LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE"

Transcrição

1 LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2017

2 PROCESSO DE BAIXA - DISTRATO/EXTINÇÃO DE EMPRESAS

3 PROCESSO DE BAIXA Como acontece com os processos de abertura e alteração, o processo de baixa é composto por uma série de procedimentos legais que devem ser realizados junto à diversos órgãos. As sociedades empresárias são constituídas pelo meio do registro do contrato social e baixadas por meio do registro do distrato social, enquanto empresários são constituídos por meio da inscrição do REMP e baixados pela extinção do mesmo.

4 PROCESSO DE BAIXA Alémdaburocraciaquejáérotinaemnossopaís,amaiorparte dos processos são agravados pelas dívidas fiscais e pela falta de cumprimento de obrigações acessórias como entrega de declarações acumuladas ao longo do tempo. Exemplos: informação mensal no PGDAS para Simples Nacional desde 01/2012; Entrega mensal do SINTEGRA; DAPI; etc.

5 PROCESSO DE BAIXA

6 PROCESSO DE BAIXA Utilizando-se dos portais na Internet dos diversos órgãos públicos responsáveis pelo cadastro empresarial, pode-se levantar boa parte da situação fiscal das empresas, avaliando assim se o processo acontecerá sem paralizações ou se será necessário a regularização de pendências, comparecimento pessoal ao órgão para esclarecimento, etc.

7 PROCESSO DE BAIXA Umaboadicatambémnestemomentoéanalisarasituaçãoda empresa quanto à própria contabilidade no que se refere aos livros contábeis e fiscais, bloco de notas fiscais, AIDFs, alvarás, contrato de prestação de serviços contábeis, etc. A inconsistência ou falta desses documentos pode paralisar o processo ou mesmo levar a autuações e inscrição de dívida ativa no momento da baixa.

8 CND - CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO Uma forma de tentar assegurar que o trâmite do processo acontecerá sem nenhum inconveniente gerado por pendências fiscaisseriapormeiodaemissãodecnd CertidãoNegativa de Débitos nos órgãos envolvidos. Pode-se definir CND como o documento emitido por órgão competente destinado a comprovar a regularidade da pessoa física, jurídica ou equiparada em relação aos tributos e obrigações acessórias de competência do mesmo.

9 CND - CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO Desta forma, uma vez decidido pela empresário ou sócios que a empresa realmente encerrará suas atividades, devemos iniciar pela emissão das principais CNDs online que são: 1)Tributos Federais(RFB) e Dívida Ativa da União(PGFN); 2)Regularidade com o FGTS; 3)Regularidade com a Prefeitura Municipal; 4)Regularidade com a Secretaria de Estado da Fazenda. *Obs: a) a CND da RFB inclui também as contribuições previdenciárias; b) Ao pedir uma certidão desejamos obter realmente a CND (Negativa), é possível que ao solicitar o resultado seja uma certidão POSITIVA indicando que a empresa possui débitos e pode ser também POSITIVA COM EFEITO NEGATIVO quando existem débitos mas os mesmo foram negociados por meio de parcelamento por exemplo.

10 CND DE TRIBUTOS FEDERAIS (RFB) E DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO (PGFN) Na página inicial do site da Receita Federal ( clique no botão indicado.

11 CND DE TRIBUTOS FEDERAIS (RFB) E DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO (PGFN) Escolha a opção indicada

12 CND DE TRIBUTOS FEDERAIS (RFB) E DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO (PGFN) Escolha a opção indicada

13 CND DE TRIBUTOS FEDERAIS (RFB) E DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO (PGFN) Escolha a opção indicada

14 CND DE TRIBUTOS FEDERAIS (RFB) E DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO (PGFN) Digite o CNPJ desejado

15 CND DE TRIBUTOS FEDERAIS (RFB) E DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO (PGFN) A opção 2ª via permite emitir a última CND gerada sem que seja realizada nova consulta sobre os débitos atuais do contribuinte enquanto a opção nova certidão efetua uma nova verificação de débitos gerando, se for o caso, uma certidão que poderá ser utiliza por meio da primeira opção apresentada. A CND da Receita Federal tem validade de 6 (seis) meses contados da emissão.

