ENTIDADE REGULADORA DO SECTOR ELÉCTRICO. Despacho n.º B / 2002

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENTIDADE REGULADORA DO SECTOR ELÉCTRICO. Despacho n.º B / 2002"

Transcrição

1 ENTIDADE REGULADORA DO SECTOR ELÉCTRICO Despacho n.º B / 2002 A factura constitui um importante instrumento de comunicação em qualquer relacionamento comercial, designadamente no âmbito da prestação dos serviços públicos essenciais, onde se integra o fornecimento de energia eléctrica. É através da factura que o distribuidor de energia eléctrica dá a conhecer aos seus clientes o serviço que prestou, o preço desse serviço e as informações necessárias e úteis ao relacionamento estabelecido. A sociedade moderna vem exigindo facturas cada vez mais completas e compreensíveis, de modo a proporcionar uma transparência efectiva das relações comerciais e uma maior confiança aos consumidores. Neste sentido, a factura tem sido cada vez mais utilizada como meio expedito e eficaz de fazer chegar ao consumidor a informação, directa ou indirectamente associada ao serviço prestado. A quantidade e a qualidade da informação disponibilizada na factura deve procurar dar resposta adequada às necessidades de informação do seu destinatário, sem desvirtuar a função atribuída à factura propriamente dita. Existem matérias que carecem de informação suplementar e que devem motivar o envio de folhetos informativos, com carácter periódico. São exemplo destas matérias, as tarifas e preços aprovados anualmente pela ERSE, contendo explicações sobre o sistema tarifário aplicável, os direitos e as obrigações previstas no Regulamento da Qualidade de Serviço, a segurança na utilização da electricidade, as medidas de utilização racional de energia ou outras relacionadas com os impactes ambientais do sector eléctrico. Para a factura deverão ser reservados os aspectos essenciais do relacionamento comercial referentes à prestação do serviço e seu pagamento, além da informação necessária a uma melhor compreensão do seu conteúdo. A Lei n.º 23/96, de 26 de Julho, que criou no ordenamento jurídico português mecanismos destinados a proteger o utente de serviços públicos essenciais, determina expressamente que O utente tem direito a uma factura que especifique devidamente os valores que apresenta. Neste contexto, importa regulamentar o conteúdo das facturas de energia eléctrica por forma a dar cumprimento a estes princípios. Por sua vez, a progressiva abertura do mercado de electricidade vem suscitando a necessidade de facturas com informação desagregada, tendo em vista facilitar uma formação clara da vontade dos consumidores na selecção do seu fornecedor de energia eléctrica.

2 Da última audição pública organizada pela ERSE, relativa à revisão dos regulamentos do sector eléctrico, resultou o compromisso de constituir um grupo de trabalho, com representantes dos distribuidores vinculados, do Instituto do Consumidor e das associações de consumidores de âmbito nacional e interesse genérico e de interesse específico para o sector, destinado a elaborar propostas sobre a extensão do conteúdo da factura detalhada. O artigo 139.º do Regulamento de Relações Comerciais, aprovado pelo Despacho n.º A/2001, de 1 de Setembro, veio consagrar esta medida, cabendo à ERSE aprovar o conteúdo da factura detalhada, após consulta às entidades referidas. Nos termos do artigo 139.º do Regulamento de Relações Comerciais e ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 187/95, de 27 de Julho e do n.º 1 do artigo 5.º dos Estatutos da ERSE, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 44/97, de 20 de Fevereiro, o Conselho de Administração da ERSE, ouvido o Conselho Consultivo, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 187/95, de 27 de Julho, assim como no n.º 1 do artigo 15.º dos Estatutos da ERSE, delibera o seguinte: 1.º - Aprovar as regras aplicáveis ao conteúdo da factura detalhada, nos termos do artigo 139.º do Regulamento de Relações Comerciais, as quais constam de anexo ao presente despacho e dele fazem parte integrante. 2.º - As regras constantes do presente despacho entrarão em vigor no dia 1 de Abril de Anexo Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente despacho aplica-se à facturação dos fornecimentos de energia eléctrica dos distribuidores vinculados aos clientes do Sistema Eléctrico de Serviço Público (SEP). Artigo 2.º Factura detalhada dos fornecimentos de energia eléctrica 1 As facturas devem apresentar os valores das parcelas correspondentes ao produto dos preços da Tarifa de Venda a Clientes Finais, aplicáveis nos termos do artigo 115.º do Regulamento de Relações Comerciais, pelas respectivas quantidades, bem como o total resultante da soma das diferentes parcelas. 2 Para os fornecimentos em MT, AT e MAT, a desagregação do valor total previsto no número anterior é efectuada nos termos do artigo 3.º. 3 Para os fornecimentos em BT, a desagregação do valor total previsto no n.º 1 é efectuada nos termos do artigo 4.º. 4 As facturas devem ainda apresentar a informação prevista no artigo 5.º.

