Aula 14 - Ondas de Matéria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 14 - Ondas de Matéria"

Transcrição

1 Aula 14 - Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4

2 Sumário O Efeito Túnel Capítulo 39 Mais sobre ondas de matéria Introdução Ondas em Cordas e Ondas de Matéria Energia de um Elétron Confinado Funções de Onda de um Elétron Confinado

3 O Efeito Túnel Já sabemos que... Energia Potencial Clássica: Sendo U B a energia potencial no alto da montanha (da barreira) e E a energia inicial de um carro (desprezar atrito), temos: Se E > U B o carro chega do outro lado; Se E < U B o carro para de subir antes de atingir um determinado ponto (antes do ponto mais alto) e volta para a esquerda; v U B Dizemos que a montanha comporta-se como uma barreira de potencial (ou barreira de energia potencial)

4 O Efeito Túnel Efeito Túnel ou Efeito de Tunelamento Análise do ponto de vista da Física Quântica Situação - Supomos um elétron que se move num fio ideal de espessura insignificante (elétron não é relativístico) V=0 V b < 0 V=0 e - x x=0 x=l Na região entre x=0 e x=l há um potencial elétrico V b negativo, onde U b = qv b. U b é a energia potencial de barreira!

5 O Efeito Túnel Análise do ponto de vista da Física Quântica Situação - Supomos um elétron que se move num fio ideal de espessura insignificante (elétron não é relativístico) V=0 V b < 0 V=0 e - x x=0 x=l Na região entre x=0 e x=l há um potencial elétrico V b negativo, onde U b = + qv b. Lembre-se, esse fio é contínuo e ideal. As divisões na figura são apenas para ilustrar a região onde há uma energia potencial de barreira diferente de zero!

6 O Efeito Túnel Assim: Se E > U B o elétron passa através da barreira e atinge o ponto da direita em x=l. Mesmo resultado da Física Clássica; Se E < U B, o que acontece??? V=0 V b < 0 V=0 e - x x=0 x=l Na região entre x=0 e x=l há um potencial elétrico V b negativo, onde U b = + qv b.

7 O Efeito Túnel Assim: Se E > U B o elétron passa pela barreira e atinge o ponto da direita em x=l; Se E < U B, existe uma probabilidade finita de atravessar a barreira e aparecer do outro lado (elétron onda de matéria). Assim o elétron move-se como se não existisse essa barreira na região entre 0 x L. V=0 V b < 0 V=0 e - x x=0 x=l Esse fenômeno é chamado de EFEITO TÚNEL (Tunelamento).

8 O Efeito Túnel Como descrever matematicamente esta situação??? Podemos obter a função de onda (x) que descreve o movimento do elétron resolvendo separadamente a equação de Schrödinger nas três regiões: x=0, 0< x <L e x=l; As constantes arbitrárias que aparecem na solução devem ser escolhidas de tal forma que a função de onda (x) e sua derivada primeira em relação a x sejam contínuas em x=0 e x=l.

9 O Efeito Túnel Análise gráfica deste resultado ( 2 versus x) Se x < 0, a curva periódica à esquerda da barreira, é a combinação da onda de matéria incidente e onda refletida (que tem uma amplitude menor que a incidente); Se 0 < x < L, a densidade de probabilidade decai exponencialmente; Se x > L, 2 tem um valor pequeno e constante;

10 O Efeito Túnel Podemos representar matematicamente esses resultados através do coeficiente de transmissão (T), de uma barreira como a da figura abaixo; e - U b E 0 L x **A exponencial depende (ou seja, o fenômeno de tunelamento depende) de L, m e (U b -E);

11 O Efeito Túnel Aplicações deste fenômeno Diodo túnel, no qual se faz variar uma corrente de elétrons controlando a altura de barreira; Microscópio de Tunelamento; A imagem de uma determinada superfície é formada pela reconstrução feita por um computador que ajusta em tempo real a altura da ponta (no microscópio) para manter uma corrente de tunelamento constante entre esta ponta e a amostra. Assim, um software grava esta altura, o que permite reconstruir a superfície.

12 O Efeito Túnel Microscópio de Tunelamento; (a) STM image (12 12 nm2) of TMA Fe network on Au(111). (b) Highresolution ( nm2) STM image of TMA Fe with the model superposed. (c) STM image (8 8 nm2) of PBP Fe network on Au(111). (d) High-resolution ( nm2) STM image of PBP Fe with the model superposed. (e) Large-scale (74 74 nm2) STM image of PBP Fe after EC experiments. (f) Zoom of e: 8 8 nm2 STM image of PBP Fe after EC experiments. Colour legend: N (green), C (black), O (red), H (white). H is omitted in PBP scheme. ttp://

13 O Efeito Túnel Exemplo 38-7 (Halliday) Um elétron com uma energia E de 5,1 ev, incide em uma barreira de altura U b = 6,8 ev e largura L=750 pm. a)qual é a probabilidade aproximada de que o elétron atravesse a barreira? b)qual é a probabilidade aproximada de que um próton com a mesma energia de 5,1 ev consiga atravessar a barreira?

14 Capítulo 39 Mais sobre Ondas de Matéria

15 Introdução Ainda no início do século XX ninguém sabia qual era a disposição dos elétrons nos átomos, como os átomos emitiam e absorviam luz ou mesmo porque os átomos eram estáveis; Essas informações eram essenciais para compreender porque átomos poderiam se combinar para formar moléculas; A partir de 1926 essas dúvidas começaram a ser respondidas pela Mecânica Quântica; Mecânica Quântica x Mecânica Newtoniana Vamos compreender porque os elétrons de um átomo se movimentam em órbitas muito bem definidas quanto à distância e energia em relação ao núcleo?

