INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT
|
|
|
- Rui Estrela Prada
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 v1.2 06/04/2017
2 INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT AULA 4 CSS E CONSTRUÇÃO DE LAYOUTS (PARTE 1) Eder FPF Tech
3 The road so far... HTML Linguagem de marcação. Estrutura mínima de uma página HTML; Tags com abertura e fechamento e tags vazias; Semântica; Principais tags e meta tags; Formulários e campos; Tudo feião.
4 Agenda 1. Introdução 2. Entendendo o CSS 3. Aplicando CSS em um arquivo HTML 4. Principais regras e propriedades Precedência e combinação de seletores Fontes e cores Alinhamento de texto Background, bordas e sombreamento Unidades de Medida Estilizando listas 5. Referências
5 Introdução
6 Introdução CSS Com já vimos, a finalidade do HTML tem foco a estruturação das informações, mas não há muita preocupação com sua aparência: cores, posicionamento do elementos, etc. Problema: páginas HTML com muito conteúdo tornavam-se difíceis de compreender e até mesmo de manter: Em nossos exemplos, poluímos bastante nosso código tentando simular estilo com as elementos de marcação, como a tag hr.
7 Introdução CSS Håkon Wium Lie (CERN, atualmente Opera); Bert Bos; W3C apoiou a ideia; Cascade Style Sheets (folhas de estilo em cascata);
8 Introdução CSS Versões: 1996 CSS CSS CSS CSS3
9 Entendendo o CSS
10 Entendendo o CSS Como é criada uma CSS? A unidade básica de uma CSS é uma regra, composta de duas partes: seletor e declaração. Seletor - é o identificador para localizar o elemento no HTML que será afetado pelo estilo; Declaração - compreende uma propriedade e um valor que serão aplicados ao documento selecionado.
11 Entendendo o CSS Regra CSS seletor { propriedade: valor; } Declaração
12 Entendendo o CSS Seletores id Atributo em uma classe HTML para gerar um identificar único; Representado no CSS por um #; #id { }
13 Entendendo o CSS Seletores Classe Identificador que pode ser aplicado a um ou mais elementos; Representado no CSS por um.;.classe { }
14 Entendendo o CSS Seletores O próprio elemento pode ser uma tag (como vimos nos primeiros exemplos): p { }
15 Entendendo o CSS Regras Propriedade Define qual característica do seletor será estilizado; Valor é a quantificação ou a qualificação da propriedade a ser estilizada;
16 Entendendo o CSS Regras Uma regra CSS pode conter várias declarações separadas por ponto e vírgula:
17 Entendendo o CSS Regras Aplicando o mesmo estilo a vários seletores (basta separálos por vírgula):
18 Entendendo o CSS Regras Diferente do HTML, a sintaxe do CSS é case sensitive:
19 Entendendo o CSS Regras Você pode nomear classes com números, letras, traços e underlines; Não podem ser utilizados caracteres especiais e acentos; O recomendável é sempre usar traços para separar as palavras;
20 Regras Entendendo o CSS
21 Entendendo o CSS Regras Ao nomear classes no CSS devemos sempre levar em conta o comportamento e o estado do elemento no html; Isso é que chamamos de CSS Orientado ao Objeto (OOCSS)
22 Regras Entendendo o CSS
23 Comentários Entendendo o CSS
24 Aplicando o CSS em um arquivo HTML
25 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Três possibilidades: Atributo style:
26 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Três possibilidades: Atributo style:
27 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Três possibilidades: Utilizando a tag style:
28 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Três possibilidades: Utilizando a tag style:
29 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Três possibilidades: Utilizando a tag link e criando um arquivo externo:
30 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Três possibilidades: Utilizando a tag link e criando um arquivo externo:
31 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Três possibilidades: Utilizando a tag link e criando um arquivo externo:
32 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Três possibilidades: Utilizando a tag link e criando um arquivo externo:
33 #ficaadica Aplicando o CSS em um arquivo HTML
34 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Utilizando os seletores no HTML: Se o seletor for uma classe, você deve utilizar o atributo class de um elemento, atribuindo uma ou mais classes como valor;
35 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Utilizando os seletores no HTML Se o seletor for um id, você deve utilizar o atributo id de um elemento, atribuindo como valor um nome único em todo o documento:
36 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Utilizando os seletores no HTML Se o seletor é o próprio elemento, você não precisa fazer nenhuma indicação adicional para a regra CSS ser aplicada:
37 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Mãos à obra! 5 minutos: Escolha qualquer um dos exemplos implementados em aulas anteriores e crie um arquivo CSS externo, associe ao HTML e modifique a cor de todo o texto no body para algum tom de cinza.
