Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo"

Transcrição

1 Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo 1º Ciclo do Ensino Básico Ano lectivo 2015/2016

2 Ano Letivo 2015/2016 I. Introdução Segundo a nova portaria em vigor (Portaria nº 23/2015 de 27 de fevereiro de 2015), foram introduzidas alterações à organização e gestão curricular dos Ensinos Básico, formalizou-se a implementação do Currículo Regional, assente no conjunto de aprendizagens e competências a desenvolver pelos alunos que se fundamentam nas características geográficas, económicas, sociais, culturais e politico - administrativas dos Açores, sem prejuízo do cumprimento integral dos objetivos em termos de aquisição de aprendizagens e competências estabelecidos no Currículo Nacional. As medidas aprovadas pela presente portaria respeitam os princípios já expressos na Portaria nº9/2013, de 11 de fevereiro. Pretende-se prosseguir as orientações globais de política educativa que tem vindo a ser desenvolvida nos Açores, no sentido de reforçar a construção de uma escolaridade básica voltada para o sucesso educativo, dotando-a dos instrumentos que promovam uma cultura de qualidade e rigor, tendo em vista o sucesso escolar de todos os alunos. Deste modo, a avaliação final de ciclo consagra uma componente de avaliação sumativa externa, sendo introduzidas no sistema educativo regional as Provas Finais no 4º ano de escolaridade, nas disciplinas de Português e Matemática que apresentam uma percentagem de 30% sobre a nota final. Em linha com as medidas já encetadas com vista à promoção efectiva do sucesso escolar, restringe-se a aplicação da medida de retenção do aluno nos anos não terminais de ciclo, incluído o 1.º ano de escolaridade, imperando a lógica de ciclo e devolvendo a esta medida o carácter de excepcionalidade que deve assumir, em prol da implementação atempada, a montante, de estratégias que respondam às dificuldades de aprendizagem devidamente diagnosticadas. Consagra-se, no âmbito da avaliação sumativa interna, a valorização da evolução do aluno e a perspectiva globalizante das aprendizagens, cabendo ao conselho de núcleo a responsabilidade de decisão, sem que a mesma se restrinja à média aritmética da classificação obtida pelo aluno nos instrumentos formais de avaliação. II. Critérios Gerais de Avaliação A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informação destinada a apoiar a tomada de decisões à promoção da qualidade das aprendizagens. A avaliação incide sobre as aprendizagens e competências definidas nos currículos nacional e regional para as diversas áreas e disciplinas de cada ciclo, expressas no projeto curricular de Escola e no Projeto Curricular de Turma, por ano de escolaridade. As aprendizagens de carater transversal e de natureza instrumental, nomeadamente no âmbito da

3 educação para a Cidadania, da compreensão e expressão em Português e da utilização das tecnologias de informação e comunicação, constituem objeto de avaliação em todas as disciplinas e áreas curriculares. Neste sentido, a avaliação é da responsabilidade do professor, do conselho de núcleo, dos órgãos de gestão da unidade orgânica e da direção regional competente em matéria de educação. Assim como, as condições de participação dos alunos, dos encarregados de educação, dos profissionais com competência em matéria de apoios especializados e dos demais intervenientes neste processo de avaliação são estabelecidos no regulamento interno da unidade orgânica. O processo de avaliação visa: - A avaliação diagnóstica (art 7º); - Avaliação formativa (art 8º); - Avaliação Sumativa (art.9º); - Avaliação Sumativa Interna (art. 10º/11º): nos 1.º, 2.º e 3.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, a informação resultante da avaliação sumativa interna expressa-se de forma descritiva e qualitativa em todas as áreas curriculares, de acordo com as menções de Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente. No 4.º ano de escolaridade, a avaliação sumativa interna, em cada período lectivo, nas áreas curriculares de Português e de Matemática, expressa-se numa classificação de acordo com a escala de níveis de 1 a 5, acompanhada de uma apreciação descritiva sobre a evolução do aluno. Nas áreas curriculares de Estudo do Meio, de Expressões e de Enriquecimento, bem como nas áreas curriculares não disciplinares, a avaliação expressa-se de forma descritiva sendo, neste caso atribuído uma menção qualitativa de Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente. A avaliação sumativa interna final é atribuída no final do 3.º período pelo professor titular em articulação com os restantes docentes da turma. - Avaliação Sumativa Externa (art. 13º). Os alunos com Necessidades Educativas Especiais, continuarão a ser avaliados segundo os critérios, modalidades e condições especiais de avaliação, de acordo com as dificuldades diagnosticadas e respetivo Projeto Educativo Individual. III. Parâmetros de avaliação Áreas Curriculares Disciplinares: Compreensão, conhecimento, capacidades, domínio de técnicas e valores e atitudes; na expressão Físico-Motora são compreendidos os domínios cognitivo e motor e o comportamento. Áreas Curriculares não Disciplinares: Participação/cooperação, sociabilidade, sentido de responsabilidade e autonomia. As áreas curriculares não disciplinares são de caráter transversal por isso, os seus parâmetros de avaliação serão observados no contexto de trabalho das áreas curriculares disciplinares.

4 Conhecimento Compreensão Escritas Orais Competências/ Parâmetros de Avaliação Parâmetros da disciplina Compreensão de mensagens CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Português Níveis de Desempenho Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom O aluno não compreende suficientemente as mensagens transmitidas. O aluno não compreende suficientemente as mensagens. O aluno compreende as mensagens transmitidas. O aluno compreende mensagens escritas. O aluno compreende com facilidade as mensagens. O aluno compreende com facilidade as mensagens. O aluno compreende com muita facilidade qualquer tipo de mensagem. O aluno compreende com muita facilidade qualquer tipo de mensagem. Conhecimento da estrutura da Língua O aluno não aplica suficientemente as regras da Língua. O aluno domina algumas regras da Língua. O aluno domina e aplica com facilidade as regras da Língua. O aluno domina, com muita facilidade, as regras da Língua, explicitando-as corretamente.

5 Domínio de técnicas Capacidades Capacidade de ler/ interpretar O aluno não consegue ler/interpretar suficientemente situações de comunicação. O aluno consegue ler/interpretar situações comunicativas. O aluno lê/interpreta com facilidade situações comunicativas. O aluno lê/interpreta, com muita facilidade, situações comunicativas. Expressão através da linguagem oral escrita O aluno não consegue expressar suficientemente mensagens simples. O aluno não consegue expressar suficientemente mensagens simples. O aluno consegue produzir discursos simples, tendo dificuldade na elaboração de enunciados mais complexos. O aluno consegue produzir enunciados simples, tendo dificuldade na elaboração de enunciados mais complexos. O aluno consegue produzir facilmente discursos diversos, com coerência e correção gramatical. O aluno consegue produzir facilmente enunciados diversos, com coerência e correção gramatical. O aluno consegue produzir muito facilmente qualquer tipo de discurso, semântica e gramaticalmente correto. O aluno consegue produzir muito facilmente qualquer tipo de enunciado, semântica e gramaticalmente correto.

