COMPRESSORES, SOPRADORES E VENTILADORES COMPRESSORES CENTRÍFUGOS (NORMA API 617)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPRESSORES, SOPRADORES E VENTILADORES COMPRESSORES CENTRÍFUGOS (NORMA API 617)"

Transcrição

1 COMPRESSORES, SOPRADORES E VENTILADORES FAIXAS MAIS USADAS ÁRA SELEÇÃO DOS COMPRESSORES. CENTRÍFUGOS: ENTRE E FT 3 /MIN (CFM) PRESSÃO ATÉ PSIG ALTERNATIVOS: ATÉ CFM PRESSÃO ATÉ PSIG ROTATIVOS DE DESLOCAMENTO POSITIVO: ATÉ CFM PRESSÃO ATÉ 400 PSIG BLOWERS CENTRÍFUGOS: ENTRE 800 E CFM -VANTAGENS: COMPRESSORES CENTRÍFUGOS (NORMA API 617) a) MESMO COM ALTAS VAZÕES, JÁ TRAZEM ECONOMIA UMA VEZ QUE PODE BASTAR SÓ UMA UNIDADE. b) OFERECE UMA VARIAÇÃO DE FLUXO RELATIVAMENTE AMPLA COM PEQUENA MUDANÇA DE HEAD (H). c) PERMITE LONGOS INTERVALOS ENTRE MANUTENÇÕES. d) OCUPAM MENOS ESPAÇO QUANDO COMPARADO COM OUTROS TIPOS. e) HAVENDO DISPONIBILIDADE DE VAPOR GERADO NO PROCESSO OU PARA O PROCESSO, PODE SER ACIONADO DIRETAMENTE POR TURBINA A VAPOR. f) OFERECE FLUXO CONTÍNUO SEM PULSAÇÃO OU VIBRAÇÕES.

2 - DESVANTAGENS: a) SÃO SENSÍVEIS AO PESO MOLECULAR DO GÁS QUE ESTÁ SENDO COMPRIMIDO. MUDANÇAS NO PESO MOLECULAR PODEM CAUSAR PRESÕES DE DESCARGA MUITO ALTAS OU MUITO BAIXAS, UMA VEZ QUE O HEAD (H) É CONSTANTE, MAS A PRESSÃO E O PESO ESPECÍFICO DO GÁS VARIAM COM O PESO MOLECULAR. b) SÃO NECESSÁRIAS VELOCIDADES MUITO ALTAS PARA ATINGIR AS PRESSÕES. COM A TENDÊNCIA DE REDUZIR TAMANHO E AUMENTAR CAPACIDADES, O CUIDADO DEVE SER MUITO MAIOR COM BALANCEAMENTO DE ROTORES E NA SELEÇÃO DE MATERIAIS MUITO ESPECIAIS PARA ALGUNS COMPONENTES. c) PEQUENOS AUMENTOS NA PERDA DE CARGA DO SISTEMA (CURVA DO SISTEMA) PODEM CAUSAR GRANDES REDUÇÕES DE CAPACIDADE DO COMPRESSOR. d) OS SISTEMAS DE LUBRIFICAÇÃO E SELAGEM NECESSÁRIOS SÃO MUITO COMPLEXOS. COMPRESSORES DE FLUXO AXIAL É UM TIPO DE COMPRESSOR DINÂMICO EM QUE O FLUXO É PARALELO AO EIXO DO COMPRESSOR E NÃO MUDA DE DIREÇÃO COMO NOS COMPRESSORES CENTRÍFUGOS DE FLUXO RADIAL. USA-SE COMO JÁ VIMOS OS COMPRESSORES AXIAIS PARA FLUXOS MAIORES QUE OS DOS COMPRESSORES CENTRÍFUGOS. COMPARAÇÃO COM OS CENTRÍFUGOS: AXIAIS: VAZÕES MAIORES ENTRE 20 MIL E 400 MIL (ICFM). HEAD POR ESTÁGIO <50% DO CENTRÍFUGO, MAS PODEM SER FABRICADOS COM MUITOS ESTÁGIOS EM SÉRIE.

3 SUBIDA DE PRESSÃO DE 65PSIG EM 12 ESTÁGIOS EM SÉRIE OU ATÉ 100PSIG COM 15 ESTÁGIOS, NO CASO DE COMPRESSORES DE AR DE TURBINAS A GÁS. SÃO USADOS TAMBÉM EM TURBINAS A GÁS DOS AVIÕES. SÃO USADOS EM UNIDADES DE PROCESSO PARA FLUXOS ACIMA DE 75 MIL OU 100 MIL ICFM. TEM MAIOR EFICIÊNCIA QUE OS MULTIESTÁGIO CENTRÍFUGOS. PREÇO MAIOR QUE OS CENTRÍFUGOS. CURVA CARACTERÍSTICA MAIS STEEP (ABISMO) DEVIDO A CARACTERÍSTICA DO ROTOR E O MÍNIMO DE ESTÁGIOS. RANGE DE ESTABILIDADE MUITO ESTREITO. TEM-SE GERALMENTE MENOS INFORMAÇÃO PARA SELEÇÃO PRELIMINAR QUE OS CENTRÍFUGOS. CENTRÍFUGOS: HEAD POR ESTÁGIO MAIS DE 2 VEZES QUE O DOS AXIAS. TEM MENOR EFICIÊNCIA QUE OS MULTIESTÁGIO AXIAIS. PREÇO MENOR QUE OS AXIAIS. CURVA CARACTERÍSTICA MENOS STEEP E MAIS FLAT. COMPRESSORES DE DESLOCAMENTO POSITIVO AO CONTRÁRIO DOS COMPRESSORES CENTRÍFUGOS, SÃO BASICAMENTE DE CAPACIDADE CONSTANTE, MESMO TENDO QUE OPERAR A DIFERENTES PRESSSÕES DE DESCARGA.

4 COMPRESSORES ALTERNATIVOS SÃO USADOS QUANDO A CAPACIDADE REQUERIDA NÃO PASSA DE 3000 ICFM. PARA CAPACIDADES MAIORES, EM UNIDADES DE PROCESSO OS COMPRESSORES CENTRÍFUGOS SÃO PREFERIDOS. USA-SE PARA: ALTAS PRESSÕES E RELATIVAMENTE BAIXOS FLUXOS EM VOLUME. ATÉ 100 HP PODEM TER CILINDROS DE SIMPLES AÇÃO E RESFRIADOS A AR. GRANDES COMPRESSORES DE AR OU DE GÁS REQUER DOIS OU MAIS CILINDROS. COMPRESSORES ALTERNATIVOS (NORMA API-618) PODEM SER LUBRIFICADOS E NÃO LUBRIFICADOS. SÃO MELHOR ADEQUEDOS PARA BAIXAS VELOCIDADES, ACIONADOS A MOTORES ACIMA DE 300HP. NORMALMENTE TEM VELOCIDADE CONSTANTE E O CONTROLE DE CAPACIDADE É FEITO POR ALÍVIO NAS VÁLVULAS. ESTE CONTROLE UNLOADING VALVES PODE SER AUTOMÁTICO OU MANUAL. NORMALMENTE AS ETAPAS SÃO: 0-100%, %, %. AS TEMPERATURAS DE DESCARGA PARA MÁQUINAS NÃO LUBRIFICADAS DEVEM SER NO MÁXIMO 177ºC. PARA COMPRESSORES LUBRIFICADOS A MÁXIMA TEMPERATURA DE DESCARGA DEVE SER 149ºC. USANDO LUBRIFICANTES SINTÉTICOS PODE CHEGAR A 177ºC.

