Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prontuário do paciente (médico) é um documento único. constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens"

Transcrição

1 AULA 11

2 Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada no indivíduo. Resolução CFM n /02

3 O prontuário médico também conhecido como o prontuário do paciente é o conjunto de documentos referentes à assistência prestada a um determinado paciente.

4

5 Registro obrigatório em prontuário único das atividades desenvolvidas pelas diversas categorias profissionais médico, enfermeiro, odontólogo, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, farmacêutico, pessoal auxiliar.

6 Instrumento de apoio à assistência ao paciente Instrumento de diagnóstico

7 Documento de defesa do médico e da instituição de saúde Indicação epidemiológica Meio de comunicação entre os profissionais de uma equipe de saúde

8 Instrumento para continuidade do atendimento Suporte para a área administrativa no que diz respeito aos aspectos financeiro e legal Fonte para ensino e pesquisa científica

9 Escrever a lápis. Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho. Deixar folhas em branco. Fazer anotações que não se referem à paciente.

10 1. Ao paciente 2. Ao médico para sua defesa 3. Ao hospital para sua defesa

11 1. Apenas o paciente ou seu representante legal mediante Procuração. 2. Em caso de falecimento: o representante legal 3. O Conselho Regional de Medicina.

12 ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DO PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE

13 O Código de Ética Médica estabelece: É vedado ao Médico: Art Deixar de elaborar prontuário médico legível para cada paciente.

14 É vedado ao Médico: Art Negar ao paciente acesso ao seu prontuário médico, ficha clínica ou similar, bem como deixar de dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionar riscos para o paciente ou para terceiros.

15 É vedado ao Médico: Art Deixar de fornecer laudo médico ao paciente, quando do encaminhamento ou transferência para fins de continuidade do tratamento, ou em caso de solicitação de alta.

16 A Resolução CFO 42 de 20/05/2003 prevê, no capítulo III, os deveres fundamentais do odontólogo e no art. 5º há referência ao segredo profissional, elaboração e atualização do prontuário com garantia do acesso e concessão de cópia mediante recibo de entrega.

17 RESOLUÇÃO COFEN 311/2007 Art Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal. 1º - Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.

18 A Lei nº de dispõe sobre o exercício da enfermagem; foi regulamentada pelo Decreto nº de e prevê no seu art. 14 item II anotar no prontuário do paciente as atividades da assistência de enfermagem.

19 Resolução CFM n 1.605/00 Normatiza a revelação do sigilo médico e o acesso ao prontuário médico. Art. 1 - O médico não pode, sem o consentimento do paciente, revelar o conteúdo do prontuário ou ficha médica.

20 Art. 2 - Nos casos do art. 269 do Código Penal, onde a comunicação do doença é compulsória, o dever do médico restringe-se exclusivamente a comunicar tal fato à autoridade competente, sendo proibida a remessa do prontuário médico do paciente.

21 Art. 3 - Na investigação da hipótese de cometimento de crime, o médico está impedido de revelar segredo que possa expor o paciente a processo criminal.

22 Art. 4 - Se na instrução de processo criminal for requisitada, por autoridade judiciária competente, a apresentação do conteúdo do prontuário ou da ficha médica, o médico disponibilizará os documentos ao perito nomeado pelo juiz, para que neles seja realizada perícia restrita aos fatos questionados.

23 Art. 5 - Se houver autorização expressa do paciente, tanto na solicitação como em documento diverso, o médico poderá encaminhar a ficha ou prontuário médico diretamente à autoridade requisitante.

24 Art. 6 - O médico deverá fornecer cópia da ficha ou do prontuário médico desde que solicitado pelo paciente ou requisitado pelos Conselhos Federal ou Regional de Medicina.

25 Art. 7 - Para sua defesa judicial, o médico poderá apresentar a ficha ou prontuário médico à autoridade competente, solicitando que a matéria seja mantida em segredo de justiça.

26 Art. 8 - Nos casos não previstos nesta resolução e sempre que houver conflito no tocante à remessa ou não dos documentos à autoridade requisitante, o médico deverá consultar o Conselho de Medicina, onde mantém sua inscrição, quanto ao procedimento a ser adotado.

27 Sigilo Médico: CEM Art. 73 Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por justa causa, dever legal ou autorização expressa do paciente.

28 Parágrafo único: Permanece essa proibição: a) Mesmo que o fato seja de conhecimento público ou que o paciente tenha falecido. b) Quando do depoimento como testemunha. Nesta hipótese, o médico comparecerá perante a autoridade e declarará seu impedimento.

29 CEM, Art. 74: Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.

30 CEM, Art. 74: Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.

31 Art. 77 É vedado ao médico prestar a empresas seguradoras qualquer informação sobre as circunstâncias da morte de paciente seu, além daquelas contidas no próprio atestado de óbito, salvo por expressa autorização do responsável legal ou sucessor. (Alterado pela Res. CFM n /12)

32 Art. 78 É vedado ao médico deixar de orientar seus auxiliares e alunos a respeitar o sigilo profissional e zelar para que seja por eles mantido.