16 Ondas em cordas e Ondas de Matéria Vamos fazer uma analogia entre ondas em uma corda e ondas de matéria ; Essa analogia é completamente válida, como será visto com mais detalhes a frente! Em Física 2, aprendemos que: Se temos uma corda infinita podemos gerar uma onda progressiva; Se temos uma corda finita (presa nas duas extremidades) podemos apenas gerar ondas estacionárias com apenas certas frequências. Assim, confinar uma onda a uma região finita leva à quantização do movimento (estados discretos para a onda e com frequências bem definidas); Essa descrição se aplica a todos os tipos de ondas!!!

17 Ondas em cordas e Ondas de Matéria Vamos focar a análise para ondas de matéria associadas ao elétron; Comparações: Partícula livre equivalente a corda infinita Onda de Matéria associada a um elétron atômico (por ex.: elétron de valência) equivalente a corda finita; O confinamento de uma onda leva a quantização, ou seja, à existência de estados discretos com energias discretas! Como confinar uma onda de matéria?

18 A Energia de um Elétron Confinado Armadilhas unidimensionais Situação: análise de uma onda de matéria associada a um elétron não relativístico confinado numa certa região do espaço. Em analogia à corda finita as extremidades da corda presa são nós (pontos imóveis) e podem haver outros nós em outros pontos da corda; Os estados (modos) permitidos de oscilação da corda são aqueles para os quais o comprimento L da corda é igual a um número inteiro multiplicado por semi-inteiros do comprimento de onda: Relembrando de Física 2 onde n identifica cada estado diferente de oscilação da corda.

19 A Energia de um Elétron Confinado Armadilhas unidimensionais Situação: análise de uma onda de matéria associada a um elétron não relativístico confinado numa certa região do espaço. Para á Física Clássica, n identifica cada estado diferente de oscilação da corda. Na linguagem da Física Quântica, o número inteiro n é um número quântico (principal)! Para cada estado permitido (n), o deslocamento transversal em um ponto x da corda é dado por:

20 A Energia de um Elétron Confinado Adaptando esta analogia à onda de matéria... A figura abaixo é uma possível armadilha unidimensional para elétrons (idealizada) V - V =0 V - x L x=0 x=l Assim, é possível confinar uma onda de matéria!

21 A Energia de um Elétron Confinado U b Poço de Energia Potencial Infinitamente profundo, ou simplesmente, POÇO DE POTENCIAL INFINITO (unidimensional) x=0 x=l Representação da energia potencial do elétron devido a armadilha representada no slide anterior Dentro do cilindro U b = -ev = 0 Em x=0 e x=l, U b = -ev + x

22 A Energia de um Elétron Relacionando a equação Confinado para a onda de matéria, ou seja, interpretando como o comprimento de onda de de Broglie do elétron. Como encontrar a energia quantizada relacionada à este sistema??? = h/p = h/(mv), onde K=1/2 mv 2 ; K=E=energia do sistema

23 A Energia de um Elétron Relacionando a equação Confinado a onda de matéria, ou seja, interpretando como o comprimento de onda de de Broglie do elétron... Assim, os níveis de energia permitidos são dados por:

24 A Energia de um Elétron Confinado Situação Vamos demonstrar os cinco primeiros valores de energia permitidos para um elétron num poço de potencial infinito com L=100 pm (dimensões típicas de um átomo); Esses valores são chamados de níveis de energia e são representados por linhas horizontais em um diagrama de níveis de energia Para n=1, E 1 = Estado Fundamental de e - = estado quântico de menor energia Para n 2, estados excitados do e -.

25 A Energia de um Elétron Confinado MUDANÇA S DE NÍVEIS DE ENERGIA Um elétron confinado tende a ocupar o estado de menor energia possível (estado fundamental); Só pode passar para um estado excitado se receber energia de uma fonte externa igual ou maior a diferença de energia entre os dois estados: Quando o elétron recebe energia e muda de estado energético, dizemos que ele executou um salto quântico, ou sofreu uma transição, ou ainda que o elétron foi excitado de um estado de menor energia para um de maior energia.

26 A Energia de um Elétron Confinado Figura: transições de níveis de energia possíveis

27 A Energia de um Elétron Confinado Uma maneira de um elétron receber energia suficiente para executar a transição é absorvendo um fóton; Para que o elétron confinado absorva um fóton é preciso que a energia hf do fóton seja igual (ou maior) a diferença de energia E entre a energia do estado inicial do elétron e a energia do outro estado permitido. Aplicada tanto para a absorção quanto para a emissão do fóton! Assim, o elétron confinado também pode emitir um fóton!

28 A Energia de um Elétron Confinado Figura: um exemplo deste tipo de análise. Diferença entre fluorescência e fosforescência. Figura retirada de:

29 A Energia de um Elétron Confinado Exemplo 39-1 Um elétron é confinado a um poço de potencial unidimensional infinitamente profundo de largura L=100 pm. a)qual é a menor energia possível do elétron? b)qual é a energia de deve ser fornecida ao elétron para que executem um salto quântico do estado fundamental para o segundo estado excitado? c)se o elétron executa o salto quântico do item (b) após absorver a luz, qual é o comprimento de onda da luz? d)depois que o elétron salta para o segundo estado excitado, que comprimentos de onda pode emitir ao voltar ao estado fundamental?

30 A Energia de um Elétron Confinado Exemplo 39-1 (...continuação) d) Depois que o elétron salta para o segundo estado excitado, que comprimentos de onda pode emitir ao voltar ao estado fundamental?

