e e Outras Informações Fiscais

EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e e Outras Informações Fiscais Seminário sobre Contabilidade do Setor Cooperativo CRC/RS Porto Alegre 18 de agosto de 2017 NF-e: Quebra de paradigma

Leia mais

Palestra. Outubro Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

Palestra. Outubro Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Palestra. Aspectos Relevantes das Retenções na Fonte nas Prestações de Serviços PIS-PASEP / COFINS / CSLL / IRRF. Setembro Apoio: Elaborado por:

Palestra. Aspectos Relevantes das Retenções na Fonte nas Prestações de Serviços PIS-PASEP / COFINS / CSLL / IRRF. Setembro Apoio: Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

POP- Módulo Tributos

POP- Módulo Tributos POP- Módulo Tributos Objetivo...2 Pré Requisitos...2 Módulo Tributação Fiscal...3 Movimento de Entrada...3 Movimento de Saída...4 Apuração de Impostos...7 Livro Eletrônico...10 Retenção de Tributos...12

Leia mais

e-book sobre solução tecnológica e consultiva para atendimento as obrigações fiscais relacionadas a EFD-REINF.

e-book sobre solução tecnológica e consultiva para atendimento as obrigações fiscais relacionadas a EFD-REINF. e-book sobre solução tecnológica e consultiva para atendimento as obrigações fiscais relacionadas a EFD-REINF. ÍNDICE 1. O que é 03 2. Um Novo Paradigma 04 3. Plataforma Unificada 05 4. O Que Informar

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 189 - Data 31 de julho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE - IRRF PAGAMENTO. PRESTAÇÃO DE

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Retenção em baixas parciais de PIS, COFINS e CSLL

Orientações Consultoria de Segmentos Retenção em baixas parciais de PIS, COFINS e CSLL 28/04/2010 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. Contribuição PIS e COFINS pela Sistemática Não Cumulativa... 4 3.2. Da

Leia mais

EFD-REINF. EFD-Reinf Responde Consultoria de Segmentos. Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018

EFD-REINF. EFD-Reinf Responde Consultoria de Segmentos. Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 EFD-REINF EFD-Reinf Responde Consultoria de Segmentos Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 Objetivos Apresentar os preceitos e principais características desta nova obrigação acessória

Leia mais

Palestra. EFD-Reinf, e- Social e DCTFWeb: Pontos essenciais. Fevereiro/2019. FALE CONOSCO acessando o portal do CRCSP

Palestra. EFD-Reinf, e- Social e DCTFWeb: Pontos essenciais. Fevereiro/2019. FALE CONOSCO acessando o portal do CRCSP Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Seminário EFD-REINF e e-social Sistema FIRJAN

Seminário EFD-REINF e e-social Sistema FIRJAN Seminário EFD-REINF e e-social Sistema FIRJAN Adilson Bastos Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2017 esocial x EFD-Reinf Obrigatoriedade: Serão implantadas juntas,

Leia mais

Cadastro de Corretor (a) - MERCADO

Cadastro de Corretor (a) - MERCADO Cadastro de Corretor (a) - MERCADO SET/2015 Sucursal Código da Sucursal CPF / CNPJ Nome do (a) Corretor (a) de Seguros Endereço Comercial Pessoa Física Pessoa Jurídica Logradouro: Número: Complemento:

Leia mais

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída Danilo Lollio O que vem por ai??? Apresentação Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade

Leia mais

Abreviaturas Notas da 2ª Edição Notas da 3ª Edição Notas da 4ª Edição Introdução... 27

Abreviaturas Notas da 2ª Edição Notas da 3ª Edição Notas da 4ª Edição Introdução... 27 GESTÃO TRIBUTÁRIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS 4ª EDIÇÃO 11 Sumário S Abreviaturas... 19 Notas da 2ª Edição... 21 Notas da 3ª Edição... 23 Notas da 4ª Edição... 25 Introdução... 27 Capítulo 1... 29 1.1. Principais

Leia mais

- Dados do Empregador (declarante/tomador) que toma os serviços prestados por outros prestadores de serviços com cessão de mão de obra;