16 CND: TRIBUTOS FEDERAIS E DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO; CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

17 CND DE TRIBUTOS FEDERAIS (RFB) E DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO (PGFN) Para se verificar a autenticidade de uma CND deve-se utilizar a opção acima e fazer o preenchimento das informações conforme a tela abaixo.

18 CND DE TRIBUTOS FEDERAIS (RFB) E DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO (PGFN)

19 CERTIFICADO DE REGULARIDADE COM O FGTS 1) Acesse o site e clique neste botão 2) Em seguida na opção FGTS 3) Por fim na opção Consulte situação do empregador

20 CERTIFICADO DE REGULARIDADE COM O FGTS Selecione o tipo de inscrição que se deseja a consulta (neste caso sempre CNPJ), digite o número de inscrição e a UF atentando-se para as explicações contidas nos Critérios de Pesquisa, caracteres do código de verificação e Consultar.

21 CERTIFICADO DE REGULARIDADE COM O FGTS Estando a empresa REGULAR o sistema permitirá a emissão do Certificado de Regularidade do FGTS CRF.

22 CERTIFICADO DE REGULARIDADE COM O FGTS O solicitante deverá selecionar uma opção conforme a finalidade da emissão (neste caso distrato/extinção) e logo em seguida clicar em Prosseguir.

23 CERTIFICADO DE REGULARIDADE COM O FGTS Esta CND tem validade de apenas 30 dias.

24 REGULARIDADE COM A PREFEITURA DE LAVRAS Acesse o site e clique em Informação às Empresas e depois em Emissão de CND Municipal

25 REGULARIDADE COM A PREFEITURA DE LAVRAS Preencha as informações desejadas e clique em buscar

26 REGULARIDADE COM A PREFEITURA DE LAVRAS Esta CND tem validade de 90 dias. ATENÇÃO!!!!

27 REGULARIDADE COM A FAZENDA ESTADUAL Acesse o site da Secretaria Estadual de Fazenda em e no menu esquerdo clique no link do SIARE.

28 REGULARIDADE COM A FAZENDA ESTADUAL 1) Clique novamente no item SIARE; 2) No menu esquerdo clique em Solicitação de CDT

29 REGULARIDADE COM A FAZENDA ESTADUAL Preencha as informações solicitadas e clique em confirmar para continuar.

30 REGULARIDADE COM A FAZENDA ESTADUAL Preencha as informações do endereço (se o mesmo estiver em branco) e clique em confirmar para continuar.

31 REGULARIDADE COM A FAZENDA ESTADUAL Se não existirem débitos, o solicitante poderá obter a certidão clicando em Imprimir Certidão. Caso contrário poderá Imprimir Comprovante do Protocolo e este será usado no atendimento presencial em uma unidade da SEF para que se possa consultar qual a pendência existente que impede a emissão da CND.

32 REGULARIDADE COM A FAZENDA ESTADUAL Esta CND tem validade de 90 dias.

33 REGULARIDADE COM A FAZENDA ESTADUAL ATENÇÃO!!!!

34 ACOMPANHAMENTO DA REGULARIDADE FISCAL Acompanhar a regularidade fiscal dos clientes do escritório é de fundamental importância no momento da necessidade de capital de terceiros, na participação de licitações ou ainda quando existe a necessidade de baixa do empreendimento. Dada sua importância, as empresas que fornecem softwares contábeis tem investido em módulos que automatizam todo o processo de emissão, renovação e gestão das CNDs facilitando assim o trabalho do profissional contábil e evitando surpresas para o cliente.

