SEJA BEM VINDO A REMATRICULA 2010/2! ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR O ACADÊMICO DURANTE A REMATRICULA WEB NO PORTAL ACADÊMICO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEJA BEM VINDO A REMATRICULA 2010/2! ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR O ACADÊMICO DURANTE A REMATRICULA WEB NO PORTAL ACADÊMICO."

Transcrição

1

2 SEJA BEM VINDO A REMATRICULA 2010/2! ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR O ACADÊMICO DURANTE A REMATRICULA WEB NO PORTAL ACADÊMICO. FIQUE ATENTO AS ILUSTRAÇÕES E AS EXPLICAÇÕES CONTIDAS NO RODAPÉ DE CADA SLIDE.

3 NAVEGADORES HOMOLOGADOS: INTERNET EXPLORER E MOZILA FIREFOX Acesse o site da Faculdade Católica do Tocantins: Desative o bloqueador de Pop-ups. Informe seu usuário e senha e realize login.

4 NAVEGADOR MOZILA FIREFOX Desativando o bloqueador Pop-ups no Mozila Firefox. Clique no Menu Ferramentas depois em Opções. Na tela de Opções, desabilite: Bloquear janelas popup.

5 NAVEGADOR INTERNET EXPLORER Desativando o bloqueador Pop-ups no Internet Explorer. Clique no Menu Ferramentas depois em Bloqueador de Pop-ups logo em seguida clique em Desativar Bloqueador de Pop-ups.

6 Tela Inicial do Portal Acadêmico. Com o bloqueador de Pop-ups desativado e login efetuado é exibido a pagina inicial do Portal Acadêmico. Clique no Menu Educacional para ter acesso a área acadêmica.

7 Seleção do Período Letivo. Após clicar no Menu Educacional, como mostrado do slide anterior, é exibido a janela de seleção do período letivo. Clique no Período Letivo 2010/2 e aguarde o Portal Acadêmico ser carregado.

8 Matricula Online. Clique na Matricula online para dar início a Rematricula 2010/2.

9 Tela de Apresentação. Leia todas as informações atentamente! Após a leitura, clique no botão Avançar para continuar a Rematricula 2010/2.

10 Tela de Seleção de Contexto. Esta tela exibe a Rematricula disponível para o acadêmico, informando o período letivo, curso e turno. Clique no botão Voltar para voltar a etapa anterior. Clique no botão Avançar para continuar a Rematricula 2010/2.

11 Tela de Seleção de Contexto. Esta tela exibe a Rematricula disponível para o acadêmico, informando o período letivo, curso e turno. Clique no botão Voltar para voltar a etapa anterior. Para efetuar a Rematricula é necessário: 1- Estar em dia com a Biblioteca: Se houver pendências de empréstimos de livros ou multas, dirija-se à biblioteca para regularização. 2- Estar em dia com o pagamento das mensalidades: Se houver pendências financeiras, dirija-se a setor financeiro para regularização.

12 Tela de Seleção de Disciplinas. O sistema exibirá, em negrito e na cor verde, as disciplinas do aconselhamento. As disciplinas serão exibidas no quadro de horários. O quadro Disciplinas, contém as disciplinas da sua Matriz Curricular que terão turmas ofertadas em 2010/2 e que você estará apto a realizar, respeitando os pré-requisitos.

13 Tela de Seleção de Disciplinas. Ao passar a seta do mouse sobre as disciplinas no Quadro de Horários, é exibido o nome e o código da turma/disciplina.

14 Tela de Seleção de Disciplinas. Ao clicar na turma/disciplina, é exibido as informações detalhadas da turma/disciplina.

15 Tela de Seleção de Disciplinas. Para excluir uma disciplina basta clicar no x da disciplina no Quadro de Horário ou no quadro de Disciplinas desmarcar a caixa de seleção da mesma. Para incluir uma disciplina marque a caixa de seleção da disciplina no quadro de Disciplinas.

16 Tela de Seleção de Disciplinas. Cada disciplina representa um quantitativo de número de créditos acadêmicos. Não é permitido finalizar a Rematricula Web com valor inferior a 12 créditos acadêmicos. Inclua disciplinas. Para realizar Rematricula com valor de créditos acadêmicos inferior a 12 créditos, é necessário aprovação do coordenador do curso.