- Dados do Empregador (declarante/tomador) que toma os serviços prestados por outros prestadores de serviços com cessão de mão de obra; e-social esocial Eventos Periódicos por: Paulo C. D Amore (21-set-2014) S-1310 - Serviços Tomados (Cessão de Mão de Obra) Evento onde são prestadas as informações relativas aos serviços prestados por terceiros

Leia mais

EFD-Reinf x esocial x DCTF Web

EFD-Reinf x esocial x DCTF Web EFD-Reinf x esocial x DCTF Web Elaborado por: José Roberto Soares dos Anjos Bacharel em Ciências Contábeis pela FECAP -1992, programador especialista em sistemas contábeis, experiência de 34 anos na área

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Retenção de Tributos em Recebimentos Parciais

Orientações Consultoria de Segmentos. Retenção de Tributos em Recebimentos Parciais Retenção de 28/09/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Lei 10.833/2003... 3 3.2 IN SRF 459/2004... 4 3.3 Guia Prático EFD Contribuições...

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil Dia 04 (quarta-feira) IRRF Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de março/2018: - Operações de crédito - Pessoa

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 1 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 Dia 06-12-2010 (Segunda-feira): SALÁRIOS Todos os empregadores, assim definidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Fato

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças EFD-Reinf IN RFB Nº 1.701/2017

SPED Um ano de grandes mudanças EFD-Reinf IN RFB Nº 1.701/2017 SPED 2017 - Um ano de grandes mudanças EFD-Reinf IN RFB Nº 1.701/2017 O que é EFD-Reinf? Quem está obrigado? Blocos EFD-Reinf esocial vs. EFD-Reinf Estrutura EFD-Reinf vs esocial Integração EFD-Reinf,

Leia mais

EFD-Reinf. Aprendendo a. Incrições para o curso mandando um para: 14/02/2019

EFD-Reinf. Aprendendo a. Incrições para o curso mandando um  para: 14/02/2019 Aprendendo a EFD-Reinf Hugo Moreira de Oliveira 1 2 1 Inscrição/ enviar email para: keeptraining10 @gmail.com 3 4 2 O que é? Quer dizer Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 Até: Terça-feira, dia 17 ICMS - GIA Histórico: GIA Eletrônica A GIA Eletrônica relativa ao mês anterior deverá ser apresentada por meio da Internet (www.pfe.fazenda.sp.gov.br),

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas Fiscais Secretaria da Receita Federal Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas Fiscais Secretaria da Receita Federal Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Legislação Prof. Cláudio Alves Outra Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal é a de n 1.234/12, que trata acerca das retenções de tributos. Vejamos alguns itens desta Instrução:

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL 1

PREVIDÊNCIA SOCIAL 1 PREVIDÊNCIA SOCIAL 1 SEGURIDADE SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL ORDEM SOCIAL PRIMADO DO TRABALHO Art. 193. A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.

Leia mais

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DE RETENÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES FISCAIS EFD-REINF

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DE RETENÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES FISCAIS EFD-REINF ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DE RETENÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES FISCAIS EFD-REINF Professor: Jair Aparecido de Souza NF-e NFS-e CT-e NFC-e ECF MDF-e e-social EFD IPI/ICMS EFD-ReInf EFD- Contribuições ECD

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: EFD-REINF Luis Claudio Palese Março 2016 O que é EFD-Reinf? Quem está obrigado? Blocos EFD-Reinf esocial vs. EFD-Reinf Estrutura EFD-Reinf vs esocial Integração

Leia mais

O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE GUIA:

O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE GUIA: O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE GUIA: Introdução 1 2 3 A EFD Reinf As retenções previdenciárias As retenções fiscais 4 A desoneração da folha de pagamentos 5 O EFD reinf para as empresas de construção Civil

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Dia 04 (sexta-feira) IRRF Recolhimento do IRRF correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.12.2018, incidente sobre rendimentos

Leia mais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Nova forma de cumprimento de obrigações tributárias acessórias Relativa a tributos destinados à seguridade social e ao IRRF

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil Dia 05 (terça-feira) Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de maio/2018: - Operações de crédito - Pessoa Jurídica

Leia mais

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS As instituições espíritas para se tornarem personalidades jurídicas, tem que ter os seguintes documentos e registros: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Leia mais