31 Funções de Onda de um Elétron Confinado Se resolvermos a equação de Schrödinger para um elétron confinado em um poço potencial unidimensional infinito de largura L, descobrimos que as funções de onda do elétron são dadas por: Válido para 0 x L....para outros valores de x (ou seja, para fora da armadilha) a função de onda é nula! Lembrando que para uma onda numa corda (visto em Física2), temos:

32 Funções de Onda de um Elétron Confinado Como já vimos... Lembre-se que não podemos observar uma onda de matéria da mesma forma que observamos uma onda numa corda; No caso do elétron (onda de matéria), podemos constatar a presença ou ausência do elétron com o auxílio de um detector de elétrons; Se repetirmos várias vezes essa medida de detecção em vários pontos, descobrimos a probabilidade de detecção depende da posição x do detector; Tal probabilidade é dada pela função de densidade de probabilidade!

33 Funções de Onda de um Elétron Confinado A função de densidade de probabilidade, é dada por: Probabilidade Assim, a funções de Onda de um Elétron Confinado é dada por: FIGURA: Gráfico

34 Funções de Onda de um Elétron Confinado num poço de potencial infinito

35 Funções de Onda de um Elétron Confinado A função de densidade de probabilidade, é dada por: Quando n se torna um valor muito grande, esse resultado se aproxima do resultado da Física Clássica. Como visto nos gráficos do slide anterior, quando n é muito grande, as possíveis posições onde o elétron (partícula) pode ser encontrado é muito maior;

36 Um Elétron em um Poço Finito No caso anterior do poço de potencial infinito, U b + Agora, para o Poço de Potencial Finito, vamos supor uma altura de barreira com um valor U 0, conhecido como profundidade do poço; Neste caso não podemos mais garantir que a onda de matéria se anula em x=0 e x=l. Vamos nos limitar a demonstrar os resultados numéricos particulares de U 0 e L (resultados de uma função de onda que descreve os estados quânticos de um elétron no Poço de Potencial Finito, partindo da equação de Schrödinger)

37 Um Elétron em um Poço Finito Situação: U 0 =450 ev; L = 100 pm; Como temos um poço de potencial FINITO, não podemos mais garantir que o elétron fique preso à armadilha; Mas de que forma este elétron pode escapar desta armadilha? FIGURA

38 Um Elétron em um Poço Finito Situação: U 0 =450 ev; L = 100 pm; Como temos um poço de potencial FINITO, não podemos mais garantir que o elétron fique preso à armadilha;

39 Situação: U 0 =450 ev; L = 100 pm; Um Elétron em um Poço Finito A solução nos diz que: - - Neste caso, o e pode possuir apenas energias correspondentes aos estados n=1, 2, 3 e 4; Quando a energia do elétron é 450 ev ou mais, ele deixa de estar confinado e pode ter qualquer energia (não quantizado)! FIGURA

40 Situação: U 0 =450 ev; L = 100 pm; Um Elétron em um Poço Finito A solução nos diz que: - Neste caso, o e - pode possuir apenas energias correspondentes aos estados n=1, 2, 3 e 4; Quando a energia do elétron é 450 ev ou mais, ele deixa de estar confinado e pode ter qualquer energia (não quantizado)!

41 Um Elétron em um Poço Finito Exemplo 39-4 (Halliday) Um elétron está confinado no estado fundamental de um poço finito com U 0 = 450 ev e L=100 pm. a)qual é o maior comprimento de onda de luz capaz de liberar o elétron do poço de potencial por absorção de um único fóton? b)o elétron, que se encontra inicialmente no estado fundamental, pode absorver luz com um comprimento de onda =2,00 nm? Se a resposta for afirmativa, qual é a energia do elétron após a absorção?

42 Próxima aula: O Modelo de Bohr do Átomo de Hidrogênio

Aula 14 - Ondas de Matéria

Aula 14 - Ondas de Matéria Aula 14 - Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário O Efeito Túnel Capítulo 39 Mais sobre ondas de matéria Introdução Ondas em Cordas e Ondas de Matéria Energia de um Elétron Confinado Funções

Leia mais

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria

Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Aula 15 Mais sobre Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário...continuação... Energia de um Elétron Confinado Funções de Onda de um Elétron Confinado Um Elétron em um Poço de Potencial Finito

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 7 SOLUÇÕES DA EQUAÇÃO DE SCHRÖDINGER INDEPENDENTE DO TEMPO Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 07 SOLUÇÕES DA EQUAÇÃO DE SCHRÖDINGER

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 6 SOLUÇÕES DA EQUAÇÃO DE SCHORÖDINGER INDEPENDENTE DO TEMPO Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 06 SOLUÇÕES DA EQUAÇÃO DE SCRÖDINGER INDEPENDENTE

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA ÍNDICE 3.1-

Leia mais

Aula 17 Tudo sobre os Átomos

Aula 17 Tudo sobre os Átomos Aula 17 Tudo sobre os Átomos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Algumas propriedades dos átomos; O spin do elétron; Momento Angular e momento magnético; O experimento de Stern-Gerlach; O princípio

Leia mais

MODELO ATÔMICO DE BOHR 1913

MODELO ATÔMICO DE BOHR 1913 MODELO ATÔMICO DE BOHR 1913 Niels Bohr (1885-1961) +sico dinamarquês, trabalhou com Rutherford Modelo atômico de Rutherford Lembre que: havia dificuldades para explicar: u u Como um átomo poderia ser estável