5 PARA COMPRESSORES DE O 2 NÃO LUBRIFICADOS A TEMPERATURA DE DESGARGA DEVE SER LIMITADA A 149ºC. PARA COMPRESSORES DE CLORO NÃO LUBRIFICADOS A TEMPERATURA DE DESCARGA DEVE SER LIMITADA A 107ºC, PARA PREVENIR FOULING. A VELOCIDADE MÉDIA DOS PISTÕES DEVE SER NO MÁXIMO: COMPRESSORES NÃO LUBRIFICADOS = 700 PÉS/MIN COMPRESSORES LUBRIFICADOS = 850 PÉS/MIN A ROTAÇÃO DO EIXO PARA GRANDES COMPRESSORES ( HEAVY-DUTY ) DEVE SER LIMITADA A 600 RPM E ATÉ MENORES PARA POTÊNCIAS ACIMA DE 400HP. COMPRESSORES ROTATIVOS SEJAM COMPRESSORES SOPRADORES OU BOMBAS DE VÁCUO, SÃO TODOS MÁQUINAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO, NAS QUAIS UM ELEMENTO ROTATIVO DESLOCA UM VOLUME FIXO, DURANTE CADA ROTAÇÃO. TIPOS BÁSICOS: A) O MAIS ANTIGO É O DE LÓBULOS E É MAIS AMPLAMENTE CONHECIDO. CAPACIDADE VAI DE 50 ICFM A ICFM. SÃO USADAS EM PRIMEIRO LUGAR COMO SOPRADORES (BAIXA PRESSÃO) COMPRIMINDO AR OU GASES DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA PARA 5 Á 7 PSIG OU ATÉ MAIS DE 25 PSIG PARA TIPOS ESPECIAIS. TEM AMPLA APLICAÇÃO COMO BOMBAS DE VÁCUO DE PRESSÃO ABAIXO DA ATMOSFÉRICA ATÉ PRESSÕES LIGEIRAMENTE ACIMA DA ATMOSFÉRICA.

6 C) O DE PARAFUSO: É MODERADAMENTE POPULAR (NORMA API 619). NOS ÚLTIMOS ANOS TEM SIDO CAPAZES DE ALTAS PRESSÕES E GRANDES CAPACIDADES. RANGE DE CAPACIDADE: MODELOS COM ÓLEO-RESFRIADO DE 50 A 3500 ICFM MODELOS SECOS DE 50 A ICFM ROTAÇÕES DE A RPM RANGE DE PRESSÃO DE DESCARGA: 3 A 600 PSIG. D) ANEL LÍQUIDO: USO EM LÍQUIDO DE SELAGEM. COM O GIRO DO ROTOR A FORÇA CENTRÍFUGA FAZ DO LÍQUIDO UM ANEL DE SELAGEM E O GÁS QUE ENTRA TEM SEU VOLUME REDUZIDO E HÁ, PORTANTO, AUMENTO DA PRESSÃO. A MAIOR APLICAÇÃO É COMO BOMBA DE VÁCUO PARA PRESSÕES ABSOLUTAS DE 75 A 100 MILÍMETROS DE HG. CAPACIDADES VÃO DE 10 ICFM ATÉ ICFM PRESÕES ATÉ 25 PSIG COMO BLOWERS E ATÉ 100 PSIG COMO COMPRESSOR DE AR. USA-SE PARA CLORO, GÁS ÁCIDO, H 2 S E CO 2. HÁ MODELOS EM AÇO INOX. COMPRESSORES ROTATIVOS DE DESLOCAMENTO POSITIVO SOPRADORES DE LÓBULOS (TIPO ROOTES) COMPRESSOR DE PARAFUSO (NORMA API 619) COMPRESSOR DE SELO LÍQUIDO COMPRESSOR DE ÊMBOLO ROTATIVO COMPRESSOR DE PALHETAS

7 TODOS ESTES COMPRESSORES TÊM O MESMO COMPORTAMENTO (CURVA DE DESEMPENHO) QUE OS COMPRESSORES ALTERNATIVOS, OU SEJA: SÃO MÁQUINAS DE CAPACIDADE FIXA, OPERANDO COM A PRESSÃO QUE FOR NECESSÁRIA PARA VENCER A CONTRA-PRESSÃO. DIFERENTEMENTE DOS COMPRESSORES ALTERNATIVOS SÃO ADAPTÁVEIS A ACIONADORES DE VELOCIDADE VARIÁVEL, INCLUSIVE TURBINA A VAPOR. NORMALMENTE SUAS CAPACIDADES MÁXIMAS SÃO DE CERCA DE CFM. ISTO SE APLICA A COMPRESSORES DE PARAFUSO E DE LÓBULOS, QUE SÃO OS TIPOS MAIS COMUNS DE COMPRESSORES DE DESLOCAMENTO POSITIVO USADOS NAS UNIDADES DE PROCESSO. - OUTRAS VANTAGENS: O GÁS FICA LIVRE DE ÓLEO. NÃO APRESENTA FLUXO COM PULSAÇÃO. TEM MAIORES CAPACIDADES QUE OS COMPRESSORES ALTERNATIVOS. - CARACTERÍSTICAS A CONSIDERAR: COMO SÃO MÁQUINAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO, DEVEM TER VÁLVULA DE ALÍVIO ENTRE O COMPRESSOR E O PRIMEIRO BLOQUEIO. OS COMPRESSORES DE LÓBULOS (TIPO ROOTES) TEM BAIXO DIFERENCIAL DE PRESSÃO NORMALMENTE LIMITADO A 15 PSIG. PARA UM DADO COMPRESSOR: - VELOCIDADES BAIXAS CAUSAM MAIORES RECIRCULAÇÕES INTERNAS.