3 Artigo 3.º Desagregação dos valores facturados aos clientes em MT, AT e MAT 1 A factura dos fornecimentos em MT, AT e MAT deve evidenciar, separadamente, as seguintes parcelas: a) Parcela que considera conjuntamente os valores relativos às tarifas de Uso Global do Sistema, Uso das Redes e Comercialização de Redes, designada por parcela comum ao SEP e ao SENV. b) Parcela que considera conjuntamente os valores relativos às tarifas de Energia e Potência e de Comercialização no SEP, designada por parcela exclusiva do SEP. 2 A parcela referida na alínea b) do número anterior é calculada pela diferença entre o valor resultante da aplicação da tarifa de Venda a Clientes Finais e o valor da parcela referida na alínea a) do número anterior. 3 Mediante solicitação do cliente, por escrito, o distribuidor vinculado em MT e AT deve informar o cliente da desagregação do valor total da parcela comum ao SEP e ao SENV, discriminando os preços e as quantidades por termo tarifário relativos a cada uma das tarifas referidas na alínea a) do n.º 1, aplicáveis no nível de tensão do cliente. Artigo 4.º Desagregação dos valores facturados aos clientes em BT Mediante solicitação do cliente, por escrito, os distribuidores vinculados em BT devem informar o cliente da desagregação do valor total resultante da aplicação das tarifas de Venda a Clientes Finais, nas seguintes parcelas: a) Uso Global do Sistema. b) Uso da Rede de Transporte em AT. c) Uso da Rede de Distribuição em AT. d) Uso da Rede de Distribuição em MT. e) Uso da Rede de Distribuição em BT. f) Comercialização de Redes. g) Parcela que considera conjuntamente os valores relativos às tarifas de Energia e Potência e de Comercialização no SEP, calculada pela diferença entre o valor resultante da aplicação da tarifa de Venda a Clientes Finais e a soma dos valores das parcelas indicadas nas alíneas anteriores.

4 Artigo 5.º Outra informação constante da factura 1 - A factura de electricidade deverá evidenciar de forma visível e inequívoca as seguintes informações: a) Valor total a pagar. b) Data-limite de pagamento. c) Modalidades de pagamento. d) Meios disponíveis para a solicitação de serviços ou informações úteis sobre o serviço prestado. e) Indicação da classificação da zona geográfica onde se situa a instalação do cliente, para efeitos de aplicação do Regulamento da Qualidade de Serviço. 2 A factura de electricidade deve conter um espaço destinado a mensagens sobre matérias que se relacionem directamente com o serviço prestado. 3 A factura de electricidade deve indicar de forma explícita os valores sobre os quais é devida a cobrança do IVA e os valores isentos da cobrança deste imposto, nos termos da lei. 4 A factura de electricidade deve ainda indicar a opção tarifária seleccionada pelo cliente, incluindo a opção pelo ciclo diário ou semanal. 5 A factura de electricidade deve evidenciar, separadamente, a apresentação dos valores correspondentes a serviços funcionalmente dissociáveis do serviço de fornecimento de energia eléctrica. 6 A factura de electricidade deve ser utilizada para informar os clientes sobre matérias consideradas essenciais ao fornecimento de energia eléctrica, podendo para o efeito ser utilizado o seu verso, designadamente sobre os seguintes aspectos: a) Padrões individuais de qualidade de serviço e os valores das compensações a pagar aos clientes em caso do seu incumprimento. b) Procedimentos a seguir para apresentação de reclamações. c) Consequências do incumprimento das obrigações contratuais, designadamente no que se refere à falta de pagamento das facturas nos prazos regulamentares.

5 Artigo 6.º Informação a enviar com a factura 1 Os distribuidores vinculados devem enviar anualmente ao cliente informação relativa à explicação do significado dos diferentes campos que constituem a factura. 2 Juntamente com o envio das facturas, os distribuidores vinculados devem remeter aos clientes, periodicamente ou a seu pedido, outra informação útil relacionada com a prestação do serviço de fornecimento de energia eléctrica, designadamente sobre os seguintes assuntos: a) Tarifas e preços aprovados anualmente pela ERSE. b) Sistema tarifário. c) Metodologias utilizadas nas estimativas dos consumos de energia eléctrica. d) Direitos e obrigações previstos no Regulamento da Qualidade de Serviço. e) Segurança na utilização de energia eléctrica. f) Medidas de utilização racional de energia eléctrica. g) Impactes ambientais associados ao consumo de energia eléctrica. Artigo 7.º Prazo de apresentação da desagregação dos valores facturados A informação solicitada nos termos do n.º 3 do artigo 3.º e do artigo 4.º deverá ser fornecida ao cliente, por escrito, no prazo máximo previsto no Regulamento da Qualidade de Serviço para efeitos de resposta a pedidos de informação.

Despacho n.º B/99

Despacho n.º B/99 ENTIDADE REGULADORA DO SECTOR ELÉCTRICO Despacho n.º 21496-B/99 O Decreto-lei n.º 195/99, de 8 de Junho, estabelece o regime aplicável às cauções nos contratos de fornecimento aos consumidores dos serviços

Leia mais

Atributos da Proposta Gás Natural

Atributos da Proposta Gás Natural Atributos da Proposta Gás Natural António José da Silva Coutinho, portador do cartão de cidadão nº. 08419828, com domicílio profissional na Rua Castilho, 165, 4º, 1070-050 Lisboa, na qualidade de representante

Leia mais

TARIFÁRIO DE VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA A CLIENTES FINAIS 2010

TARIFÁRIO DE VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA A CLIENTES FINAIS 2010 TARIFÁRIO DE VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA A CLIENTES FINAIS 2010 Despacho nº 21/2009 da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, RT Regulamento tarifário RRC Regulamento de Relações comerciais Tarifário

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 11/2013 Pagamento de compensações por centros eletroprodutores eólicos abrangidos pela aplicação do Decreto-Lei n.º 35/2012, de 28 de fevereiro

Leia mais

Legislação Consolidada. Diploma

Legislação Consolidada. Diploma Diploma Estabelece os critérios para a repercussão diferenciada dos custos decorrentes de medidas de política energética, de sustentabilidade ou de interesse económico geral na tarifa de uso global do

