MATERNIDADES. Cogestão Em processo NÃO Em processo. Direito a acompanhante SIM SIM SIM. Mapa de vinculação Em processo NÃO SIM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATERNIDADES. Cogestão Em processo NÃO Em processo. Direito a acompanhante SIM SIM SIM. Mapa de vinculação Em processo NÃO SIM"

Transcrição

1 Acre MATERNIDADES Mat Bárbara Heliodora Hosp Santa Juliana Hosp da Mulher e da Criança do Juruá Cogestão Em processo NÃO Em processo Acolhimento e classificação de risco NÃO Em processo Direito a acompanhante Mapa de vinculação Em processo NÃO Ampliação do horário de visita Em processo Em processo NÃO, mas garante trans- NÃO, mas garante trans- NÃO, mas garante trans- ferência ferência ferência FÓRUM PERINATAL ESTADUAL E NA CAPITAL EM FUNCIONAMENTO - Regulação de exames e consultas de pré-natal e puerperal; - Residência em Enfermagem Obstétrica; - Aproximação do CRM/AC das discussões sobre a Rede Cegonha e seus dispositivos. - Número insuficiente de Enfermeiros Obstetras com atuação direta ao Parto e Nascimento; - Assistência materno-infantil ainda fragmentada; - Não ocorrência de Reuniões com as CIR s do Estado, para inicio de conversas e "combinados". Foco do apoio (out/ 2013 ) - Reunião com a Central de Regulação para discutir melhorias de Fluxo com a AB já estabelecidos e definições de outros a serem implantados; - Reunião com a Coordenação Estadual de Saúde da Mulher e Criança para retomada de reunião do GCE e definição de novo coordenador; - Visita e reunião com a Gestão da Maternidade Santa Juliana que é também foco do Apoio a RC.

2 Roraima Hosp Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth Cogestão Acolhimento e classificação de risco Direito a acompanhante Mapa de vinculação Ampliação do horário de visita "1. Potente interface da RC com outras RAS no estado, agregando ações e resultados; 2. Em construção a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera em processo de finalização a adequação de ambiência do CPN - intra -hospitalar. 3. Significativo movimento dos profissionais na co-responsabilização das Boas Práticas; 4. Processo importante de Mobilização dos gestores para a execução dos recursos dos exames pré-natal e qualificação dos profissionais." "1. Dificuldade/morosidade na constituição do Fórum Rede Cegonha (Perinatal). 2. Extrema morosidade na execução dos recursos financeiros alocados para o estado, tanto no componente Pré -Natal (exames) e do componente Parto e Nascimento. 3. Só há uma Maternidade de Alto Risco para atender todo o Estado e Países vizinhos (Venezuela e Guiana). 4. Baixa cobertura de Apoio logístico e de apoio à Rede laboratorial; 5. Significativo aumento do índice de Sífilis e outras DST's, e o registro da ausência de medicamento (Penicilina) nas UBS." Foco do apoio ( out /2013) "1.Cumprimento de agenda no período de 14 a 25 de outubro, para encaminhamentos e atividades pactuadas anteriormente; 2.Apoio/orientação quanto aos processos para habilitação de leitos (UTIN, UCINCO, UCINCA E GAR); 3. Acompanhamento do Curso realizado no HMINSN sobre a ""Qualificação do Encontro Clínico"" nos dias 16,17 e 18 de outubro, com a equipe do Hospital Sofia Feldman. 4. Dia 17, Reunião com o Excelentíssimo Governador José de Anchieta, Secretário Estadual, Técnicos da SESAU e apoiadoras RC/DARAS-MS acerca da morosidade de execução dos recursos financeiros das RAS no estado, lentidão na finalização do CPN e CGBP, pendências/entraves para a habilitação de leitos do HMINSN.

3 Amapá MATERNIDADES Hospital Mat do Hosp São Laranjal do Hospital Unidade Unidade da Mulher Hospital Camilo Jari Municipal Mista do Mista Cal- Mãe Luzia Estadual de Santana São Luiz - Filantrópi- Amapá çoene Cogestão Em proces- NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO Acolhimento e classificação de ris- Em processo NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO Direito a acompa- Mapa de vinculação NÂO NÃO Em proces- EM PRO- EM PRO- EM PRO- EM PRO- so CESSO CESSO CESSO CESSO Ampliação do horário de visita NÃO FÓRUM PERINATAL ESTADUAL EM FUNCIONAMENTO "- Plano Estadual de Enfrentamento da Sífilis; - Testa da Triagem Neonatal pactuados no Hospital Filantrópico; - Teste Rápidos sem realizado pelo Municípios; - Comitês de Investigação de Óbito sendo retomado; - Contratualização com Hospital Filantrópicos já com Indicadores da Rede Cegonha." "- Rede Laboratorial; - Dificuldade de conectividade gerando dificuldade no preenchimento do SISPRENATAL em todos os Municípios; - Existência de apenas uma Maternidade de Alto Risco no Estado; - Dificuldade do profissional Médico no Municípios, situação que vem sendo superado com o Programa MAIS MÉDICO DO MS" Foco do apoio (out/ 2013) "- Contratualização com Hospital Filantrópico; - Discussão com o Município de Macapá e Santana na expectativas de discutir as ações da Rede Cegonha na AB e seus Mapas de Vínculação; - POA Maternidade HMML, POA Hospital Estadual de Santana; - Projetos da Caixa e obras na Maternidade HMML; - Acompanhamento da discussão junto com Estado e Município de Macapá referente ao Novo Hospital."

