Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva Matemática 12.º ano Números Complexos - Exercícios saídos em (Exames Nacionais 2000)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva Matemática 12.º ano Números Complexos - Exercícios saídos em (Exames Nacionais 2000)"

Transcrição

1 Internet: ou Escola Secundára Dr. Ângelo Augusto da Slva Matemátca.º ano Números Complexos - Exercícos saídos em (Exames Naconas 000). Seja C o conjunto dos números complexos; desgna a Na fgura estão representadas, no plano complexo, as magens geométrcas de 5 nºs complexos: w, z, z, z e z 4. Qual é o nº complexo que pode ser gual a w? (A) z (B) z (C) z (D) z 4 (Prova Modelo). Seja C o conjunto dos números complexos; desgna a a) Consdere o polnómo x x +x 4. Determne analtcamente as suas raízes em C, sabendo que uma delas é. Apresente-as na forma algébrca, smplfcando-as o mas possível. b) Seja z um nº complexo de módulo e z o seu conjugado. No plano complexo, consdere os pontos A e B tas que A é a magem geométrca de z, e B a magem geométrca de z. Sabe-se que: o ponto A está stuado no º quadrante; o ângulo AOB é recto (O desgna a orgem do referencal). Determne z/, apresentando o resultado na forma algébrca. (Prova Modelo). Na fgura está representado um hexágono cujos vértces são as magens geométrcas, no plano complexo, das raízes de índce de um certo nº complexo. O vértce C é a magem geométrca do nº complexo π cs 4. Qual dos seguntes nºs complexos tem por magem geométrca o vértce D? (A) (C) 7π cs (B) 7π cs (D) π cs π cs 4. Seja A o conjunto dos nºs complexos cuja magem, no plano complexo, é o nteror do círculo de centro na orgem do referencal e rao. a) Defna, por meo de uma condção em C, a parte de A contda no º quadrante (exclundo os exos do referencal). b) Sem recorrer à calculadora, mostre que o nº + complexo pertence ao conjunto A. π 4 cs 5. Seja z um nº complexo de argumento π/5. Qual poderá ser um argumento do smétrco de z? (A) -π/5 (B) π+π/5 (C) π-π/5 (D) π+π/5 (ª chamada). Consdere, no plano complexo, o quadrado [ABCD]. Os pontos A e C pertencem ao exo magnáro, e os pontos B e D pertencem ao exo real. Estes 4 pontos encontram-se à dstânca de undade da orgem do referencal. a) Sejam w=- e z= cs π/. Sem recorrer à calculadora, mostre que as raízes quartas do complexo w /z têm por magens geométrcas os pontos A, B, C e D. b) Defna, por meo de uma condção em C, a crcunferênca nscrta no quadrado [ABCD]. (ª chamada) 7. Qual das seguntes condções defne uma recta no plano complexo? (A) z- =4 (B) arg(z)=π/ (C) z+=0 (D) z- = z+ 8. Seja C o conjunto dos nºs complexos, e sejam z e z elementos de C. Sabe-se que: z tem argumento π/; z =z 4 ; A e A são magens geométrcas de z e de z, respectvamente. a) Justfque que o ângulo A OA é recto (O desgna a orgem do referencal). b) Consdere, no plano complexo, a crcunferênca C defnda pela condção z = z. Sabendo que o perímetro de C é 4π, represente, na forma algébrca, o nº complexo z. Números Complexos - Exercícos saídos em exames (.º ano) - pág.

2 9. Seja z=y, com y R\{0}, um nº complexo. Qual dos 4 pontos representados na fgura junta (A, B, C ou D) pode ser a magem geométrca de z 4? (A) O ponto A (B) O ponto B (C) O ponto C (D) O ponto D Internet: ou (Exames Naconas 00) (Prova Modelo) 0. Em C, conjunto dos nºs complexos, consdere z =7+4. a) Um certo ponto P é a magem geométrca, no plano complexo, de uma das raízes quadradas de z. Sabendo que o ponto P tem abcssa 4, determne a sua ordenada. b) Seja z =cs α com α ]π/4,π[. Indque, justfcando, em que quadrante se stua a magem geométrca de z z (Prova Modelo). Seja w um nº complexo dferente de 0, cuja magem geométrca, no plano complexo, está no º quadrante e pertence à bssectrz dos quadrantes ímpares. Seja w o conjugado de w. Na fgura estão representadas, no plano complexo, as magens geométrcas de 4 nºs complexos: z, z,z e z 4.. Na fgura está representado, no plano complexo, um heptágono regular nscrto numa crcunferênca de centro na orgem e rao. Um dos vértces do heptágono pertence ao exo magnáro. Os vértces do heptágono são, para um certo nº natural n, as magens geométrcas das raízes de índce n de um nº complexo z. Qual é o valor de z? (A) + (B) - (C) (D) - (ª chamada) 4. Em C, conjunto dos nºs complexos, seja z =4 a) No plano complexo, a magem geométrca de z é um dos 4 vértces de losango de perímetro 0, centrado na orgem do referencal. Determne os nºs complexos cujas magens geométrcas são os restantes vértces do losango. b) Sem recorrer à calculadora, resolva a equação cs π e z z 4j = +. Apresente o resultado na forma algébrca. (ª chamada) Qual deles pode ser gual a w w? 5. Qual das seguntes regões do plano complexo (ndcadas a sombreado) contém as magens geométrcas das raízes quadradas de +4? (A) z (B) z (C) z (D) z 4. Em C, conjunto dos nºs complexos, seja z = cs π/ a) Sem recorrer à calculadora, verfque que z + é um magnáro puro. b) No plano complexo, a magem geométrca de z é um dos 5 vértces do pentágono regular representado na fgura. Este pentágono regular está nscrto numa crcunferênca centrada na orgem do referencal. Defna, por meo de uma condção em C, a regão sombreada, exclundo a frontera.. Em C, conjunto dos nºs complexos, consdere w=+ a) Determne (w-) (+) na forma algébrca. b) Avergúe se o nverso de w é, ou não, cs π 4 Números Complexos - Exercícos saídos em exames (.º ano) - pág.