Leia mais

e interesses dos consumidores em Portugal Vital Moreira (CEDIPRE, FDUC)

e interesses dos consumidores em Portugal Vital Moreira (CEDIPRE, FDUC) Regulação dos serviços públicos e interesses dos consumidores em Portugal Vital Moreira (CEDIPRE, FDUC) Sumário 1. Os beneficiários dos serviços públicos 2. O impacto da liberalização dos serviços públicos

Leia mais

SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS

SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS v Lei de defesa do consumidor -Lei nº 24/96 de 31 de Julho - Estabelece o regime legal aplicável à defesa dos consumidores. Revoga a Lei n.º 29/81, de 22 de Agosto, alterada

Leia mais

Protecção dos Utentes de Serviços Públicos Essenciais (Lei nº 23/96, de 23.7)

Protecção dos Utentes de Serviços Públicos Essenciais (Lei nº 23/96, de 23.7) Protecção dos Utentes de Serviços Públicos Essenciais (Lei nº 23/96, de 23.7) ÍNDICE Artigo 1.º Objecto e âmbito Artigo 2.º Direito de participação Artigo 3.º Princípio geral Artigo 4.º Dever de informação

Leia mais

Decreto-Lei n.º 230/2008, de 27 de Novembro (Alterado pela Lei nº 7-A/2016, de 30 de março)

Decreto-Lei n.º 230/2008, de 27 de Novembro (Alterado pela Lei nº 7-A/2016, de 30 de março) Decreto-Lei n.º 230/2008, de 27 de Novembro (Alterado pela Lei nº 7-A/2016, de 30 de março) O Decreto-Lei nº 29/2006, de 15 de Fevereiro, cujo regime foi desenvolvido pelo Decreto- Lei nº 172/2006, de

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DESPACHO N.º 04/2007

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DESPACHO N.º 04/2007 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DESPACHO N.º 04/2007 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) resultou da transformação da Entidade Reguladora do Sector Eléctrico, operada pelo

Leia mais

Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de. Interruptibilidade. (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010)

Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de. Interruptibilidade. (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010) Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de Interruptibilidade (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010) Página 1 de 9 Condições Específicas do Contrato Entre A entidade identificada no Anexo e REN - Rede Eléctrica

Leia mais

REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS DA ERSE

REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS DA ERSE REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS DA ERSE Outubro de 2002 Recentes Recomendações da Comissão Europeia interpelam as várias entidades com competências em matéria de resolução de conflitos

Leia mais

Composição dos Preços de Electricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELECTRICIDADE FIXADOS PARA 2011

Composição dos Preços de Electricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELECTRICIDADE FIXADOS PARA 2011 Composição dos Preços de Electricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELECTRICIDADE FIXADOS PARA 2011 Índice 1. Componentes que Integram os Preços de Electricidade

Leia mais

QUESTIONÁRIO SEMESTRAL DE PORTABILIDADE

QUESTIONÁRIO SEMESTRAL DE PORTABILIDADE QUESTIONÁRIO SEMESTRAL DE PORTABILIDADE O presente questionário contém informação necessária ao acompanhamento pela ANACOM da evolução da funcionalidade da portabilidade e do cumprimento pelas empresas

Leia mais

Projecto de lei nº 325 /X REGIME DE PREÇOS DE ENERGIA PARA O CONSUMO DOMÉSTICO

Projecto de lei nº 325 /X REGIME DE PREÇOS DE ENERGIA PARA O CONSUMO DOMÉSTICO Projecto de lei nº 325 /X REGIME DE PREÇOS DE ENERGIA PARA O CONSUMO DOMÉSTICO Exposição de motivos O anúncio do aumento do preço de electricidade a partir de 1 de Janeiro de 2007 em 15,7%, que está a

Leia mais

QUESTIONÁRIO SEMESTRAL DE PORTABILIDADE

QUESTIONÁRIO SEMESTRAL DE PORTABILIDADE QUESTIONÁRIO SEMESTRAL DE PORTABILIDADE O presente questionário contém informação necessária ao acompanhamento pela ANACOM da evolução da funcionalidade da portabilidade e do cumprimento pelas empresas

Leia mais

Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República

Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Decreto-Lei n.º 195/99, de 8 de Junho (Alterado pelo Decreto-Lei nº 100/2007, de 2 de Abril, pelo Decreto-Lei nº 2/2015, de 6 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 7/2016, de 22 de fevereiro) Regime aplicável

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O MARÇO 09

A P R E S E N T A Ç Ã O MARÇO 09 A P R E S E N T A Ç Ã O MARÇO 09 Sumário : 1 Entidade Reguladora do Sector Eléctrico em Angola 2 Missão do IRSE 3 Reflexos da Entidade Reguladora no Sector 4 Desafios do Regulador 5 Indicadores 6 Legislação

Leia mais

LIBERALIZAÇÃO DO MERCADO DE ELECTRICIDADE DESDE SETEMBRO DE 2006 PODE ESCOLHER O SEU FORNECEDOR DE ELECTRICIDADE

LIBERALIZAÇÃO DO MERCADO DE ELECTRICIDADE DESDE SETEMBRO DE 2006 PODE ESCOLHER O SEU FORNECEDOR DE ELECTRICIDADE LIBERALIZAÇÃO DO MERCADO DE ELECTRICIDADE DESDE SETEMBRO DE 2006 PODE ESCOLHER O SEU FORNECEDOR DE ELECTRICIDADE LIBERALIZAÇÃO DO MERCADO DE ENERGIA ELÉCTRICA Sabia que em Setembro de 2006 passou a ter

Leia mais

LEI DOS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS

LEI DOS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS Lei n.º 23/96, de 26 de Julho (versão atualizada fev. 2016) LEI DOS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS Artigo 1.º Objecto e âmbito 1 - A presente lei consagra regras a que deve obedecer a prestação de serviços

