Manual do Fénix. Gestão de Sumários. SI (Versão 1.3)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Fénix. Gestão de Sumários. SI (Versão 1.3)"

Transcrição

1 Manual do Fénix Gestão de Sumários SI (Versão 1.3) Este manual tem como objectivo auxiliar a tarefa de Gestão de Sumários por parte dos docentes do ISCTE-IUL.

2 Índice Glossário... 3 Entrar no Fénix... 4 Entrar no Portal de docência... 6 Gestão de Sumários Planeamento Lectivo Criar aula Gerir os Sumários Inserir novo sumário Editar ou apagar sumários Consultar Calendário de aulas e sumários... 17

3 Glossário Unidade curricular segundo o DL 74/2006 é uma unidade de ensino com objectivos de formação próprios que é objecto de inscrição administrativa e de avaliação traduzida numa classificação final; Unidade competência Denominação utilizada quando uma unidade de ensino é criada no Fenix, ancorada numa área científica e sem integrar, ainda, qualquer plano de estudos. Quando associada a um plano de estudos, toma a designação de unidade curricular. Unidade execução refere-se à execução de uma unidade curricular num determinado período, quando associada a um plano de estudos. Por exemplo a unidade curricular Introdução à informática no 1.º semestre, do 1.º ano curricular da licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática do ano lectivo 2009/2010.

4 Entrar no Fénix Para aceder ao Fénix, deverá abrir o seu Browser (Internet Explorer ou Mozilla Firefox) para aceder a Nesta página tem acesso a toda a parte pública do Fénix (informação das UC, etc.). Para aceder à área privada do Fénix seleccione Página de entrada.

5 Deverá introduzir as suas credenciais e a palavra-passe, após a introdução dos seus dados deverá pressionar Submeter. Em caso de dificuldade no acesso ao Fénix@ISCTE-IUL poderá consultar as perguntas frequentes, que lhe mostrarão, passo-a-passo, como recuperar a palavrapasse.

6 Após a entrada com sucesso tem acesso aos seus portais no Fénix. Entrar no Portal de docência Para aceder ao portal de docência seleccione o separador Docência.

7 Gestão de Sumários No portal de docência pode visualizar as unidades curriculares que lecciona. Caso detectar unidades curriculares em falta, verifique se tem o semestre correcto seleccionado. Caso alguma unidade curricular que lecciona não apareça em nenhum dos 2 semestres do currente ano lectivo, por favor entre em contacto com o secretariado da sua Escola.

8 Após a escolha da unidade curricular, terá acesso à página de gestão da mesma. Do lado esquerdo surgirá o menu de Gestão da Unidade Curricular. Este menu contém acesso às seguintes funcionalidades: Anúncios, notícias que deseja que sejam publicadas na página pública da UC; Sumários, que lhe dará acesso à página de gestão de sumários das aulas; Docentes, onde poderá consultar que docentes leccionam a unidade curricular; Alunos, onde consultar a informação dos alunos a frequentar a unidade curricular e gerar o ficheiro de alunos; Planeamento, onde pode delinear os planos de aulas; Avaliação, onde poderá gerir a avaliação final dos alunos; FUC (Fichas de Unidade Curricular), onde se encontra informação sobre a UC a disponibilizar na parte pública.

9 3.1. Planeamento Lectivo No menu pressione, na opção Planeamento. O sistema apresenta a página de Gestão do Planeamento de Aulas. O planeamento pode ser publicado na página pública da UC. Os planos de aula podem também ajudar no preenchimento dos sumários da UC. Para isso basta importar o plano de aula correspondente ao sumário que pretende preencher. Para facilitar a criação do planeamento é possível importar sumários ou planos de aula já criados e, posteriormente, fazer alterações. Nesta página poderá: criar o(s) plano(s) de aula -, escolher se o planeamento será publicado na página pública da UC - e gerir todas as aulas planeadas.

10 Criar aula Para criar uma nova aula pressione em Criar plano de aula. Nesta página deverá preencher: O Tipo de aula (laboratorial, teórico-prática, etc.); Título (da aula); Plano ; Poderá adicionar outra língua onde terá os mesmos campos para preencher (recomenda-se a criação de um segundo título, em Inglês, para que o mesmo possa ser compreendido por alunos do programa ERASMUS). Após o preenchimento do plano de aula, pressione no botão Submeter. Na página de Gestão do Planeamento, poderá seleccionar as seguintes opções: Apagar todos, para apagar todas as aulas planeadas;

11 Editar, para editar a aula planeada; Apagar, para apagar a aula planeada; Cima e Baixo, para mover cada aula para cima ou para baixo Gerir os Sumários No menu lateral pressione na opção Sumários. O sistema apresenta a página de Gestão dos Sumários da sua UC. A opção Material de apoio ao lançamento de sumários permite-lhe visualizar o tutorial sobre o lançamento de sumários e a gestão do planeamento das aulas.

