Manual - Demonstrativos de Pagamento e Comprovantes de Rendimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual - Demonstrativos de Pagamento e Comprovantes de Rendimento"

Transcrição

1 Manual - Demonstrativos de Pagamento e Comprovantes de Rendimento Versão: VA_04 Data: 26/06/2013 Este documento descreve as atividades e ações no Sistema de Gestão de Pessoas Administração de Pessoal VETORH a serem realizadas pelos setores de Recursos Humanos das Unidades para gerar os demonstrativos de pagamentos, comprovantes de rendimentos e senhas do sistema Vida Funcional On Line para os servidores, bem como a inserção e exclusão de cadastros para recebimento de demonstrativos de pagamento impressos. Diretoria Geral de Recursos Humanos - DGRH Site:

2 2/28 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PROCEDIMENTOS GERAIS VISUALIZAR DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO EM PDF NO SISTEMA GESTÃO DE PESSOAS - VETORH VISUALIZAR DEMONSTRATIVO DE FÉRIAS EM PDF NO SISTEMA GESTÃO DE PESSOAS MÓDULO RUBI VETORH VISUALIZAR A VERSÃO PARA UNIDADE DO INFORME DE RENDIMENTOS - APOSENTADOS VISUALIZAR COMPROVANTE DE RENDIMENTOS - PENSÃO JUDICIAL - APOSENTADOS VISUALIZAR A VERSÃO PARA A UNIDADE DO INFORME DE RENDIMENTOS ATIVOS VISUALIZAR COMPROVANTE DE RENDIMENTOS DE PENSÃO JUDICIAL ATIVOS GERAR SENHAS PARA OS SERVIDORES NO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS CADASTRAR SERVIDORES PARA O RECEBIMENTO DO DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO IMPRESSO CANCELAR O CADASTRO DE SERVIDORES PARA O RECEBIMENTO DE DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO IMPRESSO IMPRIMIR RELATÓRIO COM TODAS AS SOLICITAÇÕES DE CADASTRO DE IMPRESSÃO

3 3/28 1. INTRODUÇÃO Tendo em vista a Instrução Normativa nº 002/2013, que dispensa a emissão em papel dos Demonstrativos de Pagamentos e Comprovantes de Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte a partir de para servidores ativos e a partir de 01/10 para os servidores aposentados. Os servidores ativos e aposentados da Unicamp terão acesso a esses documentos por meio do sistema Vida funcional On Line, disponibilizado no site da DGRH, por meio de senha individual, onde poderão consultar e imprimir os documentos. Também terão acesso aos documentos, por meio do Sistema Gestão de Pessoas Administração de Pessoal (VETORH), os responsáveis pelos serviços de Recursos Humanos dos Órgãos e Unidades da Unicamp. 1.1 Definições Demonstrativo de Pagamento Digital: é o documento que contém os valores pagos pela Universidade ao servidor (holerite), disponibilizado em meio eletrônico. Comprovante de Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte: é o documento que contém indicação da natureza e do montante dos rendimentos, das deduções e do imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF) no ano-calendário, pelo valor total anual, expresso em reais, bem como de informações complementares. 2 PROCEDIMENTOS GERAIS Ao término do processamento da Folha de Pagamento de cada mês, os Demonstrativos de Pagamento são gerados no banco de dados e liberados no sistema Vida Funcional On Line, por meio de atribuição de senha ao seu cadastro funcional. Os Demonstrativos de Pagamento de Pessoal mensais, férias e outros estarão disponíveis para consulta e impressão a partir do dia primeiro de cada mês.

4 4/ Visualizar Demonstrativo de Pagamento em PDF no sistema Gestão de Pessoas - VETORH Para visualizar o demonstrativo em uma Unidade/Órgão, deve-se realizar o procedimento descrito na Tabela 1 (abaixo). Tabela 1: Procedimento para visualização do demonstrativo Inicializar o módulo Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de 1. Acesso acesso. Em seguida, clicar em Menu/Cálculos / Relatórios / Digitais/ Demonstrativos Diversos. 2. Preenchimento dos campos Matrícula: Informar matrícula do colaborador Competência: Informar a competência do demonstrativo que se deseja visualizar.

5 5/28 Tipo do Demonstrativo: Selecionar o tipo do demonstrativo. As opções são: 1. Cálculo mensal; 2. Folha complementar 3. 13º salário 1ª parte 4. 13º salário 2ª parte 5. Especiais 6. Outros Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, será exibido o demonstrativo. Caso o colaborador tenha mais de um demonstrativo do tipo escolhido na competência informada, todos serão exibidos. 2.2 Visualizar Demonstrativo de Férias em PDF no sistema Gestão de Pessoas Módulo RUBI VETORH Para visualizar o demonstrativo de férias em uma unidade, deve-se realizar o procedimento descrito na Tabela 2 (abaixo). Tabela 2: Procedimento para visualização do demonstrativo de férias 1. Acesso Inicializar módulo Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. Em seguida, clicar em Cálculos / Relatórios / Digitais / Demonstrativos de Férias.