33 Auditoria: Enquadra-se no princípio do dever legal já que tem o mesmo atribuições de perícia. O auditor tem direito, inclusive, de examinar o paciente, para confortar o descrito no prontuário com o real estado do paciente, tudo porém em perfeita sintonia com o que determina o vigente Código de Ética Médica.

34 O Registro Eletrônico e a Digitalização

35 Resolução CFM n 1.821/07: Aprova as normas técnicas concernentes à digitalização e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos prontuários dos pacientes autorizando a eliminação do papel e a troca de informação identificada em saúde.

36 Guarda de Prontuário: Resolução CFM 1.821/07: 1. Estabelece o prazo mínimo de 20 anos, a partir do último registro, para a preservação dos prontuários em suporte de papel.

37 Guarda de Prontuário: Resolução CFM 1.821/07 2. Autoriza a digitalização dos prontuários, desde que o modo de armazenamento dos documentos obedeça a norma específica de digitalização. 3. Estabelece a guarda permanente para os prontuários de pacientes arquivados eletronicamente.

38 Resolução CFM n 1821/07 1. Aprova o Manual de Cerificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde, versão 3.0 e outra versão aprovada pelo Conselho Federal de Medicina. 2. Autorizou o digitalização dos prontuários dos pacientes.

39 Resolução CFM n 1821/07 3. Autorizou o uso de sistemas informatizados para a guarda e manuseio de prontuários de pacientes e para troca de informação identificada em saúde, eliminando a obrigatoriedade do registro em papel, desde que estes sistemas atendam integralmente aos registros de Nível de garantia de segurança, estabelecidos no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde.

40 . No caso de microfilmagem, os prontuários microfilmados poderão ser eliminados de acordo com a legislação específica que regulamenta essa área e após análise obrigatória da Comissão de Revisão de Prontuários da unidade médico-hospitalar geradora do arquivo.

41 casos: O prontuário médico ou do paciente pode ser entregue nestes a) Autorização por escrito do paciente. b) Atendimento de ordem judicial. c) Defesa do próprio médico. d) Presença de justo motivo

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRONTUÁRIO MÉDICO OU DO PACIENTE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CONCEITO Prontuário do paciente (médico) é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas

Leia mais

PRONTUÁRIO MÉDICO PRONTUÁRIO DO PACIENTE. Conselheiro Aizenaque Grimaldi de Carvalho

PRONTUÁRIO MÉDICO PRONTUÁRIO DO PACIENTE. Conselheiro Aizenaque Grimaldi de Carvalho PRONTUÁRIO MÉDICO PRONTUÁRIO DO PACIENTE Conselheiro Aizenaque Grimaldi de Carvalho Hipócrates, no século 5 A.C., dizia que o registro médico deveria refletir exatamente o curso da doença e indicar as

Leia mais

DOCUMENTOS MÉDICOS. Documento:

DOCUMENTOS MÉDICOS. Documento: PRONTUÁRIO MÉDICO DOCUMENTOS MÉDICOS Documento: 1 - Qualquer base de conhecimento, fixada materialmente e disposta de maneira que se possa utilizar para consulta, estudo, prova, etc. (Buarque de Holanda).

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 EMENTA: DOCUMENTAÇÃO MÉDICA DO PACIENTE. DEVER DE GUARDA. CONJUNTO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CUIDADOS MÉDICOS. SIGILO PROFISSIONAL. Serve o presente para

Leia mais

Ética e sigilo na divulgação de. médicas. Jorge R. Ribas Timi

Ética e sigilo na divulgação de. médicas. Jorge R. Ribas Timi Ética e sigilo na divulgação de informações médicas Jorge R. Ribas Timi Por que se faz divulgação de assuntos médicos? 1. Informação 2. publicidade Exercer a Medicina é respeitar o Código de Ética Médica

Leia mais

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG CURSO DE ÉTICA MÉDICA - 2016 Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Sigilo Profissional Demanda Judicial Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Princípio

Leia mais

ÉTICA MÉDICA. Código de Ética Médica - Resolução do Conselho Federal de Medicina n , de 17 de setembro de 2009

ÉTICA MÉDICA. Código de Ética Médica - Resolução do Conselho Federal de Medicina n , de 17 de setembro de 2009 AULA 29 ÉTICA MÉDICA Código de Ética Médica - Resolução do Conselho Federal de Medicina n. 1.931, de 17 de setembro de 2009 COLTRI, Marcos; DANTAS, Eduardo. Comentários ao código de ética médica. 2. ed.