Leia mais

CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA UNIDADES DE MINIPRODUÇÃO

CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA UNIDADES DE MINIPRODUÇÃO CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA UNIDADES DE MINIPRODUÇÃO Entre [ ]., com sede em [ ], matriculada na Conservatória do Registo Comercial de [ ], com o número de matrícula e pessoa colectiva

Leia mais

Relatório de Conformidade 2013

Relatório de Conformidade 2013 Relatório de Conformidade 2013 março de 2014 Responsável de Conformidade Índice 1. Introdução... 3 2. Obrigações... 3 Independência e Autonomia de Gestão... 3 Não Discriminação... 4 Confidencialidade da

Leia mais

Composição dos Preços de Eletricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELETRICIDADE FIXADOS PARA 2013

Composição dos Preços de Eletricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELETRICIDADE FIXADOS PARA 2013 Composição dos Preços de Eletricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELETRICIDADE FIXADOS PARA 2013 Índice 1. Componentes que Integram os Preços de Eletricidade

Leia mais

TARIFAS E PREÇOS DE ENERGIA ELÉCTRICA

TARIFAS E PREÇOS DE ENERGIA ELÉCTRICA TARIFAS E PREÇOS DE ENERGIA ELÉCTRICA REVISÃO EXTRAORDINÁRIA PARA VIGORAR ENTRE SETEMBRO E DEZEMBRO DE 2007 10 de Agosto de 2007 1 Agenda 1. O que muda no enquadramento legal do sector eléctrico? 2. O

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Decreto-lei n.º 147/95 de 21 de Junho

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS. Decreto-lei n.º 147/95 de 21 de Junho MINISTÉRIO DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Decreto-lei n.º 147/95 de 21 de Junho A empresarialização dos sistemas multimunicipais e municipais de captação, tratamento e distribuição de água para consumo

Leia mais

Conteúdo mínimo a incluir nos contratos para a prestação de serviços de comunicações electrónicas

Conteúdo mínimo a incluir nos contratos para a prestação de serviços de comunicações electrónicas http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=208622 Conteúdo mínimo a incluir para a prestação de serviços Elementos a incluir Identidade e endereço do fornecedor Serviços fornecidos Identificação do

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DO SECTOR ELÉCTRICO. Regulamento do Acesso às Redes e às Interligações

ENTIDADE REGULADORA DO SECTOR ELÉCTRICO. Regulamento do Acesso às Redes e às Interligações ENTIDADE REGULADORA DO SECTOR ELÉCTRICO Regulamento do Acesso às Redes e às Interligações Dezembro 2001 Índice Capítulo I Disposições e princípios gerais... 1 Artigo 1.º Objecto... 1 Artigo 2.º Âmbito...

Leia mais

CONHEÇA A SUA FATURA GUIA DE FATURA ENERGIA ELÉTRICA CLIENTES EMPRESARIAIS

CONHEÇA A SUA FATURA GUIA DE FATURA ENERGIA ELÉTRICA CLIENTES EMPRESARIAIS CONHEÇA A SUA FATURA GUIA DE FATURA ENERGIA ELÉTRICA CLIENTES EMPRESARIAIS 2016 1 1. A FATURA DE ELECTRICIDADE A fatura de energia elétrica é constituída por diversas parcelas nomeadamente consumo efetivo

Leia mais

1. O que são serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem?

1. O que são serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem? PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ) SERVIÇOS DE VALOR ACRESCENTADO BASEADOS NO ENVIO DE MENSAGEM 1. O que são serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem? Os serviços de valor acrescentado baseados

Leia mais

Tarifa Social na Eletricidade e impactes. Aspetos principais

Tarifa Social na Eletricidade e impactes. Aspetos principais Tarifa Social na Eletricidade e impactes Aspetos principais Tarifa Social de eletricidade FATURA MÉDIA ELETRICIDADE CONSUMIDOR MÉDIO NO CONJUNTO DE CLIENTES COM POTÊNCIA CONTRATATADA ATÉ 6,9 kva Valor

Leia mais

Conteúdo mínimo a incluir nos contratos para a prestação de serviços de comunicações electrónicas

Conteúdo mínimo a incluir nos contratos para a prestação de serviços de comunicações electrónicas http://www.anacom.pt/template15.jsp?categoryid=151642 Conteúdo mínimo a incluir nos s para a prestação de serviços Elementos a incluir nos s Identidade e endereço do fornecedor Serviços fornecidos Identificação

Leia mais

Orientação técnica n.º 1/2010

Orientação técnica n.º 1/2010 Orientação técnica n.º 1/2010 Plano de Promoção da Eficiência do Consumo de Energia Eléctrica PPEC 2011-2012 Nas Regras do plano de promoção da eficiência no consumo de energia eléctrica (PPEC), aprovadas

Leia mais

Diploma DRE. Artigo 1.º. Objeto e âmbito de aplicação

Diploma DRE. Artigo 1.º. Objeto e âmbito de aplicação Diploma Estabelece o regime de extinção das tarifas reguladas de venda de eletricidade a clientes finais com consumos em baixa tensão normal (BTN) e adota mecanismos de salvaguarda dos clientes finais

Leia mais

Concurso público para selecção de plataformas electrónicas para contratação pública. Programa do Concurso

Concurso público para selecção de plataformas electrónicas para contratação pública. Programa do Concurso Concurso público para selecção de plataformas electrónicas para contratação pública Programa do Concurso ANCP Novembro de 2008 Índice Artigo 1.º Objecto do concurso... 3 Artigo 2.º Entidade pública contratante...