Leia mais

24/Abr/2014 Aula /Abr/2014 Aula 15

24/Abr/2014 Aula /Abr/2014 Aula 15 /Abr/014 Aula 15 Ondas de matéria; comprimento de onda de de Broglie. Quantização do momento angular no modelo de Bohr. Difracção e interferência. Função de onda; representação matemática do pacote de

Leia mais

A barreira de potencial: casos E < V 0

A barreira de potencial: casos E < V 0 A barreira de potencial: casos E < V e E > V A U L A 11 Meta da aula Aplicar o formalismo quântico ao caso de uma partícula que incide sobre uma barreira de potencial, em que a energia potencial tem um

Leia mais

Função de Onda e Equação de Schrödinger

Função de Onda e Equação de Schrödinger 14/08/013 Função de Onda e Equação de Schrödinger Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr A Função de Onda (ψ) A primeira formulação para esta nova interpretação da Mecânica, a Mecânica Quântica, teoria foi proposta

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos e configurações eletrônicas dos átomos enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau 2 Sumário ESTRUTURA

Leia mais

Aplicações da Mecânica Quântica

Aplicações da Mecânica Quântica Aplicações da Mecânica Quântica LASER I Amplificação da luz por emissão estimulada da radiação As bases teóricas para o laser foram estabelecidas por Einstein em 1917. O primeiro laser foi construído em

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm um comprimento de onda característico, λ, e uma amplitude, A.

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS ÍNDICE 4.1- Modelo de Thomson 4.2- Modelo de Rutherford 4.2.1-

Leia mais

PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON

PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON MODELO QUÂNTICO PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DO ELÉTRON EINSTEIN: usou o efeito fotoelétrico para demonstrar que a luz, geralmente imaginada como tendo propriedades de onda, pode também ter propriedades de

Leia mais

h mc 2 =hν mc 2 =hc/ λ

h mc 2 =hν mc 2 =hc/ λ Louis de Broglie investigou as propriedades ondulatórias da matéria na década de 30. Ele supôs que o e-, em seu movimento ao redor do núcleo, tinha associado a ele um λ. Ele igualou as duas expressões

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER Edição de agosto de 2011 CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 6.1- Introdução 6.2- Equação

Leia mais

Se as partículas A e B são os átomos que formam uma molécula diatômica, a energia potencial do sistema pode ser expressa pela seguinte função:

Se as partículas A e B são os átomos que formam uma molécula diatômica, a energia potencial do sistema pode ser expressa pela seguinte função: Curvas de Energia Potencial Consideremos o sistema formado por duas partículas, A e B, cujos movimentos estão limitados à mesma linha reta, o eixo x do referencial. Além disso, vamos considerar que o referencial

Leia mais

13/Maio/2016 Aula 20. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números quânticos. 11/Maio/2016 Aula 19

13/Maio/2016 Aula 20. Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números quânticos. 11/Maio/2016 Aula 19 11/Maio/2016 Aula 19 Aplicações: - nanotecnologias; - microscópio por efeito de túnel. Equação de Schrödinger a 3 dimensões. 13/Maio/2016 Aula 20 Átomo de hidrogénio Modelo de Bohr Modelo quântico. Números

Leia mais

Nestes modos de vibrações existem dois nós em f 1, três nó em f 2, quatro nó em f 3, cinco nó em f 4. Uma corda esticada pode vibrar de varias maneira

Nestes modos de vibrações existem dois nós em f 1, três nó em f 2, quatro nó em f 3, cinco nó em f 4. Uma corda esticada pode vibrar de varias maneira QUÍMICA I AULA 04: ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS TÓPICO 04: ONDAS E PARTÍCULAS 4.1 ONDAS ESTACIONÁRIAS UNIDIMENSIONAIS A mecânica quântica atribui propriedades ondulatórias aos elétrons no átomo. Como

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 24. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 24. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 24 Professora: Mazé Bechara Aula 24 Princípio de correspondênciam Experimento de Franck e Hertz, e regra de quantização de Wilson-Sommerfeld 1. O princípio de correspondência

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

Física Atômica e Molecular

Física Atômica e Molecular Física Atômica e Molecular 1. Estrutura do átomo Quando o átomo está no estado isolado (livre da influencia de fatores externos), o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons. O número atômico

Leia mais

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA 1) Em diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs, a emissão de luz ocorre quando elétrons passam de um nível de maior energia para um outro de menor energia. Dois tipos comuns

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE DE SCHRÖDINGER Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 6.1- Introdução

Leia mais

Principais modelos atômicos. Principais modelos atômicos Modelo Atômico de Rutherford (1911)

Principais modelos atômicos. Principais modelos atômicos Modelo Atômico de Rutherford (1911) Principais modelos atômicos Modelo Atômico de Thomson (898) Com a descoberta dos prótons e elétrons, Thomson propôs um modelo de átomo no qual os elétrons e os prótons, estariam uniformemente distribuídos,

Leia mais

Aplicações de Semicondutores em Medicina

Aplicações de Semicondutores em Medicina Aplicações de Semicondutores em Medicina A estrutura dos cristais semicondutores Luiz Antonio Pereira dos Santos CNEN-CRCN PRÓ-ENGENHARIAS UFS-IPEN-CRCN Aracaju Março - 010 Como é a estrutura da matéria?

