INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida de Rute.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida de Rute."

Transcrição

1 INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida de Rute. - A vida de Rute mostra a provisão divina na vida familiar.

2 I A ILUSÃO DA PROVISÃO POR CONTA PRÓPRIA - A família é uma instituição criada pelo próprio Deus e um dos objetivos desta criação foi a de criar um ambiente adequado e apropriado para a comunhão entre Deus e o homem. - Este cuidado peculiar de Deus para com a família é ilustrado pelo comentarista do trimestre na história de Rute.

3 - Para entendermos o pano de fundo do livro de Rute, é mister que compreendamos o período dos juízes (Rt.1:1). - Os juízes foram libertadores que Deus levantou ao longo de um período desde a morte de Josué até o início do reinado de Saul, época em que houve um círculo vicioso na história israelita, pois, em virtude da ausência de educação doutrinária nas famílias, geração após geração caía na idolatria, levando o Senhor a permitir a opressão da população por nações estrangeiras.

4 - Vivia-se, pois, um tempo em que, pela falta de ensino da lei de Moisés aos filhos, havia uma instabilidade espiritual muito grande em Israel. - Era exatamente esta a circunstância que vivia o povo de Israel quando do início do registro do livro de Rute. Diz o escritor que havia uma fome na terra (Rt.1:1), fome esta que grassava precisamente na cidade de Belém, na tribo de Judá.

5 - Diante desta fome, um homem daquela cidade resolveu partir de Israel, deixar a Terra Prometida e mudar-se para Moabe, levando consigo tanto a sua mulher quanto os seus dois filhos. Este homem chamava-se Elimeleque, nome cujo significado é Deus é o meu rei. - O homem cujo nome reportava a soberania divina, exaltava o Senhor como Aquele que governava não só o povo de Israel mas todas as coisas, diante da fome havida na terra, sabedor de que isto era fruto de uma atitude de desobediência do povo em relação ao Senhor

6 - A atitude de Elimeleque, de imigrar para outro país, era uma demonstração inequívoca de descrença em Deus e de total desconsideração da sua condição de integrante de um povo que era propriedade peculiar de Deus entre todos os povos. - Esta situação de descrença de Elimeleque não foi algo repentino ou abrupto. Ao vermos os nomes que deu a seus filhos, já percebemos no coração daquele homem de Belém de Judá um certo inconformismo com as dificuldades materiais que estava a passar: Malom ( doença ) e Quiliom ( definhamento ).

7 - Elimeleque já sabia de antemão que este gesto de imigração não era agradável ao Senhor, contrariava o pacto estatuído com o povo de Israel tanto no Sinai quanto em Ebal e Gerizim, mas o fato é que, totalmente alheio a estas circunstâncias espirituais, preferiu ir para Moabe, preferiu a fartura material. - Elimeleque, sua mulher Noemi e seus filhos, Malom e Quiliom, mudaram-se para Moabe e, diz o texto sagrado, ficaram ali. Esta expressão é extremamente elucidativa: houve um ânimo definitivo de permanência em Moabe, um total esquecimento da Terra Prometida, uma disposição de se manter indefinidamente na terra estrangeira.

8 - Elimeleque resolveu, então, prover-se por conta própria, tomar ele próprio a decisão de sustento de sua família, deixando de lado todas as promessas e compromissos com Deus. - A fartura material que provavelmente foi alcançada por Elimeleque pouco durou. Elimeleque morreu em Moabe e, logo depois, tanto Malom quanto Quiliom, depois de um período de quase dez anos ali (Rt.1:3).

9 - Quando não seguimos a direção divina, quando nos distanciamos do Senhor, deixamos de ser bênção para ser maldição. Triste é a situação daquele que se torna um profano, daquele que visa tão somente bemestar material! Lição 8 Rute, Deus trabalha pela família - A busca da provisão por conta própria, do bem-estar material à revelia do Senhor, em total desconsideração da Sua Palavra e das Suas promessas sempre termina em morte e em fracasso.