Atualizada com a Reforma Trabalhista

Atualizada com a Reforma Trabalhista Data Vencimento 06 07 17 (Segunda-feira) 20 Obrigação Salário-Maternidade Ajuda de Custo e Premiação Salário-Família Folha de Pagamento Simples Folha do CPRB Parcelado Código Receita 1007 1163 Fato Gerador

Leia mais

RESUMO DA CARTILHA DA RECEITA FEDERAL

RESUMO DA CARTILHA DA RECEITA FEDERAL RESUMO DA CARTILHA DA RECEITA FEDERAL Cartilha PUBLICADA AGORA EM SETEMBRO PELO TSE/RECEITA FEDERAL CAPTURADO URL: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/cartilha-tse-e-receita-federaleleicoes-2016

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Dia 03 (quarta-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.03.2019, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil Dia 05 (terça-feira) IRRF IOF Recolhimento do IRRF correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.01.2019, incidente sobre

Leia mais

Agenda de Contribuições, Tributos e Obrigações. Mês de Fevereiro de 2017.

Agenda de Contribuições, Tributos e Obrigações. Mês de Fevereiro de 2017. Agenda de Contribuições, Tributos e Obrigações. Mês de Fevereiro de 17. DIAS OBRIGAÇÕES D E S C R I Ç Ã O FUNDAMENTAÇÃO LEGAL 17.01 à 17.03.17 03 06 RAIS SALÁRIOS SECONCI O Ministério do Trabalho e Emprego,

Leia mais

CÁLCULO E PAGAMENTO DE IMPOSTOS NO SETOR CULTURAL

CÁLCULO E PAGAMENTO DE IMPOSTOS NO SETOR CULTURAL CÁLCULO E PAGAMENTO DE IMPOSTOS NO SETOR CULTURAL IMPOSTO DE RENDA 1. O que é Imposto de Renda? É a contribuição aos cofres públicos sobre a renda em geral. Ele é cobrado de pessoas físicas e jurídicas,

Leia mais

CADASTRO DE CORRETORES PJ

CADASTRO DE CORRETORES PJ CNPJ: Razão Social: Site: DDD: Telefone: Celular: Sucursal/Inspetoria: Nº do Contrato: Data Inicio Contrato: Insc. Municipal: % ISS Previdência: % ISS AF: % ISS Seguro: Município ISS: Forma de Pagto: Antecipação

Leia mais

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Declarações DCTF Declaração de Débitos e Créditos DIRF Declaração do Imposto sobre a Renda Retida na Fonte Obrigação de Apresentação Quem está dispensado

Leia mais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Elaborado por: José Roberto Soares dos Anjos Bacharel em Ciências Contábeis pela FECAP -1992, técnico em contabilidade, programador

Leia mais

esocial uma realidade

esocial uma realidade esocial uma realidade Auditório da FIEP Curitiba, de 16 outubro de 2018 Instrutor : Auditor Fiscal Marcos Antonio Salustiano da Silva Faseamento e Cronograma* (*) Conforme Resolução CDES nº 05 (DOU 05/10/2018)

Leia mais

Adeque-se à EFD Reinf

Adeque-se à EFD Reinf Começaremos em instantes... Adeque-se à EFD Reinf 27.09.2018 às 9h Sejam bem-vindos! Observações Use preferencialmente o navegador Chrome; Identifique-se com seu Nome e Nome da Empresa; Para tirar dúvidas

Leia mais

Palestra. Impostos e Contribuições Federais - Retenções Atualização. Abril Elaborado por:

Palestra. Impostos e Contribuições Federais - Retenções Atualização. Abril Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Retenção na Fonte das Pessoas Jurídicas e evento R-2070 da EFD-Reinf

Retenção na Fonte das Pessoas Jurídicas e evento R-2070 da EFD-Reinf Evento Presencial Retenção na Fonte das Pessoas Jurídicas e evento R-2070 da EFD-Reinf Apresentação: Andréa Giungi, Guilherme Palermo e Santina Silva Data: 10.10.2018 1 Considerações iniciais A retenção

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Retenção para Prestador Optante pelo Simples Nacional

Orientações Consultoria de Segmentos Retenção para Prestador Optante pelo Simples Nacional Retenção para Prestador Optante pelo Simples Nacional 13/05/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. IN RFB nº 1.1234/2012...

