ESTERILIZAÇÃO POR GÁS ÓXIDO DE ETILENO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTERILIZAÇÃO POR GÁS ÓXIDO DE ETILENO"

Transcrição

1 ESTERILIZAÇÃO POR GÁS ÓXIDO DE ETILENO

2 Introdução O Óxido de Etileno vem sendo usado desde a Segunda Guerra Mundial na esterilização de produtos plásticos e termossensíveis; Sua utilização se deve basicamente devido ao baixo custo e eficácia na redução microbiológica, em especial aos formadores de esporos;

3 Óxido de Etileno C 2 H 4 O Líquido e gás incolor à pressão e temperatura normais, odor de éter acima de aproximadamente 500 ppm. Odor não detectável até bem acima do nível de exposição permitido. O vapor do EtO é extremamente inflamável a concentrações superiores a 3% no ar, portanto é explosivo. As misturas do EtO a um gás inerte tem sido uma das principais opções usadas para esterilização (Freon, N2 e CO2).

4 Óxido de Etileno pode causar: Se ingerido, grave irritação e ulceração da boca, garganta e aparelho digestivo; Se absorvido pela pele, dor de cabeça, vertigem, náusea e vômito além de queimaduras; Se inalado, irritação do aparelho respiratório assim como tosse, aperto no peito, dor de cabeça, náusea, vômito, diarréia, fraqueza, sonolência, perda de coordenação, convulsão e coma, e se inalado em altas concentrações pode causar Morte. Causa grave irritação com danos à córnea quando o líquido tem contato com os olhos;

5 Óxido de Etileno Existem vários relatos sobre efeitos neurotóxicos periféricos, intoxicação do sistema nervoso central, mulheres expostas ao EtO podem ter aumento de incidência de abortos; Mostrou produzir efeitos mutagênicos e citogênicos em uma variedade de testes de sistema. O EtO é suspeito de ser causador de câncer em seres humanos.

6 Legislação Brasileira: Portaria Interministerial nº482/ms/tem Estabelece condições mínimas de instalação e operação de processos de esterilização a EtO que em resumo são: Dispor de áreas e processos adequados quanto ao risco de explosão do gás; Dispor de sistemas de ventilação e Aeração além de EPI s adequados quanto aos riscos biológicos do gás: Limite de Tolerância para Exposiçào de funcionários 1ppm ou 1,8mg/m3 ( 8 horas por dia) 5ppm ou 9 mg/m3 (15 minutos por dia)

7 Legislação Brasileira: Portaria Interministerial nº482/ms/tem Dispor de sistemas de tratamento dos resíduos do gás de forma a não poluir o ar ou o sistema de esgotos; Estabelecer e realizar validações do processo usando indicadores biológicos

8 Câmara de Esterilização

9 Câmara de Esterilização

10 Câmara de Esterilização A câmara de esterilização é um vaso de pressão e portanto deve ser capaz de manter as pressões positivas e negativas no seu interior sem vazamentos. Normalmente as câmaras são constituídas por aço carbono ou inoxidável, são envolvidas por uma tubulação (Jaqueta) que a mantém aquecida.

11 EPI s.

12 Sala de Armazenamento do Gás

13 Sala de Armazenamento do Gás A sala deve ser separada, porém adjacente à sala da câmara de esterilização. Os cilindros são colocados sobre uma balança e são conectados às tubulações que levam o EtO líquido ao volatilizador; O volatilizador aquece o EtO líquido que é convertido a vapor e assim injetado na câmara de esterilização.

14 Volatilizador

15 Sala de Controle

16 Sala de Controle Sala separada da câmara de esterilização; Os instrumentos realizam automaticamente o ciclo de esterilização; Na sala de controle são impressos os gráficos de acompanhamento do ciclo de esterilização; O painel de controle também possui vários sistemas de alarme que indicam o andamento e qualquer falha do sistema.

17 Material de Embalagem O material e o método de embalagem dos produtos devem ser compatíveis com o processo de esterilização por EtO: Porosidade; Resistência à Tração; Resistência na selagem; Não absorvente; Impermeável à água e Inerte.

18 Ciclo de Esterilização O ciclo de esterilização é realizado em 5 fases básicas: 1) Evacuação da Câmara; 2) Umidificação/Aquecimento; 3) Injeção de gás; 4) Exposição ao gás; 5) Evacuação e injeção de ar comprimido. O tempo, a temperatura e a pressão de cada fase varia de acordo com o produto que esta sendo esterilizado.

19 Ciclo de Esterilização Ciclo de esterilização Pressão da Câmara (kpa) Tempo (Min.) Pres s ão (kpa) Temperatura (º C)

20 Fase 1- Evacuação da Câmara Uma vez que o ciclo é iniciado bombas de vácuo são acionadas para retirar todo ar de dentro da câmara e conseqüentemente de dentro dos produtos. Esta fase é considerada muito importante para a realização do ciclo pois facilita a penetração da umidade e principalmente do gás. O controlador de pressão mantém as bombas de vácuo ligadas até que a pressão de vácuo prédefinida seja atingida.

