Conteúdo: Introdução ao Estudo do Direito Civil: Descodificação; Diálogo de Fontes; Publicização do Direito; Constitucionalização do Direito.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conteúdo: Introdução ao Estudo do Direito Civil: Descodificação; Diálogo de Fontes; Publicização do Direito; Constitucionalização do Direito."

Transcrição

1 Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 01 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: Introdução ao Estudo do Direito Civil: Descodificação; Diálogo de Fontes; Publicização do Direito; Constitucionalização do Direito. Dúvidas rafaeldamota@gmail.com - BIBLIOGRAFIA - Autores Clássicos (não são muito indicados para concursos): Carlos Roberto Gonçalves - autor clássico mais indicado para concurso público, principalmente em concursos federais. Não aborda discussões e controvérsias atuais. Maria Helena Diniz - muito conservadora, não sendo muito indicada para concursos públicos. Caio Mário - grande civilista do século XX. Autores Contemporâneos: Luiz Edson Fachin - principal civilista atualmente, mas não possui um curso de direito civil, somente artigos sobre temas específicos. Gustavo Tepedino - também não possui um curso de direito civil. Coordena "Código Civil Anotado conforme a Constituição da República" - boa leitura complementar (não serve de leitura base).

2 Nelson Rosenvald e Cristiano Chaves - principal e melhor curso de direito para concurso público (mais completo, abordando temas controvertidos). Curso de Direito Civil - Flávio Tartuce Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona Manual de Direito Civil - Flávio Tartuce - mais resumido e superficial Lições de Direito Civil - Guilherme Couto de Castro (Ed. Impetus) - Leitura inicial com noções básicas de direito civil. I) Introdução ao Direito Civil: 1. Evolução Histórica: O direito civil sofreu modificações, passando de patrimonial para existencial (extrapatrimonial): Estado Absolutista (monárquico) direito divino dos reis. Estado interventor - intervenção violenta nas relações privadas. Iluminismo defendiam o direito natural, segundo o qual o direito decorre da própria natureza (simples fato de estar vivo), independente de outorga. Século das luzes, Racionalismo - baseava-se na razão, contestando o direito divino. Buscava limitar a intervenção do Estado nas relações privadas. Revoluções Burguesas instituem o Estado Liberal / Estado Moderno. As Constituições Liberais das Revoluções Burguesas consagravam os direitos fundamentais de 1ª geração - direitos individuais, dentre eles a liberdade do cidadão frente ao Estado. Buscavam limitar a intervenção do Estado nas relações privadas. Dentre as revoluções burguesas, a mais importante é a Revolução Francesa em razão da sua repercussão direta no direito civil.

3 Pós Revoluções Burguesas - Positivismo ("domesticar" o direito natural); Era das Codificações; Estado Legiferante (Legislativo forte). O Código Civil Napoleônico (1804) marcou o fim da Revolução Francesa e a positivação do direito natural. Para os burgueses, o Código Civil era sinônimo de Direito Civil, pois detinha o monopólio na tutela das relações jurídicas privadas. O Código Civil Napoleônico era baseado em um tripé: a) Propriedade privada, plena, absoluta, exclusiva e perpétua (não são extintos pelo não uso); b) Contrato autonomia da vontade, pacta sunt servanda (obrigatoriedade) e relatividade (efeitos entre as partes); c) Família patriarcal entre homem e mulher. Nessa época, tínhamos um direito civil patrimonialista e individualista (todos perante a lei são iguais - igualdade formal). O direito civil burguês de 1804 legitimava a exploração da classe trabalhadora por quem detinha os meios de produção. Brasil: vinda da família real para o Brasil (fugindo de Napoleão); Independência do Brasil; ª Constituição - consagrou os direitos de 1ª geração; Lei de Terras: institui o modo de produção capitalista no Brasil - transforma a terra em mercadoria; Lei Áurea - abolição da escravatura; 1889 República café com leite - baseada nos grandes proprietários de terra; 1898 Projeto de Código Civil é encaminhado ao Congresso;

