BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BuscaLegis.ccj.ufsc.Br"

Transcrição

1 BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Responsabilidade Pós-Contratual Marco Aurélio Jacob Bretas * Rodney Alexandro Paraná Pazelo Juarez Bogoni 1 - INTRODUÇÃO "O contrato, como instrumento capaz de produzir efeitos jurídicos, torna-se o principal instrumento pelo qual circulam as riquezas, vinculam-se pessoas e geram-se obrigações, todavia, sua principal característica, a de fazer lei entre às partes, (pacta sunt servanda) tem sofrido os efeitos atenuadores de uma nova realidade social e econômica" (Ademir de Oliveira Costa Júnior), a qual tem permitido-se revisar as clausulas contratuais, anulando-as, por exemplo nos casos de excessiva onerosidade, ou nos contratos de adesão. Ocorre que o contrato divide-se em três fases, a pré-contratual, a contratual e a fase pós-contratual que será tratada no presente trabalho. Temos como objetivo explanar questões envolvendo a responsabilidade póscontratual, a chamada culpa post factum finitum, que surge com a violação do dever agir de maneira honesta, conforme nos ensina Silvio de Salvo Venosa: Os contratantes são obrigados a guardar, assim nas negociações preliminares e conclusão do contrato, como em sua execução e fase pós-contratual, os princípios de probidade e boa-fé e tudo o mais que resulte da natureza do contrato, da lei, dos usos e das exigências da razão e da equidade. Dever este que encontra fundamento legal na cláusula geral da boa fé. Podemos afirmar que o marco inicial envolvendo a responsabilidade é a apreciação de um dever violado, e que a possibilidade da responsabilidade pós-contratual, extracontratual ou aquiliana encontra amparo no artigo 187 do atual Código Civil. 2. CONCEITO Conforme nos ensina Rogério Ferraz Donnini mesmo após o cumprimento das obrigações contratuais, continuam os contratantes obrigados a certos deveres laterais, acessórios ou anexos, que persistem, após a extinção da relação jurídica, deveres estes que não estão expressos em contrato, mais que decorrem do princípio da boa-fé.

2 O princípio da responsabilidade é a do neminem laedere (a ninguém ofender) ou alterum non laedere (a outrem não ofender). 3. HISTÓRICO A responsabilidade pós contratual, segundo Antônio Manuel da Rocha Menezes Cordeiro vem da jurisprudência alemã da década de 20: (...) a culpa post factum finitum tem origem na jurisprudência alemã da década de 20. As primeiras manifestações teriam sido no sentido de recusar reconhecimento ao fenômeno. (...) Mas, em 26 de setembro de 1925, ao decidir que, depois de consumada uma cessão de créditos, o cedente continua obrigado a não tolher a condição de cessionário, o Reichsgericht dá a base à nova doutrina, reforçando-a a 3 de fevereiro de 1926, com nova sentença pela qual, expirado um contrato de edição, o titular do direito de publicação fica obrigado a não fazer concorrência com o editor, procedendo à feitura de novas edições, antes de esgotas as anteriores. No Brasil com algumas ressalvas, somente na década de 90 com o Código de Defesa do Consumidor passou-se a discutir mais amplamente a responsabilidade pós-contratual quando surgiram as primeiras decisões com fundamento na boa-fé e aos deveres de conduta. 4. NATUREZA JURÍDICA A responsabilidade pós-contratual tem por pressuposto a existência de um contrato, tendo assim natureza contratual, todavia, surge depois de extinto o contrato, ou seja, o contrato já produziu os seus efeitos, não servindo mais para sancionar as partes, o que doravante deverá ser feito com base na violação da boa-fé, caracterizando-se assim de natureza aquiliana. 5. FUNDAMENTOS Rogério Ferraz Donnini nos ensina que apesar de ser inegável que a base para a responsabilidade pós-contratual é a boa-fé objetiva, prevista expressamente no artigo 422 do código civil, é fundamental ampliar este fundamento alcançando dispositivos constitucionais a fim de buscar soluções aos conflitos com base em todo o ordenamento jurídico e em especial na nossa Carta Magna.