21 Fase 2- Umidificação/Aquecimento Após a evacuação e antes da injeção de gás, o produto no interior da câmara deve ser umidificado e aquecido. A umidade e o calor são adicionados na forma de vapor porque isto faz com que as bactérias se tornem mais suscetíveis a esterilização por gás EtO.

22 Fase 3- Injeção de Gás Nesta fase o gás EtO é transformado em vapor e assim injetado na câmara de esterilização. O controle da quantidade de gás que é injetada dentro da câmara é realizado através diferença de pressão e peso dos cilindros. A concentração mínima recomendável de EtO no interior da câmara é de 450 mg/cm 3 umidade relativa de 20 a 40% e temperatura de 45 a 60ºC.

23 Fase 4 - Exposição ao Gás A fase de exposição é período em que efetivamente o gás EtO,na concentração adequada, fica em contato com os produtos e promove a redução microbiológica. Tempo pré-determinado através de validação.

24 Fase 5 Evacuação e Injeção de Ar Quando o tempo de exposição é finalizado, inicia-se a retirada do gás de dentro da câmara através da realização de vácuo. Lavagem com ar comprimido filtrado; Ao final desta fase a câmara retorna a pressão atmosférica e o ciclo é finalizado.

25 Sala de Aeração Eliminação de Resíduos; A sala de aeração deve possuir um sistema de ventilação que realize no mínimo 20 trocas de ar por hora e uma temperatura mínima de 30ºC. Quanto maior a temperatura e o número de trocas de ar da sala maior será a eficiência da aeração dos produtos.

26 Sala de Aeração

27 Validação do Processo de Esterilização por EtO.

28 VALIDAÇÃO DO PROCESSO VALIDAÇÃO QUALIFICAÇÃO DE INSTALAÇÃO QUALIFICAÇÃO DE OPERAÇÃO QUALIFICAÇÃO DE DESEMPENHO QUALIFICAÇÃO FÍSICA QUALIFICAÇÃO MICROBIOLÓGICA

29 Qualificação de Instalação Obtenção de evidências de que: Os Instrumentos foram corretamente instalados, foram calibrados e possuem a capacidade de medição adequada a medição desejada; Onde estão localizados os pontos mais frios no interior da câmara esterilizadora; A câmara suporta as exigências de pressão a que será submetida (Teste a 1,5 vezes a pressão de operação);

30 Qualificação de Operação Obtenção de evidências de que: Os equipamentos e instrumentos estão operando em conformidade com o planejado; Os procedimentos de operação, manutenção e segurança no manuseio dos equipamentos estão implementados; Os operadores foram treinados nos procedimentos de operação, manutenção e segurança de todos equipamentos; Realização de um ciclo completo.

31 Qualificação Física Obtenção de evidências de que o processo é capaz de promover a Temperatura e Umidade desejada no interior dos produtos.

32 Qualificação Física

33 Qualificação Microbiológica Obtenção de evidências de que o processo é capaz de promover a redução microbiológica desejada em indicadores inoculados no interior dos produtos.

34 FLUXO DO PROCESSO Liberação dos Produtos após término do tempo de incubação com resultados Negativos para o crescimento do Indicador Biológico.

35

36 Limites Limites máximos de resíduo permitido no Brasil (Portaria Interministerial nº 482/MS/MTE, de 16 de Abril de 1999 D.O.U. de 19/04/99): Óxido de etileno (EO) Etilenocloridrina (EtCH) Etilenoglicol (EtG) 25 ppm 25 ppm 250 ppm Limites máximos de resíduo permitido na Comunidade Européia ou que sigam os limites da norma ISO Óxido de etileno (EO) Etilenocloridrina (EtCH) 60 mg 12 mg Etilenoglicol (EtG) Não Aplic

37 Oxigenador de sangue Tempo de umidificação 01 hora Tempo de exposição ao gás 02 horas Tempo de aeração 48 horas

38 Extração do resíduo de EtO Método: Tipo lavagem, simulando uma cirurgia cardíaca Temperatura: Em banho de água à 37 ºC Volume: 2000,0 ml de água purificada Vazão: 6000,0 ml / min (bomba peristáltica) Tempo: 6 horas em circuito fechado

39 Extração do resíduo de EtO

40 Análise por cromatografia gasosa Preparação da amostra; Preparação dos padrões; Configuração do equipamento; Cálculos; Limites.