17 Tela de Seleção de Disciplinas. Na seleção de disciplinas o choque de horário é validado, ou seja, não é possível finalizar a Rematricula selecionando disciplinas que estão no mesmo horário e dia da semana.

18 Tela de Seleção de Disciplinas. Clique no botão: Clique p/ simular parcelas. Será aberto um simulador de valores das parcelas da semestralidade de acordo com as disciplinas selecionadas.

19 Tela de Seleção de Disciplinas. Clique no botão Imprimir para imprimir o Quadro de Horário. Clique no botão Voltar para voltar a etapa anterior. Clique no botão Avançar para continuar a Rematricula 2010/2.

20 Tela de Termo de Aceitação. Esta tela exibe informações importantes sobre o processo de Rematricula. Para imprimir o Termo de Aceitação, clique no botão Imprimir. Clique no botão Voltar para voltar a etapa anterior. Não é possível dar continuidade na Rematricula sem habilitar o seguinte flag (caixa de marcação): Li e aceito.

21 Tela de Termo de Aceitação. Esta tela exibe informações importantes sobre o processo de Rematricula. Para imprimir o Termo de Aceitação, clique no botão Imprimir. Clique no botão Voltar para voltar a etapa anterior. Não é possível dar continuidade na Rematricula sem habilitar o seguinte flag (caixa de marcação): Li e aceito. Após marcar a caixa de seleção, o botão Finalizar matrícula é habilitado, clique no mesmo para finalizar a Pré-Matricula.

22 Tela de Comprovante de Pré-Matrícula. Ao finalizar a Pré-Matrícula é exibida a mensagem de finalização! No prazo de 24 horas será disponibilizado o boleto da Remaricula no menu Financeiro do Portal Acadêmico, contexto de período letivo 2010/2.

23 Tela de Comprovante de Pré-Matrícula. Clique no botão Imprimir para imprimir o comprovante de Pré-Matrícula 2010/2.

24 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Após a confirmação da Pré-matricula gere o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. O mesmo deve ser assinado e entregue na Central de Atendimento até 13 de agosto de Clique em Relatórios > Emitir relatórios > Contrato de Prestação de Serviços Educacionais > Aguarde a geração do relatório. É necessário que no computador tenha um software que leia arquivo.pdf, aconselhamos o uso do Adobe Reader (

25 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Após a confirmação da Pré-matricula gere o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. O mesmo deve ser assinado e entregue na Central de Atendimento até 13 de agosto de Clique em Relatórios > Emitir relatórios > Contrato de Prestação de Serviços Educacionais > Aguarde a geração do relatório. É necessário que no computador tenha um software que leia arquivo.pdf, aconselhamos o uso do Adobe Reader (

26 Impressão do Boleto de Rematricula, parcela 1 da semestralidade No prazo de 24 horas será disponibilizado o boleto da Remaricula no menu Financeiro do Portal Acadêmico, contexto de período letivo 2010/2. Clique em Financeiro > Extrato financeiro > botão de Impressora > Aguarde a geração do relatório. É importante estar no contexto de período letivo 2010/2, para alterar o contexto de período letivo clique em: Alterar contexto educacional É necessário que no computador tenha um software que leia arquivo.pdf, aconselhamos o uso do Adobe Reader (

27 Impressão do Boleto de Rematricula, parcela 1 da semestralidade No prazo de 24 horas será disponibilizado o boleto da Rematricula no menu Financeiro do Portal Acadêmico, contexto de período letivo 2010/2. Clique em Financeiro > Extrato financeiro > botão de Impressora > Aguarde a geração do relatório. É importante estar no contexto de período letivo 2010/2, para alterar o contexto de período letivo clique em: Alterar contexto educacional É necessário que no computador tenha um software que leia arquivo.pdf, aconselhamos o uso do Adobe Reader (

28 Rematricula Indisponível. Após a finalização da Rematricula, ou se a mesma estiver fora do seu período de datas, a Rematricula torna-se indisponível.

29 A CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA SERÁ REALIZADA APÓS A QUITAÇÃO DA 1ª PARCELA DA SEMESTRALIDADE E DA ASSINATURA E ENTREGA DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS.