Leia mais

PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011)

PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011) PARECER CREMEB 23/11 (Aprovado em Sessão da 1ª Câmara de 04/08/2011) EXPEDIENTE CONSULTA N.º 194.174/10 Assunto: Manuseio de Prontuário por auditores do SUS de área de qualificação diversa da Medicina,

Leia mais

PARECER CRM/MS N 2/2017 PROCESSO CONSULTA CRM/MS N. 026/2016. INTERESSADO:

PARECER CRM/MS N 2/2017 PROCESSO CONSULTA CRM/MS N. 026/2016. INTERESSADO: 1 PARECER CRM/MS N 2/2017 PROCESSO CONSULTA CRM/MS N. 026/2016. INTERESSADO: A.I.DE L. Diretor Clinico do HU-UFGD/EBSERH ASSUNTO: Fornecimento de informações contidas nos prontuários de pacientes/ sigilo

Leia mais

QUALIDADE DOS ARQUIVOS MÉDICOS UNIMED LITORAL

QUALIDADE DOS ARQUIVOS MÉDICOS UNIMED LITORAL QUALIDADE DOS ARQUIVOS MÉDICOS UNIMED LITORAL Caro prestador! Com a intenção de auxiliar na qualificação dos processos operacionais, agrupamos as informações abaixo para orientar as equipes assistenciais

Leia mais

Tópicos da aula de hoje. Sigilo Médico. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde AULA 19

Tópicos da aula de hoje. Sigilo Médico. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde AULA 19 AULA 19 Tópicos da aula de hoje Sigilo Médico Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde A quebra do sigilo médico enseja ação indenizatória por dano moral

Leia mais

Sigilo Profissional. Cons. Hermann A. V. Von Tiesenhausen CRMMG

Sigilo Profissional. Cons. Hermann A. V. Von Tiesenhausen CRMMG Sigilo Profissional Cons. Hermann A. V. Von Tiesenhausen CRMMG UNIFESP SÃO PAULO Princípio do Sigilo Hipócrates Sobre aquilo que vir ou ouvir respeitante à vida dos doentes, no exercício da minha profissão

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 09/ /02/2013

PARECER CREMEC Nº 09/ /02/2013 PARECER CREMEC Nº 09/2013 23/02/2013 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC nº 406/2012 Interessado: Laboratório Clementino Fraga Ltda Assunto: Remessa de laudos de exames para operadora Relator: Dr. Antônio

Leia mais

PRONTUÁRIO MÉDICO. Conselheiro: Renato Françoso Filho

PRONTUÁRIO MÉDICO. Conselheiro: Renato Françoso Filho PRONTUÁRIO MÉDICO Conselheiro: Renato Françoso Filho ASPECTOS ÉTICOS NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE CAPÍTULO II - DIREITOS DO MÉDICO É direito do médico: I - Exercer a Medicina sem ser discriminado por questões

Leia mais

INTERESSADO: W. N. dos S. Diretor Geral do Hospital Vale do Guaporé. CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra. Hildenete Monteiro Fortes

INTERESSADO: W. N. dos S. Diretor Geral do Hospital Vale do Guaporé. CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra. Hildenete Monteiro Fortes 1 1 2 3 4 5 6 7 PROCESSO CONSULTA CRM-MT Nº 16/2013 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 23/2013 DATA DA ENTRADA: 23 de outubro de 2013 INTERESSADO: W. N. dos S. Diretor Geral do Hospital Vale do Guaporé CONSELHEIRA

Leia mais

SIGILO PROFISSIONAL NA ERA DA INFORMAÇÃO

SIGILO PROFISSIONAL NA ERA DA INFORMAÇÃO XII SEMINÁRIO SOBRE RESPONSABILIDADE MÉDICA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DA BAHIA A RESPONSABILIDADE MÉDICA PELA VIOLAÇÃO DO DEVER DE SIGILO PROFISSIONAL NA ERA DA INFORMAÇÃO ÉRICA DE MENESES

Leia mais

UNIFESP. Comissão de Ética Médica CREMESP

UNIFESP. Comissão de Ética Médica CREMESP UNIFESP Comissão de Ética Médica CREMESP PRONTUÁRIO RIO MÉDICOM Conceito É um conjunto de documentos médicos padronizados e ordenados, destinados ao registro dos cuidados profissionais prestados ao paciente

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 21/ /07/2011

PARECER CREMEC Nº 21/ /07/2011 PARECER CREMEC Nº 21/2011 23/07/2011 Processo-Consulta Protocolo CREMEC nº 3343/2011 Interessado: José Maria Barbosa Soares - Cel. QOPM Diretor de Saúde e Assistência Social da PMCE Assunto: informação

Leia mais

Governança Corporativa. A visão legal dos Riscos Corporativos. Ricardo Abreu. Emerson Eugenio de Lima. Brasil Estados Unidos Canadá Paraguai

Governança Corporativa. A visão legal dos Riscos Corporativos. Ricardo Abreu. Emerson Eugenio de Lima. Brasil Estados Unidos Canadá Paraguai Governança Corporativa Ricardo Abreu A visão legal dos Riscos Corporativos Emerson Eugenio de Lima Brasil Estados Unidos Canadá Paraguai França Espanha Portugal Ucrânia GOVERNANÇA CORPORATIVA CORPORATE

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 38.981/05 Assunto: Emissão de laudos médicos, a pedido do próprio paciente, para fins periciais da Previdência Social. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa: Os laudos e autos

Leia mais

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS

De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS De: Junta Médica Pericial Para: Médico Assistente SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS PARA FINS PERICIAIS NOME DO SEGURADO: Idade: Como médico assistente, solicito, a pedido do(a) segurado(a) abaixo assinado,

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 70.906/2014 Assunto: Encaminhamento de cópias de laudos médicos periciais a Delegado de Polícia. Relatora: Dra. Claudia Tejeda Costa, Advogada do. Parecer

Leia mais

Gestão de Documentos Case FSFX. Mitigação de riscos, segurança do paciente, obtenção e manutenção das certificações.

