Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)"

Transcrição

1 Semana 7 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

2 CRONOGRAMA 06/03 Lançamento vertical e queda livre 13:30 08/03 Exercícios de lançamento vertical e queda livre 15:00 13/03 Lançamentos horizontal e oblíquo 13:30 15/03 Exercícios de lançamentos no vácuo 15:00

3 20/03 Cinemática vetorial 13:30 22/03 Movimento Circular Uniforme 15:00 27/03 Transmissão de movimento 13:30 29/03 Leis de Newton 15:00

4 27 Transmissão mar de movimento 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto

5 RESUMO Os motores, geralmente, têm uma frequência de rotação fixa. Entretanto, as máquinas acionadas por eles têm, quase sempre. Sistemas girantes que precisam de diferentes frequências de rotação. Muitas vezes essas frequências são fornecidas por um único motor. Por isso, o eixo desse motor é acoplado a polias de diferentes tamanhos por meio de correias ou engrenagens. volta, a outra completa uma volta, logo ambas possuem a mesma velocidade angular. ωa = ωb Acoplamento (associação) por correia - eixos distintos Duas polias podem ser acopladas das seguintes formas: Acoplamento (associação) - mesmo eixo Nesta associação, quando a polia maior completa uma volta, a outra menor completa um número maior de voltas. Contudo, por estarem presas por uma correia, elas possuem a mesma velocidade linear nos pontos de contato com a correia. Nesta associação quando uma polia completa uma V A = V B Assim, ω A R A = ω B R B. Logo, 2πf A R A = 2πf B R B e f A R A = f B R B, onde f é a frequência de rotação. 35 EXERCÍCIOS DE AULA 1. (Mack-SP) Quatro polias, solidárias duas a duas, podem ser acopladas por meio de uma única correia, conforme as possibilidades abaixo ilustradas.

6 Os raios das polias A, B, C e D são, respectivamente, 4,0 cm, 6,0 cm, 8,0 cm e 10 cm. Sabendo que a frequência do eixo do conjunto CD é rpm, a maior frequência obtida para o eixo do conjunto AB, dentre as combinações citadas, é: a) 400 Hz. b) 200 Hz. c) 160 Hz. d) 133 Hz. e) 107 Hz. 2. (Enem) Para serrar ossos e carnes congeladas, um açougueiro utiliza uma serra de fita que possui três polias e um motor. O equipamento pode ser montado de duas formas diferentes, P e Q. Por questão de segurança, é necessário que a serra possua menor velocidade linear. 36 Por qual montagem o açougueiro deve optar e qual a justificativa desta opção? a) Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência. b) Q, pois as polias 1 e 3 giram com frequências iguais e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico. c) P, pois as polias 2 e 3 giram com frequências diferentes e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico. d) P, pois as polias 1 e 2 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver menor raio terá maior frequência. e) Q, pois as polias 2 e 3 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência. 3. Em 1885, Michaux lançou o biciclo com uma roda dianteira diretamente acionada por pedais (Fig. A). Através do emprego da roda dentada, que já tinha sido concebida por Leonardo da Vinci, obteve-se melhor aproveitamento da força nos pedais (Fig. B). Considere que um ciclista consiga pedalar 40 voltas por minuto em ambas as bicicletas.

7 a) Qual a velocidade de translação do biciclo de Michaux para um diâmetro da roda de 1,20m? b) Qual a velocidade de translação para a bicicleta padrão aro 60 (Fig. B)? 4. A figura mostra dois discos planos, D1 e D2, presos a um eixo comum, E. O eixo é perpendicular a ambos os discos e passa por seus centros. Em cada disco há um furo situado a uma distância r do seu centro. Os discos estão separados por uma distância d = 2,40m e os furos alinham-se sobre uma reta paralela ao eixo E. Calcule as três frequências mais baixas (medidas em rotações por segundo) com as quais deverão girar os discos se quisermos que uma bala com velocidade v = 240m/s, que passa pelo primeiro furo, passe também pelo segundo furo. Suponha a trajetória da bala paralela ao eixo E Duas polias, A e B, rigidamente unidas por um eixo, giram com frequência f constante, como mostra a figura. Sendo R A = 2R B, a razão a A /a B entre as acelerações dos pontos das periferias das respectivas polias é:

8 a) 4. b) 0,25. c) 1. d) 0,5. e) (Ufpb) Em uma bicicleta, a transmissão do movimento das pedaladas se faz através de uma corrente, acoplando um disco dentado dianteiro (coroa) a um disco dentado traseiro (catraca), sem que haja deslizamento entre a corrente e os discos. A catraca, por sua vez, é acoplada à roda traseira de modo que as velocidades angulares da catraca e da roda sejam as mesmas (ver a seguir figura representativa de uma bicicleta). Em uma corrida de bicicleta, o ciclista desloca-se com velocidade escalar constante, mantendo um ritmo estável de pedaladas, capaz de imprimir no disco dianteiro uma velocidade angular de 4 rad/s, para uma configuração em que o raio da coroa é 4R, o raio da catraca é R e o raio da roda é 0,5 m. Com base no exposto, conclui-se que a velocidade escalar do ciclista é: 38 a) 2 m/s b) 4 m/s c) 8 m/s d) 12 m/s e) 16 m/s 7. (Fuvest-SP-mod) Um disco de raio r gira com velocidade angular constante. Na borda do disco, está presa uma placa fina de material facilmente perfurável. Um projétil é disparado com velocidade v em direção ao eixo do disco, conforme mostra a figura, e fura a placa no ponto A. Enquanto o projétil prossegue sua trajetória sobre o disco, a placa gira meia circunferência, de forma que o projétil atravessa mais uma vez o mesmo orifício que havia perfurado. Considere a velocidade do projétil constante e sua trajetória retilínea. Determine o módulo da velocidade v do projétil.

9 8. (Unicamp) Considere as três engrenagens acopladas simbolizadas na figura a seguir. A engrenagem A tem 50 dentes e gira no sentido horário, indicado na figura, com velocidade angular de 100 rpm (rotação por minuto). A engrenagem B tem 100 dentes e a C tem 20 dentes. a) Qual é o sentido de rotação da engrenagem C? b) Quanto vale a velocidade tangencial da engrenagem A em dentes/min? c) Qual é a velocidade angular de rotação (em rpm) da engrenagem B? 9. (Fuvest-SP) Uma criança montada em um velocípede se desloca em trajetória retilínea, com velocidade constante em relação ao chão. A roda dianteira descreve uma volta completa em um segundo. O raio da roda dianteira vale 24 cm e o das traseiras 16 cm. Determine em quanto tempo, aproximadamente, as rodas traseiras do velocípede completam uma volta. 39 EXERCÍCIOS PARA CASA 1. No mecanismo esquematizado, o motor aciona a engrenagem A com uma frequência f A = 75 rpm. As engrenagens B e C estão ligadas a um mesmo eixo. a) Observa-se que o motor aciona a engrenagem A no sentido horário, logo as engrenagens B e C giram no sentido. b) Sendo R A = R C e R B = 2R A, o valor da frequência da engrenagem C é maior, igual ou menor que a de A?.

10 2. (Unifor) Uma das modalidades de corridas de automóveis muito populares nos Estados Unidos são as corridas de arrancadas, lá chamadas de Dragsters Races. Estes carros são construídos para percorrerem pequenas distâncias no menor tempo. Uma das características destes carros é a diferença entre os diâmetros dos seus pneus dianteiros e traseiros. Considere um Dragster cujos pneus traseiros e dianteiros tenham respectivamente diâmetros de d 1 = 1,00 m e d2 = 50,00 cm. Para percorrer uma distância de 300,00 m, a razão (n1/ n2), entre o número de voltas que os pneus traseiros e dianteiros efetuam, supondo que em nenhum momento haverá deslizamento dos pneus com o solo, será: 3. a) 150,00 b) 50,00 c) 25,00 d) 2,00 e) 0,50 Uma esfera oca feita de papel tem diâmetro igual a 0,50m e gira com determinada frequência f, conforme figura adiante. 40 Um projétil é disparado numa direção que passa pelo equador da esfera, com velocidade v = 500m/s. Observa-se que, devido à frequência de rotação da esfera, a bala sai pelo mesmo orifício feito pelo projétil quando penetra na esfera. A frequência f da esfera é: a) 200 Hz. b) 300 Hz. c) 400 Hz. d) 500 Hz. e) 600 Hz.

11 4. (PUC-SP) Em uma bicicleta o ciclista pedala na coroa e o movimento é transmitido à catraca pela corrente. A frequência de giro da catraca é igual à da roda. Supondo os diâmetros da coroa, catraca e roda iguais, respectivamente, a 15 cm, 5,0 cm e 60 cm, a velocidade dessa bicicleta, em m/s, quando o ciclista gira a coroa a 80 rpm, tem módulo mais próximo de a) 5 b) 7 c) 9 d) 11 e) (UERJ-mod) Utilize as informações abaixo para responder às questões 5 e 6. Uma bicicleta de marchas tem três engrenagens na coroa, que giram com o pedal, e seis engrenagens no pinhão, que giram com a roda traseira. Observe a bicicleta abaixo e as tabelas que apresentam os números de dentes de cada engrenagem, todos de igual tamanho. 41 Cada marcha é uma ligação, feita pela corrente, entre uma engrenagem da coroa e uma do pinhão. Suponha que uma das marchas foi selecionada para a bicicleta atingir a maior velocidade possível. Nessa marcha, a velocidade angular da roda traseira é W R e a da coroa é W C. Determine a razão W R /W C. 6. (UERJ-mod) Um dente da 1ª engrenagem da coroa quebrou. Para que a corrente não se desprenda com a bicicleta em movimento, admita que a engrenagem danificada só deva ser ligada à 1ª ou à 2ª engrenagem do pinhão. Nesse caso, determine o número máximo de marchas distintas, que podem ser utilizadas para movimentar a bicicleta.

12 7. Uma arma dispara 30 balas/minuto. Estas balas atingem um disco girante sempre no mesmo ponto atravessando um orifício. Qual a velocidade angular do disco, em rotações por minuto? 8. Na figura, as rodas dentadas R1 e R3 são iguais e seus raios medem 50cm, enquanto a roda dentada R2 tem raio igual a 25 cm. As rodas R2 e R3 giram fixas a um mesmo eixo. A roda R1, acoplada à R2, gira com frequência igual a 5000 rpm. a) Determine a frequência de rotação das rodas R2 e R3. b) Determine o quociente V1/V3 das velocidades escalares lineares de pontos na periferia das rodas R1 e R3, respectivamente. 42 QUESTÃO CONTEXTO Transmissão e movimento e a troca de marcha Considere o sistema de engrenagens da questão anterior. Imagine que acoplemos mais engrenagens. A figura abaixo mostra o acoplamento de mais dois sistemas, resultando em quatro engrenagens de raio maior. Considere que o raio das engrenagens maiores são o dobro das menores. Generalizando para o caso de n engrenagens de raio maior (1, 2, 3, 4,..., n), refaça a análise da questão anterior e prove que a velocidade da n-ésima engrenagem é dada por

13 GABARITO 01. Exercícios para aula 1. b 2. a 3. a) 2,4m/s b) 3,0m/s , 200, 300Hz 5. e 6. c 7. 2ωR/π 8. a) horário. b) 5, dentes/min. c) 50 rpm. 9. 2/3 s 03. Questão contexto A velocidade da n-ésima engrenagem, portanto, é amplificada a partir da velocidade da primeira engrenagem. Esse é o princípio por trás das marchas em bicicletas e automóveis em geral. 02. Exercícios para casa 1. a) anti-horário b) igual 2. e 3. d 4. c 5. 7/ rpm 8. a) rpm b) 0,5 43

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 7 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

MCU Transmissão de MCU

MCU Transmissão de MCU MCU Transmissão de MCU Por correia As roldanas giram com a mesma velocidade linear, porém devido a roldana 2 ser de menor raio apresenta maior frequência, menor período, maior velocidade angular e maior

Leia mais

MCU Transmissão de MCU

MCU Transmissão de MCU MCU Transmissão de MCU É quando uma roldana ou polia desenvolve um MCU e induz outra polia ou roldana a desenvolver MCU. Por Correia É o sistema de transmissão que ocorre entre os pedais e o pneu traseiro

Leia mais

Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações

Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações Movimentos em 2D 1) Você está operando um modelo de carro com controle remoto em um campo de tênis vazio. Sua posição é a origem

Leia mais

Questão 1. a) Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.

Questão 1. a) Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência. SE18 - Física LFIS2A1 - Movimento circular Questão 1 Para serrar ossos e carnes congeladas, um açougueiro utiliza uma serra de fita que possui três polias e um motor. O equipamento pode ser montado de

Leia mais

Características do MCU

Características do MCU ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! Características do MCU APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS - ENEM FÍSICA O MCU é periódico. Apresenta velocidade angular e velocidade

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DISCIPLINA: APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS - ENEM ASSUNTO: MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME

Leia mais

REVISÃO. e, cujos módulos são iguais a 3 u e 4 u,respectivamente. Determine o módulo do vetor

REVISÃO. e, cujos módulos são iguais a 3 u e 4 u,respectivamente. Determine o módulo do vetor FÍSICA Professor(a): Rodrigo Alves LISTA: 04 1ª série Ensino Médio Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: REVISÃO DIA: MÊS: 2017 ASSUNTOS: VETORES CINEMÁTICA VETORIAL MOVIMENTO CIRCULAR E UNIFORME

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 6 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

FÍSICA. Movimento Circular Uniforme (MCU)

FÍSICA. Movimento Circular Uniforme (MCU) FÍSICA Prof. Bruno Movimento Circular Uniforme (MCU) 1. Um ciclista percorre uma pista circular de raio igual a 0 m, fazendo um quarto de volta a cada 5,0 s. Para esse movimento, a frequência em Hz e a

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 21 MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 21 MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 21 MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME 1 rad R L=R θ R L θ = L R (θ em rad) t s θ R o r Fixação 1) Um CD gira sobre o dispositivo de leitura óptica. Sobre dois pontos desse disco, um na

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Unicamp 2014) As máquinas cortadeiras e colheitadeiras de cana-de-açúcar podem substituir dezenas de trabalhadores rurais, o que pode alterar de forma significativa a relação de trabalho nas lavouras

Leia mais

A distância XY vale 20 cm. Pode-se afirmar que o valor da velocidade angular do disco, em radianos por segundo, é

A distância XY vale 20 cm. Pode-se afirmar que o valor da velocidade angular do disco, em radianos por segundo, é Lista de exercícios: Movimento circular 1. (UECE) A figura mostra um disco que gira em torno do centro O. A velocidade do ponto X é 50 cm/s e a do ponto Y é de 10 cm/s. A distância XY vale 20 cm. Pode-se

Leia mais

Movimento Circular Uniforme

Movimento Circular Uniforme Movimento Circular Uniforme Movimento Circular Uniforme v 8 v 1 v 7 v 2 v 6 v 3 v 5 v 4 2 v 1 = v 2 = v 3 =... = v 8 mas v 1 v 2 v 3... v 8 Período e Frequência Período (T) : tempo para que ocorra uma

Leia mais

Lista de exercícios para os alunos da 1a série. Física 1.

Lista de exercícios para os alunos da 1a série. Física 1. Dione Dom Lista de exercícios para os alunos da 1a série. Física 1. 1) A figura a seguir mostra a trajetória da bola lançada pelo goleiro Dida, no tiro de meta. Desprezando o efeito do ar, um estudante

Leia mais

(a) a aceleração angular média nesse intervalo de tempo. (b) o número de voltas dadas

(a) a aceleração angular média nesse intervalo de tempo. (b) o número de voltas dadas Capítulo 1 Movimento Circular 1. A velocidade angular de um ponto que executa um movimento circular varia de 20 rad/s para 40 rad/s em 5 segundos. Determine: (a) a aceleração angular média nesse intervalo

Leia mais

www.fisicaatual.com.br No moimento circular uniforme o corpo descree uma trajetória circular mantendo o alor da elocidade constante (a T = 0). Como a direção da elocidade muda, existe aceleração centrípeta

Leia mais

MCU Avançada. Questão 01 - (UEM PR/2012)

MCU Avançada. Questão 01 - (UEM PR/2012) Questão 01 - (UEM PR/2012) Considere uma pista de ciclismo de forma circular com extensão de 900 m e largura para comportar dois ciclistas lado a lado e, também, dois ciclistas A e B partindo do mesmo

Leia mais

(Considere π 3. ) a) 9 m/s. b) 15 m/s. c) 18 m/s. d) 60 m/s.

(Considere π 3. ) a) 9 m/s. b) 15 m/s. c) 18 m/s. d) 60 m/s. 1. (Uece 2015) Durante uma hora o ponteiro dos minutos de um relógio de parede executa um determinado deslocamento angular. Nesse intervalo de tempo, sua velocidade angular, em graus minuto, é dada por

Leia mais

MOVIMENTO CIRCULAR e UNIFORME (MCU) Prof.Silveira Jr

MOVIMENTO CIRCULAR e UNIFORME (MCU) Prof.Silveira Jr MOVIMENTO CIRCULAR e UNIFORME (MCU) Prof.Silveira Jr 1. (Unicamp) Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846,

Leia mais

Disciplina: Física Turma:1º ano Professor: André Antunes Escola SESI Jundiaí Aluno (a): Data: / / 2017.

Disciplina: Física Turma:1º ano Professor: André Antunes Escola SESI Jundiaí Aluno (a): Data: / / 2017. LISTA DE EXERCÍCIOS LANÇAMENTO VERTICAL E MOVIMENTO CIRCULAR 1- Não é necessário folha em anexo (Fazer na própria lista); 2- Leia com atenção para descobrir o que o exercício pede e retire os dados; 3-

Leia mais

MOVIMENTO CIRCULAR. centrípeta, e seu vetor sempre aponta para o centro da trajetória.

MOVIMENTO CIRCULAR. centrípeta, e seu vetor sempre aponta para o centro da trajetória. No Movimento Circular a partícula em questão efetua uma trajetória circular de raio R e, à medida que o tempo passa, o deslocamento S da partícula ao longo dessa trajetória aumenta. centrípeta, e seu vetor

Leia mais

MCU. (Considere π 3.) a) b) c) d) 1, ,8 10.

MCU. (Considere π 3.) a) b) c) d) 1, ,8 10. . (Unicamp 05) Considere um computador que armazena informações em um disco rígido que gira a uma frequência de 0 Hz. Cada unidade de informação ocupa um comprimento físico de 0, μ m na direção do movimento

Leia mais

Prova de Física Rec. Junho Profs. Beth/Reinaldo

Prova de Física Rec. Junho Profs. Beth/Reinaldo Prova de Física Rec. Junho Profs. Beth/Reinaldo Nome 1ª série Nº Conceito Nº de questões: 7 Tempo: 120 min Data: 27 / 06 / 2017 NÃO é permitido o uso de calculadora nem o empréstimo de materiais. Escreva

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 5 Lançamento Horizontal Lançamento Oblíquo Movimento Circular Prof.: Célio Normando

Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 5 Lançamento Horizontal Lançamento Oblíquo Movimento Circular Prof.: Célio Normando Aprimorando os Conhecimentos de Mecânica Lista 5 Lançamento Horizontal Lançamento Oblíquo Movimento Circular Prof.: Célio Normando 1) (FUVEST-2001) Um motociclista de motocross move-se com velocidade v

Leia mais

Profº MSc. Oscar A. M.

Profº MSc. Oscar A. M. Lista de REVISÃO Cap 3 Cinemática Vetorial 3ª Série EM 03/08/2015 Profº MSc. Oscar A. M. 1. (Unicamp 2012) Em 2011 o Atlantis realizou a última missão dos ônibus espaciais, levando quatro astronautas à

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 1_2 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 1 EM Profa Kelly Data: Conteúdo: Movimento circular uniforme; Movimento uniformemente variado. 1 (Unesp 2015) A

Leia mais

Professora Bruna. Caderno 12 Aula 21. A bicicleta. Página 282

Professora Bruna. Caderno 12 Aula 21. A bicicleta. Página 282 Caderno 12 Aula 21 A bicicleta Página 282 Transmissão de Movimentos Circulares Na aula de hoje, estudaremos algumas aplicações com relação à transmissão dos movimentos circulares. Um exemplo comum dessa

Leia mais

FÍSICA. 1ª Série. Prof.: Walfredo A 24 B 72 D 108. Aluno(a):

FÍSICA. 1ª Série. Prof.: Walfredo A 24 B 72 D 108. Aluno(a): FÍSICA Prof.: Walfredo Aluno(a): 05 9/0/07 ª Série. (Unifesp 07) Um avião, logo após a aterrissagem, está em movimento retilíneo sobre a pista horizontal, com sua hélice girando com uma frequência constante

Leia mais

Física MCU. Questão 01 - (UERN/2015)

Física MCU. Questão 01 - (UERN/2015) Questão 01 - (UERN/2015) Dois exaustores eólicos instalados no telhado de um galpão se encontram em movimento circular uniforme com frequências iguais a 2,0 Hz e 2,5 Hz. A diferença entre os períodos desses

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO Como se deslocam no mesmo sentido, a velocidade relativa entre eles é: V rel = V A - V C = 80-60 = 20 km/h Sendo a distância relativa, S rel = 60 km, o tempo necessário para o alcance é: S rel 60 t = =

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 6 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

a) Sabendo que cada frango dá uma volta completa a cada meio minuto, determine a frequência de rotação de um espeto, em Hz.

a) Sabendo que cada frango dá uma volta completa a cada meio minuto, determine a frequência de rotação de um espeto, em Hz. 58- Diante da maravilhosa visão, aquele cãozinho observava atentamente o balé galináceo. Na máquina, um motor de rotação constante gira uma rosca sem fim (grande parafuso sem cabeça), que por sua vez se

Leia mais

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas.

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. 1) A cidade de São Paulo tem cerca de 23 km de raio. Numa certa madrugada, parte-se de carro, inicialmente em repouso, de um ponto qualquer

Leia mais

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 4

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 4 Professor Victor M Lima Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Aula 4 Movimento circular uniforme e variado Um corpo executa movimento circular quando sua trajetória é uma circunferência ou

Leia mais

Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME:

Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME: Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

Lista de Exercícios Movimento uniformemente variado e Movimento Circular Uniforme.

Lista de Exercícios Movimento uniformemente variado e Movimento Circular Uniforme. Lista de Exercícios Movimento uniformemente variado e Movimento Circular Uniforme. 1) Um automóvel desacelera uniformemente até o repouso, em um intervalo de tempo de 30s, percorrendo uma distância em

Leia mais

Movimento Circular Uniforme (MCU) Conceitos iniciais

Movimento Circular Uniforme (MCU) Conceitos iniciais Movimento Circular Uniforme (MCU) Conceitos iniciais Acima temos descrito um MCU que tem como principais características: Período constante. Frequência constante. Velocidade tangencial constante em módulo.

Leia mais

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP 2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP Nome 1ª série Nº Conceito Nº de questões: 19 testes Tempo: 100 min Data: 13 / 06 / 2017 NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais.

Leia mais

Movimentos circulares e uniformes

Movimentos circulares e uniformes Movimento circular Movimentos circulares e uniformes Características do movimento circular e uniforme (MCU) Raio da trajetória (R): A trajetória de um ponto material em MCU é uma circunferência, cujo raio,

Leia mais

Aula 05 - Avançado 05/05/2018

Aula 05 - Avançado 05/05/2018 Frente 1: Cinemática do movimento circular 1. (Unicamp 014) As máquinas cortadeiras e colheitadeiras de cana-de-açúcar podem substituir dezenas de trabalhadores rurais, o que pode alterar de forma significativa

Leia mais

Movimento Circular Uniforme MCU Conceitos Iniciais

Movimento Circular Uniforme MCU Conceitos Iniciais Movimento Circular Uniforme MCU Conceitos Iniciais O movimento circular uniforme é semelhante ao movimento retilíneo uniforme, seja, a partícula percorre distancias iguais em tempos iguais, com a única

Leia mais

Física. Pré Vestibular / /2015. Aluno: Nº: Turma: ENSINO MÉDIO

Física. Pré Vestibular / /2015. Aluno: Nº: Turma: ENSINO MÉDIO Pré Vestibular Física / /015 Aluno: Nº: urma: Movimento CIRCULAR Uniforme 01. (PUC-RIO) Um menino passeia em um carrossel de raio R. Sua mãe, do lado de fora do carrossel, observa o garoto passar por ela

Leia mais

Exercícios sobre ENGRENAGENS. Prof. Luciano Soares Pedroso

Exercícios sobre ENGRENAGENS. Prof. Luciano Soares Pedroso 1. (Unicamp) Considere as três engrenagens acopladas simbolizadas na figura a seguir. A engrenagem A tem 50 dentes e gira no sentido horário, indicado na figura, com velocidade angular de 100 rpm (rotação

Leia mais

Quando um corpo descreve um movimento circular alem das grandezas lineares existem as grandezas angulares, desse modo, temos:

Quando um corpo descreve um movimento circular alem das grandezas lineares existem as grandezas angulares, desse modo, temos: MOVIMENTO CIRCULAR Quando um corpo descreve um movimento circular alem das grandezas lineares existem as grandezas angulares, desse modo, temos: MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (M.C.U.) Velocidade linear v

Leia mais

MOVIMENTO CIRCULAR E UNIFORME

MOVIMENTO CIRCULAR E UNIFORME ula 4 MOIMENO CICUL E UNIFOME. Introdução Na Física alguns movimentos são estudados sem levar em consideração o formato da trajetória. Neste movimento, vamos estudar propriedades específicas das trajetórias

Leia mais

27 cm e 54 cm. A razão entre a velocidade angular da polia grande e da polia menor é:

27 cm e 54 cm. A razão entre a velocidade angular da polia grande e da polia menor é: . Em uma obra de construção civil, uma carga de tijolos é elevada com uso de uma corda que passa com velocidade constante de 3,5 m s e sem deslizar por duas polias de raios 7 cm e 54 cm. A razão entre

Leia mais

Movimento Circular Uniforme. Prof. Marco Simões

Movimento Circular Uniforme. Prof. Marco Simões Movimento Circular Uniforme Prof. Marco Simões Radiano É a abertura angular correspondente a um arco igual ao raio da circunferência (gif animado; clique para iniciar) Radiano É a abertura angular correspondente

Leia mais

Movimento Circular AULA 7. Profª Andreia Andrade CINEMÁTICA VETORIAL

Movimento Circular AULA 7. Profª Andreia Andrade CINEMÁTICA VETORIAL CINEMÁTICA VETORIAL Movimento Circular Profª Andreia Andrade AULA 7 CINEMÁTICA VETORIAL GRANDEZAS ANGULARES As grandezas até agora utilizadas de deslocamento/espaço (s, h, x, y), de velocidade (v) e de

Leia mais

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP 2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 2 a UP Nome 1ª série Nº Conceito Nº de questões: 17 testes Tempo: 90 min Datα: 16 / 06 / 2016 NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais.

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 3 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 4 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

1 Movimento Circular Lista de Movimento circular Cinemática do Ponto Material 7

1 Movimento Circular Lista de Movimento circular Cinemática do Ponto Material 7 Sumário 1 Movimento Circular 3 1.1 Lista de Movimento circular................................... 3 2 Cinemática do Ponto Material 7 3 Equilíbrio de Corpos no Espaço 9 3.1 Equilíbrio de Partícula.....................................

Leia mais

2. Observe o gráfico S x t abaixo e responda. b) O movimento é progressivo ou retrógrado? Explique. c) Desenhe o gráfico V x t entre 0 e 5 segundos.

2. Observe o gráfico S x t abaixo e responda. b) O movimento é progressivo ou retrógrado? Explique. c) Desenhe o gráfico V x t entre 0 e 5 segundos. Colégio Master Anglo Araraquara 1ª série EM Exercícios de revisão para Recuperação 2º bimestre Física Adriano Gráficos MU MCU e acoplamentos Vetor deslocamento Vetor velocidade 1. Observe o gráfico S x

Leia mais

Enquanto o ônibus se encontra fazendo a curva entre os pontos P e Q, é correto afirmar que:

Enquanto o ônibus se encontra fazendo a curva entre os pontos P e Q, é correto afirmar que: Exercícios: M.C.U. 01. (PUC) O desenho representa duas pessoas, e, sentadas no interior de um ônibus. está sentada num banco que fica para o lado externo da cura e num que fica para o lado interno. O ônibus

Leia mais

LISTA PARA A MENSAL 2 PRIMEIRO ANO PROFESSOR JOHN

LISTA PARA A MENSAL 2 PRIMEIRO ANO PROFESSOR JOHN LISTA PARA A MENSAL 2 PRIMEIRO ANO PROFESSOR JOHN 1. (Unicamp 2016) Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846,

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 6 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 1º EM A e B Professor: Fernando Augusto Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 1º EM A e B Professor: Fernando Augusto Física A ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 1º EM A e B Professor: Fernando Augusto Física A 1. Objetivo: Retomar os conteúdos e atividades que não foram totalmente compreendidos e assimilados durante

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 3º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 3º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A 1. Conteúdo: ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 3º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A FARADAY 1 - Aulas 1 a 8. 2. Habilidades e competências: H1 - Conhecer a linguagem

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Prof.a: Érica Muniz 1 Período Lançamentos Movimento Circular Uniforme Movimento de Projéteis Vamos considerar a seguir, um caso especial de movimento

Leia mais

Prof. A.F.Guimarães Questões Cinemática 5 Movimento Circular

Prof. A.F.Guimarães Questões Cinemática 5 Movimento Circular Questão Prof FGuimarães Questões Cinemática 5 Movimento Circular (MCK) Os ponteiros dos relógios convencionais descrevem, em condições normais, movimentos circulares uniformes (MCU) relação entre a velocidade

Leia mais

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 5 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

Lista de Movimento Circular Uniforme Profº: Luciano Dias

Lista de Movimento Circular Uniforme Profº: Luciano Dias COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade Conteúdo do Capítulo 10 - Movimento Uniforme - Grandezas Angulares - Período e Frequência - Acoplamento ou Transmissão Lista de Movimento Circular Uniforme Profº:

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 10 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 03/04

Leia mais

Atividade de revisão

Atividade de revisão Física Atividade - Revisão 2 os anos Hugo ago/09 Nome: Nº: Turma: Atividade de revisão Esta atividade tem por objetivo revisar alguns conteúdos do primeiro semestre e ajudá-lo a se preparar para o próximo.

Leia mais

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: douglas DISCIPLINA: SÉRIE:1 ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a apresentação

Leia mais

Equipe de Física. Física. Movimento Circular

Equipe de Física. Física. Movimento Circular Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 3R Ensino Médio Equipe de Física Data: Física Movimento Circular Grandezas Angulares As grandezas até agora utilizadas de deslocamento/espaço (s, h, x, y), de velocidade

Leia mais

FIS-14 Lista-01 Novembro/2017

FIS-14 Lista-01 Novembro/2017 FIS-14 Lista-01 Novembro/2017 1. A rotação do braço robótico ocorre em virtude do movimento linear dos cilindros hidráulicos A e B. Se esse movimento faz com que a engrenagem em D gire no sentido horário

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 11 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI QUEDA LIVRE Fórmulas: V h V. g. h Aceleração constante e igual g = 1 m/s Velocidade inicial sempre igual a zero. Despreza a resistência do ar. Objetos com formatos e massas diferentes,

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PAIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [D] A análise da situação permite concluir que o carretel F gira no mesmo sentido que o carretel, ou seja, horário. Como se trata de uma oplamento tangencial, ambos

Leia mais

Movimento Circular. Página 1

Movimento Circular.  Página 1 Movimento Circular 1. (Ufpa 2013) O escalpelamento é um grave acidente que ocorre nas pequenas embarcações que fazem transporte de ribeirinhos nos rios da Amazônia. O acidente ocorre quando fios de cabelos

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 3 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

V (m/s) t (s) Determine: a) a função horária da velocidade; b) a função horária da posição; c) a posição do móvel no instante 6 s.

V (m/s) t (s) Determine: a) a função horária da velocidade; b) a função horária da posição; c) a posição do móvel no instante 6 s. 1) O gráfico a seguir representa a velocidade em função do temo de um objeto em movimento retilíneo. Calcule a velocidade média entre os instantes t = 0 e t = 5h. a) 5,0 m/s b) 5,5 m/s c) 6,0 m/s d) 6,5

Leia mais

CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO

CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO 1 Duas partículas A e B estão do lado oposto de uma reta com 500 m de comprimento. A partícula A desloca-se na direção AB e no sentido de B, com uma velocidade constante

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [3,7 ponto] Um carretel é composto por um cilindro interno de raio r = R/2 e massa M, enrolado por um fio ideal, com 2 discos idênticos,

Leia mais

Caro Aluno: Este texto apresenta uma revisão sobre movimento circular uniforme MCU e MCU. Bom estudo e Boa Sorte!

Caro Aluno: Este texto apresenta uma revisão sobre movimento circular uniforme MCU e MCU. Bom estudo e Boa Sorte! TEXTO DE EVISÃO 10 Movimento Circular Caro Aluno: Este texto apresenta uma revisão sobre movimento circular uniforme MCU e MCU. om estudo e oa Sorte! 1 - Movimento Circular: Descrição do Movimento Circular

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 4 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

A relação entre a variação angular ( φ) e o intervalo de tempo ( t) define a velocidade angular do movimento.

A relação entre a variação angular ( φ) e o intervalo de tempo ( t) define a velocidade angular do movimento. ATIVIDADE MOVIMENTO CIRCULAR Professor Me.Claudemir C. Alves 1 1- Velocidade Angular (ω) Um ponto material P, descrevendo uma trajetória circular de raio r, apresenta uma variação angular ( φ) em um determinado

Leia mais

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 3 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

3 Relações. 4 Velocidade Escalar. 5 Velocidade Angular. 6 Período. 7 Frequência. 8 Função Horária. 9 Aceleração Centrípeta

3 Relações. 4 Velocidade Escalar. 5 Velocidade Angular. 6 Período. 7 Frequência. 8 Função Horária. 9 Aceleração Centrípeta 1 Movimento Circular Uniforme Introdução 2 Ângulos no Movimento Circular 3 Relações 4 Velocidade Escalar 5 Velocidade Angular 6 Período 7 Frequência 8 Função Horária 9 Aceleração Centrípeta 10 Polias e

Leia mais

ENEM. Física Cinemática. Questões. Questão 01 - (ENEM/2013)

ENEM. Física Cinemática. Questões. Questão 01 - (ENEM/2013) ENEM 2013-2016 Física Cinemática Ano a ano ENEM 5 140 3,75 105 2,5 70 1,25 35 0 2013 2014 2015 2016 0 Cinemática Total Questões Questão 01 - (ENEM/2013) Para serrar os ossos e carnes congeladas, um açougueiro

Leia mais

Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Monitor: Arthur Vieira Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Dinâmica 06 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Algumas embalagens trazem, impressas em sua superfície externa, informações sobre a quantidade máxima de caixas

Leia mais

Física. Questão 01 - (UEL PR/2016)

Física. Questão 01 - (UEL PR/2016) Questão 01 - (UEL PR/2016) Um dos principais impactos das mudanças ambientais globais é o aumento da frequência e da intensidade de fenômenos extremos, que quando atingem áreas ou regiões habitadas pelo

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 10 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Colégio Planeta. Profs.: Pedro e Sostag. Data: 29 / 06 / Lista de Física. Valor: Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Colégio Planeta. Profs.: Pedro e Sostag. Data: 29 / 06 / Lista de Física. Valor: Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação Colégio Planeta Valor: Profs.: Pedro e Sostag Lista de Física Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação Questão 01) Dois corpos de massas m A = 6 kg e m B = 4 kg estão sobre

Leia mais

Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV)

Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) QUADRO

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE NOME Nº SÉRIE : 3º EM DATA : / / BIMESTRE 4º PROFESSOR: Renato DISCIPLINA: Física 1 VISTO COORDENAÇÃO ORIENTAÇÕES: 1. O trabalho deverá ser feito em papel

Leia mais

Deslocamento, velocidade e aceleração angular. s r

Deslocamento, velocidade e aceleração angular. s r Rotação Deslocamento, velocidade e aceleração angular s r s r O comprimento de uma circunferência é πr que corresponde um ângulo de π rad (uma revolução) ( rad) (deg ou graus) 180 Exemplo 0 60 3 rad Porque

Leia mais

Prof. Caio Fabio. Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015)

Prof. Caio Fabio. Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015) Cinemática Escalar, Cinemática Vetorial e Movimento Circular PRF - Física [Questão 1] (CESPE UAB 2015) [Questão 3] (CESPE UNB 2015) Um garoto, do alto de uma árvore, deixa cair uma fruta de 50 g de uma

Leia mais

FÍSICA do concurso dos BOMBEIROS PE

FÍSICA do concurso dos BOMBEIROS PE FÍSICA do concurso dos BOMBEIROS PE Prof.ChicoVieira QUESTÕES EXCLUSIVAS DA UPENET whatsapp 81 93019205 exataschicovieira@gmail.com www.chicovieira.com.br PARTE-1: MECÂNICA Em breve nova atualização e

Leia mais

Física A Extensivo V. 3

Física A Extensivo V. 3 ) 8 6 4 y (m) m 3m 4m 4 m 6 5m a) s = m s = 4 m + 3 m + m + 5 m s = 5 m GRIO Física Extensivo V. 3 8 s (m) Exercícios x (m) ) C 8 6 4 v m = m/s (veja o vetor v m abaixo) y (m) 4 m 6 4 4 8 6 v m 8 6 s (m)

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas Data: / /2016 COMPONENTE

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 2 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

FORMULÁRIO 4 MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (M.C.U.) EXERCÍCIOS

FORMULÁRIO 4 MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME (M.C.U.) EXERCÍCIOS 1 (FUVEST) Um restaurante é montado numa plataforma ue gira com velocidade angular constante p w = 1800 radianos/segundo Um freguês de massa M = 50 kg, senta-se no balcão localizando-se a 20 metros do

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Considere um patinador

Leia mais