(modelo n o 2). com a identificação de suas diferentes porções. Figura 2 O stent totalmente expandido, em três diferentes tamanhos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(modelo n o 2). com a identificação de suas diferentes porções. Figura 2 O stent totalmente expandido, em três diferentes tamanhos."

Transcrição

1 Figura 1 Stent Braile (modelo n o 2). com a identificação de suas diferentes porções Figura 2 O stent totalmente expandido, em três diferentes tamanhos.

2 Figura 3 Durante o exame diagnóstico, a realização do estudo das artérias ilíacas permite a adequada seleção do lado de introdução do stent. Neste exemplo, a artéria ilíaca esquerda, excepcionalmente, apresenta menor tortuosidade e deve ser a escolhida.

3 Figura 4 A arteriografia permite visibilizar a intensa tortuosidade das artérias ilíacas que, a direita, pôde ser retificada com a passagem de um cateter sobre fio-guia extra-stiff permitindo a passagem do stent.

4 Figura 5 A técnica do laço pode ser usada para ajudar no posicionamento da prótese. O sentido da força a ser exercida (descendente, no sentido da raiz da aorta ou ascendente) definirá o lado escolhido para introdução da alça.

5 Figura 6 - Grande aneurisma verdadeiro torácico. O cateter pig-tail ajuda na marcação da emergência da artéria subclávia esquerda durante a liberação do stent.

6 Figura 7 Muitas vezes, o simples deslocamento da ponteira da prótese (seta), sem expansão do stent, é suficiente para se ganhar alguma maleabilidade da prótese para posicionamento no arco.

7 Figura 8 Prótese modelo nº 1. A cabeça da prótese está sendo tracionada para evitar deslocamento de placas ateroscleróticas na parede da aorta (seta), permitindo o deslizamento do conjunto.

8 A B C Figura 9 Em (A), a alça de pesca (Goose Neck ) montada em um cateter tipo Judkins para a coronária direita, 6 F. Em (B) e (C), a exteriorização progressiva da alça.

9 A B * Figura 10 Correto posicionamento para a mensuração dos colos. Em A, uma dissecção, e em B, um aneurisma verdadeiro. O asterisco mostra a distância lesão/emergência da artéria subclávia esquerda.

10 Figura 11 Exemplo do cálculo aproximado do ângulo entre o arco da aorta e a aorta descendente em dois tipos diferentes de apresentação. Em A, o caso mais desfavorável, com ângulo mais fechado, e em B, um ângulo maior, geralmente mais adequado para a liberação da endoprótese.

11 * A B Figura 12 Aortografia em projeção ântero-posterior, em um caso de dissecção tipo B, acometendo apenas a porção torácica baixa. Angiografia inicial (A) e final (B). O asterisco está sobre a imagem da falsa luz.

12 A B Figura 13 - Aortografia inicial (A) e no controle realizado após um mês (B) (oblíqua anterior esquerda) em um caso de aneurisma verdadeiro.

13 A B Figura 14 - Dissecção aórtica do tipo B imagens inicial (A) e final (B). A seta verde identifica o ponto da dissecção. O transdutor transesofágico está posicionado (seta amarela).

14 A B Figura 15 (a,b) Dissecção aórtica do tipo B. As setas mostram as fases iniciais de contrastação da falsa luz (oblíqua anterior direita), com perfeita identificação do orifício de entrada.

15 C Figura 15 (c) Resultado final, após a liberação do stent.

16 A B Figura 16 - Aortografias inicial (A) e final (B) (oblíqua anterior esquerda) em um caso de úlcera penetrante tratado com dois stents e com cobertura da artéria subclávia esquerda (seta).

17 Figura 17 Imagem da tomografia computadorizada realizada no período intra-hospitalar do caso exemplificado na figura anterior. Observa-se a exclusão do aneurisma, com o contraste sendo visibilizado apenas através do stent.

18 Figura 18 Correto posicionamento de dois stents, com a sobreposição de duas gaiolas.

19 A B Figura 19 (a,b) - Imagem inicial de grande aneurisma no coto distal de um stent de implantação cirúrgica (A). Notar intensa angulação na boca de entrada para colocação de um stent adicional. Na figura (B), a seta indica o cateter de pesca iniciando a tração da prótese.

20 C D Figura 19 (c,d) Em C, a porção proximal da prótese já se encontra dentro do stent inicial (oblíqua anterior esquerda). Em (D), a aortografia final.

21 Figura 20 Após a liberação da endoprótese, dilatação adicional com um cateter-balão. A B C Figura 21 Em uma aorta de grande calibre, houve liberação inadequada da primeira gaiola do stent (A). Nas imagens B e C, exemplo da dilatação adicional com um cateter-balão, permitindo a adequada aposição do stent na parede da aorta.

22 Figura 22 - Liberação de um terceiro stent para correção de dissecção iatrogênica. O stent proximal foi de implantação cirúrgica.

23 A B Figura 23 - O mau posicionamento no arco da aorta pode provocar um mecanismo de válvula, impedindo o fluxo adequado através da endoprótese, com compressão da prótese pelo fluxo de sangue.

24 Figura 24 A rotura traumática da aorta pode ser uma excelente situação para a aplicação da técnica endovascular por seu aspecto localizado e por apresentar colos de diâmetro normal.

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS. Leonardo Oliveira Moura

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS. Leonardo Oliveira Moura TROMBOEMBOLISMO PULMONAR EMERGÊNCIAS AÓRTICAS Leonardo Oliveira Moura Dissecção da Aorta Emergência aórtica mais comum Pode ser aguda ou crônica, quando os sintomas duram mais que 2 semanas Cerca de 75%

Leia mais

Traumatismo do Tórax. Prof. Dr. Sergio Marrone Ribeiro

Traumatismo do Tórax. Prof. Dr. Sergio Marrone Ribeiro Traumatismo do Tórax Prof. Dr. Sergio Marrone Ribeiro Traumatismo do Tórax Penetrante Não Penetrante (Fechado) Causas Iatrogênicas Costelas São freqüentes as fraturas de costelas, simples ou múltiplas.