12 Para preencher um sumário deverá seleccionar a aula na tabela existente na página e carregar no botão Preencher Sumário(s). A tabela mostra a primeira aula leccionada (de cada turno) sem sumário depois da última aula com sumário. O docente, deve consultar o Calendário de Aulas e Sumários para confirmar se ainda existem aulas cujo sumário ainda não foi preenchido ou para marcar/desmarcar uma aula não leccionada. Também pode preencher um sumário para várias aulas. Se pretender inserir um sumário para uma aula extraordinária, deverá seleccionar a opção Inserir novo sumário. A opção Calendário de aulas permite-lhe visualizar a lista completa de aulas planeadas do período lectivo.

13 Inserir novo sumário Na página de Gestão de Sumários seleccione Inserir novo sumário. Nesta página terá de indicar: Tipo (se é Normal ou Extraordinária ); Apenas próprios turnos (Filtro opcional); Turno ; Aula (disponível após a escolha do turno e se o Tipo seleccionado igual a Normal ); Tipo de aula (disponível após a escolha do turno e se o Tipo seleccionado igual a Normal ); Data (data da aula disponível após a escolha do turno e se o Tipo seleccionado igual a Normal ); Plano de aula (opcional disponível se o Tipo seleccionado igual a Normal ); Sumário anterior (opcional disponível se o Tipo seleccionado igual a Normal ); N.º de alunos (que frequentaram a aula); Sala (escolha correctamente a sala onde leccionou a aula); Título (do sumário/aula); O texto do sumário.

14 Poderá utilizar um plano previamente inserido no planeamento das aulas, escolhendoo na caixa de selecção Plano de aula. O sumário será automaticamente preenchido com a informação do plano seleccionado.

15 Pode utilizar também um sumário existente, seleccionando-o em Sumário anterior. Para colocar informação noutra língua pressione em Adicionar nova língua. Após o preenchimento da informação do Sumário deverá pressionar um dos seguintes botões: Guardar (guarda o sumário, regressando para a página de Gestão de Sumários); Guardar e Novo (guarda o sumário e abre novo formulário de preenchimento de Sumário); Guardar e Igual (guarda o sumário e abre novo formulário de preenchimetno de Sumário com a informação do anterior); Cancelar (caso não pretenda guardar o sumário).

16 Editar ou apagar sumários Na página de Gestão de Sumários encontrará a lista dos sumários agrupados por semanas. Cada sumário tem as opções Editar e Apagar. A página de editação abre o formulário de preenchimento do referido sumário (consultar ponto deste manual).

17 Consultar Calendário de aulas e sumários Na página de consulta do Calendário de Aulas e Sumários encontrará a lista de todas as aulas previstas para o período lectivo. O docente tem a possibilidade de marcar/desmarcar, como não leccionada, uma aula que faça parte do(s) turno(s) que lhe foram atribuídos. A aula marcada como aula não leccionada não poderá ter sumário associado.

Manual do Fénix. Gestão da ficha de unidade curricular (Portal de coordenador de ECTS) DSI 28-01-2010 (Versão 1.0)

Manual do Fénix. Gestão da ficha de unidade curricular (Portal de coordenador de ECTS) DSI 28-01-2010 (Versão 1.0) Manual do Fénix Gestão da ficha de unidade curricular (Portal de coordenador de ECTS) DSI 28-01-2010 (Versão 1.0) Este manual tem como objectivo auxiliar a tarefa de gestão de versões da ficha de unidade

Leia mais

Índice. Página 1 de 7 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext )

Índice. Página 1 de 7 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext ) Índice Índice... 1 1. Entrada no Fénix... 2 2. Portal de Direcção de Curso... 3 2.1. Página de curso... 3 2.1.1. Descrição do curso... 4 2.1.2. Regime de acesso... 5 2.1.3. Estatuto profissional... 6 2.1.4.

Leia mais

Manual do Fénix. Portal de Candidato SI

Manual do Fénix. Portal de Candidato SI Manual do Fénix Portal de Candidato SI 30-11-2010 Este manual tem como objectivo auxiliar a inscrição em Competências Transversais através do Portal Candidato Índice Pré-inscrição em Competências Transversais...

Leia mais

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext )

Índice. Página 1 de 32 :: https://fenix.iscte.pt/ C7.01 (ext ) Índice 1 1. Operações de Alunos... 3 1.1. Matricular aluno... 3 1.2. Visualizar alunos... 7 1.2.1. Visualizar dados pessoais... 8 1.3. Matrículas do aluno... 9 1.3.1. Detalhes da matrícula... 9 1.3.1.1.