Leia mais

Teoria de bandas nos sólidos

Teoria de bandas nos sólidos Teoria de bandas nos sólidos Situação: átomos idênticos, distantes níveis de energia desse sistema têm degenerescência de troca dupla. A parte espacial da autofunção eletrônica pode ser uma combinação

Leia mais

Aula 17 Tudo sobre os Átomos

Aula 17 Tudo sobre os Átomos Aula 17 Tudo sobre os Átomos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Algumas propriedades dos átomos; O spin do elétron; Momento Angular e momento magnético; O experimento de Stern-Gerlach; O princípio

Leia mais

A Estrutura Eletrônica dos Átomos. Prof. Fernando R. Xavier

A Estrutura Eletrônica dos Átomos. Prof. Fernando R. Xavier A Estrutura Eletrônica dos Átomos Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2015 Estrutura Atômica, Antencedentes... Modelos de Demócrito, Dalton, Thomson, etc 400 a.c. até 1897 d.c. Nascimento da Mecânica Quântica

Leia mais

Lista de Exercícios - Física Quântica - UNIDADE 1

Lista de Exercícios - Física Quântica - UNIDADE 1 Lista de Exercícios - Física Quântica - UNIDADE 1 Problemas e questões baseados no D. Halliday, R. Resnick e J. Walker, Fundamentos de Física, 6ª ed. - Capítulos 39, 40 e 41. Questões 1. Como pode a energia

Leia mais

Estrutura eletrônica da matéria - resumo

Estrutura eletrônica da matéria - resumo Estrutura eletrônica da matéria - resumo A NATUREZA ONDULATÓRIA DA LUZ COMO A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA SE MOVE À VELOCIDADE DA LUZ, O COMPRIMENTO DE ONDA E A FREQUÊNCIA ESTÃO RELACIONADOS: νλ=c ONDE ν(ni)

Leia mais

Aula 12- Íons, níveis e subníveis eletrônicos e a distribuição eletrônica

Aula 12- Íons, níveis e subníveis eletrônicos e a distribuição eletrônica Aula 12- Íons, níveis e subníveis eletrônicos e a distribuição eletrônica Nas nossas aulas passadas nós vimos que cada elemento químico é caracterizado pelo seu número atômico (Z). Vimos também que um

Leia mais

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron Tubos de Crookes e a descoberta do elétron (A) Efeito de um obstáculo no caminho dos raios catódicos. Raios Catódicos High voltage source of high voltage shadow Resultados independem do gás usado para

Leia mais

Oscilador Harmônico. 8 - Oscilador Harmônico. Oscilador Harmônico. Oscilador Harmônico Simples. Oscilador harmônico simples

Oscilador Harmônico. 8 - Oscilador Harmônico. Oscilador Harmônico. Oscilador Harmônico Simples. Oscilador harmônico simples Oscilador Harmônico 8 - Oscilador Harmônico Mecânica Quântica Em Física, o oscilador harmônico é qualquer sistema que apresenta movimento oscilatório, de forma harmônica, em torno de um ponto de equilíbrio.

Leia mais

Teoria da ligação química

Teoria da ligação química FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E FARMÁCIA Caderno de problemas para as aulas teórico-práticas e tutoriais Teoria da ligação química 2009/2010 Radiação Electromagnética. Teoria

Leia mais

Os orbitais 2p (3 orb p = px + py + pz ) estão na segunda camada energética, portanto mais afastados que o orbital esférico 2s, logo mais energético.

Os orbitais 2p (3 orb p = px + py + pz ) estão na segunda camada energética, portanto mais afastados que o orbital esférico 2s, logo mais energético. 1 - Introdução Os elementos mais importantes para a química orgânica são C, H, N e O. Estes elementos estão nos dois primeiros períodos da tabela periódica e os seus elétrons estão distribuídos próximos

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA - III

ESTRUTURA ATÔMICA - III ESTRUTURA ATÔMICA - III Elementos químicos emitem luz em diferentes comprimentos de onda. Esta emissão é descontínua e só ocorre para determinadas faixas de Prof. Bruno Gabriel Química 2ª Bimestre 2016

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 31. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 31. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 31 Professora: Mazé Bechara Aula 31 - Mecânica quântica de Schroedinger aplicada a estados ligados em movimentos unidimensionais. 1. Estados estacionários na mecânica

Leia mais

Comportamento ondulatório da matéria

Comportamento ondulatório da matéria Louis de Broglie investigou as propriedades ondulatórias da na década de 30. Ele supôs que o e-, em seu movimento ao redor do núcleo, tina associado a ele um λ. Ele igualou as duas expressões conecidas

Leia mais

Atomística. Prof. Fernando R. Xavier

Atomística. Prof. Fernando R. Xavier Atomística Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Nem sempre foi tão fácil observar um átomo... Estrutura Atômica, Antencedentes... Modelos de Demócrito, Dalton, Thomson 400 a.c. até 1897 d.c. O Modelo de

Leia mais

Estrutura Eletrônica dos átomos

Estrutura Eletrônica dos átomos Estrutura Eletrônica dos átomos 3- Os espectros de emissão dos gases Como a equação de Rydberg poderia ser explicada? Os estados de energia do átomo de hidrogênio Se n f é menor que n i, o e- move-se para

Leia mais

Terceira aula de química

Terceira aula de química Terceira aula de química Nome: Laísa 24/04/2017 O modelo atômico de Thomson Foi proposta em 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson. Ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por

Leia mais

Capítulo 40: Tudo sobre os Átomos

Capítulo 40: Tudo sobre os Átomos Capítulo 40: Tudo sobre os Átomos Sumário Algumas Propriedades dos Átomos O Spin do Elétron Momento Ângular e Momento Magnético O experimento destern-gerlach Resonância Magnética Princípio da Exclusão

Leia mais

Equação de Schrödinger

Equação de Schrödinger Maria Inês Barbosa de Carvalho Equação de Schrödinger Apontamentos para a disciplina Física dos Estados da Matéria 00/0 Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Faculdade de Engenharia