38 Principais regras e propriedades
39 Principais regras e propriedades Precedência de seletores Regras em um bloco style tem prioridade sobre as definidas em arquivos externos; Regras no atributo style (diretamente em um elemento HTML) tem precedência sobre tags style e arquivos externos.;
40 Principais regras e propriedades Precedência de seletores Uma regra dentro de um #id sempre será mais forte que as outras; Uma regra de.classe sempre será mais específica que seletores que utilizem a própria tag (p, h1, span, etc); Se duas regras tiverem a mesma força, a que for declarada por último será a que valerá.
41 Principais regras e propriedades Precedência de seletores #id {} prevalece sobre.classe {} prevalece sobre tag {}
42 Principais regras e propriedades Combinação de seletores Algumas exemplos: p.destaque - seleciona apenas os parágrafos que possuem a classe "destaque". div#cabecalho h1 - seleciona tags h1 que estejam dentro da div com a id "cabecalho". #conteudo ul li a - seleciona links (tag a) dentro de itens de lista dentro de tags ul que estejam dentro de um elemento com a id "conteudo".
43 Principais regras e propriedades Combinação de seletores Algumas exemplos: #conteudo p.destaque strong - seleciona elementos strong dentro de parágrafos com a classe "destaque" que estejam dentro de um elemento com a id "conteudo"..mensagem.destaque - seleciona apenas elementos que tenham a classe "mensagem" e a classe "destaque". Separando itens por vírgulas, como p.destaque, h1, a.saiba-mais seleciona todos os respectivos elementos para as regras. Muito útil para diminuir a repetição de regras no arquivo CSS.
44 Principais regras e propriedades Pseudo-classes São tipos de classes especiais não definidas pelo desenvolvedores; Exemplo mais comum: comportamentos da tag a em determinados eventos:
45 Principais regras e propriedades Pseudo-classes Exemplos: Com o seletor a:link, estilizamos apenas os links não-visitados, ou seja, links no seu estado normal. Com o seletor a:visited, estilizamos apenas links visitados, ou seja, que já foram clicados. Com o seletor a:hover, estilizamos links quando o mouse está em cima do mesmo.
46 Principais regras e propriedades Pseudo-classes Exemplos: Com o seletor a:focus, estilizamos links quando os selecionamos com o teclado, através da tecla Tab. Esta pseudo-classe é útil para estilizar links para pessoas que possuem habilidade limitada e não conseguem utilizar o mouse, por exemplo. Com o seletor a:active, estilizamos um link quando o mouse está sendo clicado ou pressionamos Enter, ativando o link.
47 Fontes e cores Propriedades tipográficas Fonte: font-family, font-size, font-style, font-weight, line-height. Decoração de texto: text-decoration, text-transform, text-shadow, text-indent, word-spacing, letter-spacing.
48 Alguns valores possíveis para font-family: Fontes e cores
49 Alguns valores possíveis para font-family: Fontes e cores
50 Alguns valores possíveis para font-family: Fontes e cores
51 Alguns valores possíveis para font-family: Fontes e cores
52 Alguns valores possíveis para font-family: Fontes e cores
53 Fontes e cores Cores na web Nome: black, white. HEX: # (#000), #ffffff (#fff).
54 Fontes e cores Cores na web RGB: rgb(0, 0, 0), rgb(255,255,255). RGBa: rgba(0, 0, 0, 1), rgba(0,0,0,0).
55 Alinhamento de texto Propriedades tipográficas Alinhamento: text-align. Cor: color.
56 Background, bordas e sombreamento Bordas e plano de fundo Bordas: border, border-color, border-style, border-width. Plano de Fundo: background, background-color, background-image, background-position, background-size.