4 1916 Código Civil é publicado, com vigência a partir de O CC de 1916 era quase uma cópia do Código Napoleônico - patrimonialista; individualista; pautado na propriedade privada, plena, absoluta e perpétua; contrato - autonomia da vontade, obrigatoriedade e relatividade; família patriarcal; legitima a exploração de quem tem a força de trabalha por quem detém os meios de produção. Constituição Mexicana (1917) e Constituição Weimar (México ) - inauguram os Estados Sociais, consagrando os direitos fundamentais de 2ª geração. Intervenção do Estado nas relações privadas com o objetivo de reduzir as desigualdades. Brasil Revolução de 30. Vargas - Estado Novo. Início do processo de descodificação e criação de microssistemas, a fim de garantir a intervenção do Estado nas relações privadas com o objetivo de reequilibrá-las, sendo tal fenômeno denominado de Publicização do Direito Privado. O diálogo de fontes é um fenômeno que decorre do processo de descodificação iniciado no Brasil em Prova MP RJ e MG - Disserte sobre a crise do direito civil? Trata-se da perda do monopólio do Código Civil na disciplina das relações privadas a partir do processo de descodificação iniciado em 1930 no Brasil Fim da 2ª Guerra Mundial. O maior positivista da história foi Hitler. Surge o pós positivismo - normatização dos princípios CF/88 - disciplinou temas de direito civil (não é constitucionalização do direito civil) - horizontalização da Constituição (aplicação entre particulares).

5 Constitucionalização do Direito Civil É um fenômeno que faz com que a Constituição esteja no centro do ordenamento jurídico privado (eficácia irradiante), lhe servindo de base axiológica, reorganizando o ordenamento jurídico e redefinindo todos os seus institutos a partir da legalidade constitucional - dignidade humana, igualdade material e solidariedade social. Questão de Concurso: Qual a diferença entre publicização do direito privado e constitucionalização do direito civil? Publicização do direito privado é a intervenção do Estado nas relações privadas com o objetivo de reequilibrá-las, enquanto a constitucionalização do direito civil é o fenômeno que faz com que a Constituição esteja no centro do ordenamento jurídico privado, lhe servindo de base axiológica, reorganizando o ordenamento jurídico e redefinindo todos os seus institutos a partir da legalidade constitucional (dignidade humana, igualdade material e solidariedade social). CC/02 - Efetividade (operabilidade), Socialidade e Eticidade. a) Efetividade - alterou a técnica legislativa utilizada no CC de 1916 da subsunção - aplicação da norma ao fato (Era Legiferante), o que engessava o poder criativo do magistrado (boca da lei). O CC/02, seguindo o modelo europeu, adotou a técnica das cláusulas gerais / abertas, devolvendo o poder criativo do magistrado (ponderação). As cláusulas gerais acabam gerando o ativismo judicial, cuja principal crítica é baseada na ausência de legitimidade. b) Socialidade - função social da posse, da propriedade, do contrato, da empresa, da família. c) Eticidade - boa fé objetiva.

DA RECODIFICAÇÃO DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO

DA RECODIFICAÇÃO DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO JOSELI LIMA MAGALHÃES Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco Professor Assistente de Direito Civil da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí. Professor de

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emgeral. Noções eprincípios do Direito Contratual. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emgeral Noções eprincípios do Direito Contratual Prof. Vinicius Marques Conceito clássico: é o negócio jurídico bilateral que visa à criação, modificação ou extinção de direitos

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE FLUMINENSE - UNIFLU

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE FLUMINENSE - UNIFLU FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE FLUMINENSE - UNIFLU FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO: Conteúdo e Aplicações Brasil: 1988 2006 Lydyane de Azevedo G. Paes Carolina Altoé Velasco ASSUNTO:

Leia mais

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade)

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Civil (Parte Geral) / Aula 03 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) 4. Direito

Leia mais

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE -

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 06 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS

Leia mais

DISCIPLINA: Introdução ao Estudo do Direito Privado I. CH total: 72h

DISCIPLINA: Introdução ao Estudo do Direito Privado I. CH total: 72h DISCIPLINA: Introdução ao Estudo do Direito Privado I CH total: 72h PROFESSORES: Aurisvaldo Sampaio e Gustavo Prazeres SEMESTRE DE ESTUDO: 2º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR011 1. EMENTA:

Leia mais

(a) Direito Público: constitucional, tributário, penal, processual, administrativo, ambiental, urbanístico, econômico, financeiro, etc.

