Atividades Extracurriculares 2017/2018 APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividades Extracurriculares 2017/2018 APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES

2 INTRODUÇÃO O mês de outubro significa voltar às rotinas e às tarefas diárias. Conciliar tempo e horários nem sempre é fácil para os pais, daí muitos optarem pelas atividades extracurriculares do Centro Helen Keller, não só como solução para este problema, mas também pelos benefícios que estas dão às crianças. As atividades extracurriculares completam a educação dos mais novos, aproveitando assim o tempo livre da melhor forma, podendo relacionar-se com outras crianças e desenvolver diversas capacidades cognitivas, como a aprendizagem de valores, o respeito pelos outros e a cooperação. Os efeitos de interação entre a participação em atividades extracurriculares e o ano de escolaridade poderão revelar-se benéficos para o desempenho académico, nomeadamente na melhoria da autoestima e motivação. Por fim, não se esqueça que é muito importante não sobrecarregar o(s) seu(s) filho(s), e escolha de acordo com as habilidades e gosto da própria criança, pois se a atividade for vista como uma obrigação, o mais provável é que a enfrente negativamente.

3 BALLET PROFESSORA: Tânia Teixeira Alunos do Jardim de Infância Segunda e quarta feira das 16h às 16h45 (JI) e das 16h50 às 17h35 (1º Ciclo) SÍNTESE: através da dança podemos desenvolver a criatividade das crianças, numa fase em que o imaginário e a capacidade de comunicar estão bastante presentes. As aulas propostas visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. Serão também trabalhados aspetos tais como: criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da dança em si.

4 BASQUETEBOL PROFESSOR: Frederico Franco Segunda das 16h15 às 17h00 e quarta das 16h15 às 17h00 (1º Ciclo) Segunda das 17h00 às 17h45 e quarta das 17h00 às 17h45 (2º e 3º Ciclos) SÍNTESE: o basquetebol no Centro Helen Keller inicia o seu sétimo ano de existência no presente ano letivo. Durante estes anos, ajudámos os nossos alunos a desenvolver o gosto pelo desporto. Vem aprender a jogar connosco!

5 BATERIA PROFESSOR: Jorge Sousa Terça-feira das 16h05 às 18h05 (30 minutos por semana, individual) SÍNTESE: nesta atividade, os alunos fazem uma introdução ao instrumento, desenvolvimento da técnica, diferentes ritmos, breaks, leitura rítmica, aplicações com uso de música sequenciada. Estará prevista uma apresentação pública no final do ano letivo. motora, equilíbrio e flexibilidade. Serão também trabalhados aspetos tais como: criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da dança em si.

6 DANÇA Alunos do Jardim de Infância (5 anos) PROFESSORA: Maria João Abrantes Segunda e quarta das 16h30 às 17h15 (JI e 1º Ciclo) e das 17h15 às 18h00 (2º e 3º Ciclos) SÍNTESE: uma aula onde terão contacto com diferentes áreas performativas: Criativa, Pop, Lyrical Jazz, Dança Oriental, Bollywood, ritmos latinos e africanos, Hip-hop e Ragga Jam. Nesta aula, ficarão a conhecer as bases técnicas de cada área, de acordo com a sua respetiva base musical.

7 FLAWLESS VICTORY GAME ACADEMY PROFESSOR: Hugo Garcia Sexta-feira das 16h15 às 17h30 SÍNTESE: Flawless Victory é a atividade onde vais criar os teus próprios jogos de computador. Vais aprender sobre Design, Narrativa e Programação em 2D e 3D. No final do ano letivo, vais poder enviar aos teus familiares e amigos, pelo menos, um jogo totalmente feito por ti.

8 FUTEBOL Alunos do Jardim de Infância PROFESSORES: Frederico Franco / Vasco Branco Terça e Quinta das 16h30 às 17h15 (JI, 1º, 2º e 3º Ciclos) SÍNTESE: provavelmente, o futebol é tão popular devido ao facto de serem necessários tão poucos equipamentos e recursos para ser jogado. De facto, a popularização deste desporto é uma tendência mundial. Nesta atividade, os alunos participarão em jogos interescolares e torneios.