6 6/28 2. Preenchimento dos campos Competência: Informar a competência do demonstrativo que se deseja visualizar. Quinzena: Selecionar a quinzena da competência cujo demonstrativo será exibido. A quinzena corresponde ao período em que se iniciou o gozo de férias. Matrícula: Informar matrícula do colaborador cujo demonstrativo será visualizado.

7 7/28 Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, será exibido o demonstrativo. Caso o colaborador tenha mais de um demonstrativo na competência informada, todos serão exibidos. 2.3 Visualizar a versão para Unidade do Informe de - Aposentados Através do procedimento na Tabela 3 (abaixo) será possível visualizar a versão para a Unidade do informe de rendimentos APO/SPPREV, conforme os parâmetros informados. Tabela 3: Procedimento para visualização da versão da Unidade do informe 1. Acesso Inicializar o módulo Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. Em seguida, clicar em Menu/Anuais / Informe/Dirf / Listar / Informe. 2. Selecionar o modelo 411 Comp Rend/2012 APO/SPPREV - UNIDADE.

8 8/28 3. Preenchimento dos campos Ano Base: Informar o ano base que será processado. Data Entrega: Informar a data limite de entrega definida pela Receita Federal. Tipo Anotação Ficha: Selecionar o tipo de anotação do colaborador a ser impresso nas Informações Complementares. Listar: Selecionar o tipo de pessoa entre as opções Colaborador, Terceiro, ou Dependente. Contribuintes: Selecionar uma entre as opções Somente com IRRF, Somente sem IRRF, ou Todos. Considerar Limites: Selecionar se deve ou não considerar limites. Acima de (até 2009): Indicar o valor a ser considerado nos rendimentos. Considerar 13º no Limite: Selecionar se deve ou não considerar 13º no limite. Gravar Tabela Para Contracheque: Indica se deve, ou não, gravar tabela para contracheque. Deixar a opção padrão N (Não). Nível de Ordenação: Indicar nível de ordenação.

9 9/28 Endereço Fonte Pagadora: é a fonte pagadora. Deixar a opção Filial Centralizadora. Listar Eventos Despesas Médicas: Selecionar se deve, ou não, listar eventos de despesas médicas. Somar Dependente no Titular: Selecionar se deve, ou não, somar dependentes no titular. Arquivo Exportação DIRF (até 2009): Indicar o caminho onde será gravado o arquivo DIRF. Se for deixado em branco, o arquivo não será gerado. Empresa: Selecionar a empresa desejada. Lote: Selecionar o(s) lote(s) de colaboradores que será(ão) processado(s) (opcional). Colaborador: Selecionar a(s) matrícula(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Filial: Selecionar a(s) filial(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Local: Selecionar o(s) local(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Tipo Contrato: Selecionar o tipo do contrato do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Situação: Selecionar a(s) situação(ões) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Vínculo: Selecionar o(s) vínculo(s) empregatício(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional).

10 10/28 Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, o informe será exibido.

11 11/ Visualizar Comprovante de - Pensão Judicial - Aposentados Através do procedimento na Tabela 4 (abaixo) será possível visualizar o comprovante de rendimentos de pensão judicial APO/SPPREV, conforme os parâmetros informados. Tabela 4: Procedimento para visualizar o comprovante de rendimentos de pensão judicial Inicializar o módulo Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de 1. Acesso acesso. Em seguida, clicar em Menu/ Anuais / Informe/Dirf / Listar / Informe. 2. Selecionar o modelo 419 Comp. Rend/ 2012 APO/SPPREV Pensão Judicial.

12 12/28 3. Preenchimento dos campos Ano Base: Informar o ano base que será processado. Tipo Anotação Ficha: Selecionar o tipo de anotação do colaborador a ser impresso nas Informações Complementares. Listar: Selecionar o tipo de pessoa entre as opções Colaborador, Terceiro, ou Dependente. Contribuintes: Selecionar uma entre as opções Somente com IRRF, Somente sem IRRF, ou Todos. Acima de: Indicar o valor a ser considerado nos rendimentos. Nível de Ordenação: Indicar nível de ordenação. Arquivo Exportação DIRF: Indicar o caminho onde será gravado o arquivo DIRF. Se for deixado em branco, o arquivo não será gerado.

13 13/28 Empresa: Selecionar a empresa desejada. Lote: Selecionar o(s) lote(s) de colaboradores que será(ão) processado(s) (opcional). Colaborador: Selecionar a(s) matrícula(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Filial: Selecionar a(s) filial(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Local: Selecionar o(s) local(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Tipo Contrato: Selecionar o tipo do contrato do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Situação: Selecionar a(s) situação(ões) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Vínculo: Selecionar o(s) vínculo(s) empregatício(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional).

14 14/28 Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, o informe será exibido.