3 5.1 A função social dos contratos. O artigo 421 do Código Civil de 2002 representa outro fundamento da responsabilidade pós-contratual, pois a intenção do legislador foi limitar a autonomia da vontade e liberdade de contratar dentro de preceitos éticos visando proteger os contratantes de clausulas abusivas, a exemplo das restrições do artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor. "Na culpa post factum finitum, as clausulas abusivas de um contrato, que continuem a produzir efeitos mesmo após sua extinção com o cumprimento do acordado ferem o princípio da função social do contrato e podem com base na clausula geral da boa-fé gerar responsabilidade à parte que beneficiou-se injustamente." (Donnini, Rogério Ferraz) 5.2 A dignidade da pessoa humana, solidariedade, igualdade e justiça social. Nossa constituição chamada cidadã, buscou proteger a dignidade da pessoa humana ao assegurar direitos fundamentais aos indivíduos, resultando no fenômeno da constitucionalização do direito civil, isto facilita a utilização de preceitos constitucionais para fundamentar situações reguladas pelo Código Civil. Do princípio da dignidade da pessoa humana, resultam ás clausulas gerais da boa-fé objetiva constantes no Código de Defesa do Consumidor (artigo 4º, III) e no Código Civil (artigo 422) que em suma ordenam uma relação ética entre as partes. Então, ao violar a regra geral da boa-fé, viola-se por conseguinte o princípio da dignidade da pessoa humana. 5.3 A boa-fé objetiva Principal fundamento da responsabilidade pós-contratual a clausula geral da boa-fé objetiva, propicia a flexibilização do sistema jurídico ao possibilitar que se re-avaliem as conseqüências de clausulas que continuam a produzir efeitos mesmo após a extinção do contrato com cumprimento das obrigações. Apesar de falha a redação do artigo 422 que segundo alguns doutrinadores deveria ser mais claro quanto ao seu alcance pós-contratual, não há dúvida quanto a essa proteção em que pese à redação falha.

4 6. DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA Resumidamente, poderíamos descrever os deveres acessórios de conduta, como dever de comportamento ético e leal nas relações pós-contratuais visando à plena realização dos objetivos contratuais dentro dos ditames da boa-fé objetiva. "E impossível determinar todas as condutas que se esperam das partes em uma relação ética e leal, não exaurindo o tema podemos citar os seguintes deveres acessórios: a) informação; b) sigilo; c) proteção; d) cooperação." (Ademir de Oliveira Costa Júnior) 6.1 De informação Consiste no dever de mesmo após findo uma relação contratual propriamente dita, prestar informações e exibir documentos. Exemplificando o dever de um advogado que mesmo após o atendimento ao cliente, tem a obrigação de informação acerca do processo, possibilitando acesso a toda a documentação pertinente. 6.2 De sigilo Consiste no dever de preservar o sigilo das informações a que teve acesso devido à relação contratual, abrangendo além da divulgação a utilização das informações em proveito próprio ou alheio. Exemplificando o dever que um contador, ou de um gerente de banco de manter em sigilo as informações patrimoniais de seus clientes. A violação do sigilo, por si só, se torna apta a gerar a obrigação de indenizar. 6.3 De Proteção Consiste no dever de zelar pela integridade patrimonial e física do contratante mesmo após extinto o contrato.

5 Exemplificando o dever de um depósito em manter ao abrigo das intempéries os bens que lhe foram confiados enquanto estiverem sob sua guarda mesmo que o contratante esteja inadimplente com sua contraprestação e no contrato haja clausula resolutória expressa. Mesmo o contrato extinto por clausula resolutória expressa, e considerando a culpa do devedor, o depósito não poderia agir de maneira diversa o que iria contra a boa-fé 6.4 De Cooperação Como nos ensina Rogério Ferraz Donnini: "Na realidade todos os deveres acessórios de conduta não deixam de ser deveres de cooperação. Este dever compreende todos os possíveis deveres que possam surgir nas relações contratuais e que não se enquadram nas hipóteses anteriores, e buscam a considerar a posição do outro contratante de modo a auxiliá-lo." Exemplificando o dever de não fazer concorrência desleal, prospectando clientes de empresa para a qual prestou serviços mantendo relações comerciais diretamente com os clientes dela. 7. CONCLUSÃO Podemos concluir que a relação contratual não se extingue com a conclusão do contrato. Existem obrigações que devem ser observadas, obedecendo aos princípios da probidade e a boa-fé. A essa observação chamamos de obrigação pós-contratual, que têm como finalidade proteger as partes envolvidas. Ficaria muito vulnerável por exemplo o contratante que tivesse suas informações sigilosas reveladas, mesmo após a conclusão de um contrato, podendo acarretar diversos prejuízos pessoais ou mesmo empresariais, e apesar do nosso ordenamento ser considerado muito pobre a respeito de tal instituto, através da hermenêutica e jurisprudência os nossos magistrados estão punindo aqueles que não respeitam a responsabilidade pós-contratual e impondo-lhes ao pagamento de indenização aos prejudicados Por motivos, como os acima mencionados, a legislação preocupou-se em proteger e garantir a integridade das partes envolvidas, não ferindo assim a função social do contrato.