41 Configuração do equipamento

42 Cromatógrafo Gasoso - Hewlett Packard - HP6890

43 Gráfico de regressão linear conce ntra tion (ppm EtO) hous 1,2 days c time(horas) CONCENTRATION (ppm EtO) LIMIT Linear (CONCENTRATION (ppm EtO))

44 Gráfico de regressão linear 250! " # $ % 200 conce ntration (EtO) & ' ( time (Horas) Concentration (ppm EtO) Limit Linear (Concentration (ppm EtO))

45 Luis Eduardo Viggiano Gerente de Gar. Qualidade

Métodos de esterilização

Métodos de esterilização MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO DOS Profª Drª Ruth Natalia Teresa Turrini E-mail: rturrini@usp.br Métodos de esterilização TERMORRESISTENTES autoclavação estufa TERMOSSENSÍVEIS: Materiais que sofrem danos se

Leia mais

Remover para área ventilada. Ocorrendo parada respiratória, aplicar respiração artificial, manter a vítima deitada e aquecida, chamar o médico

Remover para área ventilada. Ocorrendo parada respiratória, aplicar respiração artificial, manter a vítima deitada e aquecida, chamar o médico Versão: 1 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA DE ACORDO Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 01/11/2010 APROVADO POR Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 01/11/2010 Descrição Nome do Documento: Sinônimos:

Leia mais

ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM

ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: ÁLCOOL ICARAÍ 70º INPM. b) Código do Produto: c) Nome da Empresa:

Leia mais

Produto: Álcool Etílico 46,2º INPM (54 ºGL) Nº. FISPQ: 0023 Revisão: 00

Produto: Álcool Etílico 46,2º INPM (54 ºGL) Nº. FISPQ: 0023 Revisão: 00 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Álcool Etílico 54 ºGL Nome da Empresa: M.F Pereira de Souza & Cia. Ltda. Endereço: Rua Santa Maria, Nº 134 Santa Terezinha Itatiba SP. Telefone

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS. H290 Pode ser corrosivo para os metais.

1. IDENTIFICAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS. H290 Pode ser corrosivo para os metais. 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Identificação do produto Nome do produto: Principal uso recomendado: Para tratamento de água de piscina 1.2. Identificação da empresa Nome da empresa: LIMPER SANEANTES LTDA Endereço:

Leia mais

Eng. Paulo Roberto Laranjeira Whatsapp: Facebook:

Eng. Paulo Roberto Laranjeira   Whatsapp: Facebook: Eng. Paulo Roberto Laranjeira e-mail: prlaranjeira@usp.br Whatsapp: 11-98473-3020 Facebook: prlaranjeira@gmail.com RDC -15 Art. 29 Os profissionais da CME e da empresa processadora devem receber capacitação

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto: Solução descorante para Gram Revisão: 02 Página: 1/5

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto: Solução descorante para Gram Revisão: 02 Página: 1/5 Revisão: 02 Página: 1/5 1- Identificação do Produto e da Empresa Produto: Descorante Gram Uso da substância/preparação: Dispositivo médico para diagnóstico in vitro Reagente para análise Empresa Fabricante

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão:

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Óxido de Zinco Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá, 3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000 Telefone: (0xx85)

Leia mais

- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 01 Stripalene 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: STRIPALENE REMOVEDOR DE TINTAS Fórmula Química: Mistura a base de Diclorometano (CH 2 Cl 2 ). Uso / aplicação do produto: Removedor

Leia mais

JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA

JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA É o processo utilizado antes de se efetuar a desinfecção e/ou esterilização dos materiais e instrumentais utilizados, ainda sujos, através da exposição ou imersão destes em solução

Leia mais

Oxido de Cobalto Página 1 de 5 FISPQ nº: / 013 / 035 / 050 / 051 / 054 / 059 / 060 / 063 / 065 / 069 / 078

Oxido de Cobalto Página 1 de 5 FISPQ nº: / 013 / 035 / 050 / 051 / 054 / 059 / 060 / 063 / 065 / 069 / 078 Oxido de Cobalto Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Oxido de Cobalto Código do produto : 002.012/013/035/050/051/054/059/060/063/065/069/078 Empresa : Metalloys &

Leia mais

Laca Wideprint BOLETIM TÉCNICO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA COMPOSIÇÃO (%) CLASSIFICAÇÃO

Laca Wideprint BOLETIM TÉCNICO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA COMPOSIÇÃO (%) CLASSIFICAÇÃO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA PRODUTO BASE ÁGUA COMPOSIÇÃO (%) PROPRIETÁRIA CLASSIFICAÇÃO Não contém substâncias ou preparações perigosas, de acordo com as diretrizes

Leia mais

Octoato de Zircônio 6% Página 1 de 5 Ultima Revisão: 25/08/2008

Octoato de Zircônio 6% Página 1 de 5 Ultima Revisão: 25/08/2008 Octoato de Zircônio 6% Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Octoato de Zircônio 6% Empresa : Metalloys & Chemicals Coml Ltda. Rua Santa Mônica, 600 Parque Industrial

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto Elaboração Ultima Revisão D-1000 01/MAR/2011 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto D-1000 Natureza Química Detergente manual

Leia mais

Inalação: Causa irritação do tracto respiratório, pode levar a pneumonia e edema pulmonar. Pode causar danos aos pulmões.