3 7. Qual das seguntes condções defne, no plano complexo, o exo magnáro? (A) z+ z =0 (B) Im(z)= (C) z =0 (D) z- z =0 8. Em C, consdere os nºs complexos: z =+ e Internet: ou (Exames Naconas 00) z = cs 4 π. a) Verfque que z e z são raízes quartas de um mesmo nº complexo. Determne esse nº, apresentando-o na forma algébrca. b) Consdere, no plano complexo, os pontos A, B e O em que: A é a magem geométrca de z ; B é a magem geométrca de z ; O é a orgem do referencal. Determne o perímetro do trângulo [AOB]. 0. De nºs complexos z e z sabe-se que: um argumento de z é π/; o módulo de z é 4. a) Seja w= +. Justfque que w é dferente de z e de z b) z e z são duas das raízes quartas de um certo nº complexo z. Sabendo que, no plano complexo, a magem geométrca de z pertence ao º quadrante, determne z na forma algébrca. (ª chamada). Na fgura está representado um rectângulo de comprmento 4 e largura, centrado na orgem do plano complexo. 9. Qual das fguras seguntes pode ser a representação geométrca, no plano complexo, do conjunto {z C: z+ = z- Im(z) 4}? Seja z um nº complexo qualquer, cuja magem geométrca está stuada no nteror do rectângulo. Qual dos seguntes nºs complexos tem também, necessaramente, a sua magem geométrca no nteror do rectângulo? (A) z - (B) z (C) z (D) z. Em C, conjunto dos nºs complexos, consdere z =+ a) Determne os nºs reas b e c para os quas z é raz do polnómo x +bx+c. b) Seja z =csα. Calcule o valor de α, pertencente ao ntervalo [0,π], para o qual z z é um nº real negatvo. (ª chamada) (Exames Naconas 00). Seja w um número complexo dferente de zero, cuja magem geométrca pertence à bssectrz dos quadrantes ímpares. A magem geométrca de w 4 pertence a uma das rectas a segur ndcadas. A qual delas? (A) Exo real (B) Exo magnáro (C) Bssectrz dos quadrantes pares (D) Bssectrz dos quadrantes ímpares 4. Em C, conjunto dos números complexos, consdere z =-, z = cs 5 4 π e z =-+ z a) Sem recorrer à calculadora, determne z apresentando o resultado na forma algébrca. b) Escreva uma condção em C que defna, no plano complexo, a crcunferênca que tem centro na magem geométrca de z e que passa na magem geométrca de z 5. Consdere, em C, a condção: Em qual das fguras seguntes pode estar representado, no plano complexo, o conjunto de pontos defndo por esta condção? Números Complexos - Exercícos saídos em exames (.º ano) - pág.

4 Internet: ou 7. Na fgura estão representadas, no plano complexo, as magens geométrcas de cnco números complexos: w, z, z, z e z 4. Qual é o nº complexo que pode ser gual a -w? (A) z (B) z (C) z (D) z 4 (ª chamada). C é o conjunto dos números complexos; desgna a a) Sem recorrer à calculadora, determne ( ) + ( csπ ) 9 apresentando o resultado na forma cs π algébrca. b) Seja α um número real. Sejam z e z dos números complexos tas que: z =cs α; z =cs (α+π) Mostre que z e z não podem ser ambos raízes cúbcas de um mesmo número complexo. (ª chamada) 8. C é o conjunto dos números complexos; desgna a a) Sem recorrer à calculadora, calcule, na forma trgonométrca, as raízes quartas do número complexo +, smplfcando o mas possível as expressões obtdas. b) Seja z um nº complexo cuja magem geométrca, no plano complexo, é um ponto A stuado no º quadrante e pertencente à recta defnda pela condção Re(z)=-. Seja B a magem geométrca de z, conjugado de z. Seja O a orgem do referencal. Represente, no plano complexo, um trângulo [AOB], de acordo com as condções enuncadas. Sabendo que a área do trângulo [AOB] é 8, determne z, na forma algébrca. (Exames Naconas 004) 9. Na fgura está representado, no plano complexo, um trângulo rectângulo sósceles. 0. Em C, consdere os números complexos: z =-+ e z =-. Sem recorrer à calculadora, determne, apresentando o resultado fnal na forma trgonométrca.. Seja z um número complexo, cuja magem geométrca pertence ao prmero quadrante (exos não ncluídos). Justfque que a magem geométrca de z não pode pertencer ao quarto quadrante. Os catetos têm comprmento, estando um deles contdo no exo dos números reas. Um dos vértces do trângulo concde com a orgem do referencal. Qual das condções seguntes defne a regão sombreada, nclundo a frontera? Números Complexos - Exercícos saídos em exames (.º ano) - pág. 4

5 . Os quatro vértces de um dos quadrláteros seguntes são as magens geométrcas, no plano complexo, das raízes quartas de um certo número complexo w. Qual poderá ser esse quadrlátero? Internet: ou Em C, conjunto dos números complexos, consdere w=4- a) Sem recorrer à calculadora, calcule, na forma algébrca, +w / b) Seja α um argumento do número complexo w. Exprma, na forma trgonométrca, em função de α, o produto de pelo conjugado de w. (Exames Naconas 005) 4. Em C, conjunto dos números complexos, consdere 7. Em C, conjunto dos números complexos, consdere z =cs π 4 e z =. Sejam P e P as magens geométrcas, no w =+, w = cs π e w = cs( π ). plano complexo, de z e de z, respectvamente. Sabe-se que o a) Sem recorrer à calculadora, determne o valor de segmento de recta P P é um dos lados do polígono cujos w w vértces são as magens geométrcas das raízes de índce n de w. Apresente o resultado na forma algébrca. um certo número complexo w. Qual é o valor de n? b) Represente, no plano complexo, a regão defnda pela (A) 4 (B) (C) 8 (D) 0 condção Re(z) Re(w ) z w 5. Seja C o conjunto dos números complexos; desgna a E. Consdere, no plano complexo, um ponto A, magem geométrca de um certo nº complexo z. Sabe-se que A não a) Consdere w= + pertence a qualquer um dos exos do plano complexo. Seja B. Sem recorrer à calculadora, o ponto smétrco do ponto A, relatvamente ao exo escreva w na forma trgonométrca. magnáro. Qual dos números complexos seguntes tem por b) Consdere z =cs(α) e z =cs( π α ). Mostre que a magem geométrca o ponto B? magem geométrca, no plano complexo, de z +z pertence à (A) z (B) z (C) z (D) z bssectrz dos quadrantes ímpares. E. Em C, conjunto dos números complexos, consdere. Em qual das opções seguntes estão duas raízes cúbcas de um mesmo número complexo? z =cs π. (A) cs π e cs 5 π (B) cs π e cs π a) Sem recorrer à calculadora, determne o valor de (C) cs π 4 e cs 4 π (D) cs π e cs π [ ( z) ]. Apresente o resultado na forma algébrca. b) Represente, no plano complexo, o conjunto defndo pela condção z z z z z Números Complexos - Exercícos saídos em exames (.º ano) - pág. 5

6 8. Os pontos A e B, representados na fgura, são as magens geométrcas, no plano complexo, das raízes quadradas de um certo número complexo z. Qual dos números complexos seguntes pode ser z? (A) (B) (C) (D) Internet: ou (Exames Naconas 00) 9. Seja C o conjunto dos números complexos; desgna a 4+ cs a) Sem recorrer à calculadora, determne ( π ) + apresentando o resultado fnal na forma trgonométrca. b) Consdere que, para qualquer número complexo z não nulo, arg(z) desgna o argumento de z que pertence ao ntervalo [0,π[. Represente a regão do plano complexo defnda pela condção, em C, por z π arg( z) 5π 4 4 e determne a sua área. 40. Na fgura estão representadas, no plano complexo, duas crcunferêncas, ambas com centro no exo real, tendo uma delas rao e a outra rao. A orgem do referencal é o únco ponto comum às duas crcunferêncas. Qual das condções seguntes defne a regão sombreada, nclundo a frontera? (A) z z (B) z z (C) z z (D) z z 4. Seja C o conjunto dos números complexos; desgna a a) Consdere z = ( )( + cs π ) e z = cs( π 5 7 ) z Sem recorrer à calculadora, escreva o número complexo z na forma trgonométrca. b) Seja z um número complexo cuja magem geométrca, no plano complexo, é um ponto A stuado no prmero quadrante. Seja B a magem geométrca de z, conjugado de z. Seja O a orgem do referencal. Sabe-se que o trângulo [AOB] é equlátero e tem perímetro. Represente o trângulo [AOB] e determne z na forma algébrca. E. Na fgura está representada, no plano complexo, uma crcunferênca centrada na orgem do referencal. Os pontos A, B e C pertencem a essa crcunferênca. O ponto A é a magem geométrca de 4+. O ponto B pertence ao exo magnáro. O arco BC tem 8 graus de ampltude. Em cada uma das 4 alternatvas que se seguem, está escrto um número complexo na forma trgonométrca (os argumentos estão expressos em radanos). Qual deles tem por magem geométrca o ponto C? (A) 7cs π (B) 7cs π 5 (C) 5cs π (D) 5cs π 5 E 4. Seja C o conjunto dos números complexos; desgna a a) Consdere a equação z = 0. Uma das soluções desta equação tem a sua magem geométrca no.º quadrante do plano complexo. Sem recorrer à calculadora, determne essa solução, escrevendo-a na forma trgonométrca. b) Seja B a regão do plano complexo defnda pela condção z Re( z) 0 z z Represente grafcamente B e determne a sua área. Números Complexos - Exercícos saídos em exames (.º ano) - pág.

7 z = csα ( α ], 0 π [) a) Na fgura está representado, no plano complexo, o paralelogramo [AOBC] A e B são as magens geométrcas de z e z, respectvamente. C é a magem geométrca de um número complexo, w. Justfque que w = cosα b) Determne o valor de α ], 0 π [ para o qual z número real. Internet: ou (Exames Naconas 007) 4. Qual das opções seguntes apresenta duas raízes quadradas 44. Em C, conjunto dos números complexos, seja a undade de um mesmo número complexo? (A) e (B) e (C) e + (D) e + magnára. Seja n um número natural tal que n =. Indque qual dos seguntes é o valor de n+. (A) (B) (C) (D) 4. Em C, conjunto dos números complexos, consdere é um 45. Em C, conjunto dos números complexos, sejam: z = + y e z = 4z ( é a undade magnára e y desgna um número real). a) Consdere que, para qualquer número complexo z não nulo, Arg(z) desgna o argumento de z que pertence ao ntervalo [0,π[. Admtndo que Arg(z )=α e que 0 < α < π, determne o valor de Arg( z ) em função de α. b) Sabendo que Im(z )= Im(z ), determne z. Apresente o resultado na forma algébrca. (Exames Naconas 008) 4. Seja z = um número complexo. Qual dos seguntes valores é um argumento de z? (A) 0 (B) π (C) π (D) π 47. Consdere, em C, a condção z + z =. Em qual das fguras seguntes pode estar representado, no plano complexo, o conjunto de pontos defndos por esta condção? 48. Em C, conjunto dos números complexos, consdere z = e z = 8cs0 ( desgna a undade magnára). a) Mostre, sem recorrer à calculadora, que ( z ) é uma raz cúbca de z. b) No plano complexo, sejam A e B as magens geométrcas 4 de z e de z = z, respectvamente. Determne o comprmento do segmento [AB]. 49. Seja z um número complexo de argumento π. Qual dos seguntes valores é um argumento de ( z)? (A) π (B) 5 π (C) π (D) 7 π 50. Consdere a fgura, representada no plano complexo. Números Complexos - Exercícos saídos em exames (.º ano) - pág. 7

8 Internet: ou Qual é a condção, em C, que defne a regão sombreada da fgura, nclundo a frontera? E Na fgura está representado, no plano complexo, o polígono [EFGHI ], nscrto numa crcunferênca de centro na orgem do referencal e rao gual a. Os vértces desse polígono são as magens geométrcas das raízes de índce 5 de um certo número complexo; um dos vértces pertence ao exo real. 5. Em C, conjunto dos números complexos, consdere z = ( desgna a undade magnára). Qual é o vértce do polígono [EFGHI ] que é a magem a) Sem recorrer à calculadora, determne o valor de geométrca de cs( π 5 )? z 8. Apresente o resultado na forma algébrca. (A) E (B) F (C) H (D) I b) Consdere z uma das raízes quartas de um certo número complexo z. Determne uma outra raz quarta de z, cuja E 7 Em C, conjunto dos números complexos, sejam os magem geométrca é um ponto pertencente ao.º quadrante. números z = ( ) ( + cs Apresente o resultado na forma trgonométrca. π ) e z = 8 cs( π 4 ) ( desgna a undade magnára). a) Determne, sem recorrer à calculadora, o número z complexo w = E 5. Qual das seguntes condções, na varável complexa z, z. Apresente o resultado na forma defne, no plano complexo, uma crcunferênca? trgonométrca. (A) z + 4 = 5 (B) z = z + b) Consdere o número complexo z = z. No plano (C) 0 arg(z ) π (D) Re(z ) + Im(z) = complexo, sejam A e B as magens geométrcas de z e de z, respectvamente. Determne a área do trângulo [AOB], em que O é a orgem do referencal. Soluções:. B. ± ; -. B 4. z < π/ <arg(z)<π 5. B. z = / 7. D A 0. ; º.B. ; z < π/<arg(z)<π/5. D 4. {;-4;-}; - 5. A. +8; não 7. A 8. 4;+ 9. B B. e ; 5π/4. A 4. ; z-+ = 5. B. 7. C 8. 4 cs π/, 4 cs 7π/, 4 cs π/, 4 cs 9π/; C 0. 8 cs(5π/4). B ; 5cs(π/-α) 4. C 5. / cs(π/4). A 7. - / 8. D 9. cs( π/4); π/ 40. A 4. 5cs(π/7); + 4. D 4. π/ 44. A 45. π/+α; B 47. B D 50. A 5. 4/5-/5; cs(5π/4) E. C E. E. D E 4. cs π 9 ; π E 5. A E. C E 7. ¼ cs(π/4); O professor: RobertOlvera Números Complexos - Exercícos saídos em exames (.º ano) - pág. 8

Página 293. w1 w2 a b i 3 bi a b i 3 bi. 2w é o simétrico do dobro de w. Observemos o exemplo seguinte, em que o afixo de 2w não

Página 293. w1 w2 a b i 3 bi a b i 3 bi. 2w é o simétrico do dobro de w. Observemos o exemplo seguinte, em que o afixo de 2w não Preparar o Exame 0 0 Matemátca A Págna 9. Se 5 5 é o argumento de z, é argumento de z e 5 5. Este ângulo é gual ao ângulo de ampltude 5 é argumento de z.. Resposta: D w w a b b a b b. a b a a b b b bem

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Potências e raízes Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Potências e raízes Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano N o s Complexos - Potêncas e raízes Propostas de resolução Exercícos de exames e testes ntermédos 1. Smplfcando a expressão de z na f.a., como 5+ ) 5 1 5, temos: z 1 + 1 ) + 1 1 1

Leia mais

Escola Secundária de Francisco Franco Matemática 12.º ano Números Complexos - Exercícios saídos em (Exames Nacionais 2000)

Escola Secundária de Francisco Franco Matemática 12.º ano Números Complexos - Exercícios saídos em (Exames Nacionais 2000) Mais exercícios de.º ano: www.prof000.pt/users/roliveira0/ano.htm Escola Secundária de Francisco Franco Matemática.º ano Números Complexos - Exercícios saídos em (Exames Nacionais 000). Seja C o conjunto

Leia mais

MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS NÚMEROS COMPLEXOS

MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS NÚMEROS COMPLEXOS MATEMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS NÚMEROS COMPLEXOS PROF: Claudo Saldan CONTATO: saldan.mat@gmal.com PARTE 0 -(MACK SP/00/Janero) Se y = x, sendo x= e =, o valor de (xy) é a) 9 9 9 9 e) 9 0 -(FGV/00/Janero)

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DA UFBA VESTIBULAR 2010 2 a Fase. RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia.

PROVA DE MATEMÁTICA DA UFBA VESTIBULAR 2010 2 a Fase. RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia. PROVA DE MATEMÁTICA DA UFBA VESTIBUAR a Fase RESOUÇÃO: Proa Mara Antôna Gouvea Questão Um quadrado mágco é uma matr quadrada de ordem maor ou gual a cujas somas dos termos de cada lnha de cada coluna da

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 8 COMPLEXOS NA FORMA TRIGONOMÉTRICA 1. FORMA TRIGONOMÉTRICA DE COMPLEXOS PROBIZU

MATEMÁTICA MÓDULO 8 COMPLEXOS NA FORMA TRIGONOMÉTRICA 1. FORMA TRIGONOMÉTRICA DE COMPLEXOS PROBIZU COMPLEXOS NA FORMA TRIGONOMÉTRICA. FORMA TRIGONOMÉTRICA DE COMPLEXOS Seja z = (a, b) = a + b r a b módulo do complexo z. a b cos = ; sen = a rcos e b = rsen r r z r (cos sen ) r cs. Com [0, ], é o argumento

Leia mais

06) (PUC-MG) O número complexo z tal que 5z + z = i é igual a: a) 2 + 2i b) 2 3i c) 1 + 2i d) 2 + 4i e) 3 + i

06) (PUC-MG) O número complexo z tal que 5z + z = i é igual a: a) 2 + 2i b) 2 3i c) 1 + 2i d) 2 + 4i e) 3 + i concetos báscos, adção, subtração, multplcação, gualdade e conjugado 0) (Insper) A equação x 5 = 8x possu duas raíes magnáras, cuja soma é:. b). c) 0.. e). 0) (Mack) O conjunto solução da equação + 3 =

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 12.º ANO DE ESCOLARIDADE EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO Nº PROPOSTA DE RESOLUÇÃO 1º ANO DE ESCOLARIDADE Ste: http://recursos-para-matematcawebnodept/ Facebook: https://wwwfacebookcom/recursosparamatematca

Leia mais

01) (Insper) A equação x 5 = 8x 2 possui duas raízes imaginárias, cuja soma é: a) 2. b) 1. c) 0. d) 1. e) 2.

01) (Insper) A equação x 5 = 8x 2 possui duas raízes imaginárias, cuja soma é: a) 2. b) 1. c) 0. d) 1. e) 2. Lsta 8 Números complexos Resoluções Prof Ewerton Números Complexos (concetos báscos, adção, subtração, multplcação, gualdade e conjugado) 0) (Insper) A equação x 5 = 8x possu duas raíes magnáras, cuja

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Equações e problemas

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Equações e problemas MATEMÁTICA A - 1o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Exercícios de exames e testes intermédios 1. Em C, conjunto dos números complexos, considere z = + i19 cis θ Determine os valores de θ pertencentes

Leia mais

NÚMEROS COMPLEXOS (C)

NÚMEROS COMPLEXOS (C) Professor: Casso Kechalosk Mello Dscplna: Matemátca Aluno: N Turma: Data: NÚMEROS COMPLEXOS (C) Quando resolvemos a equação de º grau x² - 6x + = 0 procedemos da segunte forma: b b ± 4ac 6 ± 6 4 6 ± 6

Leia mais

ESPELHOS E LENTES ESPELHOS PLANOS

ESPELHOS E LENTES ESPELHOS PLANOS ESPELHOS E LENTES 1 Embora para os povos prmtvos os espelhos tvessem propredades mágcas, orgem de lendas e crendces que estão presentes até hoje, para a físca são apenas superfíces poldas que produzem

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 03 DA UNICAMP-FASE. PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA QUESTÃO 37 A fgura abaxo exbe, em porcentagem, a prevsão da oferta de energa no Brasl em 030, segundo o Plano Naconal

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais mata Exercícios de exames e provas oficiais. Na figura, está representado, no plano complexo, um quadrado cujo centro coincide com a origem e em que cada lado é paralelo a um eixo. Os vértices deste quadrado

Leia mais

(note que não precisa de resolver a equação do movimento para responder a esta questão).

(note que não precisa de resolver a equação do movimento para responder a esta questão). Mestrado Integrado em Engenhara Aeroespacal Mecânca e Ondas 1º Ano -º Semestre 1º Teste 31/03/014 18:00h Duração do teste: 1:30h Lea o enuncado com atenção. Justfque todas as respostas. Identfque e numere

Leia mais

Lista de Matemática ITA 2012 Números Complexos

Lista de Matemática ITA 2012 Números Complexos Prof Alex Perera Beerra Lsta de Matemátca ITA 0 Números Complexos 0 - (UFPE/0) A representação geométrca dos números complexos que satsfaem a gualdade = formam uma crcunferênca com rao r e centro no ponto

Leia mais

a) 3 c) 5 d) 6 b) i d) i

a) 3 c) 5 d) 6 b) i d) i Colégo Marsta Docesano de Uberaba ª Lsta de eercícos de Compleos Prof. Maluf Se é a undade magnára, para que a b seja um número real, a relação c d entre a, b, c e d deve satsfaer: 0 - (UNESP SP/00) a)

Leia mais

TE210 FUNDAMENTOS PARA ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

TE210 FUNDAMENTOS PARA ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS TE0 FUNDAMENTOS PARA ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS Números Complexos Introdução hstórca. Os números naturas, nteros, raconas, rraconas e reas. A necessdade dos números complexos. Sua relação com o mundo

Leia mais

{ } Matemática Prof.: Joaquim Rodrigues 1 NÚMEROS COMPLEXOS. Questão 06 Para que valor de x o número complexo + 8i é imaginário puro?

{ } Matemática Prof.: Joaquim Rodrigues 1 NÚMEROS COMPLEXOS. Questão 06 Para que valor de x o número complexo + 8i é imaginário puro? Matemátca Prof.: Joaqum Rodrgues NÚMEROS COMPLEXOS INTRODUÇÃO Questão 0 Resolver as equações: a x = 0 + S = {, } + 6 S = {, } x + S = { +, } 6x + 0 S = { +, } b x = 0 c x = 0 d x = 0 e x x + = 0 f x 8x

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Matemática EXERCÍCIOS DE PROVAS DE EXAME NACIONAIS 000-00 COMPLEXOS 1º ANO Parte 1 Escolha múltipla 1 Seja w um número complexo diferente de zero, cuja imagem geométrica

Leia mais

Matemática A. Previsão 1. Duração do teste: 180 minutos º Ano de Escolaridade. Previsão Exame Nacional de Matemática A 2013

Matemática A. Previsão 1. Duração do teste: 180 minutos º Ano de Escolaridade. Previsão Exame Nacional de Matemática A 2013 Prevsão Exame Naconal de Matemátca A 01 Prevsão 1 1ª fase Matemátca A Prevsão 1 Duração do teste: 180 mnutos 7.06.01 1.º Ano de Escolardade Resoluções em vídeo em www.explcamat.pt Prevsão de Exame págna1/8

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA Prof. Mário

EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA Prof. Mário EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA Prof. Máro e-mal: maroffer@yahoo.com.br 0 Conjuntos dos Números Complexos 0. Undade magnára º) Determne as raíes magnáras da equação x + 75 = 0 º) Encontre as raíes magnáras da

Leia mais

Números Complexos. Conceito, formas algébrica e trigonométrica e operações. Autor: Gilmar Bornatto

Números Complexos. Conceito, formas algébrica e trigonométrica e operações. Autor: Gilmar Bornatto Números Complexos Conceto, formas algébrca e trgonométrca e operações. Autor: Glmar Bornatto Conceto (parte I) Os números complexos surgram para sanar uma das maores dúvdas que atormentavam os matemátcos:

Leia mais

Álgebra ( ) ( ) Números complexos.

Álgebra ( ) ( ) Números complexos. Números complexos Resolva as equações no campo dos a) x² 49 = 0 x² - x = 0 x² - x = 0 d) x² - x = 0 Dado = (4a ) - (a - ) determne o número real a tal que seja: a) magnáro puro real Sendo = (4m -) (n -),

Leia mais

Proposta de resolução GRUPO I

Proposta de resolução GRUPO I Novo Espaço Matemátca A º ano Proposta de teste de avalação fnal [mao 6] Proposta de resolução GRUPO I Há rapazes, nclundo o Ru Como este não faz parte do grupo, dos restantes 9 rapazes são escolhdos O

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema III Trigonometria e Números Complexos. Tarefa nº 3 do plano de trabalho nº 2

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema III Trigonometria e Números Complexos. Tarefa nº 3 do plano de trabalho nº 2 scola Secundára com 3º cclo. ns º no de Matemátca Tema III Trgonometra e Números ompleos Tarefa nº 3 do plano de trabalho nº. Represente rgorosamente no plano compleo os seguntes números: a. e b. + e c.

Leia mais

LISTA DE REVISÃO DE MATEMÁTICA 3º ANO 2º TRIMESTRE PROF. JADIEL

LISTA DE REVISÃO DE MATEMÁTICA 3º ANO 2º TRIMESTRE PROF. JADIEL LISTA DE REVISÃO DE MATEMÁTICA º ANO 2º TRIMESTRE PROF. JADIEL 1) O valor de z sabendo que 6 z é: z A) 6 B) 6 C) 8 + D) 8 E) 8 2) Qual o valor de z para que z z 2? A) z 2 B) z 1 2 C) z D) z E) z 1 ) Consdere

Leia mais

TESTES DE CONTROLO Teste 6

TESTES DE CONTROLO Teste 6 TESTES DE CNTRL Teste 6 GRUP I Na resposta a cada um dos cnco tens deste grupo selecona a únca opção correta. Escreve na tua fola de respostas apenas o número de cada tem e a letra que dentfca a únca opção

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Estatística

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Estatística Escola Secundára com º cclo D. Dns 10º Ano de Matemátca A Estatístca Trabalho de casa nº 15 GRUPO I 1. Num referencal o.n. Oxyz, a undade é o cm e a esfera defnda por ( ) ( ) está nscrta num cubo. O volume

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Equações e problemas

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Equações e problemas MATEMÁTICA A - 1o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Exercícios de exames e testes intermédios 1. Em C, conjunto dos números complexos, sejam z 1 = 1 3i19 1 + i e z = 3k cis ( 3π, com k R + Sabe-se

Leia mais

e) 02) Com os dados fornecidos na figura abaixo (espelho côncavo), calcule a que distância do vértice (V) se encontra a imagem do objeto (O).

e) 02) Com os dados fornecidos na figura abaixo (espelho côncavo), calcule a que distância do vértice (V) se encontra a imagem do objeto (O). PROVA DE FÍSICA 2º ANO - ª MENSAL - 3º TRIMESTRE TIPO A 0) Um objeto O é colocado em rente a um eselho côncavo de centro de curvatura em C. Assnale a oção que melhor determna a osção e o tamanho da magem

Leia mais

Capítulo 1. O plano complexo. 1.1. Introdução. Os números complexos começaram por ser introduzidos para dar sentido à 2

Capítulo 1. O plano complexo. 1.1. Introdução. Os números complexos começaram por ser introduzidos para dar sentido à 2 Capítulo O plano compleo Introdução Os números compleos começaram por ser ntrodudos para dar sentdo à resolução de equações polnomas do tpo Como os quadrados de números reas são sempre maores ou guas a

Leia mais

Grupo A. 3. alternativa C. Então: y = alternativa B. = 8 6i. 5. alternativa A = i

Grupo A. 3. alternativa C. Então: y = alternativa B. = 8 6i. 5. alternativa A = i Grup A. alternatva B ( x ) + ( y 5) ( y + ) + ( x + ) x y + x y 7y y 5 x + x + y 8 y x + y 8 x + 8 x 5 Entã: x y 5 5 9. n ( x; y), m ( x; y), q ( x; y), p(x; y) m + n + p + q ( x; y) + (x; y) + (x; y)

Leia mais

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA AV. FERNANDO FERRARI, 514 - GOIABEIRAS 29075-910 VITÓRIA - ES PROF. ANDERSON COSER GAUDIO FONE: 4009.7820 FAX: 4009.2823

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Conjuntos e condições

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Conjuntos e condições MATEMÁTICA A - 1o Ano N o s Complexos - Conjuntos e condições Exercícios de exames e testes intermédios 1. Na figura ao lado, está representado, no plano complexo, um quadrado cujo centro coincide com

Leia mais

Matemática. Resolução das atividades complementares. M22 Números Complexos. 1 Resolva as equações no campo dos números complexos.

Matemática. Resolução das atividades complementares. M22 Números Complexos. 1 Resolva as equações no campo dos números complexos. Resolução das atvdades comlementares Matemátca M Números Comleos. Resolva as equações no camo dos números comleos. a 0 {, } b 8 0 a 0 D?? D 8 D Cálculo das raíes? S {, } b 8 0 D?? 8 Cálculo das raíes D

Leia mais

Análise Complexa Resolução de alguns exercícios do capítulo 1

Análise Complexa Resolução de alguns exercícios do capítulo 1 Análse Complexa Resolução de alguns exercícos do capítulo 1 1. Tem-se:. = (0, 1) = (0, 1) =. 3. Sejam a, b R. Então Exercíco nº1 = (0, 1).(0, 1) = (0.0 1.1, 0.1 + 1.0) = ( 1, 0) = 1. a + b = a b = a +

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Conjuntos e condições

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Conjuntos e condições MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Conjuntos e condições Exercícios de exames e testes intermédios 1. Em C, conjunto dos números complexos, considere: z 1 = 1 i ] π [, com θ 2e iθ 12,π 4 w = z 1

Leia mais

M mn (R) : conjunto das matrizes reais m n AnB = fx; x 2 A e x =2 Bg det A : determinante da matriz A

M mn (R) : conjunto das matrizes reais m n AnB = fx; x 2 A e x =2 Bg det A : determinante da matriz A NOTAÇÕES N = f1; ; ; g C conjunto dos números comlexos R conjunto dos números reas undade magnára = 1 [a; b] = fx R; a x bg jzj módulo do número z C [a; b[ = fx R; a x < bg z conjugado do número z C ]a;

Leia mais

Proposta de resolução do Exame Nacional de Matemática A 2016 (2 ạ fase) GRUPO I (Versão 1) Logo, P(A B) = = = Opção (A)

Proposta de resolução do Exame Nacional de Matemática A 2016 (2 ạ fase) GRUPO I (Versão 1) Logo, P(A B) = = = Opção (A) Proosta de resolução do Eame Naconal de Matemátca A 0 ( ạ fase) GRUPO I (Versão ). P( A B) 0, P(A B) 0, P(A B) 0, P(A B) 0,4 P(A) + P(B) P(A B) 0,4 Como P(A) 0, e P(B) 0,, vem que: 0, + 0, P(A B) 0,4 P(A

Leia mais

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS Depto de Físca/UFMG Laboratóro de Fundamentos de Físca NOTA II TABELAS E GRÁFICOS II.1 - TABELAS A manera mas adequada na apresentação de uma sére de meddas de um certo epermento é através de tabelas.

Leia mais

Matemática. Veículo A. Veículo B. Os gráficos das funções interceptam-se quando 50t = 80t

Matemática. Veículo A. Veículo B. Os gráficos das funções interceptam-se quando 50t = 80t Matemátca 0 Dos veículos, A e B, partem de um ponto de uma estrada, em sentdos opostos e com velocdades constantes de 50km/h e 70km/h, respectvamente Após uma hora, o veículo B retorna e, medatamente,

Leia mais

Universidade Salvador UNIFACS Cursos de Engenharia Cálculo IV Profa: Ilka Rebouças Freire. Integrais Múltiplas

Universidade Salvador UNIFACS Cursos de Engenharia Cálculo IV Profa: Ilka Rebouças Freire. Integrais Múltiplas Unversdade Salvador UNIFACS Cursos de Engenhara Cálculo IV Profa: Ilka ebouças Frere Integras Múltplas Texto 3: A Integral Dupla em Coordenadas Polares Coordenadas Polares Introduzremos agora um novo sstema

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO NÚMEROS COMPLEXOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO NÚMEROS COMPLEXOS COMÉRCIO EXTERIOR - REGULAR TERCEIRA SÉRIE NOME: EXERCÍCIOS DE REVISÃO NÚMEROS COMPLEXOS TESTES 1) Cnjunt sluçã da equaçã z z 0, n cnjunt ds númers cmplexs, é: a), 0, - c) d) e) 0 5 ) O cnjugad d númer

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA

Prova Escrita de MATEMÁTICA Prova Escrita de MATEMÁTICA Identi que claramente os grupos e as questões a que responde. As funções trigonométricas estão escritas no idioma anglo saxónico. Utilize apenas caneta ou esferográ ca de tinta

Leia mais

Matemática A. Teste Intermédio de Matemática A. Versão 1. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos 6.05.2010. 11.º Ano de Escolaridade

Matemática A. Teste Intermédio de Matemática A. Versão 1. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos 6.05.2010. 11.º Ano de Escolaridade Teste Intermédio de Matemática A Versão 1 Teste Intermédio Matemática A Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 6.05.2010 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Na sua folha de

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação do 2 Bimestre. Lista de exercícios de Recuperação de Matemática 3º E.M.

Lista de Exercícios de Recuperação do 2 Bimestre. Lista de exercícios de Recuperação de Matemática 3º E.M. Lsta de Exercícos de Recuperação do Bmestre Instruções geras: Resolver os exercícos à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fcháro). Copar os enuncados das questões. Entregar a lsta

Leia mais

valor do troco recebido foi a) R$ 0,50. b) R$ 1,00. c) R$ 1,50. d) R$ 2,50. e) R$ 2,00.

valor do troco recebido foi a) R$ 0,50. b) R$ 1,00. c) R$ 1,50. d) R$ 2,50. e) R$ 2,00. Nome: nº Data: / _ / 017 Professor: Gustavo Bueno Slva - Ensno Médo - 3º ano Lsta de Revsão 1. (Upe-ssa 017) Márca e Marta juntas pesam 115 kg; Marta e Mônca pesam juntas 113 kg; e Márca e Mônca pesam

Leia mais

Interpolação Segmentada

Interpolação Segmentada Interpolação Segmentada Uma splne é uma função segmentada e consste na junção de váras funções defndas num ntervalo, de tal forma que as partes que estão lgadas umas às outras de uma manera contínua e

Leia mais

58 Textos de Apoio de Análise Matemática IV 2003/2004. Tem-se assim uma decomposição da região rectangular R em mk rectângulos

58 Textos de Apoio de Análise Matemática IV 2003/2004. Tem-se assim uma decomposição da região rectangular R em mk rectângulos 58 Textos de Apoo de Análse Matemátca IV 3/4.3 Integral duplo.3.1 efnção Seja um rectângulo fechado de, sto é, [a, b] [c, d] {(x, y) : a x b e c y d}, com a < b e c < d. Consdere-se uma partção do ntervalo

Leia mais

PROBABILIDADE. 3) Jogando-se dois dados, qual a probabilidade de que a soma dos pontos obtidos seja menor que 4?

PROBABILIDADE. 3) Jogando-se dois dados, qual a probabilidade de que a soma dos pontos obtidos seja menor que 4? Segmento: ENSINO MÉDIO Dscplna: MATEMÁTICA Tpo de Atvdade: LISTA DE EXERCÍCIOS Prof. Marcelo 06/2016 Turma: 3 A PROBABILIDADE 1) No lançamento de um dado, determnar a probabldade de se obter: a) o número

Leia mais

01. Em porcentagem das emissões totais de gases do efeito estufa, o Brasil é o quarto maior poluidor, conforme a tabela abaixo:

01. Em porcentagem das emissões totais de gases do efeito estufa, o Brasil é o quarto maior poluidor, conforme a tabela abaixo: PROCESSO SELETIVO 7 RESOLUÇÃO MATEMÁTICA Rosane Soares Morera Vana, Luz Cláudo Perera, Lucy Tem Takahash, Olímpo Hrosh Myagak QUESTÕES OBJETIVAS Em porcentagem das emssões totas de gases do efeto estufa,

Leia mais

Números Complexos na Forma Algébrica

Números Complexos na Forma Algébrica Colégo Adventsta Portão EIEFM MATEMÁTICA Números Complexos º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Professor: Hermes Jardm Dscplna: Matemátca Lsta º Bmestre Aluno(a): Número: Turma: Números Complexos na Forma Algébrca

Leia mais

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários Análse de Campos Modas em Guas de Onda Arbtráros Neste capítulo serão analsados os campos modas em guas de onda de seção arbtrára. A seção transversal do gua é apromada por um polígono conveo descrto por

Leia mais

Grupo I. 1. Uma caixa contém bolas indistinguíveis ao tacto e de duas cores diferentes: azul e roxo.

Grupo I. 1. Uma caixa contém bolas indistinguíveis ao tacto e de duas cores diferentes: azul e roxo. Exames Naconas EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Le n. 74/2004, e 26 e Março Prova Escrta e Matemátca A 2. Ano e Escolarae Prova 63/2.ª Fase Duração a Prova: 0 mnutos. Tolerânca: 30 mnutos 200

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 1 Nome Nº Turma: Data: / / Professor 10.º Ano Classfcação Apresente o seu racocíno de forma clara, ndcando todos os cálculos que tver de efetuar e todas

Leia mais

Exercícios de Física. Prof. Panosso. Fontes de campo magnético

Exercícios de Física. Prof. Panosso. Fontes de campo magnético 1) A fgura mostra um prego de ferro envolto por um fo fno de cobre esmaltado, enrolado mutas vezes ao seu redor. O conjunto pode ser consderado um eletroímã quando as extremdades do fo são conectadas aos

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 2 Nome Nº Turma: Data: / / Professor 10.º Ano Classfcação Apresente o seu racocíno de forma clara, ndcando todos os cálculos que tver de efetuar e todas

Leia mais

ESTATÍSTICA MULTIVARIADA 2º SEMESTRE 2010 / 11. EXERCÍCIOS PRÁTICOS - CADERNO 1 Revisões de Estatística

ESTATÍSTICA MULTIVARIADA 2º SEMESTRE 2010 / 11. EXERCÍCIOS PRÁTICOS - CADERNO 1 Revisões de Estatística ESTATÍSTICA MULTIVARIADA º SEMESTRE 010 / 11 EXERCÍCIOS PRÁTICOS - CADERNO 1 Revsões de Estatístca -0-11 1.1 1.1. (Varáves aleatóras: função de densdade e de dstrbução; Méda e Varânca enquanto expectatvas

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3 Nome Nº Turma: Data: / / Professor 10.º Ano Classfcação Apresente o seu racocíno de forma clara, ndcando todos os cálculos que tver de efetuar e todas

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DA UFMG VESTIBULAR 2011 2 a Fase. RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia.

PROVA DE MATEMÁTICA DA UFMG VESTIBULAR 2011 2 a Fase. RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia. PROVA DE MATEMÁTICA DA UFMG VESTIBULAR 0 a Fase Profa Mara Antôna Gouvea PROVA A QUESTÃO 0 Consdere as retas r, s e t de equações, resectvamente, y x, y x e x 7 y TRACE, no lano cartesano abaxo, os gráfcos

Leia mais

Aulas Particulares on-line

Aulas Particulares on-line MATEMÁTICA PRÉ-VESTIBULAR LIVRO DO PROFESSOR 006-009 IESDE Brasl S.A. É probda a reprodução, mesmo parcal, por qualquer processo, sem autoração por escrto dos autores e do detentor dos dretos autoras.

Leia mais

Proposta de resolução do Exame Nacional de Matemática A 2017 (2 ạ fase) GRUPO I (Versão 1) Assim, 2! 3! 4 = 48 é a resposta pedida.

Proposta de resolução do Exame Nacional de Matemática A 2017 (2 ạ fase) GRUPO I (Versão 1) Assim, 2! 3! 4 = 48 é a resposta pedida. Proosta de resolução do Eame Naconal de Matemátca A 7 ( ạ fase) GRUPO I (Versão ) P P I I I. 3 3! 3! = 6 = 8 Estem quatro maneras dstntas de os algarsmos ares estarem um a segur ao outro (PPIII ou IPPII

Leia mais

CAPÍTULO IV PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DA SEÇÃO TRANSVERSAL

CAPÍTULO IV PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DA SEÇÃO TRANSVERSAL CPÍTULO IV PROPRIEDDES GEOMÉTRICS D SEÇÃO TRNSVERSL Propredades Geométrcas da Seção Transversal 4. Propredades Geométrcas da Seção Transversal 4.. Introdução O presente trabalho é desenvolvdo paralelamente

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 4 Nome Nº Turma: Data: / / Professor 10.º Ano Classfcação Apresente o seu racocíno de forma clara, ndcando todos os cálculos que tver de efetuar e todas

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Simplificando as expressões de z 1 e z, temos que: Como i 19 i + i i, vem

Leia mais

Curvas Horizontais e Verticais

Curvas Horizontais e Verticais Insttução: Faculdade de Tecnologa e Cêncas Professor: Dego Queroz de Sousa Dscplna: Topografa Curvas Horzontas e ertcas 1. Introdução Exstem dversas ocasões na engenhara em que os projetos são desenvolvs

Leia mais

Versão 1. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes.

Versão 1. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Versão 1 Teste Intermédio Matemática Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 11.05.2011 8.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro Identifica claramente,

Leia mais

Números Complexos na Forma Algébrica

Números Complexos na Forma Algébrica Colégo Adventsta Portão EIEFM MATEMÁTICA Números Complexos º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Professor: Hermes Jardm Dscplna: Matemátca Lsta º Bmestre/0 Aluno(a): Número: Turma: Números Complexos na Forma Algébrca

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso de Economia

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso de Economia CCSA - Centro de Cêncas Socas e Aplcadas Curso de Economa ECONOMIA REGIONAL E URBANA Prof. ladmr Fernandes Macel LISTA DE ESTUDO. Explque a lógca da teora da base econômca. A déa que sustenta a teora da

Leia mais

Números Complexos. Conceito, formas algébrica e trigonométrica e operações.

Números Complexos. Conceito, formas algébrica e trigonométrica e operações. Números Complexos Conceto, formas algébrca e trgonométrca e operações. Conceto (parte I) Os números complexos surgram para sanar uma das maores dúvdas que atormentavam os matemátcos: Qual o resultado da

Leia mais

Resolução das Questões Objetivas

Resolução das Questões Objetivas COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CONCURSO PISM III - TRIÊNIO 2008-2010 Prova de Matemátca Resolução das Questões Objetvas São apresentadas abaxo possíves soluções

Leia mais

TEMA 3 NÚMEROS COMPLEXOS FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 3 NÚMEROS COMPLEXOS. Jorge Penalva José Carlos Pereira Vítor Pereira MathSuccess

TEMA 3 NÚMEROS COMPLEXOS FICHAS DE TRABALHO 12.º ANO COMPILAÇÃO TEMA 3 NÚMEROS COMPLEXOS. Jorge Penalva José Carlos Pereira Vítor Pereira MathSuccess FICHAS DE TRABALHO º ANO COMPILAÇÃO TEMA NÚMEROS COMPLEXOS St: http://wwwmathsuccsspt Facbook: https://wwwfacbookcom/mathsuccss TEMA NÚMEROS COMPLEXOS Matmátca A º Ano Fchas d Trabalho Complação Tma Númros

Leia mais

Prof. Jorge. Estudo de Polígonos

Prof. Jorge. Estudo de Polígonos Estudo de Polígonos Enchendo a piscina A piscina de um clube de minha cidade, vista de cima, tem formato retangular. O comprimento dela é de 18 m. o fundo é uma rampa reta. Vista lateralmente, ela tem

Leia mais

Caderno de Exercícios Resolvidos

Caderno de Exercícios Resolvidos Estatístca Descrtva Exercíco 1. Caderno de Exercícos Resolvdos A fgura segunte representa, através de um polígono ntegral, a dstrbução do rendmento nas famílas dos alunos de duas turmas. 1,,75 Turma B

Leia mais

Lista 1. Sistema cartesiano ortogonal. 1. Observe a figura e determine os pontos, ou seja, dê suas coordenadas: a) A b) B c) C d) D e) E

Lista 1. Sistema cartesiano ortogonal. 1. Observe a figura e determine os pontos, ou seja, dê suas coordenadas: a) A b) B c) C d) D e) E Sistema cartesiano ortogonal Lista. Observe a figura e determine os pontos, ou seja, dê suas coordenadas: a) A b) B c) C d) D e) E. Marque num sistema de coordenadas cartesianas ortogonais os pontos: a)

Leia mais

PROBLEMAS SOBRE PONTOS Davi Máximo (UFC) e Samuel Feitosa (UFC)

PROBLEMAS SOBRE PONTOS Davi Máximo (UFC) e Samuel Feitosa (UFC) PROBLEMS SOBRE PONTOS Dav Máxmo (UFC) e Samuel Fetosa (UFC) Nível vançado Dstrbur pontos num plano ou num espaço é uma tarefa que pode ser realzada de forma muto arbtrára Por sso, problemas sobre pontos

Leia mais

PROVA 2 Cálculo Numérico. Q1. (2.0) (20 min)

PROVA 2 Cálculo Numérico. Q1. (2.0) (20 min) PROVA Cálculo Numérco Q. (.0) (0 mn) Seja f a função dada pelo gráfco abaxo. Para claro entendmento da fgura, foram marcados todos os pontos que são: () raízes; () pontos crítcos; () pontos de nflexão.

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 10. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisores. Prof. Samuel Feitosa

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 10. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisores. Prof. Samuel Feitosa Polos Olímpcos de Trenamento Curso de Teora dos Números - Nível 2 Prof. Samuel Fetosa Aula 10 Dvsores Suponha que n = p α 1 2...pα é a fatoração em prmos do ntero n. Todos os dvsores de n são da forma

Leia mais

Física. Física Módulo 1 Vetores, escalares e movimento em 2-D

Física. Física Módulo 1 Vetores, escalares e movimento em 2-D Físca Módulo 1 Vetores, escalares e movmento em 2-D Vetores, Escalares... O que são? Para que servem? Por que aprender? Escalar Defnção: Escalar Grandea sem dreção assocada. Eemplos: Massa de uma bola,

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Potências e raízes

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Potências e raízes MTMÁTI - 12o no N o s omplexos - Potências e raízes xercícios de exames e testes intermédios 1. m, conjunto dos números complexos, seja z = 2i 1 i + 2i23 etermine, sem recorrer à calculadora, os números

Leia mais

NUMEROS COMPLEXOS NA FORMA TRIGONOMÉTRICA

NUMEROS COMPLEXOS NA FORMA TRIGONOMÉTRICA NUMEROS COMPLEXOS NA FORMA TRIGONOMÉTRICA Na representação trigonométrica, um número complexo z = a + bi é determinado pelo módulo do vetor que o representa e pelo ângulo que faz com o semi-eixo positivo

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Triângulo de Pascal Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Triângulo de Pascal Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 12o Ano Probabilidades - Triângulo de Pascal Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. A linha do triângulo de Pascal em que a soma dos dois primeiros elementos

Leia mais

GAAL - 2013/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar

GAAL - 2013/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar GAAL - 201/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar SOLUÇÕES Exercício 1: Determinar os três vértices de um triângulo sabendo que os pontos médios de seus lados são M = (5, 0, 2), N = (, 1, ) e P = (4,

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 635/11 Págs. Duração da prova: 150

Leia mais

CIRCUNFERÊNCIA E POLÍGONOS. ROTAÇÕES

CIRCUNFERÊNCIA E POLÍGONOS. ROTAÇÕES B3 CIRCUNFERÊNCIA E POLÍGONOS. ROTAÇÕES Circunferência Circunferência é um conjunto de pontos do plano situados à mesma distância de um ponto fixo (centro). Corda é um segmento de recta cujos extremos

Leia mais

, para. Assim, a soma (S) das áreas pedida é dada por:

, para. Assim, a soma (S) das áreas pedida é dada por: (9) - wwweltecapnascobr O ELITE RESOLE FUEST 9 SEGUND FSE - MTEMÁTIC MTEMÁTIC QUESTÃO Na fgura ao lado, a reta r te equação x + no plano cartesano Ox lé dsso, os pontos B, B, B, B estão na reta r, sendo

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano N o s Complexos - Equações e problemas Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Simplificando as expressões de z 1 e z, temos que: Como i 19 i + i i, vem

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA A 1 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2014. Disciplina: MaTeMÁTiCa

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA A 1 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2014. Disciplina: MaTeMÁTiCa Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA A 1 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 201 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 16 Em um paralelogramo, as medidas de dois ângulos

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Potências e raízes Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano N o s Complexos - Potências e raízes Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano N o s Complexos - Potências e raízes Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios 1. Escrevendo 1 + i na f.t. temos 1 + i ρ cis θ, onde: ρ 1 + i 1 + 1 1 + 1 tg

Leia mais

Introdução à Análise de Dados nas medidas de grandezas físicas

Introdução à Análise de Dados nas medidas de grandezas físicas Introdução à Análse de Dados nas meddas de grandezas físcas www.chem.wts.ac.za/chem0/ http://uregna.ca/~peresnep/ www.ph.ed.ac.uk/~td/p3lab/analss/ otas baseadas nos apontamentos Análse de Dados do Prof.

Leia mais

Matemática A. Teste Intermédio de Matemática A. Versão 1. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos 5.05.2010. 10.º Ano de Escolaridade

Matemática A. Teste Intermédio de Matemática A. Versão 1. Teste Intermédio. Versão 1. Duração do Teste: 90 minutos 5.05.2010. 10.º Ano de Escolaridade Teste Intermédio de Matemática A Versão 1 Teste Intermédio Matemática A Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 5.05.2010 10.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Na sua folha de

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 635/12 Págs. Duração da prova: 150

Leia mais

CADERNO 1 (É permitido o uso de calculadora gráfica.)

CADERNO 1 (É permitido o uso de calculadora gráfica.) Proposta de teste de avalação [mao 09] Nome: Ao / Turma: N.º: Data: - - Não é permtdo o uso de corretor. Deves rscar aqulo que pretedes que ão seja classfcado. A prova clu um formuláro. As cotações dos

Leia mais

Prova Final de Matemática

Prova Final de Matemática PROVA FINAL DO 3.º CICLO do Ensino BÁSICO Decreto-Lei n.º 139/01, de 5 de julho Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Prova 9/1.ª Chamada 8 Páginas Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância:

Leia mais

LISTÃO DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO IFMA PROFESSOR: ARI

LISTÃO DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO IFMA PROFESSOR: ARI 01.: A figura mostra um edifício que tem 15 m de altura, com uma escada colocada a 8 m de sua base ligada ao topo do edifício. comprimento dessa escada é de: a) 12 m. b) 30 m. c) 15 m. d) 17 m. e) 20 m.

Leia mais

Números complexos são aqueles na forma a + bi, em que a e b são números reais e i é o chamado número imaginário.

Números complexos são aqueles na forma a + bi, em que a e b são números reais e i é o chamado número imaginário. 10. NÚMEROS COMPLEXOS 10.1 INTRODUÇÃO Números complexos são aqueles na forma a + bi, em que a e b são números reais e i é o chamado número imaginário. O número a é denominado parte real do número complexo

Leia mais

Ampliando Horizontes Geométricos e Encolhendo Problemas: Homotetias e Composição de Homotetias

Ampliando Horizontes Geométricos e Encolhendo Problemas: Homotetias e Composição de Homotetias Amplando Horzontes Geométrcos e Encolhendo Problemas: Homotetas e Composção de Homotetas. Introdução ª Semana Olímpca Maceó, AL Prof. Dav Lopes Nível 3 Sem dúvda, você já deve ter vsto uma fgura amplada,

Leia mais

Exercícios de Números Complexos com Gabarito

Exercícios de Números Complexos com Gabarito Exercícios de Números Complexos com Gabarito ) (UNIFESP-007) Quatro números complexos representam, no plano complexo, vértices de um paralelogramo. Três dos números são z = i, z = e z = + ( 5 )i. O quarto

Leia mais