57 Background, bordas e sombreamento Sombras Para criação de sombras, utilizamos: box-shadow. Observação: Alguns navegadores exigem a declaração de propriedades específicas (Mozilla Firefox, por exemplo);
58 Background, bordas e sombreamento Sombras Exemplo 1:
59 Background, bordas e sombreamento Sombras Exemplo 2:
60 Background, bordas e sombreamento Sombras Exemplo 3:
61 Unidades de medida O CSS reconhece diversos tipos de unidades de medidas e podemos classificá-las em dois tipos: Medidas absolutas: pixels, centímetros, picas, pontos e polegadas; Medidas relativas: rem, em, vh, vw, ex, porcentagem;
62 Unidades de medida Medidas mais comuns utilizadas: pixels: unidade absoluta, dependente da desindade de pixels do dispositivo; rem: relativa ao tamanho da letra M da fonte utilizada documento HTML; em: relativa ao tamanho da letra M da fonte utilizada no elemento pai do seletor.
63 Unidades de medida O pixel como unidade de medida Os pixels são os valores mais comuns e fáceis de se usar. São unidades absolutas e seu tamanho não varia. Ou seja, 1px será sempre 1px.
64 Unidades de medida em como unidade de medida O cálculo da unidade depende do tamanho da fonte declarada no elemento pai do elemento selecionado. A fórmula de cálculo é: target : contexto = result
65 Unidades de medida em como unidade de medida No exemplo abaixo, qual seria o tamanho em em do elemento <strong> dentro do <p>?
66 Unidades de medida em como unidade de medida Fórmula: target : contexto = result 10 (px) : 20 (px) = 0.500em
67 Unidades de medida rem como unidade de medida O rem é uma unidade nova, mas muito usada; O cálculo da unidade rem depende do tamanho da fonte declarada no root (html). A fórmula de cálculo é: target : root = result Dica: Conversor de pixels para em e rem (
68 Unidades de medida Unidades de medida
69 Unidades de medida Unidades de medida E porque utilizamos em e rem ao invés de pixels? Por causa da grande variedade de dispositivos e telas. Pixels são definidos em relação ao dispositivo (mídia) de exibição; As medidas em e rm são relativas ao tamanho da fonte herdada. Então, é mais confiável definir o tamanho da fonte por uma unidade que é abstraída de sua própria medida do que por algo que depende da tela;
70 Estilizando listas Listas Como já vimos anteriormente, temos dois tipos de listas no HTML: ul e ol; Podemos estilizar estas listas para remover os indicadores (bullets e números) e mudar a orientação (lado a lado, etc). Para isso, utilizamos as propriedades list-style do CSS: list-style-type, list-style-position e list-style-image.
71 Estilizando listas Listas Exemplo 1:
72 Estilizando listas Listas Exemplo 2:
73 Aplicando o CSS em um arquivo HTML Mãos à obra! 20 minutos: Crie um projeto simples com uma página HTML e um arquivo CSS externo para gerar a seguinte representação (ver slide seguinte):
74 Aplicando o CSS em um arquivo HTML
75
76
77 Referências 1. SILVA, Maurício Sammy. Fundamentos de HTML5 e CSS3. Capítulos 4, 5, 6, 7. 1ª ed. São Paulo: Novatec, p. 69 a ARAÚJO, Leandro. Programação Web com HTML e CSS. Aulas 1 a 5. Manaus: BuriTech, EIS, Diego. Uma breve história do CSS. Disponível em: < Acesso em 31/03/ W3C. CSS Specifications. Disponível em: < Acesso em 31/03/2017.
78 Referências 5. Intentor from Tatootine. Precedência de seletores CSS. Disponível em: < Acesso em 31/03/ Caelum. Porque usar em no seu CSS hoje em dia? Disponível em: < Acesso em 31/03/ W3C BR. Unidades CSS. Disponível em: < Acesso em 31/03/ ARRIGONE, Ricardo. Entendendo o atributo box-shadow na CSS3. Disponível em: < Acesso em 31/03/2017.
79 Referências 9. MULLER, Guilherme. Sintaxe e seletores CSS. Disponível em: < Acesso em 31/03/ W3 Schools. CSS Web Safe Font Combinations. Disponível em: < Acesso em 02/04/ Tutorials Point. CSS Measure Units. Disponível em: < Acesso em 02/04/2017.