Inalação: Causa irritação do tracto respiratório, pode levar a pneumonia e edema pulmonar. Pode causar danos aos pulmões. F0LHA...: 1 / 5 1 - Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Salicilato de Metila. Nome da Empresa: Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772

Leia mais

3. Identificação dos Perigos Perigos mais importantes : Pode causar severas irritações nos olhos, na pele e aparelho respiratório.

3. Identificação dos Perigos Perigos mais importantes : Pode causar severas irritações nos olhos, na pele e aparelho respiratório. Ácido Cítrico Anidro Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Ácido Cítrico Anidro Nome Químico : Ácido Cítrico Anidro Código interno do produto : 001.003 Peso Molecular

Leia mais

Octoato de Cálcio 4% Página 1 de 5 Ultima Revisão: 26/08/2008

Octoato de Cálcio 4% Página 1 de 5 Ultima Revisão: 26/08/2008 Octoato de Cálcio 4% Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Octoato de Cálcio 4% Empresa : Metalloys & Chemicals Coml Ltda. Rua Santa Mônica, 600 Parque Industrial San

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ ACIDO CÍTRICO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ ACIDO CÍTRICO 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Ácido Cítrico Nome Químico : Ácido Cítrico Código interno do produto : 001.003 Peso Molecular : 192,123 Aspecto do produto : Granulado Branco

Leia mais

Octoato de Chumbo 24% Página 1 de 5 Ultima Revisão: 26/08/2008

Octoato de Chumbo 24% Página 1 de 5 Ultima Revisão: 26/08/2008 Octoato de Chumbo 24% Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Octoato de Chumbo 24% Empresa : Metalloys & Chemicals Coml Ltda. Rua Santa Mônica, 600 Parque Industrial San

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: ISANE IP 185 Page: (1) ATENÇÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) antes de manusear,

Leia mais

Kazuko Uchikawa Graziano

Kazuko Uchikawa Graziano Kazuko Uchikawa Graziano Métodos de esterilização TERMORRESISTENTES: autoclavação estufa TERMOSSENSÍVEIS AUTOMATIZADOS: MANUAL: (agentes químicos) Óxido de etileno Glutaraldeído Vapor a baixa Ácido peracético

Leia mais

PROGRAMAS DE GESTÃO DO PRODUTO ISOPA. Walk the Talk PRODUTOS QUÍMICOS DIVERSOS

PROGRAMAS DE GESTÃO DO PRODUTO ISOPA. Walk the Talk PRODUTOS QUÍMICOS DIVERSOS PROGRAMAS DE GESTÃO DO PRODUTO ISOPA Walk the Talk PRODUTOS QUÍMICOS DIVERSOS É OBRIGATÓRIA a leitura da FDS(a) do seu fornecedor, uma vez que contém informações relativamente ao manuseamento seguro, e

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO BDO 2002 As informações contidas são confiáveis e baseia-se em dados técnicos obtidos por nossa empresa. Está sujeita a revisão, sem aviso

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Página 1 / 6 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Identificação da sociedade/empresa Clariquimica Comercio de Produtos Químicos LTDA. Rua Manoel Vitorino,353 Cumbica 07232-110 Guarulhos

Leia mais

QUIMACLEAN DI. Nome químico Nº CAS Concentração % (pp) Hidrocarbonetos Alifáticos 0 a 04 Hidrocarbonetos Saturados C9 a C12 96 a 100

QUIMACLEAN DI. Nome químico Nº CAS Concentração % (pp) Hidrocarbonetos Alifáticos 0 a 04 Hidrocarbonetos Saturados C9 a C12 96 a 100 QUIMACLEAN DI 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: QUIMACLEAN DI Aplicação: Desengraxante solvente Fabricante: Quimagraf Ind. Com. De Material Gráfico LTDA. Rua: Professor José Maurício

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: PROTETOX NS PÓ Data da última revisão: 10/02/2011 Página: 1 de 6 PROTETOX NS PÓ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: PROTETOX NS PÓ Data da última revisão: 10/02/2011 Página: 1 de 6 PROTETOX NS PÓ Data da última revisão: 10/02/2011 Página: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Código interno de identificação: 000029 Nome da empresa: Endereço: PROTETOX NS PÓ Telefone para emergências:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ Data: 7/10/2011 Página: 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto - Código interno: RESINA MULTI-USO PARA SUBLIMAÇÃO REF.: RS.1000 Dados da empresa: Nome: Gênesis Ind. e Com. de Produtos

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água.