4 Amazonas Instituto da Mulher Dona Lindu Maternidade Balbina Mestrinho Maternidade Ana Braga Cogestão Em processo NÃO Acolhimento e classificação de risco Direito a acompanhante Mapa de vinculação Ampliação do horário de visita Em processo FÓRUM PERINATAL ESTADUAL E NA CAPITAL EM FUNCIONAMENTO - Assinatura do "Termo de Compromisso" das 03 Maternidades Prioritárias; - Continuação de discussões sobre o Fluxo do RN e Mãe de Alto Risco no Fórum Perinatal; - Implementação do Colegiado Gestor da Maternidade Balbina Mestrinho; - Comprometimento do Secretário Estadual de Saúde com a Residência em Enfermagem Obstétrica. - Melhoria na articulação entre os atores da SES; - Apoio do GCE/RC às regiões do interior do Estado; - Planejamento do GCE/RC; - Entrega dos planos de execução das obras previstas para 2013, que ainda encontram-se em Cláusula Suspensiva; - Melhoria na participação da SESAI nas discussões materno-infantil no estado. Foco do apoio ( out/ 2013) - Assinatura do "Termo de Compromisso" das 03 Maternidades Prioritárias; - Devolução da Avaliação para "Centro de Apoio nas Boas Práticas" a Maternidade Balbina Mestrinho, sendo esta, uma das duas maternidades escolhidas para a região norte; -Retorno da Reunião ente a CAIXA, FES, Engenharia, Apoio Temático e Assessoria Da SAS/MS; -Reunião entre Hospital Regional de Coari, Coordenação de Atenção Básica, Apoiadora FVS/MS, GCE/RC; - Participação como palestrante da I Jornada de Enfermagem do Município de Coari/AM, Tema: Parto Humanizado: O Papel da Enfermagem; - Participação como palestrante da III Semana de Enfermagem do Instituto D.Lindu, Tema: Enfermagem Linha de Cuidado com a Vida e o Nascimento como prioridade.

5 Rondônia Hospital de Base Ary Pinheiro Cogestão Acolhimento e classificação de risco Em processo Direito a acompanhante Mapa de vinculação Ampliação do horário de visita Em processo - Aprovação do Plano Estadual da Rede Cegonha na CIB de Fevereiro; - Estruturação do Colegiado Gestor na Maternidade do hospital de Base; - Criação do PMAQ Estadual com a liberação de 02 Milhões para a Atenção Básica; - Pactuação e Qualificação do Apoio à Rede Cegonha pelos novos Gestores Municipais; - O Hospital Regional de Cacoal passará a ser o 2º pólo de Atenção ao Alto Risco no Estado. - Definir as questões do investimento principalmente em relação ao Parto e Nascimento; - Aumento da cobertura das equipes de Saúde da família e UBS; - A estruturação e a organização das Redes de Atenção à Saúde; - O cadastramento do Hospital de Base como Alto Risco; - Acompanhamento dos Projetos enviados à Caixa Econômica Federal até a sua execução (2 CPN e 1 CGBP). Foco do apoio (out/ 2013) -Criação do Colegiado Gestor da Maternidade do Hospital de Base; - Fomento a Formação dos Grupos Condutores Municipais da Rede Cegonha; - Pactuação e Qualificação do Apoio ao Plano Estadual da RC junto aos novos gestores municipais; - Finalização dos três últimos Planos Regionais da RC (Ji Paraná, Cacoal e Rolim de Moura); - Acompanhamento dos 03 Projetos (2 CPN e CGBP) enviados à Caixa Econômica para aprovação.

6 Pará1 MATERNIDADES Santa Casa de Hospital Municipal Hospital Regional Pú- Hospital das Clínicas Misericórdia do Santa Rosa blico da Transamazô- Gaspar Viana Pará nica Cogestão Em processo NÃO NÃO NÃO Acolhimento e classi- NÃO Em processo NÃO Direito a acompanhante NÃO Em processo Mapa de vinculação NÃO NÃO Em processo NÃO Ampliação do horário Em processo NÃO Em processo NÃO Em processo NÃO Em processo Não FÓRUM PERINATAL ESTADUAL E NA CAPITAL EM FUNCIONAMENTO - Gestor Municipal de Belém ressalta que irá ampliar a cobertura pela estratégia Saúde da Família; - Diagnóstico por parte do Grupo Condutor Estadual dos estabelecimentos de saúde participantes da RC da região metropolitana com apresentação e discussão junto aos gestores e diretores dos hospitais trazendo reflexões acerta implantação das boas praticas nesses estabelecimentos; - Intervenção do Ministério Publico Federal, instituindo prazos (até segunda quinzena do mes de junho) para os estabelecimentos de saúde participantes da RC implementarem a Lei do Acompanhantes. Alguns estabelecimentos permitem o acompanhante apenas no AlCON; - Finalização da elaboração do Plano da Rede Cegonha no estado; - Implementar as ações de qualificação do Pré Natal; - Instituir o mapa de vinculação; - Estabelecer o processo de contratualização dos serviços seguindo as recomendações apresentadas pela ATSM/. - Equipe técnica da SES elaborou em janeiro/fevereiro documento apresentando diretrizes gerais sobre o processo de contratualização da RC para o Pará, apresentado na reunião da CIB no mês de abril; Foco do apoio ( out/2013) - Articulação/participação na Oficina sobre contratualização para 2013; - Discussão do mapa de vinculação em todas as regiões com PAR aprovado; - Qualificação do Pré-natal; - Apoio, articulação e organização das Oficinas de Boas Práticas.