35 ACOMPANHAMENTO DA REGULARIDADE FISCAL

36 ACOMPANHAMENTO DA REGULARIDADE FISCAL

37 ACOMPANHAMENTO DA REGULARIDADE FISCAL

38 ACOMPANHAMENTO DA REGULARIDADE FISCAL

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2016 PROCESSO DE BAIXA - DISTRATO/EXTINÇÃO DE EMPRESAS 1 PROCESSO DE BAIXA Como acontece com os processos de abertura e alteração, o processo de baixa é composto por uma série

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2017 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - - - PROCEDIMENTOS FINAIS E AUXILIARES - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que

Leia mais

09/11/ :24:09 Manual do Portal de Serviços

09/11/ :24:09 Manual do Portal de Serviços ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

O usuário poderá acessar o CND express pelo ícone:

O usuário poderá acessar o CND express pelo ícone: Definição do Módulo: As Certidões Negativas de Débitos são documentos emitidos pelos órgãos públicos cujo objetivo é mostrar que uma Pessoa Jurídica, não possui débitos ou pendências com determinados órgãos

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2019 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - - - PROCEDIMENTOS FINAIS E AUXILIARES - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que

Leia mais

ÍNDICE. sexta-feira, 1 de abril de 2016

ÍNDICE. sexta-feira, 1 de abril de 2016 ÍNDICE SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas. Benefícios Pessoas Jurídicas. Tela Inicial Consulta Débito de IPTU Emitir Guias de IPTU Emitir Guias Diversas Emitir Certidão Contribuinte

Leia mais

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos 1 ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

Índice O Que é ISS Digital?

Índice O Que é ISS Digital? Índice O Que é ISS Digital? 1.0 Cadastro de Empresas Contribuintes 1.1 Cadastro On-line de Prestadores 1.2 Consulta ao CEC (ConCEC) 1.3 Empresas de Fora do Município 1.4 Consulta ao CEF (ConCEF) 1.5 Tomadores:

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2018 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - - - PROCEDIMENTOS FINAIS E AUXILIARES - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA ITUIUTABA MINAS GERAIS 2011 Manual do Sistema de Arrecadação Tributária SIAT Online ÍNDICE 1 - SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 -

Leia mais

Importante: Algumas das opções apresentadas neste manual podem não estar disponíveis, poderão ser disponibilizadas após regulamentação.

Importante: Algumas das opções apresentadas neste manual podem não estar disponíveis, poderão ser disponibilizadas após regulamentação. Manual do Site 1 ÍNDICE 1 SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas. Benefícios Pessoas Jurídicas. Tela Inicial anônimos 2 Consulta Débito de IPTU 3 Emitir Guias de IPTU 4 Emitir Guias

Leia mais

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2017 PROCESSO DE BAIXA Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - e-cac) Como visto anteriormente sobre o processo de baixa de empresa, o procedimento inicial diante da

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2016 PROCESSO DE BAIXA MÓDULO INTEGRADOR 1 Como já estudado anteriormente, o Módulo Integrador é o sistema disponibilizado e mantido pela JUCEMG com o objetivo de integrar

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DE PERNAMBUCO CADFOR

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DE PERNAMBUCO CADFOR ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DE PERNAMBUCO CADFOR SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA DE CADASTRO DE FORNECEDORES, MATERIAIS E SERVIÇOS ORIENTAÇÕES INICIAIS Como se tornar um

Leia mais

Serviços prestados. 45 dias úteis

Serviços prestados. 45 dias úteis Serviço Prazo 1 2ª via de Contrato Social Solicitação de segunda via do contrato social. Enviamos o arquivo digital, caso exista a necessidade do envio físico, enviamos por Sedex (valor não incluso no

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2019 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - CADASTRO SINCRONIZADO RECEITA FEDERAL - Resumo do Processo (Parcial) 1. Levantar informações reais do empreendimento(entrevista);

Leia mais

Curso Legislação Societária

Curso Legislação Societária Legislação societária Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani silviabertani@gmail.com Distrato social sócios devem assinar uma ata de encerramento do negócio e em seguida formalizar o chamado Distrato

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Manual do Usuário Abertura de Empresa

Manual do Usuário Abertura de Empresa Manual do Usuário Abertura de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Abertura de empresa - Consulta Prévia... 6 Etapa 1 - Requerente...