6 Conhecimento Compreensão Competências/ Parâmetros de Avaliação Parâmetros da disciplina Compreensão de situações matemáticas/ Conexões com a realidade CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Matemática Níveis de Desempenho Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom O aluno não mobiliza suficientemente os adquiridos em situações reais nem os utiliza na construção de novos saberes. O aluno mobiliza os adquiridos em situações reais. O aluno mobiliza, com facilidade, os adquiridos em situações reais e utiliza-os na construção de novos saberes. O aluno mobiliza, com muita facilidade, os adquiridos em situações reais e utiliza-os na construção de novos saberes. Conhecimento de noções matemáticas O aluno não adquire suficientes matemáticos. O aluno adquire matemáticos. O aluno adquire com facilidade os matemáticos. O aluno adquire com muita facilidade os matemáticos.

7 Domínio de técnicas Capacidades Capacidade de resolução de situações matemáticas O aluno não demonstra suficiente capacidade de raciocínio. O aluno demonstra raciocínio, capacidade de comunicação e de resolução de situações. O aluno demonstra facilidade de raciocínio, de comunicação e de resolução de situações. O aluno demonstra muita facilidade de raciocínio, de comunicação e de resolução de situações. Prática compreensiva de procedimentos diversificados e instrumentos O aluno não domina suficientemente as técnicas e os instrumentos de trabalho. O aluno domina as técnicas e os instrumentos de trabalho. O aluno domina com facilidade as técnicas e os instrumentos de trabalho. O aluno domina com muita facilidade as técnicas e os instrumentos de trabalho.

8 Conhecimento Compreensão Competências/ Parâmetros de Avaliação Parâmetros da disciplina CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Estudo do Meio Níveis de Desempenho Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Compreensão de Situações Reais/Conexões com a realidade Conhecimento de noções/ conceitos O aluno não compreende suficientemente o ambiente que o rodeia. O aluno revela dificuldades na aquisição e aplicação de conceitos e conteúdos relativos a saberes culturais (locais, regionais, ) científicos, tecnológicos, históricos e geográficos O aluno compreende o ambiente que o rodeia. O aluno conhece e aplica conceitos e conteúdos relativos a saberes culturais (locais, regionais, ) científicos, tecnológicos, históricos e geográficos. O aluno compreende com facilidade o ambiente que o rodeia, mobilizando, experiências, saberes culturais (locais, regionais, ), científicos, tecnológicos, históricos e geográficos. O aluno conhece e aplica com facilidade conceitos e conteúdos relativos a saberes culturais (locais, regionais, ) científicos, tecnológicos, históricos e geográficos. O aluno compreende o ambiente que o rodeia, mobilizando com muita facilidade a generalidade dos, experiências, saberes culturais (locais, regionais, ), científicos, tecnológicos, históricos e geográficos. O aluno conhece e aplica com muita facilidade os conceitos e conteúdos relativos a saberes culturais (locais, regionais, ) científicos, tecnológicos, históricos e geográficos,.

9 Domínio de técnicas Capacidades Capacidade de interpretação/ Intervenção O aluno demonstra dificuldades na interpretação e na intervenção revelando dificuldades ao nível da comunicação, espírito crítico e da capacidade de resolver problemas. O aluno demonstra capacidade de interpretação e de intervenção, manifestando algum progresso na comunicação, no espírito crítico e na capacidade de resolver problemas. O aluno demonstra capacidade de interpretação e de intervenção, desenvolvendo facilmente a comunicação, o espírito crítico e a capacidade de resolver problemas. O aluno demonstra grande capacidade de interpretação e de intervenção, sendo muito evidente a sua comunicação, o seu espírito crítico e a sua capacidade de resolver problemas. Prática compreensiva de procedimentos diversificados e instrumentos auxiliares O aluno não utiliza suficientemente processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), evidenciando dificuldades no domínio de técnicas, processos e de instrumentos. O aluno utiliza processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), evidenciando algum domínio de técnicas, processos e de instrumentos. O aluno utiliza com facilidade processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), evidenciando, com autonomia, o domínio de técnicas, processos e de instrumentos. O aluno utiliza com muita facilidade processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), evidenciando, com autonomia, dinamismo e espírito de iniciativa 1, o domínio de técnicas, processos e de instrumentos.

10 Desempenho Motor Competências/ Parâmetros de Avaliação Parâmetros da disciplina Perícias e M. Realiza acções motoras com aparelhos portáteis seguindo combinações de movimentos. 1.º/2.ºanos Deslocamentos e Equilíbrios Realiza acções motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos. 1.º/2.ºanos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Expressão Físico Motora Níveis de Desempenho Suficiente Bom Muito Bom Realiza acções motoras básicas com aparelhos portáteis segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos. Realiza acções motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento, ou combinação de movimentos. Realiza com correcção acções motoras básicas com aparelhos portáteis segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos. Realiza com correcção acções motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento, ou combinação de movimentos. Realiza com correcção acções motoras básicas com aparelhos portáteis segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos conjugando as qualidades da acção própria ao efeito pretendido de movimentação do aparelho. Realiza com correcção acções motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento, ou combinação de movimentos, coordenando a sua acção para aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação.