Leia mais

ARTIGO 1º Legislação Habilitante. ARTIGO 2º Objecto. ARTIGO 3º Âmbito de Aplicação. ARTIGO 4º Princípios

ARTIGO 1º Legislação Habilitante. ARTIGO 2º Objecto. ARTIGO 3º Âmbito de Aplicação. ARTIGO 4º Princípios ARTIGO 1º Legislação Habilitante O presente Regulamento tem suporte legal no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 2/2007, de15 de Fevereiro (Lei das Finanças Locais) e na alínea a) do n.º 2 do artigo 53.º e

Leia mais

Gestão de energia: 2009/2010

Gestão de energia: 2009/2010 Gestão de energia: 2009/2010 Aula # T06 Preços da energia - electricidade Prof. Miguel Águas miguel.aguas@ist.utl.pt Caracterização da produção eléctrica nacional DESAGREGAÇÃO POR TECNOLOGIA (2006) Tipo

Leia mais

A Informação Empresarial Simplificada (IES)

A Informação Empresarial Simplificada (IES) A Informação Empresarial Simplificada (IES) - 2011 Os novos formulários da Informação Empresarial Simplificada (IES) / Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal só agora ficaram disponíveis

Leia mais

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.º

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.º A disponibilização para consulta do teor de diplomas legislativos não dispensa a consulta do Diário da República, não se responsabilizando a ERSE pelo seu conteúdo. Decreto-Lei n.º 184/2003, de 20 de Agosto

Leia mais

A informação como prevenção do conflito. Isabel Andrade Álvaro Carvalho

A informação como prevenção do conflito. Isabel Andrade Álvaro Carvalho A informação como prevenção do conflito Isabel Andrade Álvaro Carvalho Encontro Nacional de Entidades Gestoras Coimbra, 4 de dezembro de 2013 A importância da informação aos utilizadores Abastecimento

Leia mais

o presente diploma tem por objecto regulamentar a gestão dos recursos pesqueiros existentes nas águas juridicionais de Angola.

o presente diploma tem por objecto regulamentar a gestão dos recursos pesqueiros existentes nas águas juridicionais de Angola. MINISTÉRIO DAS PESCAS E AMBIENTE Decreto Executivo n." 48/98 de 28 de Agosto Havendo necessidade de estabelecer o ordenamento dos recursos pesqueiros nacionais; No uso da faculdade que me é conferida pela

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO. CAPÍTULO I Disposições Comuns

REGULAMENTO INTERNO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO. CAPÍTULO I Disposições Comuns REGULAMENTO INTERNO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO CAPÍTULO I Disposições Comuns SECÇÃO I Disposições gerais Artigo 1º Objecto O presente regulamento procede

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 5 de agosto de Série. Número 138

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 5 de agosto de Série. Número 138 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 5 de agosto de 2016 Série Sumário ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA MADEIRA Decreto Legislativo Regional n.º 34/2016/M Primeira alteração ao Decreto Legislativo

Leia mais

1. O presente contrato tem por objecto o fornecimento de energia eléctrica pela EDP Serviço Universal 1.

1. O presente contrato tem por objecto o fornecimento de energia eléctrica pela EDP Serviço Universal 1. CONTRATO DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉCTRICA EM AT (Alta Tensão) CONDIÇÕES GERAIS 1ª Objecto do Contrato 1. O presente contrato tem por objecto o fornecimento de energia eléctrica pela EDP Serviço Universal

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2015 FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2015 FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO Nº 01/2015 FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA Conteúdo Cláusula 1ª - Objeto do Contrato... 3 Cláusula 2ª - Contrato... 3 Cláusula 3ª - Prazo... 3 Cláusula 4ª Obrigações

Leia mais

Lei dos Serviços Públicos Essenciais

Lei dos Serviços Públicos Essenciais CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Lei dos Serviços Públicos Essenciais Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente

Leia mais

REGULAMENTO DE LIQUIDAÇÃO E COBRANÇA DA TAXA PELA EXPLORAÇÃO DE INERTES.

REGULAMENTO DE LIQUIDAÇÃO E COBRANÇA DA TAXA PELA EXPLORAÇÃO DE INERTES. CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA REGULAMENTO DE LIQUIDAÇÃO E COBRANÇA DA TAXA PELA EXPLORAÇÃO DE INERTES. Regulamento de Liquidação e Cobrança da Taxa pela Exploração de Inertes 1 PREÂMBULO A alínea n) do artigo

Leia mais

NOTA JUSTIFICATIVA. A Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas,

NOTA JUSTIFICATIVA. A Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, Coimbra, janeiro 2017 NOTA JUSTIFICATIVA A Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, abreviadamente designada por LTFP veio regular o vínculo de trabalho

Leia mais

Disposições gerais Objecto

Disposições gerais Objecto Tendo o Estado Português diferido o início de aplicação dos artigos 9.º e 11.º a 15.º do Regulamento (CE) n.º 1794/2006 da Comissão, de 6 de Dezembro de 2006, que estabelece o regime comum de tarifação

Leia mais

REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO

REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO Relatório Anual ano 2015 ÍNDICE 1. Enquadramento... 2 2. Indicadores de Qualidade de Serviço Comercial... 3 2.1. Indicadores gerais... 3 2.2. Indicadores individuais...