Leia mais

Física Quântica. Efeito fotoelétrico

Física Quântica. Efeito fotoelétrico Física Quântica Você pode estar se perguntando: por que devo estudar física quântica? Um dia vou usar? Talvez nunca use... mas se um dia por ventura quiser se aventurar pela modelagem molecular, biofísica

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 15. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 15. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 15 Professora: Mazé Bechara Aula 15 Espectros de absorção e emissão atômica e modelo atômico de Thomson. 1. Evidências experimentais da existência de estrutura nos

Leia mais

AS ONDAS ESTACIONÁRIAS

AS ONDAS ESTACIONÁRIAS AS ONDAS ESTACIONÁRIAS Comportamento de um elétron em um átomo: semelhante ao de uma onda estacionária tridimensional. Onda estacionária: não se movimenta em uma única direção (ao contrário de uma onda

Leia mais

N P P N. Ciências de Materiais I Prof. Nilson C. Cruz. Aula 2 Ligação Química. Átomos. Diferença entre materiais = Diferença entre arranjos atômicos e

N P P N. Ciências de Materiais I Prof. Nilson C. Cruz. Aula 2 Ligação Química. Átomos. Diferença entre materiais = Diferença entre arranjos atômicos e Ciências de Materiais I Prof. Nilson C. Cruz Aula 2 Ligação Química Átomos Diferença entre materiais = Diferença entre arranjos atômicos e N P P N e N P e Carga (x 1,6x10-19 C) 0 1-1 Massa (x 1,673x10-24

Leia mais

O degrau de potencial. Caso I: energia menor que o degrau

O degrau de potencial. Caso I: energia menor que o degrau O degrau de potencial. Caso I: energia menor que o degrau A U L A 8 Meta da aula Aplicar o formalismo quântico ao caso de uma partícula quântica que incide sobre um potencial V(x) que tem a forma de um

Leia mais

Aula 3 ORBITAIS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Eliana Midori Sussuchi Danilo Oliveira Santos

Aula 3 ORBITAIS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Eliana Midori Sussuchi Danilo Oliveira Santos Aula 3 ORBITAIS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA META Aplicar os conceitos de mecânica quântica aos orbitais atômicos; Descrever a distribuição dos elétrons nos átomos. OBJETIVOS Ao final desta aula,

Leia mais

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Rutherford Niels Bohr Max Planck Sommerfeld Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos

Leia mais

Física Moderna. A quantização da energia. Dualidade onda-partícula. O efeito fotoelétrico.

Física Moderna. A quantização da energia. Dualidade onda-partícula. O efeito fotoelétrico. Física Moderna A quantização da energia. Dualidade onda-partícula. O efeito fotoelétrico. Efeito fotoelétrico Quando uma radiação eletromagnética incide sobre a superfície de um metal, elétrons podem ser

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V - Aula 21. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V - Aula 21. Professora: Mazé Bechara Instituto de Física USP Física V - Aula 1 Professora: Mazé Bechara Aula 1 A dimensão nuclear em experimentos de Rutherforad. A questão estabilidade do átomo nucleado e as hipóteses de Niels Bohr 1. A mínima

Leia mais

Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz

Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01 Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.usp.br 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de

Leia mais

Ondas Estacionárias em uma Corda

Ondas Estacionárias em uma Corda Ondas Estacionárias em uma Corda INTRODUÇÃO Ondas estacionárias em uma corda finita Em uma corda uniforme de densidade linear de massa, submetida a uma tensão T, a velocidade de propagação v de um pulso

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Oscilações Prof. Luis Armas Que é uma oscilação? Qual é a importância de estudar oscilações? SUMARIO Movimentos oscilatórios periódicos Movimento harmônico simples

Leia mais

Agronomia Química Analítica Prof. Dr. Gustavo Rocha de Castro. As medidas baseadas na luz (radiação eletromagnética) são muito empregadas

Agronomia Química Analítica Prof. Dr. Gustavo Rocha de Castro. As medidas baseadas na luz (radiação eletromagnética) são muito empregadas ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA Introdução As medidas baseadas na luz (radiação eletromagnética) são muito empregadas na química analítica. Estes métodos são baseados na quantidade de radiação emitida

Leia mais

Aula 3 Estrutura Atômica cont

Aula 3 Estrutura Atômica cont Aula 3 Estrutura Atômica cont Tabela Periódica Mecânica quântica e orbitais atômicos Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda.

Leia mais

Aula 08 - Níveis e subníveis eletrônicos e a Distribuição Eletrônica

Aula 08 - Níveis e subníveis eletrônicos e a Distribuição Eletrônica Aula 08 - Níveis e subníveis eletrônicos e a Distribuição Eletrônica Nas nossas aulas passadas nós vimos que cada elemento químico é caracterizado pelo seu número atômico (Z). Vimos também que um átomo

Leia mais

Capítulo 2: Postulados de Bohr

Capítulo 2: Postulados de Bohr Material laborado por Caio Guimarães Física Moderna: Análise da Aplicação da Teoria nos xercícios do ITA Capítulo : Postulados de Bor Rydberg e Balmer No final dos século XIX, início do século XX a física

Leia mais

Número de onda Segundo Bohr a existência de certas órbitas estáveis para os elétrons dos átomos, com energias bem definidas, chamadas NÍVEIS ENERGÉTIC

Número de onda Segundo Bohr a existência de certas órbitas estáveis para os elétrons dos átomos, com energias bem definidas, chamadas NÍVEIS ENERGÉTIC QUÍMICA I AULA 04: ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS TÓPICO 03: A TEORIA DE BOHR PARA O ÁTOMO DE HIDROGÊNIO 3.1 O ÁTOMO DE BOHR Em 1913, Niels Bohr, tentando conciliar a ideia de Rutherford com as de Planck,

Leia mais

Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria

Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Aula 12 - Capítulo 38 Fótons e Ondas de Matéria Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Introdução O Fóton (quantum de luz) Radiação térmica O Efeito Fotoelétrico Os Fótons possuem Momento A luz como uma

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Lição 21 Fontes de Energia Estelar

Introdução à Astrofísica. Lição 21 Fontes de Energia Estelar Introdução à Astrofísica Lição 21 Fontes de Energia Estelar A taxa de energia que sai de uma estrela é extremamente grande, contudo ainda não tratamos da questão que relaciona à fonte de toda essa energia.