15 15/ Visualizar a versão para a Unidade do Informe de Ativos Através do procedimento na Tabela 5 (abaixo) será possível visualizar a versão para a Unidade do informe de rendimentos dos ATIVOS, conforme os parâmetros informados. Tabela 5: Procedimento para visualização da versão da Unidade do informe Inicializar o módulo Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de 1. Acesso acesso. Em seguida, clicar em Menu/Anuais / Informe/Dirf / Listar / Informe. 2. Selecionar o modelo 413 Comp Rend/2012 Ativos - UNIDADE.

16 16/28 3. Preenchimento dos campos Ano Base: Informar o ano base que será processado. Data Entrega: Informar a data limite de entrega definida pela Receita Federal. Tipo Anotação Ficha: Selecionar o tipo de anotação do colaborador a ser impresso nas Informações Complementares. Listar: Selecionar o tipo de pessoa entre as opções Colaborador, Terceiro, ou Dependente. Contribuintes: Selecionar uma entre as opções Somente com IRRF, Somente sem IRRF, ou Todos. Considerar Limites: Selecionar se deve ou não considerar limites. Acima de (até 2009): Indicar o valor a ser considerado nos rendimentos. Considerar 13º no Limite: Selecionar se deve ou não considerar 13º no limite. Gravar Tabela Para Contracheque: Indica se deve, ou não, gravar tabela para contracheque. Deixar a opção padrão N (Não). Nível de Ordenação: Indicar nível de ordenação.

17 17/28 Endereço Fonte Pagadora: é a fonte pagadora. Deixar a opção Filial Centralizadora. Listar Eventos Despesas Médicas: Selecionar se deve, ou não, listar eventos de despesas médicas. Somar Dependente no Titular: Selecionar se deve, ou não, somar dependentes no titular. Arquivo Exportação DIRF (até 2009): Indicar o caminho onde será gravado o arquivo DIRF. Se for deixado em branco, o arquivo não será gerado. Empresa: Selecionar a empresa desejada. Lote: Selecionar o(s) lote(s) de colaboradores que será(ão) processado(s) (opcional). Colaborador: Selecionar a(s) matrícula(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Filial: Selecionar a(s) filial(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Local: Selecionar o(s) local(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Tipo Contrato: Selecionar o tipo do contrato do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Situação: Selecionar a(s) situação(ões) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Vínculo: Selecionar o(s) vínculo(s) empregatício(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional).

18 18/28 Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, o informe será exibido. 2.6 Visualizar Comprovante de de Pensão Judicial Ativos Através do procedimento na Tabela 6 (abaixo) será possível visualizar o comprovante de rendimentos de pensão judicial ATIVOS, conforme os parâmetros informados. Tabela 6: Procedimento para gerar o comprovante de rendimentos de pensão judicial Inicializar o módulo de Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de 1. Acesso acesso. Em seguida, clicar em Menu/Anuais / Informe/Dirf / Listar / Informe.

19 19/28 2. Selecionar o modelo 420 Comp. Rend/ 2012 Ativos Pensão Judicial.

20 20/28 3. Preenchimento dos campos Ano Base: Informar o ano base que será processado. Tipo Anotação Ficha: Selecionar o tipo de anotação do colaborador a ser impresso nas Informações Complementares. Listar: Selecionar o tipo de pessoa entre as opções Colaborador, Terceiro, ou Dependente. Contribuintes: Selecionar uma entre as opções Somente com IRRF, Somente sem IRRF, ou Todos. Acima de: Indicar o valor a ser considerado nos rendimentos. Nível de Ordenação: Indicar nível de ordenação. Arquivo Exportação DIRF: Indicar o caminho onde será gravado o arquivo DIRF. Se for deixado em branco, o arquivo não será gerado. Empresa: Selecionar a empresa desejada. Lote: Selecionar o(s) lote(s) de colaboradores que será(ão) processado(s) (opcional). Colaborador: Selecionar a(s) matrícula(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Filial: Selecionar a(s) filial(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Local: Selecionar o(s) local(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Tipo Contrato: Selecionar o tipo do contrato do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Situação: Selecionar a(s) situação(ões) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s)

21 21/28 (opcional). Vínculo: Selecionar o(s) vínculo(s) empregatício(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, o informe será exibido.

22 22/ Gerar Senhas para os servidores no Sistema de Gestão de Pessoas Caso necessário, a senha de acesso ao Sistema Vida Funcional Online poderá ser emitida pelas Unidades/Órgãos aos seus servidores, conforme procedimentos na tabela 7. Tabela 7: Procedimentos para geração de senhas para os servidores Inicializar o módulo de Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. 1. Acesso Em seguida, clicar Menu/Personalizadas/Gera senha de acesso Vida Funcional Online/ 2. Digitar a matrícula do colaborador e clicar em gerar senha

23 23/28 A senha pode ser impressa ou encaminhada manualmente por .