10 II A BUSCA DA PROVISÃO DIVINA - Diante do infortúnio vivido na família, Noemi, a última remanescente israelita, resolve retornar para Israel. - Noemi percebera a ilusão de se tentar a provisão por conta própria e resolveu retornar para Israel, mesmo na condição de viúva desamparada, crendo que, em Israel, sua situação seria bem melhor do que em Moabe, até porque o Senhor já havia dito que era o Deus dos órfãos e das viúvas (Dt.10:18; Sl.68:5). Além do mais, tivera notícia de que Belém havia tornado a ser casa de pão, de que a fome passara

11 II A BUSCA DA PROVISÃO DIVINA - Diante do infortúnio vivido na família, Noemi, a última remanescente israelita, resolve retornar para Israel. - Noemi percebera a ilusão de se tentar a provisão por conta própria e resolveu retornar para Israel, mesmo na condição de viúva desamparada, crendo que, em Israel, sua situação seria bem melhor do que em Moabe, até porque o Senhor já havia dito que era o Deus dos órfãos e das viúvas (Dt.10:18; Sl.68:5). Além do mais, tivera notícia de que Belém havia tornado a ser casa de pão, de que a fome passara

12 - Orfa, uma das noras de Noemi, voltou para Moabe, mas Rute, a outra nora, não o fez. Orfa tinha apenas uma visão horizontal da vida, mas Rute passou a crer no Deus de Israel e entendeu que Ele era poderoso para sustentá-la e a sua sogra. - Diante da decisão inamovível de Rute, Noemi conformou-se e permitiu que Rute fosse com ela para Israel (Rt.1:18).

13 - Ao chegar a Belém, a recepção não foi das melhores. Toda a população reconheceu Noemi, mas se espantou com a sua situação. - A própria Noemi, reconhecendo a degradação sofrida, pede aos seus conterrâneos que passem a chamá-la de Mara, que significa amarga, revelando, assim, que se encontrava numa situação diametralmente oposta, absolutamente contrária ao que dizia o seu nome.

14 - Chegando a Belém, totalmente desamparada e sem condições de sobrevivência e ainda acompanhada de sua nora, uma estrangeira, cuja nacionalidade era repugnada pelos israelitas, que poderia Noemi fazer? - Noemi, já idosa e sem condições para trabalhar, não tinha o que fazer, mas Rute, que havia aprendido com sua nora a respeito dos costumes, tradições e leis hebraicas, bem sabia o que podia fazer: recolher as respigas, pois se estava no princípio da sega das cevadas (Rt.1:22-2:1,2).

15 d) a provisão divina na família eixge observância do princípio da autoridade. Lição 8 Rute, Deus trabalha pela família - Lições da atitude Rute em partir para a respiga da colheita: a) a provisão divina não dispensa o trabalho e depende de nossa disposição de trabalhar; b) a provisão divina acompanha os humildes; c) a provisão divina exige fé em Deus;

16 III A AÇÃO DA DIVINA PROVIDÊNCIA - Em resposta às atitudes agradáveis ao Senhor de Rute, Deus faz com que Rute vá recolher espigas precisamente no campo de um parente de Elimeleque, que haveria de remi-la posteriormente: Deus começa quando nós começamos (Severino Pedro da Silva). - Rute agiu com prudência, submetendo ao sorteio dos campos para a respiga.

17 - Rute trabalhava com dedicação. Não basta apenas trabalhar, mas é preciso que trabalhemos com dedicação, com ânimo, sabendo que não estamos prestando serviços a homens, mas, sim, a Deus (Ef.6:5-8). - A disposição de Rute era tanta que despertou a atenção de Boaz, que, ao saber que se tratava da nora de Noemi, enalteceu a conduta de Rute e pediu a Deus que a galardoasse.

18 - No gesto de Boaz, vemos mais uma manifestação da Divina Providência. Por ter agido com dedicação ao trabalho, humildade e confiança em Deus, Rute alcançou a benevolência dos justos, e, mais do que isto, a intercessão de Boaz. - Rute agradece a Boaz e diz ter sido consolada por ele. Rute sabia, agora, que já tinha um meio de sustento, que o Senhor provera a subsistência dela e de sua sogra.

19 - Rute não somente obteve sustento material, mas foi integrada ao clã de Boaz, podendo participar da refeição. - A Divina Providência não traz apenas o mantimento suficiente para o sustento de Rute e de Noemi, mas, também, trouxe integração social, comunhão e exercício de misericórdia por parte de Boaz àquelas mulheres.

20 - Noemi logo percebeu não só a dedicação da sua nora, mas também a benevolência do dono do campo, perguntando, então, de quem se tratava. - Ao saber que era Boaz, Noemi reconheceu a benignidade divina e teve a convicção de que não tivera confiado em Deus em vão, tendo, então, revelado a Rute o fato de Boaz ser um dos remidores da família. Noemi orientou Rute a que continuasse trabalhando naquele campo e ela assim o fez tanto na sega da cevada quanto na sega do trigo.