Leia mais

Prestador Versão 2.3 (03/2016)

Prestador Versão 2.3 (03/2016) Prestador Versão 2.3 (03/2016) Sumário INTRODUÇÃO... 4 APRESENTAÇÃO... 4 O QUE É GISSONLINE?... 4 FILOSOFIA DA GISSONLINE... 4 BENEFÍCIOS QUE A GISSONLINE OFERECE... 4 1º ACESSO DE EMPRESAS ESTABELECIDAS

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2017 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - CADASTRO SINCRONIZADO RECEITA FEDERAL - Resumo do Processo (Parcial) 1. Levantar informações reais do empreendimento(entrevista);

Leia mais

Manual do Parcelamento de Débitos do MEI

Manual do Parcelamento de Débitos do MEI Manual do Parcelamento de Débitos do MEI Versão Junho/2017 Instrução Normativa RFB nº 1.714, de 26 de maio de 2017 Sumário 1 - Acesso... 3 2 - Requisitos Tecnológicos... 6 3 - Funcionalidades do aplicativo...

Leia mais

Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos. Manual do Site Acesso Geral PRATINHA

Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos. Manual do Site Acesso Geral PRATINHA Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos Manual do Site Acesso Geral PRATINHA ÍNDICE Siat Online - Considerações Gerais Consulta Débito de IPTU Emitir Guias de ITPU Emitir Guias

Leia mais

Portal de Compras do Sistema FIEB. Manual do Fornecedor

Portal de Compras do Sistema FIEB. Manual do Fornecedor Portal de Compras do Sistema FIEB Manual do Fornecedor NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR https://compras.fieb.org.br Acessar no Portal de Compras o botão Cadastro. NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR Clicar no botão

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE II

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE II LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE II 2017 ALTERAÇÃO DE ATO CONSTITUTIVO - - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que compõem o processo de alteração. Externo ao

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2014 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 4 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das APMs - Associações de Pais e Mestres de Escolas Estaduais

Leia mais

Manual do Parcelamento do Simples Nacional

Manual do Parcelamento do Simples Nacional Manual do Parcelamento do Simples Nacional Versão Setembro/2014 ÍNDICE 1 - Acesso... 03 2 - Requisitos tecnológicos... 06 3 - Funcionalidades do aplicativo... 07 3.1 - Pedido de Parcelamento... 07 3.2

Leia mais

Tomador. Versão 2.4 (07/2018)

Tomador. Versão 2.4 (07/2018) Tomador Versão 2.4 (07/2018) Sumário INTRODUÇÃO... 3 APRESENTAÇÃO... 3 O QUE É GISSONLINE?... 3 FILOSOFIA DA GISSONLINE... 3 BENEFÍCIOS QUE A GISSONLINE OFERECE... 3 1º ATIVAR ACESSO... 4 ACESSO AO SISTEMA...

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIBAA PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIBAA PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO Abertura de Empresas Pessoa Jurídica PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIBAA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUMÁRIO 1 ACESSO... 4 1.1 ABERTURA ONLINE... 5 1.2 DADOS DO CONTRIBUINTE... 7 2 ENDEREÇO

Leia mais

Prestador Versão 2.4 (07/2018)

Prestador Versão 2.4 (07/2018) Prestador Versão 2.4 (07/2018) Sumário INTRODUÇÃO... 4 APRESENTAÇÃO... 4 O que é Gissonline FILOSOFIA DA GISSONLINE... 4 BENEFÍCIOS QUE A GISSONLINE OFERECE... 4 ATIVAR ACESSO AO CONTRIBUINTE... ERRO!

Leia mais

oito mil novecentas e noventa e cinco) pessoas.

oito mil novecentas e noventa e cinco) pessoas. 1 Olá, empreendedores! Me chamo Mateus Campos e sou o responsável pelo Portal Conhecimento MEI. O Manual do MEI desenvolvido por nós visa atender os principais procedimentos da categoria. Durante os quase

Leia mais

Manual do Parcelamento Especial do Simples Nacional

Manual do Parcelamento Especial do Simples Nacional Manual do Parcelamento Especial do Simples Nacional Versão Dezembro/2016 2 Sumário 1 - Acesso...4 2 - Requisitos Tecnológicos...7 3 - Funcionalidades do aplicativo...8 3.1 - Pedido de Parcelamento...8

Leia mais

EMISSÃO DA CERTIDÃO COMPOSIÇÃO PARTIDÁRIA

EMISSÃO DA CERTIDÃO COMPOSIÇÃO PARTIDÁRIA EMISSÃO DA CERTIDÃO COMPOSIÇÃO PARTIDÁRIA 1º Passo - Acesse a página do TSE na internet, no canto superior esquerdo escolha a opção Partidos > Partidos Políticos e depois escolha, no canto esquerdo, a