8 - SE A VELOCIADE FOR MUITO BAIXA PODE APARECER SOBRE- AQUECIMENTO, QUE PODE TRAZER PROBLEMAS AOS ROTORES. - O FABRICANTE DEVE ESTIPULAR QUAL A MÍNIMA VELOCIDADE DE OPERAÇÃO. SE A TEMPERATURA DE DESCARGA DOS COMPRESSORES DE PARAFUSO EXCEDER A 177ºC DEVE SER ESPECIFICADO ROTORES RESFRIADOS A ÓLEO. A PRIMEIRA VELOCIDADE CRÍTICA DESSES COMPRESSORES SÃO NORMALMENTE ACIMA DA VELOCIDADE DE OPERAÇÃO. ESTA VELOCIDADE CRÍTICA DEVE SER ESTABELECIDA PARA O COMPRESSOR E O ACIONADOR, E DEVE SER PELO MENOS 20% ACIMA DA VELOCIDADE DE OPERAÇÃO E ACIMA DA VELOCIDADE DE TRIP SE O ACIONADOR FOR TURBINA. VENTILADORES E SOPRADORES OS VENTILADORES E SOPRADORES SÃO USADOS PARA INSUFLAR OU EVACUAR AR OU OUTROS GASES, NAS INDÚSTRIAS DE PROCESSO EM VÁRIAS APLICAÇÕES: REATORES DE PROCESSO SECADORES TORRES DE RESFRIAMENTO AR E GASES DE COMBUSTÃO EM FORNALHAS TRANSPORTE PNEUMÁTICO VENTILAÇÃO PARA SEGURANÇA E HIGIENE INDUSTRIAL RESFRIADORES A AR (TROCADORES DE CALOR), ETC. HOJE DEMANDA-SE DOS FABRICANTES, MAIORES PRESSÕES DE DESCARGA, O QUE RESULTA EM MAIORES VELOCIDADES. POR OUTRO LADO DESEJA-SE CADA VEZ MENORES OS NÍVEIS DE RUIDO.

9 OS VENTILADORES SÃO NORMALMENTE MÁQUINAS AXIAIS OU MÁQUINAS CENTRÍFUGAS. AS MÁQUINAS AXIAIS SÃO USADAS PARA ALTAS VAZÕES E PEQUENAS RESISTÊNCIAS (BAIXOS HEADS) AS MÁQUINAS CENTRÍFUGAS SÃO PRECISAM DE HEADS MAIORES. USADAS EM TRABALHOS QUE OS SOPRADORES SÃO GERALMENTE DE UM SÓ ESTÁGIO E ALTA VELOCIDADE OU MULTI-ESTÁGIO, OPERANDO A PRESSÕES DE DESCARGA PRÓXIMAS OU JÁ NO RANGE DOS COMPRESSORES. OS SOPRADORES PODEM TAMBÉM SER MÁQUINAS ROTATIVAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO, PODENDO TRANSPORTAR FLUXOS RELATIVAMENTE BAIXOS A ALTAS TAXAS DE COMPRESSÃO. VENTILADORES AXIAIS PODEM SER DOS TIPOS: TUBE AXIAL-FAN - A DESCARGA SEGUE UM CAMINHO ESPIRAL VANE AXIAL-FAN - A DESCARGA FLUE EM LINHA RETA. OPERAM COM PRESSÕES DE ATÉ 20 POLEGADAS DE ÁGUA. PODEM SER DOS TIPOS: LÂMINA RADIAL VENTILADORES CENTRÍFUGOS É UM TIPO DE ROTOR QUE ATUA BEM EM MUITAS APLICAÇÕES, DESDE O TRANSPORTE PNEUMÁTICO À EXAUSTÃO DE AR OU GASES EM SISTEMAS DE MAIOR PERDA DE CARGA.

10 QUANDO GRANDES POTÊNCIAS SÃO REQUERIDAS, É FREQUENTE SE USAR MOTORES DE VELOCIDADE SÍNCRONA. PODEM DESENVOLVER ALTAS PRESSÕES A ALTAS VELOCIDADES. NORMALMENTE NÃO SE USA PARA VENTILAÇÃO. LÂMINA CURVADA PARA FRENTE TEM GRANDE CAPACIDADE VOLUMÉTRICA A BAIXAS VELOCIDADES (VENTILADORES PARA AR CONDICIONADO, ETC.) E OPERA CALMO E SERENO. LÂMINA CURVADA PARA TRÁS OU INCLINADA PARA TRÁS TRANSFERE MUITO DE SUA ENERGIA COMO ENERGIA DE PRESSÃO. ISTO OS FAZ EFICIENTES VENTILADORES. PODEM OPERAR A MÉDIAS VELOCIDADES PEQUENAS VARIAÇÕES NO VOLUME DO SISTEMA GERALMENTE RESULTA EM PEQUENAS VARIAÇÕES DA PRESSÃO DO GÁS, O QUE FAZ COM QUE ESSE TIPO DE VENTILADOR SER DE FÁCIL CONTROLE. AIRFOIL SÃO ROTORES COM PÁS VIRADAS PARA TRÁS QUE DÃO UM EFEITO DE ESTABILIDADE, EFICIÊNCIA E DESEMPENHO OPERAM SUAVEMENTE SEM PULSAR DENTRO DO SEU RANGE, PORQUE O GÁS FLUE PELO ROTOR SEM TURBULÊNCIA. TUBULAR SÃO FECHADOS DENTRO DE UM DUTO, TAL QUE O GÁS ENTRA E SAI AXIALMENTE, E TODAS AS MUDANÇAS DE DIREÇÃO DE FLUXO SÃO DENTRO DO VENTILADOR. ESTE PROJETO PRODUZ UMA ABRUPTA ELEVAÇÃO DE PRESSÃO E AMPLO RANGE DE VAZÃO.

11 SÃO ADEQUADOS PARA PRÉDIOS E SISTEMAS DE AR CONDICIONADO, PARA SUPRIR AR DE COMBUSTÃO, RESFRIAMENTO DE MOTORES, PARA SECADORES, ETC. VENTILADORES CENTRÍFUGOS E AXIAIS AMBOS SÃO DISPONIVEIS PARA VAZÕES DE ATÉ CFM. OS CENTRÍFUGOS SÃO MAIS USADOS NAS APLICAÇÕES DE PROCESSO EM GERAL. CARACTERÍSTICAS DOS VENTILADORES CENTRÍFUGOS EM GERAL SÃO MAIS FÁCEIS DE CONTROLAR. TEM CONSTRUÇÃO MAIS ROBUSTA. FAZEM MENOS RUIDO QUE OS AXIAIS. SUA EFICIÊNCIA NÃO CAI TÃO RAPIDAMENTE QUANDO SAI DAS CONDIÇÕES DE PROJETO. SÃO MENOS AFETADOS POR JOELHO NA ENTRADA DO QUE OS VANE- AXIAL-FAN, MAS PERDEM ATÉ 15% DE EFICIÊNCIA. SÂO MECANICAMENTE MAIS COMPLEXOS. REQUEREM EIXOS E MANCAIS MAIORES, ALÉM DE UM BALANCEAMENTO MAIS RIGOROSO. REQUEREM INSTALAÇÃO EM ÂNGULO DE 90 COM O DUTO. LÂMINAS INCLINADAS PARA TRÁS SÃO MAIS EFICIENTES DO QUE OS DE LÂMINAS RADIAIS OU DE LÂMINAS CURVADAS PARA FRENTE. PRESSÃO DE DESCARGA ATÉ 60 POLEGADAS DE ÁGUA. CARACTERÍSTICAS DOS VENTILADORES AXIAIS OCUPAM MENOS ESPAÇO. OPERAM A MAIOR ROTAÇÃO E PORTANTO PRODUZEM MAIS RUIDO O CUSTO INICIAL DO CONJUNTO VENTILADOR-MOTOR É MENOR