7 Pará2 MATERNIDADES Hospital Anita Ge- Mat do Povo Hosp Abelardo San- Hospital da Ordem rosa tos Terceira Cogestão NÃO NÃO NÃO NÃO Acolhimento e classificação de risco NÃO NÃO NÃO NÃO Direito a acompa- Mapa de vinculação NÃO NÃO NÃO NÃO Ampliação do horário de visita NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO Hospital Dom Luiz I Hospital Mat Inf de Marabá Hosp Divina Providência Cogestão NÃO NÃO NÃO Acolhimento e classificação de risco Direito a acompanhante NÃO NÃO NÃO Mapa de vinculação NÃO NÃO NÃO Ampliação do horário de visita NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

8 Amazonas Instituto da Mulher Dona Lindu Mat Balbina Mestrinho Mat Ana Braga Cogestão Em processo NÃO Acolhimento e classificação de risco Direito a acompanhante Mapa de vinculação Em processo Ampliação do horário de visita Em processo FÓRUM PERINATAL ESTADUAL E NA CAPITAL EM FUNCIONA- MENTO - Movimento realizado neste mês pela ATSM/ SES, no Combate a Mortalidade Materna e Infantil; - 3 Capacitação da Parteiras Tradicionais realizada este ano; - Discussões junto a COOPANEO - cooperativa de médicos neonatologistas sobre as "Boas Práticas" e implantação de protocolos nas unidades neonatais; - Proposta da Central de Regulação, iniciando a regulação de todos os leitos do Estado para 31/07 e capacitação de RH destas unidades de saúde. - Apoio do CGE/RC as regiões do interior do Estado; - Morosidade no repasse financeiro do FES para as maternidades; - Maior participação da SESAI nas discussões com o CGE/RC; - Planejamento da RC. Foco do apoio ( out/ 2013) - Atualização e adequação do CNES das maternidades e unidades neonatais; - Revisão de Protocolos Clínicos; - Gestão da Clínica; - Capacitação das Parteiras Tradicionais.

9 Tocantins Hosp. e Mat. Dom Orione Maternidade Dona Regina Hosp. Reg. de Augustinópolis Cogestão Em processo Acolhimento e classificação de risco Em processo Direito a acompanhante Em processo Mapa de vinculação Ampliação do horário de visita FÓRUM PERINATAL ESTADUAL EM FUNCIONAMENTO "- Elaboração do Plano de Ação Emergencial pelo GCRC; - Fortalecimento do Grupo Condutor Estadual, Grupos Condutores Regionais e Fórum Perinatal como espaços de construção coletiva através da revisão do processo de trabalho (redefinição de pautas, atores envolvidos, calendário de reuniões, etc); -Realizada a contratualização com o Hospital Maternidade Dom Orione e encontra-se em processo o POA com o Hospital Maternidade Dona Regina. - Habilitação da CBGP do Hospital Maternidade Dona Regina." " - Mortalidade Materna elevada atribuída a causas evitáveis. -Resistência de profissionais à mudança de modelo na atençao ao parto e nascimento especialmente à inserçao do enfermeiro Obstetra e à presença do acompanhante em determinados serviços; - Dificuldade em cadastrar as gestantes no SISPRENA- TAL; - mesmo sendo realizadas diversas discussões entre SESAU e MS, ainda não está sendo realizada a distribuição dos testes rápido de HIV/Sífilis;" Foco do apoio (out /2013) " - Apoio para o fortalecimento dos Grupos Condutores da Rede Cegonha e Fóruns Perinatais; - Apoio às implantação das ações de monitoramento da Rede Cegonha; - Apoio à qualificação dos Serviços para assegurar as Boas Praticas na atenção ao Parto e Nascimento."

Rio de Janeiro MATERNIDADES. Foco do apoio ( out/ 2013)

Rio de Janeiro MATERNIDADES. Foco do apoio ( out/ 2013) Rio de Janeiro Municipal Ronaldo Gazolla Estadual Rocha Faria Hosp Geral Nova Iguaçu Cogestão Direito a acompanhante Mapa de vinculação Ampliação do horário de visi- ta À reunião do GCE, ficou combinado

Leia mais

MATERNIDADES. Hospital Regi- Corumbá. Hospital Reg. Dr. Alvaro. Fontoura Silva. Cogestão SIM Em processo SIM NÃO Em processo SIM

MATERNIDADES. Hospital Regi- Corumbá. Hospital Reg. Dr. Alvaro. Fontoura Silva. Cogestão SIM Em processo SIM NÃO Em processo SIM Mato Gros do Sul1 de Hospital Regi- Hospital Reg Hosp Mare- Hosp Univ Hospital Regi- Corumbá onal de Navi- Dr. Alvaro chal Rondon Aparecida onal de Cam- rai Fontoura Silva Pedrossian po Grande Cogestão

Leia mais

Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará

Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará Ana Cristina Álvares Guzzo Coordenação Estadual de Saúde da Criança/DASE/DPAIS/SESPA Grupo Condutor da Rede Cegonha do Pará Comitê Estadual de Mortalidade Materna,

Leia mais

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Brasília, 9 a 12 de julho de 2011 A rede cegonha deve ser organizada de maneira a possibilitar

Leia mais

Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA

Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA Dra. Nadiane Lemos Gineco-obstetra coord. SSM/SES-RS Grupo Condutor Estadual Rede