Leia mais

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão)

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) Conteúdo: 1. Dados do responsável e contabilista 2. Emissão de balancete para conferência 3. Gerando arquivo ECD no sistema JOTEC 4. Utilizando o programa validador

Leia mais

Estado do Espírito Santo Secretaria de Estado da Fazenda Certidão Negativa de Débitos para com a Fazenda Pública Estadual - MOD. 2

Estado do Espírito Santo Secretaria de Estado da Fazenda Certidão Negativa de Débitos para com a Fazenda Pública Estadual - MOD. 2 26/09/2017 internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/cnd/impressao.php Estado do Espírito Santo Secretaria de Estado da Fazenda Certidão Negativa de Débitos para com a Fazenda Pública Estadual

Leia mais

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 49

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 49 Pedido de Viabilidade Página 1 / 49 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 PEDIDO DE VIABILIDADE INSCRIÇÃO DE PRIMEIRO ESTABELECIMENTO.. 4 Dados do Solicitante e da Pessoa Jurídica... 5 Quadro Societário... 8 Nome Empresarial,

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 02/09/2018 Receita Federal do Brasil REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CADASTRO NACIONAL DA PESSOA JURÍDICA NÚMERO DE INSCRIÇÃO 10.706.736/0001 33 MATRIZ COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E DE SITUAÇÃO CADASTRAL DATA

Leia mais

APLICATIVO FUNDO CASA

APLICATIVO FUNDO CASA APLICATIVO FUNDO CASA O Fundo Socioambiental CASA desenvolveu um Aplicativo (para Desktop - Windows) para Apresentação de Projetos. O Aplicativo Fundo CASA tem como objetivo facilitar o envio de Projetos

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 34 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP.

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP. ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP. 1º passo: cadastrar no sistema ISS online, que deve ser feito através do link: www.lins.sp.gov.br,

Leia mais

01. SIGAA imprimir documentos solicitação de matrícula on-line

01. SIGAA imprimir documentos solicitação de matrícula on-line SIGAA - DISCENTE 01. SIGAA O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA é um sistema integrado que funciona como um banco de dados para discentes, docentes, técnicos-administrativos e

Leia mais

MANUAL DOMÍNIO ATENDIMENTO CLIENTE. Resumo Instruções das funções básicas do sistema Domínio atendimento

MANUAL DOMÍNIO ATENDIMENTO CLIENTE. Resumo Instruções das funções básicas do sistema Domínio atendimento MANUAL DOMÍNIO ATENDIMENTO CLIENTE Resumo Instruções das funções básicas do sistema Domínio atendimento P á g i n a 1 Índice Paginas 1 Modulo Domínio atendimento cliente login...2 2 Inicio...3 3 Controle...4-5

Leia mais

Presidente: Paulo Vieira Pinto

Presidente: Paulo Vieira Pinto Presidente: Paulo Vieira Pinto Apresentar o Contrato Social VISA IEMA SEFAZ BOMBEIROS Junta Comercial Registrar Processo/empresa Antes da Redesim Deferido NIRE - Certidão de Nascimento PREFEITURA RFB CNPJ

Leia mais

Construção Civil Versão 2.3 (04/2016)

Construção Civil Versão 2.3 (04/2016) Construção Civil Versão 2.3 (04/2016) Sumário INTRODUÇÃO... 3 APRESENTAÇÃO... 3 O QUE É GISSONLINE?... 3 FILOSOFIA DA GISSONLINE... 3 BENEFÍCIOS QUE A GISSONLINE OFERECE... 3 1º ACESSO DE EMPRESAS ESTABELECIDAS

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2015 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - - 1 O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que compõem o processo que deverá ser entregue

Leia mais

Manual do Usuário Acompanhamento

Manual do Usuário Acompanhamento Manual do Usuário Acompanhamento Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Acompanhamento... 6 Protocolos Abertos... 7 Protocolos Finalizados...