Leia mais

Reposicionando. o Futuro do Tratamento Endovascular. delivery system. ExcluderC3.com. PERFORMANCE by design FEATURING

Reposicionando. o Futuro do Tratamento Endovascular. delivery system. ExcluderC3.com. PERFORMANCE by design FEATURING Reposicionando o Futuro do Tratamento Endovascular FEATURING PERFORMANCE by design delivery system ExcluderC3.com O Melhor Projeto, a Máxima Sim A endoprótese GORE EXCLUDER AAA é produto de uma parceria

Leia mais

TRATAMENTO PERCUTÂNEO DA AORTA TORÁCICA

TRATAMENTO PERCUTÂNEO DA AORTA TORÁCICA TRATAMENTO PERCUTÂNEO DA AORTA TORÁCICA Álvaro Laranjeira Santos Serviço de Cirurgia Cardiotorácica CHLC- Hospital Santa Marta Sistematização Grupo 1 Aorta descendente c TEVAR isolado Grupo 2 Arco aórtico

Leia mais

Catéteres, Bainhas, Fios-guia e Agulhas. Renato Sanchez Antonio

Catéteres, Bainhas, Fios-guia e Agulhas. Renato Sanchez Antonio Catéteres, Bainhas, Fios-guia e Agulhas Renato Sanchez Antonio Introdução Função do hemodinamicista: 1) Realizar procedimento com intuito de obter a informação necessária 2) Rápido e eficiente 3) Conhecer

Leia mais

Abordagem Percutânea das Estenoses de Subclávia, Ilíacas, Femorais e Poplíteas

Abordagem Percutânea das Estenoses de Subclávia, Ilíacas, Femorais e Poplíteas Abordagem Percutânea das Estenoses de Subclávia, Ilíacas, Femorais e Poplíteas Curso Anual de Revisão em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista Rogério Tadeu Tumelero, MD, FSCAI Hemodinâmica e Cardiologia

Leia mais

Centro Hospitalar de Hospital São João, EPE. João Rocha Neves Faculdade de Medicina da UP CH - Hospital São João EPE

Centro Hospitalar de Hospital São João, EPE. João Rocha Neves Faculdade de Medicina da UP CH - Hospital São João EPE Centro Hospitalar de Hospital São João, EPE João Rocha Neves Faculdade de Medicina da UP CH - Hospital São João EPE Doença carotídea Doença arterial periférica Isquemia aguda Estenose da artéria renal

Leia mais

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR Situação-Problema 1 A) Tromboembolismo Pulmonar Tromboembolismo Pulmonar maciço TEP TEP maciço

Leia mais

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CURURGIA ENDOVASCULAR

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CURURGIA ENDOVASCULAR Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ANGIORRADIOLOGIA E CURURGIA ENDOVASCULAR Situação-Problema 1 A) Tromboembolismo Pulmonar Tromboembolismo Pulmonar maciço B) Angiotomografia

Leia mais

Com base no resultado da ata anterior o Pregoeiro considera DESERTOS os itens: Item Material/Servico Unid. Qtd medida licitada

Com base no resultado da ata anterior o Pregoeiro considera DESERTOS os itens: Item Material/Servico Unid. Qtd medida licitada PREGÃO ELETRÔNICO S.R.P N.º 083/2015 AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA PROCEDIMENTOS ENDOVASCULARES NO SETOR DE HEMODINÂMICA - TABELA SIGTAP/SUS. ADJUDICAÇÃO Com base no resultado da ata anterior o Pregoeiro

Leia mais

Aneurisma da Aorta Abdominal. Marcone Lima Sobreira Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Aneurisma da Aorta Abdominal. Marcone Lima Sobreira Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Marcone Lima Sobreira Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP 1 Introdução 1948 : Rea - uso do celofane 1949 : Nissen (Rea) - Albert Einstein 1951 : Dubost - 1º cirurgia de AAA com enxerto 1952 : DeBakey

Leia mais

Embolização nas Hemorragias Digestivas

Embolização nas Hemorragias Digestivas Embolização nas Hemorragias Digestivas Francisco Leonardo Galastri Cirurgião Endovascular e Radiologista Intervencionista Departamento de Radiologia Vascular Intervencionista do Hospital Israelita Albert

Leia mais

MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ESÔFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO NORMAIS

MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ESÔFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO NORMAIS MODELOS DE LAUDOS NORMAIS ABDOME - AP Estruturas ósseas visualizadas íntegras. Distribuição normal de gases e fezes pelas alças intestinais. Ausência de imagens radiológicas sugestivas de cálculos urinários

Leia mais

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL Camila Castro de Almeida¹, Marjorie do Val Ietsugu 2 ¹ Tecnologia em Radiologia, Faculdade de Tecnologia, Botucatu, SP, Brasil. E-mail: lc.camila@hotmail.com

Leia mais

Aos cuidados de Ilustríssimo Senhor Ministro da Saúde Ricardo José Magalhães Barros em mãos

Aos cuidados de Ilustríssimo Senhor Ministro da Saúde Ricardo José Magalhães Barros em mãos Ofício 100/16 Origem: Diretoria Nacional da SBACV São Paulo, 15 de junho de 2016. Aos cuidados de Ilustríssimo Senhor Ministro da Saúde Ricardo José Magalhães Barros em mãos A SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA

Leia mais

Descrição Anátomo-Angiográfica das Coronárias. Dr. Renato Sanchez Antonio

Descrição Anátomo-Angiográfica das Coronárias. Dr. Renato Sanchez Antonio Descrição Anátomo-Angiográfica das Coronárias Dr. Renato Sanchez Antonio Histórico Galeno, 1551 - De Venarum et Arteterium Dissectione Liber > nome as artérias coronárias Disposição particular, envolvendo