Leia mais

REDE CEGONHA NO ESTADO DE SÃO PAULO

REDE CEGONHA NO ESTADO DE SÃO PAULO Coordenadoria de Planejamento de Saúde REDE CEGONHA NO ESTADO DE SÃO PAULO Área Técnica da Saúde da Mulher SES/SP Karina Calife kcalife@saude.sp.gov.br Antonio Carlos Vazquez Vazquez acvazquez@saude.sp.gov.br

Leia mais

SMS, que representasse os projetos e ações, unificando os serviços e construindo uma imagem positiva

SMS, que representasse os projetos e ações, unificando os serviços e construindo uma imagem positiva Rede Cegonha PORTARIA No- 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011 Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha Com objetivo de assegurar: APRESENTAÇÃO - Organizar a Rede de Atenção à Saúde

Leia mais

PLANOCOMPLEMENTAR REDE CEGONHA DO ESTADO DO PARÁ

PLANOCOMPLEMENTAR REDE CEGONHA DO ESTADO DO PARÁ PLANOCOMPLEMENTAR REDE CEGONHA DO ESTADO DO PARÁ I - EIXO VIGILÂNCIA AÇÕES DE CURTO PRAZO: de 0 a 90 dias EIXO I - FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AÇÕES ESTRATÉGIAS RESULTADO ESPERADO RESPONSÁVEIS

Leia mais

MATERNIDADES. Hosp Mat. Hosp Muni- Hospital do Evangélico. Trabalhador de Curitiba. São José dos. cipal de. Araucária. Pinhais

MATERNIDADES. Hosp Mat. Hosp Muni- Hospital do Evangélico. Trabalhador de Curitiba. São José dos. cipal de. Araucária. Pinhais Paraná1 Hosp Univ Hosp Ange- Hosp Mat Hosp Muni- Hosp Nossa do Evangélico lica Caron São José dos cipal Senhora do Clínicas Trabalhador Curitiba Pinhais Araucária Rocio Cogestão acompanhante vincula Amplia

Leia mais

Reunión Regional sobre Cuidados Maternos Respetuosos en el marco de los Derechos Humanos y Calidad de la Atención

Reunión Regional sobre Cuidados Maternos Respetuosos en el marco de los Derechos Humanos y Calidad de la Atención Reunión Regional sobre Cuidados Maternos Respetuosos en el marco de los Derechos Humanos y Calidad de la Atención Panamá, 12 e 13 de setembro Brasil Maria Esther de Albuquerque Vilela Coordenação-Geral

Leia mais

Organização das Ações e Serviços Materno Infantil no Ceará. Rede Cegonha

Organização das Ações e Serviços Materno Infantil no Ceará. Rede Cegonha Organização das Ações e Serviços Materno Infantil no Ceará Rede Cegonha 2012-2015 REDE CEGONHA Componentes I - Pré-Natal II - Parto e Nascimento III - Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança IV

Leia mais

Estratégias de Enfrentamento à Sífilis Bahia- 2018

Estratégias de Enfrentamento à Sífilis Bahia- 2018 Estratégias de Enfrentamento à Sífilis Bahia- 2018 Panorama da Sífilis no Brasil - 2015 Taxa de detecção de sífilis em gestantes e de incidência de sífilis congênita (por 1.000 NV), por UF. Brasil, 2015

Leia mais

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 LEI n. 7.498 / 86 - COFEN EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM Cabe ao ENFERMEIRO,

Leia mais

Reconhecimento de Redes de Atenção à Saúde

Reconhecimento de Redes de Atenção à Saúde Reconhecimento de Redes de Atenção à Saúde Programa de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional de Saúde Módulo I Políticas Públicas de Saúde Euzi Adriana Bonifácio Rodrigues Consultora Técnica

Leia mais

HUMANIZADA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COLETIVA

HUMANIZADA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COLETIVA Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatais da AM e Ne Brasilerio CONSTRUINDO UMA MATERNIDADE SEGURA E HUMANIZADA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COLETIVA Simpósio Internacional de Redes de Atenção

Leia mais

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Tatiana Coimbra Coordenadora Adjunta da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Taxa de Mortalidade Infantil. Brasil e regiões,

Leia mais

Oficina Regional 2014 PROVAB / MAIS MÉDICOS Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Belém, 08 de junho de 2014

Oficina Regional 2014 PROVAB / MAIS MÉDICOS Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Belém, 08 de junho de 2014 Oficina Regional 2014 PROVAB / MAIS MÉDICOS Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Belém, 08 de junho de 2014 1 Cronologia JANEIRO/13 Prefeitos apresentam à Presidenta Dilma Rousseff

Leia mais

Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas

Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas BRASÍLIA 2013 I - Introdução O presente projeto

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 42, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 42, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 42, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018 Aprova as diretrizes e estratégias para elaboração do plano de enfrentamento da Mortalidade Materna e na Infância, no contexto da agenda 2030 dos Objetivos de

Leia mais

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral de Gestão da Atenção Básica Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança PMAQ Processo de trabalho

Leia mais

Programação das Ações e Atividades pactuadas para os componentes:

Programação das Ações e Atividades pactuadas para os componentes: Página: 1 Programação das Ações e Atividades pactuadas para os componentes: Plano de Ação Componente PARTO E NASCIMENTO AÇÃO: G) ESTÍMULO À IMPLEMENTAÇÃO DE COLEGIADO GESTOR NAS MATERNIDADES E OUTROS DISPOSITIVOS

Leia mais

Carta do Rio de Janeiro

Carta do Rio de Janeiro Carta do Rio de Janeiro Os Secretários Municipais de Saúde, reunidos no III Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de junho de 2011, na cidade do Rio