Gestão de Documentos Case FSFX. Mitigação de riscos, segurança do paciente, obtenção e manutenção das certificações. Gestão de Documentos Case FSFX Mitigação de riscos, segurança do paciente, obtenção e manutenção das certificações. Fundação São Francisco Xavier e Fundação Educacional São Francisco Xavier Fundação de

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS DR. ULISSES MARTINS MINICUCCI DELEGADO SUPERINTENDENTE ADJUNTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS Data: 21/06/2018 Horário: 20:00h Ética - conceito: Conjunto de normas e atitudes de caráter

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.171, DE

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.171, DE RESOLUÇÃO CFM Nº 2.171, DE 30.10.2017 Regulamenta e normatiza as Comissões de Revisão de Óbito, tornando-as obrigatórias nas instituições hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O CONSELHO

Leia mais

XXVIII CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO UBATUBA Abril de Curso Gestão da Informação em Saúde

XXVIII CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO UBATUBA Abril de Curso Gestão da Informação em Saúde XXVIII CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO UBATUBA Abril de 2014 Curso Gestão da Informação em Saúde Prontuário Eletrônico do Cidadão PEC Registro Eletrônico de Saúde RES O QUE SÃO

Leia mais

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07

PARECER CREMEC N º 14/ /05/07 PARECER CREMEC N º 14/2007 14/05/07 PROCESSO-CONSULTA: Protocolo CREMEC Nº 5.313/04 INTERESSADO: DIRETORIA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ ASSUNTO: TEMPO DE GUARDA E MICROFILMAGEM DE PRONTUÁRIOS MÉDICOS PARECERISTAS:

Leia mais

Documentos médicos e Comissões Obrigatórias. Luiz Augusto Rogério Vasconcellos Conselheiro do CREMEB

Documentos médicos e Comissões Obrigatórias. Luiz Augusto Rogério Vasconcellos Conselheiro do CREMEB Documentos médicos e Comissões Obrigatórias Conflito de interesse Gerente Médico Ética Médica Revisão de Prontuário Revisão de Óbito Comissão de Controle de Infecção Hospitalar Comissão de Ética Médica

Leia mais

DESPACHO SEJUR N.º 373/2016

DESPACHO SEJUR N.º 373/2016 DESPACHO SEJUR N.º 373/2016 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 13/07/2016) Interessado: P. S. R. A. Expedientes n.º 6829/2016 Assunto: Análise Jurídica. Utilização de novas tecnologias. Necessidade de

Leia mais

Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas. Sigilo Médico X Adolescente

Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas. Sigilo Médico X Adolescente Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas Sigilo Médico X Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 Proteção integral, prioridade e política de atendimento à criança e ao adolescente.

Leia mais

Análise do Prontuário. Especialização em Terapia Intensiva SOBRATI

Análise do Prontuário. Especialização em Terapia Intensiva SOBRATI Análise do Prontuário Especialização em Terapia Intensiva SOBRATI Conceito: Prontuário do Paciente é o conjunto de documentos padronizados e ordenados, destinados ao registro dos cuidados profissionais,prestados

Leia mais

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E AUTÁRQUICOS EM SÃO CAETANO DO SUL

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E AUTÁRQUICOS EM SÃO CAETANO DO SUL SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS E AUTÁRQUICOS EM SÃO CAETANO DO SUL Rua Engenheiro Rebouças, 74 - Seio Caetano do Sul - SP Telefax: (11) 4226.1567 - e-mail: sindserv.scseterra.com.br NOTA DO DEPTO. JURÍDICO

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM 62/2012 PARECER CFM 47/2017 INTERESSADO:

PROCESSO-CONSULTA CFM 62/2012 PARECER CFM 47/2017 INTERESSADO: PROCESSO-CONSULTA CFM nº 62/2012 PARECER CFM nº 47/2017 INTERESSADO: Ministério da Previdência e Assistência Social ASSUNTO: Atuação de médicos peritos na força-tarefa com o Ministério Público Federal

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 Aprova as "Normas Técnicas para o Uso de Sistemas Informatizados para a Guarda e Manuseio do Prontuário Médico", dispõe sobre tempo de guarda dos prontuários, estabelece critérios

Leia mais

Transferência Inter-hospitalar

Transferência Inter-hospitalar Resolução Resolução CFM 1.672 Código de Ética Médica Cons. Málbio Resolução CFM Nº 1.672/03 Ambulância tipo A - ambulância de transporte, é o veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes

Leia mais

PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS:

PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS: PARECER CFM Nº 42/2016 INTERESSADOS: CRM-ES; direção técnica do Hospital Unimed Limeira; serviço social da empresa Usina Central do Paraná S/A; direção técnica do Hospital São José dos Pinhais. ASSUNTO:

Leia mais

Hospital Moinhos de Vento Protagonismo & Excelência

Hospital Moinhos de Vento Protagonismo & Excelência Hospital Moinhos de Vento Protagonismo & Excelência Nossa História Em 2 de outubro de 1927, é inaugurado o Hospital Alemão para atender todos os doentes, independente de raça, credo religioso, nacionalidade

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 32/ /10/2010

PARECER CREMEC Nº 32/ /10/2010 PARECER CREMEC Nº 32/2010 01/10/2010 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLOS CREMEC 6925/10 e 6934/10 INTERESSADO: HOSPITAL MUNICIPAL DR. JOÃO ELÍSIO DE HOLANDA ASSUNTO: LIBERAÇÃO DE PRONTUÁRIO MÉDICO PARA A PROMOTORIA

Leia mais

REVISAR PRONTUÁRIOS HISTÓRICO DE REVISÕES. Elaborado por: Denize Flores. Próxima revisão: após 1 ano da ultima aprovação

REVISAR PRONTUÁRIOS HISTÓRICO DE REVISÕES. Elaborado por: Denize Flores. Próxima revisão: após 1 ano da ultima aprovação Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz REVISAR PRONTUÁRIOS HISTÓRICO DE REVISÕES Data Revisão Descrição da Revisão 00 Emissão Inicial Elaborado Revisado Ana Paula Natividade Aprovado Delson

Leia mais

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015 PARECER CREMEC nº 09/2015 14/09/2015 PROCESSO CONSULTA protocolo CREMEC Nº 11058/2014 INTERESSAD0: Dr. G. B. S. J. ASSUNTO: Atividade médica pericial RELATORES: Cons. Alberto Farias Filho + Cons. José

Leia mais

CONGRESSO PAULISTA DE MEDICINA DO TRABALHO 2012 A PRÁTICA DA MEDICINA DO TRABALHO COMO É VISTA PELAS ASSOCIAÇÕES: SIMESP, APM E CREMESP.

CONGRESSO PAULISTA DE MEDICINA DO TRABALHO 2012 A PRÁTICA DA MEDICINA DO TRABALHO COMO É VISTA PELAS ASSOCIAÇÕES: SIMESP, APM E CREMESP. CONGRESSO PAULISTA DE MEDICINA DO TRABALHO 2012 A PRÁTICA DA MEDICINA DO TRABALHO COMO É VISTA PELAS ASSOCIAÇÕES: SIMESP, APM E CREMESP. Algumas dúvidas que sempre nos cercam: 1) Quais as atribuições das

Leia mais

Resolução nº 326/2012 (Publicada no Diário Oficial do Estado em 13/12/2012, Cad. 4, p. 3)

Resolução nº 326/2012 (Publicada no Diário Oficial do Estado em 13/12/2012, Cad. 4, p. 3) Resolução nº 326/2012 (Publicada no Diário Oficial do Estado em 13/12/2012, Cad. 4, p. 3) Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos médicos e unidades de saúde na prestação de informações

Leia mais

EMENTA: Encargos da atividade médica - Negativa de função pericial - Sigilo médico CONSULTA

EMENTA: Encargos da atividade médica - Negativa de função pericial - Sigilo médico CONSULTA PARECER Nº 2470/2014 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N.º 26/2014 - PROTOCOLO N.º 10710/2014 ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTOS DOMICILIARES PELO MINISTÉRIO PÚBLICO PARECERISTA: CONS. JULIERME LOPES MELLINGER

Leia mais

Resposta da CONEP através do Ofício nº 669/CONEP/CNS/MS de 06 de abril de 2009.

Resposta da CONEP através do Ofício nº 669/CONEP/CNS/MS de 06 de abril de 2009. Material disponível em: http://prpe.ufsc.br/comissoes/cepsh/cepsh-prontuario-parte-1/ acessado em 28 de maio de 2010. Questionamento do CEPSH através do oficio nº 015/CEPSH/PRPE/09 de 05 de março de 2009

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 3. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 3. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 3 Prof. Antonio Botão CÓDIGO PENAL BRASILEIRO E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937 Organiza a proteção do

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 7 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 21, DE 4 DE AGOSTO DE 2004 Dispõe sobre o uso da subclasse 080 - Pessoal Militar

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015

PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015 PROCESSO CONSULTA Nº 02/2015 PARECER CONSULTA Nº 10/2015 Solicitante: DR. P. C. G. S. CRM/GO XXXX Conselheiro Parecerista: DR. ELIAS HANNA Assunto: PREENCHIMENTO DE LAUDO DE EXAME MÉDICO DA COMUNICAÇÃO

Leia mais

Redação de Documentos em Avaliação Psicológica. Comissão de Orientação e Fiscalização/ CRP-03.