9 GINÁSTICA ACROBÁTICA DESPORTIVA Alunos do Jardim de Infância (5 anos) PROFESSORA: Filipa Pimenta Terça e Quinta das 16h30 às 18h00 (JI, 1º, 2º e 3º Ciclos) SÍNTESE: a ginástica é fundamental para o desenvolvimento motor. Na vertente da acrobática desportiva, trabalhamos a coordenação motora, flexibilidade e força, potenciando o trabalho em grupo com o objetivo de incrementar índices de confiança e autoestima. Todos juntos somos mais fortes!

10 GUITARRA (a partir do 3º ano) PROFESSOR: Rafael Chiotti Quarta e Sexta das 16h30 às 17h30 SÍNTESE: a Academia de Guitarra está ativa no Centro Helen Keller desde A Academia de Guitarra está preparada para responder aos objetivos específicos de cada aluno que nos procura, independentemente da idade, do estilo/gosto musical, do nível em que se encontra e o que pretende alcançar. Todo o material didático é desenvolvido pelos professores da Academia de Guitarra, tendo como base a sua formação e experiência. Para além de se inspirarem nos programas curriculares utilizados por escolas conceituadas como a Berklee College of Music (EUA) e vários guitarristas/professores de topo como Guthrie Govan, Bob Aslanian, Hector Quine, entre outros. Os alunos de guitarra participam nas festas de Natal e fim de ano, gravam vídeos e participam nos concertos da Academia de Guitarra.

11 JUDO Alunos do Jardim de Infância PROFESSOR: Vasco Branco Segunda e Quarta das 16h15 às 17h00 (JI) e das 17h00 às 17h45 (1º, 2º e 3º Ciclos) SÍNTESE: O Judo é, do ponto de vista psíquico, uma excelente escola para a atenção, concentração e reflexão mental, desenvolvendo na criança uma noção de respeito por si própria e pelos outros. Psiquicamente é uma atividade ótima para os tímidos, pela estreita relação que possibilita, e para os agressivos é uma excelente válvula de escape. A UNESCO recomendou o Judo como um dos desportos mais adequados para crianças e adolescentes.

12 PIANO PROFESSORES: Joana Casal-Ribeiro e Henrique Laurentino Alunos do Jardim de Infância (5 anos) Aulas individuais horário a combinar (exceto quinta-feira, 45 min. por semana) A definir SÍNTESE: A música é muito importante no desenvolvimento de qualquer criança e, por isso, devemos, desde pequenos, incutir-lhes o gosto pela música e ensinar-lhes a tocar um instrumento. O Piano estimula a coordenação e as capacidades visuais e motoras, também fortalece as conexões neuronais do cérebro, promove a capacidade de concentração e atenção, fortifica a memória e ajuda a relaxar.

13 THE INVENTORS MONITOR (a partir do 3º ano) Sexta-feira das 16h15 às 17h35 SÍNTESE: estas atividades pretendem inspirar uma nova geração de pequenos inventores introduzindo as crianças à programação, electrónica, design, robótica, animação, ferramentas de prototipagem rápida, entre outros. Apoiado numa filosofia pedagógica construcionista, o programa The Inventors é desenvolvido numa base de projetos, onde é dada liberdade aos alunos para explorar e criar. Esta é uma oportunidade única para as crianças entrarem em contacto direto com ferramentas e tecnologia que seguramente farão parte do seu futuro. Em algumas destas atividades, as crianças irão construir os seus próprios brinquedos que poderão depois levar para casa. Mais de 500 crianças já participaram em atividades The Inventors.

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Atividades rítmicas e expressão corporal

Atividades rítmicas e expressão corporal Atividades rítmicas e expressão corporal LADAINHAS CANTIGAS BRINQUEDOS CANTADOS FOLCLORE MOVIMENTOS COMBINADOS DE RÍTMOS DIFERENTES RODAS Estas atividades estão relacionados com o folclore brasileiro,

Leia mais

Projeto Os sons dos animais. Atividades musicais Canções, Canções com gestos. Sessões de psicomotricidade

Projeto Os sons dos animais. Atividades musicais Canções, Canções com gestos. Sessões de psicomotricidade Temas Dia da Criança Projeto Os sons dos animais Azul sensoriais musicais Canções, Canções com gestos Sessões de psicomotricidade Sessões de Música para bebés, às 5ªfeiras, às 9h30. A sala Azul tem como

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Programa de Férias Da Páscoa Inscrições Abertas

Programa de Férias Da Páscoa Inscrições Abertas Programa de Férias Da Páscoa 2015 Inscrições Abertas Atividades Morangos 23 de Março a 6 de abril Programa atividades Morangos Inscrições: a inscrição deverá ser feita por e-mail (www.morangos.pt), por

Leia mais

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil.