Leia mais

RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE ATIVIDADES 1º QUADRIMESTRE DE 2018

RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE ATIVIDADES 1º QUADRIMESTRE DE 2018 RELATÓRIO DO 1º QUADRIMESTRE ATIVIDADES 1º QUADRIMESTRE DE 2018 Atividades realizadas em Janeiro de 2018, Reunião com Equipe técnica preparatória para organização do Evento Caixa Único, integração vigilância

Leia mais

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari -

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica Salvador, 05 de julho de 2018 Marislan Neves Sofia

Leia mais

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS TEMÁTICA CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO DE RELATO Inclui relatos sobre práticas na elaboração e acompanhamento dos Instrumentos: 1.A FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO

Leia mais

Ano Ano

Ano Ano Pesquisa Consultora PNH/DAPES/SAS/MS: Olga Vânia Matoso de Oliveira Portarias do Ministério da Saúde e Interministeriais, com inserção de ações de humanização no/do Sistema Único de Saúde (SUS) Período

Leia mais

Panorama das Redes de Atenção à Saúde.

Panorama das Redes de Atenção à Saúde. Panorama das Redes de Atenção à Saúde. Saúde Direito de todos e dever do Estado CONSTITUIÇÃO FEDERAL Lei 8.080 Lei 8.142 DECRETO 7.508 Lei 12.401 Lei 12.466 Lei complementar 141 1986 1988 1990 1991 1993

Leia mais

O QUE REPRESENTA O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA O SUS?

O QUE REPRESENTA O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA O SUS? O QUE REPRESENTA O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARA O SUS? Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres CONDICIONALIDADES DE SAÚDE Mulheres entre 14 e 44 anos: Pré-natal

Leia mais

MODELO LÓGICO PRÉ-NATAL E PUERPERAL

MODELO LÓGICO PRÉ-NATAL E PUERPERAL MODELO LÓGICO DE FORTALECIMENTO DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL E PUERPERAL Autoras: Thalyta Mayssa Paiva das Neves Maria Elizabete Castro Rassy Belém-PA 2017 APRESENTAÇÃO Modelo lógico é uma proposta para organizar

Leia mais

Pacto pela Saúde no. desafios. Maringá,, 23 de agosto de 2007

Pacto pela Saúde no. desafios. Maringá,, 23 de agosto de 2007 Pacto pela Saúde no Paraná avanços e desafios Maringá,, 23 de agosto de 2007 Teses do CONASEMS As Teses formuladas para o período 2005/2007 qualificaram os posicionamentos municipalistas,, abordando questões

Leia mais

Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS

Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS 12 de setembro de 2011 Articulação para Produção da Saúde RAS Assistência à Saúde Vigilância em Saúde Promoção da Saúde Vasos Comunicantes

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL

PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL COORDENAÇÃO ESTADUAL DA SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Leia mais

O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo

O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São

Leia mais

ATENÇÃO A SAÚDE. Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde. Brasília, 19 de outubro de 2011

ATENÇÃO A SAÚDE. Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde. Brasília, 19 de outubro de 2011 CONSOLIDANDO A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO A SAÚDE Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde Brasília, 19 de outubro de 2011 AGENDA PRIORITÁRIA A saúde no centro da agenda de desenvolvimento do país e o

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Curso Especialização em Saúde Pública

Curso Especialização em Saúde Pública Curso Especialização em Saúde Pública Curso Especialização em Saúde Pública Inserido na política de saúde do Estado do Paraná/SESA Perspectiva de uma Gestão Pública voltada para resultados Consonância

Leia mais

Exemplos Práticos de Eficiência em Instituições de Saúde: A Experiência do Hospital das Clínicas da UFMG

Exemplos Práticos de Eficiência em Instituições de Saúde: A Experiência do Hospital das Clínicas da UFMG Exemplos Práticos de Eficiência em Instituições de Saúde: A Experiência do Hospital das Clínicas da UFMG Quem somos: Hospital universitário público, geral, credenciado para atendimento a todas as especialidades

Leia mais

Enfermagem da Criança: Portaria 1.130/ Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Prof.

Enfermagem da Criança: Portaria 1.130/ Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Prof. Enfermagem da Criança: Portaria 1.130/ 2015 - Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Prof. Fernanda Barboza Curso Completo de Enfermagem para Concursos Públicos A PNAISC tem

Leia mais

XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP

XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP XXVII CONGRESSO do COSEMS/SP Instância deliberativa de articulação e pactuação das diretrizes e políticas públicas de saúde no âmbito do Estado Foi criada em 1993 com a NOB93 Regulamentadas pelo Decreto

Leia mais

Fórum de Saúde da Criança - Bahia

Fórum de Saúde da Criança - Bahia Fórum de Saúde da Criança - Bahia Agosto 2013 Programa de Desenvolvimento Organizacional e de Apoio à Gestão e Assistência com Ênfase em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica Nº SIPAR: 25000.180678/2011-59

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS Pacto de Gestão do SUS Pacto pela Vida Pacto em Defesa do SUS PACTO PELA SAÚDE O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação

Leia mais

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS Pacto de Gestão do SUS Pacto pela Vida Pacto em Defesa do SUS PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais do SUS. Pacto entre União, Estados e Municípios. Objetivo - promover inovações nos processos

Leia mais

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO. Rede Cegonha. Recife, 29 de Agosto de 2011

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO. Rede Cegonha. Recife, 29 de Agosto de 2011 SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO Rede Cegonha 2011 Recife, 29 de Agosto de 2011 Objetivos: Rede Cegonha Fomentar a implementação de um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS RUE

IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS RUE NOTA TÉCNICA 14 2011 IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS RUE Minuta de portaria que altera a Política Nacional de Atenção às Urgências e Institui a Rede de Atenção às Urgências no

Leia mais

PORTARIA Nº 2.937, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016

PORTARIA Nº 2.937, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016 PORTARIA Nº 2.937, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016 Publica lista de propostas dos componentes Reforma e Ampliação de Centros de Parto Normal - CPN, Casas de Gestante Bebê e Puérpera - CGBP e Ambiência dos serviços

Leia mais

Estratégias de Combate a Sífilis

Estratégias de Combate a Sífilis Estratégias de Combate a Sífilis Sífilis A prevenção da transmissão vertical da sífilis é uma prioridade das Instituições: SESAB Ministério da Saúde OMS OPAS E visa assegurar o direito à atenção humanizada

Leia mais

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Guia de Dicas de Políticas Públicas 65 RESULTADO SISTÊMICO 5 Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Garantir a oferta de um pré-natal de qualidade é uma

Leia mais

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO.

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. Projeto Segurança Humana: São Paulo UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. SETEMBRO 2009 ANÁLISE DO PROJETO PROJETO SEGURANÇA A HUMANA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: Agências envolvidas: OPAS/OMS

Leia mais

Fabio Atanasio de Morais Chefe do Escritório do Unicef/Belém

Fabio Atanasio de Morais Chefe do Escritório do Unicef/Belém Fabio Atanasio de Morais Chefe do Escritório do Unicef/Belém QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada em 1946 e presente em 191 países e territórios. Presente no Brasil desde 1950 com atuação

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena Departamento de Atenção à SaúdeIndígena Projeto de Apoio aos Distritos Especiais Indígenas

Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena Departamento de Atenção à SaúdeIndígena Projeto de Apoio aos Distritos Especiais Indígenas Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena Departamento de Atenção à SaúdeIndígena Projeto de Apoio aos Distritos Especiais Indígenas DSEI: PORTO VELHO Apoiador: LEIDE MACÊDO Data de Admissão

Leia mais

APRIMORAMENTO DO SUS POR MEIO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE COAP 2013

APRIMORAMENTO DO SUS POR MEIO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE COAP 2013 APRIMORAMENTO DO SUS POR MEIO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE COAP 2013 Convento da Penha, Vila Velha/ES CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO Espírito Santo Capital - Vitória 78 municípios População

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Leia mais

Rede de Atenção à Gestante e Crianças com Microcefalia. Francisco Ivan Mendes Júnior Coordenador de Políticas e Atenção à Saúde-COPAS/SESA

Rede de Atenção à Gestante e Crianças com Microcefalia. Francisco Ivan Mendes Júnior Coordenador de Políticas e Atenção à Saúde-COPAS/SESA Rede de Atenção à Gestante e Crianças com Microcefalia Francisco Ivan Mendes Júnior Coordenador de Políticas e Atenção à Saúde-COPAS/SESA Proposta de discussão 1- Critérios para escolha das Policlínicas

Leia mais

Ministério da Educação. Políticas de Educação de Jovens e Adultos

Ministério da Educação. Políticas de Educação de Jovens e Adultos Ministério da Educação Políticas de Educação de Jovens e Adultos Junho de 2011 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Documentos de Referência Legislação Constituição

Leia mais

Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na UBS Naudar Vicente Konsen, Jari / RS

Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na UBS Naudar Vicente Konsen, Jari / RS Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 9 Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na UBS Naudar Vicente

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Conceito: São arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas,

Leia mais

A operacionalização da Rede Cegonha agrega conhecimento e metodologias para mudanças nos processos de trabalho e investimentos para incorporação de

A operacionalização da Rede Cegonha agrega conhecimento e metodologias para mudanças nos processos de trabalho e investimentos para incorporação de A operacionalização da Rede Cegonha agrega conhecimento e metodologias para mudanças nos processos de trabalho e investimentos para incorporação de equipamentos, reformas, ampliações e construção de novas

Leia mais

PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO, Onde Estamos e Para Onde Vamos: PPI/PGAS, Plano Regional de Redes, Espaços de Governança Regional

PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO, Onde Estamos e Para Onde Vamos: PPI/PGAS, Plano Regional de Redes, Espaços de Governança Regional VIII CONGRESSO COSEMS/PI Governança e Regionalização no SUS Luis Correia 05 e 06/09/2018 PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO, Onde Estamos e Para Onde Vamos: PPI/PGAS, Plano Regional de Redes, Espaços de Governança

Leia mais

Atuação do CONASEMS na Conjuntura Nacional do SUS

Atuação do CONASEMS na Conjuntura Nacional do SUS Atuação do CONASEMS na Conjuntura Nacional do SUS Chapecó 2 de maio de 2018 1. Dar a continuidade as tratativas da Agenda da Política de Atenção Básica PNAB (CIT ago/17): - Competências ACS e ACE face

Leia mais

Programa Prefeito Amigo da Criança

Programa Prefeito Amigo da Criança Programa Prefeito Amigo da Criança Gestão 2017-2020 2.346 adesões e 1.519 articuladores nomeados em 2017; 223 Prefeitas(os) da Região Norte, sendo 49 do Estado do Pará UF Adesões % Articulador % CMDCA

Leia mais

O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério. Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde

O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério. Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde Rede Cegonha - Diretrizes Acolhimento e classificação de risco, ampliação do acesso e melhoria

Leia mais

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo.