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

Mobilidade. Acordo de Cedência de Interesse Público (ACIP) Manual de Utilizador

Mobilidade. Acordo de Cedência de Interesse Público (ACIP) Manual de Utilizador Mobilidade Acordo de Cedência de Interesse Público (ACIP) Lei n.º 35/2014, de 20 de junho Manual de Utilizador Esta aplicação informática destina-se à gestão do processo de pedido de Acordo de Cedência

Leia mais

Portal de Credenciação: Manual do utilizador

Portal de Credenciação: Manual do utilizador Portal de Credenciação: Manual do utilizador Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 LISBOA Tel: (+351) 213 878 046/7 Fax: (+351) 213 858 823 credencial@cases.pt http://www.cases.pt cooperativaantoniosergio Portal

Leia mais

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO.

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Instruções de acesso ao SISO Utilizador Convidado O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Todos os processos associados a este registo encontram-se

Leia mais

SIGEF Portal Organismo. Manual de utilizador v

SIGEF Portal Organismo. Manual de utilizador v SIGEF Portal Organismo Manual de utilizador v.201611.07 Índice 1. Introdução... 4 2. O Portal... 5 2.1. Login... 5 2.2. Registo de Organismo... 6 2.3. Chave de validação para ativar registo... 8 2.4. Atualização

Leia mais

Manual de utilizador do Sistema PUC para dispositivos móveis

Manual de utilizador do Sistema PUC para dispositivos móveis TRABALHO FINAL DE CURSO do Curso de LICENCIATURA EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E DE COMPUTADORES (LEIC) Departamento de Engenharia Informática Ano Lectivo 2003 / 2004 Manual de utilizador do Sistema PUC para

Leia mais

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira Correio electrónico 1 1 Primeiros Passos Para aceder ao email do Agrupamento pode digitar directamente no seu browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, ) o endereço: webmail.aealbufeira.pt O correio

Leia mais

Manual de Utilização MU /2013. Plataforma de Atividade Docente- PAD (Versão Docente) Registo de atividades letivas e gestão de presenças

Manual de Utilização MU /2013. Plataforma de Atividade Docente- PAD (Versão Docente) Registo de atividades letivas e gestão de presenças Manual de Utilização MU003-2.0/2013 Plataforma de Atividade Docente- PAD (Versão Docente) Registo de atividades letivas e gestão de presenças Introdução I Acesso ao PAD I Inserção de sumários I Inserção

Leia mais

manual de navegação [área reservada a entidades gestoras]

manual de navegação [área reservada a entidades gestoras] manual de navegação [área reservada a entidades gestoras] 2 1 1 O presente manual aborda as noções gerais de navegação na área de acesso reservado às entidades gestoras e não dispensa a consulta das instruções

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilizador Perfil Aluno V1 17/06/2015 4450-298 Matosinhos Maputo Página 1 de 20 ÍNDICE 1. Página Pessoal Aluno 4 1.1 Alterar Fotografia 4 1.2 Configuração da Página Pessoal 5 1.3 Conta Corrente

Leia mais

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0 Manual do utilizador Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis v1.0 Controlo de Versões Data Versão Descrição Responsável 20/12/2016 1.0 Versão inicial Bruno Costa Índice Controlo de Versões...

Leia mais

Renovação de Inscrição Licenciatura

Renovação de Inscrição Licenciatura FenixEdu @IGOT Renovação de Inscrição Licenciatura 07-08. introdução. acesso FenixEdu. inscrição exemplo acesso FenixEdu. autenticação Efectue a autenticação FenixEdu com o utilizador e password campus.

Leia mais

Direção-Geral da Administração Escolar. Atividades de Enriquecimento Curricular. Manual de Utilizador Candidato

Direção-Geral da Administração Escolar. Atividades de Enriquecimento Curricular. Manual de Utilizador Candidato Atividades de Enriquecimento Curricular Candidato Agosto de 2012 Índice Conteúdo 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Principais Orientações... 5 1.3 Normas Importantes de Acesso e Utilização

Leia mais

Biblioteca do Conhecimento Online b-on

Biblioteca do Conhecimento Online b-on Biblioteca do Conhecimento Online b-on Agenda Histórico da b-on Motivação Visão, missão e objectivos Estrutura administrativa Conteúdos Portal b-on Pesquisa rápida Metapesquisa Recursos Periódicos Área

Leia mais

Procedimento de introdução de Reclamações - 1ª Fase. L.Pedro Log P&S

Procedimento de introdução de Reclamações - 1ª Fase. L.Pedro Log P&S 20014- Procedimento de introdução de Reclamações - 1ª Fase L.Pedro Log P&S Introdução Na contínua melhoria das funcionalidades do eplus, a partir do próximo dia 09-03- 09, o menu das reclamações será alterado.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo MANUAL DE INSTRUÇÕES AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO PARA CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS DE EXTENSÃO DE CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO 30 de Maio de 2016 V01 Índice