11 Actividades Rítmicas e Expressivas Combina movimentos adequados à expressão de temas de acordo com a estrutura rítmica de composições musicais Actividades Exploração Natureza Realiza habilidades motoras apropriadas em percursos na natureza Jogos Participa em jogos realizando habilidades básicas e acções técnico-tácticas fundamentais. Patinagem Patina ajustando as suas acções para orientar o seu deslocamento 3.º/4.ºanos Combina deslocamentos, movimentos não locomotores, de acordo com a estrutura rítmica. Realiza habilidades apropriadas em percursos na natureza. Colabora com os colegas e respeita as regras de segurança e preservação do ambiente. Participa em jogos ajustando a sua iniciativa e qualidades motoras na prestação às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas e acções técnicotácticas fundamentais. - Patina com equilíbrio e alguma segurança. -Ajusta com alguma dificuldade as suas acções para orientar o seu deslocamento na na realização de percursos simples. Combina deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios, de acordo com a estrutura rítmica e melodia de composições musicais. Realiza habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as características do terreno. Colabora com os colegas e respeita as regras de segurança e preservação do ambiente Participa em jogos ajustando a sua iniciativa e qualidades motoras na prestação às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas e acções técnicotácticas fundamentais com correcção. - Patina com equilíbrio e segurança. -Ajusta as suas acções para orientar o seu deslocamento com alguma intencionalidade na realização de percursos simples. Combina com facilidade deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou temas combinados com os colegas e professor, de acordo com a estrutura rítmica e melodia de composições musicais. Realiza habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as características do terreno e dos sinais de orientação. Colabora com os colegas e respeita as regras de segurança e preservação do ambiente. Participa em jogos ajustando a sua iniciativa e qualidades motoras na prestação às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas e acções técnicotácticas fundamentais com correcção e oportunidade - Patina com equilíbrio e segurança. -Ajusta as suas acções para orientar o seu deslocamento com intencionalidade e oportunidade na realização de percursos variados.

12 Atitudes Ginástica Realiza e combina habilidades gímnicas básicas em esquemas ou sequências. 3.º/4.ºanos Participa nas aulas sendo assíduo, responsável, empenhado e cooperante. Realiza habilidades gímnicas básicas em esquemas ou sequências no solo e em aparelhos O aluno participa com algum empenho no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de actividades, e procura realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade. Coopera geralmente com os companheiros nos jogos e exercícios e aplica quase sempre as regras combinadas na turma, é quase sempre cordial e respeitador na relação com colegas e professor. Realiza habilidades gímnicas básicas em esquemas ou sequências no solo e em aparelhos encadeando e ou combinando as acções O aluno participa com empenho no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de actividades, e procura realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade. Coopera geralmente com os companheiros nos jogos e exercícios e aplica as regras combinadas na turma, é cordial e respeitador na relação com colegas e professor. Realiza habilidades gímnicas básicas em esquemas ou sequências no solo e em aparelhos encadeando e ou combinando as acções com fluidez e harmonia de movimento. O aluno participa com grande empenho no aperfeiçoamento da sua habilidade nos diferentes tipos de actividades, e procura sempre realizar as acções adequadas com correcção e oportunidade. Coopera com os companheiros nos jogos e exercícios e aplica as regras combinadas na turma, é sempre cordial e respeitador na relação com colegas e professor.

13 Conhecimento Compreensão Competências/ Parâmetros de Avaliação Parâmetros da disciplina CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Expressão Plástica Níveis de Desempenho Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Compreensão de situações reais ou imaginadas O aluno não mobiliza suficientemente os na execução dos trabalhos. O aluno mobiliza os na execução dos trabalhos. O aluno mobiliza os na execução dos trabalhos, com facilidade. O aluno mobiliza os na execução dos trabalhos, com muita facilidade. Conhecimento de técnicas O aluno não aplica suficientemente os adquiridos. O aluno aplica os adquiridos. O aluno aplica, com facilidade, os adquiridos. O aluno aplica, com muita facilidade, os adquiridos.

14 Domínio de técnicas Capacidades Capacidade de expressão/criação O aluno não é capaz de criar e de se expressar suficientemente. O aluno é capaz de criar e de se expressar. O aluno é capaz de se expressar com criatividade. O aluno é capaz de se expressar com muita criatividade. Prática compreensiva de diferentes técnicas O aluno não domina suficientemente as diferentes técnicas. O aluno domina as diferentes técnicas. O aluno domina as diferentes técnicas, com facilidade. O aluno domina as diferentes técnicas, com muita facilidade.

15 Conhecimento Compreensão Competências/ Parâmetros de Avaliação Parâmetros da disciplina CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Expressão Dramática Níveis de Desempenho Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Compreensão de situações reais ou imaginadas O aluno não mobiliza suficientemente os de forma adequada na realização das tarefas. O aluno mobiliza os de forma adequada na realização das tarefas. O aluno mobiliza, com facilidade, os de forma adequada na realização das tarefas. O aluno mobiliza, com muita facilidade, os de forma adequada na realização das tarefas. Conhecimento de técnicas O aluno não aplica suficientemente os adquiridos nos Jogos Dramáticos e de Exploração. O aluno aplica os adquiridos nos Jogos Dramáticos e de Exploração. O aluno aplica, com facilidade, os adquiridos nos Jogos Dramáticos e de Exploração. O aluno aplica, com muita facilidade, os adquiridos nos Jogos Dramáticos e de Exploração.

16 Domínio de técnicas Capacidades O aluno não comunica suficientemente de forma expressiva e criativa. O aluno comunica de forma expressiva e criativa O aluno comunica, com facilidade, de forma expressiva e criativa. O aluno comunica, com muita facilidade, de forma expressiva e criativa. Capacidade de expressão/comunica ção/ Criatividade Prática Compreensiva de diferentes técnicas O aluno não executa suficientemente as atividades sugeridas ao nível da voz, corpo, espaço e objetos. O aluno executa as atividades sugeridas ao nível da voz, corpo, espaço e objetos. O aluno executa, com facilidade, as atividades sugeridas ao nível da voz, corpo, espaço e objetos. O aluno executa, com muita facilidade, as atividades sugeridas ao nível da voz,

17 Conhecimento Compreensão Competências/ Parâmetros de Avaliação Parâmetros da disciplina CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Expressão Musical Níveis de Desempenho Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Compreensão de situações reais ou imaginadas O aluno não mobiliza suficientemente os de forma adequada na realização das atividades. O aluno mobiliza os de forma adequada na realização das atividades. O aluno mobiliza, com facilidade, os de forma adequada na realização das atividades. O aluno mobiliza, com muita facilidade, os de forma adequada na realização das atividades. Conhecimento de técnicas O aluno não aplica suficientemente os adquiridos na área da Expressão e Educação Musical. O aluno aplica os adquiridos na área da Expressão e Educação Musical. O aluno aplica, com facilidade, os adquiridos na área da Expressão e Educação Musical. O aluno aplica, com muita facilidade, os adquiridos na área da Expressão e Educação Musical.