(a) Direito Público: constitucional, tributário, penal, processual, administrativo, ambiental, urbanístico, econômico, financeiro, etc. DIREITO CONSTITUCIONAL I I. O Constitucionalismo. 1. A Classificação em Ramos do Direito Classificação dicotômica do Direito de Jean Domat: Público e Privado (a) Direito Público: constitucional, tributário,

Leia mais

AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1 AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Movimento teórico de revalorização do direito constitucional, de uma nova abordagem do papel da constituição no sistema jurídico 2 Surgiu a partir da segunda metade do

Leia mais

TEMA 5 O DIREITO PRIVADO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Aumento crescente de complexidade e fragmentação das relações sociais.

TEMA 5 O DIREITO PRIVADO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Aumento crescente de complexidade e fragmentação das relações sociais. Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão TEMA 5 O DIREITO PRIVADO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO Contextualização Ciência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Unidade de Ciências Sociais Aplicadas Curso: Direito Disciplina: Direito Civil VI Carga horária semestral: 64 h/a Teórica: 54 H Prática: 10 H Semestre/ano:1º/2016

Leia mais

IUS RESUMOS. Direito Civil e o Código Civil de Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Direito Civil e o Código Civil de Organizado por: Samille Lima Alves Direito Civil e o Código Civil de 2002 Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. DIREITO CIVIL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002... 3 1. Do Direito Civil... 3 1.1 Conceito de direito civil... 3 1.2 Princípios

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO CIVIL 1. Estrutura do direito civil e Evolução Histórica. O direito civil e relações privadas. A estrutura do direito civil é fácil, é binária, se divide em (I) parte geral e (II) parte especial. A evolução

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 01/09/2016 DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS PROFESSOR ELISA MOREIRA MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 01 - INTRODUÇÃO Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA A PROMOÇÃO E A TUTELA DA PESSOA HUMANA NO ORDENAMENTO BRASILEIRO: ESTUDO SOB A PERSPECTIVA CIVIL-CONSTITUCIONALISTA

PROJETO DE PESQUISA A PROMOÇÃO E A TUTELA DA PESSOA HUMANA NO ORDENAMENTO BRASILEIRO: ESTUDO SOB A PERSPECTIVA CIVIL-CONSTITUCIONALISTA PROJETO DE PESQUISA A PROMOÇÃO E A TUTELA DA PESSOA HUMANA NO ORDENAMENTO BRASILEIRO: ESTUDO SOB A PERSPECTIVA CIVIL-CONSTITUCIONALISTA FLAVIANO QUAGLIOZ CAMPOS, 2006 TEMA Proteção da Personalidade Humana

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A despatrimonialização do direito civil Leydslayne Israel Lacerda * INTRODUÇÃO A despatrimonialização do Direito Civil consiste na evolução do Direito Civil ao longo do tempo, além

Leia mais

Processo de Codificação

Processo de Codificação Eduardo Casassanta Processo de Codificação Desvantagens da Codificação Impede o desenvolvimento do direito, produto da vida social que não pode ficar circunscrito, limitado, aprisionado por estruturas

Leia mais

Fábio Konder Comparato

Fábio Konder Comparato Fábio Konder Comparato Contrato: - Forma Social que se funda a partir do relacionamento entre individuos mediado por objeto-mercadoria (material e/ou imaterial) Sujeito Objeto - Sujeito (decorrente da

Leia mais

Da reprodução assistida homóloga post mortem e a direita à sucessão legítima. Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO INTRODUÇÃO...

Da reprodução assistida homóloga post mortem e a direita à sucessão legítima. Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO INTRODUÇÃO... Da reprodução assistida homóloga post mortem e a direita à sucessão legítima Cód. barras: STJ00094960 (2012) SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 23 1 DA CONSTRUÇÃO DO INSTITUTO DA FILIAÇÃO E DE SUA PRETÉRITA CONCEITUAÇÃO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações

Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações 0 Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS Aula 01 Apontar bases tecnológicas relacionadas VOCÊ CONCORDA COM ISSO? 1 CONTEXTUALIZAÇÃO O homem como ser social. O papel das organizações na vida em sociedade. As relações

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão A constitucionalização do direito civil decorre do estudo e da interpretação do Código Civil com base em princípios fundamentais presentes na Constituição Federal. Sobre

Leia mais

Carga Horária: 36 h/a Período: 5º

Carga Horária: 36 h/a Período: 5º Disciplina: Tópicos Temáticos V Ano Letivo: Carga Horária: 36 h/a Período: 5º Pré-requisito: Tópicos Temáticos IV EMENTA Contrato de prestação de serviços. Contrato de empreitada. Contrato de depósito.