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Senhores pais ou responsável: Iremos iniciar as matrículas das atividades extracurriculares. INÍCIO DAS

Leia mais

MODELO PEDAGÓGICO. (Niza, 1989).

MODELO PEDAGÓGICO. (Niza, 1989). MODELO PEDAGÓGICO O modelo pedagógico do MEM afirma que o desenvolvimento da criança vai para além das atividades individuais de compreensão do mundo. A criança também se desenvolve a partir de contatos

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DO DESPORTO ESCOLAR

DIREÇÃO DE SERVIÇOS DO DESPORTO ESCOLAR DIREÇÃO DE SERVIÇOS DO DESPORTO ESCOLAR 1 INTRODUÇÃO O Desporto Escolar (DE) tem de ser entendido como uma responsabilidade da comunidade escolar e é à escola, que compete criar as condições necessárias

Leia mais

Projeto do trabalho A Música Erudita nos Dias de Hoje Visões, Críticas, Divulgação

Projeto do trabalho A Música Erudita nos Dias de Hoje Visões, Críticas, Divulgação Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação Projeto Multimédia Música na Comunicação Docentes: Fernando Carrapiço, Raquel Correia Ano letivo 2011/2012 Projeto do trabalho A Música

Leia mais

Cursos do Conservatório Vocacionais. Cursos Profissionais

Cursos do Conservatório Vocacionais. Cursos Profissionais Cursos do Conservatório Vocacionais Piano, Canto, Violino, Guitarra, Saxofone, Harpa e de um modo geral todos os instrumentos de orquestra. Cursos Profissionais A Escola Profissional das Artes da Madeira

Leia mais

Projeto Jogos. A importância de conhecer a história dos Jogos

Projeto Jogos. A importância de conhecer a história dos Jogos Projeto Jogos A importância de conhecer a história dos Jogos Introdução Este projeto consiste em um desenvolvimento de comunicação entre jogos e computadores voltado para entretenimento e aprendizagem.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 /2017

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 /2017 MÓDULOS ATIVIDADE FÍSICA: Jogos Desportivos Coletivos; Ginástica; Atletismo; Dança, Patinagem, Badminton e Orientação Habilidades Motoras 90 % Regulamentos 10 % Aplica as habilidades motoras características

Leia mais

Regulamento de Atividades Extracurriculares 2013/14

Regulamento de Atividades Extracurriculares 2013/14 Regulamento de Atividades Extracurriculares 2013/14 A componente extracurricular enquadra-se na oferta de atividades em horário não letivo da Associação de Pais da Escola Básica EB1/JI Vila Nova da Caparica,

Leia mais

Plano Anual de Atividades das valências Creche e Jardim de Infância Ano Letivo 2014/2015

Plano Anual de Atividades das valências Creche e Jardim de Infância Ano Letivo 2014/2015 Plano Anual de Atividades das valências Creche e Jardim de Infância Ano Letivo 2014/2015 CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES OBJETIVOS RECURSOS HUMANOS Setembro: 01 - Início do ano letivo Preparar o ano letivo.

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO LÍNGUA ESTRANGEIRA ALEMÃO Profª Lourdes Sufredini Profª Luciane Probst Unidade de Ensino I Prédio João

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

SOBRE A EVOLUIR. Visite: /

SOBRE A EVOLUIR. Visite:  / CONSTRUINDO MÚSICA SOBRE A EVOLUIR A Evoluir é uma editora e uma empresa de educação para sustentabilidade. O nosso trabalho é, por meio de projetos e materiais educativos, levar as pessoas a refletir