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água. RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁCIDO CLORÍDRICO Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger do sol, do calor e da umidade.

Leia mais

T+ : Muito tóxico. : Perigoso para o meio ambiente.

T+ : Muito tóxico. : Perigoso para o meio ambiente. Oxido de Cádmio Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Oxido de Cádmio Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 Usado em processos químicos em geral. 2.

Leia mais

1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Dispersante Acrílico Sódico Código Interno: AQ 9921 Empresa: Águia Química Ltda Endereço: Rod. PR 151, Km 116 CEP: 84072-190 Bairro: Jardim Eldorado Cidade:

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO / EMPRESA - Nome do Produto : PROTIX MA 100S. - Código interno: 118 - Nome da empresa : R. B. Produtos Químicos Especiais Ltda. - Endereço: Rua Djalma Sales Pessanha, n.º 256-

Leia mais

Substâncias que Contribuem - Hidróxido de Sódio à 50% e Hipoclorito de Sódio à 12%

Substâncias que Contribuem - Hidróxido de Sódio à 50% e Hipoclorito de Sódio à 12% FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto: Elaboração: Revisão: Aprovado: S-100 PREMIUM 01/OUT/2010 03 20/NOV/2013 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto Natureza

Leia mais

FISPQ- HI-137 Pagina: 1/5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Revisão: 01 09/03 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FISPQ- HI-137 Pagina: 1/5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Revisão: 01 09/03 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Pagina: 1/5 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO HI-137 NOME COMERCIAL Fosfatizante HI-137 NOME DA EMPRESA/ ENDEREÇO HI-TEC Industria e Comercio de Produtos Químicos Ltda. Alameda

Leia mais

ESMALTE SINTÉTICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

ESMALTE SINTÉTICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS ESMALTE SINTÉTICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Técnico e Comercial Nome Técnico e Comercial: Esmalte

Leia mais

Informação de emergência: : CEATOX

Informação de emergência: : CEATOX 1. Identificação dos produtos Nome do Produto: PX 277 TRAVA ROSCAS ALTA RESISTÊNCIA GRANDES DIÂMETROS VERMELHO 36ML Código do Item: 27740 Tipo de produto: Anaeróbico Fabricante / Fornecedor: ANAEROBICOS

Leia mais

Nome do produto : Sulfato de Níquel Solução 60% Código do produto : / 060

Nome do produto : Sulfato de Níquel Solução 60% Código do produto : / 060 Sulfato de Níquel Solução 60% Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Sulfato de Níquel Solução 60% Código do produto : 003.039 / 060 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: FOSPRO Código do produto: 012400068 Aplicação: Desumidificação e proteção em aplicações elétricas,

Leia mais

Rebrilhar Ureia-Formol

Rebrilhar Ureia-Formol 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial do Produto: Nome da Empresa: Rebrilhar Resinas e Vernizes Ltda. Endereço: Rua Luiz de Moraes Rego, nº. 505 Jardim do Bosque Leme/SP Telefones: 19-35186900

Leia mais

CAS Nome Químico Concentração (%) Parafina < 10,00 Solvente < 50,00 Aditivo < 10,00 Gás Propelente < 30,00

CAS Nome Químico Concentração (%) Parafina < 10,00 Solvente < 50,00 Aditivo < 10,00 Gás Propelente < 30,00 Nome do Produto: Removedor de Tintas Hydronorth 350ml/250g Página 1 de 7 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Nome Comercial: Removedor de Tintas Hydronorth 350ml / 250g 1.2 Código de Venda: 116.0015

Leia mais

NOME DO PRODUTO: Resina Poliéster Revisão 01 FISPQ N o Página 1 de 4

NOME DO PRODUTO: Resina Poliéster Revisão 01 FISPQ N o Página 1 de 4 FISPQ N o 0117-02 Página 1 de 4 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: Resina Poliéster NOME COMERCIAL Resina Poliéster NOME DO FABRICANTE COMPANHIA SUL-AMERICANA DE TINTAS E SOLVENTES

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FOSFONOX 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FOSFONOX 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FOSFONOX 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: FOSFONOX. b) Código do Produto: c) Nome da Empresa: ICARAÍ DO BRASIL IND. COM.