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO Passo a passo da REMATRÍCULA 2012/2 www.catolica-to.edu.br suporterm@catolica-to.edu.br SEJA BEM VINDO A REMATRICULA 2012/2! ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR O ACADÊMICO

Leia mais

MANUAL DE ALTERAÇÃO DE MATRICULA

MANUAL DE ALTERAÇÃO DE MATRICULA www.catolica-to.edu.br MANUAL DE ALTERAÇÃO DE MATRICULA Passo a passo para alteração de matricula Período de Alteração de Matricula 11 a 13/02/15 ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO ORIENTAR O ACADÊMICO DURANTE

Leia mais

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2 MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2 NO SISTEMA NOVO, CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA ENTRADO, SEU USUÁRIO É A SUA MATRÍCULA EM MAIÚSCULAS, E SUA SENHA POR PADRÃO É 123456, E VOCÊ PODERÁ ALTERÁ-LA

Leia mais

Orientações Matricula On-Line Página 1/20

Orientações Matricula On-Line Página 1/20 Orientações Matricula On-Line Página 1/20 Sumário 1. Acesso à página da FEPI... 2 2. Orientações para desbloquear pop-up no navegador... 2 3. Faça o Login no Portal Universitário... 3 4. Matricula On-Line

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1 A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix e clicando no link Portal Acadêmico, ou digitando diretamente no seu navegador o endereço http://portal.. Na tela de login, entre com seus dados

Leia mais

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.1

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.1 MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.1 NO SISTEMA NOVO, SEU USUÁRIO É A SUA MATRÍCULA EM MAIÚSCULAS, E SUA SENHA POR PADRÃO É 123456, E VOCÊ PODERÁ ALTERÁ-LA NO PRIMEIRO LOGIN Prezados

Leia mais

Matrículas Semestre 2013.1. Período 14 a 25 de janeiro. tutorial

Matrículas Semestre 2013.1. Período 14 a 25 de janeiro.  tutorial Período 14 a 25 de janeiro www.unipe.br tutorial Caro Aluno (a), Esse tutorial irá ajudá-lo (a) no processo de Matrícula para o Semestre 2013.1 do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br)

Leia mais

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO Tutorial RM academico.unipe.br ALUNO Caro (a) aluno (a), Este tutorial irá ajudá-lo (a) no acesso ao novo sistema educacional do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br) Faça

Leia mais

PRÉ-MATRICULA 2015/1

PRÉ-MATRICULA 2015/1 Olá, é um prazer receber você como nosso Aluno!!! Para agilizar seu processo de Matrícula, a Multivix criou a pré-matrícula online, que consiste em você acessar o portal acadêmico da Multivix pela internet,

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO - ALUNO

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO - ALUNO MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO - ALUNO Passo a passo do Portal Acadêmico www.ucb.br - atende@ucb.br SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores... 03 Endereço Eletrônico (site)... 03 Bloqueador

Leia mais

SUMÁRIO. Faculdade Católica do Tocantins www.catolica-to.edu.br

SUMÁRIO. Faculdade Católica do Tocantins www.catolica-to.edu.br MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO Passo a passo do Portal Acadêmico www.catolica-to.edu.br - suporterm@catolica-to.edu.br SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores... 03 Endereço Eletrônico

Leia mais

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Para iniciar o processo de rematrícula, clique na opção Matricula on-line do sistema acadêmico. Na janela do contexto educacional, conforme

Leia mais

Para que sua rematrícula 2014/2 seja efetuada com sucesso, você deverá seguir, rigorosamente, todas as instruções abaixo:

Para que sua rematrícula 2014/2 seja efetuada com sucesso, você deverá seguir, rigorosamente, todas as instruções abaixo: Prezados estudantes, Segue abaixo instruções em relação a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2014: 1º Matrícula on-line(portal): 18/07/2014 a 22/07/2014 - pelo Portal da Faculdade para os alunos

Leia mais

SISTEMA QUADRO DE ESTOQUE ON-LINE MANUAL DE OPERAÇÃO

SISTEMA QUADRO DE ESTOQUE ON-LINE MANUAL DE OPERAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÃO Digitador do Quadro de Estoque Última atualização: 22/02/2010 ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema deve ser feito por meio do endereço de internet: http://estoquedse.edunet.sp.gov.br

Leia mais

Após clicar no hiperlink da mensagem da tela acima, você deverá informar o seu RA e Senha para ter acesso à tela de verificação de impedimentos.

