1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com."

Transcrição

1 Manual de uso

2 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN e SENHA.

3 2. SISTEMA DE CONTROLE DE CONTEÚDO 2.1. TELA INICIAL Nesta área será possível o cadastro de MENUS e SUBMENUS, criação de PÁGINAS, NOTÍCIAS, inserção de BANNERS, PUBLICIDADES, GALERIAS DE FOTOS, POP-UPs, verificar as ESTATÍSTICAS de acesso em seu site, entre outras coisas.

4 2.2. ESQUECEU A SENHA Ao clicar no item ESQUECEU A SENHA, a tela acima será exibida. Para realizar a alteração da senha, você terá que digitar os campos USUÁRIO e , caso algum dos campos esteja preenchido corretamente, você será encaminhado para a tela abaixo. Ao ser encaminhado para esta tela, repare que o campo USUÁRIO já estará preenchido com seu usuário e nos campos SENHA e CONFIRME SUA SENHA você digitará a nova senha que deseja cadastrar, clique em ALTERAR SENHA e um alerta será exibido afirmando a troca da senha.

5 3. UTILIZAÇÃO DO SISTEMA 3.1. DADOS DA REGIONAL Ao clicar no item DADOS DA REGIONAIS, clique em EDITAR, conforme figura acima. Neste item é possível ser alterado todos os dados da regional que estão listados, assim, será alterado em todos os locais do site onde estiver tais dados. Depois de alterar todos os dados conforme queira, clicar em ENVIAR para que a alteração seja realizada.

6 3.2. GUIA COMERCIAL Ao clicar no item GUIA COMERCIAL, escolha o item que deseja editar e clique em EDITAR, conforme figura acima. Neste item é possível inserir ou editar há imagem de visualização quando se é procurado tal associado no guia comercial do site.

7 INSERIR IMAGEM NO GUIA COMERCIAL Após escolher a imagem, clicar em ENVIAR EDITAR IMAGEM NO GUIA COMERCIAL Caso já tenha cadastrado alguma imagem e queira alterar, clicar em SIM em ALTERAR IMAGEM, escolher a imagem, colocar como SIM no ALTERAR IMAGEM e clicar em ENVIAR.

8 3.3. MENUS Exemplo das diferenças entre MENUS, SUBMENUS e PÁGINAS:

9 MENUS: são os itens principais da listagem, podem listar SUBMENUS e/ou PÁGINAS, ou até mesmo sem um LINK EXTERNO. * lembrando que a ordem de exibição dos itens dentro de um MENU está da seguinte forma, primeiro a listagem de SUBMENUS determinados pelo campo ORDEM e após as PÁGINAS também determinadas pelo campo ORDEM. SUBMENUS: são os itens que dependem de um MENU para sua exibição e tem a possibilidade de agrupar algumas páginas em si, como o MENU, ou até mesmo ser um LINK EXTERNO determinado em seu cadastro. * lembrando que a ordem de exibição das PÁGINAS são determinadas pelo campo ORDEM. PÁGINAS: são itens que contém um conteúdo determinado em seu cadastro. * retornaremos o assunto no tópico PÁGINAS. Ao clicar no item MENUS, será exibido a listagem dos menus com seu título, ordem, tipo, janela de exibição, status e suas opções. Clique em ADICIONAR INSERIR MENU MENU INTERNO Após clicar em ADICIONAR será exibido a tela acima, digite o TÍTULO do menu, neste exemplo criaremos um menu INTERNO. Escolha ATIVO para que o mesmo seja visível e a sua importância, ou seja, sua ORDEM. Após preencher todos os campos, clique em ENVIAR.

10 MENU EXTERNO Após clicar em ADICIONAR será exibido a tela acima, digite o TÍTULO do menu, neste exemplo criaremos um menu EXTERNO. Ao escolher a opção externo, será exibido mais dois campos, no campo LINK digite a URL que será direcionado ao clicar no mesmo e no campo ABRIR para que escolha em qual janela seja aberto o link que colocou no campo LINK. Escolha ATIVO para que o mesmo seja visível e a sua importância, ou seja, sua ORDEM. Após preencher todos os campos, clique em ENVIAR.

11 INSERIR SUBMENU Após cadastrar um MENU e queira adicionar um SUBMENU no mesmo, clique no item ADICIONAR SUBMENU conforme descrito na legenda, na tela que exibir, clique em ADICIONAR SUBMENU. Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo REFERÊNCIA exibirá há qual MENU esse submenu pertencerá, no campo TÍTULO digite o título que terá seu submenu, no campo TIPO DE MENU, escolha a opção INTERNO caso esse submenu seja uma listagem de páginas ou EXTERNO se esse submenu terá um link externo. Se externo, preencha o campo LINK e escolha como irá ABRIR ao clicar no mesmo. Escolha STATUS ativo para que o mesmo fique visível no site, e a IMPORTÂNCIA, ou seja, há ordem de exibição dentro do MENU. Após o preenchimento, clique em ENVIAR EDITAR SUBMENU Caso já tenha cadastrado um submenu e queira editar o mesmo, clique no ícone EDITAR SUBMENU, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR SUBMENU Caso queira excluir um SUBMENU, clique em EXCLUIR SUBMENU e confirme sua exclusão.

