Informações, inscrições, locais e datas para este treinamento em ou pelo comercial@casponline.com.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informações, inscrições, locais e datas para este treinamento em www.casponline.com.br ou pelo e-mail comercial@casponline.com."

Transcrição

1

2 SOBRE O ENNCASP: O ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público, é um dos maiores encontros técnicos em nível nacional e tem por objetivo orientar sobre a implantação dos regramentos impostos pela nova CASP, a partir da reunião dos maiores expoentes da contabilidade aplicada ao setor público. Sendo realizado pela CASP Online, que é uma entidade especializada em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o ENNCASP é garantia de muito aprendizado e de troca de experiências. O evento conta com a presença de especialistas em Contabilidade Aplicada ao Setor Público. A mesa das palestras contempla debatedores que atuam em entidades públicas e que entendem o dia-a-dia dos servidores. O RENOMADO PALESTRANTE PAULO HENRIQUE FEIJÓ LANÇARÁ O LIVRO "ENTENDENDO O PCASP" NO DIA DO EVENTO. GANHARÁ UM EXEMPLAR. CADA PARTICIPANTE Incluso: LIVRO: ENTENDENDO O PCASP, bolsa ecológica, material didático, slides do evento, coffee break, certificado e sorteio de livros. Mais de 90% dos participantes avaliaram a última Edição do ENNCASP com a nota máxima (ótimo), tendo um reconhecimento pela imprensa e pelo público, como um dos melhores e mais completos eventos da área (CASP) no Brasil. Público-alvo: Contadores, secretários de fazenda, controladores internos, auditores externos, analistas e técnicos municipais, estaduais e federais. Metodologia: Palestras especializadas de cunho prático, proferidas e moderadas por grandes especialistas da área. Haverá espaço para questionamentos e interação com os palestrantes.

3 Grade de horários das Palestras: 14/04/2014 (segunda-feira) - 1º dia Horário Nome do Palestrante Turno Tema 08:30- Confirmação de dados e retirada do material Credenciamento Manhã 09:00 didático. 09:00- Joaquim Liberalquino - A Contabilidade Pública e seus Desafios Manhã 09:45 Palestra Magna frente as novas Demandas Sociais. A resolução do cne 10 de 28 de dezembro de 09:45- Jorge Lopes - Palestra Manhã 2004 :habilidades e competências 10:30 Magna necessárias de um contador. 10:30-11:00 11:00-12:30 12:30-14:00 14:00-16:00 16:00-16:30 16:30-18:00 Coffee Break Alexandre Costa Quintana Intervalo para o Almoço Diogo Duarte Barbosa Coffee Break Cezar Volnei Mauss Manhã Manhã Demonstração dos Fluxos de Caixa na área pública: uma abordagem com base na IPSAS 2 - Cash Flow Statements. Depreciação no setor público: Um detalhado estudo comparativo entre a NBC T16.9 e as IPSAS (normas internacionais). O passo a passo para a implantação de sistema de custos em um município. 15/04/2014 (terça-feira) - 2º dia Horário Nome do Palestrante Turno Tema 08:30-09:00 Credenciamento Manhã Confirmação de dados e presença. 09:00- Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Paulo Henrique Feijó Manhã 10:30 Setor Público (PCASP). 10:30-11:00 Coffee Break Manhã 11:00-12:30 12:30-14:00 14:00-15:30 15:30-16:00 16:00-17:30 17:30-18:00 Fabiana Pascoaloto Intervalo para o Almoço Leila Márcia Elias Coffee Break Flávio Flach Espaço reservado para questionamentos e para entrega dos certificados Manhã Transparência na Gestão dos Recursos Públicos. Abordagem na Lei de Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação. Controle Interno na Gestão Pública: A experiência do Poder Judiciário no estado do Pará. Controle Interno: Todo o suporte ao setor de contabilidade. Livre para questionamentos.