Após clicar no hiperlink da mensagem da tela acima, você deverá informar o seu RA e Senha para ter acesso à tela de verificação de impedimentos. Para iniciar o processo de rematrícula, clique na opção Matricula on-line do Sistema Acadêmico. A tela abaixo só será apresentada se houver algum tipo de impedimento que esteja bloqueando o seu acesso.

Leia mais

Os passos a seguir servirão de guia para utilização da funcionalidade Acordo Financeiro do TOTVS Gestão Financeira.

Os passos a seguir servirão de guia para utilização da funcionalidade Acordo Financeiro do TOTVS Gestão Financeira. Acordo Financeiro Produto : RM - Totvs Gestão Financeira 12.1.1 Processo : Acordo Financeiro Subprocesso : Template de Acordo Controle de Alçada Negociação Online Data da publicação : 29 / 10 / 2012 Os

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Para iniciar o processo de rematrícula, clique na opção Matricula on-line do sistema acadêmico. Será apresentado uma janela de Contexto Educacional

Leia mais

Manual do Portal Educacional Faculdade e Pós-Graduação Bagozzi

Manual do Portal Educacional Faculdade e Pós-Graduação Bagozzi Manual do Portal Educacional Faculdade e Pós-Graduação Bagozzi Sumário 1. Acesso... 04 2. Funcionalidades... 06 2.1 Acesso às Notas ou Faltas... 06 2.2 Upload de Materiais... 08 2.3 Extrato Financeiro...

Leia mais

Manual do Usuário - Prestador

Manual do Usuário - Prestador Manual do Usuário - Prestador Agosto/2008 Índice 1. Apresentação e acesso ao sistema 2. Acesso à página de consulta dos relatórios 3. Demonstrativo de Pagamento 4. Demonstrativo de Conta Médica 5. Orientações

Leia mais

02.02.2012 PORTAL JUD

02.02.2012 PORTAL JUD 02.02.2012 PORTAL JUD A ferramenta O Portal Jud tem como objetivo propiciar as autoridades o envio de ordens judiciais ou extrajudiciais e consultar às informações cadastrais de clientes de telefonia móvel

Leia mais

UNEC Centro Universitário de Caratinga Orientações Para Rematrícula Online

UNEC Centro Universitário de Caratinga Orientações Para Rematrícula Online ORIENTAÇÕES PARA REMATRÍCULA ONLINE - UNEC CARATINGA 1 1.0 INTRODUÇÃO ORIENTAÇÕES PARA REMATRÍCULA ON-LINE O objetivo deste manual é orientar o aluno na realização da rematrícula do semestre através do

Leia mais

Manual de Orientação Para Impressão de Boleto

Manual de Orientação Para Impressão de Boleto Manual de Orientação Para Impressão de Boleto Sumário 1. PRÉ-REQUISITOS... 3 1.1 Desbloqueando pop-ups no Windows Internet Explorer 6.0... 3 1.2 Desbloqueando pop-ups no Windows Internet Explorer 7.0 ou

Leia mais

Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional.

Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional. GERAÇÃO/EMISSÃO DO BOLETO ONLINE (Portal Educacional) Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional. Acessar o portal da EST www.est.edu.br e clicar em

Leia mais

TUTORIAL SIIA - PORTAL DO ALUNO. Rematrícula on-line FSJ 2015-1

TUTORIAL SIIA - PORTAL DO ALUNO. Rematrícula on-line FSJ 2015-1 TUTORIAL SIIA - PORTAL DO ALUNO Rematrícula on-line FSJ 2015-1 Desenvolvido por Centro de Tecnologia da Informação. Faculdades São José - 2015 1 ÍNDICE 1. Acessando o site das Faculdades São José. PÁGINA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO ALUNO

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO ALUNO MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO ALUNO Passo a passo do Portal Acadêmico Centro Universitário Autônomo do Brasil UniBrasil www.unibrasil.com.br 1 Sumário 1. Objetivo - Manual do Portal do Aluno... 4 2. Navegadores...

Leia mais

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o SEU CURSO e para o SEU TURNO, respeitando sempre os PRÉ-REQUISITOS.