21 - Terminada a colheita, Noemi, então, vendo a mão de Deus naquele negócio, orientou Rute para que pedisse a Boaz que remisse a família. - Boaz aceitou remir Rute e foi até o remidor mais próximo e lhe fez a proposta para remir tudo quanto era de Elimeleque. O parente mais próximo não o quis e, assim, Boaz acabou remindo a família de Elimeleque, tomando o seu patrimônio e se casando com Rute.

22 Bênçãos recebidas por Rute pela Divina Providência: a) recebeu uma família, um marido, uma posição social elevada em Belém; b) tornou-se mãe; c) tornou-se ascendente do rei Davi; d) tornou-se ascendente de Jesus

23 - Noemi teve restabelecida a sua descendência. - Noemi e Rute precisavam de uma família terrena e esta lhes foi providenciada, mas, muito mais do que isto, o Senhor fê-las tomar parte da família do Salvador.

personagens bíblicas que nos ensinam o caráter do cristão, estudaremos a vida de Rute.

personagens bíblicas que nos ensinam o caráter do cristão, estudaremos a vida de Rute. ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam o caráter do cristão, estudaremos a vida de Rute. ORute mostra a credibilidade que deve ter o servo de Deus. www.portalebd.org.br Slide 2

Leia mais

ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA

ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Rute 1.2 ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA Na época dos juízes houve fome

Leia mais

Jônatas, filho de Gérson, neto de Moisés... Juízes 18:30

Jônatas, filho de Gérson, neto de Moisés... Juízes 18:30 Jônatas, filho de Gérson, neto de Moisés... Juízes 18:30 Quando a Crise Alcança a Vida Na época dos juízes houve fome na terra... Quando a Crise Alcança a Vida Quando a Crise Alcança a Vida Um homem de

Leia mais

MINHA VIDA E A CABANA

MINHA VIDA E A CABANA Reflexões a partir de anseios do coração humano presentes no livro "A Cabana" IGREJA PRESBITERIANA DE BARÃO GERALDO Nos domingos de novembro e dezembro, 19 horas inesperado. Insuportável. Indescritível.

Leia mais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais 15º Estudo 10/06/2016 O livro de Rute Homens Fundamentais O Pentateuco descreve a criação do mundo e o inicio da história humana, e em sua maior parte tem como foco Deus, como o criador e Aquele que lida

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO RUTE

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO RUTE 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO RUTE Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR

Bíblia para crianças apresenta RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Bíblia para crianças apresenta RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 25/05//2014 RUTE

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 25/05//2014 RUTE Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 25/05//2014 RUTE Versículos para Decorar: 1- Seja o seu sim, sim, e o seu não, não ; o que passar disso vem do Maligno. Mateus 5:37 2- Pois vocês sabem

Leia mais

11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Filipenses (Ap.Paulo)

11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Filipenses (Ap.Paulo) 11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Filipenses 4.11 (Ap.Paulo) Rute: O caminho para felicidade Elimeleque Noemi Malom Quiliom Uma família

Leia mais

NOVOS PAPÉIS: SOGROS, NORAS, GENROS

NOVOS PAPÉIS: SOGROS, NORAS, GENROS NOVOS PAPÉIS: SOGROS, NORAS, GENROS video Rute 1:1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve FOME na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.

Leia mais

Na sua infinita misericórdia, Deus transforma vidas, mostra que nada está perdido e reconstrói corações

Na sua infinita misericórdia, Deus transforma vidas, mostra que nada está perdido e reconstrói corações Na sua infinita misericórdia, Deus transforma vidas, mostra que nada está perdido e reconstrói corações Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou;

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Juízes. I. Segundo dos livros históricos. II. Escrito talvez por Samuel, por volta de 1000 a.c. Israel serve ao Senhor. Juízes: Um círculo vicioso

Juízes. I. Segundo dos livros históricos. II. Escrito talvez por Samuel, por volta de 1000 a.c. Israel serve ao Senhor. Juízes: Um círculo vicioso Juízes I. Segundo dos livros históricos. II. Escrito talvez por Samuel, por volta de 1000 a.c. Israel é libertado Deus levanta um Juiz Israel serve ao Senhor Juízes: Um círculo vicioso Israel clama ao

Leia mais

Rute e Boaz Por Valdení Fontelli Falvo

Rute e Boaz Por Valdení Fontelli Falvo Rute e Boaz Por Valdení Fontelli Falvo Começando nosso encontro (5 min) Receba com alegria cada criança, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amiguinhos. Ore abençoando cada um dos presentes,

Leia mais

Pega na tua Bíblia. Procura no índice o livro de Rute. Lê a introdução. Depois, consulta o texto e põe um x na resposta certa. Boa aventura!