Leia mais

ARBITRAGEM DE CONSUMO

ARBITRAGEM DE CONSUMO Decisão arbitral Requerente: A Requerida: B I. Ao abrigo do art. 15.º, n.º 1, da Lei 23/96, de 26 de julho, com a redação que lhe foi dada pela Lei n.º 6/2011, de 10 de março, a arbitragem teve início

Leia mais

CAE Rev_3: 60200, 61100, 61200, e TELECOMUNICAÇÕES

CAE Rev_3: 60200, 61100, 61200, e TELECOMUNICAÇÕES O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui FUNCHAL CAE Rev_3: 60200, 61100, 61200, 61300 e 61900 TELECOMUNICAÇÕES ACTIVIDADES ABRANGIDAS: - Operador de Redes Públicas de Telecomunicações

Leia mais

SERVIÇOS DE VALOR ACRESCENTADO BASEADOS NO ENVIO DE MENSAGEM

SERVIÇOS DE VALOR ACRESCENTADO BASEADOS NO ENVIO DE MENSAGEM SERVIÇOS DE VALOR ACRESCENTADO BASEADOS NO ENVIO DE MENSAGEM REGISTO PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE Pessoa Singular matriculada como Comerciante em Nome Individual (Decreto-Lei n.º 177/99, de 21 de maio,

Leia mais

Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré

Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré Município da Nazaré Serviços Municipalizados da Nazaré Projecto de Regulamento do Pagamento em Prestações de Dívidas referentes à Receita dos Serviços de Fornecimento de Água, de Drenagem de Águas Residuais

Leia mais

A Regulação e o Desenvolvimento das Energias Renováveis em Cabo Verde

A Regulação e o Desenvolvimento das Energias Renováveis em Cabo Verde AGÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONOMICA Seminário Boa Governação em Energias Renováveis 29 de Junho 1 de Julho de 2015 São Tomé e Príncipe A Regulação e o Desenvolvimento das Energias Renováveis em Cabo Verde Apresentação

Leia mais

Secretarias Regionais de Educação e das Finanças e Administração Pública

Secretarias Regionais de Educação e das Finanças e Administração Pública Secretarias Regionais de Educação e das Finanças e Administração Pública Regime de aplicação de taxas pela utilização de infraestruturas desportivas sob tutela da Secretaria Regional de Educação A existência

Leia mais

Instalações eléctricas estabelecidas em condomínios fechados

Instalações eléctricas estabelecidas em condomínios fechados Instalações eléctricas estabelecidas em condomínios fechados Despacho do Director Geral de Geologia e Energia, de 13 de Maio de 2005 Enquadramento Legal Decreto Lei n.º 177/2001, de 4 de Junho republica

Leia mais

Livro de reclamações

Livro de reclamações Livro de reclamações Todas as empresas têm de possuir livro de reclamações e de o disponibilizar quando os seus clientes o solicitam. Todos os fornecedores de bens e prestadores de serviços que se encontrem

Leia mais

REGULAMENTO DE TARIFAS E PREÇOS DE MUNICÍPIO DE BEJA (aprovado pela Câmara Municipal de Beja em )

REGULAMENTO DE TARIFAS E PREÇOS DE MUNICÍPIO DE BEJA (aprovado pela Câmara Municipal de Beja em ) PREÂMBULO REGULAMENTO DE TARIFAS E PREÇOS DE MUNICÍPIO DE BEJA (aprovado pela Câmara Municipal de Beja em 27-11- 2011) A presente Tabela de Tarifas e Preços do Município de Beja e respectivo regulamento

Leia mais

Análise do impacto da alteração da Lei nº 23/96, Lei dos serviços públicos essenciais, nas comunicações electrónicas e nos serviços postais

Análise do impacto da alteração da Lei nº 23/96, Lei dos serviços públicos essenciais, nas comunicações electrónicas e nos serviços postais http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=277142 Deliberação de 21.5.2008 Análise do impacto da alteração da Lei nº 23/96, Lei dos serviços públicos essenciais, nas comunicações electrónicas e nos

Leia mais

- Implicações para a Política de Defesa do Consumidor -

- Implicações para a Política de Defesa do Consumidor - Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal e Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa A Lei-Quadro das Entidades Reguladoras: primeiras reflexões e perspetivas para

Leia mais

DATA: Quinta-feira, 3 de Dezembro de 1992 NÚMERO: 279/92 SÉRIE I-A. EMISSOR: Ministério da Indústria e Energia. DIPLOMA/ACTO: Decreto-Lei n.

DATA: Quinta-feira, 3 de Dezembro de 1992 NÚMERO: 279/92 SÉRIE I-A. EMISSOR: Ministério da Indústria e Energia. DIPLOMA/ACTO: Decreto-Lei n. DATA: Quinta-feira, 3 de Dezembro de 1992 NÚMERO: 279/92 SÉRIE I-A EMISSOR: Ministério da Indústria e Energia DIPLOMA/ACTO: Decreto-Lei n.º 272/92 SUMÁRIO: Estabelece normas relativas às associações inspectoras

Leia mais

Regulamento sobre Prestação de Serviço Técnico de Revisão de Rotulagens em Suplementos Alimentares

Regulamento sobre Prestação de Serviço Técnico de Revisão de Rotulagens em Suplementos Alimentares Regulamento sobre Prestação de Serviço Técnico de Revisão de Rotulagens em Suplementos Alimentares 1.º Âmbito A Associação Portuguesa de Suplementos Alimentares(APARD), através do seu Gabinete Técnico

Leia mais

AUTORIZAÇÃO N.º ICP ANACOM - 2/ SP

AUTORIZAÇÃO N.º ICP ANACOM - 2/ SP AUTORIZAÇÃO N.º ICP ANACOM - 2/2012 - SP O Vice-Presidente do Conselho de Administração do ICP-Autoridade Nacional de Comunicações (ICP-ANACOM), decide, nos termos do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 150/2001,

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 1/2017 SERVIÇOS ADICIONAIS PRESTADOS POR COMERCIALIZADORES DE ENERGIA ELETRICA E GÁS NATURAL

RECOMENDAÇÃO N.º 1/2017 SERVIÇOS ADICIONAIS PRESTADOS POR COMERCIALIZADORES DE ENERGIA ELETRICA E GÁS NATURAL RECOMENDAÇÃO N.º 1/2017 SERVIÇOS ADICIONAIS PRESTADOS POR COMERCIALIZADORES DE ENERGIA março de 2017 1. Introdução A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) tem por finalidade a regulação

Leia mais

P-12/05 (A1) Entidade visada: Secretário de Estado da Administração Pública. Assunto: modelo do livro de reclamações autarquias locais.

