- O TRABALHO DA C.A. NA APAE DE CASCAVEL PR. - A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA; - O QUE É A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA; - C.A.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "- O TRABALHO DA C.A. NA APAE DE CASCAVEL PR. - A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA; - O QUE É A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA; - C.A."

Transcrição

1

2 - O TRABALHO DA C.A. NA APAE DE CASCAVEL PR. - A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA; - O QUE É A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA; - C.A. COM BAIXA TECNOLOGIA PRANHAS PECS - C.A. COM ALTA TECNOLOGIA (TABLET - VOX4ALL); - EXEMPLOS (VÍDEOS) DAS ATIVIDADES APLICADAS COM OS ALUNOS NA APAE DE CASCAVEL. - AMOSTRA DAS ATIVIDADES CONFECCIONADAS NA APAE; - PERGUNTAS, DÚVIDAS.

3 COMO É QUE NOS COMUNICAMOS COM ALGUÉM QUE NÃO FALA???

4

5 O Censo Demográfico de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que quase 46 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência: intelectual, motora, visual ou auditiva, número que corresponde a 24% da população total do país, número quase dez vezes maior que aqueles apresentados no Censo Demográfico de Deste total, 48,1% se declaram com deficiência visual, 22,9% com deficiência motora, 16,7% com deficiência auditiva, 8,3% com deficiência intelectual e 4,1% com deficiência física.

6 No Brasil, os estudos na área começaram em São Paulo, em 1978 em um centro de reabilitação para paralisados cerebrais que não tinham prejuízo intelectual. De lá para cá, o interesse em comunicação Alternativa tem aumentado significativamente.

7 Muitas pessoas apresentam dificuldades para falar ou escrever. Sendo elas: *Com paralisia cerebral; *Deficiência mental; *Deficiência auditiva; *Espectros autistas; *Deficiências múltiplas. Estas, vão precisar de uma outra forma de comunicação para que possam mostrar ao professor, familiares, amigos que conseguiram aprender, falar sobre suas dúvidas, desejos, sentimentos e brincadeiras Essa outra maneira de comunicação se chama COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.

8 O QUE É COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA? O conceito de comunicação Alternativa: Conjunto de ferramentas, técnicas, estratégias utilizadas para complementar ou substituir os métodos de comunicação naturais. É um instrumento que possibilita atender às necessidades individuais, ampliando as possibilidades de troca, de experimentação individual e de relacionamento com o outro, preparando o futuro cidadão, com liberdade de escolha dentro de suas possibilidades. A aplicabilidade da C.A. varia de acordo com as necessidades do usuário e disponibilidade de recursos.

9 O termo Comunicação Alternativa é utilizado para definir outras formas de comunicação como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, até o uso de sistemas sofisticados como o computador com voz sintetizada. A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação. Deve-se observar no aluno a situação em que ele vive, ou seja, seu ambiente (escola, trabalho, social) e suas necessidades.

10 Verdadeiro ou Falso? CA é o último recurso; CA impede o desenvolvimento da fala; A criança precisa ter certas habilidades antes de começar com CA; A criança precisa ter certa idade antes de começar com CA; FALSO

11 IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA C.A. PARA O ALUNO - O aluno apresenta autonomia em comunicar-se; - Maior oportunidade em relacionar, interagir; - Em caso de inclusão escolar, tem um maior auxílio; - A independência do aluno para suas escolhas; - Alfabetização. OU SEJA:

12 Independência Iniciativa Produtividade Auto estima Integração Aprendizado Nadia Browning, 2008

13 Comunicação Alternativa com Baixa tecnologia: - Pranchas confeccionadas com símbolos, fotos, letras do alfabeto, números, figuras, etc; - Pasta revestida com velcro (PECS); - Outros recursos que se mostrarem necessários. - O material é disposto na prancha de comunicação, de modo a favorecer o manuseio, pelo sujeito, e possibilitar que se comunique com maior facilidade e efetividade. Comunicação Alternativa com Alta Tecnologia: - Uso do tablet com o aplicativo de Portugal VOX4ALL; - Softwares para computador.