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. Prioridades Federais Saúde do Idoso Disponibilizar a Caderneta

Leia mais

FONTES DE RECURSO EM ABERTO TERCEIRO SETOR

FONTES DE RECURSO EM ABERTO TERCEIRO SETOR FONTES DE RECURSO EM ABERTO TERCEIRO SETOR Divulgação de Fontes 22 de novembro de 2016 1 Legenda das áreas atendidas pela Fonte ou Programa: Ed Es C So A CT Ag DH Tu TR P Educação Esporte úde Cultura Social

Leia mais

ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL

ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL XIV ENCONTRO NACIONAL DA REDE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO SUS Brasília,

Leia mais

Política Nacional de Atenção às Urgências

Política Nacional de Atenção às Urgências Política Nacional de Atenção às Urgências POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Em setembro de 2003, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências, uma das prioridades

Leia mais

ROTEIRO E DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL PARA A REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA E NEONATAL PROESF/ PACTO

ROTEIRO E DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL PARA A REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA E NEONATAL PROESF/ PACTO ROTEIRO E DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL PARA A REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA E NEONATAL PROESF/ PACTO A. ORIENTAÇÕES GERAIS Este documento conforma-se como um instrumento para o Gestor

Leia mais

Atenção Básica no Rio Grande do Sul

Atenção Básica no Rio Grande do Sul Atenção Básica no Rio Grande do Sul Raíssa Barbieri Ballejo Canto COORDENAÇÃO ESTADUAL DA ATENÇÃO BÁSICA SES/RS Encontro Nacional para Fortalecimento da Atenção Básica SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE População

Leia mais

PAUTA PMAQ 3º CICLO MINUTA PORTARIA

PAUTA PMAQ 3º CICLO MINUTA PORTARIA PAUTA PMAQ 3º CICLO MINUTA PORTARIA REUNIÃO DIRETORIA BRASILIA, 26/08/2015 PMAQ É um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Lançado

Leia mais

CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015

CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015 CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015 MESA Regionalização nas diferentes redes de atenção: COAP e Regulação Secretaria Estadual de Saúde Assessoria Técnica e de Planejamento ASSTEPLAN Porto

Leia mais

Articulação das Regiões de Saúde: definição de responsabilidades e compromissos dos Entes Federados

Articulação das Regiões de Saúde: definição de responsabilidades e compromissos dos Entes Federados Jorge Harada - Diretor do Departamento de Articulação Interfederativa, unidade da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (DAI/SGEP/MS) Articulação das Regiões de Saúde: definição de responsabilidades

Leia mais

ATENÇÃO BÁSICA. A produção do cuidado em Rede MARÇO/ 2017

ATENÇÃO BÁSICA. A produção do cuidado em Rede MARÇO/ 2017 ATENÇÃO BÁSICA m A produção do cuidado em Rede MARÇO/ 2017 Política Nacional de Atenção Básica Portaria MS n 2488 de 21de outubro de 2011 A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde,

Leia mais

Papel das Unidades Básicas Casa da Gestante. II Encontro das Casas da Gestante do Rio Grande do Sul SES/RS Dezembro 2009

Papel das Unidades Básicas Casa da Gestante. II Encontro das Casas da Gestante do Rio Grande do Sul SES/RS Dezembro 2009 Papel das Unidades Básicas Casa da Gestante II Encontro das Casas da Gestante do Rio Grande do Sul SES/RS Dezembro 2009 Alguns dados: Ao analisar os dados de nascimento e óbitos dos RN residentes em Canoas

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS

IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO, EMPREGO E PROMOÇÃO SOCIAL Núcleo de Coordenação da Assistência Social IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS AVANÇOS E DESAFIOS POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE

Leia mais

e-pnh :: nacionais :: :: regionais :: Ex-coordenador da PNH é nomeado diretor do DAPE

e-pnh :: nacionais :: :: regionais :: Ex-coordenador da PNH é nomeado diretor do DAPE e-pnh :: BOLETIM ELETRÔNICO QUINZENAL DO COLETIVO NACIONAL HUMANIZASUS :: :: nacionais :: Ex-coordenador da PNH é nomeado diretor do DAPE No dia 31 de janeiro a seção 2 do Diário Oficial da União trouxe

Leia mais

Anexada com a petição inicial, o Parquet apresenta cópia da Auditoria nº 15982

Anexada com a petição inicial, o Parquet apresenta cópia da Auditoria nº 15982 DECISÃO Trata-se de AÇÃO CIVIL PÚBLICA, com pedido liminar, ajuizada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO em face do ESTADO DO TOCANTINS, com o objetivo de dar cumprimento às recomendações firmadas pelo DENASUS/MS

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DE DIVERSOS ITENS Diário Oficial do Estado Nº 131, Seção 1 sábado, 18 de julho de 2015.