6 *Currículo do articulista: Bacharel em Administração de empresas pela UFPR, Pós-Graduado pela Fundação da UFPR, Chefe de Equipe Disponível em: < s >. Acesso em: 11 set

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Noções eprincípios do Direito Contratual Prof. Vinicius Marques Conceito clássico: é o negócio jurídico bilateral que visa à criação, modificação ou extinção de direitos

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

Direito Civil II Direito das Obrigações

Direito Civil II Direito das Obrigações Direito Civil II Direito das Obrigações Elementos Constitutivos das Obrigações 2 Elementos Constitutivos das Obrigações Elemento Subjetivo Vimos que uma relação obrigacional possui sempre os mesmos elementos,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Breves Comentários sobre a Função Social dos Contratos Alessandro Meyer da Fonseca* O Código Civil, composto de uma parte geral e cinco partes especiais, estabelece as regras de

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IX Contratos Instituições de Direito Público e Privado Parte IX Contratos 1. Contratos Conceito Contrato é a convenção estabelecida ente duas ou mais pessoas, para constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos no CDC Introdução Prof. Francisco Saint Clair Neto NOVA CONCEPÇÃO CONCEPÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL INTERVENCIONISMO ESTATAL LIMITAÇÃO DE LIBERDADE DE CONTRATAR A PROTEÇÃO DO

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais Teoria Geral dos Contratos Empresariais AULA 3. PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO CONTRATUAL. INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS EMPRESARIAIS. CONTRATOS TÍPICOS E ATÍPICOS, UNILATERAIS, BILATERAIS E PLURILATERAIS,

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teoria do Inadimplemento Daniel Victor * As obrigações se extinguem naturalmente pelo seu pagamento, porém pode acontecer a inexecução, ou seja, a não satisfação do direito de crédito

Leia mais

Ponto 3 AS FONTES E OS PRINCÍPIOS DO DIREITO COMERCIAL

Ponto 3 AS FONTES E OS PRINCÍPIOS DO DIREITO COMERCIAL Ponto 3 1 AS FONTES E OS PRINCÍPIOS DO DIREITO COMERCIAL 2 CONCEITO DIREITO COMERCIAL É O RAMO DO DIREITO QUE REGULA AS RELAÇÕES ECONÔMICAS DE MERCADO 3 AS FONTES DO DIREITO COMERCIAL - A LEI (norma jurídica)

Leia mais

O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS

O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS Caroline Dias Raimundo 1 RESUMO: Este trabalho se propõe a levantar e analisar os conceitos que delineiam os princípios da boa-fé, a importância destes

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 31/08/2017) Contratos, requisitos de validade, princípios. Conceito de contrato: convergência de declarações

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O Princípio Da Justiça Contratual E O Equilíbrio Nas Relações De Consumo Antonio Toshio Sato * O Código de Defesa do Consumidor introduz em sua norma um grande e poderoso instrumento

Leia mais

Sumário. Sobre o Autor... Prefácio do Autor... Apresentação... Notas sobre a Tradução... Glossário... Sumário Resumido... do Direito Contratual Inglês

Sumário. Sobre o Autor... Prefácio do Autor... Apresentação... Notas sobre a Tradução... Glossário... Sumário Resumido... do Direito Contratual Inglês Sumário Sobre o Autor... Prefácio do Autor.............. Apresentação...... Notas sobre a Tradução... Glossário... Sumário Resumido... 5 11 13 15 17 21 CAPíTULO 1 Principais Características do Direito

Leia mais

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Introdução: A responsabilidade civil surge pela prática de um ato ilícito que é o conjunto de pressupostos da responsabilidade civil. Surge assim, a responsabilidade

Leia mais

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL OBRIGAÇÕES PARTE GERAL CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Professor, Palestrante Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia Núcleos