14 Os indivíduos podem se comunicar de várias maneiras: * Olhando; * Apontando; * Fazendo gestos; * Emitindo sons; * Respondendo afirmativamente ou negativamente as perguntas. Precisamos descobrir junto com o sujeito qual a melhor forma para ela se comunicar. (ADAPTAÇÕES)

15 O indivíduo pode responder apontando uma prancha de comunicação que deverá ser preparada especialmente para ela (suas necessidades, desejos) e que traga vocabulário do seu dia-a-dia: Pranchas construída com os símbolos do Boardmaker

16 Pranchas construída com os símbolos do Boardmaker

17 O indivíduo pode responder olhando para a resposta e as alternativas de atividades poderão ser apresentadas em cartões com símbolos, objetos ou figuras. Imagens retiradas do Programa Comunicar com Símbolos.

18 PRANCHAS E CARTÕES

19 CARTÕES DE CONCEITOS

20 ! 1) VÍDEO MARCIA

21 PRANCHAS COM OBJETOS CONCRETOS

22 PRANCHAS E CARTÕES SENSAÇÕES

23 PRANCHA DE SENTIMENTOS

24 PRANCHA PARA DIFICULDADE VISUAL

25 TRABALHO COM AS PRANCHAS EM ALUNOS EJA

26 TRABALHO COM AS PRANCHAS EM SALA DE AULA INFANTIL

27 MATERIAL PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA - QUANTIDADE

28 COMPLETAR COM AS VOGAIS

29 2.VÍDEO LEONARDO

30 LOTO LEITURA - PRANCHA

31 LOTO LEITURA - CARTÕES

32 COORDENAÇÃO MOTORA VOGAIS E NÚMEROS

33

34

35 ! 3) VÍDEO GEOVANA MÚSICA

36 ROTINA PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS

37 A C.A. COM BRINQUEDOS ADAPTADOS - O brinquedo adaptado é de vital importância como um suporte da C. A. para aqueles que não apresentam condições motoras; - Promove a interação social; - Independência; - Autoestima; - Exploração do objeto.

38

39 ! 4) Vídeo Brinquedo Adaptado

40 PECS

41 P E C S icture xchange ommunication ystem Sistema de Comunicação por troca de figuras

42 - Desenvolvido em 1985 por Lori A. Frost M.S. e Andy Bond Ph. D.; - Baseado em princípios da Analise Comportamental Aplicada (ABA) sobre o livro de BF Skinner 1957, comportamento verbal; - Ensina a comunicação funcional que é imediatamente útil; - Pode ser usada com idades e deficiências diversas; - Presente em mais de 50 países; - No Brasil, desde 2009, porém são ministrados cursos desde junho de 2012.

43 Criado por Lori Frost., e Andy Bondy

44 O que é PECS? - Foi desenvolvido com crianças em idade pré-escolar com transtorno do espectro autista e outros transtornos em comunicação social que não apresentem fala funcional ou socialmente aceitável; - Aprendem primeiro a abordar um parceiro de comunicação e dar uma imagem de um item desejado em troca por esse item. - O protocolo de treinamento Pecs baseia-se na investigação de que o nosso estudante gosta (preferências); - Ensina a criança como se comunicar ou quais são as regras básicas de comunicação; - Aprendem a comunicar primeiro com figuras isoladas e mais tarde aprendem a combinar imagens para aprender.

45 FASES - O Pecs apresenta 6 fases:

46 5) VÍDEOS 5.1.) MARCIA FERREIRA FASE I. 5.2.) MATEUS FASE V. 5.3.) MARIA SALETE VI

47

48 PASTA ORIGINAL PASTA CONFECCIONADA NA APAE

49 Maiores informações:

50 COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA Os recursos de Alta Tecnologia são mais recentes e baseiam-se em dispositivos que utilizam a tecnologia dos computadores, tornando-se apoio para a comunicação de pessoas com comprometimentos variados. Existem programas (softwares) que utilizam símbolos gráficos, vocalizadores, dentre outros recursos, que facilitam a comunicação.

51 COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA Como exemplo temos o aplicativo VOX4ALL, que foi desenvolvido pela empresa Imagina, de Portugal. As telas são customizáveis, utilizando-se a biblioteca de mais de símbolos. Possui síntese de voz em português do Brasil.

