Abordagem Centrada na Pessoa. Profª Alexandra Fernandes Azevedo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Abordagem Centrada na Pessoa. Profª Alexandra Fernandes Azevedo"

Transcrição

1 Abordagem Centrada na Pessoa Profª Alexandra Fernandes Azevedo

2 Se eu deixar de interferir nas pessoas, elas se encarregam de si mesmas. Se eu deixar de comandar as pessoas, elas se comportam por si mesmas. Se eu deixar de pregar as pessoas, elas se aperfeiçoam por si mesmas. Se eu deixar de me impor as pessoas, elas se tornam elas mesmas" LAO-TSÉ

3 Carl Rogers Psicólogo americano Pioneiro no desenvolvimento de métodos científicos que tinham como objetivo o estudo da mudança nos processos psicoterapêuticos Criou e desenvolveu um modelo de intervenção que designou inicialmente por Terapia Centrada no Cliente. Estudou muitos outros cientistas ligados a outras área do saber, como por exemplo a biologia.

4 Carl Rogers Suas idéias passam do campo exclusivo da Psicoterapia para ser aplicada em áreas como os Grupos, as Organizações e a Educação. Encontrou eco em pessoas de horizontes profissionais diversos, nomeadamente no domínio da Educação. Constituiu um Movimento que é conhecido atualmente como Abordagem Centrada na Pessoa.

5 Abordagem Centrada na Pessoa Uma forma específica de entrar em relação com o Outro, estando implícito um modo positivo de conceitualizar a pessoa humana. Representa uma evolução no pensamento de Carl Rogers e no quadro teórico por ele desenvolvido, Foi formalizada na publicação do livro Sobre o Poder Pessoal (em inglês, On Personal Power, 1977), onde explicita a aplicação do seu quadro conceptual aos mais diversos campos

6 Abordagem Centrada na Pessoa Integra três pressupostos de base: - Uma concepção do homem alicerçada nos princípios da corrente humanista da Psicologia. - Uma abordagem fenomenológica que privilegia a experiência subjetiva da pessoa, implicando que o conhecimento que se tem do outro surge a partir da compreensão do seu quadro de referências. - Uma forma de entrar em relação que se constitui como um encontro entre pessoas.

7 Seu pressuposto fundamental é que em todo indivíduo existe uma tendência à atualização, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva. Baseia-se na confiança em todos o seres vivos e em todos os organismos. Parte do princípio de que em cada organismos há um fluxo subjacente de movimento em direção à realização construtiva das possibilidades que lhes são inerentes. Há também uma tendência ao crescimento e desenvolvimento mais completo e complexo. Tendência realizadora

8 Esta tendência pode ser frustrada ou desvirtuada, mas não pode ser destruída sem que se destrua o organismo. O substrato de toda motivação é a tendência do organismo à auto-realização Tendência formativa: assim como o universo, o ser humano está em constante criação e construção. (deterioração também).

9 A experiência mostrou-me que as pessoas têm, fundamentalmente, uma orientação positiva... Acabei por me convencer de que quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida, e para progredir num caminho construtivo.

10 Tendência atualizante O ser humano possui uma capacidade inata que lhe impulsiona para a freqüente tentativa de progredir, ou seja, que dentro de si, a pessoa possui os mecanismos necessários para lidar consigo e com o outro. Posso ter confiança na minha experiência... quando sinto que uma atividade é boa e que vale a pena prossegui-la, devo prossegui-la.

11 Apesar das diferenças, todos possuem necessidades semelhantes, que em função de aspectos sociais e aprendidos, como maneira de se proteger ou ser aceito, a pessoa sem perceber vai ao longo do tempo abrindo mão dos seus valores, maneira de ser e sentimentos naturais passando a viver em função de um padrão pré estabelecido. A partir daí tende a achar que aquilo que vem de fora é verdade e que o que sente quando diferente do préestabelecido é ruim, é feio e que, portanto deve ser eliminado ou camuflado dentro de si. Nesse sentido a pessoa perde o seu eu como referencia distanciando-se de si, muitas vezes fazendo coisas socialmente aceitas, mas no fundo ruins para si, ou coisas socialmente ruins, que terminam sendo ruins também para si, mas que fazem parte de sua fachada.

12 A tendência atualizante nada mais é do que a crença de que se o outro tiver condições favoráveis, ele se direcionará de modo a suprir as suas necessidades e terá seus sentimentos muito mais claros em si. A partir daí, poderá aceitar e respeitá-los como legítimos e em conseqüência respeitar também o outro em sua individualidade.