4 Dados dos instrutores: JOAQUIM OSÓRIO LIBERALQUINO FERREIRA PALESTRA MAGNA Um dos grandes nomes no processo de normatização da nova CASP no Brasil Coordenador Adjunto do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Contador graduado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1981), especialização em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), especialista em Auditoria Pública pela Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (1982), especialista em Administração Financeira pela Universidade de Pernambuco - UPE (1985) e Mestre em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é Auditor Tributário do Estado de Pernambuco, Professor Assistente da Universidade Federal de Pernambuco, coordenador Adjunto do Grupo de Educação a Distancia do CCSA da Universidade Federal de Pernambuco, professor da Escola de Administração Fazendária, responsável pela elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. JORGE EXPEDITO DE GUSMÃO LOPES PALESTRA MAGNA Criador e Coordenador Nacional dos eventos SINCASP - Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada no Setor Público. Possui graduação em Geografia e Estudos Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1969), graduação em Pedagogia - Suam (1975), mestrado em Administração Escolar - Penn State (1981) e doutorado em Administração Escolar - University of Miami (1985).Possui pós- doutorado em Educação em É Research Scholar da University of Miami desde 1990 Professor Associado III da Universidade Federal de Pernambuco aposentado.consultor/avaliador da CAPES.Tem experiência na área de Administração, Liderança e Chefia em Educação com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa e do Ensino Superior (Didática), Formação e qualificação, bacharelado e docência, formação, indicadores e interdependência. Autor dos livros O Fazer do Trabalho Científico em Ciências Sociais Aplicadas, Educação Contábil: Tópicos de Ensino e Pesquisa,Gestão Baseada em Resultados,Estudando Teoria da Contabilidade e Didática e Pesquisa Aplicadas ao Ensino da Contabilidade: Guia de atividades. Lider do GEPEC-Grupo de Educação e Pesquisa em Contabilidade do CNPq,. É professor da pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado e Pós - Graduação lato sensu em nível de especialização.

5 ALEXANDRE COSTA QUINTANA Professor e doutrinador renomado. Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; e NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Geral e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração dos fluxos de caixa, contabilidade pública, transparência, tecnologias da informação e comunicação na educação, pesquisa em contabilidade e organizações do terceiro setor. DIOGO DUARTE BARBOSA Instrutor e professor em nível nacional Diretor técnico da CASP Online É especialista em contabilidade pública e responsabilidade fiscal e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Autor da obra Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas, editora Gestão Pública, e co-autor do livro NBCASP Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo, publicado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Também é um dos revisores do livro Processo Licitatório e a Lei Complementar n.º Microempresa e Empresa de Pequeno Porte: Teoria e Prática. Como consultor e instrutor em nível nacional, capacita milhares alunos por ano. É Sócio-Diretor da CASP Online ( e professor em disciplinas de pós-graduação em contabilidade aplicada ao setor público. Integra a Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul - CRC-RS.

6 CEZAR VOLNEI MAUSS Instrutor com efetiva experiência em custos. Autor do livro publicado pela editora Atlas: Gestão de custos aplicada ao setor público; Análise das demonstrações contábeis governamentais; Coautor do livro publicado pelo CRC/RS: Processo licitatório e a Lei Complementar 123/2006; Autor do Capítulo do Livro publicado na Holanda: XBRL in public administration as a way to evince and scale the use of information, inserido no livro: Innovations and Advanced Techniques in Computers and Information Sciences and Engineering; Contador formado pela UPF em 1998; Especialista em Gestão e Controle da Administração Pública formado pela UPF em 2004; Mestre em Contabilidade e Controladoria formado pela UNISINOS em 2007; Professor da ULBRA desde 2005; Proprietário da empresa Mauss Consultoria em Gestão Ltda; Consultor de valores mobiliários registrado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), para poder atuar na assessoria aos investimentos dos RPPS. FABIANA PASCOALOTO Profissional de Contabilidade, Especialista em Administração e Planejamento Público Municipal pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Atuação profissional no âmbito de administração pública há mais de 17 anos, com experiências em cargo efetivo na administração pública, empresas de softwares voltados para gestão pública e empresas de consultoria, assessoria e auditoria aos Municípios. Integra a Comissão de Área Pública do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo CRCSP. Professora, palestrante e autora de artigos técnicos na área de Administração e Contabilidade Pública. Diretora do site Contador Público (

7 FLÁVIO FLACH Auditor do TCE/RS e Conselheiro do CRC/RS Contador, especialista em Gestão Publica Participativa, auditor público externo do TCE/RS, professor universitário e Conselheiro do CRCRS. LEILA MÁRCIA ELIAS Um dos nomes mais atuantes em CASP do Pará. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNITAU/SP, com Especialização em Sistemas de Informações Gerenciais pela UFPA e Gestão Pública pelo CESUPA/PA. Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade da Amazônia (1998). Com experiência profissional em grandes organizações, públicas e privadas, nas áreas de Gestão Pública, Gerenciamento de Projetos e Controle Interno, com ênfase em Licitações, Contratos Administrativos, Contabilidade Pública, Orçamento Público, Controle Interno e Externo. Atualmente é Chefe da Divisão de Auditoria do Tribunal de Justiça do Pará e Professora do Mestrado de Gestão Pública do NAEA/UFPA. Professor de Nível Superior, em Graduação e Pós-Gradução, das seguintes disciplinas: Contabilidade Pública, Orçamento Público, Contabilidade Básica, Estrutura das Demonstrações Contábeis, Análise das Demonstrações Financeiras, Teoria da Contabilidade e Finanças(Análise de Investimentos, Análise de Crédito, Planejamento do Fluxo de Caixa)