12 EDITAR MENU Caso já tenha cadastrado um menu e queira editar o mesmo, clique no ícone EDITAR MENU, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR MENU Caso queira excluir um menu, clique em EXCLUIR MENU e confirme a exclusão.

13 3.4. PÁGINAS Ao clicar no item PÁGINAS, será exibido a listagem das páginas criadas com seu título, data de criação, ordem, tipo, status e suas opções. Clique em ADICIONAR. TIPOS DE PÁGINAS INTERNA: são as páginas que serão exibidas na listagem de algum MENU ou SUBMENU, ou seja, terá que ser relacionada entre um deles.

14 EXTERNA: são as páginas que não serão relacionadas entre MENU e SUBMENU mas que contenham conteúdo, sendo assim, você precisará criar um link direto para acessar a mesma. Exemplo: A página só será exibida ao digitar tal link INSERIR UMA PÁGINA Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título que terá sua página, o campo URL é de extrema importância, nele você escolherá o link para esta página que esteja criando, exemplo como anteriormente.

15 No campo URL, preencha com palavra-do-presidente, conforme exemplo acima, sem espaço, sem acentuação e sem caracteres especiais. No campo CONTEÚDO, digite o texto da página que está sendo criada, alguma dúvida quanto ao editor, favor consultar o item 4.1. EDITOR SOPHUS ATUALIZA. No campo TIPO DE PÁGINA, escolher o tipo que melhor se encaixe com sua página, conforme o tipo de páginas descritos acima, caso tenha escolhido com INTERNA, preencher o campo RELAÇÃO com os dados da sua relação, lembrando que o primeiro é a relação dos MENUS e abaixo o dos SUBMENUS, e caso tenha escolhido como EXTERNA, continue o processo de preenchimento. Coloque o STATUS como ativo para que a página se torne visível, escolha a DATA de sua criação, e caso queira inserir um GALERIA DE FOTO em sua página, escolha qual gostaria na listagem, lembrando que precisa inserir a GALERIA DE FOTOS antes, ou finalize sem escolher alguma, crie um GALERIA DE FOTOS e edite está página inserindo a galeria escolhida. Após o preenchimento, clique em ENVIAR EDITAR UMA PÁGINA Caso já tenha cadastrado uma página e queira editar a mesma, clique no ícone EDITAR PÁGINA, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UMA PÁGINA Caso queira excluir uma página, clique em EXCLUIR PÁGINA e confirme a exclusão.

16 3.5. NOTÍCIAS Ao clicar no item NOTÍCIAS, será exibido a listagem das notícias criadas com seu título, data de criação, status, sua imagem de thumb e suas opções. Clique em ADICIONAR.

17 INSERIR UMA NOTÍCIA Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título que terá sua notícia, o campo CHAMADA é o texto que será exibido na listagem das notícias, não necessariamente necessita ser o conteúdo da notícia, pode ser um resumo, lembrando que é um campo que tem limite de texto, para que fique padrão na listagem, e caso não preencha o mesmo, na listagem aparecerá o início do CONTEÚDO, conforme o limite de texto. No campo CONTEÚDO, digite o texto da notícia que está sendo criada, alguma dúvida quanto ao editor, favor consultar o item 4.1. EDITOR SOPHUS ATUALIZA. Escolher uma DATA de criação para há notícia, isso será determinante na ordem de exibição no site que está por ordem decrescente por data, escolha o STATUS ativo para que a notícia seja exibida, o campo TAGS, é um agregador, quando clica no item tags na notícia, se lista artigos associados há esta mesma tag, lembrando de seguir os passos indicados neste campo. Assim como em PÁGINAS, é possível adicionar uma GALERIA DE FOTOS em sua notícia, lembrando que precisa inserir a galeria antes de escolher a mesma. No campo INSERIR IMAGEM DE THUMB, você cadastra uma imagem na listagem das notícias, como imagem abaixo:

18 Lembre de escolher a opção SIM para que a imagem seja cadastrada, ou NÃO caso não queira inserir uma imagem de thumb. Após o preenchimento, clique em ENVIAR EDITAR UMA NOTÍCIA Caso já tenha cadastrado uma notícia e queira editar a mesma, clique no ícone EDITAR NOTÍCIA, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UMA NOTÍCIA Caso queira excluir uma notícia, clique em EXCLUIR NOTÍCIA e confirme a exclusão.

19 3.6. BANNER Ao clicar no item BANNERS, será exibido a listagem dos banners criados com seu título, ordem de exibição, tipo, prazo, se estiver no prazo, aparecerá a data de fim da visualização, ou exibirá um aviso de EXPIRADO, status, sua imagem e suas opções. Clique em ADICIONAR.