Leia mais

Manual do. Utilizador. Manual do Utilizador Contagem de Tempo de Serviço. Contagem/Certificação de Tempo de Serviço. (Área do Formador/Docente)

Manual do. Utilizador. Manual do Utilizador Contagem de Tempo de Serviço. Contagem/Certificação de Tempo de Serviço. (Área do Formador/Docente) Manual do Utilizador Contagem/Certificação de Tempo de Serviço (Área do Formador/Docente) Equipa Multidisciplinar de Administração e Gestão de Recursos Humanos > 09-11-2009 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. ACESSO

Leia mais

Base de Dados do CNAQ

Base de Dados do CNAQ Índice Base de Dados do CNAQ... 2 Módulo de Auto-Avaliação... 3 Papéis envolvidos no Modulo... 3 1. Acesso a Base de Dados... 4 2. Pedido de Acreditação... 4 3. Inicio do Processo de Auto-Avaliação...

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

MANUAL DE CANDIDATURA A MESTRADO

MANUAL DE CANDIDATURA A MESTRADO MANUAL DE CANDIDATURA A MESTRADO Núcleo de Planeamento e Gestão Académica / Gabinete de Estudos Pós-Graduados 22-05-2017 Índice 1. Acesso à plataforma... 2 2. Registo & Criação de Conta... 3 3. Candidatura...

Leia mais

Candidato. Contratação de Escola

Candidato. Contratação de Escola MANUAL DE INSTRUÇÕES Candidato Reserva de Recrutamento Contratação de Escola 09 de Setembro de 2013 V01 Índice 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Principais Orientações... 5 1.3 Normas Importantes

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

Guia de Utilização. Entidades Prescritoras Consulta de Encomendas. Versão 2 agosto 2017

Guia de Utilização. Entidades Prescritoras Consulta de Encomendas. Versão 2 agosto 2017 Guia de Utilização Entidades Prescritoras Consulta de Encomendas Versão 2 agosto 2017 Uma vez criada uma encomenda no Portal, a entidade prescritora pode, a qualquer momento, consultar e acompanhar o estado

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Candidato

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Candidato MANUAL DE INSTRUÇÕES BOLSA DE RECRUTAMENTO 2010/2011 VERSÃO 1.0 Lisboa, 1 de Setembro de 2010 Página 1 de 37 Índice Aspectos Gerais... 4 Introdução... 4 Principais Orientações... 4 Normas Importantes de

Leia mais

Manual de Instruções para inscrições pela Secretaria Virtual para FDUL

Manual de Instruções para inscrições pela Secretaria Virtual para FDUL Manual de Instruções para inscrições pela Secretaria Virtual NetP@ para FDUL BROWSERS RECOMENDADOS: MICROSOFT INTERNET EXPLORER 10, FIREFOX 3+, SAFARI OU CHROME 1. AS ETAPAS DO FUNCIONAMENTO Para utilizar

Leia mais

A actividade MINI- TESTE*

A actividade MINI- TESTE* Página Web 1 de 10 A actividade MINI- TESTE* Informações sobre a actividade MINI-TESTE Sítio: Moodle do Carlos Disciplina: MOODLE para professores (ver. 1.5) Livro: A actividade MINI-TESTE* Impresso por:

Leia mais

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de via web

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de  Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de  via web Nova plataforma de e-mail A. Instruções para acesso à plataforma de e-mail via web 1. Escolha um browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari, ) 2. Aceda ao portal do agrupamento e digite o endereço

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual utilizador Consulta Jurídica CONSULTA JURÍDICA Nesta área funcional, o utilizador poderá visualizar

Leia mais

Serviços de Informática :: Divisão de Infraestruturas e Serviços :: Universidade de Évora

Serviços de Informática :: Divisão de Infraestruturas e Serviços :: Universidade de Évora Guia de utilização do Colibri Instalação do software Criar Sessão Consultar as sessões criadas Participar numa sessão Gravação de Sessões Iniciar a gravação de uma sessão Descarregar a gravação Versões

Leia mais

Manual de Instruções para Inscrições pela Secretaria Virtual para FLUL

Manual de Instruções para Inscrições pela Secretaria Virtual para FLUL Manual de Instruções para Inscrições pela Secretaria Virtual NetP@ para FLUL 1. BROWSERS RECOMENDADOS: MICROSOFT INTERNET EXPLORER 10, FIREFOX 3+, SAFARI OU CHROME 2. AS ETAPAS DO FUNCIONAMENTO Para utilizar

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Tecnologias da Informação e Comunicação