Pega na tua Bíblia. Procura no índice o livro de Rute. Lê a introdução. Depois, consulta o texto e põe um x na resposta certa. Boa aventura! CAÇA AO TESOURO NA BÍBLIA LIVRO DE RUTE Ir. Maria do Céu Costa Franciscana missionária Pega na tua Bíblia. Procura no índice o livro de Rute. Lê a introdução. Depois, consulta o texto e põe um x na resposta

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 26/05 A 01/06 DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 26/05 A 01/06 DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL estação KIDS DE 26/05 A 01/06 DE 2019 ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (RUTE) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (RUTE) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (RUTE) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Rute: Vitória... um caminho árduo, difícil, Um sonho (Moabe) mas que vale a pena! Elimeleque Noemi Malom Quiliom. caminho

Rute: Vitória... um caminho árduo, difícil, Um sonho (Moabe) mas que vale a pena! Elimeleque Noemi Malom Quiliom. caminho Rute: Vitória... um caminho árduo, difícil, Um sonho (Moabe) Elimeleque Noemi Malom Quiliom caminho Lei da respiga Vitória... um caminho árduo, difícil, Lei do Levirato 1 Tinha Noemi um parente de seu

Leia mais

INTRODUÇÃO - Adentrando ao estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida do patriarca Abraão.

INTRODUÇÃO - Adentrando ao estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida do patriarca Abraão. INTRODUÇÃO - Adentrando ao estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a vida do patriarca Abraão. - Abraão mostra-nos que a fé é indispensável em o nosso relacionamento com Deus. I - A

Leia mais

Lição 9 O milagre está em sua casa

Lição 9 O milagre está em sua casa INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo dos exemplos bíblicos de provisão divina, analisaremos o milagre efetuado por Eliseu no episódio da viúva de um dos filhos do profeta. - O milagre é uma demonstração

Leia mais

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA

SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA Ficha No. 8 SACRIFICIO Y DESCENDêNCIA (Gênesis 17, 21-26) Repensando o próprio nascimento e infância Revendo desde a infância a vida de Isaac, vemos que ele nasce depois da promessa de Deus, quando os

Leia mais

MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 18 RUTE Nome: Professor: Rebanho:

MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 18 RUTE Nome: Professor: Rebanho: MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 18 RUTE Nome: Professor: Rebanho: VERSÍCULOS PARA DECORAR ESTA SEMANA Usamos a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI (1) Mateus 5.37 (2) Filipenses 4.19 (3) Salmos 145.13

Leia mais

Livro de Rute. Panorama Bíblico AT

Livro de Rute. Panorama Bíblico AT I. Terceiro dos livros históricos. II. Autor incerto, escrito por volta de 1000 a.c. III. Mensagem central: a. A justiça de Deus b. A misericórdia e providência de Deus c. A soberania divina na história

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

CONFIANÇA NO IMPOSSÍVEL: SERMÃO

CONFIANÇA NO IMPOSSÍVEL: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU CONFIANÇA NO IMPOSSÍVEL: SERMÃO Cachoeira 2006 CONFIANÇA NO IMPOSSÍVEL:

Leia mais

Indaiatuba 06 de Fevereiro de 2011

Indaiatuba 06 de Fevereiro de 2011 Indaiatuba 06 de Fevereiro de 2011 Mensagem Mundo Moderno Mundo Pós-Moderno Demandas externas Pressões e cobranças Cansaço, Depressão etc. Culpa e sentimento de inadequação Uma nova atitude Paulo Timóteo

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

A lealdade e a confiança no Senhor Deus que Booz, Noemi e Rute demonstraram, é o núcleo do Livro.