20 INSERIR UM BANNER Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título que terá seu banner, o campo LINK é o campo o qual colocará o link que abrirá ao clicar no banner, no campo IMPORTÂNCIA você indicará a ordem de exibição, no campo DATA DO INÍCIO DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data o banner estará visível no site e no campo DATA DO FIM DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data o banner não estará mais visível. Escolha o STATUS ativo para que o banner se torne visível, no campo TIPO você indicará em que janela o banner será exibido, se colocar como INTERNO, ele abrirá na mesma tela que esteja e EXTERNO em uma nova aba ou janela em seu navegador, por último escolha a IMAGEM que enviará como banner. Após o preenchimento, clique em ENVIAR. Após o envio da imagem, retorne a listagem de banner, clique em RECORTAR BANNER e siga o passo RECORTAR UM BANNER.

21 RECORTAR UM BANNER Para recortar um banner de modo que ele fique visivelmente melhor em seu site, na tela acima, arraste o conteúdo tracejado para selecionar o melhor recorte de sua imagem, lembrando que caso aumente a área pré determinada pelo SOPHUS ATUALIZA, o mesmo será redimensionado para o tamanho conforme determinado pelo layout proposto. Após escolher o melhor recorte, clique em SALVAR abaixo da pré-visualização, repare que um ALERTA será exibido e a tela irá atualiza, assim será exibido a imagem com o recorte escolhido. * É NECESSÁRIO FAZER ESSE PASSO DE RECORTE PARA TODOS OS BANNERS ENVIADO EDITAR UM BANNER Caso já tenha cadastrado um banner e queira editar o mesmo, clique no ícone EDITAR BANNER, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos. * LEMBRANDO QUE É NECESSÁRIO FAZER O RECORTE DO BANNER CASO TENHA ALTERADO SUA IMAGEM EXCLUIR UM BANNER Caso queira excluir um banner, clique em EXCLUIR BANNER e confirme a exclusão.

22 3.7. PUBLICIDADE Ao clicar no item PUBLICIDADE, será exibido a listagem das publicidades criadas com seu título, ordem de exibição, tipo, prazo, se estiver no prazo, aparecerá a data de fim da visualização, ou exibirá um aviso de EXPIRADO, status, sua imagem e suas opções. Clique em ADICIONAR.

23 INSERIR UMA PUBLICIDADE Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título que terá sua publicidade, o campo LINK é o campo o qual colocará o link que abrirá ao clicar na publicidade, no campo IMPORTÂNCIA você indicará a ordem de exibição, no campo DATA DO INÍCIO DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data a publicidade estará visível no site e no campo DATA DO FIM DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data a publicidade não estará mais visível. No campo TIPO você indicará em que janela a publicidade será exibida, se colocar como INTERNO, ela abrirá na mesma tela que esteja e EXTERNO em uma nova aba ou janela em seu navegador, escolha o STATUS ativo para que ela se torne visível, por último escolha a IMAGEM que enviará como publicidade. Após o preenchimento, clique em ENVIAR EDITAR UMA PUBLICIDADE Caso já tenha cadastrado uma publicidade e queira editar a mesma, clique no ícone EDITAR PUBLICIDADE, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UMA PUBLICIDADE Caso queira excluir uma publicidade, clique em EXCLUIR PUBLICIDADE e confirme a exclusão.

24 3.8. ANÚNCIO Ao clicar no item ANUNCIOS, será exibido a listagem dos anúncios criados com seu título, ordem de exibição, tipo, prazo, se estiver no prazo, aparecerá a data de fim da visualização, ou exibirá um aviso de EXPIRADO, status, sua imagem e suas opções. Clique em ADICIONAR.

25 INSERIR UM ANÚNCIO Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título que terá seu anúncio, o campo LINK é o campo o qual colocará o link que abrirá ao clicálo, no campo IMPORTÂNCIA você indicará a ordem de exibição, no campo DATA DO INÍCIO DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data o anúncio estará visível no site e no campo DATA DO FIM DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data o mesmo não estará mais visível. No campo TIPO você indicará em que janela o anúncio será exibido, se colocar como INTERNO, ele abrirá na mesma tela que esteja e EXTERNO em uma nova aba ou janela em seu navegador, escolha o STATUS ativo para que ele se torne visível, por último escolha a IMAGEM que enviará como anúncio. Após o preenchimento, clique em ENVIAR.

26 EDITAR UM ANÚNCIO Caso já tenha cadastrado um anúncio e queira editar o mesmo, clique no ícone EDITAR ANÚNCIO, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UM ANÚNCIO Caso queira excluir um anúncio, clique em EXCLUIR ANÚNCIO e confirme a exclusão.

27 3.9. PARCEIROS Ao clicar no item PARCEIROS, será exibido a listagem dos parceiros criados com seu título, ordem de exibição, tipo, prazo, se estiver no prazo, aparecerá a data de fim da visualização, ou exibirá um aviso de EXPIRADO, status, sua imagem e suas opções. Clique em ADICIONAR.