80 Para saber mais 1. NERDCAST. Nerdcast 256 Cegos, nerds e loucos (Acessibilidade). Áudio, 61 minutos. Disponível em < cegos-nerds-e-loucos/> Acesso em 06/04/ HIPSTERS TECH. Web Hipsters #201 Acessibilidade Web. Áudio, 43 minutos. Disponível em < Acesso em 06/04/2017.
81 Eder Martins Franco facebook.com/edermartinsfranco linkedin.com/in/efranco23/ moodle.franco.eti.br
TECNOLOGIAS WEB. Unidade 3 Linguagem de Marcação e Estilo. Luiz Leão
Luiz Leão [email protected] http://luizleao.com Conteúdo da Unidade Cascading Style Sheet (CSS) Linguagem CSS Introdução É uma linguagem de folhas de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos
Recurso Didáctico. Dossier Técnico Pedagógico Projecto: 5742/2008/22 Acção: 5742/2008/ Formador[a]
Recurso Didáctico Formador[a] Sónia Rodrigues UFCD / UC 0793 Scripts CGI e Folhas de Estilo Data 05/05/2009 Contextualização / Objectivos Documentação de apoio Orientação Pedagógica Apontamentos de Folhas
CSS (Cascading Style Sheet)
CSS (Cascading Style Sheet) André Tavares da Silva [email protected] CSS Folha de Estilo em Cascata Mecanismo simples para adicionar estilos (fontes, cores, espaçamentos, por exemplo) aos documentos
CSS Cascading Style Sheets
CSS Cascading Style Sheets Linguagem de Folhas de Estilo Introdução Faz parte da versão 4 do html Utilizado para padronizar os componentes html Pode ser utilizado de três formas: Inline quando é utilizada
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE II
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE II Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o CSS como ferramenta de layout de página Capacitar para o posicionamento de elementos com
PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I
PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I Prof. Esp. Fabiano Taguchi [email protected] http://fabianotaguchi.wordpress.com CSS As folhas de estilo em cascata são mecanismos usados para adicionar estilos em
Revisando os conteúdos. Introdução ao CSS
Aula 04 Revisando os conteúdos Tag : fornece informações sobre o documento, palavras-chaves, autor da página, última atualização, etc. Essas informações não são mostradas na página, apenas processadas
CSS Cascading Style Sheets (Folhas de Estilo em Cascata)
CSS Cascading Style Sheets (Folhas de Estilo em Cascata) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior 1 Parte I CSS Basic 2 CSS Determina como elementos
Sintaxe Básica da Linguagem CSS
Sintaxe Básica da Linguagem CSS Regras - Regra CSS é uma declaração com sintaxe própria, que indica como será aplicado um estilo a um ou mais elementos HTML. Ela é composta por três partes: um seletor,
06/02/2016 PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I CSS UM POUCO DE HISTÓRIA
PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I Prof. Esp. Fabiano Taguchi [email protected] http://fabianotaguchi.wordpress.com CSS As folhas de estilo em cascata são mecanismos usados para adicionar estilos em
IFSC/Florianópolis - Prof. Herval Daminelli. De fontes De textos De margens De bordas De preenchimentos (padding) De fundos (background) De links
De fontes De textos De margens De bordas De preenchimentos (padding) De fundos (background) De links Propriedades básicas para fontes: color: cor da fonte font-family: tipo de fonte font-size: tamanho
CSS: Cascading Style Sheets (folhas de estilo) Pimentel, Morganna BSI - UNIRIO DPW
CSS: Cascading Style Sheets (folhas de estilo) Pimentel, Morganna BSI - UNIRIO DPW 2017.2 1 CSS: ementa Texto Fontes Links Ícones Listas Tabelas DPW 2017.2 2 / 18 CSS: text Definição Formatar o texto quanto
Comandos Extras Formatações no CSS
Comandos Extras Formatações no CSS Propriedade 'background-color': A propriedade background-color define a cor do fundo de um elemento. Propriedade 'color': A propriedade color define a cor do primeiro
08/11/2012. Tecnologias WEB - CSS. Professor Elisson Lobão
Tecnologias WEB - CSS Professor Elisson Lobão 1 CSS CSS(Cascade Style Sheets) são folhas de estilo que permitem controlar a aparência dos elementos HTML Vantagens: Grande liberdade de formatação Maior
1) Em um documento separado fora de todos os documentos HTML;
Você pode definir regras de CSS em três lugares. E, por definição, pode utilizar uma combinação dos três métodos nos seus web sites. A maneira como as regras interagem entre si está relacionada à parte
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EXERCÍCIO DE REVISÃO
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EXERCÍCIO DE REVISÃO Questões de concurso 1. Na interface Web, ele é um arquivo independente do arquivo HTML no qual são declaradas propriedades e valores de estilização para os
Respostas - RESUMO: Questionário CSS. 1) O padrão CSS nasceu para tentar minimizar quais problemas ligados à gestão de conteúdos na web?