Leia mais

O Código Civil de 2002 (lei n /2002)

O Código Civil de 2002 (lei n /2002) O Código Civil de 2002 (lei n. 10.406/2002) - Comparações entre o Código Civil de 1916 e de 2002. - Princípios do Código Civil de 2002. - Direito Civil-constitucional Histórico da Codificação Civil no

Leia mais

MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL

MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL MODELOS DE ESTADO, MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL ESTÁCIO-CERS PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Jorge Munhós jorgemunhos@yahoo.com Facebook: jorgemunhos LIVROS

Leia mais

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19).

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19). 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS AO DIREITO CIVIL 1.1. CONCEITO DE DIREITO Conceituar direito, por incrível que pareça, é uma das tarefas mais tormentosas na doutrina, tendo em vista a dificuldade de sua definição

Leia mais

História do Direito Português Turma A Regente: Prof. Doutor António Pedro Barbas Homem. Introdução

História do Direito Português Turma A Regente: Prof. Doutor António Pedro Barbas Homem. Introdução História do Direito Português 2015-2016 Turma A Regente: Prof. Doutor António Pedro Barbas Homem Introdução Capítulo 1 Idade Média Capítulo 2 Idade Moderna Capítulo 3 Idade Contemporânea: século XIX (1820-1910)

Leia mais

O CONTRATO DE TRABALHO E O FENÔMENO DA REPERSONALIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO.

O CONTRATO DE TRABALHO E O FENÔMENO DA REPERSONALIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO. 142 O CONTRATO DE TRABALHO E O FENÔMENO DA REPERSONALIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO. Denise Clerot 1 1 INTRODUÇÃO A Constituição Federal de 1988 identificou como fundamentos do Estado Democrático de Direito,

Leia mais

DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES

DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES 18 DOS CONTRATOS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO DE 2002: PRINCÍPIOS BASILARES RESUMO SILVEIRA, Susani Trovo¹ GRAUPPE, Stefanie Alessandra² LUCATELLI, Isabella³ O objetivo principal do trabalho é, de forma

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná 3º Período Prof.ª Helena de Souza Rocha

Universidade Tuiuti do Paraná 3º Período Prof.ª Helena de Souza Rocha Universidade Tuiuti do Paraná 3º Período Prof.ª Helena de Souza Rocha 1 A Teoria da Constituição, segundo José Joaquim Gomes Canotilho: é uma ciência que estuda a teoria política e científica da Constituição.

Leia mais

Ciclo do ouro Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira

Ciclo do ouro Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Ciclo do ouro Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Ciclo do ouro. Curso

Leia mais

Aula 1 O Código Civil Brasileiro: Por Marcelo Câmara

Aula 1 O Código Civil Brasileiro: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1.1-O textodireito Civil como ramo do Direito Privado. 1.2-O fenômeno da codificação. 1.3-A codificação civil brasileira. 1.4-O Código Civil de 2002: 1.4.1-Estrutura 1.4.2-

Leia mais

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO

Leia mais

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Teoria da Constituição - 01 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1. Conceito de Constituição Sob um aspecto

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

Direito Civil Direito dos Contratos

Direito Civil Direito dos Contratos Direito Civil Direito dos Contratos Aula 01 Conceito de contrato e Princípios contratuais Prof. Aurélio Bouret @ Bouret @professor_aureliobouret Aurélio Bouret Aurélio Bouret www.masterjuris.com.br Prof.

Leia mais

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO

Aula 17 11) EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ANULAÇÃO RESCISÃO RESILIÇÃO RESOLUÇÃO Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 17 Continuação de Modalidades

Leia mais

Thinkr: Faculdade Legale

Thinkr: Faculdade Legale Thinkr: Faculdade Legale Curso: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019.1) Disciplina: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019-1) Aula: 01 - AULA 01-15/02/2019 - PARTE 01/01

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14 e Turno(s) Diurno X Noturno X

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14 e Turno(s) Diurno X Noturno X Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: Direito 2.