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE KRAV MAGA KRAV MAGA KIDS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE KRAV MAGA KRAV MAGA KIDS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE KRAV MAGA KRAV MAGA KIDS 1 Índice O Krav Maga e as Crianças 3 Benefícios 4 Estrutura das Aulas 5 Acompanhamento do desenvolvimento 5 Expectativas Krav Maga Crianças 5 Um pouco de

Leia mais

Jardim de Infância Professor António José Ganhão

Jardim de Infância Professor António José Ganhão Jardim de Infância Professor António José Ganhão Jardim de Infância da Lezíria Jardim de Infância do Centro Escolar de Samora Correia Jardim de Infância do Centro Escolar de Porto Alto Jardim de Infância

Leia mais

PROTOCOLO Setúbal, 15 de Fevereiro de 2006

PROTOCOLO Setúbal, 15 de Fevereiro de 2006 PROTOCOLO Setúbal, 15 de Fevereiro de 2006 I Introdução A ACADEMIA MORANGOS é uma marca nacional de Academias Infantis. Através de espaços pensados especialmente para crianças dos 4 aos 12 anos, dotados

Leia mais

Projeto CLUBE DE TÉNIS DO CRSI

Projeto CLUBE DE TÉNIS DO CRSI Projeto CLUBE DE TÉNIS DO CRSI Responsável do Projeto: Prof. Hugo Solinho Silva 2015/2016 INTRODUÇÃO ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA E A RELIGIÃO CRISTÃ Segundo Ferreira (2010) o Papa João Paulo II cita,

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES RESTELO

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES RESTELO ATIVIDADES EXTRACURRICULARES 2016-17 RESTELO MINIGYM (para alunos das salas de ) O PaRK IS e o ginásio O Espaço mantêm a parceria na área da atividade física infantil, para crianças dos. O MiniGym é uma

Leia mais

COLÉGIO EXTERNATO IMACULADA CONCEIÇÃO

COLÉGIO EXTERNATO IMACULADA CONCEIÇÃO COLÉGIO EXTERNATO IMACULADA CONCEIÇÃO Queridos pais: A nossa oferta de atividades extracurriculares pretende ser o mais variada possível de modo a cobrir as áreas de interesse das nossas crianças. Desta

Leia mais

Reunião - Encarregados de Educação. 1.º Ciclo. Ano Letivo 2016/ de setembro de 2016

Reunião - Encarregados de Educação. 1.º Ciclo. Ano Letivo 2016/ de setembro de 2016 Reunião - Encarregados de Educação 1.º Ciclo Ano Letivo 2016/2017 09 de setembro de 2016 Ordem de Trabalhos 1 Projeto Educativo 2 Normas de funcionamento 3 Apresentação 4 Plano Anual de Atividades 2 Ordem

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 2012/2013 SAGRADO DESPORTO Desporto Federado e Escolar Ano Nasc segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira Professor SAGRADO VOLEIBOL Escola

Leia mais

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO 2º CICLO DOMÍNIO DA CRITÉRIOS GERAIS PERFIL DO ALUNO: DESCRITORES GERAIS INSTRUMENTOS INDICADORES DE % Coordenação psico-motora. Sentido de pulsação/ritmo/harmonia/ fraseado. COGNITIVOS: APTIDÕES CAPACIDADES

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS 11) Considerando a conceituação teórica sobre o jogo apresentada na Proposta Curricular de SC, analise as afirmações a seguir. l A criança, por exemplo, joga/brinca de uma forma individual, centrada em

Leia mais

Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér

Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér Treinamento Futsal Xadrez BANDEIRANTES/MS 2013 Justificativa As aulas de treinamento têm como base o desenvolvimento motor e intelectual

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE APOIO A FAMILIA (AAAF)

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE APOIO A FAMILIA (AAAF) Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica n.º 2 e Jardim de Infância n.º 4 Quinta da Vala de Alverca RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE APOIO A FAMILIA (AAAF) Outubro de 2014

Leia mais

Verão com Animação 2017

Verão com Animação 2017 Verão com Animação 2017 INTRODUÇÃO O plano de atividades Verão com Animação, para além da vertente lúdica inerente às atividades ocupacionais diárias, procura desenvolver competências ao nível da imaginação,