Leia mais

CURSO NACIONAL DE RECICLAGEM EM CARDIOLOGIA DA REGIÃO SUL. FLORIANÓPOLIS Setembro de 2006

CURSO NACIONAL DE RECICLAGEM EM CARDIOLOGIA DA REGIÃO SUL. FLORIANÓPOLIS Setembro de 2006 CURSO NACIONAL DE RECICLAGEM EM CARDIOLOGIA DA REGIÃO SUL FLORIANÓPOLIS 20-24 Setembro de 2006 CURSO NACIONAL DE RECICLAGEM EM CARDIOLOGIA DA REGIÃO SUL Florianópolis 20 24 Setembro 20065 Curso de Reciclagem

Leia mais

Edwards Education A HISTÓRIA DA UTILIZAÇÃO DO STENT

Edwards Education A HISTÓRIA DA UTILIZAÇÃO DO STENT Edwards Education A HISTÓRIA DA UTILIZAÇÃO DO STENT História da utilização do Stent Edwards Lifesciences, Edwards e o logo estilizado E são marcas registradas por Edwards Lifesciences Corporation e estão

Leia mais

S U M Á R I O. Cateter Fogarty para Embolectomia Arterial Edwards Fogarty para Atrioseptostomia Edwards... 02

S U M Á R I O. Cateter Fogarty para Embolectomia Arterial Edwards Fogarty para Atrioseptostomia Edwards... 02 S U M Á R I O Cateter Fogarty para Embolectomia Arterial Edwards... 01 Fogarty para Atrioseptostomia Edwards... 02 Cateter para Embolectomia Duplo Lumen Fogarty... 03 Cateter Fogarty para Oclusão... 04

Leia mais

TRAUMA CERVICAL - IMPORTÂNCIA. área restrita. vários sistemas. experiência individual pequena FCMSCSP - AJG

TRAUMA CERVICAL - IMPORTÂNCIA. área restrita. vários sistemas. experiência individual pequena FCMSCSP - AJG TRAUMA CERVICAL IMPORTÂNCIA área restrita vários sistemas experiência individual pequena TRAUMA CERVICAL IMPORTÂNCIA Nº de lesões Mortalidade Guerra de Secessão (EUA) 4114 15% Guerra Espanhola Americana

Leia mais

Cateterização Cardíaca por Exposição Direta da Artéria e Veia. Renato Sanchez Antonio

Cateterização Cardíaca por Exposição Direta da Artéria e Veia. Renato Sanchez Antonio Cateterização Cardíaca por Exposição Direta da Artéria e Veia Renato Sanchez Antonio Introdução Monitorização Via de acesso Assepsia/antissepsia Drogas Incisão, Isolamento dos vasos e inserção do catéter

Leia mais

Secretaria Municipal da Saúde Coordenação de Integração e Regulação do Sistema

Secretaria Municipal da Saúde Coordenação de Integração e Regulação do Sistema PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES DE ANGIOGRAFIA RADIODIAGNÓSTICA GRUPO 13 SUBGRUPO DEZEMBRO 2007 1 A ANGIOGRAFIA RADIODIAGNÓSTICA CARACTERIZA-SE POR SER EXAME DE ALTA COMPLEXIDADE E ALTO CUSTO, PORTANTO DEVE

Leia mais

Presença de necrose e presença de pus

Presença de necrose e presença de pus Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS ESPECIALIDADES CIRÚRGICAS Situação-Problema 1 A) Aneurisma de aorta abdominal Aneurisma de aorta Dilatação aneurismática da aorta

Leia mais

WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.

WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. WALABONSO BENJAMIN GONÇALVES FERREIRA NETO FRATURA DA CABEÇA DA MANDÍBULA. CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. Monografia apresentada à Fundação para o Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico da

Leia mais

Proposal of renal artery's ostial projection under virtual geometric correction in infrarenal aneurysms: initial results of a pilot study

Proposal of renal artery's ostial projection under virtual geometric correction in infrarenal aneurysms: initial results of a pilot study Molinari GJDP, SPECIAL et al. - Proposal ARTICLE of renal artery's ostial projection under virtual Proposal of renal artery's ostial projection under virtual geometric correction in infrarenal aneurysms:

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

Souza JAM, Alves CMR. Estado da Arte no Tratamento do Aneurisma da Aorta Abdominal. Rev Bras Cardiol Invas 2005; 13(4):

Souza JAM, Alves CMR. Estado da Arte no Tratamento do Aneurisma da Aorta Abdominal. Rev Bras Cardiol Invas 2005; 13(4): Rev Bras Cardiol Invas 2005; 13(4): 287-291. Souza JAM, Alves CMR. Estado da Arte no Tratamento do Aneurisma da Aorta Abdominal. Rev Bras Cardiol Invas 2005; 13(4): 287-291. Artigo de Revisão Estado da

Leia mais

Radiografia simples do tórax: noções de anatomia

Radiografia simples do tórax: noções de anatomia Radiografia simples do tórax: noções de anatomia Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Partes moles Devemos analisar as partes moles em toda

Leia mais

Os alargamentos da aorta podem ser aneurismas,

Os alargamentos da aorta podem ser aneurismas, Rev Bras Cardiol Invas 2005; 13(1): 50-54. Sacre SO, et al. Experiência Inicial com Implante de Endoprótese Vascular Recoberta - Stent Graft - em Aorta, no Estado do Relato de Caso Experiência Inicial

Leia mais

ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE Resolução Normativa - RN Nº 338, de 21 de outubro de 2013 e anexos

ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE Resolução Normativa - RN Nº 338, de 21 de outubro de 2013 e anexos ROL DE PROCEDIMENTOS E EVENTOS EM SAÚDE 2014 Resolução Normativa - RN Nº 338, de 21 de outubro de 2013 e anexos Atualizado em 25 de fevereiro de 2014 RADIOSCOPIA DIAGNÓSTICA AMB HCO HSO RADIOSCOPIA PARA