18 Domínio de técnicas Capacidades Capacidade de expressão/represent ação e criatividade O aluno não desenvolve suficientemente capacidades expressivas e criativas. O aluno desenvolve capacidades expressivas e criativas. O aluno desenvolve com facilidade capacidades expressivas e criativas. O aluno desenvolve com muita facilidade capacidades expressivas e criativas. Prática compreensiva de diferentes técnicas O aluno não executa suficientemente as atividades sugeridas ao nível da voz, do corpo e de instrumentos. O aluno executa as atividades sugeridas ao nível da voz, do corpo e de instrumentos. O aluno executa, com facilidade, as atividades sugeridas ao nível da voz, do corpo e de instrumentos. O aluno executa, com muita facilidade, as atividades sugeridas ao nível da voz, do corpo e de instrumentos.

19 Resolução de Problemas Mobilização de Competências/ Parâmetros de Avaliação Parâmetros da disciplina CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Cidadania Níveis de Desempenho Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Mobiliza saberes na abordagem dos conteúdos trabalhados O aluno raramente mobiliza os saberes essenciais para abordar situações e problemas dos conteúdos trabalhados. O aluno mobiliza alguns saberes essenciais para abordar situações e problemas dos conteúdos trabalhados. O aluno mobiliza os saberes essenciais para abordar situações e problemas dos conteúdos trabalhados. O aluno mobiliza quase sempre os saberes essenciais para abordar situações e problemas dos conteúdos trabalhados. Revela capacidade de formular estratégias adequadas à resolução de problemas O aluno raramente demonstra capacidade de participar ou cooperar com estratégias na resolução dos problemas apresentados. O aluno demonstra alguma capacidade de participar ou cooperar na resolução dos problemas apresentados. O aluno demonstra capacidade de participar ou cooperar na resolução dos problemas apresentados. O aluno quase sempre demonstra capacidade de participar ou cooperar na resolução dos problemas apresentados.

20 Sociabilidade Integração ao Meio Envolvente Conhece os valores essenciais a uma adequada integração no meio envolvente O aluno nem sempre demonstra conhecimento sobre os valores essenciais para uma adequada integração ao meio envolvente. O aluno demonstra algum conhecimento sobre os valores essenciais para uma adequada integração ao meio envolvente. O aluno demonstra conhecimento sobre os valores essenciais para uma adequada integração ao meio envolvente. O aluno quase sempre demonstra conhecimento sobre os valores essenciais para uma adequada integração ao meio envolvente. Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns O aluno raramente coopera com os colegas nas tarefas e nos projetos comuns. O aluno coopera algumas vezes com os colegas nas tarefas e nos projetos comuns. O aluno habitualmente coopera com os colegas nas tarefas e nos projetos comuns. O aluno coopera quase sempre com os colegas nas tarefas e nos projetos comuns

21 Áreas Curriculares Disciplinares 2015/2016 Disciplinas Parâmetros da disciplina 1º ano 2º ano 3ºano 4ºano Compreensão oral 12,5% 12,5% 15% 15% escrita 12,5% 12,5% 15% 15% Português Conhecimento 25% 20% 20% 20% Capacidades 25% 25% 20% 20% Domínio de oral 7,5% 10% 10% 10% técnicas escrita 7,5% 10% 10% 10% Atitudes e valores 10% 10% 10% 10% Compreensão 25% 25% 30% 30% Conhecimento 25% 20% 20% 20% Matemática Capacidades 25% 25% 20% 20% Domínio de técnicas 15% 20% 20% 20% Atitudes e valores 10% 10% 10% 10% Compreensão 25% 25% 25% 25% Conhecimento 25% 25% 15% 15% Estudo do Meio Capacidades 20% 20% 25% 25% Domínio de técnicas 15% 15% 25% 25% Atitudes e valores 15% 15% 10% 10% Expressão Físico- Desempenho motor 65% 65% 70% 70% Motora Atitudes 35% 35% 30% 30% Compreensão 15% 15% 15% 15% Conhecimento 15% 15% 15% 15% Expressão e Capacidades 25% 25% 20% 20% Educação Domínio de técnicas 25% 25% 30% 30% Musical Atitudes e valores 20% 20% 20% 20% Expressão e Educação Dramática Compreensão 15% 15% 15% 15% Conhecimento 15% 15% 15% 15% Capacidades 25% 25% 20% 20% Domínio de técnicas 25% 25% 30% 30% Atitudes e valores 20% 20% 20% 20% Expressão e Educação Plástica Compreensão 15% 15% 15% 15% Conhecimento 15% 15% 15% 15% Capacidades 25% 25% 20% 20% Domínio de técnicas 25% 25% 30% 30% Atitudes e valores 20% 20% 20% 20% Área Expressão e Educação Físico Motora Expressão e Educação Plástica Expressão e Educação Musical Expressão e Educação Dramática Expressões 40% 20% 20% 20% Áreas Curriculares não Disciplinares Área Parâmetros 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano Mobilização de 30% 30% 20% 20% Cidadania Resolução de Problemas 30% 30% 20% 20% Integração ao Meio 20% 20% 30% 30% Envolvente Sociabilidade 20% 20% 30% 30%

22 Atitudes e valores No domínio das Atitudes e Valores serão tidos em conta os seguintes parâmetros: Pontualidade MB B S I Assiduidade Atenção/concentração Interesse/empenho Autonomia Responsabilidade Participação Hábitos de estudo Organização de trabalho Relacionamento com os colegas Relacionamento com o professor Relacionamento com outros adultos Intervenção oportuna Respeito pelas regras instituídas Cooperação Nota: Para cada parâmetro serão atribuídas menções: Muito Bom - Quando o aluno cumpre quase sempre cada parâmetro; Bom - Quando o aluno cumpre na maioria das vezes cada parâmetro; Suficiente - Quando o aluno cumpre com alguma frequência cada parâmetro; Insuficiente - Quando o aluno cumpre raramente ou nunca cada parâmetro. Avaliação sumativa Avaliação formativa Atitudes e Valores PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO EXPRESSÕES 50% 50% 50% 40% 40% 40% 35% 40% 30% 10% 10% 1.º e 2.º Ano 3.º e 4.º Ano 15% 10% 30%