8 PAULO HENRIQUE FEIJÓ Um dos pais do atual MCASP. Autor, instrutor e profissional renomado. LANÇAMENTO DO LIVRO: "ENTENDENDO O PCASP" Pós-Graduado em Contabilidade e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas FGV; 13 anos de experiência na Coordenação-Geral de Programação Financeira ( ) e 3 anos como Coordenador- Geral de Contabilidade do Governo Federal ( ). É co-autor do Livro Gestão de Finanças Públicas: Fundamentos e Práticas de Planejamento, Orçamento e Administração Financeira com Responsabilidade Fiscal, 3ª edição, Brasília/DF, Editora Gestão Pública (2013); Co-autor do Livro Curso de Siafi: Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira, 2ª edição, Brasília/DF, Editora Gestão Pública (2008); Co-autor do Livro Suprimento de Fundos: Teoria e Prática da Execução Financeira no Siafi, 1ª edição, Brasília/DF, Edição dos Autores (2008); Professor da disciplina de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Administração Orçamentária e Financeira em cursos de graduação e pós-graduação; Ex-Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional (2009 a 2012). Atualmente é Membro integrante do Grupo de Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Conselho Federal de Contabilidade e Subsecretário de Modernização da Gestão de Finanças Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Duração: 16 horas-aula Dias e local: 14 e 15 de Abril de 2014 em Porto Alegre/RS Plaza São Rafael / Salão Itapema Endereço: Av. Alberto Bins, nº Centro Histórico - Porto Alegre RS

9 Inscrições: As inscrições são realizadas pelo site Investimento e pagamento: R$ 495,60 por participante até 02/04/14, 7 dias úteis ANTES do evento (16% de desconto) R$ 531,00 por participante até 10/04/14, 2 dias úteis ANTES do evento (10% de desconto) R$ 590,00 por participante até 16/04/14, 2 dias úteis APÓS a realização do evento Forma de pagamento: mediante empenho, depósito identificado ou boleto bancário gerado no site da CASP Online: Observação final: Qualquer modificação em relação ao conteúdo deste edital será comunicada nos mesmos meios utilizados para a sua divulgação inicial, assim como aos inscritos. PATROCINADORES: APOIADORES:

ENNCASP Encontro Nacional sobre a nova contabilidade aplicada ao setor público

ENNCASP Encontro Nacional sobre a nova contabilidade aplicada ao setor público ENNCASP Encontro Nacional sobre a nova contabilidade aplicada ao setor público 16 Horas/Aula Realização: SOBRE O ENNCASP: O ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público,

Leia mais

Informações, inscrições, locais e datas para este treinamento em www.casponline.com.br ou pelo e-mail comercial@casponline.com.

Informações, inscrições, locais e datas para este treinamento em www.casponline.com.br ou pelo e-mail comercial@casponline.com. SOBRE O ENNCASP: O ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público, é um dos maiores encontros técnicos em nível nacional e tem por objetivo orientar sobre a implantação

Leia mais

4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público

4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público 4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público SOBRE O ENNCASP: O ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público é um dos maiores

Leia mais

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS 24 Horas/Aula Realização: INCLUSO: LIVROS: UM EXEMPLAR DE CADA INSTRUTOR, bolsa ecológica, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados

Leia mais

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM PORTO ALEGRE/RS

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM PORTO ALEGRE/RS DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM PORTO ALEGRE/RS 20 Horas/Aula Realização: Apoio: Incluso: LIVRO: MANUAL DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS, pasta personalizada, caneta, lápis,

Leia mais

Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL

Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL Realização: Apoio: INCLUSO: Pasta personalizada CASP Online, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados

Leia mais

GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS

GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS Realização: Incluso: LIVRO: MANUAL DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS, bolsa ecológica, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides

Leia mais

SOBRE O ENCCOPA: ENCCOPA

SOBRE O ENCCOPA: ENCCOPA SOBRE O ENCCOPA: O ENCCOPA é um evento que visa orientar os profissionais da área sobre a implantação dos novos regramentos voltados ao setor de Suprimentos (Patrimônio e Almoxarifado), reunindo os maiores

Leia mais

Gestão de Almoxarifado no Setor Público

Gestão de Almoxarifado no Setor Público Gestão de Almoxarifado no Setor Público Inclui técnicas para implantação do sistema de custos, modelos e integração Almoxarifado-Contabilidade Realização: Apoio: Incluso: Pasta personalizada, apostila(manual),

Leia mais

GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL.

GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL. GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL. UPGRADE: agora com análise de vídeos de boas práticas do setor público, gravados pelo instrutor nas instituições

Leia mais

Inclui técnicas para implantação do sistema de custos, modelos e integração Almoxarifado-Contabilidade 16 horas/aulas.

Inclui técnicas para implantação do sistema de custos, modelos e integração Almoxarifado-Contabilidade 16 horas/aulas. Inclui técnicas para implantação do sistema de custos, modelos e integração Almoxarifado-Contabilidade 16 horas/aulas. Realização: Objetivo: Apresentar aos participantes do curso uma estrutura de controle

Leia mais

TREINAMENTO STANDART - GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL.

TREINAMENTO STANDART - GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL. TREINAMENTO STANDART - GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL. UPGRADE: agora com análise de vídeos de boas práticas do setor público, gravados pelo instrutor

Leia mais

TREINAMENTO STANDARD - GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL E SEUS REFLEXOS NO SIGA

TREINAMENTO STANDARD - GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL E SEUS REFLEXOS NO SIGA TREINAMENTO STANDARD - GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL E SEUS REFLEXOS NO SIGA UPGRADE: Haverá abordagem sobre o SIGA e debates em aula. Realização: Apoio: Incluso: LIVRO: MANUAL DE CONTROLE PATRIMONIAL

Leia mais

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM AMERICANA/SP

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM AMERICANA/SP DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM AMERICANA/SP 16 Horas/Aula Realização: Incluso: LIVRO: MANUAL DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS, pasta personalizada, apostila(manual), caneta,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO RIOGRANDENSE DE TÉCNICOS DAS ADMINISTRAÇÕES FAZENDÁRIA E TRIBUTÁRIA MUNICIPAIS ARTAFAM www.artafamrs.com.br

ASSOCIAÇÃO RIOGRANDENSE DE TÉCNICOS DAS ADMINISTRAÇÕES FAZENDÁRIA E TRIBUTÁRIA MUNICIPAIS ARTAFAM www.artafamrs.com.br ASSOCIAÇÃO RIOGRANDENSE DE TÉCNICOS DAS ADMINISTRAÇÕES FAZENDÁRIA E TRIBUTÁRIA MUNICIPAIS ARTAFAM www.artafamrs.com.br Para atender às finalidades constantes do seu Estatuto Social, a ARTAFAM vem convidá-lo

Leia mais

4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público

4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público 4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público SOBRE O ENNCASP: O ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público é um dos maiores

Leia mais

A necessidade de aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno nos Municípios como base para implantação do Sistema de Informação de Custos

A necessidade de aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno nos Municípios como base para implantação do Sistema de Informação de Custos A necessidade de aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno nos Municípios como base para implantação do Sistema de Informação de Custos Torres RS 9 de julho de 2015. Mário Kemphel da Rosa Mário Kemphel

Leia mais

RECURSOS PARA EDUCAÇÃO

RECURSOS PARA EDUCAÇÃO RECURSOS PARA EDUCAÇÃO CONSTRUINDO O PAR/SIMEC DO PROXIMO QUADRIÊNIO - (2015/2018) APRESENTAÇÃO A elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) pelos Estados e Municípios é requisito indispensável para

Leia mais

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS 24 Horas/Aula Realização: INCLUSO: LIVROS: UM EXEMPLAR DE CADA INSTRUTOR, pasta, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados em sala

Leia mais

Cidade: Curitiba/Paraná Local do Evento: Auditório do Setor de CCSA da UFPR Data: 15 e 16 de outubro de 2010

Cidade: Curitiba/Paraná Local do Evento: Auditório do Setor de CCSA da UFPR Data: 15 e 16 de outubro de 2010 Cidade: Curitiba/Paraná Local do Evento: Auditório do Setor de CCSA da UFPR Data: 15 e 16 de outubro de 2010 PRESIDENTE DE HONRA: Prof. Sérgio de Iudícibus COORDENAÇÃO NACIONAL: Profa. Marcleide Pederneiras