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o SEU CURSO e para o SEU TURNO, respeitando sempre os PRÉ-REQUISITOS. INFORMATIVO DE MATRÍCULA Prezado Acadêmico, Você está recebendo o informativo do processo de matrícula dos cursos de graduação, para o primeiro semestre de 2009, que será feito via internet. Para realizar

Leia mais

Passo a passo Rematrícula 2016

Passo a passo Rematrícula 2016 Antes do Aceite no Portal Passo a passo Rematrícula 2016 Habilite a visualização de janelas pop-ups no seu navegador. Acessando o Portal Meu Medianeira A confirmação da efetivação da Rematrícula dos alunos

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR 1 1 2 1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Razão Social: FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR CNPJ: 12.838.821/0001-80 Registro ANS: 41828-5 Inscrição Municipal: 130973/001-6 Inscrição Estadual:

Leia mais

TUTORIAL PORTAL AO ALUNO. Acesse o Site da Escola QI.EDUBR. Parando o Mouse em cima do link Portal do Aluno:

TUTORIAL PORTAL AO ALUNO. Acesse o Site da Escola QI.EDUBR. Parando o Mouse em cima do link Portal do Aluno: Pg.1 Acesse o Site da Escola QI.EDUBR Parando o Mouse em cima do link Portal do Aluno: Você terá acesso para: Faculdade Matrícula Online; Acessar o Portal; Download Do Manual de Acesso; Ambiente Virtual

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 A instalação do certificado A1 somente poderá ser feita uma única vez em sistema operacional Windows (conforme pré-requisitos), utilizando navegador Internet

Leia mais

Manual e Orientações sobre a Pré-Matrícula On-Line

Manual e Orientações sobre a Pré-Matrícula On-Line Olá, seja bem-vindo! Para nós da Mul vix é um prazer termos você como nosso(a) aluno(a). Para sua comodidade, a Faculdade MULTIVIX implantou o processo de Pré-matrícula On-line. Este processo perm á efe

Leia mais

Como realizar matrícula online no SIGAA

Como realizar matrícula online no SIGAA Como realizar matrícula online no SIGAA Esta funcionalidade permite que o usuário realize sua matrícula on-line em componentes curriculares ofertados. Vale ressaltar que o ato de realizar a matrícula não

Leia mais

Portal Educacional - Aluno Online

Portal Educacional - Aluno Online 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME SEU CÓDIGO DE USUÁRIO (MATRÍCULA). INFORME

Leia mais

e Autorizador Odontológico

e Autorizador Odontológico 1 CONTROLE DE DOCUMENTO Revisor Versão Data Publicação Diego Ortiz Costa 1.0 08/08/2010 Diego Ortiz Costa 1.1 09/06/2011 Diego Ortiz Costa 1.2 07/07/2011 2 Sumário CONTROLE DE DOCUMENTO... 2 1. Informações

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

PASSOS PARA AGENDAR RELATÓRIO DE BOLETIM DE DESEMPENHO, PARECER DESCRITIVO E IMPRESSÃO DE SEGUNDA VIA DE BOLETO

PASSOS PARA AGENDAR RELATÓRIO DE BOLETIM DE DESEMPENHO, PARECER DESCRITIVO E IMPRESSÃO DE SEGUNDA VIA DE BOLETO PASSOS PARA AGENDAR RELATÓRIO DE BOLETIM DE DESEMPENHO, PARECER DESCRITIVO E IMPRESSÃO DE SEGUNDA VIA DE BOLETO Considerações: Este manual esta dividido em 4 partes; Acesso: trata do acesso ao portal.

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv

Portal dos Convênios - Siconv MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Análise, Aprovação de Proposta/Plano

Leia mais

Acesse o endereço: http://www.colegiobernoulli.com.br. Digite seu código de usuário e senha conforme a Figura 1.