HOMOLOGAÇÃO DE DIVERSOS ITENS Diário Oficial do Estado Nº 131, Seção 1 sábado, 18 de julho de 2015. Circular 237/2015 São Paulo, 21 de Julho de 2015. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) HOMOLOGAÇÃO DE DIVERSOS ITENS Diário Oficial do Estado Nº 131, Seção 1 sábado, 18 de julho de 2015. Prezados Senhores, COORDENADORIA

Leia mais

Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013

Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013 Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013 Criado há 31 anos, é uma instituição filantrópica de direito privado, conveniado com o Sistema Único de Saúde, prestador

Leia mais

Regionalização e Rede de Atenção à Saúde: CONCEITOS E DESAFIOS. Jorge Harada

Regionalização e Rede de Atenção à Saúde: CONCEITOS E DESAFIOS. Jorge Harada Regionalização e Rede de Atenção à Saúde: CONCEITOS E DESAFIOS Jorge Harada Voltando no tempo... Estado autoritário, controlador, centralizador Sistema de Saúde Fragmentado Restrição de acesso Sem participação

Leia mais

ANEXO I POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL

ANEXO I POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL ANEXO I POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL TERMO DE ADESÃO DO ESTADO O Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, CNPJ nº. com sede

Leia mais

CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508

CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508 XXVIII Congresso de Secretários Municipais de do Estado de São Paulo CURSO: Desafios da Implantação dos Dispositivos do Decreto 7.508 CRS Coordenadoria de Regiões de da Secretaria de Estado da de São Paulo

Leia mais

Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde - COAP

Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde - COAP NOTA TÉCNICA 03/2015 Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde - COAP Brasília, 02 de março de 2015 1 INTRODUÇÃO O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é um acordo de colaboração firmado

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL ÀS URGÊNCIAS - QUALISUS

ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL ÀS URGÊNCIAS - QUALISUS NOTA TÉCNICA 16 2008 ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL ÀS URGÊNCIAS - QUALISUS Brasília, 10 de dezembro de 2008. 1. Antecedentes NOTA TÉCNICA 16 2008 Em 2002 o Ministério da Saúde publicou por

Leia mais

SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação

SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DE 2012 SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação Paulo de Tarso Monteiro Abrahão IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO??? REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS

Leia mais

A implantação de CAPS no estado do Paraná: situação atual e perspectivas. Coordenação Estadual de Saúde Mental Agosto 2013

A implantação de CAPS no estado do Paraná: situação atual e perspectivas. Coordenação Estadual de Saúde Mental Agosto 2013 A implantação de CAPS no estado do Paraná: situação atual e perspectivas Coordenação Estadual de Saúde Mental Agosto 2013 Situação Atual - Portaria 336/2002 - CAPS - Portaria 245/2005 incentivo implantação

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal 16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal Perfil das Gestantes/ Puérperas da Rede de Proteção à Mãe Paulistana RELATÓRIO À MARÇO DE 2015 45 17. pesquisa sobre o serviço de

Leia mais

Prezados(as) gestores(as),

Prezados(as) gestores(as), Prezados(as) gestores(as), Este boletim tem como objetivo trazer informações atualizadas sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Apresenta o panorama nacional das equipes do Nasf, alguns dados

Leia mais

PORTARIA No , DE 24 DE JUNHO DE 2011

PORTARIA No , DE 24 DE JUNHO DE 2011 PORTARIA No- 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011 Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo

Leia mais

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da 1. Redesenho do PETI Fortalecer a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil por meio de ações estratégicas intersetoriais voltadas ao enfrentamento das novas incidências de atividades identificadas

Leia mais

Atenção Integral à Desnutrição Infantil

Atenção Integral à Desnutrição Infantil Atenção Integral à Desnutrição Infantil PROTOCOLOS DE ATENÇÃO À CRIANÇA COM DESNUTRIÇÃO GRAVE Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação Geral da Política

Leia mais

Responsabilidades e Diretrizes para execução e financiamento de ações de Vigilância em Saúde

Responsabilidades e Diretrizes para execução e financiamento de ações de Vigilância em Saúde Responsabilidades e Diretrizes para execução e financiamento de ações de Vigilância em Saúde Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde-DEGEVS Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde dagvs@saude.gov.br

Leia mais

REDE CEGONHA: PROMOÇÃO DA SÁUDE NO PRÉ-NATAL HUMANIZADO E DE QUALIDADE 1

REDE CEGONHA: PROMOÇÃO DA SÁUDE NO PRÉ-NATAL HUMANIZADO E DE QUALIDADE 1 REDE CEGONHA: PROMOÇÃO DA SÁUDE NO PRÉ-NATAL HUMANIZADO E DE QUALIDADE 1 Myrlla Nohanna Campos Barros Discente de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Bolsista FAPEMA/UFMA. E-mail: myrlla_nohannaa@hotmail.com

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 1) Atenção domiciliar aos pacientes em dificuldades de locomoção dependente de ventilação

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB)

PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB) SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA GERÊNCIA DE EXPANSÃO E QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA

Leia mais

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA Material de Base para Seminários PNASII Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno Histórico da Situação de saúde 1976 Criação do II Programa Nacional

Leia mais

INCENTIVOS FINANCEIROS PARA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DO SUS

INCENTIVOS FINANCEIROS PARA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DO SUS NOTA TÉCNICA 01 2012 INCENTIVOS FINANCEIROS PARA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DO SUS 1 INTRODUÇÃO Esta Nota Técnica visa apresentar uma análise da Portaria/GM 2.979 de 15/12/11 que dispõe sobre a transferência

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA. ENFERMAGEM EM CENTRO OBSTÉTRICO FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa: DANIELE REZENDE SILVA

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA. ENFERMAGEM EM CENTRO OBSTÉTRICO FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa: DANIELE REZENDE SILVA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM OBSTETRÍCIA ENFERMAGEM EM CENTRO OBSTÉTRICO FACULDADE PITÁGORAS BETIM PROFa: DANIELE REZENDE SILVA Introdução Segundo a Política Nacional de Humanização acolhimento traduz-se

Leia mais

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Publicado no DO em 17 abr 2015 Dispõe sobre a atuação de Enfermeiros na assistência às gestantes, parturientes e puérperas. O Conselho Federal de Enfermagem COFEN,

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e PORTARIA No- 2.728, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais