1. A pastilha do processador Intel possui uma memória cache única para dados e instruções. Esse processador tem capacidade de 8 Kbytes e é

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. A pastilha do processador Intel possui uma memória cache única para dados e instruções. Esse processador tem capacidade de 8 Kbytes e é"

Transcrição

1 1. A pastilha do processador Intel possui uma memória cache única para dados e instruções. Esse processador tem capacidade de 8 Kbytes e é organizado com mapeamento associativo por conjuntos de quatro linhas e com blocos de quatro palavras de 32 bits. A memória cache é organizada em 128 conjuntos. Existe um único "bit de linha válida" e três bits, BO, B1 e B2 (bits de uso para o algoritmo LRU), por conjunto. No caso de um acesso com falha na cache, o lê uma linha de 16 bytes da memória principal, em uma única leitura por meio do barramento de memória. Mostre como os diferentes campos do endereço são interpretados. 2. Uma memória cache associativa por conjuntos tem um tamanho de bloco de quatro palavras de 16 bits e um conjunto de duas linhas. A memória cache pode acomodar um total de 4048 palavras. A porção da memória principal que é cache tem dimensão de 64K x 32 bits. Mostre como os endereços do processador são interpretados. 3. Considere o seguinte código: for (i = O; i < 20; i++) for (j = O; j < 10; j + +) a[i] = a[i] * j; a. Dê um exemplo de localidade espacial no código. b. Dê um exemplo de localidade temporal no código. 4. Assumindo o pipeline de 4 estágios (BI: busca de instrução, DI: decodificação de instrução, EI: executa instrução, AR: armazena resultado), desenhe um diagrama de execução em pipeline para o seguinte fragmento de código. Assuma que o desvio não será tomado. ADD r1, r2, r3 SUB r4, r5, r6 BEQ r8, #0, r9 DIV r12, r13, r14 5. Desenhe um diagrama de tempo de um pipeline de dois estágios (busca e execução) para execução de um trecho de programa de quatro instruções. 6. Projete um código de operação com tamanho variável, de modo que permita que todas as operações a seguir sejam codificadas em uma instrução de 36 bits: i. Instruções com dois endereços de 15bits e um número de registrador de 3bits; ii. Instruções com um endereço de 15bits e um número de registrador de 3bits; iii. Instruções sem endereços ou registradores. iv. Suponha que um conjunto de instruções use um tamanho fixo de instruções de 16bits. As referências a operandos tem tamanho de 6bits. Existem k instruções com dois operandos e L instruções com zero operandos.

2 v. Qual o número máximo de instruções com um operando que pode ser fornecido? 7. Suponha que o endereço armazenado no contador de programa seja designado pelo símbolo X1. A instrução armazenada em X1 tem um campo de endereço (referência a operando) X2. O operando necessário para executar a instrução é armazenada uma palavra de memória de endereço X3. Um registrador índice contém o valor X4. Qual é a relação entre essas várias quantidades se o modo de endereçamento da instrução é i. direto; ii. indireto iii. indexado 8. Identifique as dependências de dados nesta seqüência de instruções: DIV r2, r5, r8 SUB r9, r2, r7 ASH r5, r14, r6 // r5=r14 deslocado r6 bits a esquerda MUL r11, r9, r5 BEQ r10, #0, r12 // desvia para endereço r10 se r12==0 OR r8, r15, r2 9. Suponha que é usado um pipeline de quatro estágios: busca, decodificação/iniciação, execução e resposta. Suponha que cada um dos estágios do pipeline consome um ciclo de relógio, exceto o estágio de execução. O estágio de execução gasta um ciclo para operações lógicas e para operações aritméticas simples sobre números inteiros, mas consome cinco ciclos para operações de carga (LOAD) de dado da memória. 10. Calcule os speedups de processadores pipeline com 2, 4, 8 e 16 estágios para um trecho de programa de 10 e 100 instruções. 11. Considere o seguinte programa em linguagem de montagem: I1: Move R3, R7 / R3 (R7) I2: Load R8, (R3) / R8 Memória (R3) I3: Add R3, R3, 4 / R3 (R3) + 4 I4: Load R9, (R3) / R9 Memória (R3) I5: BLE R8, R9, L3 / Desvia para L3 se (R9) > (R8) Esse programa inclui dependência de tipo escrita-escrita, leitura-escrita e escrita-leitura. Mostre essas dependências. 12. Descreva a Arquitetura básica proposta por Von Neumann e as vantagens da mesma em relação aos computadores anteriores à mesma. 13. Enumere as vantagens da microprogramação de instruções. 14. Descreva o ciclo de busca-decodificação-execução de instruções de uma CPU.

3 15. Um certo cálculo é altamente seqüencial. Explique se o mesmo seria executado de modo mais eficiente num processador pipeline ou num array processor. Justifique. 16. Descreva os princípios gerais em que se baseia a arquitetura superescalar. 17. Destaque as diferenças entre o nível de microprogramação e o nível de máquina convencional. 18. Que critérios devem ser adotados no projeto do formato de um conjunto de instruções? 19. Qual é a razão do uso de expansão do código de operação num conjunto de instruções de nível de máquina convencional? Como é implementada? 20. Explique o conceito de ortogonalidade do código de operação e operandos numa instrução de nível O que são Modos de Endereçamento? 22. Descreva: Endereçamento Imediato, Direto, Direto via Registrador, Indireto via Registrador, por Indexação e por Estrutura de Pilha. Destaque aplicações para as quais cada um destes modos é mais apropriado. 23. Enumere e dê exemplo dos tipos de conflitos que podem ocorrer em um pipeline de instruções de um processador. 24. Considere a execução do seguinte código em um pipeline de 5 estágios como definido na questão anterior: dadd R5, R6, R7 ld R6, 100(R7) dsub R7, R6, R8 dadd R7, R7, 1 sd 100(R7), R6 25. Quantos ciclos serão gastos para executar este código se não houver adiantamento de dados? E com adiantamento de dados? E se o processador possuir caches separadas para dados e instruções? 26. Considere a execução do seguinte código, com o mesmo pipeline descrito na questão anterior: Início: dadd R1, R2, R3 dadd R4, R5, R6 add R7, R8, R9 dadd R10, R11, R12 dadd R13, R14, R15 Se no primeiro ciclo a instrução correspondente ao label Início está sendo buscada, quais os registradores que estarão sendo lidos no quarto ciclo de execução,? Quais estarão sendo escritos? 27. Defina os conceitos de arquitetura VLIW, superpipelined e superescalar dos modernos processadores.

4 28. Dado um processador MIPS64 com um pipeline de 5 estágios, escreva um trecho de código em linguagem de montagem do MIPS64 em que ocorram as seguintes situações: a) Adiantamento de dados da saída para a entrada da ALU; b) Adiantamento de dados da saída do estágio de memória para a entrada da ALU; c) Uma bolha no pipeline devido a uma dependência de controle. 29. Considere o seguinte trecho de código em linguagem de montagem: dadd R5, R0, R0 daddi R20, R0, #400 Soma: ld R10, 1000(R20) dadd R5, R5, R10 dsubi R20, R20, #4 bnez R20, Soma Assuma que o pipeline do processador não possui mecanismos de stalls ou adiantamento de dados. Reescreva o código inserindo o menor número possível de nops para eliminar as dependências de dados. Se for possível, reordene as instruções para minimizar o número de nops (as instruções podem ser reordenadas desde que se preserve a equivalência semântica). 30. Considere o seguinte trecho de código: COPIA: ld sd R10, 1000(R20) R10, 2000(R20) dsubi R20, R20, 4 bnez R20, COPIA Assuma que o pipeline do processador não possui mecanismos de stalls ou adiantamento de dados. a) Reescreva o código inserindo o menor número de nops necessários; reordene as instruções, se possível, para minimizar o número de nops preservando a equivalência semântica. b) Escreva uma fórmula para o número de ciclos necessários para executar este laço como uma função de N (número de palavras copiadas), ou seja, se forem copiadas N palavras quantos ciclos serão necessários? Relacione os problemas que impedem que o pipeline obtenha a sua eficiência máxima na execução de um programa? 31. Quando acontece e como pode ser eliminado o conflito estrutural? 32. Descreva os tipos de dependências de dados, como e quando elas ocorrem e quais as técnicas para resolvê-las por hardware e por software? Que tipo (s) de dependência é(são) eliminada(s) com o renomeação de registradores?

5 33. Descreva as técnicas empregadas na resolução do conflito de controle, indicando quais são realizadas pelo compilador e quais pelo hardware (CPU). Comente as vantagens e desvantagens de cada técnica. 34. Descreva o funcionamento do branch target buffer, considerando as vantagens em usá-lo (considere o uso de 2 bits em cada entrada do buffer para previsão de desvio, mostrando a máquina de estados). Qual a vantagem dese usar um único bit ou dois bits na máquina de estados para a previsão de desvios? 35. Quando é necessário anular resultados de instruções já ou parcialmente executadas? 36. Descreva quais as vantagens e desvantagens de um processador realizar o acesso à memória através de apenas dois tipos de instruções: load e store? 37. Porque a implementação eficiente de pipelines só é possível em máquinas RISC? 38. Assuma que um programa tem um profile de execução onde 80% das instruções são simples (tais como AND, XOR, DADD e BEQZ) e o restante 20% são instruções complexas (tais como DMUL e DDIV). Adicionalmente considere que que as instruções simples precisam de 4 ciclos de máquina e as complexas precisam de 8 ciclos em uma máquina CISC (cada ciclo = 100 ns). Em uma máquina RISC, as instruções simples serão executadas em 1 ciclo, enquanto que as instruções complexas deverão ser simuladas por software necessitando, em média, 14 ciclos por instrução. Devido a sua simplicidade o tempo de ciclo em uma máquina RISC é de 70 ns. A máquina RISC será mais rápida que a CISC para na execução do programa mencionado? 39. Uma tabela de histórico de desvios (BHT) é uma pequena memória colocada no estágio de busca de instruções, indexada pelos bits mais baixos do endereço da instrução que está sendo buscada. Cada entrada na BHT codifica a predição do resultado da próxima execução de qualquer instrução de desvio que indexe essa entrada na tabela. i. Desenhe um diagrama de estados para um preditor bimodal e explique seu funcionamento. ii. Discuta a acurácia de predição desse esquema para um desvio no final de um loop. iii. Discuta a acurácia da predição de desvio se o preditor for de um bit. 40. Sobre a organização interna da CPU, é correto afirmar que: i. As operações aritméticas são realizadas diretamente pela Unidade de Controle; ii. Todos os registradores da CPU são visíveis ao usuário; iii. O registrador PC contém o endereço da instrução a ser buscada; iv. O registrador MAR contém uma palavra de dados a ser escrita na memória ou a palavra mais recentemente lida. 41. Analise as seguintes informações acerca dos modos de endereçamento:

6 I. O modo de endereçamento direto é aquele no qual o operando se encontra presente na instrução; II. O modo de endereçamento indireto permite um espaço de endereçamento maior, quando comparado ao modo de endereçamento direto; III.O modo de endereçamento à pilha é, na verdade, uma especialização do modo de endereçamento indireto via registrador. São verdadeiras as informações: (a) I, II e III; (b) I e II; (c) II e III; (d) I e III.

1) Enumere e dê exemplo dos tipos de conflitos que podem ocorrer em um pipeline de instruções de um processador.

1) Enumere e dê exemplo dos tipos de conflitos que podem ocorrer em um pipeline de instruções de um processador. Arquitetura de Computadores II Bacharelado em Ciência da Computação DCC - IM/UFRJ Prof.: Gabriel P. Silva Data: 18/04/2005 1 ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores II 1) Enumere e dê exemplo

Leia mais

É um sinal elétrico periódico que é utilizado para cadenciar todas as operações realizadas pelo processador.

É um sinal elétrico periódico que é utilizado para cadenciar todas as operações realizadas pelo processador. Universidade Estácio de Sá Curso de Informática Disciplina de Organização de Computadores II Prof. Gabriel P. Silva - 1 o Sem. / 2005 2 ª Lista de Exercícios 1) O que é o relógio de um sistema digital?

Leia mais

Arquitetura e Organização de Processadores. Aula 4. Pipelines

Arquitetura e Organização de Processadores. Aula 4. Pipelines Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Programa de Pós-Graduação em Computação Arquitetura e Organização de Processadores Aula 4 Pipelines 1. Introdução Objetivo: aumento de

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Unidade Central de Processamento (CPU) Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Baseado nos slides do capítulo

Leia mais

Esse programa inclui dependências de tipo: escrita-escrita, leitura-escrita e escrita-leitura. Identifique e mostre estas dependências.

Esse programa inclui dependências de tipo: escrita-escrita, leitura-escrita e escrita-leitura. Identifique e mostre estas dependências. Faculdade de Computação Arquitetura e Organização de Computadores 2 2 a Lista de Exercícios Prof. Cláudio C. Rodrigues Data de Entrega: 02/06/2016 Problemas: P1) Qual é o propósito do instruction pipelining?

Leia mais

Faculdade de Computação Arquitetura e Organização de Computadores 2 3 a Lista de Exercícios Prof. Cláudio C. Rodrigues Data de Entrega: 22/11/2018

Faculdade de Computação Arquitetura e Organização de Computadores 2 3 a Lista de Exercícios Prof. Cláudio C. Rodrigues Data de Entrega: 22/11/2018 Problemas: Faculdade de Computação Arquitetura e Organização de Computadores 2 3 a Lista de Exercícios Prof. Cláudio C. Rodrigues Data de Entrega: 22/11/2018 P1) Qual é o propósito do instruction pipelining?

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado de Ciência da Computação. Arquitetura de Computadores I. Pipeline

Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado de Ciência da Computação. Arquitetura de Computadores I. Pipeline Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado de Ciência da Computação Arquitetura de Computadores I Pipeline Gabriel P. Silva 29.04.2017 Introdução Pipeline é uma técnica de implementação de processadores

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO

Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO Organização e Arquitetura de Computadores INTRODUÇÃO A Arquitetura de Computadores trata do comportamento funcional de um sistema computacional, do ponto de vista do programador (ex. tamanho de um tipo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES 2015/2016 1 o Semestre Repescagem 1 o Teste 1 de Fevereiro de 2016 Duração: 1h00 - O teste é sem consulta e sem calculadora. - Resolva o teste no próprio enunciado, o espaço

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Conjunto de Instruções

Arquitetura de Computadores. Conjunto de Instruções Arquitetura de Computadores Conjunto de Instruções Arquitetura do Conjunto das Instruções ISA (Instruction Set Architecture) Traduz para uma linguagem intermediária (ISA) os vários programas em diversas

Leia mais

Escalonamento de Instruções

Escalonamento de Instruções Universidade Federal do Rio de Janeiro Pós-Graduação em Informática Microarquiteturas de Alto Desempenho Escalonamento de Instruções Introdução Otimização de código é necessária como forma de diminuir

Leia mais

Arquitetura de Computadores II

Arquitetura de Computadores II Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Informática Arquitetura de Computadores II Prof. Flávio Rogério Uber Informações Úteis Professor: Flávio Rogério Uber Bloco C-56 Sala

Leia mais

Arquitetura e Organização de Processadores. Aula 1. Introdução Arquitetura e Organização

Arquitetura e Organização de Processadores. Aula 1. Introdução Arquitetura e Organização Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Programa de Pós-Graduação em Computação Arquitetura e Organização de Processadores Aula 1 Introdução Arquitetura e Organização 1. Arquitetura

Leia mais

AULA DE REVISÃO 4 ILP

AULA DE REVISÃO 4 ILP AULA DE REVISÃO 4 ILP Exercício 1: Qual seria o desempenho de referência (em ciclos, por iteração do loop) da sequência de código, mostrado abaixo, se nenhuma nova execução de instrução pudesse ser iniciada

Leia mais

I. Considere os seguintes processadores A e B, ambos com arquitectura em pipeline, conforme ilustrado

I. Considere os seguintes processadores A e B, ambos com arquitectura em pipeline, conforme ilustrado Arquitectura de Computadores 2 o Semestre (2013/2014) MEAer 2 o Teste - 19 de Junho de 2014 Duração: 1h30 + 0h15 Regras: Otesteésemconsulta, apenas tem disponível o anexo que lhe deverá ter sido entregue

Leia mais

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA

SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA SSC510 Arquitetura de Computadores 1ª AULA REVISÃO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Arquitetura X Organização Arquitetura - Atributos de um Sistema Computacional como visto pelo programador, isto é a estrutura

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA Prof. Msc. Tiago Alves de Oliveira Objetivos Conhecer o processador Compreender os registradores

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Conhecer o processador Compreender os registradores

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA E AS INSTRUÇÕES EM LINGUAGEM DE MÁQUINA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Conhecer o processador Compreender os registradores

Leia mais

Trabalhos Práticos Arquitetura de Computadores I Prof. Fabian Vargas

Trabalhos Práticos Arquitetura de Computadores I Prof. Fabian Vargas Trabalhos Práticos Arquitetura de Computadores I Prof. Fabian Vargas Material a ser utilizado: Kits de desenvolvimento de sistemas microprocessados para aplicações em DSP Texas DSK-TMS320C67xx. Apresentação

Leia mais

1) Considere a situação atual da memória do sistema computacional abaixo discriminada.

1) Considere a situação atual da memória do sistema computacional abaixo discriminada. 1) Considere a situação atual da memória do sistema computacional abaixo discriminada. a) Encontre o resultado da instrução com 01 ENDEREÇO abaixo discriminada que será armazenada em registrador ACUMULADOR.

Leia mais

Organização de Sistemas de Computadores

Organização de Sistemas de Computadores Organização de Sistemas de Computadores Cap. 2 (Tanenbaum), Cap. 3 (Weber) 2.1 Processadores 1 CPU UC = buscar instruções na memória principal e determinar o seu tipo ULA = adição e AND Registradores =

Leia mais

Prof. Leonardo Augusto Casillo

Prof. Leonardo Augusto Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Aula 2 Estrutura de um processador Prof. Leonardo Augusto Casillo Arquitetura de Von Neumann: Conceito de programa armazenado; Dados

Leia mais

Infraestrutura de Hardware. Melhorando Desempenho de Pipeline Processadores Superpipeline, Superescalares, VLIW

Infraestrutura de Hardware. Melhorando Desempenho de Pipeline Processadores Superpipeline, Superescalares, VLIW Infraestrutura de Hardware Melhorando Desempenho de Pipeline Processadores Superpipeline, Superescalares, VLIW Perguntas que Devem ser Respondidas ao Final do Curso Como um programa escrito em uma linguagem

Leia mais

2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores

2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores 2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores 1. Descreva as funções desempenhadas pelos escalonadores de curto, médio e longo prazo em um SO. 2. Cite três motivos pelos quais o controle do processador

Leia mais

CPU. Funções: Componentes: Processamento; Controle. UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3

CPU. Funções: Componentes: Processamento; Controle. UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3 CPU CPU Funções: Processamento; Controle Componentes: UC (Unidade de Controle); Registradores; ALU s, FPU s etc. Arquitetura de Computadores 3 Processador A função de um computador é executar tarefas

Leia mais

ção de Computadores II

ção de Computadores II Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação Arquitetura e Organizaçã ção de Computadores II Aula 2 2. MIPS monociclo:

Leia mais

Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/

Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/ Sistemas Digitais Prof. Gustavo Oliveira Cavalcanti gustavooc@poli.br https://sites.google.com/a/poli.br/professorgustavooc/ Conteúdo Programático (Organização e Arquitetura) Arquitetura e história dos

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ ORGANIZAÇÃO DE UM COMPUTADOR TÍPICO Memória: Armazena dados e programas Processador (CPU - Central Processing Unit): Executa

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Estrutura e Função do Processador Material adaptado, atualizado e traduzido de: STALLINGS, William. Arquitetura e Organização de Computadores. 5ª edição Organização

Leia mais

Microprocessadores. Execução em Paralelo Pipelines

Microprocessadores. Execução em Paralelo Pipelines Execução em Paralelo Pipelines António M. Gonçalves Pinheiro Departamento de Física Covilhã - Portugal pinheiro@ubi.pt Pipelines de Instrucções Instrucções são divididas em diferentes Estágios Pipelines

Leia mais

Arquitetura e Organização de Processadores. Aula 08. Arquiteturas VLIW

Arquitetura e Organização de Processadores. Aula 08. Arquiteturas VLIW Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Programa de Pós-Graduação em Computação Arquitetura e Organização de Processadores Aula 08 Arquiteturas VLIW 1. Introdução VLIW é Very

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Organização de Sistemas Computacionais. Prof.: Agostinho S. Riofrio

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Organização de Sistemas Computacionais. Prof.: Agostinho S. Riofrio ARQUITETURA DE COMPUTADORES Organização de Sistemas Computacionais Prof.: Agostinho S. Riofrio Agenda 1. Unidade Central de Processamento 2. Organização da CPU 3. Interpretador 4. RISC x CISC 5. Principios

Leia mais

Unidade Central de Processamento UCP (CPU)

Unidade Central de Processamento UCP (CPU) Unidade Central de Processamento UCP (CPU)! Arquitetura Convencional (Von Neumann) UCP BARRAMENTO MEMÓRIA PRINCIPAL ENTRADA E SAÍDA ! Visão geral da CPU UC - UNIDADE DE CONTROLE REGISTRADORES A B C D ALU

Leia mais

Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores

Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores. Organização Básica de Computadores Ciência da Computação Arq. e Org. de Computadores Processadores Prof. Sergio Ribeiro Composição básica de um computador eletrônico digital: Processador Memória Memória Principal Memória Secundária Dispositivos

Leia mais

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I

SSC0112 Organização de Computadores Digitais I SSC0112 Organização de Computadores Digitais I 3ª Aula Visão Geral e Conceitos Básicos Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Copyright William Stallings & Adrian J Pullin Tradução, revisão e

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição. Capítulo 12 Estrutura e função do processador

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição. Capítulo 12 Estrutura e função do processador William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 12 Estrutura e função do processador slide 1 Estrutura da CPU CPU precisa: Buscar instruções. Interpretar instruções. Obter

Leia mais

Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Arquitectura de Computadores. 2º sem.

Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Arquitectura de Computadores. 2º sem. Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Arquitectura de Computadores º sem. / // º Teste Duração:, horas Grupo I Superpilining [ valores] Admita que tem um

Leia mais

Arquitetura de Computadores I

Arquitetura de Computadores I Arquitetura de Computadores I Cap. 06 Pipeline Prof. M.Sc. Bruno R. Silva Plano de aula Visão geral de pipelining Um caminho de dados usando pipelie Controle de um pipeline Hazards de dados e forwarding

Leia mais

Arquitetura e Organização de Processadores. Aulas 06 e 07. Superescalaridade

Arquitetura e Organização de Processadores. Aulas 06 e 07. Superescalaridade Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Programa de Pós-Graduação em Computação Arquitetura e Organização de Processadores Aulas 06 e 07 Superescalaridade 1. Introdução princípios

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante a execução de

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Ciclo de Busca e Execução

Arquitetura de Computadores. Ciclo de Busca e Execução Arquitetura de Computadores Ciclo de Busca e Execução Ciclo de Busca e Execução Início Buscar a próxima instrução Interpretar a instrução Executar a instrução Término Funções realizadas pela UCP Funções

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado em Ciência da Computação. Arquitetura de Computadores I. Organização Básica do Computador

Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado em Ciência da Computação. Arquitetura de Computadores I. Organização Básica do Computador Universidade Federal do Rio de Janeiro Bacharelado em Ciência da Computação Arquitetura de Computadores I Organização Básica do Computador Gabriel P. Silva Ementa Unidade 2: Organização Lógica e Funcional

Leia mais

Instruções. Maicon A. Sartin

Instruções. Maicon A. Sartin Instruções Maicon A. Sartin SUMÁRIO Introdução Instruções Formatos de instruções Conjuntos de instruções Execução de instruções Introdução a Linguagem de Montagem Introdução a Linguagem de Montagem Níveis

Leia mais

Explorando o paralelismo entre instruções

Explorando o paralelismo entre instruções Explorando o paralelismo entre instruções Arquiteturas para Alto Desmpenho Prof. pauloac@ita.br Sala 110 Prédio da Computação www.comp.ita.br/~pauloac Pipeline Pipeline: Uma idéia natural Linhas de montagem

Leia mais

SSC0611 Arquitetura de Computadores

SSC0611 Arquitetura de Computadores SSC0611 Arquitetura de Computadores 10ª Aula Pipeline Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Dependências ou Conflitos (Hazards) Conflitos Estruturais Pode haver acessos simultâneos à memória

Leia mais

Infraestrutura de Hardware. Implementação Monociclo de um Processador Simples

Infraestrutura de Hardware. Implementação Monociclo de um Processador Simples Infraestrutura de Hardware Implementação Monociclo de um Processador Simples Componentes de um Computador Unid. Controle Controle Memória Registradores PC MAR IR AC Programa + Dados Instrução Endereço

Leia mais

Prova 1 Eng. Elétrica Arquitetura de Computadores Prof. Celso A. Saibel Santos Nome: Data:

Prova 1 Eng. Elétrica Arquitetura de Computadores Prof. Celso A. Saibel Santos Nome: Data: Prova 1 Eng. Elétrica Arquitetura de Computadores Prof. Celso A. Saibel Santos Nome: Data: 1. O percentual médio de uso das instruções para os 5 programas do SPECint92 na arquitetura Intel 80x86 resultou

Leia mais

Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores)

Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores) Sistemas de Microprocessadores I Lista de exercícios (questões de provas de semestre anteriores) 1 - Fazendo uma comparação entre a arquitetura proposta por Von Neumann e a arquitetura de um microcomputador

Leia mais

EA869 Pipeline. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Prof.

EA869 Pipeline. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Prof. EA869 Pipeline Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Prof. Levy Boccato 1 Objetivos Conhecer técnicas de como melhorar o desempenho de um processador.

Leia mais

Princípio da Localidade Apenas uma parte relativamente pequena do espaço de endereçamento dos programas é acessada em um instante qualquer Localidade

Princípio da Localidade Apenas uma parte relativamente pequena do espaço de endereçamento dos programas é acessada em um instante qualquer Localidade Memória Cache Princípio da Localidade Apenas uma parte relativamente pequena do espaço de endereçamento dos programas é acessada em um instante qualquer Localidade Temporal Um item referenciado tende a

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE DE CONTROLE E A INTERPRETAÇÃO DE INSTRUÇÕES. Prof. MSc. Tiago Alves de Oliveira

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE DE CONTROLE E A INTERPRETAÇÃO DE INSTRUÇÕES. Prof. MSc. Tiago Alves de Oliveira ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE DE CONTROLE E A INTERPRETAÇÃO DE INSTRUÇÕES Prof. MSc. Tiago Alves de Oliveira Lembretes Compreender a função da unidade de controle Apresentar o ciclo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES. Prof. Juliana Santiago Teixeira

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES. Prof. Juliana Santiago Teixeira ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO 6: PROCESSADORES Prof. Juliana Santiago Teixeira julianasteixeira@hotmail.com INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável

Leia mais

X Y Z A B C D

X Y Z A B C D 29) A seguinte tabela verdade corresponde a um circuito combinatório de três entradas e quatro saídas. Obtenha a tabela de programação para o circuito em um PAL e faça um diagrama semelhante ao apresentado

Leia mais

Predição de Desvios e Processadores Superescalares Especulativos

Predição de Desvios e Processadores Superescalares Especulativos Predição de Desvios e Processadores Superescalares Especulativos Arquiteturas para Alto Desmpenho Prof. pauloac@ita.br Sala 110 Prédio da Computação www.comp.ita.br/~pauloac Tomasulo Especulativo Se os

Leia mais

ENDEREÇAMENTO DE INSTRUÇÕES. Adão de Melo Neto

ENDEREÇAMENTO DE INSTRUÇÕES. Adão de Melo Neto ENDEREÇAMENTO DE INSTRUÇÕES Adão de Melo Neto 1 TIPOS DE OPERAÇÕES 2 TIPOS DE OPERAÇÕES TIPOS DE INSTRUÇÕES/OPERAÇÕES (RELEMBRANDO) 3 INTRODUÇÃO TIPOS DE INSTRUÇÕES/OPERAÇÕES (RELEMBRANDO) 4 INTRODUÇÃO

Leia mais

Disciplina: Arquitetura de Computadores

Disciplina: Arquitetura de Computadores Disciplina: Arquitetura de Computadores Estrutura e Funcionamento da CPU Prof a. Carla Katarina de Monteiro Marques UERN Introdução Responsável por: Processamento e execução de programas armazenados na

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Conhecida como Processador ou é o cerebro do computador Unifica todo sistema e

Leia mais

Otimização de Execução em Processadores Modernos. William Stallings - Computer Organization and Architecture, Chapter 12 [Trad. E.Simões / F.

Otimização de Execução em Processadores Modernos. William Stallings - Computer Organization and Architecture, Chapter 12 [Trad. E.Simões / F. Prefetch & Pipeline Otimização de Execução em Processadores Modernos Ciclos de Operação da CPU Estágios do Pipeline Previsão de Desvio William Stallings - Computer Organization and Architecture, Chapter

Leia mais

Aula 21: UCP: Instrução Jump, Monociclo vs. Multiciclo, Pipeline

Aula 21: UCP: Instrução Jump, Monociclo vs. Multiciclo, Pipeline Aula 21: UCP: Instrução Jump, Monociclo vs Multiciclo, Pipeline Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) UCP: Jump, Multiciclo, Pipeline

Leia mais

III.2 - Princípios de Arquitetura

III.2 - Princípios de Arquitetura Conjunto de Instruções e Modo de Endereçamento Ciclo de busca decodificação execução de instruções Programação de um processador Arquitetura de Von Neumann e Componentes Arquiteturas 4, 3, 2, 1 e 0 Tabela

Leia mais

Univ ersidade Feder al do Rio de Janei ro Informáti ca DCC/IM. Pipeline. Gabriel P. Silva. Gabriel P. Silva

Univ ersidade Feder al do Rio de Janei ro Informáti ca DCC/IM. Pipeline. Gabriel P. Silva. Gabriel P. Silva Univ ersidade Feder al do Rio de Janei ro Informáti ca DCC/IM Arquitetura de Computadores II Pipeline Introdução Pipeline é uma técnica de implementação de processadores que permite a sobreposição temporal

Leia mais

SIMULAÇÃO DE MÁQUINA DE REGISTRADORES COM MÁQUINA DE TURING MULTIFITA

SIMULAÇÃO DE MÁQUINA DE REGISTRADORES COM MÁQUINA DE TURING MULTIFITA SIMULAÇÃO DE MÁQUINA DE REGISTRADORES COM MÁQUINA DE TURING MULTIFITA Neste trabalho você deverá construir e testar, com a ferramenta JFLAP, uma MT multifita que simula o funcionamento de um computador

Leia mais

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação O QUE É UM COMPUTADOR?