Leia mais

V ENNCASP. Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público

V ENNCASP. Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público V ENNCASP Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público SOBRE O ENNCASP: O ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público é um dos maiores encontros

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 6 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS

Leia mais

RECURSOS DO FNDE PARA EDUCAÇÃO

RECURSOS DO FNDE PARA EDUCAÇÃO RECURSOS DO FNDE PARA EDUCAÇÃO DA PROPOSTA ATÉ A PRESTAÇÃO DE CONTAS Novo PAR 2014, SIMEC, SIGARP e SIGPC LOCAL: UBERLÂNDIA/MG, 16 e 17 de Outubro de 2014 APRESENTAÇÃO A elaboração do Plano de Ações Articuladas

Leia mais

Aplicação Prática dos novos PCASP e DCASP de acordo com as NBCASP e MCASP em Florianópolis/SC

Aplicação Prática dos novos PCASP e DCASP de acordo com as NBCASP e MCASP em Florianópolis/SC Aplicação Prática dos novos PCASP e DCASP de acordo com as NBCASP e MCASP em Florianópolis/SC Realização: INCLUSO: LIVROS: UM EXEMPLAR DE CADA INSTRUTOR, Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas

Leia mais

A CELEBRAÇÃO, EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS SOB O ENFOQUE DO DECRETO Nº 6170/2007 E NO SICONV. (Ênfase em Análise e Prestação de Contas)

A CELEBRAÇÃO, EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS SOB O ENFOQUE DO DECRETO Nº 6170/2007 E NO SICONV. (Ênfase em Análise e Prestação de Contas) Apresentação Trata-se de um Sistema complexo e em contínua evolução. Em 2012, mudanças significativas, como por exemplo, a implantação do Módulo de Acompanhamento e Fiscalização, Cotação Prévia de Preços

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES COM SUSTENTABILIDADE (Aspectos legais e Práticos) Dias 13 e 14 de Agosto de 2015-2ª TURMA -

LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES COM SUSTENTABILIDADE (Aspectos legais e Práticos) Dias 13 e 14 de Agosto de 2015-2ª TURMA - DETALHES DO CURSOS: LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES COM SUSTENTABILIDADE (Aspectos legais e Práticos) Dias 13 e 14 de Agosto de 2015-2ª TURMA - Apresentação: O curso surgiu da necessidade de implantação de procedimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu PORTFÓLIO ESPECIALIZAÇÃO / MBA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Sumário ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE... 2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO... 2 ÁREA: COMUNICAÇÃO E LETRAS...

Leia mais

Treinamento Presencial: Tributação em Compras. Data: 12 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Tributação em Compras. Data: 12 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Tributação em Compras Data: 12 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

Pós - Graduação Lato Sensu CONTROLADORIA E FINANÇAS. Projeto desenvolvido pela Prof.a. Msc. Cristina Santos Titular do Curso de C.

Pós - Graduação Lato Sensu CONTROLADORIA E FINANÇAS. Projeto desenvolvido pela Prof.a. Msc. Cristina Santos Titular do Curso de C. Pós - Graduação Lato Sensu CONTROLADORIA E FINANÇAS Projeto desenvolvido pela Prof.a. Msc. Cristina Santos Titular do Curso de C. Contábei da FAP Piracanjuba-GO 2014 1 1. APRESENTAÇÃO: Formato: presencial

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI Abre inscrições ao Processo de seleção e matrícula para ingresso nos Cursos de especialização lato sensu a ser oferecido

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA

CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA CURSO DE EXTENSÃO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA Edição agosto de 2015 APRESENTAÇÃO O curso GERENCIAMENTO DE INCIDENTES E PLANEJAMENTO DE CONTINGÊNCIA aborda os aspectos conceituais

Leia mais

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado

PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado PLANO DE TRABALHO - Chapa 2 Um Novo CORECON: renovação, equilíbrio e resultado Após anos, as eleições de renovação de 1/3 dos conselheiros do CORECON-RS terá 2 chapas. Ao invés de apenas pagar a anuidade

Leia mais

Informações, inscrições, locais e datas para este treinamento em ou pelo

Informações, inscrições, locais e datas para este treinamento em  ou pelo SOBRE O ENCOPA: O 1º ENCOPA é um evento que visa orientar os profissionais da área sobre a implantação dos novos regramentos voltados ao setor de Suprimentos (Patrimônio e Almoxarifado), reunindo os maiores