28 INSERIR UM PARCEIRO Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título que terá seu parceiro, o campo LINK é o campo o qual colocará o link que abrirá ao clicar no parceiro, no campo IMPORTÂNCIA você indicará a ordem de exibição, no campo DATA DO INÍCIO DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data o parceiro estará visível no site e no campo DATA DO FIM DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data o mesmo não estará mais visível. No campo TIPO você indicará em que janela o parceiro será exibido, se colocar como INTERNO, ele abrirá na mesma tela que esteja e EXTERNO em uma nova aba ou janela em seu navegador, escolha o STATUS ativo para que ele se torne visível, por último escolha a IMAGEM que enviará como parceiro. Após o preenchimento, clique em ENVIAR.

29 EDITAR UM PARCEIRO Caso já tenha cadastrado um parceiro e queira editar o mesmo, clique no ícone EDITAR PARCEIRO, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UM PARCEIRO Caso queira excluir um parceiro, clique em EXCLUIR PARCEIRO e confirme a exclusão.

30 3.10. GALERIAS DE FOTOS Ao clicar no item GALERIA DE FOTOS, será exibido a listagem das galerias criadas com seu título, quantidade de fotos na galeria, se ela é EM DESTAQUE, isso diferenciará na lista de galerias em seu site, no link GALERIA DE FOTOS serão exibidas apenas as que estiverem EM DESTAQUE, as demais são para uso de notícias e/ou páginas, a data de criação, seu status, sua imagem de thumb para a listagem na página GALERIA DE FOTOS e suas opções. Clique em ADICIONAR.

31 INSERIR UMA GALERIA DE FOTOS Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título de sua galeria, no campo CONTEÚDO, digite o texto da galeria que está sendo criada, alguma dúvida quanto ao editor, favor consultar o item 4.1. EDITOR SOPHUS ATUALIZA. No campo DATA escolha a data da galeria, escolha o STATUS ativo para que ela se torne visível. Conforme dito acima, o campo EM DESTAQUE difere as galerias que serão listadas no link GALERIA DE FOTOS e as demais são pra uso de notícias e/ou páginas. No campo IMAGEM DE THUMB, você cadastra uma imagem que estará na listagem das galerias. Após o preenchimento, clique em ENVIAR.

32 INSERIR FOTOS NAS GALERIA DE FOTOS Após criar uma galeria, clique em ADICIONAR FOTOS HÁ GALERIA DE FOTOS, e abrirá a seguinte tela: Repare que o título da GALERIA está indicado. Exemplo Editando: TESTE. Após confirmar que será inserido as fotos nesta mesma galeria, clique em PROCURAR, será aberta a tela do EXPLORER de seu computador, navegue até as fotos, escolha as que gostaria de adicionar na galeria, lembrando que pode ser adicionado diversas fotos, mas para um bom uso adicione de 40 em 40 fotos. Ao escolher as que gostaria de enviar, uma seguinte mensagem será exibida:

33 Sendo assim, após escolher as imagens, confirme a tela acima e espere até que todas as imagens sejam enviadas, pois caso mude de tela durante o envio, o processo será encerrado aonde estiver. Após a conclusão, será exibido a seguinte tela: Após o envio, a página será atualiza e será exibido as imagens que foram enviadas. É possível ordenar as fotos, clique na imagem que gostaria de alterar a ordem e mantenha pressionado, arraste a mesma até o local que gostaria na exibição e solte-a, a ordenação pode ser realizada com todas as imagens desta mesma galeria, escolha conforme queira INSERIR UMA LEGENDA EM SUA FOTO Caso tenha adicionado uma imagem e gostaria de adicionar uma LEGENDA na mesma, clique no item EDITAR LEGENDA, e preencha o campo LEGENDA. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UMA FOTO DE SUA GALERIA DE FOTOS Caso queira excluir uma foto de sua galeria, clique no item EXCLUIR FOTO e confirme a exclusão EDITAR UMA GALERIA DE FOTOS Caso já tenha cadastrado uma galeria e queira editar a mesma, clique no ícone EDITAR GALERIA DE FOTOS, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UMA GALERIA DE FOTOS Caso queira excluir uma galeria de fotos, clique em EXCLUIR GALERIA DE FOTOS e confirme a exclusão.

34 3.11. INFORMATIVOS Ao clicar no item INFORMATIVOS, será exibido a listagem dos informativos criados com seu título, data de criação, status, link para visualização do informativo e suas opções. Clique em ADICIONAR.

35 INSERIR INFORMATIVOS Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título de seu informativo, no campo DATA escolha a data do informativo, escolha o STATUS ativo para que ele se torne visível. No campo IMAGEM DE THUMB, você cadastra uma imagem que ficará na listagem dos informativos em seu site, e no campo INSERIR INFORMATIVO escolha o arquivo convertido em PDF, lembrando que apenas a extensão PDF é aceita nesse campo e que a SOPHUS disponibiliza a formato de visualização em revista, para isso, entre em contato com a SOPHUS. Após o preenchimento, clique em ENVIAR EDITAR UM INFORMATIVO Caso já tenha cadastrado um informativo e queira editar o mesmo, clique no ícone EDITAR INFORMATIVO, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UM INFORMATIVO Caso queira excluir um informativo, clique em EXCLUIR INFORMATIVO e confirme a exclusão.