Redação de Documentos em Avaliação Psicológica. Comissão de Orientação e Fiscalização/ CRP-03. Redação de Documentos em Avaliação Psicológica Comissão de Orientação e Fiscalização/ CRP-03. Fundamentos da Avaliação Psicológica Lei nº 4.119/ 62 Regulamenta a profissão de psicólogo(a) no Brasil: 1º-

Leia mais

CONSULTA Nº 7.425/16

CONSULTA Nº 7.425/16 1 CONSULTA Nº 7.425/16 Assunto: Sobre legitimidade para requerer a segunda opinião. Relator: Conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. Ementa: A junta médica deve ser composta pelos médicos que divergem sobre

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 08/ /03/2014

PARECER CREMEC N.º 08/ /03/2014 PARECER CREMEC N.º 08/2014 14/03/2014 PROCESSO CONSULTA PROTOCOLO CREMEC Nº 6975/12 ASSUNTO: ÉTICA DA RELAÇÃO ENTRE HOSPITAIS E OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE. INTERESSADO: HOSPITAL SÃO MATEUS PARECERISTA:

Leia mais

PARECER CONSULTA N PARECER CONSULTA N DA CONSULTA

PARECER CONSULTA N PARECER CONSULTA N DA CONSULTA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE GOLAS PARECER CONSULTA N 0112014 PARECER CONSULTA N 0612016 Solicitante(s): DR. P.X.R.F. - CRM/GO XXX Conselheiro(a) Parecerista: DR. FERNANDO FERRO DA SILVA

Leia mais

DECLARAÇÃO DE ÓBITO ( D. O.) Cons. - José Albertino Souza

DECLARAÇÃO DE ÓBITO ( D. O.) Cons. - José Albertino Souza DECLARAÇÃO DE ÓBITO ( D. O.) Cons. - José Albertino Souza O QUE É A DECLARAÇÃO DE ÓBITO? - documento-base do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS). - composto de 03 (três)

Leia mais

RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010

RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010 RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010 É obrigatório o registro documental sobre a prestação de serviços psicológicos; Mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016 PARECER CREMEC N.º 5/2016 23/05/2016 PROCESSO-CONSULTA protocolo CREMEC 8005/2015 ASSUNTO: Auditoria e Prescrição médica PARECERISTA: CONS. ALBERTO FARIAS FILHO Da consulta EMENTA: A auditoria do ato médico

Leia mais

CONSULTA Nº /14

CONSULTA Nº /14 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 108.655/14 Assunto: Encaminhamento de cópias de laudos médicos periciais a Delegado de Polícia e Procuradores Federais da República. Relatores: Conselheiro

Leia mais

EMENTA: É vedada a instalação de câmeras filmadoras nas salas de atendimento a pacientes nos serviços de emergência. CONSULTA

EMENTA: É vedada a instalação de câmeras filmadoras nas salas de atendimento a pacientes nos serviços de emergência. CONSULTA PARECER CFM nº 5/16 INTERESSADO: Universidade Federal do Rio Grande do Sul ASSUNTO: Câmeras de filmagem em unidades de reanimação nos serviços de emergência RELATOR: Cons. José Albertino Souza EMENTA:

Leia mais

PARECER CONSULTA N 012/2015

PARECER CONSULTA N 012/2015 PARECER CONSULTA N 012/2015 Processo Consulta n 007/2015 Interessado: Dr. J.M.G.C. Assunto: Informação de código CID-10 em solicitações médicas por via eletrônica. Relator: Dr. Thales Gouveia Limeira Ementa:

Leia mais

O presidente do CRM/MG encaminha solicitação de conselheiro e requer manifestação do CFM quanto ao Parecer Consulta CRM-MG 4074/10, de sua autoria.

O presidente do CRM/MG encaminha solicitação de conselheiro e requer manifestação do CFM quanto ao Parecer Consulta CRM-MG 4074/10, de sua autoria. PARECER CFM nº 7/16 INTERESSADO: CRM-MG ASSUNTO: Liberação de prontuário para perícia indireta de embriaguez alcoólica. RELATOR: Cons. José Albertino Souza EMENTA: Na investigação da hipótese de cometimento

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM Nº 4.728/08 PARECER CFM Nº 10/09 INTERESSADO:

PROCESSO-CONSULTA CFM Nº 4.728/08 PARECER CFM Nº 10/09 INTERESSADO: PROCESSO-CONSULTA CFM Nº 4.728/08 PARECER CFM Nº 10/09 INTERESSADO: Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem ASSUNTO: Tempo de guarda de exames radiológicos; RELATOR: responsabilidade

Leia mais

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil TEMA: Aspectos éticos, técnicos e legais dos atestados médicos e sua validação

Leia mais

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Os documentos, as medidas cautelares e os procedimentos criminais sigilosos exigirão cuidado diferenciado art. 87 Considera-se sob sigilo qualquer

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 88.874/2014 Assunto: Ofício nº 177/2014 CMS/Disque Saúde Preenchimento de relatório para análise de pedido de liminar. Relatora: Dra. Camila Kitazawa Cortez,