Leia mais

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 17 Continuação de Modalidades

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 02 CONTRATO ATÍPICO AUTOCONTRATO PRINCÍPIOS CONTRATUAIS INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS CONTRATOS ATÍPICOS (425 CC/2002): AUTOCONTRATO (ou contrato

Leia mais

AS CARACTERÍSTICAS DAS CLÁUSULAS DE FORÇA MAIOR, DA CLÁUSULA HARDSHIP E SUAS DIFERENÇAS

AS CARACTERÍSTICAS DAS CLÁUSULAS DE FORÇA MAIOR, DA CLÁUSULA HARDSHIP E SUAS DIFERENÇAS AS CARACTERÍSTICAS DAS CLÁUSULAS DE FORÇA MAIOR, DA CLÁUSULA HARDSHIP E SUAS DIFERENÇAS No presente artigo serão abordadas as características e as diferenças entre a cláusula de força maior e a cláusula

Leia mais

A Intervenção Judicial no Contrato em face do Princípio da Integridade da Prestação e da Cláusula Geral da Boa-fé

A Intervenção Judicial no Contrato em face do Princípio da Integridade da Prestação e da Cláusula Geral da Boa-fé Carlos Alberto Garbi DESEMBARGADOR, MESTRE E DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA puc/sp CHEFE DO DEPARTAMENTO DE DIREITO CIVIL DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS (FMU). PROFESSOR DA ESCOLA PAULISTA DA MAGISTRATURA

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO

A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO Natália Pereira SILVA RESUMO: O contrato é um instrumento jurídico de grande importância social na modernidade, desde a criação do Código Civil de 2002 por Miguel Reale, tal

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 DIREITO CIVIL I: Parte geral e obrigações 01 Introdução ao direito civil; princípios. 02 Pessoas; direitos da personalidade. 03 Bens; penhora dos bens de família. 04 Negócio jurídico; defeitos

Leia mais

Nos termos do art. 3º, 2º, do CDC, as atividades desenvolvidas pelas instituições

Nos termos do art. 3º, 2º, do CDC, as atividades desenvolvidas pelas instituições REVISTA JURÍDICA CONSULEX ONLINE Doutrina Walter Douglas Stuber e Henrique Bonjardim Filizzola WALTER DOUGLAS STUBER e HENRIQUE BONJARDIM FILIZZOLA são, respectivamente, sócio-fundador e advogado do escritório

Leia mais

DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES

DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES 18 DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES RESUMO SILVEIRA, Susani Trovo¹ GRAUPPE, Stefanie Alessandra² LUCATELLI, Isabella³ O objetivo principal do trabalho é, de forma

Leia mais

A RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO PACTA SUNT SERVANDA DIANTE DA NOVA TEORIA CONTRATUAL

A RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO PACTA SUNT SERVANDA DIANTE DA NOVA TEORIA CONTRATUAL A RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO PACTA SUNT SERVANDA DIANTE DA NOVA TEORIA CONTRATUAL Marcelo Casali Casseb 1 Com o advento dos Microssistemas Legais, em especial, o Código de Defesa do Consumidor, passamos

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Da cessão da posição contratual, campo de atuação, efeitos e atipicidade no direito pátrio. Rafael da Gama* Da cessão contratual O instituto da cessão da posição contratual consiste

Leia mais

Direito Civil Direito dos Contratos

Direito Civil Direito dos Contratos Direito Civil Direito dos Contratos Aula 01 Conceito de contrato e Princípios contratuais Prof. Aurélio Bouret @ Bouret @professor_aureliobouret Aurélio Bouret Aurélio Bouret www.masterjuris.com.br Prof.

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

Aula 11 1) RELAÇÃO ENTRE A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS E OS DEMAIS PRINCÍPIOS

Aula 11 1) RELAÇÃO ENTRE A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS E OS DEMAIS PRINCÍPIOS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 11 1) RELAÇÃO ENTRE A FUNÇÃO

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO CONSUMIDOR

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO CONSUMIDOR PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO CONSUMIDOR Zuleika MACHADO Daniel Goro TAKEY RESUMO: O presente artigo tem como objetivo demostrar os princípios garantidos pela constituição de 1988, a qual veio estabelecer

Leia mais

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aulas 04/05/06. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aulas 04/05/06 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Características dos Contratos. Espécie de Negócio Jurídico; Bilateral ou plurilateral; Auto-regulamentação

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor Direitos Básicos do Consumidor No artigo 6º no Código de Defesa do Consumidor são trazidos os direitos básicos do consumidor, ou seja, aqueles que são direitos fundamentais ao consumidor, que servirão

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 54 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Função social do contrato Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros.