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES PROF. VICTOR EDUARDO S. LUCENA E-MAIL: VICTORLUCENA84@GMAIL.COM 2016.2 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 1. Objetivo; 2. Ementa; 3. Programa da Disciplina; 4. Bibliografia; 5. Avaliação;

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

SUMÁRIO. Nota prévia do coordenador à 2ª edição... 13

SUMÁRIO. Nota prévia do coordenador à 2ª edição... 13 SUMÁRIO Nota prévia do coordenador à 2ª edição... 13 Capítulo I REDESCOBRINDO AS FRONTEIRAS DO DIREITO CIVIL: UMA VIAGEM NA PROTEÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA... 19 Cristiano Chaves de Farias Capítulo II CONSTITUCIONALIZAÇÃO

Leia mais

TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS 16 TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES):

Leia mais

SUMÁRIO 1. DIREITO DE FAMÍLIA INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1. DIREITO DE FAMÍLIA INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1. DIREITO DE FAMÍLIA INTRODUÇÃO... 1 1.1 Conceito de Direito de Família. Estágio atual... 1 1.2 O novo Direito de Família. Princípios... 5 1.2.1 Direito Civil Constitucional e Direito de Família...

Leia mais

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1 TEORIA GERAL DOS CONTRATOS INTRODUÇÃO... 1 1.1 Conceito de contrato. Conceito clássico e conceito contemporâneo... 1 1.2 A suposta crise dos contratos... 5 1.3 A teoria do diálogo das fontes.

Leia mais

Noções Gerais de Direitos Humanos

Noções Gerais de Direitos Humanos Direitos Humanos Noções Gerais de Direitos Humanos Direitos Humanos Nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro, em si mesmo; todo homem é uma partícula do continente, uma parte da terra. A morte de um único

Leia mais

Ponto 3 AS FONTES E OS PRINCÍPIOS DO DIREITO COMERCIAL

Ponto 3 AS FONTES E OS PRINCÍPIOS DO DIREITO COMERCIAL Ponto 3 1 AS FONTES E OS PRINCÍPIOS DO DIREITO COMERCIAL 2 CONCEITO DIREITO COMERCIAL É O RAMO DO DIREITO QUE REGULA AS RELAÇÕES ECONÔMICAS DE MERCADO 3 AS FONTES DO DIREITO COMERCIAL - A LEI (norma jurídica)

Leia mais

A NOÇÃO DE PROPRIEDADE NO DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO

A NOÇÃO DE PROPRIEDADE NO DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO A NOÇÃO DE PROPRIEDADE NO DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO Daniela Vasconcellos Gomes Especialista em Direito Civil Contemporâneo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); aluna do Mestrado em Direito Ambiental

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Lislene Ledier Aylon 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito Civil III - Contratos 1.4 SÉRIE: 3ª TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5 CARGA

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO 2017 1. INFORMAÇÕES GERAIS Professor: Dr. Frederico Thales de Araújo Martos Departamento: Direito Privado Disciplina: Direito Civil V Série: 5ª Turmas: A

Leia mais

Conteúdo: Direitos da Personalidade - Direito ao Nome. Pessoa Jurídica.

Conteúdo: Direitos da Personalidade - Direito ao Nome. Pessoa Jurídica. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 08 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Direitos da Personalidade - Direito ao Nome. Pessoa Jurídica. 4. Espécies de Direitos

Leia mais

A RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO PACTA SUNT SERVANDA DIANTE DA NOVA TEORIA CONTRATUAL

A RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO PACTA SUNT SERVANDA DIANTE DA NOVA TEORIA CONTRATUAL A RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO PACTA SUNT SERVANDA DIANTE DA NOVA TEORIA CONTRATUAL Marcelo Casali Casseb 1 Com o advento dos Microssistemas Legais, em especial, o Código de Defesa do Consumidor, passamos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Aula Inaugural -Teoria Geral da Constituição Profº.. Francisco De Poli de Oliveira OBJETIVOS 1. Conhecer a Teoria Geral da Constituição; 2. Aplicar os conhecimentos aprendidos na

Leia mais

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares.

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares. CURSO DE DIREITO PROGRAMA DE DIREITO CIVIL II 3º PERÍODO: 80H/A AULA: TEÓRICA EMENTA Direito das obrigações. Obrigação. Obrigações de dar. Obrigações de fazer. Obrigações de não fazer. Obrigações alternativas.