12 PODEM SER INSTALADOS EM LINHA RETA COM O DUTO E SÃO MAIS FÁCEIS DE INSTALAR. REQUEREM MAIS POTÊNCIA PARA O MESMO SERVIÇO. OS VANE-AXIAL-FAN SÃO MAIS EFICIENTES QUE OS TUBE-AXIAL-FAN. PRESSÃO POR ESTÁGIO 8 A 9 POLEGADAS DE ÁGUA. SÃO MENOS INDICADOS QUANDO ESPERA-SE VARIAÕES DE FLUXO. VALORES DE EFICIÊNCIA DE VENTILADORES CENTRÍFUGOS DE LÂMINA RADIAL 55 A 70% CENTRÍFUGOS DE LÂMINA CURVADA P/FRENTE 52 A 71% CENTRÍFUGOS AIRFOIL 55 A 86% VANE-AXIAL-FAN 50 A 65%

3.1 CONTEUDO PROGRAMÁTICO:

3.1 CONTEUDO PROGRAMÁTICO: 3 COMPRESSORES, VENTILADORES E SOPRADORES 3.1 CONTEUDO PROGRAMÁTICO: 1. VISÃO GERAL E CONCEITOS ELEMENTARES 2. TIPOS DE COMPRESSORES, SUAS APLICAÇÕES E SELEÇÃO 3. TIPOS DE COMPRESSORES E SEUS PRINCÍPIOS.

Leia mais

Compressor Parafuso. Principais tipos: Parafuso simples. Parafuso duplo (mais empregado)

Compressor Parafuso. Principais tipos: Parafuso simples. Parafuso duplo (mais empregado) Principais tipos: Parafuso simples Parafuso duplo (mais empregado) Vantagens em relação aos alternativos: Menor tamanho Número inferior de partes móveis Desvantagens em relação aos alternativos: Menor

Leia mais

COMPRESSORES PARAFUSO

COMPRESSORES PARAFUSO COMPRESSORES PARAFUSO PARTE 1 Tradução e adaptação da Engenharia de Aplicação da Divisão de Contratos YORK REFRIGERAÇÃO. Introdução Os compressores parafuso são hoje largamente usados em refrigeração industrial

Leia mais

Compressores. Na refrigeração industrial e no condicionamento de ar são utilizados praticamente todos os tipos e compressores:

Compressores. Na refrigeração industrial e no condicionamento de ar são utilizados praticamente todos os tipos e compressores: Compressores Na refrigeração industrial e no condicionamento de ar são utilizados praticamente todos os tipos e compressores: Alternativos Rotativos de parafusos Rotativos Scroll Rotativos de palhetas

Leia mais

Disciplina Higiene do Trabalho. Ventilação Industrial

Disciplina Higiene do Trabalho. Ventilação Industrial Tópicos da Aula Complementar - Ventiladores; - Ventiladores Axiais; - Ventiladores Centrífugos; - Dados necessários para a seleção correta de um ventilador; - Modelos e Aspectos Gerais de Ventiladores.

Leia mais

VENTILADORES INTRODUÇÃO: Como outras turbomáquinas, os ventiladores são equipamentos essenciais a determinados processos

VENTILADORES INTRODUÇÃO: Como outras turbomáquinas, os ventiladores são equipamentos essenciais a determinados processos Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Como outras turbomáquinas, os ventiladores

Leia mais

Condensação. Ciclo de refrigeração

Condensação. Ciclo de refrigeração Condensação Ciclo de refrigeração Condensação Três fases: Fase 1 Dessuperaquecimento Redução da temperatura até a temp. de condensação Fase 2 Condensação Mudança de fase Fase 3 - Subresfriamento Redução

Leia mais

14 ASPECTOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSO

14 ASPECTOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSO 14 ASPECTOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROCESSO Há certos parâmetros que são desejados em todos os tipos de equipamentos de processo, como: FUNCIONALIDADE EFICÁCIA CONFIABILIDADE

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo III Aula 02 1. Introdução O ar comprimido é um fluido limpo e que se encontra facilmente e pode ser usado como uma fonte de energia de diferentes

Leia mais

EQUIPAMENTOS ROTATIVOS

EQUIPAMENTOS ROTATIVOS 1 INTRODUÇÃO EQUIPAMENTOS ROTATIVOS O objetivo da presente apostila é prestar informações mínimas, a nível técnico, sobre os principais equipamentos rotativos utilizados na indústria de petróleo e petroquímica.

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 17 Bombas Hidráulicas. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 17 Bombas Hidráulicas. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 17 Bombas Hidráulicas Tópicos Abordados Nesta Aula Características das Bombas Hidráulicas. Definição São Máquinas Hidráulicas Operatrizes, isto é, máquinas que recebem energia potencial (força motriz

Leia mais

CONJUNTOS DE FACAS DE AR WINDJET

CONJUNTOS DE FACAS DE AR WINDJET CONJUNTOS DE FACAS WINDJET CONJUNTO DE FACAS WINDJET SOPRADORES CONJUNTOS DE FACAS WINDJET SUMÁRIO Página Visão geral dos pacotes de facas de ar Windjet 4 Soprador Regenerativo 4 Facas de ar Windjet 4

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Módulo IV Aula 01 Bombas São máquinas acionadas que recebem energia mecânica de uma fonte motora (máquina acionadora) e a transformam em energia cinética (movimento),

Leia mais

4 pólos (n = 1800 rpm) 8 pólos (n = 900 rpm) 1,5 2,2 3,0 3,7 4,4 5,5 7,5 9,2 11,0 15,0 18,5 22,0 30,0 37,0 45,0 55,0 75,0 92,0 110,0

4 pólos (n = 1800 rpm) 8 pólos (n = 900 rpm) 1,5 2,2 3,0 3,7 4,4 5,5 7,5 9,2 11,0 15,0 18,5 22,0 30,0 37,0 45,0 55,0 75,0 92,0 110,0 VULBRAFLEX VB GENERALIDADES O VULBRAFLEX é um acoplamento flexível e torcionalmente elástico. Sua flexibilidade permite desalinhamentos radiais, axiais e angulares entre os eixos acoplados e ainda, sendo

Leia mais

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação A U A UL LA Lubrificação III Introdução Após a visita de um vendedor de lubrificante ao setor de manutenção de uma indústria, o pessoal da empresa constatou que ainda não conhecia todos os dispositivos

Leia mais

Gas-Lift - Vantagens

Gas-Lift - Vantagens Gas-Lift - Vantagens Método relativamente simples para operar O equipamento necessário é relativamente barato e é flexível Podem ser produzidos baixos ou altos volumes É efetivo sob condições adversas

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 2 Áreas de oportunidade para melhorar a eficiência na distribuição de frio Isolamento das tubulações

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Embreagens são elementos que

Leia mais

VÁLVULAS. Válvulas de Regulagem São destinadas especificamente para controlar o fluxo, podendo por isso trabalhar em qualquer posição de fechamento.