23 Ponderação da percentagem dos instrumentos de avaliação IV. Instrumentos de avaliação Processos de avaliação Instrumentos de avaliação (exemplos) Observação direta Participação oral Avaliação diagnóstica Trabalhos realizados pelos alunos (individual, a pares ou grupo) Avaliação formativa Fichas de avaliação Auto-avaliação e heteroavaliação Avaliação sumativa (Interna e Fichas de avaliação sumativa Externa) V. Perfis de competência: Menção Apresenta falhas sistemáticas na apropriação e/ou desenvolvimento das competências. No desenvolvimento das competências essenciais, destaca-se: - a ausência de progressos significativos em relação ao ponto de partida; - ausência de autonomia; - inadequação do pensamento à resolução de problemas. Evidencia apropriação e desenvolvimento progressivo das competências. No desenvolvimento das competências essenciais, destaca-se: - progressos significativos entre o ponto de partida e o de chegada; - atitude de adesão perante as experiências educativas que lhe são proporcionadas; - progressivo exercício de autonomia. Apresenta facilidade na apropriação e desenvolvimento das competências. No desenvolvimento das competências essenciais, destaca-se: - atitude autónoma perante as experiências educativas que lhe são proporcionadas; - progressiva capacidade de se autocorrigir. Insuficiente Suficiente Bom Apresenta muita facilidade na apropriação e desenvolvimento das competências. No desenvolvimento das competências essenciais, destaca-se: - capacidade de se autocorrigir; - dinamismo; - espírito de iniciativa. Muito Bom

24 VI. Escala de classificação: No 1º, 2º e 3ºanos do 1ºciclo do ensino básico, a informação resultante da avaliação sumativa interna expressa-se de forma descritiva e qualitativa em todas as áreas curriculares. Esta nomenclatura é também utilizada para as áreas curriculares de estudo do meio, de expressões e de enriquecimento, bem como nas áreas curriculares não disciplinares para o 4ºano de escolaridade. Classificação Pontuação Insuficiente (I) 0% - 49% Suficiente (S) 50% - 69% Bom (B) 70%- 89% Muito Bom (MB) 90% - 100% No 4ºano de escolaridade deverá ser utilizada a escala de 1 a 5 para as disciplinas de Português e Matemática na avaliação sumativa interna em cada período letivo. Classificação Pontuação Nível 1 0% - 19% Nível 2 20% - 49% Nível 3 50%- 69% Nível 4 70% - 89% Nível 5 90% a 100%

25 Efeitos da avaliação Sumativa Portaria nº 23/2015 de 27 de fevereiro de 2015 Artigos 15.º/16.º Efeitos da avaliação sumativa (transição/progressão) 1- As decisões de transição e de progressão do aluno para o ano de escolaridade seguinte e para o ciclo subsequente revestem caráter pedagógico, devem respeitar o estabelecido no n.º 4 do art.º 10.º e são tomadas sempre que o professor titular de turma, no 1.º ciclo, ou o conselho de turma, nos 2.º e 3.ºciclos, considerem: a) Nos anos terminais de ciclo, que o aluno adquiriu os e desenvolveu as competências necessárias para prosseguir com sucesso os seus estudos no ciclo subsequente, sem prejuízo do estabelecido para as condições de aprovação dos alunos que realizam provas de equivalência à frequência e do disposto no artigo seguinte; b) Nos anos não terminais de ciclo, que o progresso no desenvolvimento das aprendizagens demonstrado pelo aluno permite perspetivar que os e as competências essenciais definidas para o final do ciclo serão atingidos. 2- No 1.º ano de escolaridade não há lugar a retenção, exceto nas situações previstas nos n.ºs 13 e 14 do art.º 11.º e, após cumpridos os procedimentos previstos no Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, o professor titular da turma, em articulação com o conselho de núcleo, decida pela retenção do aluno. 3 Sem prejuízo dos critérios de avaliação definidos nos termos do previsto no n.º 1 do art.º 6.º, em anos não terminais de ciclo a retenção é uma medida de exceção, não havendo lugar à mesma nas situações em que os alunos tenham apenas dois níveis inferiores a 3. 4 No 1.º ciclo, a retenção traduz-se na repetição de todas as áreas curriculares ou disciplinas do ano em que o aluno ficou retido.

26 Condições de transição e aprovação 1 A avaliação sumativa dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão ou a retenção do aluno, expressa através das menções, respetivamente, de Transitou ou de Não Transitou, no final de cada ano de escolaridade, e de Aprovado ou de Não Aprovado, no final de cada ciclo. 2 No final de cada um dos ciclos do ensino básico, o aluno não progride e obtém a menção de Não Aprovado, se estiver numa das seguintes condições: a) Tiver obtido simultaneamente classificação inferior a 3 nas disciplinas de Português ou PLNM e de Matemática; b) Tiver obtido classificação inferior a 3 em três ou mais disciplinas, no caso dos 2.º e 3.º ciclo, e tiver obtido classificação inferior a 3 ou em Português ou PLNM ou em Matemática e simultaneamente menção Insuficiente a Estudo do Meio e Expressões, no caso do 1.º ciclo. 3 Os alunos autopropostos do ensino básico não progridem e obtêm a menção de Não Aprovado se estiverem nas condições referidas no número anterior. 4 Nos anos não terminais de ciclo deve ser cumprido o previsto na alínea b) do n.º 2 e n.º 4 do art.º 15º. 5 A disciplina de Educação Moral e Religiosa, nos três ciclos do ensino básico, as áreas de Formação Pessoal e Social, curriculares de enriquecimento e curriculares não disciplinares não são consideradas para efeitos de progressão dos alunos. 6 As áreas curriculares disciplinares de caráter facultativo e as do ensino vocacional artístico que tenham substituído áreas curriculares disciplinares do currículo educativo comum não são consideradas para efeitos de progressão dos alunos. Para a elaboração desta proposta foram consultados e analisados os seguintes documentos: - Critérios de Avaliação da Unidade Orgânica; - Portaria nº 23/ 2015 de 27 de fevereiro de A leitura deste documento não dispensa a consulta da Portaria nº 23/ 2015 de 27 de fevereiro de 2015.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Considerando que a Portaria nº 23 /2015, de 27 de fevereiro revogou a Portaria nº 9/2013, de 11 de fevereiro referente à avaliação das aprendizagens e competências

Leia mais

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2015-2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Setembro 2015 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera. Plano. Estudos. Desenvolvimento. Currículo

Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera. Plano. Estudos. Desenvolvimento. Currículo Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera Plano de Estudos e Desenvolvimento do Currículo Educação Pré Escolar A Educação Pré-Escolar afigura-se como a primeira etapa da educação básica

Leia mais

Plano de Articulação Curricular

Plano de Articulação Curricular Plano de Articulação Curricular 2014-2015 Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa Índice 1.Introdução... 3 2 2.Prioridades... 4 3.Operacionalização do Plano de Articulação Curricular... 5 4.Monitorização