Leia mais

SUMÁRIO VOLUME I TEORIA GERAL CAPÍTULO I CAPÍTULO II. Nota explicativa... 7 Advertência... 9

SUMÁRIO VOLUME I TEORIA GERAL CAPÍTULO I CAPÍTULO II. Nota explicativa... 7 Advertência... 9 SUMÁRIO VOLUME I TEORIA GERAL Nota explicativa... 7 Advertência... 9 CAPÍTULO I Sociedade. Conceito sociológico e jurídico... 11 Noção de grupo e de instituição, na Sociologia e no Direito... 11 O Estado

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão Assinale a alternativa incorreta: a) A palavra constitucionalismo possui vários sentidos, dentre eles um que a vincula ao surgimento das constituições escritas, formais,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES PLANO DE CURSO. PRÉ-REQUISITO(S) DIR (Introdução ao Estudo do Direito I)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES PLANO DE CURSO. PRÉ-REQUISITO(S) DIR (Introdução ao Estudo do Direito I) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES PLANO DE CURSO DEPARTAMENTO: Direito DISCIPLINA: TEORIA DO DIREITO CIVIL CÓDIGO: DIR 03781 CARGA HORÁRIA: 60 HS PRÉ-REQUISITO(S) DIR 00298 (Introdução ao Estudo

Leia mais

O PROCEDIMENTO DE INTERDIÇÃO COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELO ESTATUTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O PROCEDIMENTO DE INTERDIÇÃO COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELO ESTATUTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA O PROCEDIMENTO DE INTERDIÇÃO COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELO ESTATUTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Bruna Rocha Passos 1 RESUMO O presente estudo aborda o procedimento de interdição a partir das modificações

Leia mais

IUS RESUMOS. Aquisição da personalidade civil e os direitos do nascituro. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Aquisição da personalidade civil e os direitos do nascituro. Organizado por: Samille Lima Alves Aquisição da personalidade civil e os direitos do nascituro Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. AQUISIÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E OS DIREITOS DO NASCITURO... 3 1. Das pessoas como sujeitos

Leia mais

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli O pensamento sociológico no séc. XIX Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Avisos Horário de Bate Papo: sextas-feiras, 17hs às 17hs:30 Atenção com o prazo de envio das respostas das atividades eletrônicas.

Leia mais

a) Liberatória (art. 299 CC) o devedor originário está exonerado do vínculo obrigacional.

a) Liberatória (art. 299 CC) o devedor originário está exonerado do vínculo obrigacional. Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Direito Civil / Aula 12 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: Obrigações: V - Transmissão das Obrigações: 2. Assunção de Dívida. Contratos: Teoria Geral

Leia mais

DO CONSTITUCIONALISMO LIBERAL A EVOLUÇÃO PARA O ESTADO SOCIAL E O NEOCONSTITUCIONALISMO DIREITO CONSTITUCIONAL III

DO CONSTITUCIONALISMO LIBERAL A EVOLUÇÃO PARA O ESTADO SOCIAL E O NEOCONSTITUCIONALISMO DIREITO CONSTITUCIONAL III DO CONSTITUCIONALISMO LIBERAL A EVOLUÇÃO PARA O ESTADO SOCIAL E O NEOCONSTITUCIONALISMO DIREITO CONSTITUCIONAL III Constitucionalismo: aspectos históricos. Quando e como surgiu o Constitucionalismo? Final

Leia mais

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império

França Napoleônica. Periodização. Consulado Cem Dias Império França Napoleônica Revolução Francesa Diretório Napoleão - Cônsul 18 Brumário - 1799 Segunda Coligação - 1799 Conservadora Áustria, Prússia e Rússia Nascimento Campanha da Itália -1797 Ilha francesa Córsega

Leia mais

I A LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL (LICC)

I A LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL (LICC) SUMÁRIO Agradecimentos... 19 Nota do autor... 21 Prefácio... 23 Capítulo I A LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL (LICC) 1. Introdução ao estudo do Direito... 25 2. Características, conteúdo e funções da

Leia mais

Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/ Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social

Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/ Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/2013 - Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social Direito, Ética e Justiça Estudo das interações entre Direito, ética e justiça. Origens e compreensões

Leia mais

Sumário. Capítulo I A Lei de Introdução

Sumário. Capítulo I A Lei de Introdução Sumário Nota do autor à segunda edição... 21 Nota do autor à primeira edição... 23 Prefácio à segunda edição... 25 Prefácio à primeira edição... 31 Capítulo I A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Leia mais

Autora: Daniela Vasconcellos Gomes Advogada, Especialista em Direito Civil Contemporâneo pela UCS Publicado na Edição

Autora: Daniela Vasconcellos Gomes Advogada, Especialista em Direito Civil Contemporâneo pela UCS Publicado na Edição A noção de propriedade no direito civil contemporâneo Autora: Daniela Vasconcellos Gomes Advogada, Especialista em Direito Civil Contemporâneo pela UCS Publicado na Edição 18-25.06.2007 Sumário: Introdução.