Acesse o endereço: http://www.colegiobernoulli.com.br. Digite seu código de usuário e senha conforme a Figura 1. Manual de acesso ao portal do aluno/professor 1 Navegadores homologados O portal pode não funcionar corretamente caso seja acessado de um navegador não especificado. 1 Acesso ao portal do aluno / professor

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos

GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO PARECERISTA GECi Gerenciador de Eventos Científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Alteração Feita Responsável Data Atualização do

Leia mais

Data de inicio de rematrícula

Data de inicio de rematrícula APRENDA COMO FAZER SUA REMATRÍCULA Data de inicio de rematrícula Inicio da rematricula: 03/01/2013 Fique atento as datas de rematrícula e alteração nas Fique atento as datas de rematrícula e alteração

Leia mais

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia

Módulo Odontologia. Sumário. Odontologia Módulo Odontologia Sumário Odontologia Este módulo contêm as informações referentes como lançar os dados do atendimento odontológico dos pacientes, bem como a(s) receita(s) a ele fornecidas e o(s) exame(s)

Leia mais

31 Como ter acesso a informações sobre Enade, Programas Institucionais e Fluxos de Processos Acadêmicos?...15 32 Como ter acesso às Notificações

31 Como ter acesso a informações sobre Enade, Programas Institucionais e Fluxos de Processos Acadêmicos?...15 32 Como ter acesso às Notificações SUMÁRIO 1 Como obter o login e a senha para acesso ao Portal do Aluno?... 4 2 Não possuo o e-mail institucional. Como devo proceder?... 4 3 Como acessar o Portal do Aluno?... 4 4 Como proceder no caso

Leia mais

Renovação do Semestre 2016/2

Renovação do Semestre 2016/2 Renovação do Semestre A Renovação do Semestre da UniNorte agora ocorre em duas etapas para facilitar sua vida. Veja o que você precisa fazer para renovar. ETAPA 1: 14.06 a 08.07.2016 Nesta etapa você vai

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

MATRÍCULAS ABERTAS PARA

MATRÍCULAS ABERTAS PARA Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Alunos Novos do Colégio Medianeira. Leia atentamente as orientações abaixo. Elas vão facilitar o correto preenchimento de seu Cadastro que é OBRIGATÓRIO

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Prezado (a) estudante, NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2015.

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online Campus de Botucatu Sistema de Recursos Humanos SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS RH Online Mônica Cristina Fumis do Carmo Faculdade de Medicina de Botucatu Seção Técnica de Desenv. Adm de RH / Serviço Técnico

Leia mais

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br

Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br Manual de Operações do Painel Administrativo do site www.jornalrotadomar.com.br 2015 DMW DESIGN - AGÊNCIA DIGITAL contato@dmwdesign.com.br www.dmwdesign.com.br Login Para efetuar o Login no Painel Administrativo

Leia mais

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) Open Journal System (OJS) TUTORIAL SUBMISSÃO DE ARTIGOS Processo de submissão Visão geral dos passos de submissão PASSO 1 Iniciar submissão PASSO 2 Inclusão

Leia mais

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada.

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada. Página2 Cadastro de Categorias O cadastro de categoria é utilizado dentro do gestor para o controle financeiro da empresa, por ela é possível saber a origem e a aplicação dos recursos, como por exemplo,

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

Guia de Consulta do Portal Educacional

Guia de Consulta do Portal Educacional Guia de Consulta do Portal Educacional 1 Apresentação No Portal Educacional Web o aluno terá acesso as seguintes informações: Dados cadastrais, Faltas por etapa, Frequência diária, Notas por etapa e Quadro

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a e-volution Biblioteca virtual com conteúdo atualizado, multimídia e interativo Acervo customizado de acordo

Leia mais

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA

Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA Manual de Operação do Portal Acadêmico SENAI-BA Este manual tem como objetivo auxiliar o docente na utilização do Portal Acadêmico, permitindo o acesso as rotinas acadêmicas através de ambiente WEB, flexibilizando

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/2 Para aperfeiçoar o processo de rematrícula, estamos disponibilizando este documento com informações de ordem prática que subsidiarão

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 22 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Manual do Portal do Aluno

Manual do Portal do Aluno Manual do Portal do Aluno Setor de Tecnologia da Informação T.I. Escola Superior Batista do Amazonas Última revisão: 9/10/2012 Conteúdo 1. Acessando o Portal do Aluno... 3 2. Menu do Portal do Aluno...