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

CONSIDERAÇÕES GERAIS: CONSIDERAÇÕES GERAIS: Esta é a etapa na qual a Capoeira será apresentada ao aluno. Neste nível o aluno irá adquirir os conhecimentos básicos da Capoeira. A corda crua é uma corda intermediária dada ao

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro

Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro Professor(es) Apresentador(es): Tatiana Yukie Nakamoto Elenice Fernandes Realização: Foco do Projeto A cultura circense foi trazida para o contexto escolar

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES Externato Marista de Lisboa REGULAMENTO DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES APROVADO PELA DIRECÇÃO APÓS PARECER DO CONSELHO DE COORDENADORES 9 SETEMBRO DE 2017 Preâmbulo As atividades extracurriculares e

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

Metas de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressão e Educação Físico Motora. Introdução

Metas de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressão e Educação Físico Motora. Introdução s de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressão e Educação Físico Motora A definição de s de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base os seguintes instrumentos legais: Programas Nacionais

Leia mais

Dia de Reis 6 de janeiro. Atividades musicais Canções, Canções com gestos. Sessões de psicomotricidade

Dia de Reis 6 de janeiro. Atividades musicais Canções, Canções com gestos. Sessões de psicomotricidade 6 de janeiro Inverno sensoriais Azul musicais Canções, Canções com gestos Sessões de psicomotricidade Sessões de Música para bebés, às 3ªfeiras, às 9h30. A sala Azul tem como metodologia o Movimento da

Leia mais

Programa Ocupação Tempos Livres

Programa Ocupação Tempos Livres Programa Ocupação Tempos Livres Apoios: Local: Campo das Pedras - Bajouca Responsável: Licínio Silva (Treinador Camadas Jovens GAU e Professor no CDLPC) Formação: Licenciado em Treino Desportivo na Escola

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA Critérios gerais de avaliação e Perfil do aluno na Área curricular de Educação Física 2º e 3º Ciclo (5º e 6º anos) (7º, 8º e 9º anos)

Leia mais

Colégio Militar. 5.º, 6.º, 7.º Anos 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º Anos. Jujutsu Modelismo/Jogos de Simulação. 18h05 18h50

Colégio Militar. 5.º, 6.º, 7.º Anos 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º Anos. Jujutsu Modelismo/Jogos de Simulação. 18h05 18h50 Colégio Militar O regulamento das Atividades de Complemento Curricular visa contribuir para uma melhor resposta do Colégio às suas necessidades específicas neste domínio. As soluções que preconiza decorrem

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2016 / 2017 Pré-escolar e 1º Ciclo Receção dos Fomentar a integração da criança no meio escolar. Promover a socialização dos alunos. Receção

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física Metas de Aprendizagem Educação Física A definição das Metas de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA Ano Letivo 2014/15

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA Ano Letivo 2014/15 EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA Ano Letivo 2014/15 AVALIAÇÃO 5º ANO 1 Ordem de Trabalhos Ponto um Boas- vindas/apresentação dos intervenientes Ponto dois Desenho curricular e sistema de avaliação no Ensino

Leia mais

2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro PLANO ANUAL - AEC DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro PLANO ANUAL - AEC DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro PLANO ANUAL - AEC DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA Plano Anual de Atividades da Atividade Física e Desportiva Ano Letivo 2016/2017 Introdução A Atividade

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: BIOQUÍMICA CELULAR Componentes responsáveis pelo funcionamento bioquímico dos seres vivos, em especial o ser humano, manifestos

Leia mais

ACADEMIA DE DANÇA DO VALE DO SOUSA ANO LETIVO 2014/2015

ACADEMIA DE DANÇA DO VALE DO SOUSA ANO LETIVO 2014/2015 ACADEMIA DE DANÇA DO VALE DO SOUSA ANO LETIVO 2014/2015 ACADEMIA DE DANÇA DO VALE DO SOUSA ACADEMIA DE DANÇA DO VALE DO SOUSA CURSO LIVRE EM REGIME EXTRA CURRICULAR CURSO OFICIAL EM REGIME ARTICULADO Ballet