A lealdade e a confiança no Senhor Deus que Booz, Noemi e Rute demonstraram, é o núcleo do Livro. O Livro de Rute O nome do livro, Rute significa amizade. Ela era moabita, estrangeira. A narrativa mostra como Rute se tornou uma ancestral de Davi por meio do casamento com Booz, em favor de sua sogra,

Leia mais

O MELHOR FINAL DE ANO DA MINHA VIDA

O MELHOR FINAL DE ANO DA MINHA VIDA Série de Mensagens: O MELHOR FINAL DE ANO DA MINHA VIDA Mensagem 1/4: Um final de ano com alegria! Texto base: Eclesiastes 7.8 O MELHOR FINAL DE ANO DA MINHA VIDA Seja muito bem-vindo ao melhor final de

Leia mais

LIÇÃO 8 RUTE, DEUS TRABALHA PELA FAMÍLIA

LIÇÃO 8 RUTE, DEUS TRABALHA PELA FAMÍLIA PORTAL ESCOLA DOMINICAL ADULTOS O DEUS DE TODA PROVISÃO Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES Igreja Evangélica

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança A conquista e os juízes Objetivos: 1.Entender a

Leia mais

USE SUA CRIATIVIDADE RUMO AO CONHECIMENTO DESENVOLVIMENTO DA AULA CONHECENDO MAIS E MAIS. Êxodo 20:12 e Rute 4: Salmo!

USE SUA CRIATIVIDADE RUMO AO CONHECIMENTO DESENVOLVIMENTO DA AULA CONHECENDO MAIS E MAIS. Êxodo 20:12 e Rute 4: Salmo! Êxodo 20:12 e Rute 4:13-17 Salmo! Salmos 127:3a Ministrar o ensino de maneira que o aluno venha: Perceber que Deus fica alegre com quem é obediente; Compreender que quem obedece vive alegre; Ajudar os

Leia mais

Panorama do AT-Josué

Panorama do AT-Josué Panorama do AT-Josué Título hebraico: Joshua, Yeoshua:Javé é salvação Autor: Josué e outros:conquista de Hebrom por Calebe, vitória de Otniel, migração para Dã. Provavelmente compilado depois por algum

Leia mais

RUTE A DECISÃO ACERTADA

RUTE A DECISÃO ACERTADA RUTE A DECISÃO ACERTADA Rute 1.1 E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher,

Leia mais

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OQuando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OA salvação dependia da vinda do Salvador. www.portalebd.org.br Slide 2 O A promessa da salvação é indissociável da promessa

Leia mais

Versã Fácil de Ler Copyright and Permission to Copy

Versã Fácil de Ler Copyright and Permission to Copy Language: português (Portuguese) Provided by: Bible League International. Versã Fácil de Ler Copyright and Permission to Copy Taken from the Portuguese Easy-to-Read Version 2017 by Bible League International.

Leia mais

personagens bíblicas que nos mostram como é o caráter do

personagens bíblicas que nos mostram como é o caráter do ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos mostram como é o caráter do cristão, estudaremos Melquisedeque. OMelquisedeque é tipo de Cristo Jesus. www.portalebd.org.br Slide 2 O Melquisedeque

Leia mais

Esboço n 008 RUTE, DEUS TRABALHA PELA FAMÍLIA

Esboço n 008 RUTE, DEUS TRABALHA PELA FAMÍLIA Esboço n 008 RUTE, DEUS TRABALHA PELA FAMÍLIA INTRODUÇÃO A lição de hoje fala sobre a provisão de Deus na vida de uma mulher que enfrentou muitas lutas. A base da lição de hoje é o livro de Rute. O livro

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

Ficha No. 7. VIVeR BEm as mudanças. (Rute 1-4) O r d e m d o s S e r v o s d e M a r i a

Ficha No. 7. VIVeR BEm as mudanças. (Rute 1-4) O r d e m d o s S e r v o s d e M a r i a Ficha No. 7 VIVeR BEm as mudanças (Rute 1-4) Revendo a história de Rute, constatamos que na sua vida ela foi exposta a várias mudanças. Por causa da carestia em Belém, Noemi e a sua familia se transferiram

Leia mais

Objetivo de Querite. 1. Dependência 2. Descanso 3. Reflexão 4. Humildade 5. Regozijo 6. Proteção

Objetivo de Querite. 1. Dependência 2. Descanso 3. Reflexão 4. Humildade 5. Regozijo 6. Proteção Elias 1. História Divisão dos Reinos 2. Contexto Espiritual de Israel 3. Elias Nome( א ל י ה ו ), Origem 4. Rei Acabe e Jezabel 5. A Profecia de Elias - 1Rs.17:1 6. Querite - Treinamento 1Reis.17:1-6 Objetivo

Leia mais

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus.