52

53 Vox4all: Criar, Comunicar e Aprender com tablets - Descobrir e utilizar os símbolos como auxiliares à comunicação; - E x p l o r a r o s n o v o s sistemas de comunicação para dispositivos móveis como o smartphone e o tablet, adaptandoos e personalizando-os para cada usuário.

54 Objetivos! Comunicar, utilizando os símbolos como linguagem alternativa;! Utilizar pranchas para a comunicação;! Planejar e desenvolver atividades de comunicação e aprendizagem ut ilizando símbolos, fotos e voz.

55 O aplicativo oferece: - Mais de Símbolos para a Alfabetização da Widgit; - Possibilidade de criar, alterar e personalizar todas as pranchas e células; - 4 Idiomas disponíveis - Português (BR), Português (PT), Inglês (EN) e Espanhol (ES); - Sintetizador de voz (TTS) incorporado; - Gravação de voz; - Utilização de arquivos de imagem; - Menu de resposta rápida Sim/Não ; - Personalização do tempo de toque; - Consulta do Manual do usuário dentro da aplicação; - Utiliza as vozes instaladas no seu dispositivo.

56 ! 6.1)VÍDEO LUCAS! 6. 2) VÍDEO ISABELA

57

58

59 Suporte para Tablet Confeccionado na Marcenaria da APAE de Cascavel - PR

60

61 Avaliação realizada em sala de aula. Imagens retiras do programa imagina.

62 Avaliação realizada em sala de aula. Imagens retiras do programa da imagina.

63 (MODELO DO LIVRO CONFECCIONADO COM O PROGRAMA DA IMAGINA)

64 (MODELO DO LIVRO)

65 ! 7) HINO DA APAE DE CASCAVEL

66

67

68

69

70

71

72

73 Maiores informações:

74 ESCOLA APAE DE CASCAVEL

75 SALA DE AULA

76 PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO NO SETOR DA SAÚDE

77 Recorrer a Comunicação Alternativa, Não é desistir de falar...

78 Para as pessoas, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis

79 ! 8) VÍDEO APAE

80 PARA CONTATO COM VANILZA

81 Vanilza Sutana Braz Pinto Fonoaudióloga CRFª

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Aprendizado mais fácil

Aprendizado mais fácil Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7473/aprendizado-mais-facil Recursos inclusivos Reportagens Publicado em NOVA ESCOLA Edição 25, 12 de Novembro 2016 Aprendizado mais fácil Equipamentos,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DA SAÚDE

HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DA SAÚDE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DA SAÚDE AUTORES: Renatha de Carvalho (renathacfisio@gmail.com), Andréa de Jesus Lopes (andrealopesfisio@gmail.com. CER II

Leia mais

Comunicação Alternativa e Inclusão

Comunicação Alternativa e Inclusão Comunicação Alternativa e Inclusão UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro Brasil 28-10-2011 Patrícia Correia Diretora Executiva da Cnotinfor-Imagina Aventuras 2 Instalação do software

Leia mais

Tecnologia Assistiva: promoção da funcionalidade e independência da pessoa com deficiência intelectual

Tecnologia Assistiva: promoção da funcionalidade e independência da pessoa com deficiência intelectual Tecnologia Assistiva: promoção da funcionalidade e independência da pessoa com deficiência intelectual Daianne Serafim Martins Terapeuta Ocupacional - CREFITO 9510 Especialista em Educação Inclusiva Mestre

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Projeto: Autismo e Educação Simone Helen Drumond Ischkanian

Projeto: Autismo e Educação Simone Helen Drumond Ischkanian Método TEACCH TEACCH é a sigla adotada por um projeto de saúde pública e disponível na Carolina do Norte, EUA, que oferece serviços voltados para pessoas com autismo e outros transtornos do espectro do

Leia mais

NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL, AUTISMO

NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL, AUTISMO NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL, AUTISMO FARIA, Ronaldo Gromik. RU 1997258 UNINTER Resumo Foi realizada uma pesquisa exploratória em três momentos: no primeiro uma pesquisa histórica sobre o autismo e definição.