Leia mais

SUMÁRIO 1 Introdução ao Direito das Obrigações 2 Estrutura da Relação Obrigacional 3 Obrigações Naturais 4 Obrigações Reais ( Propter Rem

SUMÁRIO 1 Introdução ao Direito das Obrigações 2 Estrutura da Relação Obrigacional 3 Obrigações Naturais 4 Obrigações Reais ( Propter Rem SUMÁRIO 1 Introdução ao Direito das Obrigações... 1 1.1 Posição da Obrigação no Campo Jurídico... 1 1.2 Definição... 4 1.3 Distinção entre Direitos Reais e Direitos Pessoais... 6 1.4 Importância do Direito

Leia mais

Instituto das Perdas e Danos

Instituto das Perdas e Danos Isabela Di Maio Barbosa 1 Instituto das Perdas e Danos 2008 Conceito e aspectos do instituto de perdas e danos Entende-se na expressão perdas e danos um instituto de direito civil assinalado como uma forma

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA ESCRITÓRIO LOBO CAVALCANTE ADVOCACIA

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA ESCRITÓRIO LOBO CAVALCANTE ADVOCACIA CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA ESCRITÓRIO LOBO CAVALCANTE ADVOCACIA SUMÁRIO Palavra da Advogada... Pág. 3 Princípios éticos básicos... Pág. 4 Condutas institucionais... Pág. 6 Canal de denúncias... Pág.

Leia mais

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117

SECÇÃO VII: A COMPLEXIDADE INTRA-OBRIGACIONAL E OS DEVERES ACESSÓRIOS DE CONDUTA 117 INTRODUÇÃO SECÇÃO I: O DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A DEFINIÇÃO LEGAL DE OBRIGAÇÃO 11 1. A definição de obrigação 11 2. Objecto e características do Direito das Obrigações 13 SECÇÃO II: PRINCÍPIOS GERAIS DO

Leia mais

DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014

DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014 DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014 59. O Código Civil pátrio estabelece as formas em que a propriedade da coisa móvel pode ser adquirida. Assinale a alternativa que NÃO prevê uma forma de aquisição da

Leia mais

INTRODUÇÃO E ÂMBITO DESTE TRABALHO. Breve comentário à evolução da sanção PARTE I ILÍCITO CONCORRENCIAL CAPÍTULO I ASPECTOS GERAIS

INTRODUÇÃO E ÂMBITO DESTE TRABALHO. Breve comentário à evolução da sanção PARTE I ILÍCITO CONCORRENCIAL CAPÍTULO I ASPECTOS GERAIS INTRODUÇÃO E ÂMBITO DESTE TRABALHO Breve comentário à evolução da sanção PARTE I ILÍCITO CONCORRENCIAL CAPÍTULO I ASPECTOS GERAIS DIVISÃO I A QUESTÃO NOS DIREITOS ITALIANO E FRANCÊS Secção I 1. A Susceptibilidade

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1 Sumário Apresentação, xv Parte I - Introdução, 1 1 Noções Gerais sobre a Idéia de Obrigação, 3 1.1 Conceito e características, 3 1.2 Posição no Direito Civil e relações com demais ramos jurídicos, 8 1.3

Leia mais

PRINCÍPIOS DE BOAS PRÁTICAS

PRINCÍPIOS DE BOAS PRÁTICAS PRINCÍPIOS DE BOAS PRÁTICAS Dezembro/2016 PRINCÍPIOS DE BOAS PRÁTICAS As partes contratantes devem atuar em estrita conformidade com a legislação aplicável, incluindo a legislação da concorrência. Princípios

Leia mais

AULA 22. De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma ou incidentalmente?