Faculdade de Informática de Taquara Disciplina: Autoria e Design na Internet I Profa. Flavia Pereira de Carvalho Respostas - RESUMO: Questionário CSS 1) O padrão CSS nasceu para tentar minimizar quais
CSS. Karen Frigo Busolin
CSS Karen Frigo Busolin O que é CSS? Significa Cascading Style Sheets Estilos define como mostrar elementos HTML Estilos foram adicionandos no HTML 4.0 Estilos na solução de problemas HTML nunca deve a
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT
v1.1 INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT AULA 7 CRIANDO INTERAÇÕES COM JAVASCRIPT (PARTE 2) Eder Franco @ FPF Tech The road so far... JavaScript Desenvolvida para criar interações
Unidade 4: Introdução à Tecnologia CSS Prof. Daniel Caetano
Programação para Internet Rica 1 Unidade 4: Introdução à Tecnologia CSS Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar conceitos de introduzir o uso de Folhas de Estilo em Cascata. Bibliografia: W3, 2009; CASCADE,
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE I
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o CSS como substituto dos parâmetros visuais do HTML Capacitar para a construção de documentos
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE I
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Apresentar o CSS como substituto dos parâmetros visuais do HTML Apresentar a tag DIV Capacitar para a
Desenvolvimento Web. CSS Conceitos básicos parte I. Professor: Bruno Gomes
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA CAMPUS CURRAIS NOVOS Desenvolvimento Web CSS Conceitos básicos parte I Professor: Bruno Gomes 2011 INTRODUÇÃO O
F E B A C. Exercício de Fixação 3. FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução: 80/07
F E B A C FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução: 80/07 Curso: Sistemas para Internet Período: 2 o Disciplina: Fundamentos
CASCADING STYLE SHEETS (CSS)
UI MARIA LENIR ARAÚJO MENESES Prof Esp. Leonardo Delgado Aula 02: CASCADING STYLE SHEETS (CSS) Unidade IV Aluno: Data: / / CASCADING STYLE SHEETS (CSS) O CSS é uma linguagem de estilo que foi desenvolvida
Uma regra CSS quando válida para vários seletores, estes podem ser agrupados. Exemplo: h1, h2, h3, h4, h5, h6 { color: #00FF00; }
CENTRO PASTORAL, EDUCACIONAL E ASSISTENCIAL DOM CARLOS CPEA Reconhecido de Utilidade Pública pelo Decreto No. 5.692 de 08.11.1967 FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU VIZIVALI DOIS VIZINHOS PARANÁ Criada
Desenvolvimento Web. Professor: Bruno E. G. Gomes
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Curso Técnico Integrado em Informática Campus Currais Novos Desenvolvimento Web CSS Conceitos básicos parte I Professor: Bruno E. G. Gomes 2013 Introdução
Informática Parte 21 Prof. Márcio Hunecke
Escriturário Informática Parte 21 Prof. Márcio Hunecke Informática CSS 3 É no CSS (Cascading Style Sheets) que se define estilos para páginas web com efeitos de transição, imagem, e outros, que dão um
CSS [10] Desenvolvimento e Design de. Websites. Prof.: Ari Oliveira
Desenvolvimento e Design de Websites Prof.: Ari Oliveira Folhas de Estilo em Cascata CSS Localização dos estilos Seletores 2 Faça uma página de trabalhe conosco. Esta página deverá conter um formulário
HTML 5 LINGUAGEM DE MARCAÇÃO E ESTILO - CSS - Prof. Rosemary Melo
HTML 5 LINGUAGEM DE MARCAÇÃO E ESTILO - CSS - Prof. Rosemary Melo RESUMO Linguagem de Marcação e Estilo - CSS DESCRIÇÃO Regra CSS Vinculação Inline Vinculação Incorporada Vinculação Externa TAGS seletor
CSS CASCADING STYLE SHEET
CSS CASCADING STYLE SHEET CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA MODALIDADE SUBSEQÜENTE DESENVOLVIMENTO WEB 1 PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 SUMÁRIO Conceito Sintaxe básica Tipos de folhas de estilos 2 1 CSS
Permite que o conteúdo e o layout de uma página seja separado do design visual e os elementos de apresentação.