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DIA: 04/11 (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DIA: 04/11 (SEXTA-FEIRA) PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DIA: 04/11 (SEXTA-FEIRA) 08h30 10h00 08h30 08h40 08h40 08h50 08h50 09h00 09h00 09h10 09h10 09h20 Bloco 1 Fleboestética Como otimizar o resultado da escleroterapia? A associação com

Leia mais

Cardiologia. Prof. Claudia Witzel

Cardiologia. Prof. Claudia Witzel Cardiologia Introdução Disfunções circulatórias levam as pessoas a adoecerem. Origem congênita ( já nasce com a doença, como a deficiência na formação de válvulas cardíacas) Origem infecciosa ( bactérias

Leia mais

PORTARIA SAS/MS Nº xxx de xx de outubro de O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, e

PORTARIA SAS/MS Nº xxx de xx de outubro de O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, e PORTARIA SAS/MS Nº xxx de xx de outubro de 2011 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, e Considerando a Portaria 1.169/GM, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Nacional

Leia mais

REVASCULARIZAÇÃO FEMORO POPLITEA: COD Revascularização de Tronco Supra Aórtico

REVASCULARIZAÇÃO FEMORO POPLITEA: COD Revascularização de Tronco Supra Aórtico 2ª edição - 2015 REVASCULARIZAÇÃO DE TRONCO SUPRA AÓRTICO: R$5.500,00 REVASCULARIZAÇÃO AORTO BI ILÍACA: R$ 5.115,00 COD. 30906237 - Revascularização Aorto Bi Ilica REVASCULARIZAÇÃO AORTO ILÍACA: COD. 30906253

Leia mais

EXPERIÊNCIA EM TRATAMENTO PERCUTÂNEO DE COARCTAÇÃO DE AORTA COM STENT

EXPERIÊNCIA EM TRATAMENTO PERCUTÂNEO DE COARCTAÇÃO DE AORTA COM STENT EXPERIÊNCIA EM TRATAMENTO PERCUTÂNEO DE COARCTAÇÃO DE AORTA COM STENT GRACE CAROLINE VAN LEEUWEN BICHARA; SALVADOR CRISTOVAO; MARIA CAROLINA TICLY; MARIA FERNANDA Z. MAURO; JOSE ARMANDO MANGIONE HOSPITAL

Leia mais

PULS. Placa Radio Distal. Sistema de Placas para o Rádio Distal com ângulo fixo

PULS. Placa Radio Distal. Sistema de Placas para o Rádio Distal com ângulo fixo PULS Placa Radio Distal Sistema de Placas para o Rádio Distal com ângulo fixo Introdução Ao contrário dos implantes tradicionais, as placas de angulação fixa permitem um tratamento funcional precoce, desejado

Leia mais

Aortografia abdominal por punção translombar Angiografia por cateterismo não seletivo de grande vaso

Aortografia abdominal por punção translombar Angiografia por cateterismo não seletivo de grande vaso 40812006 PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (MÉTODOS DIAGNOS 40812014 Aortografia abdominal por punção translombar 40812022 Angiografia por punção 40812030 Angiografia por cateterismo não seletivo

Leia mais

Implante Percutâneo de Endoprótese Valvar Aórtica: Fundamentos e Seleção dos Candidatos

Implante Percutâneo de Endoprótese Valvar Aórtica: Fundamentos e Seleção dos Candidatos Implante Percutâneo de Endoprótese Valvar Aórtica: Fundamentos e Seleção dos Candidatos Alexandre Schaan de Quadros Diretor de Comunicações SBHCI Coordenador de Pesquisa do Laboratório de Hemodinâmica

Leia mais

Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing (avaliação manutenção resp e mecânica resp) C circulation D disability (avaliação esta

Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing (avaliação manutenção resp e mecânica resp) C circulation D disability (avaliação esta Trauma torácico Dr. Salomón Soriano Ordinola Rojas Hospital Beneficência Portuguesa São Paulo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing

Leia mais

[ESTUDO REFERENTE À ENCF - JOELHO]

[ESTUDO REFERENTE À ENCF - JOELHO] 2011 IMPOL Instrumentais e Implantes Samuel de Castro Bonfim Brito [ESTUDO REFERENTE À ENCF - JOELHO] Casos apresentados neste estudo foram operados e pertencem à Fundação Pio XII Hospital do Câncer de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃOPAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃOPAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃOPAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA RFI-5776 Controle das Funções Neurovegetativas e Endócrinas PRÁTICA CIRCULAÇÃO E HEMODINÂMICA I. Pressões Cardíacas

Leia mais

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina Processo Seletivo para Médico Residente (Edital 002/2006) Caderno de Prova Cirurgia Vascular SES Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina Cirurgia

Leia mais

Instituto de Cardiologia de São Paulo. Centro de Diagnóstico e Terapia Intervencionista

Instituto de Cardiologia de São Paulo. Centro de Diagnóstico e Terapia Intervencionista Proposta de Contrato de Serviços Médicos 10/2011 À Nipomed Att. Sra. Fátima Departamento: Credenciamento de Prestadores de Serviços Médicos Encaminhamos para sua apreciação as propostas a seguir: Anexo

Leia mais

Correção Endovascular do Aneurisma de Aorta

Correção Endovascular do Aneurisma de Aorta Orientações para pacientes submetidos à Correção Endovascular do Aneurisma de Aorta Serviço de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem (SENCI) Serviço de Cirurgia Cardiovascular Serviço de Cardiologia

Leia mais

Correção dos Aneurismas da Aorta Torácica e Toracoabdominal - Técnica de Canulação Central

Correção dos Aneurismas da Aorta Torácica e Toracoabdominal - Técnica de Canulação Central Correção dos Aneurismas da Aorta Torácica e Toracoabdominal - Técnica de Canulação Central Salomón S. O. Rojas, Januário M. de Souza, Viviane C. Veiga, Marcos F. Berlinck, Reinaldo W. Vieira, Domingo M.