Leia mais

A retenção previdenciária em face das recentes mudanças legais na contratação de serviço: MEI, empresas, desoneração e contribuintes individuais

A retenção previdenciária em face das recentes mudanças legais na contratação de serviço: MEI, empresas, desoneração e contribuintes individuais com Alexandre Matias Silva A retenção previdenciária em face das recentes mudanças legais na contratação de serviço: MEI, empresas, desoneração e contribuintes individuais Das 09h às 11h - Sede do Sindcont-SP

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018 Até: Quinta-feira, dia 14 EFD - Contribuições Histórico: Entrega da EFD - Contribuições relativas aos fatos geradores ocorridos no mês de abril/2018 (Instrução

Leia mais

Posicionamento Consultoria De Segmentos INSS Retenção sobre serviços de transportes de passageiros, presunção de base de cálculo mínima em 30%

Posicionamento Consultoria De Segmentos INSS Retenção sobre serviços de transportes de passageiros, presunção de base de cálculo mínima em 30% INSS Retenção sobre serviços de transportes de passageiros, 22/01/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. Fato Gerador

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais;

Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais; Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais; Nova forma de cumprimento de suas obrigações tributárias acessórias afetas aos tributos e contribuições sociais previdenciárias que

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Agosto/2016 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Agosto/2016 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Agosto/2016 Setor Contábil Dia 03 (quarta-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.07.2016, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

AS ELEIÇÕES, OS CANDIDATOS, OS TRABALHADORES E A RECEITA FEDERAL

AS ELEIÇÕES, OS CANDIDATOS, OS TRABALHADORES E A RECEITA FEDERAL AS ELEIÇÕES, OS CANDIDATOS, OS TRABALHADORES E A RECEITA FEDERAL INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS SOBRE AS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS NAS ELEIÇÕES DE 2016 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL MINISTÉRIO

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 38/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 38/2016 ANO XXVII - 2016-3ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 38/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA ELEIÇÕES, CANDIDATOS E PARTIDOS POLÍTICOS - ASPECTOS TRIBUTÁRIOS... Pág. 559 TRIBUTOS FEDERAIS

Leia mais

EFD - Reinf Edgar Grassi

EFD - Reinf Edgar Grassi EFD - Reinf Edgar Grassi Diretor de Administração e Seguridade CBS Previdencia A Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD Reinf) é o mais

Leia mais

esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt

esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt esocial e EFD-Reinf: Novos Desafios para o Profissional Contábil do Terceiro Setor 23 de abril de 2018 Gabriele Schmidt Gabriele Schmidt Contadora atuante no Terceiro Setor nas áreas de consultoria financeira,

Leia mais

Retenção na Fonte das Pessoas Jurídicas (IRRF e CSRF)

Retenção na Fonte das Pessoas Jurídicas (IRRF e CSRF) Evento Presencial 1 Retenção na Fonte das Pessoas Jurídicas (IRRF e CSRF) Apresentação: Andréa Giungi e Samira Silva Data: 06.10.2017 Considerações iniciais 2 A retenção na fonte é uma hipótese de responsabilidade

Leia mais

esocial: como implementá-lo? Alexandre Ribeiro

esocial: como implementá-lo? Alexandre Ribeiro esocial: como implementá-lo? Alexandre Ribeiro Setembro 2014 AGENDA A Petrobras Estrutura Áreas Envolvidas Principais desafios Contratação de Terceiros Pontos de Atenção Propostas para implementação QUEM

Leia mais

Atualizada com REFORMA TRABALHISTA

Atualizada com REFORMA TRABALHISTA Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração Salário-Maternidade Parto e aborto espontâneo, conforme certidão de nascimento ou atestado. (arts. 47, 86, IN RFB

Leia mais

Nilson Nascimento Lima Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Delegacia da Receita Federal em Aracaju (Se)

Nilson Nascimento Lima Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Delegacia da Receita Federal em Aracaju (Se) Seminário esocial na Administração Pública: Aspectos Gerais do esocial Aracaju (Se), 31/08/2018 Nilson Nascimento Lima Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Delegacia da Receita Federal em Aracaju

