Projetos Estruturadores do Sistema CNDL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projetos Estruturadores do Sistema CNDL"

Transcrição

1 Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão Situação Atual JANEIRO/2017

2 Palavra do Presidente Construindo um novo sistema Em 2015, no início da nossa gestão tivemos a preocupação de ouvir líderes e dirigentes de Federações e Câmaras de Dirigentes Lojistas de todo Brasil para pudéssemos alinhar expectativas e promover a expansão sustentável do crescimento do Sistema CNDL. Para realizar o trabalho com excelência, contratamos os serviços diretos da Fundação Dom Cabral (FDC) para definição das diretrizes da gestão e do mapa estratégico. A FDC qualificou este como um projeto nacional mobilizando competências especializadas de várias regiões do Brasil. As principais demandas foram identificadas e transformadas em projetos estruturadores, com a formalização de seus objetivos, escopo, equipe envolvida, resultados previstos e cronograma dentro das melhores práticas da gestão de projetos. Estamos trabalhando para fortalecer a representatividade do Sistema CNDL junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, disseminando o associativismo como instrumento de rede, para conscientizar e ressaltar papel da confederação na promoção do desenvolvimento econômico e social do nosso país. Os projetos aqui elencados, propõem práticas modernas de governança e gestão e contam com uma forte aderência ao marco legal, reduzindo riscos tributários, operacionais e financeiros. Construímos essa ideia juntos e por isso, compartilho com vocês o que fizemos até agora e o que ainda temos pela frente, na defesa dos interesses do varejo nacional. Contamos sempre com vocês para fazer do Sistema CNDL um ambiente moderno, transformador e representativo. Esse projeto é de todos nós. Honório Pinheiro Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

3 Mapa Estratégico do Sistema CNDL Visão: Ser a principal entidade de representação do varejo, fomentando diretrizes nas atividades econômicas, políticas e sociais do País Posicionamento: Soluções inovadoras para sustentabilidade ASSOCIADOS Maximizar a percepção de valor pelo associado, com inovação, soluções e comunicação Fortalecer associativismo como instrumento de rede Impulsionar o crescimento e a prosperidade do segmento varejista de bens e serviços REPRESENTATIVIDADE Representar a liderança empresarial com união do segmento varejista de bens e serviços Aumentar a representatividade empresarial, política e institucional da rede varejista capilarizada Ampliar presença em instâncias governamentais e privadas de interesse do meio empresarial Fomentar a ampliação da base de associados SISTEMA CNDL Fomentar a presença sustentável do sistema em todo o país Aprimorar regulamentação e governança do sistema Uniformizar e promover comunicação eficiente e eficaz em todo o sistema Contribuir para a estruturação e crescimento das entidades Contribuir para a segurança jurídica e a conformidade do sistema às normas vigentes Integrar a rede do Sistema CNDL Desenvolver e disseminar processos, melhores práticas de gestão e governança corporativa Promover a sustentabilidade financeira do sistema LIDERANÇAS Desenvolver cultura empreendedora e orientada a resultados Elevar o nível de conhecimento e gestão do sistema cedelista Capacitar dirigentes e executivos em gestão e representatividade Fomentar o desenvolvimento e a participação da CDL como canal de formação de líderes e renovação

4 PROJETOS ESTRUTURADORES CNDL A iniciar 0% CONCLUÍDO CONTÍNUO 48% EM ANDAMENTO 52%

5 1. FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL COM DIVULGAÇÃO DO PODER DA REDE DE ASSOCIADOS Fortalecer a representatividade do Sistema junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, disseminando o associativismo como instrumento de rede, por meio da conscientização, compartilhamento e divulgação do poder da rede em diversos canais de comunicação. Projetos de Lei acompanhados e propostos; Participação em Fóruns e Grupos Setoriais no Executivo; Acompanhamento das decisões do Judiciário; Reuniões Sistematizadas com FCDLs e CDLs para compartilhamento dos temas de representação institucional; Agendas do sistema CNDL elaboradas e compartilhadas com a Rede (Conteúdos e acompanhamento); Encontros regionais e nacionais para conscientização dos integrantes da rede quanto à dimensão do sistema CNDL; Canais de comunicação estabelecidos, incluindo o uso intensivo de redes sociais; Benefícios tangibilizados para os Associados; Convenção e Fórum da rede CNDL / Federações / CDLs; Parcerias diferenciadas estabelecidas; Percepção de valor pelos Associados pesquisada. Criação da Frente Parlamentar do Comércio Serviços e Empreendedorismo; Criação do Instituto UNECS; Participação no Fórum de Competitividade do Varejo do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (MDIC) Seminários do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV)¹ Seminários do Brasil Uso Integrado de Redes Sociais Revista Varejo S.A e Aplicativo Integra CNDL Organização do Fórum Nacional do Comércio de 2017 Parcerias firmadas com a HSM²; Fundação Dom Cabral (FDC)³; GS1 Brasil 4; SEBRAE; outros Contínuo Contínuo Contínuo ¹ Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) é fruto do convênio técnico-financeiro entre CNDL e Sebrae Nacional, voltado ao desenvolvimento do varejo no Brasil. ² HSM Educação Executiva é uma plataforma de conhecimento, com foco no desenvolvimento de líderes e organizações. ³ Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação de executivos. 4 Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) é uma associação multissetorial com o propósito de implementar e disseminar padrões de identificação de produtos.. É integrante uma rede composta por 111 Organizações Membro ao redor do mundo.