Leia mais

HISTÓRICO Tratamento ganhou impulso no início da década de 90, com o desenvolvimento da técnica de angioplastia com balão sustentada por stent. Vamos

HISTÓRICO Tratamento ganhou impulso no início da década de 90, com o desenvolvimento da técnica de angioplastia com balão sustentada por stent. Vamos STENTS EM RAMOS PULMONARES Dr. César Franco HISTÓRICO Tratamento ganhou impulso no início da década de 90, com o desenvolvimento da técnica de angioplastia com balão sustentada por stent. Vamos comentar

Leia mais

Traumatologia Infantil. O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura

Traumatologia Infantil. O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura O Esqueleto da Criança Não É O Esqueleto do Adulto em Miniatura Formação do Osso e Ossificação Esboço Cartilaginoso Pontos de Ossificação Primária Pontos de Ossificação Secundária Formação da Epífise

Leia mais

PROGRAMA COM PRÉ-REQUISITO: CIRURGIA VASCULAR

PROGRAMA COM PRÉ-REQUISITO: CIRURGIA VASCULAR RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 CADERNO-QUESTIONÁRIO DATA: 08 DE DEZEMBRO DE 2013. PROGRAMA COM PRÉ-REQUISITO: CIRURGIA VASCULAR ESPECIALIDADE: Cirurgia Vascular (R3) Área de Atuação: Ecografia Vascular com Doppler

Leia mais

APERFEIÇOAMENTO EM LUVAS PARA PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS OU TERAPÊUTICOS CAMPO DA INVENÇÃO

APERFEIÇOAMENTO EM LUVAS PARA PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS OU TERAPÊUTICOS CAMPO DA INVENÇÃO 1/3 1 20 2 APERFEIÇOAMENTO EM LUVAS PARA PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS OU TERAPÊUTICOS CAMPO DA INVENÇÃO A presente patente de invenção descreve um aperfeiçoamento em luvas para procedimentos diagnósticos

Leia mais

DISSECÇÃO AÓRTICA. GLAUCIA MARIA MORAES DE OLIVEIRA Professora Adjunto de Cardiologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

DISSECÇÃO AÓRTICA. GLAUCIA MARIA MORAES DE OLIVEIRA Professora Adjunto de Cardiologia Universidade Federal do Rio de Janeiro GLAUCIA MARIA MORAES DE OLIVEIRA Professora Adjunto de Cardiologia Universidade Federal do Rio de Janeiro glaucia @mls.com.br 2011 AORTA NORMAL Constituída por 3 camadas: íntima média: resistência, distensibilidade

Leia mais

DICIONÁRIO DE TERMOS DA HEMODINÂMICA

DICIONÁRIO DE TERMOS DA HEMODINÂMICA DICIONÁRIO DE TERMOS DA HEMODINÂMICA Aneurisma: dilatação e protusão localizada da parede de um vaso (principalmente artéria) ou do coração, decorrente de uma fragilidade estrutural local. Angina: também

Leia mais

LINHA PERIFÉRICA 2015

LINHA PERIFÉRICA 2015 LINHA PERIFÉRICA 2015 GUIA DIGITAL CARÓTIDA RENAL ILÍACA FECHAMENTO FEMORAL 250T ABAIXO DO JOELHO VASCULAR CARÓTIDA 0.014 FILTRO DE PROTEÇÃO EMBÓLICA Cateter de entrega 135 cm comprimento Cateter de retirada

Leia mais

Desafios clínicos cardiológicos: Um doente com hipoxémia

Desafios clínicos cardiológicos: Um doente com hipoxémia Desafios clínicos cardiológicos: Um doente com hipoxémia Mariana Faustino 30 de Abril de 2013 Hospital Fernando Fonseca Serviço de Cardiologia Director: Prof. Doutor Victor Gil Caso clínico 75 anos, sexo

Leia mais

Com base no resultado da ata anterior o Pregoeiro considera DESERTOS os itens: Item Material/Serviço Unid. Qtd medida

Com base no resultado da ata anterior o Pregoeiro considera DESERTOS os itens: Item Material/Serviço Unid. Qtd medida PREGÃO ELETRÔNICO S.R.P N.º 012/2015 AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA PROCEDIMENTOS ENDOVASCULARES REALIZADOS NO SETOR DE HEMODINÂMICA E PROTESES BILIARES PLASTICAS ADJUDICAÇÃO Com base no resultado da ata

Leia mais

Tratamento endovascular da coarctação da aorta: relato de caso

Tratamento endovascular da coarctação da aorta: relato de caso RELATO DE CASO Tratamento endovascular da coarctação da aorta: relato de caso Endovascular treatment of aortic coarctation: a case report Aquiles Tadashi Ywata de Carvalho 1,4, Gibran Swami Alcoforado

Leia mais

NEWS: ARTIGOS CETRUS Ano VI Edição 53 Fevereiro 2014 ECOGRAFIA VASCULAR ANGIOPLASTIA CAROTÍDEA

NEWS: ARTIGOS CETRUS Ano VI Edição 53 Fevereiro 2014 ECOGRAFIA VASCULAR ANGIOPLASTIA CAROTÍDEA NEWS: ARTIGOS CETRUS Ano VI Edição 53 Fevereiro 2014 ECOGRAFIA VASCULAR ANGIOPLASTIA CAROTÍDEA ECOGRAFIA VASCULAR ANGIOPLASTIA CAROTÍDEA AUTOR Dr. José Olímpio Dias Júnior Coordenador da Divisão de Ecografia