24 24/ Cadastrar servidores para o recebimento do demonstrativo de pagamento impresso Os RH s podem cadastrar os servidores que manifestarem o interesse por receber os demonstrativos de pagamento impressos pela DGRH conforme procedimento descrito na tabela 8. Tabela 8: Cadastro para impressão dos demonstrativos de pagamento 1. Acesso Inicializar o módulo de Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. Em seguida, clicar Menu/ Cálculo / Relatórios / Digitais / Demonstrativos Cadastro de Impressão. 2. Digitar a matrícula do colaborador

25 25/28 3. Histórico Inserção: Competência Início (MM/AAAA): Neste campo, o usuário deve digitar a data para início da impressão conforme a opção do servidor ou selecionar o mês no calendário ao clicar no botão. Em seguida clicar no botão. O sistema não permite a inclusão de meses anteriores à data atual. Caso o servidor deseje a impressão de demonstrativos de pagamentos anteriores, deve entrar em contato com a Seção de Pagamento da Divisão de Administração de Pessoal DAP/DGRH. Competência Término (MM/AAAA): Caso o servidor informe o período necessário para a impressão, o usuário deve digitar a data para término da impressão conforme a opção do servidor ou selecionar o mês no calendário ao clicar no botão. Caso o período de impressão seja indeterminado, o campo deve permanecer em branco. 2.9 Cancelar o cadastro de servidores para o recebimento de demonstrativo de pagamento impresso Caso o servidor opte por não receber mais os demonstrativos de pagamento impresso, os RH s podem cancelar o cadastramento conforme procedimento descrito na tabela 9. Tabela 9: Cancelamento do cadastro pra impressão de demonstrativos de pagamento 1. Acesso Inicializar o módulo de Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. Em seguida, clicar Menu/ Cálculo / Relatórios / Digitais / Demonstrativos Cadastro de Impressão.

26 26/28 2. Digitar a matrícula do colaborador 3. Histórico Inserção: Competência Início (MM/AAAA): O sistema irá exibir o registro já cadastrado. Competência Término (MM/AAAA): O usuário deve digitar a data para término da impressão conforme a opção do servidor ou selecionar o mês no calendário ao clicar no botão.

27 27/28 Em seguida clicar no botão 2.10 Imprimir relatório com todas as solicitações de cadastro de impressão. É possível imprimir o Relatório com todas as solicitações de cadastro de impressão dos demonstrativos, conforme procedimento descrito na tabela 10. Tabela 10: Impressão de Relatório de Solicitações de impressão dos demonstrativos 1. Acesso Inicializar o módulo de Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. Em seguida, clicar: Menu/colaboradores/Ficha Cadastral/Relação de Cadastro. Em seguida escolher Relatório 317.

28 28/28 Quando aparecer a tela abaixo, clique em OK. Será exibido o relatório, conforme exemplo abaixo.

Versão: VA_01_01 Data: 16.04.2013

Versão: VA_01_01 Data: 16.04.2013 Instruções para a consulta dos documentos digitais: Demonstrativo de Pagamento e Comprovantes de Rendimentos Pagos e de Imposto de Renda Retido no Sistema Vida Funcional On Line Versão: VA_01_01 Data:

Leia mais

Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência*

Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência* Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência* Versão: V0_0_11 Data: 11 de abril de 2014 (*) Procedimento para eliminação dos seguintes

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Sistema de Bolsas - CGFC

Sistema de Bolsas - CGFC Tutorial:Sistema Sistema de Bolsas - CGFC Como lançar o pagamento de Bolsistas solicitados pelas áreas da UFABC 02/03/2015 Fábio e Rogério Versão 2.1 Conteúdo Tutorial:Sistema de Bolsas - CGFC 2015 Introdução...

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

ÍNDICE. 1.1 Em Login do Administrador o usuário do sistema vai digitar seu Nome de Usuário e a senha, que foi criado anteriormente.

ÍNDICE. 1.1 Em Login do Administrador o usuário do sistema vai digitar seu Nome de Usuário e a senha, que foi criado anteriormente. ÍNDICE Descrição 1.0 Acessos ao Sistema 1.1 Login do Administrador 1.2 Login do Fiscal 1.3 Login do Contribuinte 2.0 Menu Principal 2.1 Gerar NFS-e 2.1.1 Gerar NFS-e 2.2 Cadastros 2.2.1 Cadastro de Atividades

Leia mais

Procedimentos para Adesão à Previdência Complementar PREVCOM - RP

Procedimentos para Adesão à Previdência Complementar PREVCOM - RP Procedimentos para Adesão à Previdência Complementar PREVCOM - RP Versão: V0_0_2 Data: 11 de abril de 2014 Diretoria Geral de Recursos Humanos - DGRH Site: http://www.dgrh.unicamp.br 2/13 GARANTIAS E RESTRIÇÕES

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

SicoobNet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.0

SicoobNet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.0 SicoobNet Empresarial Manual do Versão 1.0 Manual do Data: 04/0/2008 Histórico Data Versão Descrição Autor 04/0/2008 1.0 Criação do Manual Ileana Karla GECOQ Gerência de Controle e Qualidade Página: 2/122

Leia mais

Guia prático de bolso PSC e Portal RH

Guia prático de bolso PSC e Portal RH Guia prático de bolso PSC e Portal RH O QUE É PSC? O PSC (Positivo Serviços Compartilhados) é um sistema de gestão que centraliza todos os processos administrativos do Positivo. Tem como principal objetivo

Leia mais

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1 DIRF Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014 Ano Base:2013 Copyright 2013 1 O que é DIRF? Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte: É a declaração feita pela FONTE PAGADORA [Empresa],

Leia mais

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE.