Leia mais

SISTEMA CNDT Orientações para desbloqueio de pop-ups e conteúdos bloqueados em navegadores de Internet

SISTEMA CNDT Orientações para desbloqueio de pop-ups e conteúdos bloqueados em navegadores de Internet SISTEMA CNDT Orientações para desbloqueio de pop-ups e conteúdos bloqueados em navegadores de Internet 12/2012 Versão: 1.0 NOTA O presente tutorial objetiva orientar os usuários do sistema CNDT Certidão

Leia mais

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8. CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Produtos

Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8. CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Produtos Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8 CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Manual do Usuário - Firma Inspetora SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

MANUAL DO PUBLICADOR

MANUAL DO PUBLICADOR MANUAL DO PUBLICADOR Brasília 2010/2013 1 SUMÁRIO 1 Introdução... 5 2 O Sistema... 5 2.1 Módulos do Sistema... 6 2.2 Perfis do Sistema... 6 2.2.1 Perfil Publicador... 7 3 Publicar Documentos - Publicador...

Leia mais

Para acessar o menu do ISBA Online entre no site www.isba.com.br. A página abaixo irá se abrir:

Para acessar o menu do ISBA Online entre no site www.isba.com.br. A página abaixo irá se abrir: INSTITUTO SOCIAL DA BAHIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FAMILIAR E SOCIAL Rua Macapá, 128, Ondina, Salvador, Bahia Tel.: (71) 4009-3666 Faz: (71) 3332-1033 http://www.isba.com.br E-mail: info@isba.com.br

Leia mais

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Dúvidas ou Sugestões: netconta@polimed.com.br Índice Como entrar no sistema NetConta 1?... 3 1. TRABALHANDO COM UMA REMESSA... 3 1.1.Como criar uma nova remessa?...

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Você poderá acompanhar o status da solicitação, facilitando seu acesso aos documentos e serviços oferecidos pela Instituição.

Você poderá acompanhar o status da solicitação, facilitando seu acesso aos documentos e serviços oferecidos pela Instituição. Vitória-ES, 17 de julho de 2014. Prezado(a) Aluno(a), Para inovar e levar praticidade para seus alunos, a Faculdade Multivix-Vitória está disponibilizando a solicitação de alguns documentos e serviços

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno, o

Leia mais

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal Manual de uso do RM Portal Acessando o portal 1º) Deve-se abrir um browser de internet (Utilizar o Internet Explorer para uma melhor visualização do portal). Após o browser aberto, deve-se digitar o endereço

Leia mais

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Manual do Usuário Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD Manual do Usuário SISEMAnet Sistema Integrado de Meio Ambiente Módulo 1 Portal Submódulo Portal de Segurança Módulo Externo Versão

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa 1 Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa O primeiro passo é criar um login de acesso que será com um e-mail e uma senha única para o grupo. Ao entrar no ambiente de Inscrição e selecionar

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE CARGA HORÁRIA ESPECIAL Professor

MANUAL DO SISTEMA DE CARGA HORÁRIA ESPECIAL Professor MANUAL DO SISTEMA DE CARGA HORÁRIA ESPECIAL Professor SUMÁRIO Introdução... 2 Como acessar o sistema - PROFESSOR... 3 Primeira visita a página... 4 Atualizando o cadastro... 9 Imprimindo o comprovante...

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO TJMMG

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO TJMMG Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. ITEM 1: Caso já possua o cadastro juntamente ao Centro de Integração Empresa Escola de Minas

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO AO CONCURSO TJMMG

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO AO CONCURSO TJMMG Leia com bastante atenção cada item abaixo para facilitar o seu cadastramento e não perder o prazo de inscrição. ITEM 1: Caso já possua o cadastro juntamente ao Centro de Integração Empresa Escola de Minas

Leia mais

e-nota NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica)

e-nota NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Sistema e-nota Safeweb Este manual (versão completa) apresenta informações do Sistema Safeweb e-nota NFS-e. O que é preciso para acessar

Leia mais

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema Abaixo explicamos a utilização do sistema e qualquer dúvida ou sugestões relacionadas a operação do mesmo nos colocamos a disposição a qualquer horário através do email: informatica@fob.org.br, MSN: informatica@fob.org.br

Leia mais

Manual Candidato Edital Público. Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público

Manual Candidato Edital Público. Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público Última Atualização: 22/10/2013 1 Índice 1. Visão Geral...4 2. Incrição On-line em Edital Público...4 2.1 Visualizar cursos de Lato Sensu ou Stricto

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS Acesso ao Portal Problemas com Senhas Comunicados em Pop-up Acesso à Conta Fornecedor Processo de Cotação Confirmação de Pedidos Horizonte de Planejamento

Leia mais

Central de Serviços de Tecnologia: Telefone: 0800-280-7005 Portal: http://10.1.2.109:8686/ Acesse com seu usuário de Rede, Libra ou E-mail.