Leia mais

VOLUNTARIADO CÁRITAS INFÂNCIA

VOLUNTARIADO CÁRITAS INFÂNCIA INF 01/2016 Ajudante de Ação Educativa (Creche) INF 02/2016 Ajudante de Ação Educativa (JI) INF 04/2016 Animador Sociocultural/Educador Social (JI) INF 05/2016 Animador Sociocultural/Educador Social (Creche)

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Loureiro

Agrupamento de Escolas de Loureiro GOVERNO DE PORTUGAL EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016-2017 Agrupamento de Escolas de Loureiro GOVERNO DE PORTUGAL EDUCAÇÃO 2 o CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO VISUAL (5 o

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ROBÓTICA EDUCACIONAL

ROBÓTICA EDUCACIONAL Qualidade do Ensino e Gestão de Sala de Aula Objetivo -Relacionar estudos de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia entre outros; -Desenvolver o Protagonismo Juvenil (jovem sujeito

Leia mais

DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES

DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES 0 DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES Na planificação das atividades daremos continuidade ao projeto Crescer, Brincar e Aprender, do Departamento Pré Escolar que se concretizará também

Leia mais

Ser capaz de planificar e desenvolver um projecto de Expressão Dramática.

Ser capaz de planificar e desenvolver um projecto de Expressão Dramática. Curso Animação Sociocultural Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Ateliê de Expressão Dramática ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 3.º Semestre 2.º semestre Horas de trabalho globais Docente (s) Marisa Filipa

Leia mais

Planos curriculares simplificados

Planos curriculares simplificados AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ROMEU CORREIA Ano Letivo: 2013-2014 Planos curriculares simplificados TGD2 Curso Profissional Técnico de Apoio e Gestão Desportiva 2 Diretor de turma: Ana Paula Ribeiro AGRUPAMENTO

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) MATRIZ CURRICULAR. Móduloe 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) MATRIZ CURRICULAR. Móduloe 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Móduloe 1 Carga horária total: 400h Projeto Integrador I 40 Não tem Aprendizagem Infantil

Leia mais

PLANEAMENTO ANUAL ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 2016/2017

PLANEAMENTO ANUAL ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 2016/2017 1. Competências a Desenvolver O contributo da educação psicomotora constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da inteligência, da afetividade e da personalidade da criança, uma vez que não

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Assunção, o estudante também descobre novos conhecimentos além da sala de aula. Crianças e jovens desenvolvem talentos por meio de atividades esportivas, artísticas e

Leia mais

Regulamento ACC 2016/2017

Regulamento ACC 2016/2017 O regulamento das Atividades de Complemento Curricular visa contribuir para uma melhor resposta do Colégio às suas necessidades específicas neste domínio. As soluções que preconiza decorrem da sua autonomia

Leia mais

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado Escola Secundária Dr. Ginestal Machado Planificação anual de Movimento Curso técnico profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação MODULO 1 CONSCIENCIALIZAÇÃO CORPORAL - Compreender a importância

Leia mais

Tornando sua aula mais interessante com o uso da Lousa Digital JACKSON COSTA LUCIANA VIEIRA

Tornando sua aula mais interessante com o uso da Lousa Digital JACKSON COSTA LUCIANA VIEIRA Tornando sua aula mais interessante com o uso da Lousa Digital JACKSON COSTA LUCIANA VIEIRA Objetivos Refletir sobre o uso das TICs na Educação Conhecer os recursos da Lousa Digital Dicas para o preparo

Leia mais

Colégio de Alfragide. Informações 2.º Ano. Ano Letivo 2016/2017 Professor Patrícia Marques

Colégio de Alfragide. Informações 2.º Ano. Ano Letivo 2016/2017 Professor Patrícia Marques Sala 2º ano Colégio de Alfragide Informações 2.º Ano Ano Letivo 2016/2017 Professor Patrícia Marques Equipa Pedagógica Diretor Pedagógico Coordenadora 1º Ciclo Professor Titular Expressão Plástica Educação

Leia mais

Carnaval 28 de fevereiro. Projeto Os animais lá de casa. Projeto A minha família. Atividades musicais Canções, Canções com gestos

Carnaval 28 de fevereiro. Projeto Os animais lá de casa. Projeto A minha família. Atividades musicais Canções, Canções com gestos Carnaval 28 de fevereiro Inverno Projeto Os animais lá de casa Projeto A minha família sensoriais Azul musicais Canções, Canções com gestos Sessões de psicomotricidade Sessões de Música para bebés, às