Porque usar css? Cascading Style Sheets (css) sobrepõe as características padrões dos browsers São usadas para melhorar e controlar a aparência de uma página web. Porque usar css? Permite que o conteúdo
08/08/2011 TECNOLOGIAS WEB AULA 10 PROF. RAFAEL DIAS Objetivos: Revisar os princípios de CSS Blocos e Elementos Alinhados com CSS
TECNOLOGIAS WEB AULA 10 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD Objetivos: Revisar os princípios de CSS Blocos e Elementos Alinhados com CSS 1 SINTAXE: seletor{ propriedade: valor; Seletor: É o elemento HTML
Exercícios Práticos HTML5 + CSS3. Profa. Flávia Pereira de Carvalho
Exercícios Práticos HTML5 + CSS3 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Maio de 2018 1 Exemplos e Exercícios Práticos HTML5 e CSS3 1) Primeiro exemplo: 2) Seletor ID: 3) Seletor de Classe: 2 4) Também é possível
AULA 02 Introdução (HTML, CSS e Javascript) PROGRAMAÇÃO PARA WEB Marcelo Henrique dos Santos
AULA 02 Introdução (HTML, CSS e Javascript) Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing e Vendas Especialista em games : Produção e Programação Bacharel em Sistema
HTML & CSS. uma introdução
HTML & CSS uma introdução HTML hypertext markup language CSS cascading style sheet linguagem de marcação que dá ao conteúdo estrutura e significado linguagem de estilo que dá ao conteúdo estilo e aparência
COM222 DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB. Aula 01: HTML e CSS
COM222 DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB Aula 01: HTML e CSS 2 Conteúdo Noções introdutórias HTML CSS HTML: HyperText Markup Language 3 Linguagem usada para construir páginas Web Função principal Estruturar
Guia de Referência CSS Volume 1: Parâmetros Básicos Prof. Daniel Caetano
Programação Web 1 Guia de Referência CSS Volume 1: Parâmetros Básicos Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar os parâmetros básicos que podem ser modificados com a tecnologia CSS. Bibliografia: W3, 2009;
Exemplos Práticos HTML5 + CSS3. Profa. Flávia Pereira de Carvalho
Exemplos Práticos HTML5 + CSS3 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Agosto de 2018 2 1 Exemplos Práticos HTML5 e CSS3 1) Primeiro exemplo: 2) Seletor ID: 3) Seletor de Classe: Profa. Flávia Pereira de Carvalho
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO CSS - Cascading Style Sheets Folhas de estilo em cascata Para cada estilo deve ser definido uma regra CSS Cada regra CSS deve utilizar
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE I
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-1 Objetivos Apresentar o CSS como substituto dos parâmetros visuais do HTML Capacitar para a construção de documentos
HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW. Gabrielle Amorim Porto
HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW Gabrielle Amorim Porto HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW Hypertext Markup Language Linguagem de marcação de hipertexto; Descreve a estrutura das páginas Web utilizando tags. HTML
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO A partir do HTML 4.01, o único modo de alterar a letra (cor, tamanho, tipo, etc.) ou o fundo (cor ou imagem) é utilizando o atributo
Qual a razão do termo cascata na terminologia CSS? A forma como as regras de estilo são aplicadas obedece a 3 princípios básicos: herança,
Qual a razão do termo cascata na terminologia CSS? A forma como as regras de estilo são aplicadas obedece a 3 princípios básicos: herança, especificidade do seletor e proximidade do elemento estilizado.