Leia mais

PIPELINE. Introdução ao Pipeline. PIPELINE Ciclo de Instruções. PIPELINE Ciclo de Instruções. PIPELINE - Exemplo. PIPELINE Considerações

PIPELINE. Introdução ao Pipeline. PIPELINE Ciclo de Instruções. PIPELINE Ciclo de Instruções. PIPELINE - Exemplo. PIPELINE Considerações Arquitetura de Computadores Introdução ao Pipeline PIPELINE Linha de Montagem A produção é dividida em várias etapas Produtos em etapas distintas podem ser desenvolvidos separadamente Pode ser Aplicado

Leia mais

Estrutura e Funcionamento da CPU. Adriano Maranhão

Estrutura e Funcionamento da CPU. Adriano Maranhão Estrutura e Funcionamento da CPU Adriano Maranhão 1 S Relembrando S Compiladores de linguagens ao fazer a conversão da linguagem de alto nível para chegar na fase da linguagem de baixo nível como assembly

Leia mais

Processador. Processador

Processador. Processador Departamento de Ciência da Computação - UFF Processador Processador Prof. Prof.Marcos MarcosGuerine Guerine mguerine@ic.uff.br mguerine@ic.uff.br 1 Processador Organização básica de um computador: 2 Processador

Leia mais

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca PCS-2529 Introdução aos Processadores Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca 1 2 Existem 4 esquemas diferentes de E/S possíveis, cada um se aplicando em uma determinada situação. E/S Programada. E/S Acionada

Leia mais

18/10/2010. Unidade de Controle Controle. UC Microprogramada

18/10/2010. Unidade de Controle Controle. UC Microprogramada Arquitetura de Computadores Unidade de Controle Controle Microprogramado Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO UC Microprogramada

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 02: PROCESSAMENTO PARALELO: PROCESSADORES VETORIAIS

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 02: PROCESSAMENTO PARALELO: PROCESSADORES VETORIAIS ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 02: PROCESSAMENTO PARALELO: PROCESSADORES VETORIAIS Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação

Leia mais

SSC0510 Arquitetura de Computadores

SSC0510 Arquitetura de Computadores SSC0510 Arquitetura de Computadores 9ª Aula Pipeline Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Dependências ou Conflitos (Hazards) Conflitos Estruturais Pode haver acessos simultâneos à memória

Leia mais

SSC0114 Arquitetura de Computadores

SSC0114 Arquitetura de Computadores SSC0114 Arquitetura de Computadores 3ª Aula Arquitetura MIPS: ISA, Formato das instruções e Modos de endereçamento MIPS Monociclo: Caminho de Dados e Unidade de Controle Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE DE CONTROLE E A INTERPRETAÇÃO DE INSTRUÇÕES. Prof. Dr. Daniel Caetano

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE DE CONTROLE E A INTERPRETAÇÃO DE INSTRUÇÕES. Prof. Dr. Daniel Caetano ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES A UNIDADE DE CONTROLE E A INTERPRETAÇÃO DE INSTRUÇÕES Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Lembretes Compreender a função da unidade de controle Apresentar o ciclo

Leia mais

Aula 15: Ciclo de Execução e Introdução ao Pipeline

Aula 15: Ciclo de Execução e Introdução ao Pipeline Aula 15: Ciclo de Execução e Introdução ao Pipeline Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Ciclo de Execução; Intro ao Pipeline FAC

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização do Processador - Parte A Capítulo 5 Patterson & Hennessy Prof. Fábio M. Costa Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás Conteúdo Caminho de dados Caminho de controle Implementação

Leia mais

Parte 7 Pipeline: Conceitos básicos, implementação e ganho de desempenho

Parte 7 Pipeline: Conceitos básicos, implementação e ganho de desempenho Parte 7 Pipeline: Conceitos básicos, implementação e ganho de desempenho 1 Melhorando o Desempenho com Pipelining Baseado nas anotações do Livro do Hennessey & Patterson e no material do Prof. José Luís

Leia mais

AULA DE REVISÃO 3 ILP

AULA DE REVISÃO 3 ILP AULA DE REVISÃO 3 ILP Exercício 1: Considere um bloco de código com 15 instruções cada uma com tempo de execução Tex. Elas são executadas numa unidade pipeline de 5 estágios. Os overheads do pipeline são

Leia mais

Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann

Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann Introdução à Computação: Arquitetura von Neumann Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Questionário Arquitetura e Organização de Computadores

Questionário Arquitetura e Organização de Computadores Questionário Arquitetura e Organização de Computadores Os exercícios desta lista estão organizados em geral seguindo a apresentação do conteúdo em aula. No entanto, alguns exercícios podem requerem conhecimentos

Leia mais

2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores

2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores 2ª Lista de Exercícios de Arquitetura de Computadores Questões 1. Um microprocessador realiza uma sondagem periódica (polling) junto a um módulo de E/S a cada 0,5 ms. Cada sondagem em si gasta 500 ciclos.