13 Consciência a capacidade de prestar atenção em si mesma é pequeníssima em relação ao funcionamento não consciente do organismo. Porém, quanto maior a consciência, mais a pessoa flutuará segura numa direção afinada com o fluxo evolutivo (este guia a não consciência). Havendo maior autoconsciência torna-se possível uma escolha mais bem fundamentada, uma escolha mais livre de introjeções, uma escolha consciente mais em sintonia com o fluxo evolutivo. A consciência participa dessa tendência formativa, mais ampla.

14 Não-diretividade O método psicoterapêutico desenvolvido por Rogers ficou conhecido inicialmente por Terapia Não Diretiva, tendo posteriormente evoluído para Terapia Centrada no Cliente e mais tarde Abordagem Centrada na Pessoa. A definição de não diretividade passa, segundo Rogers, pelo acreditar que "o indivíduo tem dentro de si amplos recursos para autocompreensão, para alterar seu autoconceito, suas atitudes e seu comportamento autodirigido" (Rogers, 1989: 16).

15 Não-diretividade Rogers propõe um modelo de intervenção que acredita na autonomia e nas capacidades de uma pessoa, no seu direito de escolher qual a direção a tomar no seu comportamento e sua responsabilidade pelo mesmo (Idem:28).

16 Nas palavras de Pagès (1976, citado por Gobbi et al., 1998: ) "A não diretividade é, antes de tudo, uma atitude em face do cliente. É uma atitude pela qual o terapeuta se recusa a tender imprimir ao cliente uma direção qualquer, em um plano qualquer, recusa-se a pensar o que o cliente deve pensar, sentir ou agir de maneira determinada. Definida posteriormente, é uma atitude pela qual o conselheiro testemunha que tem confiança na capacidade de auto-direção do seu cliente".

17 Não-diretividade pode ser entendida como uma forte subscrição do conceito de Tendência Atualizante "É uma confiança de que o cliente pode tomar as rédeas, se guiado pelo técnico, é a confiança de que o cliente pode assimilar insight se lhe for inicialmente dado pelo técnico, pode fazer escolhas".(rogers, citado por Raskin, 1998:76)

18 A atitude não diretiva pode ser transmitida através das respostas reflexo de sentimento ou reformulação, que é a forma que o terapeuta utiliza para acompanhar o cliente, sem o dirigir (Raskin, 1998: 77) ou seja acompanhá-lo a partir do seu (cliente) quadro de referência.

19 A apreciação dos outros não me serve de guia. Apenas uma pessoa pode saber que eu procedo com honestidade, com aplicação, com franqueza e com rigor, ou se o que faço é falso, defensivo e fútil. E essa pessoa sou eu mesmo.

20 Criando o clima A tendência à atualização é promovida em uma relação interpessoal permeada das atitudes de congruência, consideração positiva incondicional e empatia. Nas minhas relações com as pessoas descobri que não ajuda, a longo prazo, agir como se eu fosse alguma coisa que eu não sou.

21 Descobri que sou mais eficaz quando posso ouvir a mim mesmo aceitando-me, e quando posso ser eu mesmo.... Julgo que aprendi isto com meus clientes, bem como através da minha experiência pessoal - não podemos mudar, não podemos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos. (p.29)

22 1ª - autenticidade, sinceridade ou congruência. Quanto mais o T for ele mesmo aumenta a possibilidade do CL mudar. O T se faz transparente para o CL. O CL pode ver o que é o T na relação. Dá-se um congruência entre o que está sendo vivido no nível profundo, o que está presente na consciência e o que está sendo expresso pelo CL.

23 2ª - aceitação, interesse ou consideração. Ter uma atitude positiva em relação ao que o CL está sendo naquele momento. Desejar que o CL expresse seu sentimento de maneira não condicional. Atribuo um enorme valor ao fato de poder me permitir compreender uma outra pessoa. (p.30) Verifiquei que me enriquece abrir canais através dos quais os outros possam comunicar os seus sentimentos, a sua particular percepção do mundo.(p.31)

24 3ª - Compreensão empática. Captar com precisão os sentimentos e significados pessoais que o CL está vivendo e comunicar essa expressão ao CL. Esclarece o que é consciente como também o que se encontra abaixo do nível consciente. É sempre altamente enriquecedor poder aceitar outra pessoa. Quanto mais aberto estou às realidades em mim e nos outros, menos me vejo procurando, a todo o custo, remediar as coisas.

25 Assim: se as pessoas são aceitas e consideradas tendem a desenvolver uma atitude de maior consideração em relação a si mesma. Ao serem ouvidas de modo empático podem ouvir cuidadosamente o fluxo de suas experiências internas. Por fim, a medida que compreende e considera seu eu, torna-se mais congruente com sua própria experiência.

26 Assim: Não possui técnicas definidas e considera que a melhor maneira de ajudar alguém é acreditando na pessoa e em suas possibilidades de pensar, sentir, buscar e direcionar sua própria necessidade de mudança. Para isso o papel do psicoterapeuta (educador, etc...) é o de facilitar através de alguns pressupostos básicos no intuito de colaborar para que a pessoa possa buscar em si própria a sua direção.