Leia mais

ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI CONDIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO MOMENTO:

ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI CONDIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO MOMENTO: ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI Validade: / / a / / IDENTIFICAÇÃO: Criança: Data de Nasc.: Ano letivo: Ano escolar da criança: Responsável: (mãe)

Leia mais

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação Estamos presenciando as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 em diversas situações no modo como vivemos. Nesse novo modelo, a tecnologia

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.²

PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.² PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.² ¹ Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Bagé RS Brasil. Email: duisouza07@gmail.com ² Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Leia mais

Profa. Dra. Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha Depto de Física UFF / PUVR / ICEx Coordenadora do Projeto

Profa. Dra. Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha Depto de Física UFF / PUVR / ICEx Coordenadora do Projeto Profa. Dra. Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha Depto de Física UFF / PUVR / ICEx Coordenadora do Projeto RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO Autismo Descrito inicialmente por Bleuler e

Leia mais

SÍMBOLOS, FOTOS, VOZ E SONS: SERÁ QUE TODOS ESTES ESTÍMULOS TÊM UM IMPACTO POSITIVO E DIFERENCIADOR NA APRENDIZAGEM E NA COMUNICAÇÃO?

SÍMBOLOS, FOTOS, VOZ E SONS: SERÁ QUE TODOS ESTES ESTÍMULOS TÊM UM IMPACTO POSITIVO E DIFERENCIADOR NA APRENDIZAGEM E NA COMUNICAÇÃO? SÍMBOLOS, FOTOS, VOZ E SONS: SERÁ QUE TODOS ESTES ESTÍMULOS TÊM UM IMPACTO POSITIVO E DIFERENCIADOR NA APRENDIZAGEM E NA COMUNICAÇÃO? Autor: Patrícia Vieira Andrade Correia Co-Autor: Margarida Lopes Silva

Leia mais

As descobertas da primeira infância

As descobertas da primeira infância As descobertas da primeira infância Uma característica natural dos seres humanos é o prazer pela descoberta. Ao nos depararmos com o novo, imediatamente sentimos o desejo de nos apropriarmos da novidade,

Leia mais

Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP

Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP Lucila M. Costi Santarosa Mára Lúcia Carneiro Liliana M. Passerino Marlise Geller Projeto Nacional

Leia mais

Indicado para professores, alunos e f uncionários.

Indicado para professores, alunos e f uncionários. Indicado para professores, alunos e f uncionários. Caro leitor, O objetivo deste manual é sensibilizar a comunidade acadêmica para as questões relacionadas à inclusão, assim como, esclarecer algumas dúvidas

Leia mais

Boardmaker with Speaking Dynamically Pro

Boardmaker with Speaking Dynamically Pro Boardmaker with Speaking Dynamically Pro Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC) Os SPC foram criados no início dos anos 80 pela Terapeuta da Fala americana Roxanna Mayer Johnson e compõem atualmente

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA Mara Cristiane R. Aguila Psicóloga/ Neuropsicóloga Doutoranda em Educação pela Universidad Nacional de Rosário - Argentina Transtorno do espectro autista (TEA) Diferenças

Leia mais

PHC CS WEB O SEU NEGÓCIO EM QUALQUER DISPOSITIVO MÓVEL

PHC CS WEB O SEU NEGÓCIO EM QUALQUER DISPOSITIVO MÓVEL PHC CS WEB O SEU NEGÓCIO EM QUALQUER DISPOSITIVO MÓVEL FACTOS A mobilidade no dia-a-dia das empresas. Apenas 11% de clientes finais acedem a aplicações empresariais somente a partir do escritório. Fonte:

Leia mais

TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO

TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO Fonoaudióloga especialista em linguagem Mestre em Saude Pública pela Universidad Americana - Py Professora de Linguagem e Psiquiatria na

Leia mais

L I B R A R I A ESTÚDIO LIBRARIA. Todos os direitos reservados para Libraria

L I B R A R I A ESTÚDIO LIBRARIA. Todos os direitos reservados para Libraria L I B R A R I A ESTÚDIO LIBRARIA Todos os direitos reservados para Libraria Bem vindos Criamos a Libraria para melhorar a acessibilidade aos surdos. Queremos ser a ponte entre as empresas e instituições

Leia mais

COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA E HABILIDADES COMUNICATIVAS DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL RESUMO

COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA E HABILIDADES COMUNICATIVAS DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL RESUMO COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA E HABILIDADES COMUNICATIVAS DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL Adriana Ponsoni Débora Deliberato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho RESUMO O