36 3.12. ENQUETES Ao clicar no item ENQUETES, será exibido a listagem das enquetes criadas com seu título, quantidade de opções para voto, prazo, status e suas opções. Clique em ADICIONAR.

37 INSERIR UMA ENQUETE Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título de sua enquete, no campo DATA DO INÍCIO DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data a enquete estará visível no site e no campo DATA DO FIM DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data a enquete não estará mais visível. Escolha o STATUS ativo para que a enquete se torne visível. Após preencher todos os campos, clique em ENVIAR.

38 INSERIR OPÇÕES EM SUA ENQUETE Após criar uma enquete, clique em ADICIONAR OPÇÃO PARA ENQUETE, e abrirá a seguinte tela: Repare que o título da ENQUETE está indicado. Exemplo ENQUETE: TESTE, assim você terá a certeza que está adicionando opções a ENQUETE escolhida, clique em ADICIONAR OPÇÃO e preencha os campos na próxima tela. O campo REFERÊNCIA confirma novamente em qual ENQUETE você adicionará a opção e o campo TÍTULO você indicará o título de sua opção. Após preencher todos os campos, clique em ENVIAR. * LEMBRANDO QUE NÃO HÁ LIMITE PARA OPÇÕES DE VOTO.

39 EDITAR OPÇÕES EM SUA ENQUETE Caso tenha adicionado uma opção e gostaria de editá-la, clique no item EDITAR OPÇÃO DA ENQUETE, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR OPÇÕES EM SUA ENQUETE Caso queira excluir uma opção da sua enquete, clique no item EXCLUIR OPÇÃO DA ENQUETE e confirme a exclusão EDITAR UMA ENQUETE Caso já tenha cadastrado uma enquete e queira editá-la, clique no ícone EDITAR ENQUETE, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UMA ENQUETE Caso queira excluir uma enquete, clique em EXCLUIR ENQUETE e confirme a exclusão VISUALIZAR RESULTADE DE UMA ENQUETE Caso queira visualizar o resultado de uma enquete, clique em VISUALIZAR RESULTADO DA ENQUETE, o mesmo irá te encaminhar para uma página onde exibirá um gráfico de pizza com o resultado da votação, e ao lado todas as opções e sua quantidade de votos.

40 3.13. POP-UP Ao clicar no item POP-UPS, será exibido a listagem dos pop-ups criados com seu título, tipo, prazo, se estiver no prazo, aparecerá a data de fim da visualização, ou exibirá um aviso de EXPIRADO, status, sua imagem e suas opções. Clique em ADICIONAR.

41 INSERIR UM POP-UP Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título que terá seu pop-up, o campo LINK é o campo o qual colocará o link que abrirá ao clicálo, no campo DATA DO INÍCIO DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data o pop-up estará visível no site e no campo DATA DO FIM DA VISUALIZAÇÃO você indicará a partir de que data o mesmo não estará mais visível. No campo TIPO você indicará em que janela o pop-up será exibido, se colocar como INTERNO, ele abrirá na mesma tela que esteja e EXTERNO em uma nova aba ou janela em seu navegador, escolha o STATUS ativo para que ele se torne visível, por último escolha a IMAGEM que enviará como pop-up. Após preencher todos os campos, clique em ENVIAR EDITAR UM POP UP Caso já tenha cadastrado um pop-up e queira editar o mesmo, clique no ícone EDITAR POP-UP, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UM POP UP Caso queira excluir um pop-up, clique em EXCLUIR POP-UP e confirme a exclusão.

42 3.14. ARQUIVOS Ao clicar no item ARQUIVOS, será exibido a listagem dos arquivos criados com seu título, data de criação, status, link para visualização do arquivo e suas opções. Clique em ADICIONAR.

43 INSERIR ARQUIVOS Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título de seu arquivo, no campo CONTEÚDO, digite o texto do arquivo que está sendo criado, alguma dúvida quanto ao editor, favor consultar o item 4.1. EDITOR SOPHUS ATUALIZA. No campo DATA escolha a data do arquivo, escolha o STATUS ativo para que ele se torne visível. No campo IMAGEM DE THUMB, você cadastra uma imagem que ficará na listagem dos arquivos em seu site, e no campo INSERIR ARQUIVO escolha o arquivo que gostaria de cadastrar, lembrando que as extensões permitidas são: PDF, DOC, DOCX, TXT, ZIP e RAR. Após todo o preenchimento, clique em ENVIAR EDITAR UM ARQUIVO Caso já tenha cadastrado um arquivo e queira editar o mesmo, clique no ícone EDITAR ARQUIVO, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UM ARQUIVO Caso queira excluir um arquivo, clique em EXCLUIR ARQUIVO e confirme a exclusão.

44 3.15. AGENDAS Ao clicar no item AGENDAS, será exibido a listagem dos agendamentos criados com seu título, data de início e fim do agendamento, seu horário, estilo e suas opções. Clique em ADICIONAR.