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

SOLIDARIEDADE SOCIAL E SOCIALIDADE NA DISCIPLINA DA LIBERDADE CONTRATUAL

SOLIDARIEDADE SOCIAL E SOCIALIDADE NA DISCIPLINA DA LIBERDADE CONTRATUAL SOLIDARIEDADE SOCIAL E SOCIALIDADE NA DISCIPLINA DA LIBERDADE CONTRATUAL Gerson Luiz Carlos Branco 1 RESUMO: O objetivo deste trabalho aprofundar o debate sobre um importante aspecto da eficácia do art.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Dimensões de direitos fundamentais: direitos fundamentais são direitos históricos e foram surgindo em momentos distintos, conforme as necessidades

Leia mais

SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO... 1 1.1 Aspectos gerais de Direito Privado... 1 1.1.1 Introdução... 1 1.1.2 As fontes do direito. A lei. As formas de integração da norma jurídica e as ferramentas do sistema

Leia mais

Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real.

Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. O que foram os movimentos de pré-independência? Séculos XVIII e XIX grandes mudanças afetaram o Brasil... MUNDO... Hegemonia das ideias

Leia mais

REGINA QUARESMA MARIA LÚCIA DE PAULA OLIVEIRA Coordenadoras. Direito Constitucional Brasileiro. Perspectivas e controvérsias contemporâneas

REGINA QUARESMA MARIA LÚCIA DE PAULA OLIVEIRA Coordenadoras. Direito Constitucional Brasileiro. Perspectivas e controvérsias contemporâneas REGINA QUARESMA MARIA LÚCIA DE PAULA OLIVEIRA Coordenadoras Direito Constitucional Brasileiro Perspectivas e controvérsias contemporâneas Alexandre dos Santos Aragão Ana Paula de Barcellos Aurélio Wander

Leia mais

Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula / facebook: Rafael da Mota Mendonça

Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula / facebook: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Flex B ( 2014 ) Matéria/Aula : Direito Civil ( Contratos, Consumidor e Obrigações) / aula 01 Professor: Rafael da Mota Mendonça E-mail: rafaeldamota@gmail.com / facebook: Rafael da Mota Mendonça

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 5: Propriedade. Aspectos gerais

DIREITO CIVIL IV AULA 5: Propriedade. Aspectos gerais DIREITO CIVIL IV AULA 5: Propriedade. Aspectos gerais 1. Conceito de propriedade O código civil não definiu a propriedade Para Carlos Roberto Gonçalves, o direito de propriedade pode ser definido como

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Princípios de Direito Constitucional Internacional Profª. Liz Rodrigues - Art. 4º, CF/88: A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - PRINCÍPIOS. Prof. Dra. Nara Suzana Stainr Pires

DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - PRINCÍPIOS. Prof. Dra. Nara Suzana Stainr Pires DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - PRINCÍPIOS Prof. Dra. Nara Suzana Stainr Pires Regras que funcionam como parâmetros para a interpretação das demais normas jurídicas NORTEADORES/ORIENTADORES NÃO IMPÕEM UMA

Leia mais

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação Aula 6 Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação 1 O declínio colonial Setor 1605 2 A crise do Sistema Colonial ealvespr@gmail.com Contexto 1.1 O Declínio Colonial no Brasil

Leia mais

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 2º Período.

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 2º Período. Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento: 400 Coordenadora: Rosa Santos Subcoordenador: Armando Castro Planificação Trimestral de História A 2º Período 11º Ano Professor:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Dignidade da pessoa humana Rodrigo Hage O princípio da dignidade da pessoa humana como norteador das relações familiares "...Família, família Cachorro, gato, galinha Família, família

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III PROFESSORA: IVANA BONESI RODRIGUES LELLIS TURMA: 4º AM / BM

Leia mais

Sumário. Agradecimentos Nota dos autores à 4ª edição Coleção sinopses para concursos Guia de leitura da Coleção...