Leia mais

Inclusão escolar. Educação para todos

Inclusão escolar. Educação para todos Inclusão escolar Educação para todos Aprender com as diferenças O movimento das escolas para promover uma educação inclusiva O tema é tão complexo quanto polêmico, mas já é possível contabilizar avanços

Leia mais

COMMUNICATION: UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

COMMUNICATION: UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMMUNICATION: UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA VASQUES, A. F. ¹, LUZ, V. V. DA¹, BASTOS, R. R.² ¹ Estudantes do Curso Superior do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Bagé RS Brasil ²

Leia mais

Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 2

Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 2 MÓDULO 9 Sistemas para Comunicação Alternativa SEMANA 2 Miryam Pelosi e Liliana Passerino 26/02/2014 slide 1 de 18 UNIDADE 2 CONHECENDO A PRANCHA DE COMUNICAÇÃO E O PORTAL ARASAAC Nessa unidade vamos conhecer

Leia mais

O TRABALHO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DO TABLET NA APAE DE CASCAVEL-PARANÁ

O TRABALHO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DO TABLET NA APAE DE CASCAVEL-PARANÁ O TRABALHO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DO TABLET NA APAE DE CASCAVEL-PARANÁ Eveline Mara Schreiner Psicóloga da Apae de Cascavel PR; graduada em Psicologia pela Faculdade UNIPAR; Pós-Graduação

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos DISLEXIA. Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura; no reconhecimento preciso e decodificação da palavra e ao soletrar

Leia mais

P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R :

P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R : 1 2 P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R : P R O J E T O N Ú M E R O : 2015-1 - P T 0 1 - K A 2 0 1-013121 W W W. J U N I O R C O D E A C A D E M Y. E U P R O J E T O J U N I O R C O D E

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de programação usando a plataforma Android. Vitor de Oliveira Gomes Orientador: Prof.

Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de programação usando a plataforma Android. Vitor de Oliveira Gomes Orientador: Prof. Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de programação usando a plataforma Android. Vitor de Oliveira Gomes Orientador: Prof. André Backes Problema Compreender o fluxo das informações em um programa

Leia mais

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A COMUNICAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A COMUNICAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A COMUNICAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS 1. Introdução Anderson Luís Furlan Este resumo objetiva apresentar de forma sucinta o que é, deficiência, dando enfoque a deficiência

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS COM SURDEZ

LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS COM SURDEZ LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS COM SURDEZ Organização: Profª Esp. Ariane Polizel Objetivos: Se comunicar com maior repertório da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Favorecer a aprendizagem dos conteúdos

Leia mais

INTEGRANDO A MULTIMÍDIA NO CONTEXTO ESCOLAR

INTEGRANDO A MULTIMÍDIA NO CONTEXTO ESCOLAR INTEGRANDO A MULTIMÍDIA NO CONTEXTO ESCOLAR As escolas de hoje precisam se reinventar. É fundamental, sobretudo, que os professores utilizem as novas ferramentas comunicacionais para suas práticas pedagógicas.

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

educação e tecnologia

educação e tecnologia educação e tecnologia PLANO DE ENSINO O Uso de Tecnologias Assistivas no Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual: O Papel da Comunicação Alternativa FEAPAES - MG Federação das Apaes

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA

A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA Luiz Augusto O. Santos¹, Gabriel R. Penaforte¹, Marco A. Nagao², José R. Pilan³ ¹Aluno do Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da

Leia mais

JANAÍNA LARRATE MARISTELA SIQUEIRA VERA LÚCIA VAL DE CASAS. INSTITUTO MUNICIPAL HELENA ANTIPOFF SME/RJ

JANAÍNA LARRATE MARISTELA SIQUEIRA VERA LÚCIA VAL DE CASAS. INSTITUTO MUNICIPAL HELENA ANTIPOFF SME/RJ OFICINA VIVENCIAL DE AJUDAS TÉCNICAS PARA AÇÃO EDUCATIVA: A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SEM FALA FUNCIONAL JANAÍNA LARRATE MARISTELA SIQUEIRA

Leia mais

POWERPOINT O PowerPoint é um software de apresentação multimídia. As apresentações elaboradas por ele, podem ser diretamente exibidas no monitor de vídeo de um computador ou projetadas através de dispositivos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal Autismo Teacch realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal 1 Funcionamento Este modelo é um modelo que tem por base a estruturação e adequação do ambiente, de forma a diminuir os