45 INSERIR AGENDA Na tela acima, preencha os campos com o conteúdo desejado. No campo TÍTULO digite o título que terá seu agendamento, no campo CONTEÚDO, digite o texto do agendamento que está sendo criado, alguma dúvida quanto ao editor, favor consultar o item 4.1. EDITOR SOPHUS ATUALIZA. No campo DATA DE INÍCIO você indicará a partir de que data o agendamento terá início e no campo DATA DE FIM você indicará o fim de seu agendamento. No campo HORA você indicará o horário de seu agendamento. O campo ESTILO, seria o tipo do agendamento e escolha o STATUS ativo para que ele se torne visível. Após preencher todos os campos, clique em ENVIAR.

46 EDITAR UMA AGENDA Caso já tenha cadastrado um agendamento e queira editar o mesmo, clique no ícone EDITAR AGENDA, conforme legenda abaixo da listagem, e altere os campos conforme sua necessidade. Lembrando de clicar em ENVIAR após alterar os campos EXCLUIR UMA AGENDA Caso queira excluir um agendamento, clique em EXCLUIR AGENDA e confirme a exclusão.

47 3.16. ESTATÍSTICA Ao clicar no item ESTATÍSTICA, você será encaminhado para o SOPHUS WEB ANALYTICS, um controle de acessos em seu site, com relatórios, gráficos, entre outras coisas.

48 4. EDITORES 4.1. EDITOR SOPHUS ATUALIZA Código Fonte: Exibi o código HTML da página. Novo: Limpa todo o conteúdo para um novo conteúdo. Visualizar: Visualize o resultado de sua formatação. Imprimir: Visualize a forma de impressão da página. Recortar: Recorte algum conteúdo. Copiar: Copiar algum conteúdo. Colar: Colar algum conteúdo. Colar como texto sem formatação: Colar algum conteúdo sem formatação. Desfazer: Desfazer alguma ação. Refazer: Refazer alguma ação. Localizar: Localizar algum conteúdo. Substituir: Substituir algum conteúdo. Selecionar tudo: Selecionar todo o conteúdo. Negrito: Colocar em negrito algum conteúdo. Itálico: Colocar em itálico algum conteúdo. Sublinhado: Sublinhar algum conteúdo. Tachado: Riscar/tachar algum conteúdo. Subscrito: Subscrever algum conteúdo. Sobrescrito: Sobrescrever algum conteúdo. Remover formatação: Remover a formatação de algum conteúdo. Lista numerada: Inserir lista numérica. Lista sem números: Inserir uma lista sem números. Diminuir recuo: Diminuir recuo do parágrafo. Aumentar recuo: Aumentar recuo do parágrafo. Citação: Inserir uma citação. Alinha esquerda: Alinhar texto há esquerda. Centralizar: Centralizar o texto. Alinhar direita: Alinhar texto há direita. Justificar: Justificar o texto. Inserir/Editar link: Inserir/Editar um link. Remover link: Remover um link. Imagem: Inserir uma imagem. Flash: Inserir uma animação flash. Incorporar / Inserir vídeo: Inserir / incorporar um vídeo. Tabela: Inserir uma tabela. Inserir linha horizontal: Inserir uma linha horizontal. Emoticon: Inserir um emoticon. Inserir caractere especial: Inserir um caractere especial. Formatação: Escolher um tipo de formatação. Cor do texto: Escolher uma cor. Maximizar: Maximizar a tela de edição para melhor visualização do conteúdo.

49 INSERIR UMA IMAGEM NO CONTEÚDO Para inserir uma imagem, clique no item IMAGEM no editor e abrirá a janela acima, caso seja uma imagem da internet, copiar o link da imagem e colar no campo URL ou se for enviar uma imagem, clique em LOCALIZAR NO SERVIDOR, e a seguinte tela abaixo abrirá.

50 Clique em ENVIAR ARQUIVO, escolha o arquivo em seu computador e clique em ENVIAR, repare que retornará a tela acima com a imagem que enviou na listagem, clique duas vezes sobre a mesma e retornará a tela abaixo com alguns dados já preenchidos. URL: é o caminho em que a imagem se encontra em seu site. TEXTO ALTERNATIVO: conteúdo para localizar em procura orgânicas (Google, Bing, etc). LARGURA: é a largura da imagem que foi enviada, para alterar, mude os dados deste campo. ALTURA: é a altura da imagem que foi enviada, para alterar, mude os dados deste campo. BORDA: caso queria adicionar uma borda, digite um valor numérico. HSPACE: inserir espaços no canto direto e esquerdo da imagem, digite um valor numérico. VSPACE: inserir espaços no acima e abaixo da imagem, digite um valor numérico. ALINHAMENTO: escolher um melhor alinhamento, esquerda ou direita. Após o preenchimento de todos os campos, clique em OK e a imagem será inserida no conteúdo EDITAR UMA IMAGEM NO CONTEÚDO Caso queira EDITAR uma imagem que esteja no conteúdo do seu texto, clique duas vezes sobre a imagem e a tela de edição de imagem abrirá, altere como queira, seguindo os passos anteriores.