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Avaliação das Atitudes/Comportamentos

Leia mais

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O 2012/2013. O Coordenador TIC. Manuel José Gouveia Alves

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O 2012/2013. O Coordenador TIC. Manuel José Gouveia Alves PLANO TIC 2012/2013 E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O O Coordenador TIC Manuel José Gouveia Alves [1] CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESCOLA Escola Básica do 1º Ciclo

Leia mais

Aulas de Música. Projeto de Aulas de Música em Condomínios e Empresas. Contato comercial: Alexsandra Leite. Tokr - Toque Sempre

Aulas de Música. Projeto de Aulas de Música em Condomínios e Empresas. Contato comercial: Alexsandra Leite. Tokr - Toque Sempre Aulas de Música Projeto de Aulas de Música em Condomínios e Empresas Tokr - Toque Sempre Quadra 201, lote 5 - Águas Claras 61 98121.4834 / 3548.0686 contato@tokr.com.br www.tokr.com.br Contato comercial:

Leia mais

Objetivos Gerais do plano de desenvolvimento técnico desportivo

Objetivos Gerais do plano de desenvolvimento técnico desportivo Introdução Promover, divulgar, ensinar, treinar e competir no desporto em geral e no andebol em particular obriga a uma determinada organização e objetivos diferenciados em cada um dos escalões. Assim,

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA. Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

EDUCAÇÃO FÍSICA. Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Ano letivo de 2016/2017 Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS PROFISSIONAIS O Departamento de Educação Física, após consulta dos

Leia mais

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO Rosimeire Cristina da silva rosicristinadasilva@gmail.com Linha

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Trimestre DAR VIDA no(s) encontro(s) com os amigos descobrindo o Amigo Jesus Manhã Início do ano letivo Portaria Sala Polivalente Todo o pessoal entra mais cedo para acolher cada criança e os pais Proporcionar

Leia mais

Inscrição e Alargamento do Prazo

Inscrição e Alargamento do Prazo 3, 4 e 5 de fevereiro 2017 Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa Inscrição e Alargamento do Prazo Desde a sua criação legal em 1983 (DL n.º 310/83, de 1 de julho), o Ensino Artístico Especializado tem vindo

Leia mais

1.1. Creche Objectivos gerais

1.1. Creche Objectivos gerais 1.1. Creche 1.1.1. Objectivos gerais Os processos de ensino e aprendizagem deverão contribuir nesta primeira etapa da Educação para a Infância, para que as crianças alcancem os seguintes objectivos: -

Leia mais

Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc /14

Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc /14 Oficina de Teatro Ação de formação acreditada ( modalidade Curso) Conselho Científico da Formação Contínua/Acc- 76517/14 Duração: 25 horas presenciais Número de Créditos: 1 Destinatários: Educadores de

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES 20/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES DEPARTAMENTO DE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES 3. ÁREA Conhecimentos CAPACIDADES e CONHECIMENTOS

Leia mais

Pontos para Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital 01/2009

Pontos para Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital 01/2009 Desporto Coletivo 1. Origem e evolução do Desporto Coletivo no Brasil: histórico e tendências atuais 2. Processos pedagógicos de iniciação do Desporto Coletivo no contexto escolar 3. A utilização de equipamentos

Leia mais

Designação do Módulo: Técnicas de Animação

Designação do Módulo: Técnicas de Animação Módulo N.º 3258 Designação do Módulo: Técnicas de Animação Planificar e dinamizar a animação com caráter interdisciplinar, como forma de desenvolver competências e autonomias. Expressão livre e animação

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC Pré-Escolar Nenúfares Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2015/2016 1 O saber é um processo, não é um produto. Jerome

Leia mais

Atividades Extraclasse 2017

Atividades Extraclasse 2017 Atividades Extraclasse 2017 Atividades com inscrições diretamente com os professores responsáveis nas datas e locais especificados. Início das aulas em março de 2017. Futsal, Vôlei, Basquete, Tênis de