27 O T deve acreditar nos pressupostos da ACP e não apenas utilizá-los como técnica. Pois aplicar técnica o distancia da relação com a pessoa, o que é imprescindível para essa abordagem. O facilitador pode aceitar em si seus sentimentos, seus limites e abrir mão de ajudar determinada pessoa, assumindo para o outro a própria limitação, falando e ouvindo, caso não consiga de fato aceitar o outro. Em um ambiente onde a pessoa sinta-se verdadeiramente aceita e acolhida, livre de ameaças, ela tende a ser ela mesma e a entrar em contato consigo própria para buscar aquilo que julga importante para o seu crescimento pessoal.

28 Campos de atuação individual grupo (incluindo grupos de encontro) casal familiar ludoterapia breve plantão psicológico aconselhamento psicológico

29 No hospital, na educação e na empresa. A Abordagem Centrada na Pessoa é ainda utilizada em diversas áreas de relacionamento interpessoal de maneira formal ou informal nos mais variados grupos sociais, buscando colaborar para o crescimento pessoal e nas relações humanas, sempre através da aceitação, acolhimento, não direcionamento e ética (entendendo esta como algo muito além das normas pré estabelecidas, mas sim como um respeito profundo de todos os direitos da pessoa).

30 Fontes Texto de: Marcos Alberto da Silva Pinto-CRP 06/ acessado em 25/10/ htm) acessado em 25/10/ htm, acessado em 25/10/ /index.htm, acessado em 25/10/2010

Carl Rogers. Fundamentos de Psicologia Humanista-Existencial. Carl Rogers

Carl Rogers. Fundamentos de Psicologia Humanista-Existencial. Carl Rogers Carl Rogers Fundamentos de Psicologia Humanista-Existencial Carl Rogers (1902-1987) Psicólogo americano, pioneiro na pesquisa científica em Profa. Dra. Marilene Zimmer FURG - Psicologia psicoterapia. Abordagem

Leia mais

PSICOLOGIA CENTRADA NO CLIENTE: CARL ROGERS

PSICOLOGIA CENTRADA NO CLIENTE: CARL ROGERS PSICOLOGIA CENTRADA NO CLIENTE: CARL ROGERS Se eu deixar de interferir nas pessoas, elas se encarregarão de si mesmas, se eu deixar de comandar as pessoas, elas se comportam por si mesmas, se eu deixar

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

PSICOLOGIA HUMANISTA. CARL ROGERS e a Abordagem Centrada na Pessoa

PSICOLOGIA HUMANISTA. CARL ROGERS e a Abordagem Centrada na Pessoa PSICOLOGIA HUMANISTA CARL ROGERS e a Abordagem Centrada na Pessoa -Nasceu em Oak Park, em 1902 -Família protestante altamente conservadora -Formação acadêmica: Universidade de Wisconsin; Seminário Teológico

Leia mais

AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA.

AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA. AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA. BÁSICO = QUE SERVE DE BASE; QUE ENTRA NA BASE; FUNDAMENTAL; PRINCIPAL; ESSENCIAL. O Conselheiro em Dependência

Leia mais

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999. Diretrizes de abordagem psicoterápica na atenção primária Alexandre de Araújo Pereira ASPECTOS GERAIS Os profissionais que atuam em serviços de atenção primária de saúde frequentemente interagem com uma

Leia mais

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento Rendimento Escolar e Desenvolvimento Aferição do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português Candeias, Diniz, Pires, Rebelo & Franco 17 novembro 2012 Universidade

Leia mais

Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa,

Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa, O Grupo de Pais na Escola Mudanças e Enriquecimento de Vínculos Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa,

Leia mais

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC Gustavo Carvalho Orientações: 1- As questões apresentadas neste teste não representam aquilo que você acredita que é o ideal de possuir ou mesmo o que

Leia mais

O Raciocínio Ético e/ou Profissional

O Raciocínio Ético e/ou Profissional O Raciocínio Ético e/ou Profissional Miguel Ricou O raciocínio ético passa pela capacidade de análise de um dilema ético. Uma das maiores dificuldades na promoção de um raciocínio ético adequado passa

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 4. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Humanística Parte 4. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Humanística Parte 4 Prof. Fábio Arruda COMUNICAÇÃO O enfoque das relações humanas mostrou que as comunicações dentro das organizações são falhas e compeliu os administradores

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL Conceituação é o instrumento de intervenção através do qual operacionaliza-se o processo de cuidar em enfermagem em saúde mental o relacionamento enfermeira-paciente:

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

O PERFIL DO FACILITADOR

O PERFIL DO FACILITADOR O PERFIL DO FACILITADOR Seminário de Capacitação Permanente para Grupos de Apoio Afinal, quem sou? Se sou livre, afinal quem sou? Devo ser mais de uma, pois que dentro de mim gritam correntes em todos

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

OPQ Perfil OPQ. Relatório da Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 Outubro

OPQ Perfil OPQ. Relatório da Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 Outubro OPQ Perfil OPQ Relatório da Inteligência Emocional Nome Sample Candidate Data www.ceb.shl.com INTRODUÇÃO Este relatório descreve competências que são importantes para o desenvolvimento da Inteligência

Leia mais

7 Considerações finais: Aprendendo com os erros

7 Considerações finais: Aprendendo com os erros 7 Considerações finais: Aprendendo com os erros O trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo. Como professor devo saber que sem a curiosidade que me

Leia mais

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana.

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana. KO KAIZEN ZERO PREPARAÇÃO EDUCACIONAL DAS CHEFIAS PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DA GESTÃO EMPRESARIAL NA BUSCA DO COMPROMETIMENTO DO COLABORADOR a. PREMISSA Acreditamos que o homem não consegue

Leia mais

"OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS RELACIONADOS À AUTOESTIMA NO DIA-DIA PROFISSIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS".

OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS RELACIONADOS À AUTOESTIMA NO DIA-DIA PROFISSIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS. "OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS RELACIONADOS À AUTOESTIMA NO DIA-DIA PROFISSIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS". Palestrante: Valdney Roatt Delmaschio Alves. Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos

Leia mais

Críticas à escola. Aula 11 Profª Karina Oliveira Bezerra

Críticas à escola. Aula 11 Profª Karina Oliveira Bezerra Críticas à escola Aula 11 Profª Karina Oliveira Bezerra 1. Uma proposta radical: desescolarização Por que não desescolarizar a sociedade? Na década de 1970, Ivan Illich disse que a solução da crise escolar

Leia mais

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA SOCIEDADE ANGOLA DIÁLOGO

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA SOCIEDADE ANGOLA DIÁLOGO ? O PAPEL DO PSICÓLOGO NA SOCIEDADE ANGOLA DIÁLOGO DECIFRAR PESSOAS Pare, olhe e ouça (paciência e atenção) Entender as pessoas Revelar algo de si próprio Saber o que se está a procurar Seja objetivo O

Leia mais

PESQUISA JUNTO A MÃES ACOMPANHANTES: REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS

PESQUISA JUNTO A MÃES ACOMPANHANTES: REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS PESQUISA JUNTO A MÃES ACOMPANHANTES: REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS Edelia del Pilar Neira Huerta * NEIRA HUERTA, E. del P. Pesquisa junto a mães acompanhantes: reflexões hodre os resultados obtidos.

Leia mais

coleção Conversas #12 - SETEMBRO é no Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #12 - SETEMBRO é no Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. a s coleção Conversas #12 - SETEMBRO 2014 - Eu sinto a I tr s ç o ã o por c é no r r m ia a nç a l? s. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da

Leia mais

Palavras-chave: Estudo de caso. Abordagem Centrada na Pessoa. Insight. Resposta-reflexo. Terapeuta.

Palavras-chave: Estudo de caso. Abordagem Centrada na Pessoa. Insight. Resposta-reflexo. Terapeuta. XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 17 à 21 de Outubro de 2016 O papel do terapeuta e o lugar do insight em um Atendimento Centrado na Pessoa. Jéssica de Oliveira Costa 1* (IC),

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

OPQ Perfil OPQ. Relatório de Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 outubro

OPQ Perfil OPQ. Relatório de Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 outubro OPQ Perfil OPQ Relatório de Inteligência Emocional Nome Sample Candidate Data www.ceb.shl.com INTRODUÇÃO Este relatório descreve as competências-chave para o da Inteligência Emocional (IE), que se pode

Leia mais

Afinal, crianças e adolescentes precisam da meditação para serem felizes?

Afinal, crianças e adolescentes precisam da meditação para serem felizes? Afinal, crianças e adolescentes precisam da meditação para serem felizes? A falta de tempo dos pais, a overdose de informação violenta, a sensualização precoce na mídia, a falta de limites, o excesso de

Leia mais

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? QUIZ: QUAL SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Pessoas com altos níveis de inteligência emocional conseguem criar e manter relacionamentos significativos, lidar com as situações difíceis de forma calma

Leia mais

Mudando a sua mentalidade criando uma nova realidade

Mudando a sua mentalidade criando uma nova realidade Mudando a sua mentalidade criando uma nova realidade Você se considera feliz com a sua vida? Percebe que algo precisa mudar em você? Busca alternativas de obter melhores resultados? Como seria sua vida

Leia mais

Na relação terapêutica, paciente e terapeuta, ambos são pacientes. Robert Leahy

Na relação terapêutica, paciente e terapeuta, ambos são pacientes. Robert Leahy Na relação terapêutica, paciente e terapeuta, ambos são pacientes. Robert Leahy O instrumento apresentado a seguir foi retirado dos livros Terapia do Esquema Emocional e Superando a resistência em terapia

Leia mais

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN Psicologia e Educação Atualmente, a Psicologia inserida na Educação, preocupase com as políticas públicas

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO CRER/ACREDITAR 2.