6 2. AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS Fortalecer a representatividade do sistema CNDL, através da participação em conselhos de alta relevância Efetivação da participação nos Conselhos do SEBRAE Nacional e Estaduais Efetivação da participação nos Conselhos ou Secretarias Estaduais de Governo Efetivação da participação nos Conselhos Municipais ou Secretarias Municipais Decisões compartilhadas e divulgadas para o sistema CNDL Levantamento da Participação em Conselhos dos SEBRAE Estaduais Levantamento da Participação em Conselhos/Fóruns Estaduais e Municipais e Secretarias de Governo MDIC¹ - Fórum de Competitividade do Varejo Contínuo ¹ Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

7 3. MODELO DE EXPANSÃO SUSTENTÁVEL Aumentar o número de entidades no Estado, observando sempre a auto sustentabilidade econômica, financeira, de representatividade e liderança Critérios e padrões para CDL estabelecidos Análise econômica mercadológica (nº habitantes, nº empresas, PIB, renda per capta) com mapeamento da realidade local Modelo de estrutura mínima, com padronização, treinamento e gestão Critérios e padrões para NDL estabelecidos - usar modelo NDL enquanto não atingido as condições mínimas de auto sustentabilidade Levantamento dos municípios com Potencial Seminários do Brasil Elaboração de um Manual de Gestão PNDV¹ Modelo de Acompanhamento das CDLs Contínuo ¹ Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) é fruto do convênio técnico-financeiro entre CNDL e Sebrae Nacional, voltado ao desenvolvimento do varejo no Brasil.

8 4. MODELO PADRONIZADO DE FUNCIONAMENTO DAS ENTIDADES DO SISTEMA CNDL Desenvolver um modelo padronizado de funcionamento das entidades do sistema CNDL, para potencializar a eficiência na atuação institucional e de serviço, promovendo a sustentabilidade das Entidades e fortalecendo o posicionamento do sistema CNDL junto a sociedade. Padronização dos processos críticos operacionais das Entidades Manual de gestão elaborado; Padronização das diretrizes trabalhistas e tributárias, definição do cronograma de adesão e acompanhamento da implantação Aprovação dos estatutos pela AGO; Aprovação dos processos operacionais pela Diretoria das Entidades Integração da Comunicação Manual de Gestão PNDV¹ Seminários do Programa Nacional do Desenvolvimento do Varejo PNDV¹ (Sebrae) Atualização do Estatuto, e melhoria da Regulação Projetos de Comunicação: Otimização das Redes Sociais, Aplicativo e Revista Varejo S.A. Portal das CDLs e Aplicativo Integra CNDL ¹ Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) é fruto do convênio técnico-financeiro entre CNDL e Sebrae Nacional, voltado ao desenvolvimento do varejo no Brasil.

9 5. POSICIONAMENTO DAS MARCAS DO SISTEMA CNDL Modernizar, padronizar e implementar o uso das marcas do Sistema CNDL para fortalecer a imagem e posicionamento institucional das Entidades Desenho das marcas do Sistema CNDL realizado Manuais normativo e aplicação das marcas desenvolvidos Materiais gráficos desenvolvidos Entidades Capacitadas e dúvidas esclarecidas Migração das marcas do sistema CNDL realizada Exposição da marca realizada Padronização das Marcas Padronização das Marcas nos Portais das CDLs Disseminação através da Revista Varejo S.A.