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL

ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL Explicação: Empresas enquadradas no regime de tributação do Simples Nacional poderão apurar o imposto seguindo as rotinas apresentadas abaixo. 1. Cadastro de empresa 2. Parâmetros

Leia mais

MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E

MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E SR(A) CONTRIBUINTE, PARA O PRIMEIRO ACESSO AO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO ELETRÔNICA É NECESSÁRIO SEGUIR ALGUNS PASSOS ESSENCIAIS QUE SERÃO APRESENTADOS

Leia mais

CERTIDAO SIMPLIFICADA EXISTÊNCIA DE EMPRESA

CERTIDAO SIMPLIFICADA EXISTÊNCIA DE EMPRESA CERTIDAO SIMPLIFICADA EXISTÊNCIA DE EMPRESA Ao escolher o Tipo de Certidão Simplificada, será exibida uma lista com o tipo da simplificada a ser escolhida. A tabela de preços vale para ambas opções. Selecione

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação, Visualização e Impressão de Certidões e Outros Documentos Oficiais

Passo a Passo para Solicitação, Visualização e Impressão de Certidões e Outros Documentos Oficiais Passo a Passo para Solicitação, Visualização e Impressão de Certidões e Outros Documentos Oficiais Para solicitar uma certidão ou outro documento oficial, são necessários os seguintes passos: 1. Selecione

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

1. Acesso ao portal acadêmico

1. Acesso ao portal acadêmico Sumário 1. Acesso ao portal acadêmico... 3 2. Acadêmico... 4 2.1. Dados pessoais... 4 2.2. Histórico... 4 2.3. Notas/faltas etapas... 5 2.4. Notas de avaliação... 6 2.5. Outras opções do Acadêmico... 6

Leia mais

EMPREENDEDOR PAULISTANO GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO PROCESSO DE ABERTURA E LICENCIAMENTO DE EMPRESAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

EMPREENDEDOR PAULISTANO GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO PROCESSO DE ABERTURA E LICENCIAMENTO DE EMPRESAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EMPREENDEDOR PAULISTANO GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO PROCESSO DE ABERTURA E LICENCIAMENTO DE EMPRESAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Este Guia Rápido tem como objetivo auxiliar o empreendedor paulistano no preenchimento

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

Manual de uso das funcionalidades do convênio da SEFAZ-ES (CADIN)

Manual de uso das funcionalidades do convênio da SEFAZ-ES (CADIN) Manual de uso das funcionalidades do convênio da SEFAZ-ES (CADIN) 1 Acessar o Sistema E-jud... 03 2 Informar à SEFAZ-ES, Pendência de Guia Vinculada a Processo Judicial... 05 3 Informar à SEFAZ-ES, Pendência

Leia mais

Manual Grupo Módulos INTsys CND. Manual Grupo Módulos. Atualização (Abril/2016)

Manual Grupo Módulos INTsys CND. Manual Grupo Módulos. Atualização (Abril/2016) Manual Grupo Módulos INTsys CND Manual Grupo Módulos Atualização (Abril/2016) ÍNDICE ACESSO AO SISTEMA...03 DASHBOARD...03 ESCRITÓRIOS Escritórios...04 ESCRITÓRIOS Usuário...05 CLIENTES Cliente...05 AGENDAMENTO...06

Leia mais

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI MANUAL Pedido Eletrônico de Restituição MEI Versão junho/2017 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 03 1.1 APRESENTAÇÃO DO APLICATIVO... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO... 03 2 ACESSO AO APLICATIVO PEDIDO ELETRÔNICO DE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MURIAÉ

PREFEITURA MUNICIPAL DE MURIAÉ PREFEITURA MUNICIPAL DE MURIAÉ ESTADO DE MINAS GERAIS Versão 1.12.03 Manual de Instalação do Programa de Declaração dos Contribuintes do ICMS Manual desenvolvido pela da Prefeitura Municipal de Muriaé.