Leia mais

Cons. César Henrique Bastos Khoury CRMMG

Cons. César Henrique Bastos Khoury CRMMG Cons. César Henrique Bastos Khoury CRMMG Curso de Ética - CRMMG - Belo Horizonte - 10/11/2016 ETIMOLOGIA Latim: PERITIA Experiência, saber, habilidade. Conhecimento especializado CONCEITO Toda e qualquer

Leia mais

Parecer CREMEC n 2/ /05/2018

Parecer CREMEC n 2/ /05/2018 Parecer CREMEC n 2/2018 21/05/2018 Assunto: Morte de médico e prontuários dos pacientes Interessados: 1) esposo de médica falecida; 2) administrador de clínica. Parecerista: Cons. Helvécio Neves Feitosa

Leia mais

PARECER CONSULTA N 22/2017

PARECER CONSULTA N 22/2017 PARECER CONSULTA N 22/2017 PROCESSO CONSULTA CRM-ES N 38/2013 INTERESSADO: Dr. FAT ASSUNTO: Dispensação de medicamento excepcional CONSELHEIRO PARECERISTA: Dr. Thales Gouveia Limeira APROVAÇÃO PLENÁRIA:

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Professora Karina Jaques Art. 71. Os da Justiça Militar são executados: I - pela Secretaria do Superior Tribunal

Leia mais

Professora Samantha Marques

Professora Samantha Marques * Professora Samantha Marques * * * *Suscintamente, pode-se dizer que o objeto é a prova do fato controvertido em determinada ação. Além disso, também são objetos os fatos pertinentes e relevantes ao caso,

Leia mais

DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES

DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES DIREITOS 1. O paciente tem direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade,

Leia mais

I CONGRESSO DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP EM CAMPINAS

I CONGRESSO DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP EM CAMPINAS I CONGRESSO DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP EM CAMPINAS LUIZ FREDERICO HOPPE DELEGADO DO CREMESP DE VILA MARIANA ESPECIALITA EMMEDICINA LEGAL E PERÍCIA MÉDICA COORDENADOR DA CÂMARA T WECNICA DE MEDICINA LEGAL

Leia mais

Dispõe de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador.

Dispõe de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador. Dispõe de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador. O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, no uso das atribuições conferidas pela Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto

Leia mais

HISTÓRIA CLÍNICA ASPECTOS ÉTICO-LEGAIS E JURISPRUDENCIAIS DO SIGILO MÉDICO NO BRASIL.

HISTÓRIA CLÍNICA ASPECTOS ÉTICO-LEGAIS E JURISPRUDENCIAIS DO SIGILO MÉDICO NO BRASIL. HISTÓRIA CLÍNICA ASPECTOS ÉTICO-LEGAIS E JURISPRUDENCIAIS DO SIGILO MÉDICO NO BRASIL. José Geraldo de Freitas Drumond Profesor Titular de Medicina Forense, Bioética y Derecho Médico Universidade Estadual

Leia mais

Privacidade de Informações médicas: a relação médico, paciente e redes sociais. Alan de Jesus

Privacidade de Informações médicas: a relação médico, paciente e redes sociais. Alan de Jesus Privacidade de Informações médicas: a relação médico, paciente e redes sociais Alan de Jesus É possível separar o on e off? Quem usa rede social? Quantas redes sociais você tem: Uma? Duas? Mais de três?

Leia mais

REGISTRO DOCUMENTAL EM PSICOLOGIA ESCOLAR

REGISTRO DOCUMENTAL EM PSICOLOGIA ESCOLAR VIII Seminário de Psicologia e Políticas Públicas REGISTRO DOCUMENTAL EM PSICOLOGIA ESCOLAR Professora: Ms. Marina M. David Resolução CFP N 001/2009 Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental

Leia mais

ASPECTOS BIOÉTICOS (e legais)

ASPECTOS BIOÉTICOS (e legais) Perícias P e r ícias médicas médicas ASPECTOS BIOÉTICOS (e legais) Prof.Dr. Daniel Romero Muñoz Daniel Romero Muñoz 1 Perícias médicas: aspectos bioéticos e legais 1. INTRODUÇÃO 1.1. Conduta ética Não

Leia mais

RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010

RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010 RESOLUÇÃO CFP Nº 01/2009 E 05/2010 É obrigatório o registro documental sobre a prestação de serviços psicológicos; Mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 Aprova as "Normas Técnicas para o Uso de Sistemas Informatizados para a Guarda e Manuseio do Prontuário Médico", dispõe

RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 Aprova as Normas Técnicas para o Uso de Sistemas Informatizados para a Guarda e Manuseio do Prontuário Médico, dispõe RESOLUÇÃO CFM nº 1.639/2002 Aprova as "Normas Técnicas para o Uso de Sistemas Informatizados para a Guarda e Manuseio do Prontuário Médico", dispõe sobre tempo de guarda dos prontuários, estabelece critérios

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA

CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CÓDIGO PENAL Artigo 154. Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Pena detenção,