Leia mais

ANEXO I DO EDITAL DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS

ANEXO I DO EDITAL DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 002/2013 - OFICINAS E PALESTRAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SERVIÇOS DE ACESSIBILIDADE O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

O ensino voltado para o processo de inclusão

O ensino voltado para o processo de inclusão Projeto na Uerj ensina futuros formandos em pedagogia a utilizar ferramentas e conhecimentos específicos para incluir crianças com deficiências diversas em escolas comuns na rede regular de ensino O ensino

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

APLICATIVO MÓVEL PARA TREINAMENTO AUDITIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES DE FALA DECORRENTES DA FISSURA LABIOPALATINA

APLICATIVO MÓVEL PARA TREINAMENTO AUDITIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES DE FALA DECORRENTES DA FISSURA LABIOPALATINA APLICATIVO MÓVEL PARA TREINAMENTO AUDITIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES DE FALA DECORRENTES DA FISSURA LABIOPALATINA Bruna Tiemi Uchida 1, Elvio Gilberto da Silva 2, Patrick Pedreira Silva 3, Jeniffer

Leia mais

10/12/2014. Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança. Ambiente e Desenvolvimento. O Espaço da Sala de Educação Infantil

10/12/2014. Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança. Ambiente e Desenvolvimento. O Espaço da Sala de Educação Infantil Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança O Ambiente Físico como Meio de Desenvolvimento Infantil Tema 7 Profa. Nancy Capretz Ambiente e Desenvolvimento Psicologia: organismo versus ambiente. Bem-estar,

Leia mais

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação

Leia mais

1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos, quadro de correções e provas comentadas.

1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos, quadro de correções e provas comentadas. PEN DRIVE DO BLOG DESAFIOS DA SALA DE AULA ÍNDICE DE CONTEÚDOS: PASTAS: 1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: ADA 3º CICLO: 4º E 5º ANO Avaliações e Gabaritos 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos,

Leia mais

Recomendação de políticas Inclusão de pessoas com deficiência

Recomendação de políticas Inclusão de pessoas com deficiência Recomendação de políticas Inclusão de pessoas com deficiência A oportunidade A computação em nuvem oferece benefícios significativos para pessoas de todas as idades e habilidades. Ela pode capacitar as

Leia mais

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN VIABILIDADE DOS RECURSOS DE ALTA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL Professoras: Enicéia Gonçalves Mendes Cristina Yoshie Toyoda Orientandas: Sheyla de Souza Lima

Leia mais

Baixar Dicionario Espanhol Portugues Offline

Baixar Dicionario Espanhol Portugues Offline Baixar Dicionario Espanhol Portugues Offline 1 / 6 2 / 6 3 / 6 Baixar Dicionario Espanhol Portugues Offline Baixar Dicionario Espanhol Portugues Offline É comum todo mundo ter uma dúvida de vez... Baixar

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO

PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO VALERIA OLIVEIRA PSICOPEDAGOGA, PSICANALISTA ORIENTADORA EDUCACIONAL ESPECIALISTA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA. PÓS

Leia mais

A formação tem 10 horas, distribuídas em 5 sessões presenciais além de apoio na modalidade a distância e suporte integral via WhatsApp.

A formação tem 10 horas, distribuídas em 5 sessões presenciais além de apoio na modalidade a distância e suporte integral via WhatsApp. Hoje já não temos mais dúvidas de que o planeta seria um caos total sem Comunicação. Assim como investimos em nossa alimentação, aprimorar nossa Comunicação é também vital. Este curso traz reflexões, corrige

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...8 O COMPUTADOR...9 CAPÍTULO 2 REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO...14 INSTALAÇÃO...

ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...8 O COMPUTADOR...9 CAPÍTULO 2 REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO...14 INSTALAÇÃO... ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...8 O COMPUTADOR...9 CAPÍTULO 2 REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO...14 INSTALAÇÃO...16 CAPÍTULO 3 O QUE HÁ DE NOVO NO WINDOWS 10...26 A VOLTA DO MENU INICIAR...27

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais

Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais Sirley Brandão dos Santos; Caroline Moreira Marques; Laryssa Guimarães Costa Instituto

Leia mais

Produtos e Aplicações

Produtos e Aplicações Produtos e plicações www.pentop.com.br Incluir, Educar e Divertir despertando o prazer pelo conhecimento celeração do aprendizado Educação inclusiva udiodescrição utoaprendizado cessibilidade Interatividade

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Caderno de Prova 2 AE02. Educação Especial. ( ) prova de questões Objetivas. Auxiliar de Ensino de

Caderno de Prova 2 AE02. Educação Especial. ( ) prova de questões Objetivas. Auxiliar de Ensino de Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 001/2009 Caderno de Prova 2 AE02 ( ) prova de questões Objetivas Auxiliar de Ensino de Educação Especial Dia: 8 de novembro

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

Ilson Zacharias Terrão Heberton Aparecido Rodrigues Diário De Bordo Do Projeto Treino Locomotor Suspenso com Suporte de Peso Corporal

Ilson Zacharias Terrão Heberton Aparecido Rodrigues Diário De Bordo Do Projeto Treino Locomotor Suspenso com Suporte de Peso Corporal Ilson Zacharias Terrão Heberton Aparecido Rodrigues Diário De Bordo Do Projeto Treino Locomotor Suspenso com Suporte de Peso Corporal Seleção organizada de registros sobre o projeto de TMSPC, a ser apresentada

Leia mais

Autonomia e Qualidade de Vida para Autistas. Estratégias, sugestões e confecções de materiais

Autonomia e Qualidade de Vida para Autistas. Estratégias, sugestões e confecções de materiais Autonomia e Qualidade de Vida para Autistas Estratégias, sugestões e confecções de materiais A INSTITUIÇÃO O Centro de Atendimento Educacional Especializado Wlamir Carlos de Oliveira Projeto Fênix Educação

Leia mais

OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS III SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IX SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Ciclo Tema: de Desafios Oficinas: da Formação Educação Docente para Uso Cruz das Alta Tecnologias RS Brasil Digitais Assistivas De 24 a 28

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) Estratégias de atendimento educacional para pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento TGD/autistas PARTE 1 Queila Medeiros Veiga 3 Apresentação do professor

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL

Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL Atena Cursos - Curso de Capacitação - AEE PROJETO DEFICIÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM INFANTIL Aluna: Iara Escandiel Colussi Data: 12/06/2015 Introdução Este projeto apresenta algumas situações de dificuldade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ESTRANGEIRAS GRUPO DISCIPLINAR: 120 DISCIPLINA: INGLÊS ANO LETIVO 2018/2019 ANO DE ESCOLARIDADE: 3º ano (1º ciclo) Objeto da Domínio de referência Objetivos/

Leia mais

SCALA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

SCALA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA SCALA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA Professoras Responsáveis: Dra. Magali Dias de Souza, MSc. Ana Carla Foscarini e MSc. Martha Barcellos Vieira Coordenadora do Projeto SCALA: Dra. Liliana Maria Passerino

Leia mais

Marcilene França da Silva (1); Eva Lídia Maniçoba de Lima (2)

Marcilene França da Silva (1); Eva Lídia Maniçoba de Lima (2) INCLUSÃO DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO DO IFRN: DESAFIOS E ADAPTAÇÕES METODOLÓGICAS NO CURSO DE PROCESSOS QUÍMICOS Marcilene França da Silva (1); Eva Lídia Maniçoba

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

As capacidades lingüísticas da alfabetização

As capacidades lingüísticas da alfabetização As capacidades lingüísticas da alfabetização A seção apresenta, na forma de verbetes, conceitos e concepções que são fundamentos da abordagem proposta. A seção apresenta os objetivos e a estrutura do texto

Leia mais

PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elisama de Souza Morais (1); Sandra Beltrão Tavares Costa (2); Raqueliane

Leia mais

Análise do questionário Utilização de software educativo na sala de aula. 1. Identificação

Análise do questionário Utilização de software educativo na sala de aula. 1. Identificação Análise do questionário Utilização de software educativo na sala de aula. O questionário Utilização de software educativo na sala de aula foi aplicado nos Concelhos de Faro, Albufeira, Silves e Portimão,