Leia mais

ÚLCERA PENETRANTE DE AORTA: RELATO DE UM CASO COM EVOLUÇÃO ATÍPICA 1 PENETRATING AORTIC ULCER REPORT OF A CASE WITH UNUSUAL EVOLUTION 1

ÚLCERA PENETRANTE DE AORTA: RELATO DE UM CASO COM EVOLUÇÃO ATÍPICA 1 PENETRATING AORTIC ULCER REPORT OF A CASE WITH UNUSUAL EVOLUTION 1 RELATO DE CASO ÚLCERA PENETRANTE DE AORTA: RELATO DE UM CASO COM EVOLUÇÃO ATÍPICA 1 PENETRATING AORTIC ULCER REPORT OF A CASE WITH UNUSUAL EVOLUTION 1 Adenauer Marinho de Oliveira GÓES Junior 2,Alexandre

Leia mais

Lesões de Tronco de Coronária Esquerda

Lesões de Tronco de Coronária Esquerda Lesões de Tronco de Coronária Esquerda Enfª Luanna Vivian Vieira Melo Coordenadora do Centro Especializado em Cardiologia Intervencionista de Campinas Centro Médico de Campinas SP NÃO HÁ CONFLITOS DE INTERESSE

Leia mais

O coração como fonte embolígena: não basta realizar ecocardiograma transesofágico. É preciso ser bem feito

O coração como fonte embolígena: não basta realizar ecocardiograma transesofágico. É preciso ser bem feito O coração como fonte embolígena: não basta realizar ecocardiograma transesofágico. É preciso ser bem feito Lueneberg ME, Monaco CG, Ferreira LDC, Silva CES, Gil MA, Peixoto LB, Ortiz J. Rev.Bras.Ecocard

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Texto de apoio ao professor T2 Sistema circulatório Constituintes Características Funções Introdução: O sistema circulatório é um circuito fechado e é responsável pelo transporte de substâncias no nosso

Leia mais

19º Imagem da Semana: Radiografia de Tórax

19º Imagem da Semana: Radiografia de Tórax 19º Imagem da Semana: Radiografia de Tórax Enunciado Paciente de 61 anos, sexo feminino, sem queixas no momento, foi submetida à radiografia de tórax como avaliação pré-cirúrgica. Qual achado pode ser

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana Natália Guimarães Barbosa Natal - RN 2016 Levar material nutritivo e oxigênio às células; Transportar produtos residuais do metabolismo celular;

Leia mais

. Intervalo livre de sintomatologia até 12h (perda de consciência seguindo-se período de lucidez);

. Intervalo livre de sintomatologia até 12h (perda de consciência seguindo-se período de lucidez); Hematomas Cranianos Hematoma Epidural. Calote e dura Educação Doente/família. Associada # (artéria meningea média). Intervalo livre de sintomatologia até 12h (perda de consciência seguindo-se período de

Leia mais

Discussão de Caso Clínico. Módulo de Sistema Digestório

Discussão de Caso Clínico. Módulo de Sistema Digestório Discussão de Caso Clínico Módulo de Sistema Digestório 2014.2 Caso Clínico Paciente do sexo masculino, 64 anos, aposentado, casado e caucasiano. Procurou serviço de emergência com queixas de dor de barriga

Leia mais

DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência

DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência Caso Clínico Paciente sexo feminino, 68 anos, comparece à unidade de emergência queixando-se de dor e distensão

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA II

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA II PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA RADIOLÓGICA II PROFESSORA Adriana de Souza Medeiros Batista 1. EMENTA: Métodos radiográficos especiais: estudo radiológico do trato biliar; estudo radiológico

Leia mais

Sistema cardiovascular

Sistema cardiovascular Sistema cardiovascular Sistema cardiovascular SISTEMA CARDIOVASCULAR ÓRGÃO PROPULSOR CORAÇÃO SISTEMA DE VASOS ARTÉRIAS, ARTERÍOLAS, CAPILARES, VÉNULAS E VEIAS onde circula SANGUE Coração Órgão situado

Leia mais

ARTICULADORES NÃO ARCON E ARCON COMPREENDENDO MELHORIAS EM SUAS HASTES E PINO INCISAL.

ARTICULADORES NÃO ARCON E ARCON COMPREENDENDO MELHORIAS EM SUAS HASTES E PINO INCISAL. 1/8 ARTICULADORES NÃO ARCON E ARCON COMPREENDENDO MELHORIAS EM SUAS HASTES E PINO INCISAL. Campo técnico O presente pedido de modelo de utilidade descreve uma modificação realizada na haste da peça que

Leia mais

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA VASCULAR

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA VASCULAR HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA VASCULAR CORREÇÃO ENDOVASCULAR DO ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL INFRARENAL ENFOQUE ATUAL Willian

Leia mais

Indicações e técnicas de angioplastia coronária: balões, stents convencionais e farmacológicos, trombolíticos, tromboaspiração, antiagregação

Indicações e técnicas de angioplastia coronária: balões, stents convencionais e farmacológicos, trombolíticos, tromboaspiração, antiagregação Indicações e técnicas de angioplastia coronária: balões, stents convencionais e farmacológicos, trombolíticos, tromboaspiração, antiagregação Renato Sanchez Antonio Angioplastia Transluminal Coronária

Leia mais

Ribeirão Preto SP Dr. José Geraldo Costa Tenório (82) (82)

Ribeirão Preto SP Dr. José Geraldo Costa Tenório (82) (82) Ribeirão Preto SP Dr. José Geraldo Costa Tenório geraldotenorio@globo.com (82) 99308-2610 (82) 99976-3695 Implantes Cocleares e Dispositivos Médicos Implantáveis em Procedimentos Hemodinâmicos O trabalho

Leia mais

FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I

FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I PROFESSOR RESPONSÁVEL: FLÁVIA SANTOS Musculatura corporal Músculo Cardíaco Músculo atrial Contração = esquelética Músculo ventricular Maior duração