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Correio Eletrónico Criar e configurar Este documento vai auxiliar-te a criar e a configurar a tua conta de correio eletrónico. O correio eletrónico ou Email é um

Leia mais

S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E

S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E M A N U A L D A P L ATA F O R M A D E L I C E N C I A M E N T O O N L I N E O U T U B R O 2 0 1 2 [ EDITAR OS DADOS DE

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica de Telecomunicações de Computadores Guia de utilização do Moodle (Versão 1.6.2) Vista do Professor Versão 2.0 Outubro

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Manual do Utilizador Contagem de Tempo de Serviço. Manual do. Utilizador. Contagem/Certificação de Tempo de Serviço. (Área do Formador/Docente)

Manual do Utilizador Contagem de Tempo de Serviço. Manual do. Utilizador. Contagem/Certificação de Tempo de Serviço. (Área do Formador/Docente) Manual do Utilizador Contagem/Certificação de Tempo de Serviço (Área do Formador/Docente) Equipa Multidisciplinar de Administração e Gestão de Recursos Humanos > 28-10-2008 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. ACESSO

Leia mais

Guia do Serviço EcoFactura (Receptor) da Generix Group Portugal

Guia do Serviço EcoFactura (Receptor) da Generix Group Portugal Guia do Serviço EcoFactura (Receptor) da Generix Group Portugal Este manual visa ser uma ajuda na utilização do Serviço On-Demand Ecofactura. São descritas as várias funcionalidades com base em vários

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados INSCRIÇÃO NO SISTEMA DE ACESSO AO DIREITO. Manual de Utilizador

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados INSCRIÇÃO NO SISTEMA DE ACESSO AO DIREITO. Manual de Utilizador SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados INSCRIÇÃO NO SISTEMA DE ACESSO AO DIREITO Manual de Utilizador INTRODUÇÃO O presente Manual tem por objectivo a descrição dos procedimentos a ter em

Leia mais

Índice. LeYa Multimédia

Índice. LeYa Multimédia Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 3 2. Registo no 20 Aula Digital... 4 3. Autenticação... 5 3.1. Editar os dados de perfil... 5 3.2. Ativar código... 5 4. Página de entrada... 6 4.1. Pesquisar um

Leia mais

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda.

GIAE ONLINE GIAE ONLINE. J.P.M & Abreu, Lda. GIE ONLINE 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Novas funcionalidades 5 2.1. Mensagens 5 2.1.1. Recebidas 6 2.1.2. Enviadas 6 2.1.3. Enviar Mensagem 6 2.2. Consulta de Extracto 9 2.3.

Leia mais

Mobilidade Estatutária para o ano escolar 2016/2017

Mobilidade Estatutária para o ano escolar 2016/2017 Mobilidade Estatutária para o ano escolar 2016/2017 Formalização do pedido de mobilidade pela Entidade Proponente Manual de Utilizador abril 2016 DSRH ÍNDICE 1. Enquadramento... 3 1.1 Tipologia... 3 1.2

Leia mais

Gestão de Actas Escolares. Manual Utilizador. (Versão 4)

Gestão de Actas Escolares. Manual Utilizador. (Versão 4) inovar TI Gestão de Actas Escolares Manual Utilizador (Versão 4) ÍNDICE: INTRODUÇÃO... 3 FUNCIONALIDADES DO UTILACTAS... 3 1.ENTRAR NO PROGRAMA... 4 2.CONVOCAR UMA REUNIÃO... 5 2.1. CRIAR... 5 2.2. EDITAR...

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

Como aplicar permissões aos utilizadores?

Como aplicar permissões aos utilizadores? Como aplicar permissões aos utilizadores? O gestor do ego tem a possibilidade de autorizar ou restringir os acessos de cada utilizador aos vários campos da aplicação.... As permissões podem ser atribuídas

Leia mais

Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12

Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12 Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12 O sistema de Backoffice de Ensaios da Monoquadros, trata-se de um site extranet que a Monoquadros disponibiliza para os seus clientes, cliente finais, inspectores,

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES. Índice. I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões? 05

BANCO DE QUESTÕES. Índice. I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões? 05 BANCO DE QUESTÕES Índice I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões? 05 Pesquisar e selecionar questões 05 2 Adicionar perguntas a um teste 07 3 Selecionar

Leia mais

1. Introdução. 2. Acesso ao Portal - Código de Estabelecimento de Ensino

1. Introdução. 2. Acesso ao Portal - Código de Estabelecimento de Ensino Manual do Portal MyEscola 1. Introdução 2. Acesso ao Portal 3. Formulário de Login 4. Recuperação de Password 5. Portal 1. Mensagens 2. Documentos 3. Escola 4. Alunos 5. Professores 6. Horário 7. Calendário

Leia mais

20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno

20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.0 Índice I. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 3 1. Registo... 3 2. Autenticação... 3 2.1. Recuperar palavra-passe... 3 3. Ativar Manuais Multimédia...