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Página: 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Código interno: Nome do fabricante: PRD00245 OS1 Materiais Promocionais Eireli EPP Endereço: Rua Itália, 225 Atibaia Jardim Atibaia SP - 12942-740

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO Identificação do Produto: Nome do produto: Aplicação do produto: Higienização de superfícies fixas em geral. Fabricante / Fornecedor: Sevengel Indústria e Comércio Ltda. Av. Antônio Pascoal,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. Tedox Thinner Especial. Tedox Thinner Especial

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. Tedox Thinner Especial. Tedox Thinner Especial 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto Fabricante Endereço GT Indústria Química Importação e Exportação LTDA Estrada dos Tavares nº 320, Bairro Costa do Ipiranga Gravataí\ RS, CEP: 94010-970

Leia mais

Produtos Químicos Ltda. Rua: Castro Alves, 278/280 Diadema SP. Fone: (11) Fax: (11)

Produtos Químicos Ltda. Rua: Castro Alves, 278/280 Diadema SP. Fone: (11) Fax: (11) pág.:1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: - Código interno de identificação do produto: 00268 - Nome da empresa: Casquimica Produtos Químicos Ltda - Endereço: Rua Castro Alves,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nº: 014 Data da última revisão: 04/05/2013 Nome do Produto: Betufrio 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betufrio Código do Produto:021060003, 021060050, 021060120, 021060200.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ PRODUTO: BISSULFITO DE SÓDIO 1/6 1. IDENTIFICACÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Endereço: Telefone de emergência: e-mail: BISSULFITO DE SÓDIO Sasil Comercial e Industrial de Petroquímicos

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NOME DO PRODUTO: ÉTER COMERCIAL Elaboração: 08/08 Revisão: 00-08/08

RELATÓRIO TÉCNICO. FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NOME DO PRODUTO: ÉTER COMERCIAL Elaboração: 08/08 Revisão: 00-08/08 I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÉTER COMERCIAL RELATÓRIO TÉCNICO Categoria do Produto: Inflamável Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar em local fresco e ao abrigo do sol e do

Leia mais

ESTERILIZAÇÃO POR VAPOR

ESTERILIZAÇÃO POR VAPOR O QUE É ESTERILIZAÇÃO É correto definir esterilização como um conjunto de operações destinadas a eliminar ou matar todas as formas de microrganismos, de um material ou substância? MODERNA CONCEITUAÇÃO

Leia mais

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS O QUE É UM INDICADOR BIOLÓGICO Indicador Biológico é um sistema de teste contendo microorganismos viáveis, garantindo uma resistência definida

Leia mais

Selante Calafetador Poliplás

Selante Calafetador Poliplás 1.IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Selante Calafetador Poliplás. Identificação da Empresa: Poliplás Selante e Fixadores Ltda Rua Vitório Gasparo, 120 Mini Distrito Indl. Adail Vetorazzo

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: PROTETOX NS EMULSÃO Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Produto: PROTETOX NS EMULSÃO Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6 Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Código interno de identificação: 000027 Nome da empresa: Endereço: PROTETOX NS EMULSÃO Telefone para emergências:

Leia mais

POLYCOL REMOVEDOR DE COLA PU

POLYCOL REMOVEDOR DE COLA PU Página 1 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME: Removedor de cola PU IDENTIFICAÇÃO DE EMPRESA Polymetal & Mineral Com. Ind. Ltda. Rua Victória Pena Giorgi 09112-170 Santo André SP Brasil Número

Leia mais

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ n : 004 Data última revisão: 06/05/2011 Página:1/5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Amaciante Blanc Nome da Empresa: Class Industria Química Endereço: Rua Claudino Gazzi,

Leia mais

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos Página: 01/05 01 Identificação do produto e da Empresa Natureza Química : Detergente em Pó Perboratado Autorização de Funcionamento / MS : nº 3.02.599-9 Registro no Ministério da Saúde : Produto Notificado

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Produto: TK REMOVER ORGÂNICO A. 1. Identificação do Produto e da Empresa

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Produto: TK REMOVER ORGÂNICO A. 1. Identificação do Produto e da Empresa 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto: TK Remover Orgânico A Nome da empresa: TK Soluções para Construção Civil Ltda - EPP Endereço: Rua Pascoal Rizzo, 38. Responsável Técnico: Rafael

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NOME DO PRODUTO: ÁLCOOL ETÍLICO 96ºGL Elaboração: 01/08 Revisão: 01-06/10

RELATÓRIO TÉCNICO. FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NOME DO PRODUTO: ÁLCOOL ETÍLICO 96ºGL Elaboração: 01/08 Revisão: 01-06/10 RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁLCOOL ETÍLICO 96ºGL Sinônimo: Álcool Hidratado Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger

Leia mais

3. Identificação dos Perigos Perigos mais importantes : Prejudicial se inalado ou ingerido, irritante para os olhos e pele.

3. Identificação dos Perigos Perigos mais importantes : Prejudicial se inalado ou ingerido, irritante para os olhos e pele. Molibdênio Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Molibdênio Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 : Metalloys & Chemicals Coml Ltda. Rua Santa Mônica

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: Resimapi Produtos Químicos Ltda Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (xx11)

Leia mais

),634 EDTA DISSÓDICO. 1 Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto. EDTA Dissódico. Nome da Empresa. Via Farma Importadora.