VÁLVULAS. Válvulas de Regulagem São destinadas especificamente para controlar o fluxo, podendo por isso trabalhar em qualquer posição de fechamento. VÁLVULAS São dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulação. São acessórios muito importantes nos sistemas de condução, e por isso devem merecer o maior cuidado

Leia mais

COMPRESSORES. Ruy Alexandre Generoso

COMPRESSORES. Ruy Alexandre Generoso COMPRESSORES Ruy Alexandre Generoso É o componente básico de qualquer sistema pneumático. O ar é comprimido em um sistema pneumático, de forma que possa ser usado para puxar, empurrar, realizar trabalho

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Nem sempre as unidades geradoras

Leia mais

Fundamentos de Automação. Pneumática 01/06/2015. Pneumática. Pneumática. Pneumática. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Fundamentos de Automação. Pneumática 01/06/2015. Pneumática. Pneumática. Pneumática. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Considerações Iniciais "PNEUMÁTICA

Leia mais

Secador de Ar por Refrigeração CPX. Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para você!

Secador de Ar por Refrigeração CPX. Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para você! Secador de Ar por Refrigeração CPX 2011 Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para você! Secador de Ar CPX 2. Condensados O ar comprimido produzido pelos compressores contém vapor de água que poderá

Leia mais

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação CURSO

Leia mais

Capítulo 4 Compressores Parte 1

Capítulo 4 Compressores Parte 1 Refrigeração Capítulo 4 Pág. 1 Capítulo 4 Compressores Parte 1 4.1. Introdução O compressor é um dos quatro componentes principais de um sistema de refrigeração por compressão mecânica de vapor. O compressor

Leia mais

Motores alternativos de combustão interna. Parte 1

Motores alternativos de combustão interna. Parte 1 Motores alternativos de combustão interna Parte 1 Introdução Sistemas de potência utilizando gás: Turbinas a gás Motores alternativos (ICE, ICO) Ciclos a gás modelam estes sist. Embora não trabalhem realmente

Leia mais

SÉRIE LEONARDO KAT COMPRESSOR PARAFUSO TRANSMISSÃO DIRETA ISENTO DE OLEO COM CATALISADOR. Capacidade de 9 a 75 kw Pressão de 8 a 10 bar

SÉRIE LEONARDO KAT COMPRESSOR PARAFUSO TRANSMISSÃO DIRETA ISENTO DE OLEO COM CATALISADOR. Capacidade de 9 a 75 kw Pressão de 8 a 10 bar COMPRESSOR PARAFUSO TRANSMISSÃO DIRETA ISENTO DE OLEO COM CATALISADOR Capacidade de 9 a 75 kw Pressão de 8 a 10 bar Compressor parafuso-transmissão direta-isento de oleo com catalisador- resfriado a ar

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O COMPRESSOR NOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

UM OLHAR SOBRE O COMPRESSOR NOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS UM OLHAR SOBRE O COMPRESSOR NOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS NAS INSPEÇÕES DE CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS ATÉ RECENTEMENTE NÃO ERA DADA A DEVIDA ATENÇÃO AO COMPRESSOR - TIPO - LOCAL

Leia mais

27 Sistemas de vedação II

27 Sistemas de vedação II A U A UL LA Sistemas de vedação II Ao examinar uma válvula de retenção, um mecânico de manutenção percebeu que ela apresentava vazamento. Qual a causa desse vazamento? Ao verificar um selo mecânico de

Leia mais

Módulo VIII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Regime Permanente, Dispositivos de Engenharia com Escoamento e Regime Transiente.

Módulo VIII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Regime Permanente, Dispositivos de Engenharia com Escoamento e Regime Transiente. Módulo VIII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Regime Permanente, Dispositivos de Engenharia com Escoamento e Regime Transiente. Bocais e Difusores São normalmente utilizados em motores

Leia mais

Gás refrigerante amigável a camada de ozônio HFC134a Chiller Centrífugo Hitachi NOVO. Série GXG-S Série GSG-S

Gás refrigerante amigável a camada de ozônio HFC134a Chiller Centrífugo Hitachi NOVO. Série GXG-S Série GSG-S Gás refrigerante amigável a camada de ozônio HFC134a Chiller Centrífugo Hitachi NOVO Série GXG-S Série GSG-S Chiller Centrífugo Novas Séries GXG-S e GSG-S A nova série de Chiller Centrífugo de Alta Eficiência

Leia mais

Megabloc Manual Técnico

Megabloc Manual Técnico Bomba Padronizada Monobloco Manual Técnico Ficha técnica Manual Técnico Todos os direitos reservados. Os conteúdos não podem ser divulgados, reproduzidos, editados nem transmitidos a terceiros sem autorização

Leia mais

w w w. h e n f e l. c o m. b r HIDROVARIADOR

w w w. h e n f e l. c o m. b r HIDROVARIADOR w w w. h e n f e l. c o m. b r HIDROVARIADOR CH-0509-BR Introdução Fundada em 1981, a HENFEL Indústria Metalúrgica Ltda. é uma tradicional empresa do setor mecânico / metalúrgico, fornecedora de Caixas

Leia mais

4 SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE CLIMATIZAÇÃO

4 SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE CLIMATIZAÇÃO 35 4 SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE CLIMATIZAÇÃO Em uma instalação de ar condicionado quando o circuito de refrigeração estiver desligado, teremos uma instalação de ventilação simples, onde são controlados

Leia mais

Compressores. www.iesa.com.br 2

Compressores. www.iesa.com.br 2 www.iesa.com.br 1 Compressores A pneumática utiliza o ar como fonte de energia para o acionamento de seus automatismos. Esse ar necessita de determinadas condições apropriadas para sua utilização. São

Leia mais

Universidade Paulista Unip

Universidade Paulista Unip Elementos de Produção de Ar Comprimido Compressores Definição Universidade Paulista Unip Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas,

Leia mais

BOMBAS E COMPRESSORES

BOMBAS E COMPRESSORES IPRJ 02-10669 BOMBAS E COMPRESSORES www.liviajatoba.com/iprj02-10669 Professora Livia Jatobá liviajatoba@iprj.uerj.br 1 /23 SOBRE A DISCIPLINA Eletiva restrita com ênfase em Termofluidodinâmica. Eletiva

Leia mais

Unidades externas compactas e modulares As unidades externas do SMMS possuem conceito modular, no qual unidades com diferentes capacidades têm as mesmas dimensões. Vazão precisa de refrigerante CARACTERÍSTICAS