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. GERAÇÃO DO ARQUIVO SEGURO DESEMPREGO NO SGRH: Depois de calcular a rescisão, acesse o menu Relatórios > Demissionais > Requerimento SD, selecione o empregado que será gerado

Leia mais

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE MANUAL DO PREVSYSTEM WEB Índice Objetivo... 2 Iniciando... 2 Menu de Opções... 3 Opção Participantes... 3 Opção Benefícios... 4 Opção Empréstimos... 4 Opção

Leia mais

Endereço acesso: http://certificacao.ccab.org.br

Endereço acesso: http://certificacao.ccab.org.br Rev. 00 Endereço acesso: http://certificacao.ccab.org.br Login: CNPJ do Exportador ou Despachante. Senha: Fornecido pela CCAB e impressa no protocolo de entrega de documentos. Possibilidade de troca da

Leia mais

MANUAL DE MOVIMENTAÇÃO WEB POR FORMULÁRIO

MANUAL DE MOVIMENTAÇÃO WEB POR FORMULÁRIO Este manual tem o objetivo de orientar o preenchimento do formulário de Movimentação Web disponibilizado na área de Movimentação de beneficiários por formulário que fica na área restrita da empresa no

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA. Manual Rápido SERVIDOR PÚBLICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA. Manual Rápido SERVIDOR PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA Manual Rápido SERVIDOR PÚBLICO CONTRACHEQUE E COMPROVANTE DE RENDIMENTOS MANUAL DESENVOLVIDO PELA: SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO PESSOAL Elaborado

Leia mais

Índice. Tela Inicial -------------------------------------------------------------- 5

Índice. Tela Inicial -------------------------------------------------------------- 5 Índice Tela Inicial -------------------------------------------------------------- 5 Alteração de Senhas ------------------------------------------------------ 7 Inclusões de funcionários e dependentes

Leia mais

Sumário. Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos. 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3

Sumário. Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos. 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3 Sumário Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos)... 3 2 1. Ferramenta Administrativas (Acadêmicos) Manual de Acesso Ferramenta Administrativas Acadêmicos

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO MÓDULO FÉRIAS SERVIDOR/ESTAGIÁRIO

SISTEMA DE GESTÃO MÓDULO FÉRIAS SERVIDOR/ESTAGIÁRIO SERVIDOR/ESTAGIÁRIO O endereço eletrônico para acesso ao sistema é: https://sistemas.ufscar.br/ferias Para utilizar o Sistema de Controle de Férias você deverá estar cadastrado previamente no Banco de

Leia mais

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online Manual do Usuário Introdução O Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online permite ao Criador e ao Inspetor proceder a todas providencias para que um

Leia mais

SISTEMA DE GRERJ ELETRÔNICA JUDICIAL

SISTEMA DE GRERJ ELETRÔNICA JUDICIAL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS Departamento de Relacionamento com o Usuário MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE GRERJ ELETRÔNICA JUDICIAL

Leia mais

Sistema de Controle de Processos ON-LINE-Versão 1.0 Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI)

Sistema de Controle de Processos ON-LINE-Versão 1.0 Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) O SISTEMA DE CONTROLE DE PROCESSOS ON-LINE O Sistema de Controle de Processos ON-LINE é um Sistema de Protocolo desenvolvido pela da que tem como finalidade gerenciar os processos e solicitações de serviços

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Parte I CADASTRO DE SACADO

Parte I CADASTRO DE SACADO Sicoob Coopercred Módulo Cedente Manual do Usuário (versão 2) ÍNDICE Parte I Cadastro de Sacado... 1 Parte II Emissão de Títulos... 1 Emitindo título com registro... 2 Emitindo título sem registro... 3

Leia mais

Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento da folha de pagamento do Grupo.

Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento da folha de pagamento do Grupo. 1/8 1. OBJETIVO Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento da folha de pagamento do Grupo. 2. DEFINIÇÃO E CONCEITO DHO Desenvolvimento Humano Organizacional; SISTEMA RUBI Sistema operacional

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota EBM ASSESSORIA E CONSULTORIA EM INFORMÁTICA LTDA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota PRESTADOR / CONTADOR Versão 2.0 Índice 1. Acessar o sistema 2. Notas Eletrônicas 2.1. Emitir

Leia mais

3. Procedimento para emissão de Guia de Retenção Previdenciária

3. Procedimento para emissão de Guia de Retenção Previdenciária 1. Objetivo Este documento tem por objetivo orientar na realização da Folha de Pagamento de Autônomos do Ministério Público e do Fundo de Modernização e Aprimoramento Funcional do Ministério Público do

Leia mais

SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA

SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA 1 Manual prático Pág. 2 Pág. 4 Pág. 9 Pág. 11 SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA DECLARAÇÃO DE NOTA FISCAL RECEBIDA GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS IMPOSTO

Leia mais

http://web.asplan.com.br/aspnet

http://web.asplan.com.br/aspnet MANUAL DE IMPLANTAÇÃO ASPNET 2.0 Cliente http://web.asplan.com.br/aspnet Revisão 10/2010 1. COMO ACESSAR O ASPNET O cadastramento dos usuários Clientes é de responsabilidade dos setores do Escritório Contábil,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI 130325 SUMÁRIO SAATRI (Serviço de Auto Atendimento Tributário)... 3 ECONÔMICO... 4 Acesso ao Sistema... 4 Emissão de Certidão Negativa... 5 Verificar Autenticidade

Leia mais

MANUAL VERSÃO 2.11 1

MANUAL VERSÃO 2.11 1 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 O QUE É O EOL?... 3 3 ACESSO AO CLIENTE... 3 4 ACESSANDO O EOL... 3 5 TELA INICIAL... 4 6 EXAMES ADMISSIONAIS... 5 7 MUDANÇA DE FUNÇÃO... 7 8 EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO

Leia mais

Orientações sobre a Utilização do Home Saúde

Orientações sobre a Utilização do Home Saúde Orientações sobre a Utilização do Home Saúde Objetivo do Módulo Home Saúde Acesso ao Módulo Home Saúde Botões de Comando Consultando informações cadastrais do seu grupo familiar Consultando os dados da

Leia mais

MANUAL VERSÃO 2.13 1

MANUAL VERSÃO 2.13 1 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL... 4 4. EXAMES ADMISSIONAIS... 4 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... 6 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO... 7 7. EXAMES

Leia mais

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes Manual Sistema Proac Editais Dúvidas Frequentes Conteúdo 1. Acesso ao sistema... 3 1.1. Como efetuar Login... 3 1.2. Como recuperar a Senha... 3 1.3. Como fazer um Novo Cadastro de Proponente... 4 1.4.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC Matrícula de Estudante do SISUTEC Manual do Usuário Acesso ao módulo de Matrícula de Estudante do SISUTEC Descrição Este documento visa apresentar ao Gestor Responsável pela Unidade de Ensino, ao Assessor

Leia mais

Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS

Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Manual prático Pág. 2 - EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Pág. 8 - ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA Pág. 9 - VERIFICAR REGISTRO DE RPS Pág. 11 - TRANSMISSÃO

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

TRAMITE Manual do usuário

TRAMITE Manual do usuário TRAMITE Manual do usuário Este documento refere-se à utilização do Sistema Tramitação dos Processos Índice 1) Requisitos mínimos para utilização...4 2) Identificação do Usuário...4 3) Objetivo...5 4) Tabelas

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

Manual de Procedimentos do novo Módulo de Atendimento Técnico HELPDESK

Manual de Procedimentos do novo Módulo de Atendimento Técnico HELPDESK Manual de Procedimentos do novo Módulo de Atendimento Técnico HELPDESK Novembro/2008 Módulo de Atendimento Técnico HELPDESK 2 O acesso ao Módulo de Atendimento Técnico é feito através da internet (Mozilla)

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados.

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados. INTRODUÇÃO O tribunal de Justiça de Santa Catarina, em um processo de evolução dos serviços disponíveis no portal e-saj, passa a disponibilizar a peritos, leiloeiros, tradutores e administradores de massas

Leia mais

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE PERÍCIA MÉDICA

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE PERÍCIA MÉDICA Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE PERÍCIA MÉDICA MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE 1.0 OBJETIVO:...3 2.0 ACESSO AO SISTEMA:...3 3.0 CADASTRO:...4 3.1 SOLICITAÇÃO

Leia mais

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN. Contadores

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN. Contadores Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Contadores Maio / 2008 Índice Introdução... 3 Pedido de Consulta da Viabilidade... 4 Acompanhamento do Pedido de Viabilidade... 11 Registro

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Apresentação Este sistema faz parte do Portal NFS Digital e tem o intuito de ser utilizado por emissores de Nota Fiscal de Serviços

Leia mais

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA Para gerar o arquivo da DIRF, existem algumas informações importantes a serem revisadas antes de qualquer processo. Desta forma dividimos o manual em sequencias as quais estão explicadas a diante: Prazo:

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO MANUAL ITCMD - DOAÇÃO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 3 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

Web Empresas. Agemed Saúde S/A. Versão 03

Web Empresas. Agemed Saúde S/A. Versão 03 2011 Versão 03 Web Empresas Agemed Saúde S/A. Esse documento tem como objetivo orientar as empresas contratantes do plano de saúde Agemed a utilizarem o ambiente Web para realização de movimentações cadastrais