51 INSERIR UMA ANIMAÇÃO FLASH NO CONTEÚDO Para inserir uma animação flash no conteúdo, o processo é bem semelhante ao passo INSERIR UMA IMAGEM NO CONTEÚDO, clique no item FLASH. Caso seja uma animação da internet, copie o LINK e cole no campo URL, ou se for enviar uma animação, clique em LOCALIZAR NO SERVIDOR, siga os mesmos passos do item citado acima, lembrando que após o preenchimento, clique em OK EDITAR UMA ANIMAÇÃO FLASH NO CONTEÚDO Caso queira EDITAR uma animação em flash que esteja no conteúdo do seu texto, clique duas vezes sobre a animação e a tela de edição abrirá, altere os dados como queira, e clique em OK.

52 INCORPORAR / INSERIR UM VÍDEO NO CONTEÚDO Para incorporar / inserir um vídeo no conteúdo, clique no item CONTEÚDO DE INCORPORAÇÃO e a tela acima abrirá, no campo ULR cole o link do vídeo. Exemplo: No site do YouTube, escolha o vídeo que queria adicionar, abaixo dele, há uma aba com o nome de COMPARTILHAR, gerará um link: No campo REDIMENSIONAR TIPO (somente vídeos), há três opções, segue explicação abaixo: Não redimensionar (usar default): Será inserido o vídeo com uma dimensão padrão. Dimensão responsiva: Ao ser inserido um vídeo, pode especificar o tamanho máximo, em sua largura e altura Dimensão específica: Ao ser inserido um vídeo, pode especificar o tamanho correto, em sua largura e altura EDITAR UM VÍDEO CONTEÚDO Caso queira EDITAR um vídeo que esteja no conteúdo do seu texto, clique duas vezes sobre o vídeo e a tela de edição abrirá, altere os dados como queira, e clique em OK.

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br William Oyama www.evisionbrasil.com.br Índice do tutorial 1 Portal entrelace.obr.br 2- Painel Administrativo 3- Informações Restritas 4- Acervo 5- Notícias

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Mini manual para editar as informações no Portal bibliotecas.uff

Mini manual para editar as informações no Portal bibliotecas.uff Mini manual para editar as informações no Portal bibliotecas.uff Sumário 1.Sobre o Drupal 2.Como se logar 3.Inserindo conteúdo 4.Editando conteúdo 5.Alterando as notícias 6.Incluindo um serviço 7.Criando

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos)

Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos) Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos) Para a gerência de conteúdo no site do Campus Online, é utilizado um componente do Joomla, o K2. Este componente permite que o conteúdo seja gerenciado

Leia mais

Manual de instrução. www.andifes.org.br

Manual de instrução. www.andifes.org.br Manual de instrução www.andifes.org.br Inserindo Postagem em Andifes, Nas IFES, Entrevistas, Na Mídia, Concursos, Artigos ou Editora Univ. 1. Localize no menu lateral esquerdo a opção ANDIFES, Nas IFES,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Portal Transparência / Acesso a Informação Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Como acessar? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Conteúdo. 1 - Procedimentos de Acesso... 3. 2 - Gerenciamento de usuários do sistema e perfis de acesso... 4. 3 - Cadastro de áreas do sítio...

Conteúdo. 1 - Procedimentos de Acesso... 3. 2 - Gerenciamento de usuários do sistema e perfis de acesso... 4. 3 - Cadastro de áreas do sítio... Conteúdo 1 - Procedimentos de Acesso.... 3 2 - Gerenciamento de usuários do sistema e perfis de acesso... 4 3 - Cadastro de áreas do sítio.... 8 3.1 - Conteúdo simples com anexo... 9 3.2 - Página estática...

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo 2011 MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo Aprenda como é simples utilizar a ferramenta Flex como seu gerenciador de conteúdo online. Flex Desenvolvido pela ExpandWEB 31/01/2011

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site

Tutorial USERADM. Inserindo conteúdos no site Tutorial USERADM Inserindo conteúdos no site Como acessar o Administrador de Conteúdos do site? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o site da Prefeitura de Aliança-TO,

Leia mais

Portal Institucional do IFPB

Portal Institucional do IFPB Capacitação para utilização do Portal Institucional do IFPB Introdução O objetivo dessa treinamento é apresentar o site do IFPB, e capacitar os novos usuários para utilizar suas principais ferramentas

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO

COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO COMO UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO texto. Esse tutorial é um tutorial básico para auxiliar na utilização do editor de A barra de ferramentas do editor é a seguinte: Abaixo será discutido cada item, onde a

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

Manual da Ferramenta Construtor de Página Programa de Formação Continuada 2012

Manual da Ferramenta Construtor de Página Programa de Formação Continuada 2012 Manual da Ferramenta Construtor de Página Programa de Formação Continuada 2012 1º Semestre/2012 Joice Lopes Leite e Ana Paula Daikubara 1 Índice Criando um site...03 Configurações gerais...04 Visual e