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. OMaria, mãe de Jesus homem, é humilde serva do Senhor. www.portalebd.org.br

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 09 a 11 anos NOME: DATA: 25/05//2014 RUTE

Momento com Deus Crianças de 09 a 11 anos NOME: DATA: 25/05//2014 RUTE Momento com Deus Crianças de 09 a 11 anos NOME: DATA: 25/05//2014 RUTE Versículos para Decorar: 1- Seja o seu sim, sim, e o seu não, não ; o que passar disso vem do Maligno. Mateus 5:37 2- Pois vocês sabem

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IEGI Lição 47 LIVROS HISTÓRICOS JOSUÉ 11 AO 15 Domingo 21 de novembro de 2010

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IEGI Lição 47 LIVROS HISTÓRICOS JOSUÉ 11 AO 15 Domingo 21 de novembro de 2010 ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IEGI Lição 47 LIVROS HISTÓRICOS JOSUÉ 11 AO 15 Domingo 21 de novembro de 2010 Salmos 119:97 Oh! Quanto amo a tua lei, é a minha meditação em todo o dia. Estes capítulos descrevem

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 11 à 17 de Setembro de 2016. Quebra Gelo: Descobrindo o Versículo As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar.

Leia mais

Lição 13 - RUTE Fidelidade em qualquer situação. O temor reverente a Deus é a chave para a fidelidade em qualquer situação.

Lição 13 - RUTE Fidelidade em qualquer situação. O temor reverente a Deus é a chave para a fidelidade em qualquer situação. Lição 13 - RUTE Fidelidade em qualquer situação O temor reverente a Deus é a chave para a fidelidade em qualquer situação. (Alan Redpath) Texto Básico: O livro de Rute 1 Rute é o único livro da Bíblia

Leia mais

- Deus é Javé-Jiré, o Deus que provê.

- Deus é Javé-Jiré, o Deus que provê. INTRODUÇÃO - Deus é Javé-Jiré, o Deus que provê. - Deus sempre cuida do Seu povo, provendo o necessário para a sua sobrevivência, com o fim de que Seu nome seja glorificado na Terra. I A PROVISÃO DIVINA

Leia mais

OS LIVROS HISTÓRICOS JUIZES

OS LIVROS HISTÓRICOS JUIZES Lição 6 OS LIVROS HISTÓRICOS JUIZES Introdução O livro de Juízes retrata um período anterior à monarquia em Israel e posterior à ocupação da terra prometida. Este intervalo é caracterizado pela adaptação

Leia mais

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB 8.1-13 O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no

Leia mais

Rute O Parente Redentor

Rute O Parente Redentor Rute O Parente Redentor Tenho que dizer, Juízes teve um efeito terrível em mim; pessoalmente e pastoralmente. Esse sétimo livro da Bíblia é uma chatice. Sinto muito, mas Deus entende como me sinto. Todos

Leia mais

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SEPARAÇÃO DE DEUS O pecado original de Adão e Eva nos levou a separação de nossa comunhão com Deus. Nesta lição estudaremos sobre

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão. Sê tu uma bênção

Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão. Sê tu uma bênção Projeto de Vida Ano 2017 O Ano de Abraão Sê tu uma bênção Gênesis 12:2 diz: Deus disse a Abraão: Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Sê tú uma bênção. A pergunta aqui

Leia mais

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS UM ENCONTRO PROVIDENCIAL Então o Senhor Deus disse a Elias: Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali

Leia mais

A Fonte de Gideão é o local sagrado onde os valentes são revelados e onde Deus dá ao homem: o poder de produzir por mil homens! (Juanribe Pagliarin).

A Fonte de Gideão é o local sagrado onde os valentes são revelados e onde Deus dá ao homem: o poder de produzir por mil homens! (Juanribe Pagliarin). Então pronunciará estas bênçãos no Monte Gerizim (Dt 11:29b). A Fonte de Gideão é o local sagrado onde os valentes são revelados e onde Deus dá ao homem: o poder de produzir por mil homens! (Juanribe Pagliarin).