Leia mais

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes)

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Page 1 of 30 Impressao Oficial de justiça De PJe - Manual imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Tabela de conteúdo 1 Manual do Oficial de Justiça

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

Saúde Online. Serviços Médicos / Faturamento

Saúde Online. Serviços Médicos / Faturamento Saúde Online Serviços Médicos / Faturamento Página 1 INDICE 1 Introdução Página 03 2 Acesso Página 03 3 Faturamento Eletrônico Página 03 4 Guia de Consulta Página 05 5 Guia SP/SADT Página 07 6 Guia de

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. AGIS Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. AGIS Gerenciamento Eletrônico de Documentos AGIS Gerenciamento Eletrônico de Documentos 1 SUMÁRIO 1. Definições 3 1.1 Apresentação 3 1.2 Disposição do Sistema 3 2. Acessando o Sistema 4 2.1 Procedimento para regularizar o primeiro acesso 4 2.2 Procedimento

Leia mais

PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento

PROGAM Programa para a Governança Municipal Sistema Tributário on-line. Sistema Tributário On-line. Recadastramento Sistema Tributário On-line Recadastramento Introdução O PROGAM Programa de Governança Municipal desenvolveu o Sistema Tributário on-line com objetivo de aperfeiçoar a administração tributária no tocante

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

GPA (Gerenciador de Pedidos de Afastamentos)

GPA (Gerenciador de Pedidos de Afastamentos) GPA (Gerenciador de Pedidos de Afastamentos) Manual versão 1.2 Sistema de gerenciamento de pedidos de afastamento de Magistrados do Estado do Tocantins. 27/8/2013 Sumário 1. Introdução... 2 2. Definindo

Leia mais

Sistema de Bilhetagem Eletrônica

Sistema de Bilhetagem Eletrônica GUIA DE REFERÊNCIA SIB Sistema de Bilhetagem Eletrônica Projeto Sistema de Bilhetagem Eletrônica Documento MR (17/Maio/2011) Tabela 1 Histórico das alterações no documento Data Versão Autor Descrição 09/11/2010

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Página

Leia mais

Possuir Evento cadastrado e o usuário que está logado no sistema seja um dos advogados selecionados no processo.

Possuir Evento cadastrado e o usuário que está logado no sistema seja um dos advogados selecionados no processo. Agenda Objetivo Permitir que os usuários que foram definidos como Advogados e selecionados para eventos de processos visualizem estes compromissos na Agenda. Cada usuário somente poderá visualizar na Agenda

Leia mais

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8.

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8. Indíce 1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 2.QUADRO DE AVISOS... 4 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 4.CONSULTA NOTÍCIAS... 7 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8 Consultando Promoções e Eventos 8 6.CONSULTAS GERAIS...

Leia mais

Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas

Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas Para facilitar o entendimento do processo de geração da DIRF 2010 nos Sistemas Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas disponibilizou este pequeno manual que contém dicas importantes sobre

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SISRH

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SISRH Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SISRH Sistema de Gestão de Pessoas Versão 2.0a Manual de Operação

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE Versão 1.0 Belém PA - Maio 2014 Sumário 1. Introdução...

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Sistema de ISSQN Digital Sistema Tributário On-line

Sistema de ISSQN Digital Sistema Tributário On-line Sistema de ISSQN Digital Sistema Tributário On-line Fev/2011 2 Funcionalidades... 3 1. Acesso ao Sistema... 5 2. Cadastro Municipal... 6 a. Alteração da Declaração:... 6 b. Comparação da Declaração:...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE Versão 1.0 24/01/2012 1

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

PASSO A PASSO ORIENTAÇÕES AOS CARTÓRIOS SOBRE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GERID: MÓDULOS GID E GPA

PASSO A PASSO ORIENTAÇÕES AOS CARTÓRIOS SOBRE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GERID: MÓDULOS GID E GPA PASSO A PASSO ORIENTAÇÕES AOS CARTÓRIOS SOBRE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GERID: MÓDULOS GID E GPA 28/07/2015 COORDENAÇÃO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE SEGURADOS - CGAIS Divisão de Integração de Cadastros

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes E&L Recursos Humanos e Folha de Pagamento Perguntas Frequentes 1. Quando o Governo libera novas tabelas de INSS, IRRF e Salário família, o sistema atualiza automático? Não. É necessário efetuar a atualização

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

SEI-SS Sistema Extrajudicial Integrado Módulo Site dos Serviços

SEI-SS Sistema Extrajudicial Integrado Módulo Site dos Serviços TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MANUAL DO USUÁRIO SEI-SS Sistema Extrajudicial Integrado Módulo Site dos Serviços TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2/24 ÍNDICE Instruções