P-12/05 (A1) Entidade visada: Secretário de Estado da Administração Pública. Assunto: modelo do livro de reclamações autarquias locais. P-12/05 (A1) Entidade visada: Secretário de Estado da Administração Pública. Assunto: modelo do livro de reclamações autarquias locais. I 1. Tenho a honra de me dirigir a V.Ex.a. a fim de expor algumas

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL Dezembro 2008 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão

Leia mais

JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009

JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009 I Série Número 96 Sumário SECRETARIAS REGIONAIS DA EDUCAÇÃO E CULTURA E DO PLANO E FINANÇAS Portaria n.º 119/2009 Fixa as

Leia mais

Comunicado. Tarifas de gás natural de julho de 2017 a junho de 2018

Comunicado. Tarifas de gás natural de julho de 2017 a junho de 2018 Comunicado Tarifas de gás natural de julho de 2017 a junho de 2018 O Conselho de Administração (CA) da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) iniciou a 15 de abril de 2017 o processo de determinação

Leia mais

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO

TRIBUNAL ARBITRAL DE CONSUMO Processo n.º 1684/2015 Requerente: Rui Requerida: SA 1. Relatório 1.1. O requerente, invocando a caducidade parcial do direito de a requerida exigir o valor objecto da factura n.º 1, de 13/02/2015, no

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, TELERRADIOLOGIA CONCURSO PÚBLICO N.º 190006/17 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do presente

Leia mais

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Decreto-Lei n.º 237/2007 de 19 de Junho Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2002/15/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Março, relativa à organização do tempo de trabalho

Leia mais

Como se faz a faturação da energia? Qual a periodicidade da fatura? O CONHECIMENTO INDISPENSÁVEL PARA ESCLARECER O CONSUMIDOR FATURAÇÃO DE ENERGIA

Como se faz a faturação da energia? Qual a periodicidade da fatura? O CONHECIMENTO INDISPENSÁVEL PARA ESCLARECER O CONSUMIDOR FATURAÇÃO DE ENERGIA ligue à ficha Como se faz a faturação da energia? A partir dos consumos registados nos contadores. Se não houver leitura dos contadores, a faturação será baseada na estimativa dos consumos; Qual a periodicidade

Leia mais

PROJECTO DE DECISÃO. I. Enquadramento

PROJECTO DE DECISÃO. I. Enquadramento http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=206595 PROJECTO DE DECISÃO Definição de preços máximos de retalho para as chamadas destinadas a números das gamas 707, 708 (serviços de acesso universal)

Leia mais

CÓDIGO de CONDUTA. Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica. Edição: 1 Data:

CÓDIGO de CONDUTA. Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica. Edição: 1 Data: CÓDIGO de CONDUTA do Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica O Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica é a entidade concessionária da Rede Nacional de Transporte

Leia mais

São Tomé e Príncipe, 2 de Setembro de

São Tomé e Príncipe, 2 de Setembro de Apresentação de : Dr. Marino Bulles Jurista do Gabinete de Assessoria Jurídica do IRSE São Tomé e Príncipe, 2 de Setembro de 2015 1 AGENDA Promulgação da Lei Geral de Electricidade e seu impacto no Sector

Leia mais

AJUSTE DIRECTO/2014/18

AJUSTE DIRECTO/2014/18 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E ALUGUER DE PALCOS, CAMARINS E OUTROS EQUIPAMENTOS PARA INICIATIVA "CAIS DE FADO" A INSTALAR NA SERRA DO PILAR E MARGINAL DE GAIA AJUSTE DIRECTO/2014/18 CONTRAENTES:

Leia mais

Processo de arbitragem n.º 490/2014. Sentença

Processo de arbitragem n.º 490/2014. Sentença Processo de arbitragem n.º 490/2014 Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade com o Regulamento do Centro Nacional

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 16 de novembro de Série. Número 201

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 16 de novembro de Série. Número 201 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 16 de novembro de 2016 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DA ECONOMIA, TURISMO E CULTURA Portaria n.º 488/2016 Aprova os modelos das placas

Leia mais

Ex. m.ºs Senhores Subdirectores- Gerais Directores de Serviços Directores de Finanças Representantes da Fazenda Pública. Assunto:

Ex. m.ºs Senhores Subdirectores- Gerais Directores de Serviços Directores de Finanças Representantes da Fazenda Pública. Assunto: Classificação: 000.01.09 DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLECTIVAS Ofício n.º: Processo: Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): Sua Ref.ª: Técnico: João Sousa Cód.