AULA 22. De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma ou incidentalmente? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 22 De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO Introdução: A introdução significa início ou começo. Declara ao leitor (juiz e réu) o assunto que será tratado no texto jurídico. Fixa as diretrizes do assunto, facilitando

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS PARTE II PROTEJA A SUA IDEIA Tipos de Contratos

ASPECTOS JURÍDICOS PARTE II PROTEJA A SUA IDEIA Tipos de Contratos Elaborado por: Apoio: ASPECTOS JURÍDICOS PARTE II PROTEJA A SUA IDEIA Tipos de Contratos PROTEJA O SEU NEGÓCIO E SEUS INTERESSES Tipos de contratos MARCELO CARLOS PARLUTO Advogado com mais de 20 anos de

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO CONTRATUAL (CÓD. ENEX 60119) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

Aula 5. Direito básico à segurança

Aula 5. Direito básico à segurança Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 05 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 5 Direito básico à segurança Os consumidores têm o direito

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL 1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - A respeito da propriedade e da posse, assinale a alternativa correta: A. As concepções doutrinárias que entendem a função social como limite

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA SUMÁRIO PÁGINA 1. GLOSSÁRIO 02 2. DOS OBJETIVOS 02 3. DOS VALORES 03 4. DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS 03 5. DOS COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Uma breve análise ao princípio da boa-fé objetiva no Brasil Alexandre de Lima e Silva 1 - Introdução Para que seja harmoniosa, a vida do homem em sociedade exige de todos, formas

Leia mais

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS

UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE CONTRATOS Erilene Crivellaro dos SANTOS ¹ RESUMO: O presente artigo visa traçar um panorama sobre um dos assuntos mais importantes dentro da Sociedade e do nosso Código Civil: o

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA O PROFISSIONAL CERTIFICADO ICSS

CÓDIGO DE CONDUTA PARA O PROFISSIONAL CERTIFICADO ICSS CÓDIGO DE CONDUTA PARA O PROFISSIONAL CERTIFICADO ICSS 1 INTRODUÇÃO 1. Estas regras foram aprovadas pelo Conselho Diretor do ICSS Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social com o

Leia mais

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO

Leia mais

Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: condições de validade; requisitos subjetivos, objetivos e formais; interpretação.

Tópico do plano de ensino: Formação dos contratos: condições de validade; requisitos subjetivos, objetivos e formais; interpretação. AULA 05 PONTO: 05 Objetivo da aula: Teoria geral dos contratos. Teoria geral dos contratos. Perfil e princípios. Formação defeito e extinção. Classificação e interpretação. Garantias legais específicas.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 31/10/2017). Continuação da obrigação de fazer e não fazer. Obrigação de Fazer. Obrigação de fazer personalíssima

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

O crime de violação de direito autoral e o procedimento penal: equívocos e incertezas da nova Súmula 574 do STJ

O crime de violação de direito autoral e o procedimento penal: equívocos e incertezas da nova Súmula 574 do STJ O crime de violação de direito autoral e o procedimento penal: equívocos e incertezas da nova Súmula 574 do STJ Gustavo Badaró * No dia 22 de junho de 2016, o STJ aprovou, em sua súmula de jurisprudência,

Leia mais

Preâmbulo. Na Piriquita - Antiga Fábrica de Queijadas, Lda (adiante também referida por

Preâmbulo. Na Piriquita - Antiga Fábrica de Queijadas, Lda (adiante também referida por Preâmbulo Na Piriquita - Antiga Fábrica de Queijadas, Lda (adiante também referida por Empresa ), sócios, trabalhadores, prestadores de serviços e membros dos corpos sociais, independentemente da natureza

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

OBRIGAÇÕES NO CÓDIGO CIVIL

OBRIGAÇÕES NO CÓDIGO CIVIL OBRIGAÇÕES NO CÓDIGO CIVIL Gabriel Engel DUCATTI¹ RESUMO: O presente artigo visa retratar os princípios que norteiam as relações contratuais no Código Civil Brasileiro, bem como a função social do contrato,

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil (Obrigações) Aula: Teoria do Adimplemento: Compensação. Confusão. Remissão. Transação e compromisso 17 Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

DIREITO CIVIL III - CONTRATOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS. Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp.