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo A Revelação e a Missão de Deus (Missio Dei) Objetivos da matéria: 1. Apresentar as bases bíblicas para o projeto

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

Introdução ao Trimestre O Deus de toda provisão

Introdução ao Trimestre O Deus de toda provisão Introdução ao Trimestre O Deus de toda provisão - Trimestre temático O Deus de toda provisão esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises. - Estudaremos a doutrina da provisão ou teologia

Leia mais

Josué, um líder escolhido por Deus

Josué, um líder escolhido por Deus Josué, um líder escolhido por Deus Introdução Josué é um livro com profundas verdades espirituais. Ele nos inspira a sermos corajosos e nos orienta, a enfrentar as batalhas espirituais, confiando em Deus

Leia mais

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo)

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) SHAVUOT (SEMANAS) V.Quinta - 23 Maio 10 Pentecostes significa quinquagésimo Este dia é determinado contando sete semanas e mais um dia após o primeiro Sábado semanal

Leia mais

- O grande livramento dado a Judá naquela oportunidade mostra que as adversidades não podem ter o condão de nos fazer deixar de adorar ao Senhor.

- O grande livramento dado a Judá naquela oportunidade mostra que as adversidades não podem ter o condão de nos fazer deixar de adorar ao Senhor. INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo de exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos hoje o episódio do livramento de Judá do ataque dos moabitas e amonitas no reinado de Josafá. - O grande livramento

Leia mais

O Na sequência do estudo sobre a ética cristã, analisaremos a tormentosa questão do suicídio.

O Na sequência do estudo sobre a ética cristã, analisaremos a tormentosa questão do suicídio. O Na sequência do estudo sobre a ética cristã, analisaremos a tormentosa questão do suicídio. O O suicídio é uma forma de homicídio, em que o homicida é a própria vítima e, como tal, viola o princípio

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL estação KIDS DE 02 A 08 DE DEZEMBRO DE 2018 ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

A história por detrás da história

A história por detrás da história A história por detrás da história 1. Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: 2. Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos; 3. Judá gerou Perez

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam o caráter do cristão, estudaremos Abigail.

personagens bíblicas que nos ensinam o caráter do cristão, estudaremos Abigail. ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam o caráter do cristão, estudaremos Abigail. OAbigail ensina-nos como evitar contendas e dissensões. www.portalebd.org.br Slide 2 O Abigail

Leia mais

Lição 4 A provisão de Deus no monte do sacrifício

Lição 4 A provisão de Deus no monte do sacrifício INTRODUÇÃO - No episódio do de Isaque, Abraão assume, em definitivo, a condição de "pai da fé", que lhe é reconhecida pelas três grandes religiões monoteístas do planeta. - O episódio da Akedah, que quer

Leia mais

ONa sequência do estudo das personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos a profetisa Hulda.

ONa sequência do estudo das personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos a profetisa Hulda. ONa sequência do estudo das personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos a profetisa Hulda. OHulda ocupou papel central mesmo morando na periferia. www.portalebd.org.br

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

Rute 1 1 Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele,

Rute 1 1 Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, Rute 1 1 Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos. 2 Chamava-se este homem

Leia mais

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica.

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OSendo cristocêntrica, a Bíblia sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OA Páscoa Judaica é um tipo da salvação em Cristo Jesus. www.portalebd.org.br Slide 2 O O assunto da Bíblia Sagrada é

Leia mais

Direção Divina. Craig Groeschel. Editora Vida

Direção Divina. Craig Groeschel. Editora Vida Direção Divina Craig Groeschel Editora Vida 2 1 - COMEÇAR comece de onde você está 2 - PARAR observe os sinais de PARE 3 Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei

Leia mais

Introdução Pano de fundo histórico

Introdução Pano de fundo histórico Introdução Pano de fundo histórico Chama a atenção um judeu na corte persa 1500 km de Jerusalém Processo de degeneração espiritual no reino do norte (Israel) desde a morte de Salomão (930 a.c). Assírios

Leia mais

OS LIVROS HISTÓRICOS 1 e 2 SAMUEL

OS LIVROS HISTÓRICOS 1 e 2 SAMUEL Lição 7 OS LIVROS HISTÓRICOS 1 e 2 SAMUEL Introdução Nos manuscritos hebraicos mais antigos, 1 e 2 Samuel eram considerados um só livro, sendo divididos apenas pelos tradutores da versão grega (Septuaginta,

Leia mais

RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR

RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Bíblia para crianças apresenta RUTE, UMA HISTÓRIA DE AMOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da "Arca"

Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da Arca 1-18 19-24 25-31 32-34 35-40 Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da "Arca" 1-7 8-10 11-15 16 17-26 27 Ordens para

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O 2º livro traz também, as lutas dos pretendentes para

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

Lição 17. E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias

Lição 17. E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 17 E Falou o SENHOR a Moisés, dizendo, Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias Levíticos 23:33-34 Esta publicação

Leia mais

O que são os sacramentos?