Leia mais

XIII PROGRAMA PROVISÓRIO SIMPÓSIO OUTUBRO GRANDES DEBATES EM CIRURGIA VASCULAR

XIII PROGRAMA PROVISÓRIO SIMPÓSIO OUTUBRO GRANDES DEBATES EM CIRURGIA VASCULAR XIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIRURGIA VASCULAR GRANDES DEBATES EM CIRURGIA VASCULAR OUTUBRO 2016 28 29 Centro Cultural de Belém LISBOA PRESIDENTE HONORÁRIO C. Santos Carvalho 43 ANOS DO SERVIÇO DE ANGIOLOGIA

Leia mais

O trauma de tórax tem sido a principal de causa de morte na população adulta jovem no mundo atual, e tem destacado em virtude de fatores vinculados

O trauma de tórax tem sido a principal de causa de morte na população adulta jovem no mundo atual, e tem destacado em virtude de fatores vinculados Trauma de tórax O trauma de tórax tem sido a principal de causa de morte na população adulta jovem no mundo atual, e tem destacado em virtude de fatores vinculados ao avanço tecnológico, como meio de transportes

Leia mais

JÚLIA SOUZA CREMONA DA SILVA EVOLUÇÃO DO DIÂMETRO DO ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL APÓS O TRATAMENTO ENDOVASCULAR

JÚLIA SOUZA CREMONA DA SILVA EVOLUÇÃO DO DIÂMETRO DO ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL APÓS O TRATAMENTO ENDOVASCULAR JÚLIA SOUZA CREMONA DA SILVA EVOLUÇÃO DO DIÂMETRO DO ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL APÓS O TRATAMENTO ENDOVASCULAR Trabalho apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito para a conclusão

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro. Sistema Circulatório

Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro. Sistema Circulatório Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro Sistema Circulatório Coração Conceito: É um órgão muscular central do aparelho circulatório, que funciona como uma bomba dupla de sucção e

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 505, DE 28 DE SETEMBRO DE 2010

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 505, DE 28 DE SETEMBRO DE 2010 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 505, DE 28 DE SETEMBRO DE 2010 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria nº 2.848/GM, de 06 de novembro

Leia mais

SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE (SES) 2015 ÁREA DE ATUAÇÃO / CIRURGIA VASCULAR PROVA OBJETIVA

SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE (SES) 2015 ÁREA DE ATUAÇÃO / CIRURGIA VASCULAR PROVA OBJETIVA 1 1) A arterite de Takayasu é considerada uma vasculite primária que se caracteriza por: a) acometer a aorta e seus principais ramos b) ser classificada como granulomatosa necrosante c) ter uma maior incidência

Leia mais

Engenharia Biomédica - UFABC

Engenharia Biomédica - UFABC Engenharia de Reabilitação e Biofeedback Coração Artificial Professor: Pai Chi Nan 1 Caso clínico Recordando a aula passada JCS, 52 anos, internado com infarto agudo do miocárdio (IAM). Foi tratado com

Leia mais

Diretrizes para o tratamento cirúrgico das doenças da aorta da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Diretrizes para o tratamento cirúrgico das doenças da aorta da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular ARTIGO ESPECIAL Diretrizes para o tratamento cirúrgico das doenças da aorta da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Guidelines for surgery of aortic diseases from Brazilian Society of Cardiovascular

Leia mais

3. A duração da fase aguda da dissecção aórtica é de: 1) 48 horas. 2) 7 dias. 3) 14 dias. 4) 28 dias. 5) 3 meses.

3. A duração da fase aguda da dissecção aórtica é de: 1) 48 horas. 2) 7 dias. 3) 14 dias. 4) 28 dias. 5) 3 meses. 1. Um paciente no segundo dia pós-operatório de correção aberta de aneurisma de aorta abdominal infra-renal apresenta diarréia com sangue. Qual diagnóstico diferencial deve ser pensado? 1) Colite isquêmica.

Leia mais

Sumário. Hipertransparência Radiológica. Embolia pulmonar. De causa pleural Pneumotórax De causa pulmonar

Sumário. Hipertransparência Radiológica. Embolia pulmonar. De causa pleural Pneumotórax De causa pulmonar 4ª Aula Prática Sumário Hipertransparência Radiológica De causa pleural Pneumotórax De causa pulmonar Generalizada: enfisema Localizada: bolhas, bronquiectasias, cavitação Embolia pulmonar Sumário O mediastino

Leia mais

Endoscopia rígida praticada em bovinos VET /2016-PT

Endoscopia rígida praticada em bovinos VET /2016-PT Endoscopia rígida praticada em bovinos VET 24 6.0 07/2016-PT Conjunto de telorressectoscopia de SEEH/HOSPES Desenvolvido na clínica de obstetrícia, ginecologia e andrologia para animais de grande e pequeno

Leia mais

Indicações e resultados do tratamento percutâneo das obstruções de via de saída do ventrículo esquerdo Célia Maria C. Silva

Indicações e resultados do tratamento percutâneo das obstruções de via de saída do ventrículo esquerdo Célia Maria C. Silva Indicações e resultados do tratamento percutâneo das obstruções de via de saída do ventrículo esquerdo Célia Maria C. Silva Declaro que não existe conflito de interesse nesta minha apresentação Estenose

Leia mais

PORTARIA Nº 123 DE 28 DE FEVEREIRO DE 2005

PORTARIA Nº 123 DE 28 DE FEVEREIRO DE 2005 PORTARIA Nº 123 DE 28 DE FEVEREIRO DE 2005 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, e Considerando a Portaria 1.169/GM, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Nacional de Atenção

Leia mais

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel CATETERISMO CARDÍACO CATETERISMO CARDÍACO Método diagnóstico invasivo É avaliada a presença ou não de estreitamentos nas artérias coronárias secundário às "placas de gordura" além do funcionamento das

Leia mais

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA VASCULAR

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA VASCULAR 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CIRURGIA VASCULAR 21. Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE ao mecanismo de ação da droga Cilostazol: a) Inibição da via da fosfodiesterase cíclica do tipo

Leia mais

Pressão Venosa Central e Pressão Arterial Média. Profa Sandra Zeitoun Aula 10 e 11

Pressão Venosa Central e Pressão Arterial Média. Profa Sandra Zeitoun Aula 10 e 11 Pressão Venosa Central e Pressão Arterial Média Profa Sandra Zeitoun Aula 10 e 11 Métodos de monitorização A monitorização de pacientes internados visa contribuir com o processo de reabilitação e cura.