DIREITO CIVIL III - CONTRATOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS. Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp. DIREITO CIVIL III - CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Interpretação Contratual (Hermenêutica) 24/09/09 Prof a. Esp. Helisia Góes CONCEITOS RELEVANTES INTERPRETAR é estender ou explicar o sentido, as

Leia mais

Plano de Curso de Direito das Obrigações I. Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito I Semestre

Plano de Curso de Direito das Obrigações I. Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito I Semestre Faculdade de Direito da Universidade de Macau Plano de Curso de Direito das Obrigações I Disciplina do 3º Ano da Licenciatura em Direito I Semestre Ano Lectivo 2017/2018 Regente: Manuel Trigo Assistente:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE. Prof. Luiz Antonio Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE. Prof. Luiz Antonio Lima DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE Prof. Luiz Antonio Lima MARATONA DO PONTO CESPE Foco na Banca CESPE Jurisprudência atualizada Aulas ao vivo (1h40 min de aula + 20 min de Chat) Elaboração

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SÓCIOS

OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SÓCIOS OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SÓCIOS O contrato social é o regulador das relações obrigacionais entre os sócios, alicerçada na Constituição Federal, nas leis e nos princípios gerais do Direito, sendo os

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 18/10/2017). Obrigação de fazer e não fazer. Requerer que o próprio devedor faça, sob pena de multa diária + P.D

Leia mais

Apoio. Patrocinadores Globais APDSI

Apoio. Patrocinadores Globais APDSI Apoio Patrocinadores Globais APDSI Transparência e Sigilo na Administração Pública: A questão dos dados fiscais XV Tomada de Posição GAN / APDSI Lisboa, 24 de abril de 2013 Princípios regentes da Administração

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Contratos, requisitos e princípios. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/02/2018) Contratos, requisitos e princípios. Introdução ao estudo dos contratos. Código de Hamurábi de 2093

Leia mais

A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO

A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO Balanço sobre o Novo Processo Civil Jorge Morais Carvalho 10 de março de 2016 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO Introdução Distinção entre mediação e conciliação. Problemas jurídicos da

Leia mais

ESPELHO DE CORREÇÃO PROVA DISCURSIVA

ESPELHO DE CORREÇÃO PROVA DISCURSIVA Questão 01 A intempestividade na remessa de prestação de contas aos responsáveis por entidades prestadoras de trabalho na área assistencial, beneficente ou filantrópica, que possuam natureza econômica

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL Autonomia da vontade. Intervenção estatal. Regimes jurídicos de direito privado dos contratos no Brasil. Princípios do Direito Contratual. Classificação dos contratos.

Leia mais

DA (IM)POSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAÇÃO DO ADVOGADO EM INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS NA LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ.

DA (IM)POSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAÇÃO DO ADVOGADO EM INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS NA LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ. Maria Catarina Lopes Calado Advogada. Pós-Graduanda em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera Uniderp - SP. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. DA (IM)POSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAÇÃO

Leia mais

RES SPERATA E INDENIZAÇÕES POR LUCRO CESSANTE EM CONTRATO COM SHOPPING CENTERS

RES SPERATA E INDENIZAÇÕES POR LUCRO CESSANTE EM CONTRATO COM SHOPPING CENTERS RES SPERATA E INDENIZAÇÕES POR LUCRO CESSANTE EM CONTRATO COM SHOPPING CENTERS HOOG, Wilson Alberto Zappa. 1 Resumo: Apresenta-se uma resumida análise sobre a res sperata e a indenização por lucro cessante,

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade

Teoria Geral dos Contratos. Formação dos Contratos. Extinção dos Contratos. Contratos Nominados. Contratos Inominados. Atos Unilaterais de Vontade 1.IDENTIFICAÇÃO: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III - CONTRATOS NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Teoria Geral dos Contratos.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Princípios Norteadores do Direito das Obrigações no Contexto do Direito Civil CO Rodrigo Eduardo Rocha Cardoso* 1. INTRODUÇÃO Postos em confronto o código Civil de 1916 e o novo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. A dignidade da pessoa humana é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Já a garantia do

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO DO CONSUMIDOR

INTRODUÇÃO AO DIREITO DO CONSUMIDOR INTRODUÇÃO AO DIREITO DO CONSUMIDOR www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO DO CURSO... 4 Introdução ao Direito do Consumidor...4 2. HARMONIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO NO DIREITO DO CONSUM- IDOR...7

Leia mais

Proteção contra a despedida arbitrária. Renato Rua de Almeida (*)

Proteção contra a despedida arbitrária. Renato Rua de Almeida (*) Proteção contra a despedida arbitrária Renato Rua de Almeida (*) Introdução I-A proteção da relação de emprego contra a despedida arbitrária ou sem justa causa como direito fundamental no texto constitucional