Leia mais

COMPRESSORES DE AR ENERGIA NA FORMA DE PRESSÃO ENERGIA NA FORMA DE PRESSÃO OBJETIVOS DO AR COMPRIMIDO 06/04/2011 FUGAS DE AR COMPRIMIDO E SEU CUSTO

COMPRESSORES DE AR ENERGIA NA FORMA DE PRESSÃO ENERGIA NA FORMA DE PRESSÃO OBJETIVOS DO AR COMPRIMIDO 06/04/2011 FUGAS DE AR COMPRIMIDO E SEU CUSTO ENERGIA NA FORMA DE PRESSÃO COMPRESSORES DE AR Transformação de energia elétrica em pressão; resulta da compressão do ar ambiente; Segunda energia na indústria transformadora; Mais cara cerca de 7 a 10

Leia mais

Condicionamento de Ar

Condicionamento de Ar Condicionamento de Ar Instituto Federal de Brasília Sumário Introdução Tipos de Condicionadores de ar Vantagens e desvantagens Introdução Refrigeração por Compressão de Vapor Introdução Refrigeração por

Leia mais

1 Introdução simulação numérica termoacumulação

1 Introdução simulação numérica termoacumulação 22 1 Introdução Atualmente o custo da energia é um dos fatores mais importantes no projeto, administração e manutenção de sistemas energéticos. Sendo assim, a economia de energia está recebendo maior atenção

Leia mais

COMPRESSOR DE AR COMPRIMIDO

COMPRESSOR DE AR COMPRIMIDO Definição: Os compressores podem ser definidos como estruturas mecânicas industriais destinadas a elevar a energia utilizável de ar pelo aumento de sua pressão. Necessita de cuidados para manter sua plena

Leia mais

Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor.

Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor. Objetivos Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor. Descrição Neste módulo são abordados os princípios de funcionamento do motor Ciclo Otto,

Leia mais

Série: FBME MANUAL TÉCNICO BOMBA CENTRÍFUGA MULTIESTÁGIO FBME. Aplicação

Série: FBME MANUAL TÉCNICO BOMBA CENTRÍFUGA MULTIESTÁGIO FBME. Aplicação MANUAL TÉCNICO Série: FBME Aplicação Desenvolvida para trabalhar com líquidos limpos ou turvos, em inúmeras aplicações, tais como indústrias químicas, petroquímicas, papel, polpa, siderúrgica, mineração,

Leia mais

Sistema de Arrefecimento dos Motores. Sistemas auxiliares dos motores de combustão interna

Sistema de Arrefecimento dos Motores. Sistemas auxiliares dos motores de combustão interna Sistema de Arrefecimento dos Motores Sistemas auxiliares dos motores de combustão interna SISTEMA DE ARREFECIMENTO O sistema de arrefecimento é um conjunto de dispositivos eletromecânicos Tem como função

Leia mais

Ventilação Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho

Ventilação Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO ESPECIALIZAÇÃO em ENGENHARIA de SEGURANÇA do TRABALHO Ventilação Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho (6ª Aula) Prof. Alex Maurício Araújo Recife - 2009 Ventiladores

Leia mais

Décima segunda aula de mecânica dos fluidos para engenharia química (ME5330) 11/05/2010

Décima segunda aula de mecânica dos fluidos para engenharia química (ME5330) 11/05/2010 Décima segunda aula de mecânica dos fluidos para engenharia química (ME5330) /05/00 SOLUÇÃO DO EXERCÍCIO PROPOSTO CONSIDERANDO A CCI OBTIDA PARA O f CONSTANTE, ESCREVA SUA EQUAÇÃO QUE IRÁ OPERAR COM A

Leia mais

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS Introdução Estações de bombeamento sem acompanhamento exigem

Leia mais

AULA PRÁTICA 11 INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO

AULA PRÁTICA 11 INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO !" AULA PRÁTICA 11 INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO 1- INTRODUÇÃO O transporte de água (ADUÇÃO) pode ser realizado das seguintes formas: a) Por GRAVIDADE Utilizando Conduto Livre (Canal) b) Por GRAVIDADE Utilizando

Leia mais

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL CALENDÁRIO 2013

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL CALENDÁRIO 2013 S DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL CALENDÁRIO 2013 1 - Curso de Simulação de Edificações com o EnergyPlus (Edição 1) 8 e 9 de março 15 e 16 de março 5 e 6 de abril 19 e 20 de abril 2 - Curso de Psicrometria

Leia mais

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração. Granulação

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração. Granulação PT Customers. The core of our innovation Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação Tecnologias Piovan para Refrigeração: Chillers com compressores scroll

Leia mais

Resfriadores Evaporativos BRISBOX

Resfriadores Evaporativos BRISBOX Características do Produto: Resfriadores Evaporativos BRISBOX BRISBOX Aplicações Resfriadores evaporativos Munters, possuem uma ótima performance energética e podem ser aplicados em: Bingos; Boates; Academias;

Leia mais

Conceitos gerais. A movimentação do ar e dos gases de combustão é garantida por: Ventiladores centrífugos Efeito de sucção da chaminé

Conceitos gerais. A movimentação do ar e dos gases de combustão é garantida por: Ventiladores centrífugos Efeito de sucção da chaminé TIRAGEM Definição Tiragem é o processo que garante a introdução do ar na fornalha e a circulação dos gases de combustão através de todo gerador de vapor, até a saída para a atmosfera 00:43 2 Conceitos

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Tipos (continuação) Contato plano-frontal para junções móveis. Contato plano-frontal para junções móveis. Contato plano-frontal para junções móveis. Frontais: é composto

Leia mais

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial ersores de Freqüência na Refrigeração Industrial Os inversores de freqüência possuem um vasto campo de aplicações dentro da área de refrigeração industrial. São utilizados nas bombas de pressurização,

Leia mais

ACOPLAMENTO ELÁSTICO MADEFLEX MN

ACOPLAMENTO ELÁSTICO MADEFLEX MN CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Os acoplamentos são compostos por dois cubos simétricos de ferro fundido cinzento, e um elemento elástico alojado entre eles, de borracha sintética de elevada resistência a abrasão.