Leia mais

Diretrizes para o tratamento cirúrgico das doenças da aorta da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - Atualização 2009

Diretrizes para o tratamento cirúrgico das doenças da aorta da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - Atualização 2009 DIRETRIZES DA AORTA Diretrizes para o tratamento cirúrgico das doenças da aorta da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Guidelines for surgery of aortic diseases from the Brazilian Society of

Leia mais

Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise. Prof André Montillo UVA

Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise. Prof André Montillo UVA Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise Prof André Montillo UVA Patologia Evolução Fisiológica A Partir dos 4 anos de idade haverá uma Obstrução da

Leia mais

PATOLOGIA E CLÍNICA CIRÚRGICA

PATOLOGIA E CLÍNICA CIRÚRGICA PATOLOGIA E CLÍNICA CIRÚRGICA HÉRNIAS RENATO LINHARES SAMPAIO INTRODUÇÃO CONCEITO É A PROTRUSÃO, INSINUAÇÃO OU PASSAGEM DE UM ÓRGÃO OU PARTE DELE, DE SUA CAVIDADE ORIGINAL PARA OUTRA VIZINHA, ATRAVÉS DE

Leia mais

HASTE PROXIMAL FEMORAL TÉCNICA CIRÚRGICA

HASTE PROXIMAL FEMORAL TÉCNICA CIRÚRGICA TÉCNICA CIRÚRGICA TÉCNICA CIRÚRGICA PFN Obs.: A técnica deve ser aplicada com o auxílio do intensificador de imagens. DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO E POSICIONAMENTO DA HASTE Coloque o Gabarito Visual sobre

Leia mais

O resultado do seu exame apresenta um aneurisma da aorta abdominal de grande dimensão (AAA) que poderá exigir cirurgia

O resultado do seu exame apresenta um aneurisma da aorta abdominal de grande dimensão (AAA) que poderá exigir cirurgia O resultado do seu exame apresenta um aneurisma da aorta abdominal de grande dimensão (AAA) que poderá exigir cirurgia O que acontece agora? Uma exame ecografia rápido rápida, gratuita e gratuito e indolor

Leia mais

Haste Femoral não Cimentada de Revisão com Fixação Distal VEGA Técnica Cirúrgica

Haste Femoral não Cimentada de Revisão com Fixação Distal VEGA Técnica Cirúrgica Haste Femoral não Cimentada de Revisão com Fixação Distal VEGA 82.30 - Técnica Cirúrgica VEGA Revision Cementless Femoral Stem With Distal Fixation MATERIAL: TITANIUM ( Ti 6Al 4V ELI ) ISO 5832-3 / ASTM

Leia mais

Marcos Sekine Enoch Meira João Pimenta

Marcos Sekine Enoch Meira João Pimenta FIBRILAÇÃO ATRIAL NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE CIRURGIA CARDÍACA COM CIRCULAÇÃO EXTRA-CORPÓREA. Avaliação de fatores pré-operatórios predisponentes e evolução médio prazo. Marcos Sekine Enoch Meira João

Leia mais

Avaliação pós-operatória do tratamento endovascular de aneurismas da aorta abdominal por angiotomografia com multidetectores*

Avaliação pós-operatória do tratamento endovascular de aneurismas da aorta abdominal por angiotomografia com multidetectores* rtigo Original Original rticle valiação pós-operatória de endoprótese da aorta abdominal valiação pós-operatória do tratamento endovascular de aneurismas da aorta abdominal por angiotomografia com multidetectores*

Leia mais

22 A Artéria Adamkiewicz tem origem, habitualmente:

22 A Artéria Adamkiewicz tem origem, habitualmente: Parte II: Conhecimento Específico Universidade Federal Fluminense 21 Na cirurgia eletiva de aneurisma de aorta, associada a rim em ferradura com o istmo funcionante e cobrindo grande parte da aorta abdominal,

Leia mais

PLACA TUBO PLACA ÓSSEA COM DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DESLIZANTE - PLACA TUBO BCPP 135º E 150º. Técnica Cirúrgica

PLACA TUBO PLACA ÓSSEA COM DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DESLIZANTE - PLACA TUBO BCPP 135º E 150º. Técnica Cirúrgica PLACA TUBO PLACA ÓSSEA COM DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DESLIZANTE - PLACA TUBO BCPP 135º E 150º Técnica Cirúrgica - 50.30 BCPP Tube Plate Placa Tubo BCPP - 135 o e 150 o Materiais Titânio - Ti 6Al 4V ELI ASTM

Leia mais

Sistema Circulatório. Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular. Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular. Angiologia

Sistema Circulatório. Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular. Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular. Angiologia Sistema Circulatório Aparelho Circulatório Aparelho cárdio-vascular Sistema Vascular Sistema Cárdio-Vascular Angiologia Sistema Circulatório Funções Meio de transporte Ligação metabólica entre diferentes

Leia mais

Projeto Diretrizes *

Projeto Diretrizes * * ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA E CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA DIRETRIZES PARA O TRATAMENTO DAS DOENÇAS DA AORTA... 195 Introdução... 196 Dissecções agudas da aorta... 197 Dissecções agudas tipo A... 197

Leia mais