Leia mais

Decreto-Lei Nº 6/2001 de 18 de Janeiro - Novos currículos do ensino básico

Decreto-Lei Nº 6/2001 de 18 de Janeiro - Novos currículos do ensino básico Decreto-Lei Nº 6/2001 de 18 de Janeiro - Novos currículos do ensino básico O Programa do Governo assume como objectivo estratégico a garantia de uma educação de base para todos, entendendo-a como início

Leia mais

TECNOLOGIAS APLICADAS

TECNOLOGIAS APLICADAS ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO Ano Lectivo: 2009/2010 CURSO PROFISSIONAL DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES TECNOLOGIAS APLICADAS 12 ANO - Turma TE Professor: Ana Lisa Rodrigues Grupo: 0 Tecnologias

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REAL REGULAMENTO OFERTAS EDUCATIVAS ALTERNATIVAS AO ENSINO REGULAR ANEXO II

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REAL REGULAMENTO OFERTAS EDUCATIVAS ALTERNATIVAS AO ENSINO REGULAR ANEXO II Ofertas Educativas Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento estabelece as diretrizes essenciais ao funcionamento do curso vocacional, adequando, esclarecendo e integrando as normas legais presentes na

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Abril 2016 2016 367 Prova 11º Ano de escolaridade (Decreto-Lei nº 139/2012, de 05 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

Critérios de Avaliação. 1º Ciclo

Critérios de Avaliação. 1º Ciclo Critérios de Avaliação 1º Ciclo 2015/2016 Critérios de Avaliação do 1º ciclo Os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos de cada ciclo de ensino têm como referência os conteúdos

Leia mais

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. Jardins de Infância da Rede Privada Instituições Particulares de Solidariedade Social RELATÓRIO DO JARDIM DE INFÂNCIA

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. Jardins de Infância da Rede Privada Instituições Particulares de Solidariedade Social RELATÓRIO DO JARDIM DE INFÂNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO Jardins de Infância da Rede Privada Instituições Particulares de Solidariedade Social RELATÓRIO DO JARDIM DE INFÂNCIA Designação: Centro Social de Azurva Endereço: Rua Professor

Leia mais

Projecto Educativo. de Escola

Projecto Educativo. de Escola Projecto Educativo de Escola 2006/2010 Nota Introdutória P.E.E. No seu primeiro ano de implementação 2006/07, com o objectivo de trabalhar os problemas seleccionados: dificuldades sentidas nas relações

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Ano Letivo 2014/2015-1.º Período

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Ano Letivo 2014/2015-1.º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR Ano Letivo 04/05 -.º Período A Coordenadora Francisca Oliveira

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Engenharia Ambiental - Campus EAD INDICADOR Curso* Campus EAD* ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência - 2015. Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358

Informação Prova de Equivalência à Frequência - 2015. Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358 DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358 CICLO: Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12º Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência da disciplina

Leia mais

Desencadeia motivações profundas, onde os comportamentos são mais importantes que o produto final;

Desencadeia motivações profundas, onde os comportamentos são mais importantes que o produto final; ÁREA DE PROJECTO 12º ANO Ano Lectivo 2008/2009 1. O QUÊ, PARA QUÊ? A Área de Projecto é uma área curricular não disciplinar que faz parte do currículo do 12º ano. Tem uma natureza interdisciplinar e transdisciplinar

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC Pré-Escolar Nenúfares Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2015/2016 1 O saber é um processo, não é um produto. Jerome

Leia mais

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril)

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS - Nível 2 2016 Prova 06 / 2016 1ª e 2ª Fase 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação

Leia mais

Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de:

Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de: Matriz da Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de: Prova 358 2016

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Unidade Curricular Designação Ferramentas Digitais/Gráficas II Área Científica Design Gráfico e Multimédia Ciclo de Estudos Obrigatório Carácter: Obrigatório Semestre

Leia mais

CIÊNCIA, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO 1º CICLO

CIÊNCIA, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO 1º CICLO CIÊNCIA, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO 1º CICLO SÁ, PATRÍCIA & MARTINS, ISABEL Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. Universidade de Aveiro.

Leia mais

Cursos Profissionais - nível Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural

Cursos Profissionais - nível Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural Cursos Profissionais - nível Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Despacho nº 14758/2004 (2ª série), de 23 de Julho, Portaria nº 550-C/2004, de 21

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO Normas regulamentares Artigo 1.º Grau A Escola Superior Artística do Porto confere a Pós-Graduação em Arte em Espaço Público. Artigo 2.º Objectivos do curso 1. A

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. CAMPUS CERES DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PROJETO DO

Leia mais

Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15

Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15 2015 Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15 Junta de Freguesia de Fermentelos Índice NOTA JUSTIFICATIVA... 2 CAPÍTULO I... 3 Missão... 3 Artigo 1º... 3 CAPÍTULO II... 3 Objeto... 3 Artigo 2º...

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Júlio César Neis 1 ; Rosangela Aguiar Adam 2 ; Tiago Lopes Gonçalves 3 ; Vera Regina Mazureck

Leia mais

FACULDADE DE ARARAQUARA IESP Instituto Educacional do Estado de São Paulo Rua Miguel Cortez, 50, Vila Suconasa, Araraquara/SP Tel: 3332-4093

FACULDADE DE ARARAQUARA IESP Instituto Educacional do Estado de São Paulo Rua Miguel Cortez, 50, Vila Suconasa, Araraquara/SP Tel: 3332-4093 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso de Direito da Faculdade de Araraquara CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre

Leia mais

O QUE ORIENTA O PROGRAMA

O QUE ORIENTA O PROGRAMA O QUE ORIENTA O PROGRAMA A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres estabeleceu um diálogo permanente com as mulheres brasileiras por meio de conferências nacionais que constituíram um marco na

Leia mais

Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo. Critérios de Avaliação em Língua Estrangeira. (1º ciclo)

Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo. Critérios de Avaliação em Língua Estrangeira. (1º ciclo) Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Critérios de Avaliação em Língua Estrangeira (1º ciclo) Departamento de Línguas Estrangeiras Ano Letivo 2015/2016 1 Considerações Gerais 1. Pretende-se que a

Leia mais

Tipo de Prova: Escrita e Oral

Tipo de Prova: Escrita e Oral INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) 2016 Prova 367 Tipo de Prova: Escrita e Oral Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril) Introdução O presente documento visa

Leia mais

Planificação de Atividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Letivo 2012 / 2013

Planificação de Atividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Letivo 2012 / 2013 Planificação de Atividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Letivo 2012 / 2013 Psicóloga Ana Rita Antunes (2º e 3º Ciclos e Coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação) Psicóloga Filipa