Leia mais

Alimentação de Caldeiras Alcooldutos Pipe Line. Bomba Multestágio Bipartida Axialmente. Soluções em Bombeamento

Alimentação de Caldeiras Alcooldutos Pipe Line. Bomba Multestágio Bipartida Axialmente. Soluções em Bombeamento Linha Alimentação de Caldeiras Alcooldutos Pipe Line Bomba Multestágio Bipartida Axialmente Soluções em Bombeamento Soluções em Bombeamento A IMBIL amplia sua linha de bombas engenheradas, disponibilizando

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE CALOR. em processos industriais. Uso do calor residual Economia em energia primária Proteção do meio ambiente Redução de custos

RECUPERAÇÃO DE CALOR. em processos industriais. Uso do calor residual Economia em energia primária Proteção do meio ambiente Redução de custos RECUPERAÇÃO DE CALOR em processos industriais Uso do calor residual Economia em energia primária Proteção do meio ambiente Redução de custos A RECUPERAÇÃO DO CALOR ECONOMIZA ENERGIA PRIMÁRIA Em várias

Leia mais

Geração de Energia Elétrica

Geração de Energia Elétrica Geração de Energia Elétrica Geração Termoelétrica a Gás Joinville, 07 de Maio de 2012 Escopo dos Tópicos Abordados Conceitos básicos de termodinâmica; Centrais Térmicas a Gás: Descrição de Componentes;

Leia mais

MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos

MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos 1 Classificação 2 3 Estator O estator do motor e também constituido por um núcleo ferromagnético laminado, nas cavas do qual são colocados os enrolamentos alimentados

Leia mais

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 3ª Aula - complemento - Como especificar um compressor corretamente Ao se estabelecer o tamanho e nº de compressores, deve se

Leia mais

TERMODINÂMICA EXERCÍCIOS RESOLVIDOS E TABELAS DE VAPOR

TERMODINÂMICA EXERCÍCIOS RESOLVIDOS E TABELAS DE VAPOR TERMODINÂMICA EXERCÍCIOS RESOLVIDOS E TABELAS DE VAPOR Prof. Humberto A. Machado Departamento de Mecânica e Energia DME Faculdade de Tecnologia de Resende - FAT Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Hidráulica móbil aplicada a máquina agrícolas 1. 1. Bombas e Motores

Hidráulica móbil aplicada a máquina agrícolas 1. 1. Bombas e Motores Hidráulica móbil aplicada a máquina agrícolas 1 BOMBAS: 1. Bombas e Motores As bombas hidráulicas são o coração do sistema, sua principal função é converter energia mecânica em hidráulica. São alimentadas

Leia mais

TÍTULO: CURVA DA BOMBA E DO SISTEMA PARA O TRANSPORTE DE FLUIDO VISCOSO

TÍTULO: CURVA DA BOMBA E DO SISTEMA PARA O TRANSPORTE DE FLUIDO VISCOSO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: CURVA DA BOMBA E DO SISTEMA PARA O TRANSPORTE DE FLUIDO VISCOSO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO MOTOR INCLUEM...

AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO MOTOR INCLUEM... Motores H-Compact COMPACTO, REFRIGERAÇÃO EFICIENTE A importância crescente da economia de energia, dos requerimentos ambientais, da procura por dimensões menores e das imposições dos mercados nacionais

Leia mais

Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização

Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização A qualidade do ar em um sistema de ar comprimido tem variações e todas elas estão contempladas no leque de opções de produtos que a hb ar comprimido oferece.

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Como funciona um aerogerador Componentes de um aerogerador Gôndola:contém os componentes chaves do aerogerador. Pás do rotor:captura o vento e transmite sua potência até o cubo que está acoplado ao eixo

Leia mais

Figura 6.1 - Ar sangrado do compressor da APU

Figura 6.1 - Ar sangrado do compressor da APU 1 Capítulo 6 - SANGRIA DE AR 6.1 - Finalidade e características gerais A finalidade da APU é fornecer ar comprimido para os sistemas pneumáticos da aeronave e potência de eixo para acionar o gerador de

Leia mais

Como mostra a tabela abaixo, quanto mais frio o ar, menor será o conteúdo de água, sob a forma de vapor.

Como mostra a tabela abaixo, quanto mais frio o ar, menor será o conteúdo de água, sob a forma de vapor. O AR ATMOSFÉRICO 1 - Composição O ar puro e seco é incolor, sem gosto e sem cheiro. É formado por uma mistura de gases na seguinte proporção (aproximada) Nitrogênio = 78 % Oxigênio = 21 % Outros gases

Leia mais

Selecione o tipo de rolamento e configuração. Limitações dimensionais

Selecione o tipo de rolamento e configuração. Limitações dimensionais Seleção do 2. Seleção do Os s e de estão disponíveis numa variedade de tipos, formas e dimensões. Quando se faz a correta seleção do para a sua aplicação, é importante considerar diversos fatores, e analisar

Leia mais

www.imbil.com.br 1 1

www.imbil.com.br 1 1 www.imbil.com.br 1 1 INTRODUÇÃO Neste catálogo estão descritos todos os modelos de bombas da linha BP de nossa fabricação. Nele constam informações técnicas de construção, e curvas características de cada

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Buchas Guias Mancais de Deslizamento e Rolamento Buchas Redução de Atrito Anel metálico entre eixos e rodas Eixo desliza dentro da bucha, deve-se utilizar lubrificação.

Leia mais

Motores Térmicos. 9º Semestre 5º ano

Motores Térmicos. 9º Semestre 5º ano Motores Térmicos 9º Semestre 5º ano 19 Sistema de Refrigeração - Tópicos Introdução Meios refrigerantes Tipos de Sistemas de Refrigeração Sistema de refrigeração a ar Sistema de refrigeração a água Anticongelantes

Leia mais

Mancais. TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas. Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br

Mancais. TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas. Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br Mancais TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br Introdução à Mancais O mancal pode ser definido como suporte ou guia em que se apóia o eixo; No ponto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS SETOR DE ENGENHARIA RURAL. Prof. Adão Wagner Pêgo Evangelista

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS SETOR DE ENGENHARIA RURAL. Prof. Adão Wagner Pêgo Evangelista UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS SETOR DE ENGENHARIA RURAL Prof. Adão Wagner Pêgo Evangelista 4 - ESTAÇÕES DE RECALQUE: BOMBAS 4.1 Introdução No estudo das máquinas

Leia mais

nova geração de motores a gasolina Guia de produtos

nova geração de motores a gasolina Guia de produtos nova geração de motores a gasolina Guia de produtos VOLVO PENTA MOTORES MARÍTIMOS A GASOLINA O futuro está aqui. A Volvo Penta, líder absoluta em inovações náuticas, estabelece o novo padrão em tecnologia

Leia mais

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho DISCIPLINA: HIGIENE OCUPACIONAL IV Aula 60 VENTILAÇÃO LOCAL EXAUSTORA Parte I da Aula 60

Leia mais

Neste capítulo abordaremos alguns métodos de elevação artificial de petróleo, seu funcionamento, suas características e suas propriedades.