Leia mais

Gestor de Actividades TIC na Educação. Guia de Utilização. Versão 2.30

Gestor de Actividades TIC na Educação. Guia de Utilização. Versão 2.30 Gestor de Actividades TIC na Educação Guia de Utilização Versão 2.30 Desenvolvido por Paulo Reis (preis@ccems.pt) Centro de Competência «Entre Mar E Serra» (www.ccems.pt) Batalha, 2006 GATo CCEMS, 2006

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR FORMAÇÃO DO PESSOAL NÃO DOCENTE Certificação de ações de formação e concessão de estatuto de formador (Artigos 31.º e 32.º do Decreto-Lei n.º184/2004, de 29 de julho) Agosto de 2017

Leia mais

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005 Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para CONTEÚDO Pág. 1 Introdução 3 2 - Aceder ao site 2.1 Entrar em www.saude-mental.net 3 2.3 Introdução do seu login e password

Leia mais

02. Como criar o 1º procedimento ao abrigo de Acordo Quadro ESPAP

02. Como criar o 1º procedimento ao abrigo de Acordo Quadro ESPAP Passo 1: aceda à plataforma de Acordos-Quadro da espap colocando no browser: sncp.espap.pt LANÇAMENTO DO PROCEDIMENTO Passo 2: No menu no topo da página, clique na opção: Quero... e seleccione o tipo de

Leia mais

Apresentar Propostas Acesso Universal

Apresentar Propostas Acesso Universal Guia de utilização Apresentar Propostas Novembro 2008 Apresentar Propostas - - Índice PREÂMBULO... 3 ACESSO À PLATAFORMA... 4 ÁREA DE TRABALHO... 5 APRESENTAR PROPOSTAS... 11 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual utilizador Escalas Versão 3.0 Junho de 2016 ÍNDICE INTRODUÇÃO DESCRIÇÃO FUNCIONAL ESCALAS 1.1

Leia mais

Manual de Utilização da Plataforma digital de Gestão de informação

Manual de Utilização da Plataforma digital de Gestão de informação Manual de Utilização da Plataforma digital de Gestão de informação AGÊNCIAS Iniciativa de : Financiado por: www.eeagrants.org AGÊNCIAS Esta plataforma permite apoiar o funcionamento das agências do Banco

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Selos Temporais Configuração de Selos Temporais 1. Entre nas Configurações da Entidade 2. Clique em Adicionar fornecedor de selos temporais na secção Configuração

Leia mais

imax Concepção Centrada no Utilizador 2007/2008 Manual do Utilizador

imax Concepção Centrada no Utilizador 2007/2008 Manual do Utilizador Concepção Centrada no Utilizador 2007/2008 imax Manual do Utilizador Grupo 04: Pedro João Grácio Rodrigues 48952 Raquel Garcez Coutinho Costa 57745 Renato Filipe Robles Sousa 52368 Índice Índice... 2 Introdução...

Leia mais

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBRICK, S.A. 23 de Outubro de 2015 IPBRICK, S.A. IPBrick 1 CAFE v1.6 - Manual de utilização Conteúdo 1 Introdução 4 1.1 Funcionalidades..............................

Leia mais

Manual Interactivo de Requisição e de Destacamento de Pessoal Docente Ano Escolar de 2008/ de Junho de 2008

Manual Interactivo de Requisição e de Destacamento de Pessoal Docente Ano Escolar de 2008/ de Junho de 2008 Manual Interactivo de Requisição e de de Pessoal Docente Ano Escolar de 2008/2009 17 de Junho de 2008 Manual Interactivo de Requisição e de Pessoal Docente Leia com muita atenção este manual, de modo a

Leia mais

Manual do Utilizador. Exemplo de Preenchimento

Manual do Utilizador. Exemplo de Preenchimento Manual do Utilizador Exemplo de Preenchimento Guia de consulta rápida do Manual Como entrar no balcão - Diapositivo 3/23 Como editar uma fonte Diapositivo 5/23 Como criar uma fonte nova Diapositivo 10/23

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A)

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A) PROFESSOR(A) INTRODUÇÃO Caro(a) professor(a), Obrigado por descarregar este manual do utilizador do Ephorus. Em caso de dúvidas, por favor contacte o utilizador principal do Ephorus no seu estabelecimento

Leia mais

Manual Apoio às Matrículas/Inscrições Propinas. Saudações Académicas

Manual Apoio às Matrículas/Inscrições Propinas. Saudações Académicas Saudações Académicas MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONSULTA DE PROPINAS E EMOLUMENTOS PAGAMENTO DE PROPINAS E EMOLUMENTOS Tesouraria / Referências Multibanco Para este novo ano lectivo 2013/14, o plano

Leia mais

Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014. Manual de utilização da Extranet TI. Diretores e Gestores de Projeto

Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014. Manual de utilização da Extranet TI. Diretores e Gestores de Projeto Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014 Manual de utilização da Extranet TI Diretores e Gestores de Projeto 17 de outubro de 2013 1 Leia com muita atenção este manual. A sua leitura é imprescindível

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica Concurso Interno Concurso Externo Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento Concurso de Integração Extraordinário 2017/2018 4 de maio de

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES. Índice BANCO DE QUESTÕES. I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões?