),634 EDTA DISSÓDICO. 1 Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto. EDTA Dissódico. Nome da Empresa. Via Farma Importadora. 1 ),634 EDTA DISSÓDICO 1 Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto Nome da Empresa Endereço EDTA Dissódico Via Farma Importadora Rua Labatut, 403 Ipiranga S.P 11-2067-5718 e-mail: tecnico@viafarmanet.com.br

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CLORETO DE NÍQUEL

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CLORETO DE NÍQUEL Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: HEXAHIDRATADO Resimapi Produtos Químicos Ltda. Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo. Telefone da

Leia mais

Sulfamato de Niquel Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 25/10 / 2005

Sulfamato de Niquel Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 25/10 / 2005 Sulfamato de Niquel Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Sulfamato de Níquel Solução Código do produto : 003.046 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA SINTETICON - 46

MANUAL DE SEGURANÇA SINTETICON - 46 MANUAL DE SEGURANÇA SINTETICON - 46 Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico 1. Identificação do produto e da empresa. Nome do Produto: SINTETICON 46 Número FISPQ: 340195 Nome da Empresa: Consenso

Leia mais

TINTA BETUMINOSA BASE ASFALTO

TINTA BETUMINOSA BASE ASFALTO FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS TINTA BETUMINOSA BASE ASFALTO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Técnico e Comercial Nome Técnico e Comercial: Tinta Betuminosa

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Parafina 140/145 Página 1 de 7 Rua Castro Alves, 278/280 Diadema SP Fone (11) 4092-3939 Fax (11) 4055-1613 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto PARAFINA 140 / 145 Endereço da empresa

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) RIZE 20

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) RIZE 20 Revisão: 03 Aprovação: 10/06/2015 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Código interno: Uso do produto: Empresa: Endereço: - Rize 20. - 010121. - Utilizado para limpeza de fórmicas,

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS Data de Edição: 15-01-2001 Revisão nº: 00 Data de Impressão: 28-05-2003 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: Hidro-óleo Repelente 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone

Leia mais

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições básicas aplicadas a biossegurança Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições Água estéril: é aquela que sofreu tratamento físico com a finalidade de eliminar qualquer tipo

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUíMICOS (FISPQ) Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUíMICOS (FISPQ) Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Empresa: Micheloto Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda EPP Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP Telefone: (XX14) 3214-1874

Leia mais

DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS. Enf. Andreza Bernardi Marques Laurencio

DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS. Enf. Andreza Bernardi Marques Laurencio DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS Enf. Andreza Bernardi Marques Laurencio Definição: Setor destinado a limpeza, preparo, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição de material esterilizado.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE CITRONELA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE CITRONELA 1 de 6 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br E-mail:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6 Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: FLUXTEC 32 Código interno de identificação: 000010 Nome da empresa: Endereço: Proquitec Indústria de Produtos

Leia mais

Produto: ZINCAGEM A FRIO

Produto: ZINCAGEM A FRIO 1. Identificação do produto e da empresa Produto: ZINCAGEM A FRIO Nome do produto: Zincagem a Frio Nome da empresa: COLORART Ind. e Com. Ltda. Endereço: Rua Solimões, 476 - Diadema, SP Telefone: 11 4053-2988

Leia mais

Anti-Respingo com Silicone

Anti-Respingo com Silicone 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Anti-Respingos de Solda (Com silicone) Solvente: Cloreto de Metileno (Concentrado) Propelente: CO2 (Não Inflamável) Empresa: Heavy Duty Comércio de Ferramentas

Leia mais

Trioxido de Arsênio Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 05/07/2007

Trioxido de Arsênio Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 05/07/2007 Trioxido de Arsênio Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Trióxido de Arsênio Código do produto : 002.076 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 : Metalloys

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA BIOGEL 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: BIOGEL Adubo NK Empresa responsável pela comercialização: Casa

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. BENZOATO DE BENZILA Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. BENZOATO DE BENZILA Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda F0LHA...: 1 / 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 / 4772-4949 Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda Fax: 55

Leia mais

MÉTODO DE DETECÇÃO DE GASES NÃO CONDENSÁVEIS

MÉTODO DE DETECÇÃO DE GASES NÃO CONDENSÁVEIS MÉTODO DE DETECÇÃO DE GASES NÃO CONDENSÁVEIS Palestrante: Sandoval Barbosa Rodrigues Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Cisa Brasile com 16 anos de experiência no desenvolvimento de produtos para

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q.

Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q. Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q. FORM-25 FISPQ - Riken - 28-08-13 Mascarante Industrial FISPQ no.029 1- Identificação do produto e da empresa Nome do Produto: Mascarante Industrial

Leia mais

- Endereço: Rua Ida Vanussi Puntel, 210 A - Cidade Nova São Miguel - São Paulo - SP

- Endereço: Rua Ida Vanussi Puntel, 210 A - Cidade Nova São Miguel - São Paulo - SP 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA - Nome do Produto: Chumbador Químico Bí-componente em Ampola - Código Interno de Identificação do Produto: RB - Nome da Empresa: Rock Bolt do Brasil Sistemas de

Leia mais

Recristalização da Acetanilida

Recristalização da Acetanilida Recristalização da Acetanilida Reação de formação da acetanilida O NH 2 + CH 3 CH 3 C C O O O NaAc/HAc H N C CH 3 + CH 3 C O O H Anilina Anidrido Acético Acetanilida Acido acético H + CH 3 COO - CH 3 COOH

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 1907/2006) 1. IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Produto: Absorventes de polipropileno para tratamento de derrames em forma

Leia mais

Esterilização do Produto. Produtos Farmacêuticos Estéreis 24/11/2014. Enfoque. Contexto. Processo Produto

Esterilização do Produto. Produtos Farmacêuticos Estéreis 24/11/2014. Enfoque. Contexto. Processo Produto Produtos Farmacêuticos Estéreis Processo Produto Enfoque P R O F ª. L Y G H I A M E I R E L L E S Contexto Esterilização do Produto A via parenteral começou a desenvolver-se depois dos trabalhos de Pasteur

Leia mais

NH3. Gás de Amônia em Ambientes Industriais

NH3. Gás de Amônia em Ambientes Industriais NH3 Gás de Amônia em Ambientes Industriais O hidróxido de amônia, mais conhecido como Amônia (NH3), é um gás exclusivamente antropogênico. Ela é sintetizada industrialmente a partir do Nitrogênio (N) e

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ PRODUTO: LIMPA CONTATO SPRAY Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: LIMPA CONTATO SPRAY Código interno de identificação: L. CONTATO 350 Cores: INCOLOR Nome da empresa: KOUBE

Leia mais

PROGRAMAS DE GESTÃO DO PRODUTO ISOPA. Walk the Talk PRODUTOS QUÍMICOS DIVERSOS

PROGRAMAS DE GESTÃO DO PRODUTO ISOPA. Walk the Talk PRODUTOS QUÍMICOS DIVERSOS PROGRAMAS DE GESTÃO DO PRODUTO ISOPA Walk the Talk PRODUTOS QUÍMICOS DIVERSOS É OBRIGATÓRIA a leitura da FDS(a) do seu fornecedor, uma vez que contém informações relativamente ao manuseamento seguro, e

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q.

Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q. Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q. FORM-25 FISPQ - Riken - 28-08-13 Terpenos de Laranja FISPQ no.33 1- Identificação do produto e da empresa Nome do Produto: Terpenos de Laranja

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico. Ácido Fosfórico 85%

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico. Ácido Fosfórico 85% Página 1 de 7 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: - Código interno de identificação do produto: 00001 - Nome da empresa: NSA Produtos s Eireli EPP - Endereço: Rua Paulo Afonso,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Última revisão: 10/01/2014 Revisão: 01 1. Identificação do produto e do fabricante Nome do produto: Amylase Código do produto: 1770020 Identificação

Leia mais

Ficha de informações de segurança de produtos químicos FISPQ

Ficha de informações de segurança de produtos químicos FISPQ Cloreto de Níquel Hexahidratado Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Cloreto de Níquel Hexahidratado Código do produto : 003.006 / 107 / 094 / 106 Empresa Corpo de Bombeiros

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: REVESTIMENTO FOSFATADO EM PÓ Nome da Empresa: POLIDENTAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Endereço: Rua Phillip

Leia mais

Comércio de Produtos Químicos

Comércio de Produtos Químicos 1-) Identificação do produto: Nome do produto: AETTY CT 2-) Composição e informação sobre os ingredientes: Nome químico: Cloreto de Cetil Propil Trimetil Amônio Sinônimo: Ingredientes que oferecem riscos:

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) ÁGUA SANITÁRIA MALTEX

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) ÁGUA SANITÁRIA MALTEX 01/05 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DO DISTRIBUIDOR Nome do produto: ÁGUA SANITÁRIA. Fórmula molecular: NaClO TELEFONE DE EMERGÊNCIA: CEATOX 0800 722 6001 Nome da empresa: Endereço Eletrônico: contato@maltex.com.br

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA PARA PRODUTO QUÍMICO Cola para Laminação

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA PARA PRODUTO QUÍMICO Cola para Laminação 01 - IDENTIFIÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Código Interno: 1307 - COLA PARA LAMINAÇÃO Empresa: RHAI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MASSAS PLÁSTICAS LTDA Endereço: Rodovia PR 506, 44 km 2 Distrito de Araçatuba Campina

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão:

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Cloreto de Níquel Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá, 3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000 Telefone:

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Álcool Etílico 96% Page: (1 of 6) ATENÇÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) antes

Leia mais