O que são os sacramentos? O que são os sacramentos? A palavra sacramento vem da palavra latina sacramentum que significa juramento, e embora não seja encontrada na Escritura, usamo-la porque cada sacramento é uma promessa ou juramento

Leia mais

OS PROFETAS MENORES RESUMO

OS PROFETAS MENORES RESUMO OS PROFETAS MENORES RESUMO Os doze livros que compõem os Profetas Menores variam em data entre os séculos VIII e V a.c LIÇÃO 2, OSÉIAS A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS O ESBOÇO DO LIVRO DE OSEIAS

Leia mais

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד DEUTERONÔMIO דברים = Devarim Autor e Data Autor Deuteronômio identifica o conteúdo do livro com Moisés: Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel (1.1). Moisés escreveu esta Lei, e a deu aos

Leia mais

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO 1 ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Lição 4: Jesus, o Salvador rejeitado Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 1. Introdução O Evangelho Segundo João Lição 4: Jesus o Salvador (João 1.10-12) Todos

Leia mais

NÃO TERÁS OUTROS DEUSES

NÃO TERÁS OUTROS DEUSES NÃO TERÁS OUTROS DEUSES Esboço I. A AUTORIDADE DA LEI 1. A fórmula introdutória do Decálogo. 2. As partes do concerto. 3. O Senhor do universo. 4. A libertação do Egito. II. O PRIMEIRO MANDAMENTO 1. Um

Leia mais

LIÇÃO 9 O PERIGO DA INDIFERENÇA ESPIRITUAL

LIÇÃO 9 O PERIGO DA INDIFERENÇA ESPIRITUAL LIÇÃO 9 O PERIGO DA INDIFERENÇA ESPIRITUAL PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS Deus registra na Santa Bíblia a comparação dos atos de obediência com os ritos de sacrifícios,

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES

LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES LIÇÃO 4 A FUNÇÃO SOCIAL DOS SACERDOTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACERDOTES LEVÍTICOS Os sacerdotes na época do sacerdócio levítico no antigo testamento desempenhavam inúmeras funções

Leia mais

Título: O PRINCÍPIO PARA A RECEPÇÃO INICIAL Autor: ANDREW MILLER. Literaturas em formato digital:

Título: O PRINCÍPIO PARA A RECEPÇÃO INICIAL Autor: ANDREW MILLER. Literaturas em formato digital: Título: O PRINCÍPIO PARA A RECEPÇÃO INICIAL Autor: ANDREW MILLER Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03

Leia mais

Lição 1 Substituindo aquele que conheceu a Deus face a face Texto Bíblico: Josué 1.1-8

Lição 1 Substituindo aquele que conheceu a Deus face a face Texto Bíblico: Josué 1.1-8 Lição 1 Substituindo aquele que conheceu a Deus face a face Texto Bíblico: Josué 1.1-8 Substituir uma pessoa em qualquer atividade é uma grande responsabilidade. Pode significar ocupar um lugar cuja pessoa

Leia mais

INTRODUÇÃO - A religiosidade é uma característica intrínseca do ser humano. - Evangelizar é a pregação de Cristo, não de uma religião.

INTRODUÇÃO - A religiosidade é uma característica intrínseca do ser humano. - Evangelizar é a pregação de Cristo, não de uma religião. INTRODUÇÃO - A religiosidade é uma característica intrínseca do ser humano. - Evangelizar é a pregação de Cristo, não de uma religião. I RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE - A religião está presente em todas as

Leia mais

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus.

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. OPara ser salvo, alguém precisa se arrepender dos pecados e crer que Jesus Cristo é o Salvador. www.portalebd.org.br

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES Êxodo ( saída ou partida ) Também é chamado de O Livro da Aliança : Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual

Leia mais

RUTE 3 Cristo nos dá Descanso e Proteção eternamente! Descanso e proteção são das nossas necessidades mais básicas e por causa disso das nossas

RUTE 3 Cristo nos dá Descanso e Proteção eternamente! Descanso e proteção são das nossas necessidades mais básicas e por causa disso das nossas RUTE 3 Cristo nos dá Descanso e Proteção eternamente! Descanso e proteção são das nossas necessidades mais básicas e por causa disso das nossas ansiedades mais frequentes. Quantas vezes dizemos: estou

Leia mais