Leia mais

S.A.M.S. REGULAMENTO DE GESTÃO DOS SAMS

S.A.M.S. REGULAMENTO DE GESTÃO DOS SAMS S.A.M.S. REGULAMENTO DE GESTÃO DOS SAMS (Regulamento aprovado em 11.11.2003 nos Conselhos Gerais dos Sindicatos dos Bancários do Centro, do Norte e do Sul e Ilhas) Redacção Final aprovada em 5.12.03, pela

Leia mais

A exclusão do serviço fixo de telefone da Lei dos Serviços Públicos Essenciais (Lei nº 23/96)

A exclusão do serviço fixo de telefone da Lei dos Serviços Públicos Essenciais (Lei nº 23/96) Esta informação encontra-se publicada no sítio da Anacom na Internet em http://www.anacom.pt/template15.jsp?categoryid=98619 A exclusão do serviço fixo de telefone da Lei dos Serviços Públicos Essenciais

Leia mais

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO. N. o de Dezembro de 2005 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 7077

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO. N. o de Dezembro de 2005 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 7077 N. o 239 15 de Dezembro de 2005 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 7077 ANEXO N. o 3 Relação dos sujeitos passivos a que respeitam as regularizações [a que se refere a alínea c)don. o 1] Instruções de preenchimento

Leia mais

Qualidade de Serviço do setor elétrico - Vertente Técnica - Jorge Esteves

Qualidade de Serviço do setor elétrico - Vertente Técnica - Jorge Esteves Qualidade de Serviço do setor elétrico - Vertente Técnica - Jorge Esteves Conteúdo 1. Dimensões da Qualidade de Serviço e Regulação 2. Evolução do Desempenho das Redes Elétricas e Regulação da Qualidade

Leia mais

Divisão de Informação Legislativa e Parlamentar

Divisão de Informação Legislativa e Parlamentar Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro Orçamento do Estado para 2014 Artigo 228.º Contribuição extraordinária sobre o setor energético É aprovado o regime que cria a contribuição extraordinária sobre o setor

Leia mais

I SÉRIE ÍNDICE. Presidência do Conselho de Ministros. Ministério da Economia e do Emprego. Sexta-feira, 30 de Setembro de 2011 Número 189

I SÉRIE ÍNDICE. Presidência do Conselho de Ministros. Ministério da Economia e do Emprego. Sexta-feira, 30 de Setembro de 2011 Número 189 I SÉRIE Sexta-feira, 30 de Setembro de 2011 Número 189 ÍNDICE Presidência do Conselho de Ministros Declaração de Rectificação n.º 30/2011: Rectifica a Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma

Leia mais

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro:

Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: Resumo para efeitos do artigo 6.º, da Lei 144/2015, de 8 de Setembro: O pedido do Requerente consubstancia um abuso de direito, nos termos do artigo 334.º do Código Civil - excedendo manifestamente os

Leia mais

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO 5672 Diário da República, 1.ª série N.º 158 18 de Agosto de 2008 MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO Portaria n.º 896/2008 de 18 de Agosto Na sequência da publicação

Leia mais

Qualidade de serviço em redes de distribuição

Qualidade de serviço em redes de distribuição em redes de distribuição Conceito de Qualidade de Serviço e Indicadores de Continuidade de serviço em redes de distribuição Cláudio Monteiro Distribuição de Energia II 5º ano da LEEC - ramo de Energia

Leia mais

REQUISITOS: 1. REGISTO DE PROMOTOR DE ESPECTÁCULOS DE NATUREZA ARTÍSTICA;

REQUISITOS: 1. REGISTO DE PROMOTOR DE ESPECTÁCULOS DE NATUREZA ARTÍSTICA; O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL ATIVIDADE VIDEOGRÁFICA CAE: 77220 Aluguer de videocassetes

Leia mais

TARIFÁRIO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO A VIGORAR EM 2014

TARIFÁRIO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO A VIGORAR EM 2014 TARIFÁRIO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO A VIGORAR EM 2014 Tarifário de abastecimento de água: O tarifário do serviço de abastecimento de água compreende uma componente fixa e uma componente

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Diário da República, 1.ª série N.º 43 3 de março de 2014

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Diário da República, 1.ª série N.º 43 3 de março de 2014 1680 Diário da República, 1.ª série N.º 43 3 de março de 2014 ANEXO IV (a que se refere o artigo 4.º) Planta de localização com representação das zonas de proteção Extrato da Carta Militar de Portugal

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DELIBERAÇÃO N.º 01/2011. Fixação Excepcional da tarifa social de gás natural do ano gás

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DELIBERAÇÃO N.º 01/2011. Fixação Excepcional da tarifa social de gás natural do ano gás ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DELIBERAÇÃO N.º 01/2011 Fixação Excepcional da tarifa social de gás natural do ano gás 2011-2012 O Decreto-lei n.º 101/2011, de 30 de Setembro, que procedeu

Leia mais

TEXTO INTEGRAL. 1.º Âmbito

TEXTO INTEGRAL. 1.º Âmbito DATA: Quinta-feira, 23 de Outubro de 1997 NÚMERO: 246/97 SÉRIE I-B EMISSOR: Ministério da Economia DIPLOMA/ACTO: Portaria n.º 1069/97 SUMÁRIO: Aprova o modelo, preço, fornecimento, distribuição, utilização

Leia mais

Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março

Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março A legislação sobre o regime de trabalho do pessoal dos estabelecimentos hospitalares, que tem, em grande parte, carácter avulso, é, com frequência, diversamente interpretada,

Leia mais

DECRETO N.º 393/XII. Artigo 1.º Objeto

DECRETO N.º 393/XII. Artigo 1.º Objeto DECRETO N.º 393/XII Regras do financiamento das associações humanitárias de bombeiros, no continente, enquanto entidades detentoras de corpos de bombeiros (Primeira alteração à Lei n.º 32/2007, de 13 de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E FINANÇAS ~ CONVITE ~

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E FINANÇAS ~ CONVITE ~ DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E FINANÇAS SERVIÇOS MUNICIPAIS AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS EM REGIME DE AVENÇA DE ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SOURE ~ CONVITE ~ 1. O Município de Soure, pelo

Leia mais