Sumário. Agradecimentos Nota dos autores à 4ª edição Coleção sinopses para concursos Guia de leitura da Coleção... Sumário Agradecimentos... 13 Nota dos autores à 4ª edição... 15 Coleção sinopses para concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

Leia mais

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS TEORIA GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO. Segundo o doutrinador Carlos Roberto Gonçalves, assim define-se contrato: Contrato é o acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. Constitui

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 7º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL V NOME DO CURSO: DIREITO

1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 7º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL V NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 7º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL V NOME DO CURSO: DIREITO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 2. EMENTA Família: evolução histórica e espécies.

Leia mais

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR VII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) 25 de novembro de 2014

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR VII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) 25 de novembro de 2014 O RECONHECIMENTO DA PERSONALIDADE JURÍDICA DO NASCITURO ATRAVÉS DA TEORIA CONCEPCIONISTA Júlia Gracieli Specht 1 Evandro Gewehr Vargas 2 Claudia Taís Siqueira Cagliari 3 SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO. 2 CONCEITO

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO

TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO CUSTÓDIO DA PIEDADE U. MIRANDA Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Leia mais

EDITAL Nº 094/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA FDV 2017/1

EDITAL Nº 094/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA FDV 2017/1 EDITAL Nº 094/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA FDV 2017/1 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 6 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina Código DIREITOS REAIS I 118 Curso Período Turma (s) Carga Horária 32 horas-relógio Graduação 9º Período A, B e D 39 horas-aula Eixo de Formação Eixo

Leia mais

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I APRESENTAÇÃO Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA

Leia mais

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL

MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL MONITORIA 2017 DIREITO CIVIL DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO I 1. Introdução ao direito internacional privado: objeto, denominação e método; 2. Fontes do DIPRI; 3. História do DIPRI; 4. Regras de conexão;

Leia mais

PLANO DE CURSO FUND. HISTÓRICO-SISTEMÁTICOS DO DIREITO (CÓD.: ENEX 60103) ETAPA: 1ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO FUND. HISTÓRICO-SISTEMÁTICOS DO DIREITO (CÓD.: ENEX 60103) ETAPA: 1ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FUND. HISTÓRICO-SISTEMÁTICOS DO DIREITO (CÓD.: ENEX 60103) ETAPA: 1ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE Línguas e Humanidades DISCIPLINA:História ANO:11ºA Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: _1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas *Compreender

Leia mais

A FUNÇÃO SOCIAL NAS RELAÇÕES PRIVADAS

A FUNÇÃO SOCIAL NAS RELAÇÕES PRIVADAS Marcos Ehrhardt Júnior Fabíola Albuquerque Lobo Coordenadores A FUNÇÃO SOCIAL NAS RELAÇÕES PRIVADAS Área específica DIREITO CIVIL Áreas afins Direito Empresarial, Direito do Consumidor Esta reunião de

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro PROFESSOR RESPONSÁVEL: Odete Uzêda da Cruz DISCIPLINA: HISTÓRIA (2º Ano do Ensino Médio Integrado) CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 60 h/aula CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Curso preparatório para o concurso: Polícia Rodoviária Federal Professor : Gustavo de Lima Pereira Contato: gustavo.pereira@pucrs.br AULA 1 AFIRMAÇÃO HISTÓRICA E TEORIA GERAL

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VI CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 60 HORAS/AULA PRÉ-REQUISITO: DIREITO CIVIL V

PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VI CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 60 HORAS/AULA PRÉ-REQUISITO: DIREITO CIVIL V CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VI CRÉDITOS: 03 CARGA HORÁRIA: 60 HORAS/AULA PRÉ-REQUISITO: DIREITO CIVIL V PLANO DE ENSINO EMENTA A Família: origem e evolução histórica. Direito de Família: conceito

Leia mais

IUS RESUMOS. Da Personalidade e da Capacidade. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Da Personalidade e da Capacidade. Organizado por: Samille Lima Alves Da Personalidade e da Capacidade Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 3 1. Da Pessoa e da Personalidade... 3 1.1 Conceito e espécies de Pessoa... 3 1.2 Personalidade

Leia mais

Princípio da Afetividade no Direito de Família

Princípio da Afetividade no Direito de Família Ricardo Lucas Calderón Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Pós-graduado em Teoria Geral do Direito e em Direito Processual Civil. Professor dos cursos de pós-graduação da

Leia mais

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas STJ00053804 LUÍS ROBERTO BARROSO (organizador) Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade de Yale. Doutor Livre-docente

Leia mais