Leia mais

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO FELIPE G. TORRES ESSA APRESENTAÇÃO POSSUI QRCODE PARA ACESSAR INFORMAÇÕES ADICIONAIS AOS SLIDES. Código QR Reader Código QR INTRODUÇÃO A ARQUITETURA DE COMPUTADORES Qual

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Linguagem de Montagem Slide 1 CISC RISC MIPS Organização e Arquitetura de Computadores I Sumário Representação de instruções Slide 2 CISC O CISC (Complex Instruction

Leia mais

Organização de computadores. Aula 05

Organização de computadores. Aula 05 Organização de computadores Aula 05 2 Níveis de um computador Computadores possuem uma série de níveis Cada um construído sobre seus antecessores Cada um representa uma abstração distinta com diferentes

Leia mais

William Stallings Organização de computadores digitais. Capítulo 14 Operação da Unidade de Controle

William Stallings Organização de computadores digitais. Capítulo 14 Operação da Unidade de Controle William Stallings Organização de computadores digitais Capítulo 14 Operação da Unidade de Controle Microoperações o A execução de um programa em um computador se faz através: o do ciclo de Busca e Execução.

Leia mais

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0040-A Horário: 4N Aula 01-26/07/2017 Plano de ensino Professor www.linkedin.com/in/pierredantas/ TÓPICOS Conceitos gerais. Evolução

Leia mais

COMPUTADORES COM UM CONJUNTO REDUZIDO DE INSTRUÇÕES. Adão de Melo Neto

COMPUTADORES COM UM CONJUNTO REDUZIDO DE INSTRUÇÕES. Adão de Melo Neto COMPUTADORES COM UM CONJUNTO REDUZIDO DE INSTRUÇÕES Adão de Melo Neto 1 INTRODUÇÃO Desde 1950, houveram poucas inovações significativas nas áreas de arquitetura e organização de computadores. As principais

Leia mais

PARTE II - CONJUNTO DE INSTRUÇÕES ARQUITETURA DE COMPUTADORES ANTONIO RAMOS DE CARVALHO JÚNIOR

PARTE II - CONJUNTO DE INSTRUÇÕES ARQUITETURA DE COMPUTADORES ANTONIO RAMOS DE CARVALHO JÚNIOR PARTE II - CONJUNTO DE INSTRUÇÕES ARQUITETURA DE COMPUTADORES ANTONIO RAMOS DE CARVALHO JÚNIOR Introdução Instruções são representadas em linguagem de máquina (binário) E x i s t e m l i n g u a g e n

Leia mais

Solução Lista de Exercícios Processadores

Solução Lista de Exercícios Processadores Solução Lista de Exercícios Processadores Questão 1 A ULA é o dispositivo da CPU que executa operações tais como : Adição Subtração Multiplicação Divisão Incremento Decremento Operação lógica AND Operação

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação. Arquitecturas Avançadas de Computadores Exame final

Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação. Arquitecturas Avançadas de Computadores Exame final FEUP Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação Arquitecturas Avançadas de Computadores Exame final 2011-01-11 Duração: 2H00m Com consulta Atenção: Este exame tem 6 questões em 8 páginas,

Leia mais

2. A influência do tamanho da palavra

2. A influência do tamanho da palavra PROCESSAMENTO 1. Introdução O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento (os cálculos matemáticos etc.) e de controle, durante

Leia mais

Resumão de Infra-estrutura de Hardware

Resumão de Infra-estrutura de Hardware Resumão de Infra-estrutura de Hardware Referência: Patterson & Hennessy - Organização e Projeto de Computadores Vanessa Gomes de Lima vgl2@cin.ufpe.br 1 MELHORANDO O DESEMPENHO COM PIPELINING Pipelining

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Conjunto de Instruções Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Material do prof. Sílvio Fernandes - UFERSA

Leia mais

Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho. Introdução. Ementa

Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho. Introdução. Ementa DCC-IM/NCE UFRJ Pós-Graduação em Informática Micro-Arquiteturas de Alto Desempenho Introdução Gabriel P. Silva Ementa Revisão de Organização de Computadores Hierarquia de Memória Memória Virtual Memória

Leia mais

Figura 1. Datapath do MIPS Superescalar Especulativo CES SE

Figura 1. Datapath do MIPS Superescalar Especulativo CES SE Especificação do Projeto Simulador MIPS Superescalar Especulativo CES- 25 Arquiteturas para Alto Desempenho Prof. Paulo André Castro Equipe: até quatro alunos 1. Objetivo Exercitar e fixar conhecimentos

Leia mais

Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware

Sistemas Operacionais. Conceitos de Hardware Sistemas Operacionais Conceitos de Hardware Sumário 1. Introdução 7. RISC e CISC 2. Processador 1. Operações de Processamento 2. Unidade de Controle 3. Ciclos de uma Instrução 3. Memória 1. Memória Principal

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof. João Bosco Jr.

Arquitetura de Computadores. Prof. João Bosco Jr. Arquitetura de Computadores Prof. João Bosco Jr. (CPU) Modelo do Computador Von Neumann Processador Memórias E/S Barramentos Simulação Contador http://courses.cs.vt.edu/csonline/machinearchitecture/lessons/cpu/countprogram.html

Leia mais

Unidade de Controle. UC - Introdução

Unidade de Controle. UC - Introdução Unidade de Controle Prof. Alexandre Beletti (Cap. 3 Weber, Cap.8 Monteiro, Cap. 10,11 Stallings) UC - Introdução Para gerenciar o fluxo interno de dados e o instante em que ocorrem as transferências entre

Leia mais