10 6. REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL, REGULAMENTAÇÃO, GOVERNANÇA E GESTÃO Proporcionar a sustentabilidade e a longevidade do sistema CNDL de forma corporativa institucional e empresarial Governança: Estrutura da governança implantado; Regulação: Estatutos, normas e procedimentos da CNDL, FCDL e definidos; Organizacional: Planejamento estratégico implantado, estrutura organizacional implantada, processos redesenhados e gestão por projetos implantada na CNDL Organizacional: Planejamento estratégico implantado, estrutura organizacional implantada, processos redesenhados e gestão por projetos implantada no Brasil Processos e sistemas de gestão integrados implantados; Aprovação do Novo Modelo de Governança e Negócios. Atualização do Estatuto da CNDL Planejamento Estratégico e Redesenho Organizacional Exposição das Marcas na Imprensa

11 7. ESTRUTURA DE ACOMPANHAMENTO DAS DECISÕES DO LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO Identificar as ações e movimentos nas esferas Federal, Estadual e municipal no tocante a projetos de lei e decisões do judiciário, que tenham impacto no comercio varejista, cujas informações possam ser monitoradas e avaliadas pelas entidades do sistema permitindo que haja uma atuação prepositiva do Sistema CNDL. Relatório/agenda para acompanhamento das decisões nas três esferas, atinentes aos três poderes Minimizar risco para o Sistema CNDL Desenvolvimento de um sistema nacional de acompanhamento de projeto de leis, decisões do executivo e judiciário; Parcerias estratégicas celebradas Monitoramento de licitações Levantamento das necessidades de compra dos governos federal, estadual e municipal; Parcerias estratégicas: SEBRAE, Confederação Nacional dos Municípios; empresas de pregão eletrônico; Contatos estabelecidos com os governos federal, estadual e municipal Construir Aplicativo de Monitoramento dos Projetos de Lei Criação do Instituto UNECS Seminários PNDV Capacitação para Participar em Licitação Parceria com SEBRAE estadual

12 8. MODELO DE COMUNICAÇÃO PARA O SISTEMA CNDL Elaborar um modelo padronizado de comunicação eficiente e eficaz, para todas as entidades e estruturas do sistema CNDL de forma transparente, visando disseminar informações e conhecimento, potencializando a integração, uniformidade e unidade do sistema Mapeamento das necessidades e expectativas de Descrição padronização da comunicação das Entidades Modelo padronizado de comunicação respeitando as singularidades, objetivos institucionais e autonomias locais Ampliação dos canais de comunicação Padronização do portal das CDLs Revista com Aplicativo; Radio WEB; Aplicativo Integra CNDL; Redes Sociais Contínuo

13 9. NOVA MATRIZ DE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS Desenvolver um modelo financeiro sustentável e viável que contemple e apoie a participação de todas as Entidades do sistema CNDL(CDL, CDL, FCDL, Brasil e CNDL). Diagnóstico dos riscos financeiros, tributários e contábeis Matriz de distribuição de recursos financeiros institucionais e provenientes de serviços estruturada Aprovação da Matriz de distribuição de recursos financeiros institucionais e provenientes de serviços Novo Modelo de Governança e Negócios Análise de Riscos Fiscais, Tributários Operacionais e Financeiros usando consultoria da KPMG¹ e FDC² ¹ KPMG atua como uma rede global de firmas-membro independentes que prestam serviços profissionais de auditoria, consultoria tributária e consultoria de negócios. ² Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação de executivos.

14 10. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO, CAPACITAÇÃO E ESTUDOS SETORIAIS Constituir e padronizar um programa de desenvolvimento e capacitação de Colaboradores e Dirigentes alinhados com o sistema Cedelista potencializando o fomento de políticas públicas e outras ações de entidades públicas ou privadas em prol dos setores representados Plano de desenvolvimento e capacitação Estudos setoriais Parcerias com SEBRAE estabelecidas Estabelecer trilhas de conhecimento por competência e melhores práticas para treinamento de colaboradores; Criar manual de melhores práticas para capacitação de Dirigentes, minimizando o risco de mudanças abruptas e reduzindo a curva de aprendizado na gestão; Desenvolver plataforma de treinamento a distância gravado e online (ao vivo); Difundir a cultura de planejamento estratégico; Desenvolver cultura de organizações que aprendem (aprendizado constante) Setores prioritários para representação, que demandem estudos setoriais, mapeados. Parcerias viabilizadas para financiamento e realizações de estudos setoriais (ressaltada a importância do projeto 3); Agenda de estudos setoriais estabelecida; Estudos setoriais realizados e entregues aos públicos alvo. PNDV¹ (Projeto SEBRAE) HSM² - Educação Executiva Projeto de Automação do Varejo em parceria com a GS1 Brasil³ Implantação do Programa Inova Varejo Manual de Gestão- PNDV¹ Estudos Setoriais e de Mercado ¹ Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) é fruto do convênio técnico-financeiro entre CNDL e Sebrae Nacional, voltado ao desenvolvimento do varejo no Brasil. ² HSM Educação Executiva é uma plataforma de conhecimento, com foco no desenvolvimento de líderes e organizações. ³ Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) é uma associação multissetorial com o propósito de implementar e disseminar padrões de identificação de produtos.. É integrante uma rede composta por 111 Organizações Membro ao redor do mundo.