Leia mais

EDITAL Nº 019/2015 Chamamento para Inscrição no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - Lei 13.019 Aspectos Jurídicos e Práticos

EDITAL Nº 019/2015 Chamamento para Inscrição no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - Lei 13.019 Aspectos Jurídicos e Práticos EDITAL Nº 019/2015 Chamamento para Inscrição no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - Lei 13.019 Aspectos Jurídicos e Práticos 1. OBJETIVO DO CURSO Capacitar os participantes acerca das

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ações Necessárias para o seu Efetivo Funcionamento

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ações Necessárias para o seu Efetivo Funcionamento SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ações Necessárias para o seu Efetivo Funcionamento Período e Carga Horária: 14 e 15.02.13, das 8:30h às 17:30h, totalizando 16 horas/aulas. Local do

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: ABORDAGEM

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SEGURANÇA DO

Leia mais

GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão de Empresas Familiares As empresas familiares representam a maioria das pequenas e médias

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Unidade

Leia mais

EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014.

EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014. EDITAL Nº 003, de 05 de dezembro de 2014. A Faculdade de Ciências Humanas (FCH), da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, torna público o presente Edital para abertura de inscrições visando

Leia mais

EDITAL AUDITAR PROCESSO SELETVO Nº 2/2010

EDITAL AUDITAR PROCESSO SELETVO Nº 2/2010 EDITAL AUDITAR PROCESSO SELETVO Nº 2/2010 Processo Seletivo para Participação no II Seminário Internacional de Contabilidade Pública e 3º Fórum Nacional de Gestão e Contabilidade Públicas 1. Considerações

Leia mais

APRENDA A INVESTIR O SEU DINHEIRO

APRENDA A INVESTIR O SEU DINHEIRO APRENDA A INVESTIR O SEU DINHEIRO Programa 2013 OBJETIVOS: O mercado financeiro sofreu grandes modificações nos últimos anos e temos a necessidade de conhecer profundamente os produtos financeiros para

Leia mais

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES Programa 2013 OBJETIVOS: O mercado financeiro sofreu grandes modificações nos últimos anos e temos a necessidade de conhecer profundamente as operações financeiras

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM

Leia mais

Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático. em Maceió/AL

Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático. em Maceió/AL Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático em Maceió/AL Realização: Incluso: pasta personalizada, apostila(manual), caneta, slides trabalhados em sala de aula

Leia mais

PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM TERESINA/PI

PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM TERESINA/PI PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM TERESINA/PI 16 Horas/Aula Realização: Apoio: Incluso: apostila em pdf, coffee break e certificado. Objetivo: Apresentar aos participantes

Leia mais

GR TREINAMENTO E EVENTOS DE NEGÓCIO. INSCRIÇÕES até 16/03/2015

GR TREINAMENTO E EVENTOS DE NEGÓCIO. INSCRIÇÕES até 16/03/2015 Palmas, 19, 20 de março de 2015 Prof. Izaias de Carvalho INSCRIÇÕES até 16/03/2015 ASPECTOS GERAIS O CONTROLE INTERNO, é obrigatório para as Administrações Públicas e, também necessária para as Entidades

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE - CURITIBA

Leia mais

PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2012. ESPM Unidade Porto Alegre PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Janeiro 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central

Leia mais

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM BELÉM/PA

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM BELÉM/PA DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM BELÉM/PA 16 Horas/Aula Realização: Incluso: LIVRO: MANUAL DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS, bolsa ecológica, apostila(manual), caneta, lápis,

Leia mais

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL TITULAÇÃO NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação em Governamental Estratégica pela Laboratório Contábil Pernambuco(2004)possui II graduação em Ciencias

Leia mais

ENTENDENDO O MERCADO DE CAPITAIS. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

ENTENDENDO O MERCADO DE CAPITAIS. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias ENTENDENDO O MERCADO DE CAPITAIS Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias ENTENDENDO O MERCADO DE CAPITAIS Apresentar os principais fundamentos mercado de capitais,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS

PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS A Pós-Graduação da Faculdade Maranhense São José dos Cocais, apresenta em seu aprimoramento acadêmico resultados positivos dentro do contexto social.