Leia mais

Contratos Internacionais. Renato Leite Monteiro

Contratos Internacionais. Renato Leite Monteiro Renato Leite Monteiro Teoria Geral dos Contratos Conceito de Contrato Requisitos Subje@vos: Existência de duas ou mais pessoas: bilateralidade Capacidade genérica das partes contratantes para a prá@ca

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Fevereiro de 2019 05457-003, São Paulo, SP Controle de versão Título Código de Conduta Área responsável Compliance CRD Capital Aprovadores Diretor responsável pelo cumprimento

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Estudo comparativo das legislações francesa e brasileira sobre franquia empresarial Lúcia Helena Chiarini* 1 INTRODUÇÃO O presente estudo levanta as semelhanças e diferenças entreas

Leia mais

Benefícios Fiscais, Planejamento Tributário e Efeitos Concorrenciais. Rodrigo Maito da Silveira 01/08/2018

Benefícios Fiscais, Planejamento Tributário e Efeitos Concorrenciais. Rodrigo Maito da Silveira 01/08/2018 Benefícios Fiscais, Planejamento Tributário e Efeitos Concorrenciais Rodrigo Maito da Silveira 01/08/2018 Livre Concorrência e a sua Proteção Livre Concorrência: igualdade de condições Direito da Concorrência:

Leia mais

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTO MOBILIÁRIO ADMINISTRATIVO E DE ESCRITÓRIO PARA A UCCI BENTO XVI

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTO MOBILIÁRIO ADMINISTRATIVO E DE ESCRITÓRIO PARA A UCCI BENTO XVI CONTRATO DE FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTO MOBILIÁRIO ADMINISTRATIVO E DE ESCRITÓRIO PARA A UCCI BENTO XVI ENTRE: Primeiro Contraente: União das Misericórdias Portuguesas, com sede na Rua de Entrecampos,

Leia mais

DIÁLOGO DAS FONTES E EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIÁLOGO DAS FONTES E EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIÁLOGO DAS FONTES E EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Síntese para uma nova hermenêutica das relações de trabalho Renato Rua de Almeida, advogado trabalhista, doutor em direito pela Faculdade de Direito

Leia mais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais

Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais BuscaLegis.ccj.ufsc.br Seus Direitos Relacionados A Danos Morais E Materiais Adriano Martins Pinheiro Bacharelando em Direito Articulista e colaborador de diversos sites e jornais locais. Atuante em Escritório

Leia mais

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva SUMÁRIO Palavras Prévias I............................ Apresentação.............. xvii xxi Prefácio............. XXlll Capítulo Introdutório - As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional............

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 21/09/2017). Manifestação de vontade / Proposta e aceitação / extinção dos contratos. No mundo dos contratos

Leia mais

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO. Segundo o doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, assim define-se contrato: Contrato é o acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. Constitui

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

RUMOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO CIVIL

RUMOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO CIVIL Autor Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho RUMOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO CIVIL Estudos em Perspectiva Civil-Constitucional Área específica Direito Civil. Reúnem-se, nesta obra, ensaios e artigos científicos

Leia mais

Boa-fé nas relações de consumo

Boa-fé nas relações de consumo BuscaLegis.ccj.ufsc.br Boa-fé nas relações de consumo *Ida Regina Pereira Leite O princípio da boa fé se traduz no interesse social da segurança das relações jurídicas onde as partes devem agir com lealdade

Leia mais

ESPECÍFICOS * Estudar a teoria geral da responsabilidade civil e das relações de consumo perante o ordenamento jurídico brasileiro;

ESPECÍFICOS * Estudar a teoria geral da responsabilidade civil e das relações de consumo perante o ordenamento jurídico brasileiro; 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 9 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VII NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Responsabilidade Civil. Introdução.

Leia mais

PRINCÍPIO DA BOA-FÉ: DA INTENÇÃO À CONDUTA EXIGÍVEL NO NOVO CÓDIGO CIVIL

PRINCÍPIO DA BOA-FÉ: DA INTENÇÃO À CONDUTA EXIGÍVEL NO NOVO CÓDIGO CIVIL PRINCÍPIO DA BOA-FÉ: DA INTENÇÃO À CONDUTA EXIGÍVEL NO NOVO CÓDIGO CIVIL Mônica A. R. L. Gonzaga O princípio da boa-fé inspira e norteia todo o direito privado, e, de forma particular, as obrigações. Princípio

Leia mais