BANCO DE QUESTÕES. Índice BANCO DE QUESTÕES. I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões? BANCO DE QUESTÕES Índice I Como posso criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores a partir do Banco de Questões? 05 1 Pesquisar e selecionar questões 05 2 Adicionar perguntas a um teste 07 3

Leia mais

Manual de Inscrições On-line

Manual de Inscrições On-line Manual de Inscrições On-line Antes de efectuar a sua inscrição on-line deverá regularizar a sua situação financeira, para tal, depois de aceder ao portal, consulte o serviço referente às referências multibanco,

Leia mais

INSTITUTO DE INFORMÁTICA, I.P.

INSTITUTO DE INFORMÁTICA, I.P. INSTITUTO DE INFORMÁTICA, I.P. OCIP ORÇAMENTOS E CONTAS DE IPSS MANUAL UTILIZADOR VERSÃO WEB INSTITUTO DE INFORMÁTICA, I.P. Missão, Visão e Valores No âmbito do reconhecimento do II, I.P., pelo nível Committed

Leia mais

Manual do Utilizador SISTEMA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DE DESEMPENHO. Data: 4 de janeiro de 2016

Manual do Utilizador SISTEMA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DE DESEMPENHO. Data: 4 de janeiro de 2016 Manual do Utilizador SISTEMA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DE DESEMPENHO Data: 4 de janeiro de 2016 Índice 1 INTRODUÇÃO... 4 1.1 Destinatários... 4 1.2 Âmbito... 4 1.3 Versão Aplicável... 4 1.4 Interpretação do

Leia mais

Como Declarar online e pagar sem filas?

Como Declarar online e pagar sem filas? Como Declarar online e pagar sem filas? Declaração Online a) Acesso à sua conta no Portal do Cidadão Ao aceder ao Portal do Cidadão (www.portondinosilha.cv), faça o login para aceder à sua conta (para

Leia mais

Alteração Iva 1 Julho 2016

Alteração Iva 1 Julho 2016 Alteração Iva 1 Julho 2016 As versões 2016 das aplicações XD Ponto de Venda implementam uma nova funcionalidade que permite efetuar agendar ou aplicar de imediato a alteração das taxas de imposto(iva)

Leia mais

Direção-Geral da Administração Escolar. Atividades de Enriquecimento Curricular. Manual de Utilizador. Candidato

Direção-Geral da Administração Escolar. Atividades de Enriquecimento Curricular. Manual de Utilizador. Candidato Atividades de Enriquecimento Curricular Manual de Utilizador Candidato Agosto de 2015 V2 Índice Conteúdo 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Principais Orientações... 5 1.3 Normas Importantes

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

MANUAL PARA COLOCAÇÃO DE PRODUTOS À VENDA NO SMARTFARMER

MANUAL PARA COLOCAÇÃO DE PRODUTOS À VENDA NO SMARTFARMER MANUAL PARA COLOCAÇÃO DE PRODUTOS À VENDA NO SMARTFARMER Esta funcionalidade é destinada aos Produtores que estão registados no SmartFarmer. Selecione a opção Criar Produtos Para colocar produtos à venda

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS AVISO IMPORTANTE

NOTAS EXPLICATIVAS AVISO IMPORTANTE NOTAS EXPLICATIVAS AVISO IMPORTANTE Medidas de segurança: - Não pode utilizar palavras que contenham EXEC nesta combinação, nem os símbolos < ou >. - Feche a aplicações web quando terminaram de a usar.