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA. Capítulo I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DE MONITORIA. Capítulo I Das Disposições Gerais REGULAMENTO DE MONITORIA Dispõe sobre a regulamentação da Monitoria Capítulo I Das Disposições Gerais Art. 1 O presente regulamento estabelece normas para o processo seletivo de monitoria da Faculdade

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO Planificação Anual 2011/2012 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PORTUGUÊS 10º ANO Manual adotado: Página Seguinte - Texto Editora

Leia mais

DEPARTAMENTO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2012-2013. Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2012-2013. Critérios de avaliação DEPARTAMENTO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2012-2013 Critérios de avaliação 0 MATRIZ CURRICULAR DO 1º CICLO COMPONENTES DO CURRÍCULO Áreas curriculares disciplinares de frequência obrigatória: Língua Portuguesa;

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

REGULAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONDIM DE BASTO REGULAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR I Objeto e Âmbito O presente documento define e regula o funcionamento do Sistema de Gestão

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos

Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos maiores de 23 anos e do Concurso Especial dos Estudantes

Leia mais

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Artigo 1.º Âmbito de aplicação

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Artigo 1.º Âmbito de aplicação REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (Ao abrigo do artigo 41.º do Estatuto da Carreira Docente da Universidade Católica Portuguesa)

Leia mais

Perfil Profissional de Treinador

Perfil Profissional de Treinador Programa Nacional de FORMAÇÃO de Treinadores Grau1 Perfil Profissional de Treinador Perfil Profissional - GRAU I O Grau I corresponde à base hierárquica de qualificação profissional do treinador desportivo.

Leia mais

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO Capítulo I Princípios gerais: Art. 1º De acordo com o Projeto Pedagógico do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Redentor, os estágios supervisionados fazem

Leia mais

CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 JOVENS CRIATIVOS, EMPREENDEDORES PARA O SÉCULO XXI

CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 JOVENS CRIATIVOS, EMPREENDEDORES PARA O SÉCULO XXI 0 REGULAMENTO DO CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 1. OBJETIVOS Através de um concurso de ideias, a iniciativa INOVA! visa: Estimular o espírito empreendedor, criativo e inovador das crianças e dos jovens;

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR PREÂMBULO A Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, diploma que estabelece, entre outros, o regime jurídico das autarquias locais, veio atribuir, no

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas básicas das

Leia mais

Projeto Clube Descobrir e Aprender com as brincadeiras

Projeto Clube Descobrir e Aprender com as brincadeiras Projeto Clube Descobrir e Aprender com as brincadeiras Atividade de Enriquecimento Curricular Docente: Carla Sofia Nunes Pote de Oliveira EB1/PE da Nazaré [2015/2016] Índice INTRODUÇÃO... 2 CARATERIZAÇÃO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça S.P. Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA outubro/2010

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 11º ANO LETIVO: 2011/2012

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 11º ANO LETIVO: 2011/2012 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 11º ANO LETIVO: 2011/2012 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS

Leia mais

PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR

PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA E PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR Gabrielle Cristina Sanchez Adriana Garcia Gonçalves São Carlos - UFSCar Eixo Temático: 9 Pesquisa e Inovação Metodológica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 2ª

Leia mais

ENQUADRAMENTO DO VOLUNTARIADO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

ENQUADRAMENTO DO VOLUNTARIADO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO ENQUADRAMENTO DO VOLUNTARIADO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Considerando: O relevo formativo, social, cultural e cívico do voluntariado e o papel importante que a Universidade de Aveiro (UA) pode desempenhar

Leia mais

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE Planificação Anual - 2015-2016 Ensino Básico 9º Ano 2º Ano - Atividade Vocacional FOTOGRAFIA DIGITAL MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS Conteúdos Procedimentos

Leia mais

Regulamento do Centro de Investigação em Estudos da Criança CIEC

Regulamento do Centro de Investigação em Estudos da Criança CIEC Regulamento do Centro de Investigação em Estudos da Criança CIEC CAPÍTULO I ÂMBITO E OBJETIVOS Artigo 1.º Âmbito O Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), adiante designado por Centro, é uma

Leia mais

Regulamento Interno do Departamento de Sistemas de Informação. Escola Superior de Ciências Empresariais Instituto Politécnico de Setúbal

Regulamento Interno do Departamento de Sistemas de Informação. Escola Superior de Ciências Empresariais Instituto Politécnico de Setúbal Regulamento Interno do Departamento de Sistemas de Informação Escola Superior de Ciências Empresariais Instituto Politécnico de Setúbal CAPÍTULO I Disposições Gerais (Artigo 1º) Definição O Departamento

Leia mais

SENAI BAHIA ÁREA AUTOMOTIVA DESCRITIVO DE CURSO

SENAI BAHIA ÁREA AUTOMOTIVA DESCRITIVO DE CURSO SENAI BAHIA ÁREA AUTOMOTIVA DESCRITIVO DE CURSO 1 IDENTIFICAÇÃO Título do Curso: s Ocupação: 9144-15 Mecânico de manutenção em motocicleta Modalidade: Qualificação Profissional Básica Formação Inicial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA EIXO TECNOLÓGICO: Licenciatura Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

PROJECTO PROMED - 2011/2012. A função formativa da avaliação externa. Guião de apresentação de práticas PROMED

PROJECTO PROMED - 2011/2012. A função formativa da avaliação externa. Guião de apresentação de práticas PROMED 1 Caracterização da escola e suas concepções sobre avaliação O Colégio de Nossa Senhora da Paz é uma escola do EPC (ensino particular e cooperativo), propriedade da Província Portuguesa das Irmãs de Santa

Leia mais

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso.

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso. BOAS VINDAS Prezado aluno, Seja bem vindo ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, modalidade à Distância da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF).