Treinamento em CSS. Índice
Nível: Básico Horas: 2 Treinamento em CSS Índice Índice...1 Introdução...2 Formantando documentos...2 O que é CSS?...2 Por que utilizar CSS?...2 Separando o sistema em camadas...3 Vinculando um arquivo
PLANO DE ENSINO. 2. OBJETIVO GERAL Permitir ao aluno compreender os conceitos fundamentais relacionados ao desenvolvimento de aplicações para a Web.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA IFSC Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços - DASS Núcleo de Informática e Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia
Criando estilos. Css. Cada estilo que você cria é definido como uma regra CSS. Cada regra deve-se utilizar a seguinte sintaxe:
Css CSS (Style Sheets Cascating - Folhas de Estilo em Cascata) é um estilo criado para melhorar a formatação de textos, imagens, links, tabelas, formulários e etc das suas páginas HTML. o CSS também facilita
desenvolva aplicações web profissionais com uso dos poderosos recursos de estilização das css3 Maurício Samy Silva
CSS3 desenvolva aplicações web profissionais com uso dos poderosos recursos de estilização das css3 Maurício Samy Silva Novatec Copyright 2012 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT
v1.1 06/04/2017 INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO FRONT-END COM HTML, CSS E JAVASCRIPT AULA 3 TRABALHANDO COM FORMULÁRIOS Eder Franco @ FPF Tech Agenda 1. Introdução 2. A tag form e seu atributos 3. As tags
Cascading: Style Sheet
André Kawamoto 2010 O que é CSS Cascading: Múltiplos estilos podem se sobrepor para especificar uma variedade de estilos desde um website inteiro até um único elemento. Qual estilo é aplicado diz respeito
Desenvolvimento Web. HTML 5 Parte I. Prof. Vicente Paulo de Camargo
Parte I Prof. Vicente Paulo de Camargo Páginas com podem ser desenvolvidas com editor de texto simples Existem, no entanto, alguns editores interessantes, que facilitam a edição de páginas É o caso de
EMENTA: PHOTOSHOP PARA WEB
WEB DESIGN 80h PRÉ-REQUISITOS: Informática Fundamental. OBJETIVO: Capacitar o aluno a utilizar as principais ferramentas de design na área de web sites, fóruns, mídias sociais, sistemas para Internet,
Cascading Style Sheets
Cascading Style Sheets PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO CSS Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de folhas de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação,
Folhas de Estilo em Cascata CSS
Folhas de Estilo em Cascata CSS Estilização Efeitos Animações Micro interações Estrutura: seletor { regra: valor ; regra: valor ; regra: valor ; h1 { color: red ; background: white; padding: 15px
Introdução ao CSS. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior
Introdução ao CSS Programação para a Internet Prof. Vilson Heck Junior Estilos de Páginas CSS Cascading Style Sheets: Estilos de Página em Cascata (trad. livre); É uma linguagem de estilos Define a apresentação
HTML, CSS e JavaScript
HTML, CSS e JavaScript Contato: Site: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/lara/ 1 Arquivo externo Dentro da tag head: 2 Qual a dirença
A diferença entre um site que implementa CSS e outro que não o usa é gigantesca e notável.
Aula 02 - Introdução ao css ( folhas de estilo ) CSS é a sigla para o termo em inglês Cascading Style Sheets que, traduzido para o português, significa Folha de Estilo em Cascatas. O CSS é fácil de aprender
Tutoriais CSS, Web Standards, Tableless, Acessibilidade, HTML, XHTML, Padrões Web, por Maurício Samy Silva
CSS Site do Maujor Tutoriais CSS, Web Standards, Tableless, Acessibilidade, HTML, XHTML, Padrões Web, por Maurício Samy Silva :: A propriedade text :: Os textos nos elementos HTML As propriedades para
Prof. Fernando Gonçalves Abadia. Sistemas Multimídias
Prof. Fernando Gonçalves Abadia Sistemas Multimídias Títulos Títulos são definidos com as tags a . A define o título maior. A define o título menor. este é um título este
Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes HTML5. Jessica da Silva Hahn Letícia Aparecida Coelho
Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes HTML5 Jessica da Silva Hahn Letícia Aparecida Coelho Internet HTTP Dois métodos de requisição HTTP são os mais utilizados: GET e POST Outros
Desenvolvimento de Aplicações para Internet
Desenvolvimento de Aplicações para Internet CSS Celso Olivete Júnior [email protected] HTML Formatando o documento... Formulário Responsável por fazer a interação entre os dados fornecidos pelo usuário
Elementos Básicos HTML e Formatação de textos
Elementos Básicos HTML e Formatação de textos O Html é uma linguagem de marcação (markup languages em inglês). As linguagens que combinam texto com informações extras sobre o texto. Essas informações extras
20/02/2014. <HTML> Introdução </HTML> Web
Introdução 1 Web 2 1 Web 3 Web 4 2 Web 5 Browsers 6 3 Editores 7 Editores 8 4 Aula Teórica-prática Etiquetas (tags) base Etiqueta principal e que deve abranger todo o código;
HTML: Recursos Básicos e Especiais
Linguagem de Programação para Web HTML: Recursos Básicos e Especiais Prof. Mauro Lopes 1-31 34 Objetivo Iremos aqui apresentar os recursos básicos e especiais do HTML. Serão apresentados, o uso de fontes,
INTRODUÇÃO AO CSS. HTML é usado para estruturar conteúdos. CSS é usado para formatar conteúdos estruturados.