Leia mais

Programa de Férias Da Páscoa Inscrições Abertas

Programa de Férias Da Páscoa Inscrições Abertas Programa de Férias Da Páscoa 2016 Inscrições Abertas Atividades Morangos 21 de março a 1 de abril Programa atividades Morangos Inscrições: a inscrição deverá ser feita na Academia Morangos e só é aceite/válida

Leia mais

ARTE EDUCAÇÃO E ARTETERAPIA NO AMBIENTE ESCOLAR MÓDULO I: OFICINA DE TEATRO

ARTE EDUCAÇÃO E ARTETERAPIA NO AMBIENTE ESCOLAR MÓDULO I: OFICINA DE TEATRO ARTE EDUCAÇÃO E ARTETERAPIA NO AMBIENTE ESCOLAR MÓDULO I: OFICINA DE TEATRO Profa. Ms. Ana Cláudia Ramos OFICINA DE TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR Como o teatro vem sendo concebido na escola? Qual a importância

Leia mais

Sala: CATL. Educadora: Helena Salazar Professora: Elisabete Oliveira

Sala: CATL. Educadora: Helena Salazar Professora: Elisabete Oliveira Sala: CATL Educadora: Helena Salazar Professora: Elisabete Oliveira CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES SETEMBRO Receção e integração das crianças Conhecer os diferentes espaços da instituição

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física Currículo do Curso

Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física Currículo do Curso Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física 2006.1 Currículo do Curso Curso: Licenciatura em Educação Física CRIAÇÃO DO CURSO PORTARIA Nº 470/GR DE 07/10/74 RECONHECIMENTO DO CURSO PARECER -

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS

A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS Rivison José da Costa Júnior RESUMO O presente estudo visa relatar a importância de ensinar futsal para crianças, nos primeiros anos de escolaridade,

Leia mais

FASTRACKIDS. Abrir as portas do enriquecimento

FASTRACKIDS. Abrir as portas do enriquecimento FASTRACKIDS Abrir as portas do enriquecimento FasTracKids é: Um programa de enriquecimento que abrirá mais ou menos 50-70 portas do enriquecimento às crianças. FasTracKids é: Uma aprendizagem acelerada

Leia mais

RESULTADOS DO INQUÉRITO AOS EMPREGADORES. Caracterização das entidades empregadoras

RESULTADOS DO INQUÉRITO AOS EMPREGADORES. Caracterização das entidades empregadoras Aplicado em maio de 0 Total de respondentes: entidades (num universo de 06 convidadas a responder). Caracterização das entidades empregadoras Caracterização das entidades empregadoras Fundação/Instituição/Associação

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano:

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com Código:

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARIA 2017 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO 3º ANO

COLÉGIO SANTA MARIA 2017 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO 3º ANO COLÉGIO SANTA MARIA 2017 CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO 3º ANO - 2017 Nosso trabalho... Com o objetivo de solidificar e ampliar os conhecimentos construídos e descobertos pela criança no ciclo inicial, apostamos

Leia mais

Colégio Dom Quintino Uma Grande Escola Perto de Você

Colégio Dom Quintino Uma Grande Escola Perto de Você Colégio Dom Quintino Uma Grande Escola Perto de Você CALENDÁRIO DO 1º SEMESTRE DE 2011 M A I O SUPER MAIO MÃE DQ Programação em breve 01 domingo Dia do Trabalho Feriado Letivo 02 a 21 - Aulas de Campo

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

PORTUGUÊS: Assid. Mín [h] INGLÊS: Assid. Mín [h]

PORTUGUÊS: Assid. Mín [h] INGLÊS: Assid. Mín [h] PORTUGUÊS: Módulo 1.1.: Textos de Carácter Autobiográfico 30 27,0 Módulo 1.2.: Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos 24 22,0 Módulo 1.3.: Textos dos Media I 24 22,0 Módulo 1.4.: Textos Narrativos

Leia mais

PROJETO DE APOIO À EDUCAÇÃO FÍSICA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

PROJETO DE APOIO À EDUCAÇÃO FÍSICA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PROJETO DE APOIO À EDUCAÇÃO FÍSICA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 25-Set-2012 1. FUNDAMENTAÇÃO DO PROJETO Garantir o cumprimento do Currículo do 1º Ciclo, no que respeita à área da Expressão e Educação Físico-Motora;

Leia mais