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO CRER/ACREDITAR 2. TEMA DA SESSÃO 1. CRER/ACREDITAR 2. CRER NOS OUTROS 3. O ACREDITAR COMO ATITUDE HUMANA 4. ANTROPOLOGIA DO CRER 5. TPC www.teologiafundamental.weebly.com JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO

Leia mais

PAULO ROBERTO ANDREOTTI

PAULO ROBERTO ANDREOTTI PAULO ROBERTO ANDREOTTI COMO REAGIR POSITIVAMENTE AOS CONFLITOS EM 6 SEGUNDOS Como desenvolver o seu relacionamento familiar e torná-lo mais comunicativo e harmonioso Se pensássemos sempre antes de falar,

Leia mais

em-significativa/ Aprendizagem Significativa

em-significativa/ Aprendizagem Significativa http://www.infoescola.com/educacao/aprendizag em-significativa/ Aprendizagem Significativa Por Ricardo Normando Ferreira de Paula Sobre a aprendizagem significativa de Rogers, afirma-se que a sugestão

Leia mais

MASTERCLASS WORKB O O K

MASTERCLASS WORKB O O K MASTERCLASS WORKB O O K 01 COMO USUFRUIR DESTA MASTERCLASS Antes de começares, temos algumas recomendações para que tires o melhor partido desta experiência. ALGUMAS DICAS Para receberes o maior valor

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

A Música e sua relação com o ser humano Marcelo S. Petraglia

A Música e sua relação com o ser humano Marcelo S. Petraglia A Música e sua relação com o ser humano Marcelo S. Petraglia 1ª Edição 2010 Botucatu/SP Sumário Agradecimentos...9 Apresentação...11 Introdução...17 O tempo...27 Pulso...30 Compasso e subdivisão...37 Qualidades

Leia mais

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem!

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Psicologia Desportiva 2 João Nuno Pacheco Árbitros de Elite Futsal 07-07-2014 Objetivos 1 - Identificar e avaliar os principais impactos e influências

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 Homem: Ser Social Só existe em relação. Subjetividade e individualidade: se formam a partir de sua convivência social.

Leia mais

Código de Ética Profissional Para terapeutas de Reiki

Código de Ética Profissional Para terapeutas de Reiki Código de Ética Profissional Para terapeutas de Reiki João Magalhães Monte Kurama, Associação Portuguesa de Reiki www.montekurama.org 1/1/2008 Revisto em 28/07/2008 Este documento contém os códigos de

Leia mais

5º Tema: Nova situação Novas exigências

5º Tema: Nova situação Novas exigências 5º Tema: Nova situação Novas exigências Quais as novas exigências do casamento? Pavilhão Multiusos da Igreja da Areosa 13 janeiro 2013 Lurdes Veríssimo Lisboa João Pedro Veríssimo Lisboa EU 1. Rotinas

Leia mais

Será Culpa ou Vergonha?

Será Culpa ou Vergonha? Será Culpa ou Vergonha? Aprenda a distinguir e a lidar com estas emoções! O que são? A vergonha e culpa são emoções auto-conscientes que fazem parte do sistema moral e motivacional de cada indivíduo. Estas

Leia mais

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio

Comunicação Interpessoal. Profa. Marcia Portazio 1 Comunicação Interpessoal Profa. Marcia Portazio mportazio@espm.br 2 Comunicação Comunicação é a base da interação humana. Desperta um significado comum ou compartilhado entre as pessoas 3 Comunicação

Leia mais

DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES. (Síntese de livros de S. R. Covey)

DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES. (Síntese de livros de S. R. Covey) DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES (Síntese de livros de S. R. Covey) Os problemas significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os

Leia mais

Principais Temas. Gosto 26/09/2015. Principais temas abordados por jovens vestibulandos na escolha profissional

Principais Temas. Gosto 26/09/2015. Principais temas abordados por jovens vestibulandos na escolha profissional Principais temas abordados por jovens vestibulandos na escolha profissional Pontifícia Universidade Católica de Goiás Prof.ª Ms. Otília Loth Principais Temas É imprescindível considerar variáveis psicológicas,

Leia mais

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA A visão de educação da Escola Sonho de Criança é de concepção humanista, já que valoriza o ser humano no desenvolvimento das suas potencialidades. Acreditamos

Leia mais

ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access.

ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access. ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access. O que são as Barras de Access Barras de Access é um processo quântico, realizado a partir de toques

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO. Mariane Soares Diretora Independente Mary Kay

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO. Mariane Soares Diretora Independente Mary Kay SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO Mariane Soares Diretora Independente Mary Kay História Pessoal História Pessoal História Pessoal História Pessoal História Pessoal Murmuração... Eu não gosto

Leia mais

O PROCESSO DE TORNAR-SE GRUPO EM SUPERVISÃO NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA

O PROCESSO DE TORNAR-SE GRUPO EM SUPERVISÃO NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA O PROCESSO DE TORNAR-SE GRUPO EM SUPERVISÃO NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA Ana Rafaela Pecora (DP/PPGPSI/UFMT) arpecora@terra.com.br Angelina Enéas de Moura Azevedo (DP/UFMT) angelina.azevedo@gmail.com

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO: ABORDAGENS, MODELOS E POSSÍVES USOS NA SAÚDE Angélica Aparecida Valenza Fernanda Branquinho Alberto Raquel Terezinha Luiz Renata Heller de Moura Quando nos propomos a estudar

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

TERAPIA RACIONAL EMOTIVA E COMPORTAMENTAL TREC Albert Ellis (1955) Gil Gomes - Me

TERAPIA RACIONAL EMOTIVA E COMPORTAMENTAL TREC Albert Ellis (1955) Gil Gomes - Me TERAPIA RACIONAL EMOTIVA E COMPORTAMENTAL TREC Albert Ellis (1955) Gil Gomes - Me Fundador: Albert Ellis (1955) Principais motivos Decepção com os níveis de efetividade e eficiência das terapias psicanalíticas.

Leia mais

Acompanhamento Psicoterapêutico

Acompanhamento Psicoterapêutico Acompanhamento Psicoterapêutico O Acompanhamento Psicológico/Psicoterapêutico possui características específicas de acordo com a população e faixa etária a que se destina. Corresponde a um encontro com

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAP

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAP NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAP Ibiporã 2015 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 2 JUSTIFICATIVA... 05 3 OBJETIVOS... 06 3.1 Objetivo Geral... 06 3.2 Objetivos específicos... 06 4 METODOLOGIA... 07 4.1 Funções

Leia mais

COACHING EDUCACIONAL E VOCACIONAL. Antonio Ferreira Rosa Júnior. (Faculdade de Teologia Integrada,

COACHING EDUCACIONAL E VOCACIONAL. Antonio Ferreira Rosa Júnior. (Faculdade de Teologia Integrada, COACHING EDUCACIONAL E VOCACIONAL Antonio Ferreira Rosa Júnior (Faculdade de Teologia Integrada, rosajunior_br@yahoo.com.br) INTRODUÇÃO Segundo a Sociedade Brasileira de Coach, coaching é um processo que

Leia mais

QUEM SOMOS? Nossas vidas estão continuamente em mudança, em transformação.

QUEM SOMOS? Nossas vidas estão continuamente em mudança, em transformação. QUEM SOMOS? Nossas vidas estão continuamente em mudança, em transformação. O momento mais dramático de transformação que elas possam passar com o compasso de nossas próprias vidas, nada pode representar

Leia mais

RELAÇÃO TERAPÊUTICA: CHAVE PARA O CRESCIMENTO

RELAÇÃO TERAPÊUTICA: CHAVE PARA O CRESCIMENTO RELAÇÃO TERAPÊUTICA: CHAVE PARA O CRESCIMENTO 2015 Ícaro Berbert Macêdo (autor) Discente do curso de Psicologia da União Metropolitana de Educação e Cultura de Itabuna, BA. icaroberbert_7@hotmail.com Marcos

Leia mais

SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA. Psic. Felipe Faria Brognoli

SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA. Psic. Felipe Faria Brognoli SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA Psic. Felipe Faria Brognoli ACOLHIMENTO Dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir (FERREIRA,

Leia mais

Psicologia da Educação

Psicologia da Educação Psicologia da Educação Motivação na Sala de Aula MOTIVAÇÃO E LEI DO EFEITO O MOTIVO E AS SUAS COMPONENTES TIPOS DE MOTIVOS MOTIVAÇÃO E CONFLITO MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO O PAPEL DO PROFESSOR Copyright,

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTAGONISMO Qualquer um pode zangar-se isso é fácil. Mas zangar-se, com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo, e da maneira certa não é fácil. Aristóteles

Leia mais

Mentoria Continuada De Negócios Online

Mentoria Continuada De Negócios Online Mentoria Continuada De Negócios Online boas vindas Mentoria Continuada De Negócios Online por Paula Quintão Mentoria Continuada De Negócios Online Uma mentoria de negócios para que você possa ter mais