Central de Serviços de Tecnologia: Telefone: 0800-280-7005 Portal: http://10.1.2.109:8686/ Acesse com seu usuário de Rede, Libra ou E-mail. Orientações ao Magistrado e Servidor Separar toda a documentação necessária conforme as páginas 02 a 04: Processo Caixa - Orientações sobre Documentação. Verificar no Portal Interno a relação de Magistrados

Leia mais

MicroWork TOUCH CHECKLIST

MicroWork TOUCH CHECKLIST Considerações Gerais O possibilita a execução diferenciada do CheckList de serviços do Veículo, com mobilidade e segurança através da captura de fotos, integradas automaticamente para o sistema MicroWork

Leia mais

Dúvidas Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Unidade Acadêmica de Graduação

Dúvidas Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Unidade Acadêmica de Graduação 2º Período de Matrículas - Inclusão de disciplinas 1. Apresentação...2 2. Iniciando sua inclusão...4 3. Selecionando o contexto...6 1. Selecionando disciplina(s) - (atividades acadêmicas)...7 2. Plano

Leia mais

Tutorial de Matrícula/Rematrícula Cursos Noturnos 2015-2:

Tutorial de Matrícula/Rematrícula Cursos Noturnos 2015-2: Tutorial de Matrícula/Rematrícula Cursos Noturnos 2015-2: Sumário 1. Acessando o Portal Acadêmico... 2 2. Impressão do boleto... 3 3. Acessando o ambiente de Matrícula/Rematrícula... 6 4. Impressão do

Leia mais

Reunião Encarregados de Educação Janeiro de 2015

Reunião Encarregados de Educação Janeiro de 2015 Reunião Encarregados de Educação Janeiro de 2015 Plataformas disponíveis para os Alunos e Encarregados de Educação Portal E-Schooling Portal SIGE SIGE Mobile Portal E-Schooling Portal que permite a todos

Leia mais

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas

,QVWDODomR. Dê um duplo clique para abrir o Meu Computador. Dê um duplo clique para abrir o Painel de Controle. Para Adicionar ou Remover programas ,QVWDODomR 5HTXLVLWRV0tQLPRV Para a instalação do software 0RQLWXV, é necessário: - Processador 333 MHz ou superior (700 MHz Recomendado); - 128 MB ou mais de Memória RAM; - 150 MB de espaço disponível

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC O primeiro passo para fazer a instalação do Millennium Basic é fazer o download dos programas executáveis para a máquina do usuário. Acesse o portal de conteúdo

Leia mais

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2012. Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Por favor, leia este documento atentamente. Em alguns casos, o certificado digital não está

Leia mais

INSTRUÇÕES DE CONFIGURAÇÃO DE ACESSO AOS PERIÓDICOS CAPES

INSTRUÇÕES DE CONFIGURAÇÃO DE ACESSO AOS PERIÓDICOS CAPES INSTRUÇÕES DE CONFIGURAÇÃO DE ACESSO AOS PERIÓDICOS CAPES 1. PARA USUÁRIOS DO INTERNET EXPLORER Pág 1 2. PARA USUÁRIOS DO MOZILA FIREFOX Pág 7 3. PARA USUÁRIOS DO SAFARI Pág 11 4. PARA USUÁRIOS DO GOOGLE

Leia mais

Movimentações Online pelo Sistema

Movimentações Online pelo Sistema TOTVS www.unipe.br Movimentações Online pelo Sistema Portal Acadêmico Objetivo O presente manual tem como objetivo orientar os usuários para a utilização das ferramentas de movimentações online da Biblioteca

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO 1 de 7 Prezado(a) Candidato(a), INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO Utilize um computador instalado o software Acrobat Reader (www.adobe.com/br/) para ler textos disponibilizados na prova. Lembre-se

Leia mais