Leia mais

IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE ÉTICA MÉDICA

IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE ÉTICA MÉDICA IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE ÉTICA MÉDICA SIGILO PROFISSIONAL Prof. NILZARDO CARNEIRO LEÃO SÃO PAULO - 2009 MUDAR, REALMENTE, NÃO SIGNIFICA SIMPLESMENTE MELHORAR O QUE JÁ EXISTE, MAS TRANSFORMAR A FORMA

Leia mais

Atestados Médicos. RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico. Hermes de Freitas Barbosa

Atestados Médicos. RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico. Hermes de Freitas Barbosa Atestados Médicos RCG 0460 Bioética e Formação Humanística IV Deontologia e Direito Médico Hermes de Freitas Barbosa Conceitos Atestado: Documento que contém atestação. Documento passado por pessoa qualificada

Leia mais

PORTARIA MS/GM Nº 1.508, DE 1º DE SETEMBRO DE 2005 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set Seção 1, p.

PORTARIA MS/GM Nº 1.508, DE 1º DE SETEMBRO DE 2005 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set Seção 1, p. MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA MS/GM Nº 1.508, DE 1º DE SETEMBRO DE 2005 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set. 2005. Seção 1, p. 124 5 Dispõe sobre o Procedimento

Leia mais

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador Conselho Federal de Medicina Mesa Redonda: Dilemas da Medicina do Trabalho Médico do Trabalho, Médico Perito

Leia mais

PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO E EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS VIVA RIO

PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO E EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS VIVA RIO PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO E EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS VIVA RIO Janeiro - 2014 FLUXO DE ENTREGA DE ATESTADOS MÉDICOS PARA UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA E UPAS Colaborador com Atestado O colaborador

Leia mais

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER PARECER Nº 2546/2017- ASSUNTO: UPA - CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS RADIOLOGISTAS AUSÊNCIA DE RESPONSÁVEL TÉCNICO - NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARECERISTA: CONS.º LUTERO MARQUES DE OLIVEIRA EMENTA: Necessidade

Leia mais

Legislação da ResponsabilidadeTécnica. Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização

Legislação da ResponsabilidadeTécnica. Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização Legislação da ResponsabilidadeTécnica Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização O PAPEL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Os Conselhos de Medicina são autarquias federais criadas

Leia mais

Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA

Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA Dr. Lueiz Amorim Canêdo DIRETOR DE AUDITORIA MÉDICA DIRETORIA DE AUDITORIA Art. 52 A Diretoria de Auditoria Médica compete, entre outras, as seguintes atribuições: I coordenar as ações do departamento

Leia mais

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Artigo 86. o Publicidade do processo e segredo de justiça 1. O processo penal é, sob pena de nulidade, público a partir

Leia mais

O médico pode ser perito do seu paciente?

O médico pode ser perito do seu paciente? O médico pode ser perito do seu paciente? Resolução 1635/02 CFM CONSIDERANDO que a perícia médico-legal é um ato médico, e como tal deve ser realizada, observando-se os princípios éticos contidos no Código

Leia mais

PARECER COREN/GO Nº. 003/CTSP/2017. ASSUNTO: Normativa sobre a regra do Visto de Enfermagem no aprazamento de enfermagem na prescrição de medicação.

PARECER COREN/GO Nº. 003/CTSP/2017. ASSUNTO: Normativa sobre a regra do Visto de Enfermagem no aprazamento de enfermagem na prescrição de medicação. PARECER COREN/GO Nº. 003/CTSP/2017 ASSUNTO: Normativa sobre a regra do Visto de Enfermagem no aprazamento de enfermagem na prescrição de medicação. I. Dos fatos Trata-se de solicitação de normativa sobre

Leia mais

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT?

ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? 1 PARECER CRM/MS N 03/2007 PROCESSO CONSULTA CRM MS Nº 05/2007 ASSUNTO: QUAL O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO DO ATESTADO MÉDICO DA CAT? RELATOR: CONS. MOACYR BATTISTETTI. SOLICITANTE DE VISTA:

Leia mais

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional. Unidade. Faculdade de Odontologia

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional. Unidade. Faculdade de Odontologia Unidade Universidade Federal da Bahia Faculdade de Odontologia Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Nº de folhas 1 de 5 Glossário de Termos e Siglas Arquivo ativo

Leia mais

Segredo Profissional

Segredo Profissional Segredo Profissional Definição: Segredo é tudo aquilo que por sua natureza ou contrato deve ser mantido em oculto. Esta coisa oculta, fundamenta-se na confiança, na confidência e na justiça. Sem confiança

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 34/ /10/2010

PARECER CREMEC Nº 34/ /10/2010 PARECER CREMEC Nº 34/2010 08/10/2010 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC 0496/09 INTERESSADO: DANIELA CHIESA ASSUNTO: ALTA A PEDIDO DO PACIENTE ADULTO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PARA USO DE HEMOCOMPONENTES

Leia mais

Aspectos Jurídicos do Arquivamento Eletrônico de Documentos. José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto

Aspectos Jurídicos do Arquivamento Eletrônico de Documentos. José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto Aspectos Jurídicos do Arquivamento Eletrônico de Documentos José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto Lei 8.159/91 Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos

Leia mais