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

Manual de Uso. Intranet

Manual de Uso. Intranet Manual de Uso Intranet última atualização: setembro de 2013 1 2 Sumário 1- Acesso 04 2- Gerenciamento de páginas 04 3- Gerenciamento de layout e aparência das páginas 3.1- Layout 3.3- Aparência 07 07 08

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO 5 www. HABISP. inf.br Outubro/2008 TREINAMENTO HABISP MÓDULO VERBA DE ATENDIMENTO 1 INTRODUÇÃO Este documento, tem por finalidade, permitir aos usuários a utilização das ferramentas do HABISP que possibilitam

Leia mais

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB Manual do Sistema SMARsa Módulo WEB Notas da Atualização do Manual Na versão 4.1 deste manual consta: 1º. Aguardando Recebimento: Adicionado o campo de digitação do numero de remessa para o recebimento.

Leia mais

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites.

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. SUMÁRIO 1 Exemplo de site criado no software QUICKFISH...02 2 Salvando Seu Site...03 3 Publicando Seu Site...03 4 Visão inicial do Software

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão NOVOSIS 3ª Versão Conteúdo Introdução... 3 Principais recursos:... 4 Para o cidadão:... 4 Para os órgãos públicos:... 4 Como Utilizar o SIC...

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao TR4... 4 1.1 Requisitos Mínimos... 4 1.2 Layout do Sistema... 5 1.3 Legenda... 5 1.4 Visão geral das funcionalidades... 6 1.4.1 O Menu Administração... 6 1.4.2 O Menu

Leia mais

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. 1 CONHECENDO A PÁGINA PRINCIPAL Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. PAGINAS- Mostras as paginas do blog LOCALIZADOR área de busca

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

TUTORIAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SITE

TUTORIAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SITE TUTORIAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SITE WWW.BANDAX10.COM.BR O COMANDE É um sistema de Gerência de conteúdo bem simples e produzido com toda praticidade para que o cliente possa ter total facilidade em publicar

Leia mais

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU 1 1. Como logar no sistema como usuário autenticado Para logar no sistema como usuário autenticado é necessário digitar /user na frente

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Tutorial Baú de Ideias

Tutorial Baú de Ideias BAÚ DE IDEIAS O Baú de Ideias é uma ferramenta on-line (ativa apenas quando existe conexão com a Internet), na qual professores e alunos podem criar, divulgar e consultar atividades e projetos. No Baú

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para vendas no balcão por ser uma venda rápida, mais simples, onde não é necessário

Leia mais

Portal de Internet ABDI

Portal de Internet ABDI Portal de Internet ABDI 1 Histórico de Revisões Data Versão Autor Descrição 26/10/11 1.0 Jucelio Araújo Criação do documento 25/10/13 2.0 Públia Pires Atualização do documento 04/11/2013 3.0 Ana Carolina

Leia mais

Manual WebAdmin News

Manual WebAdmin News Manual WebAdmin News 20/12/2008 Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

Tutorial para inscrição de trabalhos a serem apresentados no Festival de Arte e Cultura

Tutorial para inscrição de trabalhos a serem apresentados no Festival de Arte e Cultura Tutorial para inscrição de trabalhos a serem apresentados no Festival de Arte e Cultura As inscrições de participantes e trabalhos no Festival de Arte e Cultura da Rede Federal de Educação Profissional,

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive 25/09/2013 07h25 - Atualizado em 25/09/2013 07h43 Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive por EDIVALDO BRITO Para o TechTudo 1 comentário Se você precisa fazer alguma pesquisa de um

Leia mais

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro Índice 1. Fluxo de Solicitação 2. Acesso ao Aplicativo 3. Alteração de Senha 4. Opções do Menu 5. Pesquisar um item já existente 6. Como criar

Leia mais

NTI Núcleo de Tecnologia de Informação / UNIFAL-MG Drupal Manual do Usuário DRUPAL MANUAL DO USUÁRIO

NTI Núcleo de Tecnologia de Informação / UNIFAL-MG Drupal Manual do Usuário DRUPAL MANUAL DO USUÁRIO DRUPAL MANUAL DO USUÁRIO Primeiros passos para inserir conteúdo no site. 1. Logar-se no site através de seu usuário e senha. 2. Criar um novo menu. 3. Ativar o menu criado, colocando-o em alguma região

Leia mais

Google Drive para escrever propostas de atividades

Google Drive para escrever propostas de atividades Google Drive para escrever propostas de atividades A pluralidades e aceitação do que é diferente também está na computação. Não podemos privar o aluno e o professor de utilizar diversas ferramentas computacionais,

Leia mais

Sumário. Tutorial: Baú de Ideias 1

Sumário. Tutorial: Baú de Ideias 1 1 Sumário BAÚ DE IDEIAS... 2 Criar atividades... 4 Inserindo Imagem... 6 Inserindo Vídeo... 10 Inserindo Animações e Atividades interativas... 12 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas... 17 Salvando

Leia mais