Leia mais

TEMA DA AULA DE HOJE: TEORIAS HUMANISTAS APRESENTAÇÃO: NECESSIDADE DE OUTRAS VERTENTES PSICOLÓGICAS: Contextualização

TEMA DA AULA DE HOJE: TEORIAS HUMANISTAS APRESENTAÇÃO: NECESSIDADE DE OUTRAS VERTENTES PSICOLÓGICAS: Contextualização APRESENTAÇÃO: TEMA DA AULA DE HOJE: TEORIAS HUMANISTAS Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Contextualização PSICOLOGIA NA DÉCADA DE 1950 FORTEMENTE INFLUENCIADA POR DUAS VERTENTES:

Leia mais

Como Melhorar Minha Comunicação com as Pessoas que Amo?

Como Melhorar Minha Comunicação com as Pessoas que Amo? Seja Bem Vindo! Como Melhorar Minha Comunicação com as Pessoas que Amo? Ana Carolina S. Oliveira Psicóloga Esp. Dependência Química CRP 06/99198 Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense Psiquiatra ProMulher

Leia mais

Esse Guia está estruturado e organizado para você utilizá-lo durante a

Esse Guia está estruturado e organizado para você utilizá-lo durante a GUIA da MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer Esse Guia está estruturado e organizado para você utilizá-lo durante a MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer Se você tiver dúvidas sobre a Minissérie: COMO Enfrentar

Leia mais

desenvolvimento pessoal Preparação para os processo seletivos

desenvolvimento pessoal Preparação para os processo seletivos AVON Crescimento e desenvolvimento pessoal Preparação para os processo seletivos Líder do Século XXI Sabe sua missão de vida e tem uma visão de futuro Conhece seus valores e os vivencia Sabe a diferença

Leia mais

Fundamentos. Psicologia. Psicologias Transpessoais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em

Fundamentos. Psicologia. Psicologias Transpessoais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em Fundamentos de Psicologia Psicologias Transpessoais Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em http://reeduc.com.br Origens Foi em meados da década de sessenta, durante o rápido

Leia mais

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento Duração: 2 dias Tipologia: Full immersion Blended Para quem?: Managers, chefes de projeto e coordenadores de equipas.

Leia mais

construindo caminhos para a aprendizagem significativa www.juliofurtado.com.br www.juliofurtado.com.br 1 2 Ver o lado positivo potencializa a energia de realização. O olhar inclusivo é a porta para a construção

Leia mais

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO CAMILA FRANCO DA MOTTA MAZONI DIRETORA INDEPENDENTE DE VENDAS MARY KAY Você já falou alguma dessas frases? Eu não gosto do meu trabalho. Não me sinto uma

Leia mais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais Teste das Forças e Virtudes Pessoais As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos.

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro

Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro 22/04/2015 Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Da disciplina do medo ao medo da disciplina. 1 A consciência no ato de educar Coisas

Leia mais

"GESTÃO DE EMOÇÕES EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS"

GESTÃO DE EMOÇÕES EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS Acción Formativa "GESTÃO DE EMOÇÕES EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS" A capacidade de pensar e aprender rapidamente, concentrar-se com calma, fazer julgamentos lúcidos e agir de forma decidida são atributos que podem

Leia mais

ANEXO IV - Análise de conteúdo da entrevista desde a 1ª questão até à 7ª. Orientações Teóricas

ANEXO IV - Análise de conteúdo da entrevista desde a 1ª questão até à 7ª. Orientações Teóricas Habitualmente no seu caso em que consiste um processo de aconselhamento psicológico? Psicoterapia (Método de tratamento de problemas psicológicos) Orientações Teóricas Através da psicanálise tento perceber

Leia mais

SUPER HOMEM. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 2ª edição - 24 de julho de w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

SUPER HOMEM. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 2ª edição - 24 de julho de w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r SUPER HOMEM Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 2ª edição - 24 de julho de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r SUPER HOMEM Assim como uma criança caminha para se tornar um adulto, você está caminhado para

Leia mais

No entanto, não nos damos conta de que a vida se baseia no imprevisível, no incontrolável, no. O medo de um amor incerto, que tal ser feliz?