Leia mais

Balcão Guia de Apoio à utilização da Funcionalidade para Georreferenciação de Operações (FGO)

Balcão Guia de Apoio à utilização da Funcionalidade para Georreferenciação de Operações (FGO) Balcão 2020 - Guia de Apoio à utilização da Funcionalidade para Georreferenciação de Operações (FGO) Índice 1 Informação Técnica:... 2 2 Passo-a-Passo:... 3 I. Formulário Candidatura - Caracterização -

Leia mais

Manual do Utilizador. Portal Folha de Remunerações

Manual do Utilizador. Portal Folha de Remunerações Manual do Utilizador Portal Folha de Remunerações ÍNDICE 1.INTRODUÇÃO 3 2. ACESSO À FOLHA DE REMUNERAÇÃO.. 4 3. SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO PORTAL ONLINE...5 3.1Digitação...6 3.1.1 Folha de Remuneração. 6

Leia mais

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo.

atualização gratuita *para clientes Gnotarium com contrato de manutenção ativo. novidades da versão 5.0 Faturação o Descontos o NIF estrangeiro o Observações o IVA nas linhas o Parametrização das margens o N.º de conta sequencial o Honorários editáveis o Impressão do meio de pagamento

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Apoio Judiciário Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador V1.6 11 de Setembro de 2008 Elaborado por Link Consulting Tecnologias de Informação,

Leia mais

O Portal do serviço de apoio a Projectos e Clientes da Generix Group Portugal

O Portal do serviço de apoio a Projectos e Clientes da Generix Group Portugal O Portal do serviço de apoio a Projectos e Clientes da Generix Group Portugal Índice Como aceder... 3 Página Inicial... 4 1. Submeter um pedido:... 4 2. Visualizar o Histórico... 5 3. Calendário... 7 4.

Leia mais

MANUAL DE MATRÍCULA E INSCRIÇÃO 2º CICLO (MESTRADOS)

MANUAL DE MATRÍCULA E INSCRIÇÃO 2º CICLO (MESTRADOS) MANUAL DE MATRÍCULA E INSCRIÇÃO 2º CICLO (MESTRADOS) Núcleo de Planeamento e Gestão Académica / Gabinete de Estudos Pós-Graduados 12-09-2017 Índice 1. Acesso à plataforma... 2 2. Matrícula... 3 2.1 Inquérito

Leia mais

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Manual de Utilizador Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Índice 1. PROCEDIMENTOS DE ACESSO...4 2. RECOLHA DE TURNOS...15 2.1 NAVEGAÇÃO NO ECRÃ...16 2.2 PESQUISAS NO

Leia mais

AVALIAÇÕES. Este pequeno manual de avaliações servirá como guia para os Docentes e Diretores de Turma (DT)

AVALIAÇÕES. Este pequeno manual de avaliações servirá como guia para os Docentes e Diretores de Turma (DT) AVALIAÇÕES Este pequeno manual de avaliações servirá como guia para os Docentes e Diretores de Turma (DT) Utilizam Propostas? SIM Inicia aqui PROPOSTAS Cada Docente fará o lançamento das suas propostas,

Leia mais

Gestão Documental. Gestão Documental

Gestão Documental. Gestão Documental Alcides Marques, 2007 Actualizado por Ricardo Matos em Junho de 2009 Neste capítulo pretende-se analisar a temática da, começando por apresentar um breve resumo dos conceitos subjacentes e apresentando

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Iniciação à Informática Dr. Manuel Monteiro Conteúdo 5 Folha de Cálculo Conceitos básicos Os programas denominados de folhas de cálculo permitem aos seus utilizadores elaborar documentos com cálculos,

Leia mais

Criar um recurso para QIM com ActivInspire - Studio

Criar um recurso para QIM com ActivInspire - Studio Como criar um recurso com o Software ActivInspire Studio Depois de abrir o Software ActivInspire deve criar uma nova página, ficheiro Novo e de seguida escolher o formato desejado. Nota: De forma a este

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Gestão de Base de dados Formulários

Gestão de Base de dados Formulários Gestão de Base de dados Formulários Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Formulários Os Formulários constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados

Leia mais

IPCA MANUAL DO UTILIZADOR

IPCA MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR 2012.08.27 ÍNDICE 1 Novidades para 2012-2013... 3 1.1 Aceder à plataforma de ensino a distância do IPCA... 4 1.2 Navegação 5 1.2.1 Página inicial do sítio... 5 1.2.2 A minha página

Leia mais

Manual do Sistema de Gestão de Pautas

Manual do Sistema de Gestão de Pautas Manual do Sistema de Gestão de Pautas 1. O Docente deverá aceder à sua área reservada de Apoio às Aulas Docentes / Sistema de Suporte à Leccionação de Aulas, no endereço https://paco.ua.pt/aulas/ 2. Nesta

Leia mais

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Versão 1.0 Conteúdo Administração da Escola Cenário de Uso I Central de Vagas... 4 1. Cadastro de Vagas... 4 2. Consultar vagas cadastradas... 5 3.

Leia mais

Candidato. Contratação de Escola

Candidato. Contratação de Escola MANUAL DE INSTRUÇÕES Candidato Reserva de Recrutamento Contratação de Escola 14 de Novembro de 2012 v04 Índice 1 ENQUADRAMENTO... 6 1.1 Aspetos gerais... 6 1.2 Principais Orientações... 6 1.3 Normas Importantes

Leia mais