Leia mais

J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger. J. Dalton E. Rutherford. Demócrito e Leucipo. A. Sommerfeld. Evolução histórica

J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger. J. Dalton E. Rutherford. Demócrito e Leucipo. A. Sommerfeld. Evolução histórica J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger Demócrito e Leucipo J. Dalton E. Rutherford Evolução histórica A. Sommerfeld Demócrito e Leucipo (modelo filosofal) Do que a matéria é constituída? A matéria é descontínua.

Leia mais

O átomo de Rutherford

O átomo de Rutherford O átomo de Rutherford Elétrons orbitando o núcleo F Elétrica F Centrifúga Quando uma carga elétrica muda de velocidade ou direção, ela deve irradiar energia. Radiação Eletromagnética É o produto de campos

Leia mais

A Dualidade Onda-Partícula

A Dualidade Onda-Partícula A Dualidade Onda-Partícula O fato de que as ondas têm propriedades de partículas e viceversa se chama Dualidade Onda-Partícula. Todos os objetos (macroscópicos também!) são onda e partícula ao mesmo tempo.

Leia mais

RESOLUÇÕES DA PROVA DE FÍSICA UFC PROFESSOR Célio Normando

RESOLUÇÕES DA PROVA DE FÍSICA UFC PROFESSOR Célio Normando PROFESSOR Célio Normando Ari Duque de Caxias Ari Washington Soares Ari Aldeota Da 5ª Série ao Pré-Vestibular Sede Hildete de Sá Cavalcante (da Educação Infantil ao Pré-Vestibular) Rua Monsenhor Catão,

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 5 PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DA MATÉRIA Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 5 PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DA MATÉRIA ÍNDICE 5.1- Postulados

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2012 FÍSICA CARLOS 3ª MÉDIO Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Encaminhamos a Programação de Etapa, material de apoio para o acompanhamento dos conteúdos e habilidades que

Leia mais

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA Modalidade EF

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA Modalidade EF OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2013 Modalidade EF INSTRUÇÕES 1 Esta prova contém oito questões no total, sendo duas questões abertas e seis questões de múltipla escolha. 2 Antes de iniciar a prova, confira

Leia mais

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Demócrito Epicuro (de 400-250 a.c): a matéria seria constituída de átomos e espaços vazios; Aristóteles

Leia mais

Biofísica Bacharelado em Biologia

Biofísica Bacharelado em Biologia Biofísica Bacharelado em Biologia Prof. Dr. Sergio Pilling PARTE B Capítulo 6 Conceitos basicos sobre radiação. Modelos atómico e niveis de energia. Radiaoatividade. Objetivos: Nesta aula veremos alguns

Leia mais

estrutura atômica e ligações

estrutura atômica e ligações Aula 02 estrutura atômica e ligações ZEA 1038 Ciência e Tecnologia dos Materiais Prof. João Adriano Rossignolo Profa. Eliria M.J.A. Pallone introdução conceitos elementares a estrutura dos átomos a estrutura

Leia mais

Instituto de Física - UFF Profissional - 11 de Dezembro de 2009 Resolva 6 (seis) questões, com pelo menos uma questão de cada uma das

Instituto de Física - UFF Profissional - 11 de Dezembro de 2009 Resolva 6 (seis) questões, com pelo menos uma questão de cada uma das Exame de Ingresso na Pós-graduação Instituto de Física - UFF Profissional - 11 de Dezembro de 009 Resolva 6 (seis) questões, com pelo menos uma questão de cada uma das seções. A duração da prova é de 3

Leia mais

Física Módulo 2 Ondas

Física Módulo 2 Ondas Física Módulo 2 Ondas Ondas, o que são? Onda... Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro,

Leia mais

n Camadas K L M N...

n Camadas K L M N... Notação Espectroscópica para Configurações Eletrônicas em Átomos. Modelo de Partícula Independente. Podemos obter uma quantidade expressiva importante de informações sobre estados atômicos de sistemas

Leia mais

RAIOS-X (RAIOS RÖNTGEN)

RAIOS-X (RAIOS RÖNTGEN) RAIOS-X (RAIOS RÖNTGEN) Descobertos por Wilhelm Röntgen (1895) Primeiro prêmio Nobel em física (1901) Radiação extremamente penetrante (

Leia mais

Problemas de Mecânica Quântica Ano lectivo 2007/2008 Engenharia Biomédica, IST

Problemas de Mecânica Quântica Ano lectivo 2007/2008 Engenharia Biomédica, IST Problemas de Mecânica Quântica Ano lectivo 2007/2008 Engenharia Biomédica, IST Potenciais unidimensionais, poço de potencial, efeito de túnel, oscilador linear harmónico 1. Gasiorowicz 4.8 Ajudas: (a)

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS)