15 11. ANÁLISE JURÍDICA DO MODELO DE NEGÓCIOS DO SISTEMA CNDL Minimizar os riscos e contingências jurídicas, especialmente trabalhistas e tributárias promovendo a sustentabilidade financeira do sistema pela redução de passivos. Criar um manual com as diretrizes fundamentais trabalhistas e tributárias; Sugerir às FCDLs que mantenham uma padronização mínima de procedimentos trabalhistas e tributárias das CDLs. Criar área de apoio às FCDLs para esclarecimento de dúvidas trabalhistas e tributárias. Divulgar orientações e procedimentos visando a mitigação dos riscos jurídicos. Análise de Riscos Fiscais, Tributários, Operacionais e Financeiros através da Consultoria da KPMG¹ e FDC² Manual de Gestão PNDV³ Padronização do Sistema CNDL ¹ KPMG atua como uma rede global de firmas-membro independentes que prestam serviços profissionais de auditoria, consultoria tributária e consultoria de negócios. ² Fundação Dom Cabral (FDC) Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação de executivos. ³ Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) é fruto do convênio técnico-financeiro entre CNDL e Sebrae Nacional, voltado ao desenvolvimento do varejo no Brasil.

16

Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão

Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão Projetos Estruturadores do Sistema CNDL Gestão 2015 2017 Situação Atual - Julho/2017 PALAVRA DO PRESIDENTE Honório Pinheiro Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) Construindo

Leia mais

POLÍTICA DE REGULAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Regulação das Empresas Eletrobras

POLÍTICA DE REGULAÇÃO DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Regulação das Empresas Eletrobras Política de Regulação das Empresas Eletrobras Versão 1.0 08/12/2014 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Conceitos... 3 3. Princípios... 3 4. Diretrizes... 4 5. Responsabilidades... 5 6. Disposições Gerais...

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO Presidente Joilson Barcelos RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA 1963 1964 a 2015 2016 Fundada em 30 de maio, fruto de um movimento nacional, com a finalidade de fortalecer

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

Revisão aprovada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo

Revisão aprovada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo Revisão aprovada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo Fevereiro de 2016 Contribuir para a melhor qualidade de vida de seus participantes, oferecendo produtos e serviços previdenciários

Leia mais

OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS

OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO OBJETIVOS, INDICADORES, METAS E PROGRAMAS OBJETIVO ESTRATÉGICO PROGRAMAS ESTRATÉGICOS 6.1 Equipes de Alta Performance Ampliar o engajamento e motivação das equipes do Sistema

Leia mais

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial DRF 214/2015 - Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial Assunto: Proponente: Estratégia Nacional de Desenvolvimento Territorial Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento

Leia mais

Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência. Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF

Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência. Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF 1 Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF Assegurar a capacitação técnica das Instituições pertencentes ao SNF, aperfeiçoando

Leia mais

Manifesto do Varejo Eleições 2018

Manifesto do Varejo Eleições 2018 Manifesto do Varejo Eleições 2018 Varejo lista prioridades para candidatos em 2018 Contexto Os poderes Executivo e Legislativo estaduais e federais tendem a renovar boa parte de seus quadros após as eleições

Leia mais

Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear

Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Missão Atuar nos mercados de energia de forma integrada rentável e sustentável. Visão Em

Leia mais

ESTRATÉGICO

ESTRATÉGICO 2019 2021 IDENTIDADE ORGANIZACIONAL DO CREA-RJ Missão Fiscalizar, orientar, aprimorar e controlar o exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia, e da Meteorologia,

Leia mais

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas

Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Relação de Coordenadores das Iniciativas Estratégicas Maio/2016 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Leia mais

COMUNICADO. 1. Ambiente de Negócios 1.2 Contexto dos Pequenos Negócios no Brasil 1.3 Políticas públicas de apoio aos Pequenos Negócios

COMUNICADO. 1. Ambiente de Negócios 1.2 Contexto dos Pequenos Negócios no Brasil 1.3 Políticas públicas de apoio aos Pequenos Negócios COMUNICADO O SEBRAE NACIONAL Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, por meio da Universidade Corporativa SEBRAE, comunica que, na prova, serão avaliados conhecimentos conforme as áreas descritas

Leia mais

Projetos para os municípios Motivação

Projetos para os municípios Motivação PROJETOS Projetos para os municípios Motivação A FNP é referência na interlocução com os municípios, envolvendo diretamente os prefeitos e prefeitas na coordenação política dos projetos. Por isso, é constantemente

Leia mais

O Baobá. é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade.

O Baobá. é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade. O Baobá é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade. Especializada em gestão e sociedade, com foco em sustentabilidade para os setores público e privado.

Leia mais

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI Agenda da MEI 2019-2020 Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI CT&I uma agenda fundamental para o Brasil Prioridades construídas em torno de visões de futuro,

Leia mais

Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial

Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial 1 2 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial Brasília DF 3 2017 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil.