Leia mais

Especialização em Investment Banking

Especialização em Investment Banking Especialização em Investment Banking Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

Missão Salesiana de Mato Grosso Universidade Católica Dom Bosco Pró-reitoria de Ensino e Desenvolvimento

Missão Salesiana de Mato Grosso Universidade Católica Dom Bosco Pró-reitoria de Ensino e Desenvolvimento OFERECIMENTO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA 2011B (27/06/2011) Calendário das disciplinas Tipo Início Término MODULO I 18/07/2011 10/09/2011 MODULO II 12/09/2011 12/11/2011 SEMESTRAL 18/07/2011 12/11/2011

Leia mais

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

CURSO GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS PARA MUNICÍPIOS. EDITAL 2011

CURSO GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS PARA MUNICÍPIOS. EDITAL 2011 1. Apresentação CURSO GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS PARA MUNICÍPIOS. EDITAL 2011 A Escola de Administração Fazendária Esaf em parceria com a coordenação do Programa Nacional de

Leia mais

Características gerais

Características gerais Características gerais 9 O curso de Ciências Contábeis prepara o profissional para a gestão da informação empresarial, inserido no contexto das novas tecnologias. A grande ênfase na formação profissional

Leia mais

LICITAÇÕES INTERNACIONAIS

LICITAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO LICITAÇÕES INTERNACIONAIS DOUTRINA, JURISPRUDÊNCIAS RECENTES, PECULIARIDADES E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS. Ingresso Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos

FINANÇAS EMPRESARIAIS. Ingresso Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos FINANÇAS EMPRESARIAIS Ingresso Outubro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos Programa do Curso Intensivo de Finanças Empresariais Neste Curso o Executivo ou Empresário, que atua em

Leia mais

Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras UFSC - CSE

Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras UFSC - CSE Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras PROMOÇÃO: APOIO: UFSC - CSE Florianópolis Outubro/2008 1. INTRODUÇÃO A Associação

Leia mais

PODER EXECUTIVO ANEXO I ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL

PODER EXECUTIVO ANEXO I ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO I ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL a) formulação, implantação e avaliação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico e

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS

FINANÇAS EMPRESARIAIS FINANÇAS EMPRESARIAIS Neste Curso o executivo ou empresário, que atua em qualquer área da organização, adquire conhecimentos e habilidades na área de Finanças Empresariais, fundamentais para a quantificação

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão das Finanças Pessoais O curso de Gestão das Finanças Pessoais é destinado àqueles que desejam

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Leia mais

CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES

CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES A importância de uma política de gestão por indicadores nas IES Monitorando e gerenciando ações a partir de indicadores 08 e 09 de outubro de 2014 Brasília/DF

Leia mais

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais e Serviços. Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais e Serviços. Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Gestão de Cadastros de Materiais Data: 26 de Novembro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

Aos servidores públicos atuantes nas áreas do secretariado e assessoramento e/ou aos demais interessados

Aos servidores públicos atuantes nas áreas do secretariado e assessoramento e/ou aos demais interessados EDITAL Nº 67/2013 CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO CURSO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EAD GESTÃO DE ROTINAS PARA PROFISSIONAS DE SECRETARIADO E ASSESSORES NA GESTÃO PÚBLICA - EAD 1. APRESENTAÇÃO DO CURSO Atualmente

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL - A NOVA GESTÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

SEMINÁRIO NACIONAL - A NOVA GESTÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO SEMINÁRIO NACIONAL - A NOVA GESTÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DIA 24 DE JULHO ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA FINANCEIRA E CONTÁBIL DO PATRIMÔNIO PÚBLICO 1 - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Gestão Estratégica de Cadastros

Gestão Estratégica de Cadastros Treinamento Presencial: Gestão Estratégica de Cadastros Data: 25 de Junho de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO - 2007

CURSOS DE EXTENSÃO - 2007 CURSOS DE EXTENSÃO - 2007 MARÇO/2007 AULA MAGNA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Ministrante: Professor Clóvis Massaúd da Silveira Público-alvo: Acadêmicos do Curso de Administração Data: 8 de março Horário:

Leia mais

FUSÕES E AQUISIÇÕES, AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.