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS) 01. Gregos (Demócrito e Leucipo) "A matéria é formada de pequenas partículas indivisíveis denominadas átomos." (a = não tomo = parte) QUÍMICA INORGÂNICA - CAPÍTULO 2 ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito

Leia mais

O oscilador harmônico simples quântico

O oscilador harmônico simples quântico 1 / 18 O oscilador harmônico simples quântico Prof. Dr. Vicente Pereira de Barros Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itapetininga 29/05/2014 2 / 18 Introdução Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA

INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA Introdução à Astrofísica INTRODUÇÃO À ASTROFÍSICA LIÇÃO 15 LUZ E MATÉRIA Lição 14 Luz e Matéria Nos séculos XVIII e XIX foi observado, por William Wollaston, que a luz solar passando por um prisma produzia

Leia mais

Vamos aos Gritos. Quem são os números quânticos? Os números quânticos são as soluções da equação de Schrondinger que

Vamos aos Gritos. Quem são os números quânticos? Os números quânticos são as soluções da equação de Schrondinger que Disciplina de Física e Química A 10ºAno Ano lectivo 2014/2015 Vamos aos Gritos Números Quânticos!!! Quem são os números quânticos? Os números quânticos são as soluções da equação de Schrondinger que indicam

Leia mais

Aula 2 Lei de Coulomb

Aula 2 Lei de Coulomb Aula Lei de Coulomb Introdução Vimos na aula anterior que corpos carregados com carga sofrem interação mutua podendo ser atraídos ou repelidos entre si. Nessa aula e na próxima trataremos esses corpos

Leia mais

C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s T e c n o l o g i a s Q U Í M I C A N O M E: N º T U R M A : D A T A :

C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s T e c n o l o g i a s Q U Í M I C A N O M E: N º T U R M A : D A T A : C i ê n c i a s d a N a t u r e z a e s u a s T e c n o l o g i a s Q U Í M I C A P r o f ª M á r c i a R i b e i r o N O M E: N º T U R M A : D A T A : C a m a d a s e l e t r ô n i c a s Os átomos são

Leia mais

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES Perguntas: 1. O gráfico da figura 1 mostra a aceleração

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. A equação de uma onda transversal se propagando ao longo de uma corda muito longa é, onde e estão expressos em centímetros e em segundos. Determine (a) a amplitude, (b) o comprimento de onda,

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos ESTRUTURA ATÔMICA Modelos Atômicos 1.Modelo atômico de Dalton 2.Modelo atômico de Thomson 3.Modelo atômico de Rutherford 4.Modelo atômico de Rutherford-Bohr 5.Modelo atômico atual MODELOS ATÔMICOS 1808

Leia mais

A ordem da equação diferencial é a ordem da derivada mais alta envolvida. A equação (2.1) é, então, de terceira ordem.

A ordem da equação diferencial é a ordem da derivada mais alta envolvida. A equação (2.1) é, então, de terceira ordem. Capítulo 2- A partícula em uma caixa As funções de onda estacionárias e os níveis de energia de um sistema de uma partícula em uma dimensão são obtidas resolvendo a equação de Schrödinger independente

Leia mais

O Elétron como Onda. Difração de Bragg

O Elétron como Onda. Difração de Bragg O Elétron como Onda Em 1924, de Broglie sugeriu a hipótese de que os elétrons poderiam apresentar propriedades ondulatórias além das suas propriedades corpusculares já bem conhecidas. Esta hipótese se

Leia mais

Estrutura Atômica II

Estrutura Atômica II Estrutura Atômica II Modelo nuclear do átomo: Constituído de partículas subatômicas: Prótons, Nêutrons e elétrons Os prótons e nêutrons formam o núcleo minúsculo e denso que compreende quase toda a massa

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons.

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. NÚMEROS QUÂNTICOS As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. Prof. Ailey Aparecida Coelho Tanamati Mecânica = movimento

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 3 PROPRIEDADES CORPUSCULARES DA RADIAÇÃO ÍNDICE 3.1- Efeito

Leia mais

Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o

Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o Aula 3 Estrutura Atômica cont Tabela Periódica Mecânica quântica e orbitais atômicos Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL. Prof.: Cristiano Luiz Chostak Disciplina: Química Tecnológica (QMT12)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL. Prof.: Cristiano Luiz Chostak Disciplina: Química Tecnológica (QMT12) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL Prof.: Cristiano Luiz Chostak Disciplina: Química Tecnológica (QMT12) Atomística: Estrutura atômica básica O modelo atômico de Dalton O modelo atômico

Leia mais

Data e horário da realização: 19/05/2016 das 14 às 17 horas

Data e horário da realização: 19/05/2016 das 14 às 17 horas re UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Exame de Seleção para o curso de mestrado em Física - 2016-1/2 Data e horário da realização:

Leia mais

Absorção de Radiação por Gases na Atmosfera. Radiação I Primeiro semestre 2016

Absorção de Radiação por Gases na Atmosfera. Radiação I Primeiro semestre 2016 Absorção de Radiação por Gases na Atmosfera Radiação I Primeiro semestre 2016 Constituintes gasosos da atmosfera N 2 ~ 78% O 2 ~ 21% ~ 99% da atmosfera seca vapor d água (0 a 4%) Argônio, CO 2, O 3, CH

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Segunda prova de seleção para ingresso em 2012/2. Nome: Data: 13/08/2012

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Segunda prova de seleção para ingresso em 2012/2. Nome: Data: 13/08/2012 Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Programa de Pós-Graduação em Física Segunda prova de seleção para ingresso em 2012/2 Nome: Data: 13/08/2012 1 Seção A: Mecânica Clássica Uma nave espacial cilíndrica,

Leia mais