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO - 2016/2018 Apresentação da Técnica de Planejamento Estratégico Adotada O Cremers estará em 2016 dando segmento na implantação de seu Planejamento Estratégico segundo a filosofia

Leia mais

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO Aprovado na Reunião do Conselho Universitário em 22.09.2015 de acordo com a Resolução CONSU nº 41 / 2015. Gabinete da Reitoria setembro de 2015. POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Plano de Trabalho 2013 PALAVRA DO PRESIDENTE Desde 2007, os municípios de Santa Catarina contam com a Escola de Gestão

Leia mais

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42 Página 1 de 8 Índice Resumo: Estabelece as diretrizes para o engajamento com partes interessadas. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. PARTE INTERESSADA 3.2. ENGAJAMENTO DE PARTES INTERESSADAS

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO V CERTAME DA CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS GESTÃO DE PROJETOS

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO V CERTAME DA CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 1. Conceitos e Fundamentos 1.1. Planejamento estratégico e desdobramento em programas, projetos e atividades 1.2. Programas, Projetos e Atividades 1.3. Elementos básicos de Programas,

Leia mais

PENSAR GLOBALMENTE, ACTUAR LOCALMENTE: IMPLANTANDO UNA AGENDA GLOBAL EM EL ÁMBITO DE LOS MUNICIPIOS INSTRUMENTOS, INICIATIVAS Y POLÍTICAS

PENSAR GLOBALMENTE, ACTUAR LOCALMENTE: IMPLANTANDO UNA AGENDA GLOBAL EM EL ÁMBITO DE LOS MUNICIPIOS INSTRUMENTOS, INICIATIVAS Y POLÍTICAS ACADEMIA DE RESPONSABILIDAD URBANA PARA ALCALDES Y MUNICIPALIDADES DE LATINOAMÉRICA PENSAR GLOBALMENTE, ACTUAR LOCALMENTE: IMPLANTANDO UNA AGENDA GLOBAL EM EL ÁMBITO DE LOS MUNICIPIOS INSTRUMENTOS, INICIATIVAS

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do CONIC-FIESP. São Paulo,07de Outubrode 2014

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do CONIC-FIESP. São Paulo,07de Outubrode 2014 Estratégias para a Inovação e Empreendedorismo Ecossistemas Regionais de Inovação, por meio do Empreendedorismo de Base Tecnológica e empresas Startups de Classe Mundial Visão de Futuro (2022), Competitividade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: GESTÃO CHAPA 1 PROPÓSITO: Movimento e Ação

PLANO DE TRABALHO: GESTÃO CHAPA 1 PROPÓSITO: Movimento e Ação PLANO DE TRABALHO: GESTÃO 2019-2021 CHAPA 1 PROPÓSITO: Movimento e Ação Propiciar a comunidade de gestão de recursos humanos a participação ativa em um movimento capaz de performar, transformar e gerar

Leia mais

ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO. Cláudia Leitão Rio de Janeiro, 10 de junho de 2011

ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO. Cláudia Leitão Rio de Janeiro, 10 de junho de 2011 ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO Cláudia Leitão Rio de Janeiro, 10 de junho de 2011 ECONOMIA CRIATIVA BRASILEIRA: 4 PRINCIPAIS DESAFIOS OS 4 GRANDES DESAFIOS DA ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL 1º DESAFIO:

Leia mais

Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO

Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO Agenda 14:00 h 14:30 h 15:00 h 15:30 h 16:30 h 17:30 h 2 Objetivos e escopo do projeto

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E PEQUENOS NEGÓCIOS CONTEÚDOS

EMPREENDEDORISMO E PEQUENOS NEGÓCIOS CONTEÚDOS Conteúdo Programático EMPREENDEDORISMO E PEQUENOS NEGÓCIOS 1. Ambiente de Negócios 1.1.1 Contexto dos Pequenos Negócios no Brasil 1.2 Políticas públicas de apoio aos Pequenos Negócios 1.2.1 Lei Geral 1.2.2

Leia mais

AMPLIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA VOLTADOS A PROTEÇÃO E PESQUISA SOBRE BIODIVERSIDADE

AMPLIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA VOLTADOS A PROTEÇÃO E PESQUISA SOBRE BIODIVERSIDADE AMPLIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA VOLTADOS A PROTEÇÃO E PESQUISA SOBRE BIODIVERSIDADE 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECÍFICAÇÃO...

Leia mais

Carta do Rio de Janeiro

Carta do Rio de Janeiro Carta do Rio de Janeiro Os Secretários Municipais de Saúde, reunidos no III Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de junho de 2011, na cidade do Rio

Leia mais

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO PROJETO DE LEI Institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO

Leia mais

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013.