INTRODUÇÃO AO CSS O que é CSS? Talvez você já tenha ouvido falar em CSS, mas não saiba o que significa exatamente. Nesta lição você saberá o que é e para que serve CSS. CSS é a abreviatura para Cascading
Introdução ao HTML e às folhas de estilo (CSS)
MIEEC SIEM ano letivo 2013/14 Introdução ao HTML e às folhas de estilo (CSS) José A. Faria ([email protected]) FEUP, DEIG Setembro 2013 MIEEC SIEM --- 1 --- José António Faria Introdução ao protocolo HTTP
Language que em tradução livre resulta em Linguagem Extensível para
6.6 XHTML: XHTML é a sigla em inglês para EXtensible HyperText Markup Language que em tradução livre resulta em Linguagem Extensível para Marcação de Hipertexto, uma aplicação XML, escrita para substituir
Programação Web Aula 2 XHTML/CSS/XML
Programação Web Aula 2 XHTML/CSS/XML Departamento de Informática UFPR 17 de Fevereiro de 2014 1 Histórico 2 Funcionamento 3 Atributos 4 HTML5 Estrutura de uma arquivo HTML5 Validação Tags básicas Seleção
MODELO DE CAIXA (BOX MODEL)
Programação Web MODELO DE CAIXA (BOX MODEL) Conferencia 5 MSc. Yoenis Pantoja Zaldívar MODELO DE CAIXA (BOX MODEL) ( ) comportamento de CSS que provoca que todos os elementos incluidos numa página HTML
Introdução 1 PARTE I: A LINGUAGEM DA WEB 5
Sumário Introdução 1 PARTE I: A LINGUAGEM DA WEB 5 Capítulo 1: Introdução a HTML5 7 Criando com tags: um panorama 8 Incorporando os novos elementos de HTML5 9 Usando tags válidas de HTML4 11 Esquecendo
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE II
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE II Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Aresentar seudo-elementos e seudo-classes do CSS Aresentar o CSS como ferramenta de layout de ágina
Anexo I. Recomendações para construção de páginas acessíveis para o EAD da Universidade Caixa.
Anexo I Recomendações para construção de páginas acessíveis para o EAD da Universidade Caixa. NOTA: Os exemplos utilizados neste documento fazem referência a uma página de curso com quatro níveis, conforme
Web Design - CSS. Conteúdo. - O que é CSS? - Sintaxe CSS - Como inserir CSS em HTML - Propriedades CSS
CSS Web Design - CSS Conteúdo - O que é CSS? - Sintaxe CSS - Como inserir CSS em HTML - Propriedades CSS 01 Assunto: CSS O que é CSS? CSS é a sigla para Cascading Style Sheets, que pode ser traduzida para
CSS Organizado e simples. Cercomp Equipe Web Nícolas Lazarte -
CSS Organizado e simples Cercomp Equipe Web Nícolas Lazarte - [email protected] CSS O nascimento Surge o HTML para troca de informações científicas; O HTML difunde-se entre grupos de não cientistas;
Webdesign HTML. Introdução a HTML e as principais tags da linguagem. Thiago Miranda dos Santos Souza
Webdesign HTML Introdução a HTML e as principais tags da linguagem Conteúdos Os materiais de aula, apostilas e outras informações estarão disponíveis em: www.thiagomiranda.net Objetivos Apresentar a HTML