Leia mais

O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social http://periodicos.ufersa.edu.br/revistas/index.php/includere ISSN 2359-5566 O MAPA CONCEITUAL

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

Tecnologia Assistiva Evento: I Encontro Multidisciplinar da Saúde DeVry - Metrocamp 14/06/ Ronaldo Barbosa

Tecnologia Assistiva Evento: I Encontro Multidisciplinar da Saúde DeVry - Metrocamp 14/06/ Ronaldo Barbosa Tecnologia Assistiva Evento: I Encontro Multidisciplinar da Saúde DeVry - Metrocamp 14/06/2017 - Ronaldo Barbosa Tecnologia Assistiva Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Atitudes e Valores Comum às disciplinas: Português, Matemática, Estudo do Meio, Educação

Leia mais

SISTEMA PARA COACHING DE BRAILLE

SISTEMA PARA COACHING DE BRAILLE SISTEMA PARA COACHING DE BRAILLE Isadora Araújo Lara 1 Júlia Aline Lopes Cardoso 2 Renato Zanetti 3 PALAVRAS-CHAVE: Braille; sistema didático; sistema embarcado; tecnologia assistiva. 1. INTRODUÇÃO O Braille

Leia mais

Programa de apoio ao estudante com. deficiência. Comitê de Inclusão e Acessibilidade

Programa de apoio ao estudante com. deficiência. Comitê de Inclusão e Acessibilidade Programa de apoio ao estudante com deficiência Comitê de Inclusão e Acessibilidade Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Segundo a CID-10, classificado F84: Transtornos invasivos do desenvolvimento,

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

Professora Diana Silva

Professora Diana Silva Este documento serve para dar a conhecer o programa Comunicar com Símbolos, apresentado na ação de formação desenvolvida pelo CRTIC, no agrupamento de Escolas Alice Gouveia, no âmbito da Comunicação Aumentativa/Alternativa

Leia mais

Pentop do Brasil Pentop do Brasil Tecnologias para Educação, Cultura e Turismo Endereço: Fone/Fax:

Pentop do Brasil Pentop do Brasil Tecnologias para Educação, Cultura e Turismo Endereço: Fone/Fax: Pentop do Brasil Pentop P10 A mais moderna pentop para uso em acessibilidade e educação. Combinando desenho universal, alta tecnologia de processamento digital de sons, tecnologia de impressão codificada

Leia mais

COMO FUNCIONA A ESTUDA.COM

COMO FUNCIONA A ESTUDA.COM Facilitando avaliações e simplificando a gestão do conhecimento COMO FUNCIONA A ESTUDA.COM Carlos Pirovani carlos@estuda.com (65) 3359-2480 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA e DIREÇÃO Tempo gasto na gestão das avaliações

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

Comunicação Alternativa

Comunicação Alternativa Comunicação Alternativa nos Distúrbios de Linguagem. Palestrantes: Giovanna Franco (2ºano) e Yasmin Muniz (3ºano). Orientadora: Profª Drª Simone Aparecida Lopes-Herrera. Comunicação Alternativa: o Tecnologia

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003 PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE e o SECRETÁRIO ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, considerando o disposto na Lei

Leia mais

O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM AUTISTA: ESTUDO DE CASO

O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM AUTISTA: ESTUDO DE CASO O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM AUTISTA: ESTUDO DE CASO Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias (UENF) fabriziadias@hotmail.com Danielle Rodrigues Miranda Sales (UENF) danieller32@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Bruno

Leia mais

- RECENSÃO CRÍTICA -

- RECENSÃO CRÍTICA - Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve Mestrado em Educação Especial Domínio Motor e Cognitivo 1º ano 1º semestre TIC Aplicadas às NEE Docente: Professor Fernando Carrapiço

Leia mais

VISEDU: JOGO DE REALIDADADE AUMENTADA DE LETRAS COM CONTEÚDO DINÂMICO

VISEDU: JOGO DE REALIDADADE AUMENTADA DE LETRAS COM CONTEÚDO DINÂMICO VISEDU: JOGO DE REALIDADADE AUMENTADA DE LETRAS COM CONTEÚDO DINÂMICO Aluna: Vivian de Lima Panzenhagen Orientador: Prof. Dalton Solano dos Reis, M. Sc Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica

Leia mais