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013. DECRETO Nº 44.159 DE 15 DE ABRIL DE 2013. DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO RIO CRIATIVO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 Correios NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 DESTINO: Vice-Presidência de Gestão de Pessoas ASSUNTO: Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos Subtítulo 1 Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

Leia mais

O 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma iniciativa conjunto do FOPEME, FIEP e SEBRAE.

O 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma iniciativa conjunto do FOPEME, FIEP e SEBRAE. 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná O 2º Encontro das Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma iniciativa conjunto do FOPEME, FIEP e SEBRAE. Uma oportunidade para reunir comitês, compartilhar

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Perfil Governança Corporativa Nossas boas práticas de governança corporativa são atestadas pela adesão ao Novo Mercado da B3, listagem que reúne empresas com elevado padrão de governança corporativa 04

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

Visão do Setor Industrial Brasileiro sobre o Acordo de Paris

Visão do Setor Industrial Brasileiro sobre o Acordo de Paris Visão do Setor Industrial Brasileiro sobre o Acordo de Paris Shelley de Souza Carneiro Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade Confederação Nacional da Indústria - CNI Sumário O que é a CNI?

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / cbvela.org.br. Fornecedor Oficial

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / cbvela.org.br. Fornecedor Oficial PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / 2020 Patrocinador Oficial cbvela.org.br @cbvelaoficial Parceiro Oficial /cbvela Fornecedor Oficial Rio de Janeiro (RJ), 27 de junho de

Leia mais

3ª Reunião Ordinária do FORPLAD em 2018

3ª Reunião Ordinária do FORPLAD em 2018 INVESTIGAÇÃO SOBRE A EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO E A OTIMIZAÇÃO DE ARTEFATOS DO SISTEMA DE COMPRAS PÚBLICAS 3ª Reunião Ordinária do FORPLAD em 2018 22, 23 e 24 de agosto de 2018 Rio de Janeiro RJ André

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Título do Projeto: Aprimoramento da sistemática de

Leia mais

Agenda da MEI :

Agenda da MEI : Agenda da MEI 2019-2020: Inovar para desenvolver a indústria do futuro Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração do Ultrapar e Líder da MEI 23 de novembro de 2018 Países líderes em inovação

Leia mais

Plano de Desenvolvimento da PROPLAN

Plano de Desenvolvimento da PROPLAN VI Encontro sobre o Relatório de Gestão 06/12/2017 - Auditório da SEGE - UFPA Plano de Desenvolvimento da PROPLAN Raquel Trindade Borges Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Histórico

Leia mais

Excelência na Gestão

Excelência na Gestão Mapa Estratégico 2012-2014 Visão Até 2014, ser referência no atendimento ao público, na fiscalização e na valorização das profissões tecnológicas, reconhecido pelos profissionais, empresas, instituições

Leia mais

Detalhamento dos Campi

Detalhamento dos Campi 1 of 9 22/12/2016 14:09 Detalhamento dos Campi Ano Base: Dimensão: 2017 Unid. Administrativa: DIRETORIA GERAL/CAMPUS UBAJARA Todas 2017 1. Aluno Objetivo Estratégico: 1.2: Ampliar a oferta de vagas em

Leia mais

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas;

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas; 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento de bens e serviços, visando o fortalecimento de seu poder de compra

Leia mais

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL

COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL Planejamento Estratégico 2007/2009 COMITÊ REGIONAL DA QUALIDADE DE CACHOEIRA DO SUL NEGÓCIO Disseminar o Modelo de Excelência em Gestão Fornecedores PGQP

Leia mais

QUALIFICA CEARÁ INDUSTRIAL

QUALIFICA CEARÁ INDUSTRIAL QUALIFICA CEARÁ INDUSTRIAL 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Justificativa... 3 3. Objetivo geral e específicos... 4 4. Específicação... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas... 5 4.3. Restrições... 6 5.

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Declaração Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e das

Leia mais

VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO

VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO Garantir a sustentabilidade financeira Assegurar a eficiência

Leia mais

2 Análises. 5 Planos de Ação

2 Análises. 5 Planos de Ação 1 - Norteadores Objetivos: Missão, Visão e Valores, Norteadores e recomendações para 5 anos Público: Dirigentes Unicred SC Data: 27/07 2 Análises Objetivos a) Voz das Agências: identificar facilitadores

Leia mais

Detalhamento dos Campi

Detalhamento dos Campi 1 of 7 22/12/2016 11:06 Detalhamento dos Campi Ano Base: Dimensão: 2017 Unid. Administrativa: DIRETORIA GERAL/CAMPUS IGUATU Todas 2017 1. Aluno Objetivo Estratégico: 1.2: Ampliar a oferta de vagas em cursos