No entanto, não nos damos conta de que a vida se baseia no imprevisível, no incontrolável, no. O medo de um amor incerto, que tal ser feliz? Se existem verdades absolutas neste mundo, uma delas é que todos nós temos medo de sofrer. Assim, ingenuamente tentamos controlar as situações ao nosso redor, como se isso fosse possível... Obcecados por

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

A DESCRIÇÃO DO RELACIONAMENTO DE ALGUÉM COM SUA VOZ PREDOMINANTE

A DESCRIÇÃO DO RELACIONAMENTO DE ALGUÉM COM SUA VOZ PREDOMINANTE A Voz e Você (VAY)* A DESCRIÇÃO DO RELACIONAMENTO DE ALGUÉM COM SUA VOZ PREDOMINANTE Mark Hayward Psychology Department University of Surrey Guilford 2005 m.hayward@surrey.ac.uk 1 POR FAVOR, LEIA ANTES

Leia mais

Sejam Bem-Vindos! Mary Kay Ash

Sejam Bem-Vindos! Mary Kay Ash Sejam Bem-Vindos! Vislumbrei uma companhia na qual qualquer mulher poderia ter tanto sucesso quanto desejasse. As portas estariam abertas às oportunidades para as mulheres que estiverem dispostas a pagar

Leia mais

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Significado do Trabalho. Prof. Joel Dutra aula de

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Significado do Trabalho. Prof. Joel Dutra aula de EAD 521 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Significado do Trabalho Prof. Joel Dutra aula de 29.03.17 Objetivo Estimular a reflexão sobre o significado do trabalho a partir de referenciais teóricos e da vivência

Leia mais

ELIZÂNGELA DUARTE Coach CLIMA ESCOLAR E A CONVIVÊNCIA RESPEITOSA NA ESCOLA 13/02/2019

ELIZÂNGELA DUARTE Coach CLIMA ESCOLAR E A CONVIVÊNCIA RESPEITOSA NA ESCOLA 13/02/2019 ELIZÂNGELA DUARTE Coach CLIMA ESCOLAR E A CONVIVÊNCIA RESPEITOSA NA ESCOLA 13/02/2019 CLIMA ESCOLAR E A CONVIVÊNCIA RESPEITOSA NA ESCOLA O BIBLIOTECÁRIO E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Discernimento e acompanhamento dos jovens

Discernimento e acompanhamento dos jovens Dia diocesano do catequista Santa Cecília, Câmara de Lobos Discernimento e acompanhamento dos jovens 10 de junho de 2018 Natália Pita Sentiram-se orientados? Dinâmica Foi fácil APONTAR COM SEGURANÇA a

Leia mais

O Sentimento é o Segredo

O Sentimento é o Segredo O Sentimento é o Segredo Por Neville Goddard - Obra de 1944 Traduzido por Marcos Trombetta Parabéns! Você acabou de encontra a fonte dos desejos. Está em suas mãos a chave que abre todas as portas do céu.

Leia mais

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as emoções exercem um papel fundamental e definitivo na capacidade

Leia mais

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA

AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA AÇÕES ESTRATÉGICAS DO CEERJ LIDERANÇA O HOMEM É UM ANIMAL SOCIAL Aristóteles Deus fez o homem para viver em sociedade. Livro dos Espíritos p.766 O homem deve progredir. Sozinho, ele não pode porque não

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

Comunicação verbal e não-verbal. Caroline Figueira Pereira Doutoranda

Comunicação verbal e não-verbal. Caroline Figueira Pereira Doutoranda Comunicação verbal e não-verbal Caroline Figueira Pereira Doutoranda OBJETIVO Comunicar é o processo de transmitir e receber mensagens por meio de signos INTRODUCCIÓN Hemisfério direito: Visual e sentimentos

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X O PROCESSO DE CRESCIMENTO PESSOAL NA LUDOTERAPIA CENTRADA NA CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Glaucia Karina Danner O presente trabalho foi realizado no ano de 2010 e está pautado na teoria de Carl Rogers,

Leia mais

Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica

Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica Aula expositiva no ensino de graduação: importância, limites e papel do professor Profa. Maria Bernardete Cordeiro de Sousa Depto.

Leia mais

FORMAÇÃO GESTÃO DE EQUIPAS 1. INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO GESTÃO DE EQUIPAS 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A cada encontro com o outro surgem novas opiniões, novas ideias, diferentes projectos ou mesmo discussões, fricções, perdas de tempo e sentimentos feridos. Gerir diferenças entre as pessoas

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ÉTICA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ÉTICA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ÉTICA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 A Ética e a Cidadania Desde cedo aprendemos a não

Leia mais

Política de Relacionamento BASF Previdência

Política de Relacionamento BASF Previdência Política de Relacionamento BASF Previdência Sumário Apresentação... 3 Finalidade... 4 A quem se aplica... 4 Diretrizes... 4 Canais de relacionamento... 5 Requisitos BASF Previdência para um atendimento

Leia mais

Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violências na Assistência Social

Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violências na Assistência Social Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violências na Assistência Social Nicelle de Melo Santos Moraes 1 Priscila Ferreira Fortini 2 RESUMO Este

Leia mais

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica.

Trabalho em Equipe. São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Equipe Trabalho em Equipe São unidades com duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para conseguir atingir uma meta específica. Objetivo comum. Objetivos do grupo acima dos interesses

Leia mais