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA

PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA Informação da Prova de Equivalência à Frequência Prova 266 2015 CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL 10º, 11º e 12º Anos de Escolaridade PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA 1. Introdução O presente

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 Disciplina: Natureza e Sociedade Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil OBJETIVOS GERAIS: Identificar as diferenças e semelhanças

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA Este documento contempla as linhas gerais de orientação, para uniformização

Leia mais

Projeto Educativo/Plano de Atividades

Projeto Educativo/Plano de Atividades COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Projeto Educativo/Plano de Atividades Ano letivo 2014/2015 Índice Introdução Princípios orientadores da ação educativa Horário de funcionamento Clubes

Leia mais

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL INIC. 11º Ano de Escolaridade Prova 375 2014 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova a que esta

Leia mais

Projeto Educativo 2013-2017

Projeto Educativo 2013-2017 Projeto Educativo 2013-2017 A Escola A CONSTRUIR Qualidade dos Recursos Recursos humanos Serviços e equipamentos Instalações Qualidade da Interação com a comunidade Família Comunidade educativa Qualidade

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 95/VIII COMBATE À INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 95/VIII COMBATE À INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 95/VIII COMBATE À INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR A preocupação com o aumento e as características dos múltiplos episódios de violência vividos na e pela comunidade escolar

Leia mais

Centro de Ciências da Saúde

Centro de Ciências da Saúde Regulamento do estágio supervisionado curricular obrigatório e nãoobrigatório do curso de graduação em Terapia Ocupacional Título I - Dos Estágios Supervisionados Art. 1º. Os estágios supervisionados são

Leia mais

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico Credenciada pela portaria: MEC 292, de 15.02.2001 DOU Nº 35-E, de 19.02.2001, Seção 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual

Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual 600 horas Curso Aprovado pela Secretaria do Estado de São Paulo Portaria CEE 356 de 18/09/2013. Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Estrutura Organizacional Organização da Empresa: É a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos

Leia mais

Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler

Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler Os Registros na Pesquisa Christiane Zubler RELEMBRANDO... A importância de se trabalhar com projetos de pesquisa na educação Básica: O Experiências exitosas; O Como organizar e avaliar feiras de ciências;

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 02 /2015/SES/CEFOR-PB

ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 02 /2015/SES/CEFOR-PB ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 02 /2015/SES/CEFOR-PB EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DESCENTRALIZADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE A Escola Nacional

Leia mais

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) Despacho n.º /2015 Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto (IPLeiria) Preâmbulo Nos termos do n.º 1 do artigo 15.º da Lei n.º 46/86, de 14.10 1,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO CURRICULAR DO AGRUPAMENTO 2013/2014

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO CURRICULAR DO AGRUPAMENTO 2013/2014 Escola EB1 João de Deus CÓD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende CÓD. 346 779 AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE CÓD. 152 870 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO CURRICULAR DO AGRUPAMENTO 2013/2014 (Aprovado

Leia mais

POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1

POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1 POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1 1. O INÍCIO: A IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE PENAS ALTERNATIVAS PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Instalado

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Ensino Secundário 10º ano Cursos Científico Humanísticos Ano Letivo 2014/2015 Critérios Gerais de Avaliação O presente documento pretende materializar a execução dos princípios orientadores da avaliação

Leia mais

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2014/2015 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO. Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO. Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014 Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014 Módulo 1- Eu e o Mundo Profissional Disciplina de Inglês- Cursos Profissionais 10º Ano Duração de Referência: 27horas (18 blocos) - diagnostica a sua situação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Uma formação dos professores que vai além dos saberes a serem ensinados

Uma formação dos professores que vai além dos saberes a serem ensinados Uma formação dos professores que vai além dos saberes a serem ensinados Philippe Perrenoud Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Genebra 2012 Endereços Internet http://www.unige.ch/fapse/sse/teachers/perrenoud/

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) 3031-5050 CEP: 86.061-450 1 REGULAMENTO

Leia mais

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao Sábado. E-learning. 3 de Março de 2007

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao Sábado. E-learning. 3 de Março de 2007 VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao Sábado E-learning 3 de Março de 2007 Plataformas de E-learning em contexto educativo Intervenção de José Luís

Leia mais

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE PROJETO BRINCANDO SE APRENDE COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDGARD SANTOS APRESENTAÇÃO A Matemática e a Língua Portuguesa são vistas como disciplinas de difícil aprendizagem, muitas vezes até rejeitada pelos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. Estabelece preceitos para o aperfeiçoamento da política educacional estadual dos sistemas públicos de ensino, para a permanência e o sucesso escolar de alunos com distúrbios,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECOLÓGICA DA BAHIA COORDENAÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECOLÓGICA DA BAHIA COORDENAÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECOLÓGICA DA BAHIA COORDENAÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA NORMAS COMPLEMENTARES PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CEFET-BA Normas adicionais

Leia mais

anexo 1 Diagnóstico AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA

anexo 1 Diagnóstico AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA anexo 1 Diagnóstico AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA Deficiente preparação de base nas disciplinas nucleares Manifestação de algum desinteresse e desmotivação Baixos níveis de raciocínio crítico/analítico Comportamento/Postura/atitude

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

PLANEJAMENTO ACADÊMICO. Carga Horária: Presencial Distância Total PROFESSOR (A): MAT. SIAPE

PLANEJAMENTO ACADÊMICO. Carga Horária: Presencial Distância Total PROFESSOR (A): MAT. SIAPE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUDO DE EDUCAÇÃO, MATEMATICA E CIENTÍFICA LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGENS PLANEJAMENTO ACADÊMICO TEMA: CÓDIGO: Carga Horária: Presencial

Leia mais

Adotada Total / Parcial. Fundamento da não adoção. Recomendação. Não adotada. 1. Princípios Gerais

Adotada Total / Parcial. Fundamento da não adoção. Recomendação. Não adotada. 1. Princípios Gerais / 1. Princípios Gerais As instituições devem adotar uma política de remuneração consistente com uma gestão e controlo de riscos eficaz que evite uma excessiva exposição ao risco, que evite potenciais conflitos

Leia mais

PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (SEDUC/CE) DEFINIÇÃO: Tecnologia educacional de execução simples, em que um professor, ministrante de qualquer disciplina e com perfil adequado para exercer a função,

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES DOS CURSOS DIURNO E NOTURNO DE ODONTOLOGIA. CAPÍTULO I Da caracterização Art. 1º Estágio curricular obrigatório é aquele definido como tal no projeto

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS (NEC) DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS (NEC) DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS (NEC) DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS Em reunião de 05 de setembro de 2014, o Núcleo de Estudos Comportamentais (NEC), autorizado pelo disposto no inciso

Leia mais

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIAÇÃO ESCOLA 31 DE JANEIRO 2012/13 PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA TRANSVERSALIDADE NA CORREÇÃO DA ESCRITA E DA EXPRESSÃO ORAL DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTRODUÇÃO A língua

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR EIXO TECNOLÓGICO: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA CURSO/MODALIDADE: Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DE PESQUISA E CÓDIGO: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS Currículo:

Leia mais

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH)

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH) UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA CURRÍCULO DA ÁREA DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS AFAGE Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH) Maputo, Julho de 2015

Leia mais