Leia mais

Plano Estratégico

Plano Estratégico Plano Estratégico 2008-2020 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 3 VISÃO SISTÊMICA 8 COMPOSIÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO 9 BASE ESTRATÉGICA 10 POLÍTICA DA QUALIDADE 11 MAPA ESTRATÉGICO 2008-2020 DO SINDESP GOIÁS 12 Valores

Leia mais

3.3 Logomarcas completas

3.3 Logomarcas completas Edital 2016 Capacitar líderes empresariais, dirigentes e executivos industriais é uma das formas de atuação da FIEMT para contribuir com o aumento da competitividade do setor. As ações realizadas por meio

Leia mais

PORTFÓLIO. Alimentos

PORTFÓLIO. Alimentos Alimentos QUEM SOMOS? Entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

Leia mais

Apresentação. Objetivo Geral

Apresentação. Objetivo Geral Escritório de Projetos de Captação de Recursos FEDERAÇÃO CATARINENSE DE MUNICÍPIOS Março/2018 Apresentação A Federação Catarinense de Municípios FECAM, há 37 anos tem a missão de fomentar o desenvolvimento

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em Revisão 2 - RESPONSÁVEIS Etapa Área Responsável Cargo

Leia mais

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet)

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) MODELO DE GESTÃO PMPA Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) AGENDA IMPLEMENTAÇÃO; PRINCÍPIOS; EVOLUÇÃO; ESTRUTURA; MAPA ESTRATÉGICO e PROGRAMAS DE GOVERNO 2014-2017; DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA;

Leia mais

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno de RESULTADOS para perpetuação do negócio. HISTÓRIA OBJETIVOS DIRETRIZES

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2008

PLANO DE TRABALHO 2008 PLANO DE TRABALHO 2008 ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PLANO DE TRABALHO 2008 ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 CONSELHOS/EQUIPE EGEM... 7 PROJETO 1 - Estruturação e consolidação

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

FOMENTO A PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA

FOMENTO A PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA FOMENTO A PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. REQUISITOS... 5 4.2. PREMISSAS... 5 4.3. RESTRIÇÕES...

Leia mais

Governo Aberto Avanços e Desafios para a Administração Pública

Governo Aberto Avanços e Desafios para a Administração Pública Governo Aberto Avanços e Desafios para a Administração Pública Alzira Ester Angeli Secretária de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal - Adjunta maio/2013 Parceria para Governo Aberto

Leia mais

O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir. Pietro Ubaldi

O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir. Pietro Ubaldi O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir. Pietro Ubaldi Começamos a esquecer que somos cooperativas concorrendo com empresas do mercado. Não

Leia mais

Sistema OCB. Você participa. Todos crescem.

Sistema OCB. Você participa. Todos crescem. Sistema OCB. Você participa. Todos crescem. COOPERATIVISMO NO MUNDO COOPERATIVISMO NO MUNDO HOJE 1 a cada 7 PESSOAS no mundo são associadas a COOPERATIVAS Se as 300 maiores cooperativas do mundo fossem

Leia mais

FÓRUM TECNICO DAS COOPERATIVAS EDUCACIONAIS SEGMENTO PAIS DE ALUNOS. Bauru/SP 20 de Outubro 2016

FÓRUM TECNICO DAS COOPERATIVAS EDUCACIONAIS SEGMENTO PAIS DE ALUNOS. Bauru/SP 20 de Outubro 2016 FÓRUM TECNICO DAS COOPERATIVAS EDUCACIONAIS SEGMENTO PAIS DE ALUNOS Bauru/SP 20 de Outubro 2016 ENCONTRO DE DIRIGENTES DAS COOPERATIVAS EDUCACIONAIS 2015 Dificuldades Inadimplência Marketing Integração

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI

Leia mais

Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES

Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES Promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Planejamento Estratégico Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa 2015-2019 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PREMISSAS...

Leia mais

Compliance aplicado às cooperativas

Compliance aplicado às cooperativas Compliance aplicado às cooperativas A implantação do Programa na Unimed-BH Outubro de 2016 Unimed BH 45 anos Nossa Unimed bem cuidada para cuidar bem de você Unimed-BH 1ª operadora de plano de saúde de

Leia mais

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd)

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) APRESENTAÇÃO A ANPEd, uma das principais associações científicas brasileira no campo da educação, ao longo de

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

Documento: Iniciativas, Ações e Atividades do Plano Estratégico Data:

Documento: Iniciativas, Ações e Atividades do Plano Estratégico Data: Documento:, e Atividades do Plano Estratégico 2016 Data: 19-11-2015 Responsáveis: Heloisa Bedicks / Adriane de Almeida / Emilio Martos Propósito IBGC Ser referência em governança corporativa, contribuindo

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES CADERNO DE ATIVIDADES PRIORIDADES DO PLANO DIRETOR 4 ANOS Considerando os... Desafios Desafios Desafios Desafios Desafios Defina em grupo as prioridades, segundo os critérios de... PRIORIDADES DO PLANO

Leia mais

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC)

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Título Norma de Responsabilidade Socioambiental Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Abrangência Agências, Departamentos, Empresas Ligadas e Unidades no Exterior Sinopse Diretrizes

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

Carta de Manaus. 1 Estratégia Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

Carta de Manaus. 1 Estratégia Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial Carta de Manaus As cidades brasileiras reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Mundial Cultural e Natural, assim como as cidades que possuem bens culturais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa 2016 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de autopeças.