Leia mais

PAGAMENTO DE ISSQN VARIÁVEL

PAGAMENTO DE ISSQN VARIÁVEL PAGAMENTO DE ISSQN VARIÁVEL TRIBUTOS> INSCRIÇÃO> INSCRIÇÃO> Preencher o campo Inscrição Alvará com o código da Inscrição Municipal; Ao habilitar o link Carnê de ISSQN Variável clique para selecionar os

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

PEDIDO DE ISENÇÃO E IMUNIDADE IPVA. ROTEIRO RÁPIDO Usuário Externo. Março/ (versão 1.2)

PEDIDO DE ISENÇÃO E IMUNIDADE IPVA. ROTEIRO RÁPIDO Usuário Externo. Março/ (versão 1.2) PEDIDO DE ISENÇÃO E IMUNIDADE IPVA ROTEIRO RÁPIDO Usuário Externo Março/2009 - (versão 1.2) TTD PEDIDO DE ISENÇÃO E IMUNIDADE IPVA Usuário Externo O Sistema de Administração Tributária S@T está disponibilizando

Leia mais

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017 Manual do Usuário Inscrição Online 2017 1 - Para iniciar o processo de Inscrição Online 2017, acesse o portal do Colégio Cruzeiro (www.colegiocruzeiro.g12.br) e selecione a unidade de interesse. 2 No menu

Leia mais

Solicitando o Cartão BNDES

Solicitando o Cartão BNDES Solicitando o Cartão BNDES Atualizado em 04/05/2011 Pág.: 1/18 Introdução Este manual destina-se a orientar as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) na solicitação do Cartão BNDES no Portal de Operações

Leia mais

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos MANUAL PARA USUÁRIOS O Sistema PROCAD é uma das soluções que compõem o SAT Sistema de Arrecadação Tributária. Este manual é um passo-a-passo para

Leia mais

Manual de Orientações. Recadastramento

Manual de Orientações. Recadastramento Manual de Orientações Recadastramento PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIBA SECRETARIA DE PLANETAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUMÁRIO 1. ACESSO... 4 1.1 INÍCIO DO RECADASTRAMENTO... 5 1.2 LOGIN... 6 2 RECADASTRAMENTO...

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.16.01 Manual de Instalação do Programa de Declaração dos Contribuintes do ICMS 1 SUMÁRIO Download do Programa... 3 Instalação do Programa... 4 Utilização do Programa... 6

Leia mais

As obrigações do Qipu e as suas responsabilidades como cliente.

As obrigações do Qipu e as suas responsabilidades como cliente. As obrigações do Qipu e as suas responsabilidades como cliente. O que o Qipu faz e o que precisamos que você faça. Para que sua empresa esteja sempre regular, é importante saber quais atividades você,

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2016 PROCESSO DE BAIXA DBE 1 CADASTRO SINCRONIZADO Umpontoimportanteaserobservadonoprocessodebaixade uma empresa é que os passos efetuados anteriormente, ou seja, 1) a emissão

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2017 PROCESSO DE BAIXA DBE CADASTRO SINCRONIZADO Umpontoimportanteaserobservadonoprocessodebaixade uma empresa é que os passos efetuados anteriormente, ou seja, 1) a emissão

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2017 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 7 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das Associações de Pais e Mestres APMs de Escolas Estaduais conveniadas

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci minha senha 9 Relatórios 10 Relatórios

Leia mais

Certidão Negativa de Débitos

Certidão Negativa de Débitos 22/07/2016 Certidão Negativa de Débitos Sefaz AL GOVERNO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA SUPERINTENDÊNCIA DA RECEITA ESTADUAL DIRETORIA DE ARRECADAÇÃO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO Certidão Negativa

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO

ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO PREFEITURA DE SÃO LUÍS SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA 2017 ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO INSCRIÇÃO MUNICIPAL CPF/CNPJ 54125003 06.042.030/0001-47 RAZÃO

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF?

Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF? Título: Como realizar a importação do Cadastro de Empresas pelo arquivo do SPED ECF? A partir desta ferramenta, é possível realizar a importação dos dados cadastrais de empresas Clientes do Escritório

Leia mais

Sumário. O que é NFSe?...4

Sumário. O que é NFSe?...4 PESSOA FÍSICA 1 Sumário O que é NFSe?...4 Benefícios...4 Benefícios para o Prestador de Serviços...4 Benefícios para o Tomador de Serviços Pessoa Jurídica...5 Benefícios para o Tomador de Serviços Pessoa

Leia mais

Migração de Microempreendedor Individual para Simples Nacional - Desenquadramento

Migração de Microempreendedor Individual para Simples Nacional - Desenquadramento Migração de Microempreendedor Individual para Simples Nacional - Desenquadramento Você, Microempreendedor Individual que teve excesso de receita bruta (mais de R$60.000,00 no ano ou proporcional ao tempo

Leia mais

Tomador Versão 2.3 (06/2016)

Tomador Versão 2.3 (06/2016) Tomador Versão 2.3 (06/2016) Sumário INTRODUÇÃO... 3 APRESENTAÇÃO... 3 O QUE É GISSONLINE?... 3 FILOSOFIA DA GISSONLINE... 3 BENEFÍCIOS QUE A GISSONLINE OFERECE... 3 1º ACESSO DE EMPRESAS ESTABELECIDAS

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA / 2017

ALVARÁ DE LICENÇA / 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM Secretaria Municipal de Finanças ALVARÁ DE LICENÇA / 2017 Inscrição Mobiliária Data de Validade Nº Guia Nome ou Razão Social 158.003-3 10/04/2018 21.1.043152-5 J.M.M.C ASSESSORIA

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br

Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação Departamento de Serviços Públicos Digitais Coordenação-Geral

Leia mais

Manual do Usuário Alteração de Empresa

Manual do Usuário Alteração de Empresa Manual do Usuário Alteração de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Alteração de empresa... 6 Identificação... 7 Questionário sobre

Leia mais

MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS

MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS Manual aos contribuintes de outros municípios que precisem cumprir obrigações acessórias e principais de ISSQN ao município de ITATIAIA - RJ, em função de

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO

ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO PREFEITURA DE SÃO LUÍS SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA 2015 ALVARÁ DE LICENÇA E FUNCIONAMENTO FINALIDADE: FUNCIONAMENTO DE ESTABELECIMENTO ATIVIDADE: 020128 - Taxa TLVLF Outras Atividades - Pequeno Porte

Leia mais

MANUAL DA RESTITUIÇÃO

MANUAL DA RESTITUIÇÃO MANUAL DA RESTITUIÇÃO Versão Junho/2017 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 03 1.1 APRESENTAÇÃO DO APLICATIVO... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO... 03 1.3 A QUEM SE DESTINA... 03 2 REQUISITOS TECNOLÓGICOS... 03 3 ACESSO

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 34

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 34 Requerimento Eletrônico Página 1 / 34 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento de Constituição... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Solicitação de Compra... 3 Orientações Complementares SINTEGRA e Receita Federal... 8 1 Consulta

Leia mais

Manual do Parcelamento de Débitos do MEI

Manual do Parcelamento de Débitos do MEI Manual do Parcelamento de Débitos do MEI Versão Junho/2017 Sumário 1 Introdução...3 2 - Acesso...3 3 - Requisitos Tecnológicos...6 4 - Funcionalidades do aplicativo...6 4.1 - Pedido de Parcelamento...7

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica INFORMAÇÕES SOBRE O LOGIN PESSOA JURÍDICA 1 ACESSO AO

Leia mais

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E Inscrição de novos alunos na Escola Alemã Corcovado Processo de Seleção Manual para inscrição online Sumário 1. Acessar portal de inscrição... 1 1.1. Inscrição... 1 1.1.1. Inscrição Candidato... 2 1.1.2.

Leia mais

CHECKLIST DE ABERTURA E FECHAMENTO DE EMPRESAS: Passo a passo básico que todo empreendedor precisa percorrer para regularizar seu negócio

CHECKLIST DE ABERTURA E FECHAMENTO DE EMPRESAS: Passo a passo básico que todo empreendedor precisa percorrer para regularizar seu negócio CHECKLIST DE ABERTURA E FECHAMENTO DE EMPRESAS: Passo a passo básico que todo empreendedor precisa percorrer para regularizar seu negócio Antes de começar, é importante saber que: Os nomes dos processos

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulando uma Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO Objetivo: Este tópico possibilita que uma empresa fornecedora não cadastrada no Portal Petronect localize as oportunidades públicas divulgadas

Leia mais