Leia mais

EFD-Reinf e DCTFWeb. Substituição das Funcionalidades da GFIP. Lincoln Ferrarezi

EFD-Reinf e DCTFWeb. Substituição das Funcionalidades da GFIP. Lincoln Ferrarezi EFD-Reinf e DCTFWeb Substituição das Funcionalidades da GFIP Lincoln Ferrarezi EFD-Reinf Conceito EFD-Reinf A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais(EFD-Reinf) é um dos módulos

Leia mais

FAQ - EFD-Reinf. A entrega do EFD-Reinf é obrigatória por diversos contribuintes, são eles:

FAQ - EFD-Reinf. A entrega do EFD-Reinf é obrigatória por diversos contribuintes, são eles: FAQ - EFD-Reinf Conceitos gerais 1. Quem está obrigado a entrega da EFD-Reinf? A entrega do EFD-Reinf é obrigatória por diversos contribuintes, são eles: Todas as pessoas jurídicas que prestam e/ou contratam

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Simples Nacional Parte IV. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Simples Nacional Parte IV. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Parte IV Prof. Marcello Leal Determinação da base de cálculo LC 123/06, Art. 3º, 1º. Considera-se receita bruta, para fins do disposto no caput deste artigo, o produto da venda de bens

Leia mais

São Paulo, 27 de Março de 2008.

São Paulo, 27 de Março de 2008. Verificação do Cumprimento das Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias na contratação de empresas terceirizadas São Paulo, 27 de Março de 2008. 1 Contatos Marcelo Natale Fernando Azar (11) 5186-1014

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL MÓDULO CONTABILIDADE DIGITAL Aula 3 Profº Paulo Vaz CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DIGITAL 1) Evolução 2) Aspectos Legais 3)

Leia mais

PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC

PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC PARCELAS NÃO-INTEGRANTES DO SC Observação: As parcelas definidas como não-integrantes do salário-de-contribuição, quando pagas ou creditadas em desacordo com a legislação pertinente, passam a integrá-lo

Leia mais

RETENÇÃO DE IMPOSTOS NA FONTE

RETENÇÃO DE IMPOSTOS NA FONTE RETENÇÃO DE IMPOSTOS NA FONTE Simples Nacional na condição de prestador: Dispensado de reter PIS/COFINS/CSLL na fonte de acordo com o art. 32º III da Lei 10.833/03; Dispensado de reter IR na fonte de

Leia mais

As retenções no novo ambiente EFD-Reinf e DCTFWeb

As retenções no novo ambiente EFD-Reinf e DCTFWeb As retenções no novo ambiente EFD-Reinf e DCTFWeb e-social Trabalho Doméstico Cadastro básico do Empregador; Dados completos do Empregado, incluindo dados para cálculos de folha; Informações dos eventos

Leia mais

IMPOSTO DE RENDA NA FONTE PIS/PASEP/COFINS ASSUNTOS CONTÁBEIS ANO XIX ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2008

IMPOSTO DE RENDA NA FONTE PIS/PASEP/COFINS ASSUNTOS CONTÁBEIS ANO XIX ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2008 ANO XIX - 2008-5ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2008 IMPOSTO DE RENDA NA FONTE DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO - CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA NA FONTE Introdução - Momento da Ocorrência do Fato

Leia mais

EFD-Reinf 29/06/2016. Apresentação. I -O que é o EFD-Reinf

EFD-Reinf 29/06/2016. Apresentação. I -O que é o EFD-Reinf EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída O que vem por ai??? Danilo Lollio Estaapresentaçãoé de propriedade da Wolters Kluwer Prosoft.

Leia mais

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração 06 16 (Segunda-feira) 20 Salário-Maternidade Ajuda de Custo e Premiação Salário-Família Folha de Pagamento Simples

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 54 - Data 27 de fevereiro de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE - IRRF As comissões pagas

Leia mais

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração Salário-Maternidade Parto e aborto espontâneo, conforme certidão de nascimento ou atestado. (arts. 47, 86, IN RFB

Leia mais

Equipe Fiscal EFD REINF

Equipe Fiscal EFD REINF Equipe Fiscal EFD REINF Temas : 1. Definição da REINF 2. Eventos Atendidos 3. Eventos não Atendidos 4. Telas Criadas 5. Eventos 6. Envio do XML 7. Prazo de entrega REINF - Escrituração Fiscal Digital de

Leia mais