FUSÕES E AQUISIÇÕES, AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm. FUSÕES E AQUISIÇÕES, AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias FUSÕES & AQUISIÇÕES, AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Leia mais

Ementas e Bibliografias das Disciplinas

Ementas e Bibliografias das Disciplinas Ementas e Bibliografias das Disciplinas 2.3.1 Metodologia do Ensino Superior Carga Horária: 30h/a Ementa: Metodologia do ensino e as principais técnicas didático pedagógicas. Reflexões sobre o papel do

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Três oficinas - 24 horas

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Três oficinas - 24 horas Contabilidade Aplicada ao Setor Público Três oficinas - 24 horas Realização: Apoio: 1. OBJETIVO: Preparar os alunos para compreender os novos conceitos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a partir

Leia mais

43º FONAITec. 23 a 27 de novembro de 2015. Multidisciplinaridade: Futuro e desafio das Auditorias Internas PALESTRANTES

43º FONAITec. 23 a 27 de novembro de 2015. Multidisciplinaridade: Futuro e desafio das Auditorias Internas PALESTRANTES 43º FONAITec 23 a 27 de novembro de 2015 Multidisciplinaridade: Futuro e desafio das Auditorias Internas PALESTRANTES ADRIANA OLIVEIRA FERREIRA, Analista de Finanças e Controle, com formação acadêmica

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ ESCOLA DE MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ ESCOLA DE MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ ESCOLA DE MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA 1. DISCIPLINA NIVELAMENTO EM CONTABILIDADE 2. EMENTA DA DISCIPLINA Conceitos básicos

Leia mais

Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL

Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL Realização: Apoio: INCLUSO: Pasta personalizada CASP Online, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados

Leia mais

Treinamento Presencial: Contratos de Serviços e Gestão de Risco na Terceirização

Treinamento Presencial: Contratos de Serviços e Gestão de Risco na Terceirização Treinamento Presencial: Contratos de Serviços e Gestão de Risco na Terceirização Data: 8 de Outubro de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement

Leia mais

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC)

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Apresentar

Leia mais

AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL

AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL - AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia de Pesquisa Auditoria Independente Auditoria Fisco-Tributária Fundamentos de Perícia Contábil Perícia Cível e Trabalhista Perícia em Sistema

Leia mais

PROCESSO PERMANENTE PARA CADASTRAMENTO DE INSTRUTORES PARA OS CURSOS PRESENCIAIS PROMOVIDOS PELO CENTRESAF/SP

PROCESSO PERMANENTE PARA CADASTRAMENTO DE INSTRUTORES PARA OS CURSOS PRESENCIAIS PROMOVIDOS PELO CENTRESAF/SP PROCESSO PERMANENTE PARA CADASTRAMENTO DE INSTRUTORES PARA OS CURSOS PRESENCIAIS PROMOVIDOS PELO CENTRESAF/SP O Diretor do CENTRO REGIONAL DE TREINAMENTO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA EM SÃO PAULO,

Leia mais

Calendário de Curso/2014

Calendário de Curso/2014 Calendário de Curso/2014 E-Social Aspectos Gerais e Específicos - Bacharel em Ciências Contábeis pela UFPE, profissional da área contábil com escritório de assessoria, consultoria e cursos em Recife-PE

Leia mais

METODOLOGIA MASTER MIND 3C

METODOLOGIA MASTER MIND 3C APRESENTAÇÃO Coaching Consultoria METODOLOGIA MASTER MIND 3C Competência Master Pro Finanças Negócios Marketing Pessoas Master Mind 3C Coaching Consultoria Competência Master Profissional DIFERENCIAIS

Leia mais

1. Ementa a) Orçamento Pessoal b) Uso do Crédito c) Finanças Comportamentais d) Avaliação de Investimentos. 2. Carga Horária: 20 horas/aula

1. Ementa a) Orçamento Pessoal b) Uso do Crédito c) Finanças Comportamentais d) Avaliação de Investimentos. 2. Carga Horária: 20 horas/aula 2015.2 1. Ementa a) Orçamento Pessoal b) Uso do Crédito c) Finanças Comportamentais d) Avaliação de Investimentos 2. Carga Horária: 20 horas/aula 3. Horário: 13:00 às 18:00 4. Encontros 21/11 (sábado)-

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP-MG Nº 23 /2014 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICACAO E SAÚDE

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

Curso de MBA Finanças e Controladoria

Curso de MBA Finanças e Controladoria Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Finanças e Controladoria Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A LBS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL A Faculdade Católica de Anápolis, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas

Leia mais

CURSO DE ELABORAÇÃO PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS A FUNDOS PERDIDOS.

CURSO DE ELABORAÇÃO PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS A FUNDOS PERDIDOS. CURSO DE ELABORAÇÃO PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS A FUNDOS PERDIDOS. APRESENTAÇÃO Este curso vem preencher uma lacuna há anos reclamados pelo Governo Federal, quando informa que existem recursos

Leia mais