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

REMOÇÃO 2015 MANUAL DE DESISTÊNCIA

REMOÇÃO 2015 MANUAL DE DESISTÊNCIA REMOÇÃO 2015 MANUAL DE DESISTÊNCIA Versão 05/05/2015 SUMÁRIO ACESSANDO O SISTEMA... 03 VISUALIZANDO A SOLICITAÇÃO... 05 DEMONSTRATIVO DAS VAGAS... 06 DESISTÊNCIA DA REMOÇÃO... 08 IMPRIMIR PROTOCOLO...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL. Versão 1.3

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL. Versão 1.3 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL Versão 1.3 Sumário 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. Primeiro acesso ao sistema... 3 1.2. Como alterar a senha no primeiro acesso... 4

Leia mais

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO

MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO MANUAL DE LISTA PRESENCIAL E CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Novo Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador na Confirmação de Atendimento e Lista

Leia mais

Treinamento da DIRF e Comprovante de Rendimentos

Treinamento da DIRF e Comprovante de Rendimentos Treinamento da DIRF e Comprovante de Rendimentos Este treinamento tem o objetivo de demonstrar as informações e funcionalidades da DIRF em relação às rotinas específicas do sistema JB Folha de Pagamento.

Leia mais

Manual de Operacionalização do Software Integrado para Gestão Ocupacional SOC Entrega e Controle dos Equipamentos de Proteção Individual E.P.I.

Manual de Operacionalização do Software Integrado para Gestão Ocupacional SOC Entrega e Controle dos Equipamentos de Proteção Individual E.P.I. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...02 2. OBJETIVO...02 3. ACESSO AO SOFTWARE SOC...02 4. OPERACIONALIZAÇÃO DO SOFTWARE SOC...03 5. ENTREGA DE EQUIPAMANTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL...04 5.1 ALTERAÇÃO OU EXCLUSÃO DE UM

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

CAGED CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPRGADOS

CAGED CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPRGADOS CAGED CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPRGADOS O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

DIRF DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE

DIRF DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE DIRF DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE O que é? Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte - DIRF é a declaração feita pela FONTE PAGADORA, com o objetivo de informar à Secretaria da Receita

Leia mais

TUTORIAL. Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais

TUTORIAL. Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais Acessos: TUTORIAL Instruções passo a passo do sistema de cursos presenciais Via site do CRCMG: http://www.crcmg.org.br Link direto: http://cadastro.crcmg.org.br/curso_presencial ACESSO AO SISTEMA No primeiro

Leia mais

Manual do Usuário SIG

Manual do Usuário SIG Universidade Federal do Pará Manual do Usuário SIG Belém 2011 Apresentação Este manual tem como objetivo auxiliar os servidores da UFPA para realizarem seu cadastro como usuários do Sistema Integrado de

Leia mais

Versão 2.0. Data de criação 13/05/2015

Versão 2.0. Data de criação 13/05/2015 Apostila de Treinamento Agendamento Versão 2.0 Data de criação 13/05/2015 Data de efetivação Este documento entra em vigor na sua publicação. Versão do Sistema 2.0.0.0 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Objetivo

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA. Módulo Regime Especial Internet

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA. Módulo Regime Especial Internet SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA Módulo Regime Especial Internet ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGIME ESPECIAL... 3 2.1 SEGURANÇA... 3 2.2 BOTÕES... 3 2.3 PREENCHIMENTO...

Leia mais

MANUAL VERSÃO 4.14 0

MANUAL VERSÃO 4.14 0 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É O EOL?... 2 2. ACESSANDO O EOL... 2 3. TELA INICIAL... 3 4. EXAMES ADMISSIONAIS... 4 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... 7 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO... 8 7. EXAMES

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital O cadastro de Empresas permite cadastrar quais empresas estarão configuradas para utilizar o SIGLA Digital. Caso necessário cadastrar uma

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

ERGON ONLINE MANUAL DO SERVIDOR EMISSÃO DE MARGEM CONSIGNÁVEL. Versão 1.0

ERGON ONLINE MANUAL DO SERVIDOR EMISSÃO DE MARGEM CONSIGNÁVEL. Versão 1.0 ERGON ONLINE MANUAL DO SERVIDOR EMISSÃO DE MARGEM CONSIGNÁVEL Versão 1.0 Junho de 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. ACESSO AO ERGON ONLINE... 6 3. TELA MARGEM & EMPRÉSTIMOS... 7 Portal Consig-Sen Manual

Leia mais

Integração Persona x Contábil

Integração Persona x Contábil Integração Persona x Contábil A integração contábil do Persona Gold pode ser efetuada de duas formas: Através do Persona Gold A integração é efetuada pelo desenvolvimento de lotes de lançamentos contábeis,

Leia mais

MATRÍCULAS ABERTAS PARA

MATRÍCULAS ABERTAS PARA Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Alunos Novos do Colégio Medianeira. Leia atentamente as orientações abaixo. Elas vão facilitar o correto preenchimento de seu Cadastro que é OBRIGATÓRIO

Leia mais