Neste capítulo abordaremos alguns métodos de elevação artificial de petróleo, seu funcionamento, suas características e suas propriedades. CAPÍTULO 3 MÉTODOS DE ELEVAÇÃO ARTIFICIAL DE PETRÓLEO. Neste capítulo abordaremos alguns métodos de elevação artificial de petróleo, seu funcionamento, suas características e suas propriedades. BOMBEIO

Leia mais

Turbocompressores Holset

Turbocompressores Holset Turbocompressores Holset ...Só pode ser Holset Turbocompressores Holset Os turbocompressores Holset são sinônimos de excelência em turbomáquinas e em manipulação de ar em todo o mundo. Projetados e fabricados

Leia mais

Perda de Carga e Comprimento Equivalente

Perda de Carga e Comprimento Equivalente Perda de Carga e Comprimento Equivalente Objetivo Este resumo tem a finalidade de informar os conceitos básicos para mecânicos e técnicos refrigeristas sobre Perda de Carga e Comprimento Equivalente, para

Leia mais

ACOPLAMENTO ELÁSTICO MADEFLEX CR (COM CRUZETA)

ACOPLAMENTO ELÁSTICO MADEFLEX CR (COM CRUZETA) ACOPLAMENTO ELÁSTICO MADEFLEX CR (COM CRUZETA) CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Os acoplamentos MADEFLEX CR são compostos por dois cubos simétricos de ferro fundido cinzento, e um elemento elástico alojado entre

Leia mais

Soluções para produção de Oxigênio Medicinal

Soluções para produção de Oxigênio Medicinal Soluções para produção de Oxigênio Medicinal Page1 O propósito da BHP é de fornecer ao hospital uma usina de oxigênio dúplex e enchimento de cilindros para tornar o hospital totalmente independente do

Leia mais

4 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

4 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 4 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS O acoplamento ACRIFLEX AC é composto por dois cubos simétricos de ferro fundido cinzento, unidos por um jogo de correias planas fixadas aos cubos através de um flange aparafusado.

Leia mais

Como otimizar o desempenho e minimizar o tamanho em aplicações de alta velocidade Motores CC sem escova de alto desempenho

Como otimizar o desempenho e minimizar o tamanho em aplicações de alta velocidade Motores CC sem escova de alto desempenho thinkmotion Como otimizar o desempenho e minimizar o tamanho em aplicações de alta velocidade Motores CC sem escova de alto desempenho I. Introdução II. III. IV. Otimização de um motor CC sem escova para

Leia mais

ACOPLAMENTOS ELÁSTICOS MADEFLEX MSN

ACOPLAMENTOS ELÁSTICOS MADEFLEX MSN ACOPLAMENTOS ELÁSTICOS MADEFLEX MSN CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Os acoplamentos MADEFLEX MSN são compostos por dois cubos simétricos de ferro fundido nodular, e um elemento poliuretano alojado entre eles

Leia mais

Sistemas Ar Comprimido. Aplicações medicinais e de respiração. www.fargon.com.br

Sistemas Ar Comprimido. Aplicações medicinais e de respiração. www.fargon.com.br Sistemas Ar Comprimido Aplicações medicinais e de respiração www.fargon.com.br Apresentação Sistemas personalizados de ar comprimido Fabricados para atender necessidades específicas de aplicação de ar

Leia mais

ACOPLAMENTOS ELÁSTICOS MADEFLEX GR (COM GARRAS)

ACOPLAMENTOS ELÁSTICOS MADEFLEX GR (COM GARRAS) ACOPLAMENTOS ELÁSTICOS MADEFLEX GR (COM GARRAS) CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Os acoplamentos MADEFLEX GR são compostos por dois cubos simétricos de ferro fundido cinzento, e um elemento elástico alojado entre

Leia mais

Atuando desde 1981 (mil novecentos e oitenta e um), a Henfel fabrica caixas para

Atuando desde 1981 (mil novecentos e oitenta e um), a Henfel fabrica caixas para Atuando desde 1981 (mil novecentos e oitenta e um), a Henfel fabrica caixas para rolamentos, acoplamentos hidrodinâmicos e flexíveis, e hidrovariadores de velocidade, produtos destinados a atender os mais

Leia mais

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores VENTILADORES Aspectos gerais As unidades de ventilação modelo BBS, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para frente, e BBL, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para trás, são fruto de

Leia mais

Sistemas de Condicionamento da Amostra para Análise de Gases

Sistemas de Condicionamento da Amostra para Análise de Gases Sistemas de Condicionamento da Amostra para Análise de Gases V1 O queéum Sistemade Condicionamento? O Que é um Sistema de Condicionamento? Amostra do Processo? Analisador Sistema de Condicionamento O sistema

Leia mais

ECONOMIA DE ENERGIA ELETRICA COM USO RACIONAL DE AR COMPRIMIDO

ECONOMIA DE ENERGIA ELETRICA COM USO RACIONAL DE AR COMPRIMIDO ECONOMIA DE ENERGIA ELETRICA COM USO RACIONAL DE AR COMPRIMIDO CONSUMO DE ENERGIA E AR COMPRIMIDO NA INDÚSTRIA Consumo de Energia 20% 50% 30% Fornec.de ar Refrigeração Outros Consumo de Ar Comprimido 10%

Leia mais

GT CONAMA Fontes Fixas limites emissões fontes existentes. Proposta Subgrupo INEA, ABRAGET, PETROBRAS

GT CONAMA Fontes Fixas limites emissões fontes existentes. Proposta Subgrupo INEA, ABRAGET, PETROBRAS GT CONAMA Fontes Fixas limites emissões fontes existentes Proposta Subgrupo INEA, ABRAGET, PETROBRAS CONAMA 382 e Turbinas a Gás Abrangência (1): Ficam aqui definidos os limites de emissão para poluentes

Leia mais

Módulo VII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Princípio de Conservação da Massa. Regime Permanente.

Módulo VII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Princípio de Conservação da Massa. Regime Permanente. Módulo VII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Princípio de Conservação da Massa. Regime Permanente. Conservação da Massa A massa, assim como a energia, é uma propriedade que se conserva,

Leia mais

11 CENTRÍFUGAS. Sendo o trajeto de uma volta completa no tempo T, esse tempo é chamado de período.

11 CENTRÍFUGAS. Sendo o trajeto de uma volta completa no tempo T, esse tempo é chamado de período. 11 CENTRÍFUGAS 11.1 FUNDAMENTOS: Em algumas separações, principalmente com partículas muito pequenas, emprega-se a força centrífuga cuja ação pode chegar várias vezes a força da gravidade, ou seja, aceleração

Leia mais

WARMAN Centrifugal Slurry Pumps. Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados

WARMAN Centrifugal Slurry Pumps. Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados WARMAN Centrifugal Slurry Pumps Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados WARMAN Centrifugal Slurry Pumps Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados As bombas WARMAN série Q são fabricados

Leia mais

LUPATECH S.A Unidade Metalúrgica Ipê

LUPATECH S.A Unidade Metalúrgica Ipê CAVITAÇÃO 1. Descrição: Para melhor entendimeto iremos descrever o fenomeno Cavitação Cavitação é o nome que se dá ao fenômeno de vaporização de um líquido pela redução da pressão, durante seu movimento.

Leia mais

Introdução à Lubrificação Industrial

Introdução à Lubrificação Industrial Introdução à Lubrificação Industrial Prof. Matheus Fontanelle Pereira Curso Técnico em Eletromecânica Departamento de Processos Industriais Campus Lages Objetivos da Unidade Curricular Conhecer os 5 Ws

Leia mais