Leia mais

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia 1 Índice: 1. Introdução 2. Objetivo 3. Abrangência e público-alvo 4. Referências 5. Valores 6. Princípios de Sustentabilidade 7. Responsabilidades 8. Atualização

Leia mais

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO SETORIAL E PROPOSTA AÇÕES

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO SETORIAL E PROPOSTA AÇÕES SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO SETORIAL E PROPOSTA AÇÕES Sumário Introdução Desafios Identificados Propostas de Ações Conclusão 2 Sumário Introdução Desafios Identificados Propostas de Ações Conclusão 3 Introdução

Leia mais

GOVERNANÇA E GESTÃO DE TIC. Câmara dos Deputados

GOVERNANÇA E GESTÃO DE TIC. Câmara dos Deputados GOVERNANÇA E GESTÃO DE TIC Câmara dos Deputados GOVERNANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS Comitê de Gestão Estratégica Escritório Corporativo de Gestão Estratégica Comitês Setoriais de Gestão Escritórios Setoriais

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR 1 APRESENTAÇÃO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná - Sebrae/PR, tem como missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos

Leia mais

ASSOCIADOS MANTENEDORES. Associados Mantenedores

ASSOCIADOS MANTENEDORES. Associados Mantenedores ASSOCIADOS MANTENEDORES Associados Mantenedores 3 MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO Depoimentos É preciso enxergar o Estado de forma sistêmica, auxiliando e assessorando na governança pública. Esse é um trabalho

Leia mais

Sustentabilidade. Gestão

Sustentabilidade. Gestão Inovação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Sustentabilidade Competitividade Solução Gestão Integração Capacitação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Processos, pessoas

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

SIF COMO AGENTE DE PESQUISA

SIF COMO AGENTE DE PESQUISA Árvores do Cerrado, muitas e únicas, assim como as organizações. SIF COMO AGENTE DE PESQUISA HEUZER SARAIVA GUIMARÃES Executivo Florestal DURATEX Presidente da SIF heuzer.guimaraes@duratex.com.br Programa

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

Sebrae, parceiro dos pequenos negócios

Sebrae, parceiro dos pequenos negócios Sebrae, parceiro dos pequenos negócios O Sebrae existe para apoiar os pequenos negócios no Paraná e no Brasil Cenário das micro e pequenas empresas no Brasil Representam 95% dos estabelecimentos formais

Leia mais

A crescente exigência do mercado consumidor em adquirir produtos certificados, tem gerado uma demanda do mercado neste sentido.

A crescente exigência do mercado consumidor em adquirir produtos certificados, tem gerado uma demanda do mercado neste sentido. PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE LAJES PRÉ-FABRICADAS DATA DA ATUALIZAÇÃO: JUNHO/2009 GERENTE: Eng. Anderson Augusto de Oliveira Instituições: SINAPROCIM Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de

Leia mais

A Importância Estratégica dos ODS e Exemplos de Sucesso na Implementação. 20ª Semana do Meio Ambiente FIESP São Paulo, 7 de junho de 2018

A Importância Estratégica dos ODS e Exemplos de Sucesso na Implementação. 20ª Semana do Meio Ambiente FIESP São Paulo, 7 de junho de 2018 A Importância Estratégica dos ODS e Exemplos de Sucesso na Implementação 20ª Semana do Meio Ambiente FIESP São Paulo, 7 de junho de 2018 1 Agenda 2030 Oportunidades e Desafios Até 2030 o Brasil e outros

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS 11/08/2017 INFORMAÇÃO INTERNA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 CONCEITOS... 4 5 REGRAS GERAIS... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.

Leia mais

APRESENTAÇÃO. A 11E é uma empresa referência nacional quando o assunto é Licitações e Contratos Administrativos.

APRESENTAÇÃO. A 11E é uma empresa referência nacional quando o assunto é Licitações e Contratos Administrativos. APRESENTAÇÃO A 11E é uma empresa referência nacional quando o assunto é Licitações e Contratos Administrativos. Liderados pelo Professor Felipe Ansaloni, profissional de destaque nesse segmento, a 11E

Leia mais